A Megera Domada já foi adaptada algumas vezes na tv. Que me lembre, uma das primeiras foi com Araci Cortes como Catarina e Edson França como Petrucchio nos anos sessenta. Muito melhor do que o Cravo e a Rosa.
Na década de 70, na extinta TV Tupi, houve também uma novela baseada nessa história, chamada de "O Machão". No papel de Petrucchio, tivemos um jovem ator chamado Antônio Fagundes.
Quem não lembra de Petrucchio (Eduardo Moscovis) e Katharina ( Adriana Esteves) na novela o cravo e a rosa da Globo? Dei muitas risadas lendo essa peça e me lembrei muito da novela
Foi exatamente o filme 10 coisas quer eu odeio em você, que me levou a obra de Shakespeare. Saudades dos filmes adolescentes que não subjugavam a nossa inteligência.
10 coisas que eu odeio em você é o filme da minha adolescência me marcou DEMAIS! até hoje sou apaixonada por aquela cena que ele canta na arquibancada!
Eu achei difícil de ler. A história é ótima, engraçada. Mas teve horas que não me perdida (acho que é pq é uma peça) principalmente nas partes que os pretendentes da Bianca estavam fazendo seus planos, conversando todos juntos... Acabava que eu não sabia mais quem era quem e tinha que ler de novo. Enfim, ler Shakespeare tá sendo um exercício cognitivo. To amando acompanhar esse projeto. Vamos para o próximo! Bjs Tati! Vc é incrível!
Essa peça serviu de inspiração para a novela O cravo e a rosa, exibida anos atrás pela Rede Globo. Na novela também tinha Batista que era o pai, Catarina a primogênita gosseirona e Bianca que era a doce caçula.
Tem um episódio de um seriado dos anos 80 chamado "A Gata e o Rato" ou "Blue Moon" no original, em que um garoto fã da série, obrigado a ler essa peça, imagina os personagens da Megera Domada como os personagens do seriado. Bruce Willis e Cybill Shepherd (os protagonistas) eram Petruchio e Catarina. Alguém também lembra?
TATIIIIII, você é magnífica. Eu terminei de ler a peça ontem e não tinha gostado.. O papel da mulher me deixou incomodada. Mas após te ver explicando a questão fio a fio, percebi que fui anacrônica. Muito obrigada, você é incrível.
Eu senti exatamente a mesma coisa, achei (pelos olhos de alguém que nasceu no séc 21) que o processo de "adestramento" foi muito torturante e violento, uma pena porque eu havia amado a peça até então. Fiquei com esse amargo no fundo da garganta, sabe? Mas agora que acabo de assistir ao vídeo, minha visão mudou um pouco e me sinto muito mais confortável. Eu simplesmente AMEI a peça e gostei muito mais do que Romeu e Julieta, por exemplo.
Tem uma novela brasileira do final dos anos 90 e início dos 2000 chamada "O Cravo e a Rosa" onde ele adaptou a peça e ambientou nos anos 20 em São Paulo. Muito divertida!
Tati, confesso que em alguns momentos até sentir pena da Kate. Só não entendi o porquê não há uma finalização da história de introdução. Queria muito saber como terminou...
Segundo o Harold Bloom, para manter o final feliz da peça principal era preciso manter o bêbado da introdução “sonhando” - seria cruel demais “acordá-lo”. Faz sentido.
Há uma peça anônima da década de 1590, cujo enredo é quase idêntico, que se chama The Taming of “A” shrew. Não há consenso sobre qual a sua relação com a obra de Shakespeare, mas nela a história moldura retorna, e Sly é jogado de novo onde fora encontrado.
Tati, uma divisão bem comum ao teatro é "prólogo, ato e epílogo". Não sei se essa "induction" é exatamente isso, mas talvez caiba já que prólogo era uma denominação usada para a primeira parte das tragédias gregas.
Nas minhas aulas de teatro estamos fazendo um 'Chá com Shakespeare' e essa obra foi a selecionada para o meu grupo apresentar um trecho. Essss vídeos vieram numa ótima hora. Muito obrigada!
Estou também lendo livros de Shakespeare: Já li Romeu e Julieta, Macbeth, Hamlet, Otelo, As alegres comadres de Windsor, Medida por medida, o sonho de uma noite de verão, o mercador de Veneza e agora vou ler esse. O que eu gostei mais até agora é Medida por medida, o mercador de Veneza e Otelo. Estou gostando de ler Shakespeare ❤️❤️❤️❤️
Nossa amei a colocação. Eu me diverti muito lendo a peça principalmente as "conversas" da Cath com o Petruquio. E realmente a impressão que eu tive foi que Catharina foi bem irônica no ao repreender as mulher mas agora que você colocou ficou de uma forma mais clara. Excelente resenha como sempre.
Ainda estou lendo o final da peça Romeu e Julieta, e comecei a ler A Megera domada, numa edição bem simples que já tenho há uns 15 anos.Não resisti e vim ver os vídeos pra ver as impressões da Tati e conhecer os textos de apoio.
