Hamlet (William Shakespeare) 🏴 | Tatiana Feltrin
Вставка
- Опубліковано 5 лют 2025
- TLT - Ligando livros às pessoas
Hamlet (ou, A tragédia de Hamlet, Príncipe da Dinamarca), de William Shakespeare
Onde encontrar a peça:
Edição da Nova Fronteira (Box): amzn.to/36zbNvx
Edição Penguin companhia: amzn.to/36iMTlc
Edição UBU: amzn.to/3bWGld7
(Esqueci de mencionar que essa edição da UBU é recheada de excelentes textos sobre Hamlet escritos por Turgueniev, Lacan, Coleridge, etc, etc - metade do livro é só de textos excelentes.)
The Arden Shakespeare (original): amzn.to/3e8U9D8
Onde encontrar os livros de apoio mencionados
Shakespeare - A invenção do humano, de Harold Bloom (usado): amzn.to/3a6VFUt
Shakespeare - The Invention on The Human (em inglês): amzn.to/2QAeiZh
Hamlet - Poem Unlimited (Harold Bloom): amzn.to/2zojutV
The Shakespeare Book: amzn.to/3biMC3y
Tudo sobre Shakespeare (Laurie Rozakis): amzn.to/2WUrHPx
Hamlet ou Amleto? (Rodrigo Lacerda): amzn.to/3cVrlOg
Guia Cambridge de Shakespeare: amzn.to/2LPMkpN
O que as peças contam (Barbara Heliodora): amzn.to/2ysNyUT
A tragédia Shakespeariana (A. C. Bradley): amzn.to/3gf9unm
Shakespeare: Paixões e psicanálise: amzn.to/2TEOGvM
📚 - OBS: Ao adquirir quaisquer itens a partir dos links acima, você ajuda o canal! Muito obrigada :)
Playlist completa do projeto de leitura conjunta Lendo Shakespeare:
• Lendo Shakespeare: Apr...
Mais vídeos sobre Hamlet:
Literatura Fundamental: • Literatura Fundamental...
Aline Aimee - Chave de Leitura: • #ReadMoreShakespeare: ...
Claire Scorzi: • Hamlet, William Shakes...
***
Minha lista de desejados da Amazon (wishlist):
a.co/1V2SSEQ
Instagram:
/ tatianafeltrin
Quase cinquenta minutos de Tati falando de Hamlet enquanto eu tomo café, faz frio e chove. Pois é, meus amigos, que domingo fantástico.
Melhor comentário
Pequena inveja, pois nunca terei essa combinação de chuva e frio aqui em Fortaleza... 😢
Estou no mesmo clima, mas tomando vinho cabernet Sauvignon...
Luxo
@@_pirata em Guaramiranga sim!!! Estou aqui e um clima ameno com chuva
"A vingança nunca é plena, mata a alma e a envenena" hahaha melhor análise do livro!!!!
Essa frase ficou famosa no Seriado do Chaves.
Agora, veio a mim uma questão: como posso envenenar aquilo que já está morto?
Mas não especificou que a alma que seria envenenada . Ou pode matar a alma e ter veneno nela morta mesmo KKKKKKKKKKKKK
@@johnfreitas8145 Mas o matar dito aqui não está totalmente direcionado ao sentido literal.
😂😂
Para mim, Tatiana, o canal mais importante do youtube brasileiro é o seu.
Sim, o melhor canal literário!
Concordo!!
Totalmente!
Digo o mesmo!
"Se Otelo estivesse no lugar do Hamlet, ele teria matado Cláudio no momento em que estava rezando.
Se Hamlet estivesse no lugar do Otelo, Iago não conseguiria ludibriá-lo."
A frase foi dita pelo Leandro Karnal, e achei fantástica a análise.
Iago foi o personagem mais CANALHA que ja conheci. Trazendo para o simbólico. Quantas pessoas não "matam" outras por fofoca, mentira, inveja, destrói pelo preconceito...Otelo é sobre isso.
Eu conheço todos os iagos rs. Pra mim Hamlet seria enganado TOTALMENTE por Iago. Iago adula, bajula...
