FIDELIDADE X LEALDADE

Поділитися
Вставка
  • Опубліковано 4 жов 2024
  • Respondendo a essa pergunta sobre a diferença entre fidelidade e lealdade...
    Existe mesmo essa distinção?
    Um pessoa infiel pode ser leal?
    Uma pessoa desleal pode ser fiel?
    Veja aí e deixa a sua opinião nos comentários!
    Ps o link com a música que a gente citou:
    • Celso Fonseca Queda

КОМЕНТАРІ • 276

  • @talitaolic
    @talitaolic 5 років тому +383

    Flor, a sociedade aceita mais a traição dos homens sim! Você tá certa!!! Emanuel, não é sobre você e seus amigos, é sobre a socialização...

    • @floremanu
      @floremanu  5 років тому +35

      Talita Oliveira Costa sim... concordo! Fico pensando que a gente tem que ter cuidado com essa repetição do sintoma porque ela pode acabar virando uma reafirmação do sintoma. Entende? Era essa a minha preocupação.

    • @renanmarchiorisilva1247
      @renanmarchiorisilva1247 5 років тому +2

      isso!!!

    • @paulaoliveirademedeiros5406
      @paulaoliveirademedeiros5406 5 років тому +37

      Total! Esse negócio que de querer colocar o próprio exemplo. Não se trata de quem eles conhecem e sim de uma estrutura social.

    • @talitaolic
      @talitaolic 5 років тому +24

      @@floremanu eu entendo! Mas acho que o reconhecimento do fato é muito importante para o tratamento dele.

    • @floremanu
      @floremanu  5 років тому +4

      Talita Oliveira Costa totalmente. O vídeo de amanhã é sobre isso.

  • @paulaoliveirademedeiros5406
    @paulaoliveirademedeiros5406 5 років тому +206

    Eu AMO a flor enfiando política no meio a qualquer momento! Hahaha isso aí!
    Manu vermelho na hora.
    E sim, traição masculina é aceita, vira piada. Traição feminina dá em morte.

    • @andreib2202
      @andreib2202 5 років тому +1

      A traição masculina é na maioria dos casos, sexual. O homem acaba escorregando e faz (não to dizendo q acho certo), já é feminina é mais sentimental. Quando uma mulher trai, ela quer dizer q não sente mais o mesmo sentimento pelo parceiro, por isso doi mais. E as fêmeas sempre tentam justificar, os homens apenas peden desculpas e não fazem mais (ou não deveriam voltar a fazer)

    • @paulaoliveirademedeiros5406
      @paulaoliveirademedeiros5406 5 років тому +3

      @@andreib2202 fêmeas?

    • @andreib2202
      @andreib2202 5 років тому +3

      @@paulaoliveirademedeiros5406 se tem macho (escroto), por q não fêmea?

    • @vitoriabeckerd
      @vitoriabeckerd 4 роки тому

      Verdade

    • @gabriellaoliveira7616
      @gabriellaoliveira7616 4 роки тому +2

      @@andreib2202 quanta merda em um único comentário

  • @lucianacoppa4775
    @lucianacoppa4775 4 роки тому +50

    A traição masculina é infinitamente mais aceita..." tá no dna do macho", "homens são assim mesmo", "vc não vai acabar com seu casamento por causa de uma escapadinha deles, ne"
    Qual dessas frases é inedita pra vc?

    • @andremonteiro4744
      @andremonteiro4744 4 роки тому +1

      Da um soco na boca de quem falar isso com vc kkkk Nmrl

  • @gleycejes3341
    @gleycejes3341 5 років тому +59

    A flor tá corretíssima na discussão sobre traição masculina e feminina... Manu apresenta esses seus amigos aí, pq vc vive numa bolha, brincadeira 🤣🤣🤣

  • @nayasheila
    @nayasheila 5 років тому +39

    Terminei um relacionamento de três anos. Ele me traiu, ano passado, fisicamente, duas vezes, perdoei, foi difícil mas voltamos. Restabelecer a confiança é algo muito difícil. Desta última vez, tinha acabado de assistir um vídeo de vcs exatamente sobre flerte. E ele estava flertando com alguém (alguém muito legal, linda, inteligente e tal). Ele chamou de “flerte bobo”, o que não entendi. Esse vídeo fechou meu pensamento sobre o assunto. Lealdade é algo mais profundo que Fidelidade. Sei lá, concordo com a Flor sobre a necessidade de auto-afirmação do homem, tvz seja esse o lance. Estou sofrendo pra c.. e ouso dizer que relacionamentos monogâmicos estão em extinção. Daqui a pouco, o poliamor será algo aceitável e serei uma daquelas velhas caretas que dizem que esse mundo tá perdido! Ei, não percam essa capacidade incrível de dialogar, sei que nem tudo são flores, mas fico imaginando vocês dois velhinhos brigando pq a Flor é espontânea demais e o UA-cam cheio de regras. Nesses dias tristes, é bom ouvir vcs..

  • @instauradoradeferiados
    @instauradoradeferiados 5 років тому +54

    Amores, a primeira vez q vi essa diferenciação entre Fidelidade e Lealdade foi no filme da Frida Kahlo, em q ela aceita as múltiplas traições do Diego. No entanto, quando Diego transa com a irmã dela, o campo da lealdade foi ferido e ela faz uma fala muito linda sobre isso.

    • @vivianekanai3079
      @vivianekanai3079 3 роки тому +3

      Verdade! Sempre uso esse filme pra exemplificar. Pra mim por exemplo, deslealdade é o cara descumprir com suas funções de pai, e ser um puta escroto depois que se separa. Não dá pra ser um ex legal? Só pq a relação entre homem e mulher acabou, não deveria ao menos cumprir com os combinados de antes? Não é meu caso, mas vejo muito isso acontecer com pessoas próximas. Parece que o cara vira outra pessoa, e o que na realidade acabou ali, foi o sexo, mas ele continua sendo pai, e poderia ser amigo da mãe do seu filho! Isso é deslealdade, e o cara pode ou não ter sido infiel no término. Não sei se deu pra entender meu ponto...

    • @jackiiiih
      @jackiiiih 2 роки тому +2

      Eu já tinha metido o pé na bunda na primeira traição.

  • @ulissesview
    @ulissesview 5 років тому +40

    A lua é fiel mas não leal. Ela aparece de forma previsível e nunca falha, mas não é por intenção própria. Nao é por compromisso. Lealdade é a fidelidade que envolve sentimento. É impossível ser infiel sendo leal. Mas muitas vzs nos contentamos com a fidelidade mesmo na ausência da lealdade, pois isso sim é possível.

  • @alinesousa386
    @alinesousa386 5 років тому +8

    A gente não escolhe por quem sente atração, estando casado ou não, mas podemos escolher o q fazer com o q sentimos. É aprender a dominar nossos instintos e desejos.

