Izzy te acompanho a poucos dias, mas e notorio em seus videos que vc e uma pessoa centrada e imparcial obrigado por ser uma pessoa tão sensata e lucida na internet hj em dia.
é isso mesmo Izzy... tem esta distinção, imagine una celebração do período nazista na Alemanha? pergunte para um alemão se ele quer celebrar isso... notarás a diferença...
Cada um interpreta de um jeito, talve a menina seja fascinada por essa história e resolveu fazer com esse tema, e isso não quer dizer necessariamente que ela está celebrando a escravidão
Acho que o que pegou foi o OBJETIVO. Uma novela, peça ou filme tem por objetivo caracterizar uma época para contar uma história. Já neste caso dá a impressão negativa. Ficou realmente estranho...
Lucas Lima ,se de alguma forma,qualquer forma,um pessoa se sente superior por ser escravocata,o negócio tá muito o errado.Que tipo de pai e mãe pagariam isso?
Imagine um filme sobre o Nazismo. Agora imagine uma festa cujo tema seja um banquete nazista...Cinema encoraja a crítica e a reflexão. Uma festa de aniversário é uma celebração à vida. Por que essas pessoas usaram um tema tão sombrio e negativo?
Eu já vi gente que gosta da "AESTHETICS" claustrofóbica e sombria de um ambiente assim, mas admito que é um gosto muito bizarro, diria até masoquista, uma vez que o Nazismo é nocivo a própria natureza humana.
MrGrausso cara eu posso estar equivocado, mas vc disse sobre sombrio e negativo, Halloween tá aí, pessoas se vestem de monstro, bruxas, zombies, assassinos etc. E ninguém vê problema algum, pq sabe que é algo pra não levar a sério, é só uma brincadeira, uma sátira etc. mesma coisa com humor, MTS coisas nele não se deve levar a serio, tipo no humor Negro, ent pq levar essa festa a sério, eu particularmente não vi nada de mais nisso.
Para mim, nunca houve, não há e dificilmente haverá uma distinção clara para este tipo de situação, tudo é arbitrário, só depende de quem grita mais alto e de qual bolha vc está inserido.
Minha opinião é a seguinte: um filme objetiva sempre passar uma mensagem. Filmes a respeito de escravidão, em sua esmagadora maioria, procuram passar a mensagem de que a escravidão é algo extremamente negativo e que deve ser erradicado. Há raras excessões, sendo a mais célebre The Birth of a Nation (1915), mas já é um filme antigo e duramente criticado. Uma festa de aniversário, por sua vez, não tem o objetivo de passar mensagem nenhuma além daquela passagem de ciclo, sendo assim, emular um período histórico do qual ninguém se orgulha e que influencia no sofrimento de muitas pessoas ainda hoje é um ato de profundo mal gosto e falta de consciência social.
Guilherme Polonca Digo mais, emular um período do qual ninguém se orgulha, a não ser que você seja se orgulhe de ser parte da elite escravocrata. Há sim uma mensagem, de que a aniversariante é e estar feliz por ser parte da elite colonial enaltecendo sua posição. Agora, falta de consciência também dos próprios negros que se submeteram a isso. Pobreza, falta de dinheiro, ignorância, sei lá. Mas é triste os dois lados, quem fez e quem aceitou fazer.
Mark Stein Concordo com você nesse aspecto e na parte do "ignorando o lado ruim desses personagens" é justamente onde está o ponto. A criatura da festa não ignorou o aspecto ruim, pelo contrário, ela evidenciou.
A questao eh o sofrimebto humano Izzy. Um filme ou peca de teatro visa retratar um fato e provocar uma discussao. Festa gerawnte eh para celebrar. E nao devemos celebrar o sofrimento humano. Eh por isso q nao ha festas com tematica de holocausto ou 'mass shootings' por exemplo. Mas ha filmes e pecas sobre isso.
Uma festa de 15 anos, com esta temática, não tem nada a transmitir para o próximo, diferente de filmes ou teatros com esta temática, que buscam transmitir a história, o sofrimento e toda a realidade daquela época!
Amauri Franco explicando melhor, não pega bem fazer uma festa onde vc, não só de fantasia de escravista, mas tenta emular a sensação de ter escravos, apenas para prazer próprio; querer ser um escravista não pega bem mesmo que seja "por um dia".
Então melhor começar as petições para que cessem as festas dos temas: Brasil Colonial Egito Antigo Império Romano ... e TODAS as civilizações que tiveram escravos Talvez até colocar na lista até mesmo qq festa que envolva serviçais... Se bem que pensando legal, que tal acabar com os garços? Muito elitismo!
Izzy. Quando vc abaixa a cabeça, dá pra ver que vc está ficando com o cabelo ralo. Meu namorado começou a tomar Minoxidil e deu uma melhorada. Dizem que a Finasterida deixa broxa, não sei se é verdade, por isso ele não tomou. Mas o Minoxidil trouxe algum resultado. Não sei se vc já usa alguma coisa, mas fica a dica. By the way, ótimo vídeo! Bjos.
Marcos Rodrigues o minoxidil de uso tópico não custa nem 50 reais, eu compro pra passar na sobrancelha. Com certeza ele tem esse dinheiro, quem não tem é melhor ficar careca.
