Mano eu fui "obrigado" a comentar por essa capa do vídeo. 😂 A grande maioria das pessoas nem imagina oque ela significa. Parabéns.......😊 Os Nutellas NÃO gostaram do vídeo. 😂
Traduzindo o vídeo se o pais crescer o suficiente pra arrecadar quase metade que o povo produzir sem o povo ficar puto e ainda assim embolsar e não retornar serviços de qualidade o povo empobrece que surpreende ser roubado e não ganhar algo que faça diferença te deixa mais pobre.
@@euseiasenha1881Ao contrario, adorei! Todavia é um contradição gigante, ao mesmo tempo informar a realidade e depois vender ilusões! Foi bom, mas com um banho de agua fria no final. Sugiro que o autor escolha um dos lados e siga forte.
@@ProfRK-on9fp mano eu sou adulto e sei para que serve a internet. Por isso só disse sobre o conteúdo da capa. A capa é um banho de realidade e que muitos só vão entender daqui a muitos anos ou décadas. Está TUDO sendo esfregado na nossa cara e nas mídias corporativas, só NÃO entende ( vê ) quem é muito burr😁.
É extremamente frustrante e depressivo, pagar 1200 reais em 2 cômodos, 100 mil em um carro simples, aumento de 18 reais no Salário Mínimo...Parece que o simples ficou raro pra minha geração.
Salário mínimo em 2022 era de $1.212 e o aprovado pelo governo anterior pra 2023 era de $1.302, esse aumento de $18 é fruto do novo governo e não estava programado pelo anterior, acorda filhão
@@elisandroeffting1597eu que o diga acorda e leia de novo, te falta interpretação de texto, ele não falou que foi no governo anterior e sim que o "aumento" criado foi basicamente uma mixaria, que sim foi feito por este governo atual, antes de ficar babando pra governo que te dá mixaria, vai aprender a ler.
Sou de 1993 e quando eu era criança, lembro que dentro dos ônibus era raro subir alguém pra pedir dinheiro. Os anos foram passando e hoje, em uma viagem de 20 minutos, sobe uma 3 pessoas pedindo ajuda ou vendendo algo. Em vez da população prosperar, elas estão regredindo.
Naquela época os seguranças da empresa colocariam para fora os pedintes, hoje tudo é racismo, machismo, e um monte de ismos. Vai hoje colocar para fora um pedinte para ver...
@@luiz1016sou um pouco mais velho mas tbm não virei rico kkkk Aqui no Brasil a tal da mobilidade social é mais difícil do que em alguns outros países...
Morando sozinho, pagando aluguel, ganhando 3 mil reais e mal consigo sobreviver, só cuidando da minha saúde, faço refeições normalmente, sem exageros, não tenho gastos exacerbados, sem luxos. Luto pra sobreviver! Quase voltando a morar com o pai... Quem sobrevive com salário mínimo faz milagre!!!!
As vezes vale a pena mano. Viver no limite é ruim tb, se tiver essa opção vale a pena. Volta a morar com ele, tenta arrumar um trampo que pague mais, ou fazer bicos sei la.... junta uma grana e quando ficar mais tranquilo tu volta. Eu ganho menos de 4k liquido e não da coragem de ir morar sozinho aqui em curitiba. Qualquer lugarzinho OK, sem luxo, sem exagero pois não sou exigente mas ao mesmo tempo nao vou sair da casa dos meus pais pra ir morar num cativeiro sabe? Qlq coisinha boa é 1.600 + 400 de condominio .... tudo fecha em 2 mil reais.. tudo tudo tudo... 2k Sério... da pra achar mais barato pelo o que me falam, mas juro pra tu, nao consigo achar um lugar OK por menos desse valor. Ta tudo muito caro MESMO cara. Mais os custos basicos fecha 3k de gasto fixo todo mes. Loucura
@@MsWRP cidades do RN, não vai ser uma casa muito boa não mas é uma casa, é aquilo, luxo não vai ter, vai ser uma vida simples e corrida mas pelo menos dá pra viver solteiro(a) com um salário mínimo, diferentemente de quem mora no sudeste.
Lembro, pelo menos na minha região, como era comum nos anos 80 e 90 somente o pai de família trabalhar e conseguir manter uma casa enquanto a mãe era dona de casa.
e olha q naquela época os soldos já eram defasados e logo veio a hiper inflação dos anos 80, procure na net o plano econômico do Antonio Delfim Netto,principal causador da desigualdade social q nos assola até hj. Mas de fato até o inicio dos 80 contas de luz, água, iptu eram irrisórias, aluguéis eram baratos, maioria n possuía carros (mais caro do que sustentar amante), tv e 3 em 1, sofa e estante eram os maiores luxos dentro de uma casa e as donas de casa sabiam fazer o $ render até o fim do mês, coca cola? só nos fim de semana e olhe lá!
Em 1998, meus pais, sem sequer ensino fundamental completo, compraram um terreno e construíram a casa própria em apenas dois anos, pagando tudo à vista, sem usar cartão de crédito (que eles não tem até hoje) ou fazer financiamento. Eu sou o primeiro dos dois lados da família a entrar e me formar em um curso técnico e também em engenharia. Acho que nunca vou conseguir comprar um carro ou terreno sem me endividar para o resto da vida.
98 foi um ano excepcional na economia brasileira, o valor do real se equiparava ao dolar. Nunca mais um feito desses. Foi uma época que muitas famílias e pessoas conseguiram uma dignidade bacana.
Parece que vc descreveu a minha vida. Meu pai carpiteiro (quase não tinha serviços, as vezes vendia geladinho para ajudar) minha mãe técnica de enfermagem. Conseguiram comprar um terrreno de 900m², sem cartão de crédito, construíram a casa de 3 quartos, cozinha, sala, banheiro e dispensa. Hoje eu sou engenheiro civil , o primeiro da família a ter uma graduação e estou sub empregado, até a epoca da pandemia trabalhava de uber.
Eu vi o relato de uma pessoa falando que o avo dela trocou um terreno por 1000 reais e 2 cavalos. Hj os cavalos já estão mortos e o terreno valendo 200 mil.
@@camilapic6020 De fato, o Plano Real foi a melhor política pública que já teve no Brasil. Tirou milhões da miséria do dia pra noite. Pena que destruíram a moeda.
Antigamente a classe média usava o cartão de crédito para ostentar ou parecer rica, hoje a classe média usa o cartão de crédito pra não morrer de fome.
Antigamente, quando vivia quebrado eu me achava um bost@ por não ter cartão de crédito. Hoje, estou bem, não quero cartão de crédito nem que me paguem.
A classe média alta é uma hierarquia pelas pessoas brancas mas nesses anos para cá a pobreza entre brancos está aumentando eu moro em comunidade eu nunca vi tanto branco na minha vida
Realmente,os impostos estão muito altos e os salários baixos,msm vc tendo uma boa profissão,a indústria não te paga mas que 2.000 pores,de repente se baixarem os impostos os salários melhoram.
@@geancbr9687ou seja a grande maioria de nós trabalha pra pagar as regalias dos políticos e da elite pq esse dinheiro não volta pra nós brasileiros...
Deveriam adotar Biticoin, moeda que não inflaciona. É inconfiscavel e autocustodiante e está em um ótimo preço para ir adquirindo e protegendo o patrimônio de verdade contra decisões de políticos😊
Culpa da população, que aceita isso tudo passivamente. Fomos adestrados pelo Estado a aceitar tudo calados. E ainda ficar brigando uns com os outros por causa deles. Gramscismo aplicado com sucesso 🎯
Não é culpa dos impostos. A culpa é da estagnação economica do pais. Os impostos sempre aumentara porque com a estagnação economica mais pessoas não conseguiram sobreviver e o governo tera que "dar dinheiro" para elas. Quanto mais o pais empobrecer mais os impostos aumentaram para cobrir os programas sociais.
@@Tatiana_Emilia32 Errado, vc afirma que a culpa não são dos impostos e sim da estagnação econômica. A estagnação é consequência, não uma causa, ja começa por ai. Segundo, a culpa é dos impostos, em certa parte sim, se vc paga muito imposto e não tem retorno adequado ,a pobreza e estagnação será consequência logica. "Quanto mais o pais empobrecer mais os impostos aumentaram", também esta errado, os impostos aumentam na medida que a maquina publica se incha, quanto mais o setor publico cresce em pessoas e em gastos, mais o governo vai ter que cobrar impostos para cobrir esses gastos, e o contrario é verdadeiro, pra se ter a diminuição de impostos, o sistema publico deve enxugar os gastos e/ou reduzir os servidores públicos. "Os impostos sempre aumentara porque com a estagnação econômica mais pessoas não conseguiram sobreviver e o governo terá que "dar dinheiro" para elas", isso graças justamente ao inchaço da maquina publica. O governo quebra suas pernas para depois te doar uma bengala.
Se a classe média tá passando por esse aperto todo pra sobreviver com o mínimo de conforto possível, imagine os pobres. Viver em uma sociedade não está sendo muito atrativo.
Tem também a má influência e más informações Fui muito criticado por deixar a vida na cidade grande e ter voltado para roça E vejo muitas pessoas dizendo que se a pessoa quiser evoluir tem que sair da roça e ir morar numa cidade grande A questão é, a agricultura familiar não te deixará milionário, mas sua ficará muito melhor e um pouco mais confortável Por mais que aumentou o custo de vida no interior, ainda é menor do que nas grandes cidades. Vejo jovens hoje que vem de agricultura familiar, que ele só consegue receber bem mais do que uma pessoa com 2 faculdades, que está sendo iludido de ir morar na capital de SP. Não pago água, e são poucos alimentos que compro, gasto mais com besteiras do que com comida mesmo Mesmo lucrando o que lucro, para cidade de SP não seria quande coisa, mas para região que moro me dá um pouco de conforto. Nunca acreditei em classe média Ou se é pobre ou se é rico Mas tem aquele pobre que vive bem e tem o pobre que sofre bem.
@@felipee9177 mas é o que falo para uns aqui, vivem bem, tem as coisas deles, vida tranquila, aí quer trocar tudo isso para ir para SP para passar raiva kkkkk, falo para eles, mesmo se ganhar 10 conto por mês em SP eles não teriam a qualidade de vida que eles tem aqui.
A classe média é a fatia da população que deveria ser preservada e ampliada , é ela que trás crescimento econômico a uma nação. A classe média é quem mais paga impostos e quem menos gera custos ao estado . Em sua maioria " quando realmente classe média", paga colégio particular , tem plano de saúde, consome bens e serviços, faz turismo , e não onera o estado . O problema é que esta é a faixa onde os governos têm maior facilidade para tirar dinheiro!
Mas é bom o governo se espertar, porque hoje, menos de 5% da população consegue ter acesso ao que listou. De onde os caras do governo irão tirar dinheiro? Se esmagarem esse 5% que hoje é a real classe média, não sobrará ninguém para eles tirar dinheiro... A classe média do IBGE que está nos outros 95% será aniquilada. Todos estarão pobres.
Sim... aqui eh todo mes 2k de irrf e nas ferias tiram facil 4k. Me diz o q eu ganho de volta do governo? Que benefício? Nenhum! So vejo noticia que vai ter mais taxação nos bens que quero comprar
Se nos atermos apenas à definição de classe média (do IBGE por exemplo, que é muito usada), veremos que ela não passa de um eufemismo pra "pobre melhorado". Outro detalhe: quando se melhora de vida numa economia instável (Brasil), a carruagem vai virando abóbora em pouco tempo...infelizmente, somos um país nivelado por baixo.
Eu considero uma pessoa classe média assim: 1. Fez faculdade 2. Sustenta um carro 3. Ganha mais de 4000 4. Consegue pagar um plano de saúde 5. Consegue pagar um colégio particular para os filhos 6. Tem a oportunidade de estudar para aumentar sua renda ou mudar de país Se for pra considerar alguém "Rico", diria que é uma pessoa que está entre os 5% mais ricos. Ou seja, ganha por volta de 10 mil reais e é um trabalhador essencial no mercado. Detalhe, convertendo pelo poder de compra um trabalhador do McDonald's ganha mais de 9 mil reais nos EUA
@@victorsalema4071Eu concordo com vc . Não dá para considerar uma pessoa que ganha menos de 4000 mil por mês como classe média e rico ( classe alta ) é apenas acima de 10.000
Sou de 2005 e logo farei 18 anos, e já presenciei uma diferença brutal. Quando eu era pequena, me lembro que era muito comum meus pais comprarem uma coca-cola, com 5 ou 6 reais para almoçarmos. Todos os fins de semana nós saíamos, as vezes um churrasco com a família toda. Hoje, uma coca-cola custa em média de 8 a 12 reais, e só fazemos um churrasco quando realmente, realmente, é algo especial.
Eu também, com o passar dos anos eu e minha família fomos parando de comer fora aos finais de semana, agora a gente tenta ao máximo poupar dinheiro. O poder de compra caiu e muito, mas a intenção dos políticos é justamente que exista uma classe alta (ocupada unicamente por eles) e todo o resto em miséria extrema.
Mas nessa época o salário mínimo era bem menor, se você pegar o preço da coca cola de uns 10 anos atrás e comparar com o salário mínimo, você vai perceber que hoje em dia o salário mínimo compra mais garrafas de coca do que comprava a 10 anos.
@@maxnascimento9693 O problema é que apesar do salário ser menor, o real ele era valorizado (mesmo que o brasileiro não tivesse uma quantia ideal). Hoje, quase 60% do salário mínimo já é gasto somente com alimentação...
Em 2020 estava trabalhando ganhando 1.3K, decidi morar na cidade, aluguei um quarto numa pensão que custava 300R$, gastava mais uns 70 R$ com água e gás, fui fazer as compras pra uma semana e de cara já gastei 150 reais só com o básico que durou uns 15 dias, 80R$ com cama e banho basicão como toalha e lençol, percebi que iria gastar uns 70% do salário só com despesas, cai fora e voltei pra casa dos meus pais no interior da cidade vizinha e estou buscando uma forma de realmente ganhar dinheiro, pois mesmo sendo analista de sistemas formado as empresas pagam uma miséria e o estresse e cobrança é demais, ainda tem gente que acha que faculdade é sinônimo de altos ganhos e melhoria de vida....
Tem cargo público de nível fundamental pagando mais do que isso. Sendo formado vc tem boas chances, não se acomode querendo ficar na mesma cidade. Procure concursos na pci concursos. Pode não ser o trabalho dos sonhos, mas pelo menos vc vai ter um padrão de vida um pouco mais digno.
Pois é! E se depender do atual Governo Petista, a classe média vai acabar em breve. Parece que eles estão fazendo um bom trabalho. Lembre-se da frase de Marilena Chauí, em discurso num congresso de Esquerda: "EU 0DEI0 A CLASSE MÉDIA!".
