Caramba. Fazia tempo que eu não assistia uma entrevista com um entrevistado tão inteligente como esse
Рік тому
cadê??? Ele usou dados do passados, qualquer um que investe minimamente sabe que rendimento passado não significa redimento futuro. A tecnologia está avançando absurdamente. Existe um estudo cientifico chamado "A Lei de Moore" que diz que a cada dois anos, nós dobramos nosso nivel tecnologico, isso quer dizer que um carro produzido HOJE, ele era tecnicamente impossível fazer com O MESMO CUSTO, a 2 anos atrás, maior caso disso é a própria BYD com o Dolphin no Brasil, e hoje é o carro eletrico mais vendido do país. E realmente, se nós estivessemos presos no tempo a 2/4 anos atrás, ele estaria certissimo. Hoje? erradissimo. Assim como apostaram contra a internert, apostaram contra a Bitcoin, apostaram contra tantas tecnologias que HOJE são comuns, hoje apostam contra o carro eletrico, e é até ironico ele falando isso, afinal ele está com uma blusa com a logo "100% eletric" e com a logo da Jac, uma das marcas que mais tem modelos eletricos a disposição do brasileiro. (Por mais que não valha a pena se comparar com outros carros do mercado tipo o Dolphin). Ele é bom, mas não conseguiu vencer a corrupção e os lobbys brasileiros lá em 2010-2013 qnd entrou com a jac no brasil, perdeu mt dinheiro achando q o governo brasileiro iria dar liberdade pra ele melhorar o mercado (só ferrou ele). E agora a BYD em poucos meses conseguiu fazer mt mais que ele, porém ela é mt maior, e provavelmente fará parte do novo lobby das próximas montadoras q lideraram o Brasil.
Cara sabe renda per capita, de todos os países, a área a população ,a quantidade de carros elétricos , quantidade de % defeitos nos carregadores e quanto tem de desconto para compra de cada país.
Eu fico pensando na coragem dele falar isso sendo que ele mesmo vende a maior gama de carro elétrico do Brasil. Mas de qualquer forma, a gente aprende. Assisti todo o episódio e foi uma aula, o cara manja mesmo.
@@igordeamorim6752 A BYD só está fazendo sucesso na China. E no mundo, só ela e a Tesla é quem está dando lucro no mundo com carros elétricos. A Ford teve prejuízo.
@@sergiomarcocruz2840a Ford teve prejuizo com carros a combustao por quase uma década... se o governo americano nao tivesse salvado a Ford umas 5x, ela ja teria quebrado e deixado de existir.
Cortes da roda com um entrevistado deste gabarito, é uma aula de tantos assuntos diferentes, mesmo sendo relacionado a automóveis, que não tem escola, palestra ou faculdade que nos forneça tanto conteúdo diferente em tão pouco tempo,um enorme prazer assistir a isso tudo, com grande mérito tbm do entrevistador que conhece muito dos assuntos, obrigado aos dois.
os políticos deveriam ter vergonha de irem trabalhar amanhã, fracassados. a mentalidade de nossos políticos (e do brasileiro em geral) é retrógrada e fracassada, poderíamos estar liderando no mundo a adoção, mas estamos defendendo sempre o atraso e a taxação da inovação. Politicos malditos.
Infelizmente o "negócio do político" está dando certo... Pensam apenas em si e aumentar os seus recursos, com desculpas em melhorar a vida do povo. São visões de negócios diferentes, infelizmente somos o recheio deste sanduíche.
Kkkk agora culpa do Bolsonaro, já respondeu pq somos atrasados, sempre governados pelos corruptos, e como um país que ainda milhões não tem saneamento básico, vai andar de carro elétrico e alguém acredita mesmo que este governo e dos últimos 100 anos está preocupado de ver um país avançar?
Eu moro nos EUA. Faltou explicar as nuances do mercado americano. O carro mais vendido aqui é a pick-up Ford F150. O americano gosta e usa muito pickups para o trabalho. Existe a F150 elétrica mas o americano gosta do motor V8. Americano gosta de motor a combustão. Não é questão econômica mas sim de preferência mesmo. O americano tem poder aquisitivo para transformar os EUA em um país 100% de carros elétricos.
Quando as baterias de sodio estiverem nos carros eletricos produzidos aqui no Brasil sera so alegria. Aguardemos. Se outra tecnologia mais avançada nao chegar antes. Carro a combustão não quero nunca mais.
Foi o melhor... Que passou por esse canal.... Esse cara deu uma aula... Muito inteligente.... Carro elétrico... Pra quem diz... Que irá salvar o planeta.... Ecologicamente correto!!!! Só o Pestita aí.... Pra acreditar!!!!😅😂😅😂😅😂😅😂😅😂😅😂😅
Sou Brasileiro, moro em San Diego, CA, decidi comprar um Tesla ano passado, adoro esse carro. Me deu a mesma sensação que tive em 2009, quando mudei de um telefone burro para um iPhone. Nunca uso carregadores públicos porque carrego em casa. Mas aqui eles estão por toda parte. O problema é que há filas de pessoas esperando em algumas áreas. Isso não é bom. Os carros elétricos são definitivamente o futuro, mas a maior parte do mundo não está preparada. Este senhor explicou melhor do que qualquer Americano que ouvi falar sobre a situação. Os carregadores nos EUA que não funcionam são os carregadores que não são da Tesla. É por isso que outras empresas de automóveis ja estão mudando para o conexão de carregamento feita pela Tesla.
Eu fico pensando no ambiente, por enquanto estamos na fase de novidades, inovação. Mas em nenhum momento pensamos para onde vai esse lixo de bateria, isso sim vai ser uma bomba atômica silenciosa, e todos vai pagar a conta que não será barato.
@@rodrigoantonioferreira5912 e os gases gerados pela queima do combustível ? E os motores dos carros que duram menos de 200 mil km, e os extras com troca de óleos e fluidos no geral em um a combustão ?
Legal a entrevista, mas é um olhar do mercado como se a situação estivesse estável, e na verdade vivemos uma inovação disruptiva (como a sociedade já viveu inúmeras vezes). Ninguém sabe como será o futuro - mas eu tenho certeza de que não será igual ao presente...
De 1.000 comentários, esse foi o melhor, esse vídeo tem 4 meses lógico q carro elétrico não é uma realidade para muitas cidades no Brasil, porém não adianta, vai ser a tendência, BYD e GWM fora outras montadoras estão vindo com força, lógico q não tem como comprar hoje um carro elétrico para viajar, cada um faz seus cálculos, vantagens e desvantagens.
Vcs esqueceram de falar o valor absurdo que é o combustível no Brasil e a pessima qualidade do nosso combustível!!!! Comprei um Dolphin para minha esposa, tenho wallbox em casa para carregamento (acho essencial para quem compra carro elétrico no Brasil) e a economia de combustível está fantástica. Outro detalhe que em outros carros que tenho já tive problemas de bomba de combustível, bicos injetores, bobina, descarbonização etc… esses problemas de pessima qualidade de combustível, acabaram!!!!
