Não mas isso é coisa de vagabundo coisa de comunista, as pessoas não querem mais trabalhar só querem viver as custas do estado, diz o deputado que trabalha no 2x5
O fim da escala 6x1 é uma pauta band-aid dentro do modelo capitalista. É a escravidão implorando por mais migalhas e menos chicote, mas ainda assim, continuando escravos. O certo seria trabalhar 3, folgar 4. Temos que trabalhar pra viver e não viver pra trabalhar.
Vamos igualar o peso desta balança livrando o proletariado do dia da semana mais odiado, a tal tá SEGUNDA, vamos pedir o dia do afrodescendente. Se bem que já temos o dia 20 de novembr😢. Vamos ter que derrubar este feriado e criar um folga semanal. Mais uma PEC.
Trabalhei 20 anos nesse regime de escravidão e não recomendo. Só quem passa sabe. Quem nao segue esse regime deveria se calar, já que não querem ajudar.
Não é questão de escolha, as pessoas se submetem a isso pois se não aderir passa fome e é despejado kkk quem defende é dono de empresa que quer o empregado na bosta e coloca o lucro da empresa na frente
Eu não tenho memória com meu pai, quase nenhuma, pois meu pai trabalhava no Ceasa e eu nunca via meu pai. Quando ele estava em casa, estava sempre cansado e queria dormir. Nunca brinquei com meu pai.
Meu pai foi assim também, só aproveitei a companhia dele quando se aposentou. Essa nossa elite é tão lixo que ela quer humilhar, quer subjugar os pobres.
Trabalhei um ano e meio fazendo à escala 6x1 e saí, fazia essa escala e ganhava 2.000,00 trabalhava feriado, sábados, domingos. Estava virando visita na minha casa! Pagando aluguel para minha casa ficar vazia! Sempre estudei e não conseguia mais ter vontade de pegar as apostilas de estudo! Acredito que ninguém merece passar por isso! E admiro quem se aposenta fazendo essa escala, porque abriu mão da sua vida, sua família e muito mais.
No Brasil, mais de 70 % da população é de empregados, desses quase 90% trabalham em escala 6 x 1. Eu trabalho de segunda a sexta mas apoio os trabalhadores que devem ter o mesmo direito q eu e de outras pessoas que trabalham na escala 5 X 2.
O mais legal é ver pessoas que trabalham 6 dias na semana , ganham um salario ridiculo e estao bravas com o fim da escala kkkkk. Capachos de empresarios
O incrível é que querem te convencer , que fará mal para a economia. Sendo que em todos os países onde foi abolida em prol de outra mais humanas, o ganho de produtividade e no geral foi amplamente benéfico para toda a sociedade. Mas esse tipo de argumentação para demonizar tal medida, já aconteceu em vários períodos da vida pública brasileira. Criação da CLT, férias remuneradas, décimo terceiro salário, tudo isso iria quebrar a economia segundo os " especialistas " de ocasião.
Isso que você não viu os pastores passando mais desinformação, dizendo que é coisa do demônio querendo que as pessoas fiquem com mais tempo para o pecado e citando um verso de Gênesis dizendo que Deus trabalhou seis dias e descansou um.
Com certeza, o máximo permitido hoje é 44h semanais, e todos eles colocam esse horário pq é o máximo permitido, se fosse 88h semanais, fariam isso tbm. Principalmente grandes empresas de supermercados...
Gente tá passando da hora de a escala ser 4x3... não se tem tempo pra viver... de verdade temos filhos, muitos atípicos, pais idosos, casa pra limpar, mercado pra fazer, médico pra ir, cozinhar... gostaríamos de poder sentar um pouco e descansar, dormir um pouco mais... isso tudo sem pensar no povo que nem o domingo tem pq o "domingo é consagrado a Deus" é triste passam o domingo na igreja que vida é essa?... roupa pra lavar, passar, queria tanto fazer crochê ou pintar, ver filme, pintar, fazer uma reunião em casa vez em quando, poder sentar numa praça e contemplar. Ócio criativo... sério gente, não tem como viver pegando condução 3,4h por dia, viver humilhado, pedindo desculpa e contando centavos... 😢
A maioria das pessoas nem sabem o que fazer quando tem algum tempo... se sentem culpadas, inventam uma reforma na casa, não sabem se divertir, falo por meus pais, ficam arranhando problemas, não sabem o que é viver em paz pq viveram madrugando, atravessando cidade de bicicletas pra economizar o dinheiro do ônibus, nunca passearam, nunca foram a um teatro ou cinema, nunca viajaram, nem leram nada além da bíblia, nenhuma vaidade com coisas bonitas, só o que dava pra comprar com o que sobrava do aluguel e da comida, água e luz... só sabe quem passou e passa o que é não ter chance nem de descobrir o que gostaria de ser pq tem que ser o que dá, o que tem pq precisa de dinheiro pra sobreviver... se melhorar? Como? Não se tem tempo pra nada... 😢 estamos todos doentes mentalmente e exaustos fisicamente... isso não é viver...
Se o povo continuar a votar na esquerda isso SÓ VAI PIORAR! Trabalhamos 5 meses para pagar impostos, mas você não vai ver político NENHUM fazendo PEC contra isso.... A luta é justa, mas quem está na frente disso não da exemplo NENHUM!!
Trabalhava 40 horas como professor, hoje trabalho 20 horas e a minha vida mudou para melhor em qualidade, tenho mais tempo para descansar, ler, ver filmes e passear com a minha cachorrinha. Nunca peguei um atestado. Vida além do trabalho.
A citação do Padre Antônio Vieira já vale o vídeo e depois todo o desenvolvimento é simplesmente magnífico. Só podia ser você! Obrigado por seu ponto de vista e por dividir conosco. Obrigado e parabéns!
Trabalhar 6X1 é tão maravilhoso, que saí para ganhar menos da metade em outro lugar fazendo 5X2! Ficar sem tempo pra si, pra namorar, estudar, e comer mal, pra fazer mil horas, sem comissão descente, viver sem se alimentar bem, pra dono de loja ficar milionário! Eh essa a vida do 6X1!
Sempre esse argumento de "pra dono de loja ficar milionário" Porra, a maior parte das empresas do Brasil, que empregam a maior parte dos brasileiros, são pequenas e médias empresas, onde pouquissimos donos estão milionários. Vocês olham o dono da Havan e acham que todo dono de loja no Brasil é assim. Generalização burra do cacete
Comprovado, é só pesquisar seriamente. Todo país que adotou a escala 5X2 ou até 4X3, como a Alemanha e os países Escandinavos, não só aumentou a produtividade de suas empresas, como aqueceu o mercado consumidor, gerando mais demanda e postos de trabalho no setor terciário que já faz tempo é o que mais emprega em países desenvolvidos.
@@kassiellyferreira9401 Nunca seremos com a escala 6X1. Mas é isso que nossa classe dominante quer: país subdesenvolvido, com população ignorante, que não conhece sua história, facilmente manipulável e que reproduz o discurso dos ricos para manter o suddesenvolvimento.
