Tentação não é algo que você bate de frente e resiste, é algo que você foge! Se você sabe que o feed te faz perder muito tempo, não caia no laço de pensar: Vou assistir só por 10 min. Fuja! Isso não é ser fraco, mas sim prudente!
a procastinacão arruinou muito a minha vida, ja era pra eu ta fera no violão, ter aprendido inglês, ter passado em uma faculdade, ter lido varios livros, criado meu canal no UA-cam, ter um corpo saudável... mas devido a eu ficar enrolando e adiando as coisas não consegui conclui esses feitos, e hoje com 21 anos me sinto uma pessoa frustrada, com a mente destruída por causa do celular. minha capacidade de atenção, raciocínio e memória é uma coisa lastimada, sinto que meu cérebro foi derretido, pisoteado, esmagado; sou lento de mais para aprender qualquer coisa, não consigo se quer escrever os meus pensamentos no papel, meu cérebro trava, buga, me sinto um débil mental. desde quando descobri esse problema venho tentando reverter, não é fácil quando se faz isso por muito tempo, o que se tem que fazer é cortar o mal pela raiz, largar o celular e ir fazer o que tem que ser feito. e ah, isso vai doer, vai doer muito! seu cérebro vai querer de todo jeito aquele prazer fácil onde ele não precisa fazer esforço e é com isso que vc tem que lutar até que vc consiga reverter essa situação.
É isso! O principal você já tem: consciência. Agora, começa se auto perdoando cara, se perdoe por não ter feito antes, entenda que o que conta é daqui pra frente, o que passou não volta mais. Tu disse que não consegue escrever os pensamentos, então, pega uma folha e começa a escrever perdãos por tudo aquilo que você não fez até aqui é que te frusta, se perdoe. E escreve um compromisso contigo de fazer diferente, entendendo que é um passo de cada vez. Hoje o mundo nos dita que as coisas precisam ser pra ontem, quando na verdade cada um tem o seu próprio tempo para ter realizações e tem que enfrentar um processo. Saiba que você é muito novo e é um grande privilégio para você reconhecer os seus erros nessa idade e ter saúde para se levantar e fazer algo pelo seu futuro, aproveite essa oportunidade, enquanto tiver vida, tem esperança. Tome uma atitude, em nome de Jesus, tire esse pensamento pessimista da sua cabeça, pense no que te dê esperança, respeite o seu tempo e não se compare. Falo isso com carinho, te desejando o bem e que Jesus te dê uma nova perspectiva de vida. Senti de te responder porq achei o seu pensamento parecido com alguns que já tive e luto contra eles diariamente. Fica em paz!
voce é esperto cara e ainda jovem,tem como reveter,mas como vc falou vai doer muito,eu tbm to nessa situação mas eu to conseguindo estudar um pouco pelo menos,espero que no futuro a gente consiga sair do vicio e da procastinação.
o msm acontece comigo cara, eu em pleno 2022 comecei a pegar pesado para os concursos e realmente entrei com uma mentalidade de todo dia me lembrar e me força a ir estudar sempre no mesmo horários, no inicio parecia quase impossível. basicamente eu ficava tendo um conflito cmg msm sobre oque fazer naquele exato momento, vinha a vontade de parar de estudar e pegar o celular e usar e tb me vinha uma vontade de continuar aquilo que eu estava fazendo, mas graças a Deus eu consegui vencer isso por um breve momento e consegui tirar uma nota boa no primeiro concurso. depois disso eu entrei numa lastima de procrastinação que perdi o senso de querer fazer algo dnv. hoje me vejo da mesma forma ao qual você citou no texto. Hoje estou cursando programação, mas para mim parece quase impossível eu fazer as rotinas que marco para o final de semana de querer estudar alguns conceitos dá programação, mas esse video Pedro chegou na hora certa.
Dois dias atrás fui na minha irmã e esqueci qual caminho era mais curto, tentei lembrar e não consegui, sai em uma direção totalmente oposta e depois tive que voltar e ir pelo caminho mais longo, pela avenida. Não lembrei de jeito algum. Tenho noção do mal que me faz, não consigo me concentrar, comer sem celular tomar banho sem escutar algum vídeo no UA-cam. Estou conseguindo dormir melhor quando fico longe do celular ao longo do dia. Mas é uma luta! Não consigo iniciar uma tarefa difícil, um trabalho de conclusão, até atividades simples de envio de documentos, as vezes tenho vontade de marretar meu celular.
Também não consigo fazer mais nada sem o celular, estou sempre ouvindo alguma coisa, ou assistindo no UA-cam. E já nem ouço música, sempre algum conteúdo, vídeos, podcasts, pq me dá a impressão de que estou aprendendo algo e não desperdiçando meu tempo, mas na verdade está acabando com a minha capacidade de foco, fica sempre como que um barulho mental de fundo quando tento me concentrar, são muitos estímulos
O segredo pra lidar com isso é apenas um : falar e fazer. Se você fala que vai fazer algo, mas não faz, cara, seu próprio cérebro começa a te subjugar e drenar a sua motivação com o tempo. Eu mesmo estou meio assim. À noite, vou dormir pensando que vou fazer x, y e z no outro dia, mas 99% das vezes acabo não fazendo. Com isso, percebo que está cada vez mais difícil acordar motivado. Eu posso dormir 12 horas na noite e, ainda assim, acordo cansado, preguiçoso, como se meu cérebro já tivesse adaptado a ideia de que não vou fazer o que disse mesmo e já começasse a me cansar pra nem tentar kkkkkkkkkk. Nisso, a memória fica mais fraca, a disposição diminui, enfim...
