Vendo esses relatos sobre as mudanças de comportamento da Dadá de quando ela foi raptada e violentada até se acostumar e aceitar aquele estilo de vida, me faz lembrar da síndrome de Estocolmo. Era um apego pelo abusador que o cérebro criava como uma maneira de proteção para evitar o pior daquela situação. Tem inclusive, um filme intitulado com este nome.
So q na situação de Estocolmo nao teve estupro. Muito diferente. Ela simplesmente nao teve opção, nem pra onde ir, nem oq fazer. Ele depois do ato a tratou bem e virou oq virou...
Nesse tempo, e até algumas 3 décadas atrás, pais sertanejos nordestinos, davam suas filhas pequenas para qqr um q ele achasse q daria comida para suas filhas. Eu vi, nos anos 90, um pai dar uma filha para um homem casado, em troca de uma casinha e um roçado, para ter como viverem e criarem outros filhos. M ulheres iam buscar meninas para trabalhar na cidade, e dando " casa e comida". Pode isso?! Questão é entender o contexto social q viviam.
iai galera, deixa eu perguntar, esse video tem tanta visualização assim porque o povo gosta de ver isso mesmo ou e porque toda escola manda ver esse documentario ?
Meus pais são do Nordeste e eu moro no sul mas amo saber das histórias que envolvem essa região tão rica de Cultura resistente como o Cangaço nordestino.
Formidável. Hoje televisão aberta não promove esses documentários, fecham o ciclo em si mesmas. Nos anos de 1970, esses documentários eram acessíveis em rede nacional. Ainda bem que a internet disponibiliza esse acervo cultural.
@@edcarlosdeandrade5587mais redes de tv como sbt band e Record perdem audiências por burrice esses documentários além de passar na tv poderiam virar seriados e novelas muitas pessoas se interessam e outras interessariam e incluíriam as histórias do padre cicero e o bando de curisco teria muita coisa para mostrar
Que orgulho, ouvir o nome da minha cidade nesse documentário riquíssimo 👏🏻 Aqui em Mossoró, todo ano temos o "Chuva de bala no país de Mossoró" que conta a história da passagem de lampião por aqui. É lindo e muito precioso. A história sempre viva na nossa cidade 😍
Genteee,isso é história! Faz parte da história do país.Nao vejo que uma matéria dessa é honrar bandidos. Isso é história. Parabéns por esse documentário!
Lampião matou políticos Corruptos e coronéis corruptos ai os políticos mandam o exército mata o lampião ai chama lampião de bandido mais lampião foi homem de coragem para enfrentar os políticos coronéis safados corruptos
@@netto4437 rapaz vc sabe até qui lampião era homossexual e ladrão vc tá bem informado r cheirou a turma do lampião pq vc fala qui eles fazia kkkktanta iguinorancia e revolta duvido qui vc naoseja um daqueles qui gosta do bol6e do lula qui roubam do s pobres e
Eu tive o prazer de ir no sertão nordestino, conhecer um pouquinho da historia ao vivo. Fui no museu do cangaço na Serra Talhada-PE e na casa onde nasceu Lampião e também em Piranhas-AL, na Grota do Angico, onde aconteceu o triste episódio do massacre de parte do bando. No meu canal eu coloquei humildemente um vídeo contando um pouco da historia.
Muito bom documentário, minha mãe é de Juazeiro da Bahia tem 76 Anos Nascida em 41, e ela conta que me na época do meu bisavó eles passaram pela fazenda dele e pediram comida, e levaram meu avô jovem e ele teve de acompanhá-los até um determinado local em troca da comida e mantimentos e depois foi libertado por assim dizer.
ENTÃO QUEM SABE PODEM ME AJUDAR, SE INTERESSANDO POR ESTA HISTÓRIA,E PESQUISANDO, E SE VERÍDICA FOR, DIVULGANDO A MESMA, ENTREVISTANDO DORIVAL, P/QUE A HISTÓRIA DO CANGAÇO NÃO SE APAGUE, FICANDO PRAS FUTURAS GERAÇÕES !* SABE SE DONA EXPEDITA, FILHA DE LAMPIÃO E MARIA-BONITA, É MEIA IRMÃO DE DORIVAL MARÍTIMO?OU SE DORIVAL É FILHO DE ALGUÉM CONHECIDO DO BANDO, TALVEZ CORISCO,OU ALGUÉM DE DESTAQUE? QUE FOI EMBARCADO AINDA JOVEM, por que quis,P/SER DESLIGADO DA FAMÍLIA PARA SUA SEGURANÇA, E DEPOIS SEGUIU SUA SAGA NO SUL, QUANDO DEIXOU A FUNÇÃO DE MARINHEIRO! OU SE ELE É FILHO DE ALGUÉM DO BANDO DE LAMPIÃO, E QUEM SERIAM SEUS PAIS ? PARECE QUE ELE TEVE UMA IRMÃ MAIS VELHA, QUE MORAVA NO INTERIOR DE SÃO PAULO, QUE DESCONHEÇO SE É VIVA OU NÃO, MAS ESTA DEIXOU DESCENDENTES! É QUE CONHECI PESSOALMENTE FAZ MUITO TEMPO DORIVAL MARÍTIMO , DÉCADAS ATRÁS , MOTIVO DE MINHA CURIOSIDADE ! SE ELE VIVO ESTIVER E ACHO QUE ESTÁ , SEI MAIS OU MENOS SEU PARADEIRO! = = = = = = SEU NOME VERDADEIRO DE DOCUMENTO É DORIVAL DA SILVA ! ELE ME CHAMAVA DE ONCINHA MACHINHO , POIS IA MATAR MEU PAI,A PEDIDO, E EU FIQUEI SABENDO E SEM CONTAR A NINGUÉM, ME ANTECIPEI, E MENINOTA AINDA FUI ATRÁS DELE NO MATO E O ENCONTREI !DEPOIS ELE ME CONTOU QUE FOI O ÚNICO SERVIÇO QUE NÃO FEZ, POIS UMA MENINOTA NUNCA HAVIA IDO PROCURÁ-LO!DEPOIS CRESCI, NOS ENCONTRAVAMOS EVENTUALMENTE E TINHAMOS MUITO RESPEITO UM PELO OUTRO,E LONGAS CONVERSAS ! QUANDO VIA MEU PAI, PARA BRINCAR E FAZER MEU PAI FICAR VEXADO, DIZIA QUE MEU PAI NÃO CRIOU UMA MENINA, MAS CRIOU UM MACHINHO ARRETADO ! E NUNCA MAIS TENTOU MATAR MEU PAI, SEMPRE ZOMBANDO DELE , NAS POUCAS VEZES QUE O VIU,DIZENDO QUE MEU PAI ESTAVA VIVO SÓ PELA FILHA QUE ELE CRIOU COMO MACHO , APESAR DE SABER QUE EU IA SER MULHER QUANDO CRESCESSE!DORIVAL ACERTOU, CRESCI UMA MULHER BONITA E FORTE !
Aprendi muito. Viva todos os sábios estudiosos que nos dar uma aula magnífica nos passando todo conhecimento. Parabéns a todos que contribuiu nesse projeto.
O cangaço e um vício, vc começa a assistir e não quer mais parar kkkkkk, mulherada era brava, acho que dada era ainda mais valente que lampião e corisco juntos kkkk
Gente do céu, que documentário espetacular, encantador. As mulheres do cangaço com todo seu poder, coragem, dedicação e amor por essa vida de incrível periculosidade. Força e honra as mulheres cangaceiras, um marco na história nordestina
VIVA Rei Leao justiceiro guerreiro Capitao Virgulino Lampiao e Maria Bonita!! VIVA todas mulheres guerreiras Nordestinas Cangaceiras e de todo grande BRASIL!!!!!
MÁRCIO JOSÉ - Gostaria que eles ouvissem mais o Evangelho do Senhor Jesus e assim não viver de barbaridades, pois ninguém me engana dizendo que é certo viver na bandidagem, pois sempre há um caminho justo para pagarmos nossas culpas e recebermos justiças pelo bem que elegemos!
