Eu tbm passei pelas cotas e fiquei MUITO nervosa e apreensiva na véspera da aferição. Eu sempre me vi e me declarei parda a minha vida inteira, minha família é muito miscegenada e não esxistem brancos, apesar de alguns terem a pele mais clara. Sempre me enxerguei assim e isso nunca foi uma dúvida para mim. Mas aí, algumas pessoas vieram me contando casos de pessoas que perderam a vaga por conta da aferição e isso me causou um nervosismooooo, tanto que quando eu recebi a notícia que passei na UFBA eu não comemorei 100% pois fiquei apreensiva. Eu aliso o cabelo, natural ele é um cacheado 3B, a cor da minha pele é morena, parece que sempre tô bronzeada, entre outros traços que sempre me fizeram ter a certeza de que sou parda. Mas mesmo tendo consciência disso, eu fiquei nervosa pelas histórias que me contaram e eu só consegui comemorar mesmo que EU PASSEI!!! depois do resultado da aferição. Hoje eu enxergo que não passou de ansiedade e paranóia pelas histórias que ficaram me falando. Sendo que eu nunca tive dúvidas de quem sou. Porém, não deixa de ser um momento de nervosismo, afinal é seu sonho ali, vem sempre o medo de dar algo errado. Que nem no dia de levar os documentos para matrícula, eu verifiquei meus documentos umas 20 vezes (sem mentira), e ainda assim eu fiquei nervosa na hora que a pessoa da bancada estava conferindo KKKKKKKK, eu sempre penso em tudo que pode dar errado e isso me causa mais nervoso ainda.
4 роки тому+1
Lara Lima obrigada por compartilhar sua história! ❤️
Lara, tenho o mesmo receio que vc, vi em alguns vídeos algumas pessoas claramente pardas que não foram reconhecidas como tal. Acho que seu tom de pele é mais claro que o meu, se vc conseguiu fico relativamente mais aliviada!
Gente, na foto da minha identidade eu tinha 12 anos, meu cabelo tava pranchado e com luzes. Só que hoje em dia ele tá natural e preto, fez muita diferença, será que eles vão notar isso?
Eu tenho uma preocupação, minha identidade tem uma foto de quando eu tinha 12 anos , na foto eu tô de cabelo liso e com luzes e hoje em dia não é mais assim, eu tô com com meu cabelo natural e a cor natural dele(preta), alguém sabe me dizer se ainda conta?
@@Tununacor Melhor tirar outro RG, para não correr o risco. Ainda bem que o seu está natural, porque a textura do cabelo com certeza conta na aferição, é um dos traços analisados do fenótipo.
A comissão é extremamente importante para barrar as fraudes, o pardo que é considerado(acredito) é o com traços negroides e não o branco que tem familiar negro e quer usar as cotas, mas eles precisam especificar com mais detalhes essas questões.
Oi Tati eu estou no mesmo dilema 😔 muito nervosa! Sempre me considerei parda, pq tenho traços de negros e o tom da minha pele é mais puxada para a morena, portanto o meu cabelo é liso. E vi que vc tem o cabelo mais liso, vc acha que isso vai me desclassificar?
Faço medicina veterinária mas amo acompanhar seus vídeos, você me inspira muito! Faz mais vídeos sobre maquiagem e dicas de beleza. Amo seu canal sucesso
A questão é subjetiva deles, "Da banca", se você tem o cabelo liso como o meu, você vai achar uma linhagem indígena na família, ou seja, cuidado ao colocar pardo ou preto-preta que eles podem questionar sobre cabelo crespo. Ou seja olham tudo pelo que vi desses depoimentos.
Aqui em África existe 5 cores nativos de africano sem influência branca que são 1 preto denominada de bumbo 2 pele acastanhada 3 claro avermelhada 4 Claro amarelado 5 Maron que são povos coiça Sem esquecer que África tem duas partes África branca e África preta Africano branco ali no Brasil é considerado pardo
Eu passei na ufpa pela ampla concorrência, porém na minha inscrição coloquei com cotas na qual tenho que me autodeclarar pessoa negra de cor parda, que é na qual sempre me considerei. Portanto, depois de Ver tantos vídeos começou a me dar um frio na barriga pq eu tenho a pele morena e traços de negro como por exemplo nariz largo e lábios mais grossos, no entanto meu cabelo é liso, acham que posso ser desclassificada por ter cabelo liso? Me ajudem pfv quem tem as características parecida com a minha e passou por essa experiência me conte o que vc viveu!