  • @adriciaferreira2139
    @adriciaferreira2139 5 років тому +94

    A Flor eu admiro. A Flor criticando Sérgio conge Moro aleatoriamente no meio do vídeo eu venero. 👏

  • @jessycacarvalho9244
    @jessycacarvalho9244 5 років тому +6

    Tenho um amigo que é assim, leal mas infiel. Chega a ser surreal inclusive, a família da namorada adora ele, ele apoia ela pra caramba e é um cara legal. Fiquei surpresa e desapontada quando ele me disse que trai ela. Há homens assim aos montes, Manu! Que sentem um tipo de direito biológico de trair, vão, criam relação de anos, mentem a respeito de ser casados, voltam pra casa "titular" e brincam de família feliz. E ainda distorcem e dizem que é culpa da esposa por motivo X e Y. Que tem aquele instinto de acumulador de mulheres e não querem que ninguém faça escolha de ir embora. Não fantasiei, conheci um sujeito que fez isso tb. O ser humano é muito cruel e surreal... rouba possibilidades e vidas inteiras por mero egoísmo, machismo e vaidade.

  • @waldemirribeirocarmo3688
    @waldemirribeirocarmo3688 5 років тому +33

    Resumindo traição é uma merda.
    Boa tarde!

  • @julianapaccola8260
    @julianapaccola8260 4 роки тому +9

    Se a pessoa foi infiel automaticamente ela foi desleal. Sempre achei meio besta essa discussão desde uma cena que a Ana Paula Arósio fez sobre isso em alguma novela que não me lembro qual. Se o casal tem o contrato de ser monogâmico e a pessoa traiu não adianta querer vir com essa e dizer que sempre foi leal, porém não soube se segurar sexualmente.

  • @LuFX23
    @LuFX23 4 роки тому +12

    Isso aí de achar “maravilhoso” as pessoas que conseguem trair e voltar para seus respectivos parceiros deixou um gosto amargo. Maravilhoso não é. O risco das doenças, os danos psicológicos... essas palavras podem não ser sinônimos, mas um complementa o outro.

  • @evelinlainne
    @evelinlainne 5 років тому +43

    Um amigo do meu marido disse a ele no carro: “cara, não precisa se separar da mulher, você pode ter os dois mundos... faz uma viagem rápida de trabalho e resolve o outro mundo”. É assim mesmo que a sociedade aceita a traição dos homens. Sendo bem generalista, claro. Detalhe: ele disse isso ao meu marido no carro e obviamente se esqueceu que eu estava atrás. Rs

  • @botanolapis2532
    @botanolapis2532 5 років тому +117

    Ai gentee, q vontade de apertar o pescoço de vcs! É claro q a traição masculina é muito mais aceita pela sociedade, justamente pq vivemos em uma que é machista!!!!! Tanto que quando a mulher trai ela eh a vagaba e qnd é o homem a culpa eh da mulher q seduziu o coitadinho! Amo vcs muitooo!!!!

    • @viviancouto9926
      @viviancouto9926 5 років тому +2

      Quando o homem trai é "instinto" 😂

    • @bananinha.maxtrip2024
      @bananinha.maxtrip2024 5 років тому +1

      Vdd 😠😠😠😠 sinto ódio disso

    • @bananinha.maxtrip2024
      @bananinha.maxtrip2024 5 років тому +1

      @@viviancouto9926 neh 😔

    • @mardonier1
      @mardonier1 4 роки тому

      Eu já trai e a diferença que é eu me apaixonei e ele nem sabia meu nome essa é a diferença: homem trepa mulher faz amor
      Homem enfia o.pau na buceta e mulher quer beijar na boca

    • @botanolapis2532
      @botanolapis2532 4 роки тому

      @@mardonier1 traição igual.

  • @keylladasilvarodrigues170
    @keylladasilvarodrigues170 5 років тому +19

    Eu acho que o grande problema de vc falar com uma outra pessoa sobre relação e sobre qualquer outra coisa é que geralmente vc quer que a pessoa concorde c/ vc. Assim sendo, normalmente aborda os assuntos que te favorecem, fala do outro sobre o seu olhar, que vai sempre tendenciar a falar bem dos seus atos e mal dos atos do outro, pq é o seu ponto de vista. Vc tem a oportunidade de defender os seus pontos e o outro não. Com mais gente do "seu lado" menos se entende o outro, afinal todo mundo concorda comigo.

  • @alinepitolgomes
    @alinepitolgomes 4 роки тому

    então. de uns anos pra cá, comecei a estruturar esses conceitos na minha vida.
    Pra mim LEALDADE É UMA VIRTUDE, UM PRINCÍPIO, tem a ver com cumplicidade sim, tem a ver com você não deixar uma pessoa externa corromper, seja pela fofoca, pelas atitudes, insinuações e posicionamentos, alguém QUE você se considera leal. Pois você tem uma conexão com a pessoa, um laço de confiança, de compartilhamento, de intimidade, de poucas e boas construído durante muita convivência, e na tua cabeça não faz sentido para você, uma pessoa externa desmerecer, ou falar mal daquela pessoa que vc conhece tão bem, aceita os defeitos e as qualidades, tem AMIZADE ENVOLVIDA.
    Não somente LEALDADE ESTÁ relacionado a RELACIONAMENTOS externo, porém também situações externas a vida que você compartilha com a pessoa a qual vc é leal. E você entende que não somente deve proteger, porém se precisar, vc vai pegar no pé, vai dizer q n concorda. porém sem envolver outras pessoas naquilo. sem situações desnecessárias, sem expor o outro de forma cruel. vai ter RESPEITO E CONSIDERAÇÃO para manter as discussões E RESOLUÇÕES entre os envolvidos.
    Se algo precisar ser dito, feito, você vai ter a LEALDADE de pensar no que aquilo significaria para a OUTRA PESSOA, vai querer esclarecer primeiro., vai por OS princípios e valores morais que vocÊ SABE QUE A OUTRA PESSOA TEM NA MESA, vai pensar e pesar esses valores juntamente com os seus e o que significa na relação. como seria se você estivesse na posição dela, com aqueles mesmo conceitos, esperando que fossem entendidos e respeitados....
    PRA MIM TEM MUITO A VER COM CONFIANÇA, LIBERDADE DE ESCOLHAS, CONTROLE DO EGO/DESEJO E RESPEITO. maturidade tmb
    já fidelidade eu diria que NÃO é UMA VIRTUDE, é apenas um PACTO SOCIAL, É mais relacionado a ética dos relacionamentos fechados. É UM CONSENSO. Ou se tem ou não se tem. E ai depende EXCLUSIVAMENTE DAS PESSOAS ENVOLVIDAS EM PACTUAREM O QUE É FIEL E O QUE NÃO É.
    ISSO vai depender da construção de relacionamentos de cada um, e quais VIRTUDES OU PRINCÍPIOS, MORAL, CADA SER TEM e decide ou ABRIR MÃO, OU COMPACTUAR COM O OUTRO, pelo bem maior que agora é o relacionamento.
    ACREDITO SIM que os conceitos se misturam, porém como eu penso, FIDELIDADE É Estritamente LITERÁRIO, OBJETIVO, TIPO UM CONTRATO, e que se não estiver extremamente claro, ACABA A SE MISTURAR COM A LEALDADE E COM o que seria ou não traição.
    nossa. nunca comento nd em lugar nenhum.... uaheuahuehhua agora já foi.

  • @luanalves234
    @luanalves234 4 роки тому +6

    "Se vc consegue trair e chegar em casa e beijar seu marido e tá td bem" Acho maravilhoso. Alguém explica tanto absurdo?

