Por que o contato com a natureza é tão importante para o desenvolvimento infantil?

Поділитися
Вставка
  • Опубліковано 9 сер 2024
  • No Brasil, mais de 80% da população vive no meio urbano. Este distanciamento da natureza, a redução das áreas naturais, a poluição e a falta de segurança e qualidade dos espaços públicos ao ar livre nos levam a passar a maior parte do tempo em ambientes fechados. As crianças ficam cada vez mais confinadas em espaços pequenos, pouco ensolarados, desprovidos de verde e expostas ao mundo digital. Segundo a SBP, esse cenário traz um ônus muito alto para o desenvolvimento saudável das crianças e adolescentes e para a saúde do planeta.
    O contato com a natureza tem impacto positivo no desenvolvimento integral da criança, em todos os seus aspectos: emocional, físico, cognitivo e espiritual.
    Brincar em ambientes naturais contribui para agilidade, equilíbrio, criatividade e cooperação social. Também estimula a iniciativa, a autoconfiança, a capacidade de escolha, de resolver problemas e de lidar com estresse. Melhora a capacidade cognitiva e de concentração, além de trazer benefícios ligados à sensibilidade, como encantamento, empatia e humildade.
    Os estudos relacionam a falta de oportunidade de brincar e aprender com a natureza com problemas de saúde como obesidade, sedentarismo, síndrome metabólica, hiperatividade, falta de habilidade física e até miopia. Além disso, há outras consequências como alterações comportamentais, depressão, ansiedade e transtornos de sono.
    Para falar mais sobre este assunto eu convidei a Carolina Mallmann Erbes, que é Bióloga e Mestre em Biodiversidade e Educação Ambiental com experiência na área de Pedagogia da Natureza (Naturpädagogik) e dissertação sobre a presença de elementos naturais no ambiente de aprendizado de escolas.
    De que forma as mães e pais que vivem em ambientes urbanos podem proporcionar contato dos seus filhos com a natureza?
    Às vezes quando pensamos nesse contato com a natureza criamos em nossa mente a ideia ou objetivo distante de que este precisa ser em uma floresta, um parque com um ambiente um tanto selvagem e bem conservado. Claro que esses ambientes podem oportunizar experiências e benefícios únicos, porém aquele parquinho com um gramado, árvores, areia, também tem uma função muito importante quando não temos acesso fácil a ambientes com menos intervenções humanas. Devemos incentivar que as crianças aproveitem o contato e percebam os diferentes materiais, cheiros, sons, texturas desses lugares. Mesmo sua hortinha em casa ou aqueles tímidos vasos de plantas podem trazer muitos benefícios aos seus filhos.
    Priorizar passeios em parques, praças, ambientes naturais mais verdes, também é uma ótima forma de oportunizamos nossas crianças experiências essenciais na natureza.
    O que o distanciamento social tem para mostrar sobre essa relação das crianças com a natureza?
    Muitas crianças passam o dia sem contato algum com qualquer elemento natural ou ser vivo. Um excesso de telas, de brinquedos de plástico, crianças se desenvolvendo com estímulos focados somente à visão, focados em telas, à audição, ouvindo só sons de vídeos, sem muitas experiências tácteis diversas, sem sentir cheiros naturais.
    Crianças inquietas, irritadas, desanimadas que sofrem uma transformação quando saem dos apartamentos e locais sem acesso a áreas verdes e podem finalmente ter contato com a natureza.
    E quais são as medidas de segurança que devem ser seguidas para reduzir os riscos do brincar na natureza?
    Uma colocação que gosto é que o brincar na natureza não deve ser tão seguro quanto possível, mas tão seguro quanto necessário. Minimizar riscos de forma indiscriminada pode ser fonte de danos e não de benefícios.
    Também é responsabilidade dos adultos atentarem-se para a segurança em relação à presença de pessoas que possam ser ameaça à segurança da criança.
    É interessante se informar sobre possíveis espécies animais e vegetais tóxicas e perigosas da região e conversar com as crianças que elas não devem tocar todos animais ou ingerir plantas sem supervisão de um adulto. Muito importante é não fazer ameaças e amedrontar as crianças, por exemplo dizendo as comuns frases “saí daí que o bicho vai te pegar” “ele vai te morder”. As crianças devem ter clareza que existem algumas espécies perigosas, mas não devem ser incentivadas a terem medo de tudo.
    Nos dias muito ensolarados, proteja-as com chapéu, roupas leves que impeçam a passagem do sol, use protetor solar e permita que brinquem ao ar livre.
    Crianças alérgicas a insetos devem usar repelente e se necessário ter medicamentos para emergências.
    Chuva e frio não devem ser impedimentos por si só, já que não existe tempo ruim, existe roupa inapropriada. Claro que em dias de temporal e raios as crianças não devem brincar ao ar livre, mas bota plástica, capa de chuva, roupas em camadas para proteção do frio permitem aproveitar mesmo nos dias mais cinzas.
    Enfim, devemos dar às crianças oportunidade de conhecerem e amarem a natureza, para que possam ter um desenvolvimento pleno e saudável e para que assim possam cuidar do planeta em que vivemos.

