o pior é, a raiz do problema apesar do video fazer parecer q são as empresas de "big food", na real é o GOVERNO pois esse tem o poder de mudar, mas no fim o interesse politico de conseguir patrocinio nas campanhas faz com q fiquem na mão de empresas de alto poder economico.
@@RyuzakiPragmaticoVerdade , tentaram colocar direito e nutrição na matéria escolar e não foi aprovado, pois todos deputados de direita ou centro direita, votaram contra, apenas os de centro esquerda e esquerda votaram a favor.
acho engraçado nós somos manipulados ate o que comemos aí a pessoa que é manipulada pelos alimentos ficam reclamando dos politicos sendo q eles sao vitima do sistema,eu não sou marionete da industrria alimentar
Este tipo de conteudo a grande midia não fomenta! Parabéns pela iniciativa, Idec. Este tipo de informação deveria chegar a todos os brasileiros urgentimente!!!!
O poder da bigfood é tanto que compram opiniões de "cientístas", "médicos" e "nutricionistas". Aqui mesmo no UA-cam já assisti a esses ditos profissionais relativizarem ou menosprezarem os impactos na saúde desses "alimentos" .
o poder do governo é maior ainda q ate nos videos contra essas empresas de big food, conseguem tirar a responsabilidade grande do governo sobre isso e fortalecer a narrativa de q quando uma empresa paga menos imposto, a população "paga esse imposto", o q não faz o minimo sentido mas tem um "especialista" na metade do video falando isso kkkkkk narrativa de governo para aumentar imposto nas "big foods" sem movimentar uma palha pra isentar impostos de empresas q produzem alimentos saudaveis q em geral são carissimos e poderiam ser mais baratos com isenção de imposto.
A população foi moldada e adaptada a buscar a praticidade de forma proposital, assim sendo, muitos preferem a comodidade oferecida pela indústria alimentícia e suas inúmeras opções atrativas, com embalagens e aromas que saltam aos olhos...tudo uma jogada de marketing pesada, mas que funciona. As parcerias perfeitas: Indústria alimentícia e farmacêutica, a população cada vez mais adoecida e dependente dessas duas industriais. A grande maioria das pessoas tbm se adaptaram a "informações" compactas, por falta de uma cognição, muitos preferem a futilidade.... tudo isso tbm foi pensado e fabricado para moldar toda uma geração....
@@veraluz7947 e o indivíduo é apenas um ratinho não pensante? Entendo que há vários culpados de estarmos doentes, e não tiro a minha própria responsabilidade de escolha.
o governo tbm ganha muito com isso pq os alimentos ultraprocessados dar 700 bilhoes de reais e imagina o quanto de impostos vai p o governo e fora o que o governo lucra com as farmácias,cada esquina tem uma farmácia
na minha opinião o povo é enganado pq quer...o governo e a midia não obriga ninguém encher o carrinho de lixos.o pior é que o geral não vai ficar contente comendo isso de forma moderada é massa de manobra pq querem .
@@veraluz7947 eu colocaria a do álcool tbm. Penso que as propagandas de álcool deveriam ser proibidas como foi com o cigarro, além de mais regulação no setor, mas sabemos que isso não irá acontecer.
Esse vídeo deveria passar em todas as emissoras, no horário nobre. Mas sabemos que isso nunca irá acontecer. Acredito sim, que a um colunho entre as grandes indústrias, redes farmacêuticas e até governos. Tudo em benefícios próprios. 😢
Felizmente a comunicação descentralizada está a matar a míngua os puxassacos aproveitadores de concessões estatais de rádio e tv. Hoje qualquer um tem canais no yt e milhares de visualizações. Pelo menos enquanto a censura não for imposta no Brasil para o nosso próprio bem.
É evidente que jamais a Sociedade Civil sentará à mesa para debater essas questões. E, se sentar, será sempre voto vencido. Mas temos o nosso poder de decisão: fazermos uma reeducação alimentar e eliminar ultraprocessados de nossa dieta. Comamos COMIDA DE VERDADE e que esses canalhas vão pra...
Debater o quê? As pessoas comem o que querem. O voto final é SEMPRE do freguês. Acha o produto ruim? Não compre. E deixe os outros em paz. Comer capim, animais mortos ou produtos químicos é uma decisão individual. Todos têm o direito de cometer seus próprios erros, inclusive nós, que não sabemos tudo, principalmente quando entregamos nosso poder de raciocínio a especialistas pagos sabe o capeta por quem. Os especialistas da indústria, esses ao menos sabemos quem os paga.
Documentário sensacional e de utilidade pública. Parabéns aos envolvidos, vocês são mais que corajosos, são heróis por declarar uma mensagem extremamente cada vez mais necessário em uma sociedade desinformada.
Depois do advento da Internet, a manipulação das pessoas passou a impedí-las de optar sem ser influenciadas. Excelente trabalho de comunicação e esclarecimento da população!!!
Parabéns ao Idec! Que esse documentário chegue em mães e pais pra quebrar esse ciclo de padrão de compras. Precisamos de soberania alimentar, comida de verdade nesse país
Comida de verdade tem. O que não tem para muitos é consciência da situação e uso racional dos recursos próprios para obter tal consumo. Enquanto você deixar o Estado dizer o que é o que não é no seu lugar isso não mudará nunca. Você não viu a pesquisadora dizendo que a maioria sabe e exige direito a alimentação? A maioria entende o que é exigir algo. Só não sabem escolher esse "algo", que no caso é a comida certa. Estado dá o mínimo do mínimo e para a maioria isso acaba sendo aceitável e suficiente. Não pode faltar, mas se for só um biscoito de maisena ou leite em pó já tá valendo. Cabeças e cabecinhas como diria meu finado avô...
Ai, ai... se você soubesse que muitas mães já ouviram de alguém que isso ou aquilo faz mal, é prejudicial a sua saúde, a saúde do seu filho. Tem mães que só faltam bater na pessoa por falar isso, se meter na sua vida. É sério. 😢
Zero imposto nos produtos agrícolas in natura para dar aos pobres condições de comprar comida de verdade e aos agricultores familiares de concorrer com os amigos do rei.
