Muito obrigado. Depois de assistir a uma aula como essa, sente-se uma tristeza de não ter tido oportunidade de aprender a Língua Portuguesa ao longo dos anos em salas de aula.
Não se culpe tanto, pois a maioria dos docentes da língua Portuguesa não são hábeis em repassar o conteúdo. Apenas continue aprendendo com bons professores que nos presenteiam na web como a Lara. Forte abraço!
Sou de 1984, ali das últimas gerações que durante o 'Ensino Fundamental' muito íamos à biblioteca realizar trabalhos da escola, seja copiando os capítulos, seja montando apresentações em cartolinas. Já passei por diversas companhias onde, num punhado delas, multinacionais. Ainda que haja pessoas letradas em todas as áreas, é perceptível como até mesmo as gerações mais antigas já estão escrevendo emails de forma a priorizar o dinamismo-a-qualquer-custo sobre a fluidez do português bem escrito, com suas pausas etc. Escrever bem sempre foi e continuará sendo um exercício de compaixão com os demais, ainda que a maioria sequer perceba o benecífio.
Que ótima professora!! Linda, simpática, natural, perfeita. Sem ser arrogante, prepotente ou "caricata"; não precisa nada disso p/ ser interessante. Parabéns!!
@@marialuciasilvasilva7666Não sei quem é Cintia, mas, qdo não se gosta do professor, o ideal é observar só o conteúdo. Temos q exercitar tirar o melhor das situações
Parabéns, professora. Que delícia sentir o mesmo gostinho das aulas de Língua Portuguesa da juventude. Ser professor é um dom maravilhoso e precisa ser tratado com mais apreço por nossos governantes. Continue com esse seu jeito leve e descontraído de ensinar, que tem gosto de quero mais.
Oi, Professora Lara. Estou aprendendo Português há dois anos agora. Sou nativo falante de espanhol e por os ultimos 50 anos falo inglês. Moro nos EUA, em uma fazenda de gado bovino em Texas. Obrigado pelas dicas de hoje. Attenciosamente
Olá,Lara, Bom dia. Obrigado por dedicar seu tempo ensinando a nossa língua portuguesa Sou filho de pai e mãe professores de português Adoro este assunto, pois cresci com meu pai ( que era também professor de Latim) me ensinando todas as regras gramaticais corretas Continue assim
Ótimo vídeo. O que me dá urticária é ouvir pessoas dizendo: "Eu tinha CHEGO", "Eu tinha trago"... E o pior é que elas têm certeza de que estão falando corretamente. E não falo de pessoas simplórias, mas que frequentaram cursos universitários. Uma amiga médica e um amigo advogado falam dessa maneira. Juram que essa é a forma correta de se expressar; que aprenderam assim de professores na faculdade. O ensino no Brasil segue ladeira abaixo! Felizmente, temos canais como este, ilhas de aprendizado em meio ao mar de abusos que sofre a amada Língua Portuguesa!
Enfrento o mesmo problema por aqui, incluindo o “gerundismo” nessas mesmas pessoas. Não sei como corrigir, fico sem graça. Ao mesmo tempo, me olham com cara feia quando digo “parabéns por ter chegado até aqui”. Situação complicada.
@@coisasdodiaadia7915 Sim, aprenderam, pois o nosso ensino, principalmene da Língua Pátria, e péssimo desde o curso fundamental. Vamos acabar com línguas estrangeiras nas escolas, quem quiser que estude por conta própria; e ocupar o espaço com o PORTUGUÊS, que é o idioma oficial do Brasil.
OI, WAGNER. TUDO BEM COM VOCÊ? WAGNER, ESSES VERBOS, NA MINHA OPINIÃO OU IGNORÂNCIA, AS VEZES É DIFÍCIL CONJUGA-LOS NO TEMPO CORRETO. VOCÊ COMPREENDE O QUÊ EU ESTOU FALANO, DIZENO?😊👍👏
Também me surpreendi, nesse caso eu costumo usar: Gratas, no caso de serem duas mulheres. Mas fiquei feliz pois o uso da vírgula sempre fiz certo, as vezes até acho que as uso demais em uma mesma frase mas agora vi que estou certa.
@@andersonazevedosimoes8476 Pensei a mesma coisa! Como me irrita pessoas que perguntam sem o ponto de interrogação e ainda acham ruim se você não entende!
Seu canal é sensacional,Lara !!! Cada dia aprendo uma coisa. Não sabia do "at.te" nem do plural de "obrigado" e "obrigada". Seu canal é muito necessário. Bom fim de semana.
Eu no meu cinquenta e quatro anos de idade com disléxia ,agradeço a professora pela oportunidade para aqueles que tem oportunidade de aprender a nossa língua portuguesa.
Boa noite, passados mais de meio século, ainda digo: OBRIGADO, MÃEZINHA QUERIDA, onde você estiver, por ter-me fornecido, gratuita e amorosamente, a dádiva do bom manejo da Língua Portuguesa. Maior bem da vida, essa maravilhosa ferramenta foi responsável por tudo o que conquistei até hoje; do sucesso com os acanhados (porém, papitantes) bilhetinhos para a coleguinha de sala, passando pela primeva "carta de solicitação de emprego", chegando até este despretensioso comentário, cujo teor também acaba por desaguar num efusivo agradecimento à produtora de conteúdo deste Canal e toda sua equipe, pelo valoroso mister. Cordiais saudações.
