Na minha teoria o filme trata de um grande ritual que iniciou com o irmão da Annie. Um ritual liderado pela rainha Ellen. Ritual que estava ligado hereditariamnete com a Ellen, desde o início. Observem que em uma das reuniões, a Annie cita que após seu pai morrer, seu irmão Charles que tinha esquizofrenia morreu e deixou uma carta acusando a mãe, Ellen, de "tentar por outras pessoas dentro dele". Isso é um indício que a Ellen já havia tentado sem sucesso encarnar Paimon em seu próprio filho. Com a idade batendo e sem filhos homens, Ellen resolveu voltar seus esforços para encarnar Paimon em seu neto... Porém ela não obteve sucesso porque foi bloqueada pela filha Annie e não pôde chegar perto dela durante a gestação do Peter. Contudo, a Ellen conseguiu se reaproximar da filha durante a gestação da Charlie e dessa forma conseguiu que o Paimon encarnasse no feto durante a gestação. Após o nascimento de Charlie, a Ellen tomou papel de mãe e amamentava a menina no lugar da Annie. Por se tratar de um ritual hereditário ligado a Ellen.... Quando ela faleceu deu início a uma nova etapa do rito. Com isso a seita preparou o terreno para que a Charlie morresse decapitada para liberar Paimon. Com Paimon livre foi preciso um novo ritual que precisava ser feito por alguém família de Peter, sua mãe no caso. Aí entra o papel da Joan, que deu as inscrições pra Annie, que quando lidas invocaram Paimon/Charlie para a residência. Após fazer o jogo do copo, Annie foi possuída por um breve momento, porque ela era a mais vulnerável naquele momento, tendo em vista toda a carga psicológica que a morte da filha trouxe pra ela. Joan disse pra Annie que todos da família precisariam estar na casa na hora do "jogo do copo". Isso explica pq a seita pois o cadáver da Ellen no sótão. Após isso, mais um ritual foi feito. A queima do livro. Que levou a um sacrifício humano (morte do Steve) esse sacrifício, na minha opinião, abriu a porta para o paimon entrar de vez no corpo da Annie, que era a mais vulnerável, como previam as escritas nos livros da Ellen. Mas o objeto do culto e de Paimon era entrar no Peter (corpo masculino). Então mais um ritual foi realizado, esse envolvia a decapitação da Annie, na cena do sótão. Pelo que entendi, o Peter seria morto de qualquer maneira pelos três cultistas que estavam no sótão, o corpo dele seria colocado no centro das velas junto da foto. Porém, com o susto ele pulou a janela e morreu, e logo após Annie se decapitou e liberou paimon para assumir totalmente o corpo desanimado de Peter sem conflitos com sua alma. Se repararem bem, nessa cena da pra ver um vulto preto saindo do Peter (alma) para dar lugar ao demônio, orb azul e branco. Então, o filme trata de um ritual enorme que contém vários subrituais. Todos ligados hereditariamnete à Ellen para atingir o objetivo final da seita.
Só acrescentaria que a Annie é médium, não vulnerável, se ela tivesse esse conhecimento a história seria diferente né, porque até então ela fez exatamente o que eles queriam, mal sabia ela que tudo o que fazia pra tentar salvar a família estava levando pra mais perto do seu fim.
No final não são espíritos. É a galera do culto. Na sala aparece o mesmo cara loiro com sorriso sinistro que estava sorrindo para a Charlie no funeral. No sótão aparece a mesma mulher que deu tchau para a Charlie e ela dá tchau para o Peter. Percebam que o pessoal do culto na verdade sempre quis interagir com a entidade. O homem na verdade riu para a entidade, a mulher acenou para a entidade, eles sabiam deade o começo e estavam mostrando admiração, ansiedade, porque eles sabiam que cedo ou tarde iria dar certo, eles iriam trazer o que eles tanto queriam. E a avó foi a grande cold ass bitch da história.
@@iagoozairesdeaguilar5665 Não estavam pintados de branco. Era escuro, pouca luz, todos são brancos e estavam pelados, isso só realçou a "branquidão" deles. Por que estavam pelados? Não sei. Mas observe: o mesmo cara com sorriso estranho que estava no funeral da velha aparce na casa. Além dele, a ruiva que acenou para a Charlie na escola, acenou para o Peter antes dele ser possuído. Esses dois membros do culto são muito marcantes. Eles apareceram antes no filme, por isso acho que todos ali estão vivos. Além disso, por que um monte de fantasma iria se ajoelhar? Aliás, o único fantasma que aparece no filme é o da velha. Acho que não se encaixa muito com a história.
Muita gente não pescou varias coisas do filme: 1) Nos estudos da demonologia diz o seguinte: "Antes de ele ser freqüentemente um anfitrião dos demônios, com a forma de homem, ele tocava trombetas, pratos, e qualquer outro tipo de instrumentos musicais." - No início do filme, depois do velório da velha aparece ele tocando violão no quarto. 2) Na imagem do Paimon no livro da velha o bixo aparece com 3 cabeças femininas dependuradas - as três mulheres da família tiveram suas cabeças decepadas, a velha, a mulher e a menina. 3) quando aquela mulher da seita está do outro lado da rua e faz a conjuração do demônio ela dá um grito e imediatamente o Peter arregala os olhos (possessão) e olha para o lado, olha o que a demonologia diz: " Ele tem uma grande voz e ruge assim que chega" e "Quando o mágico invoca esse demônio, ele tem de olhar para o noroeste [1] (a oeste para outros autores), pois é onde ele tem a sua casa". interessante não?
Bons comentários. Aqui vai um que ninguém comentou. O diretor trabalha muito bem com o sentimento de culpa entre os protagonistas. Algo que nos atormenta também em alguns casos traumas para vida toda, culpa que nos deixa angustiados e abalados de alguma forma, chegando a profunda depressão e até suicídio. Quem aqui nunca se sentiu mal por ser culpado ou alguém culpar vc por algo de ruim. O diretor usa isso o tempo todo, é impossível não se identificar em algum ponto, com isso de uma forma ou de outra estamos conectados com o filme. O diretor faz isso de uma forma tão sutil que a maioria das pessoas não percebe, apenas se sente mal sem saber ao certo o motivo. Isso sim é terror! Dificilíssimo de se fazer.
Exatamente, por isso que o filme tem esse peso, por isso que a maioria das pessoas que estão com problemas pessoais, é indicado que não assistam esses filmes do Ari, pelo fator psicológico. Quem geralmente não sentiu o peso do filme, provavelmente não entendeu muito bem a proposta.
Eu me senti mal principalmente na cena da protagonista gritando após a morte da filha dá pra sentir a dor dela totalmente angustiante pra quem já vivenciou tal perda então é foda.
Sou fã de bons filmes de terror, mas a maioria é muito ruim e clichê, mas Hereditário é ótimo, liga sentimentos de culpa, rituais mortais, cultos diabólicos, e deixa pistas, ao longo do filme...E me deu um medo danado kkkkk
@@lucasximenes7925 Concordo total 👍👍"Desde o Exorcista" foi piada. Achei bem lixo esse filme, principalmente o final. Exorcista foi a maior obra de terror de todos os tempos!!! pra mim é insuperável.
simm, acho que a entidade estava sendo carregado pela avó a anos, ela tentou passa lonpara os homens da família que não aguentaram por n serem saudáveis. Tanto que antes da morte da vo, a Annie conta q ela ja estava bem debilitada a anos, acredito que por conta de ter carregado o demônio por tanto tempo.
@@bernardinocicero cara, qnd fui morar sozinho pra fazer faculdade, meu microondas queimou enquanto tava esquentando um macarrão e deixei ele lá na cozinha queimado mesmo. Depois de umas semanas começou a aparecer várias moscas em casa e um cheiro de carne podre bem forte, mais tarde eu descobri que tinha esquecido de tirar o macarrão do microondas queimado e ele ficou lá dentro uns 2 meses. Quando abri, ele tava forrado de larva e moscas, ou seja, é possível ter um cheiro ruim na sua casa e vc esquecer/n descobrir do que é!
aqui vai minha teoria............. na verdade o filme fala que, o paimon só possui o corpo de jovem/homem fraco , e o Peter desde a barriga já se mostrou forte , pelo fato da mãe querer aborta-ló e não conseguir, então colocaram os demônio no corpo da menina para segura-lo ate que o Peter se torna-se fraco, por isso creio que toda essa tragedia que ronda a família é para destruir o Peter, tanto que nas cenas finais em que o espirito desenha no caderno , em todas as paginas Peter esta chorando Creio EU, mesmo peter não amando muito a irmã ela precisou morrer , mas o baque só veio quando o pai morreu ..... assim como babadook é um filme sobre luto e as varias formas dele.....
Mas a avó queria colocar o demônio no corpo do peter, ela que forçou a mãe a ter filho e a mãe não queria, talvez o fato dela não ter conseguido abortar o peter, tenha sido pq a avó fez alguma coisa pra proteger a criança. depois que peter nasceu a mãe não deixou a avó se aproximar e explica o ritual não ter começado dali. a mãe fica gravida novamente e a avó consegue se reaproximar e acompanhar a gestação, talvez esperando que seja um menino e que enfim poderia colocar o demônio no corpo do bebe, mas acabou sendo uma menina e acho que mesmo assim fizeram o ritual, mas precisou acontecer várias coisas pra mãe acabar lendo aquele papel dentro de casa com o filho lá pra libertar de vez o demônio.
Interessante essa perspectiva E isso poderia explicar um pouco de outra cena. Podemos pensar que o corpo do Peter já estava sendo preparado para receber o Paimon futuramente, ou seja, um corpo que serviria como um bom hospedeiro. Assim que ele ficou psicologicamente fragilizado/abalado ele começou a ser atormentado com cada vez mais frequência e intensidade. Podemos interpretar que outros demônios/entidades/espiritos começaram a tentar utilizar o Peter como hospedeiro nesse momento, visto que ele foi projetado como uma boa casca para receber um espírito. Isso explicaria a cena em que o Peter está na escola, na hora do lanche no pátio, e aparece na rua em frente da escola a Joan gritando e exorcisando/"mandando os espíritos se afastarem" do Peter... Ela estava tentando afastar essas outras entidades que estavam tentando se apropriar do corpo dele, por estar fragilidade, visto que o plano da Joan e da seita é que ele fosse o hospedeiro do Paimon.
Pois é, penso o mesmo. Ela não deixou a mãe ficar próxima ao filho, nem na gestação nem na criação do Peter. Com a Charlie foi diferente, e o que acontece com a familia, penso que já estava sendo pensada desde o inicio.
Pelo que entendi, as cabeças estão relacionadas com a razão, quando os personagens perdem a cabeça, elas se entregam totalmente à doença (esquizofrenia) e o caderno seria o cetissismo, o elo entre a razão e a loucura. Na cena em que ela tenta queimar o caderno, ela tenta se livrar da loucura, mas ao tentar, ela sente na pele a dor da perda mas resiste e decide encarar a realidade, porém, na segunda vez em que joga o caderno no fogo, ela decide se entregar a loucura e com isso, elimina o resto de razão que lhe sobrara, representado pelo seu marido, e a partir daí ela se entrega ao sobrenatural. Parece viagem, mas foi o que interpretei.
Muito bom, mas pra mim o filme não da margem pra dúvida. O pai viu o copo se mexendo e até olhou embaixo da mesa. E por causa da cena final, pois a "amiga" da mãe realmente existia e estava la. Fora a cena do espírito entrando no corpo do menino enquanto ele estava inconsciente (ou morto) e só depois se levantando. Nessa hora não havia ninguém testemunhando.
Interpretação interessante, mas o diretor afirmou que não há nada de "maluquice". Tudo que acontece de sobrenatural no filme, é real. O lance da insanidade também presente na linhagem da família foi justamente para plantar essa dúvida no espectador, juntamente com o papel de cético do pai. Até estranhei o fato de que no vídeo aqui ele disse "...e até o ocultismo." O ocultismo é o principal nesse filme; fizeram uma trama tão rica e complexa (mais que qualquer outro filme do gênero, inclusive O Exorcista) que muita gente não entendeu e acabou não gostando do filme. As cabeças são apenas uma das exigências do ritual de invocação de Paimon. Perceba como o momento que Peter, já possuído por Charlie/Paimon, entra na cabana na árvore, o "nascimento" de Paimon remete ao nascimento de cristo. Os três corpos decapitados ajoelhados aos pés dele, sinos ao fundo, provocando de maneira irônica. Paimon está para Lucifer, neste caso, como Jesus para Deus. Esse filme é fantástico!
Para quem vê filmes de suspense e terror de 1980/90, sabe que os filmes de agora são muito repetitivos, sem nenhum teor de mistério (pois é tudo igual). Porem este me deixou boquiaberta com a trama e tudo em redor, consegui sentir agonia e medo! Filme maravilhoso, na minha opinião!!
@@kristinnekriss veja bem 80/90 época de John Carpinter e Ridley Scott mas acho que é um erro falar tal época faz tarãrãrã no terror TODAS AS ÉPOCAS desde que se conhece o terror a os filmes bons e ruins umas a mais e isso não é só para o terror sempre terá bons ruins e filmes medianos e quer uma verdade tem filmes incríveis de hoje em dia não tá tão fraco assim.
