Buenas y perdón por escribir en español, pero mi gramática portuguesa no es muy buena. Un escritor alemán que está en auge y es muy fácil y divertido de leer es David Saifer, su opera prima llamada "Maldito Karma" es una de las novelas más graciosas que recuerdo haber leído. No se si será merecedor de un Nobel, pero leerlo te hará pasar un buen rato. Saludos desde Paraguay.
Já li O sofrimento do jovem Werther e alguns do Kafka... Esse negócio de gostar de ler só faz a gente aumentar a cada dia a lista de leituras e nunca estar em dia (risos) ... Dos livros que tenho certeza que ainda vou ler não vejo as resenhas antes, só depois, e os outros que não tenho certeza vou vendo, para ter uma ideia, quem sabe um dia. Gostei! Parabéns!
grata pelo vídeo. Parabéns: hoje se fala tanto em holismo, resiliência, etc e quando se vai para a prática, se "exige" que assumamos uma posição de direita e esquerda... aff... tudo é um "continuum" que se encontra na curva! Nestas áreas sou radical: na economia e na politica de hoje, não há posições, há conchavos milimetricamente calculados... assim sendo, temos que ler tudo e todos, para aprender a termos uma opinião e não uma manipulação.
Parabéns pelo vídeo! Estou começando a ler livros em alemão agora só (embora estude a língua a bastante tempo), e esse vídeo vai me ajudar bastante. O que percebo é que no original o vocabulário utilizado pelos alemães é vastíssimo, poucas repetições de palavras e uma escrita bem eficaz.
Isa, tu poderia fazer um vídeo falando mais sobre o que tu acha sobre/tuas experiências com a literatura de autoajuda, né? acho que seria um tema bem interessante. adorei o vídeo 💓
Olá, Isabella! Tudo bem? Gostaria de começar te parabenizando pelo canal. Acompanho desde o ano passado (a primeira resenha que vi foi do Deserto dos Tártaros. Sensacional) e desde então estou seguindo, recebo as notificações e etc. Por enquanto somente assinei, mas em breve espero poder contribuir apadrinhando. Só preciso resolver algumas coisas. Mas mesmo ainda não sendo um padrinho, gostaria de sugerir - como leitura alemã e leitura pra vida (adorei esse livro) - A Marcha de Radetzky, do Joseph Roth. Inclusive, descobri esse livro naquele guia dos 1001 Livros, que acredito que tenha sido o mote que te fez iniciar esse projeto. Continue com essas resenhas maravilhosas. Parabéns e um abraço.
Muito legal! Amo a literatura alemã e ela tem grandes autores como: Franz Kafka, Anne Frank, Karl Marx, Nietzsche, Goethe, Herman Hesse, Thomas Mann, Hoffman e muitos outros grandes autores que fazem dessa literatura ser fascinante, rica e espetacular! Agora qual ler desses três contemporâneos? Eu leria "Um Plano Quase Perfeito" porque gosto muito de Romance Policial!
Olá! vendo vídeo no futuro kkkk Q bom q atualmente E.T.A. Hoffman é mais conhecido no Brasil, e Goethe tb! Aqui no Rio Grande do Sul temos cultura alemã ( e até obras escritas na língua ) bastante presente, decorrente da imigração alemã acentuada. Peq comunidades tem dialetos alemães como primeira língua, e alguns colégios gaúchos ensinam alemão como segunda língua. Adorei vídeo! Abç
Isa como você é uma leitora que lê de tudo traz pra nós resenhas livros que tem a temática cristã como As Crônicas de Nárnia, O Peregrino, entre outros. Amo seu trabalho, continue divulgando ainda mais a literatura pelo UA-cam. Rumo aos 1001 👏👏👏
Isa, só para curiosidade.... estou lendo um livro de Alexandre Dumas - "A Mulher da Gargantilha de veludo e outras..... e para minha surpresa quando você comentou sobre E.T.A Hoffmann levei o maior susto..rsrsr o nome inteiro é Ernst Theodor Amadeus Wilhelm Hoffmann, que incluiu o Amadeus em seu nome por adorar Mozart, é o personagem principal da trama. Estou adorando os contos. Sugiro que leia. Abraços
isaaaa você é simplesmente maravilhosa!! seu canal é sensacional, amo todos os vídeos, muito bem feitos, e você fala muito bem. sei que esse comentário não tem muito a ver com o vídeo mas deu vontade de dizer isso, abraços
Eu já li A Medida do Mundo e é bem bacana e certamente recomendável. Mas fiquei bastante interessado na Manobra do Rei dos Elfos, de forma que voto neste.