@@walterantoniorehderfilho3745 meu amigo cada um vive a sua história, essa história de Jesus Cristo tbm não tem só bondade, o próprio Jesus fez papel de bonzinho e foi humilhado agredido e crucificado de forma injusta, lampião é fruto de uma sociedade escrota coronelista e violenta que escravizavam os mais fracos e pobres com o apoio da justiça brasileira, eu acho que o mundo só vai consertar com derramamento de sangue, o Deus em que eu acredito é Deus de justiça e ele não vai deixar passar em branco tanta injustiça contra o povo humilde e manso que tem nesse pais, se o povo não reagir vc pode ter certeza que Deus vai fazer a coisa acontecer
esses videos do cangaço, quando tem os depoimento dos proprios cangaceiros, é um video muito rico da historia do cangaço, assisto mil vezes se for posivel, pq sei q tem verdades nele, parabens pelo video quem postou,
O cangaço faz parte de nossa história e näo pode ser esquecida. Deve ser contada nas escolas. Acho muito mais interessante do que muitas idiotices americanas que säo incutidas na nossa juventude. Precisamos resgatar a história feita por nossos irmäos, no Brasil e na América do Sul. Na Africa e na Asia. Obrigada por ter postado. Serei uma acompanhante apaixonada, e amando os jovens que participam nas pesquisas desse tema.
@@leonorgasparpereiraleonorg6094 E a violência vem antes do cangaço. A escravidão, senhores de engenho, estupravam meninas, e sem respeito nenhum as esposas, e até suas crianças. Os pais nordestinos pobres da seca, davam filhas para quem pudesse alimenta Las. O contexto social era outro. Não achavam q uma menina de 12 anos, menstruou, já podia ter relaçoes sexuais. Muita ignorância! E a violência continua...
Doa a quem doer, essa é uma parte muito importante da nossa história. Não se trata de romantizar ou não o período do Cangaço e a participação das mulheres, mas de deixar registrado como nossa sociedade vem evoluindo. Vamos procurar saber do Brasil e das pessoas que constroem nossa história. Vamos procurar sempre saber e refletir sobre nossa realidade, o agora☘
Maravilhoso documentário e enriquecedor. Aprendi mais assistindo ao documentário do que nas aulas de história do Brasil na escola. Parabéns aos realizadores.
Meu pai era da Policia Paraibana. Desde pequena ouvia as historians dele nas perseguicoes a Lampiao e seus cabras. Essa eh uma parte de Nossa cultura nordestina, de nossa historia. Muito bom esses documentarios!
Essas roupas...e o calor do sertão nordestino, meu Deus!! Rsrs Moro em Fortaleza, e não me acostumo com o calor, e temos ventos do mar...bem mais fresco q os sertões.
Culturalmente falando é excelente. Conhecer tudo sobre o povo brasileiro. O cangaço é fascinante! Parabéns aos envolvidos, pela qualidade do vídeo e a riqueza de detalhes.
Que resgate histórico maravilhoso! Deu vontade de estudar mais sobre o cangaço. Pena que tem gente ignorante que tem uma opinião formada sobre tudo e sem nenhum embasamento histórico ou verídico; e que nem sequer percebem a importância de compreendermos todos os fatos e momentos da nossa história e formação de nosso país. Por isso continuam na obscuridade e sem entender o que o país se tornou hoje, repetindo velhos erros.
Concordo plenamente! O problema é que todo mundo pensa que pode ser historiador, pensam que o senso comum é o suficiente para poder perscrutar a história e acaba recaindo numa visão extremamente pobre, preso em julgar quem é bom ou quem mal, negando toda complexidade do ser humano, toda ambiguidade. Um historiador passa no mínimo 4 anos no banco de uma faculdade estudando e as pessoas acham que o "achismo" dá conta de julgar os personagens históricos.
@@augustosantos314 Todo ser humano tem historicidade, mas o fazer historiográfico pertence ao historiador que possui a destreza, para tal. O problema das ciências humanas é que o seu material de trabalho nem sempre é palpável para o senso comum, pois esse conhecimento nem sempre se pode pôr numa prateleira para ser vendido, ou não se pode ser transformado em comprimidos para curar uma dor física, por isso nem sempre é um trabalho compreendido. O trabalho de um historiador é diferente justamente por essa natureza intangível e por isso sempre questionado e vilipendiado, ao contrário de um médico, de um dentista, que trabalha diretamente com o físico, com o concreto, ninguém questiona que só esses profissionais é que são habilitados para fazer uma cirurgia por exemplo. Creio que é só ter um pouco de bom senso para compreender isso, mas vejo que muitas vezes as pessoas preferem fazer questionamentos tolos do que admitir que é preciso sim, ler e escrever bastante, ter afinco, dedicar anos de estudos, passar por instituições de ensino para ter o direito de usufruir um título.
@@annenascimento3831 não desmereço nem desprezo a necessidade e o brilhantismo desse profissional. Cheguei às portas de me graduar em história e sei das dificuldades e da essencialidade desse profissional. No entanto, em que pese o fato de concordar com você ante a importância desse profissional não acredito que o ser historiador seja exclusivo daquele que esteve na academia. Há inúmeras pessoas que não o são, mas que fazem o papel com destreza. E sim, acho que todo aquele que tem vocação pode ser historiador, ainda que não tenha passado pela academia. Você é historiadora, certo? Todo meu respeito e admiração a você pela brilhante profissão.
Maravilhoso documentário!!! Estão de parabéns!!! Vocês fazem jus ao nome Euclides da Cunha!!! Grande abraço a todos da equipe técnica que trabalhou nesse lindo documentário!!! Sei nem mais o que falar para elogiar vocês todos... Até a próxima...
Incrível documentário. Aborda a temática do Cangaço sob uma ótica inédita. Preciosa pesquisa, entrevista....tudo perfeito. Frederico Pernambucano de Mello como sempre, transmite autoridade e convicção no que fala. Espetacular. Merecedor de um prêmio nacional.
Q documentário fantástico adoro histórias, e documentário sobre o cangaço e tudo sobre o bando de lampião meu conterrâneo lampião. Sou pernambucana nascida em Serra talhada e moro aqui ah 36 anos nunca sai
O que dá para entender , era que algumas cangaceiras adquiriam a síndrome de Estocolmo algumas como Dada e Sila certamente nunca ouviram falar nisso pois a síndrome consiste em criar relações de afeição pelo seu sequestrador , fora outras que entraram por gosto mesmo como Maria bonita são histórias surpreendentes. Mulheres que tiveram uma vida miserável que narraram seus conflitos muitas vezes sem escolha mas que não tiveram glórias nas suas ações !!!! Pois estavam no lado errado da história
Não vejo dessa forma.Viveram em um período de muita violência e provavelmente ,a princípio se sentiam protegidas. Dada por exemplo aprendeu a amar Corisco que tinha um grande amor por ela. Cada um vive o seu contexto ,seu destino razão pela qual, não julgo ninguém.
Falar todo mundo fala, até combatente veterano diz que as vezes o medo bate, alguns dizem que quem diz q nao tem medo ta mentindo. Corisco teve sorte, se fosse hj em dia ele tava no Cotel sendo violado.
@@pagodebregaeforro2803 Hoje em dia só tem frouxo... É comum se ver vagabundo dando uma de bandidão, mas quando é pego pela polícia, é um tal de "desculpa senhô" pra cá, "perdão senhô" pra lá...
Sem sombras de dúvidas, é um dos melhores documentários que já assisti sobre cangaço, uma riqueza de conteúdo inefável, pessoas sérias no assunto, um tesouro de imagens, e o melhor -o olhar central do documentário- a importância de uma reflexão da relevância do feminino para o fenômeno do cangaço.
É um grande documentário! Como foi a vida das mulheres do cangaço! Elas se adaptaram a viver uma vida diferente, daquelas que estavam acostumadas antes. Foram mulheres de muita força de vontade. Eu jamais poderia viver assim.
Maravilhoso sem palavras para demonstrar a minha tamanha alegria e orgulho de ver essa história parabéns.Moro em Portugal e estou sempre vendo coisas interessantes sobre meu nordeste parabéns mais uma vês a todos os envolvidos neste projeto parabéns
As mulheres cangaceiras dizem uma coisa e os historiadores dizem outra. É muito contraditório. As cangaceiras afirmam que não gostavam daquele estilo de vida e os pesquisadores insistem com essa escolha de vida alternativa. Mais alguém entendeu assim também? Ou eu é que não entendi?
