Referências: ARAÚJO, Antônio Amaury Corrêa de. Lampião: as mulheres e o cangaço. São Paulo, SP: Traço, 2012, c1985. 399 p., il. IRMÃO, José Bezerra Lima. A saga do cangaceiro ferrador - Sua morte em Alagadiço. S.d. Disponível em: www.saladearmas.com/noticia/a-saga-do-cangaceiro-ferrador-sua-morte-em-alagadico. MELLO, Frederico Pernambucano de. Guerreiros do sol: violencia e banditismo no Nordeste do Brasil. 4. ed. São Paulo, SP: A Girafa, 2005. 458 p., il. NEGREIROS, Adriana. Maria Bonita: sexo, violência e mulheres no cangaço. Rio de Janeiro, RJ: Objetiva, 2018. 293 p., il. O CANGAÇO na literatura. Canal do UA-cam. Disponível em: www.youtube.com/@OCangaconaLiteratura
Criminoso é vc dizendo que o cangaço se tratava de criminosos. Aquela época a corrupção era tão avançada que populares decidiram se rebelar daí surgiu o cangaço. Quem cometia crimes eram os senhores de engenho que se não fosse lampião até hoje massacrariam as famílias pobres do sertão brasileiro
E aí, galera. Vamos ajudar o cara aí. É dois cliques. Votem no livro dele, "O Capeta Caolho contra a Besta Fera". Ajuda muito e não custa nada. se votarem a gente fez os vídeos do Pedrinho Matador e do GanGan, como vcs queriam. Só acessar pelo link: www.premiogeek2edicao.com.br
Excelente relato e narrador, moro no Extremo Oeste da Bahia e aqui tem muita história. Uma dica para o Joel é falar sobre a Kelly Cyclone (vulgo Dama do Pó), uma narcotraficante conhecida de Salvador que foi assassinada a plena luz do dia há pouco mais de 10 anos, o que causou grande comoção na cidade na época.
@@felixfernandes738oxe..e oq tem haver ? Sou de Pernambuco, aqui teve briga entre famílias Araquan, bem vindos, Cláudios ....e votou no Lula...e oq tem haver ? Vai entender essa cabecinha !
O Fenômeno Cangaceirismo teve início mesmo com o "Cabeleireira", depois Jesuíno Brilhante o Cangaceiro Romântico, depois Antônio Silvino o Rifle de Ouro, depois Senhô Perreira e por Fim Lampião. Tendo essa o maior tempo dentro do Cangaço. Durante 20 anos. Tem muita coisa e personagens dentro do Cangaceirismo. Cangaceiros , Volantes, Coronéis, Mulheres, Coiteiros . Ótimo vídeo.
Parabéns Everaldo Rodrigues , estudei com a sua irmã a muito tempo . Fico feliz pelo seu crescimento!! Parabéns também pelo livro publicado !! Sucesso cara 👏👏👏
Mais um vídeo incrivel como sempre, história contada com muita dedicação e com máximo cuidado, adoraria ver vídeos sobre alguns outros nomes do cangaço como corisco etc, muito sucesso aí
Que video maneiro rapaziada 👏🏽 24 min e passou super rapido. Uma historia com boa narrativa, e bons detalhes historicos bem interessantes. Apoio mais colabs assim !!!
Oi, adorei esse formato de participação e seria super legal acontecer com outras pessoas conectadas ao temas abordados. Eu amo esse canal e toda equipe que participa e faz os vídeos, gostei de conhecer o autor do livro e vou buscar uma forma de adquirir a obra dele. Beijinhos!
Fala do policial da força volante chamado ANTÔNIO JACÓ, conhecido pelo vulgo FERA DE ANGICO. O combatente que teve maior destaque na emboscada que matou Lampião em 1938 na grota do Angico
esse era brabo, ele que matou o lugar tenente de lampião, luis pedro,; antonio jacó era um ser humano desprezível, assassinou a sua primeira esposa e a segunda juntamente com a sua filha no bairro da liberdade me São paulo.
O canal "O Cangaço na Literatura" é muito foda pra quem tiver interesse sobre o cangaço. Tudo que é história , tratada de forma séria e com bastante pesquisa.... Interessante demais. Eu dei uma diminuída nos últimos tempos, mas já maratonei muito vídeo e o Robério é um cara legal de ver.
