a maternidade em questão, vera iaconelli, psicanalista

Поділитися
Вставка
  • Опубліковано 25 тра 2022
  • acompanhamos com apreensão o sofrimento e, por vezes, o adoecimento de mães no exercício da tarefa parental em nossa época. elas fazem parte de uma geração que se sente desautorizada e incapaz diante da enxurrada de informações e imperativos que os especialistas as têm oferecido e cobrado. a maternidade se vê questionada pelas questões de gênero, pelo colapso da divisão sexual do trabalho e afeta em cheio o homem e seu lugar como pai. é fundamental que pensemos a maternidade em sua relação com a paternidade e com os imperativos de nossa época de transição. para isso, precisamos diferenciar o que entendemos por família, constituição subjetiva e funções materna e paterna.
    Vera Iaconelli, Psicanalista
    Mestre e Doutora em Psicologia pela USP, Membro do Departamento de Psicanálise do Instituto Sedes Sapientiae, Membro do Fórum do Campo Lacaniano SP, fundadora do Instituto Gerar de Psicanálise, Colunista da Folha de São Paulo autora do livros: Mal-estar na maternidade: do infanticídio à função materna (Zagodoni, 2 edição, 2020), Criar filhos do século XXI (Contexto, 2019) e organizadora da Coleção Parentalidade & Psicanálise (Autêntica, 5 volumes, 2021-22)
    #live #aovivo
    palestra do módulo maternidade em crise, de vera iaconelli
    pais e mães se perguntam sobre seus papéis e suas funções em uma época de grandes transformações das relações de conjugalidade e das configurações familiares. enfrentamos o agravamento ímpar das dificuldades no cuidado com as próximas gerações, que colocam a própria ideia de parentalidade na berlinda. a crise sanitária mundial, por sua vez, precipitou o colapso que já se mostrava no horizonte: a impossibilidade de mulheres continuarem a assumir praticamente sozinhas a inteira responsabilidade sobre a prole. por meio da psicanálise e da antropologia pensaremos os efeitos psíquicos e sociais que nossa época imprimi ao exercício da maternidade e os novos desafios para as crianças.
    Inscreva-se no canal e clique no sininho para ser notificado das novidades!
    Siga as redes da TV Cultura!
    Facebook: / tvcultura
    Twitter: / tvcultura
    Instagram: / tvcultura
    Site: tvcultura.com.br/
    Siga o Instituto CPFL
    - Facebook: / institutocpfl
    - Twitter: / cafe_filosofico
    - Site: www.institutocpfl.org.br/

КОМЕНТАРІ •