Só vi esse vídeo agora. A cota acho legal. Mas o modo de aferir é uma tortura. Eu não iria. Ser filmada, fotos de perfil de frente. Pra que isso. Misericórdia.
Estou passando por este nervoso, estou preocupada tanto em perder a vaga quando de não me aceitarem parda. Eu passei por muitos tipos de preconceito, eu não entenderia passar por tudo isso e não ser parda.
Uma perguntinha nada haver princesa, eu queria saber um pouco mais como é cursar odonto em univerdade federal, já rodei em muitos vídeos aqui no youtube e muito se fala das temidas listas de materiais, confesso que isso me assusta um pouco pois meu sonho é cursar odonto e eu nao teria condicoes de arcar com os valores dos materiais. Pode explicar um pouco como funciona na federal. Nao conheço ninguem que curse odonto. Bjo linda!🌸
5 років тому+3
Existem as listas na faculdade federal também, mas eu sinto que é mais "enxuta" do que nas particulares. Além disso, algumas matérias fornecem os materiais (não instrumentais). Ademais, pelo na UFBA, tem bolsa de auxílio material para quem declarar uma vulnerabilidade socioeconômica
Alguém pode me dizer especificamente o que define uma pessoa como parda e como negra? Qual a diferença exatamente? Porque eu não sei como me defino, minha certidão de nascimento não tem e eu sempre tive dúvida se era parda ou negra.
Sou da sua cor, tenho o nariz mais largo que o seu porém aliso meu cabelo desde os 10 anos pelo preconceito que sofria na escola, e não passei nas cotas na banca cespe por causa do cabelo alisado, pelo visto cotas serve para discriminar ainda mais, sendo que no mesmo concurso que fiz uma moça bem mais clara que eu e que estava com o cabelo cacheado, bem menos cacheado que o meu foi aprovada. Infelizmente no dia dessa heteroidentificação a pessoa tem que se fantasiar para passar, sugiro pegarem muito sol, vestir uma roupa rasgada, deixar o cabelo Black Power, ir descalço para tentar passar.
@@cristinacarvalho5655 Com certeza, isso serve para espalhar ainda mais o preconceito. Fora que basta alguém não ir com a sua cara para querer te reprovar. Porque se não tem critérios pré estabelecidos não sei com base em que eles julgam a cor da pesaoa
@@cristinacarvalho5655 Outra injustiça é que a banca é após as vagas já estarem preenchidas, ou seja, se você não passar na cota racial você nem pode tentar concorrer nas outras modalidades, simplesmente perde a vaga. Isso é péssimo!
Olá, Lislen! Também sou da UFBA e tenho uma dúvida: Eu me autodeclaro negro preto, porém algumas pessoas dizem que sou negro pardo. No caso de eu me autodeclarar negro preto e a banca me avaliar como negro pardo eu perco minha vaga?
Galera me ajuda, Eu sou negro? Eu pareço o João do BBB, só que o meu cabelo é um pouco menor, eu tenho um mini afro, e minha pele é entre a dele e a do neymar. Quanto a boca e o nariz, é meio termo
Olá , muito obrigada pelo vídeo me ajudou muito !! Vc acha que quem alisa o cabelo pode ser desclassificada ?? por que eu tenho características fenotípicas de negros mais eu sou parda e ainda não aceitei o meu cabelo ( já até tentei mais foi bem difícil para mim )
@@emilimacedo1728 saiu a sua resposta? Eu tenho aferição de concurso público semana que vem. Eu sempre me autodeclarei preta, mas estou em dúvida se irão me considerar parda.
@ mas a sua cor é tão linda, deveria se aceitar como negra. Além do mais toda luta deles, me faz valorizar a cor da minha pele.
4 роки тому+5
Senpai Eu sou negra gente! Mas dentro da aferição existe ainda a diferenciação entre pretos e pardos, entenderam? Geralmente aqueles que se Autodeclaram pretos, são os retintos ❤️
Todas as faculdades são assim???? Me considero negra/preta. Mas, olhando vários vídeos fiquei na dúvida, tem a possibilidade de me considerarem parda! Tenho o nariz largo, cabelo cacheado(com luzes) natural é preto, lábios medianos e olhos bem pretos. Tenho medo de perder a vaga, iai?????
Sempre me enxerguei como parda. Porém, todas as pessoas ao meu redor dizem que sou "branca demais" para ser parda. Enfim, me cadastrei para um concurso neste ano como cotista pp, mas estou com receio que o tribunal racial acabe me desclassificando.
Também me considero parda, mas todos me dizem que sou branca. Mas eu me acho muito morena pra ser considerada branca. Sempre me defini como parda. Morro de medo de ser desclassificada em alguma faculdade e nunca tento pelas cotas...
