Depois de 8 anos da minha mensagem aqui no canal, eu consegui comprar uma igual do seu vídeo Tonellla! Muito obrigado por produzir uma gravação com tamanho amor e admiração por essa máquina! Deus o abençoe.
Parabéns mais uma vez pela abordagem técnica e fácil de ser entendida, em 93 tive uma YAMAHA RD 350 tirada OKM em consórcio, uma das últimas fabricadas, uma moto ESPETACULAR !
Pelo q eu vi no velocímetro, tem o logotipo do Serrano Racing de Santo André. É um dos melhores mecânicos e preparadores de 2 tempos q eu conheço, mexe com RD's desde os anos 80. Os trabalhos dele são impecáveis. Algum outro mecânico deve ter mexido nessa RD.
Tonella parabéns pelo Canal e pelo teu profissionalismo! É realente incrível nos dias atuais como as pessoas tem se iludido com tanta futilidade, deixando de lado as coisas boas e funcionais que existiam antigamente! Tenho 30 anos e sinto saudades dos anos 80 e 90 onde havia muito mais beleza que hoje. Como diz a canção "Há tempos o encanto está Ausente"!!! Teus videos não são sobre mecânica e sim sobre valores que se aprendem e servem para toda uma vida, parabéns mais uma vez!!!
caranba linda ! vi uma hj logico que não estava são zera igual a essa . tenho 15 anos apenas mas pude conviver com uma moto dessa na minha infancia , pertenceu a muito tempo ao meu tio depois meu pai comprou ela e ele se arrepende de vender até hoje , parabéns muito bom rever os detalhes dessa moto de novo !
Marcelo Tonellaa, simplesmente incrível o teu apreço por um projeto de mecânica tão maravilhoso quanto o da 350. Essa moto é o sonho de muitos! Parabéns pelo bom gosto!
Tonella,essa moto me faz voltar no tempo quando eu era um pivete na década de 90 e meu tio teve duas RD's 350. Uma 1987 preta e uma igual a esta 1990 azul. Na época, eu lembro vagamente que meu tio usava um óleo 2 tempos de competição e se não me engano era o M-50 , e tinha um cheiro viciante. Até hoje de todas as motos que meu tio teve, essas RD's marcaram a história de vida, porque eram máquinas que você tinha que conhecer bem na hora de andar e ter respeito por seu poder de desempenho, diferente dessas de hoje que são quase que um tico-tico Bandeirante de plástico. Abçs e vou mandar esse vídeo pro meu tio morrer de saudade.
Tonella já que tu admira a mecanica 2 tempos e está triste por ver que elas foram destruídas Brasil afora tenho uma boa notícia: faço parte da moderação de um dos maiores grupos de 2 tempos do Facebook e já temos 35.467 membros admiradores delas, isso em UM dos vários grupos existentes! E entre eles creio eu que no mínimo 1/3 possua de fato motos 2 tempos variadas, eu inclusive que tenho duas em casa. A RD350 infelizmente é um pouco rara de se ver em boas condições, mas por lá tambem se acha belos exemplares. Em compensação as irmãs menores DT200, RD135 e RD135Z são predominantes e continuam por aí firmes e fortes! Apesar de menos potentes são a felicidade dessa turma, pois são motores mais simples, mais baratos de manter, mas muito divertidas! No transito em meio as populares maiores da Honda não tem graça, disparam na frente. Pequenas e invocadas! Se depender da gente ainda vão existir vários exemplares, e eu torço por isso e tento divulgar ao máximo, para que as fabricantes de motopeças saibam que elas estão ''vivas'' e não desistam de nos dispor de peças de reposição, esse é nosso maior medo.
Ah tamo em casa! Tambem faço parte do Moto 2 Tempos - Rio Grande do Sul. O grupo que falei no comentário é o Yamaha RD135 e RD 135Z. Tem tambem o Yamaha 2 tempos Brasil com quase 26 mil membros. Dos que participo são os maiores. Meu nome é José Francisco, to sempre por lá, só solicitar participar. E com certeza ainda devem ter mais grupos regionais ou estaduais pelo Brasil.
Magrão tk é bom saber que os admiradores dos 2T estão unidos, para preservar o pouco que restou. a 350 é um sonho, mas acredito que uma RD135 seja uma diversão muito mais simples e compensadora a longo prazo, tanto pela simplicidade mecanica, como para ver a cara de bobo de donos de Hondas com O DOBRO da cilindrada ficando p tras!
parabens tonella por essa oportunidade, ha pouco tempo atras eu e meu irmão estávamos comentando sobre essa moto, faz tempo que não a viamos. e logo apos falarmos dela vi uma aki onde moro identica a essa a primeira vista.
Fala Marcelo, beleza? É muito bom quando o professor tem o DOM para esclarecer e ensinar. Tem o meu respeito. 1987. Época do colégio. E naqueles pensamentos doidos de adolescêntes imaginava chegar no colégio de RD 350 tirando aquela onda e fazendo sucesso com as meninas . Rio de Janeiro pô kkkkkkkkk
Quanta nostalgia! muita saudade! Hoje tenho 41 anos e tive uma 1988 em 1993, e o que o Tonella falou é fato! Meu irmão mais velho tinha uma cbx 750 hollywood e saíamos do KM 12 da anchieta(atualmente tem a Unip) onde meus pais moravam, e íamos acelerando até o riacho grande e ele tinha que suar muito para me pegar antes de retornarmos por lá, mesmo tendo 400CC a mais! Muita saudade! Parabéns Tonella!!
Deus do Céu!!! Isso é reliquia, um verdadeiro canhão esta moto e na mão dos displicentes uma verdadeira bomba de perigosa, não é a toa que a primeira geração destas motos era apelidada de "viúva negra" por ter deixado muitas "patroas" sem seus maridos. Excelente oportunidade Marcelo. Excelente vídeo como sempre! Dei risada quando vc mandou a foto pra sua mãe.... coitada dela... dei risada pq tb tenho essa mania de assustar a minha! rsss ... .Abraço
Parabéns cara belo trabalho , simplesmente fantástico , deve ser uma felicidade muito grande para o dono da moto saber que deixou seu brinquedo em boas mãos.
Eu tive uma ano 91 exportação, moto fantástica! Também foi um terror na vida da minha mãe... kkkkk... Na época também fiz o motor só com peças originais, ficou muito forte! Parabéns pelo vídeo!
Gostei muito das suas informações, futuramente pretendo comprar uma Rd 350 e fazer alguns videos comparativos com minha 7 Galo que anda muito tbm. Sucesso e fica com Deus. Mais um inscrito com louvor.
Tonella seus videos são o máximo sou mecânico de motos meio q iniciante pois tenho só 3 anos de profissão, acompanhei a série otimização dos fluxos de gases na CG cara minha CG 125 2003 ta um canhão, vlw pelas dicas, tenho tbm uma RM 125 Suzuki essa série ta me ajudando bastante, obg pelas postagens.
