A declaração não aceita, quando vc vende a posição no ano e coloca zerado no dia 31/12. Da erro..pode tentar aí, a declaração fica com erro . Eu vendi então tiro de bens e direito
Estou com dúvida. Se eu comprar 100 contas ao longo de 2.023 e, vender elas com prejuízo durante o ano e fechar Dezembro sem nenhum conta e, com o prejuízo na venda, eu ainda preciso declarar? E como preencheria a declaração nesse caso?
Parabéns pelo vídeo, professor. O seu relatório já havia sido de grande ajuda mas com o vídeo fica ainda mais completo. A Finclass poderia ter feito um vídeo desse para cada uma das classes de ativos
Eita😅cabeça já está fervendo só de pensar na declaração de 2025...Bem trabalhoso fazer a declaração,temos mais trabalho pra declarar do que pra ganhar..
Comecei na bolsa em 2024. Vou vender um valor inferior a 40 mil posso deichar para jogar na declaração de 2025 ou tenho que gerar darfe no ato da venda
No campo "Bens e direitos" o campo do CNPJ é muito claro, dizendo que devemos declarar o "CNPJ do Fundo". Já no campo "Rendimentos isentos e não tributáveis" o CNPJ solicitado é o da "Fonte pagadora", o qual, nos meus informe de rendimento constam como sendo o CNPJ da administradora (XP investmrnts, BTG, Hegde, etc). O correto não seria usar esse outro CNPJ nesse último campo?
@@ricardofiisse a receita pedir o comprovante da fonte pagadora, será a Administradora, e não do fundo. Qual a base legal para se colocar o do fundo então? Esse ponto é muito importante.
@@jcluccas a base é simples. A administradora presta o serviço e processa o evento. Mas quem pagou o dividendo? Saiu do caixa de quem? Não foi da administradora. Mais de década declarando rendimentos, sempre com o cnpj do fundo, jamais questionado pela receita federal.
@ricardofiis, baseado na dúvida do colega, ano passado declarei tudo no CNPJ da fonte pagadora, porém no item bens e direitos, na descrição discriminei tudo (CNPJ do fundo e da pagadora). Agora que me atendei ao detalhe penso que devo corrigir. Pode dar algum problema se corrigir e a receita notar diferença comparando as declarações?😥
Ricardo por que o informe não vem com esses dados consolidados, eu invisto como formiguinha, um pouco por vez conforme recebo pelos meus serviços, tenho mês com mais de 3 notas de corretgem, isso é muito trabalhoso...
A minha maior dúvida é: Dos 5 vídeos que vi, 4 dizem que em rendimentos isentos, o CNPJ da fonte pagadora é o CNPJ do fundo, porque você clica em "ir para rendimentos isentos" na tela de Bens e Direitos e ele vai automaticamente para a tela de Rendimentos Isentos já com o CNPJ do fundo preenchido. No entanto, 1 dos vídeos falou que o rendimento isento deve ter o CNPJ do banco administrador como CNPJ da fonte da pagadora, visto que, no Informe deles, eles denotam que o CNPJ da fonte pagadora é o deles. E esse CNPJ é, claro, diferente do CNPJ do fundo. E, de fato, se houver problema, é mais plausível usar como argumento o que está escrito no Informe de rendimento. Lá diz: "olha, a fonte pagadora sou eu, não o fundo". Na interface do programa da receita pede "CNPJ da fonte pagadora". Por lógica esse vídeo único está correto. Mas então, esse vídeo aqui está errado?
Estava com a mesma dúvida que você e provavelmente assisti os mesmos vídeos, inclusive sei qual deles fala que é a pra inserir a fonte pagadora. Mas basta usar o bom senso e considerar as evidencias: 1) se tem 4 dizendo que é o cnpj do fundo e só 1 dizendo que é da fonte pagadora, é mais provável que estejam corretos os 4. Apesar dessa divergência não comprovar nada isoladamente, é um ponto a favor do cnpj do fundo. 2) Ainda que o título do campo seja "Fonte Pagadora", o próprio sistema da receita preenche com o cnpj do FUNDO, e isso não é a toa!. 3) O Ricardo é ESPECIALISTA em FII, não dá pra negar que é bem provável que ele tenha a razão, e ele diz que é o cnpj do fundo. 4) O argumento da Mari Figueiredo (no vídeo Como declarar Fundos Imobiliários em 2024) também é convincente. É isso, espero ter contribuído, eu declarei com o cnpj do fundo.