Oi! Isa... Faz três dias que terminei Demian... gostei muito.... estou "no esquenta" para Sidarta... já li do HH, Knulp, Lobo da Estepe e Narciso e Goldmund.... e um dia chego em O Jogo das Contas de Vidro... Grande abraço!!!
Boa noite, naum deixe 3 incríveis autores austríacos de fora. Olha que já li muita coisa. Eles são: Hermann Broch, Karl Kraus e Heimito von Doderer( sem tradução para o português). Esses valem muito a pena. Abs.
MUITO legal esse tipo de vídeo! Sugiro mais alguns meses temáticos: mês da FRANÇA; mês da INGLATERRA; mês do JAPÃO; mês dos EUA; mês da América Latina; mês de PORTUGAL. Tem muita coisa boa!!!
Isabella, estou lendo um livro do Robert Lohr chamado "A máquina de xadrez". Veja se tem interessa também no segmento "literatura contemporânea". Abraços!
Esses livros escritos em outras línguas que não seja o inglês, penso que possuem uma divulgação menor devido a questões de traduções em outros idiomas nas editoras. Mas espero que com o tempo a divulgação de livros de todos os países do mundo possa crescer, assim as pessoas que gostam de literatura terá a oportunidade de conhecer novos livros e histórias do mundo todo. Excelente vídeo, mostrando literatura dos países. Por favor faça de todos os países da Europa e do mundo todo, acho isso muito legal! Adoro o seu canal Isa. Seu trabalho é incrível! Um abraço :)
Isa, adorei este vídeo. O que chama a atenção é a falta de representatividade de escritoras, como em tantos outros países. Na sua lista, só aparece uma mulher, na contemporaneidade. Seria legal fazer uma busca sobre isso, não acha? Abraço!
Isa, fico tão contente que cê está lendo literatura alemã! É uma das minhas literaturas preferidas (junto da espanhola, que é algo poético e lindo demais) e tenho certeza de que tu vai te encantar ainda mais com as leituras vindouras. Sei que não estão na enquete, mas preciso falar sobre os livrinhos do Thomas Mann: sei que o A morte em Veneza é denso mesmo, e o estilo do Mann é bem denso num geral, mas leia A montanha mágica. Sério. É um dos melhores livros que já li. Ele requer paciência, mas compensa o esforço. Demorei seis meses pra lê-lo e foi uma experiência maravilhosa, ainda pretendo relê-lo um dia porque ele é um daqueles livros que ficam guardados no coração. Já escrevi muito sobre ele (aliás, se quiser ler, tá aqui: miasodre.blogspot.com/2017/01/subindo-montanha-magica.html), mas não me canso de recomendá-lo porque ele é realmente especial.
aaaaah como eu gosto do seu swing literário ( braços,ombros,cabelos dançantes). Só pra relembrar q espero a leitura do Corvo. Autores alemães são os meus preferidos. Goethe tenho na minha pele. ,♡ bjoooooo
Eu acho que você (Isabella) é a incentivadora número 2 para mim, estás atrás apenas da minha mãe. A partir da sua resenha Triste Fim De Policarpo Quaresma, que eu dispertei a vontade de ler! Abraço!
Ressalto aqui Erich Maria Remarque com Nada de Novo no Front, um dos melhores livros já escritos sobre a guerra, apresenta o ponto de vista de um soldado em particular e o horror que são as trincheiras. É tão chocante, que os nazistas queimaram os exemplares e baniram o escritor do país. Maravilhosa a menção sobre Sidarta.