@@beatriznascimento4332 mas o hamlet tinha essas sacadas de quem tava tentando alugar ele, mas ia contra o que ele acreditava matar o rei pelas costas
Verdade kkkkkkkkkk
E no lugar de Othello, Hamlet teria dado mais 1 dia de vida a Desdemona.
"Duvida da luz dos astros, de que o Sol tenha calor, duvida até da verdade, mas confia em meu amor"
Eu acho linda essa parte
Loucura é tentar entender como isso foi parar em letra de música do Felipe Amorim.
Acordar e dar de cara com 49 minutos de vídeo do TLT, num domingo chuvoso. Não tem preço 🥰🥰
Delicia de video
Tati.. queria só agradecer hj.. através do canal eu voltei a ler .. anos sem ler praticamente nada! Como foi bom resgatar bons hábitos! Com a quarentena, estou a 2 meses comendo livros e nossa..to tão bem! Me sinto melhor, viajo no tempo.. Comprei até uma estante nova para arrumar meus livros que estavam abandonados empilhados! ❤️ ( e maratonei poesia da semana , e que maravilhosa... )
Fico feliz, Licia! ❤️
Sim, e eu que sempre admirei livros e leitores. Infelizmente na minha infancia e alfabetização não entendia direito como ler, interpretar, compreender, ter paciência e calma. Graças, agora estou compreendo melhor esse mundo da leitura e desenvolvendo e praticando esse hábito que é tão enriquecer. ❤👏🏿👏🏿
Icone literario brasileiro, sempre as melhores resenhas/ conversas literarias
Muito obrigado tatiana voce me influenciou a ser hoje um leitor abraço
Nao apenas ser uma leitora, mas uma leitora CULT
👏👏👏👏👏👏👏
O diálogo do Hamlet com o Horácio no cemitério são excelentes. Ele (sendo irônico e lúgubre ao mesmo tempo) perguntando ao Horácio se o crânio de Alexandre, O Grande está tão putrefado quanto o do bobo da corte fala muito sobre a natureza da morte, uma reflexão precisa sobre o quão pouco valem nossas conquistas (em vida) na morte, pois, como diria Diógenes, o Louco, não dá pra distinguir a ossada de um Imperador com a ossada de um escravo.
Eu amo essa parte.
"Quando saíres em uma jornada de vingança, caves antes duas sepulturas." -Confúcio.
Ou, no caso de "Hamlet", inúmeras......
Essa tragédia tem muitas partes engraçadas. A conversa do Hamlet com o com o coveiro é hilária.
Ontem vi o filme com o Laurence Olivier, tem completo, e felizmente legendado, aqui no youtube.
Agora pode se encontrar dublado no UA-cam. Dublagem clássica da aic - são paulo.
A parte em que o Hamlet acaba de ter a primeira conversa com o fantasma de seu pai e pede para que seus amigos jurem pela espada que manterão segredo, enquanto o fantasma importuna a todos, tbm é hilária
Que dica legal 😎, vou assistir.
Comprei semana passada uma versão adaptada para crianças. Série "Reencontro Infantil". Minha filha tem 10 anos e acho importante ter contato com os clássicos, mesmo adaptados. São 48 páginas ilustradas e vem com um encarte de exercícios. Ela não leu Hamlet ainda, porque Frankenstein é o próximo da lista. Ela já leu O Médico e o Monstro, O Mágico de Oz, O Corcunda de Notre Dame e Dom Quixote. Parabéns pelas resenhas, conterrânea. Bom domingo.
Boa dica! Minha filha de 9 anos quis assistir este vídeo comigo :)
Olá, compraste por onde? Valor acessível? Obrigada
São livros separados?comprou onde?
É assim que se introduz os clássicos na vida das crianças/jovens! Não a insanidade de forçar clássicos de leitura difícil goela à baixo em adolescentes que nunca tiveram contato com qualquer leitura mais complexa.