É bem óbvio pra mim que tem relação entre procrastinação e capacidade de atenção focada, porque as coisas que fazemos quando procrastinamos são coisas que precisam de pouca atenção (tiktok, shorts, reels, jogar alguns jogos) e se você não usa sua capacidade de foco, as sinapses não são reforçadas e perdemos aos poucos a capacidade de atenção. Algumas procrastinações tem a capacidade de estimular a atenção sim, como alguns jogos FPS que exigem mais atenção, mas isso não traduz em capacidade de atenção para o estudo, porque são sinapses diferentes. Além disso tem o fato que essas procrastinações que exigem atenção desgastam sua capacidade de atenção, como se você tivesse uma quantidade limitada de atenção por dia e tivesse gastando ela com o jogo em vez do estudo. Agora a relação entre procrastinação e memória de trabalho que disse no vídeo para mim é consequência direta disso. A memória de trabalho exige atenção para funcionar, porque tem duração curta. O motivo da memória de trabalho ser prejudicada e a memória episódica não ser é bem simples: são memórias diferentes, que estão até em topografias diferentes. Enquanto a memória de trabalho fica circulando no córtex pré frontal somente enquanto você está usando e é descartada quando para de usar, a memória episódica são só os fatos que é armazenada no hipocampo porque nosso cérebro julgou elas como importantes (o que não é voluntário, mas pode ser facilitado por algumas técnicas, como a repetição espaçada e os mnemónicos). Essa memória ainda pode ser esquecida, mas algumas memórias julgadas muito importantes, geralmente aquelas associadas a coisas impactantes ao nosso próprio ser (autobiográficas) são armazenadas com mais importância espalhadas por todo o córtex (as visuais no occipital, as auditivas no temporal etc.). Essas diferenciações são bem importantes para o correto diagnósticos diferencial de algumas doenças, como demências. Resumindo, eu acho que a procrastinação afeta só a memória de trabalho porque os efeitos deletérios da procrastinação são mais restritos ao córtex pré frontal mesmo, onde está localizada a área de atenção focada que está prejudicada nas pessoas procrastinadoras. Também tem outra explicação mais centrada em neurotransmissores para essa relação entre procrastinação e falta de atenção focada que seria o esgotamento da dopamina. Todo mundo já ouviu falar da infame dopamina e a procrastinação, mas quando procrastinamos a dopamina está sendo liberada na via mesolímbica, que é responsável pela sensação de motivação/expectativa/recompensa de coisas prazerosas (tipo rolar o próximo vídeo esperando algo bom). Se a pessoa ficar estimulando a liberação de muita dopamina na via mesolímbica por meio da procrastinação, é óbvio que vai faltar dopamina para a via mesocortial, que é responsável pela atenção focada, função cognitiva e, por consequência, memória de trabalho.
Então, a memória de trabalho funciona como um armazenamento temporário de informações que, posteriormente, serão absorvidas pela memória episódica de longo prazo? Assim, se a MT não recebe a dopamina suficiente para seu funcionamento, a memória de curto prazo some gerando o esquecimento total
@@PedroHenrique-f5w3x No fim das contas as memórias diferentes estão todas conectadas em um grande circuito, então sim, memória de trabalho prejudicada vai levar a uma dificuldade de consolidar as memórias de curto prazo e nem se fala as de longo prazo. A memória de trabalho é bem semelhante à RAM do cérebro, você usa ela para acesso imediato, mas se precisar de guardar alguma coisa para depois tem que armazenar no hipocampo. Se a pessoa não consegue nem prestar atenção e guardar as informações imediatas, como vai codificar e armazenar pra depois?
O mais bizarro é que, sla, 90% não vai nem ler esse comentário seu, pq é muito grande e demanda muita atenção kkkkkkkkkkk. Tempos sombrios que estamos vivendo.
Caramba, excelente, muito bem elaborado. Sinto exatamente isso esse BRANCO. Eu sei que a CLAREZA aparece dentro da ação - mas tendo a sempre ficar buscando a clareza ANTES DA AÇÃO - existe o planejar, mas quando o planejar se torna infinito acaba causando um dano imenso.
ótimo vídeo, era tudo o que eu mais precisava!!! esse vídeo realmente pode ajudar qualquer pessoa com problemas de procrastinação (não procrastine assistir ele por favor)
Eu não tenho insta a 10 anos, Facebook a 15 anos , e deixo meu whats em off o dia todo, única rede social que eu uso é aqui o UA-cam, mais uso pra aprender coisas novas e cuidar da minha saúde mental . Me sinto muito bem, porém a procrastinação ainda me persegue, preciso habilitar meu lado leitura que é uma das coisas q não consigo mais fazer 😢 Acreditem o mundo longe das redes é vida ❤
A procrastinação exige que vc fique parado, e tbm consome um tempo mt grande da sua força de vontade, principalmente quando vc quer algo rápido, e sem esforço, e então para vencer isso, e necessário que vc veja o processo, observando bem, vc consiga enxergar o quão valioso e o seu tempo em atividades ou tarefas diárias que possa te ajudar a ocupar a mente
Pedro, isso é muito real. Há um tempo atrás eu estava me sentindo super produtiva, alcançava altas horas de estudo e meu cérebro estava conseguindo absorver as coisas de uma forma bem mais fácil. Nesses últimos meses, por algum motivo, minha produtividade caiu e eu comecei a procrastinar. Percebi que comecei a esquecer as coisas que antes não esquecia. Comecei a sentir dificuldade para absorver algumas coisas e não estava entendendo o porquê disso (agora eu sei). Tambem sinto que quando fico muito tempo no celular meu cerebro fica emburrecido kkkkk
Sua teoria faz todo sentido! Me sinto assim depois de trabalhar anos aqui na internet mas não tinha feito essa associação. É exatamente isso. Obrigada pelo vídeo!
Boa, também passo por isso. A galera vê minha vida, sou aluno de medicina da federal, tenho uma empresa e um filho e não sabe como dou conta de tudo isso. Mas eu procrastino muito e o celular (por eu trabalhar com ele) faz parte disso. Vou deixar pra olhar redes sociais só em horários específicos, as vezes tu acha que vai dar só uma olhadinha, mas perdeu todo foco da tua atividade
Pensei o mesmo! Comprar uma câmera para quando quiser tirar foto, um aparelho de música quando quiser sair e ir escutando algo é celular apenas para ligação.
