Inscreva-se ✔ Deixe seu like ✔ Compartilhe ✔ Comente ✔ 🌱📚 Apostilas digitais, conteúdos exclusivos, participação na série Professor Responde e muito mais --> goo.gl/xNJpAk Se você valoriza meus trabalhos considere fazer uma contribuição. Com sua ajuda posso continuar desenvolvendo novos conteúdos e alcançar muitas outras pessoas. 🙂 🌱 Chave PIX: jonathan_design@hotmail.com 🌱 Depósito bancário: CAIXA Econômica - Jonathan Matthies Agencia: 0424 Conta: 20139-5 Operação: 001
Jonathan, Flávio Josefo escreveu que Herodes morreu após um eclipse lunar não muito distante da Páscoa, mas o eclipse lunar é visto só à noite, e não serve de referência para nenhum evento. 0:47 Na verdade o eclipse que Flávio Josefo se referiu foi o eclipse solar do dia 08/04/0004, no Império Romano quando Herodes morreu e o menino Jesus pôde retornar do Egito com seus pais. Você pode fer isso no sute da NASA>>
A LIBERTAÇÃO está na Educação, no estudo, no conhecimento. Muito obrigado, professor Jonathan. Obrigado pela libertação através de seus vídeos. Estamos juntos. Obrigado, professor Julio Cesar.
Antes eu achava que esse negócio de adotar A.E.C. e E.C. era coisa das TJ, depois que vi que alguns autores/historiadores, em inglês, preferem adotar essa divisão de tempo em vez do tradicional a.C. e d.C. (ou A.D.). Realmente, faz todo sentido.
Excelente explicação, a respeito da data de nascimento de Jesus, mas não dá para negar que só é chamado de era comum devido ao personagem de Jesus, pois qual outra referência seria para determinar fim de uma era e início de outra?
@@luisferreira2871não é somente o poder romano. Jesus foi a primeira pessoa na história humana a nível mundial a pregar e defender a dignidade humana. Inclusive, o primeiro a tratar mulheres como seres humanos, porque antes dele, mulheres eram consideradas animais de propriedade dos homens. Mas dignidade humana não é um assunto de interesse para gente vazia que ao invés de defender o bem, como Jesus defendeu, prefere ficar desocupado na internet debochando de desconhecidos.
@@CarlaRockatansky É mesmo e hoje em dia que as mulheres são chamadas de cachorra e são usadas como objeto e alto índice de agressão doméstica? E também a grande dignidade do seu Jesus Romano 'E quanto àqueles, que se levantaram contra mim, como inimigos, rejeitando meu reinado sobre eles, trazei-os imediatamente aqui e executai-os diante de mim."lucas 19.27 Hitler deve está no céu agora né e os Judeus que foram mortos deve tá no inferno né, D'us nos livre. Texto bem romanizado para declarar ódio e antissemitismo aos Judeus.
@@rinoceronteeicomplottidico1746 verdade Só um alerta!! Moisés da Bíblia nunca esteve no Egito pesquisa aí no google. Mentiram para você, por favor estude mais um pouco.
Na mini série em 18 capítulos das testemunhas de Jeová baseada no Diatesaron é dito que João o batizador é gerado no ano 2 AEC e o príncipe herdeiro da criação gerado 6 meses depois da anunciação a Zacarias, por ocasião da visita de Maria a casa de Elizabeth e a quebra da menarca da menina María. Se conta 29 anos e meio desde entao para chegar ao ano da unção no Jordão
Mas quando foi que José se tornou corno? E porquê está raça fala também mal do Egito, mas quando dava uma fome corre para o Egito! Quando vão matar o bastardo corre para o Egito. Só rindo 😂😂😂😂😂
Queira ou não mesmos os que não acreditam em Deus, ou em Jesus tem que ficar falando nele o tempo todo. Engraçado que os ateus ou agnósticos em vez de desprezar algo que não acreditam, falam mais em Deus do que muitos que dizem que acreditam em Deus.
@@cristianl.p.7795 O calendário cristão foi desenvolvido em 525 EC, pelo monge Dionísio, o exíguo, porém esse calendário só começa a ser realmente utilizado a partir da época do Papa Gregório XIII.
Olá! Professor eu quero entender e, para isso, peço que me responda: como um agnóstico pode falar sobre história da Igreja ( se não acredita na doutrina? ), isto não é uma incoerência? Qual a credibilidade que darei aos seus ensinamentos? Aguardo resposta e desde já agradeço a sua atenção
O ideal é que todos os historiadores do mundo se reunissem para lançar um novo calendário, que tenha o seu início na provável data da construção de Gobleki Tepe, ou seja, há 12 mil anos atrás. Assim, estaríamos no ano de 12024.
