Olá Augusto, excelente documentário! Porém, faltou algumas informações que são necessárias para quem tem interesse: 1- A UPBGE está praticamente morta, os desenvolvedores abandonaram a comunidade e tratam os problemas do motor com total arrogância. Tanto que saiu a pouco tempo a ultima atualização, depois de 2 ANOS e pouquíssima coisa foi adicionada, enquanto há reclamações ignoradas de que essa nova versão tem performance piorada em comparação com a anterior. 2- A Armory 3D é um motor feito por plug-in, logo ele também tem grandes problemas de performance e não tem grande adesão do publico vindo da BGE. 3- Existe uma versão alternativa da UPBGE baseada ainda na versão 2.79 do Blender, mas com melhorias tão extremas que é praticamente outro motor. O nome dela é Range Engine. Inclusive, toda a comunidade abandonada da UPBGE está usando ela, pois, além de ter melhorias enormes em performance, gráfico e usabilidade, tem um suporte muito ativo e desenvolvedores que amam muito o que fazem. E outra, os desenvolvedores são brasileiros! 4- Todos os desenvolvedores sérios que usavam a UPBGE já migraram para a Range, o The Future Ends começou na UPBGE e foi finalizado na Range. Inclusive até o próprio criador da UPBGE está apoiando o desenvolvimento da Range. Eu sou usuário da Range Engine e garanto que ela é capaz de fazer jogos de alta qualidade e graças a eles a BGE continua viva. Quem estiver interessado, é só pesquisar no Google por Range Engine, no site tem o link do servidor no Discord que ensinamos todo mundo que deseja usar ela. Eu aprendi até python por lá!
Bacana! Parei um tempo de acompanhar e foi bom saber dessa Range Engine. A UPBGE eu até gostei, mas na época, qdo foi deletado o branco da BGE não senti que ela iria muito pra frente então parti para o Godot.
Excelente vídeo contando um pouquinho da história da BGE. Lembro que eu comecei a usar o Blender justamente porque ele era o tudo em um, fiz uns dos meus primeiros mini games e demos nele. Lembro também que eu usava mais a BGE porque eu não queria "programar", porque para fazer o básico tinha os nodes, que eram na verdade chamados de Logic Bricks, quase do jeito que funciona as blueprints na Unreal. Encontrava mais tutoriais em português de como fazer um joguinho na BGE do que em inglês. A comunidade brasileira na BGE por alguma razão era maior, provavlemente porque era totalmente de graça e mais acessível. E tinha literalmente uns caras que tiravam leite de pedra para fazer gráficos lindos sem usar plugins ou programas externos. Mas na época, era "programando" os gráficos em python ao invés de usar diretamente nodes e configurações do material, mesmo assim eu ficava maravilhado em ver reflexo em tempo real ou simulação de atmosfera em tempo real na BGE em 2008/2009. Se procurar por Vitor Balbio ou Martins Upitis no UA-cam e ver os vídeos mais antigos deles e ver o que eles conseguiam fazer quase 15 anos atrás. Lembro que demorei muito para sair do Blender 2.4x para o 2.5+ por causa das mudanças de interface que eu não conseguia me adaptar, inclusive da BGE que deu uma leve alterada. Fiquei ainda muito tempo nessa versão anterior, até que chegou num ponto que eu estava perdendo muita coisa nova, que facilitaria e tinha coisa na 2.4 que eu já nem estava utilizando mais. E comecei a dar chance para a versão 2.5+ e foi um baita salto. Realmente entra na questão que foi falada no vídeo, que às vezes a precisamos tirar algo da nossa vida que não está adicionando e só fazendo a gente retroceder. Ás vezes a gente tem medo de perder todo o tempo investido numa ideia nova e não dar certo, mas às vezes para evoluir, precisamos deixar algo para trás, é uma troca equivalente basicamente. Novamente, excelente vídeo Augusto, me trouxe várias memórias. Todo o sucesso para você e continue o bom trabalho :D
BGE era fantástica, mas devido a licença ficava complicado de ser compilada dentro do próprio jogo o que desmotivou os investidores e os programadores... por isso tiveram que retirar a íntegração da bge para permitir evoluir o código do Blender sem se preocupar com a compatibilidade com a BGE que não evoluía na mesma velocidade. O criador da BGE foi contratado para meio que continuar a bge de outra forma no novo Blender. Sinceramente usei várias game engine e a qual mais gostei foi a BGE... enquanto nas outras engines era uma verdadeira lambança só para fazer um cubo ir para os lados, na bge era muito simples. Seu sistema de colisão tbm era fantástico sem ter que ficar criando caixas de colisão e com formas bem mais complexas. Para Android era super fácil exportar e rodava muito bem...
