O PROBLEMA do PARADOXO dos Gêmeos

Поділитися
Вставка
  • Опубліковано 7 вер 2024
  • Esse vídeo é sobre o famoso "Paradoxo do Gêmeos" da relatividade restrita e como o tempo pode parecer mais rápido para dois observadores ao mesmo tempo. A explicação desse paradoxo (não-paradoxo) pode ser feita com base no tempo rotacionado, um conceito muito interessante abordado no nosso vídeo.
    Seja membro deste canal e ganhe benefícios:
    / @minutodafisica
    Nosso canal no Telegram: t.me/minutodaf...
    Contato: minutodafisicabr@gmail.com
    Minuto da Física: velhos e novos problemas da Física ensinados de maneira rápida, interessante e divertida!
    Este vídeo é uma tradução de "The Twins Paradox Primer (Rotating TIME!)"
    • The Twins Paradox Prim...
    Tradução oficial e autorizada do canal Minute Physics, criado por Henry Reich: / minutephysics
    Tradução: Gui Ximenes
    Narração: Lucas Mitre
    Edição: Vini Marangon
    Agradecimentos especiais aos nossos membros quânticos:
    Vicente Sales e Merian Mendes

КОМЕНТАРІ • 77

  • @OSuperLento
    @OSuperLento 2 роки тому +20

    Salve pessoal! Se você ainda não foi ver meu vídeo dos catioros, imagino que veio tentar responder a questão. Então só pra reforçar: Vc pode usar o tempo rotacional pra descobrir pq o paradoxo dos gêmeos não é um paradoxo?

  • @CanalCuraQuanticaCCQ
    @CanalCuraQuanticaCCQ 2 роки тому +17

    Hmm quer dizer que o paradoxo é resolvido "rodando" o tempo dependendo de qual direção e sentido a pessoa tá acelerando e se movendo? Interessante.

  • @pablobrigagao1070
    @pablobrigagao1070 2 роки тому +7

    Ao fazer o retorno em direção à Terra, o referencial do foguete experimenta aceleração, portanto na ida e volta completa não se pode aplicar relatividade restrita.
    Pensando apenas em trechos separados, o ref do foguete detém o tempo próprio (tempo passa mais devagar para ele).

  • @PMfixman
    @PMfixman 2 роки тому +10

    Eu nunca tinha visto essa explicação sobre a simultaneidade usando essa analogia dos tics dos relógios e o lance das girafas. Muito bom!
    Qto ao "paradoxo dos gêmeos", é muito claro não haver paradoxo algum. Esse substantivo só deve ser usado nas situações em que haja contradições, falta de nexo, de lógica. Mas a diferença de idade entre os 2 gêmeos após a volta do que viajou em uma velocidade relativística é absoluta e plenamente explicada pela Teoria da Relatividade e mais, esse fenômeno já foi observado centenas de vezes, descrito e publicado. Não sei pq usaram essa expressão na época em que foi cunhada; provavelmente para provocar interesse e discussões, por algo como sensacionalismo. Uma espécie de clickbaite da época. Há de fato paradoxos envolvendo a relatividade, como a do neto voltar ao passado e matar seu próprio avô, da causa ocorrer depois do evento, e outros. Mas não o dos gêmeos.

    • @vitormarum2452
      @vitormarum2452 2 роки тому +1

      Para o gémeo que está na Terra e vê a nave partir, é na nave que o tempo dilata. Para o gémeo da nave que durante toda a viagem vê a Terra, primeiro afastar-se, depois aproximar-se, é na Terra que o tempo dilata. Então em que é que ficamos? o tempo dilatou para os dois, ou não dilatou para nenhum? os dois envelheceram mais e envelheceram menos simultaneamente, ou têm ambos a mesma idade? Você ainda acha que isto não são contradições lógicas? e por conseguinte um paradoxo bem real?

  • @bitmene
    @bitmene 2 роки тому +2

    titulo do vídeo: Paradoxo dos Gêmeos
    tbm no final do vídeo:"eu vou explicar o paradoxo no próximo vídeo"

  • @AfonsoBucco
    @AfonsoBucco 2 роки тому +3

    0:28 então redshifting não é "só" efeito doppler? a luz que veríamos de um objeto se APROXIMANDO em velocidades relativísticas também sofreria desvio para o vermelho (e não para o azul como seria de se esperar pelo efeito doppler)

  • @davijoaoresende33
    @davijoaoresende33 2 роки тому +3

    A pessoa que esta na terra envelhecera mais. Isso aconteceria pois o irmao que foi para o espaco está em movimento constante e isso faz ele ir mais para frente no tempo, logo quando ele voltar o irmao da terra envelhecera mais porque para o irmao espacial na sua perspectiva passou menos tempo pois ele estava em movimento.