Eu parei de trabalhar com meus pais e, depois, com minha própria tia, que é dona da maior varejista do país, porque trabalhava 7 dias por semana. Fui trabalhar para outras pessoas em escala 6x1, o que era horrível, mas pelo menos não tinha a pressão constante da família. Com o tempo, me sentia como um rato de laboratório, fazendo de tudo dentro da empresa, um verdadeiro coringa. Quando a empresa começou a passar por dificuldades por má administração, usei o que aprendi desde criança com meu pai e minha falecida tia Luiza. Alavanquei a empresa e me preparei para propor uma sociedade ao meu "patrão". Quando apresentei minha proposta de expansão, ele pegou minha mão, agradeceu e disse que iria me dar uma moto. O cara saiu de uma dívida de 200 mil e foi para um faturamento de mais de 700 mil, e tudo o que ele me ofereceu foi uma moto. Propus a sociedade, ele ficou sério, fechou a cara e disse, sem me olhar nos olhos, que iria "estudar a respeito". Depois disso, começou a me tratar com rispidez. Contratou uma consultoria externa e me pediu para explicar todos os processos da empresa para eles. Nem meu "patrão" sabia direito como a empresa dele funcionava. Nessa mesma época, meu "patrão" pediu para discutirmos o projeto de expansão e chamou a consultoria e um advogado para a reunião. Não fui tolo: expliquei apenas por alto e disse que, para aplicar o projeto completo, eu mesmo deveria montar e gerenciar uma equipe. Para mostrar minha boa vontade, relembrei a proposta de sociedade. Meu "patrão" riu, todos riram, e o advogado me abordou dizendo que o projeto pertencia à empresa, já que fui eu quem o desenvolveu enquanto era funcionário. Veio com um monte de papéis para eu assinar. Não entreguei nada de concreto, apenas um resumo feito na frente deles, sem informações detalhadas, e, na mesma semana, fui mandado embora. Tempos depois, fiquei sabendo que tentaram implementar minha ideia, mas não conseguiram. Eram um bando de tapados! Em 2012, abri minha empresa, com medo e sem saber se daria certo. Comecei o projeto com apenas 3 mil reais kkk. Meu ex-patrão faliu em 2013 e, em 2020, infelizmente tirou a própria vida. Descobriram depois que ele devia milhões para bancos e agiotas. Hoje, na minha empresa, trabalhamos no esquema 5x2. Se algum colaborador quiser tirar uma semana inteira de folga no ano, não descontamos das férias - é um benefício que ofereço para quem trabalha comigo. Não posso pagar tanto quanto merecem, mas acredito que R$6.754,00 é uma boa remuneração. Tenho muito orgulho de todos que trabalham comigo. Tenho sociedade com dois ex-funcionários em empresas diferentes e só faço uma exigência: que eles não fiquem mais de 5 anos como meus funcionários. Quero que abram suas próprias empresas e me chamem para ser sócio.
Sempre tem viés, mesmo que seja de alguém de centro (segundo o choque de cultura, pq odeia todo mundo igual). Um outro ponto, é melhora saber o viés do comunicador que engolir como verdade quando toda pessoa tem seu viés. Mais um ponto, quando o que se apresenta são acontecimentos, e não especulações ajuda. Cuidado com o eduardo que ele solta algumas informações erradas de zueira, é bom que ele cutuca para pesquisar e não apenas acreditar em tudo que é dito.
Por mais pobre de direita que seja, se trabalha na escala 6x1 sabe exatamente a desgraça que isso representa. Eu sai desse inferno, mas, as sequelas existem até hoje.
Sou de direita e apoio a causa. Tem que parar com essa briguinha entre lados, pois perdemos tempo e esquecemos de coisas importantes como essa pauta, e é isso que eles querem...
Gente que nunca trabalhou, dando “opinião “! Tá mais que na hora dos que nunca trabalharam, trabalhar, para que aqueles que tem essa jornada absurda de 6 x 1, descansem um pouco!!!!
Rosalia, trabalhei 6x1 já e hoje faço 5x2. Dou a opinião com muita propriedade de que 6x1 adoece, e não é vida. Ganhava metade de um salário mínimo, porque a outra metade ia para tratamento psicológico. Tive deficiência de vitamina D e ataques de ansiedade em expediente porque estava no limite do burnout. Não desejo isso para ninguém. Hoje tenho qualidade de vida e aproveito a vida com minha família e filhos. Não fale besteira. Melhor, só não fale.
@@rosaliacruz4377 Seu comentário é tão burro quanto alguém dizer q alguém q nunca teve demência não pode tratar quem tem demência! É justamente o contrário, o médico não pode ter demência pra tratar bem o demente. Assim como o coitado q trabalha 6x1 e ganha um salário mínimo em via de regra é burro e sem instrução pra entender q se proibir essa escala vai gerar desemprego entre quem trabalha nessa escala e a queda no poder de compra deles em 1/3. Se mesmo assim ele quer l, sabendo desse fato então é problema deles, mas só vejo gente burra achando q vai trabalhar menos e continuar com o mesmo poder de compra. RS... E isso é matematicamente impossível
Muita gente ainda fala de 08 horas por dia, mas na prática são 09 mesmo. Essa horinha de almoço muitas vezes é interrompida, começa depois, termina antes...
Acordar as 4 da manhã para chegar às 8 no trabalho Sair às 17:20 para chegar em casa às 21 horas, ou seja , 9 horas de trabalho somado a 8 horas de trajeto de ida e volta, ou seja 17 hrs longe de casa. Durante 6 dias....
@@ambrolioferrero3277É preciso ter a lei para nós que queremos fazer outras coisas além de trabalhar. Os bolsominions podem trabalhar até sem descanso algum, eles que são contra as leis e o sistema!
A única memória que tenho da minha mae é ela trabalhando 12 horas por dia 7 dias por semana, Essa Pec é uma das melhores coisas que esse pais ja desenvolveu
@@marceloaraujo4787 você sabia que eram países de primeiro mundo? Sabia que era somente no setor público? Pois é meu nobre, o mundo não é do jeito que você acha que deveria ser.
É claro que a sobrecarga de trabalho atual é o principal entrave para aqueles que defendem a escala 6x1 e, ao mesmo tempo, têm a ousadia de considerar os trabalhadores como 'pouco produtivos'. No entanto, o que realmente está em jogo é a manutenção de uma produtividade elevada com uma equipe reduzida, o que lhes permite aumentar os lucros sem precisar expandir a equipe.
A camiseta amarela foi criada pelo gaúcho Aldyr Garcia Schlee. Este que, a propósito, era um excelente professor de português e também apaixonado pela cultura de fronteira com o Uruguai. Também prefiro camiseta azul, mas a amarelinha nasceu no Rio Grande 😅
Embora dê boas risadas com esse seu sarcasmo maravilhoso, quanto mais aprendo nesse canal, mais triste 😢 fico ao perceber que você está certo: nada mudou em 400 anos. Somos escravos comandados pela "elite" de náufragos e degredados.
Eu trabalho até sábado ao meio-dia. Mas pra mim é como se trabalhasse o dia todo só pelo fato de acordar cedo e deslocar até o trabalho. A melhor coisa é poder folgar sábado e domingo e trabalhar descansado na segunda-feira.
Cara, primeiro, quando vejo seus vídeos, entrevistas e etc..., inicialmente penso, não vou entender nada, depois, pesquiso, leio e tudo fica claro e exatamente como você simplifica, a cada dia me torno mais completo com seu conteúdo, parabéns e obrigado por me esclarecer sobre assuntos diversos e importantes, você é o cara, ou é bem próximo a ele, viva a leitura!
Valeu Eduardo mais uma vez pela aula e entendimento por tudo o que tu fala. E outra coisa, amamos o mesmo disco do Neil Young, Comes A time meu velho, um brinde pra você. Valeu!!
Na verdade não é 6x1 não. No trabalho que trabalhei no shopping era basicamente assim: você trabalhou de segunda a sábado, obrigatoriamente domingo vai ser o dia de folga corredor? Não! Eles que escolheia o seu dia de folga teve uma vez que foi na sexta feira trabalhei 14 dias direto sem descanso!
Também trabalhei nesse sistema, pior ainda é quando faltando minutos pra fechar a loja, aparecia algum @rrombado e ter que agir como simpatia. Odiava desde então nunca mais quis trabalhar no comércio.