Marcelo Tonella, me tornei seu FÃ!! Comprei uma rd400 de 1978 nesse inicio de maio... E os seus videos tem me ajudado tremendamente... (Coisas simples, como a direção certa da faísca da vela) ja foi uma dica e tanta!! Aparte disso, todos os outros vídeos seus, sao muito interessante e educativos... Mantenha o bom trabalho! Muito Obrigado, Fabricio vieira.
Parabéns Tonella,to realizando o sonho de ver essa maravilha de moto,pois so vi essa moto por meio de imagens. E poder ver a mecanica basica dela é uma felicidade pra mim,aguardo os proximos videos.
Aprendi a dirigir motos, aos 12 anos, em uma RD350 preta e vermelha e como muitas, infelizmente o dono nunca foi cuidadoso com ela (praticamente estava toda amarrada de arames e sandálias como essa que você esta restaurando) e o fim trágico da motoca foi a sucata e o esquecimento... Até hoje tenho vontade de ter uma e restaura-la como original de fabrica! (talvez pela consciência pesada..) Belo vídeo Tonella!
Adoro seus videos! Seus ensinamentos e explicacoes sao fantasticos. Assistir voce conversando com os cachorros com esse carinho mostrado no video, me fez adimirar sua pessoa muito mais que antes! Muito obrigado por compartilhar seu conhecimento e tambem pelos conselhos, que vc passa como se fosse um grande amigo de longa data. Sucesso!
tô impressionado como vc entende e explica perfeitamente o funcionamento e a calma com que é feito o seu trabalho, se vc conhece o funcionamento de uma kasinski comet poderá facilmente ser o meu mecânico, abraço mano!!
Tonella o "Rei" da Havaiana! kkk Curiosamente, essa foi a primeira moto que aprendi pilotar, não tinha noção do perigo! É espetacular e merece todo respeito! Valeu Tonella!!!
Poxa vc é muito didático e eu se tivesse um cara como. Vc pra melhorar minha tenere 600 eu não sofreria tanto.tenho certeza que vale a pena te conhecer
não gostava da Yamaha, agora que que estou fazendo um curso de mecânica de motos e estou trabalhando com a mecânica, quando fiz alguns consertos da moto Yamaha , estou apaixonado e já estou comprando uma Yamaha.
Tive uma idêntica a esta, mas completa, com a carenagem. Levaram minha RD 350 no farol de transito...Nunca superei o trauma!!!! Saudades da minha motoca...
Tonella ....... Fico feliz por vê-lo fazer a manutenção de uma moto .... ainda mais uma clássica......... RD350, não importa o ano ...... é uma VIÚVA NEGRA ..... NUNCA o freio foi sua virtude ......
Eu tive duas Rd´s ano 90 Prata!!! tive tbm uma Dt 180 que grilava mto, até que resolvi dar uma geral de verdade com ar comprimido e resolvi o problema de grilar, tinha um pedaço de estopa dentro dos dutos do carburador, assim que melhorou eu tive que vende-la. Mas descobri o defeito Tonella.. hoje tenho um fusca com 40 anos de uso e de vez em quando reboco carros de 70,000.00 reais kkkkkk.... Abraço a vc e sua câmera girl Bianca.
É uma pena, uma moto tão fantástica na mão de alguém que não sabe de nada, quase estragou tudo.... Parabéns Tonella, reviveu a RD! da uma bronca no dono por mim, não deixa mais ele fazer besteira!
Que legal ver um exemplar dessa moto nesse estado. Muito legal mesmo. Agora o "mechânico" que fez essa adaptação no suporte de bateria, poderia deixar aparente o número das havaianas pra que a gente saiba se são do mesmo par ou se usou de pares diferentes, kkkkkkkk
RD 350 - Uma das mais lendarias motos já fafricada! Há muitas verdades e mentiras sobre essa moto, que fez e ainda faz sucesso nas ruas. RD 350, a moto que trouxe fortes emoções a toda uma geração e que até hoje mexe com o coração dos apaixonados por motores 2 tempos. RD 350 como conhecemos hoje é o resultado de muita evolução ao longo de duas décadas. A Yamaha criou a primeira RD 350 em 1973, a partir de uma outra moto, a YR 5. O motor tinha 39cv a 7500 RPM, era refrigerado a ar e tinha pouquíssimo torque em baixas rotações. Com os anos, a RD ganhou freios a disco na roda traseira e duplo na roda dianteira, Ignição Eletrônica (CDI), refrigeração liquida e finalmente, em 1983, o YPVS, que é o grande trunfo da moto. A esta altura, o motor já atingia 59cv a 9 mil RPM. YPVS significa Yamaha Power Valve System, ou Sistema de válvula de potência Yamaha. Trata-se de uma válvula que abre e fecha a janela de escapamento do motor através de um motor elétrico controlado por um sistema eletrônico. Quando o motor está funcionando a menos de 5 mil RPM, a válvula se fecha e restringe a saída dos gases de escapamento, fazendo o motor produzir mais torque em baixas rotações e tornando a pilotagem mais dócil. Mas a coisa fica boa quando a moto ultrapassa os 5 mil RPM. A válvula se abre e toda a potência do motor é liberada, o barulho da moto muda para um som estridente e empolgante. Não há como não sentir o coração palpitar pela simples lembrança do som. Sua principal concorrente foi a Honda CBX750F, a Sete Galo, que apesar de ter mais potencia e torque, era muito mais pesada, então sempre perdia nas arrancadas. O preço também era muito maior. Hoje, mais do que um símbolo de desempenho e evolução, a RD 350 é um mito e uma raridade. Muitos sonham em ter esta moto apenas para ter a lembrança de sua adolescência materializada. Hoje a RD já está ultrapassada em todos os aspectos. Ela tem um motor muito potente para o conjunto. Quadro, freios, suspensão, nada disso acompanha o motor e exige do piloto muito mais atenção e habilidade. Por este motivo inclusive a moto foi apelidada de viúva negra, uma aranha venenosa muito perigosa. Em sua última versão, em 1992, as especificações da RD eram as seguintes: Motor de 2 cilindros em linha, 2 tempos, refrigerado a água, com válvula eletrônica YPVS. O diâmetro e curso eram 64 x 54 mm e a cilindrada real de 347 cm³, taxa de compressão de 5:1, a potência máxima era de 55 cv a 9.000 rpm e o torque máximo de 4,74 m.kgf a 8.500 rpm, alimentado por dois carburadores Mikuni VM 26 mm. A partida era a pedal. Câmbio de 6 marchas; transmissão por corrente, freio dianteiro a duplo disco de 267 mm Ø e traseiro a disco de 267 mm Ø. O Quadro é tubular, berço duplo, em aço. Suspensão dianteira telescópica hidropneumática e traseira, monoamortecida. Pneu dianteiro, 90/90 aro 18 e traseiro 110/80 aro 18. Comprimento de 2,12 m, largura de 690 mm, distância entreeixos de 1,385 m, altura do banco de 780 mm, capacidade do tanque de 18 litros, peso líquido 167 kg. A velocidade máxima chega a cerca de 200 km/h e a aceleração de 0 a 100 km/h em cerca de 6 s. O consumo? Depende da tocada de 8 a 16 km/l
Dyosvaldo Felipe Valeu pela aula ,li tudo Realmente era um sonho de moto ,tenho 54 anos e vivi esta decada . Pena de não ter tido dinheiro pra comprar !!!vlw
Muito bom o video Tonella, parabéns. Vendo esse video e o tanto de gambiarras que os mexanicos fazem me deixa triste e me encoraja a mexer na minha moto para eu mesmo fazer a manutenção nela. Mais uma vez parabéns. Abraço.