    • @vitormarum2452
      @vitormarum2452 2 роки тому +1

      As coisas são mais complexas amigo. Nessa teoria, tudo é relativo, e ela diz claramente que todo o movimento é relativo e não há referenciais privilegiados, o que significa que para o gémeo que está na Terra, o gémeo da nave está em movimento e tem o seu tempo dilatado, mas para o gémeo da nave, é a Terra que está em movimento e tem o seu tempo dilatado. Portanto, como isto é uma coisa impossível, temos um paradoxo. A teoria está errada, o que ela diz não pode acontecer porque é contraditório.

  • @drmidnight-mods7753
    @drmidnight-mods7753 2 роки тому +1

    Ótimo vídeo! Ao olhar para o "móvel" que esta caminhando junto ao tempo (no caso, a pessoa que caminhou) pode passar a impressão de que o tempo atue semelhante ao espaço e mude de acordo com a posição. Ou então, podemos supor de que passou menos tempo para o outro "móvel" apenas porquê a luz de sua posição ainda não chegou aos nossos olhos, o que imagino ser mais provável :3

  • @Vernnan20
    @Vernnan20 2 роки тому

    Numa boa, me dei conta de algo óbvio e fantástico que, já foi visto e discutido aqui mas: o tempo realmente não se trata sobre segundos ou minutos, é por isso que nossa mente bagunça tanto as noções. Em um simples exemplo dos cronômetros, como você disse, é notável dizer o quanto eu fiquei meio bagunçado pra imaginar e depois, como me dei conta de que, é apenas o tempo, é moldável e é uma dimensão diferente, e não segundos, minutos ou horas.

  • @equ4fan
    @equ4fan 2 роки тому +1

    Rapaz que legal abrir espaço para perguntas!
    Tenho uma que é relacionada ao tema do vídeo e uma que me atormenta a mais tempo.
    1. Segundo o que entendo, partículas elementais fazem coisas surpreendentes como dar os gravitons que pelo que sei, "dão peso" a tudo. Seria essa (partícula elementar) a natureza do tempo? Ou ainda melhor, os (sei lá) "Temptons" as partículas que interagem com um campo de Tempo?
    2. Como pode o Universo ter 93Bi LY de distância para qualquer lado que se olhe, e apenas 13 ou 14 Bi anos de idade? Se o espaço entre os objetos que se expande, de que é feito, qual a natureza do tecido espaço-tempo?
    2b. Se o Universo está se expandindo em todas direções, e veio de um ponto, para que lado no céu eu devo apontar, para apontar para esse ponto?
    Grande abraço de sua audiência assídua (ainda impossibilitado de ser membro) Ékel

  • @ericpenna6626
    @ericpenna6626 2 роки тому +1

    " de uma olhada na minha girafa" ainda existe vestígio do 5° ano

  • @kalistonlomba2019
    @kalistonlomba2019 2 роки тому

    aguardando o proximo video

  • @CMP_CDs
    @CMP_CDs 2 роки тому +1

    Se eu estou em um carro a 50km/h e outro carro do meu lado está a 60km/h , o mais rápido vai se distanciar de mim a 10 km/h.
    mas se estou em um carro a 298mil km / s e uma luz é acessa do meu lado a 299 mil km/s ( velocidade da luz) , ela vai se distanciar de mim na velocidade de 299mil km /s certo? Qual o sentido disso?

  • @vandrevalenteoficial6877
    @vandrevalenteoficial6877 2 роки тому

    Por isso é chamado de paradoxo, sem nexo sem lógica...

  • @juarezhenriquelisboa3590
    @juarezhenriquelisboa3590 2 роки тому

    Muito bom, ansioso pelo próximo vídeo, não entendi nada nesse.