Um ano depois, volto para responder. Sim, são livros separados, comprei na Amazon. De vez em quando tem um na promoção. Média de preço de R$ 40 - 50. Mas já peguei promoção por R$ 20. Vários títulos. Série "Reencontro Infantil" - não confundir com "Série Reencontro", que é voltado para o público juvenil (mais páginas, menos ilustrações).
Quase uma hora de Tati Feltrin comentando William Shakespeare. Impossível ser melhor que isso!
Acabei de conhecê-la e já fiquei com vontade de ler todos os livros de apoio 😁
Uma das partes da peça que chamou minha atenção é o momento em que Polônio ao se despedir de Laertes, dentre alguns preceitos e conselhos, diz: "Os amigos que tenhas, já postos à prova, Prende-os na tua alma com grampos de aço;". Achei essa forma de descrever as verdadeiras amizades resistindo as mais diversas intempéries fantástica. Bom, Shakespeare brilhante!
Nunca havia lido! Para mim, a melhor que já li de Shakespeare!
São tantas frases icônicas que foi mais fácil marcar o livro todo kkkk.
"Há algo de podre no Estado da Dinamarca".
AMEI esse vídeo. Terminei Hamlet no fim de semana passado. Concordamos sobre a loucura, apesar de eu ter tido minhas dúvidas no início da peça, no final concluí que ele realmente fingia a loucura e é um personagem em quem o leitor pode confiar para entender a verdade dos fatos. Acho que tenho um certo humor negro porque ri muito lendo. Principalmente nos momentos de loucura calculada. Eu entendo que Hamlet ficou marcado como o personagem do pensa muito e faz pouco, mas ainda assim, creio que ele quis ser justo em todos os momentos. Suas conclusões e ações precisam sempre de um equilíbrio (ele não sai matando o tio porque o fantasma conta a traição, ele bola o plano da peça para ver as reações e daí concluir que aquele fantasma, como ele mesmo diz na peça, não era apenas um demônio enviado para causar problemas. Na cena da oração de Claudius, ele novamente opta pela justiça e não por agir em impulso). É justamente quando ele toma atitude impensadamente (e mata Polonius) que as coisas começam a degringolar. Eu entendo Hamlet, afinal, questões complexas merecem respostas complexas e ele realmente se esforça para encontrar essas respostas ao longo da trama. Obrigada pelo vídeo, Tati. PS: Indicação aleatória, se você gosta do Harold Bloom, talvez goste do Northrop Frye, se é que já não o conhece. Uma boa semana!
Tão feliz de ver seus comentários por aqui ❤️ Tenho um livro aqui do Northrop Frye ainda não lido (presente do Lucas, do Diário de Leitura) - vou separar pra ler :)
Tati, eu só tenho a lhe agradecer!!!! Cada segundo lendo Hamlet foi um privilégio, li a obra através do Kindle e nunca marquei tantas notas! Diversos pensamentos que só trouxeram a mim um maior ganho!
Cito aqui um dos meus pensamentos favoritos:
"A vida faz o amor, ou este faz a vida?
Se o poderoso cai, somem até os favoritos;
Se o pobre sobe surgem amigos irrestritos."
Esse...Hamlet é o melhor livro do mundo...Foi ele q fez me apaixonar por livros.
2 trechos sensacionais para se somar à sua bela resenha. Os conselhos de Polônio a Laércio pouco tempo antes dele ir à Paris e o diálogo de Hamlet com Rosencrantz (a liberdade e a força estão na casca de Noz = cérebro 🧠, na consciência).
Esses conselhos do Polônio são bem pertinentes para os jovens
Os conselhos para a vida!!
O Shakespeare faz jus àquela máxima que diz: " roube como um artista". Hahaha Mas o incrível é: onde ele botava a mão...sucesso! Um gênio, sem dúvidas.
Em 2024, revendo essa resenha maravilhosa num friozinho de agosto com chuva.
Amo as obras de Shakespeare, e Hamlet é a minha preferida. Eu gostei tanto que marquei uma frase na pele e todos os dias eu a olho com um apreço sem tamanho. E ver a Tatiana trazendo mais desse universo torna tudo ainda mais magnífico.