Tati, toda vez que assisto um vídeo seu, independente da obra, eu fico extremamente curiosa e com vontade de ler os livros, tanto que nunca pensei em ler Shakespeare, mas depois desse vídeo, já quero muito ler essa obra. Parabéns pelo seu trabalho. 👏🏻👏🏻
Tati, és uma inspiração para todos nós que amamos ler, que adoramos os livros! E "A Megera Domada", de Shakespeare, é sempre um bálsamo regado com humor!
Acabei de ler a peça e corri pra vir aqui ver seu vídeo. Muito obrigado!!!! Eu adorei o vídeo e enriqueceu muito a interpretação da peça.Os pontos que você levantou me arremeteram bem melhor a compreensão da peça. Com certeza, observarei em uma releitura a experiência será ainda melhor. Mas adorei e achei a peça com ótimas tiradas de ambos os lados!
Tati acho importante comentar que o preâmbulo do Sly não tem um fim na peça. Não conta depois como ficou ele no meio de toda aquela farsa depois que a História da Catarina acaba. Li um artigo na internet que diz que eventualmente no final das peças os atores voltavam pra contar que ele teria ficado bêbado em uma festa do duque de verdade e teria sido largado novamente na taverna. Onde todos fingiram novamente que ele teria sonhando que estava rico. kkkkkkk Achei muito bom esse fim, queria ler. Tbm queria comentar que uma adaptação maravilhosa é a novela da Globo, O cravo e a Rosa. É realmente excelente!!!!
Querida como assim você não lembrou da novela global,"o cravo e a rosa" maravilhosa e absolutamente fiel ao enredo da peça? #ficaadica ! Vc sempre maravilhosa!!!
Muito bom o vídeo! Há uma interpretação bem interessante da Barbara Heliodora na questão da diferença da personalidade da Catarina (ou Katherina) e a Bianca. Para ela, Katherina é, em muita medida, "injustiçada" e Bianca está sempre se "fazendo de vítima". Esses textos da Barbara estão em um livro muito bacana que ela escreveu chamado "Shakespeare - O que as peças contam", em que ela faz breves comentários sobre cada uma das peças. "Em algumas montagens, Petrucchio tem aparecido usando um chicote, ou agredindo Katherina fisicamente; mas não foi isso que Shakespeare escreveu originalmente. O que ele aparentemente quis mostrar é a necessidade do marido em fazer com que Katherina compreendesse que ela não está mais sendo injustiçada e aprendesse, assim, a integrar-se no relacionamento com o marido."
Adorei o vídeo, Tati! Estou fazendo meu TCC em cima dessa peça, comparando-a com 10 coisas que eu odeio em você. Já estou procurando esse livro do Bloom!
Tatiana, adorei seu projeto de ler Shakespeare! Minhas leituras só funcionam com disciplina, objetivo e compromisso Muito Obrigada pela oportunidade 😊😘
Adorei, Tati! Os seus vídeos, como sempre, são excelentes. Sobre adaptação da peça de teatro, temos para a televisão a novela "O Cravo e a Rosa", de Walcyr Carrasco. A história se passa na década de 30, com Eduardo Moscovis e Adriana Esteves; como protagonistas. A próxima peça, simplesmente, arrasou! Beijo grande! :)
Ai, Tati. Obrigado por esse vídeo! Comecei a fazer teatro no início do ano, me encontrei pra caramba e comecei a estudar peças. Comecei pelo teatro grego e quando decidi me aventurar em Shakespeare (com Romeu e Julieta!!), você começou essa série maravilhosa. E acompanhando seu canal a anos, na maioria das vezes já sei até o que você vai pontuar nas obras hahahaha assim como a ama da Julieta, já esperava você falando que achou engraçada a cena da primeira conversa do Petruchio com a Catarina. Enfim, tenho um grande problema com ironias e confesso que fiquei com um nózinho na cabeça quando li o último monólogo da Catarina, mas você me trouxe a luz. Já tô louco pra ler esses textos do Harold Bloom pq achei sensacional os apontamentos dele. Já vou me programar então pra ler o próximo livro do projeto de leitura 😬
Eu gosto muito desse video pois antes eu tinha uma interpretação super pequena da peça, tinha conhecido a história pela novela O Cravo e a Rosa e amado, busquei saber de onde vinha e descobri sua inspiração em Shakespeare, não lembro se cheguei a ler a peça, acha que só li sobre seu final e fiquei desapontada, na época eu tinha certo pé atrás com o bardo por causa do que eu achava ser Romeu e Julieta. Quando passei a ver os videos desse projeto de leitura comecei a me apaixonar pelas obras de Shakespeare, essa resenha em especial abriu meus olhos para as ironias e discusões que o autor levanta em suas criações. Eu costumo rever de vez em quando esse video só para me lembrar que devo sempre buscar conhecer algo antes de julgar. Obrigada pela oportunidade de reflexão e amadurecimento
EU ASSISTI NA TV HÁ ALGUNS ANOS UM FILME BRITÂNICO VERSÃO MODERNA DA MEGERA DOMADA MUITO BOM MAS QUE INFELIZMENTE EU NUNCA MAIS ENCONTREI NEM NO UA-cam .