  • @RnGG23
    @RnGG23 2 роки тому +1

    Se 2 máquinas, que produzem exatamente na mesma velocidade, certo tipo de produto, e uma ficar na terra, e a outra no espaço, o tempo vai passar diferente, mas as duas vão produzir a mesma quantidade desse produto ou não? A que ficou na terra vai produzir mais?

    • @CMP_CDs
      @CMP_CDs 2 роки тому +1

      Máquina da Terra ( passados 10 segundos na Terra ): produzirá A
      Máquina da nave (passados 10 segundos na nave) : produzirá A
      Máquina da Terra( passados 10 segundos na nave) : produzirá B
      Máquina da nave ( passados 10 segundos na Terra) : produzirá C
      B = C = A , se velocidade da Terra(Vt) = velocidade da Nave (Vn)
      B > A > C , se Vn > Vt
      B < A < C , se Vn < Vt

  • @alunodaescola1686
    @alunodaescola1686 2 роки тому

    Acredito que o paradoxo dos gemeos esteja errado pois o tempo apenas se parece mais rapido, ou seja é questão de perspectiva, como o exemplo da girafa que aparentava ter 2 metros mesmo tendo 3, ela nunca passou a ter 2 metros, é apenas questão de perspectiva.
    Contudo, podemos concluir q o tempo que passa para ambos os gêmeos é o mesmo, a única diferente é que um tem a impressão de ter passado mais rapido e o outro mais devagar
    É tudo especulação em base as informações que eu tive no video, até pq tenho apenas 15 anos, logo não sei se ta certo, mas enfim, obg pelo trabalho

  • @danielantonio9839
    @danielantonio9839 2 роки тому

    O dos gêmeos funcina pq ele rotaciona em direção à lua(por exemplo) eles vão até q lua e voltam à terra, na ida a variação de tempo acontece e na volta ele a mesma variação porém com rotação contrária.
    Minhas dúvidas eram a terra também está em órbita, então quando eu voltar vou voltar para outro lugar, portanto mudar mais ou menos o tempo mas pensei que usando a terra como ponto de referência a somatória dos vetores de variação de tempo na órbita e no viajante eles chegam no mesmo ponto com o mesmo vetor resultante de variação de tempo.

  • @RnGG23
    @RnGG23 2 роки тому

    Eu tenho muita dúvida, se o irmão gêmeo que ficou na terra ficou biologicamente mais velho. Digo no sentido, o irmão que ficou na Terra teve mais multiplicação celular que o irmão que ficou no espaço?

  • @fellinkbass
    @fellinkbass 2 роки тому +1

    A minha opção é e te acelerar pra postar o próximo vídeo
    Passa vídeo, perdeu meno passa o vídeo rápido!
    Ramela não, vai vai, passa!

  • @elanefernandes4270
    @elanefernandes4270 2 роки тому +2

    Ñ respondendo a pergunta mas fazendo um pergunta relacionada; Se o tempo passa mais rapido para quem viaja com velocidade proxima a velocidade da luz, então as partículas subatomicas aceleradas no LHC que nos analisamos na verdade são do passado??

    • @elanefernandes4270
      @elanefernandes4270 2 роки тому

      Ah, perdi a senha do meu canal do UA-cam. Estou usando da minha esposa por enquanto. Meu nome é Tulio Henrique

  • @Polaro217
    @Polaro217 2 роки тому +1

    Mn eu n sei se ta correto mais na minha percepção o universo e um grande armadilha do tempo pq, o tempo no vaco é normal e existe buracos que são as curvaturas q a massa faz no espaço-tempo, então quando o tempo cai nesse buraco ele fica mais lento como se fosse uma amardilha de lentidão então quanto maior o buraco mais lento o tempo passa.... Entao na visao do cara q ta no vaco o cara do planeta esta passando mais rápido e na visao do cara q ta no planeta o cara do vaco esta passando mais lento

  • @georgiapompeu
    @georgiapompeu 2 роки тому

    Podemos nos basear no gêmeo que foi para o espaço enquanto o irmão ficou na terra. Isso aconteceu há alguns anos. O gêmeo que viajou sofreu os efeitos da gravidade, perdendo massa muscular e, inclusive, diminuiu sua altura. Passados algum tempo na terra, pelo que me lembro, ele voltou ao normal.

  • @paulabertu9133
    @paulabertu9133 2 роки тому +1

    No filme interestelar eles abordam um pouco sobre o paradoxo dos gêmeos?