Que narrativa absurda, o iconografia tem visão ein 👏👏, mais vídeos do cangaço pq esse nível de clareza e explicação não se acha em nenhum outro canal !
Uma fase nefasta do Nordeste brasileiro . Época do coronelismo e descaso político . Sofreu o lado mais fraco da " corda " , população desprovida e carente .
“O homem, que nesta terra miserável mora entre feras, sente inevitável necessidade de também ser fera.” (Augusto dos Anjos, Versos Íntimos) Em tempo e espaço brutais, não muitas pessoas escapam de ser ferozes. Brincar de mocinho e bandido é muito legal, mas é coisa de criança. Volantes perversos, cangaceiros perversos... Tempo e espaço perversos. Adultos, espera-se, não compartimentalizam; adultos estudam.
Que vídeos senhores, que vídeo!!! Sensacional do começo ao fim, tanto a exposição da historia, tanto quanto a conscientização do viés racista que permeia os relatos. Muito obrigado por este conteúdo de primeira! O cangaço tá cheio de historia no estilo do Iconografia da historia.
Bom video, faz sobre o volante zé rufino, o maior matador de cangaçeiros, homem que até lampião tinha medo. Tbm tem o cangaceiro mais malvado do bando de lampião, cangaceiro gato mt bom a história deles.
Lampião não tinha medo. Os Nazarenos eram mais valentes. Zé Rufino era estrategista,ou seja sabia arma emboscada, ter êxito. Mas sim foi o maior matador.
Zé Baiano não é tido como o mais cruel do Cangaço Lampionico. Mas sim o Cangaceiro Gato, pois esse teria matado 7 pessoas da sua família. E ameaçado a própria mãe.
Sensacional Estudar o Cangaço não é fácil e demanda muito tempo, aqui foi falado apenas do Zé Baiano e tem mais ainda sobre ele, mas é um assunto muito extenso. Eu leio bastante sobre cangaça há alguns anos, passando por todos os renomados pesquisadores e esse cabra ai estudou muito viu!! PARABÉNS, é muito estudo para conciliar diversas fontes de estudo e ainda filtrando as fantasias que criaram sobre o tema. Muito bom
Bom vídeo, bem contextualizado. Sugiro a vocês a historia de um cara chamado, Adão Latorre , ou nego Adão , tenente coronel dos Maragatos , Adão era degolador de inimigos chimangos , é acusado de mais de 100 degolas na revolução federalista . Também lutou na revolução libertadora de 1922 contra Borges de Medeiros onde morreu no campo de batalha aos 80 anos . Esses fatos , que fazem parte da historia do Brasil, por serem do Rio Grande do Sul quase não são conhecidos do grande publico
Essa questão do ferro, o Zé baiano achou esse ferro de um cara que eu nem lembro o nomes as iniciais era JB e nisso enquanto o zé baiano ferrava um cangaceiro disse que as siglas era de José Baiano, o zé adorou a ideia e passou a levar o ferro consigo.
Tem várias histórias boas do cangaço. A de Corisco e a companheira Dadá também é muito boa. A história do próprio cangaceiro Gato que era tão cruel quanto Zé baiano. Pra quem gostar do tema eu indico as páginas do UA-cam "O cangaço na literatura" e "Cangaçologia"
Primeira vez comentando um vídeo de vcs, achei o canal a mais ou menos uns 3 meses. Canal muito bom, com uma ótima pesquisa e fonte de estudo, parabéns mesmo pelo conteúdo. Comentei nesse vídeo, porque sou nordestino, e a historia dessa região aqui do pais e cheia de coisas interessantes, inclusive e não menos importante o cangaço. Eu sou das pessoa que acredita que eles não eram heróis, apesar de todo sofrimento e dificuldades dessa região na época, e gostei da forma como foi trazida a historia, de forma imparcial. Ótimo vídeo, e ótima parceria, espero mais vídeos com ele, ficou show mesmo.
Essa história do Zé baiano metade mentira, metade verdadeira, o cara que matou ele devia um dinheiro para ele, e sobre a Lídia não tem certeza se ele matou ela mesmo. Esse cara não sabe da história do Cangaço O melhor canal sobre o cangaço e cangaço na literatura.
Zé Baiano foi o maior corno do cangaço. Uma senhora que morou em Capela e conheceu Lidia na década de 30 falou em 1960 que Lídia disse a ela que Zé Baiano tinha dificuldades de ereção e por este motivo tinha rancor de mulheres. Esta senhora se chamava Marinete e faleceu em São Cristóvão em 1963.