Eu tbm tenho muita saudades de um professor de Português, que nos inícios dos anos 70, dizia não dar nota 10 pra ninguém, mesmo agente fazendo o máximo de acertos, a maior nota era 9, enfim esse mestre dizia, só o famoso escritor Rui Barbosa, merecia nota 10.
Obrigado pelas suas dicas preciosas. Se até Cintia Chagas disse ter gostado demais do seu modo de ser, imagina eu, que já te acompanho há algum tempo. Estou cursando Letras Português/Inglês e suas dicas me ajudam demais. Deus te abençoe. Abraço do Lucas de Nova Serrana, Minas Gerais.
Creio que pior que e-mails são os erros que encontramos em comentários. Tem alguns são impossíveis até de imaginar, mas outros são muito comuns. Vale um vídeo.
Do vocativo eu já sabia, foi bom lembrar. Agora, o "obrigados", confesso, foi novidade... Mas faz total sentido pensando na origem da expressão. Grato!
Gilberto, a sua pergunta é pertinente, mas o que eu escrevi não me parece que esteja errado. Senão, atente na maneira como eu escrevo estes votos que eu dirijo à sua pessoa: "Espero que fique bem", ou "Espero que esteja bem". Acha que acrescentar o "de" iria melhorar alguma coisa? Entretanto, noutros contextos a sua opção não é descabida. Podem ser adotadas as duas versões.
@@carloscaldeira3287, o Gilberto está correto na observação que fez. O verbo esperar não precisa de preposição, mas "à espera de" é uma locução prepositiva e, como tal, precisa do "de". Porém, o "que" não é acentuado.
Da até medo de agradecer, fazer um comentario ou elogio cometendo algum erro! Mas é obvio que nao posso deixar de manifestar meu agradecimento, muito agradecido mesmo pela aula! Quem me dera as pessoas gastassem mais tempo na internet consumindo esse tipo de conteudo.
Excelentes explicações!!! Tive professora brava e exigente em português e agradeço muito por isso. Incentivei meus filhos desde pequenos a lerem bons livros. Eles também falam e escrevem muito bem. Pena que a língua portuguesa esteja sendo assassinada cruelmente nas redes sociais… 😢
Lara, sua voz é tão meiga... Gosto muito de te ouvir falar, mas admito que, por vezes, perco a concentração admirando esse seu escritório lindo! Madeira escura com parede verde-bandeira não seria minha primeira escolha de decoração, mas ficou muito bonito❤ Parabéns pelo bom gosto.😊
Laraaaa mim ajuda pq tô cum pobrema di comunicassão. Brincadeiras à parte, seu conteúdo é muito importante e necessário. Sucesso para todos os envolvidos.
Acompanhava outra professora. Depois da placa de 1.000.000 sumiu, só faz joguinhos. Espero que mesmo com placa de 100.000.000, a professora não pare . Grata pelas aulas.
Ufa! Feliz em estar de acordo com todas as 10 recomendações do vídeo. Ao menos os erros indicados no vídeo eu não cometo. Contudo, que maravilha assistir a conteúdos assim.
Trabalhei com documentação de passageiros, ano passado chegou uma passageira com a identidade, ela se chamava Bem-vinda. Vendo o vídeo da Lara entendi que foi aplicado corretamente! 😊
Olá, Lara. Adorei assistir a esse vídeo. Vou procurar todos os demais. Sou professora de Redação de documentos empresariais e oficiais e suas orientações são fenomenais. Parabéns.
Cai de paraquedas no seu vídeo, moro em Portugal e utilizo muito o e-mail com os colegas portugueses de trabalho, sei que muda algumas coisas. Interessante este vídeo. Obrigado.
Excelente aula, Professora. Gostei em especial de saber a origem da expressão "obrigado" e a forma leve e inspiradora que se refere ao aprendizado "aos poucos vai se impregnando". Interessante nesta aula que ao abordar algo corriqueiro, como o corpo de texto do e-mail, que constantemente se usa, torna-se mais consistente o aprendizado da gramática, pois se põe em prática todos os dias. Obrigado e parabéns pela aula, assim como as outras, sempre de forma ímpar e elegante.
Em Portugal ninguém diz ou escreve "aprendizado", assim como no Brasil ninguém fala ou escreve"aprendizagem", que é como se usa em Portugal. Mas em português nos entendemos!
O ponto 7 é extremamente interessante. Eu mesmo, não sendo professor de coisa nenhuma, já expliquei inúmeras vezes a origem do nosso querido "obrigado/a" e é invariavelmente uma surpresa para o meu interlocutor. Que eu tenha conhecimento a língua portuguesa é a única que tem essa forma de agradecimento. Na língua inglesa mais formal existe o "much obliged", mas não é usado a não ser em situações muito formais e com o sentido literal da expressão.
Aproveitei muito essa tua aula. Pelo conjunto das tuas explicações e dos teus comentários bônus, classifico-a como uma pessoa muito inteligente! Parabéns!
Estudar gramática realmente não e fácil. A comunicação é muito importante e infelizmente o brasileiro compreende pouco o nosso português.Parabéns professora pelo seu incentivo.
