Jones, sou professor em Computação em Universidade Federal. Acompanho com interesse e curiosidade o debate sobre a teoria marxista e a esquerda no Brasil de forma geral. Mas, como se pode deduzir, estou bem distante das Ciências Sociais e isso me traz lacunas de compreensão e me impede de agir concretamente. Um ponto que sempre me questiono e neste seu vídeo isto me chamou atenção é como dar o que você chamou de "operacionalidade" às nossas ideias e teorias progressistas/comunistas no contexto brasileiro e, também, como cidadão comum. Exemplifico o que quero dizer. Eu sou professor e pesquisador em Computação, uma área que tem impacto grande no desenvolvimento tecnológico dos países e até com influência política na questão das Big Techs. Eu desenvolvo trabalhos inovadores e tenho no radar a possibilidade de criação de tecnologia (inovação) e startups relacionadas ao meu trabalho. Pergunta: como direcionar esse esforço, enquanto "cidadão comum", de maneira a buscar, nem que seja minimamente, direcionar esses esforços para o real progresso do nosso país e não apenas replicar modelos (no contexto de pesquisa e inovação) que repliquem ou amplifiquem nossa dependência? Um exemplo concreto: se penso em criar uma empresa, como fazer isto de forma menos capitalista? Existe como? Cooperativas? Me sinto "preso" no mundo das ideias. Vendo tudo "errado" à minha volta e sem conseguir exercer influência direta ao meu redor. Existe algum lugar onde aconteça esse debate de pessoas que estão "criando coisas" nesta direção?
"pra se encontrar tem que se deixar se perder." To na mesma toada, me encontrando politicamente. Tô colando com associações de bairro e outras organizações onde o trabalho de base é feito, independente da ideologia, pelo menos inicialmente, pra não assustar o povo com "política é coisa de intelectual", e coisas do gênero. Em breve começo a estudar políticas públicas pra ter uma apreciação melhor sobre a complexidade de como a política se dá no Brasil, e depois não sei o que fazer. Quando chegar o momento, saberei. Negócio é começar, sem medo de errar, porque o erro faz parte do caminho pro acerto.
A classe trabalhadora não tem dinheiro, tem apenas a sua organização. A solução é se organizar politicamente. É um mito liberal que somente a educação tecnica melhora a vida das pessoas e desenvolve o país. Sou engenheiro e conheço vários engenheiros desempregados ou que não trabalham na área. Ora, se a elite não está interessada em desenvolver o país, quem vai contratar trabalhadores técnicos? O teto de gastos beneficia quem? Precisamos primeiro concientizar a classe trabalhadora dos problemas fo sistema atual. Precisamos pelo menos parar de perder tanto politicamente, para isso precisamos aumentar as bases
Cara, tu pode procurar grupos organizados que tenham um recorte de esquerda mais "radical" e onde teu conhecimento possa ser útil, seja um coletivo independente, uma organização de bairro, um grupo partidário, um sindicato, etc. Mas idealmente alguma coisa que tenha um contato mais direto com a realidade "mais ampla". Sendo professor universitário, uma opção que tu tem pra molhar os pés é pelo lado da Extensão, que se for feita a sério vai te dar elementos e te levar a refletir a realidade local / nacional e como isso se relaciona com a tua área, por uma outra perspectiva daquela da sala de aula e do laboratório. Essa distância das Ciências Sociais e as tais lacunas de compreensão *não* impedem de agir concretamente, até porque agir concretamente é uma forma de entender e preencher essas lacunas - como traz o vídeo, sem negar o peso da teoria, mas sem tratar o conhecimento "dos livros" como a palavra inicial e final. E assim, não cair em síndrome de salvador do mundo, que ou tem que tá fazendo alguma coisa gigante e toda pronta, ou não adianta fazer nada. É se colocar pra fazer uma parte de alguma coisa junto com gente que tem um alinhamento e ir aprendendo e fazendo, e, se for o caso, se reposicionar depois.