é de mau gosto? sim a aniversariante poderia ter o senso de tirar os escravos e manter só a parte do figurino clássico de grandes vestidos etc etc ? sim isso a torna racista/ela é racista ou só faltou o famoso bom senso na hora ??? não sabemos pra todas as outras perguntas o post do rapaz que o izzy mostrou já respondeu o/
A diferença entre reproduzir está cena em um aniversário, ou filme é que em uma festa temos uma comemoração, normalmente os temas que escolhemos para festas nos alegra, ou é querido.
Lol, vc sabe que as coisas estão ruim quando vc cursa fisioterapia e tem aulas com temas sobre "preconceito linguístico", ao invés de metodologia de pesquisa.
LÓGICO QUE É ERRADO. Por que eu iria querer eternizar em fotos os meus 15 anos celebrando muitas coisas, INCLUSIVE a escravidão? Um filme e uma peça quer CONTAR sobre um período da nossa história. Esses 15 anos ai é só egotrip.
Foi proposital, festa racista detectada, ah quem fale aqui q n tem problema relembrar tempos horríveis, OK, festa de um ano, sugestão p quem acha normal, holocausto, hã, gostaram, ah, achar normal, .... Fora de cogitação....
Na minha opinião, a diferença é que em um filme é retratato um momento histórico. Agora, uma festa de 15 Anos retrata uma vontade pessoal, um sonho de infância.
Eu não sou contra filmes que retratam isso, mas já parou pra perceber que quando os personagens são escravos eles sempre colocam atores e atrizes negras e isso é óbvio, mas quando se trata de reis negros e filmes do Egito onde os faraós deveriam ser negros, pois descendem do oriente médio, são sempre atores e atrizes brancos, pode ser pira minha mas sempre vejo essa inversão aí. (não leve em consideração o filme do pantera negra, me referi a filmes antes desse)
Aí você tá cometendo o erro de achar que todo mundo na África é negro. A África é um continente enorme e o Egito fica no norte, onde a cor da pele, tanto hoje quanto naquela época, é muito parecida com a dos europeus.
Mas se todos eram do Egito, todos deveriam ter a mesma cor certo, ou parecido claro, mas regionalmente sim, o ponto não é esse exemplo em si, o ponto é que posições sociais mais baixas eles enfatizam que são negros, e posições sociais mais altas são branco, mesmo que na vida real não foi assim de fato. Pode olhar nas imagens de Hieroglifos coloridos, a cor é muito bem feita nos desenhos e há distinção nos tons de pele, e os escravos e reis tinham a mesma cor , mas nos filmes atuais não é mostrado dessa forma, há ênfase na diferença entre um e outro saca?
depois Egito foi tomado pelos árabes muçulmanos sunitas. Os egípcios começaram então a misturar a sua nova fé com crenças e práticas locais que sobreviveram através do cristianismo copta, o que deu origem a diversas ordens sufistas que existem até hoje
A diferença é que geralmente os filmes(nem sempre né, mas os mais recentes sim) apresentam um ponto de vista critico e claro sobre a escravidao, mesmo que representar a escravidão não seja o objetivo do filme. Em uma festa, pelo menos de 15 anos, o objetivo é enaltecer a aniversariante. Isso acaba dando sim a impressão de que se está corroborando com o racismo, e sugerindo que a escravidão foi boa. "Olha que legal meu aniversário, tem até escravos"
Imagina um OTAKU ganhando uma festa de 15 anos com temática ecchi/harem, com um monte de moças fantasiadas das "escravas sexuais" típicas deste tipo de anime (umas moças bem sensuais, uma loli, uma "trap")... imagina o choro, diriam que é apologia a transfobia, machismo, misoginia e pedofilia . É importante sempre ver o contexto, pois ainda que isso seja uma representação de um passado obscuro, ou de algo irreal, nem sempre as intenções são "opressoras".
Um filme, peça ou livro, por mais que tenha interesse financeiro também, procura contar uma história e te dá a possibilidade de conhecer/entender uma época na qual muitas pessoas não viveram. Já a festa tem a intenção de celebrar, solenizar, exaltar determinado momento que, supostamente, é muito importante. Existem filmes, peças, etc. que também retratam essas situações de forma desagradável. A questão é: qual a mensagem que o autor quer passar? Provavelmente a diferença esteja aí, no tipo da mensagem que a pessoa que criou a obra quer passar ao público. Por isso que retratar isso em uma festa talvez seja inadequado, porque uma festa é um momento de celebração, exaltação, solene.
Então,não que o fato de eu ser negro me de mais "propriedade" pra falar sobre o assunto mas pqp não to entendendo essa suposta revolta. Se tu ligar a tv em horário nobre adivinha o que vai estar passando? quantas trocentas novelas sobre o tema colonial ja não foram exibidas por diversas emissoras? queriam que representassem escravos do período colonial com atores brancos?
"A diferença é que um filme ou uma peça são obras de arte. O artista, geralmente, quer passar um recado com sua obra. Já uma festa é apenas uma celebração. E celebrar com escravos não é uma ideia legal." Rodrigo Algarte.