Irretocável, uma aula de literatura em poucos minutos. Parabéns pela excelente resenha e pelo conteúdo de embasamento apresentado. Eu me diverti muito lendo essa peça e a iniciei no dia 8 de março, achei irônico por ser o dia Internacional da mulher, mas, ao final da leitura percebi que fazia uma ideia completamente diferente do que me foi apresentada antes da leitura. Kate é uma mulher mimada, selvagem e claramente apaixonada por seu marido. Como estou gostando desse projeto.
Tati, estou atrasada no projeto, rs. Eu ri muito com essa peça, achei muito divertida! Concordo com o que você disse sobre a peça não ser sobre maridos tiranos com suas esposas. Inclusive, estou de acordo especialmente com a questão da Kate não ter sido forçada, muito pelo contrário! No começo da peça, há um momento em que ela maltrata Bianca e faz um comentário sobre ela ter vários pretendentes - acredito que a chave para o argumento está exatamente aí; Kate é ressentida por ninguém a desejar devido a seu comportamento e quando um pretendente aparece, apesar de desconfiada, ela fica contente com isso! E a maior decepção é no momento em que ela imagina que o noivo não vem, pois ela assim o desejava! Isso foi bem representado no filme 10 coisas que odeio em você, quando vemos uma Kate também decepcionada com a vida, jogando uma agressividade para cima da irmã em decorrência disso. Mais uma observação que achei engraçada: tudo começa na peça por uma brincadeira com um bêbado sendo enganado para que acredite ser um Lord e na peça representada, há inúmeras pessoas se passando por outras, acredito que foi algum tipo de brincadeira de Shakespeare. Agora, devo partir para a próxima peça e tentar colocar o projeto em dia! Beijo!
Que massa! Acabei de assistir O cravo e a rosa da tv globo 😀. Acho muito bonito o respeito e a mente aberta que você tem com a época e os ambientes diferentes em que os textos são escritos.
Parabéns, Tatiana. Estou inscrita há poucos dias no canal e amando tudo, assistindo a uma resenha atrás da outra, mas só as de livros que eu tenha lido.
Teve um episódio de "A gata e o Rato", em que a Maddie fazia papel de Catarina e o David fazia papel de Petruchio. A tensão sexual que ja havia entre os dois protagonistas da série foi transportada para a peça. Muito divertido. Me lembro do David (que as adolescentes da época chamavam de Rato) falando "Catarina não precisava ser domada. Ela precisava ser amada".
Eu era criança quando passou na TV, mas me marcou muito esse episódio. Eu já ia comentar, quando lembrei de conferir se alguém já se lembrara dele antes. Queria muito rever esse episódio porque, pela idade, eu quase não lembro. Só marcou mesmo. Dando uma pesquisada achei o nome do episódio: Atomic Shakespeare. E pela sinopse do IMDB dá pra ver que mantiveram a brincadeira de camadas de história dentro da história. Vou deixar o link: www.imdb.com/title/tt0651043/?ref_=nm_flmg_act_117
Como é bom saber que temos seus vídeos para ver e nos enriquecer! Sem contar que estamos no início desse confinamento , e , portanto, esta resenha é um privilégio ! Que consistente é sua análise sobre a Megera Domada! Bjs , Tati!!😘🙋♀️
(Aproveitando o seu gancho sobre filmes adolescentes) Exatamente o que eu sempre digo sobre os novos filmes adolescentes. Me dá um certo baixo astral e um cansaço de ver essas novas adaptações. Os adolecentes estão sendo resumidos em Bulling, depressão, suicídio, melancolia... Dá um certo desânimo de assistir. Até a trilha sonora me deixa deprimida! Cadê toda aquela felicidade e leveza do ser adolescente, das descobertas, da falta de responsabilidade, da falta de juízo? Poxa os anos 80, 90 e até 2000 conseguiram marcar um geração inteira e eu hoje com meus 34 anos não canso de ver e rever esses clássicos que marcaram minha vida.
Tati, a própria Novela O Cravo e a Rosa da Globo é uma adaptação de A Megera Domada, trazendo seus protagonistas com nomes idênticos aos da peça de Shakespeare (Catarina e Petrúquio)
Confesso que tinha um certo receio para ler Shakespeare, porém, com a leitura em conjunto me senti amparada. Comecei por essa, e achei interessantíssima. Parabéns pelo projeto. E obrigada pelo grande trabalho de discuti-la.
Agora sobre a Megera Domada só conhecia as adaptações. Tanto a novela inspirada na obra, a novela O cravo e a rosa quanto as adaptações em filmes. Dez coisas que eu odeio em você trouxe a obra de uma forma mais leve e moderna da peça, já o filme da Elizabeth Taylor trouxe mais a história em si, um pouco modificada em alguns aspectos porém bem fiel a peça. Adorei todos as adaptações!
Para quem quiser saber o resumo desse livro assistam o filme: " Dez coisas que odeio em você " Como sempre maravilhosa Tati seus comentários como complemento de leitura aguça nossa vontade de ler mais essa obra. Sucesso!