@pasemes Boa noite. Vou tentar te ajudar. Tente entrar em contato com a UNIVATES, em Lajeado, Vale do Taquarí, Rio Grande do Sul. Creio que poderão te ajudar, pois já desenvolveram muitas star apps e o curso de Administração desta universidade é voltado para as Cooperativas. Aliás, antes da pandemia, o reitor (Ney José Lazzari), viajou para a Europa, principalmente Espanha, a fim de ampliar o conhecimento nesta área. Hoje, do que sei, tem muitos em Lajeado que trabalham, sem sair de casa, para empresas de outros países, em função desse "salto" que a UNIVATES deu Hoje saiu uma matéria em um jornal local (A Hora), mencionando que o Ney irá deixar a reitoria e quer se dedicar a trabalhos comunitários, ou seja, fazer algo pelas pessoas que necessitam. Se eu encontrar a matéria, e for possível, posto o link aqui. Boa sorte 🍀🤞. Consegui acessar a matéria que saiu do jornal local. Segue o link grupoahora.net.br/conteudos/2024/10/24/ney-lazzari-vou-me-dedicar-as-causas-comunitarias/?fbclid=IwZXh0bgNhZW0CMTEAAR1dWcIJ-c0sIDH8mGKWcl4mtTLwgXsdnVB9J_eFZHcs8cD9vd7rsdkVvGE_aem_ORJVu60fSH6JIi_V__36vw
Eu me lembro que na escola estudei o 'clima de monções, a produção de arroz, a agricultura da China.' Hoje é uma potência mundial e tecnológica, e o Brasil está aqui tentando resolver os mesmos problemas, mais agravados claro, e continua subdesenvolvido. Triste
Eu passei no vestibular porque acertei uma questão sobre o clima de monções, que poucos souberam responder. Irrelevante, eu sei, mas ficou marcado pra mim :)
Infelizmente o Brasil não está nem tentando resolver. Pelo contrário, é tudo planejado para nos manter como país de capitalismo dependente, sem complexidade produtiva, sem melhora de empregos e serviços, nada.
Viva o capitalismo! 50% de poupança bruta não é pra qualquer um.. País não tem que ser BABÁ. SEM CLT, facil de mandar embora e de contratar, sem leis ambientais , expansionismo economico com o exterior enorme, educação de qualidade.. Abre e fecha empresa em 1 dia...isso sim é capitalismo. O problema da china são as estatais.
Siiim. Eu gosto de todos os vídeos, mas esses são meus preferidos. Agora é torcer pro governo Lula não fazer nenhuma besteira nova, pro Jones não ter que usar um vídeo inteiro pra denunciar 😅
Já li em algum lugar que a maioria dos marxistas que tocaram revoluções na África e na Ásia estudavam Marx mais no básico, pra entender a estrutura da economia política, mas que focavam muito mais na leitura de Lenin, que seria mais prática e passível de adaptar a cada realidade local. No Brasil temos um monte de gente que conhece as vírgulas de Marx mas que chama qualquer mobilização um pouco mais radical de autoritarismo.
Exatamente. Cambada de academicistas... A galera que se diz "comunista" da UJR na minha universidade nunca leram se quer Darcy Ribeiro. Fico bem longe dessa galera.
O conteúdo do Jones é extremamente importante, ele está falando algo que parece óbvio mas muita gente da esquerda parece não entender. Se você quer uma revolução brasileira você tem que estudar, claramente, o Brasil.
Excelente tema! Só me interessei pela China depois que me radicalizei… É impressionante como a informação sobre a China não chega até nós, ou quando chega, vem de forma completamente distorcida….
O Jones é MUITA coisa que eu gostaria de ser, o cabra é inteligente, fala bem demais, é lindo, um cara malhado, com um dos melhores sotaques desse brasilzao (contexto sobre, minha família toda é da Baihia e eu nasci aqui em SP 😢😢😢 QUERIA TER O MELHOR SOTAQUE DESSE PAIS, PQ EU NAO NASCI NA BAIHIA 😭😭😭😭) E o homem é casado Veja se nao é um combo de características perfeitas, pós revolução terei um quadro do Jones em minha parede
Os caras fizeram a revolução e tomaram o poder o político. Só isso já põe eles em outro patamar de debate. E além disso tem as condições de vida, direitos, acesso a bens e serviços etc etc etc
Salve camarada, li um livro recentemente sobre o assunto, porém trata de forma mais econômica, que, particularmente, gostei. Chama-se "Como a china escapou da terapia de choque", o livro fundamenta históricamente as decisões e até expõe os debates dos economistas chineses da época.