Tu se refere aos filmes q fazem sucesso né? Pq tem mtas produções boas pra crlh mas a msm galera q reclama de filme de terror ruim n assiste o q n é famoso
Esse filme é maravilhoso! O vídeo ficou ótimo!! Só faltou comentar a atuação INCRÍVEL da atriz principal. A menina que fez a Charlie também interpretou muito bem, me caguei toda nas cenas dela hahahahaha
a cena do jantar, quando ela desabafa é, sem exagero, a atuação mais espetacular que eu já vi. 90% das atrizes que já ganharam o oscar não são capazes daquilo.
Eu vejo filme de terror desde a infância nas vídeo locadoras de vhs, sinceramente hj em dia quase nada me assusta. Mas a sequência de cenas da morte daquela menina de impressionou de uma maneira que fazia tempo que não me impressionava.
De fato o filme é muito bom, excelente, e cheio de detalhes. Assistir duas vezes o filme (inclusive vi ele a algumas horas atrás) e em ambas as vezes me impressionei com tudo que o filme trás. Existe um detalhe interessante nesse filme, que é a fixação pela cabeça. Basta notas que a avó, a mãe e a filha, aparecem em algum momento do filme sem a cabeça, outra linha "hereditária" do filme. E na figura do livro, onde mostra a entidade que estavam querendo invocar, a entidade está segurando 3 cabeças, seria uma referência as três cabeças que foram decapitadas ao longo do filme?
“Nós rejeitamos a santíssima trindade” Joan grita para o Peter do outro lado da rua em frente à escola. Seria referência às 3 cabeças decepadas na família, e as cabeças que a entidade segura no livro de ocultismo? Acho que esse filme é riquíssimo em detalhes, tem muita coisa que a gente nem se deu conta ainda.
UM DOS MELHORES FILMES DE TERROR DE TODOS OS TEMPOS! HEREDITÁRIO tem tudo o que se procura e que eu adoro em um filme de terror: é estranho, misterioso e angustiante. Não é um filme fácil e que agrada a todos - não que seja um quebra-cabeça complexo, mas é extremamente inteligente. Vivenciei um misto de sensações incômodas (positivamente) e o que permeava a minha cabeça enquanto assistia era: onde essa desgraça quer chegar? O diretor, que também é o roteirista inclui o temor na forma com que conduz o filme; mesmo não sendo exatamente inovador, ele consegue brincar com as convenções do gênero e se firmar como uma obra sólida, que cumpre o propósito de assustar (feito brilhantemente realizado SEM USO DOS MALDITOS JUMP SCARES) e ainda fazer pensar. A trama é bem desenvolvida, com uma incrível narrativa e diálogos excelentes. É aquele filme que vai te envolvendo aos poucos e você não sabe se quer continuar assistindo, ir embora ou chamar pela mãe e pedir um abraço. Esse é o terror que alguns cinéfilos, como eu, querem: inteligente, envolvente, inquietante, surpreendente, perturbador e imprevisível (o PLOT TWIST é sensacional). A fotografia é perfeita, as luzes, sombras e escuridão são muito bem utilizadas. A trilha sonora é impecável, quando presente é certeira e quando ausente, o silêncio é necessário. A protagonista é maravilhosa e dá um show de atuação, Toni Collette mergulha de cabeça na personagem, os melhores diálogos são dela, isso sem falar nas expressões extraordinárias que a atriz faz com o rosto e o corpo, dispensando qualquer tipo de explicação; trabalho digno de ser premiado. Milly Shapiro cumpre seu papel com uma personagem instigante e misteriosa. Alex Wolff surpreende, entregando uma excelente atuação, surpreendendo com suas expressões e emoções. Hereditário não é para todos os públicos, para quem é adepto às dezenas de jump scares do terror mais genérico e não se deixa levar pela atmosfera proposta, as pouco mais de duas horas podem ser difíceis e cansativas. Já se tornou um dos meus filmes de terror preferidos juntamente com A Bruxa, O Exorcista, O Bebê de Rosemary, O Babadook, Um Lugar Silencioso e Corra! Nota: 9/10
filme incrivel, e pela primeira vez em anos vendo filmes de terror, fiquei com medo. os gritos da mãe quando ela vê o acontecido (sem spoiler), me fez arrepiar e temer pelo futuro,e isso é incrivel. Um classico moderno.
Os filmes de terror hoje em dia, estão todos iguais, mas a bruxa e o hereditário, são muitos diferentes, não são um terror clichê, gostei muito, esse diretor da bruxa e do hereditário é ótimo, vamos esperar o próximo filme dele o farol.
Outro detalhe que chamou minha atenção são os diálogos familiares: as perguntas são respondidas com outras perguntas, um hábito psicológico de manipuladores. E o tal do "clock" de Charlie vai me acompanhar para sempre. :)
Acho que o primeiro homem nu (ou espirito) que Peter vê...aquele que aparece sorrindo na penumbra, parece ser o mesmo ator que fica sorrindo para Charlie na cena do funeral da avó (um loiro de cabelo curto).
Não tinha só idosos não, aquele carinha q tava fumando maconha com o Peter, quando ele passou mal, na rodinha de amigos, do cabelo com coque, ele tava lá na casinha também ajoelhado.
Achei este filme excelente, amei, eu achei surpreendente. Teve duas cenas deste filme que me fez chorar, a cena em que a Ane chora pela perda da Charlie e na cena em que ela e o Peter discutem na mesa, o primeiro filme de terror que me arrancou este tipo de emoção o choro, eu nunca senti isso em um filme de terror, novamente é um filme excelente.
Uma prequel e sequel seriam totalmente plausiveis. Uma prequel no periodo que a Matriarca tentou usar o seu filho como veiculo pro paimon e toda a tragedia e trauma causando na familia e um sequel com o paimon encarnado e sua busca por destruicao e com uma legiao ao seu redor...e como consequencia uma tentativa por novos elementos "antiCristo" para destrui-LO A MODA A PROFECIA. SERIA BARBARO. TUDO COM DIRECAO do Ari Aster OF COURSE.
pelo q depender do q eu li aqui sobre esse tal de Paimon, "ele tem duzentas legiões de demônios sob o seu comando", então dá sequência com força kkkkkkkk
1- Tem cena que o Marido dela chega em casa e diz “que cheiro é esse “ (nesse sentido) . 2- o símbolo do demônio estava presente no colar, no livro e PRINCIPALMENTE no POSTE que a garota perdeu a cabeça . 3 - a Mãe sofria de “sonâmbulismo”, um motivo para que enquanto ela fazia as maquetes , ela escrevia o idioma do ocultismos no quarto do filho dela na maquete . Talvez ela mesma que tirou o corpo da mãe e colocou no sótão ( e não lembraria durante sonâmbulismo) . 4- quase pro final aparece o Cachorro sem a cabeça também (quem teria feito?)
sobre o cachorro, eu creio que foi a Charlie. quando ela desenhou a cabeça do pombo que ela decapitou, na página do lado tinha outros animais desenhados, o que dá a entender que nao foi só com o pombo que ela fez aquilo
Quando o Peter pula da janela ele morre, dando espaço pra aquela luz (tinhoso)baixar no corpo dele ( Paimon == Charlie que já tava com ele desde lá do começo do filme e inclusive já fazia umas bizarrices tipo cortar a cabeça do pombo, mesmo que morto) por isso dos estralinhos com a boca. O cachorro tá com a cabeça lá no lugarzinho, não sei de onde tiraram que arrancaram a cabeça do cachorro 01:57:53 do filme (ele só foi morto mesmo). A galera que tava vigiando tudo peladão do lado de fora e dentro do sótão são todos ocultistas da seita. Sobre o corpo da vó sem cabeça no sótão realmente é bem capaz da Anne ter violado a cova lá no cemitério ( ela é sonâmbula )daí já viu né. E o prêmio de Master Mind vai pra Ellen ( a vó da Charlie ) estrategista cabulosa, todo mundo era parte do plano desde o começo e o banca de filme é perceber que tava tudo ali já planejado de forma bem sutil.
Esse filme é feito pra um público bem específico. Quando você já está familiarizado com o conceito dos daemons, Goetia e ocultismo, a experiência se torna mais perturbadora ainda.
Uma coisa q eu vi q vc não citou é, na hora que o carro com o Peter correndo e a Charlie sufocando, a câmera filma um poste passando um pouco antes do animal aparecer na estrada, e no poste tem aquele símbolo do Paimon q tem em vários locais, o q entende-se q mesmo a morte da Charlie foi arquitetada pelos devotos da seita, e quando a Annie lê sobre o Paimon no livro da mãe, fala que um sacrificio iria iniciar a invocação e outro sacrifício iria selá-la, penso q seria o primeiro sacrifício a Charlie mesmo e o segundo o Peter. Uma coisa q não entendi é o porquê das pessoas terem as cabeças decepadas? A Charlie morre assim, a avó aparece com o corpo sem cabeça (e essa ninguém nem sabe onde foi parar), a Annie arranca a própria cabeça, pq isso de serem todos decaptados?
Esse lance da cabeça também fiquei pensando muito ,viajando um pouco nas minhas ideias ,talvez a decepação da cabeça seja mais um simbologia ,acho que por o filme tratar do sobrenatural (que é o que reina mais,principalmente no final dele ) ,e tratar de problemas psíquicos também ( a gente já descobre isso na cena da Annie dizendo que irmão era esquizofrênico,o pai se matou e etc ) acho que a cabeça vem como um metáfora ,a partir do momento que ela é arrancada fora ,pode ser como, se a parte mentalmente afetada de cada personagem fosse embora ,literalmente .Ja minha segunda teoria seria, que em algum lugar estava “dito “dentro dessa seita que a decepação da cabeça era parte do ritual mesmo ,talvez pelo motivo do Paimon querer um corpo masculino ,as três personagens que morreram e ficaram sem a cabeça eram mulheres,permanecendo assim só corpo ,tanto que o pai da família quando morre ,é o único que morre de uma forma diferente ,queimado ,mas não há decepação de cabeça alguma ,pelo motivo de que : ele ele é um homem que não PERTENCE à família da avó ,Hereditário no caso ,é apenas um homem que casou com a Annie . São duas teorias ,meios loucas ,mas n paro de pensar nesse filme !!
@@lianapombo6419 faz muito sentido, mesmo. Ele estava com a avó. Depois dominou a neta. Após arquitetarem a morte da neta ele vai pra mãe. Depois a mãe corta a própria cabeça pra entrar no filho.
Acho que o Peter não é filho do Steve, e talvez por isso a Annie tenha cogitado abortá-lo. Talvez tenha ocorrido algo semelhante ao que ocorre em O bebê de Rosemary, no qual a protagonista é engravidada por alguém da seita satânica. Sendo um filme tão bem pensado, me estranha que o ator escolhido para fazer o Peter claramente não pareça ser filho biológico do casal de pais.
Guilherme Waldrigues Werpachowski, exatamente o que pensei! Achei que isso estivesse bem óbvio, mas, em outro vídeo, alguns comentaristas relutaram dizendo que o ator é caucasiano como os demais que interpretaram sua família.
Acho que não é bebê de Rosemary pois na premissa desse filme, o demônio não nascia por forma de gestação. Ele simplesmente entrava no corpo preferencialmente de um homem. É contado no filme que a mãe tinha um irmão que acabou morrendo. Provavelmente a mãe sabia do perigo e tinha alguma memória reprimida. Por isso não queria engravidar e tentou abortar depois.
Verdade pois ele não tem nenhuma característica fisica semelhante os país dele, antes da mãe lembrando que pensou em abortar o peter eu ate achei que ele fosse adotado, tudo o que vc escreveu tem sentido.
gente, eu achei nada a ver kkk Annie tentou abortar Peter porque, na verdade, era o instinto materno dela tentando livrar o filho do mal que já o aguardava. como Paimon só pode ser colocado em um hospedeiro masculino. uma parte dela sempre soube que tinha um mal na família, tanto que ela fala que o irmão era "esquizofrênico" e dizia que a mãe deles queria colocar um homem dentro dele. por isso Annie tentou abortar ele, pq, subconscientemente, ela sentia que havia algo errado ali
@@juanamaral7134 Paimon não obrigatoriamente precisa habitar um homem, no filme diz que ele prefere um corpo masculino, Ele esteve na vó, esteve na Charlie, esteve na Annie e finalmente conseguiu um corpo masculino saudável, o Peter.
A tal da "brincadeira do copo" , que todo mundo agora conhece como ouija era muito popular entre a molecada da decada de 80 ... até eu já fiz ,... e é meio assustador.
Faltou falar tb sobre as câmeras, algumas cenas me impressionaram nas tomadas, como qd os 3 tão invocando a Charlie, na explicação é sempre enquadrado de 2 em 2, nunca em 3, mesmo ali estando 3 pessoas. Prova tb que o pai sempre ficava de fora, ele não é "sangue do meu sangue", algo assim. Na cena que o Peter corre da mãe, parece tb que umas tomadas na área térrea foi cena "corrida", sem cortes, adoro! 😊👏
Eu achei o filme sensacional! Curioso como o filme tem algumas semelhanças o "O sacrifício do servo sagrado", ambos abordam o tema do sacrifício, famílias estranhas, narrativa lenta, envolvente, sugestiva e simbolismo, enquadramentos de câmera e trilha sonora desconfortáveis. Tudo isso cria uma atmosfera de aflição e incerteza impressionante...
O caderno era uma ligação da Annie com Charlie, por isso ela se queimou primeiro, mas ela passou para o Steve, ao se tornar propriedade dele, ele passou a ser afetado pelo que acontecesse com ele.