Pelo que eu intende até agora algumas mulheres entraram pro cangaço por que quiseram como Maria Bonita, Mariquinha e Lídia e outras foram sequestradas e levadas a força como Dadá, Sila e muitas outras.
A questão é o seguinte, as mulheres tinham uma liberdade maior no cangaço, no entanto elas sofriam o mesmo machismo que a nossa sociedade tem e propraga. Da uma olhada no número de mulheres assassinadas e que sofrem abuso dentro dos "lares familiares".
Excelente documentário. Mulheres sofridas e valentes. Não tinham outra opção. naquela época mão tinha mimimi nenhum. Por fim, acabavam se acostumando com aquela vida, , mas porque não tinha outra saída. Parabéns.
Sou baiana, mas vim para SP com 8 anos...leio as histórias do Nortedes, e imagino que tristeza se tivesse vivido nesse tempo....quantas famílias sofrerem com suas filhas.
@@pagodebregaeforro2803 viver no nordeste é infinitamente melhor que viver em pontas de ruas de bairros superlotados, sendo refem de traficantes, e andar sempre sobressaltado se vai ser assaltado ou não.... quanto a emprego tem sim, basta ter coragem de trabalhar ou ser seu próprio patrão.
Meus parabéns aos amantes e estudiosos dessa época. Essa história ainda está viva por causa de e de pensar que meus avós e tios mais velhos falava desse tempo, onde tiveram que praticar o êxodo pois sentiram dentro da própria família os reflexos daquele tempo....
O conteúdo histórico do documentário é indubitavelmente fascinante, tanto que você assiste até o fim. Todavia os meios, a causa e o sofrimento tanto deles quanto das famílias vitimadas por eles não é nada agradável. O importante, ao meu ver é que um povo que não conhece sua história corre um sério risco de repetir os erros dos seus antepassados. Parabéns aos produtores pelo excelente trabalho e registro!
Eu tô emocionado aqui, não sei exatamente porque os meus olhos já encheram de lágrimas várias vezes enquanto assisto, a história do cangaço mexe comigo demais.
Fantástico! Imagina se o brasileiro valorizasse a cultura e história nacional que nem valoriza e glorifica a cultura americana, aonde não estaríamos? O Brasil é rico demais. Viva o Nordeste!
Stela Rufine ou Stela de Rufino. RSS brincadeira, você tem razão. O Brasil tem uma história riquíssima, porém o Estado não preserva sua própria vida e o povo acaba em outros países. O Cangaço é fascinante.
@@crispinaelainelopesvargas6910 , tem que ser valorizado, sim. E estudado, discutido e documentado como fez esse filme. Independente de juízo de valor, o cangaço é fascinante como manifestação cultural e histórica. E fechar os olhos pra história a gente já sabe pra onde leva, né?
@@crispinaelainelopesvargas6910 Estude senhora! História TB é cultura (conhecimento). Se estudar a. República Oligárquica (responsável pela nossa segunda Contaituicao, pelos coronéis, o voto de cabresto, e TB pelo cangaço na sua fase mais brutal...) , estará embutido nesse período os movimentos sociais, revoltas (chibata, tenentismo etc), messianismo contestado e Canudos), banditismo (cangaço) etc etc Partes de um contexto histórico que precisam ser conhecidos... na luz da história para nós afastar da escuridão da ignorância. É ler, assistir, escutar e não entender absolutamente nada! Isso é ruim...
Reconhecer o cangaço como um fato histórico ė necessário. Diferente é fazer apologia ao banditismo, ao sofrimento e horror que csusaram a tantas pessoas, considero ignorância ou mau caráter mesmo. Muito prejudicial à sOciedade e à formação de valores das novas gerações, que vão assimilando a violência como referência em suas vidas.
Maravilhoso documentário mesmo que em muitos momentos percebe-se uma glamorização do cangaço. Respeito todos a história é rica mas o fato é que lampião se utilizou das injustiças sociais para viver a margem da sociedade. Guardado as proporções é o mesmo argumento de qualquer líder do crime organizado no Rio e em São Paulo. Parabéns pelo documentário, fica aqui só esse ponto.
Maravilhoso documentário! Quanta riqueza de detalhes e informações. Parabéns a todos envolvidos nesse grande documentário que mostra com mais "humanização" sobre as pessoas que foram consideradas como bandidas antes, mas hoje estão em uma posição para discussão se eram heróis em tempos difíceis em um país cruel com seu povo sofrido (se bem que hoje em dia ainda é assim). Grande abraço a todos!
@@ValdirdeSouzaPereira Não são os guerreiros e assassinos que banham as mãos em sangue inocente??? Julio Cesar, Gengis Khan, Napoleão, Adolf Hittler, a diferença é que D. Dadá sobreviveu...sem uma das pernas, cumpriu a sua pena judicial como uma das testemunhas oculares das misérias nordestinas dos tempos LAMPIÓNICOS...kkk👍
Falar ? Até papagaio fala ... Comentar então ... nem se fala ! Registro importantíssimo para a nossa pouca estudada História do Brasil. Se perguntar pra 99% dos "comentaristas" ninguém conseguirá levantar o que acontecia no Brasil da década 1930. Daí sai pérolas como as que li aqui. É triste um povo sem orgulho de sua História porque é um povo sem Memória. E aí as "otoridade" deita e rola. Parabéns ao canal por partilhar a História de quem viveu por dentro da História. Dar voz a quem nunca teve voz.
Que passeio maravilhoso pela floresta encantada da caatinga, esse espírito que vaguea por esses sertões vivem aceso no coração do povo nordestino não por orgulho facínora mas pelo respeito as nossas raízes e antepassados.
A beleza e brilho das narrações não e pela glamourização do bandido ou do mocinho, mas sim da ciência História (essa que não é pautada no bem ou no mal). Estude sobre a Rep. Oligárquica depois comente.
Amei! Histórias eletrizantes sobre o cangaço. Sei lá, mas como nordestina de nascimento, admiro muito lampião e toda sua saga,não dá pra explicar...❤❤❤
Nesse tempo as mulheres apesar de simples, de não lerem jornais revistas, ndependentemente da cultura, da formação famíliarou de coisas que possam moldar o universo feminino, a gente vê que as mulheres eram verdadeiras companheiras, não eram interesseiras, quando amavam um homem. existia amor de verdade. Ao contrário da maioria das mulheres de hoje, que até jogam o próprio filho no lixo.
Já estou no 15o vídeo sobre o assunto.Só hoje já viu uns 5. É muito bom amadurecermos a ideia do que aconteceu para tirarmos nossas conclusões. Ainda bem que hoje temos a tecnologia a nosso favor. Imagine quantos morreram pensando bobagens sobre esse assunto! Grande abraço!
Que documentário rico,muito conhecimento compilado de uma forma muito esclarecedora,nos levando a uma viagem ao tempo. Toda história jamais deve ser desprezada.
Até tentei achar a casa de Dadá pelo maps mas tava sem número, se for a que encontrei ta muito acabadinha a bichinha ,ninguém preserva,gente é história. ..é maravilhoso
Baile perfumado é uma obra de arte do cinema nacional, concordo plenamente, o cangaço aparece de forma humanizado, conheço esse filme e indico, vale a pena assistir
Essa fala desse historiador (que fica passando pano pras violências dos homens durante o documentário inteiro) é só simplesmente bizarra. Como se o destino da mulher fosse sofrer essas violencias brutais por parte dos homens do cangaço.
Bela história o candeeiro ex cangaceiro de lampião morou aqui em Buíque ,e eu morei quando criança no estado do Maranhão conheci seu Lino um senhor muito calmo que contou que fez parte do bando de lampião,e realmente as histórias que ele contava hj eu vendo aqui vi que são verdadeiras ,na época eu era criança só queria ouvir ,ele contou muita coisa sobre lampião , se fosse hj eu teria escrito um livro
Maria Bonita já estava farta das andanças do cangaço. Isso foi dito por uma cangaceira em vídeo. E teve um fim trágico...ela tinha esperança de ter uma vida comum...que a volante não fosse mata la. Procure o vídeo...acho que foi Sila que falou....então não roamntizem...