Esse, dentre outros tantos vídeos do canal, explica muito bem o porque já ouvi de diversos "marxistas de Universidade" falando mal de você. Eles não aguentam quando tem alguém que realmente quer pautar os problemas reais e não apenas ficar em discussões infinitas de quem leu Marx melhor em alemão. Você está no caminho certo, camarada Jones. Obrigada pelo seu trabalho!
@@brunocarvalho2233 vc deve ser uma grande liderança, aliás deve ser muito consciente tb da nossa história. Pena é q não aprendeu a conversar vai estudar mais um pouquinho e para de falar o q não conhece.
@@Somereasonstolive Já diria o neoliberal Lenin: "Mas não pensaram em que o capitalismo de Estado seria um passo em frente face à situação actual na nossa República Soviética. Se, por exemplo, dentro de meio ano se estabelecesse no nosso país o capitalismo de Estado, isso seria um imenso êxito e a mais firme garantia de que, ao cabo de um ano, o socialismo se consolidaria definitivamente e se tornaria invencível."
Conteúdo de altíssimo nível, dado muito didaticamente pra nós. É bom demais esse canal! Jones, você participava de um programa periódico no Opera Mundi, onde debatia questões gerais da política. Não caberia fazer um desses começando por exemplo com você e o João ou Humberto como fixos, chamando sempre mais 2 pessoas pra debater questões da política nacional? Galera do nosso campo mesmo, nada pra gerar treta, mas sim pra somar e buscar construir coletivamente dentre as diversas organizações do marxismo leninismo.
O que achei extraordinario, foi que a China aplicou suas teorias em projetos pilotos, e só expandiu os resultados quando reconhecidas suas efetividades.
O Pedro Ivo deve ter se emocionado quando o Jones falou que existe verdade e defendeu o estudo da militância política para a aplicação correta da teoria revolucionária.
Muito bom o vídeo Jones. Infelizmente, eu vejo muito preconceito "positivo" com os chineses muitos dizem que o desenvolvimento deles se deve ao alto QI ou porque os chineses são trabalhadores etc, em contraste com o que fazem com os indianos em que dizem que são pobres porque tem QI baixo são preguiçosos etc. Muito importante esse vídeo para também desmitificar esse preconceito.
@@novelasbt4394Brasil já trabalha muito, a questão é que lá os bancos são todos Estatais e o governo se importa com o desenvolvimento humano. A carga horária deles aqui só resultaria em escravagismo 2.0
Meu prof de geografia disse: -nenhum país socialista deu certo. Ele falou Cuba, Coreia, Rússia... Eu quase dizia: -E a china?. Mas preferi não dizer nada, só ria mesmo...
E ele foi extremamente leviano com relação aos outros também. Não falou nada do embargo sofrido por Cuba e Coréia Popular? E a União Soviética não deu certo? Em 40 anos, a Russia passou de país semi-feudal, agrário, 80% da população camponesa em estado de servidão (estas próximas de 100% de analfabetos) virou a segunda maior potência econômica e tecnológica. Tem uma pesquisa da Unesco de 1975 que diz que o povo soviético era o que mais lia no mundo. Bibliotecas eram tão comuns em suas casas quanto uma cozinha, passando a ser parte da arquitetura. A URSS venceu a corrida espacial com o primeiro satélite e o primeiro homem no espaço. Venceu os nazistas praticamente sozinhos na maior invasão militar da História. Durante a segunda guerra, os russos conseguiram reorganizar todo o parque industrial (mais de 200 mil indústrias) da zona ocidental para a oriental, longe das fronteiras de combate. Uma grande façanha em termos de logística. O seu professor acha que isso não é dar certo? Fraquinho ele, heim
Além de que o "não deu certo", né... Cuba? Uma das medicinas mais avançadas do mundo e com menos mortes por desnutrição que EUA. Coreia? Num território montanhoso e cheio de limitações geográficas, alcançou soberania alimentar, mesmo com percalços. Rússia? País agrário que chegou à Lua, referência global em diversos campos do saber - da linguística à sociologia à engenharia - e é potência industrial-militar. Claro, sempre questionável o caráter socialista dessas revoluções, mas essa ladainha besta de "não deu certo" é simplista e facilmente rebatível, mesmo que não se citasse a China.
