14'00" : "Todas as pessoas com AHSD são perfeccionistas, PORÉM, JAMAIS, serão perfeccionistas em assuntos que não sejam do seu interesse". Que explicação excelente!! 🔝💯
Pela primeira vez consegui ouvir palavras que expressam o que eu realmente venho sentido ao longo da vida. Aos 19 anos tive uma crise muito forte e acabei tentando suicídio, a partir daí foram vários diagnósticos: borderline, bipolar, TDAH, toc, depressão... Atualmente estou no ramo da TI, aprendi a programar sozinha lendo livros em inglês porque não achava em português o que eu queria, e achava os vídeos muito lentos. Sempre amei estudar por livros, porque eu podia seguir na minha velocidade. Já fui estudante de Física, Biomedicina, Design e Jornalismo. Só que todo mundo considera isso como algo muito ruim e instável. O modelo de sociedade atual não me contempla, e isso me faz ficar triste. Tristeza essa que eu não posso expressar, se não acabo entupida de antidepressivos.
Yellow_cat, sugiro que passe por uma avaliação de AHSD, pois vai te ajudar a te compreender cada vez mais. Fico feliz que conseguimos contribuir de alguma forma. Um grande abraço!
Oi, tenho uma historia bem parecida com a sua e me sinto da mesma forma. Tenho 47 e estou num ponto em que já não vejo sentido em nada. Às vezes nem parece que o mundo é real, parece, literalmente, um sonho ruim. Eu me belisco, vira e mexe, pra tentar acordar, sem sucesso. O que vc faz pra conseguir lidar com o mundo no dia a dia?
Então somos três, tenho 31 anos e programo desde os 11, aprendendo em inglês, sem vídeos... Passei por várias coisas durante a minha caminhada. Mas cá estou, fico feliz por ter encontrando esse canal. Obrigado pelos comentários de vocês!
Meu Deus parece oq eu vivi 😮😢 recebi diagnóstico de bipolar, borderline e agora vendo esse vídeo me identifiquei muito. Essa dor do mundo me permeia, sinto tudo muito intenso meu desejo de ajudar o mundo é extremamente grande e acaba doendo. Sinto muito também as questões familiares, aprendi com o tempo e estudando muito a “controlar tudo isso” mas ainda é difícil.
Te entendo. Também estudo programação, acho incrível o potencial de aprendizado. Assinei plataformas com vídeos, mas preferia ler a transcrição pq achava muito lento ver aula. O primeiro bootcamp que fiz foi de nível intermediário com tecnologia que eu nem sabia oq eram e me saí bem, ficando nos primeiros lugares. Faço medicima atualmente mas é muito difícil pra mim aceitar que vou ficar em apenas uma área por tanto tempo, estou esperando as férias pq não vejo a hora de poder estudar outras coisas. É muito difícil querer fazer tudo, eu fico muito pilhada de tantas coisas que quero aprender
Fui diagnosticado com dupla excepcionalidade AHSD/TDAH. Sabe o que me dói mais? A própria família ficar me dizendo que o mundo é de neurotipicos, e que a responsabilidade de me encaixar no mundo é minha, para eu não utilizar esse novo conhecimento a que tenho sido exposto como "muleta" para justificar meus comportamentos. Se não há empatia nem dentro de casa, o que vai ser do futuro? Mais sofrimento, revitimização, dor. Precisamos de mais vídeos como esses, voltados para as famílias entenderem que a responsabilidade também é dos típicos, acolher o SD, respeitar sua condição e flexibilizar também algumas coisas.
Estevanato, esse argumento que te deram não é verdadeiro e desrespeita totalmente os direitos humanos, pois é responsabilidade da sociedade ser um ambiente onde todos caibam e o façam bem. Por isso que faço tantas lives, crio cursos, invisto minha vida... para educar a sociedade a respeito do funcionamento das pessoas com AHSD. Conte conosco. Grande abraço!
17"50" : Eu tenho formação para o trabalho de Comissário de Voo e essa explicação é perfeita! Caso haja uma descompressão da aeronave, se as máscaras de ar comprimido caírem (sinal que a pressão interna diminuiu e portanto causa Hipóxia), a orientação que sempre coloque a máscara em si e depois na outra pessoa, mesmo que seja criança ou idoso. O motivo é simples: para que eu possa ajudar a outra pessoa eu preciso estar bem para que não seja mais uma vítima. Caso alguém pergunte: "mas se a outra pessoa ficar mal?". Alguns minutos é suficiente para perder a consciência, sem danos maiores. Por isso a importância de agir rápido em situações assim (que raramente acontece). ✈ "Ama o próximo como a ti mesmo". ❤
Somente há 2 anos descobri que sou AHSD, aos 58 anos! Assisti um vídeo a respeito e depois fui buscando vários outros e me aprofundando no tema. Foi um momento importantíssimo na minha vida. Entendi várias situações. Foi uma luz sobre a minha história. Por isso eu sei o quão importante é o diagnóstico precoce e o acompanhamento de um profissional com expertise. Sofri muito e ainda estou me reajustando. Este vídeo é muito importante para ajudar outras pessoas a se entenderem. Gratidão ❤
@@ceciliojunior9847 Olá! Sei exatamente como se sente porque aconteceu comigo. É como um flashback, que passa um filme na nossa frente e começamos a nos dar conta de tantas coisas... 😌
Quase chorei assistindo este vídeo. Eu e minha psicóloga estamos investigando a possibilidade de eu ser AHSD. Me identifiquei muito com este vídeo. Sofri e sofro demais desde criança. Tenho 46 anos.
Que bom que estão investigando. É fundamental conhecer-se para ter clareza da sua identidade para poder avançar e crescer desenvolvendo todas as potencialidades e talentos possíveis. Parabéns por ter iniciado a caminhada. Mas é só o início... Grande abraço.
Eu TB me identifiquei muito , muito muito. E TB tenho 46 anos !!!! Cai de paraquedas , num momento de questionamentos excessivos sobre mim e minha vida !
Gratidão, eu consegui sair de várias situações de dor muito grande. Com as técnicas que desenvolvi , e desenvolvi no intuito de poder resgatar as pessoas que sofrem, com isso eu acabei me curando. Acredito que uma coisa puxa a outra. Eu precisei me curar para poder curar outras pessoas.
Nossa! Muito obrigada! Fazem 27 anos que sofro com tudo isso, sabendo o quão brilhante sou. Inclusive sua colocação não faltou nada em como nossa mente funciona. Preciso de ajuda ara lidar com as pessoas más que nunca enxergaram em entenderam a superdotação.
Nossaaaa… estamos investigando AHSD no meu filho, mas me vi em todas as falas… acho q preciso olhar isso em mim agora; muito obrigada pela aula magnífica!!!
É preciso que hajam mais pesquisadores e especialistas interessados pela causa dos superdotados adultos. São necessárias providências que lhes permitam treinar suas habilidades sociais e aproveitar produtivamente suas idéias e habilidades criativas em prol da comunidade AHSD e da sociedade em geral.
Olá! Sou a mãe do Miguel de 6 anos. Recebi o laudo da psicóloga essa semana, que ele tem altas habilidades (Qi 138). Antes mesmo de receber o laudo, já assistia seus vídeos, e em todos eles vc descrevia exatamente ele. Me ajudou muito! Vejo que temos um longo caminho á percorrer! Sou muito grata pelos seus vídeos!
Bom dia, querida. Fico muito feliz que os vídeos tenham contribuído. Estava conversando hoje (com um grupo de AHD adultos) sobre a importância da família no desenvolvimento dessas pessoas. O apoio, incentivo, força, bom ânimo, oferecimento de recursos, abraços na hora certa, "empurrões" para não desistir... tudo isso e muito mais são fundamentais para que o Miguel seja um adulto AHSD feliz, com boa autoestima, resiliente e que acredita em seu potencial. Parabéns para a família. Desejo que todas as incríveis possibilidades das AHSD se concretizem em suas vidas. Contem conosco! Abraços!
@@michele.mirarchi existem vários grupos, tanto no WhatsApp, quanto no Facebook. Se quiser que te indique algum, entra em contato conosco pelo wapp 51 98173.7445. Abraços!
Recentemente recebi o diagnóstico do meu filho para altas habilidades. Estamos numa busca incansável por suporte adequado ao seu desenvolvimento. Suas principais dificuldades estão relacionadas a interação social. Tenho sofrido muito junto com ele para tentar ajudá-lo a compreender sua própria situação. Ele tem 6 anos e adora brincar com os amiguinhos, mas sempre acaba estragando a brincadeira com alguma atitude inadequada. Sei que quer estar juntos das outras crianças, mas são poucos que tem paciência com ele. Isso me deixa muito triste porque sei que realmente é incômodo para as outras crianças. Tenho chorado muitas vezes porque a luta é grande e tudo que mais quero é que ele se sinta bem. Muito obrigado pelo vídeo, pelos esclarecimentos. Escrevo este texto ao prantos porque tive muita identificação. Obrigado de verdade 🙏🏾
Olá! Ainda não descobri o seu nome, mas achei o seu vídeo maravilhoso. Sou mãe de um superdotado que só foi identificado aos 18 anos de idade. Infelizmente quando descobrimos ele já estava com depressão desde os 16 e até hoje vive uma luta contra esse transtorno que foi desencadeado por tudo o que você falou no vídeo. Essa tem sido a luta da nossa família, fazer com que ele encontre um sentido pra vida dele, que se aceite como essa pessoa especial que Deus colocou no mundo. Quando você fala do sofrimento, sei muito bem do que está falando, pois é isso que ele vem vivendo nos últimos dez anos e o pior é que mesmo com terapia e acompanhamento psiquiátrico ele não consegue melhora. Tem sido muito difícil pra todos nós. Vou compartilhar o seu vídeo com o máximo de educadores que eu conheço, pois ele realmente vale a pena. Obrigada!
Obrigada, Lana. Que bom que tenha gostado do vídeo. Espero continuar ajudando e que teu filho se descubra como pessoa incrível, que eu não tenho dúvidas, ele é. Um grande abraço. Michele Cousseau
Na época da faculdade, o mais difícil para mim, foi o projeto de conclusão de curso. Sempre, quando estava dominando um assunto, perdia o interesse por ele, me dava vontade de pesquisar a fundo sobre outras coisas. Eu tinha uma curiosidade extrema, mas também dificuldade para resumir , de tão interessada em tudo. O problema é que nós, que temos extrema facilidade, muitas vezes acabamos sendo sabotados por aqueles que enxergam a faculdade, não como fonte de aprendizado e sim, como uma chance de ascensão social e que não tem amor pelos estudos e sim pelo dinheiro que pretendem ganhar. Tive amigos inteligentíssimos e talentosíssimos que não aguentaram essa pressão da rivalidade de colegas sem escrúpulos e desistiram de suas faculdades.
Simone, é uma pena quando isso acontece e só demonstra a importância de desenvolvermos muita inteligência emocional para não permitir que nossa vida seja pautada na maldade alheia. Grande abraço.
Simone, o Demiurgo fez esse mundo para dar errado mesmo. Eu já desisti dessa maldita humanidade. Essa gente merece tudo de ruim. Para mim sempre foi revoltante ver como pessoas burras e maliciosas tinham habilidades psicológicas de manipulação e frieza "de fabrica". É revoltante.
Oi, Simone! Chocada com teu relato. Vivi isso 2x (tenho 2 bacharelados) e achei que era apenas uma impressão minha. Quando domino um assunto, perco o interesse e, antes de dar conta, já estou completamente imersa em outra coisa. Eu sempre adorei fazer esporte, principalmente corrida de rua, e quando ainda estava no ensino médio, pesquisava sobre os suplementos para melhorar a performance. Anos depois (e muitas coisas aconteceram nesse meio-tempo, inclusive uma formatura em Comunicação Social), resolvi estudar Educação Física e... Nas aulas de Fisiologia e Bioquímica eu não queria prestar atenção, no TCC eu já estava com a cabeça muito além da Educação Física... Enfim. Que loucura. E eu achando que era só comigo. Obrigada por teu relato, pois isso ajuda a me entender melhor e me acalma, por saber que não ocorre só comigo.
Aloisio, sentimos muito por todas as oportunidades perdidas, mas acreditamos em ti e no potencial que há dentro de ti. Mais vale um ano muito bem vivido (daqui por diante), do que nove, dezenove, vive e nove... sem compreender a ti mesmo e sem tê-los vivido plenamente. Temos o poder de escolha e tu podes desenhar um futuro diferente. Acredite em ti mesmo e conte conosco. Estamos na torcida. Grande abraço!
