MARX E A POLÍTICA | Armando Boito | Curso livre: Marx e os marxismos #2
Вставка
- Опубліковано 5 лют 2025
- O cientista político Armando Boito ministra a aula dedicada a MARX E A POLÍTICA. A mediação é de Claudinei Rezende.
A TV Boitempo dá continuidade à publicação dos vídeos do Curso "Marx e os marxismos", com esta aula do cientista político Armando Boito sobre a política em Marx.
👉 NOVAS AULAS TODA SEMANA!
Inscreva-se e acompanhe o curso: bit.ly/1bxZhtb
Ao todo, serão 10 aulas ministradas por alguns dos maiores estudiosos do tema no Brasil hoje: Leda Paulani, Armando Boito Jr., Jorge Grespan, Rodnei Nascimento, Alysson Mascaro, Ruy Braga, Marly Vianna, Isabel Loureiro, Daniela Haj Mussi e Ana Cotrim. Dividido em dois blocos temáticos, o curso aborda em um primeiro momento as diversas facetas da contribuição teórica de Marx nos campos da economia, da história, da política, da filosofia e do direito, respectivamente. No segundo bloco, o foco passa para às diversas interpretações dadas ao marxismo ao longo do século XX por lideranças políticas e intelectuais como Trótski, Lênin, Rosa Luxemburgo, Gramsci e Lukács.
PROGRAMAÇÃO DAS AULAS
Módulo 1:
Aula 01 - Marx e economia - Leda Paulani
Aula 02 - Marx e política - Armando Boito Jr.
Aula 03 - Marx e história - Jorge Grespan
Aula 04 - Marx e filosofia - Rodnei Nascimento
Aula 05 - Marx e direito - Alysson Mascaro
Módulo 2:
Aula 06 - O marxismo de Trótski - Ruy Braga
Aula 07 - O marxismo de Lênin - Marly Vianna
Aula 08 - O marxismo da Rosa Luxemburgo - Isabel Loureiro
Aula 09 - O marxismo de Gramsci - Daniela Haj Mussi
Aula 10 - O marxismo de Lukács - Ana Cotrim
VI CURSO LIVRE MARX-ENGELS
Este curso se insere na tradicional linhagem de Cursos Livres promovidos pela Boitempo desde 2008. O curso foi realizado em 2018, ano do bicentenário de Karl Marx, em parceria com a Faculdade 28 de Agosto e o Sindicato dos Bancários de São Paulo, Osasco e região. A mediação desta aula é de Claudinei Rezende.
Excelente aula....um ótima sistematização sobre os conceitos do Estado capitalista e sobre a DDP. E finalmente uma análise que não se dilui na perspectiva da ontologia idealista que predomina no marxismo brasileiro. Que venham mais palestras de marxistas que resgatem essa tradição materialista de Althusser, Poulantzas, Pachukanis e Timpanaro
Muito didático.
Complicado sustentar que, em Lukács, a ontologia não se articula historicamente, ou seja, que se apresenta enquanto análise metafísica. Passa despercebido todo o esforço de Lukács em pensar criticamente as ontologias do século XX, essas sim, problemáticas (Heidegger, Sarte..).
Discordo parcialmente, já que é justamente em Heidegger que o problema da ontologia e da história é articulado da maneira mais sofisticada dentro de uma indagação originária da temporalidade.
Polêmica Althusser x Lukács !!! Adooooooooooro. hahahahaha
Hahahaha
Apaixonei no Lukács mas depois que conheci Althusser, simplesmente Lukács deixou de fazer sentido
Inclusive eu acho que deveria estar mais claro isso nos vídeos da boitempo. Tem muitoooos Lukacsianos e as vezes parece que é a única leitura do marxismo.
@@liviamacedo7897 Exatamente
Tô adorando o conteúdo. Mas nossa esse áudio tá HORRÍVEL 😢😢
BOITEMPO PELO AMOR DE DEUS , CONTATEM O ZE PAULO NETTO E PREPAREM PEQUENOS VIDEOS INTRODUTORIOS COM CATEGORIAS CHAVES DE MARX ! PRECISAMOS DE ALGUEM COM A BAGAGEM DO ZE PAULO PARA ESTIMULAR A DIFUSAO DA OBRA MARXIANA !!!!
Não teria como captar o som da mesa de som? Um cabo da mesa para a câmera? Se ela tiver essa opção, claro!
Oi Túlio! Por problemas técnicos no dia, não foi possível captar o som diretamente da mesa. Mas, na aula seguinte, o problema foi corrigido e o áudio fica muito melhor :)
Não tem uma aula sobre Althusser no curso. Estranho
Som muito ruim. Que pena devia ser captado direto.