Eu sou branco e não me sentiria bem numa festa assim. É uma celebração, geralmente as pessoas pedem temas aos quais elas se sentem bem, então é muito bizarro você ver esse tipo de representação
Achei de extremo mal gosto e uma falta de tato absurda. Mas me peguei pensando sobre a Escrava Isaura, que conta a história de escravos, mas que a personagem principal é branca.
Essa reprodução numa festa é voltar a tudo de errado no passado,festa é celebração,pisaram na bola mas muito,muito mesmo.Filmes, séries são histórias ilustradas podemos reproduzir qualquer fato histórico.
Pensa, fazer um filme sobre a Alemanha nazista é uma coisa, fazer uma festa de aniversário com esse tema e ir vestido de nazista e argumentar "Que no passado isso aconteceu não tô falando que é bom" é meio estupido ne. É praticamente a mesma situação
Flaaaaaavio mas o tema da festa era o Brasil colônia, que realmente tinha escravos. Fazer festa sobre um momento histórico sem incluir os negros teria sentido?
E essa história de aniversário foi aqui em minha cidade, Belém do Pará. Um absurdo. Sabendo que na época da escravidão a província do Grão Pará foi uma das províncias do império que mais traficou escravos.
Também qual seria o problema usar o tema holocausto, que tal o 11 de setembro, vamos ser mais recente vou usar a tragédia de Sobrumadinho.Festa de aniversário é comemoração tu usa tema de coisas que gosto isso que dizer que ela queria voltar ao tempo da escravidão.entao ela estava comemorando a escravidão.
Eu n ligo pra isso ñ. Se fosse uma festa com tema romano ou egipcio onde os escravos eram brancos daria essa repercução? Eu n to nem ai pra essa n entendi bem pq encheram tanto o saco.
Demon King escravidão de romanos e egípcios não faz parte da nossa história, não tem o mesmo peso negativo que a escravidão de negros no período colonial. O nazismo por exemplo, é crime no Brasil e na Alemanha, mas tem um peso negativo maior na Alemanha por fazer parte da história da mesma.
Escravidão romana não se baseava por etnia,NÃO SE BASEAVA, na africana,a escravidão era feita por ódio,sentimento de superioridade,percebe-se claramente a carga negativa disto.
Izzy, soubeste do caso do estudante cuja foto foi usada sem sua autorização com mesma conotação em uma universidade pública aqui...e por um professor!? Penso igual... Falta de noção total, mas.... Muita ressonância desnecessária...não cessam o que os outros pensam...apenas seguram as ações por lei..!!!
Em relação a encenação é simples. Por exemplo o que seria estranho?: um filme sobre o nazismo ou uma festa de 15 anos com tema nazista. A festa exalta algo a encenação mostra/demonstra algo.
Morgan Freeman tem razão, as pessoas se focam demais em cor de pele. Invés de cuidar da própria vida pessoal fica problematizando ensaio fotográfico dos outros
andrenetmaill o problema não são os atores ali cara, é a mensagem que está sendo passada e essa imagem é de que faz parte do glamour ser servida por escravos, entendeu??
Dude, tu tem que perguntar para a guria qual o motivo dela estar querendo fazer aquilo e não ficar tirando conclusões próprias a respeito. Ouça o lado da guria, da organizadora do evento e dos empregados, só após isso tu pode vir aqui falar que isso representou algum tipo de "glamurização" da escravidão.
Vai saber qual foi a motivação da guria , alguém fanático pela 2ª guerra mundial, poderia ser mal interpretado por ter a suástica em sua festa de 15 anos ahuahuauhuahhua
Muitos fanáticos pela segunda guerra foram mal interpretados por somente dizerem que o uniforme nazista era elegante, inclusive, a suástica não é exclusividade do nazismo.
Em novelas de época da TV os "serviçais" são geralmente negros, até hoje não vi ninguém fazendo boicote pedindo loiro de olhos claros para escravos em novelas. Brasileiro gosta de um MIMIMI injustificado.
izzi, quanto custou fazer esse seu bonequinho desenhado que aparece na abertura do video? como eu faço pra fazerem um desse pra mim? tem algum site que a galera faz de graça, ou alguem faz por preço módico?
A diferença é a intenção.Uma glorifica ou glamouriza uma situação horrenda,outra é descrever ou lamentar a situação ou exaltar características de um personagem apesar dela.Especialmente,a escravidão da Idade moderna até o oitocentismo,que foi a mais cruel entre todas
Se tivessem feito uma festa nessa maneira ... e se na equipe de "garçons"da festa fossem brancos ??? Achei escroto o que ela fez.... mas tb nao acho q é pra tanto mimi mi
SE SE O QUE?Caralho, SE meu pai fosse mulher eu tinha duas mães. O fato é que não eram "garçons" eram ESCRAVOS. Tem noção ?Consegue entender que a menina e a familia tiveram a belissima ideia de entre todos os temas esoclher essE? Imagina pensando "HUm...festa havaiana?Não.Grega?Não. Anos 70?Não. Já sei, vamos fazer de Brasil colonial, a gente contrata atores para serem escravos de acompanharem nossa princesinha." ESSE É DOENTIO MANOOOOOOOO
Não eram escravos cara, eram atores/modelos interpretando escravos pq o tema era o periodo colonial Se o tema fosse império romano e os escravos fossem brancos (que existiam na época) seria melhor pra vc?