Sobre a morte do Zé Baiano existem vertentes tipo. Matou com medo dele levar as filhas de Antônio de Chiquinha. Matou por dever dinheiro a ele. Matou para roubar ele. Digo que as três coisas contribuíram. Foi ele sim, que matou Lídia na Pia das Panelas.
Isso mesmo , o cara vem dizer que a sociedade foi racista com Zé baiano , mal sabe ele o quanto esse ser foi cruel . Muitos soldados da época eram negros e mulatos , ganhavam pouco e passavam dias na caatinga correndo grandes riscos e com péssimas condições de trabalho !
@@kaikeandrade6614 Você não entendeu...Ele disse que OS JORNAIS E ESTUDIOSOS DA ÉPOCA BUSCAVAM EXPLICAR O BANDITISMO COM BASE EM CARACTERÍSTICAS FÍSICAS! e isso recaia principalmente nos indígenas e afrodescendentes, pois tinha um BIOTIPO NÃO EUROPEU, ou seja, NÃO EVOLUÍDO COMPLETAMENTE, pois, segundo eles, somente o povo europeu estava no auge da EVOLUÇÃO.
Sou pesquisador, e posso dizer que Zé Baiano era novato, em comparação com o cangaceiro Arvoredo e Calais. Esses dois foram os que mais usaram o "ferro em brasa".
Nesse caso não foi racismo , Zé baiano éra muito perverso . Corisco éra branco e perverso da mesma forma de Zé baiano , espalhava o terror por onde passava e deixou marcas aterrorizantes nos sertanejos !
Ah Joel, esse escritor narra muito bem os fatos. Poderia trazer ele mais vezes ao canal. (Desculpe escrever esse escritor, é que não me lembro de seu nome).
Zé Baiano está redmido de seus crimes, hoje faz trabalho de caridade em centros espiritas. Ele incorporava no médium da casa que eu frequentava nos anos 90, bom, o que posso dizer, com ele é sem papas na lingua, é preto no branco, sem margem de erro. Muito correto e muito justo, não passa a mão na cabeça de entidade trevosa não. Gostavamos do jeito dele, ele começou a vir após Pai João da Caridade o chamar para nossa casa, e parar de incorporar no mestre da casa, pois Pai João precisava trabalhar em outra esfera universal, mas, a casa ainda leva seu nome. Disseram que essa anguistia e sede por sangue, se devia a uma encarnação durante a guerra civil americana, a qual, não deu certo, e ele foi morto por um Yankee. Ele não aceitou essa derrota, e cravou isso em seu espirito. As entidades superiores decidiram então, retirarem ele de circulação, e fazer ele se redmir, doutrinando espiritos de esquerda malignos. Seu companheiro Lampião, segue preso na colonia penitenciaria Astral 1, que fica alocada na Lua. Sim, a Lua Terrestre, nosso satélite. Ali, ficam almas menos perigosas. Uma das 3 penitenciarias espirituais do universo, contando com Marte e Plutão, niveis 2 e 3 respectivamente. Ah, e sim, ele reencarnou negro, justamente, por ser racista na época em que morreu na guerra ameriana. Tirem suas conclusões!
Minha mãe é do candomblé e recebe Zé baiano que está trabalhando com ela pra ser perdoado dos seus pecados , minha mãe falou que ele está preso no mundo espiritual tendo que trabalhar para se redimir dos pecados....eu realmente não sabia dessa história dele 😮😮😮😮sempre minha mãe recebia o espírito dele ,ele falou pra mim que era cangaceiro que foi assacinado e teve a cabeça decepada e não teve tempo de se redimir dos pecados , só se arrependeu depois de morto , não sabia a história completa dele confesso que fiquei chocado
Esse cara falou muito bem.. Paviotti, esse é o cara .. Tomaria fácil o seu lugar e seus seguidores.. Histórias completas e um conto inteligentíssimo.. Parabéns..
Só algumas correções. O nome de Lídia, era Lídia Pereira de Sousa. Zé Baiano matou Lídia de madrugada enquanto os outros cangaceiros dormiam, os cangaceiros contavam que apenas ouviram Lídia gritar e Zé Baiano chorar. Mas, o túmulo de Lídia existe, isso significa que ele realmente a matou.