Melhor coisa que eu fiz para a minha saúde foi uma reeducação alimentar. Eu sempre comi comida de verdade, e mesmo assim, eliminei os ultraprocessados do dia a dia. Como o que faz bem, e emagreci.
A parte da merenda infantil, foi a mais monstruosa. O governo precisa rever a política alimentar da merenda escolar. É inacreditável que isso aconteça a
Estudei em escola pública e o governo dá comida. Comida de verdade. Batata doce, café com leite, arroz, frango, salada, feijão, carne. Em escolas particulares acho que o governo não pode fazer muita coisa, já que pais enviam as merendas e as escolas vendem os lanches de acordo com sua própria política. Nisso, o governo não tem culpa, pois nas escolas que gerem, as comidas são de verdade.
Trabalho em escola municipal e infelizmente o café da manhã é sempre bolacha de sal e leite em pó. As vezes suco industrializado, yorgut dos piores e bisnaguinha. Café da manhã nada nutritivo😢 almoço pelo menos tem arroz, feijão e uma proteína, tbm raramente legumes e verduras. Escola municipal das cidades mais ricas do br😢
O governo precisa cortar já essa monstruosidade. Fechar todas as cozinhas de escolas, mandar os cozinheiros para hospitais e outras repartições onde forem de fato necessários e reduzir os impostos correspondentes ao custo desse "direito" hoje roubados dos trabalhadores pobres para que as mães escolham o lanche dos filhos. Indispensável zerar os impostos sobre produtos agrícolas in natura, beneficiando quer o povo que não tem hoje acesso a comida de qualidade quer os agricultores familiares.
@@lilika2020mas provavelmente pq a merenda verdadeira é desviada né? No planejamento, no papel oficial, o cardápio com certeza é diferente e tem mais qualidade.
Hoje, 30/06/2024 as 21h, acabei de assistir ao documentário. Que maravilha de conteúdo, cada fala perfeitamente encaixada nessa escala que vivenciamos hoje, inclusive por conta de nossas próprias escolhas e especialmente pelas políticas públicas. As vezes me pergunto se não conseguimos enfrentar de "peito aberto" por medo da sociedade, dos poderes públicos (que deveriam cuidar) e especialmente pelas altas escalas das indústrias. Precisamos divulgar muito e muito mais essas causas. Estou a disposição!
Parabéns pelo documentário. Ainda bem que hoje em dia, muitos médicos, aqui do UA-cam mesmo, alertam e conscientizam a população sobre os malefícios desses "alimentos". Eu mesma mudei muito a minha alimentação graças a esses profissionais que tem coragem de desafiar essa indústria de ultraprocessados, mostrando pela ciência, os males desses produtos à nossa saúde.
Excelente documentário, parabéns a todos os envolvidos nesse trabalho! Acho válido a galera que não viu, ver também o documentário do dr chris van tulleken sobre a comida ultraprocessada, inclusive fala sobre o avanço da mesma nas regiões amazônicas, onde comunidades ribeirinhas indígenas já têm casos de obesidade infantil... uma das patrocinadoras: Nestlè.
Com certeza as alimentícias têm parcerias com a indústria de medicamentos! Comer de forma nutritiva não é caro, basta olhar o calendário das "safras" dos alimentos oriundos da agricultura e o GUIA ALIMENTAR DA POPULAÇÃO BRASILEIRA.
O Estado mínimo é inimigo das grandes corporações, essas empresas são as financiadoras dos políticos e do Estado. Exatamente pela política de compadrio que vivemos esse problema.
Estado mínimo é fraude. A única solução é zero estado, para que deixe de existir o Leviatã que esmaga a concorrência para premiar os amigos da facção tipo Americanas, magalu, itaú e outros financiadores de dita digo de rapaduras.
Não sei vocês, mas vou começar a visitar mais vezes a horta comunitária aqui do meu bairro. O caminho é cada um fazer a sua parte, uma vez que o Estado está viciado com os lobistas.
Parabéns pelo conteúdo, muito importante no cenário atual, pois as "chupetas digitais" que controlam a sociedade contribuem significativamente através da manipulação.
E os Estados parasitas que impedem a concorrência porque elas custeiam suas propagandas eleitorais, as propagandas que realmente fazem mal ao povo, não as propagandas de comida lixo. Porque a comida lixo não pode mandar seus jagunços nos enfiar em campos de concentração se não pensarmos o que ela quer.
Mas aí entra uma coisa bizarra. Ao invés de aumentar o imposto. É bem mais inteligente diminuir ou praticamente zerar imposto sobre alimentos orgânicos, pois além de contribuir com a saúde haverá um incentivo em massa nesses produtos. Tente comprar: 1 tomate orgânico, 1 tomate cheio de veneno (ops defensivo agrícola) e 1 tomate naqueles saquinhos de molho. É gritante a diferença de preço. O saquinho com 170g de tomate custa 1,20 real. O tomate orgânico é mais de 20 reais o kg. Ninguém olha pra isso e enxerga o óbvio? Comida mais cara = menos saúde.
Aos 15:35 mins, vemos o "ensebado" chamado o lixo da indústria de "alimento". Até me questiono se ele está, de fato, sendo sincero. Porque pela aparência dele, dá a entender que ele considera aquilo "alimento"... ] Pena o vídeo ser tão curto... ...embora isso possa alavancar as visualizações.
Não tem que minorar impostos pra grandes empresas. Tem que zerar completamente os impostos que sustentam o estado devorador de gente que privilegia os "empresários" que financiam as campanhas eleitorais, as viagens milionárias e as roupas bregas das quengas dos mesmos de sempre.
A galera q fazia as propagandas da indústria de cigarro foram para a indústria alimentícia...com isso Sam as mesmas ferramentas para atrair e tornar o consumidor viciado .