Agora sim os temas estão começando a melhorar. Acho que pra falar de conjuntura era mto melhor fazer um canal do PCBR ou algo assim e ficar divilulgabdo
oi Jones, muito interessante o vídeo, gostaria de pedir, se possível, camarada um vídeo de autores brasileiros indispensáveis que deveríamos ler para entender a realidade brasileira, não acho que seria necessário algum aprofundamento nessas obras mas o que mais eu gostaria de saber é por onde começar a entender o brasil depois de ler os clássicos marxistas!! Desde já um abraço e parabéns pelo ótimo trabalho com o canal!!
Li alguns comentários e percebi muitos recém graduados, de bom caráter, tentando utilizar comunitaria e transformadoramente seus conhecimentos, mas parece que faltou algo na academia. Talvez nossas academias estejam mais americanizadas, mercantilizadas do quê imaginamos! A revolução precisa acontecer no ensino, mas com outros mestres!
Vou aumentar minha contribuição mensal ao canal pra te ajudar a comprar um ar condicionado que não te deixe derreter na gravação dos vídeos, Jones. Aprendo demais com seu conteúdo e me surpreendo em cada vídeo com sua memória, inteligência e capacidade de leitura política.
o debate levantado aqui sobre conhecer a nossa realidade brasileira para sermos verdadeiros marxistas deve sempre estar a frente das discussões, essa autocritica deve sempre ser feita para assim não perdemos o rumo ao nosso horizonte revolucionário.
Jones, sou professor em Computação em Universidade Federal. Acompanho com interesse e curiosidade o debate sobre a teoria marxista e a esquerda no Brasil de forma geral. Mas, como se pode deduzir, estou bem distante das Ciências Sociais e isso me traz lacunas de compreensão e me impede de agir concretamente.
Um ponto que sempre me questiono e neste seu vídeo isto me chamou atenção é como dar o que você chamou de "operacionalidade" às nossas ideias e teorias progressistas/comunistas no contexto brasileiro e, também, como cidadão comum.
Exemplifico o que quero dizer. Eu sou professor e pesquisador em Computação, uma área que tem impacto grande no desenvolvimento tecnológico dos países e até com influência política na questão das Big Techs. Eu desenvolvo trabalhos inovadores e tenho no radar a possibilidade de criação de tecnologia (inovação) e startups relacionadas ao meu trabalho.
Pergunta: como direcionar esse esforço, enquanto "cidadão comum", de maneira a buscar, nem que seja minimamente, direcionar esses esforços para o real progresso do nosso país e não apenas replicar modelos (no contexto de pesquisa e inovação) que repliquem ou amplifiquem nossa dependência? Um exemplo concreto: se penso em criar uma empresa, como fazer isto de forma menos capitalista? Existe como? Cooperativas? Me sinto "preso" no mundo das ideias. Vendo tudo "errado" à minha volta e sem conseguir exercer influência direta ao meu redor.
Existe algum lugar onde aconteça esse debate de pessoas que estão "criando coisas" nesta direção?
vou comentar pra ser mais provável ele te responder
"pra se encontrar tem que se deixar se perder." To na mesma toada, me encontrando politicamente. Tô colando com associações de bairro e outras organizações onde o trabalho de base é feito, independente da ideologia, pelo menos inicialmente, pra não assustar o povo com "política é coisa de intelectual", e coisas do gênero. Em breve começo a estudar políticas públicas pra ter uma apreciação melhor sobre a complexidade de como a política se dá no Brasil, e depois não sei o que fazer. Quando chegar o momento, saberei. Negócio é começar, sem medo de errar, porque o erro faz parte do caminho pro acerto.
A classe trabalhadora não tem dinheiro, tem apenas a sua organização. A solução é se organizar politicamente.
É um mito liberal que somente a educação tecnica melhora a vida das pessoas e desenvolve o país. Sou engenheiro e conheço vários engenheiros desempregados ou que não trabalham na área.
Ora, se a elite não está interessada em desenvolver o país, quem vai contratar trabalhadores técnicos? O teto de gastos beneficia quem?
Precisamos primeiro concientizar a classe trabalhadora dos problemas fo sistema atual.
Precisamos pelo menos parar de perder tanto politicamente, para isso precisamos aumentar as bases
Cara, tu pode procurar grupos organizados que tenham um recorte de esquerda mais "radical" e onde teu conhecimento possa ser útil, seja um coletivo independente, uma organização de bairro, um grupo partidário, um sindicato, etc. Mas idealmente alguma coisa que tenha um contato mais direto com a realidade "mais ampla".
