BAIÃO vs FORRÓ - Percussion workshop with Scott Kettner | Forró New York Weekend 2019

Поділитися
Вставка
  • Опубліковано 29 лис 2024

КОМЕНТАРІ • 23

  • @jpcolindesign517
    @jpcolindesign517 9 місяців тому +1

    I love Forró! To me, the music is magic!

  • @elianemg8982
    @elianemg8982 Рік тому +1

    I love this!

  • @cjdunn11
    @cjdunn11 3 роки тому +2

    great demonstration!

  • @edulobo3797
    @edulobo3797 2 роки тому +6

    Sobre a discussão em pauta, eu peço licença para opinar; todavia, sempre empunhando o bordão do grande filósofo Sócrates: "...Só sei que nada sei ..." Eu sou músico. Sou do tempo do Luiz Gonzaga. Toquei com o Hermeto Pascoal, Mário Giovanni Zandomeneghi (Mário Zan) e dezenas de outros acordeonistas de fama nacional e internacional. O Hermeto, em termos musicais, é o símbolo da sabedoria. Aprendi muito com ele. Então, vamos lá falar sobre o "FORRÓ". Forró é o termo sincopado de "FORROBODÓ", que significa : baile popular, arrasta-pé, festança, confusão, desordem. Atualmente, por elegância, convém retirar-se as frases: desordem, confusão. Ora, não precisa pesquisar muito para entender que o termo forró é deveras antigo e originou-se dos bailes em municípios bem afastados dos grandes centros. Então, o significado perpetuou-se como qualquer agrupamento onde haja dança. No entanto, nós - músicos e dançarinos - temos que "abrir" a cabeça e entender que forró é a festa. Agora, precisamos averiguar quais os ritmos que estão sendo executados ali. Veja, se não distinguirmos os ritmos que estão sendo executados, vamos dançar ou tocar tudo igual. Então, não podemos confundir festa com ritmos. No forró são desenvolvidos vários ritmos: arrasta-pé, baião, coco, eletrônico, frevo, maracatu, pé de serra, roots, sertanejo, universitário, xote, xaxado e já estão sendo criados outros. Observem que dentro do eletrônico há 3 diferenças: miudinho, swingado e pisadinha. Eu que toco guitarra, violão, contrabaixo e harpa sofro muito para fazer a separação desses ritmos. É muito difícil. Portanto, não confunda. Não há o ritmo "forró". Forró é um estilo musical, é o local onde está tendo dança, é o ajuntamento de pessoas dançantes. Para professores de dança e instrumentistas é necessário estudar e aprender partitura, caso contrário vai dançar ou tocar tudo igual. O forró tem vários tempos, pulsações, compassos, cadências, ritmos, andamentos. Exemplo: arrasta-pé, frevo - compasso binário; maracatu, pisadinha - compasso ternário; baião, pé de serra, sertanejo, xote - compasso quaternário. Cuidado com o xote (o mais tocado) - compasso quaternário, mas o tempo é binário, igual o bolero, bachata, samba-rock e outros. Não se confundam. Agora, eu pergunto: alguém vai acreditar em mim? Não, por favor, pesquisem; conversem com músicos abalizados; mas tem que ser pessoas que estudaram e se formaram em música ou dança. Não vá na conversa de qualquer um, não; há muita gente vendendo "gato" por "lebre".

    • @ForroNewYork
      @ForroNewYork  2 роки тому

      Olá Edu! Obrigado pelo comentário. Como o próprio Scott falou, esse assunto dos nomes/títulos é algo que já foi muito falado e debatido, e não existe um consenso de 100% entre músicos.
      Tem gente que não considera o forró com um ritmo, como vc disse, mas como um gênero/estilo/cultura e tem gente (como o próprio dominguinhos, registrado em vídeo) que usa forró também para definir um tipo de levada/batida.
      Na minha opinião - apesar de ser um acadêmico musical com doutorado em teoria da música - acredito que o titulo pouco importa, o que importa é o aluno que está sendo iniciado nesse universo musical conseguir perceber que existem batidas diferentes, e por consequência dançar de uma maneira mais musical.
      Geralmente nas minhas aulas de musicalidade - tanto as presenciais aqui em NY ou as online disponíveis no www.forronewyork.com - eu explico isso mostrando exemplos de 3 ritmos que tem a sincopa no pronunciada no grave: baião, xaxado e forró (ou rojão, outro termo que tem gente que usa).
      Fica aqui aberto o canal pra conversa e debate, que é super válido. ;)
      Abraço, Rafael Piccolotto de Lima.

