@@RebecaWu-n1d isso é o que eles dizem né? A Alemanha por exemplo está com falta de professores ao ponto de ter que colocar professores de uma matéria para ensinar outras, em algumas cidades, e não tem um sistema muito bom. Países como EUA pode simplesmente mentir seus resultados pra subir nos rankings. A Coreia do Sul e o Japão faz algo parecido para mentir suas porcentagens de crimes e reciclagem (que depois descobriram que eles simplesmente mandavam o lixo pra países pobres de forma clandestina, e reciclagem muito menos do que afirmavam)
Sou professora na rede estadual de MG. Viramos burocratas, reféns de alunos e pais de alunos, esgotados de tanto trabalho ( o gov chama esta exploração de ser guerreira), somos cobrados para fazermos milagres, somos agredidos tanto pelo gov como pela sociedade, somos desprestigiados... enfim, estou mudando de área. E eu sou ótima professora, mas a sociedade brasileira não valoriza o conhecimento e muito menos seus portadores.
estou fazendo o mesmo, companheira... o brasil odeia professor.... e precisamos cuidar da nossa saúde mental........ aqui no paraná há vários casos de suicídio entre os professores........ vai-que-vai, alessandra.... eu vou também.... abç!!!
Trabalhei como professor durante 5 anos na China e endosso tudo que a Karina disse, no entanto essa questão de ser o melhor na escola tbm acaba fazendo muito mal pras crianças. Cansei de ver casos de crianças que não lidavam bem com a pressão absurda que sofriam, cheguei a ver até casos de crianças na 1-2a série do EF com depressão. A relação com os pais muitas vezes era péssima por esses motivos tbm. O governo tem tomado algumas medidas pra tentar aliviar a pressão, diminuindo quantidade de dever de casa e provas nos primeiros anos e tbm cortando (no papel, pq na prática continuou igual) aulas extra-curriculares pagas (que grande parte das crianças fazia de noite, depois de toda essa rotina que a Karina descreveu), mas o problema ainda é grande e a tendência é só piorar.
@@marcos-teaches eu dava aula de Educação Física. Pra brasileiro tem mercado pra dar aulas de EF, Artes, Música, Dança e Portugues (em universidades, mas raro de conseguir). Ed Fisica, com futebol ou basquete é o mais comum. Tem que ser formado na area que vai dar aula, falar ingles, ter experiencia e de preferencia uma licença de professor.
@@marcos-teaches Eu tava bem sim, mas a vida na China cansa bastante, a cultura é muito diferente e com o tempo isso vai te cansando. Chegou uma hora que eu não aguentava mais e resolvi ir embora.
@@marcos-teaches - Olha, eu nao tenho certeza em relação aos requisitos da universidade, mas creio que vao pedir uma licença pra dar aulas de português, você teria? - Escola internacional acho bem improvável, geralmente só contratam pessoas com vários anos de experiência e que conheçam o currículo com o qual eles trabalham (maioria é IB ou American). Já escolas bilíngues ou "internacional" de alunos chineses tem chance, mas não seria tão fácil de primeira. Talvez conseguisse via alguma agência terceirizada, com agente ou uma escola que pague menos tbm. - Ah, tem bastante coisa que eu poderia te dizer hehehe de dica, seria pra procurar pessoas que já trabalhem nas escolas ou cidades aonde você tem interesse, a comunidade de estrangeiros é pequena e pode te ajudar muito. Não é difícil de chegar na pessoa que te contrata. Linkedin e grupos de Wechat são uma boa pra isso. De conselho seria pra não ter medo de aplicar pra vagas cujos requisitos são maiores do que as tuas qualificações, pois muitas vezes eles não ligam pra isso, e de também achar plataformas chinesas que oferecem trabalhos (echinacities e Linkedin tem várias vagas bacanas). Pra tomar cuidado é com agentes e agencias de emprego, pois eles tao nem ai pra voce, muitas vezes pegam parte do teu salario sem voce saber e podem te colocar nuns empregos nuns fins de mundo lá. Ah, e evite cidades pequenas de cara, só Tier 2 ou 1, pra você se adaptar mais fácil à vida na China ;)
"Apenas" por isso eles estão dominando o mundo. Moro no Canadá e vejo que os chineses que aqui estão trazem ainda essa cultura de ser o melhor, e eles se esforçam MUITO.
Acho que o sistema deles tem coisas boas, como os alimentos, o respeito, o fato dos alunos darem aquela limpadinha na escola, mas esse excesso de rigidez e competitividade só servem pra deixar as pessoas ansiosas, deprimidas e traumatizadas. Equilíbrio é fundamental.
Você é professora de escola pública? Com certeza não. Então não fale do que não sabe. O Brasil é o país com o maior número de violência física contra o professor.
Você é psicólogo, para poder afirmar o que você disse, ou é só o que você acha? Já analisou uma população relevante de chineses para confirmar que realmente eles sejam traumatizados, deprimidos e ansiosos? De qualquer forma, neste lado do oceano há dois fatos comprovados: os professores e no geral o pessoal que trabalha na educação eles sim que são traumatizados e deprimidos, e a maioria dos que saem do ensino no Brasil não sabem fazer uma divisão sem calculadora nem sabem compreender um texto básico. Eles são destinados a péssimos trabalhos e péssimos salários a vida inteira, por falta de preparo.
Esse ano entrou uma chinesa na minha sala, e eu achei esse canal justamente enquanto pesquisava sobre a china. A minha sala é um inferno e os professores quase em todas as aulas passam metade da aula dando bronca, e uma vez a chinesa falou p gente q nos achou desrespeitosos com o professor, provavelmente por conta dessa cultura de respeito às autoridades. Muito legal o video e seu canal 👏👏
Tadinha dela. Escola pública no Brasil, e acho que particular TB, é um inferno. Imagina a garota acostumada com um ambiente de respeito total, de estudo eficaz, de boas amizades... Cair aqui... Jesus. É um purgatório, um inferno mesmo. Se ela sabe que a média de QI brasileira é baixíssima, já deve ter percebido o motivo. Se aqui tivesse tudo que a China faz pela educação, sem os exageros de cobranças, estaríamos num nível próximo deles. E o Brasil seria bem diferente. Que ela consiga sobreviver, e estude avulso, pq se depender da grade curricular brasileira ela terá um decréscimo cognitivo. E vc, moça do comentário, procure estudar em casa bastante. Acho que quem faz isso por conta própria consegue ultrapassar o conteúdo passado rapidamente.
@@aleatorism1235 eu nasci nos anos 80. Na minha época de escola nós respeitávamos o professor. E em casa, ai de nós se chegasse aos ouvidos de mainha que fizéramos algo que desrespeitasse o professor! Era lapada. Professor tinha o mesmo nível de respeito que pai e mãe.
Levando em conta um país com mais de 1 bilhão de pessoas e vc ve que lá se tem casos de desrespeito são proporcionalmente inferiores ao Brasil, aonde vc vê isso frequentemente, nas ruas, escolas... Em fim.@@nakazonegamestreaming896
@@nakazonegamestreaming896 Eu sou novo, mas o problema está nos jovens de hoje em dia, que acham que são dos de si e não podem receber broncas ou ordens, aí desrespeitam os professores
Essa história de professor/a ser "tio" ou "amigo" de aluno tá levando muitos a confundirem os papéis, aqui no Brasil, e agora a modinha é aluno bater em professor, por qualquer motivo, endossado pelos pais. Isso porque já há casos de mortes de professores. As próprias famílias endossam o desrespeito, enquanto o poder público, por meio das secretarias e diretorias escolares obrigam o professor a passar o péssimo aluno/a. Brasil está indo numa direção que chegará ao ponto de não ter retorno!
levando em conta que se bate em tio, apanha, tio bebe, dá facada.. melhor tentarmos voltar ao respeito Isso de não reprovar, de pai brigar com professor, de aluno bater em professor.. parece que não tá dando certo
Muitos pais admiram o respeito dos chineses e coreanos, mas estranhamente, os pais muitas vezes incentivam o desrespeito. Não querem que seus rebentos sejam cobrados em horários, entregas de trabalhos, comportamentos e uniformes. Já ouvi pais desmentindo o professor aos gritos, depois descobri que a criança tinha destruído o mural do outro grupo. A escola depende da atitude dos pais diante dos filhos, não adianta reclamar da escola, porém não colaborar para ter uma boa escola.