Sendo professor universitário, uma opção que tu tem pra molhar os pés é pelo lado da Extensão, que se for feita a sério vai te dar elementos e te levar a refletir a realidade local / nacional e como isso se relaciona com a tua área, por uma outra perspectiva daquela da sala de aula e do laboratório.
Essa distância das Ciências Sociais e as tais lacunas de compreensão *não* impedem de agir concretamente, até porque agir concretamente é uma forma de entender e preencher essas lacunas - como traz o vídeo, sem negar o peso da teoria, mas sem tratar o conhecimento "dos livros" como a palavra inicial e final.
E assim, não cair em síndrome de salvador do mundo, que ou tem que tá fazendo alguma coisa gigante e toda pronta, ou não adianta fazer nada. É se colocar pra fazer uma parte de alguma coisa junto com gente que tem um alinhamento e ir aprendendo e fazendo, e, se for o caso, se reposicionar depois.
@pasemes
Boa noite. Vou tentar te ajudar.
Tente entrar em contato com a UNIVATES, em Lajeado, Vale do Taquarí, Rio Grande do Sul.
Creio que poderão te ajudar, pois já desenvolveram muitas star apps e o curso de Administração desta universidade é voltado para as Cooperativas.
Aliás, antes da pandemia, o reitor (Ney José Lazzari), viajou para a Europa, principalmente Espanha, a fim de ampliar o conhecimento nesta área.
Hoje, do que sei, tem muitos em Lajeado que trabalham, sem sair de casa, para empresas de outros países, em função desse "salto" que a UNIVATES deu
Hoje saiu uma matéria em um jornal local (A Hora), mencionando que o Ney irá deixar a reitoria e quer se dedicar a trabalhos comunitários, ou seja, fazer algo pelas pessoas que necessitam.
Se eu encontrar a matéria, e for possível, posto o link aqui.
Boa sorte 🍀🤞.
Consegui acessar a matéria que saiu do jornal local. Segue o link
grupoahora.net.br/conteudos/2024/10/24/ney-lazzari-vou-me-dedicar-as-causas-comunitarias/?fbclid=IwZXh0bgNhZW0CMTEAAR1dWcIJ-c0sIDH8mGKWcl4mtTLwgXsdnVB9J_eFZHcs8cD9vd7rsdkVvGE_aem_ORJVu60fSH6JIi_V__36vw
Eu me lembro que na escola estudei o 'clima de monções, a produção de arroz, a agricultura da China.' Hoje é uma potência mundial e tecnológica, e o Brasil está aqui tentando resolver os mesmos problemas, mais agravados claro, e continua subdesenvolvido. Triste
Eu passei no vestibular porque acertei uma questão sobre o clima de monções, que poucos souberam responder. Irrelevante, eu sei, mas ficou marcado pra mim :)
@@karinapratio que dizia a questão, camarada?
Infelizmente o Brasil não está nem tentando resolver. Pelo contrário, é tudo planejado para nos manter como país de capitalismo dependente, sem complexidade produtiva, sem melhora de empregos e serviços, nada.
@@camaradaaryel5506 poxa, camarada, não me lembro da formulação, faz um milhão de anos já rsrsrs
Viva o capitalismo!
50% de poupança bruta não é pra qualquer um.. País não tem que ser BABÁ. SEM CLT, facil de mandar embora e de contratar, sem leis ambientais , expansionismo economico com o exterior enorme, educação de qualidade.. Abre e fecha empresa em 1 dia...isso sim é capitalismo.
O problema da china são as estatais.
Conteúdo FODA, tava sentindo saudade de um debate nessa linha no canal
BOTA NA TELA MAXUEL
Siiim. Eu gosto de todos os vídeos, mas esses são meus preferidos.
Agora é torcer pro governo Lula não fazer nenhuma besteira nova, pro Jones não ter que usar um vídeo inteiro pra denunciar 😅
@@dimitriafonso612infelizmente, impossível kkkkkkk
O homem ta na régua 📏
Ficou bonitão camarada.
😄
Já li em algum lugar que a maioria dos marxistas que tocaram revoluções na África e na Ásia estudavam Marx mais no básico, pra entender a estrutura da economia política, mas que focavam muito mais na leitura de Lenin, que seria mais prática e passível de adaptar a cada realidade local. No Brasil temos um monte de gente que conhece as vírgulas de Marx mas que chama qualquer mobilização um pouco mais radical de autoritarismo.