Aaa vá lucas? Meu deus cara, nao precisa descrever o obvio, todo mundo sabe que nao eram escravos, a gente viu o video. A questão é o que leva uma pessoa a escolher um tema desse. E pqp, "e se fossem escravos brancos" QUAAAANDOOO alguem ja fez uma festa com escravos brancos ? ashuashuashas me poupe que desonestidade cara
Sobre o começo do vídeo, pausei pra escrever isso antes que eu me esqueça... ver o contexto de algo é realmente extremamente importante. Anos atrás, veiculou um vídeo de um kra com um carro SUV passando por cima de vários kras de moto e daí sendo perseguido por um grupo de motociclistas. Os comentários eram básicos, que deviam matar um cara desses, que um cara assim não poderia ter um carro, que só porque tem um SUV acha que é o dono do mundo, etc... O que as pessoas não sabiam, é que o motorista do carro fez o que fez por uma série de acontecimentos anteriores onde ele não teve absolutamente nenhuma culpa e que culminaram num grupo de uns 50 caras se achando certos, parando o carro dele e querendo adentrar no carro pra fazer sabe-se lá o que e ele estava com esposa e filha de 1 ano no carro, enquanto estava fugindo ligou para a polícia pedindo ajuda e no fim das contas o motociclista atropelado foi preso e julgado culpado pela justiça americana... Contexto é a coisa mais importante de tudo... pode inverter drasticamente uma situação...
Acho que existe uma diferença sim e considerável. O teatro, a peça etc. Tem a licença do eu lírico para retratar fielmente os acontecimentos daquela época, já uma festa, um ensaio fotográfico não é uma ocasião nobre de refletir sobre o quanto a escravidão foi um período negativo da nossa história e sim uma comemoração que nesse caso desvalorização o sofrimento dos escravos .
Arthur The Bootleg se você pudesse seria interessante perguntar aos escravocratas que se aliaram a republicanos para dar o golpe de 1889! Aí seria interessante.
A diferença é o "internalizar" e o "externalizar", a festa com é algo privado e provavelmente tem uma visão boa da época (se não fosse boa porque seria tema de festa?), já os filmes, peças de teatro atuais mostram uma visão negativa da época e é voltada ao público.
Um filme que reproduz esse contexto tem uma finalidade crítico-reflexivo, uma festa nesse teor não, parece celebrar um fato tão triste para a história e que traz feridas/consequências até os dias atuais.
Sou negra,e tenho muito orgulho disto,sendo uma retratação da história não vejo mal algum, até mesmo porque um pais que não conhece seu passado tende a cometer os mesmo erros!!! Quando era criança,no colégio no dia do escravos 13 de maio costumávamos fazer pecas teatrais representando esta época,ai me faço esta pergunta. Será que éramos racistas?
Acredito que a diferença está no fato de que aniversário é uma celebração, uma comemoração. E o filme/teatro tem o poder de informação e conscientização. Uma festa com uma temática que envolve escravidão, é de extrema falta de noção. Triste.
A diferença que filmes ou peças ao retratar o contexto histórico, mostram e nos ensinam o quanto os homens foram desumanos na sua pior essência. Eles não exaltam um em detrimento do outro e sim tenta nos ensinar com o passado erros e atrocidades pra não se repetirem.
Na minha opinião existe diferenciação entre uma festa e uma peça de teatro, pois a festa é um celebração e uma comemoração de algo, já uma peça é uma retratação de algo, vc fazer uma festa que retrate a época colonial, dá a entender que vc está conivente com a escravidão e está relembrando e comemorando os acontecimentos daquela época
O que me parece é que a gente presume que um adolescente escolha um tema do qual ele fantasia participar. Vc não vê numa festa com temas de herói o aniversariante se fantasiar de refém do vilão... ele quer ser o protagonista. E alguém que vive no nosso contexto atual... entre todas as fantasias que poderia escolher, deliberadamente decidir realizar o “sonho” de ser proprietária de escravos negros... é complicado.
Pra mim a diferença está justamente na intenção. Filmes e teatro mostram o contexto de forma a refletir acerca do ocorrido enquanto a festa tem a intenção de criar um ambiente nostálgico e propício à diversão.
Acredito que a diferença é que em um filme ou no teatro a encenação existe pra passar uma mensagem, contar uma história, etc. Um aniversário temático tem o objetivo de colocar os participantes dentro do contexto do tema, logo no caso do Brasil colonial, as pessoas estariam inseridas num contexto onde eles seriam os senhores e os empregados seriam os escravos. Acho que a diferença é essa.
Acredito que a diferença entre o filme ou algo do tipo é que mesmo que não seja o foco da obra, essa normalmente leva à reflexão sobre o tema. Já na festa não existe essa questão. Acredito que esse seja o motivo de um ser mais aceito que o outro.