Trabalhava em padaria, minha folga era na segunda feira, não dava pra sair pra nenhum lugar, meu filho tinha escola, meu marido trabalhava...essa escala é terrível vc não tem vida
A proposta da PEC da Érica na verdade uma jogada de negociação,pede mais, para negociar, ate chegar no que realmente querem; ou seja pede "10", eles oferecem "6", e chega no consenso "8". Pratica muito usado em empresas. Mas ela ja manifestou que na verdade é 5x2. Aqui na minha região, em SC, Os supermercados estao tendo muita dificuldades para contratar, encontrar pessoas que se sujeitam a trabalhar sabados, domingos,feriados...ja esta negociando para fechar aos domingos. Outra vantagem desse 5x1, vai ser o aumento de ofertas de emprego, pois muitas empresas vao ter que abrir 3º turno.
Calma gente, não é bem assim. Vcs já ponderam sobre tudo o que se perde e se ganha com isso? Vcs acham que é apenas trabalhar menos e ponto final? Tem MTA coisa nessa equação.
Gente rica reclama de um jeito diferente né... Reclama que não tem férias, décimo terceiro, estando na europa, tomando champagne... Sem saber o que é enfrentar fila no SUS, fazer conta no mercado pra ver se o dinheiro vai dar, passar a semana toda trabalhando para os outros, ganhando pouco, e no único dia de folga, não saber se limpa casa, organiza a vida, cuida da familia ou descansa... Pra acabar mesmo...
O problema é que os bostiqueiros querem o atalho fácil pra prosperidade, não querem pensar o brasil e melhorar. O que garante nesses países menos horas de trabalho é sua produtividade alta, fruto de uma educação fortalecida desde a infância. Se um jobson da vida trabalhar menos ele só vai ganhar menos.
Olá boa tarde Peninha Temos que acabar de vez com essa excrescência de escala, verdadeira escravidão moderna. Na Europa estão fazendo 36 horas semanais, aqui os "empresários" querem sempre explorar cada vez mais a mão de obra
@@zedejoaoagoraelula4796 O problema é que os bostiqueiros querem o atalho fácil pra prosperidade, não querem pensar o brasil e melhorar. O que garante nesses países menos horas de trabalho é sua produtividade alta, fruto de uma educação fortalecida desde a infância. Se um jobson da vida trabalhar menos ele só vai ganhar menos.
Na europa sim há legislação trabalhista e esta bem avancada, mas nos EUA nao, os caras nao tem ferias remuneradas, nao tem licensa maternidade, nao tem aviso previo, estao entregue a "bondade" do patrão, sem contar com o sistema privado de pensoes, que muitas vezes as corretoras vao a falência ou fogem com a grana, isso é o que eu sei por cima.
@carloslima8565 Vamos ver o que eles farão quando ficarem velhos e doentes. Os pais de uma amiga minha voltaram para o Brasil e usam o sistema previdenciário que nunca contribuíram, também usam o SUS que não bancaram. Essa minha amiga fez faculdade no Brasil também, federal, estudei com ela, uma vez ela falou que no EUA ela ficaria envidiada a vida toda para fazer faculdade. Tenho uma conhecida que poderia ter morado no EUA, professora universitária, escolheu a Europa pela qualidade de vida. EUA é bom para ganhar dinheiro, não para viver, eu não moraria lá, atualmente moro na Europa.
Trabalhei por 13 anos na minha última empresa, 6x1 a escala, sai com bornout e mentalmente desgastado, como essa galera pode opinar sobre isso se sequer ficam nas empresas, eu entrei em 2011 e saí este ano 2024, eu era o mais antigo da empresa... Pelo fim dessa exploração de escala...
Muito bom mesmo Eduardo o problema está bem mais enraizado,eu trabalhei 12 anos na indústria química em 6x2 e pior folga corrida não vi minhas filhas crescendo... parabéns
Querido professor, seu desejo foi uma ordem. Está com o impacto e alcance que seus vídeos com toda vênia têm por direito dentro deste infindo emaranhado da internê. Voltamos para o difícil exercício de captação dos likes, e agora muito mais assombroso na geração da "inteligência mórbida", que explorará nossa apatia enquanto cínicos proporcionando tanta visualização e tanto pouco like (um excelente vídeo, um excelente trabalho, a falta do like é demagogia). Mais uma vez, meu muito obrigado.
Aguardei 2 anos e meio para trabalhar no 5x2. Comi o pão que o diabo amassou, passei dificuldades financeiras, mas consegui. Estou muito feliz com a minha conquista! "Não volte pro pouco só porque você está ansioso demais para esperar algo melhor!"
Essa PEC daria ótimas discussões sobre a forma da jornada de trabalho no Brasil e o quanto ela é cruel em sua base, mas exigir que o povo pense é muita coisa.
5 x 2 seria bem razoável - 7h 30m de trabalho por dia, com 1 hora de almoço, perfazendo portanto 37,5 horas de trabalho por semana. Esse seria o ideal.
O problema é que os bostiqueiros querem o atalho fácil pra prosperidade, não querem pensar o brasil e melhorar. O que garante nesses países menos horas de trabalho é sua produtividade alta, fruto de uma educação fortalecida desde a infância. Se um jobson da vida trabalhar menos ele só vai ganhar menos.
Bom dia Sr. Eduardo Bueno. Discordo de 2 pontos: ''6-1'' já era. O mundo largou essa Escala ruim. E a camisa amarela da seleção🟡apesar do péssimo futebol atual e da péssima gestão da CBF, é uma camisa amarela icônica, copiada, vestida até por lendas do rock. A seleção da Copa 70 foi mágica. Tão incrivel que CBF nem existia! Juntar Pelé, Rivellino, Tostão, Jair, etc, nunca mais teve outra igual. Era como se a Argentina pudesse convocar Di Stefano, Maradona, Messi, Mario Kempes e Riquelme no mesmo time.
@@Presidenta_Aerotia E o q isso tem a ver? RS.... Vc colocou a média da carga horária, nada a ver com proibir escala 6×1. Como disse, aqui na Europa não existe isso, nenhum país proíbe escala 6x1. Difícil vcs entenderem isso.
@@gcalicchio1 8 ou mais horas diárias na 6-1 não é recomendável. Nenhum pais proibiu totalmente a jornada 6-1, porém várias empresas e nações [incluindo Japão, que já foi considerado um pais workaholic nas décadas 80s/90s] estão se movendo em direção à redução da jornada semanal como um todo, incentivando modelos mais flexiveis e focados no bem-estar. Exemplos: - Bélgica: Permite concentração das horas semanais em 4 dias, oferecendo uma semana de trabalho mais curta sem reduzir a carga horária total. - Espanha e Japão: Implementaram programas de incentivo financeiro para empresas que reduzem carga horária para 32 horas semanais em 4 dias. -Alemanha, Holanda e França: São exemplos de paises da OCDE que priorizam jornadas reduzidas, muitas vezes abaixo das 37 horas semanais/média. Essas mudanças, no geral, surgem de iniciativas estatais ou empresas, mas ainda não há um consenso no planeta para abolir o velho modelo 6-1, especificamente. Foco principal tem sido aumento da produtividade por meio de semanas mais curtas, geralmente acompanhadas de flexibilidade e manutenção dos salários.
Maior do que o teu direito de comprar no domingo é o direito do trabalhador de ficar com a família, ler, divertir-se, ou, até, procurar outro emprego, com folga, com tempo suficiente. Enquanto alguém prepara teu almoço no domingo e tu fala por 10 minutos, existem jovens mães solo deixando filhos pequenos para serem cuidados com avós, ou com vizinhos, que, possivelmente, também têm essa jornada absurda de 44h semanais. Tu é muito inteligente, mas, não queira te comparar com quem ganha um vigésimo do teu salário e fica fora de casa 10 horas por dia, 6 dias por semana.