Não seria boa idéia, pois poderia se encontrar com o passar do tempo construções mais antigas e então precisaria a todo momento reajustar o ano 0. Além do mais não se sabe o exato ano em que o gobleki Tepe foi cnstruído, 12000 anos atrás é uma aproximação.
Sim, como escrevi acima, 12 mil anos seria somente uma convenção aproximada para facilitar ao máximo a conversão de datas, construções mais antigas com certeza serão encontradas, mais dificilmente terão a complexidade do templo de Gobleki Tepe, e ainda, também está convencionado em 12 mil anos atrás o início da agricultura. A questão maior é que o fato de estarmos ainda no ano de 2024 é uma imensa miopia quanto à historiciedade da raça humana, impor um calendário religioso cristão à toda humanidade é, no mínimo, imperial, pois cada cultura estabelece um calendário diferente, geralmente com base em sua religião, e isso sim, é INÚTIL para a humanidade! por exemplo, no Calendário Judaico estamos no ano 5784, no Calendário Islâmico ainda estamos no ano de 1445, no Calendário Persa, em 1402, entre outros mais.
Normal. O cancelamento não vem instantâneamente, ele é sutil. Boa explicação mas seria redundância explicar o óbvio. Qualquer alusão à Cristo seja anátema.
Essa estática acerca do número de crentes e descrentes no Deus bíblico, me parece equivocada. Muitas fontes oficias de pesquisa apontam que a mais crentes no Deus bíblico do que descrentes. As fontes também mostram que a mais crentes em alguma divindade (de qualquer religião ou cultura) do descentes. Ou seja, o homem possui uma necessidade intrínseca de crer em alguma coisa superior e sobrenatural.
na biblia vc tem q separar oq é fé, lógica, histórica, hiperbole, simbologia, metáforas, biografia, indicativo, etc... Por isso mts caem no erro quando vao ler
@@rickelmelealdasilva6088 Nem Paulo ,pois as tais 7 cartas autênticas contém anacronismo que indicam que o autor por trás de tal personagem estava depois de 70 e dos sinóticos.
@@rickelmelealdasilva6088 Não são. Não estão entre colchetes duplos nem ausentes nos textos "originais". Tal alegação é só falácia da pedra e de apelo à autoridade ,que não possui evidência pra ser válida.
Jesus foi cristo! Cristo significa ungido. E ele disse que apareceriam falsos cristos e falsos messias, que significa a mesma coisa! cristo é grego e messias é hebraico. Os líderes das religiões se consideram ungidos, portanto, cristos e messias. Quem sabe, eu não sou um também e não sei?! Kkkk
Se vc. concorda que na antiguidade, foi estabelecido a divisão das eras pelo marco do nascimento de Cristo, então o correto é falar antes e depois de Cristo. Mas como vc. é um filho das trevas e faz o possível para enfraquecer a fe das pessoas, adota isso de era comum. Você me decepciona Matheus.
Considerando também a instituição do calendário gregoriano, que é utilizado praticamente em todas as nações: "Há 440 anos, o papa mostrou que tinha, sim, autoridade temporal. Literalmente. Foi por meio de uma canetada pontifícia que um novo calendário foi instituído, em fevereiro de 1582. Gregório 13 (1502-1585) assinou um documento determinando uma reforma na maneira de contar o tempo. Foi a inauguração do calendário que usamos até hoje - e é por isso que ele se chama gregoriano, aliás. Naquele dia 24 de fevereiro, imbuído de toda a autoridade que competia a um papa do século 16, Gregório publicou a bula pontifícia "Inter Gravissimas". Ficava determinado para aquele ano um ajuste nas datas - o dia seguinte ao 4 de outubro, quinta-feira, não seria a sexta-feira 5 de outubro, mas, sim, a sexta-feira 15 de outubro de 1582.
A questão crucial em todo esse tema é que não dá para falar nem em "Jesus histórico" porque não há NENHUMA evidência factual documental oficial que ele existiu. NADA.
Pelo amor de Deus, você não assiste nem um vídeo deste canal? Até o Professor, como outros pessoas (até ateus), atestam a veracidade da história de Jesus (ao menos a sua existência como um homem do primeiro século).
Acho que está precisando se atualizar nos estudos de arqueologia e sobre a história, principalmente da região de Israel, pode negar Jesus como divindade ou algo do tipo, mas que existiu um homem chamado Jesus e que foi polêmico a esse nível é um fato devido a inúmeros registros, principalmente da própria história da igreja primitiva de Pedro, Paulo e etc. Agora se formos usar essa sua linha de pensamento de precisar ter um material real nos dias de hoje para provar algo antigo, então descarte uma grande parte dos seus livros de ciência, e até pior ainda, os de biologia. Pois sequer tem uma mera prova, incluindo a da "evolução" proposta por Darwin. Tem milhares de coisas boas que acreditamos que não tem evidência e não é julgado, mas quando se fala de um homem chamado Jesus a polêmica é grande, isso é no mínimo curioso, pq tanta polêmica se é apenas um "mentira"? Pq tantas mortes por essa "mentira"? Um abraço, viva a ciência e o diálogo!