@@patriciacavati4112 exatamente. Esse negócio de não colocar limites pros filhos e não educar em casa faz com que o desrespeito aumente. Pais hoje em dia querem ser amigos dos filhos e esquecem seus papéis de pais. Pais não tem que ser amigos dos filhos, tem que saber o seu papel e se empenhar em educar o filhos de forma correta para que ele/a seja um cidadão que possa contribuir significativamente para a sociedade. Hoje em dia o desrespeito está grande em todos os níveis. A sociedade está em decadência.
Virou um círculo vicioso. Os pais começaram a passar pano para tudo que os filhos fazem , e, por sua vez, muitos professores já esgotados, e, com razão, já jogaram a toalha. É a derrota do futuro. Estudei em escola pública toda minha vida, no interior da Bahia, com excelentes professoras formadas no Instituto Anísio Teixeira, e vi inúmeros colegas passarem em vestibular sem fazer cursinho. Estou me referindo a coisa de 40 anos . O número de alunos desinteressados e que abandonavam a escola era mínimo.
Sou professor, é horrível o desinteresse dos alunos, a falta de seriedade, tenho que dar nota maior que 6 para todos, e para eles tanto faz um 6 ou um 10, então fazem o que querem do jeito que querem
Vítimas dos próprios pais e país,o problema que vejo no Brasil é sempre a tentativa de reinventar a roda,nunca termina. "Querem a fertilidade enquanto castram o órgão"Renato 38.
eu só dou 6 .. Só para passar e não perder parte das férias aplicando final. .. Um aluno com 6 em tudo ele vai ter que estudar um dia para um concurso ou um enem da vida e nem com cotas ele irá sair da mediocridade. Ou vai virar bandido sei lá ele que se F00d4 .. Com nota 6 ele não passa em lugar nenhum com as notas, isso eu digo que o governo tende a acabar com o enem, e aceitar os alunos nas federais pela nota da escola rsrsrs... como um cara desse vai fazer medicina ou direito? passa nem pelo portão
Sistema ocidental... Não há disciplina, o aluno sempre tem razão deve ser mimado porque se repreender vai ficar traumatizado... E aí cresce um adulto que não sabe o que quer ser, cheio de dúvidas e preguiçoso que acha que é dever dos outros fazer tudo para eles, falta de respeito aos adultos...
Sempre tive que pedir permissão para ir ao banheiro (e só em último caso). Não podia comer na sala, nem parar para nada. Podia beber água em garrafinha desde que não fizesse barulho. Mas sair, não. Não sei que escola é essa que permite isso tudo em sala de aula. Tinha simulados semestrais com o ranking dos alunos e as notas expostas no mural da escola (então também tinha competição). Não tinha tantas atividades porque entrava às 7:30 e saía às 12:45. Educação física era no turno contrário, e opcionalmente, esportes e música. Tinha passeios culturais ao longo do ano. Não chega nem perto da rotina chinesa, mas acho normal exigir disciplina em sala de aula... Devo estar ficando velha. Kk
Quem dera tivéssemos esse respeito pelos professores no Brasil. Eu era professor até recentemente, mas desisti da carreira por não aguentar mais lidar com adolescentes.
@@expeditoguanabarajunior3777 Mantenha o foco e vai dar tudo certo. O que me permitiu sair da carreira de professor foi justamente passar em um concurso.
@@expeditoguanabarajunior3777 desculpe,ha 2 lados, professores que tb nao respeitam, lembro na minha epoca que o professor ate chamar de "puta" chamava, sem contar os assedios. Acho que vc pode ensinar, sem todos estes padroes chineses, moro na holanda e o sistema de educacao nao é rigido, nem dever de casa passam e é excelente.
Professores sendo assediad0res ou desrespeitosos? Vi muitos nos últimos 5 anos que estava na escola. Assim como professores sem didática alguma e que culpam os alunos por não se interessarem na aula deles. Assim como também tem adolescentes/crianças sem educação, mas o problema é mais complexo doque so "crianças mal educadas" como muitos fazem parecer."@@serenaclairetalks
@@Sol_365 na China as pessoas sequer conseguem pesquisar na internet sobre os massacres que o Mao cometia contra sua população, e sou eu quem esteve em caverna?! pelo jeito ainda está numa caverna quem não sabe na forte censura de informações que vige na China
Muito legal esse investimento da China em educação e a seriedade com a qual eles tratam esse assunto! Infelizmente, no Brasil, a educação pública está muito aquém. Precisa melhorar muito!
Eu acho que aqui nivela por baixo. O sistema acaba puxando bons alunos para baixo pq hoje em dia tudo é em grupo e muitos alunos sabotam uns aos outros. A cultura aqui é fazer o mínimo, então se alguém se esforçar para fazer mais e melhor o sistema todo vai contra. Tanto colegas como até mesmo professores. Falta incentivo a alunos realmente interessados. Além disso nos métodos de avaliação atuais as notas são mais subjetivas e provas tbm tem perdido espaço. Não defendo os excessos de rigidez que tbm é péssimo, mas definitivamente a gente tem muito que melhorar, a China investiu pesado em educação e hoje colhe os resultados, basta ver o desenvolvimento do país.
Estudei no Brasil de forma integral e achei mt interessante esses exercícios que vocês faziam durante o dia, a gente só saia da sala para o almoço e lanche, o cansaço era evidente nas ultimas aulas, essa rotina de exercícios podia fazer diferença!
Ano passado vi um vídeo de uma escola chinesa. O vídeo é de 12 anos atrás. Fiquei admirado. Professores empenhados, alunos respeitosos e empenhados. Tinham muitas atividades num dia. Aprendiam inglês. Tanto que duas alunas foram entrevistadas em inglês. Um inglês excelente, claro, com o sotaque rs. Elas tiveram liberdade pra falar dos exageros e relataram que não gostavam desse excesso, mas tinham que se submeter àquilo. Acho que a decoreba é ruim, pois muita coisa se perde, só fica fixa por um período curto. Acho que o Brasil devia seguir o modelo chinês, com respeito aos professores e alunos disciplinados e aumentar a grade curricular, com foco em aprendizado ativo. Claro, os excessos chineses não deveriam ser copiados. Enfim um meio termo. O problema que o ensino no Brasil está no limbo. Um exemplo:quinta, sexta, até o terceiro ano do ensino médio não saíamos do verbo to be. Isso é normal? Claro que não. Mas era assim principalmente por causa dos alunos que não cooperavam e de professores desmotivados, que não eram respeitados. Aqui o aluno manda e desmanda. Acho que é até um crime o que estão fazendo com nossa educação. Tanto que acho isso digno de ser denunciado a alguma corte internacional, se houver essa possibilidade.
Não sei se atualmente eles ensinam inglês obrigatório, pois nos canais de visita a china é super raro alguém se comunicar em inglês, mesmo alguém falando em inglês eles respondem em mandarim
Karina! Faz suas histórias de Escola Chinesa que nem a Camila Pipoka faz sobre as vivências de escola japonesa dela, a gente ama ouvir essas histórias hahah, por ex: com quem você brigou, se teve alguma paixonite, experiências que chocaram você etc... Uma outra sugestão: faz um vídeo de chineses reagindo no Ometv com sua irmã Mônica, pois se uma brasileira falando chinês já surpreende eles, imagina 2!
No meu tempo de estudante os professores eram muito respeitados; não podíamos sair para tomar água ou ao banheiro qdo quiséssemos. Havia ordem e a disciplina era sempre observada.
Esse sistema de ensino, era o que acontecia aqui nos anos 70, nada diferente. Havia respeito com os docentes e com todos. Hoje eu como pedagoga, tenho vergonha do que se transformou a educação no Brasil, tudo pode, tudo é permitido, os discentes não respeitam e até xingam os docentes. Infelizmente é essa a nossa realidade de educação no Brasil 😢
Eu só queria que existisse um sistema de educação com equilíbrio. Parece q tudo é 8 ou 80: mto exigente ou mto desleixado. Mas é óbvio que isso envolve a escola, a sociedade, os pais
Muito bom vídeo. Conteúdo bastante interessante e cabe mesmo refletir sobre o assunto. Pelo que vi, na Coréia do Sul a mentalidade e comportamento é parecido, mas lá a cultura de academias privadas conhecidas como Hagwons são de ampla utilização pelos alunos para preparação para o Suneung (o "Enem" deles). Aqui no Brasil essa mentalidade e comportamento são fortes em algumas localidades, e forte para os padrões brasileiros. Acredito eu que não chegue perto do padrão da Coréia do Sul e da China, o que pode ser bom por um lado e ruim por outro. Com certeza existe exagero e cobrança em excesso nos casos asiáticos e também não sei se um cronograma com aula o dia inteiro seria uma boa estratégia para aprendizagem, retenção de conteúdo, etc.