Em BH, os supermercados BH (talvez tb outros) mantiveram portas abertas até as 20 hs em pleno 1° de maio. Nem no dia do trabalhador os pobres descansaram, é de lascar!
Dessa vez, tirando a parte histórica 👍🏼, eu não entendi o seu ponto de vista sobre o 6x1 . Ah! Lembrando aqui o sindicato dos comerciários que me parece bem silencioso, nada ouvi sobre o tema
13:44 "Teatro dos Vìcios", se não me engano, esse é o livro com relatos de estrangeiros que não tinham ligação com os colonizadores. Eram em sua maioria antropólogos francesas. É muito bom esse livro. Uma aula de Brasil.
Trabalhei 5 anos no 6 x 1,sai dessa empresa e fui trabalhar 5 x 2 em outra empresa ,que alivio ,que maravilha.
A escala 5x2 é a melhor escala
Não mas isso é coisa de vagabundo coisa de comunista, as pessoas não querem mais trabalhar só querem viver as custas do estado, diz o deputado que trabalha no 2x5
Ídolo proletário.
O fim da escala 6x1 é uma pauta band-aid dentro do modelo capitalista. É a escravidão implorando por mais migalhas e menos chicote, mas ainda assim, continuando escravos. O certo seria trabalhar 3, folgar 4.
Temos que trabalhar pra viver e não viver pra trabalhar.
@Alanalves76234 melhor escala cara, agradeço muito por onde estou.
Dias sagrados: Sexta para os islâmicos; Sábado para os judeus; Domingo para os cristãos. Pronto, pelo 4 x 3 !!!
Que sacada de mestre!!!
Vamos igualar o peso desta balança livrando o proletariado do dia da semana mais odiado, a tal tá SEGUNDA, vamos pedir o dia do afrodescendente. Se bem que já temos o dia 20 de novembr😢. Vamos ter que derrubar este feriado e criar um folga semanal. Mais uma PEC.
Trabalhar para viver e não viver para trabalhar.
... e segunda-feira é o dia da santa ressaca sagrada: 3 x 4. KKK
Daqui a pouco o Brasil vira 😅
Trabalhei 20 anos nesse regime de escravidão e não recomendo. Só quem passa sabe. Quem nao segue esse regime deveria se calar, já que não querem ajudar.
Não é questão de escolha, as pessoas se submetem a isso pois se não aderir passa fome e é despejado kkk quem defende é dono de empresa que quer o empregado na bosta e coloca o lucro da empresa na frente
Passou 20 anos e nesse tempo não fez nada para mudar? Ai fica difícil né......
@@jamesbraz201 ah pronto. Mais um q não entendeu nada...
@@rlm939 Explica ai....vou adorar debater! 😌
@@jamesbraz201 como se o trabalhador 6x1 conseguisse farer alguma coisa além de sobreviver kkk
Eu não tenho memória com meu pai, quase nenhuma, pois meu pai trabalhava no Ceasa e eu nunca via meu pai. Quando ele estava em casa, estava sempre cansado e queria dormir. Nunca brinquei com meu pai.
Tadinho. Eu nem pai tive.
@@lucianosilva2375 Posso te assegurar que teve, sim.
😢
Meu pai foi assim também, só aproveitei a companhia dele quando se aposentou. Essa nossa elite é tão lixo que ela quer humilhar, quer subjugar os pobres.
@@lucianosilva2375 que titi 🥲
Trabalhei um ano e meio fazendo à escala 6x1 e saí, fazia essa escala e ganhava 2.000,00 trabalhava feriado, sábados, domingos. Estava virando visita na minha casa! Pagando aluguel para minha casa ficar vazia! Sempre estudei e não conseguia mais ter vontade de pegar as apostilas de estudo! Acredito que ninguém merece passar por isso! E admiro quem se aposenta fazendo essa escala, porque abriu mão da sua vida, sua família e muito mais.
No Brasil, mais de 70 % da população é de empregados, desses quase 90% trabalham em escala 6 x 1. Eu trabalho de segunda a sexta mas apoio os trabalhadores que devem ter o mesmo direito q eu e de outras pessoas que trabalham na escala 5 X 2.
Você tem a fonte destes dados?
Vc trabalha 44 horas semanais igual quem trabalha 6 dias. Diferente que essa pec ela quer reduzir pra 32h semanais, aí a conta difícil bater
O mais legal é ver pessoas que trabalham 6 dias na semana , ganham um salario ridiculo e estao bravas com o fim da escala kkkkk. Capachos de empresarios
Sujeito que tem mulher feia em casa e prefere enriquecer o patrão
Fazer o que né
O incrível é que querem te convencer , que fará mal para a economia. Sendo que em todos os países onde foi abolida em prol de outra mais humanas, o ganho de produtividade e no geral foi amplamente benéfico para toda a sociedade.
Mas esse tipo de argumentação para demonizar tal medida, já aconteceu em vários períodos da vida pública brasileira.
Criação da CLT, férias remuneradas, décimo terceiro salário, tudo isso iria quebrar a economia segundo os " especialistas " de ocasião.
Isso que você não viu os pastores passando mais desinformação, dizendo que é coisa do demônio querendo que as pessoas fiquem com mais tempo para o pecado e citando um verso de Gênesis dizendo que Deus trabalhou seis dias e descansou um.
U're FIRED !
Tem muitos empresários que se pudessem voltariam a escravizar na chibatada, pode ter certeza disso.
Tem uns mais corajosos. Minas é o estado campeão de trabalho escravo todos os anos.
E tem muito esquerdista que se pudesse não trabalharia dia nenhum e ganharia 10.000 por mês
Com certeza, o máximo permitido hoje é 44h semanais, e todos eles colocam esse horário pq é o máximo permitido, se fosse 88h semanais, fariam isso tbm. Principalmente grandes empresas de supermercados...
E muitos pobres lenhado que quer ter empregada mais não quer pagar kkkkk
Meu amigo aqui no sul ta assim ,,minha cidade de bento gonçalves a escravidao ta a todo vapor ..
Gente tá passando da hora de a escala ser 4x3... não se tem tempo pra viver... de verdade temos filhos, muitos atípicos, pais idosos, casa pra limpar, mercado pra fazer, médico pra ir, cozinhar... gostaríamos de poder sentar um pouco e descansar, dormir um pouco mais... isso tudo sem pensar no povo que nem o domingo tem pq o "domingo é consagrado a Deus" é triste passam o domingo na igreja que vida é essa?... roupa pra lavar, passar, queria tanto fazer crochê ou pintar, ver filme, pintar, fazer uma reunião em casa vez em quando, poder sentar numa praça e contemplar. Ócio criativo... sério gente, não tem como viver pegando condução 3,4h por dia, viver humilhado, pedindo desculpa e contando centavos... 😢
A maioria das pessoas nem sabem o que fazer quando tem algum tempo... se sentem culpadas, inventam uma reforma na casa, não sabem se divertir, falo por meus pais, ficam arranhando problemas, não sabem o que é viver em paz pq viveram madrugando, atravessando cidade de bicicletas pra economizar o dinheiro do ônibus, nunca passearam, nunca foram a um teatro ou cinema, nunca viajaram, nem leram nada além da bíblia, nenhuma vaidade com coisas bonitas, só o que dava pra comprar com o que sobrava do aluguel e da comida, água e luz... só sabe quem passou e passa o que é não ter chance nem de descobrir o que gostaria de ser pq tem que ser o que dá, o que tem pq precisa de dinheiro pra sobreviver... se melhorar? Como? Não se tem tempo pra nada... 😢 estamos todos doentes mentalmente e exaustos fisicamente... isso não é viver...
Se o povo continuar a votar na esquerda isso SÓ VAI PIORAR!