Otfried Preußler também nasceu na República Tcheca... Outros: Cornelia Funke, Michael Ende, os Grimm, Johannes Mario Simmel... E Excelente vídeo, corri pra ver hehehe
Oi Isa! Em primeiro lugar AMO seu trabalho e já te sigo a um bom tempo. Amo a cultura Alemã e não sei pq tenho essa "atração " desde pequena( tenho grande vontade de aprender a língua) por toda a cultura e pelo recorte histórico do holocausto. Um grande bj💜💐📚
Li Hoffman aos 15 anos, um de seus contos estava em uma antologia de terror e me apaixonei por ele. Literatura chinesa - recomendo A última imperatriz (histórico ) Flor de Neve e o leque secreto, Peonia in love e A dinastia do dragão.
E a Lou Andreas-Salomé? Ela nasceu na Rússia mas escreveu em alemão e viveu na Alemanha. O problema são as traduções para a nossa língua que são raras e os livros esgotados.
Leia As cabeças trocadas de Thomas Mann. O descobri na faculdade ha anos atrás e simplesmente amei! Aliás, morro de saudades das aulas de português dessa professora que nos fazia ler esses autores menos falados, pelo menos na escola, foi quando eu tb conheci Salinger.
Li Fausto I do Goethe e achei magnífico. Estou lendo Fausto II, mas a leitura está bem lenda é arrastada... quero ler tudo desse autor! Permita-me uma correção: o título Doutor Fausto é do Thomas Mann ;)
Para assistir os vídeos da Isa é preciso estar sem pressa, 20min!! Rsrsrs mas gosto muito. Acredito que o fato de ter mais livros de língua inglesa sendo publicados no Brasil é por ter mais tradutores. Não deve ter muita gente que saiba mandarim para traduzir um livro 🤭
Entre os escritores alemães de renome mundial deveriam ser mencionados também: Heinrich Böll (Nobel 1972, literatura do pós-guerra, "Pontos de Vista de um Palhaço" , pouco da sua obra foi traduzido para o Português ), Günter Grass (Nobel 1999, "O tambor"), e por causa do relacionamento com o Brasil, Stefan Zweig. Ele fugiu dos nazistas para Petrópolis ("Brasil um país do futuro", "o mundo de ontem", "24 horas da vida de uma mulher")
ISA, vc já assistiu um vídeo brasileiro curtinho (dá pra achar aqui no UA-cam) chamado "Meu amigo Nietzsche" ? Se não, esse vídeo é muito legal, vale a pena 😄
Isa, o que você acha de autores como Mia Couto e Martha Medeiros? Estou lendo o livro de crônicas da Martha "Quem diria que vivier ia dar nisso" e estou gostando muito!
Adorei o vídeo! Realmente os livros que não são originalmente publicados em inglês recebem tão pouco destaque aqui no Brasil que assusta! Quero aproveitar e abrir um parêntese para indicar um livro chinês, cujo protagonista é um gato que narra de forma ferina e sarcástica a sua história. O nome é Eu sou um gato, escrito por Natsume Soseki. P. S. E qual foi o único livro chinês que você leu? Fiquei curioso 😅
Nossa, acabei trocando a nacionalidade mesmo! Que burrice a minha, obrigada garotas pela correção, mas a indicação e o questionamento continuam de pé. 😄
Olá Isa! Gostaria que quando possível você realizasse uma resenha para citar as principais diferenças entre contos, novelas e romances, uma vez em que muitas pessoas confundem essas importantes formas literárias. Desde já eu agradeço!
O melhor de todos é Nietzsche, ele quebra a estrutura de pensamento socrático-platônico. Nietzsche traz uma vantagem evolutiva com um senso de moral recriativa. Ele se inspirou continuamente no páthos dos primeiros pensadores gregos que não se restringiram à elaboração de teorias abstratas, mas geraram seu pensamento em total consonância com a vida, isto é, eles tiveram a capacidade de elaborar uma filosofia que dava conta das premências vitais, indicando caminho para o agir concreto: comer, sentir, brincar, criar. Os helenos tiveram a capacidade de vivenciar aquilo que pensavam e de pensar sempre no vivido. Nietzsche considerava os pré-socráticos os verdadeiros filósofos, pois não separavam o homem da natureza. Eles produziram uma filosofia carregada de mitos, imaginação, cores, cheiros e sabores, voltada para a vida e seu dinamismo, para a descoberta dos fundamentos do mundo através da contemplação e apreciação da natureza. O interessante que a maioria não sabe, é que a única coisa que Nietzsche se auto considera, é ser o pai da psicologia e não um filósofo. Toda a sua obra terce um apanhado psicológico da natureza humana.