Izzy, eu só tenho uma dúvida: como será que essas pessoas conseguem ter saúde e tempo para fazer qualquer outra coisa na vida? Eu me preocupo com meus problemas financeiros, minha família e amigos, lutando diariamente para dar equilíbrio na minha existência e quase não dô conta. Fico imaginando como alguém consegue ficar revoltado, "puxar briga" nas redes sociais por causa da temática que o Zé lá do fim do mundo colocou na festa dele, e esse alguém ainda consegue ter paz de espírito e não ficar todinho inflamado. Sério... um mistério pra mim.
A diferença é o Objetivo, contar uma história através do contexto histórico é uma coisa, fazer uma celebração de aniversário com o tema e no mínimo bizarro.
A diferença que existe se a encenação do período escravocrata é se ela é uma reconstituição histórica e crítica ou uma apologia. A apologia é criminosa e tem de ser repudiada com toda a intensidade e, no caso da festa da garota, a apologia fica evidente, pois "glamuriza" (ou seja, lhe dá tons positivos) o referido período.
Essa situação se parece com o tipo de frase: "Acertou na moscas, mas errou o alvo". A intenção dela foi retratar o ambiente dos séculos passados e não promover o racismo e a superioridade branca.
Acredito que um filme mostrando uma realidade, uma historia, para que todos a conheçam é uma informação cultural. E o grande problema de ser uma festa com esse tema, é o fato da aniversariante com milhares de temas a sua escolha acha lindo o fato de ter escravas a bajulando e a servindo. Mesmo sendo algo que aconteceu aprendemos que isso é errado, e saber q em pleno século XXI ainda existam pessoas achando graça de um tema tão serio... É preocupante.
Acho que o filme/série/peça tem toda uma função artística, pode ser usado pra contar uma história, fazer uma crítica ou até mesmo mostrar repúdio ao tema (que no caso é escravatura), já a festa parece demonstrar uma espécie de deboche, fora que não tem a mesma liberdade artística pra lidar com esse tipo de tema. Enfim, ótimo vídeo, Izzy
A nota de retratação foi apagada. A dona da empresa disse que a nota tinha sido publicada por um empregado, sem a autorização dela. Ou seja: sequer existe de verdade o pedido de desculpas.
Acho quando a uma peça, filme que retrata a situação, ela retrata onde as pessoas estão atuando, não e uma tentativa de reproduzir algo em relação a um beneficiado, mas em relação ao próprio produto que no caso e o filme ou peça seja la o que for.
Sabem o que eu digo sobre tudo isto? Que pra uma sociedade que luta tanto pelo direito da liberdade de expressao, ta a andar para tras a uma velocidade violenta. Já ninguem pode dizer um 'ai' sem que alguem venha criticar e mandar pedra... as pessoas esqueceram-se de que alguem fazer alguma coisa, nao quer dizer que voce ou toda gente esta a fazer igual ou a concordar.
Alguém chegou a perguntar aos cidadãos negros que participaram da festa POR SUA PURA E ESPONTÂNEA VONTADE se eles acharam o tema da festa ofensivo? Porque se ninguém perguntou, então por que CARALHOS há pessoas supostamente tomando as dores dos atores e gritando "é racismo!"? Ninguém dos movimentos ditos sociais vai lá perguntar se negro que VIVEU NA PELE a situação se sentiu vítima de racismo. Mas querem usar a imagem do negro para defender sua agenda particular.
Acredito eu que a diferença se da pelo motivo e a mensagem que uma peça ou um filme quer passar, onde geralmente é mostrando a realidade cruel e as situações humilhantes que os escravos eram expostos. No momento que vc faz uma festa, onde claramente você vangloria os escravistas, vc não tem empatia escravo, mas sim bate palma para um ato desumano.
Mano se os caras aceitaram fazer papel de escravo, ninguém tem que reclamar de nada não! Pega mal, mas que nem o cara te falou se ele quis o trampo então pronto
*RACIONALIDADE TÁ VIRANDO UM DOM PRA POUCOS*
uma espécie de genialidade, talvez até Nilton tenha sido um emocionado.
Bora esperar a evolução fazer o trabalho dela e criar uma sociedade que usa o cérebro
Aroni Alves recentemente cheguei a mesma conclusão só que em relação a educação das pessoas cara; triste isso!!
Ricardo Mendes só não podemos desistir de fazer o mundo melhor mesmo que seja contra muinhos de vento
Aroni Alves or a curse 😒
Izzy te acompanho a poucos dias, mas e notorio em seus videos que vc e uma pessoa centrada e imparcial obrigado por ser uma pessoa tão sensata e lucida na internet hj em dia.
Num filme vc esta mostrando um periodo historico e contando uma história. Ja na festa, vc ta celebrando, querendo viver naquela epoca.
Guilherme Rocha tipo que comemorando que aconteceu né ? Eu também acho diferente completamente diferente
é isso mesmo Izzy... tem esta distinção, imagine una celebração do período nazista na Alemanha? pergunte para um alemão se ele quer celebrar isso... notarás a diferença...