Tem um vídeo aí no UA-cam do cara fazendo uma viagem no dolfim,540km levou quase 11horas pra fazer o percurso,ficou 2horas parado pra carregar carga lenta,economizou 60reais mas com certeza só de alimentação gastou bem mais q isso,carro elétrico só pra cidade,essas baterias são umas bombas,econômicamente falando.
Carro elétrico é só pra quem anda em cidade... Combutivel péssimo não existe, o que tem é posto que adultera. Brasileiro quer economizar e abastece só em posto sem bandeira . A qualidade do combustível é excelente, os brasileiros é que são corruptos e adulteram
@@cristianomeditschnão adianta ter 2 em cada 10, sendo que esses 10 são comprados por 1% ou menos da população que tem condições de ter carro zero. Enquanto isso, os outros 99% que podem ter um veículo vão continuar andando de carros velhos e movidos a combustão.
Realidades diferentes na produção de veículos elétricos. Nossa renda per capita de 10 mil dólares no Brasil. Os países de renda per capita baixa, não subsidia veículos elétricos.
Ainda acho que o carro híbrido é o melhor ainda, principalmente os que tem a opção de rodar apenas no modo elétrico pois o motor a combustão carrega as baterias. Carro 100% elétrico ainda não é uma boa opção.
Com certeza o carro que ira implacar no Brasil, é o híbrido flex, fabricado aqui por empresa que consiga confiabilidade de Honda, Toyota, Hyundai ou Volks. Pode ser que a gwm ou byd consiga essa confiabilidade, porque estão sendo bem aceitas e vão fabricar aqui, estão com preços cada vez mais competitivos. O motor elétrico que possamos rodar no trânsito do dia a dia, mais ou menos 50 km, que possa ser recarregado na tomada comum mesmo, casa ou trabalho. E motor flex para quando for viajar, sendo o elétrico, ajuda em potência e economia. Esse carro entre 100 a 200, conforme porte e potência, com previsão de baixa de juros, vai vender muito.
Até que enfim alguém falou a real sobre carro elétrico , ferramentei dois carros elétricos nos Estados Unidos,sempre falei que carro elétrico é uma furada e não vai funcionar no Brasil,por isso o "marciano" da tesla está indo pro Chile
Essa redução de preço por efeito escala tem um limite. As empresas que desenvolvem baterias precisam investir bilhões para melhorarem suas baterias que ainda não atendem à maiorias dos consumidores, eles precisam ter uma extrema margem de lucro para conseguirem investir em tecnologia.
@@diogocatalano9557 maluco falou que bateria nao funciona bem em pais frio, ele ligou o modo freestyle, bateria super aquece pra cacete em pais tropical
@@michaellopessiqueira1751a bateria precisa de uma temperatura ideal. Nem muito frio, nem muito quente. Canadá faz -20 em alguns lugares. Isso consome a bateria mais rápido do que em um +40 no Brasil.
Tem que ter cuidado pois a teoria da economia de escala não funciona para tudo. Matéria prima é um exemplo: Quando a demanda aumenta muito mais que a oferta, ela fica mais cara, pois o processo de extração e suas reservas permanecem iguais, portanto precisa se cobrar mais. O ouro, diamante, petróleo, etc. funcionam assim. Por isso o ouro é caríssimo desde sempre. Se as baterias continuarem utilizando metais para sua fabricação, a tendência é o aumento de preço, conforme já foram apontados em alguns relatórios de previsão de lítio por exemplo
"bateria em país frio não funciona" ele falou isso sobre o Canadá sendo que 2 minutos antes ele falou que os maiores compradores de carros elétricos na Europa são nos países mais frios. Só que a verdade é justamente o contrário. Baterias funcionam melhor em temperaturas amenas e frias.
Duas questões simples sobre oque ele falou. O carro hoje em dia no uso dele...quantos porcento representa o uso específico para viagem? Outro ponto...sobre os carregadores. Byd já vem com o carregador. Pro dia a dia não precisa depender de pontos de carregamento ao menos quando se vai viajar. Que acredito representar menos de 10% do uso do carro....
O Brasil é enorme e muito diverso. Vocês acham mesmo que vai ter carro elétrico nos rincões no Interior do Brasil, onde a maioria dos carros têm mais de 10-15 anos? No Brasil carro elétrico só vende pra quem tem dinheiro e mora nos grandes centros. A grande maioria dos brasileiros vai continuar rodando de Uno e Gol por muitos anos.
Que entrevistado preparado. Todos argumentos não emocionais, muito técnicos.
Рік тому+9
Acredito que existe um bom caminho através do Hidrogênio Verde.. seria viável pra nós e poderíamos usar nossa experiência com o Etanol e o programa Pró Álcool de 1988.
Na Europa, problema maior é a produção elétrica, se tornam mais poluentes devido não têm hidroelétricas como Brasil. Onde vão descartar as baterias 🔋… fora depressiação elevada!!!
Exatamente, o carro elétrico é apenas para um nicho, não o vejo como o futuro. Acho que os olhos deveriam se voltar para os combustíveis sintéticos e o hidrogênio.
A BYD está com fabrica de baterias em Manaus, fez a aquisição da antiga Ford em Camaçari na Bahia para veículos, e em Campinas possui em operação as linhas de Ônibus e painéis Fotovoltaicos, sou BYD Partner.
Estamos em 02/06/2024 e ele errou a previsão. Só no primeiro trimestre de 2024 foram vendidos 14 mil carros elétricos no Brasil, representando 2,9% das vendas nacionais.
Só vejo que a JAC cobrava 200mil na carroça elétrica JS3 agora que caiu 80k, continua sem vender… o futuro das baterias é promissor e acredito que nos próximos 5 anos esse mercado evoluirá muito. Não tem como comparar passado com futuro nesse caso.
O EUA é maior que Austrália. Tem carro elétrico com autonomia de quase 1000km. O problema não é o tamanho do país nem sua autonomia, mas a falta de infraestrutura de carregamento nas estradas. Esse senhor está depreciando os carros elétricos porque, primeiro, ele é um péssimo administrador, que acabou com a JAC no Brasil, segundo porque ele sabe que está sendo engolido pela BYD.
Aqui na Suecia tem um bonus de 70 mil coroas pra comprar carro elétrico, mas tem um pool, qnd acaba essa grana vc nao recebe ela no ano.. fica pro próximo ano... e parece q agora no final de 2023 se vc comprar só vai receber em 2025
Ele se esquivou em alguns números! Falou que a Alemanha, é menor que São Paulo! Nunca! Alemanha têm 84 milhões de habitantes, São Paulo, tem 45 milhões! Alemanha, é mais ou menos, do tamanho do Estado do Mato Grosso do sul, que é maior que o Estado de São Paulo!