Parabéns pelos 100 K, deve ser um desafio diário tocar um país com 1.5 B de pessoas, desculpa pelas crianças do canal, mas fizeram do nosso país uma zona completa! Na educação então é humilhante!
Só de ir pra rua a gente vê o nível da educação desses pais: é gente xingando no trânsito, desrespeitando os outros .... A criançada só reproduz o que vê.
Sim os alunos sao muito mal educados! Mas o sistema educacional infelizmente é pessimo, onde o aluno passa de ano sem saber o basico. A professora da minha irmã por exemplo sopra as respostas da prova pra eles
A parte da organização,limpeza e respeito aos professores eu concordo e acho que o Brasil deveria imitar,agora essa parte da competição eu acho desumana.
está na nossa essência ser competitivo...antigamente nossos ancestrais competiam o tempo todo...As únicas coisas q eu não concordo com a educação chinesa são o viés ideológico dos materiais didáticos, o incentivo à memorização e não ao desenvolvimento integral das capacidades das crianças e o controle mental com aquele dispositivo que "supostamente" visa detectar o nível de atenção dos alunos. No mais, a disciplina, a exigência, a valorização dos estudos e dos profissionais da educação, tudo isso deveria ser reimplantado aqui no Brasil.
@@uesterito Mas esse negócio de "se meu filho Não tiver a melhor carreira do mundo,ele é um inútil, Não valeu os gastos que tive com a educação dele,e Não honrou o nome da família" (sim é nesse nível o pensamento da maioria dos asiáticos), é uma pressão extrema em cima do indivíduo,sendo que às vezes só educação Não garante uma vida profissional gratificante,ainda mais em um mercado de trabalho tão competitivo como o de hj em dia, então os pais podem culpar o filho por uma coisa que ele nem tem culpa,imagina como fica a mente dessa pessoa? Não é à toa que são campeões em depressão e suicídio.
A parte da competição é capitalismo puro. Individualismo. Dificulta s união das pessoas, favorece a dominação e produz melhores trabalhadores ( mais explorados e menos revolucionários) .
No Brasil esse método é bem parecido com as escolas militares, só não deve ter limpeza feita pelos alunos. Meus irmãos mais velhos que estudaram no Japão relataram essa prática que era bem feita porque os alunos do último ano vistoriavam.
Depende da escola militar, frequentei um curso de formação de Oficiais na Polícia Militar e eu e meus colegas éramos responsáveis pela faxina dos alojamentos, chegamos inclusive a reformar todo o prédio da instituição.
Professora faz mais vídeos com entrevista com os chineses eu gostei tanto que maratonei tudo em 1 dia desde criança sempre tive vontade de aprender mandarim kkkkk
Apesar d todos os problemas a educação brasileira, acho u temos bastante coisas pra se orgulhar, tenho amigos de varios paises, e simplesmente nao consigo ter conversas de varios assuntos porque eles nao tem opiniões formadas por conta de decorarem coisas em vez de tentar compreendê-las, responda e justifique é muito util na resolução de problemas em vez de apenas seguir protocolos!!
18:20 De fato deve ser bem pesado, mas vemos ai também muitas coisas boas e otimos resultados, como você mesmo disse é necessário um equilibrio, mas creio eu que seja necessário puxar mais pro lado chinês, pelomenos inicialmente. Atualmente o que vejo nas salas de aula é um completo caos, os professores não conseguem dar aula, e nesses ultimos anos só tem piorado, o país vive uma crise muito grande de educação, e se os pais não demonstram interresse pela educação dos filhos, cabe ao estado e aos professores arrocharem a nó, do jeito que tá não da pra continuar.
Olá querida Karina. Seu conteúdo é muito rico! Seria interessante você utilizar um microfone profissional ( não precisa ser um caro). Abraço e sucesso! Que Deus a abençoe!
O ensino primário e fundamental no Brasil é péssimo os alunos chegam no ensino médio sem saber nada. Mas o governo sempre tá tentando colocar a culpa no ensino médio nunca olham pra base de tudo😂😂😂
Vejo como um grande problema aqui no Brasil a falta de respeito e a dificuldade de crianças e adolescentes em cumprir regras, isso alimentado pelos pais, mas existem algumas ações exitosas. O governo da Paraíba tem quase 100% das escolas de ensino médio na modalidade integral, e cria programas bem interessantes como o Conexão Mundo, onde disponibiliza (através de um edital FAPESQ) 400 vagas para estudantes do ensino médio da rede cursarem um semestre em outro país (Reino Unido, Espanha, Chile e China), além dos concursos de redação nota mil, Se Liga no ENEM, Festival Arte em Cena... Não é um cenário perfeito, está bem longe disso, e no Estado a questão da infraestrutura das escolas ainda é um grave problema, sobretudo para a modalidade do ensino integral, mas têm ações interessantes acontecendo também.
@@teresalisieuxnp adoro ler relatos assim. Quando o governante se empenha, dá pra fazer milagre. A infraestrutura deveria ser melhorada, mas só de saber que existem programas que beneficiam o aluno a esse ponto, já é um alento.
@@serenaclairetalksrealmente aqui no Estado da Paraíba tem se feito um esforço por parte do poder público para melhorar os índices da educação, isso não posso negar, como falei não é perfeito e está longe disso, mas desde o governador anterior começamos com ações interessantes, mas em educação tudo é lento, a pandemia atrasou o processo, acredito que daqui a alguns anos (se continuar nesse ritmo) a educação do Estado colherá grandes resultados.
Estou gostando do video e do canal. Uma sugestão seria aparecer na tela a palavra escrita quando vove gala alguma coisa específica em mandarim... Tipo essa massagem, fiquei curiosa para saber mais sobre.
Eu considero ainda que aprender desde cedo a respeitar os mais velhos, os pais, os professores. Tomar água, remédio e ir ao banheiro é importante e necessário. Com relação a preservação do espaço de estudo eu acho ótimo. Vale para a vida. As refeições levadas a sério. Uma avaliação encaixando as culturas, respeitando a história é fundamental.
Não sei se você estudou em escola particular no Brasil, mas em nenhuma, até com 17/18 anos, podíamos sair sem permissão. E até para pedir tinha um mínimo de organização que era não levantar e interromper o professor no meio de uma explicação. Não podia comer na sala, nem bala. Nada. Tinha regras para garrafa de água (mas acho engraçado que a gente nem levava até o ensino médio).
Q legal achei seu canal por acaso to viciada nas suas conversas com chineses é engraçado quando eles se assustam quando vc fala chines,😂 sugestão sobre tema de vídeo, como é a questão de religião na china é verdade q cristão sao perseguidos? Seria legal tbm vc vlogando na china , vc registrando td.😮❤parabéns.
Olá Karina, eu vi tudo isso que você contou sobre a escola chinesa nas novelas chinesas, bem assim como você relata. Quanto à sua pergunta, sim um país pode dar um salto qualitativo em seu desenvolvimento se, somente se, investir na educação. E temos sim que aprender com os países que investiram pesado em educação, não só a China. A crítica que eu faço é a questão da competição, que não deveria ser o motivador para o sucesso escolar.
Gostei tanto que já me inscrevi após ver o primeiro vídeo ( no caso esse).. Sou muito curiosa e tbm interessada na cultura asiática! Vou maratonar seus vídeos 😂❤
Resumo na época que estudei tudo tinha que pedir permissão, até o lápis a professora fazia fila para apontar. O professor marcava o dia para verificar o encadernar o livro para manter o livro .
Até a década de 90, no Brasil, nos nossos livros se usava muitos termos também falados em Portugal, até a gramática era respeitada sem os erros grosseiros que vemos hoje (por isso que eu gosto das edições de livros antigos). Eu vi recentemente na biblioteca onde trabalho um livro infantil dos anos 80/90, a palavra videojogo e não videogame.
Com certeza, principalmente com tantos canais com besteiras conhecidos no UA-camr, o seu merece milhões de seguidores!! Parabéns pelo que apresenta!! Suceeessooo!!
Gostei muito do vídeo. Bastante informativo e pudemos ver as diferenças de sistema escolar para o outro. Obrigada Um pouco mais de perfeccionismo, respeito aos docentes e autonomia no cuidado com a escola deveríamos aprender com eles. Já no que compete ao camaradismo (empatia e amizade) para com os colegas e senso crítico no aprendizado escolar, devemos valorizar e preservar o que já temos.
um sugestão, qndo vc falar algo em chines, por a forma em caracteres romanicos e em madarim, repetir duas vezes e traduzir, pois para quem assiste fica só um som barulho sem entender.