@@l.g.a3072 os planetas são nomeados com nomes de deuses de algumas mitologias, por exemplo, Mercúrio que é como os romanos chamavam o deus Hermes da Mitologia Grega, Júpiter é o Rei dos deuses na Mitologia Romana, a única exceção é o Planeta Terra, que tem o nome de um material comum encontrado na superfície do Planeta.
@@joaovingamer , provavelmente, no caso do Português, 'Terra', deve fazer alusão à 'Gaia', que era a 'deusa terra', na mitologia grega (salvo engano). Aí vai de cada um, eu ñ vejo problema, já que nomes só apenas títulos. Boa noite.
Pelo menos Jesus foi a primeira pessoa na história humana a nível mundial a pregar e defender a dignidade humana, você nem sabe escrever. E com certeza o professor não obrigou você a assistir o vídeo. Chato é gente imprestável, incapaz de dividir conhecimento e experiências relevantes, e daí fica vadiando na internet para criticar quem trabalha e ensina os outros.
A História da civilização ocidental é compreendida antes e depois de Cristo. Quem discorda dessa divisão possui sua própria contagem de tempo. Assim sendo, corrijam o que seria "a Era Comum", pois ela não é nada além de "antes e depois de Cristo" disfarçando o ódio ao Salvador dos cristãos.
E qual era nao é comum? Toda era é comum até mesmo a era antes da chamada era comum. Na verdade essa denominação "era comum" é uma tentativa de desqualificar a verdade de que Yeshua (Jesus) é o Messias (Cristo).
Nem a bíblia escrita após a suposta m0rte do suposto Jesus sabe o que ele foi. Mas o que o cristão acha que ele é, só o cristão acredita. Por isso era considerada uma seita. Um povo que segue um bandid0 crucificado. Aí Roma perseguiu mesmo. Ainda mais um povo que tinha desprezo pelos outros e só respeitavam eles mesmos como em relatos de historiadores do primeiro e segundo século.
@@TiagoBarufi É você é sem argumento pra contradizer. Vá estudar e para de xingar as pessoas Se alguém ficou putinho foi você que veio com ignorância. Nem vou mais te responder porque não vale a pena. Yeshua é o Mashiah nunca haverá outro.
Errou aí professor, em Lucas 2 se diz que Maria estava grávida sendo Quirino governador da Síria: "Este, o primeiro recenseamento foi feito quando Quirino era governador da Síria. Todos iam alistar-se, cada um à sua própria cidade. José também subiu da Galiléia, da cidade de Nazaré, para a Judéia, à cidade de Davi, chamada Belém, por ser ele da casa e família de Davi. A fim de alistar-se com Maria, sua esposa, que estava grávida." Você deve saber que Quirino só governou a Síria depois de 6 D.C. então colocar o nascimento de um suposto Jesus histórico antes de 4 A.C. não faz sentido, Maria só ficaria grávida mais de uma década depois.
Não mencionei pelo censo e sim pelo fato de Maria estar grávida sendo Quirino governador da Síria como está em lucas 2, Quirino só governou a Síria depois do ano 6 D.C, isso é fato histórico, Quirino só governou a Síria dez anos depois da morte de Herodes.
@@henriquetoguro ChatGPT disse isto: O argumento que você trouxe está relacionado a uma aparente contradição entre a data do governo de Quirino na Síria e o período geralmente aceito para o nascimento de Jesus. Contexto Histórico: - Segundo o Evangelho de Lucas (2:1-7), Maria estava grávida durante um recenseamento realizado quando Quirino era governador da Síria. - A história tradicionalmente coloca o nascimento de Jesus em torno de 4 a.C. ou antes, durante o reinado de Herodes, que morreu em 4 a.C. - Públio Sulpício Quirino, de fato, se tornou governador da Síria por volta de 6 d.C. e supervisionou um recenseamento nessa época, após a anexação da Judeia pelo Império Romano. O Problema: Isso parece criar uma discrepância cronológica. Se Quirino governou apenas depois de 6 d.C., isso significaria que o recenseamento e, por consequência, o nascimento de Jesus ocorreram muitos anos após o que é geralmente aceito. Isso contraria a ideia de que Jesus teria nascido antes da morte de Herodes. Possíveis Explicações: 1. Erro de Lucas: Alguns estudiosos sugerem que Lucas pode ter se confundido ou que os detalhes foram mal interpretados ao longo do tempo. 2. Traduções ou interpretações diferentes: Existe a possibilidade de que o termo "primeiro recenseamento" no texto de Lucas (2:2) se refira a um recenseamento diferente do que Quirino conduziu mais tarde, ou que Lucas estava se referindo ao início de sua carreira administrativa antes de assumir oficialmente o cargo de governador. 3. Questões Historiográficas: Alguns argumentam que o termo "governador" poderia ter sido aplicado de maneira mais ampla, e Quirino poderia já ter exercido uma função significativa na Síria antes de 6 d.C. Portanto, o argumento que você mencionou tem fundamento nas fontes históricas e é um ponto de debate acadêmico. Não há uma resolução definitiva para essa contradição, e ela é discutida por teólogos e historiadores há muito tempo. Concorda com o bot?