Não apenas para a indústria alimentícia, mas também para a indústria farmacêutica. As duas andam de mãos dadas. Uma fornece doenças, a outra fornece um pseudo controle da doença. Aqueles que estão no topo da pirâmide não consomem absolutamente nada do que é fornecido para as massas, nem mesmo os imunizantes salvadores. Precisamos acordar, pois nem mesmo a água que consumimos nas cidades são realmente adequadas para consumo.
Me imagino se esses mesmos publicitários anunciassem que todos deveriam comer cocô todos os dias. Será que alguém comeria? O ponto não é a publicidade, é o povo brasileiro ser estupidificado nos colégios para crer que precisa de alguém poderoso para tomar decisões por ele. As pessoas não decidiram comer cocô em 2022 por causa de propaganda. Decidiram (...) justamente porque a propaganda do cocô foi a única permitida. Quando qualquer um anunciar o que quiser as pessoas poderão comparar livremente e escolherem o que julgarem melhor para si.
Com um faturamento quase Trilhonário (700 Bilhões/ano). O governo também arrecada Bilhões só com os impostos cobrados dessas indústrias, acho quase impossível o governo querer combater de frente com esses tubarões do setor alimentício. Essas empresas tem o poder de influenciar diretamente no governo!
Basta tirar o imposto das comidas saudáveis para incentivar o consumo. Quando vejo este tipo de documentário eu não consigo ver o caminho do meio. Que solução poderia ser adotada para distribuir alimentos sem o uso de geladeira?
Esse tipo de documentário é feito por idiotas mimados que acham que a comida brota da terra e chega ao seu apartamento de luxo no centro da cidade por "vontade política". O teu é o segundo comentário normal que leio dentre centenas de besteiras. Acabar com impostos é a única coisa boa que um governo pode fazer pelo povo.
Bom documentário de alerta sobre os perigos do ultraprocessados, mas não sei se concordo totalmente com a conclusão. Terceirizaram apenas a responsabilidades, taxar, regulamentar, marketing, etc... mas porque não acreditar que o consumidor final também pode, tem sim como acessar as verdades e ser dono responsável de suas escolhas... Muita gente séria já luta contra as mentiras de mercado e politica públicas (pois uma não existe sem apoio da outra). O problema também é o indivíduo querer que "alguém cuide dele" e não compreeender que ele pode sim, ir contra a manada e aprender a fazer escolhas. Estão partindo do princípio que TODOS são marionetes?
A industria de processados com a industria das farmáfias sáo a CULTURA DA DOENÇA que gera lucro$$$ nunca da CULTURA NA SAÚDE - primeira aula de medicina: Um paciente curado, é um cliente perdido!
Ele nem precisava se preocupar em mandar retirar algumas coisas do documentário. As pessoas não escutam. Eu sou a chata que fala de alimentação saudável. No trabalho olham pra minha maneira de comer e do lado deles comidas nada saudável e um copo de refrigerante. E se você fica doente ironiza . Ué mais você é tão focada na alimentação saudável.
O problema é que a piazada chega na graduação pradicamente analfabeto, ainda mais agora que dá pra entrar pela porta de serviço. Tem que mudar desde a base, ensinar a ler, a fazer contas e quais são os órgãos do corpo. Já seria uma evolução e tanto.
Enquanto o governo só se preocupar em receber os impostos que essas indústrias pagam para comercializar essas porcarias, enquanto a maior parte da população não tiver dinheiro o suficiente para poder comprar mais comida decente, enquanto o Brasil inteiro se afundar cada vez mais nos aplicativos de comida pois a conveniência é tentadora, esse será o rumo da nossa sociedade.
A função do governo é receber impostos e devolver a troco deles serviços porcos. Se o imposto sobre produtos agrícolas in natura deixasse de existir gente pobre teria mais acesso a comida de verdade e agricultores familiares teriam mais acesso a mercados onde os amigos do governo são hoje privilegiados por regulações imbecis.
alimento ultraprocessados não tem apenas o açúcar tem o sal e gorduras ruins,eu evito esses alimentos o máximo... refrigerante nem pensar,agora um suco natural de laranja ou cajú até que cola,suco tbm em pó nem pensar e nem o de caixinha,eu cortei o açúcar e massas ....o duro que esses alimentos não vai aumentar apenas a gordura mas vc ganha muita retençao de líquido tbm,vc fica retido.... outra coisa que odeio é mortadela ou presunto,se eu comer eu fico arrotando aquele trem lá
Os refrigerantes pequenos chama atenção das crianças as mães compram para as crianças eu olho e vejo que é muito triste? porque não é alimento correto para crianças os biscoitos são desnutridos? tem glúten gordura sal e açúcar a massa não tem qualidade nenhuma há 40 anos atrás os alimentos eram saudável Hoje as crianças não tem saúde ela sofre muito elas não se alimentam direito porque elas não tem saúde alimentação também não é correta muito triste eu me preocupo o que vai ser o futuro das crianças a futura geração daqui a 40 anos como vai ser nossos filhos? Carnes animais doentes aves bovinos suínos animais criando em ambientes sem espaço sem sol animais desnutridos e doentes 😱
Há 50 anos atrás sobremesa era gelatina de caixinha. Mas era um pote na sobremesa, e não quantos litros de gelatina o piá quisesse cada vez que se enfastiasse do xbox ou do wii. Não sobra glúten na boca dos pirralhos. Falta não na boca das mães.
11:38 "todo brasileiro paga por cada lada de refrigerante produzida", ai vc ve a narrativa falsa, visto q pagando menos imposto na verdade cada brasileiro comprador de refrigerante DEIXA de pagar mais imposto. precisamos discutir o barateamento por via de CORTE DE IMPOSTO de empresas q produzem alimentos mais naturais e ate de pequenos produtores ao invés de entrar na onda de "vamos alavancar os impostos ate o infinito parta resolver o problema"
Meu Deus 😮mais eu vejo este anúncio fico mais 😱 chocada, nós vivemos num país de gangues of corrupção em todos level! Eu pergunto como podemos mudar isso? Temos que parar de compra este tipo de alimentos que não é alimentos
8:10 *Sem sombras de dúvidas, a segunda opção.* Principalmente, partindo dos políticos, que só visam, seus próprios interesses. *(Se houver um entre um milhão, esse, sera execrado e até eliminado... Se puder acabar com os planos dos PARASITAS estatais.)*
É impossível, devido a demanda, o mundo sem alimentos ultraprocessados. A única saída é evitá-los, fazer no máximo 2 refeições por dia e praticar atividade física.