Ricardo, excelente! Fiquei com dúvida com relação aos dividendos em trânsito. Fiz compras de FIIs em Dezembro de 2023, no entanto, não encontrei nenhuma referência e valores a dividendos em trânsitos nos informes desses FIIs. Devo me preocupar?
Boa noite, eu comprei 2 FIIS em meados de dezembro de 2023, mas os dividendos só foram recebidos pela primeira vez em janeiro de 2024 e no relatório da B3 não veio constando eles como proventos pagos. O que eu faço? Lancei tudo em bens e direitos, mas o valor em rendimentos associados não pode zero. Poderia me dar uma luz?
Na hora de preencher essa tabela de Ganhos líquidos e Perdas, eu preencho cada compra que fiz por mês? Ou eu só preencho os meses que vendi com lucros e perdas?
Fiquei com uma dúvida, se eu comprei e vendi Fii, porém terminei o ano de 2023 sem nenhum Fii, devo declarar só na parte de "compra e venda", já que em bens e direitos a posição era zerada em 31 de dezembro ?
No imposto de renda do meu marido não veio a venda negativa dos FI de 2022, mesmo ele importando do GOV. Temos que acrescentar então em 2023 essas vendas negativa na planilha de Renda Variável?
Uma dúvida que pode ser boba... Meu exemplo é o seguinte, tive um fiis em 2022 em 2023 eu comprei mais cotas ate o meio do ano mas no final do ano zerei as posições. Na hora da descriminação preciso por somente o pm e a quantidade de cotas que vendi ou que tinha adquirido todas antes de vender e na parte do valor total em 2023 deixo zerado, pra receita entender que foi zerada a posição?
Faz a média ponderada, onde a ponderação é o preço. =(qnt_ano_anterior*PM_ano_anterior + qnt_compra1*PreçoUnitario_compra1 + qnt_compra2*PreçoUnitario_compra2 + ...) / (qnt_ano_anterior+qnt_compra1 + qnt_compra2 + ... )
Tenho uma duvida comprei fis em 2022 e nao declarei ir pq nao vendi nenhum, agora em 2023 vendi os q havia comprado em 2022, preciso colocar eles em bens e direitos, ou colocar apenas o valor do lucro?
Pessoal, bom dia! Mestre Ricardo, Recebi rendimentos de alguns fundos (PVBI11, CPTS11, etc.). No informe de rendimento do banco, aparece que fonte pagadora de todos os fundos é o BTG. Dúvida: Lanço esses rendimentos individualmente, colocando o CNPJ de cada fundo? Ou somo o rendimento de todos os fundos e lanço como a fonte pagadora o BTG? Pela sua explicação entendi que é para lançar de forma individual, com o CNPJ de cada fundo, porém, queria confirmar.
Ricardo, em primeiro lugar gostaria de parabenizar você e sua equipe, excelente conteúdo, me ajudou demais a esclarecer várias dúvidas. Uma pergunta: Esses custos das compras não integram o valor para o preço médio do FII, correto ? Obs.: Já fiz a minha declaração de imposto de renda, contudo vou retificar com as correções necessárias que aprendi com vocês aqui. Obrigado 🎉
Ricardo me da um help aqui. em 2022 eu terminei o ano 217,49, preço medio 108,74 2 cotas compradas. em 2023 comprei mais 4 cotas desse fundo com preço medio de 78,62 de preço medio, devo somar 317,48 + 217,49 e colocar esse valor na situação final de 2023 ?
Pega o valor final das notas de corretagem. E soma sim, um ano com o outro. O ideal, daqui pra frente, é vc criar uma planilha para cada ativo e anotar três dados da nota de corretagem, a cada compra. 1- data da compra 2- quantidade de cotas 3- valor final da nota (Procure comprar um fundo por dia, para as notas de corretagem ser uma para cada fundo) E ir somando todos os anos.