Pra mim o Hamlet também só fingiu demência pra poder arquitetar sua vingança sem ninguém desconfiar. Essa peça é incrível!!! AMEI o vídeo, Tati!
Essa mulher só faz minha lista da Amazon aumentar 😅😅😅 tudo que ela indica dá vontade de ler.
Eu ouço ela igual se fosse um podcast e amo isso
33:00 fala sobre o Ofélia oferecer uma flor diferente para pessoas diferentes quando está a enloquecer
Muito interessante! História cheia de simbolismo.
O que resume a história é como diz a fala de Horácio no final: mortes instigadas por perfidia e maquinações.
Até agora, desafio acompanhado com sucesso. Que diálogos enormes! Achei mais difícil do que Ricardo III. Excelente vídeo.
"A vingança nunca é plena/mata a alma e envenena."
Seu Madruga fazendo sentido (também) em Hamlet.
kkkkkkkk seu Madruga kkkkkk.
Kkkkkkk
Por algum tempo adiei a leitura das peças de Sheakespeare e agora estou louco para ler todas. É legal sair um pouco da zona de conforto da gente.
Ultimamente - não sei por quê -
perdi toda a alegria, desprezei todo o hábito dos exercícios, e, realmente, tudo pesa tanto na minha disposição que este grande cenário, a terra, me parece agora um promontório estéril; este magnífico dossel, o ar, vede, este belo e flutuante firmamento, este teto majestoso, ornado de ouro e flama - não me parece mais que uma repulsiva e pestilenta congregação de vapores. Que obra de arte é o homem! Como é nobre na razão! Como é infinito em faculdades! Na forma e no movimento, como é expressivo e admirável! Na ação, é como um anjo! Em inteligência, é como um Deus! A beleza do mundo! O paradigma dos animais! E, no entanto, para mim, o que é esta quintessência do pó?
Ouvir a Tatiana por 50 min é o paraíso na terra. O TLT é o melhor canal de literatura do Brasil. 💕📖
18:30 resumindo o dialogo que ela explicou, eles acreditavam Hamlet estava daquele jeito, pq estava precisando macetar a Ofélia.
A peça é ótima ! Uma de minhas preferidas de Shakespeare. A apresentação da Tatiana está impecável. Consegui ouvir até o final sem sentir falta de ar, como sentia em outras apresentações por ela feitas. Na vezes anteriores, a edição e compactação do vídeo comprimiam muitas sentenças e fundiam as sequências de falas, dando um ar nervoso e muito apressado, sem tempo para respirar. Causava até mal estar. Agora é pura fruição. Espero que mantenha o novo padrão. Parabéns pelo seu trabalho, Tatiana !
Tem ensaio excelente do Turguêniev no apêndice de "Pais e filhos", da Cosac, sobre Hamlet e Dom Quixote
Sim! Está nessa edição da UBU, também, esqueci de comentar)
Tem na reedição que a cia das letras publicou também
uma ideia que eu nunca vou esquecer dessa peça é que "quem pensa muito ganha um quarto de sabedoria e três quartos de covardia"
*_"leitura_*_ : alguém pode dizer que é bem maçante;_
_uma _*_leitora_*_ : já parece bem mais interessante;_
_uma booktuber: _*_leitora_*_ cativante e inteligente,_
_que nos provoca a ser um _*_leitor_*_ mais exigente..."_
AHHHHH, esse vídeo me fez amar ainda mais a literatura
Vou assistir seus outros vídeos
Você fez um vídeo completo e maravilhoso sobre essa obra. Fiquei muito curioso para ler. Mas vai ser complicado pelo tamanho da leitura hahah
Mas deve ser uma leitura muito rica.
Fico até imaginando se haveria alguma leitura fora da europa que teria tanta riqueza. Como Asiáticos, Sulamericanos ou africanos. Certamente que há.
Um grande abraço e obrigado!
Terminei de ler e amei, a escrita poética profunda e reflexiva perfeita!
Também terminei de assistir o filme de Ofélia dando uma perspectiva dela na história e p mim fez sentido ela também podia ter fingido a loucura e lemos no livro q o rei manda soldados vigiarem ela e logo depois acontece suicídio mt suspeito. Bom fica em aberto.