Perfeito tua fala, são essas falas que tem que ecoar, não fazer vídeos para atacar uma pessoa por não interagir, com outras pessoas vídeos humilhantes não precisam ser posto no you tube, eles precisam apreender mais um pouco.
Recebi hoje o meu diagnóstico de altas habilidades, já sabia do tdah… estou me permitindo agora aprofundar os estudos sobre isso, porque antes eu achava que seria muita audácia minha procurar saber mais disso pra comprovar i meu diagnóstico, sendo que as circunstância não apontam só pro tdah, enfim, que doideira
@@amandariosc uma doideira maravilhosa!! Fico feliz que tenha descoberto a tua real identidade! Agora é mergulhar neste autoconhecimento e desenvolver plenamente todas as tuas potencialidades! Abração!
Moça, você falou aquilo que meu coração não tinha voz pra dizer. Eu fui "diagnosticada" com AH/SD com 4 ou 5 anos e nunca tive amigos, nunca tive um relacionamento romântico não tóxico, apanhava se não tirava 10 com Parabéns e estrelinhas, mas quando tirava 10 eu apanhava na escola. Troquei muito de escola. Consegui fazer faculdade com 100% de bolsa da prefeitura baseado no meu currículo escolar, mas trabalhos em grupo era um calvário pra mim. Sou epilética e as vezes pedia pra minha mãe me buscar na faculdade as 23hs da noite pois estava tendo alguns tiques devido ao stress do dia, mas ela não ia. Uma vez ela me ajudou com um projeto da faculdade, ela foi me buscar e ouviu algumas colegas minhas falando mal de mim, ao me ver ela começou a gritar dizendo que eu tinha que me defender de tais insultos. Ela me humilhou na frente de gente que eu nem sabia quem era. Meu pai sempre foi muito super protetor mas quanto a minha educação sempre foi ausente. Minha mãe era tão fissurada por resultados perfeitos que no meu TCC eu tirei 9,5 e ela não me abraçou sem antes perguntar por quê eu não tinha tirado 10. Assisti o vídeo todo sentindo que a sra. estava advogando em prol das pessoas AHSD. O único lugar onde eu me sinto acolhida, é minha cama, no meu quarto e nunca pude falar desse diagnóstico com quase ninguém pois minha mãe e irmã fizeram um bom trabalho de alienação parental dizendo que se eu falasse que eu tinha altas habilidades estaria sendo arrogante e menosprezando os outros indiretamente os taxando de "inferiores intelectualmente". Como ter amigos depois disso? Não posso ser eu mesma, tenho que aprender a pensar como os outros ao invés de desenvolver meu próprio modo de pensar e resolver problemas fora do padrão, acostumei a ser a diferentona das coisas. Aquela que pedia pra fazer trabalho em grupo dizia que o grupo era "eu e meus neurônios" pra poder fazer sozinha, justamente porque eu sabia que eu pensava e ainda penso muito diferente dos demais. Obrigada por esse vídeo. Muito sucesso pra ti em sua jornada. =)
Oi, Elisabete. Obrigada por compartilhar tua história conosco. Conseguimos imaginar o quão dolorosa tem sido para ti, mas acreditamos no teu potencial e na necessidade de compartilhá-lo com o mundo ao teu redor, mas entendemos que um acompanhamento seja necessário. Existe uma especialista que tem um grupo de apoio para mulheres superdotadas. Acredito que te faria um bem enorme fazer parte deste grupo. Se interessar, nos chama no wapp 51 98173.7445 que te passamos o contato da profissional. Grande abraço!
Tenha sempre em mente que essa fase passa.. se hoje existem grupos que causam alguma pressão, desconto, por serem maioria e contrários aquilo que não segue o mesmo rito, amanhã será história. E lembre-se que estamos na melhor época para explorar ser autodidata. Os verdadeiros amigos um dia vem, mas a idade me mostra que nunca será na mesma intensidade que você espera, então cuidado com a supervalorização. Aprenda sobre o tema para reconhecer a si própria, mas esqueça sobre explicar isto a alguém, vai soar ruim, por melhor que seja a intenção para que te compreendam melhor.
Muito, muito grato. Anos sofrendo, sem chão e sem norte. Medicado para depressão, enfim, muita dor. Procurei uma neuropsicologa e tudo leva a crer que seja superdotação. Suas informações foram preciosas demais. Seja feliz!
No meu tempo de escola eu tinha facilidade em matemática, pegava qualquer problema analisava e remontava a partir do resultado sem qualquer explicação, mas eu não gostava porque a pesar da matemática ser lógica o método e as soluções não são, e eu tinha meu próprio meio de resolver e chegava no resultado correto, porem os professores queriam que eu seguisse a norma e me cortavam nota quando eu não fazia a maneira deles.
passei por isso algumas vezes com matemática também… já discuti com meu professor de trigonometria, foi impactante pq ele se sentiu humilhado em sala de aula por eu ter dito que ele tava explicando de uma forma muito difícil de entender (eu já tinha estudado trigonometria em outra escola, mas meus colegas estavam vendo pela primeira vez e eu quem acabei ensinando pra eles, bizarro)
Fui me abrir para um irmão que teoricamente era mente aberta, psicoterapeuta etc. sobre as dificuldades que tenho por ser superdotada (48 anos). Ele me cortou, riu, ficou nervoso. Não consigo falar sobre isso com ninguém à exceção da minha mãe. É motivo de inveja, ciúmes, brincadeiras. A gente sente que fala um idioma que ninguém entende...tédio.
Flavia, lamento muito que isso tenha acontecido contigo, mas só confirma o que já temos percebido: de nada adianta falar com terapeutas que não entendem das AHSD. Infelizmente muitas vezes acabam mais atrapalhando do que ajudando e isso é muito triste. Te desejo sucesso com os próximos terapeutas. Se precisar de indicação nos chama no wapp 51 98173.7445. Abraços.
Eu sinto exatamente isso. Estou em diagnostico e quando a especialista falou que eu poderia ter altas habilidades e como isso estava me abalando emocionalmente, as pessoas sempre esboçam um sorriso amarelo ou ficam calada. Parece que ninguém entende.
Te conheci hj, mas já sou imensamente grata pelo seu trabalho. Estou vendo um filme da minha vida ao assistir o seu vídeo. Acabei de receber o diagnóstico de AHSD, quando na verdade busquei o atendimento neuropsicológico acreditando sofrer com o TDAH. Agora, vou buscar o diagnóstico da minha filha de 4 anos, que sofre e tem o comportamento que eu tinha na idade dela.
Oi, Ina. Fico muito feliz que nosso trabalho tenha conseguido contribuído, ainda que um pouquinho. Fico feliz também que tenha descoberto a tua condição e que queira investigar a tua filha. Quanto mais cedo, menos serão as sequelas negativas. Um forte abraço e sucesso nesta caminhada.
E agora? O que um adulto precisa fazer depois que se descobre AHSD e que agora entende tudo o que aconteceu na sua vida e precisa juntar os cacos e resignificar para uma nova fase? Acredito que não é todo terapeuta que estende bem as questões do AHSD. A quem recorrer? Quem pode ajudar? Obrigado 😊
Ahh, Phelipe, tu tem toda razão. Não é qualquer terapeuta. Precisa ser alguém que conheça realmente a área das AHSD. Se precisar, podemos te indicar alguns. Nos chama no wapp 51 98173.7445 e te ajudamos com isso. Um grande abraço!
Aqui em Osório rs o meu filho de 4 anos e meio está passando por tudo issa na escola com os professores, pois ele apresenta todos os sinais de uma criança inteligente, e depois que ele aprende não gosta de repetir o que ele já aprendeu, já aprendeu os números em inglês apenas olhando o canal no UA-cam
Estou em lágrimas. Fui diagnosticada TDAH há 1 mês. Fiquei uma semana em luto não pelo diagnóstico (aliás foi um alívio), mas pelo passado de sofrimento. 33 anos achando que eu era lixo. Estou sendo acompanhada pelo neuro e pela psiquiatra. Agora, vendo seus vídeos sobre AHSD está sendo outro luto, por me identificar com cada característica (no meu caso eu tenho descalculia), e aquilo que eu gosto, eu aprendo sem que precisem me ensinar. Linguagem em geral, capacidade de resolução de problemas, empatia e querer mudar o mundo… já quis morrer pra parar de ver sofrimento de pessoas que não merecem e animais, é uma dor insuportável. Sempre incompreendida, sempre diferente, mas nunca nunca nunca passou pela minha cabeça ser nem TDAH (já diagnosticada), nem AHSD (que agora desconfio e vou procurar ajuda), até por conta da descalculia eu JAMAIS pensei que houvesse qualquer chance de ser AHSD. Obrigada por tanto, talvez você não faça ideia do quanto você tem ajudado pessoas aqui. Obrigada de coração. Obrigada!!!
Me identifiquei com esse vídeo, e começo a compreender o porquê toda vida agi de certa forma. Sempre um dos primeiros aluno das classes. Mas nunca consegui me integrar totalmente no ambiente escolar. Passei em vários vestibulinho a em etecs sempre nas primeiras colocações, mas nunca conclui curso algum. Ganhei uma bolsa na faculdade através do Enem no curso do Direito, não conclui também. Tenho um sentimento de não pertencimento, parece que não sou deste mundo. Não entedia porque me sentia assim. Agora acho que achei a resposta.
Oi, Edson. De fato, tu apresentou várias coisas que podem ser indicadores de Superdotação. Não sentir-se parte é doloroso, mas torcermos para que consiga descobrir-se e aos seus potenciais. Se precisar de ajuda, conte conosco. Grande abraço!
Oi, Paula. Falta tudo isso e muito mais. E, ainda, aumenta a nossa responsabilidade para ajudar essas crianças, adolescentes e adultos a viverem plenamente seus dons e talentos. Um grande abraço para essa família querida
Minha vida é umq confusão, eu tenho toc, sou muito perfeccionsta. Por falta de diagnóstico devido a minha falta de intersse em procurar ajuda, eu não sei se tenho TDAH, se sou suoeedotado. Enfim, eu só essa tempestade de nuances em um círculo cromático. Desde muito jovem foi atraído pelas artes, música de qualidade, poesia, com o tempo desenvolvi meus próprios travalhos nessas áreas. Agradeço pelo excelente conteúdo, ajudou muito a esclarecer alguns pontos em que eu ainda não entendia.
@@valteramanciodasilva1597 que bom que podemos ajudar. Eu te aconselho a fazer uma avaliação para ter certeza da condição, pois o processo além de incrível, também é terapêutico para a compreensão de si mesmo. Um grande abraço!
@ClubedaAprendizagem Pretendo fazer isso sim, agradeço por suas sugestões. Eu acredito que tenho TDAH, acho isso muito provável, mas devido a minha facilidade em criar arte e poesias, além de uma confortável condição de abstrair ideias e soluções, talvez eu tenha um QI um pouco acima da média, consequentemente responderia muita coisa. Se eu estivesse com um pouco mais de tempo e recursos financeiros eu lhe perguntaria sobre a possibilidade de como poderia me auxiliar nesse processo.
@@ClubedaAprendizagem As pessoas precisam conhecer o seu vídeo. Muitas sofrem, como eu, por não se entenderem, por não saber que existem outras como elas, por não se identificarem, por se sentirem isoladas. O seu trabalho é lindo!! Peço a Deus que abençoe você e lhe dê sempre forças para seguir.
Uau! Estou boquiaberto com o final do vídeo! Palmas!!! Vou citar uma experiência pessoal.. Eu era péssimo (comportamento talvez) até a quarta série. Foi quando uma professora de matemática surgiu e resolveu trazer problemas extras, além dos exercícios normais. Apenas três aceitavam o desafio, e posso afirmar que aquele gesto mudou minha experiência para uma vida, e aprendi para onde e como direcionar minha mente a fim de ter prazer através do esforço, disciplina e dedicação. Quem olha meu histórico não entende o porque do extremo contraste rss
Meu filho tem 4 anos. Com 3 anos foi diagnosticado com TOD e depois recebemos uma indicação de Precocidade. Modificamos as tratativas com ele, inclusive suspendendo medicamento que haviam passado... Percebemos que ele tem melhorado os relacionamentos dele. Porem sinto que não estamos potencializando ele na área de precocidade dele... Também vejo que ele é tão acelerado em pensamentos e atividades que acredito que ele também pode ser hiper ativo... Queria poder ajudar meu filho mais e mais...