Este é o melhor filme de terror de 2018 e um dos melhores dos últimos anos. Outros de grande qualidade; It Follows de 2014, It de 2017, Drag me to Hell de 2009, I saw the devil de 2010
Acho que a Ennie (a mãe) sempre soube do culto de ocultismo na familia! Pois na cena do grupo de apoio ela fala que entregou a filha menina para a mãe cuidar, e não deixou que ela tivesse contato com o filho menino! Além disso na cena em que ela saí da casa da senhora que conjura os espiritos, a senhora grita "Você não matou ela" não fazendo uma referência a filha dela... mas sim a mãe que já não estava enterrada!
amei o filme, é perfeito! Entre outras coisas mostra tbm que as ligações que criamos ao mexer com as forças ocultas e desconhecidas sem ter ciência da coisa toda, aí acaba fazendo tudo o que eles querem, caem na esparrela por desconhecimento desses fatos, as concessões ao lado sombrio, os acordos feitos com maus espíritos pode afetar os familiares, tbm vejo isso como herança, com relação as maquetes, a personagem da Toni colette é médium e reproduz, acredito eu inconscientemente as cenas ou não, pode ser só uma forma de contar a história mesmo, mas fiquei triste com a nítida mensagem no final...."não tenham esperança, o mal vence"
Quando vc comentou sobre o histórico de doenças mentais na família talvez não observou algo, no meu entendimento penso que a mãe dela que provocou td, o irmão se suicidou e deixou uma carta acusando a mãe de colocar uma pessoa dentro dele,ela deve ter tentado esse ritual primeiramente com o próprio filho .Mas no final pela expressão do Peter acho que a ficha dele ainda não tinha caído. Gostei muito do filme, impressionante.
pois eh Eveline, eu cheguei nesse vídeo justamente pra ver o que ele teria a dizer sobre o final. eu achei que o Peter na verdade não estava possuído, pois ele não estava com a expressão sinistra que vemos no reflexo no vidro na hora em que ele é atacado na escola. o aspecto dele era mais de depressão e desgaste e tava ali passivo diante daquele ritual macabro. pra mim, isso deixou o final ainda mais assustador.
Sou apaixonada por cinema desde criança, sempre gostei das críticas de Rubens Edwald Filho, cara estou apaixonada pelo seu canal. Aprendi a gostar de filme de terror com filho Pedro e cara você é incrível pra mim.
Eu demorei, mas assisti o filme ontem (11/01/2020). O filme não me causou muitos momentos de agonia (talvez por uma questão de costume com a temática, não sei); PORÉM, o modo como o filme se articulou, os quadros, a narrativa, foram bem articulados e isso foi o que achei mais interessante. Uma coisa que pode parecer "bobeira", mas desde o início do filme é mostrado: o Peter tinha profunda ligação com a música (vide os diversos instrumentos musicais em seu quarto), e o Paimon (segundo a Goetia) concede dons em todas as artes. Assim, eu acredito que o Peter já foi escolhido desde a gravidez (motivo este pelo qual a Annie tentou abortá-lo?); e a Charlie, igualmente escolhida para ser o sacrifício necessário para a manifestação do Paimon. Outro detalhe que reforça a premeditação de tudo é que, ao final do filme, na cena em que o Peter está na casinha da árvore e todos estão ajoelhados, aparece a foto da mãe da Annie como "Queen Leigh". A mãe da Annie, provavelmente, era a líder da seita. Ou seja, nada nesta família aconteceu por conta da invocação mal sucedida da Annie; tudo já estava muito bem preparado bem antes.
Excelente, um dos melhores filmes do gênero que já assisti. Produção impecável, edição de som, tempo de tomadas, roteiro, iluminação e até a arte dos créditos. As surpresas são deliciosas para ver no quarto escuro de madrugada. Destaque para todos os atores, mas gostei especialmente do personagem Peter e sua baba caindo da boca.
Só fui assistir esse filme a pouco tempo e puta que pariu! Ainda tô impactado, ele é MUITO bom, abre várias interpretações e é tudo amarradinho nas entrelinhas, me deixou desconfortável igual eu fiquei quando assisti Martyrs! Quem assistiu Martyrs sabe do que tô falando, e agora vamos de Midsonmar, será tão bom também???!!!
Ótimo video, me ajudou a organizar as ideias! Quanto ao cheiro: O pai da família comenta em uma cena perto da porta da casa se ninguém está sentido um cheiro estranho. Quanto a cena da terapia: A mãe comenta que o irmão era esquizofrenico e que se suicidou afirmando que a avó tentava colocar pessoas dentro dele. Talvez seja uma referencia que a velha tentou fazer o rito no próprio filho anteriormente. Continue o ótimo trabalho, abrçs!
O pai e o filho sentiram sim um cheiro bem ruim. Tem uma cena em que eles chegam em casa e, logo ao abrir a porta, o pai faz uma careta de nojo e questiona a esposa sobre o cheiro, mas não recebe resposta e esquece do assunto porque se envolve em outro, que agora eu esqueci qual é. rsrs
Pense num filme massa 👏👏👏 Para mim, tá no nível de Babadook e the witch. Terror psicológico, sem abusar de jumpscare. Começa lento, mas da metade em diante é pressão direto.
Você deixou passar um outro detalhe... A Joan não estava na sala de tratamento de autoajuda, ela não fazia parte do grupo. Ela só apareceu no momento em que Annie procura novamente o grupo após a morte da filha. Ela não entra na sala e vai embora, logo em seguida é abordado, desesperadamente, pela Joan. A partir daí me leva a crer que Joan foi a arquiteta de tudo: pondo o cachorro no meio da estrada e indo atrás da Annie no centro de autoajuda e persuadindo-a à realizar uma sessão espírita juntamente com sua família.
Thiego Andrade nao sei, mas nao foi a primeiro vez que ela foi a um grupo desses, na sessao ela comenta que uma vez teve um problema e foi obrigada a frequentar um grupo e isso acabou ajudando, provavelmente a mãe a obrigou, acredito que a mae sempre arquitetou tudo de alguma forma... no velório dela tinha mtas pessoas da seita, esse filme é muito cheio de detalhes, na primeira assistida nao da pra pegar tudo. Mas eu posso estar so fazendo confusão tbm
Denize, é verdade. Ela deve ter frequentado esse grupo na época que o irmão dela se suicidou. E, na verdade, ela faz até um desabafo forte na cena do grupo, como se ela já estivesse acostumada. No velório, tava cheio de gente da seita mesmo. Aquele cara de barbicha loira é assustador. Quando ele aparece nu, no final do filme, parecia o mal encarnado.
Eu acho que o filme poderia ter sido melhor se tivesse mantido a dúvida se era sobrenatural ou doenças pisicologicas, mas ele estrapolou para o sobrenatural e deixou o psicológico meio subentendido
já eu achei bem mais interessante assim. acho até q é um filme corajoso por ter assumido esse lado sobrenatural. tem saído mto desses filmes q ficam nessa de: é esquizofrenia? é depressão? ...
Eles deixaram na vdd bem claro que toda a treta da família, ou seja , os problemas psicológicos '' hereditários'' eram decorrentes do envolvimento da matriarca com o ocultismo.
Na verdade o filme passa 90% mostrando que oq acontece com a família é efeito de doenças psicológicas e apenas no final mostra q o sobrenatural para os leigos pode ser visto como doença psicológica e o tempo todo era o sobrenatural atuando
Exatamente a minha opinião. A graça de filmes com essa pegada é realmente deixar a interpretação para o espectador e manter o filme intrigante do início ao fim, sem dar respostas fáceis, como foi com A Bruxa, O Babadook, e outros bons do gênero. As questões familiares, emocionais e psicológicas ficaram tristemente ofuscadas com a ênfase em ser um filme de ocultismo. O mesmo problema de A Chave Mestra, O Sacrifício, O Último Portal e outros que começam intrigantes e interessantes, mas se tornam mais um filme de ocultismo clichê.
Você esqueceu de um pequeno grande detalhe. Aquele cachorro não estava lá ao acaso, aquele é o cachorro da família que aparece pouquíssimas vezes em cena. Aquele cachorro, muito provavelmente, foi colocado lá pelo espírito da matriarca ou até mesmo pela senhora amiga da falecida.
Mas o cachorro não aparece na cena do cara tendo o pesadelo com a mãe dele no quarto? Inclusive a porta se fecha na cara do cachorro. Ele aparece sim depois que a menina morre.
O filme foi só contado, ele não explicou nada. Exemplo: o que era aquele nome escrito na cabeceira da Charlie? Pq ninguém viu o diorama da mãe com a Charlie nos braços bebezinha com a vó do lado com o seio de fora pra amamentar a menina? O que era aqueles gordos brancos? Pq ninguém achou suspeito que a joan tinha um capacho igual ao que a vó fazia? Será que tudo q o Peter via não era brisa da maconha? Só o pai tomava remédio, talvez antidepressivos. O corpo do sótão era da charlie, pq ela perdeu a cabeça e a vó não. Dúvidas e mais duvidas...
Creio que aquelas "pessoas" com corpos pintados de branco ou eram seguidores da seita (o que acho improvável) ou representações de outras deidades, ou até mesmo representações das legiões que Paimon comanda. Quanto ao quarto da Charlye, as palavras que foram apresentadas são: satony,” “liftoach,” e “pandemonium”, usadas em rituais e invocações. Basta saber se foi obra da avó ou da Charlye/Paimon. O filme assim como "A bruxa" faz menção à dramas reais que podem ser confundidos como fenômenos metafísicos, portanto vale a reflexão como exemplo, será que o citado irmão morreu em decorrência aos delírios da esquizofrenia ou por não ter um corpo saudável assim sucumbindo à possessão de Paimon? Será que não é apenas uma questão de distúrbios e síndromes psicológicas? Tudo ali podr ser visto como fuga dissociativa, ou não. O corpo no sótão era o da matriarca da família mesmo, o próprio diretor afirmou. Talvez seja coisa da própria seita (?) Fato é que tudo, absolutamente tudo foi planejado e arquitetado pela matriarca da família e pelos seguidores da seita. Talvez a decapitação dos corpos temporários de Paimon tenha sido parte do ritual, algo que era necessário. Da matriarca para Charlye, de Charlye para Annie e de Annie para Peter (o que explica a mesma serrando sua própria cabeça). Quanto aos tapetes e ninguém ter visto o selo de Paimon everywhere, acho que foi só artifício pra trama se desenrolar lentamente. :)
Vou tentar ajudar da forma que eu entendi: o que era aquele nome escrito na cabeceira da Charlie? Um dos nomes dos demais demônios do Inferno. O Paimon era um deles, por exemplo. Pq ninguém viu o diorama da mãe com a Charlie nos braços bebezinha com a vó do lado com o seio de fora pra amamentar a menina? Acredito que isso seja mais para ilustrar ao espectador, é uma figura de linguagem, e não necessariamente algo que algum personagem do filme tivesse que perceber. O que era aqueles gordos brancos? Na minha opinião, eram os outros espíritos que faziam parte da ceita, e estavam ajudando e participando de todo o processo da invocação do Paimon. Pq ninguém achou suspeito que a joan tinha um capacho igual ao que a vó fazia? Apenas a Annie já tinha ido na casa da Joan, porém ela estava muito desesperada/confusa quando passou pelo capacho. Apenas os espectadores que prestaram atenção, foi uma dica do filme, pra dizer que aquela seria mais uma peça de todo o quebra-cabeça do filme. Será que tudo q o Peter via não era brisa da maconha? Tudo não, mas algumas partes sim, depende da interpretação de casa pessoa. Inclusive o filme dá brechas para que se tenha essa visão. No meu ponto de vista, apesar de aparecer cenas do Peter fumando maconha, em nenhum momento me pareceu chapado o suficiente para ter "delírios" ou ver coisas. Tanto é que teve capacidade de dirigir e tentar socorrer a Charlie quando estava na festa fumando o bongo. Na escola, ele teve apenas uma "dor de barriga". O corpo do sótão era da charlie, pq ela perdeu a cabeça e a vó não. A avó não perdeu a cabeça, porém as demais pessoas que faziam parte do culto abriram o caixão dela, lembra? No meio do filme, quando houve a ligação para o pai da família, me esqueci o nome dele. Eu entendi que essas pessoas roubaram o corpo da Rainha, para dar seguimento ao culto, por isso roubaram o corpo no cemitério
Creio que os nomes sejam nomes de demônios e/ou palavras que fazem parte do ritual. Tudo foi como se fosse um ritual. Tudo começou com a avó querendo colocar o demônio no próprio filho e ele se matou pq não aguentou a pressão, a avó quis que a filha ficasse gravida pra poder colocar o demônio no corpo do neto(peter) mas a mãe não deixou a avó chegar junto da criança, a mãe fica gravida novamente e a avó já consegue acesso a criança e coloca o demônio na criança ou a criança já é o próprio demônio, que tambem explica pq charlie era a favorita da avó e o motivo dela querer cuidar da criança mais que a mãe a ponto de querer amamenta-la, mas o demônio precisava de um corpo de homem para o ritual estar completo. O corpo no sótão é da avó decapitada, que poderia ter sido colocado pela seita ou pela própria charlie demonizada. O filme até certo ponto deixa a critério do espectador se é uma coisa psicológica ou se realmente tem algo sobrenatural, explica a loucura da avó, mãe, peter e até o jeito estranho da charlie, fazendo sentido o nome do filme ser Hereditário, doenças psicológicas são hereditárias e o pai poderia ser o único psicologicamente melhor que os demais, mas por tomar remédio não quer dizer que esteja bem, até pq a família é totalmente desestruturada e ele era o único que ainda tentava manter a paz. Ao meu ver... acho que as pessoas brancas e nuas são fantasmas ou até mesmo demônios que segue o demônio que eles querem trazer pq nem todos conseguem ve eles
Leandro Pinto, achei estranho vocês não mencionarem que a Annie notou sim o capacho quando foi à casa da Joan, ela até comentou. Cheguei a pensar que lançaram cópias do filme com cortes diferentes. Rs
Eu reparei que instantes antes do piter ser possuído sai algo do corpo dele acho que e a alma dele que quanto ele pula pela janela instantâneamenti ele morre dando lugar ao paimon
Eu gostei muito do filme, só acho que deveriam ter deixado toda aquela explicação do filme de fora, foi desnecessário, o corpo da mãe sem cabeça flutuando pra casa da árvore foi muito estranho...me senti assistindo "Uma noite alucinante".... fora esse final pra mim o filme inteiro foi muito bom, as cenas demoradas serviram pra entrar bem no sentimento do personagem, confesso que na hora do acidente eu passei muito mal, demorei uns vinte minutos pra me recompor, mas foi isso que eu gostei!