@@nadia4715 Eu comecei a fazer isso, vai me facilitar ano que vem. O ruim que eu compro os fundos em dias diferentes ai fica muito picado, mas vou tentar comprar em um unico dia especifico para facilitar isso. Obrigado pela ajuda. Fica com Deus.
@@rosysantos_jus obg pela msg, eu achei muito complexo de declarar. Mas fui vendo mais vídeos e encontrei o jeito certo d declarar. Mas tenho receio de o tesouro não é mais interessante.
Ricardo, excelente explicação. Só uma duvida. Eu vendi um direito de subscrição de FII em 2019 e como o valor era inferior da 10 reais, carreguei o valor e agora em Dez/2023 vendi outro direito de subscrição e o valor do Darf passou dos 10 reais. Fiz o Darf. e paguei em Dez/2023. Em qual campo do programa devo lançar o valor do Darf pago ?
Esse ano foi o primeiro ano que declarei investimentos, mais percebi que a partir do ano que vem fica mais fácil. Não paguei contador e não assinei nenhum aplicativo, foi embassado mais deu certo.
@@robsonluissouzacruzsouzacr6198 Estou na mesma situação, amigo! Ainda vou fazer minha declaração envolvendo pela 1° vez os meus investimentos. De fato, não será tão complicado porque estou 100% na renda fixa. O problema é quando eu partir pra renda variável. 👍
@@ricardofiis *Se eu tiver 30 mil em Ações e Fiis mas só comprei, não vendi nenhuma eu tenho de declarar e fazer alguma DARF? Qual é o valor que tem de declarar no salário? Tem alguma isenção?*
Eu sou o favorito, R$ 60 mil por semana! Agora posso retribuir aos moradores da minha comunidade e também apoiar a obra de Deus e a Igreja. Deus abençoe o brasileiro
Ela é a corretora pessoal da minha família e também corretora pessoal de muitas famílias nos Estados Unidos. Ela é uma corretora licenciada e agente da FINRA nos EUA.
Uma dúvida; os rendimentos tenho que pegar a movimentação uma por uma direto com cada fii FII específico no período de 2023? Comprei 5 mil em FII durante o ano de 2023, porem acabei vendendo todos, terminei o ano zerado, nesse caso preciso pegar os informes de cada um e reclamar? Desculpe perguntar, mas sou muito leigo nessa parte de imposto de renda 😏
Acho que nenhum vai te entregar pois tu não tem mais posição deles, o que tu deve fazer é pegar as notas de corretagem da corretora mês a mês, uma por uma e encontrar o preço médio de cada ativo e calcular lucro e prejuízo, e se você NÃO estava usando o status invest ou investidor 10, vai ter que pegar e somar os dividendos pagos durante o mês em que você estava custodiando cada ativo, levando em consideração a Data Com. Aqui vai a parte boa, você não precisa declarar em bens e direitos os fundos, só preciso declarar os rendimentos em rendimentos isentos e não tributáveis, mas se quiser declarar em bens e direitos, vai ter que colocar em cada ativo, situação em 2022 "0" e em 2023 "0". Boa sorte.
Uma boa forma de você ver as movimentações que você fez é pelo site do 'Investidor B3'. Lá vai estar todas as informações para fazer a declaração de imposto de renda
Professor faz agora um de ações . a família agradece .
faz um vídeo declarando anos passados dos fiis que não foram declarado... não achei no youtube
A declaração não aceita, quando vc vende a posição no ano e coloca zerado no dia 31/12. Da erro..pode tentar aí, a declaração fica com erro .
Eu vendi então tiro de bens e direito
Faz um vídeo explicando so o ano da declaração
Não explicando todos
Estou com dúvida.
Se eu comprar 100 contas ao longo de 2.023 e, vender elas com prejuízo durante o ano e fechar Dezembro sem nenhum conta e, com o prejuízo na venda, eu ainda preciso declarar? E como preencheria a declaração nesse caso?
Comecei a investir em FIIs neste ano. Vídeo salvo com sucesso, para a declaração de IR do ano que vem! Obrigado pela aula, Professor!