1:30 com excessão de durvinha que o o pai era tido como uma pessoa rica....e realmente a família dela tinha muitas propriedades, fato que diferenciava ela das demais.
Lampião tinha um ar de intelectual... E parecia ter origem europeia ! Será ? MUITO interessante essa facto na história do Brasil... OBRIGADA pela partilha, muito bom.
Ele nasceu em Vila Bela PE, atual Serra Talhada. Não era Europeu, mas era muito vaidoso e adorava ler os jornais em que aparecia as denuncias de suas crueldades.
Ham? Origem européia? Tem de procurar um oftalmologista viu filho, Nada a ver, o Cara preto, cara de Nordestino cansado, típico Sertanejo, não vi nele nenhuma relação com europeu
É insano ver tanta gente legitimar estupro, mutilação e o sofrimento de tantas meninas, enquanto claramente as sobreviventes narram o terror que viveram..... Muita dissociação da realidade!! Os "pesquisadores" até reviram os olhos para buscar uma retórica aceitável..."apesar do estupro"..."também não era toda hora"....é trágico.
Uaaau que documentário, confesso que sabia pouco sobre o cangaço e estou mais interessada nessa trravessia das mulheres nesta história! Obrigado por compartilharem esse importante material conosco!
As mulheres que nos honram, orgulham e sevem de exemplo de coragem, companheirismo e amor. Sou fã incondicional de Lampião e de todos os cangaceiros. Estive por lá, para conhecer os lugares que eles estiveram. Aprendi a admirar o nosso Rio São Francisco, que nasce tão perto de mim, pela história desses heróis, e fui conhecer o maravilhoso Nordeste com seu povo hospitaleiro, até chegar a Penedo - Alagoas, onde o velho Chico, entrega suas águas ao mar. Maravilhoso cangaço, maravilhoso povo nordestino, maravilho estado de Alagoas, maravilhoso Rio São Francisco!!! Maravilhosas mulheres cangaceiras.
Eu cresci ouvindo meu pai hoje com 93 anos de vida, sendo ele natura do vale do Seridó no RN . até hoje ele conta alguns fatos, do nordeste,na época do coronelismo, e ele sempre comprava na feira Livreto da LITERATURA DE CORDEL!!!
Vendo esses relatos sobre as mudanças de comportamento da Dadá de quando ela foi raptada e violentada até se acostumar e aceitar aquele estilo de vida, me faz lembrar da síndrome de Estocolmo. Era um apego pelo abusador que o cérebro criava como uma maneira de proteção para evitar o pior daquela situação. Tem inclusive, um filme intitulado com este nome.
Dããã, só falou o óbvio que todo mundo sabe .
So q na situação de Estocolmo nao teve estupro.
Muito diferente.
Ela simplesmente nao teve opção, nem pra onde ir, nem oq fazer.
Ele depois do ato a tratou bem e virou oq virou...
Nesse tempo, e até algumas 3 décadas atrás, pais sertanejos nordestinos, davam suas filhas pequenas para qqr um q ele achasse q daria comida para suas filhas. Eu vi, nos anos 90, um pai dar uma filha para um homem casado, em troca de uma casinha e um roçado, para ter como viverem e criarem outros filhos.
M ulheres iam buscar meninas para trabalhar na cidade, e dando " casa e comida". Pode isso?!
Questão é entender o contexto social q viviam.
iai galera, deixa eu perguntar, esse video tem tanta visualização assim porque o povo gosta de ver isso mesmo ou e porque toda escola manda ver esse documentario ?
@@pagodebregaeforro2803cvz😂❤ 40:09
Meus pais são do Nordeste e eu moro no sul mas amo saber das histórias que envolvem essa região tão rica de Cultura resistente como o Cangaço nordestino.
Formidável. Hoje televisão aberta não promove esses documentários, fecham o ciclo em si mesmas. Nos anos de 1970, esses documentários eram acessíveis em rede nacional. Ainda bem que a internet disponibiliza esse acervo cultural.
Documentários são sempre ótimos...
Infelizmente a televisão de hoje
Prioriza essas porcarias de novelas nojentas
@@edcarlosdeandrade5587mais redes de tv como sbt band e Record perdem audiências por burrice esses documentários além de passar na tv poderiam virar seriados e novelas muitas pessoas se interessam e outras interessariam e incluíriam as histórias do padre cicero e o bando de curisco teria muita coisa para mostrar
@@edcarlosdeandrade5587 ç? O
0 Pol; JiU
Que orgulho, ouvir o nome da minha cidade nesse documentário riquíssimo 👏🏻
Aqui em Mossoró, todo ano temos o "Chuva de bala no país de Mossoró" que conta a história da passagem de lampião por aqui.
É lindo e muito precioso. A história sempre viva na nossa cidade 😍
Meu pai era de mosoro
Ele contava as histórias de lampião
Mossoró é exemplo de resistência!!
Aprendi mais aqui do quem em 4 anos de faculdade obrigado a todas e todos que produziram essa obra maravilhosa
Nossa. Q faculdade é essa ?
Tá ruim hein ?
@@leonorgasparpereiraleonorg6094KKKKKKKKKKKKKKKK
Genteee,isso é história!
Faz parte da história do país.Nao vejo que uma matéria dessa é honrar bandidos. Isso é história.
Parabéns por esse documentário!
Lampião matou políticos Corruptos e coronéis corruptos ai os políticos mandam o exército mata o lampião ai chama lampião de bandido mais lampião foi homem de coragem para enfrentar os políticos coronéis safados corruptos
@@netto4437 rapaz vc sabe até qui lampião era homossexual e ladrão vc tá bem informado r cheirou a turma do lampião pq vc fala qui eles fazia kkkktanta iguinorancia e revolta duvido qui vc naoseja um daqueles qui gosta do bol6e do lula qui roubam do s pobres e
@@eliomarlima8538 x
Querendo ou nao, lampiao faz parte da história brasileiro que ao mesmo tempo retrata a vida do nordeste.
Eu tive o prazer de ir no sertão nordestino, conhecer um pouquinho da historia ao vivo. Fui no museu do cangaço na Serra Talhada-PE e na casa onde nasceu Lampião e também em Piranhas-AL, na Grota do Angico, onde aconteceu o triste episódio do massacre de parte do bando. No meu canal eu coloquei humildemente um vídeo contando um pouco da historia.
Muito bom documentário, minha mãe é de Juazeiro da Bahia tem 76 Anos Nascida em 41, e ela conta que me na época do meu bisavó eles passaram pela fazenda dele e pediram comida, e levaram meu avô jovem e ele teve de acompanhá-los até um determinado local em troca da comida e mantimentos e depois foi libertado por assim dizer.