Tudo é estudo. Estudar a melhor alimentação, o melhor estilo de vida, a forma de se pagar menos imposto etc. O poder reside no indivíduo. Hoje em dia, sr você fizer exatamente o contrário do que as autoridades e corporações recomendam, você errará muito pouco.
Hoje fui à feira e comprei frutas para lanchar durante a semana e paguei 50 reais, se eu for ao mercado posso comprar vários doces q são bem mais atrativos ao paladar, pois estou acostumada a comer ultra processados
O que eu acredito é que as pessoas se importam mais com volume ingerido, do que qualidade de alimento. Hoje o que é mais barato um ovo com uma raiz ou pão com industrializado? Hoje se morre mais pelo excesso do que pela escassez.
A tristeza nisso tudo é que o ultra processado surgiu vendendo a ilusão de "alimentar" melhor, porque disponibiliza a maior quantidade de calorias pelo menor preço por porção. Numa situação de extrema insegurança alimentar, isso seria o ideal pra aplacar a emergência. No entanto, o ultra processado não "alimenta" ninguém, e sim vicia e desperta uma "fome eterna", já que não suprem o básico das necessidades nutricionais humanas. Por isso hoje temos crianças em vulnerabilidade socioeconômica e até desnutridas, mas ao mesmo tempo obesas e com colesterol alto, pré diabetes .... Triste triste triste. 😢
TER UM ESTILO DE VIDA SAUDÁVEL COM ALIMENTOS PROPRIOS , CUSTA CARO PARA CLASSE MEDIA OU BAIXA O FAMOSO MIOJO É MAIS BARATO DO QUE UMA FRUTA POR EXEMPLO
Todo brasileiro precisa ver esse vídeo. Estamos sendo enganados, aos poucos morremos pela boca. Obrigado por compartilhar seus conhecimentos!!!
o pior é, a raiz do problema apesar do video fazer parecer q são as empresas de "big food", na real é o GOVERNO pois esse tem o poder de mudar, mas no fim o interesse politico de conseguir patrocinio nas campanhas faz com q fiquem na mão de empresas de alto poder economico.
@@RyuzakiPragmaticoVerdade , tentaram colocar direito e nutrição na matéria escolar e não foi aprovado, pois todos deputados de direita ou centro direita, votaram contra, apenas os de centro esquerda e esquerda votaram a favor.
Aos poucos... 🤔 aos milhares.
E tudo com conivência do sistema industrial, farmacêutico e governamental. 😢
@@anarita6355Se tá de brinks, né. 🤔
acho engraçado nós somos manipulados ate o que comemos aí a pessoa que é manipulada pelos alimentos ficam reclamando dos politicos sendo q eles sao vitima do sistema,eu não sou marionete da industrria alimentar
Este tipo de conteudo a grande midia não fomenta! Parabéns pela iniciativa, Idec. Este tipo de informação deveria chegar a todos os brasileiros urgentimente!!!!
O poder da bigfood é tanto que compram opiniões de "cientístas", "médicos" e "nutricionistas". Aqui mesmo no UA-cam já assisti a esses ditos profissionais relativizarem ou menosprezarem os impactos na saúde desses "alimentos" .
o poder do governo é maior ainda q ate nos videos contra essas empresas de big food, conseguem tirar a responsabilidade grande do governo sobre isso e fortalecer a narrativa de q quando uma empresa paga menos imposto, a população "paga esse imposto", o q não faz o minimo sentido mas tem um "especialista" na metade do video falando isso kkkkkk
narrativa de governo para aumentar imposto nas "big foods" sem movimentar uma palha pra isentar impostos de empresas q produzem alimentos saudaveis q em geral são carissimos e poderiam ser mais baratos com isenção de imposto.
O olá, ciência! É um deles.
Recomendo dois profissionais exemplares... Dr Samuel Dalle Laste e Dr Fernando Lemos. 👍🏾
No UA-cam o número de imbecís que divulgam merdas, é impressionante!
Agora tem os nutricionistas blogueiros fazendo piada dos alimentos que inflamam.
A população foi moldada e adaptada a buscar a praticidade de forma proposital, assim sendo, muitos preferem a comodidade oferecida pela indústria alimentícia e suas inúmeras opções atrativas, com embalagens e aromas que saltam aos olhos...tudo uma jogada de marketing pesada, mas que funciona.
As parcerias perfeitas: Indústria alimentícia e farmacêutica, a população cada vez mais adoecida e dependente dessas duas industriais.
A grande maioria das pessoas tbm se adaptaram a "informações" compactas, por falta de uma cognição, muitos preferem a futilidade.... tudo isso tbm foi pensado e fabricado para moldar toda uma geração....
Minha opinião, são três para combatermos: a alimentícia, a farmacêutica e a da propaganda.
@@veraluz7947 e o indivíduo é apenas um ratinho não pensante? Entendo que há vários culpados de estarmos doentes, e não tiro a minha própria responsabilidade de escolha.
o governo tbm ganha muito com isso pq os alimentos ultraprocessados dar 700 bilhoes de reais e imagina o quanto de impostos vai p o governo e fora o que o governo lucra com as farmácias,cada esquina tem uma farmácia
na minha opinião o povo é enganado pq quer...o governo e a midia não obriga ninguém encher o carrinho de lixos.o pior é que o geral não vai ficar contente comendo isso de forma moderada é massa de manobra pq querem .
@@veraluz7947 eu colocaria a do álcool tbm. Penso que as propagandas de álcool deveriam ser proibidas como foi com o cigarro, além de mais regulação no setor, mas sabemos que isso não irá acontecer.