Celebrar no sentido de alívio talvez
Cada um interpreta de um jeito, talve a menina seja fascinada por essa história e resolveu fazer com esse tema, e isso não quer dizer necessariamente que ela está celebrando a escravidão
Há diferença sim! E das grandes! Um é com caráter documental o outro de celebração! Imagina fazer uma festinha com temática holocausto e talz
Nó... Ter um espaço do salão pra retratar a câmera de gás. É muito sem noção!
Felipe Rodrigo Contri paz exato!
O próprio Izzy falou isso no vídeo!
Exatamente isso.
Felipe Rodrigo Contri paz boa
Acho que o que pegou foi o OBJETIVO.
Uma novela, peça ou filme tem por objetivo caracterizar uma época para contar uma história.
Já neste caso dá a impressão negativa. Ficou realmente estranho...
O objetivo neste caso é fazer a aniversariante se sentir uma escravocrata.
simplesmente isso...o izzy nem precisa fazer rodeio pra tentar contextualizar.
Isso q eu pensei
A novela tem objetivo de LUCRAR em cima dessa temática. Uma festa dessa tem objetivo de dar algum tipo de alegria a uma CRIANÇA de 15 anos...
Lucas Lima ,se de alguma forma,qualquer forma,um pessoa se sente superior por ser escravocata,o negócio tá muito o errado.Que tipo de pai e mãe pagariam isso?
Imagine um filme sobre o Nazismo. Agora imagine uma festa cujo tema seja um banquete nazista...Cinema encoraja a crítica e a reflexão. Uma festa de aniversário é uma celebração à vida. Por que essas pessoas usaram um tema tão sombrio e negativo?
Eu já vi gente que gosta da "AESTHETICS" claustrofóbica e sombria de um ambiente assim, mas admito que é um gosto muito bizarro, diria até masoquista, uma vez que o Nazismo é nocivo a própria natureza humana.
MrGrausso cara eu posso estar equivocado, mas vc disse sobre sombrio e negativo, Halloween tá aí, pessoas se vestem de monstro, bruxas, zombies, assassinos etc. E ninguém vê problema algum, pq sabe que é algo pra não levar a sério, é só uma brincadeira, uma sátira etc. mesma coisa com humor, MTS coisas nele não se deve levar a serio, tipo no humor Negro, ent pq levar essa festa a sério, eu particularmente não vi nada de mais nisso.
"Você já deve ter visto...". Na realidade, eu fico sabendo das coisas por você. Isso se deve ao fato de eu não ter redes sociais. Só isso mesmo :3
João Roberto tbm não tenho rede social,ele me ajuda muito em questão de informação.
Exatamente shuasha
Eu também shaush
Tô na mesma.
youtube é uma rede social.
Para mim, nunca houve, não há e dificilmente haverá uma distinção clara para este tipo de situação, tudo é arbitrário, só depende de quem grita mais alto e de qual bolha vc está inserido.
Minha opinião é a seguinte: um filme objetiva sempre passar uma mensagem. Filmes a respeito de escravidão, em sua esmagadora maioria, procuram passar a mensagem de que a escravidão é algo extremamente negativo e que deve ser erradicado. Há raras excessões, sendo a mais célebre The Birth of a Nation (1915), mas já é um filme antigo e duramente criticado. Uma festa de aniversário, por sua vez, não tem o objetivo de passar mensagem nenhuma além daquela passagem de ciclo, sendo assim, emular um período histórico do qual ninguém se orgulha e que influencia no sofrimento de muitas pessoas ainda hoje é um ato de profundo mal gosto e falta de consciência social.
Tresloucada quem parece estar extremamente emocionado aqui é você, eu tô tranquilaço...
Tresloucada vixe, pistolou kkkkkkkkkkkkk
Guilherme Polonca Digo mais, emular um período do qual ninguém se orgulha, a não ser que você seja se orgulhe de ser parte da elite escravocrata. Há sim uma mensagem, de que a aniversariante é e estar feliz por ser parte da elite colonial enaltecendo sua posição. Agora, falta de consciência também dos próprios negros que se submeteram a isso. Pobreza, falta de dinheiro, ignorância, sei lá. Mas é triste os dois lados, quem fez e quem aceitou fazer.
Mark Stein Mas querer ter essa "doce ilusão" é meio bizarro
Mark Stein Concordo com você nesse aspecto e na parte do "ignorando o lado ruim desses personagens" é justamente onde está o ponto. A criatura da festa não ignorou o aspecto ruim, pelo contrário, ela evidenciou.
A questao eh o sofrimebto humano Izzy.
Um filme ou peca de teatro visa retratar um fato e provocar uma discussao. Festa gerawnte eh para celebrar.
E nao devemos celebrar o sofrimento humano.
Eh por isso q nao ha festas com tematica de holocausto ou 'mass shootings' por exemplo. Mas ha filmes e pecas sobre isso.
Izzy, vc ja parou pra pensar que a sua vocação é jornalismo?
Val Amorim Lima O cara trabalha na area de saude no canada, pra que mexer com jornalismo ?
Não no Br
Henrique Ideal Não mais. Parece que ele trabalha no mercado financeiro agora.
A vocação dele é falar e esclarecer polêmicas(e ganhar uns view$ se pá)
Ele combinaria pra trabalhar no Spotniks.
Mano seloko, é óbivo que ia dar merda, que ideia lixo! Será que ninguém imaginou isso?!