Não sei se isso resolveria, sendo sincero, pelo simples fato de que o cérebro tende a substituir vícios. Então, mesmo que tu pare com o celular, às vezes vai procrastinar em outra coisa, tlgd ? Seja dormindo mais, seja não fazendo nada no sofá, enfim... Nosso cérebro sempre tenta achar uma fuga. O lance é tentar se disciplinar mesmo, eu acho, encarar os problemas de frente e tentar quebrar esse ciclo vicioso.
Cara, eu trabalho e estudo mas a procrastinação literalmente FUDEU minha preparação, estou me sentindo um pintinho saindo do ovo e se mexendo de forma limitada mas consigo enxergar soluções pro meu problema, espero superar esse problema, sou completamente conhecedor das minhas valências e defeitos, mas tem sido difícil supera-los pela falta de exercícios físicos, fui ativo até meus 18 anos e hoje aos 19 vejo que o sedentarismo está roubando minha saúde física e já tenho tido alguns momentos "depressivos" que fogem do escopo da normalidade.
@@MediCina-dj9hq Irmão, não sei se a opinião de quem não passou conta em algo mas o que posso te dizer é: -Estude menos. Isso mesmo, estude em menores quantidades mas de forma sólida, pra fazer isso você deve: 1° - Copie menos, veja a aula e depois anotes em poucas linhas as coisas mais importantes que você lembra 2° Depois de copiar faça umas 10 questões do que você estudou, como nosso tempo é curto, anote seus erros e corrija-os se der tempo, se não der tempo você faz isso na próxima vez que tiver essa matéria no seu cronograma. OBS.: Se você tiver apenas 1 período durante a semana para estudar essa matéria, use o final de semana pra fazer as correções, mas antes de faze-las faça uma lista com no mínimo 10 outras questões para revisar e também corrigi-las. 3° Quando for fazer correções não veja todo o PDF de uma vez ou a vídeo aula, o ideal é que você corrija uma questão depois de faze-la (Não me refiro à momentos que você está fazendo simulados e sim à listas normais) quando fizer a correção, vá até suas anotações e veja o tópico que abrange seu erro, não veja o texto todo e sim o necessário pra que sua lacuna de conteúdo seja sanada. Quando fizer a correção de todas você deve analisar, se seus erros forem muitos é recomendável que reveja os pdf's e resumos, mas se não forem tantos apenas anote no seu resumo as coisas que você não pode esquecer e leia novamente, A PRÁTICA IRÁ TE AJUDAR A NÃO ESQUECER COISAS TRIVIAIS, MAS SAIBA QUE ESQUECER ALGUMAS COISAS É NORMAL. 4° Durma o máximo que puder e da melhor maneira possível. Como: Antes de dormir, pelo menos 30 minutos de luz baixa e sem celular, já deixe tudo programado pra não ser necessário pega-lo depois disso. Leia algo antes de dormir, isso realiza a HIGIENE DO SONO, recomendo assistir alguns vídeos a respeito disso e organizar sua rotina. 5° Pratique exercícios físicos. Isso literalmente custou minha aprovação esse ano, no início a motivação existe mas depois é necessário ter preparo físico e mental pra ter concentração e a atividade física irá te fornecer isso. 6° Alimente-se bem, isso assim como a prática de exercícios pode acabar com sua aprovação. 7° Faça revisões em todo final de semana. COmo: 15 questões de cada matéria (TEM QUE CORRIGIR TODAS E REVER O CONTEÚDO NECESSÁRIO PRA ACABAR COM AS DÚVIDAS) 8° Simulados são essenciais. A apartir do 4° mês de estudo você deve começar a fazer simulados, busque fazer primeiro as provas antigas do vestibular que você quer passar e depois vá para simulados baseados nas questões e dificuldade dele. 9° Tenha tempo de lazer, estou no 2° ano de preparação e estou tendo problemas com depressão porque fiquei mais de 1 ano trancado em casa e no máximo indo pro trabalho. Acho que o "básico" que funciona é isso, basta adaptar pras horas disponíveis que você tem durante a semana. Se tiver dúvida é só mandar aqui ou qualquer coisa a gente troca ideia pelo insta, acredito que áudio seja melhor devido ao tanto de informação.
@@Daniel_Marinho01 opa daniel, tranquilo? me identifiquei bastante com a tua rotina, queria saber a sua perspectiva sobre algumas ideias de estudo/trabalho, será que a gnt pode trocar uma ideia? se for tranquilo manda ai teu cntt
É muito louco isso, um exemplo concreto de que estou nesta situacao é simplesmente o fato de eu inciar o video focado e prestando atencao, e quando percebo, me pego pensando em outra coisa aleatoria e nesse tempo ja se passou 2 minutos do video que eu estava escutando porem viajando nos pensamentos e nao vi nada. Como se por exemplo "o meu cerebro sabe que posso voltar o video quando eu quiser para ver denovo e se desliga"
Olá hoje estava lendo um áudio book,o fim da procrastinação. A psicóloga me disse que sou muito procrastinadora. Eu tenho mania de estar fazendo alguma coisa,dispersar e fazer outra atividade. Este tempos fui colocar umas roupas no tanquinho, e pensei vou ficar aqui senão vai transbordar. Lavei umas peças de roupas. Fui na garagem, acabei recolhendo a sujeira do meu cachorro. Quando chego na cozinha, ouço o barulho de água.O tanquinho transbordou. Tenho a mania sempre de dispersar e fazer outra coisa. Isso é horrível. Falei com a psicóloga se no caso seria TDAH,mas ela me disse que virou modinha,eu fiquei chateada. Pois na escola sem fui muito ruim, não consigo focar e entender o que o professor está ensinando. As pessoas tem que me explicar mais de três vezes, e mesmo assim no dia da prova esqueço tudo. É muito sofrido.
isso de esquecer o que ia fazer bem na hora é interessante, Freud apontava que alguns casos se chamam de "atos falhos", é um tópico muito interessante do Freud.