Parabéns pelo vídeo, professor. O seu relatório já havia sido de grande ajuda mas com o vídeo fica ainda mais completo.
A Finclass poderia ter feito um vídeo desse para cada uma das classes de ativos
Muito bom, fechando aqui na "ultima curva"
Já fiz meu IR, mas eu ainda não havia começado a investir. Comecei agora e já estou pensando como será o ano de 2025 para declarar os FIIS🤔
Será tenso kkk
Eita😅cabeça já está fervendo só de pensar na declaração de 2025...Bem trabalhoso fazer a declaração,temos mais trabalho pra declarar do que pra ganhar..
Comecei na bolsa em 2024. Vou vender um valor inferior a 40 mil posso deichar para jogar na declaração de 2025 ou tenho que gerar darfe no ato da venda
@@uiresronan7264Deixar*
Que vídeo necessário. Obrigada.
No campo "Bens e direitos" o campo do CNPJ é muito claro, dizendo que devemos declarar o "CNPJ do Fundo". Já no campo "Rendimentos isentos e não tributáveis" o CNPJ solicitado é o da "Fonte pagadora", o qual, nos meus informe de rendimento constam como sendo o CNPJ da administradora (XP investmrnts, BTG, Hegde, etc). O correto não seria usar esse outro CNPJ nesse último campo?
Mesmo em rendimentos, use o cnpj do fundo
@@ricardofiisse a receita pedir o comprovante da fonte pagadora, será a Administradora, e não do fundo. Qual a base legal para se colocar o do fundo então? Esse ponto é muito importante.
@@jcluccas a base é simples. A administradora presta o serviço e processa o evento. Mas quem pagou o dividendo? Saiu do caixa de quem? Não foi da administradora.
Mais de década declarando rendimentos, sempre com o cnpj do fundo, jamais questionado pela receita federal.
@@ricardofiis Perfeito, era a minha dúvida também! Muito obrigado!
@ricardofiis, baseado na dúvida do colega, ano passado declarei tudo no CNPJ da fonte pagadora, porém no item bens e direitos, na descrição discriminei tudo (CNPJ do fundo e da pagadora).
Agora que me atendei ao detalhe penso que devo corrigir. Pode dar algum problema se corrigir e a receita notar diferença comparando as declarações?😥
Professor, vídeo Top das Galáxias. Ajudou e muito. Obrigado por compartilhar seu conhecimento incrível. Jesus abençoe o Sr a cada dia mais. 🫡🇧🇷
As informações de recebimentos de JCP e dividendos, uso documento da B3, tem batido com os meus controles.
Prof, a corretora no informe nao traz as informações dos rendimentos de todos os fiis nao??? Tem q ser de cada gestora?
Ricardo por que o informe não vem com esses dados consolidados, eu invisto como formiguinha, um pouco por vez conforme recebo pelos meus serviços, tenho mês com mais de 3 notas de corretgem, isso é muito trabalhoso...
E ai professor se comprei e vendi os fiis no mês e não tive lucro devo declarar e pagar impostos
Parabêns professor Ricardo , muito conhecimento e didática para passar a informação nos seus Videos , Deus te abençõe.
Olá, professor. No caso de fiis comprados e vendidos no mesmo ano, como declarar? Obrigado.
A minha maior dúvida é: Dos 5 vídeos que vi, 4 dizem que em rendimentos isentos, o CNPJ da fonte pagadora é o CNPJ do fundo, porque você clica em "ir para rendimentos isentos" na tela de Bens e Direitos e ele vai automaticamente para a tela de Rendimentos Isentos já com o CNPJ do fundo preenchido. No entanto, 1 dos vídeos falou que o rendimento isento deve ter o CNPJ do banco administrador como CNPJ da fonte da pagadora, visto que, no Informe deles, eles denotam que o CNPJ da fonte pagadora é o deles. E esse CNPJ é, claro, diferente do CNPJ do fundo. E, de fato, se houver problema, é mais plausível usar como argumento o que está escrito no Informe de rendimento. Lá diz: "olha, a fonte pagadora sou eu, não o fundo". Na interface do programa da receita pede "CNPJ da fonte pagadora". Por lógica esse vídeo único está correto. Mas então, esse vídeo aqui está errado?