Trabalhamos 5 meses para pagar impostos, mas você não vai ver político NENHUM fazendo PEC contra isso....
A luta é justa, mas quem está na frente disso não da exemplo NENHUM!!
Concordo
Você já pensou nas consequências negativas que isso irá gerar?
@@BrunoFulero quais?
Trabalhava 40 horas como professor, hoje trabalho 20 horas e a minha vida mudou para melhor em qualidade, tenho mais tempo para descansar, ler, ver filmes e passear com a minha cachorrinha. Nunca peguei um atestado. Vida além do trabalho.
A citação do Padre Antônio Vieira já vale o vídeo e depois todo o desenvolvimento é simplesmente magnífico. Só podia ser você! Obrigado por seu ponto de vista e por dividir conosco. Obrigado e parabéns!
Trabalhar 6X1 é tão maravilhoso, que saí para ganhar menos da metade em outro lugar fazendo 5X2! Ficar sem tempo pra si, pra namorar, estudar, e comer mal, pra fazer mil horas, sem comissão descente, viver sem se alimentar bem, pra dono de loja ficar milionário! Eh essa a vida do 6X1!
Sempre esse argumento de "pra dono de loja ficar milionário"
Porra, a maior parte das empresas do Brasil, que empregam a maior parte dos brasileiros, são pequenas e médias empresas, onde pouquissimos donos estão milionários.
Vocês olham o dono da Havan e acham que todo dono de loja no Brasil é assim.
Generalização burra do cacete
@@laisrey7338
E quem disse q é gostoso trabalhar 6x1? RS.... Vc não entendeu qual é o problema dessa lei. RS..
Comprovado, é só pesquisar seriamente. Todo país que adotou a escala 5X2 ou até 4X3, como a Alemanha e os países Escandinavos, não só aumentou a produtividade de suas empresas, como aqueceu o mercado consumidor, gerando mais demanda e postos de trabalho no setor terciário que já faz tempo é o que mais emprega em países desenvolvidos.
Não somos um país desenvolvido
@@kassiellyferreira9401 ii? essa é sua justificativa ?
@@kassiellyferreira9401 Nunca seremos com a escala 6X1. Mas é isso que nossa classe dominante quer: país subdesenvolvido, com população ignorante, que não conhece sua história, facilmente manipulável e que reproduz o discurso dos ricos para manter o suddesenvolvimento.
é o famoso "menos é mais"
@@kassiellyferreira9401 Nunca seremos sem relações de trabalho decentes!
Eu parei de trabalhar com meus pais e, depois, com minha própria tia, que é dona da maior varejista do país, porque trabalhava 7 dias por semana. Fui trabalhar para outras pessoas em escala 6x1, o que era horrível, mas pelo menos não tinha a pressão constante da família. Com o tempo, me sentia como um rato de laboratório, fazendo de tudo dentro da empresa, um verdadeiro coringa. Quando a empresa começou a passar por dificuldades por má administração, usei o que aprendi desde criança com meu pai e minha falecida tia Luiza. Alavanquei a empresa e me preparei para propor uma sociedade ao meu "patrão".
Quando apresentei minha proposta de expansão, ele pegou minha mão, agradeceu e disse que iria me dar uma moto. O cara saiu de uma dívida de 200 mil e foi para um faturamento de mais de 700 mil, e tudo o que ele me ofereceu foi uma moto. Propus a sociedade, ele ficou sério, fechou a cara e disse, sem me olhar nos olhos, que iria "estudar a respeito". Depois disso, começou a me tratar com rispidez. Contratou uma consultoria externa e me pediu para explicar todos os processos da empresa para eles. Nem meu "patrão" sabia direito como a empresa dele funcionava.
Nessa mesma época, meu "patrão" pediu para discutirmos o projeto de expansão e chamou a consultoria e um advogado para a reunião. Não fui tolo: expliquei apenas por alto e disse que, para aplicar o projeto completo, eu mesmo deveria montar e gerenciar uma equipe. Para mostrar minha boa vontade, relembrei a proposta de sociedade. Meu "patrão" riu, todos riram, e o advogado me abordou dizendo que o projeto pertencia à empresa, já que fui eu quem o desenvolveu enquanto era funcionário. Veio com um monte de papéis para eu assinar. Não entreguei nada de concreto, apenas um resumo feito na frente deles, sem informações detalhadas, e, na mesma semana, fui mandado embora. Tempos depois, fiquei sabendo que tentaram implementar minha ideia, mas não conseguiram. Eram um bando de tapados!
Em 2012, abri minha empresa, com medo e sem saber se daria certo. Comecei o projeto com apenas 3 mil reais kkk. Meu ex-patrão faliu em 2013 e, em 2020, infelizmente tirou a própria vida. Descobriram depois que ele devia milhões para bancos e agiotas.
Hoje, na minha empresa, trabalhamos no esquema 5x2. Se algum colaborador quiser tirar uma semana inteira de folga no ano, não descontamos das férias - é um benefício que ofereço para quem trabalha comigo. Não posso pagar tanto quanto merecem, mas acredito que R$6.754,00 é uma boa remuneração. Tenho muito orgulho de todos que trabalham comigo. Tenho sociedade com dois ex-funcionários em empresas diferentes e só faço uma exigência: que eles não fiquem mais de 5 anos como meus funcionários. Quero que abram suas próprias empresas e me chamem para ser sócio.
Aí acordou... 😏
Quero trabalhar nessa empresa
Sempre um bostileiro com espírito de palhacinho @@carloslima8565
Muito bonito seu relato ❤
Vou esperar sair o filme
Você é simplesmente; o melhor professor de História que conheci!
Aprendi mais história aqui que em todo o tempo de escola.
Sem vies ideológica. História pura!
👏🏾👏🏾👏🏾
Sempre tem viés, mesmo que seja de alguém de centro (segundo o choque de cultura, pq odeia todo mundo igual).
Um outro ponto, é melhora saber o viés do comunicador que engolir como verdade quando toda pessoa tem seu viés.
Mais um ponto, quando o que se apresenta são acontecimentos, e não especulações ajuda.
Cuidado com o eduardo que ele solta algumas informações erradas de zueira, é bom que ele cutuca para pesquisar e não apenas acreditar em tudo que é dito.
@@tferreira07👏👏👏👏
O peninha não é de centro , ele é canhoto convicto
Erika Hilton bugou o cérebro do pobre de direita 😂😂😂😂😂Quem apóia o 6×1 é a favor do patrão e contra o trabalhador
Por mais pobre de direita que seja, se trabalha na escala 6x1 sabe exatamente a desgraça que isso representa. Eu sai desse inferno, mas, as sequelas existem até hoje.
ué sou de direita não trabalho 6x1 e apoio a causa, assim como amigos e familiares que não são de esquerda, 6x1 é doentio.
@@OLDBONES Com certeza, isso não é uma questão ideológica, é uma questão humana. 6x1 é a escravidão moderna.
Sou de direita e apoio a causa. Tem que parar com essa briguinha entre lados, pois perdemos tempo e esquecemos de coisas importantes como essa pauta, e é isso que eles querem...
Que bate cartão, não vota em patrão (no caso do Brasil sim, é sindrome de Estocolmo).
Esse cara é uma enciclopédia de conhecimento que privilégio poder ouvi-lo
Eu pensei nisso hoje, a relação entre essa escala 6x1 e a escravidão no Brasil. Chega de tanta exploração.
É muita gente que não trabalha dando opinião sobre jornada de trabalho
Tem toda razão
exato. tem que pergunta pros que fazem 6x1 se querem continuar.
Os patrões estão dando opinião sobre jornada de trabalho?
Isso que foda Marcos só sabe essa escala quem trabalha e ainda a noite!
@@zedejoaoagoraelula4796 influencers tiktokers...