Exatamente. Cambada de academicistas... A galera que se diz "comunista" da UJR na minha universidade nunca leram se quer Darcy Ribeiro. Fico bem longe dessa galera.
O conteúdo do Jones é extremamente importante, ele está falando algo que parece óbvio mas muita gente da esquerda parece não entender. Se você quer uma revolução brasileira você tem que estudar, claramente, o Brasil.
Thanks!
A alta das carnes está me deixando desesperada e devolvendo minha família pra insegurança alimentar severa... Só um desabafo
Complicado companheira infelizmente realidade cruel de muitos brasileiros 😢
Fica tranquila aí, quando o dólar bater a R$8 melhora
Agradeça ao nosso Estado incompetente e o agronegócio.
Excelente tema! Só me interessei pela China depois que me radicalizei… É impressionante como a informação sobre a China não chega até nós, ou quando chega, vem de forma completamente distorcida….
Eu não tenho dúvidas que essa é a linha correta, tô com o Jones e com o Manoel!
O Jones é MUITA coisa que eu gostaria de ser, o cabra é inteligente, fala bem demais, é lindo, um cara malhado, com um dos melhores sotaques desse brasilzao (contexto sobre, minha família toda é da Baihia e eu nasci aqui em SP 😢😢😢 QUERIA TER O MELHOR SOTAQUE DESSE PAIS, PQ EU NAO NASCI NA BAIHIA 😭😭😭😭) E o homem é casado
Veja se nao é um combo de características perfeitas, pós revolução terei um quadro do Jones em minha parede
Os caras fizeram a revolução e tomaram o poder o político. Só isso já põe eles em outro patamar de debate. E além disso tem as condições de vida, direitos, acesso a bens e serviços etc etc etc
Jones fica com calor pq está sempre coberto de razão!
Boa! hehehe
Excelente! Essa série vai ser mto boa!
Salve camarada, li um livro recentemente sobre o assunto, porém trata de forma mais econômica, que, particularmente, gostei.
Chama-se "Como a china escapou da terapia de choque", o livro fundamenta históricamente as decisões e até expõe os debates dos economistas chineses da época.
Do paulo gala né?
@@jefferson2745Isabella Weber, o Paulo fez um resumo em vídeo
o que esse homi faz pela teoria revolucionaria brasileira é brincadeira. dale boe
Esse, dentre outros tantos vídeos do canal, explica muito bem o porque já ouvi de diversos "marxistas de Universidade" falando mal de você. Eles não aguentam quando tem alguém que realmente quer pautar os problemas reais e não apenas ficar em discussões infinitas de quem leu Marx melhor em alemão. Você está no caminho certo, camarada Jones. Obrigada pelo seu trabalho!
Boa tarde, Jones. Precisamos nos tornar povo e deixar de ser público, como já dizia um dos nossos grandes. Certo?
Rapaz... que pedrada do Mao, imagina ele vendo o atual PCB
🤭
Se nós nos dedicássemos a estudar nossa formação histórico/cultural, talvez assim nos organizaríamos mais conscientemente como classe trabalhadora.
nós...nós...nós...nós quem minha filha? e vc? lidera o que? organiza o que? ou só é mais uma que espera outro fazer o que voce devia fazer?
@@brunocarvalho2233 vc deve ser uma grande liderança, aliás deve ser muito consciente tb da nossa história. Pena é q não aprendeu a conversar vai estudar mais um pouquinho e para de falar o q não conhece.
@@brunocarvalho2233 sou trabalhadora e falo com consciência de classe. Ja vc, classe média sem consciência alguma, ja q fala pelo focinho.
Continue sempre falando a verdade e nao desanime
"aiimm mas a China é capitalismo de estado" - Beleza, então bora fazer capitalismo de estado aqui também?
Prefiro que faça o socialismo mesmo
@@MegaVinigomesantes temos que entender de sarcasmo
Se vc for uma neoliberal vai fundo, agora nunca mais se chame de comunista se é isso q vc pensa.
@@Somereasonstoliveo "capitalismo chinês" é o terror de um neoliberal
@@Somereasonstolive Já diria o neoliberal Lenin: "Mas não pensaram em que o capitalismo de Estado seria um passo em frente face à situação actual na nossa República Soviética. Se, por exemplo, dentro de meio ano se estabelecesse no nosso país o capitalismo de Estado, isso seria um imenso êxito e a mais firme garantia de que, ao cabo de um ano, o socialismo se consolidaria definitivamente e se tornaria invencível."