ENTÃO QUEM SABE PODEM ME AJUDAR, SE INTERESSANDO POR ESTA HISTÓRIA,E PESQUISANDO, E SE VERÍDICA FOR, DIVULGANDO A MESMA, ENTREVISTANDO DORIVAL, P/QUE A HISTÓRIA DO CANGAÇO NÃO SE APAGUE, FICANDO PRAS FUTURAS GERAÇÕES !* SABE SE DONA EXPEDITA, FILHA DE LAMPIÃO E MARIA-BONITA, É MEIA IRMÃO DE DORIVAL MARÍTIMO?OU SE DORIVAL É FILHO DE ALGUÉM CONHECIDO DO BANDO, TALVEZ CORISCO,OU ALGUÉM DE DESTAQUE? QUE FOI EMBARCADO AINDA JOVEM, por que quis,P/SER DESLIGADO DA FAMÍLIA PARA SUA SEGURANÇA, E DEPOIS SEGUIU SUA SAGA NO SUL, QUANDO DEIXOU A FUNÇÃO DE MARINHEIRO! OU SE ELE É FILHO DE ALGUÉM DO BANDO DE LAMPIÃO, E QUEM SERIAM SEUS PAIS ? PARECE QUE ELE TEVE UMA IRMÃ MAIS VELHA, QUE MORAVA NO INTERIOR DE SÃO PAULO, QUE DESCONHEÇO SE É VIVA OU NÃO, MAS ESTA DEIXOU DESCENDENTES! É QUE CONHECI PESSOALMENTE FAZ MUITO TEMPO DORIVAL MARÍTIMO , DÉCADAS ATRÁS , MOTIVO DE MINHA CURIOSIDADE ! SE ELE VIVO ESTIVER E ACHO QUE ESTÁ , SEI MAIS OU MENOS SEU PARADEIRO! = = = = = =
SEU NOME VERDADEIRO DE DOCUMENTO É DORIVAL DA SILVA ! ELE ME CHAMAVA DE ONCINHA MACHINHO , POIS IA MATAR MEU PAI,A PEDIDO, E EU FIQUEI SABENDO E SEM CONTAR A NINGUÉM, ME ANTECIPEI, E MENINOTA AINDA FUI ATRÁS DELE NO MATO E O ENCONTREI !DEPOIS ELE ME CONTOU QUE FOI O ÚNICO SERVIÇO QUE NÃO FEZ, POIS UMA MENINOTA NUNCA HAVIA IDO PROCURÁ-LO!DEPOIS CRESCI, NOS ENCONTRAVAMOS EVENTUALMENTE E TINHAMOS MUITO RESPEITO UM PELO OUTRO,E LONGAS CONVERSAS ! QUANDO VIA MEU PAI, PARA BRINCAR E FAZER MEU PAI FICAR VEXADO, DIZIA QUE MEU PAI NÃO CRIOU UMA MENINA, MAS CRIOU UM MACHINHO ARRETADO ! E NUNCA MAIS TENTOU MATAR MEU PAI, SEMPRE ZOMBANDO DELE , NAS POUCAS VEZES QUE O VIU,DIZENDO QUE MEU PAI ESTAVA VIVO SÓ PELA FILHA QUE ELE CRIOU COMO MACHO , APESAR DE SABER QUE EU IA SER MULHER QUANDO CRESCESSE!DORIVAL ACERTOU, CRESCI UMA MULHER BONITA E FORTE !
Aprendi muito. Viva todos os sábios estudiosos que nos dar uma aula magnífica nos passando todo conhecimento. Parabéns a todos que contribuiu nesse projeto.
Realmente os relatos do cangaço vicia.
O cangaço e um vício, vc começa a assistir e não quer mais parar kkkkkk, mulherada era brava, acho que dada era ainda mais valente que lampião e corisco juntos kkkk
CONCERTEZA MULHERES NORDESTINAS VALENTES
verdade....kkkk
Verdade kkkkkk
@@janiocesar5713
.
Nunca! Kkkkkkkkk
Final com Frederico Pernambucano falando da manchete retratando a elegância de Maria é sensacional!!!
Gente do céu, que documentário espetacular, encantador. As mulheres do cangaço com todo seu poder, coragem, dedicação e amor por essa vida de incrível periculosidade. Força e honra as mulheres cangaceiras, um marco na história nordestina
VIVA Rei Leao justiceiro guerreiro Capitao Virgulino Lampiao e Maria Bonita!! VIVA todas mulheres guerreiras Nordestinas Cangaceiras e de todo grande BRASIL!!!!!
isabelle pires oi que se minha Maria bonita bjs na pereca
isabelle pires concordo porque elas sofreram muito com calor, seca, fome o sertão não era para qualquer um não.
isabelle pires honra pra bandidos? Por isso o Brasil estar um lixo
isabelle pires obj na chereca
SOU GOIANO, MAS, PENSA NUM CARA QUE AMA A CULTURA NORDESTINA ...É EU....
HISTORIAS DE LAMPIAO ...PADIM CÍCERO...TU É DOIDDOOO....GOSTO DEMAISSS
Marcio Campos gostaria de ter vivido nessa era
MÁRCIO JOSÉ - Gostaria que eles ouvissem mais o Evangelho do Senhor Jesus e assim não viver de barbaridades, pois ninguém me engana dizendo que é certo viver na bandidagem, pois sempre há um caminho justo para pagarmos nossas culpas e recebermos justiças pelo bem que elegemos!
Nso gosto desse povo
@@walterantoniorehderfilho3745 meu amigo cada um vive a sua história, essa história de Jesus Cristo tbm não tem só bondade, o próprio Jesus fez papel de bonzinho e foi humilhado agredido e crucificado de forma injusta, lampião é fruto de uma sociedade escrota coronelista e violenta que escravizavam os mais fracos e pobres com o apoio da justiça brasileira, eu acho que o mundo só vai consertar com derramamento de sangue, o Deus em que eu acredito é Deus de justiça e ele não vai deixar passar em branco tanta injustiça contra o povo humilde e manso que tem nesse pais, se o povo não reagir vc pode ter certeza que Deus vai fazer a coisa acontecer
Eu tmb!
esses videos do cangaço, quando tem os depoimento dos proprios cangaceiros, é um video muito rico da historia do cangaço, assisto mil vezes se for posivel, pq sei q tem verdades nele, parabens pelo video quem postou,
Simplesmente fantástico, esse documentário. Lamentavelmente a mídia não mostrou.
Gente, o melhor documentário que já vi
Emocionante o relato de vida delas
Pena que Marcela e Enedina não foram citadas 👏👏👏👏👏
O cangaço faz parte de nossa história e näo pode ser esquecida. Deve ser contada nas escolas. Acho muito mais interessante do que muitas idiotices americanas que säo incutidas na nossa juventude. Precisamos resgatar a história feita por nossos irmäos, no Brasil e na América do Sul. Na Africa e na Asia. Obrigada por ter postado. Serei uma acompanhante apaixonada, e amando os jovens que participam nas pesquisas desse tema.
Contar pra q as pessoas tenham conhecimento da brutalidade masculina desde sempre
@@leonorgasparpereiraleonorg6094 E a violência vem antes do cangaço. A escravidão, senhores de engenho, estupravam meninas, e sem respeito nenhum as esposas, e até suas crianças.
Os pais nordestinos pobres da seca, davam filhas para quem pudesse alimenta Las. O contexto social era outro. Não achavam q uma menina de 12 anos, menstruou, já podia ter relaçoes sexuais. Muita ignorância! E a violência continua...
Doa a quem doer, essa é uma parte muito importante da nossa história. Não se trata de romantizar ou não o período do Cangaço
e a participação das mulheres, mas de deixar registrado como nossa sociedade vem evoluindo. Vamos procurar saber do Brasil e
das pessoas que constroem nossa história. Vamos procurar sempre saber e refletir sobre nossa realidade, o agora☘
Mostra a covardia e brutalidade masculina desde sempre
@@leonorgasparpereiraleonorg6094sim, é só o que consigo ver nisso tudo.
Extraordinário documentário. Enfoque, argumento, roteiro, texto, documentação, edição, trilha...tudo de primeira. Gratíssimo (Gilberto Motta - Floripa/SC- julho 2019)
É muito bom saber sobre as histórias do nosso Brasil,esse documentário é fascinante e ricos em detalhes.👏👏👏👏👏
❤muito bom. Viva lampião de
Rapaz... que história de amor de Maria Bonita e Lampião! A ponto dele quebrar a jura! Juntos na vida e na morte! Show!!!!!!
Quantas informações ricas e abundantes neste documentário! A história do cangaço me fascina.
Maravilhoso documentário e enriquecedor. Aprendi mais assistindo ao documentário do que nas aulas de história do Brasil na escola. Parabéns aos realizadores.
Meu pai era da Policia Paraibana. Desde pequena ouvia as historians dele nas perseguicoes a Lampiao e seus cabras. Essa eh uma parte de Nossa cultura nordestina, de nossa historia. Muito bom esses documentarios!
Estou facinada pela história do cangaço, e pelas belas mulheres cangaceiras, mulheres fortes e guerreiras.
Tenho pena dos bebês delas q tinham q doar. Pq penso q algumas deviam se apegar. ..ama los. E não tinham descanso nunca, nos resguardos.
Essas roupas...e o calor do sertão nordestino, meu Deus!!