@@desireesouza5477 acabei desistindo da cota, acredita? Mas é como eu vi em outro vídeo explicando o tema: nem todo mestiço é pardo. Mas todo pardo é mestiço. Segundo esse vídeo, eu me enquadraria no fenótipo de mestiço e pra isso, infelizmente, não tem cota.
Não era para vc ter desistido da cota, vc tem o tom de pele mais escuro que a minha e consegui a cota de pardo. Não é analisada só a cor da pessoa, tem vários outros fatores. Meu cabelo é cacheado e minha pele é parda um pouco mais clara que a sua. ( estou deduzindo isso pela foto)
Alguém pode me ajudar ? Ainda tô no processo da autodeclaracao. E a justificativa começa assim. Declaro ainda que me reconheço como pessoa negra pelas seguintes características no meu fenotipo: Oque eu coloco
Você é branca fenotipicamente, pode ter até pai negro (a maioria da população brasileira tem) mais eles usam apenas a aparência. A menina do vídeo é parda com características negroide.
@@vanessabarros8998 pelo oque eu pesquisei isso não interfere muito. Eles vão olhar a cor da sua pele e os seus aspectos faciais, más procure ir com o cabelo natural, fique um tempo sem progressiva até o dia da heteroidentificação racial
Essa coisa é confusa, antes qdo eu dizia que era branca, diziam, branca? no Brasil n tem branco, comecei a dizer que era mestiça, prá n me encherem o saco, até q fui a um hospital e colocaram na minha ficha "parda". E foi nessa questão da cota que descobri que virei branca, do nada, pq a cota seria prá pardo e negro. Eu só queria que descidissem o que sou, pq eu n tenho direito e sim os outros, eu sou parda ou branca de acordo com a conveniência do momento. Hj se botarem parda numa ficha minha, eu mando tirar, se n sou prá cota, tb n sou prá agradar os movimentos mimimizentos. Aff.
@@ivoneguterres3929 me autodeclaro parda, porém na faculdade que eu vou concorrer a uma vaga, me declarei negra de cor parda ( me identifiquei com essa opção ), além disso, possui as gengivas roxeadas, isso conta? Estou nervosa
Então, basicamente, eu só preciso estar presente no local, certo? Não preciso levar nada, não é? Ou levo o Rg, eu assisti o vídeo, prestei atenção, mas tô com essa dúvida. Alguém pode me ajudar, por favor?
Alan, quem estudou em escola particular, tipo aquelas caríssimas ou qualquer que seja, não tem direito a nenhuma cota, nem sendo amarelo, mestiço, pardo, preto, branco.
@@joseluizjunior92 Elas estudam em qualquer lugar. O único critério que deveria existir é o de situação financeira, com ajuda para pessoas muito pobres que não tem acesso a nenhum computador. Somos um país de miscigenação absurda, todo mundo aqui tem antepassados de todas as raças. Duvido alguém dizer que é 100% negro ou 100% branco ou 100% indio em todos os seus antepassados. A própria apresentadora tem traços de branca e negra. Hoje em dia todo mundo tem acesso a toneladas de videos, aulas, cursos, material gigantesco para estudar na internet. Não existe mais essa desculpa que não teve acesso a educação. É claro que a grande maioria so quer usar internet para bater papo, filmes, musica, pornografia e outras coisas, estudar que é bom só uns bem poucos. Seja para qualquer escolha ou processo de seleção o critério tem que ser para quem esta se esforçando e lutando mais, assim como em qualquer país desenvolvido do mundo. Mas temos aqui comissões nas universidades para verificar a cor da pele dos candidatos, absurdo ao extremo.
Eu tbm passei pelas cotas e fiquei MUITO nervosa e apreensiva na véspera da aferição. Eu sempre me vi e me declarei parda a minha vida inteira, minha família é muito miscegenada e não esxistem brancos, apesar de alguns terem a pele mais clara. Sempre me enxerguei assim e isso nunca foi uma dúvida para mim. Mas aí, algumas pessoas vieram me contando casos de pessoas que perderam a vaga por conta da aferição e isso me causou um nervosismooooo, tanto que quando eu recebi a notícia que passei na UFBA eu não comemorei 100% pois fiquei apreensiva.
Eu aliso o cabelo, natural ele é um cacheado 3B, a cor da minha pele é morena, parece que sempre tô bronzeada, entre outros traços que sempre me fizeram ter a certeza de que sou parda. Mas mesmo tendo consciência disso, eu fiquei nervosa pelas histórias que me contaram e eu só consegui comemorar mesmo que EU PASSEI!!! depois do resultado da aferição.