Boa noite, bacana, cheguei recentemente no canal e vendo muitos videos diariamente! Top, gostaria de ver um vídeo falando do criminoso que matou segundo fontes, mais de 100 pessoas pelo interior de São Paulo no final do século XIX! Diogo da Rocha Figueira, mais conhecido como Dioguinho! Obrigado e parabéns pelo conteudo!
Referências:
ARAÚJO, Antônio Amaury Corrêa de. Lampião: as mulheres e o cangaço. São Paulo, SP: Traço, 2012, c1985. 399 p., il.
IRMÃO, José Bezerra Lima. A saga do cangaceiro ferrador - Sua morte em Alagadiço. S.d. Disponível em: www.saladearmas.com/noticia/a-saga-do-cangaceiro-ferrador-sua-morte-em-alagadico.
MELLO, Frederico Pernambucano de. Guerreiros do sol: violencia e banditismo no Nordeste do Brasil. 4. ed. São Paulo, SP: A Girafa, 2005. 458 p., il.
NEGREIROS, Adriana. Maria Bonita: sexo, violência e mulheres no cangaço. Rio de Janeiro, RJ: Objetiva, 2018. 293 p., il.
O CANGAÇO na literatura. Canal do UA-cam. Disponível em: www.youtube.com/@OCangaconaLiteratura
Obrigado pela referência
Com as referências que você usou, Amaury, Frederico e Robério, a qualidade e seriedade do seu canal está garantida!
Criminoso é vc dizendo que o cangaço se tratava de criminosos.
Aquela época a corrupção era tão avançada que populares decidiram se rebelar daí surgiu o cangaço.
Quem cometia crimes eram os senhores de engenho que se não fosse lampião até hoje massacrariam as famílias pobres do sertão brasileiro
E aí, galera. Vamos ajudar o cara aí. É dois cliques. Votem no livro dele, "O Capeta Caolho contra a Besta Fera". Ajuda muito e não custa nada. se votarem a gente fez os vídeos do Pedrinho Matador e do GanGan, como vcs queriam.
Só acessar pelo link: www.premiogeek2edicao.com.br
Voteiiii
Sim.
Tmj 👏👏👏👏
pooo fui votar já tá encerrado infelizmente
SOU PROFESSOR DE HISTÓRIA PAVIOTTI MUITA PESQUISA, BOM CONTEÚDO E UMA OTIMA NARRATIVA. PARABÉNS.
Excelente relato e narrador, moro no Extremo Oeste da Bahia e aqui tem muita história. Uma dica para o Joel é falar sobre a Kelly Cyclone (vulgo Dama do Pó), uma narcotraficante conhecida de Salvador que foi assassinada a plena luz do dia há pouco mais de 10 anos, o que causou grande comoção na cidade na época.
Uma narcotraficante?? 🤔🤔
Lembro desse caso
Como? Uma traficante foi morta e teve comoção ? Kkkkk não é atoa que seu estado votou em peso no lula né ? Kkkkk trem aí é bagunçado msm, desde sempre
@@felixfernandes738oxe..e oq tem haver ? Sou de Pernambuco, aqui teve briga entre famílias Araquan, bem vindos, Cláudios ....e votou no Lula...e oq tem haver ? Vai entender essa cabecinha !
@@clebsonfernandes9978sim...era bem conhecida na Bahia toda!
O Fenômeno Cangaceirismo teve início mesmo com o "Cabeleireira", depois Jesuíno Brilhante o Cangaceiro Romântico, depois Antônio Silvino o Rifle de Ouro, depois Senhô Perreira e por Fim Lampião. Tendo essa o maior tempo dentro do Cangaço.
Durante 20 anos. Tem muita coisa e personagens dentro do Cangaceirismo. Cangaceiros , Volantes, Coronéis, Mulheres, Coiteiros .
Ótimo vídeo.
Incrível esse livro "OCapeta- Caolho contra a Besta- Fera". Excelente escritor 👏🏻
Eu não gosto de ler. Mas pelo título deve ser um livro muito bom.
Excelente narração. Em cima da verdade e com aprofundamento de um doutor em sociologia e história nordestina. Parabéns! Vou me inscrever no seu canal.
Parabéns pelo trabalho de vocês, uma aula de como fazer uma pesquisa e de como mediar conhecimentos. Sensacional!