9:00 no completar estudios 11:30 diferencia hace la vida difícil 20:02 auto identificación errónea 23:45 no aprenden en la escuela, no encajan 24:34 uso de drogas
Esse video foi muito esclarecedor. Minha filha tem indicação de AH/SD. Ainão foi identificada mas oa professores atuais dela me disseram que pode sim ser. Ela tem QI 139, altas habilidades acadêmicas, é criativa, tem espirito de liderança. Mas ela não se acha diferente, ela acha que os demais estão aquém dela. Mas ela nao tem problemas de relacionamentos ou de auto estima. Se da bem com quem for apesar da timidez, tem poucos amigos porque nao consegue conversar com o pessoal da idade dela. 90% dos amigos tem mais de 18 anos (ela tem 14). Mas não conseguimos uma identificação devido ao valor. Aqui custa no mínimo 3 mil reais. Mas eu acredito que ela tenha mesmo.
Quando eu tinha 14 e meus pais descobriam que eu tinha amigos 18+, eles achavam que eu estava me vulnerabilizando (ou seja, que algumas dessas pessoas talvez fossem p*dófilas). Hoje tenho 35, converso de igual para igual com uma pessoa de 70, e nunca tive problemas com isso. Óbvio que os pais devem estar sempre atentos, mas devem estar também abertos às pessoas que consideramos verdadeiros amigos (senão a família acaba quebrando não apenas os laços de amizade existentes como a própria capacidade de fazer amigos, pois a pessoinha fica com medo do mundo, fica desconfiada de todo mundo, teme pessoas mais velhas - e acaba sem rumo, sem amigos, pois nem pode andar com amigos mais velhos, tampouco lhe interessam as pessoas da mesma idade ou mais novas).
Esses sentimentos de incompletude e de exclusão nos meios sociais em que vivem faz com que grandes talentos estejam hoje afundados em vícios e na depressão. Sinto muito por todos nós.
@@ClubedaAprendizagem Agradeço por seu trabalho. Estou aqui pela minha filha, mas também farei o possível pra auxiliar pessoas que sofrem por essa condição especial.
@@dianapnoleto que maravilha!! Participa conosco das Conferências que estamos organizando. Acessa o nosso perfil no Instagram @confnacionalahsd
2 роки тому+3
Que maravilha cair de paraquedas aqui neste canal. Meu filho está em avaliação sobre AH/SD. Você falou TUDO. Acredito que eu tbm seja. Vou atrás de investigação. Mas explica muito sobre nós. Até a questão da autoestima. Amei seu vídeo. Parabéns. Vou assistir todos sobre o assunto. Gratidão
Nossa, vc me descreveu todinha...cheguei a me emocionar, estou atrás de autoconhecimento, e não sei que profissional procurar. Marquei com Neuropsicologa para iniciar os testes.
Viveka, sempre é tempo de descobrir quem somos, qual o nosso propósito, porque funcionamos desta maneira e não daquela, ou seja, sempre é momento de descobrir a nossa identidade. Eu me resgatei superdotada só aos 35 anos, mas depois disso ninguém mais me parou rsrs. Grande abraço!!
Minha irmã tem HA/SD e é exatamente assim como você descreveu, sofre muito, hoje com 18 anos, não teve o suporte necessário acarretou muitos problemas e prejuizo😥
Me identifiquei muito com o vídeo, vou buscar ajuda psicológica em relação a isso. Nunca quiz me integrar à equipes de trabalho, grupos escolares e muitas vezes perco interesse nas coisas que outrora estava entusiasmado, acho desnecessário tanta competitividade, acho injusto empresas públicas, governos e quartéis não tirarem as pessoas das ruas e oferecerem-lhes casas e trabalho com salários digno, com um país imenso em extensão territorial, aos invés de encher presídios e os matarem.
Elvir, isso tudo que tu falou pode sim ser indicativo das características de AHSD. Vale à pena investigar, mas precisa ser com profissionais que entendam da área para não confundir com outras condições, como o TDAH. Se precisar de indicações podemos te ajudar nos chamando pelo wapp 51 98173.7445. Grande abraço.
Muito obrigada pelos vídeos. Descobri só aos 26 anos (agora) e o tanto que eu sofria, me culpava e me achava fraca frente a determinadas situações no trabalho que eu não sabia lidar... Ainda bem que hoje em dia eu tenho uma psicóloga maravilhosa que tem me ajudado a me conhecer e a entender meus sentimentos e habilidades.
No dia 10/08, aniversário da nossa escola, faremos uma live incrível a respeito da sobre-excitabilidade e as questões emocionais na vida do superdotado.
Excelente vídeo, muito informativo e de grande sensibilidade! Muitíssimo obrigada Michele, tive o prazer de conhecer o um pouco do seu trabalho através destes 10 vídeos "Conversa Franca sobre as AHSD", já estou inscrita no canal e pretendo em breve entrar em contato com o Clube da Aprendizagem. Iniciei minhas leituras e pesquisas há alguns anos sobre o S. Asperger e continuo agora no assunto de ALTAS HABILIDADES, na tentativa de compreender e ajudar minha filha, o que está resultando num grande entendimento também nas questões comportamentais e histórico de vida para mim e para meu esposo. Que você continue neste trabalho maravilhoso auxiliando muitas e muitas pessoas neste mundo!!
Tânia, ler feedbacks como esse fazem valer a pena todo esforço pelas pessoas com AH/SD e alegram profundamente o meu coração. Muito obrigada pelo carinho e reconhecimento. Nos próximos meses retomaremos as gravações deste tipo de vídeos mais curtos que procuram esclarecer pautas específicas. Desejamos uma linda caminhada, cheia de incríveis descobertas acerca das AH/SD. Um grande abraço 🤗🤗🤗
Que bom que conseguimos ajudar, Aline. Ficamos muito felizes e conta conosco nesta caminhada de descobertas constantes. Deus abençoe vocês também. Abraços.
Boa tarde. Recebemos o laudo da neuropsicóloga do meu filho de 5 anos. Tem QI 147 E AH/SD em várias áreas. Moramos numa cidade pequena onde não tem muitos lugares e espaços culturais. Vcs na sua experiência podem me informar se é melhor pensar em mudar de cidade onde tenham melhores espaços para ajudar nas áreas que são de interesse dele. Obrigada
Oi, Sindy. Com um QI desses ele vai precisar de muito suporte, inclusive emocional. A área dele é produtivo criativa ou acadêmica? Quais foram as sugestões/orientações da neuropsicóloga? Se a cidade não tem o que ofertar na área onde ele se destaca, pode ser uma possibilidade a mudança, mas, ao mesmo tempo, a falta de recursos pode ser um estímulo para a construção/elaboração de novas respostas e novos recursos por parte dele. Minha sugestão é conversar com quem o avaliou, pois o conhece bem e estudar muito o assunto. Temos jornadas mensais gratuitas, sempre na última segunda e terça de cada mês e os vídeos ficam disponíveis aqui no canal. Também postamos bastante coisa no nosso Instagram @Clube_Aprendizagem. Espero ter ajudado. Se quiser, nos chama novamente. Grande abraço.
@@ClubedaAprendizagemMuito obrigada pela resposta. As áreas onde ele teve uma alta pontuação são matemáticas, escrita e leitura, artes, e psicomotor. O relatório diz que parecem ser altas nas duas áreas. Ou seja acadêmico e produtiva. A cidade onde vivemos não tem biblioteca, museos, e lugares culturais interessantes. Sinto que dentro de pouco tempo as ferramentas possíveis vão se esgotar. Vou querer participar das aulas que vcs dão. Acho que já assisti um bocado aqui no UA-cam. Preocupa o assunto emocional TB. A gente recebeu o relatório na semana passada. Tudo é muito novo para nós. Na próxima sessão com a neuro farei essas perguntas. Muito obrigada
@@pindys77 se ele é do tipo misto (acadêmico e produtivo- criativo) a demanda poderá ser ainda maior. Existem muitas possibilidades na Internet, como tour virtual por diversos museus, passeios virtuais por lugares históricos, culturais, etc, mas claro que ter acesso a esses locais faz muita diferença. Além disso, também existem bibliotecas virtuais, aplicativos de leituras para que ele possa saciar sua sede por livros... e alguns são gratuitos. O que precisam ficar muito atentos é en relação à manifestação de sofrimento dele... isso é um grande alerta para praticamente tudo na vida. Mas cuidem, pois falo de sofrimento real, não de pequenas frustrações diárias, que são essenciais para a formação do nosso caráter e da persistência. Super abraço.
@@ClubedaAprendizagem Muito obrigada pela resposta. Bem interessante tudo isso que vc está falando. Estaremos atentos nos sinais que vc adverte aqui e esperamos ter toda a capacidade e sabedoria para guiar nosso pequeno nesse caminho. Já estou seguindo vcs pelo Instagram. Seu conteúdo é maravilhoso, muito esclarecedor. Continuamos aprendendo e conhecendo este mundo apaixonante.
Michele, obrigada pela partilha. É tão difícil o acesso a informação sobre AHSD. Eu percebo o fator socialização como algo muito importante, na nossa experiência (estamos em investigação) meu filho acaba sendo isolado, seja na escola ou família as crianças se afastam, acham cansativo a conversa, não interagem, não tem repertório, interesse e disposição pra conversar. Vejo o quanto ele se sente mal, um dia chegou a perguntar se "os primos não gostam dele". Ele tinha 4/5 anos na época. Deixamos de percebe-lo como "fresco" quando fizemos algumas leituras sobre sensibilidade, e vimos como a falta de informação faz a gente criar rótulos Gostaria de saber mais sobre hipersensibilidade, e se AHSD tem alguma relação genética. Obrigada 😊
Oi, Adriana. Em primeiro lugar parabéns pelo filho. Tenho certeza que ele é incrível. Que bom que já estão investigando as AHSD nele. Quanto antes melhor será. As questões emocionais sempre precisarão de uma atenção especial. No dia 10 de agosto faremos uma live sobre isso com a Patrícia Newmann. Acredito que será muito esclarecedora. Super abraço 🌺
Faltou dizer que sim, existe um fator genético bem importante. Se ele realmente for uma pessoa com AHSD procurem mais casos, pois os encontrarão nas gerações anteriores.
excelente vídeo ! uma pergunta fora do vídeo: existe algum vídeo que explique detalhadamente sobre as doenças que podem aparecer nos SD ? do tipo dermatite, eu acho. Venho tentado procurar e pesquisar sobre, mas é um assunto que se mostra escasso.
Um vídeo de não perder sequer uma vírgula!!!!!! Excelente! Tenho assistido vários deste canal e este em especial me deu mais ânimo para realmente atender a esse “chamado “ de minha filha que está com 6 anos e já percebo o início das frustrações de uma inteligência não compreendida. Já passamos pela neuropediatra e agora seguiremos com a neuropsicóloga. Que as famílias tenham esse olhar de amor e compreensão para com seus filhos! Obrigada!!
Oi, Betânia. Ficamos muito felizes em contribuir. A sua filha é, certamente, um tesouro precioso que precisará de muito cuidado, zelo, incentivo, apoio e diversos recursos para desenvolver-se plena e felizmente. Parabéns por estarem neste caminho. Um grande abraço.
Dr. Eu tenho um filho com 12 anos hoje que já foi expulso de 2 colégios particular da rede Salesiana...Não sabemos o que fazer ele sofre muito e nós tbm...queria tira-lo das escolas mais é proibido. Acredito que fazem isso com essas crianças propositalmente...estou muito mal com isso...nos ajudem?!
Infelizmente as escolas não estão preparadas pra atender a essas crianças. Sofri com meus filhos,agora estou vendo minha neta passar pelo mesmo problema.
Infelizmente mesmo, Adriana. Por isso precisamos conhecer muito bem a temática, além dos direitos das pessoas com AHSD para lutar por eles. E, se necessário, acionar o Ministério Público. Um grande abraço.
Pessoas altamente habilidosas passam pela depressão e pelos vícios. E conseguem sair porque tem um poder de autocura, muito grande por conta da sua força e inteligência emocional.
Gostei muito das suas palavras ... É interessante porque comecei a estudar autonomamente essa questão por motivos profissionais, pois hj sou professor... Mas confesso que estou muito tocado porque me enxergo nesse contexto ...mais do que jamais imaginei ...
Quanto mais assisto seus vídeos tem mais desconfiança de que sou Ah/SD. Como já conversamos no Instagram depois q fizer a avaliação do meu filho de 5 anos vou fazer a minha avaliação. Quando vc falou da mochila de sentimentos foi assim mesmo que me senti na vida adulta com isso vieram ansiedade e depressão. A Cada aprendo mais com seu conhecimento obrigada por compartilhar tanto conhecimento.
