Meu pai é leitor voraz, e minha mãe lê pouco mas é bem inteligente. Pega fácil as coisas. Estes 2 exemplos fizeram de nós doutores e felizes em ler muito. Tbm risco os livros que leio, ate em PDF. Hoje em dia, sou pago pra ler e compartilhar o que aprendi, por isso virei também professor. Não, ganho mta grana, afinal ser professor no Brasil é tenso. Mas, é uma vida boa :D
Como ele memoriza? Respondeu nas entrelinhas: anotações, grifos etc. Se você tiver dificuldade em memorizar, faça resumos por capítulos. Porém quando se lê muito, a intimidade com os livros, faz com que você absorva tudo que leu... Ou seja, leia cada vez mais :D
Meu próprio pai se incomoda, disse que eu ainda vou ficar banzo (gíria local para louco), se continuar lendo tanto e olha que eu leio pouco, 1 livro por mês.
Indico o livro do Sertilanges, introdução a vida intelectual. Ensina muitas técnicas, inclusive a absorver o que se lê. Uma das dicas é: não queira decorar TUDO, apenas o que é imprescindível.
@@valder241 Tem outros sim, mas esse do Sertilanges tem tudo que se precisa para ter uma vida intelectual. Num dos parágrafos do livro, ele compara a leitura como a luta de jacó com o anjo. Jacó só obteve a benção na insistência, lutando com o anjo. Para se obter o conhecimento temos que insistir, meditar naquilo que estamos lendo. Esse livro tem tudi que se precisa.
Você entendeu isso como técnica de lembrar do que leu? Nessa caso ele falou sobre o hábito de ler e escrever... não entendi como sendo a técnica. O que ele escreve? O que entendeu? Um resumo? Uma explicação do que entendeu?
Penso assim: alguns livros, tipo romances, podem ser lidos mais rapidamente. Outros, mais técnicos profundos e analiticos, melhor aproveitados serão sob forma de leitura estudada, com fichamento. Os assuntos também devem ser previamente estudados, e a localização do objeto do estudo deve estar bem firme na cabeça.
Mano e isso, as vezes fico dias em uma pagina do livro/vídeo estudando tal assunto ate decorar, não sei se e perca de tempo ou se demoro demais a pegar.
@@MrTagsnomuro Acho melhor ler o livro tentando entender o máximo das ideias expostas, e então, aquelas as quais não foram absorvidas, serão se relermos, ou seja, releia o mesmo livro.
A impressão que tenho quando leio muito é que o livro passa a ser uma experiência plenamente dialógica, não apenas conceitualmente, mas causando realmente a impressão de que você está conversando diretamente com o autor. A familiaridade e a intimidade conquistados com a rotina são as melhores coisas, mesma coisa para a produção musical, as ferramentas externas passam a ser seus novos braços e pernas.
Sem falar que ocorre uma mudança na sua atividade cerebral, mesmo que imperceptiva de início, mas quando você se dá conta já está falando mais eloquentemente e escrevendo melhor também. Fora que sua visão de mundo muda radicalmente, você começa a enxergar a realidade de forma mais realista e menos subjetiva, o que te faz contestar e aceitar a opinião alheia com mais resistência, sem antes analisar e questionar. Ler é libertador e revelador. Ler é liberdade.
Principalmente quando a narrativa é boa, o autor consegue deixar o leitor meio que "abduzido" na trama/ enredo! Eu gosto demais quando a narratva se dirige a mim/nós/leitores diretamente, é magnífico!
Perfeito! A técnica é ler, ler e ler cada vez mais. Criar seu método de relação com a leitura, para que você possa fazer conexões e formular seu pensamento para então conseguir se expressar. A partir dai você vai criando uma teia que quando reflete sobre algo, fica pensando..nossa que construção eu consegui fazer…estou conseguindo sair do raso, de só entrar numa conversa para fazer perguntas e não sustentar um argumento.
Não importa o método! O importante é vc ler! Obtenha um caderno (140 mm x 200 mm) de reflexão. Anotem seus pensamentos, críticas, frases e ideias nesse caderno. Isso vai ajudar o seu desenvolvimento intelectual e senso crítico .
@@tellahsage6477 Cara, usa no WORD. Você consegue GRIFAR, aumentar as letras, colocar tópicos. Eu também usava no BLOCO DE NOTAS, porém comecei a notar que ficava muito vago, aí passei a usar o WORD para organizar melhor e foi a melhor coisa que fiz. Outro ponto importante que passei a ter, é o hábito de imprimir e revisar o que foi anotado. Nem que seja pelo menos 2 vezes na semana. Garanto a você que cada vez que revisar, irá ter um INSIGHT que não teve da primeira vez.
Para mim, funciona realmente o ato de deixar o livro que se está lendo bem à mostra, no seu lugar de ações na casa, e/ou levá-lo no carro, ou tê-lo consigo em algum compromisso onde se tem que esperar (consultório médico...); em outras palavras, sempre que possível estar com ele ao alcance. É dessa maneira que se torna possível ler ao menos 10 minutos, mas com constância, e fazendo isso esse tempo vai se estendendo aos poucos, e a eficiência da leitura vai aumentando.
Sim, ele na verdade explica que o aprimoramento da leitura a um ponto de facilidade e memorização é, na verdade, natural quando feito várias vezes e colocado sob rotina. Ler bastante te faz ler mais e melhor. Em suma, não tem segredo além da prática.
O melhor livro que até hoje li,com certeza é a Bíblia alguns livros são bons,mas a Bíblia tem espírito e vida para todos é a boca de Deus falando com a gente, a gente sente a presença de Deus 😊
O autor C S Lewis se inspirou na Bíblia, mais especificamente no plano da salvação, para criar as crônicas de Nárnia. Ele é um autor cristão muito famoso no meio evangélico.
Modesta à parte, no primário, aos 8 anos de idade eu já sabia ler (1985), amava ler revistas em quadrinhos. Então tive uma facilidade de aprender a ler rápido, desde moleque. Já li a Bíblia completa 13 vezes. Eu vejo na maioria dos jovens de hoje em dia uma certa dificuldade na leitura, muitos trocam o celular pelos livros. Mas ainda existem uma porcentagem que gostam de ler.
Concordo e tomo à minha liberdade de acrescentar: leitura afia o vocabulário. Quem vive dizendo que lê muito e fala "abobrinha", está querendo enganar e impressionar aos outros, pensa que todo muito é bobo.
Muito bom lê livros , pois faz a gente pensar, começar ter as próprias ideias, e questionar mais. O conhecimento vem através da busca, e a busca faz você se tornar mais sábio. Esse mês de setembro consegui ler 5 livros de vários assusto e temas, uma média de 600 páginas, eu não somente li, mais estudei cada um fazendo anotações, grifando e pesquisando. Tinha parado de ler devido a questão de saúde, mais com os vídeos do canal me incentivou a voltar. Quando você acostuma ler todos os dias, o dia que não faz parece que falta alguma coisa😄. É muito bom ler, vi que através da leitura tem me ajudado a combater a ansiedade.
Ele disse que anota, faz marcação e que o fato de escrever para um jornal semanalmente e lecionar cursos, faz o conteúdo ficar mais fixo. Não existe uma coisa só, como o amigo acima disse, é o hábito acompanhada de prática.
Eu amo ler! Associar o gosto à leitura , com a necessidade de aprender, me levou a conquistar um objetivo. A leitura me ajudou a me desenvolver muito bem no aprendizado do idioma alemão. No começo eu lia 1 página, e no final via que eu conhecia só 3 palavras... De repente o avanço na minha fala foi enorme, pq sem perceber o meu vocabulários se expandiu absurdamente. Mas para desenvolver a escrita eu tive realmente que colocar a mão na massa e escrever todos os dias, até não sentir mais o peso da aplicação das regras de Gramática.
Aderi a leitura a uns 30 dias ,li dois livros ,O segredo e o segredo da mente milionária, cara em pouco tempo eu me pergunto .Oque eu estava fazendo que não estava lendo livros também ?
Tome cuidado, agora que você será um leitor voraz, seus amigos vão começar a te chamar de estranho, dizer que você mudou, que é metido a intelectual, rsrs. Provavelmente essas pessoas não estarão na sua próxima fase, e está tudo bem. Deixa o rio fluir.
Essa pergunta q me fiz kkkkkkk Comecei em 2020 e hoje já tenho uma instante lotada de Livros, fiquei viciado em leitura, anotar, criar textos e frases...Mudou totalmente meu vocabulário
Engraçado muitas pessoas julgarem o tema do vídeo, alegando que não condiz com o conteúdo. Procuram uma resposta explícita, sem muita explicação, não prestam atenção nas falas feitas no vídeo e reclamam. Tá tudo dito, só prestar atenção. Um ótimo conteúdo, aliás, sou fã desse canal, desses temas, parabéns JOEL!