Gratidão pelo elogio David!
Excelente vídeo. É um prazer ver a história sendo narrada com didática e linguagem simples. Voto dado! Obrigado mais uma vez, Joel!
Carinha da hora , vou votar lá !
Parabéns Everaldo Rodrigues , estudei com a sua irmã a muito tempo . Fico feliz pelo seu crescimento!!
Parabéns também pelo livro publicado !!
Sucesso cara 👏👏👏
Mais um vídeo incrivel como sempre, história contada com muita dedicação e com máximo cuidado, adoraria ver vídeos sobre alguns outros nomes do cangaço como corisco etc, muito sucesso aí
Que video maneiro rapaziada 👏🏽
24 min e passou super rapido.
Uma historia com boa narrativa, e bons detalhes historicos bem interessantes. Apoio mais colabs assim !!!
Oi, adorei esse formato de participação e seria super legal acontecer com outras pessoas conectadas ao temas abordados. Eu amo esse canal e toda equipe que participa e faz os vídeos, gostei de conhecer o autor do livro e vou buscar uma forma de adquirir a obra dele. Beijinhos!
Vídeo sensacional, parabéns Joel por ceder o espaço do canal, aula de história!
Fala do policial da força volante chamado ANTÔNIO JACÓ, conhecido pelo vulgo FERA DE ANGICO. O combatente que teve maior destaque na emboscada que matou Lampião em 1938 na grota do Angico
esse era brabo, ele que matou o lugar tenente de lampião, luis pedro,; antonio jacó era um ser humano desprezível, assassinou a sua primeira esposa e a segunda juntamente com a sua filha no bairro da liberdade me São paulo.
Paviotti, chama ele pra mais narrações!
Também amei!
O canal "O Cangaço na Literatura" é muito foda pra quem tiver interesse sobre o cangaço. Tudo que é história , tratada de forma séria e com bastante pesquisa.... Interessante demais. Eu dei uma diminuída nos últimos tempos, mas já maratonei muito vídeo e o Robério é um cara legal de ver.
Esse canal é absurdamente bom! Parabéns pelo trampo, Joel!!!!
Que narrativa absurda, o iconografia tem visão ein 👏👏, mais vídeos do cangaço pq esse nível de clareza e explicação não se acha em nenhum outro canal !
Uma fase nefasta do Nordeste brasileiro . Época do coronelismo e descaso político . Sofreu o lado mais fraco da " corda " , população desprovida e carente .
@@israelbezerra1457 achei q era lula q tava
Visão
Tais falando da era PT?
@@owhesley nada . Anos década 1920 , 30 , 40
@@israelbezerra1457 kkkkkkkk e pt que tirou a água de lá ?
“O homem, que nesta terra miserável mora entre feras, sente inevitável necessidade de também ser fera.” (Augusto dos Anjos, Versos Íntimos)
Em tempo e espaço brutais, não muitas pessoas escapam de ser ferozes. Brincar de mocinho e bandido é muito legal, mas é coisa de criança. Volantes perversos, cangaceiros perversos... Tempo e espaço perversos. Adultos, espera-se, não compartimentalizam; adultos estudam.
Que vídeos senhores, que vídeo!!! Sensacional do começo ao fim, tanto a exposição da historia, tanto quanto a conscientização do viés racista que permeia os relatos. Muito obrigado por este conteúdo de primeira! O cangaço tá cheio de historia no estilo do Iconografia da historia.
Bom video, faz sobre o volante zé rufino, o maior matador de cangaçeiros, homem que até lampião tinha medo.
Tbm tem o cangaceiro mais malvado do bando de lampião, cangaceiro gato mt bom a história deles.
Lampião não tinha medo. Os Nazarenos eram mais valentes. Zé Rufino era estrategista,ou seja sabia arma emboscada, ter êxito. Mas sim foi o maior matador.
Lampião não tinha medo de Zé Rufino não
Numa entrevista, Zé Rufino disse que "Lampião não tinha medo de ninguém!"
Traição não tem perdão. Seja no que for.
Espetacular!! Ótimo esse formato de vídeos mais longos e mais detalhados! Parabéns pelo Canal e evolução
Zé Baiano não é tido como o mais cruel do Cangaço Lampionico. Mas sim o Cangaceiro Gato, pois esse teria matado 7 pessoas da sua família. E ameaçado a própria mãe.