Qualquer país a educação é mais rígida , respeitosa e importante para seu povo. Brasil tinha tudo para ser de primeiro mundo mas a própria população parece gostar e aceita esses desmandos e está tudo bem 😔
No meu tempo a educação ainda era um pouco rígida pq eu peguei a época da palmatória já no finzinho, o chapeuzinho de "burro" e o castigo olhando para a parede quando apontravam e éramos ensinados a respeitar e obedecer aos professores. E quando uma mãe era chamada na escola, a mãe e o pai ficava do lado dos professores e o filho levava uma bronca ali mesmo e até uns cascudos e tb pra falar tinha que levantar a mão na sala de aula,pedir permissão para sair da sala e só ia acompanhará. Depois as coisas foram mudando e só ladeira abaixo.
Fui professora por 20 anos e acompanhei de perto esta decadência em termos de conteúdo, respeito e comportamento dos alunos. O Brasil não treina os professores e não educa os alunos. A liberdade excessiva dada aos alunos pelos pais, reflete na escola. Não tem como transmitir conhecimento em uma sala com mais de 40 alunos indisciplinados. Não há cursos técnicos suficiente para os adolescentes aprenderem algo útil para suas vidas. Ninguém tem como primeira opção ser professor. Hoje em dia a escola pública está cheia de professores que não são formados para a função. Tem contador, administrador, jornalista, profissionais de marketing e até engenheiro dando aula porque não conseguiram emprego em suas funções. Fazem um complemento de 1 a 2 anos on line e vão para a sala de aula. Acabam faltando mais do que vão, porque escola virou bico para muitos. Escola pública, principalmente nas periferias, não tem professor e quando tem, faltam mais do que vão. Falta tudo nas escolas brasileiras: professores treinados, alunos educados, conteúdo adequado, alimentação correta e tempo para o desenvolvimento de atividades que transformem o educando em um cidadão de bem e profissional eficiente. O resultado disso é uma catástrofe. O Brasil não tem tecnologia de ponta eficiente, não tem mão de obra especializada e depende quase que exclusivamente do agro-negócio em termos de exportação. Enquanto isso a China se torna um gigante em todas as áreas porque soube investir no povo, levando educação, treinamento, capacitação de mão de obra e muito investimento em ciência e tecnologia. Tudo que falta ao nosso país.
4 місяці тому+1
@@Ann-wp8jy essa "educação" que você citou é só outro nome para humilhação. Os adultos "educados" de hoje são, em grande parte, pessoas reprimidas e cheias de traumas. E para o governo brasileiro é completamente inviável que a sociedade esteja educada e informada, facilida a perpetuação desse sistema injusto e desumano que a gente vive
4 місяці тому+2
Pior que eu discordo de que o Brasil tinha tudo para ser de primeiro mundo, é só você pesquisar o tipo de europeu que foi enviado para cá. E o fato de a sociedade hoje ser conivente, como você falou, é apenas consequência dessa história desgraçada que é a do Brasil. Mas de fato esbanjamos belezas e recursos, pena que a história nao nos favoreceu
O Brasil precisa de mais firmeza na educação e disciplina. Assim o aluno respeita a matéria que o professor está passando e respeito professor como pessoa e como a pessoa que está letrando o aluno.
“Stay whit Me “, é uma série e pelo que vi 95% é exatamente como Vc relatou … Sinceramente atualmente temos uma geração quase inteira que os Pais são mais inteligentes que os filhos…
Muito legal!! O Brasil poderia aprender com a China o respeito aos professores e a disciplina do povo chinês, e asiáticos em geral, admiro muito isso! Infelizmente o Brasil não tem nenhum laureado com o prêmio Nobel por exemplo, pois a educação até em cursos superiores por aqui é complicada, é "relaxada". Infelizmente nós Brasileiros estamos buscando a subsistência, vivemos na escassez e não sobra tempo para se dedicar à ciências, a estudos elevados, a pesquisas, ou então nem se quer temos conhecimento de que exista esferas de estudos mais elevados, ou não nos interessamos, pois não existe incentivo, estamos só tentando sobreviver/pagar as contas.
O Brasil é um país ocidental, é muito difícil essa disciplina ser amplamente difundida no Brasil pois é uma questão muito cultural de países asiáticos, os países da Europa e da América tendem a ser mais relaxados
O Brasil não tem Nobel por boicote. Muitos cientistas brasileiros puderam receber Nobel, principalmente no século passado. Mas simplesmente não permitiram. Não é só simplesmente porque o povo não quer estudar. Tudo tem dois lados.
Olá Karina, pergunta para quem tem mais de 60 anos, aqui a educação pública era similar ao da china na qualidade e disciplina, após o tal FHC a escola focou assim, formandos semi analfabeto.
Um professor chines iria ter um infarto em uma escola do Brasil no primeiro dia de aula.
Ele teria um infarto em qualquer escola do ocidente....
@@RebecaWu-n1d isso é o que eles dizem né? A Alemanha por exemplo está com falta de professores ao ponto de ter que colocar professores de uma matéria para ensinar outras, em algumas cidades, e não tem um sistema muito bom.
Países como EUA pode simplesmente mentir seus resultados pra subir nos rankings. A Coreia do Sul e o Japão faz algo parecido para mentir suas porcentagens de crimes e reciclagem (que depois descobriram que eles simplesmente mandavam o lixo pra países pobres de forma clandestina, e reciclagem muito menos do que afirmavam)
@@RebecaWu-n1d
Tu não sabes do resto do mundo porque só falam do Ocidente. Faz uma pesquisa.
@@Pascal5965o Brasil e pior
Sou professora na rede estadual de MG. Viramos burocratas, reféns de alunos e pais de alunos, esgotados de tanto trabalho ( o gov chama esta exploração de ser guerreira), somos cobrados para fazermos milagres, somos agredidos tanto pelo gov como pela sociedade, somos desprestigiados... enfim, estou mudando de área. E eu sou ótima professora, mas a sociedade brasileira não valoriza o conhecimento e muito menos seus portadores.
estou fazendo o mesmo, companheira... o brasil odeia professor.... e precisamos cuidar da nossa saúde mental........ aqui no paraná há vários casos de suicídio entre os professores........ vai-que-vai, alessandra.... eu vou também.... abç!!!
Vou pedi permissão para utilizar esse desabafo, pois vc soube resumir bem o sentimento.
Fui professora na rede pública de MG e de SP. Desolador, desvalorização total. Passei em outro concurso e larguei o magistério
tem professor que ainda passando por tudo isso não aprende a votar, fica o registro.
Olá colega, saí na rede de SP tem 5 anos, muita decepção.
Trabalhei como professor durante 5 anos na China e endosso tudo que a Karina disse, no entanto essa questão de ser o melhor na escola tbm acaba fazendo muito mal pras crianças. Cansei de ver casos de crianças que não lidavam bem com a pressão absurda que sofriam, cheguei a ver até casos de crianças na 1-2a série do EF com depressão. A relação com os pais muitas vezes era péssima por esses motivos tbm. O governo tem tomado algumas medidas pra tentar aliviar a pressão, diminuindo quantidade de dever de casa e provas nos primeiros anos e tbm cortando (no papel, pq na prática continuou igual) aulas extra-curriculares pagas (que grande parte das crianças fazia de noite, depois de toda essa rotina que a Karina descreveu), mas o problema ainda é grande e a tendência é só piorar.
Eu também achei super pesado.
@@marcos-teaches eu dava aula de Educação Física. Pra brasileiro tem mercado pra dar aulas de EF, Artes, Música, Dança e Portugues (em universidades, mas raro de conseguir). Ed Fisica, com futebol ou basquete é o mais comum. Tem que ser formado na area que vai dar aula, falar ingles, ter experiencia e de preferencia uma licença de professor.
@@marcos-teaches Eu tava bem sim, mas a vida na China cansa bastante, a cultura é muito diferente e com o tempo isso vai te cansando. Chegou uma hora que eu não aguentava mais e resolvi ir embora.
@@marcos-teaches mas a sua formação não é em matemática e ciências?
@@marcos-teaches
- Olha, eu nao tenho certeza em relação aos requisitos da universidade, mas creio que vao pedir uma licença pra dar aulas de português, você teria?
- Escola internacional acho bem improvável, geralmente só contratam pessoas com vários anos de experiência e que conheçam o currículo com o qual eles trabalham (maioria é IB ou American). Já escolas bilíngues ou "internacional" de alunos chineses tem chance, mas não seria tão fácil de primeira. Talvez conseguisse via alguma agência terceirizada, com agente ou uma escola que pague menos tbm.