Gente que nunca trabalhou, dando “opinião “! Tá mais que na hora dos que nunca trabalharam, trabalhar, para que aqueles que tem essa jornada absurda de 6 x 1, descansem um pouco!!!!
Eu já trabalhei 6x1, 12x36, já tive empresa e hoje trabalho 7x0 pra uma empresa estrangeira. O que tem que ter é LIBERDADE de escolha.
Rosalia, trabalhei 6x1 já e hoje faço 5x2. Dou a opinião com muita propriedade de que 6x1 adoece, e não é vida. Ganhava metade de um salário mínimo, porque a outra metade ia para tratamento psicológico. Tive deficiência de vitamina D e ataques de ansiedade em expediente porque estava no limite do burnout. Não desejo isso para ninguém. Hoje tenho qualidade de vida e aproveito a vida com minha família e filhos. Não fale besteira. Melhor, só não fale.
@@rosaliacruz4377
Seu comentário é tão burro quanto alguém dizer q alguém q nunca teve demência não pode tratar quem tem demência! É justamente o contrário, o médico não pode ter demência pra tratar bem o demente. Assim como o coitado q trabalha 6x1 e ganha um salário mínimo em via de regra é burro e sem instrução pra entender q se proibir essa escala vai gerar desemprego entre quem trabalha nessa escala e a queda no poder de compra deles em 1/3. Se mesmo assim ele quer l, sabendo desse fato então é problema deles, mas só vejo gente burra achando q vai trabalhar menos e continuar com o mesmo poder de compra. RS... E isso é matematicamente impossível
Fico impressionado na capacidade de raciocínio do Bueno. Espectacular !!!
Uma aula maravilhosa!! Mais vida para os trabalhadores explorados!!
Muita gente ainda fala de 08 horas por dia, mas na prática são 09 mesmo. Essa horinha de almoço muitas vezes é interrompida, começa depois, termina antes...
Isso quando seu chefe nao te liga no almoço com aquele papinho " desculpa interromper seu almoço" kkkkk
@@andrecastanho6833 E mais ir e voltar de ônibus, metrô, etc. É o dia todo fora de casa.
@@andrecastanho6833mas onde vocês estão trabalhando?😅
@@ambrolioferrero3277 Eu trabalho em Câmara Municipal e mesmo sendo servidor publico, até aqui tem isso. Impossivel fazer 1 hora de almoço.
Acordar as 4 da manhã para chegar às 8 no trabalho
Sair às 17:20 para chegar em casa às 21 horas, ou seja , 9 horas de trabalho somado a 8 horas de trajeto de ida e volta, ou seja 17 hrs longe de casa. Durante 6 dias....
Quando trabalhei no shopping de Manaus trabalhava 7x1, 7 dias direto para folgar 1.
1 sabado e 1 domingo a cada 45 dias.
Esse cara é show!! Muito inteligente!! Massa demais esse humor cínico, kkkkkk !!
Desejo vida curtíssima pra Casa Grande!!
O q o jogaor casa grande tem a ver com isso ?
Qdo eu era criança , domingo , não abria super mercado , nem loja . É certo assim. !
Concordo, nos finais de semana não deve funcionar nada, nem farmácia, nem posto de combustível...
@@ambrolioferrero3277Farmácias tinham plantão mas o resto não abria nada domingo nunca, feriados , nada estava aberto, lembro bem
@@ambrolioferrero3277 não é necessário a escala 6 x 1 para lojas funcionarem aos domingos.
Na França não se abre mesmo! (essa vai pros colonizados de plantão)
@@ambrolioferrero3277É preciso ter a lei para nós que queremos fazer outras coisas além de trabalhar. Os bolsominions podem trabalhar até sem descanso algum, eles que são contra as leis e o sistema!
ESTE PROJETO, 6×1 VAI MOSTRAR A VERDADEIRA CARA DO POVO BRASILEIRO!
Adoro sua ironia....parabéns!
"Trabalhar menos, trabalhar todos, produzir o necessário, redistribuir tudo"
🎅🏼🎅🏼🎅🏼
🤡
Ih, a lá... começou o papiinho de retardado
Só pelo fato de vc usar essa blusa aí do Neil Young, do álbum Comes a time, já vale mil likes!!! 👏🏿👏🏿👏🏿👏🏿
Trabalhei por quase 10 anos nessa escala maldita, que só me trouxe depressão crise de ansiedade sindrome do panico e etc...
Hoje queremos o sábado português!!! Boas festas a todos.
A única memória que tenho da minha mae é ela trabalhando 12 horas por dia 7 dias por semana,
Essa Pec é uma das melhores coisas que esse pais ja desenvolveu
O buxo cheio fruto do trabalho dela vc esqueceu né
Sensacional....
No país da mancha da escravidão.
Sempre infelizmente teremos defensores de sistemas de exploração.
Isso depende, pois você está disposto a pagar pela consequências negativas dessa escala 4x3?
Pessoas que trabalham pra si próprias como as pessoas do campo,tem folga ???
Parece que isso independe da cor da pele !!!
tu acha que o bostil vai suportar uma escala 4x3, nem o governo tem como pagar isso
@@BrunoFulero engraçado que países que adotaram tiveram melhorias na produtividade. É tão difícil pensar no trabalhador?
@@marceloaraujo4787 você sabia que eram países de primeiro mundo? Sabia que era somente no setor público?
Pois é meu nobre, o mundo não é do jeito que você acha que deveria ser.
Meu Deus que vídeo MARAVILHOSO e necessário!
Obrigado Peninha!!
Bem lembrado 7x1 é inesquecível
É claro que a sobrecarga de trabalho atual é o principal entrave para aqueles que defendem a escala 6x1 e, ao mesmo tempo, têm a ousadia de considerar os trabalhadores como 'pouco produtivos'.
No entanto, o que realmente está em jogo é a manutenção de uma produtividade elevada com uma equipe reduzida, o que lhes permite aumentar os lucros sem precisar expandir a equipe.
A redução de dias trabalhados (mantendo a carga horária), aumentou a produtividade nos países que a adotaram.
Valeu!
E o assunto do momento estou torcendo pelos trabalhadores é claro
A desigualdade no Brasil é nojenta. Quando mais você observa mais fica assustado
A camiseta amarela foi criada pelo gaúcho Aldyr Garcia Schlee. Este que, a propósito, era um excelente professor de português e também apaixonado pela cultura de fronteira com o Uruguai. Também prefiro camiseta azul, mas a amarelinha nasceu no Rio Grande 😅
A mais bonita era a branca
Que vídeo maravilhoso, cheio de conhecimento enriquecidor da nossa estória, obrigada!
Embora dê boas risadas com esse seu sarcasmo maravilhoso, quanto mais aprendo nesse canal, mais triste 😢 fico ao perceber que você está certo: nada mudou em 400 anos. Somos escravos comandados pela "elite" de náufragos e degredados.
Quando o cara manja da História ele cospe na estrutura com categoria! Eu adoro esse canal.
Esse é um gênio!!!
Eu vim ouvir isso.
Oliver Twist de Dickens retrata a realidade das crianças que trabalhavam em usinas por 17 horas seguidas. Vale a pena ler esse clássico.
Bom dia Eduardo!
Não posso deixar de mencionar o B DE BRASIL, SUCESSO SEMPRE! ESPETACULAR!!!SOMOS AGRACIADOS COM SABEDORIA EM ALTO NÍVEL!
PARABÉNS!!!
Eu trabalho até sábado ao meio-dia. Mas pra mim é como se trabalhasse o dia todo só pelo fato de acordar cedo e deslocar até o trabalho. A melhor coisa é poder folgar sábado e domingo e trabalhar descansado na segunda-feira.
O slogan do PL e dos Bolsonaristas: "Deus, Pátria, Família e Patrão."