Só li o livro agora. Dando uma viajada: É bacana relacionar a obra com o recente filme Parasita. Onde, em ambas as obras, há o fingimento como forma de crescer socialmente. Não importa como a pessoa seja realmente, o que vale é como ela se comporta diante daquela classe social. No caso da Megera Domada, Shakespeare deixa bem evidente que o "fingimento" é um dos temas centrais, pois há essa característica tanto introdução, quanto na história principal.
Também conhecido como o famigerado O Cravo e a Rosa da Globo 😂😂
Nossa simmmm, só com esse video q fui ligar as pontas uayayayayyayaya
Há muitos anos houve na extinta TV Tupi uma adaptação, onde Petruchio era Antônio Fagundes.
Maravilhosa Adriana Esteves como Catarina.
A Megera Domada já foi adaptada algumas vezes na tv. Que me lembre, uma das primeiras foi com Araci Cortes como Catarina e Edson França como Petrucchio nos anos sessenta. Muito melhor do que o Cravo e a Rosa.
Aquele famoso filme: as 10 coisas que eu odeio em vc tb é inspirado na megera domada 🤣
Não gosto de novelas, mas a unica que vi e revi foi O CRAVO E A ROSA, que tb é baseada nessa história.
Eu não sabia que essa novela era baseada em William Shakespeare
É um choque quando vc descobre que a novela " o cravo e a rosa" é inspirada em " a megera domada"... Estou passada.
To passada kkkkkkk melhor novela e agora eu descobri que é de Shakespeare
Eu também!!!
"10 coisas que eu odeio em vc" tb.
Todas as referências me surpreenderam tb
to chocada kkkkk
Pra quem gosta dessa história indico o filme "10 coisas que eu odeio em você", ri muito, é também uma versão jovem de "A megera domada"
Nossa kkkk achei super parecido
ODEIO
Adriana Esteves no papel de Catarina em “O cravo e a rosa” foi um arraso! Uma baita atriz!
Faltou a adaptação O Cravo e a Rosa. Novela brasileira que eu confesso é uma das minhas novelas brasileiras preferidas da vida. ☺
Sim tenho muito carinho por ela
Vim atrás da resenha depois que descobri que a novela foi inspirada na peça. Minha cabeça explodiu...kkkk
Eu tbm amo O Cravo e a Rosa, tô doida pra comprar o livro
Na década de 70, na extinta TV Tupi, houve também uma novela baseada nessa história, chamada de "O Machão". No papel de Petrucchio, tivemos um jovem ator chamado Antônio Fagundes.
Quem não lembra de Petrucchio (Eduardo Moscovis) e Katharina ( Adriana Esteves) na novela o cravo e a rosa da Globo? Dei muitas risadas lendo essa peça e me lembrei muito da novela
Foi exatamente o filme 10 coisas quer eu odeio em você, que me levou a obra de Shakespeare. Saudades dos filmes adolescentes que não subjugavam a nossa inteligência.
10 coisas que eu odeio em você é o filme da minha adolescência
me marcou DEMAIS! até hoje sou apaixonada por aquela cena que ele canta na arquibancada!
Eu achei difícil de ler. A história é ótima, engraçada. Mas teve horas que não me perdida (acho que é pq é uma peça) principalmente nas partes que os pretendentes da Bianca estavam fazendo seus planos, conversando todos juntos... Acabava que eu não sabia mais quem era quem e tinha que ler de novo. Enfim, ler Shakespeare tá sendo um exercício cognitivo. To amando acompanhar esse projeto. Vamos para o próximo! Bjs Tati! Vc é incrível!
Eu tô sentindo exatamente isso e tava me sentindo mal por não estar conseguindo entender
Aquela lembrança infantil de Cravo e A Rosa se inspirando em Shakespeare hahaha
"Meu favo de mel" rs
Qualquer livro que a Tati recomende, dá vontade de ler.
Essa peça serviu de inspiração para a novela O cravo e a rosa, exibida anos atrás pela Rede Globo. Na novela também tinha Batista que era o pai, Catarina a primogênita gosseirona e Bianca que era a doce caçula.
Vira casaca foi Jane Eyre! Catarina parece ter lido "A arte da Guerra", jogava (para ganhar) com as cartas que tinha na mão. 😀
Jane Eyre se recusou a trair a si mesma
A melhor adaptação de todas de A Megera Domada é O Cravo e a Rosa, a melhor novela de todos os tempos!!!
Heath Ledger cantando i love you Baby >>> Petruquio não deixar comer e dormir 😂
Pois é, acho que o Heath entendia mais de conquista do que o Petrucio kkk
Senti falta do retorno ao texto inicial: que fim levou o bêbado?
Ri muito com a peça.
Dê uma olhadinha à resposta que dei à Glaucia! 😊
Também senti falta kakakaka O começo foi muito bom, e queria saber mais do que aconteceu com o bêbado.
Pois é! É uma excelente pergunta! No fim, o bêbado não aparece mais na peça...
Simplesmente ele não aparece mais
Quem diria que "O Cravo e a Rosa" e "O Rei Leão" são inspirados em Shakespeare.