Tem um jogo feito na bge rodando no nintendo switch. Nao sei qual bruxaria o cara fez, mas foi uma das loucuras q achei quando pesquisei pra esse video.
até hoje sonho com o tal interative mode, muitos acharam que sería um substituto da bge, mas nada mais foi falado sobre, queria que lançassem um bge 2, uma engine separada do blender mas que trabalhace facilmente com ele, assim como a unreal trabalha com o quixel, com uma capacidade de renderização mais avançada, usando o eevee de base, e que tivesse os famosos blocos logicos
❤UPBGE é uma ferramenta incrível para quem quer aprender a criar jogos 3D. Com sua integração com o Blender, você pode fazer seu jogo do início ao fim sem sair do programa. É fácil de usar e capaz de fazer jogos de qualidade AAA. Embora possa não ser a melhor escolha para desenvolvimento profissional, é uma ótima ferramenta para aprender o básico e criar jogos especiais dentro de suas limitações. Vale a pena experimentar😊
Incrivel nada, o problema da upbge sempre foi e sempre sera o python, agora os jogos não podem se quer ser exportados para o windows 7 por conta da versão atual do python. Outra coisa e a perfomaçe, ainda e muito fraca, ao invez de otimizar o desempenho e tecnicas os besta preocupa com visual. Sem contar que os materiais do blender 3.x e absurdamente pesados, só não e tanto quanto da unreal engine. O problema e que a maioria dos jogos feitos na upbge são simples, e não existe possibilidade de melhorar a performaçe. O futuro mesmo ta na versão antiga da upbge baseada no blender 2.7, pelo menos existe varios truques pra melhorar a performaçe, e voçê consegue fazer projetos grandes e complexos. Em resumo upbge 0.3 ja ta destinada ao fracasso, não e atoa que o propio blender excluiu a game engine, e conserteza não iam trabalhar nas duas verções 3.x e 2.x só por conta da game engine.
@@holandonhdunto6808 vc esta errado, ele pode se tornar uma game engine boa no futuro, pelo fato de novo renderizador evee utilizar rasterização é claro que o game não vai rodar em qualquer pc, e tem muitas outras forma de otimizar sim ...e estamos trabalhando para melhorar ela ..
Amei o vídeo como sempre. Nem tenho assistido muito youtube, mas quando é vídeo seu eu vejo, muito bom! Obs.: Thomas Edison era um picareta, mas Blender e vc são fodas.
É preciso muito estudo e dedicação para entender como a UPBGE funciona desde a modelagem, animação, storyboard, menus e etc.. É possível construir games poderosos, porém, sozinho vc terá q se render a fazer jogos simples. Galera acha que criar jogos na UPBGE é algo simples quando se iludem com o módulo Logic Bricks. Maior exemplo é o Guilherme Teres da Uniday Studio. O jovem praticamente dá um curso completo de graça com didática incrível. No entanto, aos pouco vc percebe que os melhores projetos dele esbarram em ter que usar Python. E é ai que a coisa fica complicada. Blender, BGE e UPBGE usam Python. Python é simples de aprender, mas é lento, de difícil integração com plataformas mobile e códigos complexos nem sempre vão funcionar como esperado. Perfomance no Python? [ RIP ] Que Deus a tenha. A UPBGE 0.2.5 foi descontinuada de fato, mas é madura e ideal para quem deseja criar jogos para PC's fracos. Contudo, o projeto continua com a Range Engine que só libera versões quentinhas para patrocinadores (R$17,50 a mensalidade barata). As versões anteriores da Range saem de graça com os mesmos direitos da UPBGE. Existe a UPBGE 0.3x que utiliza o EVEE como renderizador (pesado) e o Logic Nodes, uma nova vertente para o antigo Logic Bricks. Experimente! Se gostar, siga em frente! A UPBGE é sem dúvidas a melhor ferramenta para quem é iniciante e deseja brincar de criar jogos. Ganhar dinheiro? Talvez. Unreal, Unity, GODOT e etc. são ferramentas poderosas, no entanto, complicadas de aprender e não indico para quem deseja começar sozinho e concluir projetos.