Caique Moraes , também percebi isso mas até que ele narra bem esse "review" rs. Assisti alguns outros vídeos do canal e reconheço esse mérito. À propósito, vc achou algum vídeo que realmente disseque "Hereditário"? Procuro algo mais profundo, que explicite mais toda subjetividade do filme. Se não, vou continuar considerando um filme "médio".
Olha, a maioria saber fazer review. Basta fazer um roteiro de vídeo que é sucesso. E, devido ao ocorrido eu nem procurei por outros vídeos dele. Eu sou inscrito no canal Entre Planos, depois dê uma olhada, o conteúdo dele é excelente e não tem títulos chamativos afim de obter mais visualizações. O Jujuba atômica também é ótimo. Mas, é voltado apenas para a cultura pop de entretenimento. Forte Abraço, Everton!
6 років тому+13
No final das contas, não chega nem a ser um review. Ele se limita a narrar o filme (de forma bem pobre, inclusive), sem dar opiniões e ainda se limitando à camada superficial da história, sem se aprofundar. O título é tão pretensioso como o nome do canal "cult".
@@EvertonEver Everton, acabei de assistir com a minha esposa e gostamos muito. Veja se curte esta análise. cinegnose.blogspot.com/2018/08/a-estrada-para-o-inferno-e-pavimentada.html?m=1
sim! além disso achei esse cara chato pra caralho... já tentei assistir vários vídeos dele que me indicaram e me canso com pouco mais de 5 minutos. vi que você indicou "entre planos"; vou olhar... valeu!
Um dos filmes mais assustadores que eu já assusti(e olhe que eu já assisti inúmeros, porque terror é um dos meus gêneros preferidos). Levei dias literalmente sem pregar os olhos.😱
13:48 tive esse questionamento de como eles nao sentiam o cheiro, mas depois de ver o filme de novo tem uma cena antes onde o Steve entra na casa e começa a sentir um cheiro estranho, mas ignora pq vê a annie que destruiu as maquetes
O melhor filme de terro do ano.. Uma dúvida... Quando ela invoca o demônio pela primeira vez junto da família aparentemente a filha dela toma conta do corpo da mãe ou seria o demônio?
Júlio Estevez eu acho q a menina era o demônio, desde o começo. Mas ela própria não entendia isso até morrer, o demônio se libertar e ir em busca do corpo certo
Pamella GS o próprio diretor afirmou que Charlye sempre foi usado como corpo temporário de Paimon. O próprio filme dá dicas, Paimon é um demônio que aprecia artes (como mostrado na Goetia, livro encontrado nas caixas) e o que a Charlye gostava? Criar seus próprios brinquedos. Depois que a Charlye morre, Annie é possessa. Depois de Annie, Peter. Isso justifica as decapitações, inclusive do corpo da matriarca encontrado no sótão decapitado (que muitos pensaram que era Charlye). A decapitação era um requisito para que o ritual fosse concluído e Paimon possuísse um corpo masculino e saudável.
Refúgio Cult ❤️ mano eu acabei de assistir esse filme e fiquei meio atônita,sem entender aí corri pra cá e esse lindo já tinha feito um vídeo sobre o filme 😍😍😍
Tem várias cenas em q eles dizem q a casa tá com um cheiro estranho, só não sei se foi a amiga da avó q profanou o túmulo e colocou ali. O lance deles estarem sem cabeça, vc entendeu? Qto às comparações com os clássicos, achei um exagero para bombar a bilheteria. Lembro como a revista Veja fez uma resenha rasgando a seda para "Homens de preto", e era apenas um filme médio. Mais impactante achei "Mãe" e também o "Mama" (e o 1922). O que vc não comentou foi a performance da Toni Collette, que estava perto da perfeição. "Hereditário" é muito bom, mas cheio de clichês, por isso não achei muito inovador: casebre na floresta, casa mal assombrada, formigas saindo da boca, brincadeira do copo, etc.
renata rosa pelo o que deu a entender, a decapitação era a forma q o Paimon usava para se libertar. Eu entendi q ele sempre esteve na Charles (ou ele era a própria Charles), quando ela perde a cabeça, o demônio se liberta e assim pode possui o corpo certo
Sim, foi o próprio pessoal da seita que profanou o túmulo e decapitou o cadáver, colocando ele na casa. Talvez até mesmo Annie tenha ajudado, pensando bem. Visto que depois da morte de Charlye, ela foi usada como corpo temporário até chegar ao Peter. A decapitação era um requisito para que a possessão fosse concluída, isso é descrito na Goetia (livro deixado nas caixas).
A Ane era uma artista e fazia maquetes das cenas do filme. No final aparece aquela cena de todos reverenciando o Peter (Paimon)e também a maquete daquele momento que ela (Anne) fez.
Realmente não é o filme de terror mais assustador que existe. A unica parte assustadora é no finalzinho, depois que o Peter acorda, daí pro final da um medinho hehe.
Foi o filme mais perturbador que já assisti na vida. Aquele final me deixou aterrorizado aquele imagem me deixou arrepiado... Horrível.... Muito perturbador....
É um dos melhores filmes sobre ocultismo dos últimos tempos. Meu top list; Hereditary, A dark Song, February , Sister of Plague, Pyewacket e ourtros no mesmo modelo são It Follows e Anguish.
Esse filme é maravilhoso! Eu assisti sem pretensão nenhuma (nem trailer eu tinha visto...), e me surpreendi completamente. Nossa... muito bom! A cena que o Peter acorda de madrugada, e tem aquele "vulto" no canto superior da parede, que sai voando depois... nossa... #TENSO
Cara, que filme perturbador. Depois de tantos anos, assisti agora em dezembro de 2023. O clima de velório, a violação do corpo da velha, a decapitação da charlie.... O ritual com o copo... Deus me livre... Foi um filme que me prendeu do começo ao fim, e chegando no fim tive que desviar o foco porque o medo bateu com força as 2:30 da manha 😂😂😂 E depois aquele barulhinho que a charlie fazia, nao saiu da minha cabeça, parecia que a qualquer momento eu ia ouvir aquilo 😮😮 👻 🤣🤣🤣🤣 fui dormir quase borrando kkkkkkkkkk
Muita gente não entendeu que o filme é basicamente o culto,mais precisamente representado pela Joan,preparando terreno pro Paimon tomar o corpo do Peter E pra isso eles utilizam a fragilidade da Annie Filme excelente
Na minha teoria o filme trata de um grande ritual que iniciou com o irmão da Annie. Um ritual liderado pela rainha Ellen. Ritual que estava ligado hereditariamnete com a Ellen, desde o início.
Observem que em uma das reuniões, a Annie cita que após seu pai morrer, seu irmão Charles que tinha esquizofrenia morreu e deixou uma carta acusando a mãe, Ellen, de "tentar por outras pessoas dentro dele". Isso é um indício que a Ellen já havia tentado sem sucesso encarnar Paimon em seu próprio filho.
Com a idade batendo e sem filhos homens, Ellen resolveu voltar seus esforços para encarnar Paimon em seu neto... Porém ela não obteve sucesso porque foi bloqueada pela filha Annie e não pôde chegar perto dela durante a gestação do Peter. Contudo, a Ellen conseguiu se reaproximar da filha durante a gestação da Charlie e dessa forma conseguiu que o Paimon encarnasse no feto durante a gestação. Após o nascimento de Charlie, a Ellen tomou papel de mãe e amamentava a menina no lugar da Annie.
Por se tratar de um ritual hereditário ligado a Ellen.... Quando ela faleceu deu início a uma nova etapa do rito. Com isso a seita preparou o terreno para que a Charlie morresse decapitada para liberar Paimon. Com Paimon livre foi preciso um novo ritual que precisava ser feito por alguém família de Peter, sua mãe no caso. Aí entra o papel da Joan, que deu as inscrições pra Annie, que quando lidas invocaram Paimon/Charlie para a residência. Após fazer o jogo do copo, Annie foi possuída por um breve momento, porque ela era a mais vulnerável naquele momento, tendo em vista toda a carga psicológica que a morte da filha trouxe pra ela. Joan disse pra Annie que todos da família precisariam estar na casa na hora do "jogo do copo". Isso explica pq a seita pois o cadáver da Ellen no sótão.
Após isso, mais um ritual foi feito. A queima do livro. Que levou a um sacrifício humano (morte do Steve) esse sacrifício, na minha opinião, abriu a porta para o paimon entrar de vez no corpo da Annie, que era a mais vulnerável, como previam as escritas nos livros da Ellen.
Mas o objeto do culto e de Paimon era entrar no Peter (corpo masculino). Então mais um ritual foi realizado, esse envolvia a decapitação da Annie, na cena do sótão. Pelo que entendi, o Peter seria morto de qualquer maneira pelos três cultistas que estavam no sótão, o corpo dele seria colocado no centro das velas junto da foto. Porém, com o susto ele pulou a janela e morreu, e logo após Annie se decapitou e liberou paimon para assumir totalmente o corpo desanimado de Peter sem conflitos com sua alma. Se repararem bem, nessa cena da pra ver um vulto preto saindo do Peter (alma) para dar lugar ao demônio, orb azul e branco.
Então, o filme trata de um ritual enorme que contém vários subrituais. Todos ligados hereditariamnete à Ellen para atingir o objetivo final da seita.
Muito boa explicação!
Ótima teoria
Só acrescentaria que a Annie é médium, não vulnerável, se ela tivesse esse conhecimento a história seria diferente né, porque até então ela fez exatamente o que eles queriam, mal sabia ela que tudo o que fazia pra tentar salvar a família estava levando pra mais perto do seu fim.
Eu TB entendi dessa forma
Exatamente!!👏
No final não são espíritos. É a galera do culto. Na sala aparece o mesmo cara loiro com sorriso sinistro que estava sorrindo para a Charlie no funeral. No sótão aparece a mesma mulher que deu tchau para a Charlie e ela dá tchau para o Peter. Percebam que o pessoal do culto na verdade sempre quis interagir com a entidade. O homem na verdade riu para a entidade, a mulher acenou para a entidade, eles sabiam deade o começo e estavam mostrando admiração, ansiedade, porque eles sabiam que cedo ou tarde iria dar certo, eles iriam trazer o que eles tanto queriam. E a avó foi a grande cold ass bitch da história.
pois é. não entendi pq ele achou que eram espíritos kkk
Mas um pessoal pintado de Branco, pelado??
@@iagoozairesdeaguilar5665 sim ué. é um culto com um monte de gente esquisita.
Algumas missas negras tem nudez e sexo grupal para afrontar a deidade judaico-cristã.
@@iagoozairesdeaguilar5665 Não estavam pintados de branco. Era escuro, pouca luz, todos são brancos e estavam pelados, isso só realçou a "branquidão" deles. Por que estavam pelados? Não sei. Mas observe: o mesmo cara com sorriso estranho que estava no funeral da velha aparce na casa. Além dele, a ruiva que acenou para a Charlie na escola, acenou para o Peter antes dele ser possuído. Esses dois membros do culto são muito marcantes. Eles apareceram antes no filme, por isso acho que todos ali estão vivos. Além disso, por que um monte de fantasma iria se ajoelhar? Aliás, o único fantasma que aparece no filme é o da velha. Acho que não se encaixa muito com a história.
Tem muita gente perdendo a cabeça tentando entender o filme
Hellrayzer1000, kkkkkkkkkkkk!!! Gostei do trocadilho.
Kkkkkk
Sério isso?? Kkkk
Literalmente***
Kkkkk
Muita gente não pescou varias coisas do filme:
1) Nos estudos da demonologia diz o seguinte: "Antes de ele ser freqüentemente um anfitrião dos demônios, com a forma de homem, ele tocava trombetas, pratos, e qualquer outro tipo de instrumentos musicais." - No início do filme, depois do velório da velha aparece ele tocando violão no quarto.
2) Na imagem do Paimon no livro da velha o bixo aparece com 3 cabeças femininas dependuradas - as três mulheres da família tiveram suas cabeças decepadas, a velha, a mulher e a menina.
