Por que CAMINHÕES usam MOTORES 6 CILINDROS?
Вставка
- Опубліковано 8 лют 2025
- Na indústria de caminhões, principalmente no segmento de pesados a grande maioria dos motores empregados possuem o layout de 6 cilindros em linha. Já haviam pensado nisso?
Para se puxar dezenas de toneladas de carga, os caminhões necessitam ter muita força em baixas rotações e uma boa potência para manter uma boa velocidade cruzeiro e os motores 6 cilindros em linha atuais atendem muito bem esse quesito!
Antigamente até que se usavam outras configurações mecânicas além de seis cilindros, mas nos dias atuais a maioria esmagadora só usam motores com layout em linha e isso têm explicações lógicas que conheceremos no decorrer do vídeo!
----------------------------------------------------------------------------------
A história dos motores Scania e Mack V8:
• A HISTÓRIA dos motores...
Como funcionam os virabrequins flatplane e crossplane:
• VIRABREQUINS FLATPLANE...
Os motores de aviões da Segunda Guerra Mundial:
• Os incríveis MOTORES d...
----------------------------------------------------------------------------------
Three Kinds of Sun - Norma Rockwell
• THREE KINDS OF SUNS by...
Tragam um Oscar pra esse homem.
Cada vídeo é uma, aula.
Realmente
Éle é o melhor
😢
Homem?
Parece que tô assistindo um TCC de engenharia mecânica de respeito, mas ainda com um vídeo e tantas imagens de motor, tudo feito com tanta qualidade!!!!
Esse cara é profissional mesmo
Parabéns pela aula meu amigo! Mais um excelente vídeo! O problema é quando se usa essa engenharia de curso grande e diâmetro pequeno num motor de alumínio, compacto, com baixa cilindrada, e ainda sobrealimentado. Receita dos novos motores a gasolina, downsize, que são uma bomba. Maior atrito devido um maior curso para ter tork em baixa, com folgas mínimas e uso de lubrificantes cada vez mais finos, num motor ultracompacto, que trabalha em temperaturas elevadas, onde o óleo quase ferve. É a receita para dar B.O, e o pior são motores que não tem retifica pois quando não são de alumínio não tem margem para dar passo/retificar, quebrou só um novo. Inclusive o cabeçote que nem plainar sem alterar taxa de compressão, sincronismo do motor e tempo de injeção eles tem margem.
Já tive , ciclo Otto, 6 cilindros em linha (Opala 250S) e o V6 Vortec da Blazer (muito superior aos dos Opala e Omega). Já tive V8 302 Ford (Maverick GT) e tenho um 318 Magnum (Dodge). Nos Diesel, trabalhei muito tempo com motores em linha nas carregadeiras 966 Caterpillar, Trator D6 e 140H motoniveladora. Também nos FIAT Allis e Komatsu até os anos 90. V8 era mais difícil aparecer.
Mais um vídeo primoroso. Parabéns!
Tive um 6 em linha no Omega 4.1 e um V6 NA Santa Fé. Realmente a suavidade do 6 em linha, apesar da maior litragem era marcante. O V6 chacoalhava igual máquina de lavar. 😅😅
6 em linha tem um dos ronco mais lindos usando comando mais bravo fica bem parecido o ronco das porsche
É que v6, deveria ter ângulo 120º de bancadas, mas aí ele iria contra o motivo que ele foi criado, ser compacto, então usam 60º😂 aí o ritmo do combustões fica desordenado
Eu diria que 4 vibra muito e 6 dá conta, 8 já fica sobrando, então a vantagem não compensa o custo.
Lembro da máxima: "6 anda igual ao 4 e gasta igual ao 8". Mas isso era para os carros grandes norte americanos. Para um veículo pequeno e leve os mesmos motores acima seriam "6 anda igual ao 8 e gasta igual ao 4". Tudo se resume em peso/potência.
Eu em um jogo para celular desenvolvi um carro de luxo para os anos 70 com motor 6 cilindros em linha 2.5 litros com 150 cavalos de potência em um carro médio e com peso de 1430 kgs chegava a 195 km/h de velocidade máxima
O vídeo nem começou, mais na maioria e pela economia de combustível, pois os antigos caminhões usavam V8 como o LK , mais logo pegou fama de beberam , pois os caminhões da Mercedes eram bem mais econômicos
Errado
Não necessariamente, tudo depende da capacidade cúbica. O motor pode ser L6 e gastar mais que um V8
Assista ao vídeo
@ludwigMises7 manutenção mais barata sim, as vezes, litragem depende, até pq temos o volvo FH com um motor L6 16lt. Então nem tudo é assim ou assado, cada caso é um caso. Existem motores L6 que bebem mais e tem litragem maior que alguns V8. A questão de economia na maior parte das vezes sim, por ser menos partes móveis que o V8, dois cilindros a menos, concordo. Porém o resto é relativo.