Uma dica. No Outlook é possível configurar para que ele substitua, por exemplo, vc por você. Isso economiza tempo sim, professora, principalmente para quem escreve muitos por dia. Até porque (ainda não assisti o vídeo sobre os porquês, rsrs), também reduz a chance de eventuais erros de digitação. 😊
A Lara dispensa adjetivos, mas, uma coisa é certa, o povo precisa ler mais. Sem a leitura não existe desenvolvimento pessoal no que se refere a escrita, principalmente aos estudantes e pessoas que estão entrando no mercado trabalho. Obrigado, Lara.
Um bom exemplo da importância da vírgula está na sua frase "Eu sou réu confesso". Colocando ou não vírgula em "réu", o "confesso" ou vira verbo ou vira adjetivo. No caso do seu post partimos do princípio de que é adjetivo. Ou não?
Oi, José, explicações e exemplos mais abrangentes do que os que postei não cabiam inicialmente. Restringi-me ao mínimo para esclarecer o questionamento do Caldeira. De fato, existem inúmeras variações fonéticas ao longo deste nosso vastíssimo território, porém as mais conhecidas da maioria dos brasileiros ( e de quase nenhum português) são as que mencionei, porém seus complementos são bastante válidos e pertinentes. Quanto à minha preferência pelo nosso jeito de falar, sigo a máxima de que "gosto não se discute". No mais, em referência às suas sugestões, informo que já viajei muito para o exterior, inclusive para Portugal, que amei de paixão❤. Aqui no Brasil, várias vezes para São Paulo, Santa Catarina, Paraná, Rio Grande do Sul e Nordeste. E mais: fui telefonista internacional por doze anos (Embratel), tempo suficiente para conhecer as incríveis variantes que temos país afora, mas que não nos impedem a comunicação, e isso se deve à excelência na unidade linguística alcançada pela colonização portuguesa. 👏👏💕
CONCERTEZA PROF. DERREPENTE vi que ESCREVINHAVA tudo errado, mas agora eu vi que eu tenho MENAS chances de errar. Desejo que você SEJE muito feliz!!!!😅😅😅😅
Outro erro crasso é conjugar a expressão “haver de” no futuro. “Você haverá de vencer”; “Nós haveremos de chegar lá”. Não existe tal conjugação. “Haver de” já indica uma ação no futuro. Hei de, há de, havemos de, hão de: sempre no presente!
José, no caso seria: "Hemos de chegar lá"? "Hás de vencer"??? Sei por causa do hinário adventista, e a canção diz" Hemos de colher", "Com Cristo hás de vencer!" 😂😂😂😂😂
@@eriadnedacosta6021Prezada, obrigado por ter me despertado essa curiosidade. O dicionário Priberam regitra tanto “hemos” quanto “havemos”. Parece que o correto é “havemos” mesmo, mas se usa o “hemos” como forma contracta. Afinal “hemos” soa mais conforme com as demais pessoas verbais “hei”, “hás”, “há” e “hão”.
Pior que usar certas abrevidações já comuns, é quando a pessoa inventa abreviações, achando que quem vai ler, vai entender. Tenho um amigo que abrevia, nenhum, assim: n1. Meu Deus, que sufoco pra ler um E mail dele. No final, eu ponho uma carinha rindo como resposta e seja o que Deus quiser.
Eu sou formado em Matemática; mas sempre gostei muito de gramática, talvez porque tive um excelente professor de Língua Portuguesa quando no antigo curso ginasial. Porém, professora, neste vídeo, eu pude tirar dúvidas que nunca havia conseguido em outro lugar. Agradeço muito por isso. Parabéns!
Boa noite, professora. Fiz 62 anos recentemente, e tenho apenas a 5ª série do antigo primário. Conheci esse "oásis do conhecimento" e tenho assistido, ao menos um vídeo diário. Sou muito "garimpeiro" do conhecimento. Com frequência, cada canal que redundar em algum tipo de experiência, inscrevo-me, curto, comento e, se vir que poderá resultar em conteúdo precioso aos amigos, sinto-me instigado a compartilhar. Podendo ser dicas e orientações jurídicas; orientações sobre saúde; dicas de cozinha e, atualmente, dicas da nossa língua, "ora, pois". A algum tempo, me pairou uma dúvida: em uma frase em que se usa "aspas" com interrogação ou exclamação, onde fica o uso dessa pontuação, dentro das "aspas", ou ao término da oração, fecha-se aspas e a pontuação fica fora? Pode contar com a minha audiência (embora audiência deixa a impressão de ouvir), ao menos algumas vezes na semana, No livro do Eclesiastes do Pregador, na Bíblia Sagrada, tem um versículo que diz: "Ensina ao sábio, e se tornará mais sábio; ensina ao tolo, e se fará teu inimigo". Portanto, o sábio sabe que não sabe tudo; já o tolo, considera-se "auto didata". Essa é a primeira manifestação de minha parte, mas não será a útima. Conhecimento são preciosidades que muitos desprezam, preferindo sites de fofocas e outras coisas futilidades. Agradeço e aproveito para louvar a ideia de um conteúdo tão rico e "frutífero" Que o Deus de Israel e Pai de nosso Senhor Jesus Cristo abençoe a tua família em tudo e cumpra todo bom desejo do teu coração, que for para o bem das vossas almas.