O gato era louco mesmo, o bixo era ruim!!
Realmente, Gato era diferenciado.
Realmente! Gato é de longe o mais perverso cangaceiro da história, as histórias sobre são sinistras
Ameaçado nao , ele cortou a língua da própria mae por ter dito aos volantes aonde estavam o bando
@@pensador387 Isso não aconteceu.
Faltou indicar também o Livro "Zé Baiano" do professor Roberio Santos que é o apresentador do canal Cangaço na Literatura
Já chego dando like que este canal aqui é DEMAIS! Salve de Venda Nova, Bh, zona norte!
Everaldo Rodrigues, escritor ✍️! Bem vindo!
Sensacional Estudar o Cangaço não é fácil e demanda muito tempo, aqui foi falado apenas do Zé Baiano e tem mais ainda sobre ele, mas é um assunto muito extenso. Eu leio bastante sobre cangaça há alguns anos, passando por todos os renomados pesquisadores e esse cabra ai estudou muito viu!! PARABÉNS, é muito estudo para conciliar diversas fontes de estudo e ainda filtrando as fantasias que criaram sobre o tema. Muito bom
É um caso que que marcou a história do Sertão.
Excelente apresentador,chame ele mais vezes pavioti❤
Muito interessante. Gratidão ❤
Bom vídeo, bem contextualizado. Sugiro a vocês a historia de um cara chamado, Adão Latorre , ou nego Adão , tenente coronel dos Maragatos , Adão era degolador de inimigos chimangos , é acusado de mais de 100 degolas na revolução federalista . Também lutou na revolução libertadora de 1922 contra Borges de Medeiros onde morreu no campo de batalha aos 80 anos . Esses fatos , que fazem parte da historia do Brasil, por serem do Rio Grande do Sul quase não são conhecidos do grande publico
Muito bom. Parabéns aos idealizadores do vídeo!
Melhor vídeo já feito
Adorei!!! Mais vídeos sobre o tema, por favor
Excelente análise!👏👏👏👏👏👏
Gostei desse cara ai man sucessos pra ele
Valeu!
Essa questão do ferro, o Zé baiano achou esse ferro de um cara que eu nem lembro o nomes as iniciais era JB e nisso enquanto o zé baiano ferrava um cangaceiro disse que as siglas era de José Baiano, o zé adorou a ideia e passou a levar o ferro consigo.
Coisa boa,eu sigo o canal do Cangaço na Literatura, sobre Lampião e o cangaço!!e tenho o livro sobre o Zé Bahiano
Voto computado com sucesso! Boa sorte!!
Cara responsável nas palavras parabéns mano
Tem várias histórias boas do cangaço. A de Corisco e a companheira Dadá também é muito boa. A história do próprio cangaceiro Gato que era tão cruel quanto Zé baiano. Pra quem gostar do tema eu indico as páginas do UA-cam "O cangaço na literatura" e "Cangaçologia"
Mais um vídeo fantástico, extremamente rico, parabéns 👏👏👏👏👏👏👏👏👏👏👏👏
Sensacional! Parabéns, Everaldo!
Edson
Primeira vez comentando um vídeo de vcs, achei o canal a mais ou menos uns 3 meses. Canal muito bom, com uma ótima pesquisa e fonte de estudo, parabéns mesmo pelo conteúdo. Comentei nesse vídeo, porque sou nordestino, e a historia dessa região aqui do pais e cheia de coisas interessantes, inclusive e não menos importante o cangaço. Eu sou das pessoa que acredita que eles não eram heróis, apesar de todo sofrimento e dificuldades dessa região na época, e gostei da forma como foi trazida a historia, de forma imparcial.
Ótimo vídeo, e ótima parceria, espero mais vídeos com ele, ficou show mesmo.
Excelente Video! Faz um sobre o Volta Seca
Por mais VÍDEOS LONGOS assim. 🙌🏽
Não tenho nenhuma convergências com às ações de Lampião, gosto de acompanhar ás histórias
Excelente vídeo 👏🏻👏🏻
TRÁS MAIS VIDEOS SOB O CANGAÇO, GOSTEI MUITO
Essa história do Zé baiano metade mentira, metade verdadeira, o cara que matou ele devia um dinheiro para ele, e sobre a Lídia não tem certeza se ele matou ela mesmo. Esse cara não sabe da história do Cangaço
O melhor canal sobre o cangaço e cangaço na literatura.