Hoje eu enxergo que não passou de ansiedade e paranóia pelas histórias que ficaram me falando.
Sendo que eu nunca tive dúvidas de quem sou. Porém, não deixa de ser um momento de nervosismo, afinal é seu sonho ali, vem sempre o medo de dar algo errado.
Que nem no dia de levar os documentos para matrícula, eu verifiquei meus documentos umas 20 vezes (sem mentira), e ainda assim eu fiquei nervosa na hora que a pessoa da bancada estava conferindo KKKKKKKK, eu sempre penso em tudo que pode dar errado e isso me causa mais nervoso ainda.
Lara Lima obrigada por compartilhar sua história! ❤️
Lara, tenho o mesmo receio que vc, vi em alguns vídeos algumas pessoas claramente pardas que não foram reconhecidas como tal. Acho que seu tom de pele é mais claro que o meu, se vc conseguiu fico relativamente mais aliviada!
Gente, na foto da minha identidade eu tinha 12 anos, meu cabelo tava pranchado e com luzes. Só que hoje em dia ele tá natural e preto, fez muita diferença, será que eles vão notar isso?
@ Olá, quanto por cento de desconto você conseguiu no seu curso através de cota ? Quero fazer psicologia, tenho direito e desconto ?
menina eu passei na ampla concorrencia no Colegio Pedro II eu fiquei verificando umas 300 vezes os doc
Infelizmente nós que somos considerados pardos não temos essa tranquilidade. Os critérios são muito subjetivos.
Depois assiste esses vídeos, acho eles bem esclarecedores também: ua-cam.com/video/YJohoCsF9xI/v-deo.html // ua-cam.com/video/A4_moyN265A/v-deo.html
Eu tenho uma preocupação, minha identidade tem uma foto de quando eu tinha 12 anos , na foto eu tô de cabelo liso e com luzes e hoje em dia não é mais assim, eu tô com com meu cabelo natural e a cor natural dele(preta), alguém sabe me dizer se ainda conta?
@@edhgsilva espero 🙌🏼 , mudei muito desde aquele ano pra cá
@@Tununacor Melhor tirar outro RG, para não correr o risco. Ainda bem que o seu está natural, porque a textura do cabelo com certeza conta na aferição, é um dos traços analisados do fenótipo.
@@edhgsilva não se preocupe, com base na lei negro e pardo tem a mesma equivalencia. Qualquer coisa você pode recorrer na justiça
A comissão é extremamente importante para barrar as fraudes, o pardo que é considerado(acredito) é o com traços negroides e não o branco que tem familiar negro e quer usar as cotas, mas eles precisam especificar com mais detalhes essas questões.
1°) Você é MUITO linda!
2°) Obrigada por esse vídeo super didático e necessário, me ajudou bastante.
Muito obrigada por contar sua experiência, acabei de passar por cotas na UFBA tbm e estava muito nervosa quanto a verificação.
Oi, Tati. Vc conseguiu ser reconhecida como negra ou parda?
@@anaaaluap Sim. Fui reconhecida como parda, que é como me identifico. Estou matriculada.
@@Biizerrah joia! 👏🏾👏🏾👏🏾
Oi Tati eu estou no mesmo dilema 😔 muito nervosa! Sempre me considerei parda, pq tenho traços de negros e o tom da minha pele é mais puxada para a morena, portanto o meu cabelo é liso. E vi que vc tem o cabelo mais liso, vc acha que isso vai me desclassificar?
O vídeo foi bem explicativo, obrigada! Mas acho q vc poderia rever a sua auto afirmação como parda
Pse, porque para mim, ela aparenta ser uma pessoa preta, mas é o direito dela se autodeclarar como quiser, então...
7:42 isso é o que mais me assusta, é me autodeclarar parda e não aceitarem
Vídeo maravilhoso!
Sempre me considerei preta, mas se vc é parda eu estou muito preocupada! Chocada! 😂
Ela não é parda
Tb fiquei preocupada agr... mas pode ter sido estratégico.
isso me acalmou muito!! obrigada por tanto em um videozinho
Faço medicina veterinária mas amo acompanhar seus vídeos, você me inspira muito! Faz mais vídeos sobre maquiagem e dicas de beleza. Amo seu canal sucesso
Obrigada amor!
A questão é subjetiva deles, "Da banca", se você tem o cabelo liso como o meu, você vai achar uma linhagem indígena na família, ou seja, cuidado ao colocar pardo ou preto-preta que eles podem questionar sobre cabelo crespo. Ou seja olham tudo pelo que vi desses depoimentos.