Muito obrigado. Depois de assistir a uma aula como essa, sente-se uma tristeza de não ter tido oportunidade de aprender a Língua Portuguesa ao longo dos anos em salas de aula.
Parabéns pela aula!
Muito obrigada!!!
Não se culpe tanto, pois a maioria dos docentes da língua Portuguesa não são hábeis em repassar o conteúdo. Apenas continue aprendendo com bons professores que nos presenteiam na web como a Lara. Forte abraço!
O “desde” é um problema que chego a rir. Tem gente que, ao invés de dizer “desde que”, diz DESQUE. Meu Deus!!! 😅
Ainda é tempo hábil de aprender.
É uma voz tão suave ! assim eu consigo entender tudo.
Sou de 1984, ali das últimas gerações que durante o 'Ensino Fundamental' muito íamos à biblioteca realizar trabalhos da escola, seja copiando os capítulos, seja montando apresentações em cartolinas. Já passei por diversas companhias onde, num punhado delas, multinacionais. Ainda que haja pessoas letradas em todas as áreas, é perceptível como até mesmo as gerações mais antigas já estão escrevendo emails de forma a priorizar o dinamismo-a-qualquer-custo sobre a fluidez do português bem escrito, com suas pausas etc. Escrever bem sempre foi e continuará sendo um exercício de compaixão com os demais, ainda que a maioria sequer perceba o benecífio.
👏👏👏👏👏👏👏👏👏👏👏👏
Fico feliz quando vejo jovens escrevendo assim. Felicidades.
❤
👏👏👏👏👏👏👏👏
"benefício". Acontece.😂
Que ótima professora!! Linda, simpática, natural, perfeita. Sem ser arrogante, prepotente ou "caricata"; não precisa nada disso p/ ser interessante. Parabéns!!
😂😂😂 É que Cintia chagas faz um teatro pra chamar atencao😂😂😂 essa daí e delicadinha😊
Exatamente 😅
@@marialuciasilvasilva7666Não sei quem é Cintia, mas, qdo não se gosta do professor, o ideal é observar só o conteúdo.
Temos q exercitar tirar o melhor das situações
Parabéns, professora. Que delícia sentir o mesmo gostinho das aulas de Língua Portuguesa da juventude. Ser professor é um dom maravilhoso e precisa ser tratado com mais apreço por nossos governantes. Continue com esse seu jeito leve e descontraído de ensinar, que tem gosto de quero mais.
Né!? Estou encantada 👏👏👏👏👏
Muito bom!👏🏽👏🏽👏🏽👏🏽
A elegância de Lara é o que mais me encanta ❤
Exceto pelo R caipira!
Aaahhhhh, que prazer foi ouvir que o "sim" e o "não" de ênfase são isolados por vírgulas. Que deleite! 😍
😂😢🎉🎉❤🎉😂 17:05 😂❤ 17:05 🎉😢😅🎉
🤨
Oi, Professora Lara.
Estou aprendendo Português há dois anos agora. Sou nativo falante de espanhol e por os ultimos 50 anos falo inglês.
Moro nos EUA, em uma fazenda de gado bovino em Texas.
Obrigado pelas dicas de hoje.
Attenciosamente
"Atenciosamente" em português. "At.te é a abreviatura. Muito bem! Você é um exemplo de que nunca é tarde para aprender.
Olá,Lara, Bom dia.
Obrigado por dedicar seu tempo ensinando a nossa língua portuguesa
Sou filho de pai e mãe professores de português
Adoro este assunto, pois cresci com meu pai ( que era também professor de Latim) me ensinando todas as regras gramaticais corretas
Continue assim
EMEjke
Olá, Lara, bom dia! Prefiro essa construção de saudação.
Bom dia !
Ótimo vídeo.
O que me dá urticária é ouvir pessoas dizendo: "Eu tinha CHEGO", "Eu tinha trago"... E o pior é que elas têm certeza de que estão falando corretamente. E não falo de pessoas simplórias, mas que frequentaram cursos universitários. Uma amiga médica e um amigo advogado falam dessa maneira. Juram que essa é a forma correta de se expressar; que aprenderam assim de professores na faculdade. O ensino no Brasil segue ladeira abaixo!
Felizmente, temos canais como este, ilhas de aprendizado em meio ao mar de abusos que sofre a amada Língua Portuguesa!
Duvido que tenham aprendido isso na faculdade.
É um problema da minha geração, a geração Z.
Enfrento o mesmo problema por aqui, incluindo o “gerundismo” nessas mesmas pessoas. Não sei como corrigir, fico sem graça. Ao mesmo tempo, me olham com cara feia quando digo “parabéns por ter chegado até aqui”. Situação complicada.
@@coisasdodiaadia7915 Sim, aprenderam, pois o nosso ensino, principalmene da Língua Pátria, e péssimo desde o curso fundamental. Vamos acabar com línguas estrangeiras nas escolas, quem quiser que estude por conta própria; e ocupar o espaço com o PORTUGUÊS, que é o idioma oficial do Brasil.
OI, WAGNER.
TUDO BEM COM VOCÊ?
WAGNER, ESSES VERBOS, NA MINHA OPINIÃO OU IGNORÂNCIA, AS VEZES É DIFÍCIL CONJUGA-LOS NO TEMPO CORRETO.