Este é um dos assuntos que mais conversamos entre meu círculo de amigos. Lembro que nos anos 90 e 2000 nosso poder de compra era bem maior. Nem se preocupávamos em faltar dinheiro no mês seguinte e meus pais além de conseguirem a casa própria compraram mais algumas casas para alugar e terrenos. Eu por meu lado, nem sei quando terei condições de construir um cubículo sequer, minha frustração é tamanha que nem tenho vontade de ter filhos, pois vejo que a chance de ter que legá-lo ao acaso é enorme.
Ótimo comentário. Tenho 30 anos,moro em casa própria que me foi deixada de herança e não estou conseguindo sequer fazer a manutenção da mesma. Precisa também de uma reforma. Tudo está caríssimo.
Pois é. E pra quem quer constituir família isso é uma conpleta derrota não ter como manter com uma qualidade de vida mais do que aceitável, e ainda temer se a prole terá como se posicionar no mercado e ser bem sucedida.
Também meu amigo, está quase que tudo tabelado, 1kg de arroz 5 reais, açúcar 5 reais, Leite em pó 7 reais. Só em três item se foram 17 reais. Antigamente com esse dinheiro vc comprava vários itens.
Não pode usar sua própria realidade como exemplo, tem de usar dados estatísticos. Isso de diminuição da classe média é um problema do Ocidente que a industria está saindo dos EUA, Europa e indo para Ásia onde está nascendo uma nova classe média, nós no Brasil excluindo o boom dos anos 60 e nós eramos muito mais pobre no passado do que somos hoje, tem uma queda em relação ao começo dos anos 2000 onde teve a alta nas commodities, mas se voltarmos nos final dos anos 80 e começo dos 90 principalmente no interior do Brasil tinha lugar que o pessoal vivia com padrão de vida da idade média. O grande problema que vejo é que o pessoal consome tanto conteúdo de fora que não tem noção da própria realidade, e fica projetando os problemas do ocidente no Brasil. Esses dias mesmo tinha um maluco na internet reclamando de imigração kkkkk
O poder de compra não era maior, antigamente ficávamos sabendo da existência de um produto por anúncios na tv ou no comércio, ambos os casos o produto precisa de viabilidade comercial, já na internet de redes sociais vemos produtos que não somos público alvo e nos sentimos pobrez
Esse vídeo fez eu perceber o quanto eu sou privilegiado. A estabilidade que minha família tem é igual a classe média do passado. O meu pai sozinho consegue sustentar uma família inteira sem muitas dificuldades,e mesmo com a pandemia nossa qualidade de vida não diminuiu, muito pelo contrário teve uma melhora interessante.
@@thiaguinho1000grausas vezes só é um Tião da oficina q é bom em controle financeiro, conheço um senhor funileiro q tira tranquilo no mês 25k livre de impostos, mas vive sem nada dar tudo as muié da vida, já outro Zé da budega tira seus 12 k e vive uma boa vida sem dever a ninguém, casa boa e carro bom e todo fim de semana na sua chácara
tambem é assim aqui, mas pra mim esta tao dificil arrumar emprego, mesmo sendo engenheiro, nao quero virar uber e os concursos estao muito concorridos (quem passa tem que quase gabaritar)
@@thiaguinho1000graus ,na verdade até que ele é inteligente. Meu pai aprendeu sozinho a ter controle financeiro, empreender e entre outras habilidades(detalhe:Meu pai era um pobretão)
Feliz de quem nasceu nos anos 70 e 80 e conseguiu prosperar durante os anos 00 com as oportunidades que tivemos, quando tinham entre 20 e 30 anos de idade. Pra quem nasceu depois, está muito difícil formar uma família, ter emprego estável, se alimentar bem... comprar um carro ou uma casa voltou a ser um grande luxo e sonho. Pra quem tá nascendo agora, com tanta crise social e ambiental, vai ser mais difícil ainda.
Sou Mecanico de USINAGEM (Torneiro Mecanico ) , nos anos 90 eu Ganhava 11 Salarios Minimos como empregado , de la para ca só caiu , HOJE 2024 , eu ganho + - 2 Salarios Minimos .......
Eu tava refletindo sobre isso no vídeosobre as pessoas saindo da Austrália. Ás vezes nem faz tanta diferença imigrar de país pra conquistar algumas coisas como uma casa ampla e com quintal, um carro melhor e tal. Pois essas coisas vão ficando cada vez mais inacessíveis pra classe média normal. Um fato muito citado pelos americanos é de que não dá pra existir um Homer Simpson hoje. Ou seja, um "afegão médio" conseguir sustentar 3 crianças e a esposa não precisar trabalhar e ele ainda ter uma casa grande e espaçosa, 2 carros, plano de saúde, seguro, etc.
Por isso que muitas pessoas da geração atual não querem ter filhos o que vai gerar uma taxa de natalidade muito baixa e em breve uma bomba vai explodir na previdência se nada ser revertido o futuro está cada vez mais assustador, essa bomba vai atingir primeiro os países desenvolvidos e dps vai explodir aqui tbm, espero que algumas tecnologias e robôs substitua os humanos em alguns trabalhos e que seja muito produtivo pra sustentar todo esse povo é pelo visto esse é o único caminho.
E na época do desenho ele era retratado como se fosse um “fracassado”, pois não tinha faculdade e trabalhava num emprego monótono e sustentava a família. Hoje isso é luxo e sonho de muita gente.
antigamente até dava pra sair do Brasil juntar dinheiro por uns anos lá fora é comprar uma casa aqui no br agora até lá fora está difícil mesmo com o real desvalorizado o custo de vida básico é principalmente a moradia não dá pra sobrar dinheiro
O problema das pessoas é que sempre que começam a fazer mais dinheiro eles imediatamente elevam o padrão de vida. Quem é esperto de verdade vai ganhando mais grana mas vai se mantendo no mesmo nível, sem querer mostrar pros outros que ganha bem e que anda de carro novo ou mora numa casa de 4 quartos sendo que são somente em 2. Te digo que as pessoas indo embora da Austrália são por questões de legalização e não pela qualidade de vida. A vida na Austrália é muito mais justa do que no Brasil. É fácil? Não, mas mais fácil que no Brasil.
@@julianom.5796 Concordo com seu dois comentarios e o tio de uma amiga esta na Australia há 3 anos esta bem lá . óbvio que tem que trabalhar ( Só um Dinho Sta Cruz que reclama que : Infelizmente vivemos num País que a gente tem que trabalhar...) mas sim vc consegue ter um nível de Vida bem melhor lá.
Outra questão é: os brasileiros não tem educação financeira: pagam muitos impostos(Governo) e juros(bancos,cartões,...),o brasileiro não conseguem ter organização financeira
ter que comprar marca barata no mercado pra poder pagar imposto de renda enquanto os juízes, promoteres, deputados estão comprando do bom e do melhor pra sua família e amantes é o cumulo da sacanagem, enquanto as ruas daqui (Zona Oeste de SP) TODAS arregaçadas e destroem teu carro se vc n tomar cuidado...
E aumentam o salário, esse ano aumentaram o salário de 30 mil para 40 mil .Viva o Lula e bolsonaro. E tem gente que manda pix ainda pro mito e gente que acha que o Lula não roubou.Esse é nosso povo gado
Cara tem um canal que o cara faz uma análise de um filme de 1973 onde só pessoas ricas comiam carne de verdade era tudo extremamente caro,parece até uma profecia
Assunto de Extrema importância lembro que lá em 2013 o salário mínimo era 678 eu ganhava 3500 naquela época lembro que minha mãe fazia uma feira com 200 reais dava pra passa o mês todo hoje tem que ser no mínimo uns 700 a 800 hj com um salário minimo só da pra come paga as contas e olhe lá dependendo de quantas bocas tem pra sustentar.
Na mesma época, meu pai trabalhava na Odebrecht, ganhava mais ou menos 2.000 por mês e sempre tivemos prosperidade, pagava as contas e ainda sobrava dinheiro para passear. Atualmente, não dá nem para pagar todas as contas e nem sobre dinheiro para lazer.
Eu comprei um pote de requeijão, pão (comum de misto, era o maisbarato) e algumas fatias de frango defumada (sem tanta diferença do preço do presunto), esses três itens deu 50 reais. 😂 eu arregalei o olho e li a notinha três vezes kkkkkkkkkk
Eu consegui comprar a minha casa própria, porém só consegui comprar aos 49 anos, depois de mais de 20 anos de economia, e mesmo assim, um apto de 45 metros em sampa.
Antes tinha nota de 1 real, hj tem de 2, de 200 e pode esperar que já já teremos notas de 300, 500 e tudo pra suprir/mascarar a desvalorização da moeda.
Tenho 22 anos e decidi me casar, tenho uma ótima esposa e um enteado, mas francamente é desesperador ir ao mercado e ver o quão caro o básico se tornou. Não dá nem para complementar a renda com Uber ou Ifood, já que a CNH na minha região custa quase 3 mil reais. Penso muito em ir pra fora e já desisti de sonhar com faculdade, principalmente na área que pretendia (Ciências políticas). É uma tristeza o que o povo sofre independentemente do governo
Casado E Enteado? Credo! Imagine gastar tempo e dinheiro criando filho dos outros aos 22 ANOS? Sai dessa cara, esse tipo de relacionamento não dura, é só um fardo para ser carregado sem motivo nenhum. No final vc so vai se arrepender perdendo sua juventude por sentimentos temporários
Cara, se tu puder ir pra fora de forma legal, então vai. Eu quero fazer intercâmbio e possivelmente morar fora mais pra frente. Pensa nas coisas certinho, se planeja e se Deus quiser, vai dar tudo certo tanto pra mim quanto pra ti
Me lembro que em 2016 minha mãe pagava R$ 7,00 no café,hoje ela paga R$ 20,00 no mesmo café (Melitta),em um período de 7 anos o preço triplicou, e detalhe, o salário mínimo não subiu na mesma proporção.
"é pq eu odeio a Classe média" Marilena Chauí. a pandemia fez crescer a disparidade, a classe média ficou desempregada em muitos casos, os bilionários cresceram suas fortunas
@@PauloRoberto-mn4be, tá por fora. Ela não depende "somente" da aposentadoria da USP. O patrimônio dessa senhora deve estar muito além do que qualquer "classe média" poderia angariar (ex.: palestras, venda de livros didáticos, etc.). Em suma, a ricaça que gosta de pagar de comuna deve ser é milionária mesmo... Toda a "esquerda chique-intelectual" segue o mesmo padrão: Gostam de falar de pobres, mas são podres de ricos, vivendo uma rotina de luxo que nenhum "classe média" no Brasil sonha em ter... Enfim, a hipocrisia e o cinismo reinam absolutos no meio canhoto, como de costume.
Quem observa bem percebe que parece estar se abrindo um abismo cada vez maior entre uma classe social e outra, tornando assim a desigualdade enorme entre classe alta e classe baixa!
O problema das pessoas é que elas não trabalham mais para sobreviver e viver suas vidas na simplicidade, eles vivem para a luxúria, prazeres, e ostentação, que os levam a miséria e consequentemente a pobreza.
Isso não uma tendência nem um acidente. Hoje temos no poder uma galera que fala abertamente que odeia a classe media. Ou você é pobre e depende deles ou é rico e faz negócio com eles.
@@cdbsrt tendência mundial?. Isso é papo de brasileiro ufanista tentando pregar que no exterior não é diferente. Já morei na Alemanha em Munique, Moro atualmente em Xangai na China desde 2020 e nem penso em voltar para o Brasil. Não queridos, o Brasil está mal mesmo.
fato interessante: apesar do nome ser "classe média" no sentido sociológico ela não é uma classe social, como mtos acreditam, na sociologia classe social é a posição no processo produtivo, ou seja, quem vc é no processo de produção define a classe q vc participa, se vc trabalha e produz ou se vc é o proprietário do meio de produção (fábrica, indústria, fazenda)
A unica coisa que me arrependo é não ter conhecido esse canal antes. Conteúdo e edição incrível demonstrando a real Realidade da sociedade e do mundo,Nunca vi esses tipos de conteúdos sendo mostrados na escola. A internet é um incrível lugar de se aprender e Diciplinar coisas novas!
@@Kauaalexsanquem ilude é esse mesmíssimo canal kkk Passa o vídeo inteiro falando que o encolhimento da classe média “não vai acabar tão cedo” pra terminar dizendo “é fato que o futuro não é previsível, bla bla bla” Quem tá se iludindo então? Não se engane, esse canal é puro suco de ideologia liberal.
Casei no final de 2017 e fiz uma compra enorme p encher os armários junto com mistura e produtos de limpeza... Quase não cabe no armário e gastei R$862,00 hoje em dia esse mesmo valor eh só pros itens básicos e o salário com dicidio aumentou apenas R$112,00 ou seja as políticas adotadas junto com os fatores de crises só fizeram derreter o real como nunca antes.... Lembro q em 2016 estava pensando em comprar um new fiesta 0km A VISTA pois estava custando apenas R$45.000,00 e não adianta comparar os salários mínimos de época pois naquela época mesmo ganhando menos se tinha mais poder de compra que hoje
Meu pai comprou esse mesmo carro na época, à vista. Hoje em dia, continua com o mesmo carro pois não tem condições de bancar um carro novo. Detalhe, o fip do carro dele está nos mesmos 50.000 que ele havia pago anteriormente.
@@jlevix Deixa de ser alienado. Quem vem aumentando impostos e inchando a máquina pública? O socialismo/comunismo sempre atacaram a classe média, pois a mesma sempre foi um obstáculo nos objetivos de poder dessa ideologia.
Nossos pais tiveram a oportunidade de se desenvolver logo na juventude, mas nós temos a oportunidade de acesso à informação mais facilmente, superando as expectativas que nossos pais tinham sobre a vida.
Na era da inflação e da moeda sem lastro, a população sofre cada vez mais com o aumento de preços. Enquanto o governo tiver o poder de imprimir dinheiro sem lastro, a tendência é só piorar. A inflação vai continuar subindo.
@@autistadolinux5336 bitcoin é coisa de 𝗆𝗈𝗅𝖾𝗊𝗎𝗂𝗇𝗁𝗈 𝗋𝖾𝗍𝖺𝗋𝖽𝖺𝖽𝗈, e não precisa nem me responder pois já conheço tudo sobre esse ''investimento'' entre muitas aspas
R: Pois a classe média é a que mais deseja a liberdade e que também luta por isso. Governos tirânicos detestam e têm verdadeiro pavor sobre Liberdade. Em geral as classes mais altas se acomodam, enquanto as mais pobres têm que lutar pela sobrevivência. Ao longo da História exemplos não faltam.
A questão é que os ricos sempre sabem como escapar dos impostos, enquanto são os pobres que mais pagam, e justamente esses pobres que elegem os políticos mais sanguessugas que existem, é um ciclo.
Outro fator: inflação. Inflação "corroe" o poder de compra. Quando se entra no ciclo inflacionário é muito difícil sair, pois gera um ciclo vicioso: mais inflação gera menos poder de consumo. Menos poder de consumo gera menos empregos e mais demissões o que vai aumentando a inflação e diminuindo cada vez mais o poder de compra. Inflação só é realmente bom para políticos e/ou associados, já que são os mesmos que definem as regras da Economia.