    • @MinutoDaFisica
      @MinutoDaFisica  2 роки тому

      Acredito q ele faça uma alusão ao paradoxo com o lance da viagem espacial que uma pessoa viaja e a outra fica pra trás. Porém, a principal razão pela diferença de idade das pessoas que viajam e das pessoas que ficaram pra trás é relacionada à curvatura do espaço-tempo na região que os viajantes passam. A viagem pelo buraco negro etc e talz

  • @davidamaral1519
    @davidamaral1519 2 роки тому

    Duas pessoas saem de um mesmo lugar, ao mesmo tempo, ambas com a mesma rota e um mesmo destino, e ao mesmo tempo só. Com uma única diferença uma está caminhando e a outra correndo, quem vai ter a sensação de ter chegado mais rápido???
    Ou então a mesma coisa só que substituindo o corredor por um carro.
    P.S
    Não sei se faz sentido pois sou leigo nesse assunto

  • @dantes961
    @dantes961 2 роки тому

    Supondo q um indivíduo esteja na terra e outro fazendo a volta na terra na velocidade da luz, o tempo na prática vai passar mais devagar pro indivíduo que está se movendo na velocidade da luz do que o que está na terra e não está se movendo

    • @vitormarum2452
      @vitormarum2452 2 роки тому

      Nessa teoria tudo é relativo, o que significa que do ponto de vista de quem está na Terra, as coisas passam-se como você descreveu. Mas do ponto de vista de quem está fazendo a volta à Terra, é quem está parado na Terra que tem o tempo a passar mais devagar.

  • @TheMrAout
    @TheMrAout 2 роки тому +2

    Mas qual é a pergunta?

    • @MinutoDaFisica
      @MinutoDaFisica  2 роки тому +1

      Se você pode usar o tempo rotacional para descobrir por que o paradoxo dos gêmeos não é um paradoxo. Algum palpite? 😀

  • @gabrielcardoso6888
    @gabrielcardoso6888 2 роки тому +1

    O problema do paradoxo é a desaceleração pra voltar

    • @vitormarum2452
      @vitormarum2452 2 роки тому

      O que tem a desaceleração assim tão de especial?

  • @lucas_marcato
    @lucas_marcato 2 роки тому

    Talvez

  • @Ka0ZG6
    @Ka0ZG6 2 роки тому

    Complexo bagaraio, mas consegui entender um pouco

  • @MarcoS-eo6tq
    @MarcoS-eo6tq 2 роки тому

    Tenho uma grande curiosidade, a Terra é Plana ou um Globo? Vc consegue provar isso através da Física????

  • @bruno.1992
    @bruno.1992 2 роки тому

    O irmão q sofreu aceleração e ganhou velocidade é o q sofrerá distorção no tempo

    • @vitormarum2452
      @vitormarum2452 2 роки тому

      À luz da teoria não, porque ela diz que tudo é relativo e não há referencial privilegiado. Portanto, o que que um percebe no outro, o outro percebe o mesmo no primeiro, mas como a dilatação recíproca é impossível, daí o paradoxo.

    • @bruno.1992
      @bruno.1992 2 роки тому

      @@vitormarum2452 não há paradoxo, um dos irmãos sofre aceleração. Essa diferença de um receber força externa e outro não, diferencia a passagem relativa do tempo entre eles

    • @vitormarum2452
      @vitormarum2452 2 роки тому +1

      @@bruno.1992 caso a dilatação do tempo exista mesmo, você até poderia ter razão, mas por um motivo diferente. Com base na relatividade, não; Einstein não disse nada disso, ele desprezou a aceleração e a força externa. A aceleração foi uma pseudo solução posterior arranjada pelo sistema com vista a anular o paradoxo, e é nisso que eles fazem fincapé, Mas porque haveria agora de ser a aceleração a causa da dilatação do tempo? se formos analisar não encontramos sentido, e o que Einstein disse é que é a velocidade dos corpos que faz dilatar o tempo, mas que essa velocidade é relativa e não há referenciais privilegiados, logo segundo a teoria, temos sempre um paradoxo. Com outras supostas soluções que vão aparecendo, algumas sem qualquer sentido, temos uma coisa diferente da teoria, que a contraria mesmo.