Obrigadaaa, ❤️❤️❤️eu já estava mal com isso. Medo de perder a vaga 🤣
Lissss obg por esse vídeo maravilhoso.
Vou comparecer pela IF e não achei nenhum vídeo sobre. Obg mesmo pelo vídeo 🙏
Acho importante essa veracidade de cotas, eu não sou negra,Mais me considero parda.pois sei que não sou branca.bjos
O inverso de branco não é pardo. Você é mestiça. Não possui traços negros.
Aqui em África existe 5 cores nativos de africano sem influência branca que são
1 preto denominada de bumbo
2 pele acastanhada
3 claro avermelhada
4 Claro amarelado
5 Maron que são povos coiça
Sem esquecer que África tem duas partes África branca e África preta Africano branco ali no Brasil é considerado pardo
Sou Angolano mais um inscrito 🇦🇴🇦🇴🇦🇴🇦🇴🇦🇴🇦🇴
@@lutersensacao8694 o pai da minha priminha é angolano também
Eu tava me cagando de medo disso, obrigado ❤
Gente, vcs me acham parda? Esse ano eu vou para a banca de raça e estou preocupada 😢
muito muito muito obrigado pelo esclarecimento
Explicou super bem... Obrigada!
Pelos Deuses como vc é linda 👏👏👏👏👏👏
eu to muito nervosa vei, alguém que já fez esse ano me diz prfv como foi
Primeiro que seu rosto tem uma estrutura óssea muito agradável de olhar
Segundo, muito obrigada por seu vídeo
Hamm??
Como assim agradável de olhar?
Gente assitao o canal Oficial a cota é sua muito bom
Quase não prestei atenção no assunto de tão linda que você é 😻😍
Sou parda. Toda minha família por parte de mãe é negra. Tenho a pele clara e cabelo crespo. Será q é suficiente?
Eu sou desse jeito também
Tbm sou assim
Sim! Com certeza!
Eu passei na ufpa pela ampla concorrência, porém na minha inscrição coloquei com cotas na qual tenho que me autodeclarar pessoa negra de cor parda, que é na qual sempre me considerei. Portanto, depois de Ver tantos vídeos começou a me dar um frio na barriga pq eu tenho a pele morena e traços de negro como por exemplo nariz largo e lábios mais grossos, no entanto meu cabelo é liso, acham que posso ser desclassificada por ter cabelo liso? Me ajudem pfv quem tem as características parecida com a minha e passou por essa experiência me conte o que vc viveu!
Como foi a sua avaliação?
Deu certo?
Obrigado !
Mds você é muito lindaa
Só vi esse vídeo agora. A cota acho legal. Mas o modo de aferir é uma tortura. Eu não iria. Ser filmada, fotos de perfil de frente. Pra que isso. Misericórdia.
Parabéns 👏🎉
Estou passando por este nervoso, estou preocupada tanto em perder a vaga quando de não me aceitarem parda. Eu passei por muitos tipos de preconceito, eu não entenderia passar por tudo isso e não ser parda.
Você teve que escrever justificando?
Eu passei na federal, tenho que gravar um vídeo, me declarando parta, e tenho que justificar, como vou fazer essa justificação???? Alguém me ajuda
@@queilafernanda825 Nas orientações do vídeo não pedia para justificar, somente ler o texto da autodeclaração.
@@kessianesilvaalves9290 Nas orientações do vídeo não pedia para justificar, somente ler o texto da autodeclaração
Eu tô com medo de me inscrever para cotas de pardo e não passar. Tenho olhos castanhos claro cabelos crespos e boca carnuda.
eu vou fazer essa aferição e to morrendo de medo de me declarar de forma errada, acredita?
Uma perguntinha nada haver princesa, eu queria saber um pouco mais como é cursar odonto em univerdade federal, já rodei em muitos vídeos aqui no youtube e muito se fala das temidas listas de materiais, confesso que isso me assusta um pouco pois meu sonho é cursar odonto e eu nao teria condicoes de arcar com os valores dos materiais. Pode explicar um pouco como funciona na federal. Nao conheço ninguem que curse odonto. Bjo linda!🌸
Existem as listas na faculdade federal também, mas eu sinto que é mais "enxuta" do que nas particulares. Além disso, algumas matérias fornecem os materiais (não instrumentais). Ademais, pelo na UFBA, tem bolsa de auxílio material para quem declarar uma vulnerabilidade socioeconômica
@ nossa, assim fico bem mais em paz, muito obrigada 😊🌸
Oi Lislen, eu acho super necessários essas comissões em universidades pra que fraudes não ocorram! Uma pergunta, você se autodeclara parda?