  • @ellymmoreira7691
    @ellymmoreira7691 5 років тому +5

    Sabemos muito bem o quando estamos sendo fpt com alguém,independentemente das desculpas q nos apoiamos!

  • @fabianacostasousa8402
    @fabianacostasousa8402 5 років тому +15

    É delicada a questão de expor a parceira(o) durante um desabafo com amigas(os) ... Acredito ser importante às vezes, mesmo conversando com a parceira(o), trocar ideia com outras pessoas q se tem confiança ... Ajuda a pensar sobre, é desabafo, um monte de coisas ... ficar num pudor de preservar uma relação ou pessoa a qualquer custo, e com a expressão - qualquer custo - quero dizer da pessoa ficar sozinha(o) remoendo uma situação que não está sendo possível elaborar apenas com a troca com a parceira(o). Quanto ao fato da traição masculina, Manu, entendo sua postura de não querer reafirmar o sintoma, contudo é fato que culturalmente a traição masculina é mais aceitável do que a feminina ... E entendo que não só socialmente mas principalmente subjetivamente ... A Flor foi muito precisa no exemplo do trair, chegar em casa e ir correndo tomar um banho pra - se limpar. Mulher q trai é suja, errada ... já o homem é o comedor. A traição tem um peso muito maior pra nós mulheres, de uma forma geral. Claro que vão haver as exceções, dependendo de onde o lugar de desejo da pessoa está investido, mas numa perspectiva de socialização simbólica macro, os homens estão muito mais autorizados a fazê-lo.

  • @mariliagrampa8665
    @mariliagrampa8665 5 років тому +17

    Anos e mais anos a virilidade do homem foi mais importante do qualquer conduta ou ato do mesmo. "Mulheres em casa homens no bordel". Prostituição "a profissão mais antiga do mundo", não existe até hoje com apenas homens solteiros mantendo ela. Se não, já havia entrado em extinção. Até hoje é assim em sua maioria. Feliz essa minoria que o Manu se relaciona. Que essa minoria vire maioria. Respeitar o outro é a chave. Você não sabe de tudo que a pessoa vive, mas o mínimo que ela espera do relacionamento e da troca.
    Sempre sabemos o que pode ferir e magoar, por isso pessoas preferem mentir e omitir. Me vem um pensamento de egoísmo da parte de quem mente, porque prefere não perder o outro, mas faz tudo ao seu prazer. Me vem também um pensamento de que essa pessoa é fraca e covarde, não assume seu desejo, não assume seus atos, no fundo é insegura e esse alimento faz com que ela se sinta potente, mas, como disseram esse ciclo não tem fim, o problema não está na traição, está onde essa pessoa foca seus pontos de sucesso, bem estar e prazer.

  • @PaulaMarianoCarvalho
    @PaulaMarianoCarvalho 5 років тому +5

    Eu acho q flerte é o começo de uma traição a lealdade sim, pq vc ta dando moral, isso significa que vc está dando liberdade parar aquela pessoa e ai já era, envolve tudo e todos.

  • @danieleferreiraribeiro8676
    @danieleferreiraribeiro8676 5 років тому +29

    Eu, também, faço sempre esse questionamento de fidelidade (vai lá saciar o seu desejo) e a lealdade (construir o campo da possibilidade, abertura, espaço para algo possível). Tenho relação monogâmica, heterossexual claramente definida, mas sempre achei possível e suportável a traição, porém a deslealdade sempre tive como algo que não sei se posso conviver com. Amei o vídeo.

    • @floremanu
      @floremanu  5 років тому +3

      Daniele Ferreira Ribeiro obrigado!

  • @Cla-cla75
    @Cla-cla75 5 років тому +17

    Acredito que a sua geração,Emanuel , talvez, tenha mudado esse conceito de fidelidade,até espero.Mas, infelizmente, os homens traem, sim ,de uma maneira mais descarada e essa traição masculina é vista muito mais naturalmente por nossa sociedade.

  • @estelapop3289
    @estelapop3289 5 років тому +7

    Viver é sempre um risco rs, eu particularmente me senti muito mais respeitada, valorizada em um relacionamento aberto dentro das experiências que tive, e precisamos desmistificar a relação aberta e tals... Eu digo que a vida é uma só e feira de oportunidades e eu sempre digo pro meu namorado: não perca uma oportunidade boa que eu não perderei e temos uma cumplicidade boa de contar pro outro quando aconteceu algo com outra pessoa pra se alguém quiser vir fazer fofoca a gente poder votar pra pessoa e falar: eu já sabia. rs

  • @mariadocarmomartins5760
    @mariadocarmomartins5760 5 років тому +19

    Adorei tudo... Mas o Moro... Show! Gratidão.

  • @roderickjb
    @roderickjb 4 роки тому +1

    Falta de fidelidade + falta de lealdade = falta de caráter

  • @PsicanalistaFeVivian
    @PsicanalistaFeVivian 5 років тому +9

    Flor eu intendi super o que você quer dizer.: abrir um campo afetivo com uma outra, quando não se cabe aquilo ou quando não é nescessário aquele afeto realmente é uma espécie de traição pra mim também😊

  • @isabelabustamante2905
    @isabelabustamante2905 5 років тому +41

    Manu fez amigos na última semana? Outro dia não tinha nenhum, hoje tá com 10? Kkk brincadeira. Beijos nos 2

    • @floremanu
      @floremanu  5 років тому +7

      Isabela Bustamante amigos antigos. De adolescência

    • @lorenabrandao6800
      @lorenabrandao6800 5 років тому +4

      Eu pensei o mesmo hahahah

  • @mairarocha9658
    @mairarocha9658 5 років тому +4

    sobre essa questão do final, eu e minhas migas trocamos MUITO sobre nossos relacionamentos, e elas me ajudam muito a entender melhor certas questões. considero essas trocas essenciais pra mim. ja me fizeram ver que eu tava exagerando, sendo neurótica ou excessivamente ciumenta. eu tb troco muito com o parceiro! e adoraria que ele tivesse com oa amigos esse espaço de troca e conversa, tenho certeza que seria importante pra nossa relação. pra mim são espaços (eu com ele e eu com as amigas) importantes e que não se anulam, mas se completam.

  • @amandatruss
    @amandatruss 5 років тому +2

    Quero saber quando que vai ter um grupinho de solteiros que gostem desse canal para a gente se conhecer melhor. HAHAHAHAHAHAHA só tem gente maravilhosa aqui. Manu, Flor, obrigada por me ajudarem a enfrentar o fim do meu namoro com um pouco mais de sabedoria. ❤

  • @silasmachado2971
    @silasmachado2971 5 років тому +3

    Creio que todos nós temos impulsos, vários impulsos,não só o impulso sexual.Por exemplo se eu sentir vontade de esmurrar alguem, no impulso da raiva não necessariamente eu vou esmurrar alguem, assim como sentir atração por alguem não necessariamente quer dizer que eu queira sexo e que esse desejo não vai passar,as vezes é simplesmente um desejo que passa que a gente "não quer realmente" isso é normal. Agora sobre conversar com seu parceiro é essencial,e deve ser visto como um investimento, que vai trazer benefícios pra seu parceiro e pra VC mesmo

  • @brunacavalcante5965
    @brunacavalcante5965 5 років тому +19

    Na minha concepção, é total possível alguém ser fiel e desleal, mas pra mim alguém que é LEAL é também FIEL. Pq a infidelidade significa traição, enganação, e sofrimento pra quem foi traído. Pra mim isso não tem nada de LEAL. Uma pessoa que é leal não faz algo que sabe que vai machucar o parceiro, que pode acabar c a relação, que vai gerar pra sempre desconfiança, insegurança no parceiro e abalar a estrutura da relação. Uma pessoa leal preserva a relação e o outro. Se sabe que a outra pessoa vai ficar triste e não vai gostar (do contrário não é traição, pq o outro está ok c relações externas) e faz, não é leal. Se sabe que vai causar sofrimento no outro e faz, não é leal.