Com os conhecimentos do camarada Jones Manoel , replicados em movimento de massa , em pouco tempo seremos a china dos tropicos.
Grande aula professor Jones!!!
viva revolução popular agrária, viva LCP! Avante! Ótimo video JOnes!
Conteúdo de altíssimo nível, dado muito didaticamente pra nós. É bom demais esse canal!
Jones, você participava de um programa periódico no Opera Mundi, onde debatia questões gerais da política. Não caberia fazer um desses começando por exemplo com você e o João ou Humberto como fixos, chamando sempre mais 2 pessoas pra debater questões da política nacional? Galera do nosso campo mesmo, nada pra gerar treta, mas sim pra somar e buscar construir coletivamente dentre as diversas organizações do marxismo leninismo.
O que achei extraordinario, foi que a China aplicou suas teorias em projetos pilotos, e só expandiu os resultados quando reconhecidas suas efetividades.
chama o joão carvalho para a parte 2
Muito bom debate. Acolhimento e Revolução ✊🏽⚧☭
O Pedro Ivo deve ter se emocionado quando o Jones falou que existe verdade e defendeu o estudo da militância política para a aplicação correta da teoria revolucionária.
Um dos melhores livros que já li... Muito bom. Vídeo incrível camarada.
Muito bom o vídeo Jones. Infelizmente, eu vejo muito preconceito "positivo" com os chineses muitos dizem que o desenvolvimento deles se deve ao alto QI ou porque os chineses são trabalhadores etc, em contraste com o que fazem com os indianos em que dizem que são pobres porque tem QI baixo são preguiçosos etc. Muito importante esse vídeo para também desmitificar esse preconceito.
Esse papo de QI parece um papo de donos de canais bostileiros...
Se Brasil trabalhar 12 horas por dia até o Brasil consegue se indústrializa
@@novelasbt4394Brasil já trabalha muito, a questão é que lá os bancos são todos Estatais e o governo se importa com o desenvolvimento humano. A carga horária deles aqui só resultaria em escravagismo 2.0
Meu prof de geografia disse: -nenhum país socialista deu certo. Ele falou Cuba, Coreia, Rússia... Eu quase dizia: -E a china?. Mas preferi não dizer nada, só ria mesmo...
E ele foi extremamente leviano com relação aos outros também. Não falou nada do embargo sofrido por Cuba e Coréia Popular? E a União Soviética não deu certo?
Em 40 anos, a Russia passou de país semi-feudal, agrário, 80% da população camponesa em estado de servidão (estas próximas de 100% de analfabetos) virou a segunda maior potência econômica e tecnológica. Tem uma pesquisa da Unesco de 1975 que diz que o povo soviético era o que mais lia no mundo. Bibliotecas eram tão comuns em suas casas quanto uma cozinha, passando a ser parte da arquitetura. A URSS venceu a corrida espacial com o primeiro satélite e o primeiro homem no espaço. Venceu os nazistas praticamente sozinhos na maior invasão militar da História. Durante a segunda guerra, os russos conseguiram reorganizar todo o parque industrial (mais de 200 mil indústrias) da zona ocidental para a oriental, longe das fronteiras de combate. Uma grande façanha em termos de logística. O seu professor acha que isso não é dar certo? Fraquinho ele, heim
Bons tempos quando os professores estudavam, hj é puro suco do senso comum, meus professores antigamente falavam a verdade.
ele iria dizer que a china é comunista e escravagista
Curioso que todos os meus professores de geografia eram de direita diferente dos professores de história, queria saber o motivo
Além de que o "não deu certo", né... Cuba? Uma das medicinas mais avançadas do mundo e com menos mortes por desnutrição que EUA. Coreia? Num território montanhoso e cheio de limitações geográficas, alcançou soberania alimentar, mesmo com percalços. Rússia? País agrário que chegou à Lua, referência global em diversos campos do saber - da linguística à sociologia à engenharia - e é potência industrial-militar. Claro, sempre questionável o caráter socialista dessas revoluções, mas essa ladainha besta de "não deu certo" é simplista e facilmente rebatível, mesmo que não se citasse a China.
mermao.. excelente vídeo.. tome meu membro! (lá ele) 😂 me tornei membro pra te apoiar de alguma forma. abraço
A prática é o critério da verdade
Força, Jones!