Existe mais de uma faixa na classe média. Se conscientize de que deve descer um ou dois degraus ( dependendo da faixa), nem que tenha que abandonar até algumas despesas, ditas essenciais. Estude finanças, mas não dê ouvidos aos influenciadores da Renda Variável (isso é para profissionais). Aprenda também a dizer NÃO! Gaste sempre menos do que arrecadar, mas também não ignore por completo o lazer (o cérebro precisa disso). Existem ene situações que você teria que se comprometer, mas estas já vão lhe direcionar da maneira mais fácil para o controle financeiro. Não tenha pressa para resolver tudo e sim determinação inabalável para chegar ao destino.
Parabéns pelo vídeo, uma idéia: que tal um vídeo falando do que está acontecendo com os Países ( sonhos ) de prosperidade para os Brasileiros que se aventuram em outros Países ( Portugal , Japão , Austrália, Canadá, EUA, Inglaterra , Europa , etc ) será que nos dias hoje 2023 e logo 2024 o sonho acabou?.......😊
Thales & Arthur, eu quero aqui agradecer pelo curso Exponencial que fiz com vocês, Gratidão por abrir minha consciência para um trabalho de plena Qualidade e Vídeos realmente clicáveis 👏👏👏 Gratidão! Gratidão! Gratidão! 🙏
Um dos problemas da classe média aqui no Brasil ( classe média sem educação), é que não se prepara para momentos de inflamação e de crise. Continuam comprando mesmo sabendo que vao ficar endividados. Há uma necessidade grande de mostrar que pode comprar. No periodo de pandemia foram os anos que mais economizei, com o término dela, continuei com a mesma mentalidade.
Amigo por mais nobre q seja seu pensamento a economia nao funciona assim ja imaginou se todo brasileiro so economizasse o pais quebra, a economia depende do poder de compra e nao do poder de guardar dinheiro, o Brasil so vai pra frente quando o governo diminuir os impostos oq ao meu ver com essa reforma eles vao aumentar mais, eu to so de olho assim q isso for minimamente pra frente eu vendo minha empresa na hora e pego o maximo de emprestimo no banco q conseguir e vou pro interior viver de renda. Nunca vou conseguir entender de onde esses politicos tem essas ideias ridiculas e acham q e boa pro povo
@@jamaica4game129a China cresceu mesmo o povo tendo essa mentalidade de economizar.... Segundo o banco mundial, um trabalhador chinês médio tem mais riqueza acumulada que um europeu médio. Quase 90% das famílias chinesas tem casa própria e mais da metade dessas famílias compraram ou estão comprando um segundo apartamento (uma das causas da bolha alias) ... Pessoas de paises pobres que crescem precisam economizar num primeiro momento...
@@stankiewicz1992Isso acrescentando o fato de que há inúmeros serviços públicos de reformas em conjuntos habitacionais de periferia, e que hoje são bairros incrivelmente planejados por lá Algo que passa bem longe de acontecer com as Cohabs no Brasil
@@sinister2406 pois é, eu vi alguns projetos de lá.... A maioria deles é integrado com a cidade (apartamentos em cima e lojas ou pequenas fábricas no térreo), o que dá dinamismo pro lugar... Nunca entendi pq no Brasil não fazem esse esquema de apartamentos populares com lojas embaixo e conectados com a rua ao invés de condomínios de blocos isolados da cidade... Podiam ser bairros independentes e totalmente estruturados...
@@stankiewicz1992 Isso existia nos tempos coloniais, onde famílias (principalmente as de alta classe) tinham moradias na parte de cima e mantinham seus comércios na parte de baixo Ainda existem casarões da época, principalmente no Nordeste, mas infelizmente, são frutos de uma época escravagista
Brasil Classe Baixa : R$ 600 a R$ 3000 Classe Média : R$ 3100 a R$ 10000 Classe Alta: + R$ 10100 Se o seu salário é menor que 3000 reais não pode se considerar classe média e se for menor que 10 000 reais não pode se considerar classe alta.
@@jonatasrcs O IBGE deve tá levando em consideração o eixo Rio SP , em algumas regiões como interior do Nordeste e interior do Norte só ganha acima de 15 mil quem é herdeiro ou político
Educação sempre é o centro nas discussões acerca de como melhorar o futuro. Eu me pergunto, como pensar em educação se o cidadão nem sabe se voltará vivo para casa? Minha visão é investe-se em educação conjuntamente com segurança pública, contudo segurança pública sendo o alvo principal até a diminuição de índices de violência ocorram e o sentimento de segurança seja restabelecido na sociedade. Falam muito em educação, mas segurança pública afeta bastante na economia de um país e consequentemente na desigualdade social.
Com certeza já vi estudos sobre o quanto que investimentos em segurança pública (não) se traduzem em real diminuição da violência urbana. Eu acho que você iria rever sua posição depois de ler alguns resultados. Ex: O IMPACTO DO INVESTIMENTO EM SEGURANÇA PÚBLICA NA TAXA DE HOMICÍDIOS NO BRASIL Marcos Dias de Oliveira, Hector Luís Cordeiro Vieira
@@antoruby Perdoe-me se fui mal interpretado, investimento não se significa apenas dinheiro na atividade fim ou gastos sem qualidade. Nesse pensamento de apenas gastar, brasil gastou muito com educação na gestão lula, mas aparentemente não foi tão eficaz quanto de esperava. Ainda sobre segurança, o correto seria a reestruturação jurídica e organizacional, e o dinheiro seria essencial para isso, pois reforma de verdade custa caro. Agora, sobre o artigo, obrigado pela sugestão, lerei neste fim de semana.
Nos EUA anos 50 a 80,as corporações pagavam um imposto altíssimo,os trabalhadores tinham muitos direitos, depois do governo liberal de Reagan que destruil toda a classe média dos EUA. Pra ter uma ideia,antes de Reagan 80% era classe média nós EUA.
Parabéns pelo vídeo, excelente materia, uma idéia: comentar sobre as novas profissões ( IA , TI, MECATRONICA, ENGENHARIA AERO ESPACIAL , ROBÓTICA) E as velhas ( contador, bancário, secretaria, feirante, dono de banca de jornal, alfaiate...) onde procurar orientação sobre o que estudar , pois uma decisão errada ocasiona anos perdidos.....😊
Seria interessante fazer um vídeo sobre a prosperidade e a riqueza de algumas cidades médias do interior do Brasil ou a migração do brasileiro dos grandes centros para cidades do interior do país. Isso é muito válido porque o brasileiro é muito mal informado sobre o que ocorre fora dos grandes centros. E podem ter certeza acontece MUITAS coisas interessantes!!!
Desde a abertura dos mercados na década de 90 no Brasil, e a expansão industrial asiática desde os anos 80, os empregos que mantinham a "CLASSE MÉDIA" minguaram.
@@Rodrigo_Sobrinho conheci pessoas que ganhavam 50 salários mínimos na indústria na década de 1990, em cargos que hoje não pagam nem 10 salários mínimos. Competição, redução de custos achacaram salários. drasticamente.
Sempre a uma saída para se manter economicamente. A classe média gasta sem controles e compra as vezes o que não pode. Hoje em dia gastos sem necessidades tem mais oferta no mercado, como lojas on-line, celulares caros etc. A classe média não poupa e nem investe isso na maioria. Mas vale ressaltar no Brasil temos situações econômicas bem diferente entre regiões. Muitos fugindo dos custos por ex de SP.
Muito imposto, inflação que não para de ser gerada e gerada pelo governo, e um toque de mais itens que se tem para comprar, exemplo stream, roupas, comida, etc… Mas o maior culpado é a inflação que o governo tanto ama, inclusive a inflação e poder de compra merecia um vídeo aqui.
Vc chegou no ponto crucial da questão. O governo ama a inflação, porque é ele mesmo quem a cria e a usa como ferramenta de dominação sobre a população. Como ele faz isso? Aumentando o seu tamanho, seus gastos e repassando essa "conta" em forma de imposto para quem produz e consome, tornando a sobrevivência cada vez mais cara e, assim, aumentando a dependência da população no Estado. O problema é que as pessoas ficam nessa de governo B X governo L e não entendem que é tudo a mesma m.... O objetivo deles é alcançar o poder e se manter no poder, estão se f...... para a população. Mas o povo alienado não entende. Por isso é que vamos para o buraco, igual a Argentina e a Venezuela.
Graças a Deus que não participo da corrida dos ratos, tive uma vida abaixo do que ganho durante 15 anos, comprei uma casa menor do que poderia e evitei gastos supérfluos e invistia 60% do que ganhava, hoje não preciso me preocupar com boleto e nem desemprego.
- Aumento e criação de taxas e impostos; - Leis e dispositivos legais como óbice para um casamento e uma família; - Altas criminalidade e incentivos diretos e indiretos aos mesmos; - Leis e dispositivos legais de caráter ambiental que, na verdade, impede o progresso do Brasil; e - Descrença do futuro. *Cada vez mais temos que sobreviver num país como o Brasil.*
Pior que é a massa , o famoso povo de Instagram que parcela o IphoMe de 10x , mas não compra um smartphone mediano , a fim que sobre dinheiro na poupança. O pior que vejo sempre , o povo conta com o dia 05 pra receber e comprar algo , já chega no vermelho pq tá liso. Poupar 100$ ninguém quer , mas a cervejinha quer. Entendo que nem sempre sobra dinheiro pra guardar mas poh, iphoMe novo tá ne kk
@@fredfonseca2003ter consciência de classe, ou seja, ter a noção de que é pobre e votar em quem representa pobre e não em em quem representa multimilionário
Trabalho faz 20 anos e, mais da metade ganhando em média 2 salários mínimos, resumindo, comprei um APTO financiado, um terreno, moto e carro popular sem me apertar e ainda estudei em faculdade particular pagando mensalidade completa.
Dizer que não vai melhorar tão cedo é otimismo. Nunca mais vai melhorar porque o estado no Brasil tá sempre correndo atrás pra corroer o rendimento das pessoas
Na minha infância sempre fui pobre, hj tenho 40 anos, ganho 1750,00 e sem nenhuma previsão de melhora... Com certeza não me vejo como classe média, me vejo como pobre mesmo! Não passo fome, mas temos somente o básico do básico! Quase todo o dinheiro é para moradia e comida... É extremamente raro comer fora, ou ter um laser do tipo shopping, cinema etc... pois não sobra!
Eu e minha familia eramos bem pobres eu achava que ainda era mas vendo o video acho que somos da media, acredito que podemos viver um pouco melhor apesar da comida esta cara e, porque temos casa propia, minha mae ganha 6mil e meu pai 2mil pra 6pessoas, logo logo vou poder ajudar tambem
Tem fundamento este vídeo! Realmente a classe média está desaparecendo e tem motivos políticos para isso! É do interesse do sistema que está sendo implantado a nível mundial, que a classe média seja eliminada. O aumento abusivos dos impostos tem por este objetivos!
@@LUCASMAISVIDEOSso se deve tbm ao fato da pandemia e da recente inflação mundial que ocorreu nesse período no mundo,... Mas o fato é que o Minto não fez porra nenhuma pra mudar algo, além de vir meter treta e dá aos palmas pro nine fingers e ficando de quatro pro centrão. Edit: E monte de coisa que o Biroliro fez 😂😂😂 foi absurdo.
@@LUCASMAISVIDEOSpara quem é burro seu comentário faz sentido, mas para quem viu o que estava acontecendo no mundo confirma a primeira parte desse comentário.
Olá, alguém poderia me explicar em qual banco de dados o Canal Elementar consegue os trechos de vídeos que servem como pano de fundo para suas narrações e reflexões sobre os variados assuntos?
Realmente, o poder de compra está no vermelho ,quando comecei a trabalhar.... registrado, meados de 2003 pra 2004, porque ja trabalhava de maneira informal, aprendiz como se dizia em oficina mecânica... o salario mínimo era de R$100,00 reais.... o pessoal que tinha um salario legal, pessoal de experiencia, alguns eram mecânicos de manutenção onde eu trabalha que ganhavam aí uns R$2.500,00 a R$3.000,00 reais, eles tinham casa própria, casa de aluguel, tinham mais de um carro na garagem, andavam de caminhonete e até mesmo tinham sitio ou chácara, para curtir o final de semana.... Hoje em dia... um salario desses de 2 a 3 mil... nao se mais muita coisa... ainda mais se tiver família...
Esta é a realidade da grande maioria do setor que realmente produz, pedreiros, mecanicos, serralheiros, carpinteiros etc..., quem fez até 2014 fez, depois disso só ladeira abaixo.
Hoje um aprendiz nem o mínimo ganha. Sou aprendiz e sempre ganhei abaixo do salário mínimo. Quando entra o desconto no INSS recebo menos da metade de 1 salário mínimo. Tenho 22 anos e sou formada, não tenho perspectivas de futuro. Estudei em vão, estudei para nada.
E pensar que atualmente temos cada vez mais aumento de impostos, aumento de salario de politicos (que eles mesmo votam), e um salario mínimo que teve um reajuste insignificante. O Brasil parece que foi programado pra ser miseravel, e os mesmos que insistem em continuar assim com os representantes que elegem.
De maneira resumida, quando o capital migra da produção em direção ao setor financeiro, num movimento de concentração, ele gera desequilíbrios financeiros na sociedade. E as parcelas que vão sentir os efeitos negativos desse desequilíbrio serão sempre as parcelas mais baixas da sociedade.
Eu trabalho num supermercado e todo dia, eu vejo as pessoas cada vez mais frustradas com a pessima capacidade de compra que tem, mesmo ganhando o maior salário possível. Pois deixam tudo no caixa, quando fazem as compras dos produtos alimentícios. Doi ver em alguns casos, a turma ter de deixar de comprar as coisas na frente do caixa mesmo, quando percebem que o valor na compra final não vai dar conta. E isso quando se planejam pra ir comprar, e quando não se planejam então?! Claro, que é bem fato que eles virem comprar todo santo dia, não ajuda muito na hora de conter essa inflação. E tbm o governo querer jogar mais crédito social nas mãos do povo pra ganhar mais notoriedade tbm não ajuda EM NADA! Pq depois eles cobram o preço via aumento de impostos. Mas...Ainda assim, isso por si só n explica como as coisas pioraram de tal maneira a ponto de haver inúmeras comparações com o passado, aonde se podia comprar mais com bem pouco. É realmente degradante só de imaginar isso. E não é só aqui não! Ta ocorrendo no mundo todo isso! É BIZARRO E TRISTE AO MESMO TEMPO, PORQUE QUANDO UM PRODUTO SOBE DE PREÇO ELE NUNCA MAIS VOLTA AO SEU PATAMAR INICIAL E, A MEDIDA QUE O TEMPO VAI PASSANDO ELE SÓ SOBE E SOBE CADA VEZ MAIS!!! É INSANO ISSO!!! HAJA CLASSE MÉDIA QUE AGUENTE TUDO ISSO. DETALHE:SÃO ELES A BASE DE QUALQUER ECONOMIA NO MUNDO. Quem falar que é contra essa gente toda, tá significativamente defendendo a pobreza NA CARA DURA!!! 🤨👌🔥🔥🔥
Levando em conta que antes o básico era essencial. Hoje, além do alto custo sobre qualquer serviço e produtos, temos demandas que antes também não tínhamos. Esse é um fenômeno presente no capitalismo moderno. Lembrando que estamos passando pela primeira experiência. O mundo de 50 anos atrás é incomparável. Pois estamos tendo a chance agora de ver com clareza o capitalismo moderno no mundo globalizado.