Sim :)
@ pq?
@@beatrizsoares2089 pq sou
@ vc n é negra?
@@kim-sama1630 juro por Deus que pra mim ela também é preta...
Eu sou da sua cor, porém me considero negra e aliso o cabelo. E agora?
mostre uma foto sua de cabelo natural e ta tudo bem.
Eu vou pasar por isso
Alguém pode me dizer especificamente o que define uma pessoa como parda e como negra? Qual a diferença exatamente? Porque eu não sei como me defino, minha certidão de nascimento não tem e eu sempre tive dúvida se era parda ou negra.
Sou da sua cor, tenho o nariz mais largo que o seu porém aliso meu cabelo desde os 10 anos pelo preconceito que sofria na escola, e não passei nas cotas na banca cespe por causa do cabelo alisado, pelo visto cotas serve para discriminar ainda mais, sendo que no mesmo concurso que fiz uma moça bem mais clara que eu e que estava com o cabelo cacheado, bem menos cacheado que o meu foi aprovada. Infelizmente no dia dessa heteroidentificação a pessoa tem que se fantasiar para passar, sugiro pegarem muito sol, vestir uma roupa rasgada, deixar o cabelo Black Power, ir descalço para tentar passar.
E agora vou ter que entrar na justiça para provar que sou negra.
@@cristinacarvalho5655 Com certeza, isso serve para espalhar ainda mais o preconceito. Fora que basta alguém não ir com a sua cara para querer te reprovar. Porque se não tem critérios pré estabelecidos não sei com base em que eles julgam a cor da pesaoa
@@cristinacarvalho5655 Outra injustiça é que a banca é após as vagas já estarem preenchidas, ou seja, se você não passar na cota racial você nem pode tentar concorrer nas outras modalidades, simplesmente perde a vaga. Isso é péssimo!
@@laisematos8119 Pois é, mas eu vou para a justiça.
Após quanto tempo depois da entrega dos documentos eles fazem a aferição? Obrigada pelo vídeo, passei em Fono e estou perdida nessa questão.
Olá a carta de declaração racial não precisou ?
Caraca menina, você é muito linda
Qual mês começa a inscrição para vestibular da UFBA? Só me ingresso pelo Enem ?Sou leiga gostaria de explicações. Obrigada!
Sim, só pelo Enem.
Gente, pelo amor de Deus!!!! Alguém me ajuda!!! Eu não consigo achar a carta de declaração racial
Vá no canal de #Gabi Souza, ela fala sobre a carta dela e eu peguei o modelo lá, boa sorte!!
Eu recebi esse documento lá na faculdade! No dia da aferição eles deram esse documento para todos que estavam lá.
Olá, Lislen! Também sou da UFBA e tenho uma dúvida: Eu me autodeclaro negro preto, porém algumas pessoas dizem que sou negro pardo. No caso de eu me autodeclarar negro preto e a banca me avaliar como negro pardo eu perco minha vaga?
Não!
@ valeu!
Galera me ajuda, Eu sou negro? Eu pareço o João do BBB, só que o meu cabelo é um pouco menor, eu tenho um mini afro, e minha pele é entre a dele e a do neymar. Quanto a boca e o nariz, é meio termo
Que medo desse negócio de cota, sera se sou preta ou parda( me considero negra) se eu me considera negra, e eles considera parda perco a vaga ?
Preto só retinto, vc entra como parda.
Olá , muito obrigada pelo vídeo me ajudou muito !! Vc acha que quem alisa o cabelo pode ser desclassificada ?? por que eu tenho características fenotípicas de negros mais eu sou parda e ainda não aceitei o meu cabelo ( já até tentei mais foi bem difícil para mim )
Também sou parda e queria saber sobre isso ...
acredito que não
Rapaz sou parda mas não tenho traços de descendência africana, e aí?
Que linda vccccc
Sou pardo, da cor desse rack na parede dela. Será que dá?
O que acontece, por exemplo, seu eu me autodeclarar preta e a comissão me avaliar como parda?
É o meu medo ,eu fiz isso e estou aguardando a resposta 😰
@@emilimacedo1728 saiu a sua resposta? Eu tenho aferição de concurso público semana que vem. Eu sempre me autodeclarei preta, mas estou em dúvida se irão me considerar parda.
Negro = preto e pardo.
Tbm quero saber
@@cicinthiaaraujo e aí ? Como foi ?