Nada haver irmão! Carro elétrico é o futuro! Isso não tem choro e nem vela!! Tenho 36 anos e adoro um bom v6, mas eu não posso pensar em viver de passado! O novo sempre vem!
Metade não entendeu o que o cara falou. Carro elétrico no Brasil vai micar em pouco tempo. Na minha cidade todo mundo que comprou carro híbrido e elétrico está voltando para combustão pura porque ninguém queria pegar carro com bateria ferrada depois de anos de uso pelo primeiro dono.
Sim o carro elétrico não é a solução para a mobilidade.Mas esse papinho que o Brasil é imenso, que fazer viagem não é viável, que os carregadores não funcionam é uma abordagem sem critério.Vivo na Bélgica, tenho um carro elétrico há 2 anos . Excluindo viagem e passeios, carrego meu carro em casa, com.um custo de 5,5 reais para 100km de autonomia, pois a noite a energia elétrica é mais barata, Vou com frequência para Alemanha e França, e mesmo no inverno rodo 350 km sem precisar carregar, é com o aquecimento do carro ligado.
Ele é da JAC, como a BYD está dominando o mercado nacional de elétricos e a JAC está afundando ele está fazendo o desserviço de queimar o carro elétrico. Procura um vídeo dele falando mal de carro elétrico antes da BYD que vc não irá achar !!! Kkkk
Rapaz, esse cara saca muito.....estou maratona do as entrevistas dele aqui no Roda, mas até agora não descobri o nome dele......eu travo uma briga sobre carro elétrico (eu prefiro combustível fóssil....elétrico só pra pais rico, em vias urbanas em perfeito estado e com infraestrutura - tem mais características, mas só lembrei destas)......esse é FERA
Ele só esqueceu que o Brasil é outra coisa, 100.000 vai bater em menos de 10 anos. O brasileiro gosta de novidade mesmo que não tenha onde carregar e quando fala em não comprar gasolina esse movimento vai andar é rápido. Olha todo mundo querendo instalar energia solar e era uma coisa até então muito difícil inalcancavel e que não ia pra frente, o brasileiro gosta de procurar alternativas pra não ficar tão dependente de apenas um combustível. Pelo jeito o entrevistado não vai durar muito tempo nos eletrificados. O consumidor vai se ver obrigado a ter 2 carros o elétrico pra usar no dia a dia e a combustão para viagens.
A JAC tá afundando, ele é da JAC, por isso tá queimando os carros elétricos, não tá aguentando a concorrência da BYD , então agora tá falando mal , antes falava bem kkkk
ñ precisa ter dois carros,pois quando precisar viajar pode alugar, assim ñ pagando todos os encargos sem falar na desvalorização. O carro elétrico se em caixa na realidade de muitos brasileiros principalmente quem mora em cidades pequenas.
Eu sou eletricista de auto, já venho andando com meu fusca a cinco anos fazendo 250km com 4 baterias de 60 amperes. É verdade que no inverno não tem o mesmo rendimento.
Para o brasileiro o melhor modelo seria o híbrido plugin e o modelo de etanol/hidrogênio. Realmente com o tamanho do Brasil o carro tem que ser capaz de percorrer 900km a 1000km diários, sequências com abastecimento ou carregamento.
Moro em Salvador BA, há cidades que ficam a 800km e não há aeroportos, como ele disse o Brasil é continental e os estados são maiores que muitos países.
@@sergiomurilodantasdossanto3275 esta é uma realidade de poucas pessoas, a maior parte roda quase todo o tempo dentro da cidade, quem viaja muito deve comprar o HAVAL PHEV com autonomia de 1300KM.
Lendo os comentários, entendo o motivo da eleição de certos políticos. As pessoas não conseguem entender o raciocínio. Nossa infraestrutura não suporta carro elétrico. Nos condomínios novos tem no máximo dois pontos de recarga. Nas rodovias não existe pontos de recarga. Se o Brasil crescer entre 3% e 5% ao ano falta energia. Mas parece que o pessoal dos comentários vive na Europa. 😂😂😂😂😂
@@igordeamorim6752 mesmo? Quem produz as placas fotovoltaicas? China. Qual a perda na geração de energia por estas placas? Carro elétrico existe há mais de 100 anos, quando foi utilizável? Fiz uma viagem de São Paulo a Curitiba. Só tem um ponto de recarga no trajeto. Mas São Paulo é um estado pobre... Devem ter mais pontos de recarga no Amazonas... O universo paralelo das redes sociais. Não temos energia gênio, sou do setor, trabalho com isto há 25 anos. Não temos linha de transmissão, se falta água no Sul, diminuindo a geração de energia, mesmo sobrando energia no Norte não tem como enviar.
vc e que está atrasado e muito raso, assim como este senhor. O carro elétrico se adequa a realidade de muitos no entanto e necessário possuir infraestrutura em casa( wallbox e energia fotovoltaica), cujo distância será limitada devido a bateria e neste caso as opções seria alugar um carro, ônibus, avião ou por aplicativo. Quem compra carro elétrico com certeza leva em consideração todos os cenários. Eu por exemplo percorro pequenas distância e viajo a cada 10 anos, logo atenderia minhas necessidades tranquilamente 🤣🤣🤣🤣🤣🤣🤣🤣
Eu tenho um JS4, e acabei de comprar um Yuan, e nao concordo com o Sergio, pois quem tem um elétrico nunca mais volta para combustão! Tenho paineis solares, Revisão quase de graça, seguro barato, IPVA reduzido. E o carro não da problemas. Viagens longas vou de avião.
Eu acho que o futuro dos carros é imprevisível. Eu penso que o mais provável é uma convivência entre carros elétricos e a combustão. Então para uma montadora, me parece que a melhor escolha é desenvolver carros com tração elétrica (sem câmbio, embreagem ou conversor de torque, eixo-cardã, diferenciais), onde a eletricidade vem ou de baterias, ou de um motor-gerador a combustão.
Ele só esqueceu de falar que na Europa já tem prazo para terminar o uso de carro a combustão, incluse no Brasil já temos projetos de lei sendo pensados nesse sentido (exemplo:Projeto de Lei 295/23) . A tendência é que em um prazo médio não se fabrique mais carros a combustão. Vendo esse video, também lembrei da frase do Homer "As pessoas inventam estatísticas para provar qualquer coisa. 40% das pessoas sabem disso."