Oi, fui alertada sobre altas habilidades. Ele tem 6 anos e tem muitas características de altas habilidades. Porem moramos em uma cidade pequena no interior. Estou lutando muito na secretaria de educação e buscando ajuda particular pra q ele seja identificado e receba o atendimento necessário. Vc atende crianças de outro estado . Gostaria de um atendimento especializado pra ele.
Oi, Lorena. De onde vocês são? Posso tentar ajudar encontrando um profissional próximo a vocês. Nos chame no wapp 51 98173.7445 e te ajudamos. Abraços.
Gisa, me emociona saber que nossos vídeos tocam as pessoas. Desejo sinceramente que teus filhos desenvolvam plenamente todos os seus talentos e potencialidades. Um super abraço.
Olá! Ultimamente tenho assistido bastante vídeos sobre o assunto, pois tenho percebido que meu filho e eu podemos ser superdotados. Percebo meu desempenho na faculdade, desde de então tenho buscado na minha infância, curiosidade de como aprendi com facilidade apesar de entrado na escola aos 8 anos, lembro que ajudava meus primos e colegas com as tarefas escolares, agia como se fosse uma "professora" ; cheguei na época pedi a professora do meu primo pra ajudá-lo, entrei na sala de aula , pois percebi que estava deslocado sem entender o exercício. No meu filho percebo que possa possuir habilidade espacial. Somos dedicados e perfeccionista. O sinal que estou satisfeita com minha produção é, quando alcanço imenso prazer na realização da tarefa. Obrigada pelos conteúdos são imprescindíveis para entender e compreender esse universo.
Oi, Marcia. Que bom que os vídeos têm ajudado. Já assistiu aos dois primeiros? Eles falam das características e comportamentos típicos. Acredito que ajudarão muito. De fato, essas características apresentadas por ti e pelo filho podem sim ser indicativos de AHSD. O ideal seria fazer a identificação do teu filho, até para garantir seus direitos em relação à educação. Espero ter ajudado. Um super abraço!
20'51" : De acordo com Rui Barbosa (05/11/49 a 01/03/23), um dos maiores juristas que o Brasil já teve: "Tratar pessoas desiguais com igualdade é cometer uma desigualdade ainda maior, como flagrante de igualdade não real. 💭🙈🙉🙊
2 роки тому
Grato pelo vídeo e pela dica (fornecida em outro vídeo) do livro ¿Demasiado inteligente para ser feliz? Estou lendo e adorando.
Oii Michele, gostaria de compartilhar um pouco da minha história, quero saber o seu ponto de vista depois que você ler 😉 Prazer, me chamo Pedro, sou filho único e fui criado especialmente pela minha vó, aprendi a andar e falar antes do 1 ano de idade, demorei um pouco a aprender a ler e a escrever devido a falta de apoio familiar, minha mãe trabalhava e não tinha muito tempo para mim, meu pai não foi muito presente na minha vida, logo adotei o meu avô como referência para me mesmo, gostava muito de assistir filmes quando criança e tinha uma empatia e um senso de justiça em relação ao conteúdo do filme, diziam que eu chorava dependendo da cena, sou curioso e gosto de aprender e criar, segundo o meu avô, eu aprendia as coisas rápidas, e ele estava certo, eu aprendo, somente quando eu quero, a partir do momento que acaba o foco ou algo tira a minha atenção (principalmente na época escolar), perdo essa necessidade. Na minha infância, sempre fui uma criança que falava muito, só que também, sério, tímido e justo, logo depois que entrei na escola, era um aluno nota 10 e era elogiado, a escola me interessava quando mais novo por que era uma novidade para mim, por isso aperfeiçoei nela por um tempo, mais logo depois comecei a tirar notas necessárias somente pra passar de ano por achar chato e desinteressante, meus interesses estavam em outras coisas, como no reino animal, histórias, esportes, livros e etc, bem diversificado mais sempre procurando mais conhecimento e formas de resolver problemas, gosto muito de leitura e sou muito criativo, de vez em quando vem umas ideias na minha mente para criar algo, desde músicas a coisas que facilitaria a vida das pessoas, anoto tudo no bloco de notas do meu celular, tudo organizado. Nessa minha jornada da vida, fui incompreendido muitas vezes, sabe quando você tem interesses diferentes das outras pessoas e não fica confortável em compartilhar aquelas suas ideias com as mesmas, ou até mesmo algum lugar que você vai toda semana mais não se sente parte daquilo? É assim que eu se sinto, como se eu fosse diferente de quase todo mundo naquele ambiente e o resto está agindo com estranheza em relação ao local ou a mim, por isso aprendi a fingir para se enturmar, mais jamais serei como eles, busco evolução a todo momento, por que eu sei que não dá pra me parar, essa máquina que tem na minha cabeça, o medo do fracasso é maior, mas o resultado estou sempre buscando, empatia alta demais, escuto demais, falo demais, e isso pode atrapalhar muito o meu meio social, o que as pessoas pensão que eu não percebo ou escuto, eu escuto e fico caladinho na minha, sou muito observador e recolho as coisas no ar, apenas esperando uma oportunidade para cair fora ou agir de outra forma, minha empatia já me ferrou, já coloquei os objetivos de muita gente na frente dos meus, falei muitas bobagens na qual se arrependo por não controlar os meus pensamentos e minha fala ao mesmo tempo, tem vezes que eu não sei nem quem eu sou, dúvido de mim mesmo as vezes e das minhas capacidades, mesmo sabendo que sou capaz de grandes coisas, o bom é que tem como melhorar, vivo tentando mudar pra se adaptar nesse mundo doido e acabo fazendo escolhas erradas também, complicando o meu futuro, afinal, ninguém é perfeito, criei expectativas absurdas pros meus dias e acabei se arrependendo. Agora sigo evoluindo e procurando novos conhecimentos como sempre, rsrs, a vida é só uma, ela é injusta, sim, temos que dar a volta por cima e mostrar que somos capaz, todos nós somos inteligentes e com persistência e dedicação conseguimos o que quiser, esse é um pouco do meu relato, caso queiram perguntar algo, sinta-se a vontade. OBS: Não tenho certeza se sou superdotado, queria sua opinião sobre 😄
Oi, Pedro. Obrigada por compartilhar a tua história conosco. Sem sombra de dúvidas entre o teu relato aparecem vários indicativos de Superdotação. Vale à pena investigar, pois isso te ajudará no teu processo de autoconhecimento. Um grande abraço.
Que ótimo, Roselaine. Conte conosco. Todos os meses fazemos jornadas de formação. Hoje à noite, inclusive, temos uma com a temática "Adultos superdotados". Imperdível. A partir das 19h30min em nosso canal. Abração!
Gabriela, infelizmente sim já maioria dos casos, mas não precisa ser assim e por isso trabalhamos tanto pelas AHSD. Abraços e muita força! Conte conosco!
Dá para fazer teste em crianças em consultas online? Tenho duas crianças um menino e uma menina e acredito tem aulas habilidades. O menino tem um comportamento diferente e é muito inteligente desde bebê, e os comportamentos me trás uma sensação que tem algo a mais.
Adorei o seu vídeo porque realmente identifico tudo que você comentou no meu filho. Gostaria de ter mais orientações suas de como lidar de forma positiva com a criança através de dicas práticas na rotina diária. Parabéns pelo seu trabalho! Muito obrigada
Olá, Marcia. Que bom que o vídeo contribuiu. Essa questão que tu levantaste é muito boa para uma pauta de um próximo vídeo. Agradeço a sugestão. Se quiser falar conosco, pode entrar em contato pelo nosso email clube.aprendizagem@gmail.com ou pelo whats 51 98173.7445. Super abraço!
Nossa, incrível! Amei o vídeo. Vale muito a pena ver até o final. 👏🏽👏🏽👏🏽👏🏽
Obrigada pelo apoio, Mácia. Um grande abraço!
14'00" : "Todas as pessoas com AHSD são perfeccionistas, PORÉM, JAMAIS, serão perfeccionistas em assuntos que não sejam do seu interesse". Que explicação excelente!! 🔝💯
19:18 O ponto é entender o que é "COMO A TI MESMO". E sim, ajudar sem esperar nada em troca.
Pela primeira vez consegui ouvir palavras que expressam o que eu realmente venho sentido ao longo da vida. Aos 19 anos tive uma crise muito forte e acabei tentando suicídio, a partir daí foram vários diagnósticos: borderline, bipolar, TDAH, toc, depressão... Atualmente estou no ramo da TI, aprendi a programar sozinha lendo livros em inglês porque não achava em português o que eu queria, e achava os vídeos muito lentos. Sempre amei estudar por livros, porque eu podia seguir na minha velocidade. Já fui estudante de Física, Biomedicina, Design e Jornalismo. Só que todo mundo considera isso como algo muito ruim e instável. O modelo de sociedade atual não me contempla, e isso me faz ficar triste. Tristeza essa que eu não posso expressar, se não acabo entupida de antidepressivos.
Yellow_cat, sugiro que passe por uma avaliação de AHSD, pois vai te ajudar a te compreender cada vez mais. Fico feliz que conseguimos contribuir de alguma forma. Um grande abraço!
Oi, tenho uma historia bem parecida com a sua e me sinto da mesma forma. Tenho 47 e estou num ponto em que já não vejo sentido em nada. Às vezes nem parece que o mundo é real, parece, literalmente, um sonho ruim. Eu me belisco, vira e mexe, pra tentar acordar, sem sucesso. O que vc faz pra conseguir lidar com o mundo no dia a dia?
Então somos três, tenho 31 anos e programo desde os 11, aprendendo em inglês, sem vídeos... Passei por várias coisas durante a minha caminhada. Mas cá estou, fico feliz por ter encontrando esse canal. Obrigado pelos comentários de vocês!
Meu Deus parece oq eu vivi 😮😢 recebi diagnóstico de bipolar, borderline e agora vendo esse vídeo me identifiquei muito. Essa dor do mundo me permeia, sinto tudo muito intenso meu desejo de ajudar o mundo é extremamente grande e acaba doendo. Sinto muito também as questões familiares, aprendi com o tempo e estudando muito a “controlar tudo isso” mas ainda é difícil.
Te entendo. Também estudo programação, acho incrível o potencial de aprendizado. Assinei plataformas com vídeos, mas preferia ler a transcrição pq achava muito lento ver aula. O primeiro bootcamp que fiz foi de nível intermediário com tecnologia que eu nem sabia oq eram e me saí bem, ficando nos primeiros lugares. Faço medicima atualmente mas é muito difícil pra mim aceitar que vou ficar em apenas uma área por tanto tempo, estou esperando as férias pq não vejo a hora de poder estudar outras coisas. É muito difícil querer fazer tudo, eu fico muito pilhada de tantas coisas que quero aprender
Fui diagnosticado com dupla excepcionalidade AHSD/TDAH. Sabe o que me dói mais? A própria família ficar me dizendo que o mundo é de neurotipicos, e que a responsabilidade de me encaixar no mundo é minha, para eu não utilizar esse novo conhecimento a que tenho sido exposto como "muleta" para justificar meus comportamentos. Se não há empatia nem dentro de casa, o que vai ser do futuro? Mais sofrimento, revitimização, dor. Precisamos de mais vídeos como esses, voltados para as famílias entenderem que a responsabilidade também é dos típicos, acolher o SD, respeitar sua condição e flexibilizar também algumas coisas.
Estevanato, esse argumento que te deram não é verdadeiro e desrespeita totalmente os direitos humanos, pois é responsabilidade da sociedade ser um ambiente onde todos caibam e o façam bem. Por isso que faço tantas lives, crio cursos, invisto minha vida... para educar a sociedade a respeito do funcionamento das pessoas com AHSD. Conte conosco. Grande abraço!
Pede pra a tua família listar pessoas neurotípicas, pra a gente ver uma coisa. Minha tese é que os neurotípicos são raros.
17"50" : Eu tenho formação para o trabalho de Comissário de Voo e essa explicação é perfeita! Caso haja uma descompressão da aeronave, se as máscaras de ar comprimido caírem (sinal que a pressão interna diminuiu e portanto causa Hipóxia), a orientação que sempre coloque a máscara em si e depois na outra pessoa, mesmo que seja criança ou idoso. O motivo é simples: para que eu possa ajudar a outra pessoa eu preciso estar bem para que não seja mais uma vítima. Caso alguém pergunte: "mas se a outra pessoa ficar mal?". Alguns minutos é suficiente para perder a consciência, sem danos maiores. Por isso a importância de agir rápido em situações assim (que raramente acontece). ✈ "Ama o próximo como a ti mesmo". ❤
@@Talles787 obrigada pela contribuição. Grande abraço!