Não, porque não precisa nem citar o censo que ocorreu, a informação que Quirino governava a Síria enquanto Maria estava grávida é que é importante; Lucas 2 "Foi feito quando Quirino era governador da Síria." Quirino só se tornou governador da Síria depois do ano 6 D.C. Depois que Arquelau saiu do governo da Judéia, isso dez anos depois da morte de Herodes. Então o problema nem é o censo, Maria estava grávida sendo Quirino governador da Síria, dez anos depois da morte de Herodes. Então não tem jeito, é uma contradição é impossível de conciliar os dois textos, não tem como jesus ter fugido de Herodes para o Egito como está em Mateus se Maria só ficou grávida dez anos após a morte de Herodes, essa nem o papa responde.
A Argumentação é fraca! Só faria sentido mudar o "antes de Cristo e depois de Cristo" como se convencionou marcar o tempo, se os tais pretensos "historiadores" tivessem a certeza da data correta do nascimento de Jesus Cristo! Uma referência menos errada não é uma referência mais certa! Portanto, não se trata propriamente de qualquer preocupação com algum "rigor cronológico" mas de refinada "cristofobia"
Inscreva-se ✔ Deixe seu like ✔ Compartilhe ✔ Comente ✔
🌱📚 Apostilas digitais, conteúdos exclusivos, participação na série Professor Responde e muito mais --> goo.gl/xNJpAk
Se você valoriza meus trabalhos considere fazer uma contribuição. Com sua ajuda posso continuar desenvolvendo novos conteúdos e alcançar muitas outras pessoas. 🙂
🌱 Chave PIX: jonathan_design@hotmail.com
🌱 Depósito bancário:
CAIXA Econômica - Jonathan Matthies
Agencia: 0424
Conta: 20139-5
Operação: 001
Jonathan, Flávio Josefo escreveu que Herodes morreu após um eclipse lunar não muito distante da Páscoa, mas o eclipse lunar é visto só à noite, e não serve de referência para nenhum evento. 0:47
Na verdade o eclipse que Flávio Josefo se referiu foi o eclipse solar do dia 08/04/0004, no Império Romano quando Herodes morreu e o menino Jesus pôde retornar do Egito com seus pais.
Você pode fer isso no sute da NASA>>
@@OdeMoraeclipse.gsfc.nasa.gov/5MCSE/5MCSE-Maps-05.pdf plate 240
/5MCSE/5MCSE-Maps-05.pdf plate 240
A LIBERTAÇÃO está na Educação, no estudo, no conhecimento. Muito obrigado, professor Jonathan. Obrigado pela libertação através de seus vídeos. Estamos juntos. Obrigado, professor Julio Cesar.
Certissimo!
Excelente matéria professor
Boa Noite. Prof. Jonathan Matthies. Belmonte-BA.
Saudades professor, das vídeos aulas. Forte abraço. PRIMEIRO NOS COMENTÁRIOS.
Isso é uma aula
Like
Excelente vídeo professor!
Muito bom 🤗
Muito agradecido! :D
A história de Jesus sempre teve mãos humanas
Exatamente 👍
👏👏👏😊👍😊
Excelentes esclarecimentos 👏👏👏
Alguns textos dos Evangelhos são históricos, sim
like amigo
Antes eu achava que esse negócio de adotar A.E.C. e E.C. era coisa das TJ, depois que vi que alguns autores/historiadores, em inglês, preferem adotar essa divisão de tempo em vez do tradicional a.C. e d.C. (ou A.D.). Realmente, faz todo sentido.
Esplêndida explicação !!! Só essa "cronologia" já não justifica esse "Cristianismo" deturpado que está hoje oor aí...
Excelente explicação, a respeito da data de nascimento de Jesus, mas não dá para negar que só é chamado de era comum devido ao personagem de Jesus, pois qual outra referência seria para determinar fim de uma era e início de outra?
O poder romano gurí!!!!😂😂😂😂😂😂😂
@@luisferreira2871não é somente o poder romano. Jesus foi a primeira pessoa na história humana a nível mundial a pregar e defender a dignidade humana. Inclusive, o primeiro a tratar mulheres como seres humanos, porque antes dele, mulheres eram consideradas animais de propriedade dos homens. Mas dignidade humana não é um assunto de interesse para gente vazia que ao invés de defender o bem, como Jesus defendeu, prefere ficar desocupado na internet debochando de desconhecidos.