Aliás não entendo essa comparação que usam para fazer longas viagens, não conheço ninguem que normalmente pega um carro para andar 1000km ou mais. Além do mais ele desconsiderou completamente a paridade do preço dos combustiveis no exterior. Morei na australia por alguns anos e eu COMPLETAVA um tanque de GASOLINA PURA (sem etanol) por 40 dolares o que seria proximo a 40 reais considerando o custo de vida, se no brasil vc enchesse um tanque de gasolina por 40 conto, claro que teria MUITO menos elétrico
@@edsonvolpe8514muito pouca a frequência, a solução é alugar um carro a combustão, ou ir de avião ou ônibus, nada que impeça ter um elétrico, já que no seu caso vc usa 99,9% no perímetro urbano !
Essa é a mesma história dos vendedores de cavalos quando os veiculos a combustão foram criados. Só uma pergunta, pq teríamos infraestrutura de carregadores se ainda não trmos frota?
Se alguém saber por favor me esclarece, até hoje ninguém explicou o que vão fazer com as baterias fora de uso. Baterias que pesam 300 kg. Pensam quando tiver 50 milhões de carro elétricos aonde vão jogar esse lixo tóxico. Nunca ouvi alguém falar sobre isso. Por favor se alguém souber
O pessoal tá questionando o cara porque ele é da Jac, mas é sempre importante verificar os argumentos, se são reais ou não. Agora imaginem o Brasil que mal tem saneamento básico ter que suportar uma carga gigantesca de veículos elétricos? A infraestrutura atual simplesmente não suporta, até porque mal suporta nossos eletrodomésticos.
Impressionante a inteligência e experiência desse cara
Caramba. Fazia tempo que eu não assistia uma entrevista com um entrevistado tão inteligente como esse
cadê??? Ele usou dados do passados, qualquer um que investe minimamente sabe que rendimento passado não significa redimento futuro. A tecnologia está avançando absurdamente. Existe um estudo cientifico chamado "A Lei de Moore" que diz que a cada dois anos, nós dobramos nosso nivel tecnologico, isso quer dizer que um carro produzido HOJE, ele era tecnicamente impossível fazer com O MESMO CUSTO, a 2 anos atrás, maior caso disso é a própria BYD com o Dolphin no Brasil, e hoje é o carro eletrico mais vendido do país. E realmente, se nós estivessemos presos no tempo a 2/4 anos atrás, ele estaria certissimo. Hoje? erradissimo. Assim como apostaram contra a internert, apostaram contra a Bitcoin, apostaram contra tantas tecnologias que HOJE são comuns, hoje apostam contra o carro eletrico, e é até ironico ele falando isso, afinal ele está com uma blusa com a logo "100% eletric" e com a logo da Jac, uma das marcas que mais tem modelos eletricos a disposição do brasileiro. (Por mais que não valha a pena se comparar com outros carros do mercado tipo o Dolphin). Ele é bom, mas não conseguiu vencer a corrupção e os lobbys brasileiros lá em 2010-2013 qnd entrou com a jac no brasil, perdeu mt dinheiro achando q o governo brasileiro iria dar liberdade pra ele melhorar o mercado (só ferrou ele). E agora a BYD em poucos meses conseguiu fazer mt mais que ele, porém ela é mt maior, e provavelmente fará parte do novo lobby das próximas montadoras q lideraram o Brasil.
Cara sabe renda per capita, de todos os países, a área a população ,a quantidade de carros elétricos , quantidade de % defeitos nos carregadores e quanto tem de desconto para compra de cada país.
Sensacional....!!!!
@@charlesroderic1600ele parece ser executivo de empresa grande. Hoje quem quiser estar num bom nível tem que pesquisar e se informar muito!!!
@@pauloricababrasil3540 Ele foi CEO de várias montadoras e hoje é da Jac
Melhor assistir o episódio completo, já assisti 3 cortes dessa entrevista e tá valendo a pena ouvir tudo
Muito bom ver uma entrevista com um cara que conhece do assunto!
O bom e velho motor a combustão ainda terá vida longa.
Meu Deus, viva a Internet! Não fosse isso, jamais veríamos uma entrevista deste nível, quanto conhecimento esse camarada tem.
Eu fico pensando na coragem dele falar isso sendo que ele mesmo vende a maior gama de carro elétrico do Brasil. Mas de qualquer forma, a gente aprende. Assisti todo o episódio e foi uma aula, o cara manja mesmo.
Ele evita concorrência nova rs
Pq ele tá vendo o sucesso da BYD e a JAC vai quebrar , por isso que ele tá falando isso, antes da BYD ele não falava isso !!!
@@igordeamorim6752
A BYD só está fazendo sucesso na China. E no mundo, só ela e a Tesla é quem está dando lucro no mundo com carros elétricos. A Ford teve prejuízo.
@@sergiomarcocruz2840 enquanto várias montadoras de carros a combustão estão afundando
@@sergiomarcocruz2840a Ford teve prejuizo com carros a combustao por quase uma década... se o governo americano nao tivesse salvado a Ford umas 5x, ela ja teria quebrado e deixado de existir.
Baita entrevista! Um dos melhores canais do UA-cam e podcast na área automobilística. Parabéns Jana!
Parabéns a este entrevistado. Aprendi muito.
Muitíssimo obrigado. Grande abraço.
Espetáculo de entrevista
Aqui o Governo tb ajuda. Ajuda a gente a pagar mais impostos kkkk
Cortes da roda com um entrevistado deste gabarito, é uma aula de tantos assuntos diferentes, mesmo sendo relacionado a automóveis, que não tem escola, palestra ou faculdade que nos forneça tanto conteúdo diferente em tão pouco tempo,um enorme prazer assistir a isso tudo, com grande mérito tbm do entrevistador que conhece muito dos assuntos, obrigado aos dois.
os políticos deveriam ter vergonha de irem trabalhar amanhã, fracassados. a mentalidade de nossos políticos (e do brasileiro em geral) é retrógrada e fracassada, poderíamos estar liderando no mundo a adoção, mas estamos defendendo sempre o atraso e a taxação da inovação. Politicos malditos.
Infelizmente o "negócio do político" está dando certo...
Pensam apenas em si e aumentar os seus recursos, com desculpas em melhorar a vida do povo.
São visões de negócios diferentes, infelizmente somos o recheio deste sanduíche.
o brasileiro que clamou por Bolsonaro não pode reclamar de atraso... foi sempre a esquerda que trouxe progresso para o país, desde JK a Lula.
Kkkk agora culpa do Bolsonaro, já respondeu pq somos atrasados, sempre governados pelos corruptos, e como um país que ainda milhões não tem saneamento básico, vai andar de carro elétrico e alguém acredita mesmo que este governo e dos últimos 100 anos está preocupado de ver um país avançar?
@@Cuskocuintvixe. Progresso? Sou mais o regime militar mil vezes.
@@CuskocuintK9 detected
Perfeito o seu comentario. Porem a BYD ja esta instalando a fabrica de baterias em Camaçari BA.