    • @edulobo3797
      @edulobo3797 Рік тому

      @@ForroNewYork Olá, Rafael. Grato pela resposta. Realmente o assunto é controvertido. Nas pesquisas que eu fiz, não encontrei nenhum ritmo forró executado pelo Dominguinhos. Há alguns vídeos dele mostrando a diferença dos ritmos dentro do variado estilo forró. Mas, ele tocando o ritmo forró propriamente dito não encontrei. Se você tiver algum, por favor, indique-me, pois sou estudioso do assunto. Por outro lado, há alguns respeitáveis percursionistas e até professores de dança ensinado o ritmo forró. Fazer o quê; temos que respeitar. Mas, é muito simples obter a comprovação se esses artistas realmente sabem. É só pedir para eles fazerem a demonstração de pelos menos 15 ritmos de forró e mostrarem os passos e as partituras. Pronto: cai por terra a sabedoria deles!!! É aquela história: você sabe dançar ou tocar tango? O inteligente vai dizer: qual ritmo de tango? O tango tem mais de 10 ritmos. Cada um se dança e se toca diferente. Eis que tango é apenas um estilo de ritmo e de dança. Você sabe tocar ou dançar samba? O inteligente pergunta: qual ritmo de samba? Samba no pé? Samba de gafieira? Samba rock? Samba de roda? Samba pagode? Bossa nova? Canção? Choro? Jazz? breque?, enredo? Exaltação? Partido Alto? Terreiro? Sambalanço? Tem tudo isso de samba, cada um se toca e se dança diferente. Mas, para o povão é tudo samba. Portanto, não existe o ritmo samba. Como também não existe o ritmo forró.

    • @edulobo3797
      @edulobo3797 Рік тому +1

      @@ForroNewYork Com referência ao nome ROJÃO eu concordo. O Hermeto Pascoal às vezes me falava que muita gente confundia rojão com forró. Eu penso que você poderia mudar o ritmo forró para o ritmo rojão. Pronto! Acabariam as discussões.

    • @ForroNewYork
      @ForroNewYork  Рік тому

      @@edulobo3797 sim. É uma conversa que dá pé.
      Você tem alguma gravação sua ai com o Hermeto? Adoraria ver/ouvir.

    • @edulobo3797
      @edulobo3797 Рік тому +1

      @@ForroNewYork Olá, amigo. Não, não tenho nenhuma gravação com o Hermeto Pascoal. Aliás, quando eu toquei com ele - guitarra, violão e baixo - não havia telefone no Brasil. Só de fios e olhe lá. Celular nem pensar. Máquina fotográfica era difícil. Gravadora acho que só havia uma ou duas. Isso foi em 1961 ou 1962, logo quando o Hermeto mudou-se pra São Paulo. Mais tarde, quando eu tinha um restaurante em Araçatuba-SP, ele apareceu lá. Na época eu tocava harpa e ele gosta muito. Aliás, um dos instrumentos que ele não tocava na época. Conversamos, inclusive ele me falou que na verdade quem criou mesmo e difundiu o ritmo de forró foi o Camarão. Mas, eu não conheci essa pessoa. E eu encerro essa questão do ritmo forró, pois há vários artistas no UA-cam tocando o ritmo forró, mas se formos analisar bem, trata-se de ritmos já com nomes diferentes. Portanto, é um assunto polêmico e não compensa fazer avaliações.

  • @WilliamJacobi
    @WilliamJacobi 5 років тому +3

    Amigo, seu canal é excelente!!.. mas esse vídeo tem um "pequeno" erro.. não existe a comparação dos ritmos Baião e Forró.
    O nome forró é usado para nomear distintos gêneros musicais como o xote, baião, arrasta-pé e o xaxado. O forró em si não é o ritmo da música, mas sim vários!
    Este ritmo que ele toca dizendo ser forró, é xaxado!
    Estou fazendo esse comentário pq seu canal é sensacional e faz um excelente serviço divulgando a cultura do forró, que eu tanto amo! Por isso acho q deva divulgar informações corretas sobre o ritmo para o mundo!
    Obrigado e continue com o trabalho!!