Rsrs
Moro em Fortaleza, e não me acostumo com o calor, e temos ventos do mar...bem mais fresco q os sertões.
O CEEC sempre nos oferece documentários extremamente importante para os amantes da Cultura.
Culturalmente falando é excelente. Conhecer tudo sobre o povo brasileiro. O cangaço é fascinante! Parabéns aos envolvidos, pela qualidade do vídeo e a riqueza de detalhes.
Vc considera fascinante um grupo de animais sanguínarios reunidos pra cometer brutalidades. Mostra a brutalidade masculina desde sempre
Que riqueza de documentário. Obrigada a todos os historiadores.
Que resgate histórico maravilhoso! Deu vontade de estudar mais sobre o cangaço.
Pena que tem gente ignorante que tem uma opinião formada sobre tudo e sem nenhum embasamento histórico ou verídico; e que nem sequer percebem a importância de compreendermos todos os fatos e momentos da nossa história e formação de nosso país. Por isso continuam na obscuridade e sem entender o que o país se tornou hoje, repetindo velhos erros.
O cangaço na literatura muito bom.
Concordo plenamente! O problema é que todo mundo pensa que pode ser historiador, pensam que o senso comum é o suficiente para poder perscrutar a história e acaba recaindo numa visão extremamente pobre, preso em julgar quem é bom ou quem mal, negando toda complexidade do ser humano, toda ambiguidade. Um historiador passa no mínimo 4 anos no banco de uma faculdade estudando e as pessoas acham que o "achismo" dá conta de julgar os personagens históricos.
@@annenascimento3831 a história é a ciência do homem, e não do historiador.
@@augustosantos314 Todo ser humano tem historicidade, mas o fazer historiográfico pertence ao historiador que possui a destreza, para tal. O problema das ciências humanas é que o seu material de trabalho nem sempre é palpável para o senso comum, pois esse conhecimento nem sempre se pode pôr numa prateleira para ser vendido, ou não se pode ser transformado em comprimidos para curar uma dor física, por isso nem sempre é um trabalho compreendido. O trabalho de um historiador é diferente justamente por essa natureza intangível e por isso sempre questionado e vilipendiado, ao contrário de um médico, de um dentista, que trabalha diretamente com o físico, com o concreto, ninguém questiona que só esses profissionais é que são habilitados para fazer uma cirurgia por exemplo. Creio que é só ter um pouco de bom senso para compreender isso, mas vejo que muitas vezes as pessoas preferem fazer questionamentos tolos do que admitir que é preciso sim, ler e escrever bastante, ter afinco, dedicar anos de estudos, passar por instituições de ensino para ter o direito de usufruir um título.
@@annenascimento3831 não desmereço nem desprezo a necessidade e o brilhantismo desse profissional. Cheguei às portas de me graduar em história e sei das dificuldades e da essencialidade desse profissional. No entanto, em que pese o fato de concordar com você ante a importância desse profissional não acredito que o ser historiador seja exclusivo daquele que esteve na academia. Há inúmeras pessoas que não o são, mas que fazem o papel com destreza. E sim, acho que todo aquele que tem vocação pode ser historiador, ainda que não tenha passado pela academia. Você é historiadora, certo? Todo meu respeito e admiração a você pela brilhante profissão.
Em plena pandemia eu assistindo tudo do cangaço. Kkkkkk
fds vai =ta ssasas asd
eu tb... já estou cheia de conhecimento, dois dias seguidos, horas e horas
2
@@hugoferraz598 muito bom. É cultura.
Eu todinha KkkkkKkkkk
Excelente documentário
Magnífico parabéns, viva o eterno Rei lampião e maria bonita, sou nordestina com muito orgulho 👏👏👏👏
Que vida miserável, nem consigo imaginar viver assim.
Maravilhoso documentário!!! Estão de parabéns!!! Vocês fazem jus ao nome Euclides da Cunha!!! Grande abraço a todos da equipe técnica que trabalhou nesse lindo documentário!!! Sei nem mais o que falar para elogiar vocês todos... Até a próxima...
Incrível documentário. Aborda a temática do Cangaço sob uma ótica inédita. Preciosa pesquisa, entrevista....tudo perfeito. Frederico Pernambucano de Mello como sempre, transmite autoridade e convicção no que fala. Espetacular. Merecedor de um prêmio nacional.
Q documentário fantástico adoro histórias, e documentário sobre o cangaço e tudo sobre o bando de lampião meu conterrâneo lampião.
Sou pernambucana nascida em Serra talhada e moro aqui ah 36 anos nunca sai
O que dá para entender , era que algumas cangaceiras adquiriam a síndrome de Estocolmo algumas como Dada e Sila certamente nunca ouviram falar nisso pois a síndrome consiste em criar relações de afeição pelo seu sequestrador , fora outras que entraram por gosto mesmo como Maria bonita são histórias surpreendentes. Mulheres que tiveram uma vida miserável que narraram seus conflitos muitas vezes sem escolha mas que não tiveram glórias nas suas ações !!!! Pois estavam no lado errado da história
Não vejo dessa forma.Viveram em um período de muita violência e provavelmente ,a princípio se sentiam protegidas. Dada por exemplo aprendeu a amar Corisco que tinha um grande amor por ela. Cada um vive o seu contexto ,seu destino razão pela qual, não julgo ninguém.
Falou bonito ! ... Quem tem medo de morrer si enterrá vivo 👏👏👏
Falou bonito Corisco, que raptou e estuprou uma criança de dose anos
Falar todo mundo fala, até combatente veterano diz que as vezes o medo bate, alguns dizem que quem diz q nao tem medo ta mentindo.
Corisco teve sorte, se fosse hj em dia ele tava no Cotel sendo violado.
@@pagodebregaeforro2803 Hoje em dia só tem frouxo... É comum se ver vagabundo dando uma de bandidão, mas quando é pego pela polícia, é um tal de "desculpa senhô" pra cá, "perdão senhô" pra lá...
Sem sombras de dúvidas, é um dos melhores documentários que já assisti sobre cangaço, uma riqueza de conteúdo inefável, pessoas sérias no assunto, um tesouro de imagens, e o melhor -o olhar central do documentário- a importância de uma reflexão da relevância do feminino para o fenômeno do cangaço.
E Rafaela
É um grande documentário!
Como foi a vida das mulheres do cangaço!
Elas se adaptaram a viver uma vida diferente, daquelas que estavam acostumadas antes.
Foram mulheres de muita força de vontade.
Eu jamais poderia viver assim.
A história do cangaço envolve agente,começei a ter interesse depois da novela da Globo cordel encantado, hoje Tô viciado,passo horas no yutube
Maravilhoso sem palavras para demonstrar a minha tamanha alegria e orgulho de ver essa história parabéns.Moro em Portugal e estou sempre vendo coisas interessantes sobre meu nordeste parabéns mais uma vês a todos os envolvidos neste projeto parabéns
As mulheres cangaceiras dizem uma coisa e os historiadores dizem outra. É muito contraditório. As cangaceiras afirmam que não gostavam daquele estilo de vida e os pesquisadores insistem com essa escolha de vida alternativa. Mais alguém entendeu assim também? Ou eu é que não entendi?
Tbm me fiz a mesma pergunta na hora. Será se só eu vi a contradição? Ôôu! Kkkkkkkkkk
Sim... parabéns pela lucidez...era só sofrimento pra elas..a maioria foi sequestrada e estuprada ao ponte sangrar como sila e dada
Entendi da mesma forma
Pelo que eu intende até agora algumas mulheres entraram pro cangaço por que quiseram como Maria Bonita, Mariquinha e Lídia e outras foram sequestradas e levadas a força como Dadá, Sila e muitas outras.
A questão é o seguinte, as mulheres tinham uma liberdade maior no cangaço, no entanto elas sofriam o mesmo machismo que a nossa sociedade tem e propraga. Da uma olhada no número de mulheres assassinadas e que sofrem abuso dentro dos "lares familiares".
Documentário excelente! Amei! Pra mim mostra o que realmente era o cangaço do bando de lampião!