@@ClubedaAprendizagem 🤩
Somente há 2 anos descobri que sou AHSD, aos 58 anos! Assisti um vídeo a respeito e depois fui buscando vários outros e me aprofundando no tema. Foi um momento importantíssimo na minha vida. Entendi várias situações. Foi uma luz sobre a minha história. Por isso eu sei o quão importante é o diagnóstico precoce e o acompanhamento de um profissional com expertise. Sofri muito e ainda estou me reajustando. Este vídeo é muito importante para ajudar outras pessoas a se entenderem. Gratidão ❤
@ceciliojunior9847 que incrível a tua história e que bom que se descobriu. Um grande abraço!
@@ceciliojunior9847 Olá! Sei exatamente como se sente porque aconteceu comigo. É como um flashback, que passa um filme na nossa frente e começamos a nos dar conta de tantas coisas... 😌
A sua explicação é como música aos nossos ouvidos, igual ao piano do seu quadro. 🎹🧘🏻♂
Obrigado por compartilhar seus conhecimentos e experiências! 🙏🏻
17:04 😅😢
Quase chorei assistindo este vídeo. Eu e minha psicóloga estamos investigando a possibilidade de eu ser AHSD. Me identifiquei muito com este vídeo. Sofri e sofro demais desde criança. Tenho 46 anos.
Que bom que estão investigando. É fundamental conhecer-se para ter clareza da sua identidade para poder avançar e crescer desenvolvendo todas as potencialidades e talentos possíveis. Parabéns por ter iniciado a caminhada. Mas é só o início... Grande abraço.
Eu descobri com 58 anos, bem vinda ao grupo e vamos ser felizes.
Meu filho está em investigação e acho que eu tbm sou, aos 46 vou atrás disso.
Eu também estou chocado assistindo o vídeo. 42 anos, e só agora estou compreendendo muita coisa que aconteceu na minha vida.
Eu TB me identifiquei muito , muito muito. E TB tenho 46 anos !!!! Cai de paraquedas , num momento de questionamentos excessivos sobre mim e minha vida !
Gratidão, eu consegui sair de várias situações de dor muito grande. Com as técnicas que desenvolvi , e desenvolvi no intuito de poder resgatar as pessoas que sofrem, com isso eu acabei me curando. Acredito que uma coisa puxa a outra. Eu precisei me curar para poder curar outras pessoas.
@@ArtistaLuzSol é isso mesmo. Uma pessoa curada, torna-se instrumento de cura para os(as) demais. Fico muito feliz pelo teu êxito. Grande abraço!
Nossa! Muito obrigada! Fazem 27 anos que sofro com tudo isso, sabendo o quão brilhante sou. Inclusive sua colocação não faltou nada em como nossa mente funciona. Preciso de ajuda ara lidar com as pessoas más que nunca enxergaram em entenderam a superdotação.
Nossaaaa… estamos investigando AHSD no meu filho, mas me vi em todas as falas… acho q preciso olhar isso em mim agora; muito obrigada pela aula magnífica!!!
@@wanessaandrade1230 que legal. Muitos familiares se descobrem AHSD dessa mesma maneira. Vale a pena investigar. Grande abraço.
É preciso que hajam mais pesquisadores e especialistas interessados pela causa dos superdotados adultos. São necessárias providências que lhes permitam treinar suas habilidades sociais e aproveitar produtivamente suas idéias e habilidades criativas em prol da comunidade AHSD e da sociedade em geral.
Vou assistir de novo, vou assistir mil vezes se for necessário. Videio maravilhoso
Gratidão!! Grande abraço!
Olá! Sou a mãe do Miguel de 6 anos. Recebi o laudo da psicóloga essa semana, que ele tem altas habilidades (Qi 138). Antes mesmo de receber o laudo, já assistia seus vídeos, e em todos eles vc descrevia exatamente ele. Me ajudou muito! Vejo que temos um longo caminho á percorrer! Sou muito grata pelos seus vídeos!
Bom dia, querida. Fico muito feliz que os vídeos tenham contribuído. Estava conversando hoje (com um grupo de AHD adultos) sobre a importância da família no desenvolvimento dessas pessoas. O apoio, incentivo, força, bom ânimo, oferecimento de recursos, abraços na hora certa, "empurrões" para não desistir... tudo isso e muito mais são fundamentais para que o Miguel seja um adulto AHSD feliz, com boa autoestima, resiliente e que acredita em seu potencial. Parabéns para a família. Desejo que todas as incríveis possibilidades das AHSD se concretizem em suas vidas. Contem conosco! Abraços!
@@ClubedaAprendizagem Sou muito grata! E estarei sempre acompanhando seus vídeos para poder ajudar meu filho. Obrigada!
Olá, Parabéns pelo seu filho, juntos somos mais fortes, Deus Abençoe voces
@@ClubedaAprendizagem como fazer parte desse grupo de AHD adultos? Fale mais sobre isso, por favor.
@@michele.mirarchi existem vários grupos, tanto no WhatsApp, quanto no Facebook. Se quiser que te indique algum, entra em contato conosco pelo wapp 51 98173.7445. Abraços!
Recentemente recebi o diagnóstico do meu filho para altas habilidades. Estamos numa busca incansável por suporte adequado ao seu desenvolvimento. Suas principais dificuldades estão relacionadas a interação social. Tenho sofrido muito junto com ele para tentar ajudá-lo a compreender sua própria situação. Ele tem 6 anos e adora brincar com os amiguinhos, mas sempre acaba estragando a brincadeira com alguma atitude inadequada. Sei que quer estar juntos das outras crianças, mas são poucos que tem paciência com ele. Isso me deixa muito triste porque sei que realmente é incômodo para as outras crianças. Tenho chorado muitas vezes porque a luta é grande e tudo que mais quero é que ele se sinta bem. Muito obrigado pelo vídeo, pelos esclarecimentos. Escrevo este texto ao prantos porque tive muita identificação. Obrigado de verdade 🙏🏾
Muito obrigado pela sua valiosa contribuição querida, lindo s2
@@Felipetetete123 fico muitoooo feliz em contribuir, ainda que só um pouquinho. Grande abraço.
Olá! Ainda não descobri o seu nome, mas achei o seu vídeo maravilhoso. Sou mãe de um superdotado que só foi identificado aos 18 anos de idade. Infelizmente quando descobrimos ele já estava com depressão desde os 16 e até hoje vive uma luta contra esse transtorno que foi desencadeado por tudo o que você falou no vídeo.
Essa tem sido a luta da nossa família, fazer com que ele encontre um sentido pra vida dele, que se aceite como essa pessoa especial que Deus colocou no mundo.
Quando você fala do sofrimento, sei muito bem do que está falando, pois é isso que ele vem vivendo nos últimos dez anos e o pior é que mesmo com terapia e acompanhamento psiquiátrico ele não consegue melhora. Tem sido muito difícil pra todos nós.
Vou compartilhar o seu vídeo com o máximo de educadores que eu conheço, pois ele realmente vale a pena. Obrigada!
Obrigada, Lana. Que bom que tenha gostado do vídeo. Espero continuar ajudando e que teu filho se descubra como pessoa incrível, que eu não tenho dúvidas, ele é. Um grande abraço. Michele Cousseau
Talvez o conteúdo trazido pela professora Maria Pereda (tem canal aqui no you tube) possa ajudar a encontrar sentido na vida. Boa sorte.
Que bênção ouvir tudo isso. Gratidão Michele
@@mariadosocorromoraes-momen6556 que bom que conseguimos contribuir. Abraços.
Na época da faculdade, o mais difícil para mim, foi o projeto de conclusão de curso. Sempre, quando estava dominando um assunto, perdia o interesse por ele, me dava vontade de pesquisar a fundo sobre outras coisas. Eu tinha uma curiosidade extrema, mas também dificuldade para resumir , de tão interessada em tudo. O problema é que nós, que temos extrema facilidade, muitas vezes acabamos sendo sabotados por aqueles que enxergam a faculdade, não como fonte de aprendizado e sim, como uma chance de ascensão social e que não tem amor pelos estudos e sim pelo dinheiro que pretendem ganhar. Tive amigos inteligentíssimos e talentosíssimos que não aguentaram essa pressão da rivalidade de colegas sem escrúpulos e desistiram de suas faculdades.
Simone, é uma pena quando isso acontece e só demonstra a importância de desenvolvermos muita inteligência emocional para não permitir que nossa vida seja pautada na maldade alheia. Grande abraço.
Simone, o Demiurgo fez esse mundo para dar errado mesmo.
Eu já desisti dessa maldita humanidade.
Essa gente merece tudo de ruim.
Para mim sempre foi revoltante ver como pessoas burras e maliciosas tinham habilidades psicológicas de manipulação e frieza "de fabrica".
É revoltante.
Oi, Simone! Chocada com teu relato. Vivi isso 2x (tenho 2 bacharelados) e achei que era apenas uma impressão minha. Quando domino um assunto, perco o interesse e, antes de dar conta, já estou completamente imersa em outra coisa. Eu sempre adorei fazer esporte, principalmente corrida de rua, e quando ainda estava no ensino médio, pesquisava sobre os suplementos para melhorar a performance. Anos depois (e muitas coisas aconteceram nesse meio-tempo, inclusive uma formatura em Comunicação Social), resolvi estudar Educação Física e... Nas aulas de Fisiologia e Bioquímica eu não queria prestar atenção, no TCC eu já estava com a cabeça muito além da Educação Física... Enfim. Que loucura. E eu achando que era só comigo. Obrigada por teu relato, pois isso ajuda a me entender melhor e me acalma, por saber que não ocorre só comigo.
Fui às lágrimas assistindo a este vídeo, olho para trás e vejo 61 anos perdidos, olho para frente e não vejo nada melhor.
Aloisio, sentimos muito por todas as oportunidades perdidas, mas acreditamos em ti e no potencial que há dentro de ti. Mais vale um ano muito bem vivido (daqui por diante), do que nove, dezenove, vive e nove... sem compreender a ti mesmo e sem tê-los vivido plenamente. Temos o poder de escolha e tu podes desenhar um futuro diferente. Acredite em ti mesmo e conte conosco. Estamos na torcida. Grande abraço!
Obrigado por me responder@@ClubedaAprendizagem
@@CodinomeCirilo com força, foco e fé tu terá muitos anos incríveis pela frente. Grande abraço!!
Perfeito tua fala, são essas falas que tem que ecoar, não fazer vídeos para atacar uma pessoa por não interagir, com outras pessoas vídeos humilhantes não precisam ser posto no you tube, eles precisam apreender mais um pouco.
Recebi hoje o meu diagnóstico de altas habilidades, já sabia do tdah… estou me permitindo agora aprofundar os estudos sobre isso, porque antes eu achava que seria muita audácia minha procurar saber mais disso pra comprovar i meu diagnóstico, sendo que as circunstância não apontam só pro tdah, enfim, que doideira
@@amandariosc uma doideira maravilhosa!! Fico feliz que tenha descoberto a tua real identidade! Agora é mergulhar neste autoconhecimento e desenvolver plenamente todas as tuas potencialidades! Abração!