    • @alanruan8485
      @alanruan8485 4 роки тому +2

      SIM!! Amar é entender que temos o poder de machucar um ao outro, mas vamos fazer o que for possível para que não aconteça

  • @lpc201980
    @lpc201980 5 років тому +40

    Manu, me apresente os seus amigos solteiros! Por favor, nunca te pedi nada!!! Rsrsrsrsrs Porque eu só conheço esses homens que a Flor se referiu.

  • @jessicapereira7844
    @jessicapereira7844 3 роки тому +1

    O que eu entendi com vocês (grata, rs!) e pesquisando o significado das palavras... Vamos lá: fidelidade é a não quebra da confiança depositada na relação, seja no campo amoroso (respeitar o acordo do casal), de amizade (respeitar um pedido de segredo, por exemplo). Já lealdade é ser honesto, fiel e franco ao compromisso assumido, ser CORRETO! Então, é possível ser infiel e ainda continuar sendo leal, desde que se exponha a infidelidade para o(a) outro(a), ou seja, sendo verdadeiro(a) e sincero(a) em assumir seus atos e possíveis consequências, por mais cruel que seja para ambas as partes.

  • @karineelisabete7543
    @karineelisabete7543 4 роки тому +2

    "Faço tudo virar autoconhecimento"
    ACHO MUITO VÁLIDO
    você precisa se conhecer, pra poder se controlar
    E claro que você se controlando e se conhecendo vai conseguir lidar melhor com a vida né

  • @isabellifloresdeoliveira8836
    @isabellifloresdeoliveira8836 3 роки тому

    Acredito que o que a Flor quis dizer quanto aos homens é que em sociedade é muito mais aceitável um homem trair do que uma mulher trair, pois até hoje existe o pensamento de que “é a natureza dos homens” serem mais sexualmente ativos e não possuírem controle dos próprios desejos e que é normal e aceitável. Porém quando se trata de uma mulher que trai, ela é linchada e julgada por todos ao seu redor.

  • @gabialma4468
    @gabialma4468 3 роки тому +1

    Eu entendo que essas coisas todas dependem de honestidade, (auto)responsabilidade afetiva e dos acordos da relação. É importante que esses acordos estejam claros e que haja conversas sinceras. Super difícil, eu sei. Mas não vejo outra forma!

  • @sandramacedo7653
    @sandramacedo7653 5 років тому +2

    A questão, na minha opinião, é que cada um tem os seus conceitos de traição, fidelidade e lealdade e cada um sabe que tipo de relação tem com o seu parceiro/a, que tipo de cumplicidade tem com ele/a e outras pessoas da sua vida afectiva, que lugar dá à relação amorosa, relações de amizade, relações familiares. Acho que seria ótimo que todas as relações tivessem a vossa capacidade de comunicar um com o outro, abrindo assuntos difíceis mas não é sempre assim. Juntemos à equação que vocês os dois fazem psicanálise, ou seja cada um está a trabalhar individualmente também assuntos pessoais, com a consciência de que existem certos assuntos que são próprios, que são trabalhados de uma forma mais individual e que não vão ser resolvidos pelo outro. Eu acho ótimo que vocês remarquem sempre que o que falam é a vossa experiência, é a vossa forma de ver as coisas e por isso faz-me certa confusão quando vos ouço dizer que há pessoas que vêm os vossos vídeos e vos perguntem se "isto" ou o "outro" não está certo, se pode ou não. E a minha pregunta para vocês poderia ser como vocês vêm a possibilidade de serem influencers, como vocês vêm a possibilidade de que o que vocês partilham da vossa experiência pessoal (que é vossa) seja tomada como modelo, como referente e que aquilo que vocês dizem possa ser tomado como "verdade" ou como o "certo". Nesta época em que se fala tanto de influencers, como vocês assumem este conceito e como vivem a possibilidade de estarem a ser influencers?

  • @flordelinsarteembonecas
    @flordelinsarteembonecas 4 роки тому

    Eu acho que a maioria dos homens se sentem mais confortáveis sim. Claro que não todos, mas na sua maioria sim. Ainda mais se é recorrente. Conheço uma pessoa que trai e é super legal com a esposa, no sentido de dar apoio e ser carinhoso. Mas acho que alguma coisa deve mudar. Como disse a Flor, eu não consigo fazer uma coisa dessa e ficar de boa. Mas tem homens que dorme tranqüilamente e se comportam como se nada tivesse acontecido. E dizem que amam as esposas, que essas traições não interferem em nada. Será mesmo? Já ouvi que nós mulheres não conseguimos entender. Será que nossas mentes femininas nascem deficientes de algum gatilho que só existe nas mentes masculinas?
    Bem...adorei o vídeo. Eu descobri vocês recentemente e estou adorando. Tem me ajudado muito. Muito obrigada. Bjs

  • @NadineMarques
    @NadineMarques 5 років тому +6

    a flor não olhando o cílio hahahahaahah mortaaaaaa

  • @fernandamendonca3946
    @fernandamendonca3946 2 роки тому

    Acho que lealdade e fidelidade são sinônimos e a gente só tenta diferenciar elas pra colocar em outra coisa a responsabilidade pela delimitação de um limite, de até onde é suportável a culpa de trair e até onde é suportável o abandono de se sentir traído. A gente quer colocar em uma regra, manual, o que é traição e o que não é, pra ter um aval dos nossos próprios sentimentos. Acho que não existe "nível de traição", a intensidade tá só no que a gente sente. E a partir disso a gente vê o que faz com isso.

  • @leonardofreitas4783
    @leonardofreitas4783 4 роки тому +1

    Primeiro queria fala que é incrível a capacidade de vocês discorrerem de forma tão leve assuntos que movimentam questões bem internas e viscerais dos indivíduos, isso traz a sensação da perda da culpa do sentir e do não sentir relacionada ao assunto e abre campos do pensar.
    Minha visão sobre o assunto é que há sim a diferença entre fidelidade e lealdade, mas que em certo ponto elas se sobrepõem. Talvez a infidelidade em um relacionamento não quebre totalmente sua lealdade, mas, na minha opinião, a danifica. Isso não pela sensação que desperta no "traidor", que pode ter traído com distanciamento interno ou não, mas pelo fato de ter escolhido estar em um relacionamento monogâmico, e não estar "honrando" (dentro) (d)esta escolha. Ai que talvez entre a transparência entre os casais, a capacidade e possibilidade que cada um da ao outro de escolher estar ou não na relação em que se encontra.
    enfim, não sei explicar muito bem, mas gostaria que falecem sobre transparência na relação.
    e de novo, obrigado pelo vídeo maravilhoso.