Excelente documentário. Mulheres sofridas e valentes. Não tinham outra opção. naquela época mão tinha mimimi nenhum. Por fim, acabavam se acostumando com aquela vida, , mas porque não tinha outra saída. Parabéns.
A outra saída é a morte.
Sempre fui tarado pelo tema e esse documentário foi o primeiro que achei na internet, amo o máximo respeito maravilhoso ótimo trabalho ❤
O cangaço na literatura é um excelente canal, acompanho por lá histórias do cangaço.
Também gosto muito dessa época!
Sou baiana, mas vim para SP com 8 anos...leio as histórias do Nortedes, e imagino que tristeza se tivesse vivido nesse tempo....quantas famílias sofrerem com suas filhas.
Acho q você vivi em um tempo bem pior e não se deu conta ainda.
A vida cotidiana em SP é infinitamente pior... " quantas familias nao sofrem com duas filhas"
@@Eugenio5817 é.. pq viver na cidade de SP é pior que viver no sertao seco sem emprego e sendo marmita de cangaceiro ne!?... ne foda.
@@pagodebregaeforro2803 viver no nordeste é infinitamente melhor que viver em pontas de ruas de bairros superlotados, sendo refem de traficantes, e andar sempre sobressaltado se vai ser assaltado ou não.... quanto a emprego tem sim, basta ter coragem de trabalhar ou ser seu próprio patrão.
Meu Deus, como minha professora Cecília Soares é maravilhosaaaa. ♥️👏
Gabriel Oliveira o aluno também.
@@tonymordente7189, eita
Que pena que acaba maravilhoso ouvi as histórias do cangaço isso é cultura brasileira cultura nordestina história.
Meus parabéns aos amantes e estudiosos dessa época. Essa história ainda está viva por causa de e de pensar que meus avós e tios mais velhos falava desse tempo, onde tiveram que praticar o êxodo pois sentiram dentro da própria família os reflexos daquele tempo....
Fico. Dias. E dias. Assistindo. Está. Fantástica. E bonita. História. De amor entre. Maria. E. Lampião. Very good. Nota. 100. ..
O conteúdo histórico do documentário é indubitavelmente fascinante, tanto que você assiste até o fim. Todavia os meios, a causa e o sofrimento tanto deles quanto das famílias vitimadas por eles não é nada agradável. O importante, ao meu ver é que um povo que não conhece sua história corre um sério risco de repetir os erros dos seus antepassados. Parabéns aos produtores pelo excelente trabalho e registro!
Eu tô emocionado aqui, não sei exatamente porque os meus olhos já encheram de lágrimas várias vezes enquanto assisto, a história do cangaço mexe comigo demais.
Robson Ferreira comigo acontece igual e não sei porque
@@leandromartins7089 vcs dois estão com problemas de vista.
Eu tambm m emociono todas as vezes q eu assisto a história de Lampião e do bando dele 😢😢😢
Vai ver tu tem espirito combatente.
Eu também me emociono! A vontade é de saber sempre mais
Fantástico!
Imagina se o brasileiro valorizasse a cultura e história nacional que nem valoriza e glorifica a cultura americana, aonde não estaríamos?
O Brasil é rico demais. Viva o Nordeste!
Stela Rufine ou Stela de Rufino. RSS brincadeira, você tem razão. O Brasil tem uma história riquíssima, porém o Estado não preserva sua própria vida e o povo acaba em outros países. O Cangaço é fascinante.
Cultura? Assassinatos? Assaltos? Estupros??? Como valorizar isso??
@@crispinaelainelopesvargas6910 , tem que ser valorizado, sim. E estudado, discutido e documentado como fez esse filme. Independente de juízo de valor, o cangaço é fascinante como manifestação cultural e histórica.
E fechar os olhos pra história a gente já sabe pra onde leva, né?
@@crispinaelainelopesvargas6910 Estude senhora! História TB é cultura (conhecimento). Se estudar a. República Oligárquica (responsável pela nossa segunda Contaituicao, pelos coronéis, o voto de cabresto, e TB pelo cangaço na sua fase mais brutal...) , estará embutido nesse período os movimentos sociais, revoltas (chibata, tenentismo etc), messianismo contestado e Canudos), banditismo (cangaço) etc etc Partes de um contexto histórico que precisam ser conhecidos... na luz da história para nós afastar da escuridão da ignorância. É ler, assistir, escutar e não entender absolutamente nada! Isso é ruim...
Reconhecer o cangaço como um fato histórico ė necessário. Diferente é fazer apologia ao banditismo, ao sofrimento e horror que csusaram a tantas pessoas, considero ignorância ou mau caráter mesmo. Muito prejudicial à sOciedade e à formação de valores das novas gerações, que vão assimilando a violência como referência em suas vidas.
A história do cangaço é mesmo fascinante. Amo!
Maravilhoso documentário mesmo que em muitos momentos percebe-se uma glamorização do cangaço. Respeito todos a história é rica mas o fato é que lampião se utilizou das injustiças sociais para viver a margem da sociedade. Guardado as proporções é o mesmo argumento de qualquer líder do crime organizado no Rio e em São Paulo.
Parabéns pelo documentário, fica aqui só esse ponto.
Maravilhoso documentário! Quanta riqueza de detalhes e informações. Parabéns a todos envolvidos nesse grande documentário que mostra com mais "humanização" sobre as pessoas que foram consideradas como bandidas antes, mas hoje estão em uma posição para discussão se eram heróis em tempos difíceis em um país cruel com seu povo sofrido (se bem que hoje em dia ainda é assim). Grande abraço a todos!
Cara. Herois. Nao foram mesmo foram fascinoras. Crueis.
Vendo estes documentários ..eu foi cangaceiro também
Eles são bandidos sim! Prejudicaram o próprio povo, estupraram, mataram, roubaram, degolaram crianças. Heróis jamais.
Incrível a história de D. Dadá, uma guerreira sobrevivente do cangaço até o fim
Guerreira? Era uma assassina,suas mãos eram mergulhadas em um poço de sangue inocente.
@@ValdirdeSouzaPereira Não são os guerreiros e assassinos que banham as mãos em sangue inocente??? Julio Cesar, Gengis Khan, Napoleão, Adolf Hittler, a diferença é que D. Dadá sobreviveu...sem uma das pernas, cumpriu a sua pena judicial como uma das testemunhas oculares das misérias nordestinas dos tempos LAMPIÓNICOS...kkk👍
Falar ? Até papagaio fala ... Comentar então ... nem se fala !
Registro importantíssimo para a nossa pouca estudada História do Brasil.
Se perguntar pra 99% dos "comentaristas" ninguém conseguirá levantar o que acontecia no Brasil da década 1930. Daí sai pérolas como as que li aqui. É triste um povo sem orgulho de sua História porque é um povo sem Memória. E aí as "otoridade" deita e rola.
Parabéns ao canal por partilhar a História de quem viveu por dentro da História. Dar voz a quem nunca teve voz.
Terrivel essa decada ainda mais no
Nordeste..
Adimiro as mulheres
Nordestinas.
Guereiras
Mulheres
Guereiras trabalhm muito sao milheres que tem muito amor pela familias emfim sao
Arretadas...
Que época marcante essa! Meus parabéns a todos vcs pesquisadores e escritores que nunca vão deixar essa história morrer.
Que passeio maravilhoso pela floresta encantada da caatinga, esse espírito que vaguea por esses sertões vivem aceso no coração do povo nordestino não por orgulho facínora mas pelo respeito as nossas raízes e antepassados.
Documentário excelente. Nada se compara a realidade e a fala de quem viveu no cangaço.
ñvluvsaysgljds
marcos cordeiro sila era uma cangaceira, tirada da família forçada aos 14, estuprada e obrigada a viver no perigo, palavras dela!
Que documentário lindo! Vou apresentar aos meus alunos. Obrigada, CEEC!
🎯 O video fala de bandidos como se fosse poesia
Vc q é idiota e entendeu isso
😂😂😂😂😂😂
A beleza e brilho das narrações não e pela glamourização do bandido ou do mocinho, mas sim da ciência História (essa que não é pautada no bem ou no mal). Estude sobre a Rep. Oligárquica depois comente.