Moça, você falou aquilo que meu coração não tinha voz pra dizer. Eu fui "diagnosticada" com AH/SD com 4 ou 5 anos e nunca tive amigos, nunca tive um relacionamento romântico não tóxico, apanhava se não tirava 10 com Parabéns e estrelinhas, mas quando tirava 10 eu apanhava na escola. Troquei muito de escola. Consegui fazer faculdade com 100% de bolsa da prefeitura baseado no meu currículo escolar, mas trabalhos em grupo era um calvário pra mim. Sou epilética e as vezes pedia pra minha mãe me buscar na faculdade as 23hs da noite pois estava tendo alguns tiques devido ao stress do dia, mas ela não ia. Uma vez ela me ajudou com um projeto da faculdade, ela foi me buscar e ouviu algumas colegas minhas falando mal de mim, ao me ver ela começou a gritar dizendo que eu tinha que me defender de tais insultos. Ela me humilhou na frente de gente que eu nem sabia quem era. Meu pai sempre foi muito super protetor mas quanto a minha educação sempre foi ausente. Minha mãe era tão fissurada por resultados perfeitos que no meu TCC eu tirei 9,5 e ela não me abraçou sem antes perguntar por quê eu não tinha tirado 10. Assisti o vídeo todo sentindo que a sra. estava advogando em prol das pessoas AHSD. O único lugar onde eu me sinto acolhida, é minha cama, no meu quarto e nunca pude falar desse diagnóstico com quase ninguém pois minha mãe e irmã fizeram um bom trabalho de alienação parental dizendo que se eu falasse que eu tinha altas habilidades estaria sendo arrogante e menosprezando os outros indiretamente os taxando de "inferiores intelectualmente". Como ter amigos depois disso? Não posso ser eu mesma, tenho que aprender a pensar como os outros ao invés de desenvolver meu próprio modo de pensar e resolver problemas fora do padrão, acostumei a ser a diferentona das coisas. Aquela que pedia pra fazer trabalho em grupo dizia que o grupo era "eu e meus neurônios" pra poder fazer sozinha, justamente porque eu sabia que eu pensava e ainda penso muito diferente dos demais. Obrigada por esse vídeo. Muito sucesso pra ti em sua jornada. =)
Oi, Elisabete. Obrigada por compartilhar tua história conosco. Conseguimos imaginar o quão dolorosa tem sido para ti, mas acreditamos no teu potencial e na necessidade de compartilhá-lo com o mundo ao teu redor, mas entendemos que um acompanhamento seja necessário. Existe uma especialista que tem um grupo de apoio para mulheres superdotadas. Acredito que te faria um bem enorme fazer parte deste grupo. Se interessar, nos chama no wapp 51 98173.7445 que te passamos o contato da profissional. Grande abraço!
Tenha sempre em mente que essa fase passa.. se hoje existem grupos que causam alguma pressão, desconto, por serem maioria e contrários aquilo que não segue o mesmo rito, amanhã será história. E lembre-se que estamos na melhor época para explorar ser autodidata. Os verdadeiros amigos um dia vem, mas a idade me mostra que nunca será na mesma intensidade que você espera, então cuidado com a supervalorização. Aprenda sobre o tema para reconhecer a si própria, mas esqueça sobre explicar isto a alguém, vai soar ruim, por melhor que seja a intenção para que te compreendam melhor.
Muito obrigada por esse vídeo completo, maravilhoso e profundo. Queria muito poder ter o seu olhar na nossa família.
Denise, fico muitoooo feliz em ter contribuído, ainda que só um pouquinho. Vocês são de onde?
Muito, muito grato. Anos sofrendo, sem chão e sem norte. Medicado para depressão, enfim, muita dor. Procurei uma neuropsicologa e tudo leva a crer que seja superdotação. Suas informações foram preciosas demais. Seja feliz!
Que bom, Jairo. Ficamos muito felizes em contribuir. Grande abraço e uma feliz descoberta para ti!!
No meu tempo de escola eu tinha facilidade em matemática, pegava qualquer problema analisava e remontava a partir do resultado sem qualquer explicação, mas eu não gostava porque a pesar da matemática ser lógica o método e as soluções não são, e eu tinha meu próprio meio de resolver e chegava no resultado correto, porem os professores queriam que eu seguisse a norma e me cortavam nota quando eu não fazia a maneira deles.
passei por isso algumas vezes com matemática também… já discuti com meu professor de trigonometria, foi impactante pq ele se sentiu humilhado em sala de aula por eu ter dito que ele tava explicando de uma forma muito difícil de entender (eu já tinha estudado trigonometria em outra escola, mas meus colegas estavam vendo pela primeira vez e eu quem acabei ensinando pra eles, bizarro)
Fui me abrir para um irmão que teoricamente era mente aberta, psicoterapeuta etc. sobre as dificuldades que tenho por ser superdotada (48 anos). Ele me cortou, riu, ficou nervoso. Não consigo falar sobre isso com ninguém à exceção da minha mãe. É motivo de inveja, ciúmes, brincadeiras. A gente sente que fala um idioma que ninguém entende...tédio.
Flavia, lamento muito que isso tenha acontecido contigo, mas só confirma o que já temos percebido: de nada adianta falar com terapeutas que não entendem das AHSD. Infelizmente muitas vezes acabam mais atrapalhando do que ajudando e isso é muito triste. Te desejo sucesso com os próximos terapeutas. Se precisar de indicação nos chama no wapp 51 98173.7445. Abraços.
Eu sinto exatamente isso. Estou em diagnostico e quando a especialista falou que eu poderia ter altas habilidades e como isso estava me abalando emocionalmente, as pessoas sempre esboçam um sorriso amarelo ou ficam calada. Parece que ninguém entende.
@@Adelylima e infelizmente ninguém entende mesmo. Precisamos ensinar a sociedade sobre o tema.
Vc ter sua mãe pra te ouvir já é bastante coisa…
Te conheci hj, mas já sou imensamente grata pelo seu trabalho. Estou vendo um filme da minha vida ao assistir o seu vídeo. Acabei de receber o diagnóstico de AHSD, quando na verdade busquei o atendimento neuropsicológico acreditando sofrer com o TDAH. Agora, vou buscar o diagnóstico da minha filha de 4 anos, que sofre e tem o comportamento que eu tinha na idade dela.
Oi, Ina. Fico muito feliz que nosso trabalho tenha conseguido contribuído, ainda que um pouquinho. Fico feliz também que tenha descoberto a tua condição e que queira investigar a tua filha. Quanto mais cedo, menos serão as sequelas negativas. Um forte abraço e sucesso nesta caminhada.
E agora? O que um adulto precisa fazer depois que se descobre AHSD e que agora entende tudo o que aconteceu na sua vida e precisa juntar os cacos e resignificar para uma nova fase? Acredito que não é todo terapeuta que estende bem as questões do AHSD. A quem recorrer? Quem pode ajudar? Obrigado 😊
Ahh, Phelipe, tu tem toda razão. Não é qualquer terapeuta. Precisa ser alguém que conheça realmente a área das AHSD. Se precisar, podemos te indicar alguns. Nos chama no wapp 51 98173.7445 e te ajudamos com isso. Um grande abraço!
Incrível seu vídeo, recém estou buscando diagnóstico...e encontrei seu vídeo.
Que bom que ajudou. Grande abraço!
Pqp, pq nenhum terapeuta que eu já me consultei falou disso antes. Eu me identifiquei 100% do apresentado neste vídeo
@Bueno, dá uma olhada nos dois primeiros vídeos desta série. Acredito que te ajudarão bastante. Abraços.
Aqui em Osório rs o meu filho de 4 anos e meio está passando por tudo issa na escola com os professores, pois ele apresenta todos os sinais de uma criança inteligente, e depois que ele aprende não gosta de repetir o que ele já aprendeu, já aprendeu os números em inglês apenas olhando o canal no UA-cam
Excelente!!! Obrigada!
@Jornada, obrigada. Grande abraço.
Estou em lágrimas. Fui diagnosticada TDAH há 1 mês. Fiquei uma semana em luto não pelo diagnóstico (aliás foi um alívio), mas pelo passado de sofrimento. 33 anos achando que eu era lixo. Estou sendo acompanhada pelo neuro e pela psiquiatra. Agora, vendo seus vídeos sobre AHSD está sendo outro luto, por me identificar com cada característica (no meu caso eu tenho descalculia), e aquilo que eu gosto, eu aprendo sem que precisem me ensinar. Linguagem em geral, capacidade de resolução de problemas, empatia e querer mudar o mundo… já quis morrer pra parar de ver sofrimento de pessoas que não merecem e animais, é uma dor insuportável. Sempre incompreendida, sempre diferente, mas nunca nunca nunca passou pela minha cabeça ser nem TDAH (já diagnosticada), nem AHSD (que agora desconfio e vou procurar ajuda), até por conta da descalculia eu JAMAIS pensei que houvesse qualquer chance de ser AHSD. Obrigada por tanto, talvez você não faça ideia do quanto você tem ajudado pessoas aqui. Obrigada de coração. Obrigada!!!
Ficamos muito felizes em ajudar, Gessica. E que bom que avança na tua autodescoberta e autoconhecimento. Um super abraço!
Me identifiquei com esse vídeo, e começo a compreender o porquê toda vida agi de certa forma. Sempre um dos primeiros aluno das classes.
Mas nunca consegui me integrar totalmente no ambiente escolar.
Passei em vários vestibulinho a em etecs sempre nas primeiras colocações, mas nunca conclui curso algum. Ganhei uma bolsa na faculdade através do Enem no curso do Direito, não conclui também. Tenho um sentimento de não pertencimento, parece que não sou deste mundo.
Não entedia porque me sentia assim.
Agora acho que achei a resposta.
Oi, Edson. De fato, tu apresentou várias coisas que podem ser indicadores de Superdotação. Não sentir-se parte é doloroso, mas torcermos para que consiga descobrir-se e aos seus potenciais. Se precisar de ajuda, conte conosco. Grande abraço!
Gata linda , vc disse tudo , falta um olhar do nosso Governo , um apoio para essas crianças com altas habilidades .
Oi, Paula. Falta tudo isso e muito mais. E, ainda, aumenta a nossa responsabilidade para ajudar essas crianças, adolescentes e adultos a viverem plenamente seus dons e talentos. Um grande abraço para essa família querida
Parabéns!
Obrigada 😃
Minha vida é umq confusão, eu tenho toc, sou muito perfeccionsta. Por falta de diagnóstico devido a minha falta de intersse em procurar ajuda, eu não sei se tenho TDAH, se sou suoeedotado. Enfim, eu só essa tempestade de nuances em um círculo cromático. Desde muito jovem foi atraído pelas artes, música de qualidade, poesia, com o tempo desenvolvi meus próprios travalhos nessas áreas. Agradeço pelo excelente conteúdo, ajudou muito a esclarecer alguns pontos em que eu ainda não entendia.
@@valteramanciodasilva1597 que bom que podemos ajudar. Eu te aconselho a fazer uma avaliação para ter certeza da condição, pois o processo além de incrível, também é terapêutico para a compreensão de si mesmo. Um grande abraço!
@ClubedaAprendizagem Pretendo fazer isso sim, agradeço por suas sugestões. Eu acredito que tenho TDAH, acho isso muito provável, mas devido a minha facilidade em criar arte e poesias, além de uma confortável condição de abstrair ideias e soluções, talvez eu tenha um QI um pouco acima da média, consequentemente responderia muita coisa. Se eu estivesse com um pouco mais de tempo e recursos financeiros eu lhe perguntaria sobre a possibilidade de como poderia me auxiliar nesse processo.
@@valteramanciodasilva1597 assiste ao nosso podcast Conversa Franca, vai te ajudar a encontrar características em ti, se tu as tiver.
@@ClubedaAprendizagem 🙏
Suas falas, tão necessárias, me tocaram muito e ajudaram a me conhecer melhor. Muito obrigada!!
@Graziela, fico muitoooo feliz em contribuir. Recebe um abraço com muito afeto!!
@@ClubedaAprendizagem As pessoas precisam conhecer o seu vídeo. Muitas sofrem, como eu, por não se entenderem, por não saber que existem outras como elas, por não se identificarem, por se sentirem isoladas. O seu trabalho é lindo!! Peço a Deus que abençoe você e lhe dê sempre forças para seguir.
Uau! Estou boquiaberto com o final do vídeo! Palmas!!! Vou citar uma experiência pessoal.. Eu era péssimo (comportamento talvez) até a quarta série. Foi quando uma professora de matemática surgiu e resolveu trazer problemas extras, além dos exercícios normais. Apenas três aceitavam o desafio, e posso afirmar que aquele gesto mudou minha experiência para uma vida, e aprendi para onde e como direcionar minha mente a fim de ter prazer através do esforço, disciplina e dedicação. Quem olha meu histórico não entende o porque do extremo contraste rss
Alexandre, obrigada, em especial por compartilhar a tua história conosco. Grande abraço!
Meu filho tem 4 anos. Com 3 anos foi diagnosticado com TOD e depois recebemos uma indicação de Precocidade. Modificamos as tratativas com ele, inclusive suspendendo medicamento que haviam passado... Percebemos que ele tem melhorado os relacionamentos dele. Porem sinto que não estamos potencializando ele na área de precocidade dele... Também vejo que ele é tão acelerado em pensamentos e atividades que acredito que ele também pode ser hiper ativo...
Queria poder ajudar meu filho mais e mais...
É tão maravilhoso te escutar….Michelle você é luz na minha vida!
9:00 no completar estudios
11:30 diferencia hace la vida difícil
20:02 auto identificación errónea
23:45 no aprenden en la escuela, no encajan
24:34 uso de drogas
Lamentablemente eso es más común que imaginamos en la vida de esas personas. Abrazos.