Estava com a mesma dúvida que você e provavelmente assisti os mesmos vídeos, inclusive sei qual deles fala que é a pra inserir a fonte pagadora. Mas basta usar o bom senso e considerar as evidencias: 1) se tem 4 dizendo que é o cnpj do fundo e só 1 dizendo que é da fonte pagadora, é mais provável que estejam corretos os 4. Apesar dessa divergência não comprovar nada isoladamente, é um ponto a favor do cnpj do fundo. 2) Ainda que o título do campo seja "Fonte Pagadora", o próprio sistema da receita preenche com o cnpj do FUNDO, e isso não é a toa!. 3) O Ricardo é ESPECIALISTA em FII, não dá pra negar que é bem provável que ele tenha a razão, e ele diz que é o cnpj do fundo. 4) O argumento da Mari Figueiredo (no vídeo Como declarar Fundos Imobiliários em 2024) também é convincente. É isso, espero ter contribuído, eu declarei com o cnpj do fundo.
Sua didática é top
Dúvida, se declara fundo de ações da mesma forma que se declara ações?
Ricardo, excelente! Fiquei com dúvida com relação aos dividendos em trânsito. Fiz compras de FIIs em Dezembro de 2023, no entanto, não encontrei nenhuma referência e valores a dividendos em trânsitos nos informes desses FIIs. Devo me preocupar?
Se no Informe não veio, é porque não há.
Boa noite, eu comprei 2 FIIS em meados de dezembro de 2023, mas os dividendos só foram recebidos pela primeira vez em janeiro de 2024 e no relatório da B3 não veio constando eles como proventos pagos. O que eu faço? Lancei tudo em bens e direitos, mas o valor em rendimentos associados não pode zero. Poderia me dar uma luz?
Na hora de preencher essa tabela de Ganhos líquidos e Perdas, eu preencho cada compra que fiz por mês? Ou eu só preencho os meses que vendi com lucros e perdas?
Só preenche os meses que vendeu com lucros ou perdas.
Fiquei com uma dúvida, se eu comprei e vendi Fii, porém terminei o ano de 2023 sem nenhum Fii, devo declarar só na parte de "compra e venda", já que em bens e direitos a posição era zerada em 31 de dezembro ?
Sim, em renda variável, preenchendo o lucro ou prejuízo no mês que foi vendido.
@@isnamota2119 obrigada pela ajuda!
Loucura mano, além de tanta informação em investimentos ainda ter que passar por esse processo complexo.
No imposto de renda do meu marido não veio a venda negativa dos FI de 2022, mesmo ele importando do GOV. Temos que acrescentar então em 2023 essas vendas negativa na planilha de Renda Variável?
Vocês tem algum vídeo aqui de declaração de imposto de renda 2024?
Excelente aula. Obrigada pelos esclarecimentos.
Que aula espetacular!
Comprei e vendi no mesmo ano, tenho que declarar ?? Obrigado..
Nossa! Estou declarando pela primeira vez e me ajudou muiiito! Obrigada
Muito didática sua explicação. Parabéns!
É Ricardo isso é muito chato ter que fazer esse trabalho todo pra declarar pra receita federal. Isso até desanima a investir....
A fila de pessoas que adorariam ter essa “chatice” e não podem se quer sonhar com isso é muito maior do que a fila dos “chateados” ….
Ótima explicaçao. Obrigada ❤
Show Ricardo!!!
Dúvida: o informe de rendimentos manda colocar o CNPJ da fonte pagadora dos rendimentos como sendo da administradora do fundo. Qual é o certo?
Segue o que a própria Receita solicita.
POR FAVOR FALE SOBRE CRIPTO
Vou revisar se fiz tudo certo.
Entreguei a um contador pra fazer comecei em maio de 2023
muito obrigado Deus abencoe
Boa tarde, onde lanço no IRRF o dedo-duro?
Se eu n declaro imposto de renda , ainda sim preciso declarar dividendos ?