  • @chrisbel15
    @chrisbel15 5 років тому +10

    Acho a discussão de vcs mt interessante e legal de acompanhar, mas qnd surgem as opiniões políticas complica, pq segmenta mt pra quem pensa como vcs, qnd em tds os outros assuntos vcs procuram trazer diferentes percepções.

    • @floremanu
      @floremanu  5 років тому +4

      Christiano 15 entendo! Faz sentido mesmo. E tento evitar esse caminho.

  • @lorenasoares2871
    @lorenasoares2871 4 роки тому

    Aplicar o conceito dessas palavras distoa um tanto de como as pessoas as usam de fato. A maior parte as tratam como sinônimos. Daí, trazer para o discurso das relações é bem complexo. Porém, eu compartilho dessa diferença conceitual e no fim se trata apenas de como os envolvidos internalizam isso. E o autoconhecimento e as verdades nas relações serão sempre uma confusão imensa.

  • @1999kkk
    @1999kkk 5 років тому +3

    .....a fidelidade é relativa ao acordo de cada casal/grupo que se relaciona, a Lealdade é o que abraça esse acordo. Mas tem gente que acha sim que isso é imutável, igual para todos, mas aí ja vai pra um campo moral e tals.....
    Eu vejo um entrelaçado ao outro sim.
    Obrigada !!!! 🌹🌱

  • @raianeferreira
    @raianeferreira 4 роки тому

    Para ver a diferença de quanto a traição masculina é mais aceitável que a da mulher, é só ver as estatísticas de mulheres que são assassinadas por causa de infidelidade ou ciúme. Acredito sim que as gerações podem mudar, mas cabe muito dedicarmos as crianças hoje. Os homens não são animais, que as mulheres são frágeis, etc. Há muitas complexidades em cima de cada personalidade. Mas as pessoas não se conhecem e muitas vezes estão em uma relação que não sabem por que estão, que não tem respeito e cumplicidade, estão ali para cumprir uma tabela de "estar casado", por exemplo. Essa discussão dá uma tese com certeza.

  • @tauanesantoforte3587
    @tauanesantoforte3587 2 роки тому

    A diferença é que até outro dia era direito garantido por lei do homem lavar a honra com sangue no caso da traição da esposa. Independente de estar bem resolvido pra homens ou mulheres, pra nós um caso extraconjugal era risco de vida.

  • @ameliacampinas
    @ameliacampinas 4 роки тому

    Eu penso que a lealdade supere a fidelidade. Não defendo a traição física, porém penso que ser leal é sê-lo aos meus princípios e ser fiel ao meu parceiro faz parte disto. Se sou desleal em infidelidade estou mostrando a minha falta de caráter. Sou fiel aos meus princípios e isto é lealdade ao parceiro. Confuso, mas não há escolha: lealdade é moral, pessoal e dignidade em qualquer relação.

  • @brissaramos456
    @brissaramos456 5 років тому +8

    Vocês me deixaram na pilha sobre o que partilhar ou não com amigos. Eu acho que entendi o que vocês disseram e concordo mas fiquei pensando qual o limite de intimidade de uma amizade.

  • @OdanMAGRO
    @OdanMAGRO 5 років тому +15

    Se você é infiel você não é leal.
    Mas você pode ser desleal mantendo da fidelidade.
    Foi divertido achei que ia ser pesado.
    (Muitas pessoas casadas frequentam puteiros(casas de sexo) e buscam relações por dinheiro, depois chegam em casa e dormem com seus parceiros. Acho que antes mais do que hoje ou antes de forma mais aberta que hoje(falo de um tempo histórico de 100 anos como em nos últimos 100 anos.).
    Não é raro esse tipo de conversa em escritórios em regiões centrais.
    Pessoas costumam se adaptar a moral que quem esta por perto a cada momento. As vezes até antes de perceber.
    Não é raro descobrir que alguém usa drogas em circunstâncias específicas mas defende que seu uso é ruim quando em público. Ou do lado da avó o grande defensor das drogas evita o assunto e concorda com tudo que se diga contra as drogas. Em geral isso não parece ser algo que afeta a construção interna dessas pessoas, pois elas encontram justificativas que as satisfazem.
    São poucas as pessoas que se sentem muito mal de não serem coerentes. (O ciclo de amigos no Manu parece legal. parabéns pelas escolhas.) Me parece muito mais normal que as pessoas se justifiquem no quarto sozinhas por suas falhas de caráter.
    Eu lembro que cada mentira que eu contava pra minha mãe e pro meu pai eu marcava um tempo para poder depois dizer a verdade independente do resultado adverso. Querer sempre manter uma relação baseada em verdade com eles era uma coisa que eu queria e acabava relativizando dessa maneira para escapar um pouco do ninho.
    Descobrir que as pessoas poderiam não descobrir uma mentira minha foi poderoso e assustador. Descobrir que eu era capaz de acreditar numa mentira minha foi ainda mais poderoso e ainda mais assustador. Porque para fazer algo errado eu precisava me convencer de que estava fazendo o certo ou que iria me corrigir posteriormente... tinha que me convencer que aquilo não era errado.
    Eu estava então me rendendo aos poucos ao que mais odiava na adolescência. A hipocrisia. E talvez até por isso o que mais me irritava e o que eu mais odiava eram pessoas hipócritas. Sendo essa a minha principal acusação ao me defender ou identificar alguém de quem eu não gostava.
    Eu espero hoje ser menos hipócrita. Um pouco. Mas talvez seja só um teatro que faço pra me convencer. (perdido, mas ainda caminhando)

  • @camilapinheiro3677
    @camilapinheiro3677 5 років тому +5

    Concordo com a Flor quando ela diz que homens lidam melhor com esse negócio de trair e agir normalmente depois, Manu dentro de um grupo de 17 colegas meus (homens) apenas 3 não se sentiam confortáveis em trair e encontrar a namorada sem problemas depois.
    Inclusive no mesmo evento, os outros iam ficavam com alguém, buscavam as namoradas e voltavam super amorosos como se não estivessem com outra pessoa ali pouco tempo antes.

    • @jojo-ch7jn
      @jojo-ch7jn 5 років тому +2

      conta pra elas...

    • @camilapinheiro3677
      @camilapinheiro3677 5 років тому +1

      Juliane Sanches na época tive uns problemas com uma das meninas, porque eu falei e ela não acreditou, foi confirmar com os outros caras. 🤷‍♀️
      Isso foi uns anos atrás, não saio mais com eles.

  • @allkive
    @allkive 5 років тому +1

    gente, que video incrível! acho que entendi o que vocês falaram sobre ser "mais facil pro homem trair" e acho que poderia completar dizendo que a sociedade conservadora espera do homem "ideal" um comportamento de alta atividade sexual, quase naquela ideia de que " se for macho mesmo é desejado" e seguindo esse pensamento pra reafirmar o genero, sexo e sexualidade o individuo acaba se relacionando compulsoriamente para provar aquilo que é(ou quer ser) , mas isso não passa de uma versão idealizada do homem, nenhum homem é isso por natureza e sim por condicionamento social, logo vemos alguns casos onde homens interpretam esse papel mas não é necessariamente uma caracteristica masculina e deveriamos problematizar isso porque acaba sendo tóxico para o próprio cara que tenta se enquadrar nos padrões e para as pessoas ao redor também, porque ele deixa de ser gente pra ser homem, a qualquer custo.