Eu sempre ouvi que existem 3 tipos de classe média: classe média baixa, classe média alta e classe média tradicional. O que está a acontecer desde há anos é que a classe média tradicional está se tornando classe média baixa e a classe média alta se está tornando na classe alta. Então a classe média não está a desaparecer, está se a apenas a modificar.
Uma correção: de forma geral a classe media como um todo tende a empobrecer pois seus ganhos e aumentos não acompanham a inflação. Em geral classe media é em sua maioria assalariado com condições melhores. Esses classe media que vc citou como ascendentes são poucos, quase nada. Tanto na classe baixa, quanto media são os chamados transitórios. Pois em empreendimentos seus ganhos passam a inflação. Infelizmente vivemos em um pais que o atual gestor e coligados foram (esse ano) e desde o passado contra o ensino da economia, educação financeira, informática, robótica etc , que são conhecimentos expansivos (transversais com diversas matérias e na vida comum do cidadão). Um pais que já teve hiperinflação, a população não entende como a inflação funciona. Essa é nossa realidade.
Está tudo mais caro (plano de saúde, alimentação, lazer, escola...) e os salários não estão conseguindo acompanhar esse aumento do custo de vida. Isso sem contar os impostos cada vez mais altos. Muita gente está buscando uma renda extra e mesmo assim está difícil.
Isso me lembra que Thales, já ia te dar sugestão de falar da Geração Boomer vantagens que tiveram (terra barata, terra de graça em Rondônia por exemplo, terreno barato, emprego fácil no serviço público, etc) e as desvantagens (inflação) vezes as vantagens da geração Y (minha, sou nascido em 88) que foram internet e tecnologia x as várias desvantagens da minha geração (terra cara, estudo que às vezes não vale nada, concursos ultra concorridos). Recomendo os canais Red Pill falam muito disso. Tipo o do Raccooning Raccon. Abraço.
@@juceleifreitadepende do cargo, a grande massa dos servidores de nível médio ganham porcamente e toleram isso pela estabilidade do cargo. Aqueles que tiverem a possibilidade de ter formação de nível superior tem a possibilidade de maiores ganhos, mas a concorrência é absurda para esses cargos e só os melhores conseguem...
Trabalho desde menor de idade, e a única conquista que tive foi de comprar um terreno que só terminei de pagar com o meu FGTS. Mas o sonho de ter casa própria esbarra na questão de ter grana pra material e mão de obra. É tudo muito, mas muuuuuuuuito caro. E não, não venham com "falta de vontade" ou "não fez pq não quer" pq é fácil pra quem já conseguiu ter seu próprio espaço e ainda mais com a ajuda de alguém. Eu sou sozinho e meus pais não tem nem pra eles.
Vende o terreno e compra uma passagem pra Irlanda. Vão te humilhar? Vão! Vai chorar no banho? Vai! Vai querer voltar pro Brasil durantes 6 meses? Com certeza! Mas dps que você tiver um emprego estável e encontrar um local com aluguel acessível onde você pode guardar dinheiro e conquistar oq é seu aí tu vai ficar bonitão na fita. Só usar de comparação os seus entes e amigos que ficaram no Brasil.
É, considerando o interesse pelo aprendizado das novas gerações. É provável que a situação piore. Eu quando era adolescente, em meio período fui trabalhar para ver como é a realidade. Não deixei de estudar. Mas infelizmente hoje é muito raro ver isso. Estou vendo crianças almoçando em frente a celulares e adolescentes sem noção da vida, com essa referência não fica difícil prever o resultado....
Um metáfora simples da classe média é que ela pode ser comparada a um banquinho com três pernas, o banquinho representa a economia de um país, e as três pernas são as classes sociais: alta, média e baixa. A classe média é a segunda perna da mesa, responsável por dar equilíbrio e estabilidade ao assento. Assim como o banco precisa das três pernas para se sustentar firmemente, a economia também precisa da classe média para manter seu funcionamento saudável. Se a classe média é forte e próspera, a mesa se mantém firme e a economia flui bem, mas se a classe média enfraquece ou é negligenciada, a mesa se torna instável, e a economia pode enfrentar desafios e desequilíbrios. Em resumo, se a classe média desandar todo o país desanda!
vejo os videos do canal e sempre uso para momentos de reflexão, a busca incessante do ser humano para melhorar de vida sempre existiu e continuara existindo,é de nossa natureza... é nisso que acredito.
Aqui no B0stil, cerca de 90% da população ganha até 4000 reais. Vivendo numa cidade grande, vai ter que vender o almoço pra pagar o jantar. O que resta é pagar as contas básicas com o cartão de crédito. Todavia, os hábitos de consumo de muita gente (inclusive dos mais pobres) também não ajudam as contas fecharem ao menos no zero a zero.
E aí a cada ano que passa mais jovens para tentar mudar de vida entram pro tráfico e as meninas pra prostituição Porque sabem que trabalhar não vai mudar a realidade deles
E hoje temos um presidente que diz que se você tem 2 televisões em casa, está ostentando. Uma verdade inconviniente: Bolsonaro é culpado pelo governo que temos hoje assim como Dilma é culpada por Bolsonaro. Fato!
@@focadosemdvds2526A função da mídia é manipulação de massa, indiferente da emissora. Hoje a "Band"idagem, a "Recópia" e "S'bsteira" estão piores que a "Redebobo". Eles mantém a população em um patamar de ignorância justamente para ter seus privilégios. Imagina se tudo isso fosse de acesso de todos brasileiros? Fatalmente iriam se rebelararem.
Fantástico por exemplo que seria pra passar as melhores matérias da semana está passando conteúdos fúteis como no mes passado: "a história do relacionamento do seu Zé e dona maria e seu retorno depois de 30 anos..." Que matéria ridícula! E inútil q foi.
Os baby boomers iniciaram uma baguncinha na economia do mundo e deu nisso hoje, principalmente quando acabaram o lastro que o dólar ainda tinha de ouro. Porém, acredito que a raiz de tudo está nas mudanças materiais advindas da evolução da técnica desde a revolução industrial.
No livro "Marketing 5.0 - 2021", Philip Kotler (considerado o pai do Marketing Moderno) fala sobre a crescente divisão que está acontecendo entre ricos e pobres. Ele menciona que essa disparidade não só impacta os menos favorecidos, mas também afeta os mais ricos, embora não especifique como. Detalhe, o autor é norte-americano, agr imaginem como isso vai crescer no Brasil.
Faz um vídeo sobre os time de futebol que estão sendo vendidos para sociedades anônimas por conta de dívidas e se isso tem algo hacer com a grande acessão com o esquema de apostas .
Cara eu fico preocupado comigo e se eu vou sobreviver nesse futuro com essa perspectiva tão pessimista. Eu sou de uma familha de classe média e eu espero poder chegar a idade adulta e poder manter esse padrão.
🧪 Aula Grátis - Como fazer de 2 a 5 Mil reais por mês como um Alquimista Digital: site.canalelementar.com.br/alquimista-digital?
Faz um vídeo sobre o agronegócio
Mano eu fui "obrigado" a comentar por essa capa do vídeo. 😂
A grande maioria das pessoas nem imagina oque ela significa.
Parabéns.......😊
Os Nutellas NÃO gostaram do vídeo. 😂
Traduzindo o vídeo se o pais crescer o suficiente pra arrecadar quase metade que o povo produzir sem o povo ficar puto e ainda assim embolsar e não retornar serviços de qualidade o povo empobrece que surpreende ser roubado e não ganhar algo que faça diferença te deixa mais pobre.
@@euseiasenha1881Ao contrario, adorei! Todavia é um contradição gigante, ao mesmo tempo informar a realidade e depois vender ilusões! Foi bom, mas com um banho de agua fria no final. Sugiro que o autor escolha um dos lados e siga forte.
@@ProfRK-on9fp mano eu sou adulto e sei para que serve a internet.
Por isso só disse sobre o conteúdo da capa.
A capa é um banho de realidade e que muitos só vão entender daqui a muitos anos ou décadas.
Está TUDO sendo esfregado na nossa cara e nas mídias corporativas, só NÃO entende ( vê ) quem é muito burr😁.
É extremamente frustrante e depressivo, pagar 1200 reais em 2 cômodos, 100 mil em um carro simples, aumento de 18 reais no Salário Mínimo...Parece que o simples ficou raro pra minha geração.
1200 reais? Amigo você está no céu, aqui em SP facilmente custaria 2k
Salário mínimo em 2022 era de $1.212 e o aprovado pelo governo anterior pra 2023 era de $1.302, esse aumento de $18 é fruto do novo governo e não estava programado pelo anterior, acorda filhão
Economia rosa amigo! O começo do vídeo praticamente diz isso.
@@elisandroeffting1597eu que o diga acorda e leia de novo, te falta interpretação de texto, ele não falou que foi no governo anterior e sim que o "aumento" criado foi basicamente uma mixaria, que sim foi feito por este governo atual, antes de ficar babando pra governo que te dá mixaria, vai aprender a ler.
Começou em 2008 e quem tava lá sabichão
Sou de 1993 e quando eu era criança, lembro que dentro dos ônibus era raro subir alguém pra pedir dinheiro. Os anos foram passando e hoje, em uma viagem de 20 minutos, sobe uma 3 pessoas pedindo ajuda ou vendendo algo. Em vez da população prosperar, elas estão regredindo.
@lucassouza-ur5vlEstou me referindo entre 1999 e 2005; uma das coisas que lembro na minha infância.
Naquela época os seguranças da empresa colocariam para fora os pedintes, hoje tudo é racismo, machismo, e um monte de ismos.
Vai hoje colocar para fora um pedinte para ver...
@@luiz1016sou um pouco mais velho mas tbm não virei rico kkkk
Aqui no Brasil a tal da mobilidade social é mais difícil do que em alguns outros países...
@@luiz1016Eu costumo dizer, a pobreza e a mãe da desgraça.
@@luiz1016E eu com 35 com o mesmo medo 😅. Tá fodaaaa!
Morando sozinho, pagando aluguel, ganhando 3 mil reais e mal consigo sobreviver, só cuidando da minha saúde, faço refeições normalmente, sem exageros, não tenho gastos exacerbados, sem luxos. Luto pra sobreviver! Quase voltando a morar com o pai... Quem sobrevive com salário mínimo faz milagre!!!!
As vezes vale a pena mano. Viver no limite é ruim tb, se tiver essa opção vale a pena.
Volta a morar com ele, tenta arrumar um trampo que pague mais, ou fazer bicos sei la.... junta uma grana e quando ficar mais tranquilo tu volta.
Eu ganho menos de 4k liquido e não da coragem de ir morar sozinho aqui em curitiba. Qualquer lugarzinho OK, sem luxo, sem exagero pois não sou exigente mas ao mesmo tempo nao vou sair da casa dos meus pais pra ir morar num cativeiro sabe?
Qlq coisinha boa é 1.600 + 400 de condominio .... tudo fecha em 2 mil reais.. tudo tudo tudo... 2k
Sério... da pra achar mais barato pelo o que me falam, mas juro pra tu, nao consigo achar um lugar OK por menos desse valor.
Ta tudo muito caro MESMO cara. Mais os custos basicos fecha 3k de gasto fixo todo mes. Loucura
@@yorkstbd é foda mesmo mano. Tá louco!! Sucesso na sua trajetória
É só sair da capital! Querem viver em cidade grande e gastar pouco? Vão pro interior, aqui tem casa pra comprar por 20 mil
@@leticiamv desculpe a minha ignorância, mas qual é cidade do interior que tem casa para comprar por 20 mil reais?
@@MsWRP cidades do RN, não vai ser uma casa muito boa não mas é uma casa, é aquilo, luxo não vai ter, vai ser uma vida simples e corrida mas pelo menos dá pra viver solteiro(a) com um salário mínimo, diferentemente de quem mora no sudeste.
Lembro, pelo menos na minha região, como era comum nos anos 80 e 90 somente o pai de família trabalhar e conseguir manter uma casa enquanto a mãe era dona de casa.
hoje a esposa e o marido precisam trabalhar e ainda passa por apertos
Aqui em casa ainda é assim. Mulher e 3 filhos, só eu trabalho e sustento td mundo
@@mazuei isso é bem a minoria hj em dia.
e olha q naquela época os soldos já eram defasados e logo veio a hiper inflação dos anos 80, procure na net o plano econômico do Antonio Delfim Netto,principal causador da desigualdade social q nos assola até hj. Mas de fato até o inicio dos 80 contas de luz, água, iptu eram irrisórias, aluguéis eram baratos, maioria n possuía carros (mais caro do que sustentar amante), tv e 3 em 1, sofa e estante eram os maiores luxos dentro de uma casa e as donas de casa sabiam fazer o $ render até o fim do mês, coca cola? só nos fim de semana e olhe lá!
Nessa época, a pobreza no Brasil era muito maior do que hoje.
Em 1998, meus pais, sem sequer ensino fundamental completo, compraram um terreno e construíram a casa própria em apenas dois anos, pagando tudo à vista, sem usar cartão de crédito (que eles não tem até hoje) ou fazer financiamento. Eu sou o primeiro dos dois lados da família a entrar e me formar em um curso técnico e também em engenharia. Acho que nunca vou conseguir comprar um carro ou terreno sem me endividar para o resto da vida.
98 foi um ano excepcional na economia brasileira, o valor do real se equiparava ao dolar. Nunca mais um feito desses. Foi uma época que muitas famílias e pessoas conseguiram uma dignidade bacana.
Parece que vc descreveu a minha vida. Meu pai carpiteiro (quase não tinha serviços, as vezes vendia geladinho para ajudar) minha mãe técnica de enfermagem. Conseguiram comprar um terrreno de 900m², sem cartão de crédito, construíram a casa de 3 quartos, cozinha, sala, banheiro e dispensa. Hoje eu sou engenheiro civil , o primeiro da família a ter uma graduação e estou sub empregado, até a epoca da pandemia trabalhava de uber.
naquela epoca terreno era barato pq tinha + terrenos a serem ocupados, hoje a demanda caiu, por isso o preço subiu
Eu vi o relato de uma pessoa falando que o avo dela trocou um terreno por 1000 reais e 2 cavalos. Hj os cavalos já estão mortos e o terreno valendo 200 mil.
@@camilapic6020
De fato, o Plano Real foi a melhor política pública que já teve no Brasil.
Tirou milhões da miséria do dia pra noite. Pena que destruíram a moeda.