Buenas y perdón por escribir en español, pero mi gramática portuguesa no es muy buena.
Un escritor alemán que está en auge y es muy fácil y divertido de leer es David Saifer, su opera prima llamada "Maldito Karma" es una de las novelas más graciosas que recuerdo haber leído.
No se si será merecedor de un Nobel, pero leerlo te hará pasar un buen rato.
Saludos desde Paraguay.
Obrigado pela indicação, hermano!
Já li O sofrimento do jovem Werther e alguns do Kafka... Esse negócio de gostar de ler só faz a gente aumentar a cada dia a lista de leituras e nunca estar em dia (risos) ... Dos livros que tenho certeza que ainda vou ler não vejo as resenhas antes, só depois, e os outros que não tenho certeza vou vendo, para ter uma ideia, quem sabe um dia. Gostei! Parabéns!
"Tem gente que larga o vídeo nos 30 primeiros segundos"
E eu aqui maratonando e achando pouco
grata pelo vídeo.
Parabéns: hoje se fala tanto em holismo, resiliência, etc e quando se vai para a prática, se "exige" que assumamos uma posição de direita e esquerda... aff... tudo é um "continuum" que se encontra na curva!
Nestas áreas sou radical: na economia e na politica de hoje, não há posições, há conchavos milimetricamente calculados...
assim sendo, temos que ler tudo e todos, para aprender a termos uma opinião e não uma manipulação.
Amei a montanha mágica levei 3 meses pra ler...mas foi legal ter a companhia desse livro por tanto tempo
Parabéns pelo vídeo! Estou começando a ler livros em alemão agora só (embora estude a língua a bastante tempo), e esse vídeo vai me ajudar bastante. O que percebo é que no original o vocabulário utilizado pelos alemães é vastíssimo, poucas repetições de palavras e uma escrita bem eficaz.
Isa, tu poderia fazer um vídeo falando mais sobre o que tu acha sobre/tuas experiências com a literatura de autoajuda, né? acho que seria um tema bem interessante. adorei o vídeo 💓
Seria mesmo!
Aaaaa, melhor notificação do meu dia! 😍💕
Isa,você bem que podia trazer um quadro para o canal desse jeito,vídeos mostrando os livros mais importantes de cada país .
você é muito motivadora💖
Isa está de parabéns o Canal Ler Antes de Morrer é um recanto do saber !
Obrigada Isa por partilhar os seus conhecimentos conosco. Não imagina como isso é util para nós leitores
Parabéns, como sempre trazendo novidades. É mais que um bookTube, é um canal de informação e qualidade de conteúdo. Excelente profissional.
Li O sofrimento do jovem Werther por indicação sua!!! Confio no seu gosto literário!!!!
Ainda estou aqui terminei o vídeo hahaha! e na procura por literatura alemã achei o seu canal me considere mais um inscrito ;)
Olá, Isabella! Tudo bem?
Gostaria de começar te parabenizando pelo canal. Acompanho desde o ano passado (a primeira resenha que vi foi do Deserto dos Tártaros. Sensacional) e desde então estou seguindo, recebo as notificações e etc. Por enquanto somente assinei, mas em breve espero poder contribuir apadrinhando. Só preciso resolver algumas coisas.
Mas mesmo ainda não sendo um padrinho, gostaria de sugerir - como leitura alemã e leitura pra vida (adorei esse livro) - A Marcha de Radetzky, do Joseph Roth. Inclusive, descobri esse livro naquele guia dos 1001 Livros, que acredito que tenha sido o mote que te fez iniciar esse projeto.
Continue com essas resenhas maravilhosas. Parabéns e um abraço.