Por que você se autodeclara parda? sendo que você tem mais melania que muitos. Eu sou mais clara que você e me declaro negra.
Por que eu me enxergo assim
@ mas a sua cor é tão linda, deveria se aceitar como negra. Além do mais toda luta deles, me faz valorizar a cor da minha pele.
Senpai Eu sou negra gente! Mas dentro da aferição existe ainda a diferenciação entre pretos e pardos, entenderam? Geralmente aqueles que se Autodeclaram pretos, são os retintos ❤️
Ela é parda e vc também. Pardo é negro mais claro. Mestiço que não é.
@@senpai7954 Nossa! É muito ridículo e invasivo vc querer apontar e impor a cor de alguém, ñ importa se tenha boas intenções.
eu sempre me identifiquei como preto, mas se a Lislen é parda, eu tô preocupado kkkkkkkkkkk
eu tbm kkkkkkkkkk
Também kkkkk Socorro.
tbm cara kkkkkkkkk tô em estado de pane agora
@Rebeca eu fiz a banca e passei. Fica tranquila, eles avaliam a pauta racial no geral, e não se vc é “parda” ou “preta”
@@andretavares2754 hmmm valeu pelo feedback véi, me deixou mais tranquilo agora
Oii, posso tirar algumas dúvidas com você no Instagram ??
Oii!
Então esse papel assinado eles que vão dar?
E o documento que eu tenho q levar é somente a identidade, né?
Varia de faculdade pra faculdade. No edital sempre diz tudinho
Eu o vídeo todo vendo o quanto ela é bonita🤡
Partiu rever pra absorver o conteúdo do vídeo.
Será que eu teria problemas na banca avaliadora, ou passaria de boas? Sempre me considerei e sempre fui visto como pardo.
Você pode falar alguma coisa na sua verificação? Ou só falo o nome e como que se declara?
Posso falar sobre minhas experiências como pardo?
Não, você só fala seu nome e como se auto declara, nada mais
Todas as faculdades são assim????
Me considero negra/preta. Mas, olhando vários vídeos fiquei na dúvida, tem a possibilidade de me considerarem parda! Tenho o nariz largo, cabelo cacheado(com luzes) natural é preto, lábios medianos e olhos bem pretos. Tenho medo de perder a vaga, iai?????
Minha dúvida também é essa. Mas pardo também não estaria incluso na cota? O correto seria deferir.
@@caiomaxdias tenho essa mesma dúvida. Vou me declarar preta, mas se a banca de declarar parda. Teria problema??
Sempre me enxerguei como parda. Porém, todas as pessoas ao meu redor dizem que sou "branca demais" para ser parda.
Enfim, me cadastrei para um concurso neste ano como cotista pp, mas estou com receio que o tribunal racial acabe me desclassificando.
Também me considero parda, mas todos me dizem que sou branca. Mas eu me acho muito morena pra ser considerada branca. Sempre me defini como parda. Morro de medo de ser desclassificada em alguma faculdade e nunca tento pelas cotas...
@@desireesouza5477 acabei desistindo da cota, acredita? Mas é como eu vi em outro vídeo explicando o tema: nem todo mestiço é pardo. Mas todo pardo é mestiço. Segundo esse vídeo, eu me enquadraria no fenótipo de mestiço e pra isso, infelizmente, não tem cota.
@@laiscosta7498 sim, exatamente. Estamos no mesmo barco. 😢
@@laiscosta7498 ao meu ver vc é parda
Não era para vc ter desistido da cota, vc tem o tom de pele mais escuro que a minha e consegui a cota de pardo. Não é analisada só a cor da pessoa, tem vários outros fatores. Meu cabelo é cacheado e minha pele é parda um pouco mais clara que a sua. ( estou deduzindo isso pela foto)
Onde fazer o documento de autodeclaração?
Eu recebiesse documento no dia da auto declaração. Eles entregaram para todos presentes.
@ okk, muito obrigada! 💗
Amanhã vou passar pela banca, já estou nervosa.
EAE??????
Eai o resultado?
Eai
Passou?
Passou???
Alguém pode me ajudar ? Ainda tô no processo da autodeclaracao.
E a justificativa começa assim.
Declaro ainda que me reconheço como pessoa negra pelas seguintes características no meu fenotipo:
Oque eu coloco
Você já passou por esse processo?
Tô passando por isso, como vou justificar que sou parta?
É pra colocar os traços
Você é branca fenotipicamente, pode ter até pai negro (a maioria da população brasileira tem) mais eles usam apenas a aparência. A menina do vídeo é parda com características negroide.