Pior que dentro das Igrejas o que mais tem é essa hipocrisia.
Cara, primeiro, quando vejo seus vídeos, entrevistas e etc..., inicialmente penso, não vou entender nada, depois, pesquiso, leio e tudo fica claro e exatamente como você simplifica, a cada dia me torno mais completo com seu conteúdo, parabéns e obrigado por me esclarecer sobre assuntos diversos e importantes, você é o cara, ou é bem próximo a ele, viva a leitura!
Valeu Eduardo mais uma vez pela aula e entendimento por tudo o que tu fala.
E outra coisa, amamos o mesmo disco do Neil Young, Comes A time meu velho, um brinde pra você.
Valeu!!
EDUARDO VOCÊ É EXTRAORDINÁRIO! Seja nosso escravo 7 dias por semana 😂😂😂
Fazia tempo que eu não escutava você!
Muito bom seu humor ácido!
🤣🤣🤣👍👍👍👍
Na verdade não é 6x1 não. No trabalho que trabalhei no shopping era basicamente assim: você trabalhou de segunda a sábado, obrigatoriamente domingo vai ser o dia de folga corredor?
Não! Eles que escolheia o seu dia de folga teve uma vez que foi na sexta feira trabalhei 14 dias direto sem descanso!
Também trabalhei nesse sistema, pior ainda é quando faltando minutos pra fechar a loja, aparecia algum @rrombado e ter que agir como simpatia. Odiava desde então nunca mais quis trabalhar no comércio.
No mercado que trabalhei era assim também. Até que no dia de folga, só passava dormindo, era horrível.
Trabalhava em padaria, minha folga era na segunda feira, não dava pra sair pra nenhum lugar, meu filho tinha escola, meu marido trabalhava...essa escala é terrível vc não tem vida
Eduardo sou seu fan, e vc tem meu RESPEITO.
A proposta da PEC da Érica na verdade uma jogada de negociação,pede mais, para negociar, ate chegar no que realmente querem; ou seja pede "10", eles oferecem "6", e chega no consenso "8". Pratica muito usado em empresas. Mas ela ja manifestou que na verdade é 5x2. Aqui na minha região, em SC, Os supermercados estao tendo muita dificuldades para contratar, encontrar pessoas que se sujeitam a trabalhar sabados, domingos,feriados...ja esta negociando para fechar aos domingos. Outra vantagem desse 5x1, vai ser o aumento de ofertas de emprego, pois muitas empresas vao ter que abrir 3º turno.
tu acha que um projeto de lei que tem uma página escrita é algo pensado para algo alem de causar e ganhar atenção?
Vc ironiza tanto, que pode confundir os iniciantes. Mas, eu adooooro! 😂😂😂
PROFESSOR EDUARDO BUENO VC É DEMAIS!!!! TE AMO MUITO!!!!!!
Excelente!
4 x 3 é o justo e ponto.
Seria ótimo mas acho que não vai rolar não 🤷🥺
Sim, trabalhar tres e folgar quatro. O trabalho tem que ocupar só 1/3 do tempo de vida dos indivíduos
E todos ganharem 1 salário mínimo é justo tbm!
Calma gente, não é bem assim. Vcs já ponderam sobre tudo o que se perde e se ganha com isso? Vcs acham que é apenas trabalhar menos e ponto final? Tem MTA coisa nessa equação.
@@giovanne_mas ele ocupa menos que isso hoje. 44 horas semanais, vc vai descobrir que ele ocupa menos de 1/3 das horas da semana.
Parabéns, Eduardo Bueno, dia que eu crescer que ser igual ao Eduardo Bueno, excelente, Brasil tem que se reinventar!
O problema não é somente a jornada de trabalho e sim o que se recebe por ela !!! E o poder de compra com o salário mínimo !!!!!
Esse disco estampado na tua camiseta é um clássico. Tenho o LP aqui em casa. Vou até ouvir hoje. Obrigado pela aula profe
Gente rica reclama de um jeito diferente né... Reclama que não tem férias, décimo terceiro, estando na europa, tomando champagne... Sem saber o que é enfrentar fila no SUS, fazer conta no mercado pra ver se o dinheiro vai dar, passar a semana toda trabalhando para os outros, ganhando pouco, e no único dia de folga, não saber se limpa casa, organiza a vida, cuida da familia ou descansa... Pra acabar mesmo...
Melhor resposta.
Um dia para descansar,um dia para viver...
O problema é que os bostiqueiros querem o atalho fácil pra prosperidade, não querem pensar o brasil e melhorar. O que garante nesses países menos horas de trabalho é sua produtividade alta, fruto de uma educação fortalecida desde a infância. Se um jobson da vida trabalhar menos ele só vai ganhar menos.
@@nonchannel-nl9gse o rico ficar menos rico
São esses que o povo elege para decidir como o povo deve viver.
Depois que comecei a trabalhar numa empresa, em que era 5X2, a minha qualidade de vida melhorou, e consegui ter tempo pra organizar minha vida.
Valeu, Eduardo! 👏🏼
Valeu por mais aula de história.
Olá boa tarde Peninha
Temos que acabar de vez com essa excrescência de escala, verdadeira escravidão moderna.
Na Europa estão fazendo 36 horas semanais, aqui os "empresários" querem sempre explorar cada vez mais a mão de obra
Querem comparar Europa com o Brasil é uma PIADA.....kkkkkkkkkk
@@jamesbraz201 Quem tá comparando, seu animal? Tamo falando de jornada de trabalho, volta pra escola.
@@jamesbraz201Queremos, sim! Você não quer imitar o estaduzunidos? Vai pra lá!
@@zedejoaoagoraelula4796 Essa comparação so mostra a ignorância de um povo bem limitado....kkkkkkkk
@@zedejoaoagoraelula4796 O problema é que os bostiqueiros querem o atalho fácil pra prosperidade, não querem pensar o brasil e melhorar. O que garante nesses países menos horas de trabalho é sua produtividade alta, fruto de uma educação fortalecida desde a infância. Se um jobson da vida trabalhar menos ele só vai ganhar menos.
Falai ai, Tunai toca Frision para gente! Kkkkkk😂😂😂 sacanagem kkkkk
Na europa sim há legislação trabalhista e esta bem avancada, mas nos EUA nao, os caras nao tem ferias remuneradas, nao tem licensa maternidade, nao tem aviso previo, estao entregue a "bondade" do patrão, sem contar com o sistema privado de pensoes, que muitas vezes as corretoras vao a falência ou fogem com a grana, isso é o que eu sei por cima.
E ainda assim 2 milhões de brasileiros estão nos EUA... vai entender né? 😏
@carloslima8565 Vamos ver o que eles farão quando ficarem velhos e doentes. Os pais de uma amiga minha voltaram para o Brasil e usam o sistema previdenciário que nunca contribuíram, também usam o SUS que não bancaram. Essa minha amiga fez faculdade no Brasil também, federal, estudei com ela, uma vez ela falou que no EUA ela ficaria envidiada a vida toda para fazer faculdade. Tenho uma conhecida que poderia ter morado no EUA, professora universitária, escolheu a Europa pela qualidade de vida. EUA é bom para ganhar dinheiro, não para viver, eu não moraria lá, atualmente moro na Europa.
Hoje não conseguirei prestigiar o programa mas desde já certamente agregará mto!
Trabalhei por 13 anos na minha última empresa, 6x1 a escala, sai com bornout e mentalmente desgastado, como essa galera pode opinar sobre isso se sequer ficam nas empresas, eu entrei em 2011 e saí este ano 2024, eu era o mais antigo da empresa... Pelo fim dessa exploração de escala...