Dicção, oratória,desse cara e muito boa , impossível não ficar ligado e compreender de forma clara tudo que ele diz, realmente isso que ele disse sobre a leitura posso dizer com propiedade ,pois eu não era de ler ,e quando passei a ler ,fui criando afinidade com a leitura ,e sou grato por isso inclusive
Bem assim! Comecei a tomar nota no próprio livro depois que li " O milagre da manhã". Me fez enxergar que livros não foram feitos pra serem lidos apenas uma vez e ficarem bonitos na estante . Comecei a compreender melhor cada livro que leio depois que comecei a fazer isso. ✨🙌🚀
@@99Gara99 Esse ritual é como se fosse uma necessidade de sempre se preparar psicologicamente e se sentir confortável pra depois fazer a leitura, isso gasta tempo e energia, quando já se tornou um hábito bem arraigado como o Pondé já tem, daí sim fica uma coisa fluída pro cérebro.
@@gustavo789ful Cara, fui diagnosticado com TDAH quando criancinha e meus pais só me contaram aos 16 anos, eu achava que eu detestava ler pq não conseguia me concentrar e logo ficava enjoado do livro, se eu ler em qualquer lugar ou de qualquer jeito eu simplesmente NÃO consigo compreender o que está sendo dito (só leio filosofia/sociologia) Isso que ele disse é COMPLETAMENTE variável, se eu não ler sentado na minha cama em silêncio total com o notebook na minha frente acompanhando as linhas do livro com o ponteiro do mouse, eu simplesmente não aprendo, não adianta. Não consigo ler livros físicos de jeito nenhum, não sei se é questão de posição ou sei lá, mas só consigo ler fazendo esse "ritual" E não acho que isso seja uma coisa ruim, comecei a ter hábito de leitura (leio 3h por dia) assim e não pretendo mudar um hábito que funciona pra mim só pra pegar "intimidade" maior com a leitura
Joel, parabéns pela Intervista, o rapaz, já leu muitos livros na vida, e eu consegui, anotar oque ele usa, para decorar, por exemplo, ele lê, e anota do lado, assim vc grava com más facilidade, e tbm conversa sobre o assunto do livro ajuda a memorizar oque vc aprendeu, " As pessoas estão criticando, o tema do vídeo mais não entenderam o quanto isso agrega na leitura! O tema é ótimo, e o conteúdo é melhor ainda. 👏
No vídeo não tem dica de memorização. Eu dou um concelho aos leitores: não tem essa de memorização, se você quiser lembrar do que leu, precisa não apenas ler, é preciso também conhecer o que está sendo lido. Uma pessoa que conta a história da vida dela não está dizendo tudo sobre ela, é igual nos livros. Quer lembrar de fato? Leia sobre, escute sobre, escreva sobre, fale sobre, se possível pratique; pronto, contudo isso você terá uma imersão e já não precisará lembrar porque é algo que você conhece, seja a teoria ou seja na prática. Eu era sedentária em questão de leitura, tomei uma atitude e em menos de um ano eu li 16 livros, a escolha de cada livro é muito importante.
eu estava na secura de comprar um determinado livro, vi ele em promoção e junto com ele vinha mais 3 sobre o mesmo assunto. eu li ele em alguns dias e os outros 3 eu me arrastei para ler durante meses, e não entendi quase nada.
Está totalmente certo. Cada um desenvolve sua técnica de leitura e compreensão. Mas desenvolver o hábito de ler ajuda a absorver a informação e o conhecimento com mais facilidade.
Muita gente em busca da "técnica perfeita" pra não esquecer o que leu, esquecendo de fazer o básico, que é a técnica do Pondé: "Ser íntimo dos Livros". Isso me lembra uma frase do Manuel de Barros que diz: "A gente descobre que o tamanho das coisas há que ser medido pela intimidade que temos com as coisas." Se não formos íntimos dos livros, tão pouco iremos nos lembrar do significado que eles carregam ou da transformação que eles nos causariam...
tudo depende quanto mais em profundidade e mais conseguir memorizar e depois recuperar para falar de uma leitura melhor, nao importa se ela é mais técnica ou uma leitura para passar o tempo. Claro que geralmente uma leitura de conteúdo técnico pode ter um peso maior para executar uma atividade, e provável que esteja lendo para usar no seu âmbito profissional. Mas uma leitura leve tem muito valor, ela nos ensina mais sobre maneiras de socialização, aprendemos a nos posicionar em cenários que costumamos a nao viver no dia-a-dia, novas palavras. Nunca esquecam inteligência mais tecnica/matematica digamos assim, é importante, mas inteligência mais emocional/social também é muito importante.
Sempre carrego livros em minha pasta, leio em ônibus, metrô, nas filas de espera, etc. Observo ainda que a maioria das pessoas ao meu redor está colada no celular e as que não estão olham para mim como se eu fosse um marciano.
Me sinto representado de verdade. Sou leitor a partir do momento que me alfabetizei e não consigo conceber a vida sem a leitura principalmente dos livros. Leio todo dia em qualquer oportunidade e também tenho este hábito de sublinhar e anotar nos cantos das páginas e sempre a lápis. Ler é tão importante quanto respirar.
Ao exercitar o cerebro com a leitura, ele vai fazer mais conexoes e ao fazer anotações a sua leitura deixa de ser passiva, para se tornar uma leitura ativa e como frequentar uma academia, aos poucos seu "musculo" vai ficar mais forte e cada exercicio se torna mais eficiente. Cada um dos dois tem uma vida diferente, oJJ coloca os livros em partes especificas do dia pois suas atividades extras fazem necessario sua presença fisica e mental em outros lugares, enquanto o Ponde vive numa rotina diária em torno de livros, logo a sua frase "livros no chão empilhados", não mostra desrespeito com os livros e sim que eles fazer parte integrante e consolidada da sua vida, porem os dois fazem a mesma coisa... leitura ativa
Gosto de ler ao menos umas duas horas seguidas - escrever também é uma atividade que prático sempre - o ruim é o tempo para manter a rotina neste sentido
Gente não existe o milagre ou a receitinha ou a mágica da memorização de leitura, o hábito de ler todos os dias e ler vários conteúdos é que faz a diferença; o leitor precisa também conhecer o que leu seja na prática ou a teoria. Ler é como ir pra academia, determinação, atitude, disciplina, foco, prioridade; com o passar do tempo é que verá os resultados. Não queira só lembrar do que foi lido, o lembrar não é mais importante; o lembrar é somente um resultado ou consequência.
exatamente Leda,bem isso mesmo, pois a leitura diária é que nos dá eficácia no ato da memorização ... e essa conversa é tão fenomenal que algumas pessoas não se dão conta disto.
Também acho que o corte não trouxe o que a chamada anunciou. Mas quem clicou, tem interesse no assunto. Então vamos "ocupar" os comentários com dicas para tal. De minha parte, a melhor técnica que encontrei foram os mapas mentais. No começo, demora para fazê-los, mas para quem realmente precisa lembrar de algo, ajuda demais. Recomendo o livro "Mapas Mentais", do Tony Buzan (criador do método). Outra coisa que costumo fazer são grifos e notas (o Kindle, seja aparelho ou app facilita muito isso). Minha dica é tentar fazer um resumo, descrição ou entendimento do que foi lido ao final de cada capítulo.
Engraçado que o Luiz fala sobre que quem marca um horário para ler, faz o espaço inteiro não é quem lê e isso é totalmente verdade!! Mas pode ver que vários vídeos as pessoas dizem que é isso que se deve fazer, reservar um momento de leitura e etc, mas na prática não funciona assim. Quando o livro é bom ficamos amarrados a ele, como se qualquer tempo livre fosse desculpa para voltar para aquela gostosa leitura
acho que a questão de ter horas e mais para pegar a prática do que um método infalível, exemplo eu lia pouco porém como o tempo esse horário começou a se expandir, e como vc disse depende da leitura eu já livros em 1 dia em alguns demorei semanas depende da linguagem seu nível técnico para ler o livro livro exemplo quando eu li a franquia the witcher e uma fantasia o máximo de trabalho que eu tinha era pegar uma palavra desconhecida, mas agora você vai ler um livro de filosofia ou de escola austríaca já muda de figura ,provavelmente vc vai levar mais tempo pelo menos em uma primeira leitura, fora isso o horário que você está lendo também influencia, me desculpe alongar demais.
Isso é apenas no início, quando se cria a familiaridade pode se ler em qualquer lugar. Pondé é chato e pessimista, leve em conta só a parte louvável do que ele disser kkkk
Ótimas explanações. Dependendo do âmbito, a gente muda o tipo de leitura. Por exemplo: eu, atualmente, estou lendo um livro que fala sobre a Segurança Privada num contexto mundial, então eu to lendo e tomando notas ao mesmo tempo. Motivo? Aprendizado e aperfeiçoamento na área. Bíblia: eu leio num contexto de prática, isto é, tomo notas do que entendi e busco uma área que é aplicável.