Parabéns eu tenho a mesma linha de raciocínio que ele , e fora o descarte dessas baterias kkkkkkkkkk
@Djfjdkdks só pessoas inteligentes kkkkkkkkkk
Pode ser que o mercado nacional chegue algum dia à 100.000 Scoters e Motos Elétricas.
Eu moro nos EUA. Faltou explicar as nuances do mercado americano.
O carro mais vendido aqui é a pick-up Ford F150. O americano gosta e usa muito pickups para o trabalho. Existe a F150 elétrica mas o americano gosta do motor V8. Americano gosta de motor a combustão.
Não é questão econômica mas sim de preferência mesmo.
O americano tem poder aquisitivo para transformar os EUA em um país 100% de carros elétricos.
Quando as baterias de sodio estiverem nos carros eletricos produzidos aqui no Brasil sera so alegria. Aguardemos. Se outra tecnologia mais avançada nao chegar antes. Carro a combustão não quero nunca mais.
Visão perfeita sobre o assunto!
Foi o melhor... Que passou por esse canal....
Esse cara deu uma aula... Muito inteligente....
Carro elétrico... Pra quem diz... Que irá salvar o planeta.... Ecologicamente correto!!!!
Só o Pestita aí.... Pra acreditar!!!!😅😂😅😂😅😂😅😂😅😂😅😂😅
Sou Brasileiro, moro em San Diego, CA, decidi comprar um Tesla ano passado, adoro esse carro. Me deu a mesma sensação que tive em 2009, quando mudei de um telefone burro para um iPhone. Nunca uso carregadores públicos porque carrego em casa. Mas aqui eles estão por toda parte. O problema é que há filas de pessoas esperando em algumas áreas. Isso não é bom. Os carros elétricos são definitivamente o futuro, mas a maior parte do mundo não está preparada. Este senhor explicou melhor do que qualquer Americano que ouvi falar sobre a situação. Os carregadores nos EUA que não funcionam são os carregadores que não são da Tesla. É por isso que outras empresas de automóveis ja estão mudando para o conexão de carregamento feita pela Tesla.
Nao gostei, vendi e peguei uma Mercedes AMG, agora sim.....ouvir pops e bangs nao tem preco! lol
@@m_theboxdeixa de inventar histórias você deve ter um Celtinha😅😅😅
Você ganhou o dinheiro do governo como o cara do vídeo falou?
Eu fico pensando no ambiente, por enquanto estamos na fase de novidades, inovação. Mas em nenhum momento pensamos para onde vai esse lixo de bateria, isso sim vai ser uma bomba atômica silenciosa, e todos vai pagar a conta que não será barato.
@@rodrigoantonioferreira5912 e os gases gerados pela queima do combustível ? E os motores dos carros que duram menos de 200 mil km, e os extras com troca de óleos e fluidos no geral em um a combustão ?
Impressionante o conhecimento desse Sr. Uma verdadeira aula.👏👏👏
Legal a entrevista, mas é um olhar do mercado como se a situação estivesse estável, e na verdade vivemos uma inovação disruptiva (como a sociedade já viveu inúmeras vezes). Ninguém sabe como será o futuro - mas eu tenho certeza de que não será igual ao presente...
muito do que voce está falando relacionado do futuro, está intimamente ligado ao cenario politico pra não dizer geopolitico!
Somente 3500 carregadores pra veículos elétricos no Brasil. É muito pouco.
Eu bem que avisei. Todos os carros irão conviver de forma concorrente e harmoniosa. Cada um compra o que quiser com suas vantagens e desvantagens
Tu lá chupa alguma coisa
Como é no mundo todo em relação a carros a gasolina e carros a diesel, que sempre conviveram juntos.
Boa
Aqui no Brasil, talvez! Mas muitos países por lei serão obrigados a terem só elétricos ...
De 1.000 comentários, esse foi o melhor, esse vídeo tem 4 meses lógico q carro elétrico não é uma realidade para muitas cidades no Brasil, porém não adianta, vai ser a tendência, BYD e GWM fora outras montadoras estão vindo com força, lógico q não tem como comprar hoje um carro elétrico para viajar, cada um faz seus cálculos, vantagens e desvantagens.
Cada corte desse cara é uma aula.
Vcs esqueceram de falar o valor absurdo que é o combustível no Brasil e a pessima qualidade do nosso combustível!!!! Comprei um Dolphin para minha esposa, tenho wallbox em casa para carregamento (acho essencial para quem compra carro elétrico no Brasil) e a economia de combustível está fantástica. Outro detalhe que em outros carros que tenho já tive problemas de bomba de combustível, bicos injetores, bobina, descarbonização etc… esses problemas de pessima qualidade de combustível, acabaram!!!!
Outra que o preço de um a combustão não esta tão distante do elétrico.
Escreve lá para ficar registrado. No Brasil vão ter 2 carros elétricos entre os 10 mais vendidos até final do ano que vem.
Tem um vídeo aí no UA-cam do cara fazendo uma viagem no dolfim,540km levou quase 11horas pra fazer o percurso,ficou 2horas parado pra carregar carga lenta,economizou 60reais mas com certeza só de alimentação gastou bem mais q isso,carro elétrico só pra cidade,essas baterias são umas bombas,econômicamente falando.
Carro elétrico é só pra quem anda em cidade...
Combutivel péssimo não existe, o que tem é posto que adultera. Brasileiro quer economizar e abastece só em posto sem bandeira .
A qualidade do combustível é excelente, os brasileiros é que são corruptos e adulteram
@@cristianomeditschnão adianta ter 2 em cada 10, sendo que esses 10 são comprados por 1% ou menos da população que tem condições de ter carro zero. Enquanto isso, os outros 99% que podem ter um veículo vão continuar andando de carros velhos e movidos a combustão.
Excelente entrevista
Queria ver a reação do Cássio Cortes a esse vídeo KKKKKKK
Eu quero que o vilela convide os dois pra um debate kkkk
Realidades diferentes na produção de veículos elétricos. Nossa renda per capita de 10 mil dólares no Brasil. Os países de renda per capita baixa, não subsidia veículos elétricos.
Unico corte sincero desse cara, de resto foi empurroterapia tentando vemder o peixe dele
Ahhh, deixa de frescura. 😂😂😂
@@silvanocarnauba5398 deixe de ser burro
Que riqueza de dados e informações. Fiquei feliz em encontrar esse vídeo já que ouvir a verdade crua dos números se tornou artigo raro.
Ainda acho que o carro híbrido é o melhor ainda, principalmente os que tem a opção de rodar apenas no modo elétrico pois o motor a combustão carrega as baterias. Carro 100% elétrico ainda não é uma boa opção.