@@CarlaRockatansky É mesmo e hoje em dia que as mulheres são chamadas de cachorra e são usadas como objeto e alto índice de agressão doméstica? E também a grande dignidade do seu Jesus Romano 'E quanto àqueles, que se levantaram contra mim, como inimigos, rejeitando meu reinado sobre eles, trazei-os imediatamente aqui e executai-os diante de mim."lucas 19.27 Hitler deve está no céu agora né e os Judeus que foram mortos deve tá no inferno né, D'us nos livre.
Texto bem romanizado para declarar ódio e antissemitismo aos Judeus.
@@CarlaRockatanskyJesus não existiu, portanto nunca fez nada disso. Boa noite.
@@Scott......., prove!
Cristo que nasceu antes de Cristo. Diga-me Jonathan se isso não é um verdadeiro milagre. 😁 .
Saudações de um italiano em Fortaleza.
Ciaooo
@@rinoceronteeicomplottidico1746 Deus pode tudo, se você reclama você é apenas um homem de por o café
@@TiagoBarufi o problema deste mundo é que tem muita gente que não conhece a ironia e com certeza absoluta nem a Bíblia
😂😂😂 o evangélico sempre arruma um jeitinho né 😅
@@TiagoBarufi Só um alerta!! Moisés da Bíblia nunca esteve no Egito pesquisa aí no google. Mentiram para você, por favor estude mais um pouco.
@@rinoceronteeicomplottidico1746 verdade Só um alerta!! Moisés da Bíblia nunca esteve no Egito pesquisa aí no google. Mentiram para você, por favor estude mais um pouco.
Entendi
Mas qual é o evento que marcaria usar esse nome era comum ou antes da era comum? Era comum de que? Qual foi o marco que dividiu as eras?
E o que delimita o antes da era comum e o depois da era comum? Qual o marco?
Professor, então, com base em que foi reiniciado a contagem de tempo?
Na mini série em 18 capítulos das testemunhas de Jeová baseada no Diatesaron é dito que João o batizador é gerado no ano 2 AEC e o príncipe herdeiro da criação gerado 6 meses depois da anunciação a Zacarias, por ocasião da visita de Maria a casa de Elizabeth e a quebra da menarca da menina María. Se conta 29 anos e meio desde entao para chegar ao ano da unção no Jordão
Mas quando foi que José se tornou corno?
E porquê está raça fala também mal do Egito, mas quando dava uma fome corre para o Egito! Quando vão matar o bastardo corre para o Egito. Só rindo 😂😂😂😂😂
Queira ou não mesmos os que não acreditam em Deus, ou em Jesus tem que ficar falando nele o tempo todo. Engraçado que os ateus ou agnósticos em vez de desprezar algo que não acreditam, falam mais em Deus do que muitos que dizem que acreditam em Deus.
Qq tem? Vc sendo cristão vem aqui num canal ateu da audiencia kkkkkkkk
Como foi feita a divisão de "antes da era comum" e "depois da era comum"? Qual a data que serviu de parâmetro para a divisão?
Foi a data que um monge no início da Idade Média pensava que Jesus teria nascido.
@@cristianl.p.7795
O calendário cristão foi desenvolvido em 525 EC, pelo monge Dionísio, o exíguo, porém esse calendário só começa a ser realmente utilizado a partir da época do Papa Gregório XIII.
Professor, o que ainda sustenta a defesa do AD, já que é reconhecidamente errado?
Like 70
Olá! Professor eu quero entender e, para isso, peço que me responda: como um agnóstico pode falar sobre história da Igreja ( se não acredita na doutrina? ), isto não é uma incoerência? Qual a credibilidade que darei aos seus ensinamentos?
Aguardo resposta e desde já agradeço a sua atenção
A pergunta que não quer calar Jejê nasceu no tempo de Herodes ou de Quirino?
😂😂😂
O ideal é que todos os historiadores do mundo se reunissem para lançar um novo calendário, que tenha o seu início na provável data da construção de Gobleki Tepe, ou seja, há 12 mil anos atrás. Assim, estaríamos no ano de 12024.
Quão útil isso seria para a humanidade?! Quanta idiotice!
Não seria boa idéia, pois poderia se encontrar com o passar do tempo construções mais antigas e então precisaria a todo momento reajustar o ano 0. Além do mais não se sabe o exato ano em que o gobleki Tepe foi cnstruído, 12000 anos atrás é uma aproximação.