Graças ao fim BGE a Epic injetou milhões no desenvolvimento do blender. Será que se a BGE ainda estivesse na ativa teria injetado essa grana em uma possível concorrente?
Eu discordo Blender sem BGE não é Blender, como o blender vai remover a game engine dele sendo que vai ficar muito ruim ter que exportar um objeto ou personagem para ser testado em outras engine, para mim foi e ainda é brilhante o blende ter integrada junto a ele a game engine. que faz com que ali mesmo temos a rapidez e facilidade de testar nosso objetos 3d na hora Blender sem Game engine não é mais blender, Renderizar não é a mesma coisa que apertar play e testar teus personagens ali na hora, com vida e fazendo o que vc programou para ele fazer.
@@tabernaandromeda9304 você está comentando isso num vídeo que cita a upbge como uma FALHA, um erro, algo que não deu certo, do blender. você está louco?
@@tabernaandromeda9304 realmente não significa verdade absoluta, mas é que seu comentário foi tipo "pesquisa sobre Mario" num vídeo de Mario, tá ligado? Isso que falei, parecia que você não sabia o de tava comentando kkkk mas entendi
Olá Augusto, excelente documentário! Porém, faltou algumas informações que são necessárias para quem tem interesse:
1- A UPBGE está praticamente morta, os desenvolvedores abandonaram a comunidade e tratam os problemas do motor com total arrogância. Tanto que saiu a pouco tempo a ultima atualização, depois de 2 ANOS e pouquíssima coisa foi adicionada, enquanto há reclamações ignoradas de que essa nova versão tem performance piorada em comparação com a anterior.
2- A Armory 3D é um motor feito por plug-in, logo ele também tem grandes problemas de performance e não tem grande adesão do publico vindo da BGE.
3- Existe uma versão alternativa da UPBGE baseada ainda na versão 2.79 do Blender, mas com melhorias tão extremas que é praticamente outro motor. O nome dela é Range Engine. Inclusive, toda a comunidade abandonada da UPBGE está usando ela, pois, além de ter melhorias enormes em performance, gráfico e usabilidade, tem um suporte muito ativo e desenvolvedores que amam muito o que fazem. E outra, os desenvolvedores são brasileiros!
4- Todos os desenvolvedores sérios que usavam a UPBGE já migraram para a Range, o The Future Ends começou na UPBGE e foi finalizado na Range. Inclusive até o próprio criador da UPBGE está apoiando o desenvolvimento da Range.
Eu sou usuário da Range Engine e garanto que ela é capaz de fazer jogos de alta qualidade e graças a eles a BGE continua viva. Quem estiver interessado, é só pesquisar no Google por Range Engine, no site tem o link do servidor no Discord que ensinamos todo mundo que deseja usar ela. Eu aprendi até python por lá!
Olá, saberia me dizer se é possível aplicar os conhecimentos do Blender e do UPBGE na Range Engine ?
Bacana! Parei um tempo de acompanhar e foi bom saber dessa Range Engine. A UPBGE eu até gostei, mas na época, qdo foi deletado o branco da BGE não senti que ela iria muito pra frente então parti para o Godot.
Show! Obrigado mesmo pelos updates! Estou postando seu comentário como fixado para deixar esses pontos em evidencia.
@@fluviomaia1801 pode perfeitamente, tudo que a upbge tinha de bom a Range tem aperfeiçoado!