  • @douglaskraft1
    @douglaskraft1 2 роки тому

    Então era um vetor? Sempre foi um vetor

  • @hiperwolf3749
    @hiperwolf3749 2 роки тому

    Apenas busquem comer cimento

  • @felipeReisfelipereis
    @felipeReisfelipereis 2 роки тому +4

    "Seja membro de um canal cujo trabalho é traduzir e dublar a produção de um canal gringo"

    • @MinutoDaFisica
      @MinutoDaFisica  2 роки тому +2

      Salve, Felipe! Obrigado pelo comentário. Confesso que antes de assumir esse projeto a gente não tinha noção do nível de trabalho para trazer acessibilidade a um conteúdo estrangeiro. Mas a verdade é que desde o domínio do inglês, para traduzir os vídeos e fazer reuniões com o gringos donos da matriz, até à exigência de se ter formação em exatas (somos dois professores de física e um engenheiro) o trabalho passa por uma série de elementos importantes;
      Entre esses elementos, o processo de edição é um pilar muito importante, pois ele precisa ser refeito, bem como as animações são alteradas para traduzir os conteúdos na tela e adequá-los a nossa linguagem;
      É claro que ainda existe toda uma parte de SEO que nós precisamos fazer manutenção constante, analisando os dados gerados pelo UA-cam para garantir que o vídeo chegue mais longe e se mantenha relevante - viralizar um vídeo é menos trivial do que parece.
      Existe uma série de fatores que demandam boas horas de trabalho da nossa equipe para tornar isso daqui possível.
      Espero que eu tenha conseguido te dar uma dimensão do nosso trabalho. Grande abraço, se cuida!

    • @felipeReisfelipereis
      @felipeReisfelipereis 2 роки тому +1

      @@MinutoDaFisica Muito trabalhoso de fato. Dá até tempo que escrever textão kkk O golpe tá ai, cai quem quer

  • @ArthurLima08
    @ArthurLima08 2 роки тому

    A fita é a aceleração...

  • @problader971
    @problader971 2 роки тому

    resumindo: 🤯erro 406

  • @christianumann4468
    @christianumann4468 2 роки тому

    Não tem sentido, não e um paradoxo, o gêmeo que foi para o espaço saiu da terra, "acelerou" até a velocidade de escape, por ter acelerado passou a ter mais velocidade, e por ter mais velocidade o tempo para ele passou mais devagar

    • @vitormarum2452
      @vitormarum2452 2 роки тому

      Não tem sentido porque é contraditório, por conseguinte é um paradoxo. Da maneira que Einstein colocou a teoria, é sempre um paradoxo sem solução dentro da teoria. As supostas soluções encontradas para o eliminar, estão fora da teoria, isto é: com a teoria temos o paradoxo; com essas supostas soluções, temos uma coisa diferente da teoria, contrariando-a mesmo.
      A teoria diz que a velocidade é relativa e não há referencial privilegiado, o que significa que é recíproca, simétrica, o que dum referencial se vê no outro, no outro vê-se exatamente o mesmo no primeiro. Se é assim com a velocidade, é igualmente com a dilatação do tempo, o que é impossível, daí o paradoxo.
      O que você diz, de acordo com a teoria, é verdade para o gémeo que ficou na Terra, mas para o gémeo que saiu da Terra, acelerou, ganhou velocidade etc. etc. é na Terra que tudo isso aconteceu.

  • @IcyMonky
    @IcyMonky 2 роки тому

    Pra mim o tempo passa igual, só q as noções dele são diferentes (para pessoas lugares, etc)

  • @greicebornschlegell6057
    @greicebornschlegell6057 2 роки тому

    O gêmeo que viajou tem o tempo mais lento. A velocidade é maior que a do irmão.
    Por quê? Não sei. Só sei que foi assim.

    • @vitormarum2452
      @vitormarum2452 2 роки тому

      @Marcus Vinícius Da Rosa E qual o motivo para o irmão do foguete envelhecer mais lentamente?

    • @vitormarum2452
      @vitormarum2452 2 роки тому

      ​@Marcus Vinícius Da Rosa A teoria absurdamente diz que a velocidade da luz é constante para todos os referenciais inerciais, por isso não vejo que seja essa a razão do tempo dilatar no foguete.