Continuo entendendo que capitalísmo e estado se sustentam, já que as empresas estão acima dos governos, a economia subjuga tudo, crise econômico, pressupõe crise política. Um estado economicamente falido, tem a sua soberania fragilizada
poderiam ter resolvido o audio
Por problemas técnicos no dia, não conseguimos captar o som corretamente. Mas, na aula seguinte, o problema foi corrigido e o áudio fica muito melhor :)
Boito sempre cirúrgico em suas análises e sempre afiado na crítica aos "ontólogos", corrente totalmente estranha ao marxismo.
Som ruim; não usar microfone gravando som ambiente
Audio ta ruim!
Oi, Rafa Braga. A partir da próxima aula, os áudios melhoram muito! :)
@@TVBoitempo Opa!!!👍👍👍👍
Cadê a Virgínia fontes na lista??? Aaaaaa 😫
Infelizmente ela não pode participar :/ Mas planejamos trazer a Virginia pro canal! Já publicamos um vídeo dela, inclusive: ua-cam.com/video/qBGvo3felYc/v-deo.html
@@TVBoitempo haha. é um "drama" meu. mas ela boa mesmo. muito clara e objetiva nas falas.
Putz! Como um professor tão qualificado, citando intérpretes qualificados de Lukács, fala tanta impropriedade sobre a Ontologia do ser social?😨
Utilizando o modelo marxista de análise e crítica da realidade, o curso deve começar, respondendo a seguinte: em que país, a partir de 1848, até nossos dias, em que país o marxismo levou desenvolvimento para a nação e qualidade de vida para a populaçâo ???
eu diria que em Cuba,onde todos passaram a ter acessos aos serviços do Estado
em todos
Os escritos de Marx ajudam a entender o capitalismo. Se vc se debruçar sobre a obra dele conseguirá entender o sistema em que vive. O resto você mesmo descobre nessa caminhada.
@@SidneyBatistaAzevedo Cuba? Vc só pode estar brincando. O povo cubano por pouco não morre de fome. Os cubanos tb são totalmente oprimidos por uma eitadura brutal que lhes tolhe quase totalmente a liberdade de ir e vir e de expressão. Se cuba é tão bom, pq milhares de cubanos se aventuraram fugindo de la, a maioria em balsa improvisadas, muitos morrendo no caminho? Pq até 2014 era proibida a saída dos cidadãos cubanos? Hj já eh permitido, mas a burocracia é enorme e a maioria não consegue faze-lo por faltas de condições económicas.
@LH gamer Elas foram socialistas, ou tentaram implementar ao menos algum modelo de socialismo. Claro que nunca foram comunistas, até pq (para mim) comunismo é uma utopia.
O áudio tá uma bosta!
A partir da próxima aula, os áudios melhoram muito! :)
O áudio está uma bosta, puta que pariu, depois de tanto reclamarem no vídeo anterior vocês continuam cometendo o mesmo erro, olha, ñ da mesmo, conteúdo bom mas perdem-se palavras e assim se perde parte do conteúdo, então a cronologia vai p espaço e logo a palestra parece ser sobre falar com paçoca na boca sobre três tigres tristes.
O judeu Mordechai Levi continua fazendo escola XD
Sempre um judeu no comando das cabecinhas, Jesus versus Mordechai Levi. Eu leio Platão e Aristoteles, Graças ao Logos!
Boitempo? Seria uma ótima ideia apoiar o canal Tese Onze da Dra. Sabrina Fernandes!
Hoje é 31 de março. VIVA O EXÉRCITO BRASILEIRO...
Meu deus, ele chama Marx de idealista!! Jesus Cristo, isso é um professor falando do Marx?
Joc Sil preste mais atenção. Ele faz essa crítica ao jovem marx, exclusivamente.
@@danilopeixotodemiranda7420 O jovem Marx já é um materialista radical, que odeia toda forma de filosofia, que critica arduamente o comunismo filosófico, ou seja, o comunismo da caridade cristã disfarçado de utopia de grande irmandade humana. Marx é materialista desde que nasceu, ele conversa ainda com os filósofos na juventudade, mas é uma conversa em que ele rechaça tudo que se chama filosofia e pretende ainda cria uma filosofia científica, quando adulto ele abandona totalmente esse projeto para criar um comunismo científico, é só isso..
Joc Sil o q seria uma “filosofia científica” ?
Leia Marx nos Manuscritos Econômicos e filosóficos, para ele a filosofia só faz sentido se for uma abstração científica, mas não cometa o erro de julgar as idéias pela forma das palavras, nem o livro pela capa, nem o conteúdo pela forma. Marx gosta de usar termos em inversão, por exemplo em vez de Filosofia da Miséria ele escreveu a Miséria da Filosofia....
@@jocsil2466 você sabe que ele escreveu A miséria da Filosofia, não por "gostar de usar termos em inversão", mas por ser uma resposta ao livro Filosofia da Miséria, do Proudhon, né?
O Boito se perdeu na palestra, fugiu muito da política, ficou em generalizações