Uma sociedade que aceita pagar 90 mil reais em um carro 1.0, 0 km e que vive a base de pão, circo e funk não poderia estar bem.
Tem q boicotar mesmo e n comprar, e absurdo, só de imposto, uma fortuna
Eles acham isso descolado
Kkkkkk
😂😂😂
Menos de 1% da populacao compra carro 0km. Julgar o brasileiro pela atitude de 1% é no mínimo ignorância
Antigamente a classe média usava o cartão de crédito para ostentar ou parecer rica, hoje a classe média usa o cartão de crédito pra não morrer de fome.
Exatamente 😢
Antigamente, quando vivia quebrado eu me achava um bost@ por não ter cartão de crédito.
Hoje, estou bem, não quero cartão de crédito nem que me paguem.
Verdade mesmo!!
A classe média alta é uma hierarquia pelas pessoas brancas mas nesses anos para cá a pobreza entre brancos está aumentando eu moro em comunidade eu nunca vi tanto branco na minha vida
kkkkk desse jeito
Ao inves de aumentar o salario minimo, deveria diminuir os impostos. Isso sim iria fazer o dinheiro valer algo.
Realmente,os impostos estão muito altos e os salários baixos,msm vc tendo uma boa profissão,a indústria não te paga mas que 2.000 pores,de repente se baixarem os impostos os salários melhoram.
@@joseliajj3307rapaz comprei 185 reais no mercado aqui em Rondônia e R$59 reais são de impostos federais e estaduais, minha energia mesma coisa.
@@geancbr9687ou seja a grande maioria de nós trabalha pra pagar as regalias dos políticos e da elite pq esse dinheiro não volta pra nós brasileiros...
Deveriam adotar Biticoin, moeda que não inflaciona. É inconfiscavel e autocustodiante e está em um ótimo preço para ir adquirindo e protegendo o patrimônio de verdade contra decisões de políticos😊
2 planos, 1 para parar a inflação e 1 para reduzir os impostos
Um Omega se fosse lançado nos dias atuais, custaria 300k
O mais revoltante é que tudo isso é culpa dos altos impostos, e sem retorno nenhum! E a grana vai pra sustentar esses lixos políticos!
Culpa da população, que aceita isso tudo passivamente.
Fomos adestrados pelo Estado a aceitar tudo calados.
E ainda ficar brigando uns com os outros por causa deles.
Gramscismo aplicado com sucesso 🎯
Não é culpa dos impostos.
A culpa é da estagnação economica do pais.
Os impostos sempre aumentara porque com a estagnação economica mais pessoas não conseguiram sobreviver e o governo tera que "dar dinheiro" para elas.
Quanto mais o pais empobrecer mais os impostos aumentaram para cobrir os programas sociais.
Quanto mais impostos menos os empresários investem,as empresas querem lucro, não são instituições de caridade não
@@Tatiana_Emilia32 Errado, vc afirma que a culpa não são dos impostos e sim da estagnação econômica. A estagnação é consequência, não uma causa, ja começa por ai. Segundo, a culpa é dos impostos, em certa parte sim, se vc paga muito imposto e não tem retorno adequado ,a pobreza e estagnação será consequência logica.
"Quanto mais o pais empobrecer mais os impostos aumentaram", também esta errado, os impostos aumentam na medida que a maquina publica se incha, quanto mais o setor publico cresce em pessoas e em gastos, mais o governo vai ter que cobrar impostos para cobrir esses gastos, e o contrario é verdadeiro, pra se ter a diminuição de impostos, o sistema publico deve enxugar os gastos e/ou reduzir os servidores públicos. "Os impostos sempre aumentara porque com a estagnação econômica mais pessoas não conseguiram sobreviver e o governo terá que "dar dinheiro" para elas", isso graças justamente ao inchaço da maquina publica. O governo quebra suas pernas para depois te doar uma bengala.
n tem nada a ver com impostos. Os ricos ficam cada vez mais ricos, e pra eles ficarem mais ricos, alguém tem a ficar mais pobre
Se a classe média tá passando por esse aperto todo pra sobreviver com o mínimo de conforto possível, imagine os pobres. Viver em uma sociedade não está sendo muito atrativo.
Tem também a má influência e más informações
Fui muito criticado por deixar a vida na cidade grande e ter voltado para roça
E vejo muitas pessoas dizendo que se a pessoa quiser evoluir tem que sair da roça e ir morar numa cidade grande
A questão é, a agricultura familiar não te deixará milionário, mas sua ficará muito melhor e um pouco mais confortável
Por mais que aumentou o custo de vida no interior, ainda é menor do que nas grandes cidades.
Vejo jovens hoje que vem de agricultura familiar, que ele só consegue receber bem mais do que uma pessoa com 2 faculdades, que está sendo iludido de ir morar na capital de SP.
Não pago água, e são poucos alimentos que compro, gasto mais com besteiras do que com comida mesmo
Mesmo lucrando o que lucro, para cidade de SP não seria quande coisa, mas para região que moro me dá um pouco de conforto.
Nunca acreditei em classe média
Ou se é pobre ou se é rico
Mas tem aquele pobre que vive bem e tem o pobre que sofre bem.
Comentário foda 👍🏽
Bem fez voce!
Interior é muito melhor que cidade grande. Qualidade de vida é outra.
@@felipee9177 mas é o que falo para uns aqui, vivem bem, tem as coisas deles, vida tranquila, aí quer trocar tudo isso para ir para SP para passar raiva kkkkk, falo para eles, mesmo se ganhar 10 conto por mês em SP eles não teriam a qualidade de vida que eles tem aqui.
@@felipee9177 bem outra mesmo, morei anos em sp, só estresse diário, faz uns 4 anos que não sei nem oq é passar raiva
A classe média é a fatia da população que deveria ser preservada e ampliada , é ela que trás crescimento econômico a uma nação. A classe média é quem mais paga impostos e quem menos gera custos ao estado . Em sua maioria " quando realmente classe média", paga colégio particular , tem plano de saúde, consome bens e serviços, faz turismo , e não onera o estado . O problema é que esta é a faixa onde os governos têm maior facilidade para tirar dinheiro!
A Pandemia destruiu a Cl média, só há rico e muito pobres
Exatamente
Mas é bom o governo se espertar, porque hoje, menos de 5% da população consegue ter acesso ao que listou. De onde os caras do governo irão tirar dinheiro? Se esmagarem esse 5% que hoje é a real classe média, não sobrará ninguém para eles tirar dinheiro... A classe média do IBGE que está nos outros 95% será aniquilada. Todos estarão pobres.
Sim... aqui eh todo mes 2k de irrf e nas ferias tiram facil 4k. Me diz o q eu ganho de volta do governo? Que benefício? Nenhum! So vejo noticia que vai ter mais taxação nos bens que quero comprar
Parabéns pelo comentário. Concordo.
Se nos atermos apenas à definição de classe média (do IBGE por exemplo, que é muito usada), veremos que ela não passa de um eufemismo pra "pobre melhorado". Outro detalhe: quando se melhora de vida numa economia instável (Brasil), a carruagem vai virando abóbora em pouco tempo...infelizmente, somos um país nivelado por baixo.
Boa analogia.😂😂😂😂
Basicamente é o pobre com trabalho. Hoje, eu colocaria o funcionalismo publico como classe média.
Eu considero uma pessoa classe média assim:
1. Fez faculdade
2. Sustenta um carro
3. Ganha mais de 4000
4. Consegue pagar um plano de saúde
5. Consegue pagar um colégio particular para os filhos
6. Tem a oportunidade de estudar para aumentar sua renda ou mudar de país
Se for pra considerar alguém "Rico", diria que é uma pessoa que está entre os 5% mais ricos. Ou seja, ganha por volta de 10 mil reais e é um trabalhador essencial no mercado.
Detalhe, convertendo pelo poder de compra um trabalhador do McDonald's ganha mais de 9 mil reais nos EUA
@@victorsalema4071Eu concordo com vc . Não dá para considerar uma pessoa que ganha menos de 4000 mil por mês como classe média e rico ( classe alta ) é apenas acima de 10.000
@@gu0504 e a parte engraçada é que os políticos estão no 0,1%, é triste. Contando os auxílios, sobre mais um pouco
Sou de 2005 e logo farei 18 anos, e já presenciei uma diferença brutal. Quando eu era pequena, me lembro que era muito comum meus pais comprarem uma coca-cola, com 5 ou 6 reais para almoçarmos. Todos os fins de semana nós saíamos, as vezes um churrasco com a família toda. Hoje, uma coca-cola custa em média de 8 a 12 reais, e só fazemos um churrasco quando realmente, realmente, é algo especial.
Compra retornável que continua esse mesmo preço. E olha que onde moro as coisas são caras
Eu também, com o passar dos anos eu e minha família fomos parando de comer fora aos finais de semana, agora a gente tenta ao máximo poupar dinheiro. O poder de compra caiu e muito, mas a intenção dos políticos é justamente que exista uma classe alta (ocupada unicamente por eles) e todo o resto em miséria extrema.
Mas nessa época o salário mínimo era bem menor, se você pegar o preço da coca cola de uns 10 anos atrás e comparar com o salário mínimo, você vai perceber que hoje em dia o salário mínimo compra mais garrafas de coca do que comprava a 10 anos.
@@maxnascimento9693 O problema é que apesar do salário ser menor, o real ele era valorizado (mesmo que o brasileiro não tivesse uma quantia ideal). Hoje, quase 60% do salário mínimo já é gasto somente com alimentação...
A coca continua 7 reais a grande de 2,5
Em 2020 estava trabalhando ganhando 1.3K, decidi morar na cidade, aluguei um quarto numa pensão que custava 300R$, gastava mais uns 70 R$ com água e gás, fui fazer as compras pra uma semana e de cara já gastei 150 reais só com o básico que durou uns 15 dias, 80R$ com cama e banho basicão como toalha e lençol, percebi que iria gastar uns 70% do salário só com despesas, cai fora e voltei pra casa dos meus pais no interior da cidade vizinha e estou buscando uma forma de realmente ganhar dinheiro, pois mesmo sendo analista de sistemas formado as empresas pagam uma miséria e o estresse e cobrança é demais, ainda tem gente que acha que faculdade é sinônimo de altos ganhos e melhoria de vida....
Um analista de sistema aqui em São Paulo, ganham muito bem... O salário deve estar em torno de uns 9.000.
@@nocorpocerto349 Após a pandemia, muita coisa mudou, mas realmente muita. Hoje, um sênior ganha isso.
Tem cargo público de nível fundamental pagando mais do que isso. Sendo formado vc tem boas chances, não se acomode querendo ficar na mesma cidade. Procure concursos na pci concursos. Pode não ser o trabalho dos sonhos, mas pelo menos vc vai ter um padrão de vida um pouco mais digno.
Pois é!
E se depender do atual Governo Petista, a classe média vai acabar em breve. Parece que eles estão fazendo um bom trabalho.
Lembre-se da frase de Marilena Chauí, em discurso num congresso de Esquerda: "EU 0DEI0 A CLASSE MÉDIA!".
Sem faculdade você só conseguiria trabalhar em mercado. O teu salário depende da empresa que vai trabalhar.
Este é um dos assuntos que mais conversamos entre meu círculo de amigos. Lembro que nos anos 90 e 2000 nosso poder de compra era bem maior. Nem se preocupávamos em faltar dinheiro no mês seguinte e meus pais além de conseguirem a casa própria compraram mais algumas casas para alugar e terrenos.
Eu por meu lado, nem sei quando terei condições de construir um cubículo sequer, minha frustração é tamanha que nem tenho vontade de ter filhos, pois vejo que a chance de ter que legá-lo ao acaso é enorme.
Ótimo comentário. Tenho 30 anos,moro em casa própria que me foi deixada de herança e não estou conseguindo sequer fazer a manutenção da mesma. Precisa também de uma reforma. Tudo está caríssimo.
Pois é. E pra quem quer constituir família isso é uma conpleta derrota não ter como manter com uma qualidade de vida mais do que aceitável, e ainda temer se a prole terá como se posicionar no mercado e ser bem sucedida.
Também meu amigo, está quase que tudo tabelado, 1kg de arroz 5 reais, açúcar 5 reais, Leite em pó 7 reais. Só em três item se foram 17 reais. Antigamente com esse dinheiro vc comprava vários itens.
Não pode usar sua própria realidade como exemplo, tem de usar dados estatísticos.
Isso de diminuição da classe média é um problema do Ocidente que a industria está saindo dos EUA, Europa e indo para Ásia onde está nascendo uma nova classe média, nós no Brasil excluindo o boom dos anos 60 e nós eramos muito mais pobre no passado do que somos hoje, tem uma queda em relação ao começo dos anos 2000 onde teve a alta nas commodities, mas se voltarmos nos final dos anos 80 e começo dos 90 principalmente no interior do Brasil tinha lugar que o pessoal vivia com padrão de vida da idade média.
O grande problema que vejo é que o pessoal consome tanto conteúdo de fora que não tem noção da própria realidade, e fica projetando os problemas do ocidente no Brasil. Esses dias mesmo tinha um maluco na internet reclamando de imigração kkkkk
O poder de compra não era maior, antigamente ficávamos sabendo da existência de um produto por anúncios na tv ou no comércio, ambos os casos o produto precisa de viabilidade comercial, já na internet de redes sociais vemos produtos que não somos público alvo e nos sentimos pobrez
Esse vídeo fez eu perceber o quanto eu sou privilegiado. A estabilidade que minha família tem é igual a classe média do passado. O meu pai sozinho consegue sustentar uma família inteira sem muitas dificuldades,e mesmo com a pandemia nossa qualidade de vida não diminuiu, muito pelo contrário teve uma melhora interessante.
Muita gente passando dificuldades. Tem que agradecer mesmo
Seu pai deve ser um cara muito inteligente!
@@thiaguinho1000grausas vezes só é um Tião da oficina q é bom em controle financeiro, conheço um senhor funileiro q tira tranquilo no mês 25k livre de impostos, mas vive sem nada dar tudo as muié da vida, já outro Zé da budega tira seus 12 k e vive uma boa vida sem dever a ninguém, casa boa e carro bom e todo fim de semana na sua chácara
tambem é assim aqui, mas pra mim esta tao dificil arrumar emprego, mesmo sendo engenheiro, nao quero virar uber e os concursos estao muito concorridos (quem passa tem que quase gabaritar)
@@thiaguinho1000graus ,na verdade até que ele é inteligente. Meu pai aprendeu sozinho a ter controle financeiro, empreender e entre outras habilidades(detalhe:Meu pai era um pobretão)
Feliz de quem nasceu nos anos 70 e 80 e conseguiu prosperar durante os anos 00 com as oportunidades que tivemos, quando tinham entre 20 e 30 anos de idade. Pra quem nasceu depois, está muito difícil formar uma família, ter emprego estável, se alimentar bem... comprar um carro ou uma casa voltou a ser um grande luxo e sonho. Pra quem tá nascendo agora, com tanta crise social e ambiental, vai ser mais difícil ainda.