Apesar do vídeo não apresentar técnicas de leitura, talvez o melhor título fosse: A disciplina da leitura. No entanto ele diz sobre realizar anotações durante a leitura, o que já ajuda na memorização.
A PIOR COISA que fiz na minha vida foi parar de ler, esse hábito sempre foi tão bom pra mim, até que eu escutei "esse tipo de livro que você lê não ajuda em nada", "livros focados na realidade são os que vão te levar pra frente", eu consigo ler as coisas que eu amo, que eu me interesso, dps de tentar me forçar a ler coisas que eu "achava que precisava" acabei me desviando da leitura ;-; estou buscando voltat a ler, de pouco em pouco pra amar dnv algo que sempre foi uma maravilha na minha vida, espero que eu chegue lá 🤧
Curioso isso... a burrice de quem disse... e você ter ido atrás dessa(s) pessoa(s) hehe Para mim é uma necessidade diária quase "química" - e é, como digo sempre, tudo misturado: uma companhia, uma terapia, uma diversão (o que alguns encontram na religião, acho que encontro na literatura)
Vinho bom é aquele que satisfaz o seu paladar, com o tempo você se torna mais exigente o mesmo acontece com os livros, Leia, ler faz bem pra tudo! Bom retorno!
Porém eu penso que muitos odeiam ler, por associar as cobranças escolares de ler livros para prova.. É a educação, abordagem de professores totalmente equivocadas..Isso eu creio que geram traumas nas pessoas...Eu adoro ler e já fiz muito em tempos atrás.. Mas precisei entender isso que eu expliquei,ou odiaria para sempre ler..
Sugiro o livro: "O Kiwi Podre, Avenida Esperança e Falsos Escravos". Depois de ter vivido 10 anos nos EUA e 5 anos no Canadá, voltei para o Brasil, e me arrependi muito. Na minha nostalgia, pensava que o país que tinha deixado 15 anos atrás tinha melhorado. Mas eu não poderia estar mais errado. Tudo que poderia dar errado, deu. Eu e meu marido acabamos presos por um crime que não cometemos. Meu marido até escreveu um livro sobre o que aconteceu, intitulado "O Kiwi Podre, Avenida Esperança e Falsos Escravos", publicado pela editora Viseu. Ele relata as coisas absurdas que estamos vivendo aqui no Brasil, as nossas experiências na prisão, no interior da Bahia, e os excessos e abusos do sistema de "justiça" brasileiro. É um relato de primeira mão sobre o assustador poder de um sistema arbitrário, preconceituoso e inquisidor no Brasil, que pode destruir a vida de qualquer pessoa inocente (e de fato está destruindo). Recomendo a leitura do livro, principalmente como advertência, porque o que aconteceu conosco, poderia facilmente acontecer com qualquer pessoa.
3:17 - Eu faço exatamente isso. Paro, pego água, minhas canetas e sublinhadores, arrumo minha mesa e falo: agora eu vou ler. Mas às vezes eu acabo dormindo ao invés de ler. Ainda estou tentando tornar a leitura um hábito.
Eu também venho fazendo isso desde quando comecei a ler, maios ou menos um mês atrás. Faço café, pego meus post-its e começo o livro, mas nunca enxerguei esse habito como algo ruim, até assistir esse video. É como se, mesmo que subconscientemente, eu tratasse a leitura como algo que tem de ser levado com a maior importância e seriedade. Acho que isso vem do senso comum de que somente as pessoas "mais inteligentes" podem desfrutar da leitura, e que ela deve ser levada muito a sério e jamais deve ser tratada de forma casual, o que acaba piorando as coisas e tronando mais difícil de tê-la como algo habitual e corriqueiro em nossas vidas.
Cara depende do que você ler. Pega uma coisa que te mantenha concentrado na história. Romance principalmente (policial ou suspense) talvez funcione bem. E esqueça auto ajuda, não existe métrica. Tenta um Agatha Christie, Rubem Fonseca, Nelson Rodrigues, Joel Dicker. Isso aí sim te agarra.
@@justaway79 mas assim, tu ta começando agora. Essa intimidade vem com o tempo. Eu comecei lendo dessa sua forma na época que ia a bibliotecas, com o passar do tempo fui saindo com um livro na mochila e em todo momento livre eu pensava "preciso continuar a história". Hj eu leio de boas em pé no metrô, na fila do banco, esperando o médico me atender. Foi algo mudando com o tempo. Eu tbm pensava "mas vc não precisa levar post it?, mas e o barulho". Esse desapego também trabalha o seu interior. Você aprende a focar na leitura mesmo estando na sala de espera de um pronto atendimento, você desapega de manter a capa do livr intacta. Obs* isso tbm varia de assunto, tem temas que são mais densos e que precisam de um foco maior e acho super valido o ritual (pq inconsciente é algo mais sério)
Excelente. A leitura revoluciona a mente. Eu observo que é necessário - antes de tudo - saber escolher o livro. Há livros que agregam valores às nossas vidas. Há livros que trazem crenças limitantes, outros que trazem imaginação exagerada a ponto de ser nociva à psicologia despreparada. Há livros impróprios para determinadas idades. É preciso saber escolher. Um bom livro nos ajuda a pensar. Um livro inadequado pode nos limitar. É preciso saber escolher. E sem dúvidas é preciso ler ... É preciso ler livros, ler a realidade, ler a natureza, ler as fisionomias humanas. Ler os corações. Ler o mundo.
O gosto pela leitura de meus alunos da antiga quinta série, foi iniciada com obras de Agatha Chistie: O Caso dos Dez Negrinhos. Depois foi um livro atrás do outro, até chegar em outros escritores tão maravilhosos quanto Agatha Christie. 👏👏👏👏👏👏👏👏👏👏👏👏👏👏 O importante é ler, ler, e lógico compreender o que se ler.
Eu acho que é isso, se eu dizer vou tirar tempo pra ler, realmente esse tempo não aparece, mas se eu incluo o livro no meu dia a dia , eu consigo ler tranquilo, amo ler, principalmente livros físicos, o cheiro a capa sempre me encanta, pra mim é um dinheiro bem investido.
Eu na escola e na faculdade odiava ler aqueles livros todos... Dai no meu primeiro trabalho eu levei uma apostila de concurso pra estudar e uma colega de trabalho me infernizava falando: VC não vai passar, nem precisa estudar, pra que estudar, esse emprego aqui ta bom etc....etc.... Dai como a gente tinha muito tempo livre no trabalho e já q eu não poderia ler minhas apostilas q ela me infernizava, eu comecei a comprar livros de romance, dai ela viu (q não era pra crescimento intelectual) e me deixou em paz, só q através desse stress todo com essa colega de trabalho eu me tornei uma leitora voraz, passei a amar leitura, comecei com os romances, romance policial, hj estudo mais a fundo os poderes da mente e a LDA e com isso leio muitos livros ao ano. Aprendi q de um limão azedo da pra fazer uma boa limonada sim! E essa colega de trabalho? Ficou no passado! Kkkkk
Quando eu lia e determinado texto que me revela algo grandioso fazia um fichamento do texto, pág, livro e ano de edição. Foi uma técnica experimentada pela monografia.