VOCÊ COMPREENDE O QUÊ EU ESTOU FALANO, DIZENO?😊👍👏
Sempre que vejo alguém abreviando certas palavras, gosto de perguntar: “o que você faz com todo esse tempo economizado?” 😂
Acho que devem construir uma casa com o tempo que sobra. Não é possível!
Eu também faço essa pergunta kkkkkkk
O "obrigados" me surpreendeu demais! Com a letra "s" inclusa. Nunca pensei que existia a grafia dessa palavra assim. 👏
Nesse caso da letra S inclusa é o plural.
Também me surpreendi, nesse caso eu costumo usar: Gratas, no caso de serem duas mulheres. Mas fiquei feliz pois o uso da vírgula sempre fiz certo, as vezes até acho que as uso demais em uma mesma frase mas agora vi que estou certa.
Você é muito didática. É muito bom aprender contigo.
Interessante como nunca tinha visto uma professora de língua portuguesa tão didática e que fala com propriedade e clareza!
Ouvindo pela primeira vez a professora, estou encantado com a aula.
EMEjedj
Que bom ter uma pessoa preocupada em nos ensinar melhor como comunicar bem!!
EMEjke
Hoje não se lê, praticamente se decifra o que algumas pessoas escrevem por causa dos erros descritos.
Especialmente em perguntas que vêm sem a interrogação.
Concordo! Antes, eu ficava sentado e adivinhando o que a pessoa queria dizer, para depois responder. Hoje eu não respondo mais!
Ha jornalistas profissionais escrevendo de forma medonha!
@@andersonazevedosimoes8476 Pensei a mesma coisa!
Como me irrita pessoas que perguntam sem o ponto de interrogação e ainda acham ruim se você não entende!
A melhor professora de português do UA-cam
Somente a Lara para fazer eu assistir um vídeo de 17 minutos sobre gramática normativa
Ela é incrível, né?
Eu tbm kkkk
@@jordan-iav ❤️❤️❤️
@@larabrennerMuito bom!
EME
Seu canal é sensacional,Lara !!! Cada dia aprendo uma coisa. Não sabia do "at.te" nem do plural de "obrigado" e "obrigada". Seu canal é muito necessário. Bom fim de semana.
Eu no meu cinquenta e quatro anos de idade com disléxia ,agradeço a professora pela oportunidade para aqueles que tem oportunidade de aprender a nossa língua portuguesa.
É divertido,todo mundo tentando escrever certo e errando ,e contando comigo,para falar com essa mulher maravilhosa 😂😊
Lara, vc já era sensacional nas entrevistas , agora é a melhor professora de gramática! Competentíssima , leve e simpática, sempre! Parabéns !
@@luciliaazevedo4560 ❤️
Grato por prestar tão belo serviço ao povo brasileiro, Professora.
Feliz vida.🌹
Boa noite,
passados mais de meio século, ainda digo: OBRIGADO, MÃEZINHA QUERIDA, onde você estiver, por ter-me fornecido, gratuita e amorosamente, a dádiva do bom manejo da Língua Portuguesa.
Maior bem da vida, essa maravilhosa ferramenta foi responsável por tudo o que conquistei até hoje; do sucesso com os acanhados (porém, papitantes) bilhetinhos para a coleguinha de sala, passando pela primeva "carta de solicitação de emprego", chegando até este despretensioso comentário, cujo teor também acaba por desaguar num efusivo agradecimento à produtora de conteúdo deste Canal e toda sua equipe, pelo valoroso mister.
Cordiais saudações.
Tá competindo com a professora, né?!😂😂😂
@@robson-us2jx Adorei!
😊😊😊😊😊
PassadoO mais de meio século…
Caramba , spre soube ser obrigada.
Quem tem competência se estabelece! Parabéns pela aula e pelo repasse de conhecimento!
Preservar nossa língua materna é uma grandiosa obra. Parabéns a você, e muito obrigado.
EMEkeklfhkafeywslrsgo
Saudades do meu professor de português, o Pe. João Batista Delsale. Nunca deu "10", nem "0"! Dizia que ninguém sabe tudo, e ninguém não sabe nada .
Interessante este seu ptofesdor
Eu tbm tenho muita saudades de um professor de Português, que nos inícios dos anos 70, dizia não dar nota 10 pra ninguém, mesmo agente fazendo o máximo de acertos, a maior nota era 9, enfim esse mestre dizia, só o famoso escritor Rui Barbosa, merecia nota 10.
👏🏿👏🏿👏🏿👏🏿👏🏿👏🏿👏🏿👏🏿👏🏿👏🏿👏🏿🇧🇷🇵🇹
A gente = nós @@luizcarlossiqueira8046
Obrigado pelas suas dicas preciosas. Se até Cintia Chagas disse ter gostado demais do seu modo de ser, imagina eu, que já te acompanho há algum tempo. Estou cursando Letras Português/Inglês e suas dicas me ajudam demais. Deus te abençoe. Abraço do Lucas de Nova Serrana, Minas Gerais.
EMEj
Parabém, professora ! Tenho 84 anos, mas não deixo de aproveitar as suas aulas, que me permitem aprender um pouco mais !