Muito legal! Amo a literatura alemã e ela tem grandes autores como: Franz Kafka, Anne Frank, Karl Marx, Nietzsche, Goethe, Herman Hesse, Thomas Mann, Hoffman e muitos outros grandes autores que fazem dessa literatura ser fascinante, rica e espetacular! Agora qual ler desses três contemporâneos? Eu leria "Um Plano Quase Perfeito" porque gosto muito de Romance Policial!
Olá! vendo vídeo no futuro kkkk Q bom q atualmente E.T.A. Hoffman é mais conhecido no Brasil, e Goethe tb! Aqui no Rio Grande do Sul temos cultura alemã ( e até obras escritas na língua ) bastante presente, decorrente da imigração alemã acentuada. Peq comunidades tem dialetos alemães como primeira língua, e alguns colégios gaúchos ensinam alemão como segunda língua. Adorei vídeo! Abç
Aprendo tanto aqui com você !!!
Amei as indicações!!! Não tenha medo de mostrar os livros mais políticos por conta de pessoas limitadas!
Isa como você é uma leitora que lê de tudo traz pra nós resenhas livros que tem a temática cristã como As Crônicas de Nárnia, O Peregrino, entre outros.
Amo seu trabalho, continue divulgando ainda mais a literatura pelo UA-cam.
Rumo aos 1001 👏👏👏
Lobo da estepe é sensacional. Clarice Lispector diz em uma entrevista que leu na adolescência e que a inspirou bastante em sua vida literária.
Ah, Isa... como é bom ver seus vídeos! Sempre aprendo muito. Gratidão. Amo!!! :-)
Você é linda adorei sua figura eh bem fácil entender sua pedagogia Obrigado Joy.
Canal excelente! Inscrito!
Isa, só para curiosidade.... estou lendo um livro de Alexandre Dumas - "A Mulher da Gargantilha de veludo e outras..... e para minha surpresa quando você comentou sobre E.T.A Hoffmann levei o maior susto..rsrsr o nome inteiro é Ernst Theodor Amadeus Wilhelm Hoffmann, que incluiu o Amadeus em seu nome por adorar Mozart, é o personagem principal da trama.
Estou adorando os contos. Sugiro que leia. Abraços
isaaaa você é simplesmente maravilhosa!! seu canal é sensacional, amo todos os vídeos, muito bem feitos, e você fala muito bem. sei que esse comentário não tem muito a ver com o vídeo mas deu vontade de dizer isso, abraços
Eu já tinha ouvido falar no Hoffman. Inclusive li dois contos dele fantásticos. É maravilhoso.
Eu já li A Medida do Mundo e é bem bacana e certamente recomendável. Mas fiquei bastante interessado na Manobra do Rei dos Elfos, de forma que voto neste.
Oi! Isa... Faz três dias que terminei Demian... gostei muito.... estou "no esquenta" para Sidarta... já li do HH, Knulp, Lobo da Estepe e Narciso e Goldmund.... e um dia chego em O Jogo das Contas de Vidro... Grande abraço!!!
Boa noite, naum deixe 3 incríveis autores austríacos de fora. Olha que já li muita coisa. Eles são: Hermann Broch, Karl Kraus e Heimito von Doderer( sem tradução para o português). Esses valem muito a pena. Abs.
MUITO legal esse tipo de vídeo! Sugiro mais alguns meses temáticos: mês da FRANÇA; mês da INGLATERRA; mês do JAPÃO; mês dos EUA; mês da América Latina; mês de PORTUGAL. Tem muita coisa boa!!!
Estou testando esse formato, vamos ver como se dá a aceitação :)
Ler Antes de Morrer gostei muito da ideia! 👍🏻
Adorei.. e fiquei muito curiosa com Um Plano Quase Perfeito!Bjks
Hermann Hesse é meu preferido
Isabella, estou lendo um livro do Robert Lohr chamado "A máquina de xadrez". Veja se tem interessa também no segmento "literatura contemporânea". Abraços!
Parabéns pelo canal !
Obrigado por compartilhar sua opinião conosco.
Grande abraço!
Meu livro alemão preferido é "Perfume, a história de um assassino", nossa muito incrível, vc se vê na pele do protagonista...
Paolla Freitas um dos melhores livros Q Existe!