- Ah, tem bastante coisa que eu poderia te dizer hehehe de dica, seria pra procurar pessoas que já trabalhem nas escolas ou cidades aonde você tem interesse, a comunidade de estrangeiros é pequena e pode te ajudar muito. Não é difícil de chegar na pessoa que te contrata. Linkedin e grupos de Wechat são uma boa pra isso. De conselho seria pra não ter medo de aplicar pra vagas cujos requisitos são maiores do que as tuas qualificações, pois muitas vezes eles não ligam pra isso, e de também achar plataformas chinesas que oferecem trabalhos (echinacities e Linkedin tem várias vagas bacanas). Pra tomar cuidado é com agentes e agencias de emprego, pois eles tao nem ai pra voce, muitas vezes pegam parte do teu salario sem voce saber e podem te colocar nuns empregos nuns fins de mundo lá. Ah, e evite cidades pequenas de cara, só Tier 2 ou 1, pra você se adaptar mais fácil à vida na China ;)
"Apenas" por isso eles estão dominando o mundo. Moro no Canadá e vejo que os chineses que aqui estão trazem ainda essa cultura de ser o melhor, e eles se esforçam MUITO.
Acho que o sistema deles tem coisas boas, como os alimentos, o respeito, o fato dos alunos darem aquela limpadinha na escola, mas esse excesso de rigidez e competitividade só servem pra deixar as pessoas ansiosas, deprimidas e traumatizadas. Equilíbrio é fundamental.
Você é professora de escola pública? Com certeza não. Então não fale do que não sabe. O Brasil é o país com o maior número de violência física contra o professor.
@@expeditoguanabarajunior3777 Tu leu?
Exatamente!!!
Você é psicólogo, para poder afirmar o que você disse, ou é só o que você acha? Já analisou uma população relevante de chineses para confirmar que realmente eles sejam traumatizados, deprimidos e ansiosos?
De qualquer forma, neste lado do oceano há dois fatos comprovados: os professores e no geral o pessoal que trabalha na educação eles sim que são traumatizados e deprimidos, e a maioria dos que saem do ensino no Brasil não sabem fazer uma divisão sem calculadora nem sabem compreender um texto básico. Eles são destinados a péssimos trabalhos e péssimos salários a vida inteira, por falta de preparo.
@@expeditoguanabarajunior3777ela diz para ter EQUILÍBRIO
Esse ano entrou uma chinesa na minha sala, e eu achei esse canal justamente enquanto pesquisava sobre a china. A minha sala é um inferno e os professores quase em todas as aulas passam metade da aula dando bronca, e uma vez a chinesa falou p gente q nos achou desrespeitosos com o professor, provavelmente por conta dessa cultura de respeito às autoridades.
Muito legal o video e seu canal 👏👏
Tadinha dela. Escola pública no Brasil, e acho que particular TB, é um inferno. Imagina a garota acostumada com um ambiente de respeito total, de estudo eficaz, de boas amizades... Cair aqui... Jesus. É um purgatório, um inferno mesmo. Se ela sabe que a média de QI brasileira é baixíssima, já deve ter percebido o motivo. Se aqui tivesse tudo que a China faz pela educação, sem os exageros de cobranças, estaríamos num nível próximo deles. E o Brasil seria bem diferente. Que ela consiga sobreviver, e estude avulso, pq se depender da grade curricular brasileira ela terá um decréscimo cognitivo. E vc, moça do comentário, procure estudar em casa bastante. Acho que quem faz isso por conta própria consegue ultrapassar o conteúdo passado rapidamente.
@@aleatorism1235 eu nasci nos anos 80. Na minha época de escola nós respeitávamos o professor. E em casa, ai de nós se chegasse aos ouvidos de mainha que fizéramos algo que desrespeitasse o professor! Era lapada. Professor tinha o mesmo nível de respeito que pai e mãe.
Não tem nada a ver com cultura, tem a ver com ser um babaca ou não, muitas vezes os pais são babacas e por consequência os filhos também o são.
Levando em conta um país com mais de 1 bilhão de pessoas e vc ve que lá se tem casos de desrespeito são proporcionalmente inferiores ao Brasil, aonde vc vê isso frequentemente, nas ruas, escolas... Em fim.@@nakazonegamestreaming896
@@nakazonegamestreaming896 Eu sou novo, mas o problema está nos jovens de hoje em dia, que acham que são dos de si e não podem receber broncas ou ordens, aí desrespeitam os professores
Essa história de professor/a ser "tio" ou "amigo" de aluno tá levando muitos a confundirem os papéis, aqui no Brasil, e agora a modinha é aluno bater em professor, por qualquer motivo, endossado pelos pais. Isso porque já há casos de mortes de professores. As próprias famílias endossam o desrespeito, enquanto o poder público, por meio das secretarias e diretorias escolares obrigam o professor a passar o péssimo aluno/a. Brasil está indo numa direção que chegará ao ponto de não ter retorno!
levando em conta que se bate em tio, apanha, tio bebe, dá facada.. melhor tentarmos voltar ao respeito
Isso de não reprovar, de pai brigar com professor, de aluno bater em professor.. parece que não tá dando certo
Muitos pais admiram o respeito dos chineses e coreanos, mas estranhamente, os pais muitas vezes incentivam o desrespeito. Não querem que seus rebentos sejam cobrados em horários, entregas de trabalhos, comportamentos e uniformes. Já ouvi pais desmentindo o professor aos gritos, depois descobri que a criança tinha destruído o mural do outro grupo. A escola depende da atitude dos pais diante dos filhos, não adianta reclamar da escola, porém não colaborar para ter uma boa escola.
É que é mais fácil elogiar uma cultura e não ver que tem que ter uma atitude boa na própria crianção do(a) filho(a).
@@patriciacavati4112 exatamente. Esse negócio de não colocar limites pros filhos e não educar em casa faz com que o desrespeito aumente.
Pais hoje em dia querem ser amigos dos filhos e esquecem seus papéis de pais. Pais não tem que ser amigos dos filhos, tem que saber o seu papel e se empenhar em educar o filhos de forma correta para que ele/a seja um cidadão que possa contribuir significativamente para a sociedade. Hoje em dia o desrespeito está grande em todos os níveis. A sociedade está em decadência.
Exatamente!
Melhor comentário 👏🏾👏🏾👏🏾👏🏾👏🏾👏🏾
Virou um círculo vicioso. Os pais começaram a passar pano para tudo que os filhos fazem , e, por sua vez, muitos professores já esgotados, e, com razão, já jogaram a toalha. É a derrota do futuro. Estudei em escola pública toda minha vida, no interior da Bahia, com excelentes professoras formadas no Instituto Anísio Teixeira, e vi inúmeros colegas passarem em vestibular sem fazer cursinho. Estou me referindo a coisa de 40 anos . O número de alunos desinteressados e que abandonavam a escola era mínimo.
Sou professor, é horrível o desinteresse dos alunos, a falta de seriedade, tenho que dar nota maior que 6 para todos, e para eles tanto faz um 6 ou um 10, então fazem o que querem do jeito que querem
Vítimas dos próprios pais e país,o problema que vejo no Brasil é sempre a tentativa de reinventar a roda,nunca termina.
"Querem a fertilidade enquanto castram o órgão"Renato 38.
eu só dou 6 .. Só para passar e não perder parte das férias aplicando final. .. Um aluno com 6 em tudo ele vai ter que estudar um dia para um concurso ou um enem da vida e nem com cotas ele irá sair da mediocridade. Ou vai virar bandido sei lá ele que se F00d4 .. Com nota 6 ele não passa em lugar nenhum com as notas, isso eu digo que o governo tende a acabar com o enem, e aceitar os alunos nas federais pela nota da escola rsrsrs... como um cara desse vai fazer medicina ou direito? passa nem pelo portão
O sistema quer eles burros, seres que não pensam e assim massa de manobra dos que estão no comando do poder
Sistema ocidental... Não há disciplina, o aluno sempre tem razão deve ser mimado porque se repreender vai ficar traumatizado... E aí cresce um adulto que não sabe o que quer ser, cheio de dúvidas e preguiçoso que acha que é dever dos outros fazer tudo para eles, falta de respeito aos adultos...
Sempre tive que pedir permissão para ir ao banheiro (e só em último caso). Não podia comer na sala, nem parar para nada. Podia beber água em garrafinha desde que não fizesse barulho. Mas sair, não. Não sei que escola é essa que permite isso tudo em sala de aula. Tinha simulados semestrais com o ranking dos alunos e as notas expostas no mural da escola (então também tinha competição). Não tinha tantas atividades porque entrava às 7:30 e saía às 12:45. Educação física era no turno contrário, e opcionalmente, esportes e música. Tinha passeios culturais ao longo do ano. Não chega nem perto da rotina chinesa, mas acho normal exigir disciplina em sala de aula... Devo estar ficando velha. Kk
Quem dera tivéssemos esse respeito pelos professores no Brasil. Eu era professor até recentemente, mas desisti da carreira por não aguentar mais lidar com adolescentes.