Tem um episódio de um seriado dos anos 80 chamado "A Gata e o Rato" ou "Blue Moon" no original, em que um garoto fã da série, obrigado a ler essa peça, imagina os personagens da Megera Domada como os personagens do seriado. Bruce Willis e Cybill Shepherd (os protagonistas) eram Petruchio e Catarina. Alguém também lembra?
Cravo e a Rosa! um ícone de novela da rede globo, não sou de novelas, mas dei muitas risadas com o Cravo e a Rosa,
TATIIIIII, você é magnífica. Eu terminei de ler a peça ontem e não tinha gostado.. O papel da mulher me deixou incomodada. Mas após te ver explicando a questão fio a fio, percebi que fui anacrônica. Muito obrigada, você é incrível.
É isso o que eu mais gosto das resenhas da Tati..ela direciona a leitura, mostra onde devemos olhar. Os livros ficam muito mais ricos
Eu senti exatamente a mesma coisa, achei (pelos olhos de alguém que nasceu no séc 21) que o processo de "adestramento" foi muito torturante e violento, uma pena porque eu havia amado a peça até então. Fiquei com esse amargo no fundo da garganta, sabe?
Mas agora que acabo de assistir ao vídeo, minha visão mudou um pouco e me sinto muito mais confortável. Eu simplesmente AMEI a peça e gostei muito mais do que Romeu e Julieta, por exemplo.
Mas mesmo assim eu ainda acho que o livro poderia ter incluído um romance pelo menos da parte do Petrucio kk
Bom dia Tati😊 Em um domingo de isolamento social, pelo bem de todos... seus vídeos são um bálsamo 💖
A gente se faz companhia, né, Viviane :)
Ri muito com esta peça. Adorei a ideia desse projeto, pois sempre quis ler Shakespeare.
Melhor dramaturgo de sua epoca em minha opinião. Muito fofa você, Tati
Toda a história entre Catarina e Petruchio, da novela "O Cravo e a Rosa". Inspirada no clássico "A Megera Domada", de William Shakespeare.
Tem uma novela brasileira do final dos anos 90 e início dos 2000 chamada "O Cravo e a Rosa" onde ele adaptou a peça e ambientou nos anos 20 em São Paulo. Muito divertida!
Eu já assisti o filme "10 coisas que eu odeio em você". Mas so conseguia pensar em "O cravo e a rosa", essa novela classica.
A melhor adaptação de A Megera Domada é O Cravo e a Rosa, a melhor novela de todos os tempos!!!!
Os produtores de cinema tem perdido o interesse em filmes sem possibilidade de sequencia.
Hoje é só filme de herói, ação ou um rebot
Tati, confesso que em alguns momentos até sentir pena da Kate. Só não entendi o porquê não há uma finalização da história de introdução. Queria muito saber como terminou...
Segundo o Harold Bloom, para manter o final feliz da peça principal era preciso manter o bêbado da introdução “sonhando” - seria cruel demais “acordá-lo”. Faz sentido.
A versão que chegou a nós não tinha a finalização. Mas dizem que termina ele acordando no mesmo chão onde tinha sido encontrado.
@@wahregesicht esse final seria simples e muito bom.
Há uma peça anônima da década de 1590, cujo enredo é quase idêntico, que se chama The Taming of “A” shrew. Não há consenso sobre qual a sua relação com a obra de Shakespeare, mas nela a história moldura retorna, e Sly é jogado de novo onde fora encontrado.
Tati, uma divisão bem comum ao teatro é "prólogo, ato e epílogo". Não sei se essa "induction" é exatamente isso, mas talvez caiba já que prólogo era uma denominação usada para a primeira parte das tragédias gregas.
Na falcoaria eu não sei mas privação de sono era utilizada na URSS e, pelo jeito, funcionava....
Nas minhas aulas de teatro estamos fazendo um 'Chá com Shakespeare' e essa obra foi a selecionada para o meu grupo apresentar um trecho. Essss vídeos vieram numa ótima hora. Muito obrigada!
Estou também lendo livros de Shakespeare: Já li Romeu e Julieta, Macbeth, Hamlet, Otelo, As alegres comadres de Windsor, Medida por medida, o sonho de uma noite de verão, o mercador de Veneza e agora vou ler esse. O que eu gostei mais até agora é Medida por medida, o mercador de Veneza e Otelo. Estou gostando de ler Shakespeare ❤️❤️❤️❤️
Sabia que a novela "O cravo e a rosa" tinha sido inspirada na "Megera Domada", mas não imaginava que os nomes das personagens eram iguais. ♥️
Nossa amei a colocação. Eu me diverti muito lendo a peça principalmente as "conversas" da Cath com o Petruquio. E realmente a impressão que eu tive foi que Catharina foi bem irônica no ao repreender as mulher mas agora que você colocou ficou de uma forma mais clara. Excelente resenha como sempre.
O canal viva acabou de reprisar "o cravo e a rosa" - baseada nesta peça do bardo.
Caramba, é verdade! Ainda não tinha me ligado. Até os nomes dos protagonistas são os mesmos! Muito bom!