Baita vídeo e vou dizer tenho uma cb 450 ano 86 já investi uma grana nessa máquina mas pra dizer a verdade foi mais desgosto que prazer com ela resultado dessa picaretagens mecânicas !!!
Sempre curti essa moto tenho um amigo que restaurou inteira tive o prazer de acompanhar a restauração top essa mecânica como mto falao 4 tempo é moda 2 tempo é foda rsrs motor simples porém bem complexo
Ótimo vídeo tonella como sempre você surpreendendo todos nós com raridades como essa moto linda a famosa RD350, uma das minhas motos preferidas 2T. eu que te agradeço por nos publicar um vídeo raro desses Obrigado!
Meu Deus, video delicioso de assistir, que coisa linda essa 350 !! Deve ser um sonho mesmo mexer em uma moto dessa idade com tanta historia para contar. Forte abraço até mais.
De alguns anos pra cá surgiu um certo preconceito na mecânica com relação aos motores dois tempos, mas eu também gosto dessas muito dessas motos, pena que não fabricam mais. Parabéns pelo video!!!
Adoro esse vídeo, principalmente o devaneio do tork de 3 pétalas kkkkk. Rd 350 nunca teve palheta de 3 pétalas. Vc até pode usar uma palheta de agrale na pirâmide da rd, mas é a palheta das agrale 16.5 de duas pétalas. As de três pétalas são as palhetas das 27.5/30.0. Palhetas essas que nunca serviram nas rd 350.
Meu pai tem uma 1988 com 32.000 km originais! Temos que dar uma geral nela, mas muitíssimo conservada.... A do vídeo está faltando as duas tampinhas e os bicos para dar pressão nas bengalas..... eu tenho o manual original ainda.... Pode não ser a viúva negra mas quando a traseira derrapa freando a gente nem percebe, não canta pneu..... Acho que ela faz uns 10km/l quando anda acelerando pra valer... Tinha gente que deixava o YPVS aberto direto.... Parabéns pelo vídeo! Vou ver a continuação....
Parabéns pelo vídeo e sorte sua reviver a época da RD 350! Eu acelerava uma preta e vermelha pelas ruas de Campinas com apenas 17 anos de idade, meu anjo da guarda segurava firme nas alças kkkkkk
Como tem mecanico que cobra claro pequenas coisa e faz errado se mecanico se o honesto e humilde com seus clientes tem que se que nem vc tonella um cara honesto com seus clientes
segundo o meu falecido tio, essa vãlvula ypvs, que abre o segundo estágio, que deu o apelido de viúva negra. a moto fica muito gostosa de pilotar quando vc ja está rápido. ela te seduz a acelerar mais
Li no site da yamaha que o Ypvs seria para permitir um ganho de força nas saídas da moto, senão ela fica fraca, testei na dt 200 r e realmente a saída ficou muito ruim, acredito que a Maioria que desliga o ypvs o faz e não sente a diferença pois só anda em alta, Parabéns novamente e como você diz os nada melhor que tudo funcionando original.
E ai,Marcelo tudo beleza ,o negocio é o seguinte ,tenho uma suzuki yes ano 2008 que infelizmente, está me dando um pouco de dor de cabeça , é já fiz de tudo no carburador dela inclusive até trocei o mesmo por um novo ,esta dando vazamento de gasolina no suspiro do carburador ,foi trocado agulha da sede ,sede,foi feito todos os procedimentos necessários ,mas continua o vazamento ,o que devo fazer ,e mais uma vez parabéns pelos videos, e que Deus te abençoe.
Sem dúvidas um dos melhores e mais marcantes vídeos do seu canal. Essa é a moto dos meus sonhos, mas não acredito que eu tenha capacidade ainda de pilotar uma dessas. Parabéns pelos vídeos. Eu acho que reconheci quem fez o serviço por uma logomarca deixada nessa lenda, e se for essa pessoa bastante conhecida que fez isso simplesmente estou pasmo, pois esperava um serviço à altura do que você é capaz de fazer. Mas agora ela está nas mãos de quem sabe o que faz, e eu espero ansioso por novos vídeos dessa magnífica motocicleta. Parabéns pelos vídeos Marcelo e Bianca. A cada vídeo vocês conseguem se superar mais e mais.
Cara meu primo tinha uma identifica a essa nos anos 90, na época eu tinha uns 12 anos nunca tinha andando de moto antes, meu primo me levou pra andar e eu chorei, não de medo apesar de estar com o c* na mão, foi pela força do vento mesmo, saia lágrimas dos olhos, nunca esqueci aquela sensação de adrenalina, hoje 20 anos depois esse vídeo me fez lembrar daquele dia, obrigado
Moto Faz parte do meu mundo,gostaria de lhe pedir que se possível postasse mais vídeos sobre manutenção em motos,principalmente as mais antigas.obrigado.
O conjunto pirâmide e palhetas são originais da moto sim, salvo adaptação que foi feita nos limitadores dela para evitar turbulência. Show de canal e show de vídeo! Parabéns!
hiphonebrazil na minha RD ( uma 88 exportação, branca com a parte de cima do tanque vermelha, e carenagem superior vermelha) tinha uma de 3 petalas, como as das Agrale 27,5 e dos jet skis Kawasaki. acredito que o primeiro dono não teria trocado, por isso a minha confusão
Muito legal esse vídeo tutorial, só prá acrescentar, as palhetas de metal deixam a marcha lenta mais estável e suave. Os gringos chamam essa válvula de "reed valve" mas acho que o melhor mesmo é válvula de palhetas. Eu costumava regular as palhetas soprando e elas tinham que emitir um som, quando as duas emitem o mesmo som é porque estão bem sincronizadas, então dá prá manter uma marcha mais constante sem o motor ficar dando aquelas "picadas".
Tonella sem dúvida esse vídeo da RD350 foi o q mais adorei, porque eu tenho paixão por essas motos, minha primeira moto foi uma 2T presente do meu pai, ansioso para ver o resultado. Abraço
Grande Tonella! Voltamos às motos. E ainda por cima a lendária RD. Parabéns mais uma vez. Estou seguindo e vou indicar aos RDmaniacos saudosos que conheço. Grande abraço!
Uma coisa muito ruim das motos dois tempos, é o cheiro de óleo queimado que fica empreguinado na roupa depois de algumas voltas, principalmente os que vão na garupa. Meu primo tem uma viúva negra 1973, a verdadeira. Segundo dono e está com 11.000 km, verde com faixa branca, totalmente original, e funcionando perfeitamente. Realmente, como ele diz: uma relíquia. Andei nela uma única vez, de tanto insistir e constatei que tem um motor violento, muito leve e não tem freio adequado. Na época que eu andei entendi o porquê do apelido viúva negra, passei por um fio, quando precisei frear. Até então não tinha o conhecimento do apelido. E quando ouço alguns desentendidos dizendo que uma rd 350 LC é viúva negra, dou risada do coitado. Tonella, você explica muito bem e com muita humildade. Aprendi muitas coisas e admiro muito o seu trabalho. Que Deus abençoe você e toda a sua família.