3) quando aquela mulher da seita está do outro lado da rua e faz a conjuração do demônio ela dá um grito e imediatamente o Peter arregala os olhos (possessão) e olha para o lado, olha o que a demonologia diz: " Ele tem uma grande voz e ruge assim que chega" e "Quando o mágico invoca esse demônio, ele tem de olhar para o noroeste [1] (a oeste para outros autores), pois é onde ele tem a sua casa".
interessante não?
No final do filme, quando o Peter finalmente é possuído pelo Paimon, é notório o escutar de trombetas, ao passo que ele caminha para a casa da árvore.
O segundo item faz referência a Hécate? Ou eu to viajando
Meu Deus, com toda sua explicação, mesmo assim não consigo entender o filme🤤🤤🤤
Diego Rebelo muito Boa sua explicação realmente tem coisas que passaram despercebidas no filme que eu não consegui identificar faleu Mano ✌
@@mabeanselmo3263 kkkkk, mais a explicação dele foi realmente muito esclarecedora
a mãe gritando e dai mostra a cabeça . Essa cena foi cruel
Filme foi bom até ali, estava tendo e terror puro. Depois dali só desandou.
@@matheusandim pensei que só eu tinha achado isso!
@@matheusandim depois que foi pro lado sobrenatural decepciona um pouco, esperava algo mais original
@@hitalof6353 tipo o que?? Por exemplo??
Se vcs fossem familiarizados com magia negra, ou Goetia, vocês não iriam pensar assim.
Bons comentários. Aqui vai um que ninguém comentou. O diretor trabalha muito bem com o sentimento de culpa entre os protagonistas. Algo que nos atormenta também em alguns casos traumas para vida toda, culpa que nos deixa angustiados e abalados de alguma forma, chegando a profunda depressão e até suicídio. Quem aqui nunca se sentiu mal por ser culpado ou alguém culpar vc por algo de ruim. O diretor usa isso o tempo todo, é impossível não se identificar em algum ponto, com isso de uma forma ou de outra estamos conectados com o filme. O diretor faz isso de uma forma tão sutil que a maioria das pessoas não percebe, apenas se sente mal sem saber ao certo o motivo. Isso sim é terror! Dificilíssimo de se fazer.
Exatamente, por isso que o filme tem esse peso, por isso que a maioria das pessoas que estão com problemas pessoais, é indicado que não assistam esses filmes do Ari, pelo fator psicológico. Quem geralmente não sentiu o peso do filme, provavelmente não entendeu muito bem a proposta.
Eu me senti mal principalmente na cena da protagonista gritando após a morte da filha dá pra sentir a dor dela totalmente angustiante pra quem já vivenciou tal perda então é foda.
Sou fã de bons filmes de terror, mas a maioria é muito ruim e clichê, mas Hereditário é ótimo, liga sentimentos de culpa, rituais mortais, cultos diabólicos, e deixa pistas, ao longo do filme...E me deu um medo danado kkkkk
Pra mim é o melhor terror desde Exorcista. Não é cópia de nenhum outro. Se constrói aos poucos e vai piorando a níveis absurdos.
Tem razão
Realmente, ele vai piorando. Começa bom e termina como vários outros clichês brochantes.
@@lucasximenes7925 se hereditário é filme de clichês eu preciso saber indicações suas de filmes sem clichês de terror pra assistir
@@lucasximenes7925 Concordo total 👍👍"Desde o Exorcista" foi piada. Achei bem lixo esse filme, principalmente o final. Exorcista foi a maior obra de terror de todos os tempos!!! pra mim é insuperável.
@@Crist08 vcs não sabem não desmerecer a opinião alheia mesmo, puta que pariu kkkkkkkkkk
Eu tive a impressão de que a Charlie tinha problemas de saúde por causa do Paimon. Já que como ela era menina, a entidade não se adaptou direito á ela
O mesmo vale para a Anne porque os episódios de sonambulismo dela podem ser decorrentes da possessão do paimon
Larisson Williams mas ela já era sonâmbula desde antes da possessão
@@adom1996 não se sabe quando a ellen tentou fazer a possessão na anne, então pode ser também
simm, acho que a entidade estava sendo carregado pela avó a anos, ela tentou passa lonpara os homens da família que não aguentaram por n serem saudáveis. Tanto que antes da morte da vo, a Annie conta q ela ja estava bem debilitada a anos, acredito que por conta de ter carregado o demônio por tanto tempo.
A hora que o cadáver é levado pro sótão da casa, o pai e o filho chegam em casa e ele se pergunta algumas vezes "que cheiro ruim é esse".
vdd
Perguntam mas não investigam. Se na sua casa vc senti cheiro ruim de podre por exemplo vc trata logo de procurar.
Sim
A Annie procurou e achou, ainda dps mostrou para o pai
@@bernardinocicero cara, qnd fui morar sozinho pra fazer faculdade, meu microondas queimou enquanto tava esquentando um macarrão e deixei ele lá na cozinha queimado mesmo. Depois de umas semanas começou a aparecer várias moscas em casa e um cheiro de carne podre bem forte, mais tarde eu descobri que tinha esquecido de tirar o macarrão do microondas queimado e ele ficou lá dentro uns 2 meses. Quando abri, ele tava forrado de larva e moscas, ou seja, é possível ter um cheiro ruim na sua casa e vc esquecer/n descobrir do que é!
aqui vai minha teoria.............
na verdade o filme fala que, o paimon só possui o corpo de jovem/homem fraco , e o Peter desde a barriga já se mostrou forte , pelo fato da mãe querer aborta-ló e não conseguir, então colocaram os demônio no corpo da menina para segura-lo ate que o Peter se torna-se fraco, por isso creio que toda essa tragedia que ronda a família é para destruir o Peter, tanto que nas cenas finais em que o espirito desenha no caderno , em todas as paginas Peter esta chorando
Creio EU, mesmo peter não amando muito a irmã ela precisou morrer , mas o baque só veio quando o pai morreu .....
assim como babadook é um filme sobre luto e as varias formas dele.....
Mas a avó queria colocar o demônio no corpo do peter, ela que forçou a mãe a ter filho e a mãe não queria, talvez o fato dela não ter conseguido abortar o peter, tenha sido pq a avó fez alguma coisa pra proteger a criança. depois que peter nasceu a mãe não deixou a avó se aproximar e explica o ritual não ter começado dali. a mãe fica gravida novamente e a avó consegue se reaproximar e acompanhar a gestação, talvez esperando que seja um menino e que enfim poderia colocar o demônio no corpo do bebe, mas acabou sendo uma menina e acho que mesmo assim fizeram o ritual, mas precisou acontecer várias coisas pra mãe acabar lendo aquele papel dentro de casa com o filho lá pra libertar de vez o demônio.
Interessante essa perspectiva
E isso poderia explicar um pouco de outra cena. Podemos pensar que o corpo do Peter já estava sendo preparado para receber o Paimon futuramente, ou seja, um corpo que serviria como um bom hospedeiro. Assim que ele ficou psicologicamente fragilizado/abalado ele começou a ser atormentado com cada vez mais frequência e intensidade. Podemos interpretar que outros demônios/entidades/espiritos começaram a tentar utilizar o Peter como hospedeiro nesse momento, visto que ele foi projetado como uma boa casca para receber um espírito. Isso explicaria a cena em que o Peter está na escola, na hora do lanche no pátio, e aparece na rua em frente da escola a Joan gritando e exorcisando/"mandando os espíritos se afastarem" do Peter... Ela estava tentando afastar essas outras entidades que estavam tentando se apropriar do corpo dele, por estar fragilidade, visto que o plano da Joan e da seita é que ele fosse o hospedeiro do Paimon.
faz sentido
Arthur Moreira verdade
Pois é, penso o mesmo. Ela não deixou a mãe ficar próxima ao filho, nem na gestação nem na criação do Peter. Com a Charlie foi diferente, e o que acontece com a familia, penso que já estava sendo pensada desde o inicio.
Pelo que entendi, as cabeças estão relacionadas com a razão, quando os personagens perdem a cabeça, elas se entregam totalmente à doença (esquizofrenia) e o caderno seria o cetissismo, o elo entre a razão e a loucura. Na cena em que ela tenta queimar o caderno, ela tenta se livrar da loucura, mas ao tentar, ela sente na pele a dor da perda mas resiste e decide encarar a realidade, porém, na segunda vez em que joga o caderno no fogo, ela decide se entregar a loucura e com isso, elimina o resto de razão que lhe sobrara, representado pelo seu marido, e a partir daí ela se entrega ao sobrenatural. Parece viagem, mas foi o que interpretei.
Não é viagem, o filme pode ser visto pelo lado de tudo ali ser real, terror ou pura esquizofrenia deles
Interessante, boa interpretação!!!
Mano se mito namoral !
Muito bom, mas pra mim o filme não da margem pra dúvida. O pai viu o copo se mexendo e até olhou embaixo da mesa. E por causa da cena final, pois a "amiga" da mãe realmente existia e estava la. Fora a cena do espírito entrando no corpo do menino enquanto ele estava inconsciente (ou morto) e só depois se levantando. Nessa hora não havia ninguém testemunhando.
Interpretação interessante, mas o diretor afirmou que não há nada de "maluquice". Tudo que acontece de sobrenatural no filme, é real. O lance da insanidade também presente na linhagem da família foi justamente para plantar essa dúvida no espectador, juntamente com o papel de cético do pai. Até estranhei o fato de que no vídeo aqui ele disse "...e até o ocultismo." O ocultismo é o principal nesse filme; fizeram uma trama tão rica e complexa (mais que qualquer outro filme do gênero, inclusive O Exorcista) que muita gente não entendeu e acabou não gostando do filme.
As cabeças são apenas uma das exigências do ritual de invocação de Paimon. Perceba como o momento que Peter, já possuído por Charlie/Paimon, entra na cabana na árvore, o "nascimento" de Paimon remete ao nascimento de cristo. Os três corpos decapitados ajoelhados aos pés dele, sinos ao fundo, provocando de maneira irônica. Paimon está para Lucifer, neste caso, como Jesus para Deus. Esse filme é fantástico!
Para quem vê filmes de suspense e terror de 1980/90, sabe que os filmes de agora são muito repetitivos, sem nenhum teor de mistério (pois é tudo igual). Porem este me deixou boquiaberta com a trama e tudo em redor, consegui sentir agonia e medo! Filme maravilhoso, na minha opinião!!
Olha, acho que você sitou a época errada. 80/90's foram os anos daquela enxurrada de filmes slasher, então imagino que você quis dizer 70's...
@@kristinnekriss veja bem 80/90 época de John Carpinter e Ridley Scott mas acho que é um erro falar tal época faz tarãrãrã no terror TODAS AS ÉPOCAS desde que se conhece o terror a os filmes bons e ruins umas a mais e isso não é só para o terror sempre terá bons ruins e filmes medianos e quer uma verdade tem filmes incríveis de hoje em dia não tá tão fraco assim.
Tanto é que mts dos roteiristas hoje estão adotando a atmosfera dos filmes de 80/90 e até 60's.
Tu se refere aos filmes q fazem sucesso né? Pq tem mtas produções boas pra crlh mas a msm galera q reclama de filme de terror ruim n assiste o q n é famoso
@@melissasbczk7776 Exato
Esse filme é maravilhoso! O vídeo ficou ótimo!! Só faltou comentar a atuação INCRÍVEL da atriz principal. A menina que fez a Charlie também interpretou muito bem, me caguei toda nas cenas dela hahahahaha
Acho q a atuação do menino tbm foi incrível. A cena da escola foi maravilhosa!
a cena do jantar, quando ela desabafa é, sem exagero, a atuação mais espetacular que eu já vi. 90% das atrizes que já ganharam o oscar não são capazes daquilo.
Ela assusta por ser feia mesmo, tadinha.
Concordo!! Os atores foram sensacionais!! Mas a menina foi demais!!
@@linda76891 vd o menina feia,mas da medo
Eu vejo filme de terror desde a infância nas vídeo locadoras de vhs, sinceramente hj em dia quase nada me assusta. Mas a sequência de cenas da morte daquela menina de impressionou de uma maneira que fazia tempo que não me impressionava.
De fato o filme é muito bom, excelente, e cheio de detalhes. Assistir duas vezes o filme (inclusive vi ele a algumas horas atrás) e em ambas as vezes me impressionei com tudo que o filme trás. Existe um detalhe interessante nesse filme, que é a fixação pela cabeça. Basta notas que a avó, a mãe e a filha, aparecem em algum momento do filme sem a cabeça, outra linha "hereditária" do filme. E na figura do livro, onde mostra a entidade que estavam querendo invocar, a entidade está segurando 3 cabeças, seria uma referência as três cabeças que foram decapitadas ao longo do filme?
santissima trindade ?
Samuel Yuri provavelmente o "sacrifício" q precisava ser feito era esse.
Faz sentido, as três cabeças tem ligação, começou com a avô, a filha e depois a mãe, três mulheres e com mesmo sangue.
“Nós rejeitamos a santíssima trindade” Joan grita para o Peter do outro lado da rua em frente à escola. Seria referência às 3 cabeças decepadas na família, e as cabeças que a entidade segura no livro de ocultismo?
Acho que esse filme é riquíssimo em detalhes, tem muita coisa que a gente nem se deu conta ainda.