Basicamente, ler nem sempre é um sinônimo de aprendizado, ou de inteligência. A leitura num âmbito geral esta mais para algo q te fortaleça e pra te dar ideias, do q apenas te deixar arrogante, qm pensa assim n aproveita a real leitura, q é fazer vc refletir, ou aprender algo novo, pra mim a leitura sempre me faz refletir e agir, inclusive eu ler as próprias coisas q eu escrevo. Porém vejo mts lerem apenas oq as outras pessoas gostam, qlqr livro, literalmente qlqr um, serve pra vc armazenar coisas apenas relevantes pra vc, e dependendo do livro, serve pra vc se encontrar. Até pq os seus olhos n te enganam, a leitura n vai te maltratar, fará vc pensar sobre as coisas q estão acontecendo ao seu redor, e te deixará mais apto para captar mais informações ao mesmo tempo, isto é a técnica q o senhor tentou passar no vídeo, ler continuamente, consequentemente ele sempre está em busca de mais conhecimento, e n é algo para vc falar pra qlqr pessoa, mts pessoas n vão te entender qnd vc está nesse "modo", até pq mts pessoas são cabeça fechada, e nem sempre a pessoa vai estar boa para conversar com vc, mas n é culpa dela, e n cabe a vc mudar ela, conheça mais pessoas, encontre pessoas q sempre estão lendo, msm q vc ou ela n gostem dos msm livros, veja se algo n te agrada, tenta recomendar livros q vc ache q vá agregar pra essa pessoa, e vice versa, se vcs gostarem das mesmas coisas, melhor ainda, desde q sempre estejam aprendendo coisas novas, mas nunca dependa de ngm para ler, essa pessoa sempre terá o conhecimento q ela obteve durante as sessões de leitura dela, e vc têm o seu, e acabou, ngm tira oq vc absorveu dos livros. E n é o fim do mundo as pessoas lerem simplesmente oq gostam, deveria ser errado vc ler com medo de ser interpretado de forma errônea por terceiros, ler deveria ser um hábito em comum, q tds deveriam seguir, vc escrever assim como eu estou fzd agr, já serve de auto fortalecimento, minha mente abre pra mais coisas, sempre começo a pensar no q vou dizer a seguir, e n sou um robô, ou um monopólio do sistema da nossa sociedade por pensar assim, sou apenas eu sendo eu mesmo. Vc pensar no q vc vai dizer, ou escrever, já te coloca em um outro nível, como ser humano, até pq infelizmente oq mts pessoas fazem é simplesmente jogarem suas ideias nas outras pessoas, pensando q ela é qm têm q aprender com vc, oq está errado, só ela vai poder dizer se aprendeu ou n algo com vc, deve ser algo recíproco, vc n deve odiar a pessoa por ela n ler, ou obrigar ela ler, vc pode incentivar ela apenas, vcs dividiram reflexões q vcs tiveram sobre o msm assunto, ideias simples mas diretas e objetivas, e tente evitar jogar palavras a o vento, faça a pessoa refletir com argumentos q tbm te fizeram refletir, e veja oq cd pessoa pensou qnd vc perguntou sobre determinada coisa, vc expande seus horizontes desta forma, e n se apegue a coisas irrelevantes, evite as pessoas de mente fechada, ou faça mais perguntas justamente para elas, vai q vc consiga fzr ela refletir. E msm vc discordando de algumas coisas q vc leia, ou note algum erro de escrita, vc automaticamente projeta as suas próprias conclusões imediatamente, por exemplo : Qual é a estrela natural do nosso sistema solar? Se eu tivesse escrito errado a pergunta, sua mente automaticamente se corrigeria, e vc teria mais facilidade para entender as coisas e para responder. E essa é a proposta de qm tenta fzr vc ler, q vc questione as coisas, e isso te faz perder o medo de pensar livremente, mas sempre com o filtro certo, a leitura abre a sua mente, mas n necessariamente vc só obterá informações boas q iram te fortalecer, mts coisas q as pessoas dizem qnd vc está lendo, acabam querendo ou n, te influenciando, ou te dando a ideia errada, oq estas pessoas dizem, se for algo q te desagrade, tente conversar de igual pra igual com esta pessoa, ou ent simplesmente se afaste.
- Senhor abençoe os que lêem esta mensagem, familiares e entes queridos, com a tua infinita bondade, torne-as plenas de paz, de amor, saúde e harmonia, derrame tuas infinitas Graça, Luz; Sabedoria e Prosperidade, de tudo de melhor nas vidas deles... - Lord bless those who read this message, family and loved ones, with your infinite goodness, make them full of peace, love, health and harmony, pour out your infinite Grace, Light; Wisdom and Prosperity, all the best in their lives... - Señor, bendiga a los que leen este mensaje, familiares y seres queridos, con tu infinita bondad, hazlos llenos de paz, amor, salud y armonía, derrama tu infinita Gracia, Luz; Sabiduría y Prosperidad, todo lo mejor en sus vidas… ….
Nunca esqueci dessa frase que a professora de inglês falou no ensino médio.
"Estude todos os dias para não ter que estudar o dia todo "
Uma pessoa que estuda 1 hora todos os dias vai sempre se sair melhor de que quem estuda 5 horas em um só dia
@@ytalo6338 Sou assim. Faço faculdade EAD e só me esforço por uma hora. Não tem necessidade de me matar.
@@geeatsu eu tbem faço desse jeito
👏👏👏
Gênia!
Ler é uma atividade quantitativa , quanto mais eu leio , mais aprendo , e quanto mais aprendo , mais sinto vontade de ler .
Real
Ler é uma atividade quantidade, quanto mais eu leio,ais aprendo, e quanto mais aprendo, mais eu sinto vontade de ler❤🤔
Prefiro que seja qualitativo.
Meu pai é leitor voraz, e minha mãe lê pouco mas é bem inteligente. Pega fácil as coisas. Estes 2 exemplos fizeram de nós doutores e felizes em ler muito. Tbm risco os livros que leio, ate em PDF. Hoje em dia, sou pago pra ler e compartilhar o que aprendi, por isso virei também professor. Não, ganho mta grana, afinal ser professor no Brasil é tenso. Mas, é uma vida boa :D
Bom "ouvir"isso. Tô a caminho de dar aulas tbm
Você vende suas aulas na internet? Tem escala no seu negócio? Indico a escola o novo mercado pra abrir seus leques de oportunidades de mais ganhos.
Parabéns
Não ganha muita grana ,mas vai ter picanha grátis , com certeza.
Não entendi nada caracas.kkkkk💪🏻
"A leitura nós leva a lugares,em que os nossos pés não podem chegar"
"Um leitor vive mil vidas antes de morrer"
olá, conhece a ressonância harmônica do professor Hélio couto ?
Verdade.
Faça amizade com um livro e ele te conta a história dele. Quem entender esse conceito, nunca vai esquecer o que leu.
disse tudo amigo
krl que frase
👏👏👏👏
uau.
Sempre foi meu método. Funciona espetacularmente.
A dica é: Ler muito, ler sempre e em qualquer circunstância
É uma graaande dica kkkkkk
resumiu o vídeo kkkk
Até no banheiro.
@@LarisseMB sim kkkkk
E tomar nota de tudo o que lê
Esse cara fez eu ter uma reflexão que nunca tinha parado pra pensar ! Fazer com que a leitura seja algo simples e rotineira. Obg pelas dicas ! 👏👏👏
um ebook como o kindle me ajudou mto fazer isso
Como ele memoriza? Respondeu nas entrelinhas: anotações, grifos etc.
Se você tiver dificuldade em memorizar, faça resumos por capítulos.
Porém quando se lê muito, a intimidade com os livros, faz com que você absorva tudo que leu...
Ou seja, leia cada vez mais :D
Melhor comentário
Foi um clickbait, mas blz, o joel tem crédito
"Se vc quiser incomodar as pessoas em sua volta é só abrir um livro para ler", Forrest Gump.
tem tanto livro ruim que incomoda mesmo.O Alquimista do Coelho oh livro ruim...
Verdade.
@@roger6804 Pelo seu perfil, é normal se incomodar com livros, isso se você leu algum.
Meu próprio pai se incomoda, disse que eu ainda vou ficar banzo (gíria local para louco), se continuar lendo tanto e olha que eu leio pouco, 1 livro por mês.
Principalmente se for uma bíblia.
Indico o livro do Sertilanges, introdução a vida intelectual. Ensina muitas técnicas, inclusive a absorver o que se lê. Uma das dicas é: não queira decorar TUDO, apenas o que é imprescindível.
Gostei dos ensinamentos , indica mais livros?
@@valder241 Tem outros sim, mas esse do Sertilanges tem tudo que se precisa para ter uma vida intelectual. Num dos parágrafos do livro, ele compara a leitura como a luta de jacó com o anjo. Jacó só obteve a benção na insistência, lutando com o anjo. Para se obter o conhecimento temos que insistir, meditar naquilo que estamos lendo. Esse livro tem tudi que se precisa.
@@valder241 A educação da Vontade do Jules Payot e Como ler livros do Mortimmer adler
Tive a honra de ter aula com ele! Que ser humano! Ele teve uma empatia descomunal comigo em uma situação específica e sou muito grata.
voce formou em que?
Filosofia
Estudando ainda
A técnica é tão simples, preciso praticar.
"É uma disciplina de leitura e escrita contínua, o tempo todo, todo dia."
Você entendeu isso como técnica de lembrar do que leu? Nessa caso ele falou sobre o hábito de ler e escrever... não entendi como sendo a técnica. O que ele escreve? O que entendeu? Um resumo? Uma explicação do que entendeu?
Jéssica
@@Fabizkit sim, escreve seus comentários sobre o que leu, ajuda demais a memorizar.
Pensei o mesmo.
Penso assim: alguns livros, tipo romances, podem ser lidos mais rapidamente. Outros, mais técnicos profundos e analiticos, melhor aproveitados serão sob forma de leitura estudada, com fichamento. Os assuntos também devem ser previamente estudados, e a localização do objeto do estudo deve estar bem firme na cabeça.
E claro, há romances que demandam e merecem uma leitura mais cuidadosa tambem!
Mano e isso, as vezes fico dias em uma pagina do livro/vídeo estudando tal assunto ate decorar, não sei se e perca de tempo ou se demoro demais a pegar.
Parece com as ideias de Émile Faguet, em "A arte de ler"
@@gabrielantunes551 Na minha opinião a do Mortimer Adler é melhor.