КОМЕНТАРІ • 25

  • @carolinaerbes
    @carolinaerbes 3 роки тому +8

    Um grande prazer participar desse vídeo e compartilhar um pouco sobre esse assunto tão fantástico!!

    • @marlenevandesande1898
      @marlenevandesande1898 3 роки тому +2

      Foi excelente,a sua participação!

    • @drajulianalee7913
      @drajulianalee7913  3 роки тому +2

      Adorei sua participação Carol! Que seja a primeira de muitas! E que vc consiga influenciar positivamente muitas escolas com seu conhecimento sobre a importância do meio ambiente na formação das crianças!

  • @katiadias9332
    @katiadias9332 2 роки тому +2

    Que canal lindo meu Deus! 😍

  • @marlenevandesande1898
    @marlenevandesande1898 3 роки тому +2

    Muito bom!Maravilhosas participações enriquecendo o canal!

    • @drajulianalee7913
      @drajulianalee7913  3 роки тому +2

      Que bom que vc gostou tia!! Sim, a Carol é uma pessoa muito especial, precisamos de mais gente que pense como ela na educação infantil!

  • @milenepriscilalimadeolivei7599
    @milenepriscilalimadeolivei7599 3 роки тому +4

    Quanto aprendizado em apenas 15 minutos.. muito obrigada Dra Ju e Carolina!
    Realmente estar em contato com a natureza nos permite conectar com a nossa essência!

    • @drajulianalee7913
      @drajulianalee7913  3 роки тому +1

      Que bom que vc gostou Milene! Vamos lutar pra que as crianças tenham oportunidade de ter este contato, por elas e pelo mundo! Um abraço!

  • @Jaquelineferreira7
    @Jaquelineferreira7 2 роки тому +1

    Quanta informação de qualidade!

    • @drajulianalee7913
      @drajulianalee7913  2 роки тому

      Oi Jaqueline! Que bom que vc gostou!! Temos que tentar colocar em prática!! Um abraço

  • @renatosuelotto
    @renatosuelotto Рік тому +1

    Muito bom 💚

  • @bixcoitoliterario6950
    @bixcoitoliterario6950 Рік тому +1

    obrigada

    • @drajulianalee7913
      @drajulianalee7913  Рік тому +1

      Que bom que vc gostou e que se interessa por este assunto, tão importante nos dias de hoje!!

  • @wendelfreitastutti9459
    @wendelfreitastutti9459 2 роки тому +1

    Dra Juliana Lee, grato por produzir, editar , postar e compartilhar de seu conhecimento e sabedoria com um conteúdo tão importante , com a intenção ,de visar a nossa formação intelectual, educacional ,social, psicológica, moral e humana.

    • @drajulianalee7913
      @drajulianalee7913  2 роки тому +1

      Que bom que vc gostou, Wendel! Obrigada pelo gentil comentário! Um abraço!

    • @wendelfreitastutti9459
      @wendelfreitastutti9459 2 роки тому +1

      @@drajulianalee7913 grato por me auxiliar no meu TCC na Licenciatura em Pedagogia.

    • @drajulianalee7913
      @drajulianalee7913  2 роки тому +1

      @@wendelfreitastutti9459 que legal, parabéns!!! Que bom que vc valoriza o contato da natureza no desenvolvimento infantil, muito importante na área da pedagogia!

    • @wendelfreitastutti9459
      @wendelfreitastutti9459 2 роки тому +1

      @@drajulianalee7913 Sim sim de extrema importância na formação de qualquer criança,quero me especializar Geografia e História,mas sempre com a visão de pedagogo ,ainda mais por questão do retrocesso que a nossa educação brasileira teve nestes tempos nada fáceis de pandemia.Gratidão e que Deus abençoe sempre o seu trabalho e profissionalismo.

    • @drajulianalee7913
      @drajulianalee7913  2 роки тому

      @@wendelfreitastutti9459 obrigada e sucesso na sua profissão!

  • @tizica
    @tizica Рік тому

    Adorei. A partir de quantos meses pode levar o BB para brincar na natureza!? Terra, trilhas e etc?

    • @drajulianalee7913
      @drajulianalee7913  Рік тому +2

      Olá, que bom que vc gostou! Os bebês ainda pequenos adoram os passeios ao ar livre no colo, sentar com a gente junto à natureza! Nesta fase eu costumava deixá-los encostar em casca de árvore, folhas. Quando começam a engatinhar, já podem explorar a natureza, mas sempre junto do cuidador, supervisionando, pois tendem a colocar as coisas na boca como forma de conhecer, explorar o mundo. Um grande abraço!

  • @anaclaudiafagundes6978
    @anaclaudiafagundes6978 9 місяців тому

    Com quantos meses iniciar o contato com a natureza?

    • @drajulianalee7913
      @drajulianalee7913  9 місяців тому +1

      Oi Ana Cláudia! Os bebês ainda pequenos adoram os passeios ao ar livre no colo, sentar com a gente junto à natureza! Nesta fase eu costumava deixá-los encostar em casca de árvores, folhas. Quando começam a engatinhar, já podem explorar a natureza, mas sempre junto do cuidador, supervisionando, pois tendem a colocar as coisas na boca como forma de conhecer, explorar o mundo. Um grande abraço!