    • @ForroNewYork
      @ForroNewYork  5 років тому +1

      Opa! Obrigado pelo comentário. Como o próprio Scott falou, esse assunto dos nomes/títulos é algo que já foi muito falado e debatido, e não existe um consenso de 100% entre musicos. Tem gente que não considera o forró com um ritmo, como vc disse, mas como um gênero/estilo/cultura e tem gente (como o próprio dominguinhos, registrado em vídeo) que usa forró também para definir um tipo de levada/batida. Na minha opinião o titulo pouco importa, o que importa é perceber que existem batidas diferentes. Geralmente nas minhas aulas de musicalidade eu explico isso mostrando exemplos de 3 ritmos que tem a sincopa no pronunciada no grave: baião, xaxado e forró (ou rojão, outro termo que tem gente que usa). Fica aqui aberto o canal pra conversa e debate, que é super válido. ;)

    • @WilliamJacobi
      @WilliamJacobi 5 років тому +1

      @@ForroNewYork Entendo que possa haver essas divergências, mas não é o caso desse vídeo, onde o Scott usa como exemplo o Xaxado do Jackson.
      Aliás, é uma outra informação q tb não concordo. Colocar o Jackson como referencia no tal ritmo "Forró", usando para comparar com Luiz Gonzaga e o Baião. Uma justificativa pra isso são os próprios adjetivos que foram dados a eles.
      Luiz Gonzaga, o Rei do Baião;
      Jackson do Pandeiro, o Rei do Ritmo. Justamente pq ele conseguiu massificar uma variedade de ritmos nordestinos, como o coco, xote, xaxado e também o samba.
      Existia sim uma rixa entre eles, mas não entre os ritmos.. ambos tocavam forró!
      Abraços

    • @ForroNewYork
      @ForroNewYork  5 років тому +1

      @@WilliamJacobi vejo o que você diz, e enfatizo que acho que a nomenclatura é o menos importante da historia toda. Mas mas ainda sim - dentro da nomenclatura - o exemplo do que o Scott usou do Jackson não é um Xaxado ao me entender. O Xaxado - até onde me foi confirmado pelo Cleber Almeida zabumbeiro do Trio Macaiba e baterista do Hermeto Pascoal - é o ritmo que da pra se ouvir em gravações com "Assim nasceu o xaxado" da Marinês, com a batida do contra-tempo do segundo tempo do compasso sendo aberta e acentuada na zabumba. Sendo um músico e estudioso da música acredito que cada músico pôe os seus temperos e variações na hora de tocar e as nomenclaturas são só uma maneira simplista de mostrar pros alunos que existem padroes ritmicos diferentes que certos músicos convencionaram chamar de uma maneira ou de outra. Mas como disse antes, acho ótima essa discussão, ela sempre aparece nas minhas aulas de musicalidade nos festivais. Questionar é sempre um caminho para mais conhecimento.

    • @WilliamJacobi
      @WilliamJacobi 5 років тому +1

      @@ForroNewYork Eu realmente me equivoquei sobre o ritmo. Não é o Xaxado, mas sim o Coco e ambos são Forró. E esse pra mim é o grande equivoco no vídeo, dizer q o forró é um único ritmo. Assim como definir o Jackson como simbolo do forró em contra ponto a Luiz Gonzaga. Na explicação do Scott, fica parecendo q são ritmos diferente, Forró e Baião, o q não é verdade. Por isso tb não acho q é só uma questão de nomenclatura, mas sim de passar informações corretas.. A definição de Forró não é de um ritmo único, independente de algumas pessoas (quem quer q seja) dizerem ser isso. Eu não sou musico, tão pouco estudioso, mas um amante do Forró (Baião, Xaxado, Coco, Xote, etc) e admirador da cultura nordestina e brasileira, por isso penso q vc como estudioso e musico deveria divulgar as infos corretas, assim com faz em diversos outros vídeos, q são excelentes!!
      A propósito, quem passou a info errada foi o Scott! rsss
      Abraços!

    • @IvanStepaniuk
      @IvanStepaniuk 5 років тому +2

      Depende de quem você pergunta. Para muitos, especialmente no mundo da dança, o forró também é um ritmo, além de baião, xote, xaxado e arrastapé. Todos esses ritmos juntos fazem parte de um estilo, também chamado forró. O forró (como um ritmo dentro do estilo geral de mesmo nome) é muito mais rápido que o baião, e com a nota aberta em 1.

  • @jensmueller7483
    @jensmueller7483 4 роки тому +1

    What's the name of the song at 0:23? :)

  • @samuel365
    @samuel365 5 років тому +1

    Isn't the second one coco?

    • @ForroNewYork
      @ForroNewYork  5 років тому +4

      There are influences of côco in the beat, yes. All these terms continue to be discussed and there is no 100% agreement between musicians. Each musician/band plays a version of it. This was just a generic patter to illustrate that forró beats are more syncopated and active than baião beats, and also the accent/open beat tends to be in different places.