L6 melhor desempenho por rpm
Vídeo incrível, amigo! Tocou em vários temas de forma muito educativa, merece muitos likes!
Uma correção para o vídeo: não é possível mudar o deslocamento volumétrico de um motor apenas trocando a biela. Essa substituição altera somente a taxa de compressão.
As únicas formas de alteração do deslocamento volumétrico de um motor é alterando o diâmetro do cilindro ou curso do virabrequim.
Além de que os motores com 6 em linha têm disparadamente o ronco mais lindo de todos os a diesel!
Perfeito video...super didatico. Isso tudo tem a ver com varios comentários q ouço sobre motores 6-em linha e motores V6. O mtor 6-em linha e mais robusto e confiavel q 6-em V. Por isso a BMW usa essa configuração até hoje para automóveis. Alias e a unica pois a própria Chevrolet abandonou faz anos e também produz V6 hoje.
O motivo de eu amar opala e as BMW 6 em linha! ❤
Eu era V8teiro, até ver a facilidade de mexer num 6 de Opala, um Maverick V8 é um inferno até pra trocar coletores, num opala tudo é fácil (menos os parafusos da capa seca no motor no lado do motora) kkk
6zão é vida jkkkk
Eu também gosto muito desse tipo de motor ksks
Seu comentário me chamou a atenção; por que eu tenho um Opala SS que tava com um V8 de maveco e recentemente eu adquiri no usados um motor v12 da "BMW-750i" para colocar nele e a vibração diminuiu muito
@@bopesandrocavalcantebolsonaroNão entendi a comparação,são 30 anos de evolução na engenharia entre os dois motores,e que sacrilégio um opala com v8 de maverick kkk
Muito bom o vídeo, ficou elucidativo do porquê, hoje, a indústria utiliza em massa os motores L6.
A título de curiosidade, o novo motor L6 da Scania, utiliza duplo comando no mesmo cabeçote inteiriço.
O novo MB OM 471/473 também usam...além do Volvo D16
@@joaopedromoreira4185 O cummins isx já é assim desde do seu lançamento no começo dos anos 2000
A engenharia é ao fascinante, nunca tinha para pra pensar sobre o pq das montadoras usarem os motores em linha, agradecido pelo video esses detalhes de fato agrega ao nossos conhecimentos
Sugiro mostrar os motores agrícolas, tem marcas com soluções interessantes para cabeçote, por exemplo com cabeçotes de 3 e 4 cilindros, atendendo os motores com 3, 4, 6 e 7 cilindros combinando os dois modelos de cabeçote.
Muito bom esse vídeo, teu padrão de qualidade está cada vez melhor!
Like dado sempre!
Excelente conteúdo! Faz todo sentido.
Pelos idos anos 80, o professor Jorge M Roma em seu livro "Aeronaves e Motores" já mencionava essa configuração seis cilindros em linha como silenciosa, de baixa vibração e bom torque em baixas. Parabéns.
Sou mecânico naval e percebi que motor de barco e jet ski é feito para fazer muita força como de caminhão porem sao alta rotação.
Eu adoro pois quebra demais porem gera uma potência absurda é muito comum jet ski 260 cavalos de força tem até 325 cavalos.
tem motor de popa de até 627 cavalos num motor de popa.
Todo vídeo é uma aula completa sobre o assunto, esse foi o melhor canal q conheci ultimamente
A suavidade de um L6 é muito grande, o motor 6 em linha é muiro bem balanceado, meu pai teve um Omega 3.0 motor alemão, que suavidade!!!! Nada de vibrações vindas do motor! Que carro! Que carro!
Parabéns pelo vídeo muito didático. Scania tem o D9 com 5 cilindros, mas daí precisaram fazer uns contrapesos aparte do virabrequim para balancear.
Motor 6 cilindros realmente são suaves...mas sou apaixonado pelos v8 scanias
Sempre gostei da simplicidade. Do funcionamento, da mecânica e explicação. A Chevrolet lá atrás já estava certa.