Eu tbm vou assisti novamente..pois tinha gente falando do meu lado e quase não consegui prestar atenção.. oxa
UM DOS MELHORES FILMES DE TERROR DE TODOS OS TEMPOS! HEREDITÁRIO tem tudo o que se procura e que eu adoro em um filme de terror: é estranho, misterioso e angustiante. Não é um filme fácil e que agrada a todos - não que seja um quebra-cabeça complexo, mas é extremamente inteligente. Vivenciei um misto de sensações incômodas (positivamente) e o que permeava a minha cabeça enquanto assistia era: onde essa desgraça quer chegar? O diretor, que também é o roteirista inclui o temor na forma com que conduz o filme; mesmo não sendo exatamente inovador, ele consegue brincar com as convenções do gênero e se firmar como uma obra sólida, que cumpre o propósito de assustar (feito brilhantemente realizado SEM USO DOS MALDITOS JUMP SCARES) e ainda fazer pensar. A trama é bem desenvolvida, com uma incrível narrativa e diálogos excelentes. É aquele filme que vai te envolvendo aos poucos e você não sabe se quer continuar assistindo, ir embora ou chamar pela mãe e pedir um abraço. Esse é o terror que alguns cinéfilos, como eu, querem: inteligente, envolvente, inquietante, surpreendente, perturbador e imprevisível (o PLOT TWIST é sensacional). A fotografia é perfeita, as luzes, sombras e escuridão são muito bem utilizadas. A trilha sonora é impecável, quando presente é certeira e quando ausente, o silêncio é necessário. A protagonista é maravilhosa e dá um show de atuação, Toni Collette mergulha de cabeça na personagem, os melhores diálogos são dela, isso sem falar nas expressões extraordinárias que a atriz faz com o rosto e o corpo, dispensando qualquer tipo de explicação; trabalho digno de ser premiado. Milly Shapiro cumpre seu papel com uma personagem instigante e misteriosa. Alex Wolff surpreende, entregando uma excelente atuação, surpreendendo com suas expressões e emoções. Hereditário não é para todos os públicos, para quem é adepto às dezenas de jump scares do terror mais genérico e não se deixa levar pela atmosfera proposta, as pouco mais de duas horas podem ser difíceis e cansativas. Já se tornou um dos meus filmes de terror preferidos juntamente com A Bruxa, O Exorcista, O Bebê de Rosemary, O Babadook, Um Lugar Silencioso e Corra!
Nota: 9/10
filme incrivel, e pela primeira vez em anos vendo filmes de terror, fiquei com medo.
os gritos da mãe quando ela vê o acontecido (sem spoiler), me fez arrepiar e temer pelo futuro,e isso é incrivel. Um classico moderno.
Essa cena da parede é horrorosa (horrorosa no sentido de que dá muito medo)
Era Uma Vez Alice Era uma vez Alice❤️❤️❤️
Qual cena? Onde tem um desenho escrito no sótão perto da velha morta?
Lucas Rodrigues acho que é quando o menino acorda
Toni colette é a melhor atriz de Hollywood. Faz drama, comédia e até esse belíssimo terror
Os filmes de terror hoje em dia, estão todos iguais, mas a bruxa e o hereditário, são muitos diferentes, não são um terror clichê, gostei muito, esse diretor da bruxa e do hereditário é ótimo, vamos esperar o próximo filme dele o farol.
Outro detalhe que chamou minha atenção são os diálogos familiares: as perguntas são respondidas com outras perguntas, um hábito psicológico de manipuladores. E o tal do "clock" de Charlie vai me acompanhar para sempre. :)
Assisti ontem no HBO e o vídeo me ajudou a entender melhor o filme.
Acho que o primeiro homem nu (ou espirito) que Peter vê...aquele que aparece sorrindo na penumbra, parece ser o mesmo ator que fica sorrindo para Charlie na cena do funeral da avó (um loiro de cabelo curto).
A parte mais assustadora desse filme é ver aqueles idosos peladão, Deus é pai!
Kkkkkkk concordo
Concordo
o muleque so gritou quando viu os peladao kkkkkkkkkkkkk a mae tendo cabeça descepada nao mostrou espanto kkkkkk
Pai é o diabo ... Pai Mom
Não tinha só idosos não, aquele carinha q tava fumando maconha com o Peter, quando ele passou mal, na rodinha de amigos, do cabelo com coque, ele tava lá na casinha também ajoelhado.
Achei este filme excelente, amei, eu achei surpreendente. Teve duas cenas deste filme que me fez chorar, a cena em que a Ane chora pela perda da Charlie e na cena em que ela e o Peter discutem na mesa, o primeiro filme de terror que me arrancou este tipo de emoção o choro, eu nunca senti isso em um filme de terror, novamente é um filme excelente.
Uma prequel e sequel seriam totalmente plausiveis. Uma prequel no periodo que a Matriarca tentou usar o seu filho como veiculo pro paimon e toda a tragedia e trauma causando na familia e um sequel com o paimon encarnado e sua busca por destruicao e com uma legiao ao seu redor...e como consequencia uma tentativa por novos elementos "antiCristo" para destrui-LO A MODA A PROFECIA. SERIA BARBARO. TUDO COM DIRECAO do Ari Aster OF COURSE.
pelo q depender do q eu li aqui sobre esse tal de Paimon, "ele tem duzentas legiões de demônios sob o seu comando", então dá sequência com força kkkkkkkk
Não, não é necessário.
O marido fala numa cena ao entrar na casa...
"Esse cheiro.... "
1- Tem cena que o Marido dela chega em casa e diz “que cheiro é esse “ (nesse sentido) .
2- o símbolo do demônio estava presente no colar, no livro e PRINCIPALMENTE no POSTE que a garota perdeu a cabeça .
3 - a Mãe sofria de “sonâmbulismo”, um motivo para que enquanto ela fazia as maquetes , ela escrevia o idioma do ocultismos no quarto do filho dela na maquete . Talvez ela mesma que tirou o corpo da mãe e colocou no sótão ( e não lembraria durante sonâmbulismo) .
4- quase pro final aparece o Cachorro sem a cabeça também (quem teria feito?)
Em q cena o cachorro aparece decapitado? Não consegui achar
sobre o cachorro, eu creio que foi a Charlie. quando ela desenhou a cabeça do pombo que ela decapitou, na página do lado tinha outros animais desenhados, o que dá a entender que nao foi só com o pombo que ela fez aquilo
Quando o Peter pula da janela ele morre, dando espaço pra aquela luz (tinhoso)baixar no corpo dele ( Paimon == Charlie que já tava com ele desde lá do começo do filme e inclusive já fazia umas bizarrices tipo cortar a cabeça do pombo, mesmo que morto) por isso dos estralinhos com a boca. O cachorro tá com a cabeça lá no lugarzinho, não sei de onde tiraram que arrancaram a cabeça do cachorro 01:57:53 do filme (ele só foi morto mesmo). A galera que tava vigiando tudo peladão do lado de fora e dentro do sótão são todos ocultistas da seita. Sobre o corpo da vó sem cabeça no sótão realmente é bem capaz da Anne ter violado a cova lá no cemitério ( ela é sonâmbula )daí já viu né. E o prêmio de Master Mind vai pra Ellen ( a vó da Charlie ) estrategista cabulosa, todo mundo era parte do plano desde o começo e o banca de filme é perceber que tava tudo ali já planejado de forma bem sutil.
Esse filme é feito pra um público bem específico. Quando você já está familiarizado com o conceito dos daemons, Goetia e ocultismo, a experiência se torna mais perturbadora ainda.
Falou tudo irmão... hail
Uma coisa q eu vi q vc não citou é, na hora que o carro com o Peter correndo e a Charlie sufocando, a câmera filma um poste passando um pouco antes do animal aparecer na estrada, e no poste tem aquele símbolo do Paimon q tem em vários locais, o q entende-se q mesmo a morte da Charlie foi arquitetada pelos devotos da seita, e quando a Annie lê sobre o Paimon no livro da mãe, fala que um sacrificio iria iniciar a invocação e outro sacrifício iria selá-la, penso q seria o primeiro sacrifício a Charlie mesmo e o segundo o Peter.
Uma coisa q não entendi é o porquê das pessoas terem as cabeças decepadas? A Charlie morre assim, a avó aparece com o corpo sem cabeça (e essa ninguém nem sabe onde foi parar), a Annie arranca a própria cabeça, pq isso de serem todos decaptados?
Mimi Mandari o demônio Paimon sai do corpo do hospedeiro dessa forma
Esse lance da cabeça também fiquei pensando muito ,viajando um pouco nas minhas ideias ,talvez a decepação da cabeça seja mais um simbologia ,acho que por o filme tratar do sobrenatural (que é o que reina mais,principalmente no final dele ) ,e tratar de problemas psíquicos também ( a gente já descobre isso na cena da Annie dizendo que irmão era esquizofrênico,o pai se matou e etc ) acho que a cabeça vem como um metáfora ,a partir do momento que ela é arrancada fora ,pode ser como, se a parte mentalmente afetada de cada personagem fosse embora ,literalmente .Ja minha segunda teoria seria, que em algum lugar estava “dito “dentro dessa seita que a decepação da cabeça era parte do ritual mesmo ,talvez pelo motivo do Paimon querer um corpo masculino ,as três personagens que morreram e ficaram sem a cabeça eram mulheres,permanecendo assim só corpo ,tanto que o pai da família quando morre ,é o único que morre de uma forma diferente ,queimado ,mas não há decepação de cabeça alguma ,pelo motivo de que : ele ele é um homem que não PERTENCE à família da avó ,Hereditário no caso ,é apenas um homem que casou com a Annie . São duas teorias ,meios loucas ,mas n paro de pensar nesse filme !!
A cena do poste é antes de eles chegarem na festa.
@@lianapombo6419 faz muito sentido, mesmo. Ele estava com a avó. Depois dominou a neta. Após arquitetarem a morte da neta ele vai pra mãe. Depois a mãe corta a própria cabeça pra entrar no filho.
Se reparar na imagem do paimon preste a atenção que há cabeças penduradas em seu camelo
ESSE FILME É SIMPLESMENTE MARAVILHOSO, EU FIQUEI CHOCADO!!!!
Acho que o Peter não é filho do Steve, e talvez por isso a Annie tenha cogitado abortá-lo. Talvez tenha ocorrido algo semelhante ao que ocorre em O bebê de Rosemary, no qual a protagonista é engravidada por alguém da seita satânica. Sendo um filme tão bem pensado, me estranha que o ator escolhido para fazer o Peter claramente não pareça ser filho biológico do casal de pais.
Guilherme Waldrigues Werpachowski, exatamente o que pensei! Achei que isso estivesse bem óbvio, mas, em outro vídeo, alguns comentaristas relutaram dizendo que o ator é caucasiano como os demais que interpretaram sua família.
Acho que não é bebê de Rosemary pois na premissa desse filme, o demônio não nascia por forma de gestação. Ele simplesmente entrava no corpo preferencialmente de um homem. É contado no filme que a mãe tinha um irmão que acabou morrendo. Provavelmente a mãe sabia do perigo e tinha alguma memória reprimida. Por isso não queria engravidar e tentou abortar depois.
Verdade pois ele não tem nenhuma característica fisica semelhante os país dele, antes da mãe lembrando que pensou em abortar o peter eu ate achei que ele fosse adotado, tudo o que vc escreveu tem sentido.
gente, eu achei nada a ver kkk Annie tentou abortar Peter porque, na verdade, era o instinto materno dela tentando livrar o filho do mal que já o aguardava. como Paimon só pode ser colocado em um hospedeiro masculino. uma parte dela sempre soube que tinha um mal na família, tanto que ela fala que o irmão era "esquizofrênico" e dizia que a mãe deles queria colocar um homem dentro dele. por isso Annie tentou abortar ele, pq, subconscientemente, ela sentia que havia algo errado ali
@@juanamaral7134 Paimon não obrigatoriamente precisa habitar um homem, no filme diz que ele prefere um corpo masculino, Ele esteve na vó, esteve na Charlie, esteve na Annie e finalmente conseguiu um corpo masculino saudável, o Peter.
A tal da "brincadeira do copo" , que todo mundo agora conhece como ouija era muito popular entre a molecada da decada de 80 ... até eu já fiz ,... e é meio assustador.
Faltou falar tb sobre as câmeras, algumas cenas me impressionaram nas tomadas, como qd os 3 tão invocando a Charlie, na explicação é sempre enquadrado de 2 em 2, nunca em 3, mesmo ali estando 3 pessoas. Prova tb que o pai sempre ficava de fora, ele não é "sangue do meu sangue", algo assim. Na cena que o Peter corre da mãe, parece tb que umas tomadas na área térrea foi cena "corrida", sem cortes, adoro! 😊👏
Filme perfeito! Terror gráfico e psicológico, roteiro tem andamento no tempo certo, atuações espetaculares .Suspense e terror misturados na medida!
Melhores partes cena da mãe batendo a cabeça na porta e cena final mais o filme no geral conquistou seu objetivo
Eu achei o filme sensacional! Curioso como o filme tem algumas semelhanças o "O sacrifício do servo sagrado", ambos abordam o tema do sacrifício, famílias estranhas, narrativa lenta, envolvente, sugestiva e simbolismo, enquadramentos de câmera e trilha sonora desconfortáveis. Tudo isso cria uma atmosfera de aflição e incerteza impressionante...