Verdade, isso está me matando mentalmente. Mano, sinceramente, é uma coisa simples o que você falou, mas é super verdade. Eu procrastino um pouco, e de repente, já estou procrastinando por dois dias.
Pedro, beleza ? Quero fazer um pedido para um futuro vídeo. Seria de muito agrado que você falasse sobre o fim dos bônus regionais, e como isso impacta todo o cenário da medicina como um todo.
eu procrastino tanto que eu tava no celular vendo o video, ate que ele da o exemplo de ter que estudar biologia, e eu precisava justamente fazer isso pois tenho prova e tava adiando
as pessoas não entendem VOCÊ E SEU CEREBRO SÃO COISAS DIFERENTES 👇👇👇👇👇👇👇 parece ate maluco mas teu cerebro ele tem um mecanismo de defesa que ele sempre vai procurar conforto no agora ele as vezes não sabe diferenciar de um prazer momentaneo de um prazer que você colhe a longo prazo, cerebro e que nem um musculo que deve ser treinado a fazer a coisa certa, pensa um pouco, na epoca do homem das cavernas você precisaria otimizar o conforto no agora pois ninguem sabia o que ia acontecer no amanhã então se você tinha uma fruta você não ia guardar ela pra comer depois Então de acordo de milhares de anos de evolução, nosso cerebro foi criado para sempre optar pelo conforto já que está ligado totalmente a sobrevivencia. então não deixa seu Cerebro negociar,essa vozinha da sua cabeça falando "so 10 minutinhos no instagram" "so um cigarrinho" "so um copo de cerveja" e o seu cerebro criando narrativas para o conforto mas quanto mais voce escolhe o conforto menos voce escolhe por algo quer realmente quer, pois vc se torna escravo do seus desejos, as coisas que realmente importam e:1-qual e seu proposito de vida 2-Seus sonhos 3- quem você quer ajudar. de resto e apenas distração sendo coisas Externas que nem horas no celular, vicios etc e coisas internas que pode ser seu cerebro colocando os desejos momentaneos na frente daquilo que você sempre sonhou, lembre-se todo milionario pensa: aquele esforço todo valeu a pena forma de resolver isto: não pensa, apenas FAÇA! quando você percebe que e insignificante ate o desconforto de um banho gelado vc percebe o valor das coisas, veja videos e livros com david goggins para otimizar isto Espero ter ajudado e lembre-se não adianta nada eu ter passado essa visão toda e vc não colocar em pratica e não se esforçar
Como equilibrar essas dicas ant procrastinação com a saúde mental de ter um pouco de tranquilidade e não se cobrar tanto a ponto de ficar meio paranóico?
Se obrigar a terminar tarefas sem pegar no celular é muito importante, às vezes me pego parando pra pegar ele no impulso. Não conseguimos mais ficar no "tédio" ou sem estímulos... Tô me corrigindo nisso com o pensamento de que nada que eu possa ver ali é mais importante do que as coisas que tenho que fazer, mesmo as chatas. Ser capaz de focar e me concentrar e não ficar refém de celular/redes é mais importante. Mas é uma luta constante...
Tentação não é algo que você bate de frente e resiste, é algo que você foge! Se você sabe que o feed te faz perder muito tempo, não caia no laço de pensar: Vou assistir só por 10 min. Fuja! Isso não é ser fraco, mas sim prudente!
Isso que vc falou fez-me lembrar que Deus diz para não tentarmos combater contra o pecado mas sim fugir dele!😮
Fuja*
@@danielsantana6018 valeu, só percebi agora.
"Não fostes capaz de vencer nas coisas grandes porque não quisestes vencer nas pequenas"
Brabo
Lucas 16:10-11
Esse vídeo chegou no momento que eu estava procrastinando🤡, que bom que eu tive a coragem de parar e assistir o vídeo ❤
a procastinacão arruinou muito a minha vida, ja era pra eu ta fera no violão, ter aprendido inglês, ter passado em uma faculdade, ter lido varios livros, criado meu canal no UA-cam, ter um corpo saudável... mas devido a eu ficar enrolando e adiando as coisas não consegui conclui esses feitos, e hoje com 21 anos me sinto uma pessoa frustrada, com a mente destruída por causa do celular. minha capacidade de atenção, raciocínio e memória é uma coisa lastimada, sinto que meu cérebro foi derretido, pisoteado, esmagado; sou lento de mais para aprender qualquer coisa, não consigo se quer escrever os meus pensamentos no papel, meu cérebro trava, buga, me sinto um débil mental. desde quando descobri esse problema venho tentando reverter, não é fácil quando se faz isso por muito tempo, o que se tem que fazer é cortar o mal pela raiz, largar o celular e ir fazer o que tem que ser feito. e ah, isso vai doer, vai doer muito! seu cérebro vai querer de todo jeito aquele prazer fácil onde ele não precisa fazer esforço e é com isso que vc tem que lutar até que vc consiga reverter essa situação.
É isso! O principal você já tem: consciência. Agora, começa se auto perdoando cara, se perdoe por não ter feito antes, entenda que o que conta é daqui pra frente, o que passou não volta mais. Tu disse que não consegue escrever os pensamentos, então, pega uma folha e começa a escrever perdãos por tudo aquilo que você não fez até aqui é que te frusta, se perdoe. E escreve um compromisso contigo de fazer diferente, entendendo que é um passo de cada vez. Hoje o mundo nos dita que as coisas precisam ser pra ontem, quando na verdade cada um tem o seu próprio tempo para ter realizações e tem que enfrentar um processo. Saiba que você é muito novo e é um grande privilégio para você reconhecer os seus erros nessa idade e ter saúde para se levantar e fazer algo pelo seu futuro, aproveite essa oportunidade, enquanto tiver vida, tem esperança. Tome uma atitude, em nome de Jesus, tire esse pensamento pessimista da sua cabeça, pense no que te dê esperança, respeite o seu tempo e não se compare. Falo isso com carinho, te desejando o bem e que Jesus te dê uma nova perspectiva de vida. Senti de te responder porq achei o seu pensamento parecido com alguns que já tive e luto contra eles diariamente. Fica em paz!