Mesmo para carros o Seis em Linha é uma ótima opção, principalmente para motores diesel porque tem perfeito balanceamento na frequência fundamental e total cancelamento da primeira harmônica, a pior característica do 4 em linha. Então se a tração for traseira em carros de alto desempenho então leiaute fica perfeito, basta ver o motores diesel 6 em linha da Mercedes Benz (GLE 400d) e BMW X5. São motores com muito torque (500~600 Nm) e potentes com potências acima de 200 kW, mesmo a diesel. Tudo de bom: Fortes, potentes, econômicos, de fácil manutenção e robustos, a X5 M550d tem 760 Nm de torque e 390 kW de potência. Muito impressionante.
Incrível!!!! Eu aprendo mais com seus vídeos do que nas aulas de engenharia. Parabéns pelo seu trabalho. Sucesso!!!
Na minha humilde opinião é priorizando o equilíbrio do motor ou menos estresse de vibração na hora em que se dão as combustoes principalmente hoje em dia em que as pressões de injeção são muito maiores para diminuir a emissão de poluentes
Gostei desse vídeo hein.. e olha que surpresa agradável, apareceu o Renault Magnum ❤️
Video simples ... Coerente e rico em informaçoes... Linguagem bastante didatica... Parabens!!!!😊
Eu sempre tive essa curiosidade e apareceu assim do nada kkk aprender é muito bom
Quanto as configurações possíveis nos motores, sejam em linha, V, W, radial, contrapostos... As várias configurações de virabrequim e por aí vai, podemos dizer que não existe o melhor e nem o pior, pois vai de acordo com a necessidade, de acordo com o propósito. Cada motor tem seus pontos de vantagem, mas também tem suas desvantagens.
Já vi diversos caminhões não conseguirem subir aclives e apagarem ,e voltar de marcha a ré e cair em ribanceiras e adentrarem em casas e matarem pessoas e porque disso? Excesso de peso e subida íngreme o qual não foi projetado a isso, também motor cansado e subdimensionado para tal ,o câmbio tão IMPORTANTE como o motor as vezes alterado ou trocado na sua configuração para melhor rendimento do motor mas que faz com que o torque seja sacrificado e aquela pecinha desgraçada atrás do volante que a única coisa que sabe fazer como eles mesmos dizem é dar pressão na máquina fazendo um monte de barbaridade na estrada. Tenho visto vídeos que faz com que os motoristas profissionais que alteram seus brutos para um monte de asneiras estão num patamar igual aos do Paquistão, Tailândia, Índia ou seja cabeças de terceiro mundo. Parabéns mais uma vez pelo vídeo.
Na prática a noção de quadrado, sub quadrado, super quadrado, não roga muito, o que manda mesmo é curso de pistão, é que agora não lembro bem os exemplos, mas algumas motos custom tem motor de diâmetro maior que o curso, se não me engano é a honda shadow, mas ainda sim ela tem um desempenho de torque em baixa (pra uma moto, lógico)
E um exemplo que eu conheço bem que foge muito da expectativa, são os motores Gênesis do 7610 que se não me engano novamente têm curso e diâmetro 112 (quadrado), mas tem mais força que um mf 292 que tem motor ou t4236 ou p4000t, que tem 127 milímetros de curso, e diâmetro de 102 se não me engano novamente kkkk
Perguntei pra um mecânico o pq, ele disse que ângulo que a biela trabalha influencia muito no comportamento do motor
Depois faz um video explicando como surgiu a partida elétrica nos veículos👍
Excelente vídeo, nem o Senai dá uma aula dessa para nós. Os motores que equipam os aviões monomotores a pistão certamente também são sub quadrados pois o regime de rotação deles é bem baixo. Inclusive o eixo da hélice tem uma caixa de redução de rotação.
Vídeos sempre muito instrutivos. Linguagem simples, de fácil compreensão. Ótimos conteúdos. Parabéns!
Eu já tive um vm 270 ele tem um torque brutal para a sua configuração na subida manten a mesma marcha por uma distância maior que os caminhões com a mesma configuração com um funcionamento muito suave tudo que foi falado no vídeo eu comprovei na estrada. Um abraço para todos
MWM 💪.
Kkkkkkkkkk meu Deus quanta besteira.
Outro fator importante é que a disposição dos cilindros em linha facilita a refrigeração do motor.