Guardamos um exemplar de uma RD350R 1992, e de uma RD135Z 1989, junto com uma Tchau 50cc 1991. Paixão 2 tempos. Quase não acreditei quando vi esse vídeo. Fuscas e motos 2t. Show.
cara nao sei nem o q falar todos os seu videos so serve p enriquecer assisto todos , todos mesmo sou teu fã mas este em particular ja vi duas vezes tenho uma rd350 ano 1993 parada a 2 anos agora nao liga mais continue assim nos ajudando pois acredito q vc nao saiba mas vc tem muito mais admiradores q vc imagina parabens e forte abraço
Essa cor é a da Yamaha Sonauto, representante e equipe Yamaha da França. Parabéns pela lembrança, tive uma Export 1989 preta e vermelha. Muitas saudades do barulhinho do ypvs
Agora mexeu no coração tbm hein Tonella ... Tbm já tive 5 RD 350 Moto muito show ... Ainda tenho peças dessas e uma inteira desmontada. Está me faltando agora empenho para montar tudo novamente. Sucesso aí na motoca.
Tonella e Bianca, Parabéns pelo excelente vídeo. Já andei numa moto desta 74 (Tampa de Caixão) e quase comprei uma 89, mas te confesso que sempre tive muito medo desas motos. Andei muito nas Suzuki's GT380 (3 cilindros) e na 550 que também andavam demais. Por este receio acabei comprando uma CBR 450SR que esta comigo até hoje. Valeu ! ! !
Boa tarde Tonella! Eu tenho uma verdadeira Viúva Negra RD 350 ano 1973, refrigerada a Ar, conta apenas com um freio a disco na dianteira e freio a tambor na traseira, daí a sua fama de viúva negra, valeu Grande abraço
Realmente essas motos sumiram, lembro que eram mto comuns nas ruas a uns 20 anos atrás. Os caras passavam com elas na minha rua deixando aquele rastrinho de fumaça fazendo arder o ouvido, e as minhas vizinhas chatas reclamavam o dia todo kkkkk... Vai saber se uma dessas não era o Tonella rasgando o asfalto alucinado rsrsrsr abs
segundo manual de serviços de uma moto Yamaha há uma medida sim recomendado para boia com carburador em 45º com ajuda do paquímetro, vou procura manual desta moto amanha em meus arquivos e te mando, tome cuidado pois as agulhas podem ter sido substituída por outra de tamanho diferente da original e assim tendo que ser feito uma regulagem nas boias para compeçar o tamanho das mesma.
Sou seu fã Tonella, parabéns pelos seus videos! Amo moto 2T e felizmente eu tenho o prazer de andar na DT200 do meu tio, TODA ORIGINAL! Abraços e tudo de bom!
Fantástico... Meu pai teve um Viuva Negra, eu não cheguei a pilotar, mas andei de carona, mas era uma loucura a moto, e muito perigosa tambem, e depois meu irmão teve uma CB400, baita moto também.....
Playlists de motos que apareceram no canal: Honda CB 400: bit.ly/3e3rzTF
Suzuki GT 750: bit.ly/2zTNuxS
Yamaha RD350: bit.ly/2XdoE3E
Agrale 27.5: bit.ly/2TgstUI
Honda 750 Four: bit.ly/2LHEcaE
Mobilete Selvagem: bit.ly/3bJG65j
Tô babando aqui, com mecânica que fiz nos fins de 80 até depois de 95!!! Baaaaaaaahhhhhhhhh, saudade!
Depois de 8 anos da minha mensagem aqui no canal, eu consegui comprar uma igual do seu vídeo Tonellla! Muito obrigado por produzir uma gravação com tamanho amor e admiração por essa máquina! Deus o abençoe.
Eu quase que não acreditei quando li "Rd 350". Surpreendendo positivamente cada vez mais ! Essa eu faço questão de assistir e re-assistir os vídeos.
***** obrigado!
Me diverti muito com esse modelo e outras RDs antigas, 750cc comia minha fumaça.
Parabéns mais uma vez pela abordagem técnica e fácil de ser entendida, em 93 tive uma YAMAHA RD 350 tirada OKM em consórcio, uma das últimas fabricadas, uma moto ESPETACULAR !
Pelo q eu vi no velocímetro, tem o logotipo do Serrano Racing de Santo André. É um dos melhores mecânicos e preparadores de 2 tempos q eu conheço, mexe com RD's desde os anos 80.
Os trabalhos dele são impecáveis. Algum outro mecânico deve ter mexido nessa RD.
Verdade kkkk
Verdade
Tonella parabéns pelo Canal e pelo teu profissionalismo!
É realente incrível nos dias atuais como as pessoas tem se iludido com tanta futilidade, deixando de lado as coisas boas e funcionais que existiam antigamente!
Tenho 30 anos e sinto saudades dos anos 80 e 90 onde havia muito mais beleza que hoje. Como diz a canção "Há tempos o encanto está Ausente"!!!
Teus videos não são sobre mecânica e sim sobre valores que se aprendem e servem para toda uma vida, parabéns mais uma vez!!!
+marcelo baum obrigado!
marcelo baum tonella cadê as carenagem dessa Rd350
caranba linda ! vi uma hj logico que não estava são zera igual a essa . tenho 15 anos apenas mas pude conviver com uma moto dessa na minha infancia , pertenceu a muito tempo ao meu tio depois meu pai comprou ela e ele se arrepende de vender até hoje , parabéns muito bom rever os detalhes dessa moto de novo !
Marcelo Tonellaa, simplesmente incrível o teu apreço por um projeto de mecânica tão maravilhoso quanto o da 350. Essa moto é o sonho de muitos! Parabéns pelo bom gosto!
Marcos Binek obrigado!
Tonella,essa moto me faz voltar no tempo quando eu era um pivete na década de 90 e meu tio teve duas RD's 350. Uma 1987 preta e uma igual a esta 1990 azul. Na época, eu lembro vagamente que meu tio usava um óleo 2 tempos de competição e se não me engano era o M-50 , e tinha um cheiro viciante. Até hoje de todas as motos que meu tio teve, essas RD's marcaram a história de vida, porque eram máquinas que você tinha que conhecer bem na hora de andar e ter respeito por seu poder de desempenho, diferente dessas de hoje que são quase que um tico-tico Bandeirante de plástico. Abçs e vou mandar esse vídeo pro meu tio morrer de saudade.