Esse vídeo deveria passar em todas as emissoras, no horário nobre.
Mas sabemos que isso nunca irá acontecer.
Acredito sim, que a um colunho entre as grandes indústrias, redes farmacêuticas e até governos.
Tudo em benefícios próprios. 😢
Felizmente a comunicação descentralizada está a matar a míngua os puxassacos aproveitadores de concessões estatais de rádio e tv. Hoje qualquer um tem canais no yt e milhares de visualizações. Pelo menos enquanto a censura não for imposta no Brasil para o nosso próprio bem.
É evidente que jamais a Sociedade Civil sentará à mesa para debater essas questões. E, se sentar, será sempre voto vencido. Mas temos o nosso poder de decisão: fazermos uma reeducação alimentar e eliminar ultraprocessados de nossa dieta. Comamos COMIDA DE VERDADE e que esses canalhas vão pra...
Debater o quê? As pessoas comem o que querem. O voto final é SEMPRE do freguês. Acha o produto ruim? Não compre. E deixe os outros em paz. Comer capim, animais mortos ou produtos químicos é uma decisão individual. Todos têm o direito de cometer seus próprios erros, inclusive nós, que não sabemos tudo, principalmente quando entregamos nosso poder de raciocínio a especialistas pagos sabe o capeta por quem. Os especialistas da indústria, esses ao menos sabemos quem os paga.
Parabéns pela coragem da Idec! Espero que continue assim. Vou divulgar muito este vídeo. Obrigado a todos.
Documentário sensacional e de utilidade pública. Parabéns aos envolvidos, vocês são mais que corajosos, são heróis por declarar uma mensagem extremamente cada vez mais necessário em uma sociedade desinformada.
Depois do advento da Internet, a manipulação das pessoas passou a impedí-las de optar sem ser influenciadas. Excelente trabalho de comunicação e esclarecimento da população!!!
Parabéns ao Idec! Que esse documentário chegue em mães e pais pra quebrar esse ciclo de padrão de compras. Precisamos de soberania alimentar, comida de verdade nesse país
Comida de verdade tem. O que não tem para muitos é consciência da situação e uso racional dos recursos próprios para obter tal consumo. Enquanto você deixar o Estado dizer o que é o que não é no seu lugar isso não mudará nunca. Você não viu a pesquisadora dizendo que a maioria sabe e exige direito a alimentação? A maioria entende o que é exigir algo. Só não sabem escolher esse "algo", que no caso é a comida certa. Estado dá o mínimo do mínimo e para a maioria isso acaba sendo aceitável e suficiente. Não pode faltar, mas se for só um biscoito de maisena ou leite em pó já tá valendo. Cabeças e cabecinhas como diria meu finado avô...
Ai, ai... se você soubesse que muitas mães já ouviram de alguém que isso ou aquilo faz mal, é prejudicial a sua saúde, a saúde do seu filho. Tem mães que só faltam bater na pessoa por falar isso, se meter na sua vida. É sério. 😢
Zero imposto nos produtos agrícolas in natura para dar aos pobres condições de comprar comida de verdade e aos agricultores familiares de concorrer com os amigos do rei.
Melhor coisa que eu fiz para a minha saúde foi uma reeducação alimentar. Eu sempre comi comida de verdade, e mesmo assim, eliminei os ultraprocessados do dia a dia. Como o que faz bem, e emagreci.
A parte da merenda infantil, foi a mais monstruosa. O governo precisa rever a política alimentar da merenda escolar. É inacreditável que isso aconteça a
Estudei em escola pública e o governo dá comida. Comida de verdade. Batata doce, café com leite, arroz, frango, salada, feijão, carne. Em escolas particulares acho que o governo não pode fazer muita coisa, já que pais enviam as merendas e as escolas vendem os lanches de acordo com sua própria política. Nisso, o governo não tem culpa, pois nas escolas que gerem, as comidas são de verdade.
Trabalho em escola municipal e infelizmente o café da manhã é sempre bolacha de sal e leite em pó. As vezes suco industrializado, yorgut dos piores e bisnaguinha. Café da manhã nada nutritivo😢 almoço pelo menos tem arroz, feijão e uma proteína, tbm raramente legumes e verduras. Escola municipal das cidades mais ricas do br😢
O governo precisa cortar já essa monstruosidade. Fechar todas as cozinhas de escolas, mandar os cozinheiros para hospitais e outras repartições onde forem de fato necessários e reduzir os impostos correspondentes ao custo desse "direito" hoje roubados dos trabalhadores pobres para que as mães escolham o lanche dos filhos. Indispensável zerar os impostos sobre produtos agrícolas in natura, beneficiando quer o povo que não tem hoje acesso a comida de qualidade quer os agricultores familiares.
@@lilika2020mas provavelmente pq a merenda verdadeira é desviada né? No planejamento, no papel oficial, o cardápio com certeza é diferente e tem mais qualidade.
Hoje, 30/06/2024 as 21h, acabei de assistir ao documentário. Que maravilha de conteúdo, cada fala perfeitamente encaixada nessa escala que vivenciamos hoje, inclusive por conta de nossas próprias escolhas e especialmente pelas políticas públicas. As vezes me pergunto se não conseguimos enfrentar de "peito aberto" por medo da sociedade, dos poderes públicos (que deveriam cuidar) e especialmente pelas altas escalas das indústrias. Precisamos divulgar muito e muito mais essas causas. Estou a disposição!
Muito obrigado pelo trabalho excelente de vocês em nos advertirem acerca desses "alimentos".
A informação é a base da conscientização e esta, da transformação. Parabéns aos autores desse documentário. 👏👏👏
Excelente documentário, precisamos de mais matérias desse tipo pra poder salvar muitas vidas futuras.
Incrivel! Acabo de chegar do CONBRAN, e estou impactada com o trabalho de vocês. Seguimos na luta!