@@MrTagsnomuro Acho melhor ler o livro tentando entender o máximo das ideias expostas, e então, aquelas as quais não foram absorvidas, serão se relermos, ou seja, releia o mesmo livro.
A impressão que tenho quando leio muito é que o livro passa a ser uma experiência plenamente dialógica, não apenas conceitualmente, mas causando realmente a impressão de que você está conversando diretamente com o autor. A familiaridade e a intimidade conquistados com a rotina são as melhores coisas, mesma coisa para a produção musical, as ferramentas externas passam a ser seus novos braços e pernas.
Sem falar que ocorre uma mudança na sua atividade cerebral, mesmo que imperceptiva de início, mas quando você se dá conta já está falando mais eloquentemente e escrevendo melhor também. Fora que sua visão de mundo muda radicalmente, você começa a enxergar a realidade de forma mais realista e menos subjetiva, o que te faz contestar e aceitar a opinião alheia com mais resistência, sem antes analisar e questionar. Ler é libertador e revelador. Ler é liberdade.
Principalmente quando a narrativa é boa, o autor consegue deixar o leitor meio que "abduzido" na trama/ enredo! Eu gosto demais quando a narratva se dirige a mim/nós/leitores diretamente, é magnífico!
Perfeito! A técnica é ler, ler e ler cada vez mais. Criar seu método de relação com a leitura, para que você possa fazer conexões e formular seu pensamento para então conseguir se expressar. A partir dai você vai criando uma teia que quando reflete sobre algo, fica pensando..nossa que construção eu consegui fazer…estou conseguindo sair do raso, de só entrar numa conversa para fazer perguntas e não sustentar um argumento.
Não importa o método! O importante é vc ler!
Obtenha um caderno (140 mm x 200 mm) de reflexão. Anotem seus pensamentos, críticas, frases e ideias nesse caderno. Isso vai ajudar o seu desenvolvimento intelectual e senso crítico .
É muito bom.. Eu faço um caderno de GRATIDÃO assim
Eu sempre fiz essa mesma coisa, apesar que eu uso o bloco de notas do windows kkkk
@@tellahsage6477 Cara, usa no WORD. Você consegue GRIFAR, aumentar as letras, colocar tópicos. Eu também usava no BLOCO DE NOTAS, porém comecei a notar que ficava muito vago, aí passei a usar o WORD para organizar melhor e foi a melhor coisa que fiz. Outro ponto importante que passei a ter, é o hábito de imprimir e revisar o que foi anotado. Nem que seja pelo menos 2 vezes na semana. Garanto a você que cada vez que revisar, irá ter um INSIGHT que não teve da primeira vez.
Obgda pela dica
Exatamente. Eu faço isso e dou nome aos cadernos. Um deles chama-se Corcóva (do camelo). Sempre releio essas anotações e me faz muito bem.
Para mim, funciona realmente o ato de deixar o livro que se está lendo bem à mostra, no seu lugar de ações na casa, e/ou levá-lo no carro, ou tê-lo consigo em algum compromisso onde se tem que esperar (consultório médico...); em outras palavras, sempre que possível estar com ele ao alcance. É dessa maneira que se torna possível ler ao menos 10 minutos, mas com constância, e fazendo isso esse tempo vai se estendendo aos poucos, e a eficiência da leitura vai aumentando.
Nossa, clickbait tosco. Em momento algum o entrevistado fala sobre técnicas de memorização ou algo do gênero.
Então, esse caras de sucesso ganham dinheiro com otários. Vou até deixar deslike e pedir pro UA-cam não me recomendar os vídeos daqui .
Sim, ele na verdade explica que o aprimoramento da leitura a um ponto de facilidade e memorização é, na verdade, natural quando feito várias vezes e colocado sob rotina. Ler bastante te faz ler mais e melhor. Em suma, não tem segredo além da prática.
Nem precisa chegar ao final do vídeo... conteúdo nada a ver com a chamada da capa, tiro no pé
No começo do vídeo ele fala que lê e escreve, seu idiota
@@deggfr mds, acho que tu é burro em, o cara explica que se ler e escrever melhora a memorização
O melhor livro que até hoje li,com certeza é a Bíblia alguns livros são bons,mas a Bíblia tem espírito e vida para todos é a boca de Deus falando com a gente, a gente sente a presença de Deus 😊
Amém!
Cada um com o seu ópio......
Inigualável. Leio diarimanete.
É o único livro q lemos com o autor do lado 🙏
Esse eu recomendo.
Peguei o ensino para me aprofundar na biblia sagrada. O.maior livro de todos a palavra de DEUS. Que DEUS abençoe sua vida
olá, conhece a ressonância harmônica do professor Hélio couto ?
Eu conheço JESUS CRISTO que mudou minha vida. E QUE te SALVAR. Se vc crê e for batizado será salvo
Eu idem
Jan/2025 Eu aqui tbm pelo mesmo momotivo
Meu livro predileto é a Bíblia! É maravilhosa!
❤
Crônicas de Nárnia rss
O autor C S Lewis se inspirou na Bíblia, mais especificamente no plano da salvação, para criar as crônicas de Nárnia. Ele é um autor cristão muito famoso no meio evangélico.
olá, conhece a ressonância harmônica do professor Hélio couto ?
deus é mais
Magnífico ouvir esse conselho ler e escrever, disciplina de leitura escrita, de um dos meus, Pondé, pensadores preferidos.
A leitura faz parte pra nos escrevemos e comunicamos bem 😊
A leitura faz parte da apriendizagem mental😊❤
Modesta à parte, no primário, aos 8 anos de idade eu já sabia ler (1985), amava ler revistas em quadrinhos. Então tive uma facilidade de aprender a ler rápido, desde moleque. Já li a Bíblia completa 13 vezes. Eu vejo na maioria dos jovens de hoje em dia uma certa dificuldade na leitura, muitos trocam o celular pelos livros. Mas ainda existem uma porcentagem que gostam de ler.
Modéstia e não modesta
Paulo, em poucas palavras percebi sua generosidade
Um parabéns natural a você!
@@canalnoticias6649 gratidão por suas palavras sinceras, nobríssimo!
Eu estou indo em um bom caminho, porque estou fazendo assim, leio em qualquer lugar a qualquer hora.
Creio que quando há um volume expressivo de leitura, as informações de um livro dialogam com as de outro. Fica mais difícil de esquecer.
exatamente
As relações entre as temáticas vêm a mente de maneira fluida e até automática.
Sim, concordo totalmente
Concordo e tomo à minha liberdade de acrescentar: leitura afia o vocabulário. Quem vive dizendo que lê muito e fala "abobrinha", está querendo enganar e impressionar aos outros, pensa que todo muito é bobo.
VERDADE
Muito bom lê livros , pois faz a gente pensar, começar ter as próprias ideias, e questionar mais.
O conhecimento vem através da busca, e a busca faz você se tornar mais sábio.
Esse mês de setembro consegui ler 5 livros de vários assusto e temas, uma média de 600 páginas, eu não somente li, mais estudei cada um fazendo anotações, grifando e pesquisando.
Tinha parado de ler devido a questão de saúde, mais com os vídeos do canal me incentivou a voltar.
Quando você acostuma ler todos os dias, o dia que não faz parece que falta alguma coisa😄. É muito bom ler, vi que através da leitura tem me ajudado a combater a ansiedade.
*ler livros
Finalmente, o que ele faz para ler e não esquecer o que leu? assisti o vídeo várias vezes e não consegui achar a resposta
O hábito .
Isso que também tô querendo acha ksks
Ele disse que anota, faz marcação e que o fato de escrever para um jornal semanalmente e lecionar cursos, faz o conteúdo ficar mais fixo. Não existe uma coisa só, como o amigo acima disse, é o hábito acompanhada de prática.
o conteudo eh muito bom mas o titulo foi meio desnecessariamentse clickbait, nao precisava
@@Maya-lj4bi Mas isso não é óbvio para quem já acompanha o Joel Jota?
Topp demais tou tenho 27anos e só esse ano de 2025 tou com prática da leitura ❤
Criar o hábito de ler é algo muito importante, pq depois que você começa a ver o mundo com outros olhos.
Eu amo ler! Associar o gosto à leitura , com a necessidade de aprender, me levou a conquistar um objetivo. A leitura me ajudou a me desenvolver muito bem no aprendizado do idioma alemão. No começo eu lia 1 página, e no final via que eu conhecia só 3 palavras... De repente o avanço na minha fala foi enorme, pq sem perceber o meu vocabulários se expandiu absurdamente. Mas para desenvolver a escrita eu tive realmente que colocar a mão na massa e escrever todos os dias, até não sentir mais o peso da aplicação das regras de Gramática.
Aderi a leitura a uns 30 dias ,li dois livros ,O segredo e o segredo da mente milionária, cara em pouco tempo eu me pergunto .Oque eu estava fazendo que não estava lendo livros também ?