  • @Anjo0029
    @Anjo0029 4 роки тому +1

    Querido Manu não quer dizer que a maioria dos seus amigos não tenha passado por uma situação de poder ou não trair ou ser infiel ou desleal, não quer dizer que muitos homens não passem por essa situação que realmente efetivem a situação.
    Nossa sociedade ainda é sim muito machista em que os homens traem suas mulheres e conheço até homens que tentam se passar por desconstruídos mas no seu íntimo não são tão descostruidos assim, tem machismo lá arraigado.

  • @Anjo0029
    @Anjo0029 4 роки тому +1

    Fidelidade e lealdade são sinônimos. É só pesquisar no dicionário. Se uma pessoa está sendo infiel ela está sendo desleal. Não dá para separar uma coisa da outra.
    Não sei porque hj em dia as pessoas separam os significados. Mas são sinônimos.
    Talvez queiram separar para ter uma "desculpa" para ser infiel/ desleal.

  • @ViniApollo
    @ViniApollo Місяць тому

    Na minha mente é bem simples traição/deslealdade/infidelidade é vc esconder do parceiro coisas que vc fez ou pensa ou sente por medo de despertar sentimentos/emocoes "contraditórias"na pessoa por nao querer lidar com isso.

  • @evelinlainne
    @evelinlainne 5 років тому +1

    Estou há mais de dez anos com meu marido e bem recentemente passei a dividir pequenas coisas do meu relacionamento com amigas e elas até estranharam “vc nunca fala dele”, elas disseram. Isso porque entendo que o meu relacionamento é com ele. Sempre foi com ele. Intimidade nossa. E isso não diz respeito à ninguém. Sempre resolvemos nossos problemas juntos. Quando acontece algo que não gostamos, esperamos a poeira baixar e falamos. E é engraçado que no final dizemos “anotado, não vai repetir”. Entendo que relacionamento é aprender a viver c o outro. Diariamente. E escolher ser feliz. Isso implica em colocar todos os problemas abaixo do relacionamento. Por que queremos estar juntos (lembrei de outro vídeo). Ademais, quando dividimos algo ruim do relacionamento com alguém, inevitavelmente, salvo pessoas amadurecidas, falam “mas vocês vão terminar então”. Ninguém pensa na superação do problema. Sendo generalista, claro.

  • @luanar.8569
    @luanar.8569 4 роки тому

    Flerte pode ainda não ser uma traição, mas é um desrespeito com o/a seu/sua parceiro/a.
    O desejo por outra pessoa em algum momento vai existir pq isso é uma emoção, e emoções a gente não controla. Mas a questão é: o que você vai fazer com esse desejo? Não podemos se regidos somente pelas emoções e sem discernimento de certo e errado.
    Enfim, eu não iria querer me relacionar com alguém que acha ok flertar enquanto está namorando.

  • @gisellenetto4079
    @gisellenetto4079 3 роки тому

    Os amigos são nossos espelhos, nós nos aproximamos deles por vários motivos mas especialmente pq eles são alguns de nossos aspectos mais íntimos. Quando vc leva pra eles os dilemas e questões do relacionamento é a sua forma de procurar o que vc diria pra vc mesmo nessa situação. Na real vc busca uma segunda opinião não só pra reforçar seu pensamento, mas pra ouvir o que você diria pra vc mesmo olhando de fora do que vc tá vivendo e pelo seu ponto de vista. Pq o que realmente importa quando vc tá incomodado com algo, não é o todo da relação e sim o fato de você estar sofrendo com algo dentro dela. Não acho que seja uma questão de autoafirmação, mesmo porque se ele disser o que vc não quer ouvir, o que não condiz com a sua realidade, vc vai saber. Terapia resolveria, sim. Mas quando vc ouve rápido e direto de alguém que te conhece “se é tudo isso, termina com essa pessoa” quando vc sente esse baque vc sabe se realmente ainda quer ou não estar ali. E vamos combinar que nem todo mundo tem acesso a terapia. Vc não precisa expor pra todo mundo claro que não, mas ter nossos conselheiros do dia a dia é fundamental. Se vc tem alguém pra falar sobre, pode ser um ponto de partida pra se entender e principalmente sair de um relacionamento abusivo por exemplo. Meu medo é uma pessoa em algo que não tá bom, levar ao pé da letra e evitar falar sobre. Esses espelhos te ajudam a se entender, saber um pouquinho do porque aquilo te faz mal antes de levar aquilo para o parceiro sem processar direito o que vc tá vivendo. É descobrir o que vc está vendo e como levar isso de uma forma que a pessoa vai entender. Porque cedo ou tarde isso explode, mas se vc tem com quem conversar, se vc tem alguém que possa olhar o seu ponto de vista, pode ser um primeiro passo pra se entender melhor.

  • @VitoshopOficial
    @VitoshopOficial 5 років тому +4

    vocês me fazem tão bem

  • @manuela9763
    @manuela9763 4 роки тому

    Acho que não é muito isso que Manu falou sobre generalizar a traição dos homens. Os homens na real parecem ser mais aceitos quando traem do que as mulheres. Isso com certeza. Quando é o homem é um “deslize”, normalizado, o que se espera, e muitas vezes a própria companheira é culpabilizada pela traição que nem foi dela. Agora quando é a mulher, a aceitação é bem menor e é visto como uma falha enorme de caráter. “Traidor” e “traidora” carrega significados completamente diferentes socialmente

  • @cguilhermems
    @cguilhermems 5 років тому +1

    Essa questão de generalizar não acho que deva silenciar o fato de que padrões de comportamento existam e que interferem sim na forma como se estabelece relacionarmos.

  • @raquel2k
    @raquel2k 5 років тому +1

    Tem um filme que diz tudo sobre esse assunto que vocês falam. "Separados pelo casamento". Um casamento que acaba porque um não fala pra o outro o que está sentindo. Recomendo.

  • @AnneRibeiro65
    @AnneRibeiro65 5 років тому +4

    Vocês conhecem a teoria do casal em que um membro do casal é o alcançado e o outro é o relaxado? Caso conheçam, vocês acham que no relacionamento de vocês isso se aplica? Vocês concordam que essa é parte da realidade dos casais? Beijos, parabéns pelas análises e por apresentarem seus posicionamentos políticos (isso é muito importante)!!

  • @MariaAnjos-di5tv
    @MariaAnjos-di5tv 4 роки тому

    A falta de caráter, diz tudo.

  • @larissapaolaferraz8010
    @larissapaolaferraz8010 3 роки тому

    Que lindo ver a Flor reconhecendo que foi machista. Divina!

  • @isabelalais3007
    @isabelalais3007 5 років тому

    Flor, na minha opinião você não foi machista e não falou besteira. De fato, é socialmente melhor aceito o comportamento masculino, como tendo a necessidade de estar sempre conhecendo mulheres e tendo varias parceiras(ainda que não envolvidos emocionalmente) e quando se pensa em uma
    Mulher fazendo isso tem um outro peso, o machismo tá aí. Poxa, que bom que Emanuel não tem amigos assim, mas se parar pra abrir os horizontes acredito que ele vai conseguir observar isso.