Minha dúvida é: Se numa venda obtive lucro, porém em outra venda meu prejuízo foi maior do que o lucro da anterior, pagarei I.R.?
Deve declarar de toda forma. Na própria declaração, a interface vai calculando quando você efetivamente deverá pagar, já considerando o prejuízo.
Pra mim, o pior é ficar pedindo os rendimentos Na BTG é de boa ja na vortx o cadastro é demorado
Mas no BTG tem a aba com as notas de corretagem oras.
Uma dúvida que pode ser boba... Meu exemplo é o seguinte, tive um fiis em 2022 em 2023 eu comprei mais cotas ate o meio do ano mas no final do ano zerei as posições. Na hora da descriminação preciso por somente o pm e a quantidade de cotas que vendi ou que tinha adquirido todas antes de vender e na parte do valor total em 2023 deixo zerado, pra receita entender que foi zerada a posição?
De onde que se tira esse preço médio?
Faz a média ponderada, onde a ponderação é o preço. =(qnt_ano_anterior*PM_ano_anterior + qnt_compra1*PreçoUnitario_compra1 + qnt_compra2*PreçoUnitario_compra2 + ...) / (qnt_ano_anterior+qnt_compra1 + qnt_compra2 + ... )
Tenho uma duvida comprei fis em 2022 e nao declarei ir pq nao vendi nenhum, agora em 2023 vendi os q havia comprado em 2022, preciso colocar eles em bens e direitos, ou colocar apenas o valor do lucro?
Professor eu tenho que pegar informe de rendimentos de cada fundo que tenho,ou se eu puxar o informe de rendimentos da xp ja aparece todos?
Recomendo que você pegue cada um junto ao administrador de cada fundo. No geral, é bem fácil
No site da b3 dá para baixar o relatório completo de tudo!
Pessoal, bom dia!
Mestre Ricardo,
Recebi rendimentos de alguns fundos (PVBI11, CPTS11, etc.). No informe de rendimento do banco, aparece que fonte pagadora de todos os fundos é o BTG. Dúvida: Lanço esses rendimentos individualmente, colocando o CNPJ de cada fundo? Ou somo o rendimento de todos os fundos e lanço como a fonte pagadora o BTG?
Pela sua explicação entendi que é para lançar de forma individual, com o CNPJ de cada fundo, porém, queria confirmar.
Ricardo, em primeiro lugar gostaria de parabenizar você e sua equipe, excelente conteúdo, me ajudou demais a esclarecer várias dúvidas.
Uma pergunta: Esses custos das compras não integram o valor para o preço médio do FII, correto ?
Obs.: Já fiz a minha declaração de imposto de renda, contudo vou retificar com as correções necessárias que aprendi com vocês aqui. Obrigado 🎉
Boa tarde! MXRF 13 que comprei a 0,13 na subscrição, quando for calcular o custo medio levo em consideração esse valor de 0,13?
Ricardo me da um help aqui. em 2022 eu terminei o ano 217,49, preço medio 108,74 2 cotas compradas. em 2023 comprei mais 4 cotas desse fundo com preço medio de 78,62 de preço medio, devo somar 317,48 + 217,49 e colocar esse valor na situação final de 2023 ?
Pega o valor final das notas de corretagem. E soma sim, um ano com o outro.
O ideal, daqui pra frente, é vc criar uma planilha para cada ativo e anotar três dados da nota de corretagem, a cada compra.
1- data da compra
2- quantidade de cotas
3- valor final da nota
(Procure comprar um fundo por dia, para as notas de corretagem ser uma para cada fundo)
E ir somando todos os anos.
@@nadia4715 Eu comecei a fazer isso, vai me facilitar ano que vem. O ruim que eu compro os fundos em dias diferentes ai fica muito picado, mas vou tentar comprar em um unico dia especifico para facilitar isso. Obrigado pela ajuda. Fica com Deus.
Vou desistir de investir em FII, muito complicado declarar
@marcelolaurenti você precisa ter persistência . O IR não pode ser um obstáculo para investir. Geralmente o desconhecido causa medo.