Né mano hahaha conhecimento tão facilmente adquirido na palma da mão
Tome cuidado, agora que você será um leitor voraz, seus amigos vão começar a te chamar de estranho, dizer que você mudou, que é metido a intelectual, rsrs. Provavelmente essas pessoas não estarão na sua próxima fase, e está tudo bem. Deixa o rio fluir.
@@sergiosilva7412 é sobre isso, e tá tudo bem hahaha
Essa pergunta q me fiz kkkkkkk
Comecei em 2020 e hoje já tenho uma instante lotada de Livros, fiquei viciado em leitura, anotar, criar textos e frases...Mudou totalmente meu vocabulário
@@sergiosilva7412 Exatamente isso...
Realmente sim pois o hábito de leitura se pratica todos os dias que incrível
Engraçado muitas pessoas julgarem o tema do vídeo, alegando que não condiz com o conteúdo. Procuram uma resposta explícita, sem muita explicação, não prestam atenção nas falas feitas no vídeo e reclamam. Tá tudo dito, só prestar atenção. Um ótimo conteúdo, aliás, sou fã desse canal, desses temas, parabéns JOEL!
Concordo
Dicção, oratória,desse cara e muito boa , impossível não ficar ligado e compreender de forma clara tudo que ele diz, realmente isso que ele disse sobre a leitura posso dizer com propiedade ,pois eu não era de ler ,e quando passei a ler ,fui criando afinidade com a leitura ,e sou grato por isso inclusive
Bem assim! Comecei a tomar nota no próprio livro depois que li " O milagre da manhã". Me fez enxergar que livros não foram feitos pra serem lidos apenas uma vez e ficarem bonitos na estante . Comecei a compreender melhor cada livro que leio depois que comecei a fazer isso. ✨🙌🚀
Que interessante, estou impactada 😮
A leitura é uma constante, cada livro é um aprendizado!
Muito Obrigada, conteúdo Riquíssimo💖🙏🏻
"Quando você lê muito, você adquire intimidade com a leitura, e não com a cerimônia da leitura"
Pondé
Como assim?
@@99Gara99 Tipo, aquele indivíduo que pra ler precisa fazer todo um ritual. Quem gosta de ler apenas lê.
@@99Gara99 Esse ritual é como se fosse uma necessidade de sempre se preparar psicologicamente e se sentir confortável pra depois fazer a leitura, isso gasta tempo e energia, quando já se tornou um hábito bem arraigado como o Pondé já tem, daí sim fica uma coisa fluída pro cérebro.
... e não há cerimônia.
@@gustavo789ful Cara, fui diagnosticado com TDAH quando criancinha e meus pais só me contaram aos 16 anos, eu achava que eu detestava ler pq não conseguia me concentrar e logo ficava enjoado do livro, se eu ler em qualquer lugar ou de qualquer jeito eu simplesmente NÃO consigo compreender o que está sendo dito (só leio filosofia/sociologia)
Isso que ele disse é COMPLETAMENTE variável, se eu não ler sentado na minha cama em silêncio total com o notebook na minha frente acompanhando as linhas do livro com o ponteiro do mouse, eu simplesmente não aprendo, não adianta.
Não consigo ler livros físicos de jeito nenhum, não sei se é questão de posição ou sei lá, mas só consigo ler fazendo esse "ritual"
E não acho que isso seja uma coisa ruim, comecei a ter hábito de leitura (leio 3h por dia) assim e não pretendo mudar um hábito que funciona pra mim só pra pegar "intimidade" maior com a leitura
Joel, parabéns pela Intervista, o rapaz, já leu muitos livros na vida, e eu consegui, anotar oque ele usa, para decorar, por exemplo, ele lê, e anota do lado, assim vc grava com más facilidade, e tbm conversa sobre o assunto do livro ajuda a memorizar oque vc aprendeu, " As pessoas estão criticando, o tema do vídeo mais não entenderam o quanto isso agrega na leitura! O tema é ótimo, e o conteúdo é melhor ainda. 👏
No vídeo não tem dica de memorização. Eu dou um concelho aos leitores: não tem essa de memorização, se você quiser lembrar do que leu, precisa não apenas ler, é preciso também conhecer o que está sendo lido. Uma pessoa que conta a história da vida dela não está dizendo tudo sobre ela, é igual nos livros.
Quer lembrar de fato? Leia sobre, escute sobre, escreva sobre, fale sobre, se possível pratique; pronto, contudo isso você terá uma imersão e já não precisará lembrar porque é algo que você conhece, seja a teoria ou seja na prática. Eu era sedentária em questão de leitura, tomei uma atitude e em menos de um ano eu li 16 livros, a escolha de cada livro é muito importante.
Boa leda
👏👏👏👏👏
Conselho***
Matou foi o concelho...
eu estava na secura de comprar um determinado livro, vi ele em promoção e junto com ele vinha mais 3 sobre o mesmo assunto. eu li ele em alguns dias e os outros 3 eu me arrastei para ler durante meses, e não entendi quase nada.
Está totalmente certo. Cada um desenvolve sua técnica de leitura e compreensão. Mas desenvolver o hábito de ler ajuda a absorver a informação e o conhecimento com mais facilidade.
"Quem não lê, não pensa, e quem não pensa para sempre será um servo ". Paulo Francis
se isso fosse verdade, pessoas já saberiam que o estado é uma organização criminosa
A leitura faz muito bem 🎉
Muita gente em busca da "técnica perfeita" pra não esquecer o que leu, esquecendo de fazer o básico, que é a técnica do Pondé: "Ser íntimo dos Livros".
Isso me lembra uma frase do Manuel de Barros que diz:
"A gente descobre que o tamanho das coisas há que ser medido pela intimidade que temos com as coisas."
Se não formos íntimos dos livros, tão pouco iremos nos lembrar do significado que eles carregam ou da transformação que eles nos causariam...
tudo depende quanto mais em profundidade e mais conseguir memorizar e depois recuperar para falar de uma leitura melhor, nao importa se ela é mais técnica ou uma leitura para passar o tempo. Claro que geralmente uma leitura de conteúdo técnico pode ter um peso maior para executar uma atividade, e provável que esteja lendo para usar no seu âmbito profissional. Mas uma leitura leve tem muito valor, ela nos ensina mais sobre maneiras de socialização, aprendemos a nos posicionar em cenários que costumamos a nao viver no dia-a-dia, novas palavras. Nunca esquecam inteligência mais tecnica/matematica digamos assim, é importante, mas inteligência mais emocional/social também é muito importante.
Sempre carrego livros em minha pasta, leio em ônibus, metrô, nas filas de espera, etc. Observo ainda que a maioria das pessoas ao meu redor está colada no celular e as que não estão olham para mim como se eu fosse um marciano.
Me sinto representado de verdade. Sou leitor a partir do momento que me alfabetizei e não consigo conceber a vida sem a leitura principalmente dos livros. Leio todo dia em qualquer oportunidade e também tenho este hábito de sublinhar e anotar nos cantos das páginas e sempre a lápis. Ler é tão importante quanto respirar.
Ao exercitar o cerebro com a leitura, ele vai fazer mais conexoes e ao fazer anotações a sua leitura deixa de ser passiva, para se tornar uma leitura ativa e como frequentar uma academia, aos poucos seu "musculo" vai ficar mais forte e cada exercicio se torna mais eficiente. Cada um dos dois tem uma vida diferente, oJJ coloca os livros em partes especificas do dia pois suas atividades extras fazem necessario sua presença fisica e mental em outros lugares, enquanto o Ponde vive numa rotina diária em torno de livros, logo a sua frase "livros no chão empilhados", não mostra desrespeito com os livros e sim que eles fazer parte integrante e consolidada da sua vida, porem os dois fazem a mesma coisa... leitura ativa
Perfeito !!!
Gosto das técnicas dele. Nada muito difícil de assimilar.
Gosto de ler ao menos umas duas horas seguidas - escrever também é uma atividade que prático sempre - o ruim é o tempo para manter a rotina neste sentido
existem pessoas que querem fórmulas para tudo e não conseguem perceber o quão maravilhoso é esse encontro do Joel Jota com o grande Pondé
Gente não existe o milagre ou a receitinha ou a mágica da memorização de leitura, o hábito de ler todos os dias e ler vários conteúdos é que faz a diferença; o leitor precisa também conhecer o que leu seja na prática ou a teoria. Ler é como ir pra academia, determinação, atitude, disciplina, foco, prioridade; com o passar do tempo é que verá os resultados. Não queira só lembrar do que foi lido, o lembrar não é mais importante; o lembrar é somente um resultado ou consequência.
exatamente Leda,bem isso mesmo, pois a leitura diária é que nos dá eficácia no ato da memorização ... e essa conversa é tão fenomenal que algumas pessoas não se dão conta disto.
Resposta sábia
Concordo!
arrasou!!!!
concordo
Obrigado pelas técnicas de leitura ❤🎉
Também acho que o corte não trouxe o que a chamada anunciou. Mas quem clicou, tem interesse no assunto. Então vamos "ocupar" os comentários com dicas para tal.