Tonella já que tu admira a mecanica 2 tempos e está triste por ver que elas foram destruídas Brasil afora tenho uma boa notícia: faço parte da moderação de um dos maiores grupos de 2 tempos do Facebook e já temos 35.467 membros admiradores delas, isso em UM dos vários grupos existentes! E entre eles creio eu que no mínimo 1/3 possua de fato motos 2 tempos variadas, eu inclusive que tenho duas em casa. A RD350 infelizmente é um pouco rara de se ver em boas condições, mas por lá tambem se acha belos exemplares. Em compensação as irmãs menores DT200, RD135 e RD135Z são predominantes e continuam por aí firmes e fortes! Apesar de menos potentes são a felicidade dessa turma, pois são motores mais simples, mais baratos de manter, mas muito divertidas! No transito em meio as populares maiores da Honda não tem graça, disparam na frente. Pequenas e invocadas! Se depender da gente ainda vão existir vários exemplares, e eu torço por isso e tento divulgar ao máximo, para que as fabricantes de motopeças saibam que elas estão ''vivas'' e não desistam de nos dispor de peças de reposição, esse é nosso maior medo.
Faço parte de um grupo apenas do RS,estamos em quase 15 mil membros. Me passa o nome do teu grupo! Valeu.
Ah tamo em casa! Tambem faço parte do Moto 2 Tempos - Rio Grande do Sul. O grupo que falei no comentário é o Yamaha RD135 e RD 135Z. Tem tambem o Yamaha 2 tempos Brasil com quase 26 mil membros. Dos que participo são os maiores. Meu nome é José Francisco, to sempre por lá, só solicitar participar. E com certeza ainda devem ter mais grupos regionais ou estaduais pelo Brasil.
Magrão tk é bom saber que os admiradores dos 2T estão unidos, para preservar o pouco que restou. a 350 é um sonho, mas acredito que uma RD135 seja uma diversão muito mais simples e compensadora a longo prazo, tanto pela simplicidade mecanica, como para ver a cara de bobo de donos de Hondas com O DOBRO da cilindrada ficando p tras!
Lambretta conta? Tenho uma. Abraço
até uma roçadeira 2T conta! tenho uma mobilete que trato com todo o respeito que um 2T merece!
parabens tonella por essa oportunidade, ha pouco tempo atras eu e meu irmão estávamos comentando sobre essa moto, faz tempo que não a viamos. e logo apos falarmos dela vi uma aki onde moro identica a essa a primeira vista.
Fala Marcelo, beleza?
É muito bom quando o professor tem o DOM para esclarecer e ensinar. Tem o meu respeito.
1987. Época do colégio. E naqueles pensamentos doidos de adolescêntes imaginava chegar no colégio de RD 350 tirando aquela onda e fazendo sucesso com as meninas . Rio de Janeiro pô kkkkkkkkk
Quanta nostalgia! muita saudade! Hoje tenho 41 anos e tive uma 1988 em 1993, e o que o Tonella falou é fato! Meu irmão mais velho tinha uma cbx 750 hollywood e saíamos do KM 12 da anchieta(atualmente tem a Unip) onde meus pais moravam, e íamos acelerando até o riacho grande e ele tinha que suar muito para me pegar antes de retornarmos por lá, mesmo tendo 400CC a mais! Muita saudade! Parabéns Tonella!!
+Daniel Dlsm obrigado!
Deus do Céu!!! Isso é reliquia, um verdadeiro canhão esta moto e na mão dos displicentes uma verdadeira bomba de perigosa, não é a toa que a primeira geração destas motos era apelidada de "viúva negra" por ter deixado muitas "patroas" sem seus maridos. Excelente oportunidade Marcelo. Excelente vídeo como sempre! Dei risada quando vc mandou a foto pra sua mãe.... coitada dela... dei risada pq tb tenho essa mania de assustar a minha! rsss ... .Abraço
zezinho da mata valeu!
Parabéns cara belo trabalho , simplesmente fantástico , deve ser uma felicidade muito grande para o dono da moto saber que deixou seu brinquedo em boas mãos.
Eu tive uma ano 91 exportação, moto fantástica! Também foi um terror na vida da minha mãe... kkkkk... Na época também fiz o motor só com peças originais, ficou muito forte! Parabéns pelo vídeo!
Gostei muito das suas informações, futuramente pretendo comprar uma Rd 350 e fazer alguns videos comparativos com minha 7 Galo que anda muito tbm. Sucesso e fica com Deus. Mais um inscrito com louvor.
Mario Sete Galo bem vindo ao canal!
Fala galo veio, ta perdido aqui kkkkkkkk
Logo depois desse comentario o motor da 7 galo explodiu a 200 por hora
@@jeffersonrocha1626 faz tempo isso hein man kkakakka
@@DouglasYGamer sim lkk
Quando eu pensei que o canal não poderia melhorar ainda mais,chega esse vídeo,cheguei a me arrepiar,parabéns mestre!! manja até de motor de avião
***** obrigado!
Tonella seus videos são o máximo sou mecânico de motos meio q iniciante pois tenho só 3 anos de profissão, acompanhei a série otimização dos fluxos de gases na CG cara minha CG 125 2003 ta um canhão, vlw pelas dicas, tenho tbm uma RM 125 Suzuki essa série ta me ajudando bastante, obg pelas postagens.
John Xavier valeu!
Parabéns Tonella assisti até o fim os vídeos desta moto ,não tem comentários para sua inteligência e capricho! forte abraço
Marcelo Tonella, me tornei seu FÃ!! Comprei uma rd400 de 1978 nesse inicio de maio...
E os seus videos tem me ajudado tremendamente... (Coisas simples, como a direção certa da faísca da vela) ja foi uma dica e tanta!! Aparte disso, todos os outros vídeos seus, sao muito interessante e educativos... Mantenha o bom trabalho!
Muito Obrigado,
Fabricio vieira.
REECE VIEIRA valeu!
Parabéns Tonella,to realizando o sonho de ver essa maravilha de moto,pois so vi essa moto por meio de imagens.
E poder ver a mecanica basica dela é uma felicidade pra mim,aguardo os proximos videos.
nossa tonella, me senti 20 anos + jovem, obrigado de verdade cara, quero ver essa maquina voando baixo...
Diogenes Andrade senti o mesmo!
RD350 não é apenas uma moto qualquer é uma obra de arte.Parabéns Tonella e Bianca.
Mesac Alves obrigado!
Aprendi a dirigir motos, aos 12 anos, em uma RD350 preta e vermelha e como muitas, infelizmente o dono nunca foi cuidadoso com ela (praticamente estava toda amarrada de arames e sandálias como essa que você esta restaurando) e o fim trágico da motoca foi a sucata e o esquecimento... Até hoje tenho vontade de ter uma e restaura-la como original de fabrica! (talvez pela consciência pesada..) Belo vídeo Tonella!
Danilo Reis Ribeiro valeu!
show de bola tonella! mais uma novela de moto,e ainda melhor em uma rd 350.otimo video.
Cara da gosto de ver seus videos e da mais gosto ainda de ver o profissional que voce e, parabens pessoas assim da vontade de conhecer.
Adoro seus videos! Seus ensinamentos e explicacoes sao fantasticos. Assistir voce conversando com os cachorros com esse carinho mostrado no video, me fez adimirar sua pessoa muito mais que antes! Muito obrigado por compartilhar seu conhecimento e tambem pelos conselhos, que vc passa como se fosse um grande amigo de longa data. Sucesso!