Muito importante sua explanacao
Obrigada
Esqueceu de deixar seu canal no you to be
Creio que pior que e-mails são os erros que encontramos em comentários. Tem alguns são impossíveis até de imaginar, mas outros são muito comuns. Vale um vídeo.
Estamos aqui, todos: "Obrigados"!
Do vocativo eu já sabia, foi bom lembrar. Agora, o "obrigados", confesso, foi novidade... Mas faz total sentido pensando na origem da expressão. Grato!
EMEnej
Agora ficamos à espera que a professora nos ensine (ou melhor, que ensine a quem não sabe) a evitar a vírgula onde não pode NUNCA ser utilizada.
Boa!
Não seria: “à espera de quê” ?
@@gilbertomascarin9402Penso que você esteja certo, e é por isso que devemos louvar o excelente trabalho da professora Lara. Estamos todos aprendendo.
Gilberto, a sua pergunta é pertinente, mas o que eu escrevi não me parece que esteja errado. Senão, atente na maneira como eu escrevo estes votos que eu dirijo à sua pessoa: "Espero que fique bem", ou "Espero que esteja bem". Acha que acrescentar o "de" iria melhorar alguma coisa? Entretanto, noutros contextos a sua opção não é descabida. Podem ser adotadas as duas versões.
@@carloscaldeira3287, o Gilberto está correto na observação que fez. O verbo esperar não precisa de preposição, mas "à espera de" é uma locução prepositiva e, como tal, precisa do "de". Porém, o "que" não é acentuado.
Da até medo de agradecer, fazer um comentario ou elogio cometendo algum erro! Mas é obvio que nao posso deixar de manifestar meu agradecimento, muito agradecido mesmo pela aula! Quem me dera as pessoas gastassem mais tempo na internet consumindo esse tipo de conteudo.
E ai Marco, de tanto medo escrevistes "agracido", kkkk. Mas valeu, tambem pensei a mesma coisa que você.
@@Joaquim.M.Ferreira E não é que havia motivo para o medo? Rs... Grato por avisar... Inclusive corrigi... Mas que foi engraçado foi
@@Joaquim.M.Ferreira "escrevistes?" não seria "escrevestes?"
@@EmanuelleeeeeO correto é escrevestes.
Aulas formidáveis, muitíssimo grato, professora!
Feliz em perceber que sei mais do que imaginava saber.
EMEjek
Eu também. Rsrs
Excelentes explicações!!! Tive professora brava e exigente em português e agradeço muito por isso. Incentivei meus filhos desde pequenos a lerem bons livros. Eles também falam e escrevem muito bem. Pena que a língua portuguesa esteja sendo assassinada cruelmente nas redes sociais… 😢
Professora, são impecáveis as tuas aulas. Por elas, obrigada.
EMEjej
Parabéns, professora Lara, por nos ajudar de forma simples e elegante!❤
Lara, sua voz é tão meiga... Gosto muito de te ouvir falar, mas admito que, por vezes, perco a concentração admirando esse seu escritório lindo! Madeira escura com parede verde-bandeira não seria minha primeira escolha de decoração, mas ficou muito bonito❤ Parabéns pelo bom gosto.😊
Vdd. Faço minhas suas palavras. Gosto de ouvi-la.
Super útil e bem explicado. Aliás, tens nome de gente chique… quem não queria se chamar Lara Brenner? “Com vocês, Lara Brenner! Supimpa.
Hoje o algoritmo está muito bom me entregando esse video maravilhoso! Parabéns!!
EMEjke
Eu amo a língua portuguesa. Tento escrever bem. E para isso preciso aprender as regras.
Laraaaa mim ajuda pq tô cum pobrema di comunicassão.
Brincadeiras à parte, seu conteúdo é muito importante e necessário.
Sucesso para todos os envolvidos.
EEMMEMEMEMEL
Acompanhava outra professora. Depois da placa de 1.000.000 sumiu, só faz joguinhos.
Espero que mesmo com placa de 100.000.000, a professora não pare .
Grata pelas aulas.
Ufa, que alívio! Meu texto ainda está em dia 😊
Excelente aula!
EMEm😊
Ufa! Feliz em estar de acordo com todas as 10 recomendações do vídeo. Ao menos os erros indicados no vídeo eu não cometo. Contudo, que maravilha assistir a conteúdos assim.
Estou melhorando a cada dia. Muito obrigada!
Eu descobri agora o seu canal e amei o conteúdo.
EMEksdkfshsjjda
Assim dá gosto aprender Português. Que professora elegante e inteligente!
Maravilhoso! A excelência é uma busca pela perfeição! E a perfeição é uma busca pelo Criador!
EMEnem
Trabalhei com documentação de passageiros, ano passado chegou uma passageira com a identidade, ela se chamava Bem-vinda.
Vendo o vídeo da Lara entendi que foi aplicado corretamente! 😊
Mas nesse caso era um nome próprio então creio que não deveria ter hífen, espero que a professora Lara esclareça.
Gostei. Escrevo tudo certinho!! E não abrevio nem em e-mails pessoais!
Linda Professora Lara, as suas aulas são nota mil !!!!❤
EME❤
Olá, Lara. Adorei assistir a esse vídeo. Vou procurar todos os demais. Sou professora de Redação de documentos empresariais e oficiais e suas orientações são fenomenais. Parabéns.