De minha parte, a melhor técnica que encontrei foram os mapas mentais. No começo, demora para fazê-los, mas para quem realmente precisa lembrar de algo, ajuda demais. Recomendo o livro "Mapas Mentais", do Tony Buzan (criador do método).
Outra coisa que costumo fazer são grifos e notas (o Kindle, seja aparelho ou app facilita muito isso). Minha dica é tentar fazer um resumo, descrição ou entendimento do que foi lido ao final de cada capítulo.
Muito obrigado. Dica muito útil 🙌🏿🙏🏿👊🏿🏆🔝
Engraçado que o Luiz fala sobre que quem marca um horário para ler, faz o espaço inteiro não é quem lê e isso é totalmente verdade!! Mas pode ver que vários vídeos as pessoas dizem que é isso que se deve fazer, reservar um momento de leitura e etc, mas na prática não funciona assim. Quando o livro é bom ficamos amarrados a ele, como se qualquer tempo livre fosse desculpa para voltar para aquela gostosa leitura
acho que a questão de ter horas e mais para pegar a prática do que um método infalível, exemplo eu lia pouco porém como o tempo esse horário começou a se expandir, e como vc disse depende da leitura eu já livros em 1 dia em alguns demorei semanas depende da linguagem seu nível técnico para ler o livro livro exemplo quando eu li a franquia the witcher e uma fantasia o máximo de trabalho que eu tinha era pegar uma palavra desconhecida, mas agora você vai ler um livro de filosofia ou de escola austríaca já muda de figura ,provavelmente vc vai levar mais tempo pelo menos em uma primeira leitura, fora isso o horário que você está lendo também influencia, me desculpe alongar demais.
Isso é apenas no início, quando se cria a familiaridade pode se ler em qualquer lugar. Pondé é chato e pessimista, leve em conta só a parte louvável do que ele disser kkkk
@@eobrad7706 concordo
Isso aí!! Ler, estudar e colocar em prática!
Ótimas explanações. Dependendo do âmbito, a gente muda o tipo de leitura. Por exemplo: eu, atualmente, estou lendo um livro que fala sobre a Segurança Privada num contexto mundial, então eu to lendo e tomando notas ao mesmo tempo. Motivo? Aprendizado e aperfeiçoamento na área.
Bíblia: eu leio num contexto de prática, isto é, tomo notas do que entendi e busco uma área que é aplicável.
Qual livro?
Boa aula, obrigada professor ❤
Primeira vez no canal, ótimas perguntas ao entrevistado, consegue extrair mto utilizando uma linguagem simples e de fácil entendimento.
Apesar do vídeo não apresentar técnicas de leitura, talvez o melhor título fosse: A disciplina da leitura. No entanto ele diz sobre realizar anotações durante a leitura, o que já ajuda na memorização.
A PIOR COISA que fiz na minha vida foi parar de ler, esse hábito sempre foi tão bom pra mim, até que eu escutei "esse tipo de livro que você lê não ajuda em nada", "livros focados na realidade são os que vão te levar pra frente", eu consigo ler as coisas que eu amo, que eu me interesso, dps de tentar me forçar a ler coisas que eu "achava que precisava" acabei me desviando da leitura ;-; estou buscando voltat a ler, de pouco em pouco pra amar dnv algo que sempre foi uma maravilha na minha vida, espero que eu chegue lá 🤧
Curioso isso... a burrice de quem disse... e você ter ido atrás dessa(s) pessoa(s) hehe Para mim é uma necessidade diária quase "química" - e é, como digo sempre, tudo misturado: uma companhia, uma terapia, uma diversão (o que alguns encontram na religião, acho que encontro na literatura)
@@diegohahn2261 Voltei à ler, estou retornando meu hábito, foi burrice msm kakakakakkak, mas hoje já aprendi
Vinho bom é aquele que satisfaz o seu paladar, com o tempo você se torna mais exigente o mesmo acontece com os livros, Leia, ler faz bem pra tudo! Bom retorno!
Realmente o habito da leitura se praticaa todo os dias
Tornar a leitura não um hábito cerimônial, mas um ato espontâneo e natural
Porém eu penso que muitos odeiam ler, por associar as cobranças escolares de ler livros para prova.. É a educação, abordagem de professores totalmente equivocadas..Isso eu creio que geram traumas nas pessoas...Eu adoro ler e já fiz muito em tempos atrás.. Mas precisei entender isso que eu expliquei,ou odiaria para sempre ler..
O prazer de pensar, o prazer de dialogar com pessoas que pensam, isso é ler
Sugiro o livro: "O Kiwi Podre, Avenida Esperança e Falsos Escravos". Depois de ter vivido 10 anos nos EUA e 5 anos no Canadá, voltei para o Brasil, e me arrependi muito. Na minha nostalgia, pensava que o país que tinha deixado 15 anos atrás tinha melhorado. Mas eu não poderia estar mais errado. Tudo que poderia dar errado, deu. Eu e meu marido acabamos presos por um crime que não cometemos. Meu marido até escreveu um livro sobre o que aconteceu, intitulado "O Kiwi Podre, Avenida Esperança e Falsos Escravos", publicado pela editora Viseu. Ele relata as coisas absurdas que estamos vivendo aqui no Brasil, as nossas experiências na prisão, no interior da Bahia, e os excessos e abusos do sistema de "justiça" brasileiro. É um relato de primeira mão sobre o assustador poder de um sistema arbitrário, preconceituoso e inquisidor no Brasil, que pode destruir a vida de qualquer pessoa inocente (e de fato está destruindo). Recomendo a leitura do livro, principalmente como advertência, porque o que aconteceu conosco, poderia facilmente acontecer com qualquer pessoa.
Gostei da sua história. Vou procurar seus livros e
Gostei muito do jeito como ele fala
3:17 - Eu faço exatamente isso. Paro, pego água, minhas canetas e sublinhadores, arrumo minha mesa e falo: agora eu vou ler. Mas às vezes eu acabo dormindo ao invés de ler. Ainda estou tentando tornar a leitura um hábito.
@Erika Ferreira Obrigado, vou seguir o conselho.
Eu também venho fazendo isso desde quando comecei a ler, maios ou menos um mês atrás. Faço café, pego meus post-its e começo o livro, mas nunca enxerguei esse habito como algo ruim, até assistir esse video.
É como se, mesmo que subconscientemente, eu tratasse a leitura como algo que tem de ser levado com a maior importância e seriedade. Acho que isso vem do senso comum de que somente as pessoas "mais inteligentes" podem desfrutar da leitura, e que ela deve ser levada muito a sério e jamais deve ser tratada de forma casual, o que acaba piorando as coisas e tronando mais difícil de tê-la como algo habitual e corriqueiro em nossas vidas.
Cara depende do que você ler. Pega uma coisa que te mantenha concentrado na história. Romance principalmente (policial ou suspense) talvez funcione bem. E esqueça auto ajuda, não existe métrica. Tenta um Agatha Christie, Rubem Fonseca, Nelson Rodrigues, Joel Dicker. Isso aí sim te agarra.
@@justaway79 mas assim, tu ta começando agora. Essa intimidade vem com o tempo. Eu comecei lendo dessa sua forma na época que ia a bibliotecas, com o passar do tempo fui saindo com um livro na mochila e em todo momento livre eu pensava "preciso continuar a história". Hj eu leio de boas em pé no metrô, na fila do banco, esperando o médico me atender. Foi algo mudando com o tempo. Eu tbm pensava "mas vc não precisa levar post it?, mas e o barulho". Esse desapego também trabalha o seu interior. Você aprende a focar na leitura mesmo estando na sala de espera de um pronto atendimento, você desapega de manter a capa do livr intacta.
Obs* isso tbm varia de assunto, tem temas que são mais densos e que precisam de um foco maior e acho super valido o ritual (pq inconsciente é algo mais sério)
E eu tbm!
Excelente. A leitura revoluciona a mente. Eu observo que é necessário - antes de tudo - saber escolher o livro. Há livros que agregam valores às nossas vidas. Há livros que trazem crenças limitantes, outros que trazem imaginação exagerada a ponto de ser nociva à psicologia despreparada. Há livros impróprios para determinadas idades. É preciso saber escolher. Um bom livro nos ajuda a pensar. Um livro inadequado pode nos limitar. É preciso saber escolher. E sem dúvidas é preciso ler ... É preciso ler livros, ler a realidade, ler a natureza, ler as fisionomias humanas. Ler os corações. Ler o mundo.
"trabalhe junto com o livro e caminhe uma nova historia no futuro" 🗿🍷
Um dos melhores filósofos da atualidade.
Tinha preguiça de ler, até que me deparei com o livro, a arte de escrever e nunca mais li, escrever creio eu que para mim, foi muito mais edificante.