Ainda estou lendo o final da peça Romeu e Julieta, e comecei a ler A Megera domada, numa edição bem simples que já tenho há uns 15 anos.Não resisti e vim ver os vídeos pra ver as impressões da Tati e conhecer os textos de apoio.
Ai como eu amo ler algo e depois ver resenha sua❤ que delicia! É tão satisfatório! E você sempre agrega, aprofunda. Parabéns! Gratidão!!!
3:11 induction é o equivalente ao próprio preâmbulo que você mencionou. é uma cena introdutória/explicativa.
Tati, toda vez que assisto um vídeo seu, independente da obra, eu fico extremamente curiosa e com vontade de ler os livros, tanto que nunca pensei em ler Shakespeare, mas depois desse vídeo, já quero muito ler essa obra. Parabéns pelo seu trabalho. 👏🏻👏🏻
Tati, és uma inspiração para todos nós que amamos ler, que adoramos os livros! E "A Megera Domada", de Shakespeare, é sempre um bálsamo regado com humor!
Acabei de ler a peça e corri pra vir aqui ver seu vídeo. Muito obrigado!!!! Eu adorei o vídeo e enriqueceu muito a interpretação da peça.Os pontos que você levantou me arremeteram bem melhor a compreensão da peça. Com certeza, observarei em uma releitura a experiência será ainda melhor. Mas adorei e achei a peça com ótimas tiradas de ambos os lados!
Tati acho importante comentar que o preâmbulo do Sly não tem um fim na peça. Não conta depois como ficou ele no meio de toda aquela farsa depois que a História da Catarina acaba. Li um artigo na internet que diz que eventualmente no final das peças os atores voltavam pra contar que ele teria ficado bêbado em uma festa do duque de verdade e teria sido largado novamente na taverna. Onde todos fingiram novamente que ele teria sonhando que estava rico. kkkkkkk Achei muito bom esse fim, queria ler.
Tbm queria comentar que uma adaptação maravilhosa é a novela da Globo, O cravo e a Rosa. É realmente excelente!!!!
Oi, Jessica! Dê uma olhada na minha resposta para a Glaucia :)
Querida como assim você não lembrou da novela global,"o cravo e a rosa" maravilhosa e absolutamente fiel ao enredo da peça? #ficaadica ! Vc sempre maravilhosa!!!
Os seus vídeos são mais do que bate papos. São verdadeiras aulas.
Aproveitando essa quarentena pra por os vídeos da Tati em dia.
Sempre adorei o Cravo e a Rosa, nunca imaginei ser inspirando em Shakespeare
Só lembro da novela O cravo e a rosa! 😂
Seu vídeo pela manhã me traz uma pseudo sensação de que está tudo bem
A vida está normal
Obrigada Tati
Muito bom o vídeo! Há uma interpretação bem interessante da Barbara Heliodora na questão da diferença da personalidade da Catarina (ou Katherina) e a Bianca. Para ela, Katherina é, em muita medida, "injustiçada" e Bianca está sempre se "fazendo de vítima". Esses textos da Barbara estão em um livro muito bacana que ela escreveu chamado "Shakespeare - O que as peças contam", em que ela faz breves comentários sobre cada uma das peças.
"Em algumas montagens, Petrucchio tem aparecido usando um chicote, ou agredindo Katherina fisicamente; mas não foi isso que Shakespeare escreveu originalmente. O que ele aparentemente quis mostrar é a necessidade do marido em fazer com que Katherina compreendesse que ela não está mais sendo injustiçada e aprendesse, assim, a integrar-se no relacionamento com o marido."
Adorei a resenha Tatiana, li o livro outro dia e assistindo sua resenha agora entendi algumas coisas que não havia entendido. Muito bom!
Amo essa história. Livro preferido da vida
Eu nao tinha percebido a obra por esta perspectiva, fiquei impressionado.
ajudou muito aqui no meu trabalho obrigado mesmo...
Adorei o vídeo, Tati! Estou fazendo meu TCC em cima dessa peça, comparando-a com 10 coisas que eu odeio em você.
Já estou procurando esse livro do Bloom!
Tatiana, adorei seu projeto de ler Shakespeare! Minhas leituras só funcionam com disciplina, objetivo e compromisso
Muito Obrigada pela oportunidade 😊😘
Adorei, Tati! Os seus vídeos, como sempre, são excelentes. Sobre adaptação da peça de teatro, temos para a televisão a novela "O Cravo e a Rosa", de Walcyr Carrasco. A história se passa na década de 30, com Eduardo Moscovis e Adriana Esteves; como protagonistas.
A próxima peça, simplesmente, arrasou! Beijo grande! :)
Oi Tati. Obrigada por essa resenha. Lembrei da novela O Cravo e a Rosa.
O Richard Burton e a Elisabeth Taylor imortalizaram essa peça no cinema. Sensacionais.