Zé Baiano foi o maior corno do cangaço.
Uma senhora que morou em Capela e conheceu Lidia na década de 30 falou em 1960 que Lídia disse a ela que Zé Baiano tinha dificuldades de ereção e por este motivo tinha rancor de mulheres.
Esta senhora se chamava Marinete e faleceu em São Cristóvão em 1963.
cangaço na literatura é um grande canal mesmo
Sobre a morte do Zé Baiano existem vertentes tipo. Matou com medo dele levar as filhas de Antônio de Chiquinha. Matou por dever dinheiro a ele. Matou para roubar ele. Digo que as três coisas contribuíram.
Foi ele sim, que matou Lídia na Pia das Panelas.
Isso mesmo , o cara vem dizer que a sociedade foi racista com Zé baiano , mal sabe ele o quanto esse ser foi cruel . Muitos soldados da época eram negros e mulatos , ganhavam pouco e passavam dias na caatinga correndo grandes riscos e com péssimas condições de trabalho !
@@kaikeandrade6614 Você não entendeu...Ele disse que OS JORNAIS E ESTUDIOSOS DA ÉPOCA BUSCAVAM EXPLICAR O BANDITISMO COM BASE EM CARACTERÍSTICAS FÍSICAS! e isso recaia principalmente nos indígenas e afrodescendentes, pois tinha um BIOTIPO NÃO EUROPEU, ou seja, NÃO EVOLUÍDO COMPLETAMENTE, pois, segundo eles, somente o povo europeu estava no auge da EVOLUÇÃO.
Muito bom parabéns meu amigo por nós proporcionar um pouco dessas narrativas muito bom mesmo
Zé baiano era o cangaceiro mais rico de todos eles, era mais rico até que lampião.
Sim, além de cangaceiro, ele era agiota
Faz um vídeo falando sobre a Kelly cyclone (dama do pó)
baita vídeo, parabéns a equipe 👏
Sou pesquisador, e posso dizer que Zé Baiano era novato, em comparação com o cangaceiro Arvoredo e Calais. Esses dois foram os que mais usaram o "ferro em brasa".
Não tem literatura falando sobre isso. Embora sim, não era só ele que usava. Calais é tido mais como o Cangaceiro Feiticeiro.
@@Cisaro71 De certa forma, essa questão é mais profunda. A literatura é muito superficial.
Nesse caso não foi racismo , Zé baiano éra muito perverso . Corisco éra branco e perverso da mesma forma de Zé baiano , espalhava o terror por onde passava e deixou marcas aterrorizantes nos sertanejos !
Paviottando sempre...!!! Forte abraço Família IH...!!!
Conta a história do Diabo loiro O corisco também braço direito de lampião história top também!!
"Fatada" seria "Buxada"? Vídeo muito bem feito, parabéns!
Primeiramente eu já deixo o like e dps vejo o video, ceis são os melhorzin...🎉🎉🎉
Nisso mini Charles Paraventi mandou muito bem 👏🏻👏🏻👏🏻👏🏻
Esse vídeo está muito bem elaborado.
Queria que falassem sobre alguém pior que je baiano. O cangaceiro de nome Gato
Faz um vídeo sobre a revolução Haitiana!!!!
Queiroz pod cast: "Alexandre França".
Pra entender um pouco do cangaço esse pod tá incrível.
fala pessoal, Fala sobre a historia da familia daqui de pernambuco, Novaes e Ferraz.. e uma otima historia da região aqui da serra talhada
Ah Joel, esse escritor narra muito bem os fatos. Poderia trazer ele mais vezes ao canal. (Desculpe escrever esse escritor, é que não me lembro de seu nome).