Ótima escrita.
voce é esperto cara e ainda jovem,tem como reveter,mas como vc falou vai doer muito,eu tbm to nessa situação mas eu to conseguindo estudar um pouco pelo menos,espero que no futuro a gente consiga sair do vicio e da procastinação.
Cara, eu me vi nesse comentário.
o msm acontece comigo cara, eu em pleno 2022 comecei a pegar pesado para os concursos e realmente entrei com uma mentalidade de todo dia me lembrar e me força a ir estudar sempre no mesmo horários, no inicio parecia quase impossível. basicamente eu ficava tendo um conflito cmg msm sobre oque fazer naquele exato momento, vinha a vontade de parar de estudar e pegar o celular e usar e tb me vinha uma vontade de continuar aquilo que eu estava fazendo, mas graças a Deus eu consegui vencer isso por um breve momento e consegui tirar uma nota boa no primeiro concurso. depois disso eu entrei numa lastima de procrastinação que perdi o senso de querer fazer algo dnv. hoje me vejo da mesma forma ao qual você citou no texto. Hoje estou cursando programação, mas para mim parece quase impossível eu fazer as rotinas que marco para o final de semana de querer estudar alguns conceitos dá programação, mas esse video Pedro chegou na hora certa.
A fórmula mágica para matar a procrastinação é ter uma agenda e ser fiel à ela.
@@lianefruhauf8280, como voce faz sua agenda? Tem horário específico para cada tarefa, ou tem um monte de tarefas em qualquer momento do dia?
@@Rlpg7 sim tudo com agenda. Faço aula de inglês, leitura, academia, caminhada. Sem manter uma agenda fiel não saí nada.
@@lianefruhauf8280 nossa, caramba, mas você escreve que precisa estudar inglês e estuda, è assim?
Dois dias atrás fui na minha irmã e esqueci qual caminho era mais curto, tentei lembrar e não consegui, sai em uma direção totalmente oposta e depois tive que voltar e ir pelo caminho mais longo, pela avenida. Não lembrei de jeito algum. Tenho noção do mal que me faz, não consigo me concentrar, comer sem celular tomar banho sem escutar algum vídeo no UA-cam. Estou conseguindo dormir melhor quando fico longe do celular ao longo do dia. Mas é uma luta! Não consigo iniciar uma tarefa difícil, um trabalho de conclusão, até atividades simples de envio de documentos, as vezes tenho vontade de marretar meu celular.
Acontece muito comigo....
Também não consigo fazer mais nada sem o celular, estou sempre ouvindo alguma coisa, ou assistindo no UA-cam. E já nem ouço música, sempre algum conteúdo, vídeos, podcasts, pq me dá a impressão de que estou aprendendo algo e não desperdiçando meu tempo, mas na verdade está acabando com a minha capacidade de foco, fica sempre como que um barulho mental de fundo quando tento me concentrar, são muitos estímulos
Adie 1 dia, e 10 dias se passarão.
O segredo pra lidar com isso é apenas um : falar e fazer. Se você fala que vai fazer algo, mas não faz, cara, seu próprio cérebro começa a te subjugar e drenar a sua motivação com o tempo. Eu mesmo estou meio assim. À noite, vou dormir pensando que vou fazer x, y e z no outro dia, mas 99% das vezes acabo não fazendo. Com isso, percebo que está cada vez mais difícil acordar motivado. Eu posso dormir 12 horas na noite e, ainda assim, acordo cansado, preguiçoso, como se meu cérebro já tivesse adaptado a ideia de que não vou fazer o que disse mesmo e já começasse a me cansar pra nem tentar kkkkkkkkkk. Nisso, a memória fica mais fraca, a disposição diminui, enfim...
É bem óbvio pra mim que tem relação entre procrastinação e capacidade de atenção focada, porque as coisas que fazemos quando procrastinamos são coisas que precisam de pouca atenção (tiktok, shorts, reels, jogar alguns jogos) e se você não usa sua capacidade de foco, as sinapses não são reforçadas e perdemos aos poucos a capacidade de atenção. Algumas procrastinações tem a capacidade de estimular a atenção sim, como alguns jogos FPS que exigem mais atenção, mas isso não traduz em capacidade de atenção para o estudo, porque são sinapses diferentes. Além disso tem o fato que essas procrastinações que exigem atenção desgastam sua capacidade de atenção, como se você tivesse uma quantidade limitada de atenção por dia e tivesse gastando ela com o jogo em vez do estudo. Agora a relação entre procrastinação e memória de trabalho que disse no vídeo para mim é consequência direta disso. A memória de trabalho exige atenção para funcionar, porque tem duração curta. O motivo da memória de trabalho ser prejudicada e a memória episódica não ser é bem simples: são memórias diferentes, que estão até em topografias diferentes. Enquanto a memória de trabalho fica circulando no córtex pré frontal somente enquanto você está usando e é descartada quando para de usar, a memória episódica são só os fatos que é armazenada no hipocampo porque nosso cérebro julgou elas como importantes (o que não é voluntário, mas pode ser facilitado por algumas técnicas, como a repetição espaçada e os mnemónicos). Essa memória ainda pode ser esquecida, mas algumas memórias julgadas muito importantes, geralmente aquelas associadas a coisas impactantes ao nosso próprio ser (autobiográficas) são armazenadas com mais importância espalhadas por todo o córtex (as visuais no occipital, as auditivas no temporal etc.). Essas diferenciações são bem importantes para o correto diagnósticos diferencial de algumas doenças, como demências. Resumindo, eu acho que a procrastinação afeta só a memória de trabalho porque os efeitos deletérios da procrastinação são mais restritos ao córtex pré frontal mesmo, onde está localizada a área de atenção focada que está prejudicada nas pessoas procrastinadoras. Também tem outra explicação mais centrada em neurotransmissores para essa relação entre procrastinação e falta de atenção focada que seria o esgotamento da dopamina. Todo mundo já ouviu falar da infame dopamina e a procrastinação, mas quando procrastinamos a dopamina está sendo liberada na via mesolímbica, que é responsável pela sensação de motivação/expectativa/recompensa de coisas prazerosas (tipo rolar o próximo vídeo esperando algo bom). Se a pessoa ficar estimulando a liberação de muita dopamina na via mesolímbica por meio da procrastinação, é óbvio que vai faltar dopamina para a via mesocortial, que é responsável pela atenção focada, função cognitiva e, por consequência, memória de trabalho.