Ai, Tati. Obrigado por esse vídeo! Comecei a fazer teatro no início do ano, me encontrei pra caramba e comecei a estudar peças. Comecei pelo teatro grego e quando decidi me aventurar em Shakespeare (com Romeu e Julieta!!), você começou essa série maravilhosa. E acompanhando seu canal a anos, na maioria das vezes já sei até o que você vai pontuar nas obras hahahaha assim como a ama da Julieta, já esperava você falando que achou engraçada a cena da primeira conversa do Petruchio com a Catarina. Enfim, tenho um grande problema com ironias e confesso que fiquei com um nózinho na cabeça quando li o último monólogo da Catarina, mas você me trouxe a luz. Já tô louco pra ler esses textos do Harold Bloom pq achei sensacional os apontamentos dele. Já vou me programar então pra ler o próximo livro do projeto de leitura 😬
Eu gosto muito desse video pois antes eu tinha uma interpretação super pequena da peça, tinha conhecido a história pela novela O Cravo e a Rosa e amado, busquei saber de onde vinha e descobri sua inspiração em Shakespeare, não lembro se cheguei a ler a peça, acha que só li sobre seu final e fiquei desapontada, na época eu tinha certo pé atrás com o bardo por causa do que eu achava ser Romeu e Julieta. Quando passei a ver os videos desse projeto de leitura comecei a me apaixonar pelas obras de Shakespeare, essa resenha em especial abriu meus olhos para as ironias e discusões que o autor levanta em suas criações. Eu costumo rever de vez em quando esse video só para me lembrar que devo sempre buscar conhecer algo antes de julgar. Obrigada pela oportunidade de reflexão e amadurecimento
EU ASSISTI NA TV HÁ ALGUNS ANOS UM FILME BRITÂNICO VERSÃO MODERNA DA MEGERA DOMADA MUITO BOM MAS QUE INFELIZMENTE EU NUNCA MAIS ENCONTREI NEM NO UA-cam .
Faça uma resenha do livro das mil e uma noites da literatura árabe😊
Irretocável, uma aula de literatura em poucos minutos. Parabéns pela excelente resenha e pelo conteúdo de embasamento apresentado. Eu me diverti muito lendo essa peça e a iniciei no dia 8 de março, achei irônico por ser o dia Internacional da mulher, mas, ao final da leitura percebi que fazia uma ideia completamente diferente do que me foi apresentada antes da leitura. Kate é uma mulher mimada, selvagem e claramente apaixonada por seu marido. Como estou gostando desse projeto.
Tati, estou atrasada no projeto, rs. Eu ri muito com essa peça, achei muito divertida!
Concordo com o que você disse sobre a peça não ser sobre maridos tiranos com suas esposas. Inclusive, estou de acordo especialmente com a questão da Kate não ter sido forçada, muito pelo contrário! No começo da peça, há um momento em que ela maltrata Bianca e faz um comentário sobre ela ter vários pretendentes - acredito que a chave para o argumento está exatamente aí; Kate é ressentida por ninguém a desejar devido a seu comportamento e quando um pretendente aparece, apesar de desconfiada, ela fica contente com isso! E a maior decepção é no momento em que ela imagina que o noivo não vem, pois ela assim o desejava! Isso foi bem representado no filme 10 coisas que odeio em você, quando vemos uma Kate também decepcionada com a vida, jogando uma agressividade para cima da irmã em decorrência disso.
Mais uma observação que achei engraçada: tudo começa na peça por uma brincadeira com um bêbado sendo enganado para que acredite ser um Lord e na peça representada, há inúmeras pessoas se passando por outras, acredito que foi algum tipo de brincadeira de Shakespeare.
Agora, devo partir para a próxima peça e tentar colocar o projeto em dia!
Beijo!
Que massa! Acabei de assistir O cravo e a rosa da tv globo 😀. Acho muito bonito o respeito e a mente aberta que você tem com a época e os ambientes diferentes em que os textos são escritos.
Maravilhosa!! Melhor pessoa, eu assistia há muito tempo atrás e do nada lembrei, vou voltar a assistir esses vídeos, perfeita!
Fiquei comparando o tempo todo com o filme "10 coisas que odeio em você". Eu se fosse Shakespeare tinha seguido o roteiro do filme q era melhor kkkk
BeatrizBrito também lembrei desse filme 😂😂😂
Até os nomes das irmãs, Bianca e Kate 😊
Shakespeare tinha que agradar uma plateia do século XVI.
Também prefiro o filme kkkkk
10 coisas que odeio em você é inspirado na Megera Domada
Catarinaaaaa. Eu estava pensando justamente sobre este livroooooo. Nessa personagem esses dias .
Parabéns, Tatiana. Estou inscrita há poucos dias no canal e amando tudo, assistindo a uma resenha atrás da outra, mas só as de livros que eu tenha lido.
O Cravo e a Rosa, minha novela preferida! ❤️
Uma das melhores resenhas que já assisti no tlt. Adorei. Parabéns pelo seu trabalho inspirador
Teve um episódio de "A gata e o Rato", em que a Maddie fazia papel de Catarina e o David fazia papel de Petruchio. A tensão sexual que ja havia entre os dois protagonistas da série foi transportada para a peça. Muito divertido. Me lembro do David (que as adolescentes da época chamavam de Rato) falando "Catarina não precisava ser domada. Ela precisava ser amada".