Terminei o livro e fui correndo pra assistir o filme do Kenneth Branagh (atuações, figurinos e cenários impecáveis). Pelo seu vídeo eu pude entender algumas partes melhor do que na época que eu li, fez até ficar mais interessante do que eu me lembrava kkkkkkk e foi da metade pro final que o livro pegou a minha atenção. Adorei o vídeo
Obrigado por existir Tati....desejo muito sucesso e conquistas.
Muito obrigada! ❤️
Que resenha!!!
Bom demais.
É impressionante a qualidade dos vídeos do TLT, o cuidado em informar, a comparação dos textos disponíveis, nossa. É surpreendente um conteúdo desse estar disponibilizado de graça. Aqui temos um tipo de canal que sentimos a necessidade de apoiar. Parabéns Tatiana, incrível seu trabalho.
Ela é das poucas booktubers que consigo ver ate final por me.prender e ainda me faz querer o livro se eu nao tiver kkkk. Obrigada parabens peloa videos.
Querida Tati...O tempo a cada dia que passa lhe deixa mas linda...por circunstâncias de tempo e da forma do UA-cam trabalhar, eu creio que fiquei um bom tempo sem lhe acompanhar... Mas vc continua com um conteúdo maravilhoso.. Parabéns
Pra ser quase exato, 7 anos! Como o tempo passou rápido, e só reparei pq fui ver a resenha de as crônicas de gelo e fogo, e os comentários estão desativados 😔
Sem querer, encontrei seu canal. Assisti sua explanação (me nego a chamar de resenha, vc faz muito mais que resenhar) do livro Cartas do Diabo ao seu Aprendiz e mais outros 04 livros que eu tinho lido. Vi o quanto vc é brilhante. De lá pra cá, assisto diariamente suas dicas e tudo que posta. Parabéns, vc é show.❤❤❤
É legal quando a Tatiana erra algum comentário e a correção dele logo desliza pela tela...É engraçado, mas também eficiente... Muito bom!!!
Tati, que vídeo completo! A qualidade deste canal é absurda e pensar que temos acesso a tanto conhecimento assim gratuitamente, mt obrigada
49 minutos passaram voando do tanto que é bom escutar a Tati, poderia ficar assistindo os seus vídeos por horas e horas e tenho certeza que ainda assim ficaria com gostinho de quero mais 😍💕
A parte boa da quarentena são os vídeos da Tati. E que super vídeo!!! Parabéns, Dona Tati. 💕💕💕💕
Vídeo de quase 1 hora, alegria de domingo! Bom dia, Tati!
É como você disse, são tantas tragédias que nem sei por onde começar, também acho que ele fingiu a loucura sim, já tinha lido Hamlet mas não lembrava do final, nessa leitura tinha esperança que tudo ficava bem no final, obrigada pela leitura e pelo vídeo nesse tempo frio aqui em MG 💜
Maravilhosa! Que resenha incrível. Parabéns!!!
E ela explica tudo com um sorriso nos lábios.
Divaa!!
Como eu não me canso de ouvir essa mulher fantástica falar sobre literatura 🥰
Uau Tati, confesso que não li o livro, mas fiquei com muita vontade de ler após ver seu vídeo até o Final! , kkkk
Tati, que ótimo vídeo! Ler Hamlet, e Shakespeare em grande parte, é uma experiência significativa na vida de qualquer leitor.
Seguindo as indicações da Barbara Heliodora sobre ler a peça não só como um leitor, mas também como um ator criando um personagem, me deparei instantaneamente com um personagem esférico desde suas primeiras aparições. Shakespeare ao trazer de forma genérica e peculiar ao mesmo tempo: a morte de um ente querido, incompreensão sobre o funcionamento do luto no outro (representado no casamento entre Gertrudes e Cláudio), almejo por vingança, faz com que qualquer um crie o personagem de forma excepcional, como um espectro te seguindo do início ao fim da leitura. Já antes do famoso monólogo de "ser ou não ser", o segundo ato já trouxe ao meu Hamlet (se assim posso chamar) um vazio existencial, ao ponto de me confundir se a sensação era minha ou da personagem.