Olha parabéns pelo vídeo! eu já tinha pensado sobre isso, mas não com muito detalhes! realmente só a Scania faz V8, agora não vejo uma carreta com motor quatro cilindros, seria horrível, o curioso é que muitos caminhões médios de entrada já migraram para os quatro cilindros. Enfim suavidade, econômia, manutenção e lógico sobra espaço. O engraçado foi o Actros de geração antiga(aquela de 2009 que foi nacionalizada em 2012 e foi até 2016(2020 com o facelift, mas aí já era o seis cilindros em linha) tinha o V6, algo bem raro nos caminhões. Like no vídeo!
Ah, sim eu sei que teve V8 também, mas estou usando V6 como exemplo.
V-6 bem + econômico. 😢
@@IgrejaBrasilBendito8193 Não posso dizer sobre econômia do V6 no Actros.
A Mercedes com o actros MP3 trouxe o om501 v6 e om502 V8 esse ai é raríssimo, só saiu nos 2655 e nos 4160 e nenhum emplacou, o v6 era um motor forte porém bem beberrão e difícil de se mexer e caro por falta de peça, e o v8 nunca foi nacionalizado e em 2016 o v6 foi descontínuado e veio a evolução do om457 o Om460.
@@IgrejaBrasilBendito8193 engatado no bitrem o actros v6 não conseguia chegar nem a 1.8 de média
Valeu por essa fantástica aula de mecânica!!!!
Vídeo muito bom desse excelente canal
Vídeo simplesmente perfeito, enciclopédia da mecânica dos motores. Parabéns.
Bacana o vídeo... muito conhecimento!
Sempre quis entender essa questão. Obrigado.
Sempre muito bom seus vídeos. Bem explicado, bem montado. Aprendi mais uma coisa hoje com esse vídeo. Parabéns
Dos motores diesel para mim o 6 linha é o ronco mais lindo... Depois do raro AGCO 7 cilindro em linha ❤
Excelente explicação do funcionamento dos motores de 6 cilindro a diesel.
Parabéns!!!
Boa tarde. Veículos & Histórias. Belmonte-BA.
Todo motor sub quadrado tem na sua árvore de manivela (virabrequim) o moente da biela mais longo, esse é o princípio de alavanca, se o pistão tem maior curso de rotação logo é mais lento, porém com muito mais força dispensando assim altos giros do motor. De ferro velho eu entendo sou especialista no assunto esse é meu oficio, mecânico.
Valeu amigo por mais uma fantástica História das máquinas !!!
Explicação muito didática.
Se gira menos, aquece menos. Se aquece menos desperdiça menos energia.
E se gira menos, sofre menos desgaste e maior será a durabilidade!
Simplicidade e bom funcionamento, esse é o real motivo
Tenho a honra de ter um vortec 4.3 V6 2002 🙏🏻
Aí não é em linha
Vídeo muito legal. Parabéns!
Top as explicações 👏👏👏👏
mais um vídeo simplesmente incrivel!
Canal top , muito bom , faz um videio do motor 6 cilidros 4.9 gazolina da f1000 ano 97
Que aula, muito bom o explicação rápida, pena que nos carros não existam mais 6 em linha, pra é a melhor configuração de motores preferida nos pesados, e deixada pra trás nos carros! Uma pena saudades dos Opala e Omega!
Acho que 6 em linha em carro só a BMW tem e em alguns modelos mais top como as M2, m3 e m4.
@@thalesflorindomacieldaroch429 sim sim, más são carros muito caros não acessíveis às pessoas comuns como foram os Opala e Omega!
@@abduferrari1691 com certeza
Eu tinha um V8 nos EUA, sensacional esse motor, bruto demais
Top bem que vc tbem podia falar dos motores de carros tbem sobre a mecânicas motores como chegaram ate hj
Excelente vídeo ! Mas a principal explicação para a limitação da rpm é a velocidade do pistão , pelo diesel trabalhar com altíssimas pressões internas seus componentes são pesados , e por vários motivos , nunca devem exceder 14m/s..
Nos motores Diesel, a explosão se dá a pressão constante, enquanto nos ciclo Otto a explosão é a volume constante. Esse é um dos motivos para o ciclo Otto alcançar maiores rpm.
Muito bom parabéns 👏👏👏👏👏
Muito mais vantajoso em todos sentidos.👍
Mais um vídeo excelente, não tem como não gostar!
Que canal que história que apresentador show
Otimo video. PARABÉNS.
Eu amo o meu 6 bocão um Bwm E46 323i 2001 que usa o motor M52 2.5, funciona igual a um relogio.
Muito bom amigo 👍👍👍
Excelente vídeo! Muito obrigado!
Parabéns pelo vídeo 👏👏👏
Show de vídeo 👏👏👏
Parabéns amigo, de verdade.