  • @mariagabriela2897
    @mariagabriela2897 5 років тому +1

    Ain, que vídeo excelente! Melhor canal!

  • @sheysianetaynan4021
    @sheysianetaynan4021 5 років тому +7

    Manu não tá de camisa branca! 👏🏻👏🏻👏🏻

  • @thiagoccmorais
    @thiagoccmorais 4 роки тому

    Um dos melhores vídeos de vcs que vi até o momento! Ótimas reflexões!

  • @fernandavieira430
    @fernandavieira430 5 років тому +1

    Como não amar vocês. No início di vídeo Flor sendo rosa (rainha). Não perco um vídeo de vocês, inclusive as vezes passo a semana elaborando o que foi falado. Bjs

  • @greicekelle2892
    @greicekelle2892 4 роки тому

    Adorei a brincadeira do cílios, e a Flor super bem resolvida, adoro!!

  • @jotamilanez
    @jotamilanez 5 років тому +1

    Recomendo a leitura dos livros da Regina Navarro Lins. Neles ela explora essa relação patriarcal de posse. Assunto como traição, fidelidade e lealdade são questionados sob a ótica patriarcal. O Ubermansch Nietzscheano seria uma pessoa livre de todos esses conceitos de posse. Precisamos aprender a nos bastar e aprender a transitar nos aspectos daquilo que chamamos de amor,que na realidade é nossa falta, nosso vazio. Falo como psicanalista que escuta´as angústias das pessoas que não se aperceberam que somos todos seres faltantes....

  • @thaizromao4570
    @thaizromao4570 4 роки тому

    Vocês são uns fofos!!!!
    Achei interessante a reflexão do Manu, quando ele questiona o porque do flerte. Qual é o motivo real ?
    Pra se sentir desejado, percebido, olhado. Acho que nós, meio que naturalmente, sempre buscamos algo novo, sensações novas, com pessoas novas. Isso é coisa do nosso querido amigo ego.... por isso acho que sempre devemos olhar pra dentro e ver o que realmente importa dentro de cada contexto...
    Beijos queridos

  • @onirotopia
    @onirotopia 5 років тому

    Meus queridos! Vocês são o máximo! 36 anos, Manu! Que legal. Tô nos 44 e tô curtindo. Flor, tá certa! Moro não fiel à magistratura e não foi legal com a pátria mãe tão distraída. Resistimos. Que fase. 😘 Xero de JPA, Paraíba

  • @julianocesardasilva7067
    @julianocesardasilva7067 5 років тому +3

    Emanuel, tenho 36 anos tb, sou gay e namoro ha 6 anos. Compartilho do mesmo sentimento que vc, ou seja, até que ponto vale a pena ir atrás de um flerte, aventura, dinovo , sei lá.... e isso não desgastar seu relacionamento? Enfim via de regra, a gente ja sabe onde isso vai dar - em nada. Acredito que a infidelidade atrapalha, tira o foco e traz crise de consciência em alugns momentos. Bjos pra vocês.

    • @floremanu
      @floremanu  5 років тому

      Juliano Cesar da Silva sim!

  • @Bela2076
    @Bela2076 4 роки тому

    Pensar, sentir e agir é assim que funciona, então, sim podemos controlar o que sentimos direcionando os pensamentos, tão simples quanto parece porém na prática como tudo, exige esforço mas é muito bom e reconfortante poder estar no controle da própria vida, seria terrível não ter nenhum controle do que pensamos. E sim, acho que somos responsáveis pelo que sentimos, resultado do que escolhemos pensar ou ficar.

  • @oc-sarahsendosarah6801
    @oc-sarahsendosarah6801 4 роки тому

    Esse exemplo que voces deram de homem que é fiel (não trair efetivamente) porém não é leal (flerta, fala mal da relação, da esposa, e não conversa com a propria) é exatamente o que vivi com o pai da minha filha.

  • @HelgaCavoli
    @HelgaCavoli 3 роки тому

    Flor sabe como fechar um vídeo. 😂😂👏👏

  • @estelapop3289
    @estelapop3289 5 років тому +1

    Traição não é meu namorado sair com outra pessoa, traição é ele fazer isso sem que isso fosse um acordo da relação, e eu acredito que quando iniciamos uma relação precisamos conversar e estabelecer acordos que precisam ser cumpridos porém não são estáticos, de tempo em tempo é importante, na minha opinião, conversar novamente sobre a relação e ver se o antigo acordo ainda está rolando bem pra ambas as partes ou precisa ser repensado.

  • @g7meurray
    @g7meurray 5 років тому +4

    Traição pra mim é jogo sujo!

  • @elisaatman5154
    @elisaatman5154 3 роки тому

    Um ano depois, vai aí meu comentário:
    Acho que a fidelidade tem a ver com o outro, enquanto a lealdade tem a ver consigo mesmo.
    Concordo muito com a visão do Luan e vcs de que a fidelidade tem a ver com um valor baseado numa negatividade, qual seja, de NÃO quebrar um compromisso. Fidelidade pra mim é não fazer tal ou tal coisa que implique numa quebra da expectativa inserida na dinâmica do casal. Já a lealdade tá baseada numa positividade, ou seja, fazer tal ou tal coisa porque aquilo pode agregar à dinâmica do casal.
    Eu acho que a lealdade tem mais a ver com as nossas próprias visões sobre a cumplicidade em jogo e em como escolhemos nossas atitudes pra tentar enriquecer aquela troca, um pouco mais além de algum dilema gerado sobre os limites do compromisso... Tem a ver com o espaço, na nossa dinâmica interna, subjetiva, pra respeitar não só o outro como ele se expressa de fato mas a nós mesmos, como nós nos enxergamos construindo essa relação.
    Não sei se ficou claro, mas tô adorando esse canal, obrigada por me instigarem tanto!

  • @douglaslyra6791
    @douglaslyra6791 5 років тому +4

    Que auto-estima! 😂😂😂👏🏾👏🏾👏🏾👏🏾

  • @tacym1652
    @tacym1652 5 років тому

    Fidelidade é a lealdade em sentido estrito, Lealdade é fidelidade em sentido amplo, na medida que uma pessoa pode ser "fiel" nos vários âmbitos da sua relação com o outro e assim formará o todo da Lealdade.

  • @vivianeaquino7246
    @vivianeaquino7246 4 роки тому

    Manu, você precisa falar mais. A flor às vezes faz a gente se perder. Mas agradeço o trabalho de vocês.

  • @PsicanalistaFeVivian
    @PsicanalistaFeVivian 5 років тому +1

    Ao meu ver a lealdade é como se fosse uma evolução da fidelidade, então não acho que dê pra ser infiel sendo leal !!!
    A fidelidade pra mim é não quebrar as resgras que estão ali impostas querendo ou não!
    E a lealdade é você ter aquelas regras ali imposta e ser livre pra quebra-las e não querer quebrar!!!