Só quem é professor no Brasil, sabe o que passamos amigo. Graças a Deus, estou estudando para outro concurso.
@@expeditoguanabarajunior3777 Mantenha o foco e vai dar tudo certo. O que me permitiu sair da carreira de professor foi justamente passar em um concurso.
@@expeditoguanabarajunior3777 desculpe,ha 2 lados, professores que tb nao respeitam, lembro na minha epoca que o professor ate chamar de "puta" chamava, sem contar os assedios. Acho que vc pode ensinar, sem todos estes padroes chineses, moro na holanda e o sistema de educacao nao é rigido, nem dever de casa passam e é excelente.
@@dilmacoelho23 você era estudante em que década? Eu estudei nos anos 80-90 e nunca vi nada do tipo que você descreveu. 😳
Professores sendo assediad0res ou desrespeitosos? Vi muitos nos últimos 5 anos que estava na escola. Assim como professores sem didática alguma e que culpam os alunos por não se interessarem na aula deles. Assim como também tem adolescentes/crianças sem educação, mas o problema é mais complexo doque so "crianças mal educadas" como muitos fazem parecer."@@serenaclairetalks
Estudei quando criança no Japão, posso dizer que a experiencia é idêntica.
idêntica só no que ela falou,
o Japão é uma democracia e os chineses sofrem uma lavagem cerebral quando se trata da história recente do país
Kkkkkkkkkkkkk@@KhayteProfeta
@@Sol_365 na China as pessoas sequer conseguem pesquisar na internet sobre os massacres que o Mao cometia contra sua população,
e sou eu quem esteve em caverna?!
pelo jeito ainda está numa caverna quem não sabe na forte censura de informações que vige na China
@@KhayteProfeta os japoneses também, ué. Ninguém lá sabe do estupro de nanquim, por exemplo.
@@KhayteProfeta profeta do chapéu de alumínio
Muito legal esse investimento da China em educação e a seriedade com a qual eles tratam esse assunto! Infelizmente, no Brasil, a educação pública está muito aquém. Precisa melhorar muito!
Eu acho que aqui nivela por baixo. O sistema acaba puxando bons alunos para baixo pq hoje em dia tudo é em grupo e muitos alunos sabotam uns aos outros. A cultura aqui é fazer o mínimo, então se alguém se esforçar para fazer mais e melhor o sistema todo vai contra. Tanto colegas como até mesmo professores. Falta incentivo a alunos realmente interessados. Além disso nos métodos de avaliação atuais as notas são mais subjetivas e provas tbm tem perdido espaço. Não defendo os excessos de rigidez que tbm é péssimo, mas definitivamente a gente tem muito que melhorar, a China investiu pesado em educação e hoje colhe os resultados, basta ver o desenvolvimento do país.
Concordo com a sua colocação .
Melhor comentário.
Se destacar por dazer certo pode se tornar contraproducente no país do jeitinho da corrupção e das raposas simpáticas
Estudei no Brasil de forma integral e achei mt interessante esses exercícios que vocês faziam durante o dia, a gente só saia da sala para o almoço e lanche, o cansaço era evidente nas ultimas aulas, essa rotina de exercícios podia fazer diferença!
Ano passado vi um vídeo de uma escola chinesa. O vídeo é de 12 anos atrás. Fiquei admirado. Professores empenhados, alunos respeitosos e empenhados. Tinham muitas atividades num dia. Aprendiam inglês. Tanto que duas alunas foram entrevistadas em inglês. Um inglês excelente, claro, com o sotaque rs. Elas tiveram liberdade pra falar dos exageros e relataram que não gostavam desse excesso, mas tinham que se submeter àquilo. Acho que a decoreba é ruim, pois muita coisa se perde, só fica fixa por um período curto. Acho que o Brasil devia seguir o modelo chinês, com respeito aos professores e alunos disciplinados e aumentar a grade curricular, com foco em aprendizado ativo. Claro, os excessos chineses não deveriam ser copiados. Enfim um meio termo. O problema que o ensino no Brasil está no limbo. Um exemplo:quinta, sexta, até o terceiro ano do ensino médio não saíamos do verbo to be. Isso é normal? Claro que não. Mas era assim principalmente por causa dos alunos que não cooperavam e de professores desmotivados, que não eram respeitados. Aqui o aluno manda e desmanda. Acho que é até um crime o que estão fazendo com nossa educação. Tanto que acho isso digno de ser denunciado a alguma corte internacional, se houver essa possibilidade.
Não sei se atualmente eles ensinam inglês obrigatório, pois nos canais de visita a china é super raro alguém se comunicar em inglês, mesmo alguém falando em inglês eles respondem em mandarim
Karina! Faz suas histórias de Escola Chinesa que nem a Camila Pipoka faz sobre as vivências de escola japonesa dela, a gente ama ouvir essas histórias hahah, por ex: com quem você brigou, se teve alguma paixonite, experiências que chocaram você etc...
Uma outra sugestão: faz um vídeo de chineses reagindo no Ometv com sua irmã Mônica, pois se uma brasileira falando chinês já surpreende eles, imagina 2!
Parabéns pelo conteúdo, gostaria que no nosso país fosse semelhante!
No meu tempo de estudante os professores eram muito respeitados; não podíamos sair para tomar água ou ao banheiro qdo quiséssemos. Havia ordem e a disciplina era sempre observada.
Sou dessa época. Pena que agora está decadente.
Na minha época tmb e sou da geração z
Esse sistema de ensino, era o que acontecia aqui nos anos 70, nada diferente. Havia respeito com os docentes e com todos. Hoje eu como pedagoga, tenho vergonha do que se transformou a educação no Brasil, tudo pode, tudo é permitido, os discentes não respeitam e até xingam os docentes. Infelizmente é essa a nossa realidade de educação no Brasil 😢
Existe uma grande diferença entre respeito e controle.
primeira 🎉 HYPEM o video pessoal, bora ajudar a Karina a bater 150k
Como faz isso?
HYPEI 😂
Detestei. Cobre os comentários.
loucura isso. o brasil tem q fazer do nosso jeito e ser o nosso lindo SOBERANO BRASIL! 🇧🇷
Eu só queria que existisse um sistema de educação com equilíbrio. Parece q tudo é 8 ou 80: mto exigente ou mto desleixado. Mas é óbvio que isso envolve a escola, a sociedade, os pais
Concordo
Em alguns países europeus isto existe, claro, perfeito nunca será. Mas tem alguns que eu acho incríveis!
Muito bom vídeo. Conteúdo bastante interessante e cabe mesmo refletir sobre o assunto. Pelo que vi, na Coréia do Sul a mentalidade e comportamento é parecido, mas lá a cultura de academias privadas conhecidas como Hagwons são de ampla utilização pelos alunos para preparação para o Suneung (o "Enem" deles). Aqui no Brasil essa mentalidade e comportamento são fortes em algumas localidades, e forte para os padrões brasileiros. Acredito eu que não chegue perto do padrão da Coréia do Sul e da China, o que pode ser bom por um lado e ruim por outro. Com certeza existe exagero e cobrança em excesso nos casos asiáticos e também não sei se um cronograma com aula o dia inteiro seria uma boa estratégia para aprendizagem, retenção de conteúdo, etc.
Parabéns pelos 100 K, deve ser um desafio diário tocar um país com 1.5 B de pessoas, desculpa pelas crianças do canal, mas fizeram do nosso país uma zona completa! Na educação então é humilhante!
um país muito a frente do seu tempo, na china é progresso, no Brasil, regresso
O sistema educacional no Brasil não é ruim. Péssimo é a educação que o aluno trás de casa. Maioria mal educados. Não respeitam ninguém.
Eu diria que ambos estão ruins, mas um dos lados necessita de colaborar. A educação começa em casa!!!
Só de ir pra rua a gente vê o nível da educação desses pais: é gente xingando no trânsito, desrespeitando os outros .... A criançada só reproduz o que vê.
👏🏻👏🏻👏🏻👏🏻👏🏻
Sim os alunos sao muito mal educados! Mas o sistema educacional infelizmente é pessimo, onde o aluno passa de ano sem saber o basico. A professora da minha irmã por exemplo sopra as respostas da prova pra eles
ahhh pelo amor de deuuuxxx
Parabéns pelos 100.000 inscritos! 🎉🎊
Me lembro do meu intercambio na China ...a 20 anos atrás...bons tempos...