Eu também. Meus livros são todos rabiscados com sinalizações e observações que eu faço.
Eu achava a leitura chata.. me dava sono..
Hoje, adicionei a leitura a minha rotina..
Charles Bukowski é um dos meus favoritos.
Eu li um livro desse autor, me conquistou muito a escrita dele.
Bem interessante e sem "romantizar a leitura".
Muito bom, Joel! Não ter cerimônia com o livro: talvez essa seja a grande dica desse vídeo! Show!
Creio que isso pode se aplicar a qualquer outro tipo de estudo: cursos, artigos, pesquisas, revistas, vídeos, documentários, aulas, etc.
O gosto pela leitura de meus alunos da antiga quinta série, foi iniciada com obras de Agatha Chistie: O Caso dos Dez Negrinhos. Depois foi um livro atrás do outro, até chegar em outros escritores tão maravilhosos quanto Agatha Christie. 👏👏👏👏👏👏👏👏👏👏👏👏👏👏
O importante é ler, ler, e lógico compreender o que se ler.
Do início ao fim, ele disse SIM o que faz ler e não esquecer.
Ler e escrever. Hábito de leitura.
Não tem mágica. Não entendeu quem não quis.
Bravo Prof Ponďé o IMBATÍVEL e indispensável para que a vida tenha algum sentido
Então a técnica consiste em ler e escrever rotineiramente e ter uma relação de parceria contínua com a leitura.
Acho muito válido o conhecimento passado aqui ❤
Parabéns pelo Canal poderia me indicar um livro sobre procrastinação , faço muito isso
O poder da ação
Comece pelo porquê - Simon sinek
O milagre da manhã
A tríade do tempo
Assuma o comando da sua vida - Gerônimo Theml
Eu acho que é isso, se eu dizer vou tirar tempo pra ler, realmente esse tempo não aparece, mas se eu incluo o livro no meu dia a dia , eu consigo ler tranquilo, amo ler, principalmente livros físicos, o cheiro a capa sempre me encanta, pra mim é um dinheiro bem investido.
Tirando livros de autoajuda, tipo "como fazer amigos", eu leio qq coisa!!
Na mh casa, no almoço do meu trabalho, leio até cansar a vista.
Muito importante ver ele
Eu na escola e na faculdade odiava ler aqueles livros todos...
Dai no meu primeiro trabalho eu levei uma apostila de concurso pra estudar e uma colega de trabalho me infernizava falando: VC não vai passar, nem precisa estudar, pra que estudar, esse emprego aqui ta bom etc....etc....
Dai como a gente tinha muito tempo livre no trabalho e já q eu não poderia ler minhas apostilas q ela me infernizava, eu comecei a comprar livros de romance, dai ela viu (q não era pra crescimento intelectual) e me deixou em paz, só q através desse stress todo com essa colega de trabalho eu me tornei uma leitora voraz, passei a amar leitura, comecei com os romances, romance policial, hj estudo mais a fundo os poderes da mente e a LDA e com isso leio muitos livros ao ano.
Aprendi q de um limão azedo da pra fazer uma boa limonada sim! E essa colega de trabalho? Ficou no passado! Kkkkk
Quando eu lia e determinado texto que me revela algo grandioso fazia um fichamento do texto, pág, livro e ano de edição. Foi uma técnica experimentada pela monografia.
"A sabedoria é uma medição, a ignorância e uma benção"
O livro Hábitos Atómicos, ajudou-me bastante a cultivar o hábito de leitura diariamente usando empilhamento de hábitos.
Basicamente, ler nem sempre é um sinônimo de aprendizado, ou de inteligência.
A leitura num âmbito geral esta mais para algo q te fortaleça e pra te dar ideias, do q apenas te deixar arrogante, qm pensa assim n aproveita a real leitura, q é fazer vc refletir, ou aprender algo novo, pra mim a leitura sempre me faz refletir e agir, inclusive eu ler as próprias coisas q eu escrevo.
Porém vejo mts lerem apenas oq as outras pessoas gostam, qlqr livro, literalmente qlqr um, serve pra vc armazenar coisas apenas relevantes pra vc, e dependendo do livro, serve pra vc se encontrar.
Até pq os seus olhos n te enganam, a leitura n vai te maltratar, fará vc pensar sobre as coisas q estão acontecendo ao seu redor, e te deixará mais apto para captar mais informações ao mesmo tempo, isto é a técnica q o senhor tentou passar no vídeo, ler continuamente, consequentemente ele sempre está em busca de mais conhecimento, e n é algo para vc falar pra qlqr pessoa, mts pessoas n vão te entender qnd vc está nesse "modo", até pq mts pessoas são cabeça fechada, e nem sempre a pessoa vai estar boa para conversar com vc, mas n é culpa dela, e n cabe a vc mudar ela, conheça mais pessoas, encontre pessoas q sempre estão lendo, msm q vc ou ela n gostem dos msm livros, veja se algo n te agrada, tenta recomendar livros q vc ache q vá agregar pra essa pessoa, e vice versa, se vcs gostarem das mesmas coisas, melhor ainda, desde q sempre estejam aprendendo coisas novas, mas nunca dependa de ngm para ler, essa pessoa sempre terá o conhecimento q ela obteve durante as sessões de leitura dela, e vc têm o seu, e acabou, ngm tira oq vc absorveu dos livros.
E n é o fim do mundo as pessoas lerem simplesmente oq gostam, deveria ser errado vc ler com medo de ser interpretado de forma errônea por terceiros, ler deveria ser um hábito em comum, q tds deveriam seguir, vc escrever assim como eu estou fzd agr, já serve de auto fortalecimento, minha mente abre pra mais coisas, sempre começo a pensar no q vou dizer a seguir, e n sou um robô, ou um monopólio do sistema da nossa sociedade por pensar assim, sou apenas eu sendo eu mesmo.
Vc pensar no q vc vai dizer, ou escrever, já te coloca em um outro nível, como ser humano, até pq infelizmente oq mts pessoas fazem é simplesmente jogarem suas ideias nas outras pessoas, pensando q ela é qm têm q aprender com vc, oq está errado, só ela vai poder dizer se aprendeu ou n algo com vc, deve ser algo recíproco, vc n deve odiar a pessoa por ela n ler, ou obrigar ela ler, vc pode incentivar ela apenas, vcs dividiram reflexões q vcs tiveram sobre o msm assunto, ideias simples mas diretas e objetivas, e tente evitar jogar palavras a o vento, faça a pessoa refletir com argumentos q tbm te fizeram refletir, e veja oq cd pessoa pensou qnd vc perguntou sobre determinada coisa, vc expande seus horizontes desta forma, e n se apegue a coisas irrelevantes, evite as pessoas de mente fechada, ou faça mais perguntas justamente para elas, vai q vc consiga fzr ela refletir.
E msm vc discordando de algumas coisas q vc leia, ou note algum erro de escrita, vc automaticamente projeta as suas próprias conclusões imediatamente, por exemplo : Qual é a estrela natural do nosso sistema solar?
Se eu tivesse escrito errado a pergunta, sua mente automaticamente se corrigeria, e vc teria mais facilidade para entender as coisas e para responder.
E essa é a proposta de qm tenta fzr vc ler, q vc questione as coisas, e isso te faz perder o medo de pensar livremente, mas sempre com o filtro certo, a leitura abre a sua mente, mas n necessariamente vc só obterá informações boas q iram te fortalecer, mts coisas q as pessoas dizem qnd vc está lendo, acabam querendo ou n, te influenciando, ou te dando a ideia errada, oq estas pessoas dizem, se for algo q te desagrade, tente conversar de igual pra igual com esta pessoa, ou ent simplesmente se afaste.
- Senhor abençoe os que lêem esta mensagem, familiares e entes queridos, com a tua infinita bondade, torne-as plenas de paz, de amor, saúde e harmonia, derrame tuas infinitas Graça, Luz; Sabedoria e Prosperidade, de tudo de melhor nas vidas deles...
- Lord bless those who read this message, family and loved ones, with your infinite goodness, make them full of peace, love, health and harmony, pour out your infinite Grace, Light; Wisdom and Prosperity, all the best in their lives...
- Señor, bendiga a los que leen este mensaje, familiares y seres queridos, con tu infinita bondad, hazlos llenos de paz, amor, salud y armonía, derrama tu infinita Gracia, Luz; Sabiduría y Prosperidad, todo lo mejor en sus vidas…
….
Dois feras, amei a técnica, vou utilizar!
Adoro ouvir, aprender com o Pondé.
Aprendi a ler na cartilha Caminho Suave 😂 até hoje eu sei ler😊😊
Em Portugal aprendemos com a Cartilha Maternal de João de Deus. Uma delícia de obra de um grande pedagogo.
Fui assistir esse vídeo pelo título e relembrei porquê passei a depreciar esse "dono da razão"...
"disciplina e leitura"🤔🤝
Seguirei até o Fim você Pondé no youtube.