  • @yasminmazlumfelix4699
    @yasminmazlumfelix4699 4 роки тому

    Esse vs de lealdade e fidelidade, me lembrou muito do relacionamento totalmente conturbado do artista mexicano Diego Rivera e Frida Kahlo. Tem uma fala dele que é exatamente isso, ele diz que prometeu a ela LEALDADE mas não FIDELIDADE. Obrigada pelo vídeo! Abraços!

  • @brendafrancisca2211
    @brendafrancisca2211 Рік тому

    Putz, é espantoso ver homens que se mostram tão inteligentes em certos assuntos emitindo opiniões tão rasas e enviesadas sobre a classe (ou casta) a qual pertence, a masculina. Por que será? Talvez porque... a misoginia... e-existe? Pois é, ela existe. De qualquer forma, penso que faria muito bem aos dois lerem sobre violência masculina, lerem autoras como Sheila Jeffreys, Andrea Dworkin, Audre Lorde... recomendo especialmente a leitura do discurso ''Eu quero uma trégua de 24 horas sem estupro'', gostaria muito de saber a opinião do Manu sobre esse texto. Precisamos de aliados.

  • @tayneglenda6593
    @tayneglenda6593 5 років тому +1

    Flerte = Interesse que quando surgir oportunidade/fragilidade irá se tornar uma real traição

  • @renatauskas
    @renatauskas 5 років тому +2

    manu precisa entender o "nem todo homem"

  • @PsicanalistaFeVivian
    @PsicanalistaFeVivian 5 років тому

    Eu acho que o maior erro é a pessoa buscar conselhos ou desabafos com um amigo(a) sobre seu relacionamento amoroso, porque é óbvio se meu relacionamento tem algo ruim que não me agrada, eu tenho que desabafar ou conversar com a pessoa que faz parte desse relacionamento!
    O amigo(a) por mais legal que seja não pode resolver o problema que acontece na sua relação !!!
    Cheguem e conversem com seus respectivos conjugês!!!

  • @Lu-ti8vo
    @Lu-ti8vo 3 роки тому

    primeiro vídeo que o manu me decepcionou, não é pq no seu núcleo tem só 1 homem com essa atitude que torna a regra uma exceção. A estrutura patriarcal dá sim aos homens em geral o livramento de culpa das traições. Isso é estrutural isso é um fato. O nivel de carga de uma traição vinda do homem é sim mais leve e aceita, vamo lidar com o historico da humanidade né. Flor certissima.

  • @ceciliapv04
    @ceciliapv04 4 роки тому

    gente façam um podcast pra poder ter tipo 57 minutos seguidos no spotify ouvindo cêis dois!

  • @yasminferro6704
    @yasminferro6704 5 років тому

    A sexualidade é um eterno processo de construção, com data de término incerta e imprevisíveis bifurcações. Acho que falar de sexualidade é falar de interpretação, do outro e de si mesmo. Toda a bagagem de nossa interpretação do outro vem diretamente de nós mesmos, do nosso entendimento como indivíduo, do nosso passado e achismos... daí a ideia de que nunca sabemos o que realmente se passa na mente do outro. Então digo que a sexualidade é pura fluidez: o não querer deixar partir, o desejar do corpo, a transmutação de energia do desejo, a interpretação do outro e os eternos achismos...
    O que acho que pesa na balança é a ideia de solidez: de não poder modificar o estado emocional do ser, de trair o conceito estável de desejo, de quebrar uma possível estabilidade emocional...
    🤔

  • @renatabassettooliveira5017
    @renatabassettooliveira5017 4 роки тому

    Então é "melhor" transar com um terceiro, sem nada dizer sobre o seu parceiro do que não transar, mas expor a relação falando mal do parceiro? Fidelidade quebrada no primeiro caso e lealdade quebrada no segundo?

  • @camilaalmada8758
    @camilaalmada8758 5 років тому +1

    Então, acho mais "feio" vc ser desleal do que ser infiel.
    Exemplo: transar com outra pessoa sem q ninguém saiba(traição).
    Levar a "amante" ao mesmo restaurante que vc leva a sua esposa há anos, a ponto do garçom conhecê-la pelo nome (deslealdade).

  • @pandora110484
    @pandora110484 4 роки тому

    Costumo dizer que só somos fiéis a nós mesmos, onde cedemos até onde nos convém, dentro de um acordo que fazemos. Qdo surge algo que nos interesse mais do que o acordo firmado, deixamos instintivamente de ser fiel ao outro... Quando sou 'obrigatoriamente' fiel, e acabamos traindo sentiriamos culpa, por se sentir responsável pelo sofrimento do outro. Lealdade é quando eu me importo com o outro. Quando eu me abstenho por opção, de qlq coisa que causaria sofrimento no outro por empatia e não por obrigação. Em relações amorosas, devemos buscar lealdade, por estar ligado ao caráter, a empatia e a escolha.
    A fidelidade é uma cláusula de um contrato social (amizade, namoro, casamento) e a lealdade é a conexão que você estabelece com o outro.
    "Eu não vou mandar essa mensagem p outro pq sou casada!" - convenção social /fidelidade
    "Eu não vou mandar essa mensagem p outro pq eu isso não faz sentido dentro da minha relação." Empatia com a relação /Lealdade
    Fidelidade vc usa o outro p justificar a não 'traição'.
    - não vou ficar cm vc pq sou casada.
    Lealdade vc valida sua relação e o seu companheiro.
    - não vou ficar com você pq estou em uma relação e estou bem assim.
    Espero ter consigo explicar meu ponto de vista...rs
    Resumindo: fidelidade é acordo/regras/culpa
    Lealdade: conexão/empatia

  • @liabrasil9424
    @liabrasil9424 4 роки тому

    Concordo que uma pessoa pode ser muito parceira e acrescentar muito na sua vida, torcer por você e te incentivar, mas que em algum momento sinta necessidade de se relacionar com outra pessoa e faça isso escondido por saber que você não perdoaria. É uma quebra de contrato, mas não julgo ser tão condenável. Somos seres complexos e temos desejos que em alguns momentos são controversos. Já fui "traída" nesse contexto e na época me senti magoada quandi descobri, mas hoje em dia vejo a situação com outros olhos. Atualmente não estou mais com essa pessoa e na verdade só descobri essa traição quando já tinhamos terminado. Mas hoje em dia compreendo e não guardo mágoa sobre o que aconteceu.

  • @phgeekstuff163
    @phgeekstuff163 4 роки тому

    Muito bom, ele interrompeu essa visão papo-furado de que a "sociedade" ou os "homens". Generalismo total.

  • @babisouza9474
    @babisouza9474 5 років тому

    Não assisti ainda o vídeo sobre traição!
    Na minha inútil concepção, eu acho que fidelidade é algo imposto, é vc não flertar, não trair, falar mal, porque a sociedade e valores impostos nos fazem seguir isso. Agora lealdade é vc não trair, não flertar, é ser parceiro, cúmplice por livre e espontânea vontade. Pode ser uma concepção errônea, mas é assim. Que vejo. Não traio pq sou fiel. Não traio pq sou leal. E quando eu não sentir mais vontade de estar nessa relação, vou ser leal ao que eu sinto e ainda sendo leal ao meu parceiro Vou terminar a relação pra que eu possa viver o que desejo no momento.