Parabéns pelo documentário. Ainda bem que hoje em dia, muitos médicos, aqui do UA-cam mesmo, alertam e conscientizam a população sobre os malefícios desses "alimentos". Eu mesma mudei muito a minha alimentação graças a esses profissionais que tem coragem de desafiar essa indústria de ultraprocessados, mostrando pela ciência, os males desses produtos à nossa saúde.
Entre os bons profissionais aqui do UA-cam, recomendo o canal do Dr Samuel Dalle Laste e Dr Fernando Lemos. 👍🏾
Que maravilha de vídeo! Com trabalhos assim volto a acreditar que ainda há vida inteligente na terra. Muito obrigado, parabéns aos autores!!!!
Parabéns pelo documentário!
O difícil é convencer pessoas, o mundo está cheio de pessoas que não se deixam ser instruídos
Os testemunha de jeová que batem em todas as casas levando a Verdade que o digam.
porque isso é um plano politico
Excelente documentário, parabéns a todos os envolvidos nesse trabalho! Acho válido a galera que não viu, ver também o documentário do dr chris van tulleken sobre a comida ultraprocessada, inclusive fala sobre o avanço da mesma nas regiões amazônicas, onde comunidades ribeirinhas indígenas já têm casos de obesidade infantil... uma das patrocinadoras: Nestlè.
Com certeza as alimentícias têm parcerias com a indústria de medicamentos! Comer de forma nutritiva não é caro, basta olhar o calendário das "safras" dos alimentos oriundos da agricultura e o GUIA ALIMENTAR DA POPULAÇÃO BRASILEIRA.
Que vídeo maravilhoso: é educativo, é informativo e é impactante.
Evitar junk food é essencial para uma vida saudável.
Parabéns pelo canal.
Parabéns IDEC e parceiros pelo material, importante e urgente!!! Obrigada!
Documentário poderoso! Muito importante esse debate, que esta discussão consiga avançar
Qualidade excepcional do conteúdo e elaboração do vídeo, parabéns aos envolvidos!!
Muito obrigado pela partilha 🙏🏾
E há quem queira estado mínimo. Se essas corporações ja têm esse poder todo, imagina s controle algum!
O Estado mínimo é inimigo das grandes corporações, essas empresas são as financiadoras dos políticos e do Estado. Exatamente pela política de compadrio que vivemos esse problema.
Estado mínimo é fraude. A única solução é zero estado, para que deixe de existir o Leviatã que esmaga a concorrência para premiar os amigos da facção tipo Americanas, magalu, itaú e outros financiadores de dita digo de rapaduras.
Gostei muito. De fato essas informações são de muita importância em nossa sociedade.
Excelente iniciativa! ✨️
Gtande causa. Uma luta Davi x Golias. Tomara q tenham finais parecidos.
Documentário mais que necessário. Tenho medo do que será de nós
Será o que nós fizermos ser.
Não sei vocês, mas vou começar a visitar mais vezes a horta comunitária aqui do meu bairro. O caminho é cada um fazer a sua parte, uma vez que o Estado está viciado com os lobistas.
Documentário que jogou verdades vocês tão de parabéns
E bem difícil falamos sobre uma situação quando estivermos um tema como objetivo que mas porém serve de exemplo para nos como a fome
Nossa como somos enganados como consumidores.
Parabéns pelo conteúdo, muito importante no cenário atual, pois as "chupetas digitais" que controlam a sociedade contribuem significativamente através da manipulação.
Tem que expor essas corporações...Esse é o desafio...!!!
E os Estados parasitas que impedem a concorrência porque elas custeiam suas propagandas eleitorais, as propagandas que realmente fazem mal ao povo, não as propagandas de comida lixo. Porque a comida lixo não pode mandar seus jagunços nos enfiar em campos de concentração se não pensarmos o que ela quer.
Parabéns pelo documentário
Indústria alimentícia e a indústria farmacêuticas andas de mãos dadas para ajudar a adoecer e ajudar a curar kkkk
como vimos durante a histeria do covid.
Mas aí entra uma coisa bizarra. Ao invés de aumentar o imposto. É bem mais inteligente diminuir ou praticamente zerar imposto sobre alimentos orgânicos, pois além de contribuir com a saúde haverá um incentivo em massa nesses produtos. Tente comprar: 1 tomate orgânico, 1 tomate cheio de veneno (ops defensivo agrícola) e 1 tomate naqueles saquinhos de molho. É gritante a diferença de preço. O saquinho com 170g de tomate custa 1,20 real. O tomate orgânico é mais de 20 reais o kg.
Ninguém olha pra isso e enxerga o óbvio? Comida mais cara = menos saúde.
E com o a indústria farmacêutica vai sobreviver? Essa é pior que a alimentícia
Aos 15:35 mins, vemos o "ensebado" chamado o lixo da indústria de "alimento".
Até me questiono se ele está, de fato, sendo sincero. Porque pela aparência dele, dá a entender que ele considera aquilo "alimento"...
]
Pena o vídeo ser tão curto...
...embora isso possa alavancar as visualizações.
Muito bom
Documentário necessário e importante pra reflexão. Em atenção para a parte final, e a parte que fala sobre a dedução de impostos das grandes empresas.
Não tem que minorar impostos pra grandes empresas. Tem que zerar completamente os impostos que sustentam o estado devorador de gente que privilegia os "empresários" que financiam as campanhas eleitorais, as viagens milionárias e as roupas bregas das quengas dos mesmos de sempre.
A galera q fazia as propagandas da indústria de cigarro foram para a indústria alimentícia...com isso Sam as mesmas ferramentas para atrair e tornar o consumidor viciado .
Não apenas para a indústria alimentícia, mas também para a indústria farmacêutica. As duas andam de mãos dadas. Uma fornece doenças, a outra fornece um pseudo controle da doença. Aqueles que estão no topo da pirâmide não consomem absolutamente nada do que é fornecido para as massas, nem mesmo os imunizantes salvadores. Precisamos acordar, pois nem mesmo a água que consumimos nas cidades são realmente adequadas para consumo.