Excelente livro!
ja viu o filme?
Um dos meus favoritos da vida tmbm.
Flavia Alves já vi, muito bom também, gosto um pouco mais do livro
Esses livros escritos em outras línguas que não seja o inglês, penso que possuem uma divulgação menor devido a questões de traduções em outros idiomas nas editoras. Mas espero que com o tempo a divulgação de livros de todos os países do mundo possa crescer, assim as pessoas que gostam de literatura terá a oportunidade de conhecer novos livros e histórias do mundo todo.
Excelente vídeo, mostrando literatura dos países. Por favor faça de todos os países da Europa e do mundo todo, acho isso muito legal!
Adoro o seu canal Isa. Seu trabalho é incrível!
Um abraço :)
Seu canal é ótimo 😍😍😍😍😍
Parabéns Isa !!!!
Vídeo maravilhoso! Do Hoffmann, estou pra ler o Reflexões do Gato Murr, o gato-narrador, que inclusive é uma obra incompleta.
Adoro seu canal 😍😍😍😍
to aprendendo alemão ai super me interessei por esse vídeo.
Isa, adorei este vídeo. O que chama a atenção é a falta de representatividade de escritoras, como em tantos outros países. Na sua lista, só aparece uma mulher, na contemporaneidade. Seria legal fazer uma busca sobre isso, não acha? Abraço!
Do Hermann Hesse só li O Lobo da Estepe e foi fantástico!
Olá Isabella
Amei as dicas, irão todas para a minha listinha 😉
Bjokas 😘
Olá Isabella , vc vai sortear os morros dos ventos uivantes?eu gostaria muito que vc sortease .Bjs, adoro seu canal!
Isa, adoro o seu canal!! Quando vc vai fazer a resenha de A Montanha Magica do T. Mann ?
Gostaria mt de saber sua opinião sobre Carta ao pai!Eh uma delícia de ler!!!
Se vc ainda não leu com certeza vai amar!!!
Isa, fico tão contente que cê está lendo literatura alemã! É uma das minhas literaturas preferidas (junto da espanhola, que é algo poético e lindo demais) e tenho certeza de que tu vai te encantar ainda mais com as leituras vindouras. Sei que não estão na enquete, mas preciso falar sobre os livrinhos do Thomas Mann: sei que o A morte em Veneza é denso mesmo, e o estilo do Mann é bem denso num geral, mas leia A montanha mágica. Sério. É um dos melhores livros que já li. Ele requer paciência, mas compensa o esforço. Demorei seis meses pra lê-lo e foi uma experiência maravilhosa, ainda pretendo relê-lo um dia porque ele é um daqueles livros que ficam guardados no coração. Já escrevi muito sobre ele (aliás, se quiser ler, tá aqui: miasodre.blogspot.com/2017/01/subindo-montanha-magica.html), mas não me canso de recomendá-lo porque ele é realmente especial.
Arthur Schnitzler é um excelente escritor, era admirado por Sigmund Freud... vale apena dar uma chance para o austríaco...
Meu voto vai para "A manobra do Rei dos Elfos" Achei bem interessante! Adorei o tema tbm e saber mais sobre literatura alemã!
Amo tanto esse canal ❤
Obrigada por sempre nos fazer conhecer obras maravilhosas, adoro aprender com você 😘
“A Medida do Mundo”
Amei a sua biblioteca alemã. Não vejo a hora de assistir as resenhas. 😍📚🎉👏🏻
Nenhum dos três! Sugiro que comece com A montanha mágica e, após ler, tenho certeza de que vc me dará razão. É maravilhoso!
Genial!!!!....Mais Hesse e Mann por favor!!!....E VAMOS QUE VAMOS COM AS NOSSAS LEITURAS!!!