Show de vídeo, Lara! 👏👏👏👏
Adoro que me fala o significado das coisas, nesse vídeo: o significado da palavra vocativo. Obrigada!
Didática incrível!
EMEnjeDn
Boa noite, professora! Assisti à aula ( 10 principais erros ) e gostei muito. Sou-lhe muito grato. Deus abençoe você e sua família.
Cai de paraquedas no seu vídeo, moro em Portugal e utilizo muito o e-mail com os colegas portugueses de trabalho, sei que muda algumas coisas. Interessante este vídeo. Obrigado.
EMEjem
Excelente aula, Professora. Gostei em especial de saber a origem da expressão "obrigado" e a forma leve e inspiradora que se refere ao aprendizado "aos poucos vai se impregnando".
Interessante nesta aula que ao abordar algo corriqueiro, como o corpo de texto do e-mail, que constantemente se usa, torna-se mais consistente o aprendizado da gramática, pois se põe em prática todos os dias.
Obrigado e parabéns pela aula, assim como as outras, sempre de forma ímpar e elegante.
Em Portugal ninguém diz ou escreve "aprendizado", assim como no Brasil ninguém fala ou escreve"aprendizagem", que é como se usa em Portugal. Mas em português nos entendemos!
Aprendendo a falar e a redigir. Muito obrigado essa aula.
Linda Lara! a proposição, é de fato verdadeira.
EME
Obrigado.
Ótima aula. Simples e clara.
Porém, uma pena a Educação estar num nível em que seja preciso ter de se explicar o óbvio.
O ponto 7 é extremamente interessante.
Eu mesmo, não sendo professor de coisa nenhuma, já expliquei inúmeras vezes a origem do nosso querido "obrigado/a" e é invariavelmente uma surpresa para o meu interlocutor.
Que eu tenha conhecimento a língua portuguesa é a única que tem essa forma de agradecimento.
Na língua inglesa mais formal existe o "much obliged", mas não é usado a não ser em situações muito formais e com o sentido literal da expressão.
EMEndlzdhsgj
Aproveitei muito essa tua aula.
Pelo conjunto das tuas explicações e dos teus comentários bônus, classifico-a como uma pessoa muito inteligente!
Parabéns!
…CLASSIFICANDO-TE… Você estava usando a segunda pessoa; tem que concordar até o final. 🤭
Boa tarde, professora, adoro te assistir, obrigada pelo conselho da ética na escrita. Você é top.
Parabéns Professora Lara, amei sua aula, me reportei as aulas de ensino médio, onde tive um excelente prof.de língua portuguesa obrigada. ❤
EMEjsmsmsk❤
É, eu sou boazinha nisso, mas, amo suas aulas. Parabéns, professora.
Estudar gramática realmente não e fácil. A comunicação é muito importante e infelizmente o brasileiro compreende pouco o nosso português.Parabéns professora pelo seu incentivo.
Parabéns pelo seu trabalho, excelente obgda.
Além de uma boa professora, elegante e linda !
EMEjej
Obrigada, pelo "obrigados"!
Bravo! Simpatia e clareza aliada à simplicidade daquele que é sabedor.
Concordo contigo! Jamais abreviaria atenciosamente.
Lara, tu és boa demais!
Clara, objetiva, perfeita e simpática.
Obrigado.
Outro excelente vídeo. Parabéns!
EME
Fiquei muito feliz na professora colocar o atenciosamente. Uso sempre.
At.te
Ivan Cruz.
EME
Uma dica. No Outlook é possível configurar para que ele substitua, por exemplo, vc por você. Isso economiza tempo sim, professora, principalmente para quem escreve muitos por dia. Até porque (ainda não assisti o vídeo sobre os porquês, rsrs), também reduz a chance de eventuais erros de digitação. 😊
Sentimo-nos obrigados a te agradecer. Muito obrigados. 🤔
EME
A Lara dispensa adjetivos, mas, uma coisa é certa, o povo precisa ler mais. Sem a leitura não existe desenvolvimento pessoal no que se refere a escrita, principalmente aos estudantes e pessoas que estão entrando no mercado trabalho. Obrigado, Lara.
Obrigada. Fiquei feliz ao perceber que não cometo nenhum desses erros. Todavia, sei que tenho muito a aprender com você, Lara.
Obrigada, Lara! O vídeo foi essencial
Obrigado Lara pela aula. Admiro muito a forma gentil e elegante que ensina.
Rapaz, essa do obrigado(a) no plural foi chocante, rs 😅
Um horror😮
😮😮😮😮
Sinto que sofri um batismo no cérebro, ô vida nova. Preciso me acostumar 😂
Profa, que aula incrível.
Sempre aprendo muito com seus vídeos e a maneira como ensina é maravilhosa.
EMEnen
Eu sou réu confesso. Sempre abreviei os 'porquês' porque não sabia a maneira correta de usá-los. Hoje, ao menos o básico eu sei.
Um bom exemplo da importância da vírgula está na sua frase "Eu sou réu confesso". Colocando ou não vírgula em "réu", o "confesso" ou vira verbo ou vira adjetivo. No caso do seu post partimos do princípio de que é adjetivo. Ou não?