Zé Baiano está redmido de seus crimes, hoje faz trabalho de caridade em centros espiritas. Ele incorporava no médium da casa que eu frequentava nos anos 90, bom, o que posso dizer, com ele é sem papas na lingua, é preto no branco, sem margem de erro. Muito correto e muito justo, não passa a mão na cabeça de entidade trevosa não. Gostavamos do jeito dele, ele começou a vir após Pai João da Caridade o chamar para nossa casa, e parar de incorporar no mestre da casa, pois Pai João precisava trabalhar em outra esfera universal, mas, a casa ainda leva seu nome. Disseram que essa anguistia e sede por sangue, se devia a uma encarnação durante a guerra civil americana, a qual, não deu certo, e ele foi morto por um Yankee. Ele não aceitou essa derrota, e cravou isso em seu espirito. As entidades superiores decidiram então, retirarem ele de circulação, e fazer ele se redmir, doutrinando espiritos de esquerda malignos. Seu companheiro Lampião, segue preso na colonia penitenciaria Astral 1, que fica alocada na Lua. Sim, a Lua Terrestre, nosso satélite. Ali, ficam almas menos perigosas. Uma das 3 penitenciarias espirituais do universo, contando com Marte e Plutão, niveis 2 e 3 respectivamente. Ah, e sim, ele reencarnou negro, justamente, por ser racista na época em que morreu na guerra ameriana. Tirem suas conclusões!
Aê Joel, conta pra nós a história do PGC, aqui de SC
Minha mãe é do candomblé e recebe Zé baiano que está trabalhando com ela pra ser perdoado dos seus pecados , minha mãe falou que ele está preso no mundo espiritual tendo que trabalhar para se redimir dos pecados....eu realmente não sabia dessa história dele 😮😮😮😮sempre minha mãe recebia o espírito dele ,ele falou pra mim que era cangaceiro que foi assacinado e teve a cabeça decepada e não teve tempo de se redimir dos pecados , só se arrependeu depois de morto , não sabia a história completa dele confesso que fiquei chocado
Nossa, eu sou espírita e acredito em vc.
Os cientistas da época achavam que o tamanho do crânio tinha grande relevância tbm para as pessoas cometessem crimes
O que hoje sabemos ser uma utopia, né.
Legal
Canal mais bravo de Cangaço de todo o UA-cam. Abraço Roberio
👏🏻👏🏻👏🏻👏🏻 excelente conteúdo
Que tema semelhante à fatos desconhecido mesmo assim adoro os 2 canais.
Que vídeo top 🔥
Ótimo tema.
MAIS HISTÓRIAS SOBRE O CANGAÇO POR FAVOR!
Valeu 👍 gostei...
Fala do Coronel Zé Rufino o rival de lampião.
Esse cara falou muito bem..
Paviotti, esse é o cara ..
Tomaria fácil o seu lugar e seus seguidores..
Histórias completas e um conto inteligentíssimo..
Parabéns..
É muito loka essas histórias do cangaço
Irmão, Faz um vídeo sobre a revolução Haitiana !!!!!!
Faz um vídeo sobre a revolução Haitiana!!!!
Faz um vídeo sobre a revolução Haitiana!!!!
Faz um vídeo sobre a revolução Haitiana!!!!
Faz um vídeo sobre a revolução Haitiana!!!!
O pidrin éra um verdadeiro cangaceiro 🤒🔥
Conta a história do cangaceiro Antônio Silvino
Quero mais dessas histórias
Só algumas correções. O nome de Lídia, era Lídia Pereira de Sousa. Zé Baiano matou Lídia de madrugada enquanto os outros cangaceiros dormiam, os cangaceiros contavam que apenas ouviram Lídia gritar e Zé Baiano chorar. Mas, o túmulo de Lídia existe, isso significa que ele realmente a matou.
Hj achei tão estranha a globo enaltecer essa bandida da Maria bonita , deu a entender que ela é uma heroína
Boa noite, bacana, cheguei recentemente no canal e vendo muitos videos diariamente! Top, gostaria de ver um vídeo falando do criminoso que matou segundo fontes, mais de 100 pessoas pelo interior de São Paulo no final do século XIX! Diogo da Rocha Figueira, mais conhecido como Dioguinho! Obrigado e parabéns pelo conteudo!
Nos livros é dito que ela foi vendida pelos seus pais, Lídia
O Bem-te-vi era do Bando de Corisco por isso Lampião não se envolveu e deixou a Mercer de Corisco.
Fala sobre o massacre do presidio em altamira no Pará.
Facam um vídeo sobre o Sabino
Faz um vídeo falando do pior cangaceiro já teve gato 🐱
Esse era psicopata. Cabra ruim que só
Gato teve um grande destaque mas não é muito falado.
Everaldo é foda!
Se o cara roubava, matava e agredia mulheres nesse nível, então dizer q ele é violento e cruel, perigoso e terrível não é racismo…
Olá gosto muito do canal, fala mais das gangues americana