Muito bom mesmo Eduardo o problema está bem mais enraizado,eu trabalhei 12 anos na indústria química em 6x2 e pior folga corrida não vi minhas filhas crescendo... parabéns
✊🏿👀🚩🛠 Agora é pressão no sistema Fim do 6x1
Querido professor, seu desejo foi uma ordem. Está com o impacto e alcance que seus vídeos com toda vênia têm por direito dentro deste infindo emaranhado da internê. Voltamos para o difícil exercício de captação dos likes, e agora muito mais assombroso na geração da "inteligência mórbida", que explorará nossa apatia enquanto cínicos proporcionando tanta visualização e tanto pouco like (um excelente vídeo, um excelente trabalho, a falta do like é demagogia). Mais uma vez, meu muito obrigado.
Aguardei 2 anos e meio para trabalhar no 5x2. Comi o pão que o diabo amassou, passei dificuldades financeiras, mas consegui. Estou muito feliz com a minha conquista! "Não volte pro pouco só porque você está ansioso demais para esperar algo melhor!"
Peninha, comentário brilhante, tem um humor espectacular, parabéns. Além disso, somos gremistas.
Essa PEC daria ótimas discussões sobre a forma da jornada de trabalho no Brasil e o quanto ela é cruel em sua base, mas exigir que o povo pense é muita coisa.
Aula incrível em apenas 25 minutos!!!
Todo o apoio a deputada!
O Fernando adotou o sobrenome alemão COLLOR pra dizer que era trabalhador. 🤣 ELE É UM IMPOSTOR!!!
Simplesmente a criatura, superando o criador.
Te amo ❤️
Esse País precisa de uma Reforma política urgente!!👊👊🇧🇷
Pelo fim da jornada de trabalho 6x1.
5 x 2 seria bem razoável - 7h 30m de trabalho por dia, com 1 hora de almoço, perfazendo portanto 37,5 horas de trabalho por semana. Esse seria o ideal.
Todos, pelo alguns meses, poderiam trabalhar nesse regine para...conhecer como é rsrs
Maravilhosa reflexão ❤
Liberal falando de pauta trabalhista é sempre um sofrimento. "A culpa é do operário que odeia o patrão" kkk pq será?
bom é passar fome
@@ERICKFERNANDES8 não, bom é ter salário digno, reconhecimento e tempo pra descansar e passar com a família/fazendo o que gosta.
O problema é que os bostiqueiros querem o atalho fácil pra prosperidade, não querem pensar o brasil e melhorar. O que garante nesses países menos horas de trabalho é sua produtividade alta, fruto de uma educação fortalecida desde a infância. Se um jobson da vida trabalhar menos ele só vai ganhar menos.
@@nonchannel-nl9gsse essa escala maldita fosse boa, já éramos primeiro mundo há tempos, vc não acha?
uma aula! obg, professor!
Bom dia Sr. Eduardo Bueno. Discordo de 2 pontos: ''6-1'' já era. O mundo largou essa Escala ruim. E a camisa amarela da seleção🟡apesar do péssimo futebol atual e da péssima gestão da CBF, é uma camisa amarela icônica, copiada, vestida até por lendas do rock. A seleção da Copa 70 foi mágica. Tão incrivel que CBF nem existia! Juntar Pelé, Rivellino, Tostão, Jair, etc, nunca mais teve outra igual. Era como se a Argentina pudesse convocar Di Stefano, Maradona, Messi, Mario Kempes e Riquelme no mesmo time.
Aqui na Europa nenhum país proíbe 6x1.
De onde vc tirou q no mundo já era?
O mais bizarro é que essa péssima escala 6x1 é imposta até em serviços considerados ''essenciais'' como saúde e transporte urbano, ônibus e outros.
@@gcalicchio1 #1 Holanda: [Média semanal] 30-32 horas 🕥
#2 Noruega: 33-34 horas
#3 Dinamarca: 33-35 horas
#4 Suécia: 33-35 horas (*Testes com semanas de 4 dias em andamento*)
#5 Alemanha: 34-36 horas
#6 França: 35 horas (legalmente estabelecido)
#7 Itália: 35-37 horas
#8 United Kingdom: 36-37 horas
#9 Espanha: 37-38 horas
#10 Portugal: 37-39 horas
#11 EUA: Cerca de 38-40 horas semanais.
#12 Brasil: 44 horas semanais.
@@Presidenta_Aerotia
E o q isso tem a ver? RS.... Vc colocou a média da carga horária, nada a ver com proibir escala 6×1. Como disse, aqui na Europa não existe isso, nenhum país proíbe escala 6x1.
Difícil vcs entenderem isso.
@@gcalicchio1 8 ou mais horas diárias na 6-1 não é recomendável. Nenhum pais proibiu totalmente a jornada 6-1, porém várias empresas e nações [incluindo Japão, que já foi considerado um pais workaholic nas décadas 80s/90s] estão se movendo em direção à redução da jornada semanal como um todo, incentivando modelos mais flexiveis e focados no bem-estar.
Exemplos:
- Bélgica: Permite concentração das horas semanais em 4 dias, oferecendo uma semana de trabalho mais curta sem reduzir a carga horária total.
- Espanha e Japão: Implementaram programas de incentivo financeiro para empresas que reduzem carga horária para 32 horas semanais em 4 dias.
-Alemanha, Holanda e França: São exemplos de paises da OCDE que priorizam jornadas reduzidas, muitas vezes abaixo das 37 horas semanais/média.
Essas mudanças, no geral, surgem de iniciativas estatais ou empresas, mas ainda não há um consenso no planeta para abolir o velho modelo 6-1, especificamente. Foco principal tem sido aumento da produtividade por meio de semanas mais curtas, geralmente acompanhadas de flexibilidade e manutenção dos salários.
Forever Young 🌱
Maior do que o teu direito de comprar no domingo é o direito do trabalhador de ficar com a família, ler, divertir-se, ou, até, procurar outro emprego, com folga, com tempo suficiente. Enquanto alguém prepara teu almoço no domingo e tu fala por 10 minutos, existem jovens mães solo deixando filhos pequenos para serem cuidados com avós, ou com vizinhos, que, possivelmente, também têm essa jornada absurda de 44h semanais. Tu é muito inteligente, mas, não queira te comparar com quem ganha um vigésimo do teu salário e fica fora de casa 10 horas por dia, 6 dias por semana.
Em BH, os supermercados BH (talvez tb outros) mantiveram portas abertas até as 20 hs em pleno 1° de maio. Nem no dia do trabalhador os pobres descansaram, é de lascar!
@@rosanasartini1672 Aqui em Porto Alegre, idem. Ninguém consegue ter lazer, estudar relaxar com a família, ou mesmo se qualificar profissionalmente.
@@MrRemotaTem lojas aqui q estão abertas domingos e feriados então não fecha nunca e os funcionários ganham Hora Extra ou em folga.
@@verafreire7457 ótimo para quem acha que dinheiro supre a falta de lazer e contato familiar. Aliás, pouquíssimo dinheiro.
Tô digitando com os pés, porque as mãos estão te aplaudindo!!!
Zorraaaa, parabéns, o conhecimento verdadeiro não tem preço,
Compartilhando pra geral👏❤️
Sempre uma aula.
Quem estuda história não fica reproduzindo idiotices.
Vou ter que assistir 2x para absorver tantas referências e informações
Dessa vez, tirando a parte histórica 👍🏼, eu não entendi o seu ponto de vista sobre o 6x1 . Ah! Lembrando aqui o sindicato dos comerciários que me parece bem silencioso, nada ouvi sobre o tema
13:44 "Teatro dos Vìcios", se não me engano, esse é o livro com relatos de estrangeiros que não tinham ligação com os colonizadores. Eram em sua maioria antropólogos francesas. É muito bom esse livro. Uma aula de Brasil.
Não se posicionou claramente... Parabéns