Com certeza o carro que ira implacar no Brasil, é o híbrido flex, fabricado aqui por empresa que consiga confiabilidade de Honda, Toyota, Hyundai ou Volks. Pode ser que a gwm ou byd consiga essa confiabilidade, porque estão sendo bem aceitas e vão fabricar aqui, estão com preços cada vez mais competitivos. O motor elétrico que possamos rodar no trânsito do dia a dia, mais ou menos 50 km, que possa ser recarregado na tomada comum mesmo, casa ou trabalho. E motor flex para quando for viajar, sendo o elétrico, ajuda em potência e economia. Esse carro entre 100 a 200, conforme porte e potência, com previsão de baixa de juros, vai vender muito.
Até que enfim alguém falou a real sobre carro elétrico , ferramentei dois carros elétricos nos Estados Unidos,sempre falei que carro elétrico é uma furada e não vai funcionar no Brasil,por isso o "marciano" da tesla está indo pro Chile
Porém ele falou que o Brasil não vai atingir nunca 100 mil carros elétricos e só em 2023 foram 93 mil carros elétricos vendidos.
Finalmente alguem disse a verdade com bons argumentos, e com uma analise muito boa de mercado.
9:25 vc tá esquecendo de uma coisa . Fabrica no Brasil atende ao Mercosul.
Não esquecendo que os elétricos à medida que ganham escala estão ficando mais baratos... Mercado é dinâmico!
Essa redução de preço por efeito escala tem um limite. As empresas que desenvolvem baterias precisam investir bilhões para melhorarem suas baterias que ainda não atendem à maiorias dos consumidores, eles precisam ter uma extrema margem de lucro para conseguirem investir em tecnologia.
Só se mudar o tipo de bateria, e mesmo assim não acredito que esses carros sejam competitivos em matéria de preço nem de autonomia.
@@diogocatalano9557 maluco falou que bateria nao funciona bem em pais frio, ele ligou o modo freestyle, bateria super aquece pra cacete em pais tropical
@@michaellopessiqueira1751a bateria precisa de uma temperatura ideal. Nem muito frio, nem muito quente. Canadá faz -20 em alguns lugares. Isso consome a bateria mais rápido do que em um +40 no Brasil.
Tem que ter cuidado pois a teoria da economia de escala não funciona para tudo. Matéria prima é um exemplo: Quando a demanda aumenta muito mais que a oferta, ela fica mais cara, pois o processo de extração e suas reservas permanecem iguais, portanto precisa se cobrar mais. O ouro, diamante, petróleo, etc. funcionam assim. Por isso o ouro é caríssimo desde sempre. Se as baterias continuarem utilizando metais para sua fabricação, a tendência é o aumento de preço, conforme já foram apontados em alguns relatórios de previsão de lítio por exemplo
Entrevistado extremamente inteligente e conhecedor do assunto. Muito bom! 👏🏻👏🏻👏🏻
Nem sou expert e já dizia isso....
Carro eletrico no braziu vai ser tipo player MP3, dura 3 meses pois logo surge o MP4 e já estão embalando o MP5
E a BYD dando 5 anos de garantia pro carro e 8 anos pra bateria?
@@boemioofworld Ótimo, é só vender depois de 2 anos... e comprar outro.
Fazia tempo qua nao assistia algo com assunto tao elevado e coerente. Parabéns
Quem já trabalhou na empresa desse senhor, a SHC, sabe muito bem quem ele é e a forma como a empresa dele trata clientes, fornecedores e funcionários.
Fale mais.
Acabou de declarar que nunca trabalhou pra ele, nem faz a mínima ideia de como ele trata as pessoas. Falou nada com nada.
kkkkkkkkkkk boa@@johnvtrp6604
kkkkkkkkk exatamente @@yashiro798
Na verdade, ele parece estar preocupado.
"bateria em país frio não funciona" ele falou isso sobre o Canadá sendo que 2 minutos antes ele falou que os maiores compradores de carros elétricos na Europa são nos países mais frios.
Só que a verdade é justamente o contrário. Baterias funcionam melhor em temperaturas amenas e frias.
Duas questões simples sobre oque ele falou. O carro hoje em dia no uso dele...quantos porcento representa o uso específico para viagem? Outro ponto...sobre os carregadores. Byd já vem com o carregador. Pro dia a dia não precisa depender de pontos de carregamento ao menos quando se vai viajar. Que acredito representar menos de 10% do uso do carro....
Compra um kkk
Muito bom esse cara!
O Brasil é enorme e muito diverso. Vocês acham mesmo que vai ter carro elétrico nos rincões no Interior do Brasil, onde a maioria dos carros têm mais de 10-15 anos? No Brasil carro elétrico só vende pra quem tem dinheiro e mora nos grandes centros. A grande maioria dos brasileiros vai continuar rodando de Uno e Gol por muitos anos.
Sabe de nada, já tem motorista de Uber comprando pra trabalhar e no interior não tem energia não? Se não tiver existe energia solar
No interior é bem mais fácil geralmente o pessoal planta soja ou milho e tem placa solar o Brasil tem sol o ano todo
Eu moro no rincão do interior e acabei de comprar um. Ja tem vários aqui
Pois é. Só retardado não vê isso
@@andresamartins26pois é, aí quando vc quiser sair da roça não tem carregadores no caminho...
Muito bom, Jay Cleto!
Excelente abordagem. Vamos divulgar esse vídeo.
Que entrevistado preparado. Todos argumentos não emocionais, muito técnicos.
Acredito que existe um bom caminho através do Hidrogênio Verde.. seria viável pra nós e poderíamos usar nossa experiência com o Etanol e o programa Pró Álcool de 1988.
Esse é o futuro
Um bom profissional é um especialista. Um bom especialista é uma autoridade e uma boa autoridade é esse cara 😮
Na Europa, problema maior é a produção elétrica, se tornam mais poluentes devido não têm hidroelétricas como Brasil. Onde vão descartar as baterias 🔋… fora depressiação elevada!!!
Aí eu aqui em junho de 2024 assistindo o vídeo dizendo que 100 mil nunca hoje tem quase o triplo e a previsão é 17 milhões.
Exatamente, o carro elétrico é apenas para um nicho, não o vejo como o futuro.
Acho que os olhos deveriam se voltar para os combustíveis sintéticos e o hidrogênio.
Combustível sintetico é história pra burro dormir
E hidrogênio é muito mais caro e complicado que elétrico
Desses 3 o elétrico é o melhor
Mano o cara é uma enciclopédia 👏👏👏 que aula
A BYD está com fabrica de baterias em Manaus, fez a aquisição da antiga Ford em Camaçari na Bahia para veículos, e em Campinas possui em operação as linhas de Ônibus e painéis Fotovoltaicos, sou BYD Partner.
E o cara me vem e fala que nao temos mercado pra ter fabrica de baterias, byd e gwm sao burras agr, tao vendendo muito e ele ainda vem com esse papo.
O cara errou feio... Muitos especialistas falaram a mesma coisa sobre o flex ...