Me ajuda! Se eu me declarar negra e eles pensarem que eu sou parda, eu perco a vaga?
Não
Pq os dois ganham cota (pardo e negro, além do indígena) vc perderia a vaga se fosse uma pessoa branca se autodeclarando parda ou negra ou indígena
@@gianeline2832 obrigada
Esse é meu medo sabe ,tenho o cabelo chaceado mais eu faço progressiva ,ai pelo motivo do cabelo liso eu tenho medo
@@vanessabarros8998 pelo oque eu pesquisei isso não interfere muito. Eles vão olhar a cor da sua pele e os seus aspectos faciais, más procure ir com o cabelo natural, fique um tempo sem progressiva até o dia da heteroidentificação racial
Essa coisa é confusa, antes qdo eu dizia que era branca, diziam, branca? no Brasil n tem branco, comecei a dizer que era mestiça, prá n me encherem o saco, até q fui a um hospital e colocaram na minha ficha "parda". E foi nessa questão da cota que descobri que virei branca, do nada, pq a cota seria prá pardo e negro. Eu só queria que descidissem o que sou, pq eu n tenho direito e sim os outros, eu sou parda ou branca de acordo com a conveniência do momento. Hj se botarem parda numa ficha minha, eu mando tirar, se n sou prá cota, tb n sou prá agradar os movimentos mimimizentos. Aff.
E como você justificou no documento?
Não pede justificativa
A minha pele é da mesma tonalidade que a sua e eu me autodeclaro negra, se a banca me considerar parda eu perco a vaga ?
Não, pq a cota é para pretos e pardos.
@@ivoneguterres3929 me autodeclaro parda, porém na faculdade que eu vou concorrer a uma vaga, me declarei negra de cor parda ( me identifiquei com essa opção ), além disso, possui as gengivas roxeadas, isso conta? Estou nervosa
@@jheulianeamaro8929passou por ter colocado negra-parda?
Então, basicamente, eu só preciso estar presente no local, certo? Não preciso levar nada, não é? Ou levo o Rg, eu assisti o vídeo, prestei atenção, mas tô com essa dúvida. Alguém pode me ajudar, por favor?
Eles vão colocar no site da UFBA o dia que é para ir?
Eles informam tudo no site da UFBA! Qual dia, horário, local e quais documentos você precisa levar
@ Obrigada!
Acha que alguém que teve acesso as melhores educação deveria ingressar no ensino superior por cotas raciais ? Nem todo negro é pobre
Eu acho que a cota é pra negro de escola pública.
Alan, quem estudou em escola particular, tipo aquelas caríssimas ou qualquer que seja, não tem direito a nenhuma cota, nem sendo amarelo, mestiço, pardo, preto, branco.
A questão não é sobre ser pobre ou rico mas é sobre você sofrer atos racista pela sua cor!
Fenotipicamente vc e parda sim
Alguém sabe como é a aferição de deficiência mental?
Por que os negros não conseguem passar em concurso se não tiver uma cota?
E pq pessoas brancas ricas estudam em universidades públicas e não em particulares?
@@joseluizjunior92 Elas estudam em qualquer lugar. O único critério que deveria existir é o de situação financeira, com ajuda para pessoas muito pobres que não tem acesso a nenhum computador. Somos um país de miscigenação absurda, todo mundo aqui tem antepassados de todas as raças. Duvido alguém dizer que é 100% negro ou 100% branco ou 100% indio em todos os seus antepassados. A própria apresentadora tem traços de branca e negra. Hoje em dia todo mundo tem acesso a toneladas de videos, aulas, cursos, material gigantesco para estudar na internet. Não existe mais essa desculpa que não teve acesso a educação. É claro que a grande maioria so quer usar internet para bater papo, filmes, musica, pornografia e outras coisas, estudar que é bom só uns bem poucos. Seja para qualquer escolha ou processo de seleção o critério tem que ser para quem esta se esforçando e lutando mais, assim como em qualquer país desenvolvido do mundo. Mas temos aqui comissões nas universidades para verificar a cor da pele dos candidatos, absurdo ao extremo.
@@verdade4695 👏🏻👏🏻👏🏻👏🏻 falou tudo
@@verdade4695 saia da sua bolha antes de falar uma besteira dessa
@@verdade4695 nossa, falou tanta besteira afffs precisa de um pouco de aulas de história, na internet tbem tem isso...
Isso é muito errado. Além de passar por dificuldades na vida social, vc aí tem que provar que é negro.
Tem cota social e cota racial!
Não acho errado. Errado eram pessoas fraudando cotas por falta de uma boa verificação do processo.