😘❤️
Oi, José, explicações e exemplos mais abrangentes do que os que postei não cabiam inicialmente. Restringi-me ao mínimo para esclarecer o questionamento do Caldeira. De fato, existem inúmeras variações fonéticas ao longo deste nosso vastíssimo território, porém as mais conhecidas da maioria dos brasileiros ( e de quase nenhum português) são as que mencionei, porém seus complementos são bastante válidos e pertinentes. Quanto à minha preferência pelo nosso jeito de falar, sigo a máxima de que "gosto não se discute". No mais, em referência às suas sugestões, informo que já viajei muito para o exterior, inclusive para Portugal, que amei de paixão❤. Aqui no Brasil, várias vezes para São Paulo, Santa Catarina, Paraná, Rio Grande do Sul e Nordeste. E mais: fui telefonista internacional por doze anos (Embratel), tempo suficiente para conhecer as incríveis variantes que temos país afora, mas que não nos impedem a comunicação, e isso se deve à excelência na unidade linguística alcançada pela colonização portuguesa. 👏👏💕
Hoje aos 71 anos, aínda há tempo, belíssima aula, será que como um "Burro Velho" pego marcha. Mesmo assim grato Sta. Lara.
Que honra, bem-vindo!
Nossa, fiquei muito feliz eu era muito analfabeta gramaticalmente, e hoje diminuiu pois algumas coisas que você informou, eu já tinha conhecimento.
Lara, hoje eu mandei um e-mail pela manhã, quem dera se eu soubesse de alguns desse erros.🥲
A partir de agora, já vai resolver todos os futuros! ❤
@@larabrenner Com certeza, muito obrigado!
CONCERTEZA PROF. DERREPENTE vi que ESCREVINHAVA tudo errado, mas agora eu vi que eu tenho MENAS chances de errar. Desejo que você SEJE muito feliz!!!!😅😅😅😅
Outro erro crasso é conjugar a expressão “haver de” no futuro. “Você haverá de vencer”; “Nós haveremos de chegar lá”. Não existe tal conjugação. “Haver de” já indica uma ação no futuro. Hei de, há de, havemos de, hão de: sempre no presente!
Que ótimo! Vou registrar. 🙏
José, no caso seria:
"Hemos de chegar lá"?
"Hás de vencer"???
Sei por causa do hinário adventista, e a canção diz" Hemos de colher", "Com Cristo hás de vencer!"
😂😂😂😂😂
@@eriadnedacosta6021Prezada, obrigado por ter me despertado essa curiosidade. O dicionário Priberam regitra tanto “hemos” quanto “havemos”. Parece que o correto é “havemos” mesmo, mas se usa o “hemos” como forma contracta. Afinal “hemos” soa mais conforme com as demais pessoas verbais “hei”, “hás”, “há” e “hão”.
Maravilha! Aprendi muito, obrigada! Grande mestra!
EMR
Excelente
Muito obrigado. A gramática da nossa língua é desafiante, apaixonante...linda!
EMEjjdjd
Pior que usar certas abrevidações já comuns, é quando a pessoa inventa abreviações, achando que quem vai ler, vai entender. Tenho um amigo que abrevia, nenhum, assim: n1. Meu Deus, que sufoco pra ler um E mail dele. No final, eu ponho uma carinha rindo como resposta e seja o que Deus quiser.
Eu sou formado em Matemática; mas sempre gostei muito de gramática, talvez porque tive um excelente professor de Língua Portuguesa quando no antigo curso ginasial. Porém, professora, neste vídeo, eu pude tirar dúvidas que nunca havia conseguido em outro lugar. Agradeço muito por isso. Parabéns!
Boa noite, professora.
Fiz 62 anos recentemente, e tenho apenas a 5ª série do antigo primário. Conheci esse "oásis do conhecimento" e tenho assistido, ao menos um vídeo diário.
Sou muito "garimpeiro" do conhecimento. Com frequência, cada canal que redundar em algum tipo de experiência, inscrevo-me, curto, comento e, se vir que poderá resultar em conteúdo precioso aos amigos, sinto-me instigado a compartilhar. Podendo ser dicas e orientações jurídicas; orientações sobre saúde; dicas de cozinha e, atualmente, dicas da nossa língua, "ora, pois".
A algum tempo, me pairou uma dúvida: em uma frase em que se usa "aspas" com interrogação ou exclamação, onde fica o uso dessa pontuação, dentro das "aspas", ou ao término da oração, fecha-se aspas e a pontuação fica fora?
Pode contar com a minha audiência (embora audiência deixa a impressão de ouvir), ao menos algumas vezes na semana,
No livro do Eclesiastes do Pregador, na Bíblia Sagrada, tem um versículo que diz: "Ensina ao sábio, e se tornará mais sábio; ensina ao tolo, e se fará teu inimigo". Portanto, o sábio sabe que não sabe tudo; já o tolo, considera-se "auto didata".
Essa é a primeira manifestação de minha parte, mas não será a útima. Conhecimento são preciosidades que muitos desprezam, preferindo sites de fofocas e outras coisas futilidades.
Agradeço e aproveito para louvar a ideia de um conteúdo tão rico e "frutífero"
Que o Deus de Israel e Pai de nosso Senhor Jesus Cristo abençoe a tua família em tudo e cumpra todo bom desejo do teu coração, que for para o bem das vossas almas.