Sim, como escrevi acima, 12 mil anos seria somente uma convenção aproximada para facilitar ao máximo a conversão de datas, construções mais antigas com certeza serão encontradas, mais dificilmente terão a complexidade do templo de Gobleki Tepe, e ainda, também está convencionado em 12 mil anos atrás o início da agricultura. A questão maior é que o fato de estarmos ainda no ano de 2024 é uma imensa miopia quanto à historiciedade da raça humana, impor um calendário religioso cristão à toda humanidade é, no mínimo, imperial, pois cada cultura estabelece um calendário diferente, geralmente com base em sua religião, e isso sim, é INÚTIL para a humanidade! por exemplo, no Calendário Judaico estamos no ano 5784, no Calendário Islâmico ainda estamos no ano de 1445, no Calendário Persa, em 1402, entre outros mais.
Usam um relato mitológico para o nascimento de Jesus e depois reclamam de quem não acredita q houve um Jesus histórico
Normal. O cancelamento não vem instantâneamente, ele é sutil. Boa explicação mas seria redundância explicar o óbvio. Qualquer alusão à Cristo seja anátema.
Essa estática acerca do número de crentes e descrentes no Deus bíblico, me parece equivocada. Muitas fontes oficias de pesquisa apontam que a mais crentes no Deus bíblico do que descrentes. As fontes também mostram que a mais crentes em alguma divindade (de qualquer religião ou cultura) do descentes. Ou seja, o homem possui uma necessidade intrínseca de crer em alguma coisa superior e sobrenatural.
Jesus é nome de origem hebraica.
Nossa , jura ? 😮
@@tiagocarvalho5571 tu é ateu que nossa?
Mas porque usar os evangelhos como fonte sendo que são fictícios de acordo com os acadêmicos? So usam quando é conveniente?
na biblia vc tem q separar oq é fé, lógica, histórica, hiperbole, simbologia, metáforas, biografia, indicativo, etc... Por isso mts caem no erro quando vao ler
@@ks-bd8ns a única fonte confiável seria Paulo, mas infelizmente ele não fala ND sobre isso
@@rickelmelealdasilva6088
Nem Paulo ,pois as tais 7 cartas autênticas contém anacronismo que indicam que o autor por trás de tal personagem estava depois de 70 e dos sinóticos.
@@Gil_casshern esses anacronismos mas cartas é interpolação
@@rickelmelealdasilva6088
Não são. Não estão entre colchetes duplos nem ausentes nos textos "originais". Tal alegação é só falácia da pedra e de apelo à autoridade ,que não possui evidência pra ser válida.
Seria vdd que teria seis reis Herodes
Jesus Existiu, Fonte: Novo Testamento
Só um alerta!! Moisés da Bíblia nunca esteve no Egito pesquisa aí no google. Mentiram para você, por favor estude mais um pouco.
Existiu ? Ele existe, lembre-se pois, ressuscitou. Jesus é o novo Adão.
@@ziulazuos4728 ele deve tá dentro do teu boga
@@ziulazuos4728 novo Adão é minha r0la
@@ziulazuos4728Nada disso é real. É delírio religioso e só.
Não existiu apenas um Herodes.
Assim como também não existiu apenas uma Cleópatra. A mais famosa é aquela que viveu na época de Júlio César e Marco Antônio.
Mas o Evangelho de Mateus deixa claro que Jesus nasceu no tempo de Herodes, o Grande.
Viram as novas descobertas? Tem vídeo do Rodrigo silva
Só um alerta!! Moisés da Bíblia nunca esteve no Egito pesquisa aí no google. Mentiram para você, por favor estude mais um pouco.
@@sandra2828-JM tem fontes sobre esse assunto ?
Depois que este historiador disse que não crê em Deus . Negando jesus Cristo . Tô fora..
Um incrédula de fatos Históricos.
Se jesus tiver existido, porque nenhum historiador contemporâneo dele o citou?
We are from Palestine 🇵🇸🇵🇸 I ask you to pray for us ..❤❤❤
We are praying for Gaza to be free of terrorist groups and for Palestine to become a sovereign state.
Palestina livre da sanha do governo de extrema direita de Israel,todas oracoes
Jesus foi cristo! Cristo significa ungido. E ele disse que apareceriam falsos cristos e falsos messias, que significa a mesma coisa! cristo é grego e messias é hebraico. Os líderes das religiões se consideram ungidos, portanto, cristos e messias. Quem sabe, eu não sou um também e não sei?! Kkkk
Segundo o historiador lucas Jesus nasceu no ano 2 ac . Recomendo que se leia o cap. 03 do evangelho de lucas.
Antes da era comum existia a "era incomum " 🤡🤡🤡
Usava-se "era de Cesar". Lembrando que o calendário cristão foi desenvolvido em 525, mas só passa a ser usado na época do Papa Gregório XIII.
@@dinosaulo5663 antes de César não existia nada 🤡🤡🤡. Kkkkk
E antes era era rara
@@teferidedominaria kkkkk. O q não é comum é raro. Faz sentido mkkk
@@maxjim1565
E pra onde você vai levar Numa Pompílio, Remo e Rômulo, entre outros?