Comentário irado
Cirúrgico.
Então, a memória de trabalho funciona como um armazenamento temporário de informações que, posteriormente, serão absorvidas pela memória episódica de longo prazo? Assim, se a MT não recebe a dopamina suficiente para seu funcionamento, a memória de curto prazo some gerando o esquecimento total
@@PedroHenrique-f5w3x No fim das contas as memórias diferentes estão todas conectadas em um grande circuito, então sim, memória de trabalho prejudicada vai levar a uma dificuldade de consolidar as memórias de curto prazo e nem se fala as de longo prazo. A memória de trabalho é bem semelhante à RAM do cérebro, você usa ela para acesso imediato, mas se precisar de guardar alguma coisa para depois tem que armazenar no hipocampo. Se a pessoa não consegue nem prestar atenção e guardar as informações imediatas, como vai codificar e armazenar pra depois?
O mais bizarro é que, sla, 90% não vai nem ler esse comentário seu, pq é muito grande e demanda muita atenção kkkkkkkkkkk. Tempos sombrios que estamos vivendo.
Caramba, excelente, muito bem elaborado.
Sinto exatamente isso esse BRANCO.
Eu sei que a CLAREZA aparece dentro da ação - mas tendo a sempre ficar buscando a clareza ANTES DA AÇÃO - existe o planejar, mas quando o planejar se torna infinito acaba causando um dano imenso.
ótimo vídeo, era tudo o que eu mais precisava!!! esse vídeo realmente pode ajudar qualquer pessoa com problemas de procrastinação (não procrastine assistir ele por favor)
Pedrinho vc é fera demais. Sucesso.
O bom que não afetou a memória de execução nas habilidades de comunicação,para mim só piorou o que não tinha
Eu não tenho insta a 10 anos, Facebook a 15 anos , e deixo meu whats em off o dia todo, única rede social que eu uso é aqui o UA-cam, mais uso pra aprender coisas novas e cuidar da minha saúde mental .
Me sinto muito bem, porém a procrastinação ainda me persegue, preciso habilitar meu lado leitura que é uma das coisas q não consigo mais fazer 😢
Acreditem o mundo longe das redes é vida ❤
Melhor vídeo que eu já vi sobre procrastinação
A procrastinação exige que vc fique parado, e tbm consome um tempo mt grande da sua força de vontade, principalmente quando vc quer algo rápido, e sem esforço, e então para vencer isso, e necessário que vc veja o processo, observando bem, vc consiga enxergar o quão valioso e o seu tempo em atividades ou tarefas diárias que possa te ajudar a ocupar a mente
Obrigado é exatamente o que to fazendo agora, vou melhorar isso
Pedro, isso é muito real.
Há um tempo atrás eu estava me sentindo super produtiva, alcançava altas horas de estudo e meu cérebro estava conseguindo absorver as coisas de uma forma bem mais fácil. Nesses últimos meses, por algum motivo, minha produtividade caiu e eu comecei a procrastinar. Percebi que comecei a esquecer as coisas que antes não esquecia. Comecei a sentir dificuldade para absorver algumas coisas e não estava entendendo o porquê disso (agora eu sei).
Tambem sinto que quando fico muito tempo no celular meu cerebro fica emburrecido kkkkk
Seu conteúdo é necessário irmão, um tapa na cara das pessoas acomodadas. A mudança vai vir
Sua teoria faz todo sentido! Me sinto assim depois de trabalhar anos aqui na internet mas não tinha feito essa associação. É exatamente isso. Obrigada pelo vídeo!
Boa, também passo por isso. A galera vê minha vida, sou aluno de medicina da federal, tenho uma empresa e um filho e não sabe como dou conta de tudo isso. Mas eu procrastino muito e o celular (por eu trabalhar com ele) faz parte disso. Vou deixar pra olhar redes sociais só em horários específicos, as vezes tu acha que vai dar só uma olhadinha, mas perdeu todo foco da tua atividade
As vezes da vontade de vender o celular bom e comprar um extremamente simples, pra ver se diminui a vontade de ficar mexendo
Pensei o mesmo! Comprar uma câmera para quando quiser tirar foto, um aparelho de música quando quiser sair e ir escutando algo é celular apenas para ligação.
Não sei se isso resolveria, sendo sincero, pelo simples fato de que o cérebro tende a substituir vícios. Então, mesmo que tu pare com o celular, às vezes vai procrastinar em outra coisa, tlgd ? Seja dormindo mais, seja não fazendo nada no sofá, enfim... Nosso cérebro sempre tenta achar uma fuga. O lance é tentar se disciplinar mesmo, eu acho, encarar os problemas de frente e tentar quebrar esse ciclo vicioso.
Fiquei lembrando de uma frase que eu li: "não procrastine o combate a procrastinação".
marcando presença!
Concordo com o que você falou no vídeo,já tinha percebido isso sozinho,porém uma confirmação sua sobre isso me deixou feliz
4:19 mdsss eu precisava estudar biologia hoje e não estudei, que certeiro
conteudo de qualidade é oq o mundo precisa. gogogo
Valeu, mestre! 🙏🏻
Cara, eu trabalho e estudo mas a procrastinação literalmente FUDEU minha preparação, estou me sentindo um pintinho saindo do ovo e se mexendo de forma limitada mas consigo enxergar soluções pro meu problema, espero superar esse problema, sou completamente conhecedor das minhas valências e defeitos, mas tem sido difícil supera-los pela falta de exercícios físicos, fui ativo até meus 18 anos e hoje aos 19 vejo que o sedentarismo está roubando minha saúde física e já tenho tido alguns momentos "depressivos" que fogem do escopo da normalidade.