Isso sim ę dar uma resposta com classe e inteligencia a estes comentarios idiotas@@johnnycashlongblackveil4171
Que trabalho primoroso este documentário!! Viva o sertão, o Cangaço e quem viveu e morreu nele e por ele!!👏👏👏
Lampiao.sr.tornou.cangaceito.por.vinganca.mas.parece.que.ele.gotou...gostou.daquela.vida.e.nao.retrocedeu.para.o.bem.............
Parabéns aos ilustres pesquisadores que contribuem para que a história do cangaço não morra!
No meu canal tem duas matérias sobre cangaço
O Cangaço na Literatura já estou seguindo abraços
O Cangaço na Literatura seu canal é ótimo
O Cangaço na Literatura opa
O Cangaço na Literatura já vejo seu canal gosto muito mas vejo tudo sobre gangaco
O Cangaço na Literatura 2 nao Roberio, muito mais kkk, seu canal é top
muito bom o doc, gente! cheio de referências boas e links possíveis para estudar e pensar nossa história! amei! parabéns, galera1
Eu achei isso todo incrível. Muito impressionado essa história...
Amei! Histórias eletrizantes sobre o cangaço.
Sei lá, mas como nordestina de nascimento, admiro muito lampião e toda sua saga,não dá pra explicar...❤❤❤
Pra mim é o melhor canal sobre o cangaço e são relatos muito convicente valeu Robério santos cangaço na literatura sucesso
estou viciada en cangaço, quero saber tudo, me digam!
amelia ronchi
Nesse tempo as mulheres apesar de simples, de não lerem jornais revistas, ndependentemente da cultura, da formação famíliarou de coisas que possam moldar o universo feminino, a gente vê que as mulheres eram verdadeiras companheiras, não eram interesseiras, quando amavam um homem. existia amor de verdade. Ao contrário da maioria das mulheres de hoje, que até jogam o próprio filho no lixo.
amelia ronchi ai eu do valor
amelia ronchi eu também
Já estou no 15o vídeo sobre o assunto.Só hoje já viu uns 5. É muito bom amadurecermos a ideia do que aconteceu para tirarmos nossas conclusões. Ainda bem que hoje temos a tecnologia a nosso favor. Imagine quantos morreram pensando bobagens sobre esse assunto! Grande abraço!
Que documentário rico,muito conhecimento compilado de uma forma muito esclarecedora,nos levando a uma viagem ao tempo.
Toda história jamais deve ser desprezada.
Parabéns pelo documentário, ótimo material para estudo histórico!
Obrigada.
Histórias do Cangaço que ninguém conhece, é maravilhoso!
Otimo documentário. Agente percebe a dedicação e o zelo de todos envolvidos em transmitir essa história incrível.
Terrivelmente incrível!
Até tentei achar a casa de Dadá pelo maps mas tava sem número, se for a que encontrei ta muito acabadinha a bichinha ,ninguém preserva,gente é história. ..é maravilhoso
noia
Que documentário MARAVILHOSO!!!!! parabéns por compartilhar conhecimento!
Baile perfumado é uma obra de arte do cinema nacional, concordo plenamente, o cangaço aparece de forma humanizado, conheço esse filme e indico, vale a pena assistir
Documentário espetacular, maravilhoso poder ter acesso a informações tão ricas e importantes para a nossa cultura nordestina!
fascinante essa história do cangaço
"Cada mulher tinha seu carma para sofrer..." não era fácil a vida da mulher na mão dos cangaceiros...
Essa fala desse historiador (que fica passando pano pras violências dos homens durante o documentário inteiro) é só simplesmente bizarra. Como se o destino da mulher fosse sofrer essas violencias brutais por parte dos homens do cangaço.
fds noia
E mesmo assim como com tantos cabras violentos aprontavam acho que só Ian as rebeldes na vida!!
Me imagino, que vivir con esos tipos tan violentos, no debió ser nada gracioso...
Documentário maravilhoso. Parabéns à produção!
Bela história o candeeiro ex cangaceiro de lampião morou aqui em Buíque ,e eu morei quando criança no estado do Maranhão conheci seu Lino um senhor muito calmo que contou que fez parte do bando de lampião,e realmente as histórias que ele contava hj eu vendo aqui vi que são verdadeiras ,na época eu era criança só queria ouvir ,ele contou muita coisa sobre lampião , se fosse hj eu teria escrito um livro
Esse foi um dos melhores documentários que eu já assisti, do cangaço. felomenal
Maria Bonita já estava farta das andanças do cangaço. Isso foi dito por uma cangaceira em vídeo. E teve um fim trágico...ela tinha esperança de ter uma vida comum...que a volante não fosse mata la.
Procure o vídeo...acho que foi Sila que falou....então não roamntizem...
1:30 com excessão de durvinha que o o pai era tido como uma pessoa rica....e realmente a família dela tinha muitas propriedades, fato que diferenciava ela das demais.
Lampião tinha um ar de intelectual... E parecia ter origem europeia ! Será ? MUITO interessante essa facto na história do Brasil... OBRIGADA pela partilha, muito bom.
Ele nasceu em Vila Bela PE, atual Serra Talhada. Não era Europeu, mas era muito vaidoso e adorava ler os jornais em que aparecia as denuncias de suas crueldades.
Ham? Origem européia? Tem de procurar um oftalmologista viu filho, Nada a ver, o Cara preto, cara de Nordestino cansado, típico Sertanejo, não vi nele nenhuma relação com europeu
@@PyetroIuccaSelva ele era claramente mestiço,poderia muito bem ser descendente de europeu assim como a maioria dos brasileiros.
Lampião era homossexual por ISSO esse ar diferente dos demais ... Leia o livro do Juiz de Direito O MATA SETE lá tem todos os dados
@@jeronimoveronezzinetto255 😂😂😂😂
Estou fascinada pela história do bando de lampião , incrível muito interessante TD parabéns..
Muitíssimo obrigado! Documentário maravilhoso!!!!!!
É insano ver tanta gente legitimar estupro, mutilação e o sofrimento de tantas meninas, enquanto claramente as sobreviventes narram o terror que viveram.....
Muita dissociação da realidade!!
Os "pesquisadores" até reviram os olhos para buscar uma retórica aceitável..."apesar do estupro"..."também não era toda hora"....é trágico.
Pedro, a vida fora do cangaço às vezes era pior. Muitas vezes os pais às vendiam. Muita miséria!
O pior mesmo era não poder ficar com os filhos.
Uaaau que documentário, confesso que sabia pouco sobre o cangaço e estou mais interessada nessa trravessia das mulheres nesta história! Obrigado por compartilharem esse importante material conosco!
Assisto quantas vezes for preciso. Obrigada por isso!
Tem cada historiador q ninguém merece
As mulheres que nos honram, orgulham e sevem de exemplo de coragem, companheirismo e amor. Sou fã incondicional de Lampião e de todos os cangaceiros. Estive por lá, para conhecer os lugares que eles estiveram. Aprendi a admirar o nosso Rio São Francisco, que nasce tão perto de mim, pela história desses heróis, e fui conhecer o maravilhoso Nordeste com seu povo hospitaleiro, até chegar a Penedo - Alagoas, onde o velho Chico, entrega suas águas ao mar. Maravilhoso cangaço, maravilhoso povo nordestino, maravilho estado de Alagoas, maravilhoso Rio São Francisco!!! Maravilhosas mulheres cangaceiras.
Tem sempre alguém disposto ou disposta a falar bem, passar a imagem de bom moço de um criminoso miserável
Coisa mais linda de se assistir! Sociologia pura!
Eu gostaria muito de ter vivido neste tempo acho era bem emocionante
Ai o bornal é lindo mesmo por isso que Lampião quis 😍
Até eu queria AAAAAH 😍😍❤
Ótimo documentário é mais um aprendizado pra mim que sou formada em História e nordestina de nascimento e paulista de criação. Gratidão.
Eu cresci ouvindo meu pai hoje com 93 anos de vida, sendo ele natura do vale do Seridó no RN . até hoje ele conta alguns fatos, do nordeste,na época do coronelismo, e ele sempre comprava na feira Livreto da LITERATURA DE CORDEL!!!