Esse video foi muito esclarecedor. Minha filha tem indicação de AH/SD. Ainão foi identificada mas oa professores atuais dela me disseram que pode sim ser. Ela tem QI 139, altas habilidades acadêmicas, é criativa, tem espirito de liderança. Mas ela não se acha diferente, ela acha que os demais estão aquém dela. Mas ela nao tem problemas de relacionamentos ou de auto estima. Se da bem com quem for apesar da timidez, tem poucos amigos porque nao consegue conversar com o pessoal da idade dela. 90% dos amigos tem mais de 18 anos (ela tem 14). Mas não conseguimos uma identificação devido ao valor. Aqui custa no mínimo 3 mil reais. Mas eu acredito que ela tenha mesmo.
Oi, Sandra. Como vocês sabem que o QI dela é 139? Isso já é certeza de AHSD, além das outras características. Vamos conversando. Abraços.
Quando eu tinha 14 e meus pais descobriam que eu tinha amigos 18+, eles achavam que eu estava me vulnerabilizando (ou seja, que algumas dessas pessoas talvez fossem p*dófilas). Hoje tenho 35, converso de igual para igual com uma pessoa de 70, e nunca tive problemas com isso. Óbvio que os pais devem estar sempre atentos, mas devem estar também abertos às pessoas que consideramos verdadeiros amigos (senão a família acaba quebrando não apenas os laços de amizade existentes como a própria capacidade de fazer amigos, pois a pessoinha fica com medo do mundo, fica desconfiada de todo mundo, teme pessoas mais velhas - e acaba sem rumo, sem amigos, pois nem pode andar com amigos mais velhos, tampouco lhe interessam as pessoas da mesma idade ou mais novas).
Maravilhoso esse vídeo
Gratidão
Esses sentimentos de incompletude e de exclusão nos meios sociais em que vivem faz com que grandes talentos estejam hoje afundados em vícios e na depressão. Sinto muito por todos nós.
Bia, isso realmente é muito triste, mas não podemos nos acomodar. Precisamos ajudá-los a vencer essas lutas.
@@ClubedaAprendizagem Agradeço por seu trabalho. Estou aqui pela minha filha, mas também farei o possível pra auxiliar pessoas que sofrem por essa condição especial.
@@dianapnoleto que maravilha!! Participa conosco das Conferências que estamos organizando. Acessa o nosso perfil no Instagram @confnacionalahsd
Que maravilha cair de paraquedas aqui neste canal. Meu filho está em avaliação sobre AH/SD. Você falou TUDO. Acredito que eu tbm seja. Vou atrás de investigação. Mas explica muito sobre nós. Até a questão da autoestima. Amei seu vídeo. Parabéns. Vou assistir todos sobre o assunto. Gratidão
Sherazade, ficamos muito felizes em contribuir. Grande abraço!!
Nossa, vc me descreveu todinha...cheguei a me emocionar, estou atrás de autoconhecimento, e não sei que profissional procurar. Marquei com Neuropsicologa para iniciar os testes.
Oi, Alline. Que bom que já iniciou esse processo de descoberta que é incrível, apesar de um pouco "doloroso". Desejo muito sucesso para ti. Abração!
nossa, seu video me fez chorar. Obrigada, aos 37 anos estou começando a entender.
Viveka, sempre é tempo de descobrir quem somos, qual o nosso propósito, porque funcionamos desta maneira e não daquela, ou seja, sempre é momento de descobrir a nossa identidade. Eu me resgatei superdotada só aos 35 anos, mas depois disso ninguém mais me parou rsrs. Grande abraço!!
Emocionante, que fala linda , profunda e sensível !!
Obrigada, @andreaqueirogaucho. Grande abraço!
Minha irmã tem HA/SD e é exatamente assim como você descreveu, sofre muito, hoje com 18 anos, não teve o suporte necessário acarretou muitos problemas e prejuizo😥
Muito obrigado mesmo por ese vídeo! de coração!
Henrik, que bom que conseguimos contribuir. Grande abraço!
Como eu gostaria de ter visto esse vídeo a 10 anos atrás! Conteúdo sensaional! Ganhou um inscrito :)
Que legal, Renan. Fico muito feliz em contribuir e que tenha te inscrito no canal. De onde tu é?
Só ouvi verdades. 👏👏👏👏👏
❤❤❤❤❤
Acabou de me descrever.😮
E o meu segundo filho penso que ten ablidades de super dotação TBM
Me identifiquei muito com o vídeo, vou buscar ajuda psicológica em relação a isso. Nunca quiz me integrar à equipes de trabalho, grupos escolares e muitas vezes perco interesse nas coisas que outrora estava entusiasmado, acho desnecessário tanta competitividade, acho injusto empresas públicas, governos e quartéis não tirarem as pessoas das ruas e oferecerem-lhes casas e trabalho com salários digno, com um país imenso em extensão territorial, aos invés de encher presídios e os matarem.
Elvir, isso tudo que tu falou pode sim ser indicativo das características de AHSD. Vale à pena investigar, mas precisa ser com profissionais que entendam da área para não confundir com outras condições, como o TDAH. Se precisar de indicações podemos te ajudar nos chamando pelo wapp 51 98173.7445. Grande abraço.
Que video lindo
Muito obrigada pelos vídeos. Descobri só aos 26 anos (agora) e o tanto que eu sofria, me culpava e me achava fraca frente a determinadas situações no trabalho que eu não sabia lidar... Ainda bem que hoje em dia eu tenho uma psicóloga maravilhosa que tem me ajudado a me conhecer e a entender meus sentimentos e habilidades.
Tycianne, que bom que gostou dos vídeos e que maravilha que tem uma psicóloga que realmente tem te ajudado. Ficamos felizes por ti. Um grande abraço!
👏 aguardando a live da dupla excepcionalidade
No dia 10/08, aniversário da nossa escola, faremos uma live incrível a respeito da sobre-excitabilidade e as questões emocionais na vida do superdotado.
@@ClubedaAprendizagem incrível, não perderei 👏
Excelente vídeo, muito informativo e de grande sensibilidade! Muitíssimo obrigada Michele, tive o prazer de conhecer o um pouco do seu trabalho através destes 10 vídeos "Conversa Franca sobre as AHSD", já estou inscrita no canal e pretendo em breve entrar em contato com o Clube da Aprendizagem. Iniciei minhas leituras e pesquisas há alguns anos sobre o S. Asperger e continuo agora no assunto de ALTAS HABILIDADES, na tentativa de compreender e ajudar minha filha, o que está resultando num grande entendimento também nas questões comportamentais e histórico de vida para mim e para meu esposo. Que você continue neste trabalho maravilhoso auxiliando muitas e muitas pessoas neste mundo!!
Tânia, ler feedbacks como esse fazem valer a pena todo esforço pelas pessoas com AH/SD e alegram profundamente o meu coração. Muito obrigada pelo carinho e reconhecimento. Nos próximos meses retomaremos as gravações deste tipo de vídeos mais curtos que procuram esclarecer pautas específicas. Desejamos uma linda caminhada, cheia de incríveis descobertas acerca das AH/SD. Um grande abraço 🤗🤗🤗
Impossível não se emocionar com seu vídeo ! Gratidão 🙏
Que bom que tenha sido positivo para ti, Renato. Ficamos felizes em contribuir. Grande abraço.
Muito obrigada! Este vídeo me ajudou a entender o meu filho. Faz pouco tempo que fechou diagnóstico de altas habilidades. Deus abençoe 🙏🏼
Que bom que conseguimos ajudar, Aline. Ficamos muito felizes e conta conosco nesta caminhada de descobertas constantes. Deus abençoe vocês também. Abraços.
Necessecidade, praticidade e eficiência pra mim. Meu prazer é o prazer dos outros. 💛😸💛
Isso pode ser a pista da existência da inteligência interpessoal em ti. Abraços.
Palavras precisas!!!
Ione, que bom que foram recebidas desta forma por ti. Um super abraço!
Esse vídeo está sensacional! Muito esclarecedor para Educadores e educandos.
Boa tarde. Recebemos o laudo da neuropsicóloga do meu filho de 5 anos. Tem QI 147 E AH/SD em várias áreas. Moramos numa cidade pequena onde não tem muitos lugares e espaços culturais. Vcs na sua experiência podem me informar se é melhor pensar em mudar de cidade onde tenham melhores espaços para ajudar nas áreas que são de interesse dele. Obrigada
Oi, Sindy. Com um QI desses ele vai precisar de muito suporte, inclusive emocional. A área dele é produtivo criativa ou acadêmica? Quais foram as sugestões/orientações da neuropsicóloga? Se a cidade não tem o que ofertar na área onde ele se destaca, pode ser uma possibilidade a mudança, mas, ao mesmo tempo, a falta de recursos pode ser um estímulo para a construção/elaboração de novas respostas e novos recursos por parte dele. Minha sugestão é conversar com quem o avaliou, pois o conhece bem e estudar muito o assunto. Temos jornadas mensais gratuitas, sempre na última segunda e terça de cada mês e os vídeos ficam disponíveis aqui no canal. Também postamos bastante coisa no nosso Instagram @Clube_Aprendizagem. Espero ter ajudado. Se quiser, nos chama novamente. Grande abraço.
@@ClubedaAprendizagemMuito obrigada pela resposta. As áreas onde ele teve uma alta pontuação são matemáticas, escrita e leitura, artes, e psicomotor. O relatório diz que parecem ser altas nas duas áreas. Ou seja acadêmico e produtiva. A cidade onde vivemos não tem biblioteca, museos, e lugares culturais interessantes. Sinto que dentro de pouco tempo as ferramentas possíveis vão se esgotar. Vou querer participar das aulas que vcs dão. Acho que já assisti um bocado aqui no UA-cam. Preocupa o assunto emocional TB. A gente recebeu o relatório na semana passada. Tudo é muito novo para nós. Na próxima sessão com a neuro farei essas perguntas. Muito obrigada
@@pindys77 se ele é do tipo misto (acadêmico e produtivo- criativo) a demanda poderá ser ainda maior. Existem muitas possibilidades na Internet, como tour virtual por diversos museus, passeios virtuais por lugares históricos, culturais, etc, mas claro que ter acesso a esses locais faz muita diferença. Além disso, também existem bibliotecas virtuais, aplicativos de leituras para que ele possa saciar sua sede por livros... e alguns são gratuitos. O que precisam ficar muito atentos é en relação à manifestação de sofrimento dele... isso é um grande alerta para praticamente tudo na vida. Mas cuidem, pois falo de sofrimento real, não de pequenas frustrações diárias, que são essenciais para a formação do nosso caráter e da persistência. Super abraço.
@@ClubedaAprendizagem Muito obrigada pela resposta. Bem interessante tudo isso que vc está falando. Estaremos atentos nos sinais que vc adverte aqui e esperamos ter toda a capacidade e sabedoria para guiar nosso pequeno nesse caminho. Já estou seguindo vcs pelo Instagram. Seu conteúdo é maravilhoso, muito esclarecedor. Continuamos aprendendo e conhecendo este mundo apaixonante.
@@pindys77 Obrigada pelo carinho e confiança. Desejamos um futuro lindo para toda a família.
Vídeos sempre maravilhosos! Você tem vídeos sobre sobreexcitabilidades?
Michele, obrigada pela partilha. É tão difícil o acesso a informação sobre AHSD.
Eu percebo o fator socialização como algo muito importante, na nossa experiência (estamos em investigação) meu filho acaba sendo isolado, seja na escola ou família as crianças se afastam, acham cansativo a conversa, não interagem, não tem repertório, interesse e disposição pra conversar. Vejo o quanto ele se sente mal, um dia chegou a perguntar se "os primos não gostam dele". Ele tinha 4/5 anos na época.
Deixamos de percebe-lo como "fresco" quando fizemos algumas leituras sobre sensibilidade, e vimos como a falta de informação faz a gente criar rótulos
Gostaria de saber mais sobre hipersensibilidade, e se AHSD tem alguma relação genética.
Obrigada 😊
Oi, Adriana. Em primeiro lugar parabéns pelo filho. Tenho certeza que ele é incrível. Que bom que já estão investigando as AHSD nele. Quanto antes melhor será. As questões emocionais sempre precisarão de uma atenção especial. No dia 10 de agosto faremos uma live sobre isso com a Patrícia Newmann. Acredito que será muito esclarecedora. Super abraço 🌺
Faltou dizer que sim, existe um fator genético bem importante. Se ele realmente for uma pessoa com AHSD procurem mais casos, pois os encontrarão nas gerações anteriores.
excelente vídeo !
uma pergunta fora do vídeo: existe algum vídeo que explique detalhadamente sobre as doenças que podem aparecer nos SD ? do tipo dermatite, eu acho. Venho tentado procurar e pesquisar sobre, mas é um assunto que se mostra escasso.