Falou tudo colega
Sou Mecanico de USINAGEM (Torneiro Mecanico ) , nos anos 90 eu Ganhava 11 Salarios Minimos como empregado , de la para ca só caiu , HOJE 2024 , eu ganho + - 2 Salarios Minimos .......
Feliz foi quem viveu nos anos 2000 e até uma parte dos anos 2010 (eu era só uma criança infelizmente)
Eu tava refletindo sobre isso no vídeosobre as pessoas saindo da Austrália.
Ás vezes nem faz tanta diferença imigrar de país pra conquistar algumas coisas como uma casa ampla e com quintal, um carro melhor e tal. Pois essas coisas vão ficando cada vez mais inacessíveis pra classe média normal. Um fato muito citado pelos americanos é de que não dá pra existir um Homer Simpson hoje. Ou seja, um "afegão médio" conseguir sustentar 3 crianças e a esposa não precisar trabalhar e ele ainda ter uma casa grande e espaçosa, 2 carros, plano de saúde, seguro, etc.
Por isso que muitas pessoas da geração atual não querem ter filhos o que vai gerar uma taxa de natalidade muito baixa e em breve uma bomba vai explodir na previdência se nada ser revertido o futuro está cada vez mais assustador, essa bomba vai atingir primeiro os países desenvolvidos e dps vai explodir aqui tbm, espero que algumas tecnologias e robôs substitua os humanos em alguns trabalhos e que seja muito produtivo pra sustentar todo esse povo é pelo visto esse é o único caminho.
E na época do desenho ele era retratado como se fosse um “fracassado”, pois não tinha faculdade e trabalhava num emprego monótono e sustentava a família.
Hoje isso é luxo e sonho de muita gente.
antigamente até dava pra sair do Brasil juntar dinheiro por uns anos lá fora é comprar uma casa aqui no br agora até lá fora está difícil mesmo com o real desvalorizado o custo de vida básico é principalmente a moradia não dá pra sobrar dinheiro
O problema das pessoas é que sempre que começam a fazer mais dinheiro eles imediatamente elevam o padrão de vida. Quem é esperto de verdade vai ganhando mais grana mas vai se mantendo no mesmo nível, sem querer mostrar pros outros que ganha bem e que anda de carro novo ou mora numa casa de 4 quartos sendo que são somente em 2.
Te digo que as pessoas indo embora da Austrália são por questões de legalização e não pela qualidade de vida. A vida na Austrália é muito mais justa do que no Brasil. É fácil? Não, mas mais fácil que no Brasil.
@@julianom.5796 Concordo com seu dois comentarios e o tio de uma amiga esta na Australia há 3 anos esta bem lá . óbvio que tem que trabalhar ( Só um Dinho Sta Cruz que reclama que : Infelizmente vivemos num País que a gente tem que trabalhar...) mas sim vc consegue ter um nível de Vida bem melhor lá.
Outra questão é: os brasileiros não tem educação financeira: pagam muitos impostos(Governo) e juros(bancos,cartões,...),o brasileiro não conseguem ter organização financeira
E so ver tudo passar no cartão
Não adianta ter educação financeira com esses petralhas aumentando os impostos.
Vdd
ter que comprar marca barata no mercado pra poder pagar imposto de renda enquanto os juízes, promoteres, deputados estão comprando do bom e do melhor pra sua família e amantes é o cumulo da sacanagem, enquanto as ruas daqui (Zona Oeste de SP) TODAS arregaçadas e destroem teu carro se vc n tomar cuidado...
E nunca teremos, acha mesmo que governo se importa com isso ? O objetivo deles é arrecadar e dificultar nossos dias.
Governo fala em diminuir desigualdade, mas ele SEMPRE aumenta ou no mínimo deixa todos mais pobres.
*Sim essa é a ideia do governo diminuir os ricos para todo mundo ser pobre igualmente*
E aumentam o salário, esse ano aumentaram o salário de 30 mil para 40 mil .Viva o Lula e bolsonaro. E tem gente que manda pix ainda pro mito e gente que acha que o Lula não roubou.Esse é nosso povo gado
Objetivo e sempre mais receita, mais impostos, menos direitos
O povo adora ter político de estimação
E manter o povo escravo do assistencialismo, genial...😅
"Voce não terá nada e será feliz." Fórum Econômico Mundial
Tirando a parte do ser feliz, tá tudo certo
você não terá nada: - check
será feliz: - waiting la felicidad
Cara tem um canal que o cara faz uma análise de um filme de 1973 onde só pessoas ricas comiam carne de verdade era tudo extremamente caro,parece até uma profecia
@@luiscarlosjesus1564nome?
Traduzindo... Desejamos sua miséria pra poder manipular você com migalhas.
Assunto de Extrema importância lembro que lá em 2013 o salário mínimo era 678 eu ganhava 3500 naquela época lembro que minha mãe fazia uma feira com 200 reais dava pra passa o mês todo hoje tem que ser no mínimo uns 700 a 800 hj com um salário minimo só da pra come paga as contas e olhe lá dependendo de quantas bocas tem pra sustentar.
Na mesma época, meu pai trabalhava na Odebrecht, ganhava mais ou menos 2.000 por mês e sempre tivemos prosperidade, pagava as contas e ainda sobrava dinheiro para passear. Atualmente, não dá nem para pagar todas as contas e nem sobre dinheiro para lazer.
Verdade nessa época, eu ganhava o minimo, e dava pra fazer uma feira de 300 conto com tudo, hoje em dia a feira dá 700 a 800 e olhe lá.
Minha vó ganhava 5mil, fazia uma compra do mês com 100 reais, eu vivia como um rei! Hj eu passo fome se não calcular direito
Eu comprei um pote de requeijão, pão (comum de misto, era o maisbarato) e algumas fatias de frango defumada (sem tanta diferença do preço do presunto), esses três itens deu 50 reais. 😂 eu arregalei o olho e li a notinha três vezes kkkkkkkkkk
Hoje você está ganhando 7 mil?
Eu consegui comprar a minha casa própria, porém só consegui comprar aos 49 anos, depois de mais de 20 anos de economia, e mesmo assim, um apto de 45 metros em sampa.
Antes tinha nota de 1 real, hj tem de 2, de 200 e pode esperar que já já teremos notas de 300, 500 e tudo pra suprir/mascarar a desvalorização da moeda.
Seria de fato a tendência, mas a introdução do pix vai evitar essas notas elevadas. Pelo menos no médio prazo.
Essa nota de 200 até hoje nem vi kkkkk
@@setimo8vi uma vez e foi no caixa do mercadokkkkkkk
Tenho 22 anos e decidi me casar, tenho uma ótima esposa e um enteado, mas francamente é desesperador ir ao mercado e ver o quão caro o básico se tornou. Não dá nem para complementar a renda com Uber ou Ifood, já que a CNH na minha região custa quase 3 mil reais. Penso muito em ir pra fora e já desisti de sonhar com faculdade, principalmente na área que pretendia (Ciências políticas). É uma tristeza o que o povo sofre independentemente do governo
Aprenda inglês e vá vencer o mundo.
Faculdade virou um status e nada mais. Se não tiver QI (quem indica) é raro conseguir algo. Hoje é melhor estudar inglês.
Casado E Enteado? Credo! Imagine gastar tempo e dinheiro criando filho dos outros aos 22 ANOS? Sai dessa cara, esse tipo de relacionamento não dura, é só um fardo para ser carregado sem motivo nenhum. No final vc so vai se arrepender perdendo sua juventude por sentimentos temporários
Cara, se tu puder ir pra fora de forma legal, então vai. Eu quero fazer intercâmbio e possivelmente morar fora mais pra frente. Pensa nas coisas certinho, se planeja e se Deus quiser, vai dar tudo certo tanto pra mim quanto pra ti
Cuidado jovem com uma possível pensão por paternidade sócio-afetiva fica a dica.
Me lembro que em 2016 minha mãe pagava R$ 7,00 no café,hoje ela paga R$ 20,00 no mesmo café (Melitta),em um período de 7 anos o preço triplicou, e detalhe, o salário mínimo não subiu na mesma proporção.
Sou de Mato Grosso, aqui se planta é soja. Se não mudar o que plantamos esse realidade vai ficar pior.
pago de 11 a 13 aqui em recife
"é pq eu odeio a Classe média" Marilena Chauí.
a pandemia fez crescer a disparidade, a classe média ficou desempregada em muitos casos, os bilionários cresceram suas fortunas
"Eu odeio a classe média!"
- Marilena Chauí (2013)
E o seu Inácio sentado atrás aplaudindo .
@@adalbertocosta2851Claro que ela odeia a Classe Média! Ela ganha 30 mil reais por mês! Ela é Classe Média Alta 😂😂😂😂😂😂😂!!
@@PauloRoberto-mn4be, tá por fora. Ela não depende "somente" da aposentadoria da USP. O patrimônio dessa senhora deve estar muito além do que qualquer "classe média" poderia angariar (ex.: palestras, venda de livros didáticos, etc.). Em suma, a ricaça que gosta de pagar de comuna deve ser é milionária mesmo...
Toda a "esquerda chique-intelectual" segue o mesmo padrão: Gostam de falar de pobres, mas são podres de ricos, vivendo uma rotina de luxo que nenhum "classe média" no Brasil sonha em ter... Enfim, a hipocrisia e o cinismo reinam absolutos no meio canhoto, como de costume.
@@PauloRoberto-mn4benem rica é. Kkjs
Acho que o problema é receber em real e pagar tudo em dólar.
Quem observa bem percebe que parece estar se abrindo um abismo cada vez maior entre uma classe social e outra, tornando assim a desigualdade enorme entre classe alta e classe baixa!
E vai piorar com o aumento de impostos
vai? fonte? zap de ratanabá kkkkkkkkkkkkkkkk
@@polianealvesdeoliveira7373 foi do ZAP da sua mãe kkkkkkkkkk
@@polianealvesdeoliveira7373bom do futuro pra dizer que ele é certo. Estamos afogados em impostos sua mula
O problema das pessoas é que elas não trabalham mais para sobreviver e viver suas vidas na simplicidade, eles vivem para a luxúria, prazeres, e ostentação, que os levam a miséria e consequentemente a pobreza.
Essa análise reduz o ideal politico de falir a Cl media
Análise bem rasa ein
O nosso empobrecimento é bem visível, no meu caso, até o carro tive que vender, por não poder mantê-lo
😢
Perfeito texto. Tão verdadeiro que até fico triste. Mundo todo está assim.
Isso não uma tendência nem um acidente. Hoje temos no poder uma galera que fala abertamente que odeia a classe media. Ou você é pobre e depende deles ou é rico e faz negócio com eles.
Eita, Evite esses comentários, se vc tivesse assistido o vídeo jamais falaria isso.
@@cdbsrt tendência mundial?.
Isso é papo de brasileiro ufanista tentando pregar que no exterior não é diferente.
Já morei na Alemanha em Munique,
Moro atualmente em Xangai na China desde 2020 e nem penso em voltar para o Brasil.
Não queridos, o Brasil está mal mesmo.
@@candidomribeiro pastel de flango
fato interessante: apesar do nome ser "classe média" no sentido sociológico ela não é uma classe social, como mtos acreditam, na sociologia classe social é a posição no processo produtivo, ou seja, quem vc é no processo de produção define a classe q vc participa, se vc trabalha e produz ou se vc é o proprietário do meio de produção (fábrica, indústria, fazenda)
A unica coisa que me arrependo é não ter conhecido esse canal antes.
Conteúdo e edição incrível demonstrando a real Realidade da sociedade e do mundo,Nunca vi esses tipos de conteúdos sendo mostrados na escola. A internet é um incrível lugar de se aprender e Diciplinar coisas novas!
Nós fizemos o L junto dos burros, p-p... Agora quem vai pagar o pato somos nós.
por causa desse ensino padrão, mó mrd
@@Kaiserlol_ Bem,Nunca fiz o L
Mas da pra perceber que o estado está iludindo a sociedade perfeitamente nesse nível.
@@Kauaalexsanquem ilude é esse mesmíssimo canal kkk Passa o vídeo inteiro falando que o encolhimento da classe média “não vai acabar tão cedo” pra terminar dizendo “é fato que o futuro não é previsível, bla bla bla” Quem tá se iludindo então? Não se engane, esse canal é puro suco de ideologia liberal.
@@Kauaalexsan Sim pelo seu nivel de conhecimento já havia considerado que voce n fez o L, mas é a vontade popular p-p ...
Casei no final de 2017 e fiz uma compra enorme p encher os armários junto com mistura e produtos de limpeza... Quase não cabe no armário e gastei R$862,00 hoje em dia esse mesmo valor eh só pros itens básicos e o salário com dicidio aumentou apenas R$112,00 ou seja as políticas adotadas junto com os fatores de crises só fizeram derreter o real como nunca antes.... Lembro q em 2016 estava pensando em comprar um new fiesta 0km A VISTA pois estava custando apenas R$45.000,00 e não adianta comparar os salários mínimos de época pois naquela época mesmo ganhando menos se tinha mais poder de compra que hoje
temer e bolsonaro fizeram um estrago gigante.
Meu pai comprou esse mesmo carro na época, à vista. Hoje em dia, continua com o mesmo carro pois não tem condições de bancar um carro novo. Detalhe, o fip do carro dele está nos mesmos 50.000 que ele havia pago anteriormente.
@@jlevix Deixa de ser alienado. Quem vem aumentando impostos e inchando a máquina pública? O socialismo/comunismo sempre atacaram a classe média, pois a mesma sempre foi um obstáculo nos objetivos de poder dessa ideologia.
@@jlevixnão maior do que Lula e Dilma. Temer, na realidade, até foi bem, Bolsonaro é que foi horrível.
@@jlevixNão maior que o Petrolão e as pedaladas fiscais entre 2005 e 2008.
Nossos pais tiveram a oportunidade de se desenvolver logo na juventude, mas nós temos a oportunidade de acesso à informação mais facilmente, superando as expectativas que nossos pais tinham sobre a vida.
Legal. Sei da temperatura do sol mas não tenho onde morar ou o que comer. Muito útil.
Na era da inflação e da moeda sem lastro, a população sofre cada vez mais com o aumento de preços. Enquanto o governo tiver o poder de imprimir dinheiro sem lastro, a tendência é só piorar. A inflação vai continuar subindo.
Bitcoin conserta isso aí.
@@autistadolinux5336 bitcoin é coisa de 𝗆𝗈𝗅𝖾𝗊𝗎𝗂𝗇𝗁𝗈 𝗋𝖾𝗍𝖺𝗋𝖽𝖺𝖽𝗈, e não precisa nem me responder pois já conheço tudo sobre esse ''investimento'' entre muitas aspas
R: Pois a classe média é a que mais deseja a liberdade e que também luta por isso.
Governos tirânicos detestam e têm verdadeiro pavor sobre Liberdade.
Em geral as classes mais altas se acomodam, enquanto as mais pobres têm que lutar pela sobrevivência.
Ao longo da História exemplos não faltam.