O caderno era uma ligação da Annie com Charlie, por isso ela se queimou primeiro, mas ela passou para o Steve, ao se tornar propriedade dele, ele passou a ser afetado pelo que acontecesse com ele.
Jheferson Lucas, ótima observação!
@@gabrielclemente8912, pode ser também.
Pra mim isso foi furo de roteiro... A ligação foi feita entre Annie e o caderno quando recitou as palavras desconhecidas...
Este é o melhor filme de terror de 2018 e um dos melhores dos últimos anos.
Outros de grande qualidade;
It Follows de 2014,
It de 2017,
Drag me to Hell de 2009,
I saw the devil de 2010
Daí só It que se salva ksksks. Assistam mãe!, corra, nós, horror em Amityville
It 1 é bom o 2 é muito meia boca
Acho que a Ennie (a mãe) sempre soube do culto de ocultismo na familia! Pois na cena do grupo de apoio ela fala que entregou a filha menina para a mãe cuidar, e não deixou que ela tivesse contato com o filho menino! Além disso na cena em que ela saí da casa da senhora que conjura os espiritos, a senhora grita "Você não matou ela" não fazendo uma referência a filha dela... mas sim a mãe que já não estava enterrada!
assisti o filme ontem mas as pessoas q foram comigo não gostaram pois estavam com expectativa de terrosão eu adorei.
Pior que é um terrorzão e dons bons!
@@kangjoey2650 não, não é
@@Matheus-hy7lo Sim, é sim, meus pêsames pra você que não curtiu
@@kangjoey2650 é terror, mas não um terrorsão
@@Matheus-hy7lo é um terror psicológico
Que Filmaço! Um daqueles poucos que realmente nos deixam com medo.
Esse tipo de suspense que faz a gente pensar é muito legal, adoro. 🤘🏻🖤
amei o filme, é perfeito! Entre outras coisas mostra tbm que as ligações que criamos ao mexer com as forças ocultas e desconhecidas sem ter ciência da coisa toda, aí acaba fazendo tudo o que eles querem, caem na esparrela por desconhecimento desses fatos, as concessões ao lado sombrio, os acordos feitos com maus espíritos pode afetar os familiares, tbm vejo isso como herança, com relação as maquetes, a personagem da Toni colette é médium e reproduz, acredito eu inconscientemente as cenas ou não, pode ser só uma forma de contar a história mesmo, mas fiquei triste com a nítida mensagem no final...."não tenham esperança, o mal vence"
Quando vc comentou sobre o histórico de doenças mentais na família talvez não observou algo, no meu entendimento penso que a mãe dela que provocou td, o irmão se suicidou e deixou uma carta acusando a mãe de colocar uma pessoa dentro dele,ela deve ter tentado esse ritual primeiramente com o próprio filho .Mas no final pela expressão do Peter acho que a ficha dele ainda não tinha caído. Gostei muito do filme, impressionante.
pois eh Eveline, eu cheguei nesse vídeo justamente pra ver o que ele teria a dizer sobre o final. eu achei que o Peter na verdade não estava possuído, pois ele não estava com a expressão sinistra que vemos no reflexo no vidro na hora em que ele é atacado na escola. o aspecto dele era mais de depressão e desgaste e tava ali passivo diante daquele ritual macabro. pra mim, isso deixou o final ainda mais assustador.
Sou apaixonada por cinema desde criança, sempre gostei das críticas de Rubens Edwald Filho, cara estou apaixonada pelo seu canal. Aprendi a gostar de filme de terror com filho Pedro e cara você é incrível pra mim.
Eu demorei, mas assisti o filme ontem (11/01/2020). O filme não me causou muitos momentos de agonia (talvez por uma questão de costume com a temática, não sei); PORÉM, o modo como o filme se articulou, os quadros, a narrativa, foram bem articulados e isso foi o que achei mais interessante. Uma coisa que pode parecer "bobeira", mas desde o início do filme é mostrado: o Peter tinha profunda ligação com a música (vide os diversos instrumentos musicais em seu quarto), e o Paimon (segundo a Goetia) concede dons em todas as artes. Assim, eu acredito que o Peter já foi escolhido desde a gravidez (motivo este pelo qual a Annie tentou abortá-lo?); e a Charlie, igualmente escolhida para ser o sacrifício necessário para a manifestação do Paimon. Outro detalhe que reforça a premeditação de tudo é que, ao final do filme, na cena em que o Peter está na casinha da árvore e todos estão ajoelhados, aparece a foto da mãe da Annie como "Queen Leigh". A mãe da Annie, provavelmente, era a líder da seita. Ou seja, nada nesta família aconteceu por conta da invocação mal sucedida da Annie; tudo já estava muito bem preparado bem antes.
Admiro muito alguns dos atores do filme... parece ser bem interessante!
Obrigada pelo vídeo, Lucas!
Beijinhos
O melhor do filme, que já é foda, e a atuação da Toni Collete
Excelente, um dos melhores filmes do gênero que já assisti. Produção impecável, edição de som, tempo de tomadas, roteiro, iluminação e até a arte dos créditos. As surpresas são deliciosas para ver no quarto escuro de madrugada. Destaque para todos os atores, mas gostei especialmente do personagem Peter e sua baba caindo da boca.
Só fui assistir esse filme a pouco tempo e puta que pariu! Ainda tô impactado, ele é MUITO bom, abre várias interpretações e é tudo amarradinho nas entrelinhas, me deixou desconfortável igual eu fiquei quando assisti Martyrs! Quem assistiu Martyrs sabe do que tô falando, e agora vamos de Midsonmar, será tão bom também???!!!
Ótimo video, me ajudou a organizar as ideias!
Quanto ao cheiro: O pai da família comenta em uma cena perto da porta da casa se ninguém está sentido um cheiro estranho.
Quanto a cena da terapia: A mãe comenta que o irmão era esquizofrenico e que se suicidou afirmando que a avó tentava colocar pessoas dentro dele. Talvez seja uma referencia que a velha tentou fazer o rito no próprio filho anteriormente.
Continue o ótimo trabalho, abrçs!
O pai sentiu o cheiro. Tem uma parte do filme que ele entra com o Pitter em casa ele fala “ esse cheiro “ reclamando
é prq alguém tinha peidado naquele momento.
Uma serie de questionamentos que tu faz são respondidos no Decréptos 185 - Destrinchando Hereditário.
A palavra, angustiante é a definição desse filme.
Gostei muito do vídeo! Me fez entender bemmmm melhor!! Esse filme é foda!! Um dos melhores de terror dos últimos tempos mesmo!!
Dá um medinho das cenas de suspense. Mas é tão diferentão que eu amei.
Vi o filme pela segunda vez e achei mt mt mt melhor! Aterrorizante!
O pai e o filho sentiram sim um cheiro bem ruim. Tem uma cena em que eles chegam em casa e, logo ao abrir a porta, o pai faz uma careta de nojo e questiona a esposa sobre o cheiro, mas não recebe resposta e esquece do assunto porque se envolve em outro, que agora eu esqueci qual é. rsrs
Gabriela França , ele esqueceu pq a Anne tinha destruído as maquetes
Edmilson Factor Ah, é isso, eu tinha esquecid! Obrigada!
opa, de nada Gabriela rs ;)
Verdade.
Pense num filme massa 👏👏👏
Para mim, tá no nível de Babadook e the witch.
Terror psicológico, sem abusar de jumpscare.
Começa lento, mas da metade em diante é pressão direto.
Mau começou ja dei like é volto mais ora frente pra comentar! ❤❤❤❤
13:40 os personagens fazem uns comentários quando chegam em casa uma vez durante o filme sobre o cheiro na casa (pelo menos já versão dublada)
Você deixou passar um outro detalhe... A Joan não estava na sala de tratamento de autoajuda, ela não fazia parte do grupo. Ela só apareceu no momento em que Annie procura novamente o grupo após a morte da filha. Ela não entra na sala e vai embora, logo em seguida é abordado, desesperadamente, pela Joan. A partir daí me leva a crer que Joan foi a arquiteta de tudo: pondo o cachorro no meio da estrada e indo atrás da Annie no centro de autoajuda e persuadindo-a à realizar uma sessão espírita juntamente com sua família.
A Joan estava sim na cena da sala de tratamento. Ela está
de moletom azul e um vestido azul e bege.
reassisti essa cena, na vdd o grupo de apoio era a seita, os peladões que aparecem no final sao as pessoas desse grupo
Denize Shirayanagui, mas aí surge outra pergunta: como o pessoal da seita adivinhou que ela iria procurar um grupo de autoajuda?
Thiego Andrade nao sei, mas nao foi a primeiro vez que ela foi a um grupo desses, na sessao ela comenta que uma vez teve um problema e foi obrigada a frequentar um grupo e isso acabou ajudando, provavelmente a mãe a obrigou, acredito que a mae sempre arquitetou tudo de alguma forma... no velório dela tinha mtas pessoas da seita, esse filme é muito cheio de detalhes, na primeira assistida nao da pra pegar tudo. Mas eu posso estar so fazendo confusão tbm
Denize, é verdade. Ela deve ter frequentado esse grupo na época que o irmão dela se suicidou. E, na verdade, ela faz até um desabafo forte na cena do grupo, como se ela já estivesse acostumada. No velório, tava cheio de gente da seita mesmo. Aquele cara de barbicha loira é assustador. Quando ele aparece nu, no final do filme, parecia o mal encarnado.
Sejam todos muito bem vindo, que fofooooo adoroooooooooo, principalmente quando é sobre terror adorooooooooo, muito sucesso seu lindo gratidão
Um novo clássico do horror! Simplesmente apavorante!
Um dos melhores filmes que já vi, dentro do terror, achei incrível!
Eu acho que o filme poderia ter sido melhor se tivesse mantido a dúvida se era sobrenatural ou doenças pisicologicas, mas ele estrapolou para o sobrenatural e deixou o psicológico meio subentendido
já eu achei bem mais interessante assim. acho até q é um filme corajoso por ter assumido esse lado sobrenatural. tem saído mto desses filmes q ficam nessa de: é esquizofrenia? é depressão? ...
Eles deixaram na vdd bem claro que toda a treta da família, ou seja , os problemas psicológicos '' hereditários'' eram decorrentes do envolvimento da matriarca com o ocultismo.
Na verdade o filme passa 90% mostrando que oq acontece com a família é efeito de doenças psicológicas e apenas no final mostra q o sobrenatural para os leigos pode ser visto como doença psicológica e o tempo todo era o sobrenatural atuando
Exatamente a minha opinião. A graça de filmes com essa pegada é realmente deixar a interpretação para o espectador e manter o filme intrigante do início ao fim, sem dar respostas fáceis, como foi com A Bruxa, O Babadook, e outros bons do gênero. As questões familiares, emocionais e psicológicas ficaram tristemente ofuscadas com a ênfase em ser um filme de ocultismo. O mesmo problema de A Chave Mestra, O Sacrifício, O Último Portal e outros que começam intrigantes e interessantes, mas se tornam mais um filme de ocultismo clichê.
Não achei que assumiu. Porque ainda fica sem ter certeza de que aquilo ocorreu ou se foi apenas o transtorno dele.
Sentiu sim, durante 2x no filme eles dizem sobre o mal cheiro na casa.
Você esqueceu de um pequeno grande detalhe. Aquele cachorro não estava lá ao acaso, aquele é o cachorro da família que aparece pouquíssimas vezes em cena. Aquele cachorro, muito provavelmente, foi colocado lá pelo espírito da matriarca ou até mesmo pela senhora amiga da falecida.
Muito bem analisado brow!!Depois que a Charlie morre ele não aparece mais,e na cena final a câmera da um close nele morto no chão.
Mas o cachorro não aparece na cena do cara tendo o pesadelo com a mãe dele no quarto? Inclusive a porta se fecha na cara do cachorro. Ele aparece sim depois que a menina morre.
Adorei! Melhor interpretação que já vi aqui no you tube sobre esse filme! Parabens 👏👏👏👏
O filme foi só contado, ele não explicou nada. Exemplo: o que era aquele nome escrito na cabeceira da Charlie? Pq ninguém viu o diorama da mãe com a Charlie nos braços bebezinha com a vó do lado com o seio de fora pra amamentar a menina? O que era aqueles gordos brancos? Pq ninguém achou suspeito que a joan tinha um capacho igual ao que a vó fazia? Será que tudo q o Peter via não era brisa da maconha? Só o pai tomava remédio, talvez antidepressivos. O corpo do sótão era da charlie, pq ela perdeu a cabeça e a vó não. Dúvidas e mais duvidas...
Carlinha Oliveira eu também achei que ele ia explicar o filme mais ele só contou
Creio que aquelas "pessoas" com corpos pintados de branco ou eram seguidores da seita (o que acho improvável) ou representações de outras deidades, ou até mesmo representações das legiões que Paimon comanda. Quanto ao quarto da Charlye, as palavras que foram apresentadas são: satony,” “liftoach,” e “pandemonium”, usadas em rituais e invocações. Basta saber se foi obra da avó ou da Charlye/Paimon. O filme assim como "A bruxa" faz menção à dramas reais que podem ser confundidos como fenômenos metafísicos, portanto vale a reflexão como exemplo, será que o citado irmão morreu em decorrência aos delírios da esquizofrenia ou por não ter um corpo saudável assim sucumbindo à possessão de Paimon? Será que não é apenas uma questão de distúrbios e síndromes psicológicas? Tudo ali podr ser visto como fuga dissociativa, ou não. O corpo no sótão era o da matriarca da família mesmo, o próprio diretor afirmou. Talvez seja coisa da própria seita (?) Fato é que tudo, absolutamente tudo foi planejado e arquitetado pela matriarca da família e pelos seguidores da seita. Talvez a decapitação dos corpos temporários de Paimon tenha sido parte do ritual, algo que era necessário. Da matriarca para Charlye, de Charlye para Annie e de Annie para Peter (o que explica a mesma serrando sua própria cabeça). Quanto aos tapetes e ninguém ter visto o selo de Paimon everywhere, acho que foi só artifício pra trama se desenrolar lentamente. :)
Vou tentar ajudar da forma que eu entendi:
o que era aquele nome escrito na cabeceira da Charlie? Um dos nomes dos demais demônios do Inferno. O Paimon era um deles, por exemplo.