@@humbclips que bom que o vídeo contribuiu. Talvez os vídeos sobre sobre-excitabilidade falem sobre isso. Abraços.
Um vídeo de não perder sequer uma vírgula!!!!!! Excelente! Tenho assistido vários deste canal e este em especial me deu mais ânimo para realmente atender a esse “chamado “ de minha filha que está com 6 anos e já percebo o início das frustrações de uma inteligência não compreendida. Já passamos pela neuropediatra e agora seguiremos com a neuropsicóloga. Que as famílias tenham esse olhar de amor e compreensão para com seus filhos! Obrigada!!
Oi, Betânia. Ficamos muito felizes em contribuir. A sua filha é, certamente, um tesouro precioso que precisará de muito cuidado, zelo, incentivo, apoio e diversos recursos para desenvolver-se plena e felizmente. Parabéns por estarem neste caminho. Um grande abraço.
Dr. Eu tenho um filho com 12 anos hoje que já foi expulso de 2 colégios particular da rede Salesiana...Não sabemos o que fazer ele sofre muito e nós tbm...queria tira-lo das escolas mais é proibido. Acredito que fazem isso com essas crianças propositalmente...estou muito mal com isso...nos ajudem?!
Ele é super inteligente e nem estuda pras provas mais tira notas boas... porém...não se adapta as regras e condutas
Oi, Luiz. Nos chama no wapp 51 98173.7445 para conversarmos. Acredito que consigo ajudar vocês, nem que seja um pouquinho. Vocês são de onde? Abraços.
Infelizmente as escolas não estão preparadas pra atender a essas crianças.
Sofri com meus filhos,agora estou vendo minha neta passar pelo mesmo problema.
Infelizmente mesmo, Adriana. Por isso precisamos conhecer muito bem a temática, além dos direitos das pessoas com AHSD para lutar por eles. E, se necessário, acionar o Ministério Público. Um grande abraço.
Esse vídeo, nossa emocionante. Falando em empatia vejo o quanto você tem. Que linda. Gratidão por existir.
WaLine, obrigada pelo carinho
incrivel, muito obrigada!
Pessoas altamente habilidosas passam pela depressão e pelos vícios. E conseguem sair porque tem um poder de autocura, muito grande por conta da sua força e inteligência emocional.
Gostei muito das suas palavras ... É interessante porque comecei a estudar autonomamente essa questão por motivos profissionais, pois hj sou professor... Mas confesso que estou muito tocado porque me enxergo nesse contexto ...mais do que jamais imaginei ...
Que joia isso, Paulo. É maravilhoso quando nos descobrimos e validamos. Um grande abraço.
Quanto mais assisto seus vídeos tem mais desconfiança de que sou Ah/SD. Como já conversamos no Instagram depois q fizer a avaliação do meu filho de 5 anos vou fazer a minha avaliação. Quando vc falou da mochila de sentimentos foi assim mesmo que me senti na vida adulta com isso vieram ansiedade e depressão. A Cada aprendo mais com seu conhecimento obrigada por compartilhar tanto conhecimento.
Giselly, que bom que os vídeos têm te ajudado. Ficamos muitoooo felizes em contribuir. Um super abraço!
Você é maravilhosa.
Gratidão.
Oi, fui alertada sobre altas habilidades. Ele tem 6 anos e tem muitas características de altas habilidades. Porem moramos em uma cidade pequena no interior. Estou lutando muito na secretaria de educação e buscando ajuda particular pra q ele seja identificado e receba o atendimento necessário. Vc atende crianças de outro estado . Gostaria de um atendimento especializado pra ele.
Oi, Lorena. De onde vocês são? Posso tentar ajudar encontrando um profissional próximo a vocês. Nos chame no wapp 51 98173.7445 e te ajudamos. Abraços.
Segurei as lágrimas. Você descreveu meus filhos de 11 e 18 anos.
Gisa, me emociona saber que nossos vídeos tocam as pessoas. Desejo sinceramente que teus filhos desenvolvam plenamente todos os seus talentos e potencialidades. Um super abraço.
Olá! Ultimamente tenho assistido bastante vídeos sobre o assunto, pois tenho percebido que meu filho e eu podemos ser superdotados. Percebo meu desempenho na faculdade, desde de então tenho buscado na minha infância, curiosidade de como aprendi com facilidade apesar de entrado na escola aos 8 anos, lembro que ajudava meus primos e colegas com as tarefas escolares, agia como se fosse uma "professora" ; cheguei na época pedi a professora do meu primo pra ajudá-lo, entrei na sala de aula , pois percebi que estava deslocado sem entender o exercício. No meu filho percebo que possa possuir habilidade espacial. Somos dedicados e perfeccionista. O sinal que estou satisfeita com minha produção é, quando alcanço imenso prazer na realização da tarefa. Obrigada pelos conteúdos são imprescindíveis para entender e compreender esse universo.
Oi, Marcia. Que bom que os vídeos têm ajudado. Já assistiu aos dois primeiros? Eles falam das características e comportamentos típicos. Acredito que ajudarão muito. De fato, essas características apresentadas por ti e pelo filho podem sim ser indicativos de AHSD. O ideal seria fazer a identificação do teu filho, até para garantir seus direitos em relação à educação. Espero ter ajudado. Um super abraço!
@@ClubedaAprendizagem acredito que já tenha assistido, mas irei verificar, grata!
20'51" : De acordo com Rui Barbosa (05/11/49 a 01/03/23), um dos maiores juristas que o Brasil já teve:
"Tratar pessoas desiguais com igualdade é cometer uma desigualdade ainda maior, como flagrante de igualdade não real. 💭🙈🙉🙊
Grato pelo vídeo e pela dica (fornecida em outro vídeo) do livro ¿Demasiado inteligente para ser feliz? Estou lendo e adorando.
Nossa, que fala linda e profunda. Obrigada pelas explanações. Tocaram fundo em mim.
Nós que agradecemos e ficamos muito felizes em contribuir. Um super abraço!
Você descreve com perfeição meu filho Francisco, de 6 anos. Obrigada S2
Adriane, que bom poder colaborar 🥰😘
Vídeo maravilhoso!!!
Parabéns!
Deus te abençoe!!❤
Juliana, obrigada pelo carinho. Abraços e Deus abençoe você também!
Maravilhosa!
Obrigada pelo carinho ❤️. Grande abraço!
Dr.House e Good Doctor sao tbm???
Oii Michele, gostaria de compartilhar um pouco da minha história, quero saber o seu ponto de vista depois que você ler 😉
Prazer, me chamo Pedro, sou filho único e fui criado especialmente pela minha vó, aprendi a andar e falar antes do 1 ano de idade, demorei um pouco a aprender a ler e a escrever devido a falta de apoio familiar, minha mãe trabalhava e não tinha muito tempo para mim, meu pai não foi muito presente na minha vida, logo adotei o meu avô como referência para me mesmo, gostava muito de assistir filmes quando criança e tinha uma empatia e um senso de justiça em relação ao conteúdo do filme, diziam que eu chorava dependendo da cena, sou curioso e gosto de aprender e criar, segundo o meu avô, eu aprendia as coisas rápidas, e ele estava certo, eu aprendo, somente quando eu quero, a partir do momento que acaba o foco ou algo tira a minha atenção (principalmente na época escolar), perdo essa necessidade.
Na minha infância, sempre fui uma criança que falava muito, só que também, sério, tímido e justo, logo depois que entrei na escola, era um aluno nota 10 e era elogiado, a escola me interessava quando mais novo por que era uma novidade para mim, por isso aperfeiçoei nela por um tempo, mais logo depois comecei a tirar notas necessárias somente pra passar de ano por achar chato e desinteressante, meus interesses estavam em outras coisas, como no reino animal, histórias, esportes, livros e etc, bem diversificado mais sempre procurando mais conhecimento e formas de resolver problemas, gosto muito de leitura e sou muito criativo, de vez em quando vem umas ideias na minha mente para criar algo, desde músicas a coisas que facilitaria a vida das pessoas, anoto tudo no bloco de notas do meu celular, tudo organizado.
Nessa minha jornada da vida, fui incompreendido muitas vezes, sabe quando você tem interesses diferentes das outras pessoas e não fica confortável em compartilhar aquelas suas ideias com as mesmas, ou até mesmo algum lugar que você vai toda semana mais não se sente parte daquilo? É assim que eu se sinto, como se eu fosse diferente de quase todo mundo naquele ambiente e o resto está agindo com estranheza em relação ao local ou a mim, por isso aprendi a fingir para se enturmar, mais jamais serei como eles, busco evolução a todo momento, por que eu sei que não dá pra me parar, essa máquina que tem na minha cabeça, o medo do fracasso é maior, mas o resultado estou sempre buscando, empatia alta demais, escuto demais, falo demais, e isso pode atrapalhar muito o meu meio social, o que as pessoas pensão que eu não percebo ou escuto, eu escuto e fico caladinho na minha, sou muito observador e recolho as coisas no ar, apenas esperando uma oportunidade para cair fora ou agir de outra forma, minha empatia já me ferrou, já coloquei os objetivos de muita gente na frente dos meus, falei muitas bobagens na qual se arrependo por não controlar os meus pensamentos e minha fala ao mesmo tempo, tem vezes que eu não sei nem quem eu sou, dúvido de mim mesmo as vezes e das minhas capacidades, mesmo sabendo que sou capaz de grandes coisas, o bom é que tem como melhorar, vivo tentando mudar pra se adaptar nesse mundo doido e acabo fazendo escolhas erradas também, complicando o meu futuro, afinal, ninguém é perfeito, criei expectativas absurdas pros meus dias e acabei se arrependendo.
Agora sigo evoluindo e procurando novos conhecimentos como sempre, rsrs, a vida é só uma, ela é injusta, sim, temos que dar a volta por cima e mostrar que somos capaz, todos nós somos inteligentes e com persistência e dedicação conseguimos o que quiser, esse é um pouco do meu relato, caso queiram perguntar algo, sinta-se a vontade.
OBS: Não tenho certeza se sou superdotado, queria sua opinião sobre 😄
Oi, Pedro. Obrigada por compartilhar a tua história conosco. Sem sombra de dúvidas entre o teu relato aparecem vários indicativos de Superdotação. Vale à pena investigar, pois isso te ajudará no teu processo de autoconhecimento. Um grande abraço.
@@ClubedaAprendizagem tá ok 😉
@@imaman4667 precisando de nós é só chamar. Abraços e sucesso na tua caminhada.
@@ClubedaAprendizagem igualmente 😘
Quero agradecer por vídeo, suas falas e citações. Preciso muito de ajuda e seus conteúdos tem me ajudado bastante.
Que ótimo, Roselaine. Conte conosco. Todos os meses fazemos jornadas de formação. Hoje à noite, inclusive, temos uma com a temática "Adultos superdotados". Imperdível. A partir das 19h30min em nosso canal. Abração!
Vc é sensacional nas colocações!
Obrigada pelo carinho, dra. Giovana. Grande abraço.
A vida dói, sim...
Gabriela, infelizmente sim já maioria dos casos, mas não precisa ser assim e por isso trabalhamos tanto pelas AHSD. Abraços e muita força! Conte conosco!
Ameiiii Mi...enviei para orientadora da escola e para Psicopedagoga da escola. 🙏
Tatiane, que coisa boa! Obrigada pelo feedback.
Dá para fazer teste em crianças em consultas online? Tenho duas crianças um menino e uma menina e acredito tem aulas habilidades. O menino tem um comportamento diferente e é muito inteligente desde bebê, e os comportamentos me trás uma sensação que tem algo a mais.
Adorei o seu vídeo porque realmente identifico tudo que você comentou no meu filho. Gostaria de ter mais orientações suas de como lidar de forma positiva com a criança através de dicas práticas na rotina diária. Parabéns pelo seu trabalho! Muito obrigada
Olá, Marcia. Que bom que o vídeo contribuiu. Essa questão que tu levantaste é muito boa para uma pauta de um próximo vídeo. Agradeço a sugestão. Se quiser falar conosco, pode entrar em contato pelo nosso email clube.aprendizagem@gmail.com ou pelo whats 51 98173.7445. Super abraço!
Cheguei a me emocionar ❤