Uma festa de 15 anos, com esta temática, não tem nada a transmitir para o próximo, diferente de filmes ou teatros com esta temática, que buscam transmitir a história, o sofrimento e toda a realidade daquela época!
Não é possível, já fazem isso pra chamar atenção. Tem gente q quer aparecer mesmo q seja de maneira escrota.
A diferença é que em uma peça ou filme está se contando uma história, e nas fotos a moça está tentando VIVER essa história!
Desculpa, mas se eu colocar uma fantasia de Superman, eu não vou pular de um prédio...
Amauri Franco eu disse história, não estória.
Tá... Se quer outro exemplo, se eu colocar uma fantasia de Genghis Khan, eu não vou sair engravidando metade da Ásia...
Amauri Franco explicando melhor, não pega bem fazer uma festa onde vc, não só de fantasia de escravista, mas tenta emular a sensação de ter escravos, apenas para prazer próprio; querer ser um escravista não pega bem mesmo que seja "por um dia".
Então melhor começar as petições para que cessem as festas dos temas:
Brasil Colonial
Egito Antigo
Império Romano
... e TODAS as civilizações que tiveram escravos
Talvez até colocar na lista até mesmo qq festa que envolva serviçais...
Se bem que pensando legal, que tal acabar com os garços? Muito elitismo!
Izzy. Quando vc abaixa a cabeça, dá pra ver que vc está ficando com o cabelo ralo. Meu namorado começou a tomar Minoxidil e deu uma melhorada. Dizem que a Finasterida deixa broxa, não sei se é verdade, por isso ele não tomou. Mas o Minoxidil trouxe algum resultado. Não sei se vc já usa alguma coisa, mas fica a dica. By the way, ótimo vídeo! Bjos.
Mariana Andrade Melhor e mais barato assumir a calvície.
Marcos Rodrigues o minoxidil de uso tópico não custa nem 50 reais, eu compro pra passar na sobrancelha. Com certeza ele tem esse dinheiro, quem não tem é melhor ficar careca.
é de mau gosto? sim a aniversariante poderia ter o senso de tirar os escravos e manter só a parte do figurino clássico de grandes vestidos etc etc ? sim isso a torna racista/ela é racista ou só faltou o famoso bom senso na hora ??? não sabemos pra todas as outras perguntas o post do rapaz que o izzy mostrou já respondeu o/
A diferença entre reproduzir está cena em um aniversário, ou filme é que em uma festa temos uma comemoração, normalmente os temas que escolhemos para festas nos alegra, ou é querido.
Mark Stein filmes sobre a escravidão são pra alegrar? Ou para concientizar expor o fato ocorrido.
Lol, vc sabe que as coisas estão ruim quando vc cursa fisioterapia e tem aulas com temas sobre "preconceito linguístico", ao invés de metodologia de pesquisa.
Qual a relação disso com o vídeo?
Metodologia e pesquisa tem em qualquer curso universitário. N é pq vc ta tendo uma aula sobre humanidades q vc deixa de ter a outras.
Se fosse uma festa de pessoas de pele escura essas fotos passariam batidas ...
LÓGICO QUE É ERRADO. Por que eu iria querer eternizar em fotos os meus 15 anos celebrando muitas coisas, INCLUSIVE a escravidão? Um filme e uma peça quer CONTAR sobre um período da nossa história. Esses 15 anos ai é só egotrip.
Foi proposital, festa racista detectada, ah quem fale aqui q n tem problema relembrar tempos horríveis, OK, festa de um ano, sugestão p quem acha normal, holocausto, hã, gostaram, ah, achar normal, .... Fora de cogitação....
Um filme que retrata a escravidão costuma ser um filme triste. Uma festa de aniversário COSTUMA ser um momento feliz. Acho que a diferença é essa.
Se o negro se sujeita a esse tipo de contrato e esta ok com isso, não cabe ninguém a julgar.
Na minha opinião, a diferença é que em um filme é retratato um momento histórico. Agora, uma festa de 15 Anos retrata uma vontade pessoal, um sonho de infância.
Eu não sou contra filmes que retratam isso, mas já parou pra perceber que quando os personagens são escravos eles sempre colocam atores e atrizes negras e isso é óbvio, mas quando se trata de reis negros e filmes do Egito onde os faraós deveriam ser negros, pois descendem do oriente médio, são sempre atores e atrizes brancos, pode ser pira minha mas sempre vejo essa inversão aí. (não leve em consideração o filme do pantera negra, me referi a filmes antes desse)
é pq em 1 o foco é o racismo por causa da cor da pele, ja no outro não
Que isso tem a ver? Pra ser faraó não é necessário ser branco ou negro, mas pra ser escravo naquela época sim.
Aí você tá cometendo o erro de achar que todo mundo na África é negro. A África é um continente enorme e o Egito fica no norte, onde a cor da pele, tanto hoje quanto naquela época, é muito parecida com a dos europeus.