Em relação a loucura de Hamlet, acredito que esta foi solucionada em sua quinta cena, no seguinte trecho:
"Escuta: Dizem que eu, quando dormia
No meu jardim, fui vítima da raiva
De uma serpente; e assim, na Dinamarca
Toda, essa história em torno de mim forjada
Foi repetida como verdadeira."
Ao ler a cena por completo, entende-se que o Fantasma diz que por mais que exista a verdade, a repetição foi capaz de tornar a história verdadeira, menos a ele próprio. Hamlet segue o mesmo pensamento do pai ao dissimular: finge loucura ao ponto em que os outros já compreendem a loucura que nem o próprio compreende, mas que os outros já vem, mesmo que ele não esteja dissimulando.
Gratidão por me fazer dar mais uma chance ao escritor que tanto odiava por forçadas leituras, e que graças ao seus vídeos, compreendo que hoje é um dos únicos a tocar a alma desde os primeiros instantes.
Que riqueza de vídeo, Tatiana! Muito obrigada por esse primor, curti cada minutinho aqui! Acabei de ler o meu primeiro clássico da vida, Hamlet, e amei demais ouvir tanta riqueza nesse vídeo, que bibliografia!!! Muito obrigada!
A gente sabe que o domingo vai ser bom quando tem 50 minutos de vídeo da Tati falando de Shakespeare e está frio! 😍😍😍
Hamlet foi minha primeira obra de Shakespeare (graças a vc, Tati) e tenho que confessar que estava com as expectativas lá cima, e elas não foram tão correspondidas..
Sempre soube que Hamlet é considerada sua obra prima; e pela fama que sempre ouvia vir de Shakespeare, estava esperando algo que tirava o fôlego, digamos assim (algo parecido qdo li outros clássicos da literatura mundial), mas não aconteceu... Creio que sendo uma história, que mesmo indiretamente, já sabia o que acontecia por cima e por levantar questões/temas, que naquela época podiam ser algo "revolucionário", mas que hoje já são mais "comuns", (msm tendo clara consciência do seu peso pra literatura) não fui arrebatada rsrs
Gostei da obra, mas não rolou um amor sabe..
Tenho curiosidade sobre outras obras de Shakespeare (como Otelo, Macbeth etc) e vou acompanhar com vc!
Ótimo vídeo Tati!! 💖 Gostei de ver Hamlet por seus olhos.
Otelo é fantástico...mas a gente precisa entrar no clima do tempo, sabe? Senão, tudo vai parecer meio banal. Estamos vivendo tempos muito mais violentos, em todos os sentidos...
Tatiana, sou apaixonada por Hamlet. Você arrasou demais neste vídeo. Adorei as dicas dos livros de apoio. Excelente a sua pesquisa! Parabéns!
Eu só queria morar nesse vídeo e com esse clima chuvoso! Simplesmente lindo! Para ver e rever 💜
Gostaria tanto sentar num café com vc e conversar sobre livros kkkk. Sou de sjc também
Adoraria sentar junto em um café, mas apenas para ouvir o diálogo. Sou de São Paulo capital ZS
Tô dentro! Me convida tb?
#fiqueemcasa kkkk
Também sou de SJC, Hahaha Hahaha Hahaha
Você faz parte do meu dia a dia, chego do serviço já louco para assistir seus vídeos, pego todas as indicações. Rindo muito aqui com sua trocas de Hamlet e Shakespeare.
Tem um filme recente por sinal, chamado “Ophélia” - 2018, direção de Claire McCarthy, não teve o destaque merecido na época, mas tem um elenco muito bom: Daisy Ridley (Ophélia), George MacKay (príncipe Hamlet), Naomi Watts, Tom Felton, Clive Owen…Recomendo. Eu gostei bastante do olhar que deram para a personagem.
Tati, que vídeo incrível! Um dos melhores do canal, parabéns!
