Qual é o melhor brinquedo para criança? Por uma infância mais feliz e pelo meio ambiente!

Поділитися
Вставка
  • Опубліковано 16 вер 2024
  • Qual o melhor brinquedo para criança?
    As maiores brincadeiras já estão dentro da cabeça da criança, assim nem sempre é preciso de um brinquedo para poder brincar e se divertir, mas sim um ambiente que favoreça a brincadeira: e a natureza é ótima para isso! Nela encontramos estímulos muito ricos e completos para o desenvolvimento integral da criança.
    Já os brinquedos industrializados e prontos criam muitas vezes uma situação de passividade na criança, já que eles são desenvolvidos para funcionalidades específicas. Ao receber algo já pronto pode haver um “empreguiçamento”, pois essa criança assume o papel de espectadora ou executora, e não de criadora da brincadeira.
    Além disso, o plástico é um material limitado e pobre para o desenvolvimento infantil em termos de estímulos sensoriais, pois não tem muita diversidade de cheiro e de texturas; o tamanho é desproporcional ao peso e as cores são fortes e em sua maioria não ocorrem na natureza. A criança fica então restrita a sensações distantes das naturais, não sendo estimulada a explorar o mundo natural e vivo por meio de suas habilidades sensoriais e táteis.
    Qual a importância da presença dos elementos naturais nas brincadeiras?
    Brincar em espaços naturais coloca a criança diante do exercício de transformar objetos, elementos naturais e situações em brincadeiras, estimulando a criatividade e a capacidade de construir. A invenção dos próprios brinquedos pela criança, mesmo os mais comuns, como um carrinho ou barquinho com gravetos, sementes, folhas, gera vínculos, aprendizados e diversão.
    Às vezes é preciso não deixar disponível às crianças tantos brinquedos com funções específicas e não planejar todas as atividades para elas. Dar menos opções, muitas vezes, significa abrir uma porta para a criatividade e uma vastidão de possibilidades.
    Outra problemática envolvendo os brinquedos são as questões ambientais. É possível reciclá-los?
    A maioria deles não é feita só de plástico, mas uma mistura de diversos materiais. O que torna o processo de separação para reciclagem ainda mais complexo, caro e inviável. Dessa forma o destino da maior parte desse material é permanecer nos lixões, aterros e meio ambiente por séculos.
    Além do fato da maioria dos brinquedos não serem reciclados um outro grande problema são suas embalagens. Um caso chocante é o da boneca atualmente mais vendida no mundo. Ela vem embrulhada em várias camadas de plástico que escondem surpresas, um exemplo da cultura do unboxing. O plástico das embalagens das bonecas vendidas só entre 2016 e 2018 tem volume suficiente para dar 24 voltas ao redor da Terra!
    Não só isso, por sua matéria prima ser principalmente o petróleo, há emissões gases de efeito estufa na sua produção e até mesmo à medida que é exposto à luz do sol e se decompõe.
    E qual o impacto na saúde das crianças?
    Muitos deles contêm substâncias tóxicas, que contaminam o ar e podem ser inaladas, absorvidas pela pele e também ingeridas pela criança ao levar o brinquedo à boca, colocando em risco sua saúde.
    Considerando que alguns plásticos podem demorar até 500 anos para decompor-se, talvez todos os brinquedos de plástico fabricados até hoje estejam ainda por aqui. Sabe-se também que ao fragmentar-se em microplásticos, esses resíduos contaminam a água, os alimentos, e também outros organismos vivos.
    O que nós podemos fazer a respeito para proteger as crianças e o meio ambiente?
    O efeito publicidade-desejo-consumo-descarte é prejudicial à saúde física e mental das crianças, mas também à saúde do ambiente. E o consumo desenfreado do plástico é um dos grandes desafios da atualidade.
    Precisamos mostrar às crianças o valor da infância e não estimular desejos consumistas e a ideia distorcida de que a felicidade é ter o brinquedo da propaganda que “todo mundo tem”.
    Além da efetiva proibição da publicidade infantil, algumas formas de mudar essa situação são:
    Adoção da economia circular, revenda, troca e doação de brinquedos, fabricação de brinquedos a partir de materiais reciclados ou reutilizados.
    Brinquedos de madeira ou tecido feitos por artesãos da região: mais ecológicos, com texturas e cheiros variados que estimulam sentidos e criatividade
    Incentivar a diversão com experiências: um dia no parque, uma trilha, um piquenique!
    o brincar livre na natureza
    construir os próprios brinquedos com materiais naturais ou reutilizar materiais que iriam para o lixo. Folhas, sementes, gravetos, papelão, rolo do papel
    design de novos brinquedos verdes e sustentáveis.

КОМЕНТАРІ • 10

  • @Jaquelineferreira7
    @Jaquelineferreira7 2 роки тому +1

    Ótimo!

  • @brunopsq
    @brunopsq 3 роки тому +1

    Muito legal. Parabéns

  • @angelagavasso386
    @angelagavasso386 3 роки тому +1

    Adorei👏

    • @drajulianalee7913
      @drajulianalee7913  3 роки тому

      Que bom que vc gostou Angela!! Vale a pena esta reflexão, especialmente agora, com o Natal chegando! Um abraço!

  •  2 роки тому +1

    Excelente conteúdo! Informação e educação para cuidadores de forma simples e desalienante!

    • @drajulianalee7913
      @drajulianalee7913  2 роки тому +1

      Olá! Que bom que vc gostou! Grande abraço

    •  2 роки тому

      Gostamos muito! Fica o convite para você conhecer o nosso canal de arte e filosofia quando tiver um tempinho. :)
      Parabéns pelo seu canal! Esperamos que continue produzindo conteúdo! Abração!

  • @luanaramires1206
    @luanaramires1206 3 роки тому +1

    Excelente o vídeo! Concordo com tudo que foi dito ! E procuro cada dia mais viver da melhor forma possível e de forma sustentável a fim que ajudar o nosso planeta a se recuperar dos nossos egoísmos materiais !😵

    • @drajulianalee7913
      @drajulianalee7913  3 роки тому

      Oi Luana, que bom que vc também pensa assim! É cada vez mais urgente mudarmos a forma como vivemos! Um grande abraço!