A questão é que os ricos sempre sabem como escapar dos impostos, enquanto são os pobres que mais pagam, e justamente esses pobres que elegem os políticos mais sanguessugas que existem, é um ciclo.
@@cesarmartines2744 Oi.
Também existe isso.
Outro fator: inflação.
Inflação "corroe" o poder de compra.
Quando se entra no ciclo inflacionário é muito difícil sair, pois gera um ciclo vicioso: mais inflação gera menos poder de consumo. Menos poder de consumo gera menos empregos e mais demissões o que vai aumentando a inflação e diminuindo cada vez mais o poder de compra.
Inflação só é realmente bom para políticos e/ou associados, já que são os mesmos que definem as regras da Economia.
Como diria um pensador econômico... "A miséria iguala à todos na mediocridade da luta diária por sobreviver".
@@col.billkilgore4341Sim e muito infelizmente.
1 milhão, eu fiz parte disso irmão!! Parabéns 👏
Falta aos bons a coragem e ousadia dos maus.
Existe mais de uma faixa na classe média. Se conscientize de que deve descer um ou dois degraus ( dependendo da faixa), nem que tenha que abandonar até algumas despesas, ditas essenciais. Estude finanças, mas não dê ouvidos aos influenciadores da Renda Variável (isso é para profissionais). Aprenda também a dizer NÃO! Gaste sempre menos do que arrecadar, mas também não ignore por completo o lazer (o cérebro precisa disso). Existem ene situações que você teria que se comprometer, mas estas já vão lhe direcionar da maneira mais fácil para o controle financeiro. Não tenha pressa para resolver tudo e sim determinação inabalável para chegar ao destino.
Rico, primo.
"Infeliz é a classe média, tão perto de ser pobre, tão longe de ser rica e tão incapaz de se enxergar."
(Autor Desconhecido)
🎯🎯🎯
Comentário Cirúrgico. A classe média está a 1 km do pobre e a 1000 km do rico, mas não se enxerga. Igual Dona Florinda se achando melhor.
Isso é resultado de uma economia fraca, todos sofrem com essa situação. Infeliz é a sociedade que não se enxerga.
Nada a ver esse comentário.
Raso raso raso
Bom, os bilionários ficam cada vez mais ricos a cada crise...
Parabéns pelo vídeo, uma idéia: que tal um vídeo falando do que está acontecendo com os Países ( sonhos ) de prosperidade para os Brasileiros que se aventuram em outros Países ( Portugal , Japão , Austrália, Canadá, EUA, Inglaterra , Europa , etc ) será que nos dias hoje 2023 e logo 2024 o sonho acabou?.......😊
Thales & Arthur, eu quero aqui agradecer pelo curso Exponencial que fiz com vocês, Gratidão por abrir minha consciência para um trabalho de plena Qualidade e Vídeos realmente clicáveis 👏👏👏 Gratidão! Gratidão! Gratidão! 🙏
Vocês têm um trabalho grandioso, chega ser um Dom, um Dom perfeito de Deus 🙏🏻 estou mesmo agradecida.... Parabéns 🎉
Um dos problemas da classe média aqui no Brasil ( classe média sem educação), é que não se prepara para momentos de inflamação e de crise. Continuam comprando mesmo sabendo que vao ficar endividados. Há uma necessidade grande de mostrar que pode comprar. No periodo de pandemia foram os anos que mais economizei, com o término dela, continuei com a mesma mentalidade.
Amigo por mais nobre q seja seu pensamento a economia nao funciona assim ja imaginou se todo brasileiro so economizasse o pais quebra, a economia depende do poder de compra e nao do poder de guardar dinheiro, o Brasil so vai pra frente quando o governo diminuir os impostos oq ao meu ver com essa reforma eles vao aumentar mais, eu to so de olho assim q isso for minimamente pra frente eu vendo minha empresa na hora e pego o maximo de emprestimo no banco q conseguir e vou pro interior viver de renda. Nunca vou conseguir entender de onde esses politicos tem essas ideias ridiculas e acham q e boa pro povo
@@jamaica4game129a China cresceu mesmo o povo tendo essa mentalidade de economizar....
Segundo o banco mundial, um trabalhador chinês médio tem mais riqueza acumulada que um europeu médio. Quase 90% das famílias chinesas tem casa própria e mais da metade dessas famílias compraram ou estão comprando um segundo apartamento (uma das causas da bolha alias) ...
Pessoas de paises pobres que crescem precisam economizar num primeiro momento...
@@stankiewicz1992Isso acrescentando o fato de que há inúmeros serviços públicos de reformas em conjuntos habitacionais de periferia, e que hoje são bairros incrivelmente planejados por lá
Algo que passa bem longe de acontecer com as Cohabs no Brasil
@@sinister2406 pois é, eu vi alguns projetos de lá.... A maioria deles é integrado com a cidade (apartamentos em cima e lojas ou pequenas fábricas no térreo), o que dá dinamismo pro lugar...
Nunca entendi pq no Brasil não fazem esse esquema de apartamentos populares com lojas embaixo e conectados com a rua ao invés de condomínios de blocos isolados da cidade... Podiam ser bairros independentes e totalmente estruturados...
@@stankiewicz1992 Isso existia nos tempos coloniais, onde famílias (principalmente as de alta classe) tinham moradias na parte de cima e mantinham seus comércios na parte de baixo
Ainda existem casarões da época, principalmente no Nordeste, mas infelizmente, são frutos de uma época escravagista
Brasil
Classe Baixa : R$ 600 a R$ 3000
Classe Média : R$ 3100 a R$ 10000
Classe Alta: + R$ 10100
Se o seu salário é menor que 3000 reais não pode se considerar classe média e se for menor que 10 000 reais não pode se considerar classe alta.
@@jonatasrcs O IBGE deve tá levando em consideração o eixo Rio SP , em algumas regiões como interior do Nordeste e interior do Norte só ganha acima de 15 mil quem é herdeiro ou político
Educação sempre é o centro nas discussões acerca de como melhorar o futuro. Eu me pergunto, como pensar em educação se o cidadão nem sabe se voltará vivo para casa?
Minha visão é investe-se em educação conjuntamente com segurança pública, contudo segurança pública sendo o alvo principal até a diminuição de índices de violência ocorram e o sentimento de segurança seja restabelecido na sociedade.
Falam muito em educação, mas segurança pública afeta bastante na economia de um país e consequentemente na desigualdade social.
Com certeza já vi estudos sobre o quanto que investimentos em segurança pública (não) se traduzem em real diminuição da violência urbana. Eu acho que você iria rever sua posição depois de ler alguns resultados.
Ex: O IMPACTO DO INVESTIMENTO EM SEGURANÇA PÚBLICA NA TAXA DE HOMICÍDIOS NO BRASIL
Marcos Dias de Oliveira, Hector Luís Cordeiro Vieira
@@antoruby Perdoe-me se fui mal interpretado, investimento não se significa apenas dinheiro na atividade fim ou gastos sem qualidade. Nesse pensamento de apenas gastar, brasil gastou muito com educação na gestão lula, mas aparentemente não foi tão eficaz quanto de esperava.
Ainda sobre segurança, o correto seria a reestruturação jurídica e organizacional, e o dinheiro seria essencial para isso, pois reforma de verdade custa caro.
Agora, sobre o artigo, obrigado pela sugestão, lerei neste fim de semana.
Uma coisa depende da outra para funcionar e precisamos de AMBAS
É uma situação preocupante e que já tira nosso bem-estar. Eu realmente torço para que algo seja feito e o cenário melhore.
Este é um canal que eu dou like antes de ver o vídeo porque sempre o conteúdo é excelente e bem produzido
O problema é que o imposto subiu no mundo todo, e continua subindo.
Está tudo caro pq de 50 a 80% de tudo é imposto.
O mundo tá uma merda, isso é fato
Se prepare pelo imposto pela sua mera existência contribuir pras mudanças climáticas, junto com o peido das vacas é claro
E tem que lembrar de todas as burocracias que atrapalham o mercado.
Nos EUA anos 50 a 80,as corporações pagavam um imposto altíssimo,os trabalhadores tinham muitos direitos, depois do governo liberal de Reagan que destruil toda a classe média dos EUA. Pra ter uma ideia,antes de Reagan 80% era classe média nós EUA.
Tipo, compra o imposto e por mais um trocado leve o produto
Parabéns pelo vídeo, excelente materia, uma idéia: comentar sobre as novas profissões ( IA , TI, MECATRONICA, ENGENHARIA AERO ESPACIAL , ROBÓTICA) E as velhas ( contador, bancário, secretaria, feirante, dono de banca de jornal, alfaiate...) onde procurar orientação sobre o que estudar , pois uma decisão errada ocasiona anos perdidos.....😊
Seria interessante fazer um vídeo sobre a prosperidade e a riqueza de algumas cidades médias do interior do Brasil ou a migração do brasileiro dos grandes centros para cidades do interior do país.
Isso é muito válido porque o brasileiro é muito mal informado sobre o que ocorre fora dos grandes centros.
E podem ter certeza acontece MUITAS coisas interessantes!!!
Desde a abertura dos mercados na década de 90 no Brasil, e a expansão industrial asiática desde os anos 80, os empregos que mantinham a "CLASSE MÉDIA" minguaram.
Vc falou uma coisa certa...ficamos para trás. Nossa indústria e fonte de renda ficou estagnada
@@Rodrigo_Sobrinho conheci pessoas que ganhavam 50 salários mínimos na indústria na década de 1990, em cargos que hoje não pagam nem 10 salários mínimos. Competição, redução de custos achacaram salários. drasticamente.
Sempre a uma saída para se manter economicamente. A classe média gasta sem controles e compra as vezes o que não pode. Hoje em dia gastos sem necessidades tem mais oferta no mercado, como lojas on-line, celulares caros etc. A classe média não poupa e nem investe isso na maioria. Mas vale ressaltar no Brasil temos situações econômicas bem diferente entre regiões. Muitos fugindo dos custos por ex de SP.
Muito imposto, inflação que não para de ser gerada e gerada pelo governo, e um toque de mais itens que se tem para comprar, exemplo stream, roupas, comida, etc… Mas o maior culpado é a inflação que o governo tanto ama, inclusive a inflação e poder de compra merecia um vídeo aqui.
Vc chegou no ponto crucial da questão.
O governo ama a inflação, porque é ele mesmo quem a cria e a usa como ferramenta de dominação sobre a população.
Como ele faz isso? Aumentando o seu tamanho, seus gastos e repassando essa "conta" em forma de imposto para quem produz e consome, tornando a sobrevivência cada vez mais cara e, assim, aumentando a dependência da população no Estado.
O problema é que as pessoas ficam nessa de governo B X governo L e não entendem que é tudo a mesma m.... O objetivo deles é alcançar o poder e se manter no poder, estão se f...... para a população.
Mas o povo alienado não entende.
Por isso é que vamos para o buraco, igual a Argentina e a Venezuela.
O maior culpado é o modo de produção que circula aqui hoje.
Graças a Deus que não participo da corrida dos ratos, tive uma vida abaixo do que ganho durante 15 anos, comprei uma casa menor do que poderia e evitei gastos supérfluos e invistia 60% do que ganhava, hoje não preciso me preocupar com boleto e nem desemprego.
Td mundo ta na corrida dos ratos kkkk
@@doritostaemin7717 fala isso por você, eu não.
💰💰💰💰💰💰💰💰
- Aumento e criação de taxas e impostos;
- Leis e dispositivos legais como óbice para um casamento e uma família;
- Altas criminalidade e incentivos diretos e indiretos aos mesmos;
- Leis e dispositivos legais de caráter ambiental que, na verdade, impede o progresso do Brasil; e
- Descrença do futuro.
*Cada vez mais temos que sobreviver num país como o Brasil.*
Parabéns pelo 1 milhão de inscritos, Deus abençoe sempre e muito sucesso irmão, excelente canal.
O problema da classe média é falta de consciência de classe, ou seja, achar que tá mais perto de ser rica do que ser pobre.
Pior que é a massa , o famoso povo de Instagram que parcela o IphoMe de 10x , mas não compra um smartphone mediano , a fim que sobre dinheiro na poupança. O pior que vejo sempre , o povo conta com o dia 05 pra receber e comprar algo , já chega no vermelho pq tá liso. Poupar 100$ ninguém quer , mas a cervejinha quer. Entendo que nem sempre sobra dinheiro pra guardar mas poh, iphoMe novo tá ne kk
O probl e q paga imposto de renda de 27,5 n sendo rica, e os ricos de milhões , bilhões, pagam o mesmo.
Oq ela deveria fazer?
@@fredfonseca2003ter consciência de classe, ou seja, ter a noção de que é pobre e votar em quem representa pobre e não em em quem representa multimilionário
Quem sabe assim a classe média percebe que está muito mais próxima da classe baixa do que da alta
Não existe a Cl média, extinta
Trabalho faz 20 anos e, mais da metade ganhando em média 2 salários mínimos, resumindo, comprei um APTO financiado, um terreno, moto e carro popular sem me apertar e ainda estudei em faculdade particular pagando mensalidade completa.
Dizer que não vai melhorar tão cedo é otimismo. Nunca mais vai melhorar porque o estado no Brasil tá sempre correndo atrás pra corroer o rendimento das pessoas
Na minha infância sempre fui pobre, hj tenho 40 anos, ganho 1750,00 e sem nenhuma previsão de melhora... Com certeza não me vejo como classe média, me vejo como pobre mesmo! Não passo fome, mas temos somente o básico do básico!
Quase todo o dinheiro é para moradia e comida... É extremamente raro comer fora, ou ter um laser do tipo shopping, cinema etc... pois não sobra!
Eu e minha familia eramos bem pobres eu achava que ainda era mas vendo o video acho que somos da media, acredito que podemos viver um pouco melhor apesar da comida esta cara e, porque temos casa propia, minha mae ganha 6mil e meu pai 2mil pra 6pessoas, logo logo vou poder ajudar tambem
Tem fundamento este vídeo! Realmente a classe média está desaparecendo e tem motivos políticos para isso! É do interesse do sistema que está sendo implantado a nível mundial, que a classe média seja eliminada. O aumento abusivos dos impostos tem por este objetivos!
O minto foi um dos motivos pra classe media passar tanto aperto, já que a inflação durante o governo dele sempre foi muito alta.
@@LUCASMAISVIDEOSso se deve tbm ao fato da pandemia e da recente inflação mundial que ocorreu nesse período no mundo,... Mas o fato é que o Minto não fez porra nenhuma pra mudar algo, além de vir meter treta e dá aos palmas pro nine fingers e ficando de quatro pro centrão.
Edit: E monte de coisa que o Biroliro fez 😂😂😂 foi absurdo.
O aumento dos impostos afeta todos da classe baixa a media. Só não faz diferença pra quem é rico de verdade.
@@LUCASMAISVIDEOSpara quem é burro seu comentário faz sentido, mas para quem viu o que estava acontecendo no mundo confirma a primeira parte desse comentário.