Me imagino se esses mesmos publicitários anunciassem que todos deveriam comer cocô todos os dias. Será que alguém comeria? O ponto não é a publicidade, é o povo brasileiro ser estupidificado nos colégios para crer que precisa de alguém poderoso para tomar decisões por ele. As pessoas não decidiram comer cocô em 2022 por causa de propaganda. Decidiram (...) justamente porque a propaganda do cocô foi a única permitida. Quando qualquer um anunciar o que quiser as pessoas poderão comparar livremente e escolherem o que julgarem melhor para si.
Excelente video! Por uma sociedade nao alienada e escrava desses montros vassaladores.
Concordo contigo, não entendo como tantos comentários aqui exigem mais estado a nos fazer de vassalos.
Excelente!
Não sou atleta. Mas, fazem 6 anos que eu abandonei tudo que tem açúcar, todas as frituras e a cafeína. Hoje tenho uma saúde de monstro.
Como tirou o café?
@@ElGatoDeTerno Tomando dipirona de 4 em 4 horas. Assim, me livrei das horrendas enxaquecas.
@@oeremita524 kkkkkkk
@@ElGatoDeTerno só começar
Muito bom... eu realmente fuvo muito preocupada com o aumento de consumo de ultrapassado na sociedade
Com um faturamento quase Trilhonário (700 Bilhões/ano). O governo também arrecada Bilhões só com os impostos cobrados dessas indústrias, acho quase impossível o governo querer combater de frente com esses tubarões do setor alimentício.
Essas empresas tem o poder de influenciar diretamente no governo!
Muito bom vídeo !!
Os pobres que vão sofrer porque eles não tem muitas opções de escolhas
Mandem alimentos ultraprocessados para a África ou Índia. Eles comem tudo e pedem mais 😂😂😂
Muito bom!
7:02 *É o chama, docinho da bruxa!!* (Como no conto, de João e Maria.)
Basta tirar o imposto das comidas saudáveis para incentivar o consumo. Quando vejo este tipo de documentário eu não consigo ver o caminho do meio. Que solução poderia ser adotada para distribuir alimentos sem o uso de geladeira?
Esse tipo de documentário é feito por idiotas mimados que acham que a comida brota da terra e chega ao seu apartamento de luxo no centro da cidade por "vontade política". O teu é o segundo comentário normal que leio dentre centenas de besteiras. Acabar com impostos é a única coisa boa que um governo pode fazer pelo povo.
Os donos do mundo não vão deixar isso acontecer. Uma palma de banana tem o mesmo preço do biscoito treloso. Faça sua escolha
Bom documentário de alerta sobre os perigos do ultraprocessados, mas não sei se concordo totalmente com a conclusão. Terceirizaram apenas a responsabilidades, taxar, regulamentar, marketing, etc... mas porque não acreditar que o consumidor final também pode, tem sim como acessar as verdades e ser dono responsável de suas escolhas... Muita gente séria já luta contra as mentiras de mercado e politica públicas (pois uma não existe sem apoio da outra). O problema também é o indivíduo querer que "alguém cuide dele" e não compreeender que ele pode sim, ir contra a manada e aprender a fazer escolhas. Estão partindo do princípio que TODOS são marionetes?
Revoltante, mas e a realidade e isso infelizmente nao tende a mudar e sim piorar!
Boicotar aquilo que não è bom para a nossa saúde
No final somos manipulados em tudo!
A industria de processados com a industria das farmáfias sáo a CULTURA DA DOENÇA que gera lucro$$$ nunca da CULTURA NA SAÚDE - primeira aula de medicina: Um paciente curado, é um cliente perdido!
Vdd😢
O IDEC já adotou alguma medida jurídica envolvendo essa matéria? Penso que a judicialização possa ser um caminho.
esse vídeo é muito necessário!!!!
Ele nem precisava se preocupar em mandar retirar algumas coisas do documentário. As pessoas não escutam. Eu sou a chata que fala de alimentação saudável. No trabalho olham pra minha maneira de comer e do lado deles comidas nada saudável e um copo de refrigerante. E se você fica doente ironiza . Ué mais você é tão focada na alimentação saudável.
Acho válido questionar e mudar o ensino na graduação,pois é na graduação que se corrompe
O problema é que a piazada chega na graduação pradicamente analfabeto, ainda mais agora que dá pra entrar pela porta de serviço. Tem que mudar desde a base, ensinar a ler, a fazer contas e quais são os órgãos do corpo. Já seria uma evolução e tanto.
Enquanto o governo só se preocupar em receber os impostos que essas indústrias pagam para comercializar essas porcarias, enquanto a maior parte da população não tiver dinheiro o suficiente para poder comprar mais comida decente, enquanto o Brasil inteiro se afundar cada vez mais nos aplicativos de comida pois a conveniência é tentadora, esse será o rumo da nossa sociedade.
o sistema não quer ver as pessoas bens,eles estao aparelhados com as industrias farmaceuticas ,comércio
A função do governo é receber impostos e devolver a troco deles serviços porcos. Se o imposto sobre produtos agrícolas in natura deixasse de existir gente pobre teria mais acesso a comida de verdade e agricultores familiares teriam mais acesso a mercados onde os amigos do governo são hoje privilegiados por regulações imbecis.
alimento ultraprocessados não tem apenas o açúcar tem o sal e gorduras ruins,eu evito esses alimentos o máximo... refrigerante nem pensar,agora um suco natural de laranja ou cajú até que cola,suco tbm em pó nem pensar e nem o de caixinha,eu cortei o açúcar e massas ....o duro que esses alimentos não vai aumentar apenas a gordura mas vc ganha muita retençao de líquido tbm,vc fica retido.... outra coisa que odeio é mortadela ou presunto,se eu comer eu fico arrotando aquele trem lá
Sempre gostei do veganismo, hoje eu vou seguir uma dieta extremamente vegano!❤ Documentário excelente.❤
Fazer documentários menos sensacionalistas também ajudam a transmitir a mensagem positivamente.
