Estudo Bíblico: Não vos extravieis - Tiago 1.16-18.

Поділитися
Вставка
  • Опубліковано 5 лют 2025
  • A expressão que inicia o trecho, "não vos extravieis", leva-nos à pergunta: em que os irmãos podem se extraviar? Podemos interpretar ligando aos vs 13-15, nesse caso a advertência seria uma prevenção contra nossos próprios desejos, os quais podem nos seduzir levando-nos à morte. Para essa interpretação, o sentido do verbo grego "planáo" estaria mais próximo da ideia de "não vos enganeis". Contudo, pelo uso do mesmo verbo em 5.19 no sentido primário de extraviar, acredito que a expressão se ligaria aos vs 17-18. Nessa possibilidade, aquilo pelo qual não se devem desviar seria sobre a imagem do próprio Deus, quando eles, teologicamente, atribuíssem a Deus a origem das provações. Esse caráter de Deus, o qual "não pode ser tentado pelo mal e a ninguém tenta" (v.13), é desenvolvido nos vs. 17-18, afirmando que tudo que é bom, seja a ação ou o objeto produzido em si mesmo, vem de Deus.
    Nosso autor aproveita a oportunidade, em que apresenta uma definição sobre Deus, para reafirmar, a partir de tradições judaicas, que Deus é o pai do alto ou da chuva (Jó 38.28) e o pai dos astros (Sl 136.7). Nesse sentido, tudo que é bom vem de Deus e tudo que é mal vem dos homens, individualmente ou coletivamente. Também reafirma a imutabilidade de Deus à semelhança dos astros, que seguem diariamente as leis às quais estão subordinados.
    Apesar dessa caótica condição humana, sempre inclinada ao mal, Deus "nos gerou pela palavra da verdade" para que nos tornássemos novas criaturas voltadas à imitação do próprio Deus em sua plena bondade, como afirma Jesus em Mateus 5.43-48.
    #cartadetiago #comentáriobíblico #estudobíblico #tiago #palavradaverdade #deusébomotempotodo

КОМЕНТАРІ •