@@DouglasFiedler muita gente fez isso, mas agora é hora de recuperarmos a confiança do público!
Parabéns pelo roteiro, edição e produção! Que venham mais vídeos assim!
Viajei no tempo, vivi essa fase toda. Vídeo maravilhoso. Parabéns!!!
"Para desistir é preciso ter coragem." Li isso em algum lugar
Obrigado pelo vídeo Augusto, principalmente a parte final é uma grande lição de vida!
Excelente vídeo contando um pouquinho da história da BGE. Lembro que eu comecei a usar o Blender justamente porque ele era o tudo em um, fiz uns dos meus primeiros mini games e demos nele. Lembro também que eu usava mais a BGE porque eu não queria "programar", porque para fazer o básico tinha os nodes, que eram na verdade chamados de Logic Bricks, quase do jeito que funciona as blueprints na Unreal.
Encontrava mais tutoriais em português de como fazer um joguinho na BGE do que em inglês. A comunidade brasileira na BGE por alguma razão era maior, provavlemente porque era totalmente de graça e mais acessível. E tinha literalmente uns caras que tiravam leite de pedra para fazer gráficos lindos sem usar plugins ou programas externos. Mas na época, era "programando" os gráficos em python ao invés de usar diretamente nodes e configurações do material, mesmo assim eu ficava maravilhado em ver reflexo em tempo real ou simulação de atmosfera em tempo real na BGE em 2008/2009. Se procurar por Vitor Balbio ou Martins Upitis no UA-cam e ver os vídeos mais antigos deles e ver o que eles conseguiam fazer quase 15 anos atrás.
Lembro que demorei muito para sair do Blender 2.4x para o 2.5+ por causa das mudanças de interface que eu não conseguia me adaptar, inclusive da BGE que deu uma leve alterada. Fiquei ainda muito tempo nessa versão anterior, até que chegou num ponto que eu estava perdendo muita coisa nova, que facilitaria e tinha coisa na 2.4 que eu já nem estava utilizando mais. E comecei a dar chance para a versão 2.5+ e foi um baita salto. Realmente entra na questão que foi falada no vídeo, que às vezes a precisamos tirar algo da nossa vida que não está adicionando e só fazendo a gente retroceder. Ás vezes a gente tem medo de perder todo o tempo investido numa ideia nova e não dar certo, mas às vezes para evoluir, precisamos deixar algo para trás, é uma troca equivalente basicamente.
Novamente, excelente vídeo Augusto, me trouxe várias memórias. Todo o sucesso para você e continue o bom trabalho :D
Augusto Cezar é monstrão no blender e nas novidades desse mercado 3D!...
Que vídeo bom, me prendeu do início ao fim
Parabéns pelo documentário, eu até usei muito essa engine Blender, representou d+ me senti representado em !! valeu Augusto !!!
Cara que video sensacional e emocionante. Parabéns e sucesso sempre!!!
Show de bola, é muito boa esta percepção de aprendizado e realidade ela te leva mais longe e com pés firmes no chão.
Uma ótima aula...parabéns!!!
Muito bom, obrigado pela aula.
mineirinho foi feito no blender, e o segundo jogo foi na unity, parece ter melhorado muito.
já fizeram flap bird no Xcel da microsoft
BGE era fantástica, mas devido a licença ficava complicado de ser compilada dentro do próprio jogo o que desmotivou os investidores e os programadores... por isso tiveram que retirar a íntegração da bge para permitir evoluir o código do Blender sem se preocupar com a compatibilidade com a BGE que não evoluía na mesma velocidade.
O criador da BGE foi contratado para meio que continuar a bge de outra forma no novo Blender.
Sinceramente usei várias game engine e a qual mais gostei foi a BGE... enquanto nas outras engines era uma verdadeira lambança só para fazer um cubo ir para os lados, na bge era muito simples. Seu sistema de colisão tbm era fantástico sem ter que ficar criando caixas de colisão e com formas bem mais complexas.
Para Android era super fácil exportar e rodava muito bem...
Tem um jogo feito na bge rodando no nintendo switch. Nao sei qual bruxaria o cara fez, mas foi uma das loucuras q achei quando pesquisei pra esse video.