Ricardo Brandao obrigado!
tô impressionado como vc entende e explica perfeitamente o funcionamento e a calma com que é feito o seu trabalho, se vc conhece o funcionamento de uma kasinski comet poderá facilmente ser o meu mecânico, abraço mano!!
Tonella o "Rei" da Havaiana! kkk
Curiosamente, essa foi a primeira moto que aprendi pilotar, não tinha noção do perigo! É espetacular e merece todo respeito! Valeu Tonella!!!
Renato renaland valeu!
Bom dia, Tonella você me fez voltar ao passado tive uma RD 350 igual a essa do vídeo azul 1990, uma maquina e tanto deixou muitas saudades.Parabéns.
Lider do Engate obrigado!
Meus parabéns. aprendi muito. Já mexi muito em motores de aeromodelo mas isso aqui é mito mais sufisticado.
ESSE TIPO DE PREPARACAO NAO É DO MEU TEMPO .. MAS TENHO ADMIRACAO POR MECANICOS ASSIM,
CONTINUE ASSIM ..
TEM MEU RESPEITO .
Sabe tudo Tonella! Muito legal o vídeo e o compartilhamento do seu conhecimento sobre a mecânica da RD 350, obrigado.
Eu tive 3 RDs 350 todas com ponteiras...Azul.Branca e Preta..N tinha pra ninguém...Essas motos voam ... Parabéns pela sua moto...
Poxa vc é muito didático e eu se tivesse um cara como. Vc pra melhorar minha tenere 600 eu não sofreria tanto.tenho certeza que vale a pena te conhecer
não gostava da Yamaha, agora que que estou fazendo um curso de mecânica de motos e estou trabalhando com a mecânica, quando fiz alguns consertos da moto Yamaha , estou apaixonado e já estou comprando uma Yamaha.
2 donos de CBX 750 que levaram pau nos anos 90 não curtiram o vídeo.
😂😂😂
Tive uma idêntica a esta, mas completa, com a carenagem. Levaram minha RD 350 no farol de transito...Nunca superei o trauma!!!! Saudades da minha motoca...
Quanta lembrança......tive uma dessas.....aqui pelos lados de minas era conhecida como "tampa de caixão"....kkkkkkk parabéns pelo vídeo!
Bela lembrança vendo esta moto,meu irmão trabalhou em uma concessionária Yamaha na época da RD 350,realmente era um espetáculo...
Falou.
Fabio Gregolin valeu!
Tonella ....... Fico feliz por vê-lo fazer a manutenção de uma moto .... ainda mais uma clássica......... RD350, não importa o ano ...... é uma VIÚVA NEGRA ..... NUNCA o freio foi sua virtude ......
rafael netto valeu!
Depois de assistir esse video só te digo uma coisa, virei teu fã cara!!! tem muita experiência!!!
Marcelo Kasumi obrigado!
Eu tive duas Rd´s ano 90 Prata!!! tive tbm uma Dt 180 que grilava mto, até que resolvi dar uma geral de verdade com ar comprimido e resolvi o problema de grilar, tinha um pedaço de estopa dentro dos dutos do carburador, assim que melhorou eu tive que vende-la. Mas descobri o defeito Tonella.. hoje tenho um fusca com 40 anos de uso e de vez em quando reboco carros de 70,000.00 reais kkkkkk.... Abraço a vc e sua câmera girl Bianca.
É uma pena, uma moto tão fantástica na mão de alguém que não sabe de nada, quase estragou tudo.... Parabéns Tonella, reviveu a RD! da uma bronca no dono por mim, não deixa mais ele fazer besteira!
Que legal ver um exemplar dessa moto nesse estado. Muito legal mesmo. Agora o "mechânico" que fez essa adaptação no suporte de bateria, poderia deixar aparente o número das havaianas pra que a gente saiba se são do mesmo par ou se usou de pares diferentes, kkkkkkkk
RD 350 - Uma das mais lendarias motos já fafricada!
Há muitas verdades e mentiras sobre essa moto, que fez e ainda faz sucesso nas ruas. RD 350, a moto que trouxe fortes emoções a toda uma geração e que até hoje mexe com o coração dos apaixonados por motores 2 tempos. RD 350 como conhecemos hoje é o resultado de muita evolução ao longo de duas décadas. A Yamaha criou a primeira RD 350 em 1973, a partir de uma outra moto, a YR 5. O motor tinha 39cv a 7500 RPM, era refrigerado a ar e tinha pouquíssimo torque em baixas rotações. Com os anos, a RD ganhou freios a disco na roda traseira e duplo na roda dianteira, Ignição Eletrônica (CDI), refrigeração liquida e finalmente, em 1983, o YPVS, que é o grande trunfo da moto. A esta altura, o motor já atingia 59cv a 9 mil RPM. YPVS significa Yamaha Power Valve System, ou Sistema de válvula de potência Yamaha. Trata-se de uma válvula que abre e fecha a janela de escapamento do motor através de um motor elétrico controlado por um sistema eletrônico. Quando o motor está funcionando a menos de 5 mil RPM, a válvula se fecha e restringe a saída dos gases de escapamento, fazendo o motor produzir mais torque em baixas rotações e tornando a pilotagem mais dócil. Mas a coisa fica boa quando a moto ultrapassa os 5 mil RPM. A válvula se abre e toda a potência do motor é liberada, o barulho da moto muda para um som estridente e empolgante. Não há como não sentir o coração palpitar pela simples lembrança do som. Sua principal concorrente foi a Honda CBX750F, a Sete Galo, que apesar de ter mais potencia e torque, era muito mais pesada, então sempre perdia nas arrancadas. O preço também era muito maior. Hoje, mais do que um símbolo de desempenho e evolução, a RD 350 é um mito e uma raridade. Muitos sonham em ter esta moto apenas para ter a lembrança de sua adolescência materializada. Hoje a RD já está ultrapassada em todos os aspectos. Ela tem um motor muito potente para o conjunto. Quadro, freios, suspensão, nada disso acompanha o motor e exige do piloto muito mais atenção e habilidade. Por este motivo inclusive a moto foi apelidada de viúva negra, uma aranha venenosa muito perigosa. Em sua última versão, em 1992, as especificações da RD eram as seguintes: Motor de 2 cilindros em linha, 2 tempos, refrigerado a água, com válvula eletrônica YPVS. O diâmetro e curso eram 64 x 54 mm e a cilindrada real de 347 cm³, taxa de compressão de 5:1, a potência máxima era de 55 cv a 9.000 rpm e o torque máximo de 4,74 m.kgf a 8.500 rpm, alimentado por dois carburadores Mikuni VM 26 mm. A partida era a pedal. Câmbio de 6 marchas; transmissão por corrente, freio dianteiro a duplo disco de 267 mm Ø e traseiro a disco de 267 mm Ø. O Quadro é tubular, berço duplo, em aço. Suspensão dianteira telescópica hidropneumática e traseira, monoamortecida. Pneu dianteiro, 90/90 aro 18 e traseiro 110/80 aro 18. Comprimento de 2,12 m, largura de 690 mm, distância entreeixos de 1,385 m, altura do banco de 780 mm, capacidade do tanque de 18 litros, peso líquido 167 kg. A velocidade máxima chega a cerca de 200 km/h e a aceleração de 0 a 100 km/h em cerca de 6 s. O consumo? Depende da tocada de 8 a 16 km/l
Dyosvaldo Felipe
Valeu pela aula ,li tudo
Realmente era um sonho de moto ,tenho 54 anos e vivi esta decada . Pena de não ter tido dinheiro pra comprar !!!vlw
Muito bom o video Tonella, parabéns.