Se vc. concorda que na antiguidade, foi estabelecido a divisão das eras pelo marco do nascimento de Cristo, então o correto é falar antes e depois de Cristo. Mas como vc. é um filho das trevas e faz o possível para enfraquecer a fe das pessoas, adota isso de era comum. Você me decepciona Matheus.
Considerando também a instituição do calendário gregoriano, que é utilizado praticamente em todas as nações:
"Há 440 anos, o papa mostrou que tinha, sim, autoridade temporal. Literalmente. Foi por meio de uma canetada pontifícia que um novo calendário foi instituído, em fevereiro de 1582.
Gregório 13 (1502-1585) assinou um documento determinando uma reforma na maneira de contar o tempo. Foi a inauguração do calendário que usamos até hoje - e é por isso que ele se chama gregoriano, aliás.
Naquele dia 24 de fevereiro, imbuído de toda a autoridade que competia a um papa do século 16, Gregório publicou a bula pontifícia "Inter Gravissimas".
Ficava determinado para aquele ano um ajuste nas datas - o dia seguinte ao 4 de outubro, quinta-feira, não seria a sexta-feira 5 de outubro, mas, sim, a sexta-feira 15 de outubro de 1582.
Em miúdos, não nasceu?
A questão crucial em todo esse tema é que não dá para falar nem em "Jesus histórico" porque não há NENHUMA evidência factual documental oficial que ele existiu. NADA.
Pelo amor de Deus, você não assiste nem um vídeo deste canal? Até o Professor, como outros pessoas (até ateus), atestam a veracidade da história de Jesus (ao menos a sua existência como um homem do primeiro século).
Exatamente Maria!
Acho que está precisando se atualizar nos estudos de arqueologia e sobre a história, principalmente da região de Israel, pode negar Jesus como divindade ou algo do tipo, mas que existiu um homem chamado Jesus e que foi polêmico a esse nível é um fato devido a inúmeros registros, principalmente da própria história da igreja primitiva de Pedro, Paulo e etc.
Agora se formos usar essa sua linha de pensamento de precisar ter um material real nos dias de hoje para provar algo antigo, então descarte uma grande parte dos seus livros de ciência, e até pior ainda, os de biologia. Pois sequer tem uma mera prova, incluindo a da "evolução" proposta por Darwin. Tem milhares de coisas boas que acreditamos que não tem evidência e não é julgado, mas quando se fala de um homem chamado Jesus a polêmica é grande, isso é no mínimo curioso, pq tanta polêmica se é apenas um "mentira"? Pq tantas mortes por essa "mentira"? Um abraço, viva a ciência e o diálogo!
é por isso q eu chamo planeta 1, planeta 2, planeta 3... afinal, não acredito na mitologia grega
O que isso tem a ver?
@@l.g.a3072 os planetas são nomeados com nomes de deuses de algumas mitologias, por exemplo, Mercúrio que é como os romanos chamavam o deus Hermes da Mitologia Grega, Júpiter é o Rei dos deuses na Mitologia Romana, a única exceção é o Planeta Terra, que tem o nome de um material comum encontrado na superfície do Planeta.
@@joaovingamer , provavelmente, no caso do Português, 'Terra', deve fazer alusão à 'Gaia', que era a 'deusa terra', na mitologia grega (salvo engano).
Aí vai de cada um, eu ñ vejo problema, já que nomes só apenas títulos.
Boa noite.
Third Rock from the Sun
Aí, aí. Lá vem o evanjegue
esse papo de Jesus e chato.
Pelo menos Jesus foi a primeira pessoa na história humana a nível mundial a pregar e defender a dignidade humana, você nem sabe escrever. E com certeza o professor não obrigou você a assistir o vídeo. Chato é gente imprestável, incapaz de dividir conhecimento e experiências relevantes, e daí fica vadiando na internet para criticar quem trabalha e ensina os outros.
@@CarlaRockatanskyonde esse jesus condenou a escravidão??
Jesus nunca existiu!!!
A História da civilização ocidental é compreendida antes e depois de Cristo. Quem discorda dessa divisão possui sua própria contagem de tempo.
Assim sendo, corrijam o que seria "a Era Comum", pois ela não é nada além de "antes e depois de Cristo" disfarçando o ódio ao Salvador dos cristãos.
E qual era nao é comum? Toda era é comum até mesmo a era antes da chamada era comum. Na verdade essa denominação "era comum" é uma tentativa de desqualificar a verdade de que Yeshua (Jesus) é o Messias (Cristo).
Nem a bíblia escrita após a suposta m0rte do suposto Jesus sabe o que ele foi. Mas o que o cristão acha que ele é, só o cristão acredita. Por isso era considerada uma seita. Um povo que segue um bandid0 crucificado. Aí Roma perseguiu mesmo. Ainda mais um povo que tinha desprezo pelos outros e só respeitavam eles mesmos como em relatos de historiadores do primeiro e segundo século.