Faltou mencionar o melhor jogo feito na BGE: Mineirinho Ultra Adventures kkkkkkkk.
pesado
Um clássico brasileiro.
mano... nao acredito q esqueci disso.... é mesmo!!!!!!! pqp... kkkkkkkkkk
video excelente augusto
até hoje sonho com o tal interative mode, muitos acharam que sería um substituto da bge, mas nada mais foi falado sobre, queria que lançassem um bge 2, uma engine separada do blender mas que trabalhace facilmente com ele, assim como a unreal trabalha com o quixel, com uma capacidade de renderização mais avançada, usando o eevee de base, e que tivesse os famosos blocos logicos
Excelente conteúdo!
❤UPBGE é uma ferramenta incrível para quem quer aprender a criar jogos 3D. Com sua integração com o Blender, você pode fazer seu jogo do início ao fim sem sair do programa. É fácil de usar e capaz de fazer jogos de qualidade AAA. Embora possa não ser a melhor escolha para desenvolvimento profissional, é uma ótima ferramenta para aprender o básico e criar jogos especiais dentro de suas limitações. Vale a pena experimentar😊
não vamos abandonar a blender game engine
Incrivel nada, o problema da upbge sempre foi e sempre sera o python, agora os jogos não podem se quer ser exportados para o windows 7 por conta da versão atual do python. Outra coisa e a perfomaçe, ainda e muito fraca, ao invez de otimizar o desempenho e tecnicas os besta preocupa com visual.
Sem contar que os materiais do blender 3.x e absurdamente pesados, só não e tanto quanto da unreal engine. O problema e que a maioria dos jogos feitos na upbge são simples, e não existe possibilidade de melhorar a performaçe.
O futuro mesmo ta na versão antiga da upbge baseada no blender 2.7, pelo menos existe varios truques pra melhorar a performaçe, e voçê consegue fazer projetos grandes e complexos.
Em resumo upbge 0.3 ja ta destinada ao fracasso, não e atoa que o propio blender excluiu a game engine, e conserteza não iam trabalhar nas duas verções 3.x e 2.x só por conta da game engine.
@@holandonhdunto6808 vc esta errado, ele pode se tornar uma game engine boa no futuro, pelo fato de novo renderizador evee utilizar rasterização é claro que o game não vai rodar em qualquer pc, e tem muitas outras forma de otimizar sim ...e estamos trabalhando para melhorar ela ..
@@victorfioravante6787 não, lumen já superou.
A vida é uma seguencia de olá e até logo. Pra cada novo olá terá de ter dito um até logo.😅
Gente não abandonem a blender game engine, pois ela pode melhorar, com a ajuda de vcs ela pode se tornar até a melhor do mercado !!
Não fale mal da minha amada Sintel Augusto!!😡😡😡😡
kkkkkk
E para não esquecer que todos os jogos do Mineirinho Ultra adventure foram feitos no blender.
Eu to muito triste q esqueci o mineirinho mano... vc nao tem noção...
Amei o vídeo como sempre. Nem tenho assistido muito youtube, mas quando é vídeo seu eu vejo, muito bom!
Obs.: Thomas Edison era um picareta, mas Blender e vc são fodas.
cara, eu lembro que fiz uns games nele, bem legal oh
É preciso muito estudo e dedicação para entender como a UPBGE funciona desde a modelagem, animação, storyboard, menus e etc.. É possível construir games poderosos, porém, sozinho vc terá q se render a fazer jogos simples.
Galera acha que criar jogos na UPBGE é algo simples quando se iludem com o módulo Logic Bricks.
Maior exemplo é o Guilherme Teres da Uniday Studio. O jovem praticamente dá um curso completo de graça com didática incrível. No entanto, aos pouco vc percebe que os melhores projetos dele esbarram em ter que usar Python. E é ai que a coisa fica complicada.
Blender, BGE e UPBGE usam Python. Python é simples de aprender, mas é lento, de difícil integração com plataformas mobile e códigos complexos nem sempre vão funcionar como esperado. Perfomance no Python? [ RIP ] Que Deus a tenha.