@@rosysantos_jus obg pela msg, eu achei muito complexo de declarar. Mas fui vendo mais vídeos e encontrei o jeito certo d declarar. Mas tenho receio de o tesouro não é mais interessante.
Ricardo, excelente explicação. Só uma duvida. Eu vendi um direito de subscrição de FII em 2019 e como o valor era inferior da 10 reais, carreguei o valor e agora em Dez/2023 vendi outro direito de subscrição e o valor do Darf passou dos 10 reais. Fiz o Darf. e paguei em Dez/2023. Em qual campo do programa devo lançar o valor do Darf pago ?
Na aba Renda Variável, no campo imposto pago, mês de dezembro.
Só uma dúvida, comecei a investir em agosto de 2023, eu preciso declarar?
Sim. Se investiu em qualquer data até 31/12/23 tem que declarar
Minha dor de cabeça!
Dois !😢
Esse ano foi o primeiro ano que declarei investimentos, mais percebi que a partir do ano que vem fica mais fácil.
Não paguei contador e não assinei nenhum aplicativo, foi embassado mais deu certo.
Três
@@robsonluissouzacruzsouzacr6198 Estou na mesma situação, amigo! Ainda vou fazer minha declaração envolvendo pela 1° vez os meus investimentos. De fato, não será tão complicado porque estou 100% na renda fixa. O problema é quando eu partir pra renda variável. 👍
@@robsonluissouzacruzsouzacr6198
Verdade! O primeiro ano é o mais complicado, depois que a gente pega o jeito o negócio flui. 🤝🏼
Me tira uma dúvida.
Agora tendo qualquer valor em fiis eu tenho q declarar ou só acima de 300 k?
Precisa declarar.
@@ricardofiis Mesmo se tiver 100 reais só em FIIs precisa?
Só tenho 2500 investindo em fiis preciso declarar imposto de renda.
Sim, deve.
@@ricardofiis *Se eu tiver 30 mil em Ações e Fiis mas só comprei, não vendi nenhuma eu tenho de declarar e fazer alguma DARF? Qual é o valor que tem de declarar no salário? Tem alguma isenção?*
@@Starpinklittle declarar sim, Darf nao. Gatilho de darf é venda com lucro. Recomendo o vídeo de darf em fiis no canal
Eu sou o favorito, R$ 60 mil por semana! Agora posso retribuir aos moradores da minha comunidade e também apoiar a obra de Deus e a Igreja. Deus abençoe o brasileiro
Ela é a corretora pessoal da minha família e também corretora pessoal de muitas famílias nos Estados Unidos. Ela é uma corretora licenciada e agente da FINRA nos EUA.
No telegrama
GESSIKATMD1
Mn
@FranklinSouza-gm1dnMn cuidado isso é bot
Uma dúvida; os rendimentos tenho que pegar a movimentação uma por uma direto com cada fii FII específico no período de 2023? Comprei 5 mil em FII durante o ano de 2023, porem acabei vendendo todos, terminei o ano zerado, nesse caso preciso pegar os informes de cada um e reclamar? Desculpe perguntar, mas sou muito leigo nessa parte de imposto de renda 😏
Acho que nenhum vai te entregar pois tu não tem mais posição deles, o que tu deve fazer é pegar as notas de corretagem da corretora mês a mês, uma por uma e encontrar o preço médio de cada ativo e calcular lucro e prejuízo, e se você NÃO estava usando o status invest ou investidor 10, vai ter que pegar e somar os dividendos pagos durante o mês em que você estava custodiando cada ativo, levando em consideração a Data Com. Aqui vai a parte boa, você não precisa declarar em bens e direitos os fundos, só preciso declarar os rendimentos em rendimentos isentos e não tributáveis, mas se quiser declarar em bens e direitos, vai ter que colocar em cada ativo, situação em 2022 "0" e em 2023 "0". Boa sorte.
Uma boa forma de você ver as movimentações que você fez é pelo site do 'Investidor B3'. Lá vai estar todas as informações para fazer a declaração de imposto de renda
Kkk vixi eu sempre declarei o valor do homebroker e não o médio.
Retifique as anteriores e ajuste esse ano