Olá, alguém poderia me explicar em qual banco de dados o Canal Elementar consegue os trechos de vídeos que servem como pano de fundo para suas narrações e reflexões sobre os variados assuntos?
Realmente, o poder de compra está no vermelho ,quando comecei a trabalhar.... registrado, meados de 2003 pra 2004, porque ja trabalhava de maneira informal, aprendiz como se dizia em oficina mecânica... o salario mínimo era de R$100,00 reais.... o pessoal que tinha um salario legal, pessoal de experiencia, alguns eram mecânicos de manutenção onde eu trabalha que ganhavam aí uns R$2.500,00 a R$3.000,00 reais, eles tinham casa própria, casa de aluguel, tinham mais de um carro na garagem, andavam de caminhonete e até mesmo tinham sitio ou chácara, para curtir o final de semana....
Hoje em dia... um salario desses de 2 a 3 mil... nao se mais muita coisa... ainda mais se tiver família...
Esta é a realidade da grande maioria do setor que realmente produz, pedreiros, mecanicos, serralheiros, carpinteiros etc..., quem fez até 2014 fez, depois disso só ladeira abaixo.
Hoje um aprendiz nem o mínimo ganha. Sou aprendiz e sempre ganhei abaixo do salário mínimo. Quando entra o desconto no INSS recebo menos da metade de 1 salário mínimo. Tenho 22 anos e sou formada, não tenho perspectivas de futuro. Estudei em vão, estudei para nada.
Cara, mais uma vez tenho que te dar os parabéns! Edição ótima, texto muito bom e excelentes fontes pesquisadas 👏
E pensar que atualmente temos cada vez mais aumento de impostos, aumento de salario de politicos (que eles mesmo votam), e um salario mínimo que teve um reajuste insignificante. O Brasil parece que foi programado pra ser miseravel, e os mesmos que insistem em continuar assim com os representantes que elegem.
isso só vai resolver com uma revolução comunistas
Governo populista dá nisso né, as pessoas não querem solução, querem um presidente que levanta a bandeira do amor
Matou a charada na mosca!
@@aemon6929 Ou do ódio. Qualquer bandeira ta bom pro povo, o importante é o politico ter carisma e ser "gente como a gente"
@@aemon6929 para você e melhor ter um governo genocida igual bolsonaro que levou o brasil a miseria.
Eu trabalho lavando carro e tenho persebi do que alguns clientes ao invés de ter comprado carro novo adquiriram veículos mais velhos
De maneira resumida, quando o capital migra da produção em direção ao setor financeiro, num movimento de concentração, ele gera desequilíbrios financeiros na sociedade. E as parcelas que vão sentir os efeitos negativos desse desequilíbrio serão sempre as parcelas mais baixas da sociedade.
Eu trabalho num supermercado e todo dia, eu vejo as pessoas cada vez mais frustradas com a pessima capacidade de compra que tem, mesmo ganhando o maior salário possível. Pois deixam tudo no caixa, quando fazem as compras dos produtos alimentícios. Doi ver em alguns casos, a turma ter de deixar de comprar as coisas na frente do caixa mesmo, quando percebem que o valor na compra final não vai dar conta. E isso quando se planejam pra ir comprar, e quando não se planejam então?! Claro, que é bem fato que eles virem comprar todo santo dia, não ajuda muito na hora de conter essa inflação. E tbm o governo querer jogar mais crédito social nas mãos do povo pra ganhar mais notoriedade tbm não ajuda EM NADA! Pq depois eles cobram o preço via aumento de impostos. Mas...Ainda assim, isso por si só n explica como as coisas pioraram de tal maneira a ponto de haver inúmeras comparações com o passado, aonde se podia comprar mais com bem pouco. É realmente degradante só de imaginar isso. E não é só aqui não! Ta ocorrendo no mundo todo isso! É BIZARRO E TRISTE AO MESMO TEMPO, PORQUE QUANDO UM PRODUTO SOBE DE PREÇO ELE NUNCA MAIS VOLTA AO SEU PATAMAR INICIAL E, A MEDIDA QUE O TEMPO VAI PASSANDO ELE SÓ SOBE E SOBE CADA VEZ MAIS!!! É INSANO ISSO!!! HAJA CLASSE MÉDIA QUE AGUENTE TUDO ISSO.
DETALHE:SÃO ELES A BASE DE QUALQUER ECONOMIA NO MUNDO. Quem falar que é contra essa gente toda, tá significativamente defendendo a pobreza NA CARA DURA!!! 🤨👌🔥🔥🔥
E um gênio achou que votando em um "certo candidato", os preços baixaram como mágica!!!😂😂😂😂😂
Por exemplo, o transplantado q está na presidência
Levando em conta que antes o básico era essencial. Hoje, além do alto custo sobre qualquer serviço e produtos, temos demandas que antes também não tínhamos. Esse é um fenômeno presente no capitalismo moderno. Lembrando que estamos passando pela primeira experiência. O mundo de 50 anos atrás é incomparável. Pois estamos tendo a chance agora de ver com clareza o capitalismo moderno no mundo globalizado.
A nossa realidade é triste, cruel e revoltante. Todos nós queremos subir de vida, mas as oportunidades estão escassas!😢
Por isso cobiçamos subir, pois é pra poucos. Se todos pudessem, tanto faz pois não haveria diferenças e necessidade de mudanças
Eu sempre ouvi que existem 3 tipos de classe média: classe média baixa, classe média alta e classe média tradicional. O que está a acontecer desde há anos é que a classe média tradicional está se tornando classe média baixa e a classe média alta se está tornando na classe alta. Então a classe média não está a desaparecer, está se a apenas a modificar.
acho que agora só vai sobrar as classes média alta é baixa claro tem os ricos os M é os B
Uma correção: de forma geral a classe media como um todo tende a empobrecer pois seus ganhos e aumentos não acompanham a inflação. Em geral classe media é em sua maioria assalariado com condições melhores.
Esses classe media que vc citou como ascendentes são poucos, quase nada. Tanto na classe baixa, quanto media são os chamados transitórios. Pois em empreendimentos seus ganhos passam a inflação.
Infelizmente vivemos em um pais que o atual gestor e coligados foram (esse ano) e desde o passado contra o ensino da economia, educação financeira, informática, robótica etc , que são conhecimentos expansivos (transversais com diversas matérias e na vida comum do cidadão).
Um pais que já teve hiperinflação, a população não entende como a inflação funciona. Essa é nossa realidade.
Está tudo mais caro (plano de saúde, alimentação, lazer, escola...) e os salários não estão conseguindo acompanhar esse aumento do custo de vida. Isso sem contar os impostos cada vez mais altos. Muita gente está buscando uma renda extra e mesmo assim está difícil.
Este vídeo é muito bom para alertar a situação que o Brasil indo
Isso me lembra que Thales, já ia te dar sugestão de falar da Geração Boomer vantagens que tiveram (terra barata, terra de graça em Rondônia por exemplo, terreno barato, emprego fácil no serviço público, etc) e as desvantagens (inflação) vezes as vantagens da geração Y (minha, sou nascido em 88) que foram internet e tecnologia x as várias desvantagens da minha geração (terra cara, estudo que às vezes não vale nada, concursos ultra concorridos). Recomendo os canais Red Pill falam muito disso. Tipo o do Raccooning Raccon. Abraço.
Os concursos são concorridos pois os servidores ganham demais, estao descolado da realidade de quem paga o salario deles.
@@juceleifreitadepende do cargo, a grande massa dos servidores de nível médio ganham porcamente e toleram isso pela estabilidade do cargo. Aqueles que tiverem a possibilidade de ter formação de nível superior tem a possibilidade de maiores ganhos, mas a concorrência é absurda para esses cargos e só os melhores conseguem...
Raccon racconing uma enciclopédia para o homem moderno, só quem conhece recomenda. PARABÉNS!🗿🍷
@@marcelodeluccia3766, mesmo ganhando porcamente, ganham mais do que o equivalente na iniciativa privada.
@@helenavicentini8383isso só mostra que a iniciativa privada em geral paga mal (lembra de todos os números ruins do vídeo?).
Trabalho desde menor de idade, e a única conquista que tive foi de comprar um terreno que só terminei de pagar com o meu FGTS. Mas o sonho de ter casa própria esbarra na questão de ter grana pra material e mão de obra. É tudo muito, mas muuuuuuuuito caro. E não, não venham com "falta de vontade" ou "não fez pq não quer" pq é fácil pra quem já conseguiu ter seu próprio espaço e ainda mais com a ajuda de alguém. Eu sou sozinho e meus pais não tem nem pra eles.
Vende o terreno e compra uma passagem pra Irlanda. Vão te humilhar? Vão! Vai chorar no banho? Vai! Vai querer voltar pro Brasil durantes 6 meses? Com certeza! Mas dps que você tiver um emprego estável e encontrar um local com aluguel acessível onde você pode guardar dinheiro e conquistar oq é seu aí tu vai ficar bonitão na fita. Só usar de comparação os seus entes e amigos que ficaram no Brasil.
Sim, a inflamação e desvalorização do real, criou a "tempestade perfeita" para o empobrecimento da população. Estamos ladeira abaixo.
E como dizem os Bozopatas 🤡 patriotarios : "Chega de mi mi mi vão ficar chorando 😭 até quando??"😁😁
@@Marques650pq chorar ? O amor venceu agora o pobre vai ser feliz de novo
@@nickerrado Feliz eu não sei . Mas pelo menos vai diminuir a fila do osso 🦴🦴
É, considerando o interesse pelo aprendizado das novas gerações. É provável que a situação piore. Eu quando era adolescente, em meio período fui trabalhar para ver como é a realidade. Não deixei de estudar. Mas infelizmente hoje é muito raro ver isso. Estou vendo crianças almoçando em frente a celulares e adolescentes sem noção da vida, com essa referência não fica difícil prever o resultado....
Eu Tenho Medo Do Que O Futuro Nos Aguarda.
A morte nos aguarda!!!
Se não vier mais uma pandemia......
IDH de país Africano
América Latina, a nova África!!!
Um metáfora simples da classe média é que ela pode ser comparada a um banquinho com três pernas, o banquinho representa a economia de um país, e as três pernas são as classes sociais: alta, média e baixa.
A classe média é a segunda perna da mesa, responsável por dar equilíbrio e estabilidade ao assento. Assim como o banco precisa das três pernas para se sustentar firmemente, a economia também precisa da classe média para manter seu funcionamento saudável.
Se a classe média é forte e próspera, a mesa se mantém firme e a economia flui bem, mas se a classe média enfraquece ou é negligenciada, a mesa se torna instável, e a economia pode enfrentar desafios e desequilíbrios.
Em resumo, se a classe média desandar todo o país desanda!
Quero que o país e o sistema EXPLODAM 🔥🔥⚡⚡💣💣🧨🧨
vejo os videos do canal e sempre uso para momentos de reflexão, a busca incessante do ser humano para melhorar de vida sempre existiu e continuara existindo,é de nossa natureza... é nisso que acredito.
Aqui no B0stil, cerca de 90% da população ganha até 4000 reais. Vivendo numa cidade grande, vai ter que vender o almoço pra pagar o jantar. O que resta é pagar as contas básicas com o cartão de crédito.
Todavia, os hábitos de consumo de muita gente (inclusive dos mais pobres) também não ajudam as contas fecharem ao menos no zero a zero.
E aí a cada ano que passa mais jovens para tentar mudar de vida entram pro tráfico e as meninas pra prostituição
Porque sabem que trabalhar não vai mudar a realidade deles
Então, eu faço parte dos 10%
@@ingridmiranda8690 quer me dar um pouco do seu salário?
Olha o mito ai... Saudades dos vídeos do Trunks do futuro
@@ingridmiranda8690Jura? Tô vendo fila de pessoas perguntando seu salário. 😂
E hoje temos um presidente que diz que se você tem 2 televisões em casa, está ostentando. Uma verdade inconviniente: Bolsonaro é culpado pelo governo que temos hoje assim como Dilma é culpada por Bolsonaro. Fato!
O tema é preocupante, mas gostaria de elogiar essa matéria, tão completa e bem explicada.
Assim que um jornal televisivo deveria ser. Excelente vídeo. Obrgado
Jornal de TV como a Globo já está ultrapassado.
Exatamente ,mas so querem ficar o fulano de tal é o culpado e esses blablabla
@@focadosemdvds2526A função da mídia é manipulação de massa, indiferente da emissora. Hoje a "Band"idagem, a "Recópia" e "S'bsteira" estão piores que a "Redebobo". Eles mantém a população em um patamar de ignorância justamente para ter seus privilégios. Imagina se tudo isso fosse de acesso de todos brasileiros? Fatalmente iriam se rebelararem.
jornal infelizmente nao tem interesse em transmitir informação desse nível, apenas coisas rasas e tragedias, além de política tendenciosa
Fantástico por exemplo que seria pra passar as melhores matérias da semana está passando conteúdos fúteis como no mes passado: "a história do relacionamento do seu Zé e dona maria e seu retorno depois de 30 anos..." Que matéria ridícula! E inútil q foi.
Os baby boomers iniciaram uma baguncinha na economia do mundo e deu nisso hoje, principalmente quando acabaram o lastro que o dólar ainda tinha de ouro. Porém, acredito que a raiz de tudo está nas mudanças materiais advindas da evolução da técnica desde a revolução industrial.
No livro "Marketing 5.0 - 2021", Philip Kotler (considerado o pai do Marketing Moderno) fala sobre a crescente divisão que está acontecendo entre ricos e pobres. Ele menciona que essa disparidade não só impacta os menos favorecidos, mas também afeta os mais ricos, embora não especifique como. Detalhe, o autor é norte-americano, agr imaginem como isso vai crescer no Brasil.
Excelente canal!
Cheguei aqui por acaso e virei fã.
Videos com qualidade e apresentação bem acima da media.
Parabéns!
Se tá difícil pra classe média, imagina para os pobres.
Para os pobres sempre está bom, pq ganha td do governo ( gás, auxilios, cestas básicas e etc )... ficam eternamente dependentes do governo
Pobre tem auxílio
@@mazueiisso aí no seu sonho né ? Sai da bolha, nem todo pobre ganha , auxílio não mané
@@mazueiNo caso fora do Brasil né? Muito pobre NÃO tem auxílio nenhum do governo.
@@mazuei se ta bm fica pobre ent kkkkkk vai lá
Excelente vídeo 👏
Esse é o plano, "você não terá nada e será feliz🤐".
Parabéns pelo canal, videos de alta qualidade. 1M
Como um amigo meu dizia: não são as coisas que estão caras e sim nos que ganhamos pouco.
Faz um vídeo sobre os time de futebol que estão sendo vendidos para sociedades anônimas por conta de dívidas e se isso tem algo hacer com a grande acessão com o esquema de apostas .
Cara eu fico preocupado comigo e se eu vou sobreviver nesse futuro com essa perspectiva tão pessimista. Eu sou de uma familha de classe média e eu espero poder chegar a idade adulta e poder manter esse padrão.
Gostei da sua voz, raciocínio lógico claro e didático... parabéns.