Apesar do V6 poder ter vantagens para uma distribuição de peso entre os eixos, um motor de 6 cilindros em linha tem a vantagem de ser mais fácil dimensionar a refrigeração. Parece exagero, mas só de ter um lado onde passa o escapamento enquanto o outro está livre dessa fonte de calor já facilita bem mais que num motor em V que ou os 2 lados vão ser quentes ou o meio vai ser quente se o fluxo for invertido. E agora que a grande maioria dos caminhões tem a cabine avançada, evitar uma irradiação excessiva de calor para dentro da cabine ficaria mais difícil.
Show de aula
Ótima explicão
Vc poderia falar sobre o motor V12 maritímo da Lamborghini de 9.3L?
Acredito que os 6 cilindros sao mais usados porque permitem uma larga gama de configurações em termos de cilindrada. Hoje os 6 cilindros podem ir de 6.9 (MAN D 0836) até 16.6 litros (Volvo D 16 G) com comando no bloco ou no cabeçote, podendo atender a uma serie de demandas
O motor do meu caminhão é OM 364 turbo com quatro cilindros. Um motor grande, forte, econômico, não dá problema. Acho que a MB não fabrica mais. O MB 912 sobe nas ladeiras mais difíceis com carga. Nunca vi um caminhão igual a um cabrito montês!
Um motor 3 cilindros de 1500 cilindradas de jet ski consegue gerar 260cavalos.
um motor 1630 cilindradas consegue 300 cavalos até 325cv.
Motor naval faz muita força para vencer o arrasto da água e para ter velocidade precisa de muita mas muita potência em pouco espaço.
Boa noite , qual o melhor câmbio automático das caminhonete americana, Ford , DODGE, Chevrolet ?
Show de vídeo!!!!
O 6 cilindros também é muito bom para potencia , o Nissan Skyline , Toyota supra para dar exemplos.
BMW
Os 6em linha e equilibrado reduzindo vibrações, aumento de potência, econômia e mais durabilidade
E mais vantajoso para as montadoras usar os 6 em linha
mas vai depender da proposta do veículo e da montadora e certas aplicações pedem permitem ou necessitam de certas configurações
épocas projetos e tecnologias diferentes também moldaram os veículos de hoje
Ótima configuração.
Sensacional o vídeo
Faz um vídeo doovre os caminhões japoneses, que são os únicos que aí dá produzem caminhões com motores aspirados, sem turbina e interculer, e conseguem entregar altas potências .
Amigo, por favor, me dê uma luz. Você está falando de motores diesel sem sobrealimentação, ainda em produção?
Se for, por favor, me diga que motor é esse, porque tenho curiosidade nele.
Já tem, no final desse vídeo fala sobre esses motores japoneses: ua-cam.com/video/tm1EG-AHROA/v-deo.htmlsi=3mjwMOeXpMiS7TBx
Conseguem entregar altas potências e torque porque simplesmente são monstros com mais de 20 litros de deslocamento
@@HYCO2010 , bacana, obrigado! Mas são motores fora de linha, o que imaginava. Tem muitas desvantagens perante aos sobrealimentados.
@@joxzoom Teve mudança na Norma de emissões no Japão em 2005, desde então são todos sobrealimentados (turbocompressor).
O ronco desse motor caterpillar no início me lembra o da motoniveladora caterpillar 120K
E também nos motores 3 cilindros que virou moda .que pra mim o início 3 cilindros que era bom foi no dkw.de dois tempos muito durável se for bem cuidado
E cá para nós, o ruído do motor de 6 cilindros em linha é uma orquestra.
heim!
dizem que tem diferença entre um motor desses aí e motor para geradores.
tem alguma informação sobre?
Ótimo canal
Essa configuração é a que entrega mais potência sem vibrações e ruídos pois o conjunto se auto balanceia em termos de força/torque. Tão boa quanto o V8
Resumindo, 6 em linha é menor, desgasta menos, simples manutenção, potente, econômico, suave e extremamente confiável 👍
Faz um vídeo sobre os caminhões da copa truck👍🏻👍🏻
Faz uns vídeos falando da muriçoca e da terezona
muito bom, gostei
6 cc e o motor mais equilibrado e durável.
Equilibrado os melhores são os 12 cilindros , veja as locomotiva quase não tem problemas de tripidaçäo
@@flaviolau1481
Aí tbm é de +. 😢
AP dura mais
Video top demais
Que aula!
6 cilindros é muito top