To ansioso pelo vídeo do BRICS
Quero ver o Jones puto xingando a rodo o Itamaraty por ter vetado a Venezuela...
Parabéns pelo trabalho
ansioso pelas próximas partes!
Excelente
Genial
Agora sim os temas estão começando a melhorar. Acho que pra falar de conjuntura era mto melhor fazer um canal do PCBR ou algo assim e ficar divilulgabdo
Muito bom! Doida pelos próxinos. 🎉
Debate importantíssimo
Vídeo excelente.
Muito interessante essa abordagem! Aguardando os outros vídeo
Mais um vídeo massa do camarada Jones!
Show camarada!!
Ótimo vídeo
Tmj camarada! Ótimo vídeo novamente.
Quanto mais ouço sobre a China, mais sinto vontade de conhecer o país in loco, mas, como diz o camarada Mao, preciso conhecer bem o meu país primeiro
Saravá camarada Jones! 🤘🏽
Valeu!
CARALHO, ÓTIMO DEBATE. VALEU JONES!
Otima video
Obrigado pelo vídeo.
Bom video !
Magnífico como sempre!!!
Excelente aula!
Putssssss vídeo maravilhoso ❤❤❤❤❤❤
Muito bom o vídeo, camarada!
Estava ansiosa p ver esse vídeo!
Excelente!
oi Jones, muito interessante o vídeo, gostaria de pedir, se possível, camarada um vídeo de autores brasileiros indispensáveis que deveríamos ler para entender a realidade brasileira, não acho que seria necessário algum aprofundamento nessas obras mas o que mais eu gostaria de saber é por onde começar a entender o brasil depois de ler os clássicos marxistas!! Desde já um abraço e parabéns pelo ótimo trabalho com o canal!!
Já fiz no último 7 de setembro. Confere no canal.
@@JonesManoel vou conferir camarada muito obrigado!!!!
Gosto muito do seu trabalho, parabéns
Seus vídeos são ótimos e com uma enorme quantidade de conhecimento, merece mais investimento
To acompanhando!
Ótimo vídeo!
Que video bom! 👏👏👏
Muito bom up.
ousado em, bora pra cima!
Acompanhando, camarada!
Boa noite camaradas 😊😊😊
é isso!
Conteúdo brabo, camarada. O homi é uma máquina. ✊🏾
Que vídeo DO CARALHO, uma aula incrível sobre materialismo histórico
Show
Li alguns comentários e percebi muitos recém graduados, de bom caráter, tentando utilizar comunitaria e transformadoramente seus conhecimentos, mas parece que faltou algo na academia. Talvez nossas academias estejam mais americanizadas, mercantilizadas do quê imaginamos! A revolução precisa acontecer no ensino, mas com outros mestres!
Opa, não perderei as próximas partes
o arco perfeitamente redondo da silhueta dos ombros do jones me fudeu...
Bonito corte, camarada
PUTAQUEOPARIU ESSE FINAL FOI PIKA tô ansioso pelo próximo video
Perfeito!
Cabelin na régua, ideia certeira ❤
🔥🔥🔥
Vou aumentar minha contribuição mensal ao canal pra te ajudar a comprar um ar condicionado que não te deixe derreter na gravação dos vídeos, Jones.
Aprendo demais com seu conteúdo e me surpreendo em cada vídeo com sua memória, inteligência e capacidade de leitura política.
Nao vejo a hora de ver os proximos videos
Vamos lá, camarada! Conhecimento nacional e bases teóricas são fundamentais.
Muito bom.
Bacana!
Salve, camaradas!
muito bom!
‘Como a China escapou da terapia de choque’, ‘Adam Smith em Pequim’, ‘Socialismo do Século XXI’. São bases para essa conversa.
o debate levantado aqui sobre conhecer a nossa realidade brasileira para sermos verdadeiros marxistas deve sempre estar a frente das discussões, essa autocritica deve sempre ser feita para assim não perdemos o rumo ao nosso horizonte revolucionário.
Bora
Muito bom
Novato por aqui, lhe conheci através do X....
Conteúdo foda.
Você é nosso farol ! ✴️
Linha correta, camarada
Boa camarada