Eu era criança quando passou na TV, mas me marcou muito esse episódio. Eu já ia comentar, quando lembrei de conferir se alguém já se lembrara dele antes.
Queria muito rever esse episódio porque, pela idade, eu quase não lembro. Só marcou mesmo.
Dando uma pesquisada achei o nome do episódio: Atomic Shakespeare. E pela sinopse do IMDB dá pra ver que mantiveram a brincadeira de camadas de história dentro da história. Vou deixar o link:
www.imdb.com/title/tt0651043/?ref_=nm_flmg_act_117
Nossa, que baita explicação, os vídeos estão ótimos, parabéns!!!!
Como é bom saber que temos seus vídeos para ver e nos enriquecer! Sem contar que estamos no início desse confinamento , e , portanto, esta resenha é um privilégio ! Que consistente é sua análise sobre a Megera Domada! Bjs , Tati!!😘🙋♀️
Sempre muito bom os seus comentários. Perfeito! Verdadeira admiração pelo seu trabalho. 👏👏👏👏👏
Já vi algo similar... Ah, a novela "O Cravo e a Rosa" rsrsrs Shakespeare inspira a todos 😃
li o livro e assisti os filmes, já faz um tempo, mas queria dizer que gostei demais desse vídeo. se tornou o meu favorito do canal. ♥️
Que maravilha de canal. Vc é espetacular! Obrigada pelo conteúdo
Estou amando esse projeto, suas resenhas são muito boas. Não há o que duvidar, Shakespeare é sensacional.
(Aproveitando o seu gancho sobre filmes adolescentes)
Exatamente o que eu sempre digo sobre os novos filmes adolescentes. Me dá um certo baixo astral e um cansaço de ver essas novas adaptações. Os adolecentes estão sendo resumidos em Bulling, depressão, suicídio, melancolia... Dá um certo desânimo de assistir. Até a trilha sonora me deixa deprimida!
Cadê toda aquela felicidade e leveza do ser adolescente, das descobertas, da falta de responsabilidade, da falta de juízo? Poxa os anos 80, 90 e até 2000 conseguiram marcar um geração inteira e eu hoje com meus 34 anos não canso de ver e rever esses clássicos que marcaram minha vida.
Os históricos foram os últimos que eu li... Morria de tédio no início hahahaha, mas depois deles descobri que realmente amo Shakespeare 😍
Vídeo incrível, Tati! 👏👏👏
Adoro você Tati, obrigado pelas resenhas que antecedem minhas leituras! Vou lá ler o livro agora hahah
Heath ledger ♥️♥️♥️♥️
Já gostava dele aí
O cravo e a rosa !!!! Lembro demaiiiss
Tati, a própria Novela O Cravo e a Rosa da Globo é uma adaptação de A Megera Domada, trazendo seus protagonistas com nomes idênticos aos da peça de Shakespeare (Catarina e Petrúquio)
Mais um vídeo maravilhoso!! E a novela foi também maravilhosa! Uma adaptação para os anos 20 no Brasil... Genial!
Ah como eu amo os livros do Shakespeare, o que mais gosto é sonhos de uma noite de verão.
O cravo e a Rosa!! Amo muito ❤️
Confesso que tinha um certo receio para ler Shakespeare, porém, com a leitura em conjunto me senti amparada. Comecei por essa, e achei interessantíssima.
Parabéns pelo projeto.
E obrigada pelo grande trabalho de discuti-la.
Agora sobre a Megera Domada só conhecia as adaptações. Tanto a novela inspirada na obra, a novela O cravo e a rosa quanto as adaptações em filmes.
Dez coisas que eu odeio em você trouxe a obra de uma forma mais leve e moderna da peça, já o filme da Elizabeth Taylor trouxe mais a história em si, um pouco modificada em alguns aspectos porém bem fiel a peça. Adorei todos as adaptações!
Parabéns Tati..com a dica de mais um baita livro ..ainda mais nesse período que estamos todos passando.... bjss
Para quem quiser saber o resumo desse livro assistam o filme: " Dez coisas que odeio em você "
Como sempre maravilhosa Tati seus comentários como complemento de leitura aguça nossa vontade de ler mais essa obra. Sucesso!
É podre este filme.Socorro que comparação
Só li o livro agora. Dando uma viajada:
É bacana relacionar a obra com o recente filme Parasita. Onde, em ambas as obras, há o fingimento como forma de crescer socialmente. Não importa como a pessoa seja realmente, o que vale é como ela se comporta diante daquela classe social. No caso da Megera Domada, Shakespeare deixa bem evidente que o "fingimento" é um dos temas centrais, pois há essa característica tanto introdução, quanto na história principal.
5:20 Qualquer semelhança com Cravo e a Rosa, srsrsr seria mera coinscidência?
Que pena que ela não fez esse vídeo antes d'eu apresentar sobre, eu amei esse livro❤✨
Eu já li 10 obras de Wiliam Shakespeare...
Muito boa
O mais engraçado é que Catarina, fingindo obedecer Petruchio, realmente obedece.
Você podia fazer uma bookshelf tour