Vendo esse video e o tanto de gambiarras que os mexanicos fazem me deixa triste e me encoraja a mexer na minha moto para eu mesmo fazer a manutenção nela.
Mais uma vez parabéns.
Abraço.
Baita vídeo e vou dizer tenho uma cb 450 ano 86 já investi uma grana nessa máquina mas pra dizer a verdade foi mais desgosto que prazer com ela resultado dessa picaretagens mecânicas !!!
A fazedora de viúvas era um sonho voltei aos anos 80 obrigado Tonella.
Max Guimarães valeu!
Sempre curti essa moto tenho um amigo que restaurou inteira tive o prazer de acompanhar a restauração top essa mecânica como mto falao 4 tempo é moda 2 tempo é foda rsrs motor simples porém bem complexo
Ótimo vídeo tonella como sempre você surpreendendo todos nós com raridades como essa moto linda a famosa RD350, uma das minhas motos preferidas 2T. eu que te agradeço por nos publicar um vídeo raro desses Obrigado!
Vou ver todos, pois vai me ajudar e meuito com minha recém comprada DT 200 1995.
Valeu tonella!
Pow essa moto é sonho de consumo quem viveu sua adolescência nos anos 80 e 90.
Meu Deus, video delicioso de assistir, que coisa linda essa 350 !!
Deve ser um sonho mesmo mexer em uma moto dessa idade com tanta historia para contar.
Forte abraço até mais.
***** obrigado!
Vejo e Revejo! com um toque de ternura com a participação da adelaide.
De alguns anos pra cá surgiu um certo preconceito na mecânica com relação aos motores dois tempos, mas eu também gosto dessas muito dessas motos, pena que não fabricam mais. Parabéns pelo video!!!
Diego Hacke sempre existiu esse preconceito, o problema é que de motor indesejado passou a ser valorizado nos ultimos tempos
Adoro esse vídeo, principalmente o devaneio do tork de 3 pétalas kkkkk.
Rd 350 nunca teve palheta de 3 pétalas.
Vc até pode usar uma palheta de agrale na pirâmide da rd, mas é a palheta das agrale 16.5 de duas pétalas. As de três pétalas são as palhetas das 27.5/30.0. Palhetas essas que nunca serviram nas rd 350.
Com certeza companheiro, as válvulas de palheta, ou torque induction, sempre foram em dois pares.
PARABENS TONELLA POR MANTER A MEMÓRIA VIVA DAS MOTOS ANTIGAS A RD350 EU TENHO UMA MOTO ANTIGA HONDA E ELA AINDA RESPOINDE
Feliz estamos nós com este presentão de terça, um super vídeo, obrigado tonella.
Jota esse valeu!
Meu pai tem uma 1988 com 32.000 km originais! Temos que dar uma geral nela, mas muitíssimo conservada.... A do vídeo está faltando as duas tampinhas e os bicos para dar pressão nas bengalas..... eu tenho o manual original ainda.... Pode não ser a viúva negra mas quando a traseira derrapa freando a gente nem percebe, não canta pneu..... Acho que ela faz uns 10km/l quando anda acelerando pra valer... Tinha gente que deixava o YPVS aberto direto....
Parabéns pelo vídeo! Vou ver a continuação....
Fabio Gulart obrigado!
Parabéns pelo vídeo e sorte sua reviver a época da RD 350! Eu acelerava uma preta e vermelha pelas ruas de Campinas com apenas 17 anos de idade, meu anjo da guarda segurava firme nas alças kkkkkk
Fabio Abreu estou em debito com o meu tambem!
Você é único ainda vou levar algum motor pra você afinarrrrr,🙏🙏🙏🙏🙏🙏
Parabens pelo trabalho você fala com propriedade
Da pra ver q manjaaa muiiiiito
Como tem mecanico que cobra claro pequenas coisa e faz errado se mecanico se o honesto e humilde com seus clientes tem que se que nem vc tonella um cara honesto com seus clientes
segundo o meu falecido tio, essa vãlvula ypvs, que abre o segundo estágio, que deu o apelido de viúva negra. a moto fica muito gostosa de pilotar quando vc ja está rápido. ela te seduz a acelerar mais
Tambem tenho saudades dessa moto , maravilhosa! Marcou epoca...
Li no site da yamaha que o Ypvs seria para permitir um ganho de força nas saídas da moto, senão ela fica fraca, testei na dt 200 r e realmente a saída ficou muito ruim, acredito que a Maioria que desliga o ypvs o faz e não sente a diferença pois só anda em alta,
Parabéns novamente e como você diz os nada melhor que tudo funcionando original.
Mecânicos da fábrica me ensinaram como desengripar o YPVS, devido ao óleo 2t ruim, o carvão travava a válvula rotativa.
E ai,Marcelo tudo beleza ,o negocio é o seguinte ,tenho uma suzuki yes ano 2008 que infelizmente, está me dando um pouco de dor de cabeça , é já fiz de tudo no carburador dela inclusive até trocei o mesmo por um novo ,esta dando vazamento de gasolina no suspiro do carburador ,foi trocado agulha da sede ,sede,foi feito todos os procedimentos necessários ,mas continua o vazamento ,o que devo fazer ,e mais uma vez parabéns pelos videos, e que Deus te abençoe.
Sem dúvidas um dos melhores e mais marcantes vídeos do seu canal. Essa é a moto dos meus sonhos, mas não acredito que eu tenha capacidade ainda de pilotar uma dessas. Parabéns pelos vídeos. Eu acho que reconheci quem fez o serviço por uma logomarca deixada nessa lenda, e se for essa pessoa bastante conhecida que fez isso simplesmente estou pasmo, pois esperava um serviço à altura do que você é capaz de fazer. Mas agora ela está nas mãos de quem sabe o que faz, e eu espero ansioso por novos vídeos dessa magnífica motocicleta. Parabéns pelos vídeos Marcelo e Bianca. A cada vídeo vocês conseguem se superar mais e mais.
Pedro Igor obrigado!
Parabens pelo video uma aula de rd saudades velhos tempos
Cara meu primo tinha uma identifica a essa nos anos 90, na época eu tinha uns 12 anos nunca tinha andando de moto antes, meu primo me levou pra andar e eu chorei, não de medo apesar de estar com o c* na mão, foi pela força do vento mesmo, saia lágrimas dos olhos, nunca esqueci aquela sensação de adrenalina, hoje 20 anos depois esse vídeo me fez lembrar daquele dia, obrigado
RD350 e muito top!!bela maquina!!Tonella da aquele talento seu nela,e devolve a fera para as estradas!!abc
Moto Faz parte do meu mundo,gostaria de lhe pedir que se possível postasse mais vídeos sobre manutenção em motos,principalmente as mais antigas.obrigado.