Gosto muito dessa tragédia e assim como você, não acho que o Hamlet enlouqueceu: ele está fingindo para conseguir a vingança que ele deseja. Quando a rainha não vê o fantasma, fiquei me perguntando se ela realmente o amou ou algo do tipo, já que outras pessoas conseguiram enxergar o fantasma do pai - também acredito que é nessa parte que Freud entra, explicando bastante o relacionamento de mãe e filho.
Enfim, parabéns pela resenha ótima. Sucesso ao canal \o/
Passando aqui para me conceituar da trama, começando Shakespeare com Hamlet e nada melhor que você para ter uma aula antes de continuar a leitura 😍
Peça incrível. Shakespeare dando um show de discussão dos grandes dramas e conflitos da existência humana.
Antes de entrar no teu canal, eu achava que você era muito séria e que eu não conseguiria acompanhar. agora eu simplesmente AMO
Esse vídeo engrandeceu ainda mais minha leitura de Hamlet. Excelente resenha, como sempre, Tati.
Céus... Quanto mais a Tati fala, mais vontade eu tenho vontade de ler. Foram quase cinquenta minutos que eu nem vi passar... Muito bom... 🥰
Bom, sobre a minha leitura...
Não achei a peca muito grande, e nem os "monólogos" de Hamlet cansativos, pelo contrário, fiquei vidrada na minunciosidade com que expõe seus sentimentos e inúmeros pensamentos.
Uma cena que destaco é quando Hamlet explica para o ator que contratou como ele deve atuar para passar a mensagem corretamente. Outra observação é como Hamlet "aproveita" de sua loucura para ser um tanto ácido com os outros, especialmente com Polônio, que tenta sempre extrair informações para o seu tio.
Shakespeare, quando os amigos de faculdade chegam para "vigiar" Hamlet, faz uma alusão à Companhia de Teatro existentes em 1600, como a Companhia dos Meninos de São Paulo, que enfrentou a de Shakespeare na Guerra dos Teatros no mesmo ano.
Por fim, que peça rica!! A minha preferida até o momento.
Também não achei nada cansativa :)
O vídeo da comédia de Dante está divino também! Obrigado por conseguir condensar tanta qualidade de obras tão maravilhosas, em tão breves palavras. Encantado com o canal!
Tati, que belíssimo trabalho você está fazendo incentivando a leitura de Shakespeare. Seus comentários são sempre incríveis e as referências também. Sou ator e estou aproveitando seu projeto para reler as peças que já havia lido, e ler pela primeira vez as que ainda não. Felizmente, o Projeto Shakespeare vai durar bastante tempo. Ler dramaturgia é muito importante e pode despertar nas pessoas a vontade de ir ao teatro. Obrigado por seu trabalho! Seu canal é de utilidade pública.
Hamlet é uma peça é maravilhosa, e a sua resenha também foi maravilhosa, Tati. Rei Lear é a minha tragédia favorita, a lucidez na loucura é perfeita.
Suas resenhas são as melhores, deixou a história muitoo interessante, estou com vontade de ler.
Parabéns!! Eu me senti assistindo essa peça de Shakespeare maravilhosa!!! Muito obrigada.
Conhecendo seu canal agora e me apaixonando 😍 chuvinha + resenha + comidaaa💕
Eiiitaaaa!! Domingão com vídeo de 49 minutos, ainda de Hamlet! Nem nos meu melhores sonhos!! 😍🥰
Percebi q o Hamlet é um tanto irônico em alguns diálogos com o tio.
Bom dia, Tati!
Muito obrigado por trazer com tanta maestria, clareza e riqueza de detalhes uma história tão cheia de nuances como Hamlet. Se houvesse a entrega de Oscar para booktubers este prêmio certamente seria entregue a você Tatiana Feltrin. Muita Saúde e mais Sucesso pra ti...
Friozinho e Tath falando, é o máximo. Cultura e conhecimento, o que nós tanto precisamos! Leitura é conhecimento. Parabéns pelo canal!
Que gostoso escutar a Tati por 50 min nesse friozinho. Muito obrigada Tati 💜
Caraca! Ninguém consegue pegar a Tatiana com esse canal! Muito completo.
disparado o melhor canal que sigo! Só tenho que agradecer pelo seu trabalho maravilhoso, Tati!