BYD só existe no 3o mundo
Estamos em 02/06/2024 e ele errou a previsão. Só no primeiro trimestre de 2024 foram vendidos 14 mil carros elétricos no Brasil, representando 2,9% das vendas nacionais.
Só vejo que a JAC cobrava 200mil na carroça elétrica JS3 agora que caiu 80k, continua sem vender… o futuro das baterias é promissor e acredito que nos próximos 5 anos esse mercado evoluirá muito. Não tem como comparar passado com futuro nesse caso.
Agradeço ao senhor ppor passar seu conhecimento se estas inteligencias não se projetar na politica vamos colapsar
Austrália tem o mesmo problema do Brasil: é enorme. Tudo é longe. Então o elétrico não serve. É um veículo que só serve para tiro curto.
O EUA é maior que Austrália. Tem carro elétrico com autonomia de quase 1000km. O problema não é o tamanho do país nem sua autonomia, mas a falta de infraestrutura de carregamento nas estradas. Esse senhor está depreciando os carros elétricos porque, primeiro, ele é um péssimo administrador, que acabou com a JAC no Brasil, segundo porque ele sabe que está sendo engolido pela BYD.
que comentário tosco kkkk
a media de rodagem para motorista particular e de 35 km por dia no Brasil...
É muito bom ouvir alguém que tudo entende deste complexo tema....
Aqui na Suecia tem um bonus de 70 mil coroas pra comprar carro elétrico, mas tem um pool, qnd acaba essa grana vc nao recebe ela no ano.. fica pro próximo ano... e parece q agora no final de 2023 se vc comprar só vai receber em 2025
Onde não há problema com combustível, realmente carro elétrico é um nicho.
Ele se esquivou em alguns números! Falou que a Alemanha, é menor que São Paulo! Nunca! Alemanha têm 84 milhões de habitantes, São Paulo, tem 45 milhões!
Alemanha, é mais ou menos, do tamanho do Estado do Mato Grosso do sul, que é maior que o Estado de São Paulo!
Alemanha: 357.952m²
São Paulo 1.521.110.m²
AONDE QUE SÃO PAULO NAO É MAIOR QUE ALEMANHA?????
Ele diz em tamanho
Sérgio Habib além de visionário tem muito conhecimento de mercado meus parabéns
Carro elétrico é pra quem usa coque samurai,vegano e joga BT.
Desde que tenha marcha ré !
Nada haver irmão! Carro elétrico é o futuro! Isso não tem choro e nem vela!! Tenho 36 anos e adoro um bom v6, mas eu não posso pensar em viver de passado! O novo sempre vem!
@@hearmenow4477 O afegão médio não tá conseguindo nem no presente, imagina viver de futuro.
@@clebioaraujo5126 daí só Deus!!! A tecnologia vai vir e vai invadir! Se você vai ter dinheiro pra comprar daí já é outro problema!
Quando não tem oque falar mal falam isso né...
Metade não entendeu o que o cara falou. Carro elétrico no Brasil vai micar em pouco tempo. Na minha cidade todo mundo que comprou carro híbrido e elétrico está voltando para combustão pura porque ninguém queria pegar carro com bateria ferrada depois de anos de uso pelo primeiro dono.
O Dolphin já vende 2000 por mes aqui. Se nao atrapalharem vai dar certo.
Compra um kkk boa sorte
Que aula...👏👏👏
Sim o carro elétrico não é a solução para a mobilidade.Mas esse papinho que o Brasil é imenso, que fazer viagem não é viável, que os carregadores não funcionam é uma abordagem sem critério.Vivo na Bélgica, tenho um carro elétrico há 2 anos
. Excluindo viagem e passeios, carrego meu carro em casa, com.um custo de 5,5 reais para 100km de autonomia, pois a noite a energia elétrica é mais barata, Vou com frequência para Alemanha e França, e mesmo no inverno rodo 350 km sem precisar carregar, é com o aquecimento do carro ligado.
Ele é da JAC, como a BYD está dominando o mercado nacional de elétricos e a JAC está afundando ele está fazendo o desserviço de queimar o carro elétrico. Procura um vídeo dele falando mal de carro elétrico antes da BYD que vc não irá achar !!! Kkkk
@@igordeamorim6752 quando a Byd começar a fabricar os carros elétricos na Bahia, eles irão levar a jac a falência kkkkkkkkkkkkkkk
Rapaz, esse cara saca muito.....estou maratona do as entrevistas dele aqui no Roda, mas até agora não descobri o nome dele......eu travo uma briga sobre carro elétrico (eu prefiro combustível fóssil....elétrico só pra pais rico, em vias urbanas em perfeito estado e com infraestrutura - tem mais características, mas só lembrei destas)......esse é FERA
Ele só esqueceu que o Brasil é outra coisa, 100.000 vai bater em menos de 10 anos. O brasileiro gosta de novidade mesmo que não tenha onde carregar e quando fala em não comprar gasolina esse movimento vai andar é rápido. Olha todo mundo querendo instalar energia solar e era uma coisa até então muito difícil inalcancavel e que não ia pra frente, o brasileiro gosta de procurar alternativas pra não ficar tão dependente de apenas um combustível. Pelo jeito o entrevistado não vai durar muito tempo nos eletrificados. O consumidor vai se ver obrigado a ter 2 carros o elétrico pra usar no dia a dia e a combustão para viagens.
A JAC tá afundando, ele é da JAC, por isso tá queimando os carros elétricos, não tá aguentando a concorrência da BYD , então agora tá falando mal , antes falava bem kkkk
ñ precisa ter dois carros,pois quando precisar viajar pode alugar, assim ñ pagando todos os encargos sem falar na desvalorização. O carro elétrico se em caixa na realidade de muitos brasileiros principalmente quem mora em cidades pequenas.
resumindo,......voltem e foquem em produção de etanol.....e monte mais duas refinaria pra gasolina e diesel.
A solução seria um carro híbrido como o Fusion que poluiria menos e não haveria problemas com carregadores.
Exportação petróleo cru e importar refinando 😂😂😂
Eu sou eletricista de auto, já venho andando com meu fusca a cinco anos fazendo 250km com 4 baterias de 60 amperes. É verdade que no inverno não tem o mesmo rendimento.
Kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk....sei, sei.
É verdade, eu sou o volante
Para o brasileiro o melhor modelo seria o híbrido plugin e o modelo de etanol/hidrogênio. Realmente com o tamanho do Brasil o carro tem que ser capaz de percorrer 900km a 1000km diários, sequências com abastecimento ou carregamento.
Quem roda 1000km cara ? Volta pra realidade
Moro em Salvador BA, há cidades que ficam a 800km e não há aeroportos, como ele disse o Brasil é continental e os estados são maiores que muitos países.