O conjunto pirâmide e palhetas são originais da moto sim, salvo adaptação que foi feita nos limitadores dela para evitar turbulência.
Show de canal e show de vídeo! Parabéns!
hiphonebrazil na minha RD ( uma 88 exportação, branca com a parte de cima do tanque vermelha, e carenagem superior vermelha) tinha uma de 3 petalas, como as das Agrale 27,5 e dos jet skis Kawasaki. acredito que o primeiro dono não teria trocado, por isso a minha confusão
Muito legal esse vídeo tutorial, só prá acrescentar, as palhetas de metal deixam a marcha lenta mais estável e suave. Os gringos chamam essa válvula de "reed valve" mas acho que o melhor mesmo é válvula de palhetas. Eu costumava regular as palhetas soprando e elas tinham que emitir um som, quando as duas emitem o mesmo som é porque estão bem sincronizadas, então dá prá manter uma marcha mais constante sem o motor ficar dando aquelas "picadas".
Tonella sem dúvida esse vídeo da RD350 foi o q mais adorei, porque eu tenho paixão por essas motos, minha primeira moto foi uma 2T presente do meu pai, ansioso para ver o resultado. Abraço
Jonas Alexandre valeu!
Grande Tonella! Voltamos às motos. E ainda por cima a lendária RD. Parabéns mais uma vez. Estou seguindo e vou indicar aos RDmaniacos saudosos que conheço. Grande abraço!
Alberto Solera opa! essa é o meu sonho Alberto!
Uma coisa muito ruim das motos dois tempos, é o cheiro de óleo queimado que fica empreguinado na roupa depois de algumas voltas, principalmente os que vão na garupa. Meu primo tem uma viúva negra 1973, a verdadeira. Segundo dono e está com 11.000 km, verde com faixa branca, totalmente original, e funcionando perfeitamente. Realmente, como ele diz: uma relíquia. Andei nela uma única vez, de tanto insistir e constatei que tem um motor violento, muito leve e não tem freio adequado. Na época que eu andei entendi o porquê do apelido viúva negra, passei por um fio, quando precisei frear. Até então não tinha o conhecimento do apelido. E quando ouço alguns desentendidos dizendo que uma rd 350 LC é viúva negra, dou risada do coitado. Tonella, você explica muito bem e com muita humildade. Aprendi muitas coisas e admiro muito o seu trabalho. Que Deus abençoe você e toda a sua família.
Muito bom video Marcelo Tonella, meus parabéns, você faz ótimos videos, me ajuda muito a ter um pouco mais de noção das magrelas fumacentas!
Guardamos um exemplar de uma RD350R 1992, e de uma RD135Z 1989, junto com uma Tchau 50cc 1991. Paixão 2 tempos. Quase não acreditei quando vi esse vídeo. Fuscas e motos 2t. Show.
Motor 2 tenpos e algo muito unico esse vidio vai abri a mente das futuras gerações pra intender a historia da mecanica 2 tempos .
cara nao sei nem o q falar todos os seu videos so serve p enriquecer
assisto todos , todos mesmo sou teu fã mas este em particular ja vi duas vezes
tenho uma rd350 ano 1993
parada a 2 anos agora nao liga mais continue assim nos ajudando pois acredito q vc nao saiba mas vc tem muito mais admiradores q vc imagina
parabens e
forte abraço
osmar citron obrigado!
Marcelo Tonella eu e q agradeço
Marcelo Tonella eu e q agradeço
Eu acho este vídeo a melhor aula de todas!!!!!
Essa cor é a da Yamaha Sonauto, representante e equipe Yamaha da França. Parabéns pela lembrança, tive uma Export 1989 preta e vermelha. Muitas saudades do barulhinho do ypvs
Obrigado por compartilhar tanto conhecimento Tonella! - Rumo aos 600 vídeos, todos de excelente qualidade!
RENAN CAMARGO valeu!
Agora mexeu no coração tbm hein Tonella ... Tbm já tive 5 RD 350
Moto muito show ... Ainda tenho peças dessas e uma inteira desmontada.
Está me faltando agora empenho para montar tudo novamente.
Sucesso aí na motoca.
WCFOliveira tem que montar a moto!
Tonella e Bianca,
Parabéns pelo excelente vídeo.
Já andei numa moto desta 74 (Tampa de Caixão) e quase comprei uma 89, mas te confesso que sempre tive muito medo desas motos.
Andei muito nas Suzuki's GT380 (3 cilindros) e na 550 que também andavam demais.
Por este receio acabei comprando uma CBR 450SR que esta comigo até hoje.
Valeu ! ! !
Fireballspc SPC as 4T são mais previsiveis!
Cara que canal irado. Primeiro Video que assisto e estou com vontade de assistir todos!
Boa tarde Tonella!
Eu tenho uma verdadeira Viúva Negra RD 350 ano 1973, refrigerada a Ar, conta apenas com um freio a disco na dianteira e freio a tambor na traseira, daí a sua fama de viúva negra, valeu Grande abraço
Realmente essas motos sumiram, lembro que eram mto comuns nas ruas a uns 20 anos atrás. Os caras passavam com elas na minha rua deixando aquele rastrinho de fumaça fazendo arder o ouvido, e as minhas vizinhas chatas reclamavam o dia todo kkkkk... Vai saber se uma dessas não era o Tonella rasgando o asfalto alucinado rsrsrsr
abs
segundo manual de serviços de uma moto Yamaha há uma medida sim recomendado para boia com carburador em 45º com ajuda do paquímetro, vou procura manual desta moto amanha em meus arquivos e te mando, tome cuidado pois as agulhas podem ter sido substituída por outra de tamanho diferente da original e assim tendo que ser feito uma regulagem nas boias para compeçar o tamanho das mesma.
***** e forma trocadas, ainda temos um problema por conta disso
tenho uma prata 90 .inteira graças a Deus ,ja a 13 anos .bem original e esta tudo bem .
Ai sim Tonella uma verdadeira joia !!! sou completamente fan do seus videos e fan dessas preciosidades q temos o prazer de assistir Parabéns
hamilton silveira obrigado!
Sou seu fã Tonella, parabéns pelos seus videos! Amo moto 2T e felizmente eu tenho o prazer de andar na DT200 do meu tio, TODA ORIGINAL!
Abraços e tudo de bom!
Essa é linda
Tive uma
Que saudade
Quem sabe um dia terei outra.
Fantástico...
Meu pai teve um Viuva Negra, eu não cheguei a pilotar, mas andei de carona, mas era uma loucura a moto, e muito perigosa tambem, e depois meu irmão teve uma CB400, baita moto também.....
sensacional parabéns. .. o mundo precisa de mais gente assim , para que saber se não puder compartilhar?
mano essas motos até hoje é foda, anda muito, da pau em moto nova sem dúvidas