Pq ninguém viu o diorama da mãe com a Charlie nos braços bebezinha com a vó do lado com o seio de fora pra amamentar a menina? Acredito que isso seja mais para ilustrar ao espectador, é uma figura de linguagem, e não necessariamente algo que algum personagem do filme tivesse que perceber.
O que era aqueles gordos brancos? Na minha opinião, eram os outros espíritos que faziam parte da ceita, e estavam ajudando e participando de todo o processo da invocação do Paimon.
Pq ninguém achou suspeito que a joan tinha um capacho igual ao que a vó fazia? Apenas a Annie já tinha ido na casa da Joan, porém ela estava muito desesperada/confusa quando passou pelo capacho. Apenas os espectadores que prestaram atenção, foi uma dica do filme, pra dizer que aquela seria mais uma peça de todo o quebra-cabeça do filme.
Será que tudo q o Peter via não era brisa da maconha? Tudo não, mas algumas partes sim, depende da interpretação de casa pessoa. Inclusive o filme dá brechas para que se tenha essa visão. No meu ponto de vista, apesar de aparecer cenas do Peter fumando maconha, em nenhum momento me pareceu chapado o suficiente para ter "delírios" ou ver coisas. Tanto é que teve capacidade de dirigir e tentar socorrer a Charlie quando estava na festa fumando o bongo. Na escola, ele teve apenas uma "dor de barriga".
O corpo do sótão era da charlie, pq ela perdeu a cabeça e a vó não. A avó não perdeu a cabeça, porém as demais pessoas que faziam parte do culto abriram o caixão dela, lembra? No meio do filme, quando houve a ligação para o pai da família, me esqueci o nome dele. Eu entendi que essas pessoas roubaram o corpo da Rainha, para dar seguimento ao culto, por isso roubaram o corpo no cemitério
Creio que os nomes sejam nomes de demônios e/ou palavras que fazem parte do ritual.
Tudo foi como se fosse um ritual.
Tudo começou com a avó querendo colocar o demônio no próprio filho e ele se matou pq não aguentou a pressão, a avó quis que a filha ficasse gravida pra poder colocar o demônio no corpo do neto(peter) mas a mãe não deixou a avó chegar junto da criança, a mãe fica gravida novamente e a avó já consegue acesso a criança e coloca o demônio na criança ou a criança já é o próprio demônio, que tambem explica pq charlie era a favorita da avó e o motivo dela querer cuidar da criança mais que a mãe a ponto de querer amamenta-la, mas o demônio precisava de um corpo de homem para o ritual estar completo. O corpo no sótão é da avó decapitada, que poderia ter sido colocado pela seita ou pela própria charlie demonizada. O filme até certo ponto deixa a critério do espectador se é uma coisa psicológica ou se realmente tem algo sobrenatural, explica a loucura da avó, mãe, peter e até o jeito estranho da charlie, fazendo sentido o nome do filme ser Hereditário, doenças psicológicas são hereditárias e o pai poderia ser o único psicologicamente melhor que os demais, mas por tomar remédio não quer dizer que esteja bem, até pq a família é totalmente desestruturada e ele era o único que ainda tentava manter a paz.
Ao meu ver... acho que as pessoas brancas e nuas são fantasmas ou até mesmo demônios que segue o demônio que eles querem trazer pq nem todos conseguem ve eles
Leandro Pinto, achei estranho vocês não mencionarem que a Annie notou sim o capacho quando foi à casa da Joan, ela até comentou. Cheguei a pensar que lançaram cópias do filme com cortes diferentes. Rs
Eu reparei que instantes antes do piter ser possuído sai algo do corpo dele acho que e a alma dele que quanto ele pula pela janela instantâneamenti ele morre dando lugar ao paimon
Por isso que a velha fez tanta questão de amamentar a Charlie, pois ela queria amamentaram, na verdade, o Paimon.
Diretor dos mais talentosos que já vi! Grandíssima estreia!
Excelente vídeo valeu Lucas 😎👍
É um tipo de filme que não verei por uma segunda vez.. mas gostei.. super bem feito..
Acho que terei que assistir novamente 🤦🏾♀️
Faz um vídeo desse sobre o filme assim na terra como no inferno, assisti e gostei muito porém fiquei com muita dúvida no final
Eu gostei muito do filme, só acho que deveriam ter deixado toda aquela explicação do filme de fora, foi desnecessário, o corpo da mãe sem cabeça flutuando pra casa da árvore foi muito estranho...me senti assistindo "Uma noite alucinante".... fora esse final pra mim o filme inteiro foi muito bom, as cenas demoradas serviram pra entrar bem no sentimento do personagem, confesso que na hora do acidente eu passei muito mal, demorei uns vinte minutos pra me recompor, mas foi isso que eu gostei!
Amo esse canal do Shia Labeouf, meu preferido "mermo"
Aff! O título fala uma coisa e o vídeo outra. Existe uma diferença entre dissecar os segredos do filme e fazer um review sobre ele.
Caique Moraes , também percebi isso mas até que ele narra bem esse "review" rs. Assisti alguns outros vídeos do canal e reconheço esse mérito.
À propósito, vc achou algum vídeo que realmente disseque "Hereditário"? Procuro algo mais profundo, que explicite mais toda subjetividade do filme. Se não, vou continuar considerando um filme "médio".
Olha, a maioria saber fazer review. Basta fazer um roteiro de vídeo que é sucesso. E, devido ao ocorrido eu nem procurei por outros vídeos dele. Eu sou inscrito no canal Entre Planos, depois dê uma olhada, o conteúdo dele é excelente e não tem títulos chamativos afim de obter mais visualizações. O Jujuba atômica também é ótimo. Mas, é voltado apenas para a cultura pop de entretenimento. Forte Abraço, Everton!
No final das contas, não chega nem a ser um review. Ele se limita a narrar o filme (de forma bem pobre, inclusive), sem dar opiniões e ainda se limitando à camada superficial da história, sem se aprofundar. O título é tão pretensioso como o nome do canal "cult".
@@EvertonEver Everton, acabei de assistir com a minha esposa e gostamos muito. Veja se curte esta análise. cinegnose.blogspot.com/2018/08/a-estrada-para-o-inferno-e-pavimentada.html?m=1
sim! além disso achei esse cara chato pra caralho... já tentei assistir vários vídeos dele que me indicaram e me canso com pouco mais de 5 minutos. vi que você indicou "entre planos"; vou olhar... valeu!
Um dos filmes mais assustadores que eu já assusti(e olhe que eu já assisti inúmeros, porque terror é um dos meus gêneros preferidos). Levei dias literalmente sem pregar os olhos.😱
"HAIL, PAIMON!!!"
Deu um medo do carai!
13:48 tive esse questionamento de como eles nao sentiam o cheiro, mas depois de ver o filme de novo tem uma cena antes onde o Steve entra na casa e começa a sentir um cheiro estranho, mas ignora pq vê a annie que destruiu as maquetes
O melhor filme de terro do ano..
Uma dúvida... Quando ela invoca o demônio pela primeira vez junto da família aparentemente a filha dela toma conta do corpo da mãe ou seria o demônio?
Júlio Estevez eu acho q a menina era o demônio, desde o começo. Mas ela própria não entendia isso até morrer, o demônio se libertar e ir em busca do corpo certo
Pamella GS o próprio diretor afirmou que Charlye sempre foi usado como corpo temporário de Paimon. O próprio filme dá dicas, Paimon é um demônio que aprecia artes (como mostrado na Goetia, livro encontrado nas caixas) e o que a Charlye gostava? Criar seus próprios brinquedos. Depois que a Charlye morre, Annie é possessa. Depois de Annie, Peter. Isso justifica as decapitações, inclusive do corpo da matriarca encontrado no sótão decapitado (que muitos pensaram que era Charlye). A decapitação era um requisito para que o ritual fosse concluído e Paimon possuísse um corpo masculino e saudável.
Sue Freitas foi exatamente assim q entendi. Que bom que consegui compreender o que o diretor queria passar
a filha, charlie, e o paimon são a mesma "pessoa". é como se fosse o paimon criança, sem ter consciencia de quem é ainda.
Refúgio Cult ❤️ mano eu acabei de assistir esse filme e fiquei meio atônita,sem entender aí corri pra cá e esse lindo já tinha feito um vídeo sobre o filme 😍😍😍
Tem várias cenas em q eles dizem q a casa tá com um cheiro estranho, só não sei se foi a amiga da avó q profanou o túmulo e colocou ali. O lance deles estarem sem cabeça, vc entendeu? Qto às comparações com os clássicos, achei um exagero para bombar a bilheteria. Lembro como a revista Veja fez uma resenha rasgando a seda para "Homens de preto", e era apenas um filme médio. Mais impactante achei "Mãe" e também o "Mama" (e o 1922). O que vc não comentou foi a performance da Toni Collette, que estava perto da perfeição. "Hereditário" é muito bom, mas cheio de clichês, por isso não achei muito inovador: casebre na floresta, casa mal assombrada, formigas saindo da boca, brincadeira do copo, etc.
renata rosa pelo o que deu a entender, a decapitação era a forma q o Paimon usava para se libertar. Eu entendi q ele sempre esteve na Charles (ou ele era a própria Charles), quando ela perde a cabeça, o demônio se liberta e assim pode possui o corpo certo
A casa estava com cheiro ruim por causa do corpo da velha no sotão. E capeta so poderia sair do corpo por decapitação.
sim pepe, falei isso pq o crítico disse no final do vídeo não ter percebido cenas que explicasse o cadáver no sotão
Sim, foi o próprio pessoal da seita que profanou o túmulo e decapitou o cadáver, colocando ele na casa. Talvez até mesmo Annie tenha ajudado, pensando bem. Visto que depois da morte de Charlye, ela foi usada como corpo temporário até chegar ao Peter. A decapitação era um requisito para que a possessão fosse concluída, isso é descrito na Goetia (livro deixado nas caixas).
Eu também gostei muito de mãe!
A Ane era uma artista e fazia maquetes das cenas do filme. No final aparece aquela cena de todos reverenciando o Peter (Paimon)e também a maquete daquele momento que ela (Anne) fez.
Assistir o filme, procurando esse "melhor filme de terror que já existiu" e tô procurando até agora. Vi nada demais.
The Witch
Eu odeiei esse filme aff
Realmente não é o filme de terror mais assustador que existe.
A unica parte assustadora é no finalzinho, depois que o Peter acorda, daí pro final da um medinho hehe.
Filme pretensioso...chato
Eu adorei. Mas n é o melhor
Foi o filme mais perturbador que já assisti na vida. Aquele final me deixou aterrorizado aquele imagem me deixou arrepiado... Horrível.... Muito perturbador....
Refúgio Cult vou assistir o Filme primeiro depois euh assistou o seu Video por causa de Spoiler
É um dos melhores filmes sobre ocultismo dos últimos tempos. Meu top list; Hereditary, A dark Song, February , Sister of Plague, Pyewacket e ourtros no mesmo modelo são It Follows e Anguish.
Bebe de Rosemary + A Chave Mestra= Hereditário, rs
Lucas,curti muito a tua resenha. É possível fazer um dissecando do filme " Borgman, o mal intencionado" ?
Ta explicado a cara estranha da Charlie,ela era encarnação do demônio,dava medo a expressao dela
Esse filme é maravilhoso!
Eu assisti sem pretensão nenhuma (nem trailer eu tinha visto...), e me surpreendi completamente. Nossa... muito bom!
A cena que o Peter acorda de madrugada, e tem aquele "vulto" no canto superior da parede, que sai voando depois... nossa...
#TENSO
Cruzes depois que eu assisti esse filme fiquei um bom tempo com o tic da garotinha
Eu nunca mais quero ouvir esse som KKKKKKKKKKKK
Cara, que filme perturbador. Depois de tantos anos, assisti agora em dezembro de 2023.
O clima de velório, a violação do corpo da velha, a decapitação da charlie.... O ritual com o copo... Deus me livre... Foi um filme que me prendeu do começo ao fim, e chegando no fim tive que desviar o foco porque o medo bateu com força as 2:30 da manha 😂😂😂
E depois aquele barulhinho que a charlie fazia, nao saiu da minha cabeça, parecia que a qualquer momento eu ia ouvir aquilo 😮😮 👻 🤣🤣🤣🤣 fui dormir quase borrando kkkkkkkkkk
Eu amei o filme !achei ele melhor q a bruxa
Muita gente não entendeu que o filme é basicamente o culto,mais precisamente representado pela Joan,preparando terreno pro Paimon tomar o corpo do Peter
E pra isso eles utilizam a fragilidade da Annie
Filme excelente