@@sergiomurilodantasdossanto3275 esta é uma realidade de poucas pessoas, a maior parte roda quase todo o tempo dentro da cidade, quem viaja muito deve comprar o HAVAL PHEV com autonomia de 1300KM.
@@ricardosilva5559rodo 1.600 Goiânia/feira de Santana
amigo, voce ta falando de rodar 10 a 12 horas por dia...
Não se preocupem, a Natureza ja está dando a resposta para a poluição.
Até mesmo a frota de carros a combustão no Brasil está em queda livre e as montadoras fechando as portas.
Canal muito bom.
Muito boa análise!! 👏👏👏👏👏👏👏👏👏👏
foi entrevista mais esclarecedora até agora.
Lendo os comentários, entendo o motivo da eleição de certos políticos. As pessoas não conseguem entender o raciocínio. Nossa infraestrutura não suporta carro elétrico. Nos condomínios novos tem no máximo dois pontos de recarga. Nas rodovias não existe pontos de recarga. Se o Brasil crescer entre 3% e 5% ao ano falta energia. Mas parece que o pessoal dos comentários vive na Europa. 😂😂😂😂😂
O mercado de energia fotovoltaico está crescendo infinitamente mais rápido kkk o de energia eólica TB , já era, carro elétrico chegou de vez !!!
@@igordeamorim6752 mesmo? Quem produz as placas fotovoltaicas? China. Qual a perda na geração de energia por estas placas? Carro elétrico existe há mais de 100 anos, quando foi utilizável? Fiz uma viagem de São Paulo a Curitiba. Só tem um ponto de recarga no trajeto. Mas São Paulo é um estado pobre... Devem ter mais pontos de recarga no Amazonas... O universo paralelo das redes sociais. Não temos energia gênio, sou do setor, trabalho com isto há 25 anos. Não temos linha de transmissão, se falta água no Sul, diminuindo a geração de energia, mesmo sobrando energia no Norte não tem como enviar.
vc e que está atrasado e muito raso, assim como este senhor. O carro elétrico se adequa a realidade de muitos no entanto e necessário possuir infraestrutura em casa( wallbox e energia fotovoltaica), cujo distância será limitada devido a bateria e neste caso as opções seria alugar um carro, ônibus, avião ou por aplicativo. Quem compra carro elétrico com certeza leva em consideração todos os cenários. Eu por exemplo percorro pequenas distância e viajo a cada 10 anos, logo atenderia minhas necessidades tranquilamente 🤣🤣🤣🤣🤣🤣🤣🤣
Eu tenho um JS4, e acabei de comprar um Yuan, e nao concordo com o Sergio, pois quem tem um elétrico nunca mais volta para combustão! Tenho paineis solares, Revisão quase de graça, seguro barato, IPVA reduzido. E o carro não da problemas. Viagens longas vou de avião.
Eu acho que o futuro dos carros é imprevisível. Eu penso que o mais provável é uma convivência entre carros elétricos e a combustão. Então para uma montadora, me parece que a melhor escolha é desenvolver carros com tração elétrica (sem câmbio, embreagem ou conversor de torque, eixo-cardã, diferenciais), onde a eletricidade vem ou de baterias, ou de um motor-gerador a combustão.
Ele só esqueceu de falar que na Europa já tem prazo para terminar o uso de carro a combustão, incluse no Brasil já temos projetos de lei sendo pensados nesse sentido (exemplo:Projeto de Lei 295/23) . A tendência é que em um prazo médio não se fabrique mais carros a combustão. Vendo esse video, também lembrei da frase do Homer "As pessoas inventam estatísticas para provar qualquer coisa. 40% das pessoas sabem disso."
Esse ano de 2023, quase atingiu as 100 mil unidades vendidas de eletrificados. 😅
Esse video vai envelhecer melhor que vinho kkkk
Verdade
Se o carro álcool não deu certo no Brasil ; automóveis elétricos imagina isso Brasil , nossa realidade é outra .
Explicação cristalina, e apoiada em fatos !
Só faltou ele citar que em todos esses países essa fração de carros elétricos cresce todo ano, globalmente o crescimento é de 30% ...
falou muitas meias verdades, ele é habil com as palavras mas não foi sincero.
Que mente brilhante... Caí por aqui e fiquei preso por causa do domínio e conhecimento do cara
Aliás não entendo essa comparação que usam para fazer longas viagens, não conheço ninguem que normalmente pega um carro para andar 1000km ou mais. Além do mais ele desconsiderou completamente a paridade do preço dos combustiveis no exterior. Morei na australia por alguns anos e eu COMPLETAVA um tanque de GASOLINA PURA (sem etanol) por 40 dolares o que seria proximo a 40 reais considerando o custo de vida, se no brasil vc enchesse um tanque de gasolina por 40 conto, claro que teria MUITO menos elétrico
O problema é o preço. PREÇO
@@clebioaraujo5126 argo,hb20, etc. No minimo 80k e dolphin 150?
@@Deskjet2772só as versões basicas
Se for pegar hb20 e onix mais completos é 110mil
Eu faço viagem desse tamanho pelo menos duas vezes no ano...
@@edsonvolpe8514muito pouca a frequência, a solução é alugar um carro a combustão, ou ir de avião ou ônibus, nada que impeça ter um elétrico, já que no seu caso vc usa 99,9% no perímetro urbano !
Em Cuiabá tem indo pela BR 163 tem carregador em toda praça de pedágio até Itaituba 1450 Km
Penso bem diferente. Acho que a BYD e GWM também.
Daqui um ano saberemos quem está certo.
não diria 1 ano, mas em 10 anos o carro elétrico será relevante aqui no Brasil
Meus parabéns , ele é um idiota e os japoneses são burros , mas nós somos os únicos inteligentes 🤦🏻♂️
Nós exportamos petróleo, mas importamos a gasolina. Não refinamos nosso próprio petróleo.
Essa é a mesma história dos vendedores de cavalos quando os veiculos a combustão foram criados.
Só uma pergunta, pq teríamos infraestrutura de carregadores se ainda não trmos frota?
Kleber Machado mandou bem.
Da gosto de ouvir o cara fala, o entrevistador deixou ele fala avontade 🤩que show..
Foi isso que pensei !
DEU A REAL!!!!! OBRIGADO!!!
Se alguém saber por favor me esclarece, até hoje ninguém explicou o que vão fazer com as baterias fora de uso. Baterias que pesam 300 kg. Pensam quando tiver 50 milhões de carro elétricos aonde vão jogar esse lixo tóxico. Nunca ouvi alguém falar sobre isso. Por favor se alguém souber
O pessoal tá questionando o cara porque ele é da Jac, mas é sempre importante verificar os argumentos, se são reais ou não.
Agora imaginem o Brasil que mal tem saneamento básico ter que suportar uma carga gigantesca de veículos elétricos? A infraestrutura atual simplesmente não suporta, até porque mal suporta nossos eletrodomésticos.