Eh foda né mano, estuda e trabalhar. Como você concilia mano, dá umas dicas.
Trabalho tbm, tá difícil a rotina.
@@MediCina-dj9hq Irmão, não sei se a opinião de quem não passou conta em algo mas o que posso te dizer é:
-Estude menos. Isso mesmo, estude em menores quantidades mas de forma sólida, pra fazer isso você deve:
1° - Copie menos, veja a aula e depois anotes em poucas linhas as coisas mais importantes que você lembra
2° Depois de copiar faça umas 10 questões do que você estudou, como nosso tempo é curto, anote seus erros e corrija-os se der tempo, se não der tempo você faz isso na próxima vez que tiver essa matéria no seu cronograma. OBS.: Se você tiver apenas 1 período durante a semana para estudar essa matéria, use o final de semana pra fazer as correções, mas antes de faze-las faça uma lista com no mínimo 10 outras questões para revisar e também corrigi-las.
3° Quando for fazer correções não veja todo o PDF de uma vez ou a vídeo aula, o ideal é que você corrija uma questão depois de faze-la (Não me refiro à momentos que você está fazendo simulados e sim à listas normais) quando fizer a correção, vá até suas anotações e veja o tópico que abrange seu erro, não veja o texto todo e sim o necessário pra que sua lacuna de conteúdo seja sanada. Quando fizer a correção de todas você deve analisar, se seus erros forem muitos é recomendável que reveja os pdf's e resumos, mas se não forem tantos apenas anote no seu resumo as coisas que você não pode esquecer e leia novamente, A PRÁTICA IRÁ TE AJUDAR A NÃO ESQUECER COISAS TRIVIAIS, MAS SAIBA QUE ESQUECER ALGUMAS COISAS É NORMAL.
4° Durma o máximo que puder e da melhor maneira possível. Como: Antes de dormir, pelo menos 30 minutos de luz baixa e sem celular, já deixe tudo programado pra não ser necessário pega-lo depois disso. Leia algo antes de dormir, isso realiza a HIGIENE DO SONO, recomendo assistir alguns vídeos a respeito disso e organizar sua rotina.
5° Pratique exercícios físicos. Isso literalmente custou minha aprovação esse ano, no início a motivação existe mas depois é necessário ter preparo físico e mental pra ter concentração e a atividade física irá te fornecer isso.
6° Alimente-se bem, isso assim como a prática de exercícios pode acabar com sua aprovação.
7° Faça revisões em todo final de semana. COmo: 15 questões de cada matéria (TEM QUE CORRIGIR TODAS E REVER O CONTEÚDO NECESSÁRIO PRA ACABAR COM AS DÚVIDAS)
8° Simulados são essenciais. A apartir do 4° mês de estudo você deve começar a fazer simulados, busque fazer primeiro as provas antigas do vestibular que você quer passar e depois vá para simulados baseados nas questões e dificuldade dele.
9° Tenha tempo de lazer, estou no 2° ano de preparação e estou tendo problemas com depressão porque fiquei mais de 1 ano trancado em casa e no máximo indo pro trabalho.
Acho que o "básico" que funciona é isso, basta adaptar pras horas disponíveis que você tem durante a semana. Se tiver dúvida é só mandar aqui ou qualquer coisa a gente troca ideia pelo insta, acredito que áudio seja melhor devido ao tanto de informação.
@@Daniel_Marinho01 opa daniel, tranquilo?
me identifiquei bastante com a tua rotina, queria saber a sua perspectiva sobre algumas ideias de estudo/trabalho, será que a gnt pode trocar uma ideia?
se for tranquilo manda ai teu cntt
@@Daniel_Marinho01 O único problema meu é o sono, tenho que acordar as 5 da manhã por conta da escola
@@lucasbatista4248 Não sei o que acontece que o comentário com meu número sempre é apagado
Senhoras e senhores, temos ouro aqui.
que conteúdo de valor, a importância de se auto-observar.
É muito louco isso, um exemplo concreto de que estou nesta situacao é simplesmente o fato de eu inciar o video focado e prestando atencao, e quando percebo, me pego pensando em outra coisa aleatoria e nesse tempo ja se passou 2 minutos do video que eu estava escutando porem viajando nos pensamentos e nao vi nada.
Como se por exemplo "o meu cerebro sabe que posso voltar o video quando eu quiser para ver denovo e se desliga"
Vc é muito necessário para a humanidade!!
Um dia esse cara ainda vai estar no Flow , no Vilela e no Serjão dos Foguetes
Cara, obrigado! Eu precisava disso
muito obrigado por compartilhar conhecimento grato
Pior que eu já tinha pensado nisso... gostei da ideia das ampulhetas, vou aderir.
Valeu, Pedro
Video muito bom, na hora certa!
Como eu posso estimular a minha memória de curto prazo? Preciso de mais exemplos, não faço ideia
Colocar um contador de 30 minutos no celular?
Ja percebi essa coorelação entre a procrastinação e minha memoria "ram" tbm mas nunca tinha achado ngm falando sobre isso
Olá hoje estava lendo um áudio book,o fim da procrastinação. A psicóloga me disse que sou muito procrastinadora. Eu tenho mania de estar fazendo alguma coisa,dispersar e fazer outra atividade. Este tempos fui colocar umas roupas no tanquinho, e pensei vou ficar aqui senão vai transbordar. Lavei umas peças de roupas. Fui na garagem, acabei recolhendo a sujeira do meu cachorro. Quando chego na cozinha, ouço o barulho de água.O tanquinho transbordou.