A parte da organização,limpeza e respeito aos professores eu concordo e acho que o Brasil deveria imitar,agora essa parte da competição eu acho desumana.
está na nossa essência ser competitivo...antigamente nossos ancestrais competiam o tempo todo...As únicas coisas q eu não concordo com a educação chinesa são o viés ideológico dos materiais didáticos, o incentivo à memorização e não ao desenvolvimento integral das capacidades das crianças e o controle mental com aquele dispositivo que "supostamente" visa detectar o nível de atenção dos alunos. No mais, a disciplina, a exigência, a valorização dos estudos e dos profissionais da educação, tudo isso deveria ser reimplantado aqui no Brasil.
@@uesterito Mas esse negócio de "se meu filho Não tiver a melhor carreira do mundo,ele é um inútil, Não valeu os gastos que tive com a educação dele,e Não honrou o nome da família" (sim é nesse nível o pensamento da maioria dos asiáticos), é uma pressão extrema em cima do indivíduo,sendo que às vezes só educação Não garante uma vida profissional gratificante,ainda mais em um mercado de trabalho tão competitivo como o de hj em dia, então os pais podem culpar o filho por uma coisa que ele nem tem culpa,imagina como fica a mente dessa pessoa? Não é à toa que são campeões em depressão e suicídio.
Concordo.
A parte da competição é capitalismo puro. Individualismo. Dificulta s união das pessoas, favorece a dominação e produz melhores trabalhadores ( mais explorados e menos revolucionários) .
@@uesterito vou concordar fortemente com vc
No Brasil esse método é bem parecido com as escolas militares, só não deve ter limpeza feita pelos alunos. Meus irmãos mais velhos que estudaram no Japão relataram essa prática que era bem feita porque os alunos do último ano vistoriavam.
Depende da escola militar, frequentei um curso de formação de Oficiais na Polícia Militar e eu e meus colegas éramos responsáveis pela faxina dos alojamentos, chegamos inclusive a reformar todo o prédio da instituição.
Professora faz mais vídeos com entrevista com os chineses eu gostei tanto que maratonei tudo em 1 dia desde criança sempre tive vontade de aprender mandarim kkkkk
Karina gosto muito dos vídeos com os chineses. Mas estava com saudades desse tipo de vídeo também. ❤❤❤
Apesar d todos os problemas a educação brasileira, acho u temos bastante coisas pra se orgulhar, tenho amigos de varios paises, e simplesmente nao consigo ter conversas de varios assuntos porque eles nao tem opiniões formadas por conta de decorarem coisas em vez de tentar compreendê-las, responda e justifique é muito util na resolução de problemas em vez de apenas seguir protocolos!!
18:20 De fato deve ser bem pesado, mas vemos ai também muitas coisas boas e otimos resultados, como você mesmo disse é necessário um equilibrio, mas creio eu que seja necessário puxar mais pro lado chinês, pelomenos inicialmente. Atualmente o que vejo nas salas de aula é um completo caos, os professores não conseguem dar aula, e nesses ultimos anos só tem piorado, o país vive uma crise muito grande de educação, e se os pais não demonstram interresse pela educação dos filhos, cabe ao estado e aos professores arrocharem a nó, do jeito que tá não da pra continuar.
Jeito tranquilo, leve e solto do Brasil é igual à relaxo mesmo, aqui são pouquissimas coisas que podemos pontuar como poisitivo infelizmente.
Olá querida Karina. Seu conteúdo é muito rico! Seria interessante você utilizar um microfone profissional ( não precisa ser um caro). Abraço e sucesso! Que Deus a abençoe!
Parabéns pelo 100 mil usuários do canal, adoro suas entrevistas com chineses, muitos que vejo não estam satisfeitos com suas vidas, abraços ❤❤❤❤❤
O ensino primário e fundamental no Brasil é péssimo os alunos chegam no ensino médio sem saber nada. Mas o governo sempre tá tentando colocar a culpa no ensino médio nunca olham pra base de tudo😂😂😂
Estou errado, ou muitos governantes são eles também analfabetas funcionais?😂
NAO CONTAM, MAS TODO MUNDO SABE!!! 😊😊😊😊muito exigente!!!
Excelente a educação e o respeito pelos professores na China não chega nem perto da educação no Brasil que ninguém respeita nada❤❤❤
Vejo como um grande problema aqui no Brasil a falta de respeito e a dificuldade de crianças e adolescentes em cumprir regras, isso alimentado pelos pais, mas existem algumas ações exitosas. O governo da Paraíba tem quase 100% das escolas de ensino médio na modalidade integral, e cria programas bem interessantes como o Conexão Mundo, onde disponibiliza (através de um edital FAPESQ) 400 vagas para estudantes do ensino médio da rede cursarem um semestre em outro país (Reino Unido, Espanha, Chile e China), além dos concursos de redação nota mil, Se Liga no ENEM, Festival Arte em Cena... Não é um cenário perfeito, está bem longe disso, e no Estado a questão da infraestrutura das escolas ainda é um grave problema, sobretudo para a modalidade do ensino integral, mas têm ações interessantes acontecendo também.
@@teresalisieuxnp adoro ler relatos assim. Quando o governante se empenha, dá pra fazer milagre. A infraestrutura deveria ser melhorada, mas só de saber que existem programas que beneficiam o aluno a esse ponto, já é um alento.
@@serenaclairetalksrealmente aqui no Estado da Paraíba tem se feito um esforço por parte do poder público para melhorar os índices da educação, isso não posso negar, como falei não é perfeito e está longe disso, mas desde o governador anterior começamos com ações interessantes, mas em educação tudo é lento, a pandemia atrasou o processo, acredito que daqui a alguns anos (se continuar nesse ritmo) a educação do Estado colherá grandes resultados.
Tenho certeza que os estudos são muito rígidos mas são muitos bons
Para serem uma potência incrível
Estou gostando do video e do canal. Uma sugestão seria aparecer na tela a palavra escrita quando vove gala alguma coisa específica em mandarim... Tipo essa massagem, fiquei curiosa para saber mais sobre.
Eu te acompanho no UA-cam e também compartilho no meu Facebook e já compartilhei no meu Facebook 🤗
Eu considero ainda que aprender desde cedo a respeitar os mais velhos, os pais, os professores.
Tomar água, remédio e ir ao banheiro é importante e necessário.
Com relação a preservação do espaço de estudo eu acho ótimo. Vale para a vida.
As refeições levadas a sério.
Uma avaliação encaixando as culturas, respeitando a história é fundamental.
Super interessante os exercícios para a visão eu pago para fazer um tratamento natural para a melhora da visão...e funciona mesmo.
Não sei se você estudou em escola particular no Brasil, mas em nenhuma, até com 17/18 anos, podíamos sair sem permissão. E até para pedir tinha um mínimo de organização que era não levantar e interromper o professor no meio de uma explicação. Não podia comer na sala, nem bala. Nada. Tinha regras para garrafa de água (mas acho engraçado que a gente nem levava até o ensino médio).
Muitas coisas a copiar, e algumas para questionar. Amo todos seus vídeos, abraços. 😘
Muito interessante as diferenças. Experiência única você teve.
Q legal achei seu canal por acaso to viciada nas suas conversas com chineses é engraçado quando eles se assustam quando vc fala chines,😂 sugestão sobre tema de vídeo, como é a questão de religião na china é verdade q cristão sao perseguidos? Seria legal tbm vc vlogando na china , vc registrando td.😮❤parabéns.
O bom seria misturar os dois sistemas de educação. 🙏🏼💕
Amei esse vídeo! Eu sempre fico intrigada com a quantidade de tempo que os chineses estudam.
Menina eu fico admirado sobre sua fluência en mandarim
Eu gosto dos vídeos com seu pai. Ele é muito engraçado. Gosto demais com vcs 2.
Olá Karina, eu vi tudo isso que você contou sobre a escola chinesa nas novelas chinesas, bem assim como você relata. Quanto à sua pergunta, sim um país pode dar um salto qualitativo em seu desenvolvimento se, somente se, investir na educação. E temos sim que aprender com os países que investiram pesado em educação, não só a China. A crítica que eu faço é a questão da competição, que não deveria ser o motivador para o sucesso escolar.
Gostei tanto que já me inscrevi após ver o primeiro vídeo ( no caso esse)..
Sou muito curiosa e tbm interessada na cultura asiática! Vou maratonar seus vídeos 😂❤
No Japão alunos limpam escola e os banheiros , assim não vão cagar do lado do vaso.
Não só na china e Japão a coreia também limpa sua escola é uma educação diferenciada.