Mega vídeo! Parabéns, Tati! Espero que alcance muitas pessoas que queiram se aprofundar e conhecer as obras de Shakespeare
Bom dia 🙏🙏🙏 Amei suas explicações das obras deles, o qual coloca muito bem as mazelas e falhas bem pertinentes a humanidade.
Parabéns 👏👏👏👏😘
AMO Shakespeare. AMO. Ainda terei TODA coleção
Tati você vende tão bem as histórias, fico impressionado com a emoção e a verdade que coloca nas resenhas.
Tenho aumentado minha biblioteca por sua causa rsrs. Parabéns sempre.
Tati, que vídeo sensacional. Terminei de ler Hamlet, na edição da Penguin, e confesso que não tinha compreendido algumas passagens, mas seu vídeo ajudou bastante. Achei a tragédia muito bom, inteligente e muito atual. O diálogo entre Hamlet e o coveiro (minha passagem preferida) serve muito pra gente hoje como uma reflexão sobre o nosso ego... Gostei demais!
Domingo, quarentena, uma chuvinha. Que presente! Realmente, o vídeo passou voando. Confesso que só consegui apreciar a história na releitura. Li em 2012 e só conseguia pensar como Hamlet era chato e desinteressante (lembrando bem só gostei do fantasma do Rei). Independente da tradução, é um texto muito rico, que ecoa em várias produções contemporâneas e ganha sabores com as várias curiosidades acerca da vida do próprio autor. Parabéns, Tati.
Estou lendo junto com vc
Estou adorando esse projeto
Muito obrigada pela oportunidade e incentivo
😘
Obrigada pelas observações, Tati. Quando um livro é muito bom ao concluir, terminamos com várias questões e não certezas, isso é um fato.
Nossa. Seus vídeos dão um quentinho no coração.
Feltrin, já vi várias resenhas suas sobre outras obras, mas vou ser sincero, essa está demais. Muito bem feita, muitas referências, detalhada aos pontos. Parabéns com força. 😃
Não conhecia esse canal. Muito bacana. Cultura é tudo. Muito obrigada 👏👏👏👏👏👏👏👏
Hamlet não foi responsável pela morte da Ofélia, ela já estava dando sinais de loucura no início, ainda quando polônio estava vivo, ela dizia que Hamlet havia se declarado e mandado cartas.
Tati, eu tô APAIXONADA no seu canal, quem me apresentou foi minha professora de literatura, vc é muito inteligente, eu fico presa nos seus vídeos. Parabéns pelo trabalho!!!! Maravilhosa😍😍
Adorei,Tatiana !Minhas preferidas são Hamlet e Macbeth.Gosto muito das tragédias históricas .Li há pouco,Ricardo II.Estou assistindo uma série inglesa A COROA VAZIA ,é bem interessante e têm ótimos atores .Shakespeare é indiscutivelmente genial ❤️
Conheci seu canal a pouco tempo e já adoro seus vídeos!!!! Adoraria ter vc como minha professora ou apenas sentar pra conversar sobre livros. Uma curiosidade sobre mim é que nunca me interessei muito pela leitura e a partir do momento que comecei a ver seus vídeos sobre livros e histórias diferentes despertou em mim uma vontade e um interesse q nunca me ocorreu, agradeço a vc por isso.
Estou de 👀 no box do Shakespeare da Nova Fronteira há um tempão, esta resenha só aumentou a minha vontade ❤📚
Uma resenha bastante abrangente. Estava lendo Hamlet em agosto. É realmente uma obra fascinante. O início do texto desafia com o nome Hamlet para os dois personagens, o Rei morto e o jovem universitário. Abraços
Por que será que as grandes obras são sempre divertidas?
Amei esse vídeo do Hamlet, confesso que nunca achei que quisesse ler essa peça. Somente leio as comédias de Shakespeare. E com esse vídeo anotei todos os livros de apoio que ainda gostaria de ter. Que vídeo!!!!! Parabéns!