Tenho a mania sempre de dispersar e fazer outra coisa. Isso é horrível. Falei com a psicóloga se no caso seria TDAH,mas ela me disse que virou modinha,eu fiquei chateada. Pois na escola sem fui muito ruim, não consigo focar e entender o que o professor está ensinando. As pessoas tem que me explicar mais de três vezes, e mesmo assim no dia da prova esqueço tudo. É muito sofrido.
Resumindo: Ação gera motivação!
isso de esquecer o que ia fazer bem na hora é interessante, Freud apontava que alguns casos se chamam de "atos falhos", é um tópico muito interessante do Freud.
Melhor professor 🔥
que video excelênte!
Baita vídeo irmão
Verdade, isso está me matando mentalmente.
Mano, sinceramente, é uma coisa simples o que você falou, mas é super verdade.
Eu procrastino um pouco, e de repente, já estou procrastinando por dois dias.
O Assa é dodói da cabeça igual eu, bora pra cima!
Eu tenho uma bolinha colorida que deixo em cima do meu celular.Ela me lembra que não posso usa-lo pq estou ocupada.
Pedro, beleza ? Quero fazer um pedido para um futuro vídeo. Seria de muito agrado que você falasse sobre o fim dos bônus regionais, e como isso impacta todo o cenário da medicina como um todo.
Ótimo vídeo professor 👏
Muito bom!!
adorei o conteudo, obg
eu estou ha 6 dias procrastinando pra assistir esse video, uma hora vai!
FINALMENTE, 15 dias depois eu assisti o video, muito bom! preciso urgente parar de procrastinar! shorts do youtube ta comendo meu cerebro
Gente, isso é super real, a longo prazo você percebe que é verdade. Tá na hora de mudar isso, você é capaz!
Sensacional!Obrigada.
eu procrastino tanto que eu tava no celular vendo o video, ate que ele da o exemplo de ter que estudar biologia, e eu precisava justamente fazer isso pois tenho prova e tava adiando
Fez Até...Que sentido,mas de fato a solução é Parar de vez
vídeo importantíssimo, obrigada!!!
Na verdade o Eslen delanogare ja falou sobre isso.
as pessoas não entendem VOCÊ E SEU CEREBRO SÃO COISAS DIFERENTES
👇👇👇👇👇👇👇
parece ate maluco mas teu cerebro ele tem um mecanismo de defesa que ele sempre vai procurar conforto no agora ele as vezes não sabe diferenciar de um prazer momentaneo de um prazer que você colhe a longo prazo, cerebro e que nem um musculo que deve ser treinado a fazer a coisa certa, pensa um pouco, na epoca do homem das cavernas você precisaria otimizar o conforto no agora pois ninguem sabia o que ia acontecer no amanhã então se você tinha uma fruta você não ia guardar ela pra comer depois Então de acordo de milhares de anos de evolução, nosso cerebro foi criado para sempre optar pelo conforto já que está ligado totalmente a sobrevivencia. então não deixa seu Cerebro negociar,essa vozinha da sua cabeça falando "so 10 minutinhos no instagram" "so um cigarrinho" "so um copo de cerveja" e o seu cerebro criando narrativas para o conforto mas quanto mais voce escolhe o conforto menos voce escolhe por algo quer realmente quer, pois vc se torna escravo do seus desejos, as coisas que realmente importam e:1-qual e seu proposito de vida 2-Seus sonhos 3- quem você quer ajudar. de resto e apenas distração sendo coisas Externas que nem horas no celular, vicios etc e coisas internas que pode ser seu cerebro colocando os desejos momentaneos na frente daquilo que você sempre sonhou, lembre-se todo milionario pensa: aquele esforço todo valeu a pena
forma de resolver isto: não pensa, apenas FAÇA! quando você percebe que e insignificante ate o desconforto de um banho gelado vc percebe o valor das coisas, veja videos e livros com david goggins para otimizar isto
Espero ter ajudado e lembre-se não adianta nada eu ter passado essa visão toda e vc não colocar em pratica e não se esforçar
Cara, eu procrastino tanto. Eu sei dos malefícios e sei como parar, mais mesmo assim eu continuo procrastinando.
Como equilibrar essas dicas ant procrastinação com a saúde mental de ter um pouco de tranquilidade e não se cobrar tanto a ponto de ficar meio paranóico?
muito bom 🚀🚀
O tanto que eu procrastinei pra ver esse vídeo
Perfeito!!
Faz sentido
Faz sentido Pedro
Melhor vídeo
Salvei o vídeo pra assistir mais tarde😅
Qual médico eu tenho que ir para pedir ajuda ?
estou sentindo a mesma coisa, vamos reverter isso!
Faz sentido!
Eu assistindo o video e dando pause depois de 1 minuto hahahaha
Brabo
Philippe Coutinho desistiu do futebol?
Vídeo necessário.
+1 inscrito
Cirúrgico.
Pqp, eu procrastino assistindo video de como não procrastinar 😂😂😂😂
Vc passa em medicina todo ano, mas você é médico ou faz faculdade de medicina? Só uma curiosidade...
Uma pergunta?eu fazer as obrigações ouvindo musica atrapalha?
Creio que nao. Principalmente se vc canta junto, e se for em outro idioma vc estará estimulando seu cérebro a repetir a pronúncia correta
mestre
Cirúrgico!!
Muito real.
Like!! 👍
Não é estranho, procastinação é algo óbvio, você não faz oque é pra ser feito.
Cavalheiro deixe me lhe ajudá-lo isso chama P R E G U I ÇA.... SACOU!?
Opa
Pedro,sei que não tem nada a ver com o vídeo,mas vc é idêntico a um lutador chamado MJF
Se obrigar a terminar tarefas sem pegar no celular é muito importante, às vezes me pego parando pra pegar ele no impulso. Não conseguimos mais ficar no "tédio" ou sem estímulos... Tô me corrigindo nisso com o pensamento de que nada que eu possa ver ali é mais importante do que as coisas que tenho que fazer, mesmo as chatas. Ser capaz de focar e me concentrar e não ficar refém de celular/redes é mais importante. Mas é uma luta constante...