Eita que o evanjegue ficou putinho
@@TiagoBarufi É você é sem argumento pra contradizer. Vá estudar e para de xingar as pessoas Se alguém ficou putinho foi você que veio com ignorância. Nem vou mais te responder porque não vale a pena. Yeshua é o Mashiah nunca haverá outro.
@@TiagoBarufiné!
Criacionistas são hilários kkkkkkkkkkkkkkkkk
Errou aí professor, em Lucas 2 se diz que Maria estava grávida sendo Quirino governador da Síria:
"Este, o primeiro recenseamento foi feito quando Quirino era governador da Síria.
Todos iam alistar-se, cada um à sua própria cidade.
José também subiu da Galiléia, da cidade de Nazaré, para a Judéia, à cidade de Davi, chamada Belém, por ser ele da casa e família de Davi.
A fim de alistar-se com Maria, sua esposa, que estava grávida."
Você deve saber que Quirino só governou a Síria depois de 6 D.C. então colocar o nascimento de um suposto Jesus histórico antes de 4 A.C. não faz sentido, Maria só ficaria grávida mais de uma década depois.
Esse censo é fictício.
Não mencionei pelo censo e sim pelo fato de Maria estar grávida sendo Quirino governador da Síria como está em lucas 2, Quirino só governou a Síria depois do ano 6 D.C, isso é fato histórico, Quirino só governou a Síria dez anos depois da morte de Herodes.
@@henriquetoguro
ChatGPT disse isto:
O argumento que você trouxe está relacionado a uma aparente contradição entre a data do governo de Quirino na Síria e o período geralmente aceito para o nascimento de Jesus.
Contexto Histórico:
- Segundo o Evangelho de Lucas (2:1-7), Maria estava grávida durante um recenseamento realizado quando Quirino era governador da Síria.
- A história tradicionalmente coloca o nascimento de Jesus em torno de 4 a.C. ou antes, durante o reinado de Herodes, que morreu em 4 a.C.
- Públio Sulpício Quirino, de fato, se tornou governador da Síria por volta de 6 d.C. e supervisionou um recenseamento nessa época, após a anexação da Judeia pelo Império Romano.
O Problema:
Isso parece criar uma discrepância cronológica. Se Quirino governou apenas depois de 6 d.C., isso significaria que o recenseamento e, por consequência, o nascimento de Jesus ocorreram muitos anos após o que é geralmente aceito. Isso contraria a ideia de que Jesus teria nascido antes da morte de Herodes.
Possíveis Explicações:
1. Erro de Lucas: Alguns estudiosos sugerem que Lucas pode ter se confundido ou que os detalhes foram mal interpretados ao longo do tempo.
2. Traduções ou interpretações diferentes: Existe a possibilidade de que o termo "primeiro recenseamento" no texto de Lucas (2:2) se refira a um recenseamento diferente do que Quirino conduziu mais tarde, ou que Lucas estava se referindo ao início de sua carreira administrativa antes de assumir oficialmente o cargo de governador.
3. Questões Historiográficas: Alguns argumentam que o termo "governador" poderia ter sido aplicado de maneira mais ampla, e Quirino poderia já ter exercido uma função significativa na Síria antes de 6 d.C.
Portanto, o argumento que você mencionou tem fundamento nas fontes históricas e é um ponto de debate acadêmico. Não há uma resolução definitiva para essa contradição, e ela é discutida por teólogos e historiadores há muito tempo.
Concorda com o bot?
Não, porque não precisa nem citar o censo que ocorreu, a informação que Quirino governava a Síria enquanto Maria estava grávida é que é importante;
Lucas 2
"Foi feito quando Quirino era governador da Síria."
Quirino só se tornou governador da Síria depois do ano 6 D.C.
Depois que Arquelau saiu do governo da Judéia, isso dez anos depois da morte de Herodes.
Então o problema nem é o censo, Maria estava grávida sendo Quirino governador da Síria, dez anos depois da morte de Herodes.
Então não tem jeito, é uma contradição é impossível de conciliar os dois textos, não tem como jesus ter fugido de Herodes para o Egito como está em Mateus se Maria só ficou grávida dez anos após a morte de Herodes, essa nem o papa responde.
@@henriquetoguro
Interessante
Qual é a tua opinião quanto à existência de Jesus?
A Argumentação é fraca! Só faria sentido mudar o "antes de Cristo e depois de Cristo" como se convencionou marcar o tempo, se os tais pretensos "historiadores" tivessem a certeza da data correta do nascimento de Jesus Cristo! Uma referência menos errada não é uma referência mais certa! Portanto, não se trata propriamente de qualquer preocupação com algum "rigor cronológico" mas de refinada "cristofobia"
Crente tem cada ideia
@@TiagoBarufiNão batem bem da cabeça