Aí Karina! 100.000 😁 Parabéns 👏🏼👏🏼👏🏼
Que maravilha...ide para la todos...
Parabéns pelos 100mil! Demorou mas veio e vc merece.. 🎉🎉🎉
Canal Maravilhoso! Muita riqueza! Parabéns, Karina!
Parabéns!!! 100k
Você poderia fazer uma visita à China....ia ser legal acompanhar
Antes de assistir o vídeo ja oosso afirmar que na China da certo e a escola funciona.... aqui não.
Outros países q também dão certo fazem tudo diferente da China. E agora?
Excelente vídeo.
Adoraria que aqui no Br tivesse esse sistema de educação ❤
Parabéns mas, você deveria ter mais de 1 milhão de inscritos.
vc está de parabéns pelo canal, seu conteúdo é incrível
Perfeito, excelente vídeo
Adoro quando você coloca as fotos
Resumo na época que estudei tudo tinha que pedir permissão, até o lápis a professora fazia fila para apontar. O professor marcava o dia para verificar o encadernar o livro para manter o livro .
Até a década de 90, no Brasil, nos nossos livros se usava muitos termos também falados em Portugal, até a gramática era respeitada sem os erros grosseiros que vemos hoje (por isso que eu gosto das edições de livros antigos). Eu vi recentemente na biblioteca onde trabalho um livro infantil dos anos 80/90, a palavra videojogo e não videogame.
Linda, parabéns, estou aqui desde o começo ❤. Vc merece td sucesso.
Seu canal é muito legal! Parabéns! 😊
Com certeza, principalmente com tantos canais com besteiras conhecidos no UA-camr, o seu merece milhões de seguidores!! Parabéns pelo que apresenta!! Suceeessooo!!
Faça um vídeo mostrando como faz essa massagem ocular 🙏
Seria interessante mesmo
Canal TOP!!!👏👏👏
Parabéns pelos 100k🎉🎉🎉🎉🎉
Parabéns pelos 100 mil inscritos 👏👏👏
parabéns pelos 100 mil inscritos voce merece muito👏🏻👏🏻👏🏻👏🏻👏🏻 canal incrível amo demais
Gostei muito do vídeo. Bastante informativo e pudemos ver as diferenças de sistema escolar para o outro. Obrigada
Um pouco mais de perfeccionismo, respeito aos docentes e autonomia no cuidado com a escola deveríamos aprender com eles. Já no que compete ao camaradismo (empatia e amizade) para com os colegas e senso crítico no aprendizado escolar, devemos valorizar e preservar o que já temos.
um sugestão, qndo vc falar algo em chines, por a forma em caracteres romanicos e em madarim, repetir duas vezes e traduzir, pois para quem assiste fica só um som barulho sem entender.
Mais um inscrito agora ☺️ Sucesso! Meus parabéns 🎉
Parabéns pelos 100k!!👏🏻👏🏻👏🏻
Qualquer país a educação é mais rígida , respeitosa e importante para seu povo. Brasil tinha tudo para ser de primeiro mundo mas a própria população parece gostar e aceita esses desmandos e está tudo bem 😔
No meu tempo a educação ainda era um pouco rígida pq eu peguei a época da palmatória já no finzinho, o chapeuzinho de "burro" e o castigo olhando para a parede quando apontravam e éramos ensinados a respeitar e obedecer aos professores. E quando uma mãe era chamada na escola, a mãe e o pai ficava do lado dos professores e o filho levava uma bronca ali mesmo e até uns cascudos e tb pra falar tinha que levantar a mão na sala de aula,pedir permissão para sair da sala e só ia acompanhará. Depois as coisas foram mudando e só ladeira abaixo.
*acompanhado
Fui professora por 20 anos e acompanhei de perto esta decadência em termos de conteúdo, respeito e comportamento dos alunos. O Brasil não treina os professores e não educa os alunos. A liberdade excessiva dada aos alunos pelos pais, reflete na escola. Não tem como transmitir conhecimento em uma sala com mais de 40 alunos indisciplinados. Não há cursos técnicos suficiente para os adolescentes aprenderem algo útil para suas vidas. Ninguém tem como primeira opção ser professor. Hoje em dia a escola pública está cheia de professores que não são formados para a função. Tem contador, administrador, jornalista, profissionais de marketing e até engenheiro dando aula porque não conseguiram emprego em suas funções. Fazem um complemento de 1 a 2 anos on line e vão para a sala de aula. Acabam faltando mais do que vão, porque escola virou bico para muitos. Escola pública, principalmente nas periferias, não tem professor e quando tem, faltam mais do que vão. Falta tudo nas escolas brasileiras: professores treinados, alunos educados, conteúdo adequado, alimentação correta e tempo para o desenvolvimento de atividades que transformem o educando em um cidadão de bem e profissional eficiente. O resultado disso é uma catástrofe. O Brasil não tem tecnologia de ponta eficiente, não tem mão de obra especializada e depende quase que exclusivamente do agro-negócio em termos de exportação. Enquanto isso a China se torna um gigante em todas as áreas porque soube investir no povo, levando educação, treinamento, capacitação de mão de obra e muito investimento em ciência e tecnologia. Tudo que falta ao nosso país.
@@Ann-wp8jy essa "educação" que você citou é só outro nome para humilhação. Os adultos "educados" de hoje são, em grande parte, pessoas reprimidas e cheias de traumas. E para o governo brasileiro é completamente inviável que a sociedade esteja educada e informada, facilida a perpetuação desse sistema injusto e desumano que a gente vive
Pior que eu discordo de que o Brasil tinha tudo para ser de primeiro mundo, é só você pesquisar o tipo de europeu que foi enviado para cá. E o fato de a sociedade hoje ser conivente, como você falou, é apenas consequência dessa história desgraçada que é a do Brasil. Mas de fato esbanjamos belezas e recursos, pena que a história nao nos favoreceu
O Brasil precisa de mais firmeza na educação e disciplina.
Assim o aluno respeita a matéria que o professor está passando e respeito professor como pessoa e como a pessoa que está letrando o aluno.
“Stay whit Me “, é uma série e pelo que vi 95% é exatamente como Vc relatou … Sinceramente atualmente temos uma geração quase inteira que os Pais são mais inteligentes que os filhos…
Muito legal!! O Brasil poderia aprender com a China o respeito aos professores e a disciplina do povo chinês, e asiáticos em geral, admiro muito isso! Infelizmente o Brasil não tem nenhum laureado com o prêmio Nobel por exemplo, pois a educação até em cursos superiores por aqui é complicada, é "relaxada". Infelizmente nós Brasileiros estamos buscando a subsistência, vivemos na escassez e não sobra tempo para se dedicar à ciências, a estudos elevados, a pesquisas, ou então nem se quer temos conhecimento de que exista esferas de estudos mais elevados, ou não nos interessamos, pois não existe incentivo, estamos só tentando sobreviver/pagar as contas.
O Brasil é um país ocidental, é muito difícil essa disciplina ser amplamente difundida no Brasil pois é uma questão muito cultural de países asiáticos, os países da Europa e da América tendem a ser mais relaxados
sim só não tem o contrario né? os prof humilham os alunos e no caso do japao ocorre muito caso de asse.. com as gurias
@@pedro34543verdade! Tem q ter equilíbrio nas relações.
O pib per capita da China e do Brasil são praticamente iguais. Sua desculpa de subsistencia caiu por terra.
O Brasil não tem Nobel por boicote. Muitos cientistas brasileiros puderam receber Nobel, principalmente no século passado. Mas simplesmente não permitiram.
Não é só simplesmente porque o povo não quer estudar. Tudo tem dois lados.
Muito interessante o seu trabalho.
Amo os seus vídeos!
adorei o vídeo!!!
Adorei o video. Aproveitando sobre o tema educação. Faz um video sobre o GaoKao. Vc fez a prova? Sabe dizer como ela funciona?
Obrigada.❤
Não fiz, estrangeiros não precisavam fazer, a gente passava por outro sistema para entrar na faculdade.
Então sou o inscrito 101.000
Parabéns seu canal é TOP
Parabéns Karina !!! Você merece !Deus abençõe sua trajetória aqui no UA-cam ❤
Tenho 54 anos, sou paulistana, estudei em colégio de freiras e muitas das coisas que vc está relatando, se parecem com a minha infância… interessante.
vc karina,já ouviu falar em paulo freire?
Olá Karina, pergunta para quem tem mais de 60 anos, aqui a educação pública era similar ao da china na qualidade e disciplina, após o tal FHC a escola focou assim, formandos semi analfabeto.
Amei!!!