A UPBGE 0.2.5 foi descontinuada de fato, mas é madura e ideal para quem deseja criar jogos para PC's fracos. Contudo, o projeto continua com a Range Engine que só libera versões quentinhas para patrocinadores (R$17,50 a mensalidade barata). As versões anteriores da Range saem de graça com os mesmos direitos da UPBGE.
Existe a UPBGE 0.3x que utiliza o EVEE como renderizador (pesado) e o Logic Nodes, uma nova vertente para o antigo Logic Bricks. Experimente! Se gostar, siga em frente!
A UPBGE é sem dúvidas a melhor ferramenta para quem é iniciante e deseja brincar de criar jogos. Ganhar dinheiro? Talvez.
Unreal, Unity, GODOT e etc. são ferramentas poderosas, no entanto, complicadas de aprender e não indico para quem deseja começar sozinho e concluir projetos.
Po, BGE era da hora! Mas acredito que se tratando de open source, hoje, Blender + Godot é a combinação perfeita.
Sim!
Graças ao fim BGE a Epic injetou milhões no desenvolvimento do blender.
Será que se a BGE ainda estivesse na ativa teria injetado essa grana em uma possível concorrente?
talvez o abandono da bge tenha até sido parte do acordo para conseguir esses investimento
Tentei usar..., sinto falta!
Graças ao BGE tivemos a nossa obra prima do desenvolvimento nacional, Mineirinho
depois que removeu o blender deu um grande salto
seu curso de blender é para quantos anos?
show mano, parabens pelo trabalho e por esse novo nincho (sei lá se é assim a palavra), ñ pare.👍
Godot está abrindo arquivos .blender diteto
porran... isso é um adianto de vida.
Como que você me diz que BGE é um fracasso se fez Mineirinho Ultra Adventures?
Mano, se tu não fala, eu nunca iria saber akkakakakakakakakakakakaak
Te puedo contar muchas más cosas si quieres, fui un espónsor del proyecto. Ponte en contacto conmigo si quieres.
só não fale do YO Frankie, e alias, ela ainda existe e é separada agora, os portugueses dominam ela, tem muito tutorial deles
Eu discordo Blender sem BGE não é Blender, como o blender vai remover a game engine dele sendo que vai ficar muito ruim ter que exportar um objeto ou personagem para ser testado em outras engine, para mim foi e ainda é brilhante o blende ter integrada junto a ele a game engine. que faz com que ali mesmo temos a rapidez e facilidade de testar nosso objetos 3d na hora Blender sem Game engine não é mais blender, Renderizar não é a mesma coisa que apertar play e testar teus personagens ali na hora, com vida e fazendo o que vc programou para ele fazer.
Não faz mais sentido hoje em dia com a unity e a unreal de concorrente gratuitas também e com milhões de usuários ativos já.
po cara, editar o modelo que to trabalhando sem ter que exportar->importar->exportar->importar ia ser otimo heheh
@@davi3789 seria mesmo
Galera do Blender tá falhando em não criar integração com Unreal. Até sketchup tem isso.
Ainda mais quando a epic é uma das maiores doadoras pra blender foundation
Mas por isso mesmo tenho certeza que estão trabalhando nisso
@@tabernaandromeda9304 você está comentando isso num vídeo que cita a upbge como uma FALHA, um erro, algo que não deu certo, do blender. você está louco?
@@tabernaandromeda9304 realmente não significa verdade absoluta, mas é que seu comentário foi tipo "pesquisa sobre Mario" num vídeo de Mario, tá ligado? Isso que falei, parecia que você não sabia o de tava comentando kkkk mas entendi
@@tabernaandromeda9304 o desenvolvimento dela continua vivo?
@@davi3789 vivo sim, como um zumbi em decomposição. Se quer uma BGE realmente viva, com futuro e suporte, prefira a Range Engine. 👍
😮
Wtf
hehe 😉
Além de Unreal e Unity tem se falado muito do Godot, inclusive ele aceita arquivos do Blender nativamente.