Que coincidência, eu estou procurando aprender alemão essa semana :b
Fernando P. Olha que incentivo maravilhoso, ler essas belezuras no original (sonho) 💗
Quando que vai ter sorteiooooooo. Meu sonho de princesa ganhar um livro nos sorteios magníficos da Isa
Kehlmann eh fantastico. Vale a pena a leitura, principalmente p conhecer um pouco mais Sobre a vida Do genialissimo Gauß. Abracos
Qual é a sua versão de Dante que está atrás de vc no vídeo, capa preta?
aaaaah como eu gosto do seu swing literário ( braços,ombros,cabelos dançantes). Só pra relembrar q espero a leitura do Corvo. Autores alemães são os meus preferidos. Goethe tenho na minha pele. ,♡ bjoooooo
Eu acho que você (Isabella) é a incentivadora número 2 para mim, estás atrás apenas da minha mãe. A partir da sua resenha Triste Fim De Policarpo Quaresma, que eu dispertei a vontade de ler! Abraço!
Ressalto aqui Erich Maria Remarque com Nada de Novo no Front, um dos melhores livros já escritos sobre a guerra, apresenta o ponto de vista de um soldado em particular e o horror que são as trincheiras. É tão chocante, que os nazistas queimaram os exemplares e baniram o escritor do país. Maravilhosa a menção sobre Sidarta.
Otfried Preußler também nasceu na República Tcheca... Outros: Cornelia Funke, Michael Ende, os Grimm, Johannes Mario Simmel... E Excelente vídeo, corri pra ver hehehe
Oi Isa! Em primeiro lugar AMO seu trabalho e já te sigo a um bom tempo. Amo a cultura Alemã e não sei pq tenho essa "atração " desde pequena( tenho grande vontade de aprender a língua) por toda a cultura e pelo recorte histórico do holocausto. Um grande bj💜💐📚
Li Hoffman aos 15 anos, um de seus contos estava em uma antologia de terror e me apaixonei por ele.
Literatura chinesa - recomendo A última imperatriz (histórico ) Flor de Neve e o leque secreto, Peonia in love e A dinastia do dragão.
Isa, você é muito inteligente!!! Parabéns !!!!
Faz tour pela sua estante, quero muito veeeer
Estou programando uma nova série de Bookshelf Tours talvez para o mês de agosto ou setembro, aguarde!
Beijo!!
E a Lou Andreas-Salomé? Ela nasceu na Rússia mas escreveu em alemão e viveu na Alemanha. O problema são as traduções para a nossa língua que são raras e os livros esgotados.
Também amo livros 😍😍😍😍
Excelente conteúdo, parabéns. Gunter Grass e Bertolt Brecht poderiam estar nesta lista. O Otto Maria Carpeaux era austríaco, naturalizado brasileiro.
Leia As cabeças trocadas de Thomas Mann. O descobri na faculdade ha anos atrás e simplesmente amei! Aliás, morro de saudades das aulas de português dessa professora que nos fazia ler esses autores menos falados, pelo menos na escola, foi quando eu tb conheci Salinger.
Amei o vídeo 💕
Isa, "Doutor Fausto" é do T. Mann. Do Goethe, é "Fausto", apenas.
Foi mal, obrigada pela correção .
Beijo!!
Que isso! Acontece. :^)
Li Fausto I do Goethe e achei magnífico. Estou lendo Fausto II, mas a leitura está bem lenda é arrastada... quero ler tudo desse autor! Permita-me uma correção: o título Doutor Fausto é do Thomas Mann ;)
Onde acho livros de outros países? O nome do vídeo poderia ser: Falando de literatura alemã ou Literatura alemã. Resenha o livro "Nau dos Insensatos".
Vale misturar filosofia em literatura? rs
E faltou a obra “O homem sem qualidades”, do Musil...
Querida Isabella Lubrano, de qual idioma será a prioridade dos vídeos de Literatura no mês de agosto?
Estou ainda testando esse formato de dedicar um mês a uma língua.E as possibilidades são muitas. não acha?
Beijo!!
Para assistir os vídeos da Isa é preciso estar sem pressa, 20min!! Rsrsrs mas gosto muito.