Esse daqui parece que foi feito pelo Michael Moore.
Os refrigerantes pequenos chama atenção das crianças as mães compram para as crianças eu olho e vejo que é muito triste? porque não é alimento correto para crianças os biscoitos são desnutridos? tem glúten gordura sal e açúcar a massa não tem qualidade nenhuma há 40 anos atrás os alimentos eram saudável
Hoje as crianças não tem saúde ela sofre muito elas não se alimentam direito porque elas não tem saúde alimentação também não é correta muito triste eu me preocupo o que vai ser o futuro das crianças a futura geração daqui a 40 anos como vai ser nossos filhos?
Carnes animais doentes aves bovinos suínos animais criando em ambientes sem espaço sem sol animais desnutridos e doentes 😱
Há 50 anos atrás sobremesa era gelatina de caixinha. Mas era um pote na sobremesa, e não quantos litros de gelatina o piá quisesse cada vez que se enfastiasse do xbox ou do wii. Não sobra glúten na boca dos pirralhos. Falta não na boca das mães.
Devia ter um ministério da alimentação saudável orgânica ❤
Excelente! Amei !!
11:38 "todo brasileiro paga por cada lada de refrigerante produzida", ai vc ve a narrativa falsa, visto q pagando menos imposto na verdade cada brasileiro comprador de refrigerante DEIXA de pagar mais imposto.
precisamos discutir o barateamento por via de CORTE DE IMPOSTO de empresas q produzem alimentos mais naturais e ate de pequenos produtores ao invés de entrar na onda de "vamos alavancar os impostos ate o infinito parta resolver o problema"
Meu Deus 😮mais eu vejo este anúncio fico mais 😱 chocada, nós vivemos num país de gangues of corrupção em todos level! Eu pergunto como podemos mudar isso? Temos que parar de compra este tipo de alimentos que não é alimentos
Gostaria de poder contrubuir com meu conhecimento.
Se tiverem interesse, me coloco á disposição...
Enquanto isso os pais enfiam aveia quacker nos filhos achando que é saudável.
Aveia? Os pais que conheço enfiam biscoito, danoninho, refrigerante, e mais um monte de porcaria, se fosse aveia as crianças ainda estariam no lucro.
Sempre gostei do veganismo, hoje eu vou seguir uma dieta extremamente vegano! Documentário excelente.❤
Pra quê deixar o mesmo comentário várias vezes 🤦🏻♂️
Este negócio das pessoas achar q tem direto a alimentação pode ser algo muito perigoso
😄😄😄😄
😮shocking reality, o governo, o ministério da saúde they don’t want people to learn about food
Poder econômico se traduz em poder político. (Paula Johns)
8:10 *Sem sombras de dúvidas, a segunda opção.* Principalmente, partindo dos políticos, que só visam, seus próprios interesses. *(Se houver um entre um milhão, esse, sera execrado e até eliminado... Se puder acabar com os planos dos PARASITAS estatais.)*
É impossível, devido a demanda, o mundo sem alimentos ultraprocessados. A única saída é evitá-los, fazer no máximo 2 refeições por dia e praticar atividade física.
Não acredito que finalmente encontrei aqui alguém com um pingo de sanidade no corpo. Estou aliviada.
@@sovenyakarkaroff é verdade ou ironia? Kkkkk!
Tudo é estudo. Estudar a melhor alimentação, o melhor estilo de vida, a forma de se pagar menos imposto etc. O poder reside no indivíduo. Hoje em dia, sr você fizer exatamente o contrário do que as autoridades e corporações recomendam, você errará muito pouco.
Deveria ser dublado.
Hoje fui à feira e comprei frutas para lanchar durante a semana e paguei 50 reais, se eu for ao mercado posso comprar vários doces q são bem mais atrativos ao paladar, pois estou acostumada a comer ultra processados
O mais triste é a prostituição dos profissionais de saúde pela indústria de ultraprocessados.
Juntos somos mais fortes 💪
A ingestão dessa porcaria esta intimamente ligada a preguiça.
E os vegetais cheios de agrotóxicos? Se ficar o bicho pega, se correr o bicho come.
Aí só depende do governo proibir e punir a ilegalidade de consumo de agrotóxicos
Dificil
Outra enganação é dizer que os ultraprocessados são mais baratos. Não são mesmo. Paga e paga-se caro para degradar a saúde.
2:50 ela basicamente ta falando daquelas lojas oxxo se multplicam igual praga e derrubam o pequeno comércio local
O verdadeiro VENENO NA MESA
Muitas verdades
Lamentável
É difícil falar isso numa sociedade que ainda não superou a Fome……
Verdade,infelizmente alimentos mais baratos
O que eu acredito é que as pessoas se importam mais com volume ingerido, do que qualidade de alimento. Hoje o que é mais barato um ovo com uma raiz ou pão com industrializado?
Hoje se morre mais pelo excesso do que pela escassez.
como se os alimentos ultraprocessados diminuísse a fome. Eles deixam a pessoa ainda mais faminta e doente!
@@tatypithon267falou tudo
A tristeza nisso tudo é que o ultra processado surgiu vendendo a ilusão de "alimentar" melhor, porque disponibiliza a maior quantidade de calorias pelo menor preço por porção. Numa situação de extrema insegurança alimentar, isso seria o ideal pra aplacar a emergência. No entanto, o ultra processado não "alimenta" ninguém, e sim vicia e desperta uma "fome eterna", já que não suprem o básico das necessidades nutricionais humanas. Por isso hoje temos crianças em vulnerabilidade socioeconômica e até desnutridas, mas ao mesmo tempo obesas e com colesterol alto, pré diabetes .... Triste triste triste. 😢
TER UM ESTILO DE VIDA SAUDÁVEL COM ALIMENTOS PROPRIOS , CUSTA CARO PARA CLASSE MEDIA OU BAIXA
O FAMOSO MIOJO É MAIS BARATO DO QUE UMA FRUTA POR EXEMPLO
Com certeza é verdade