    • @vitormarum2452
      @vitormarum2452 2 роки тому

      @Marcus Vinícius Da Rosa Assim voltamos ao ponto de partida. Segundo a teoria, a velocidade da luz é sempre a mesma em qualquer referencial, não interessa a velocidade dele. Então qual a necessidade do tempo ter que dilatar no foguete, e não na terra? a situação é simétrica.

    • @vitormarum2452
      @vitormarum2452 2 роки тому

      @Marcus Vinícius Da Rosa Eu sei perfeitamente que o entendimento entre um relativista e um anti-relativista é completamente impossível, é o mesmo que o entendimento com um terraplanista. Mas se estou discutindo estas coisas consigo é porque afinal sempre há alguma esperança que uma ou outra pessoa consiga perceber que afinal nem tudo nessa teoria está certo ou é perfeito, neste caso concreto do paradoxo, que ele é mesmo real.
      Relatividade geral: Segundo o sistema, a aceleração é a causa oficial do tempo só dilatar no foguete, vejamos se isso tem algum sentido. Um foguete faz uma viagem de ida e volta quase à velocidade da luz, durante 100 anos, outro foguete faz uma viagem também de ida e volta e quase à velocidade da luz, mas durante 10 anos: de acordo com a teoria, o foguete que viajou durante 100 anos teve uma dilatação temporal 10 vezes maior do que o outro que viajou apenas 10 anos. Ambos tiveram um tempo de aceleração mais ou menos igual, mas que representa uma pequeníssima parte do tempo total da viagem, então eu pergunto: onde está o papel da aceleração como causa da dilatação temporal nos foguetes, se o que contou, foi o tempo total da viagem, quase todo inercial?

    • @vitormarum2452
      @vitormarum2452 2 роки тому

      @Marcus Vinícius Da Rosa Você não pode ficar inventando coisas ao sabor da conveniência! De qualquer maneira elas também não fazem sentido, Einstein não disse nada disso, ele até desprezou a aceleração, a aceleração já foi uma pseudo solução posterior do sistema para o paradoxo dos gémeos, não conseguiram arranjar nada melhor.
      Mas você agora diz que é a força necessária para acelerar e desacelerar, isso não consta da teoria, e o tempo de aceleração e desaceleração só é curto quando comparado com o tempo total da viagem, pois na verdade ele tem mesmo que ser bastante grande por duas razões: 1) tecnicamente não seria possível tamanhas acelerações em pouco tempo, muito menos de maneira quase instantânea como você fala, onde é que se iria buscar tamanha potência? 2) já pensou nos efeitos da inércia para o ser humano, resultante de tamanhas acelerações? O ser humano suporta bem pouco, comparado com o que você apontou.
      Como ficou visto no comentário anterior, a aceleração não pode ser a causa da dilatação do tempo no foguete, não faz sentido.
      Quanto aos eventos que você fala, não vejo como isso poderia ter algum efeito na dilatação. Além disso, o primeiro e o último eventos, dão-se exatamente no mesmo lugar, no mesmo referencial onde estão os dois gémeos, o que até seria mais uma razão para não haver dilatação alguma, nem no foguete, nem na Terra.

  • @JOICEDANIEL2008
    @JOICEDANIEL2008 2 роки тому

    ALGUEM PODE ME EXPLICAR ESSE DETALHE ua-cam.com/video/9PX1Msrp2NA/v-deo.html ,.,.,.,.,

  • @arthurmorgan2628
    @arthurmorgan2628 2 роки тому

    Se liga, tu usa boné kkkkkkkkkkkkkkk

  • @zikagamez6626
    @zikagamez6626 2 роки тому +1

    Não entendi nada kkkl

  • @tobiramacelular7486
    @tobiramacelular7486 2 роки тому +1

    Opa segundo, tudo e relativo

    • @MinutoDaFisica
      @MinutoDaFisica  2 роки тому +1

      Por um segundo você não seria o segundo 😂

  • @Victoroncedonico.-zv2ge
    @Victoroncedonico.-zv2ge 2 роки тому +1

    O do espaço vai mais rápido

  • @umapessoadepressiva3490
    @umapessoadepressiva3490 2 роки тому

    Eu não entendi porra nenhuma, alguém me explica?

  • @HugoJTCarvalho
    @HugoJTCarvalho 2 роки тому

    O tempo é absoluto.
    O aqui e agora é o mesmo em qualquer lugar do universo.