Acredito que o fato de ter mais livros de língua inglesa sendo publicados no Brasil é por ter mais tradutores. Não deve ter muita gente que saiba mandarim para traduzir um livro 🤭
Entre os escritores alemães de renome mundial deveriam ser mencionados também: Heinrich Böll (Nobel 1972, literatura do pós-guerra, "Pontos de Vista de um Palhaço" , pouco da sua obra foi traduzido para o Português ), Günter Grass (Nobel 1999, "O tambor"), e por causa do relacionamento com o Brasil, Stefan Zweig. Ele fugiu dos nazistas para Petrópolis ("Brasil um país do futuro", "o mundo de ontem", "24 horas da vida de uma mulher")
Literatura alemã é
Sou apaixonada por Hesse há mais de 30 anos!!!
Que menina inteligente!!! Parabéns!!!!
Oi Isa, voto no Um plano quase perfeito. Hesse entrando para a minha lista
Eu já tinha ouvido falar do Hoffmann
Eu já li a montanha mágica de Thomas Mann. Vale a pena ler. Já te mandei a resenha do livro no meu blog Amante Literário.
Mais um vídeo guardado :D
Isa, já leu o novelas Exemplares que sempre está atrás de você? É tão Incrivel ❤❤❤
ISA, vc já assistiu um vídeo brasileiro curtinho (dá pra achar aqui no UA-cam) chamado "Meu amigo Nietzsche" ? Se não, esse vídeo é muito legal, vale a pena 😄
Vídeo é antigo... Mas faltou citar um Nobel... Hertha Muller que nasceu na Romênia mas vive na Alemanha... Acho q é considerada literatura alemã
lindo canal
Incrível! Tem tantos livros aí que daria pra ler por uns 16 anos kkkk
Isa, o que você acha de autores como Mia Couto e Martha Medeiros? Estou lendo o livro de crônicas da Martha "Quem diria que vivier ia dar nisso" e estou gostando muito!
Adorei o vídeo! Realmente os livros que não são originalmente publicados em inglês recebem tão pouco destaque aqui no Brasil que assusta! Quero aproveitar e abrir um parêntese para indicar um livro chinês, cujo protagonista é um gato que narra de forma ferina e sarcástica a sua história. O nome é Eu sou um gato, escrito por Natsume Soseki.
P. S. E qual foi o único livro chinês que você leu? Fiquei curioso 😅
sorry mas pensei que o Natsume fosse japonês? será que me enganei?
Natsume Soseki é japonês.
Nossa, acabei trocando a nacionalidade mesmo! Que burrice a minha, obrigada garotas pela correção, mas a indicação e o questionamento continuam de pé. 😄
Deve ter sido AS RÃS de MO YAN
Exatamente. Cha. Verdy. Foi As Rãs. Inclusive fiz resenha.
E você disse que não resenhou nada ai,ai.você é maravilhosa continue assim.
Gostei muito dessa ideia de vídeo...
Olá Isa! Gostaria que quando possível você realizasse uma resenha para citar as principais diferenças entre contos, novelas e romances, uma vez em que muitas pessoas confundem essas importantes formas literárias. Desde já eu agradeço!
Muito boa ideia, já anotei no meu caderninho.
Beijo!!
Muito obrigado Isa pelo feedback! Admiro muito o seu trabalho. Você é talentosíssima!
Como você pode reluzir tanto?
O melhor de todos é Nietzsche, ele quebra a estrutura de pensamento socrático-platônico. Nietzsche traz uma vantagem evolutiva com um senso de moral recriativa. Ele se inspirou continuamente no páthos dos primeiros pensadores gregos que não se restringiram à elaboração de teorias abstratas, mas geraram seu pensamento em total consonância com a vida, isto é, eles tiveram a capacidade de elaborar uma filosofia que dava conta das premências vitais, indicando caminho para o agir concreto: comer, sentir, brincar, criar. Os helenos tiveram a capacidade de vivenciar aquilo que pensavam e de pensar sempre no vivido. Nietzsche considerava os pré-socráticos os verdadeiros filósofos, pois não separavam o homem da natureza. Eles produziram uma filosofia carregada de mitos, imaginação, cores, cheiros e sabores, voltada para a vida e seu dinamismo, para a descoberta dos fundamentos do mundo através da contemplação e apreciação da natureza. O interessante que a maioria não sabe, é que a única coisa que Nietzsche se auto considera, é ser o pai da psicologia e não um filósofo. Toda a sua obra terce um apanhado psicológico da natureza humana.