Mas se todos eram do Egito, todos deveriam ter a mesma cor certo, ou parecido claro, mas regionalmente sim, o ponto não é esse exemplo em si, o ponto é que posições sociais mais baixas eles enfatizam que são negros, e posições sociais mais altas são branco, mesmo que na vida real não foi assim de fato. Pode olhar nas imagens de Hieroglifos coloridos, a cor é muito bem feita nos desenhos e há distinção nos tons de pele, e os escravos e reis tinham a mesma cor , mas nos filmes atuais não é mostrado dessa forma, há ênfase na diferença entre um e outro saca?
depois Egito foi tomado pelos árabes muçulmanos sunitas. Os egípcios começaram então a misturar a sua nova fé com crenças e práticas locais que sobreviveram através do cristianismo copta, o que deu origem a diversas ordens sufistas que existem até hoje
A diferença é que geralmente os filmes(nem sempre né, mas os mais recentes sim) apresentam um ponto de vista critico e claro sobre a escravidao, mesmo que representar a escravidão não seja o objetivo do filme. Em uma festa, pelo menos de 15 anos, o objetivo é enaltecer a aniversariante. Isso acaba dando sim a impressão de que se está corroborando com o racismo, e sugerindo que a escravidão foi boa.
"Olha que legal meu aniversário, tem até escravos"
Matheus Alves eu ia comentar exatamente isso.
Imagina um OTAKU ganhando uma festa de 15 anos com temática ecchi/harem, com um monte de moças fantasiadas das "escravas sexuais" típicas deste tipo de anime (umas moças bem sensuais, uma loli, uma "trap")... imagina o choro, diriam que é apologia a transfobia, machismo, misoginia e pedofilia . É importante sempre ver o contexto, pois ainda que isso seja uma representação de um passado obscuro, ou de algo irreal, nem sempre as intenções são "opressoras".
Diego Fernandes n dá ideia n kkkkk
Esse otaku ficaria feliz pela primeira vez na vida.
eu iria
Boa ideia!
.
no carnaval, a Paraíso do Tuiutí reproduziu a escravidão em uma festa, aliás, a maior festa do mundo.
Faltou um pouco de sagacidade por parte da aniversariante.
Adalberto Junior Pois é, não consultou o departamento de VAI DAR MERDA.
Um filme, peça ou livro, por mais que tenha interesse financeiro também, procura contar uma história e te dá a possibilidade de conhecer/entender uma época na qual muitas pessoas não viveram. Já a festa tem a intenção de celebrar, solenizar, exaltar determinado momento que, supostamente, é muito importante.
Existem filmes, peças, etc. que também retratam essas situações de forma desagradável.
A questão é: qual a mensagem que o autor quer passar? Provavelmente a diferença esteja aí, no tipo da mensagem que a pessoa que criou a obra quer passar ao público.
Por isso que retratar isso em uma festa talvez seja inadequado, porque uma festa é um momento de celebração, exaltação, solene.
Então,não que o fato de eu ser negro me de mais "propriedade" pra falar sobre o assunto mas pqp não to entendendo essa suposta revolta. Se tu ligar a tv em horário nobre adivinha o que vai estar passando? quantas trocentas novelas sobre o tema colonial ja não foram exibidas por diversas emissoras? queriam que representassem escravos do período colonial com atores brancos?
"A diferença é que um filme ou uma peça são obras de arte. O artista, geralmente, quer passar um recado com sua obra. Já uma festa é apenas uma celebração. E celebrar com escravos não é uma ideia legal." Rodrigo Algarte.
arte=hipocrisia
Concordo, mas isso não invalida o fato de que, essa tal 'festa", foi de mal gosto e totalmente sem noção. Na minha OPINIÃO é motivo de revolta sim.
Sugiro um psicólogo se você não enxerga a diferença entre arte é uma festa de 15 anos
Eu sou branco e não me sentiria bem numa festa assim. É uma celebração, geralmente as pessoas pedem temas aos quais elas se sentem bem, então é muito bizarro você ver esse tipo de representação
Olha tá difícil esse nosso país, todo dia uma "novidade" pra comprovar que as coisas estão muito piores do que imaginamos .
Achei de extremo mal gosto e uma falta de tato absurda. Mas me peguei pensando sobre a Escrava Isaura, que conta a história de escravos, mas que a personagem principal é branca.
HEUAHEUAHEAUEHAHEUAHEHAHEAHUEAHAE
A Escrava Isaura É branca, véi!!!! heuaheuhauheuahueahuhuaehuae
Leandro José Ferreira Mas ela é branca mano
Ela é filha de um escrava negra e de um nobre branco 😛
Se fossem escravos romanos não geraria discussão.
Essa reprodução numa festa é voltar a tudo de errado no passado,festa é celebração,pisaram na bola mas muito,muito mesmo.Filmes, séries são histórias ilustradas podemos reproduzir qualquer fato histórico.
Pensa, fazer um filme sobre a Alemanha nazista é uma coisa, fazer uma festa de aniversário com esse tema e ir vestido de nazista e argumentar "Que no passado isso aconteceu não tô falando que é bom" é meio estupido ne. É praticamente a mesma situação
Uma festa com tema nazista seria ótima. A estética do período era fantástica.
Eu não vejo problema nenhum tmb
Flaaaaaavio mas o tema da festa era o Brasil colônia, que realmente tinha escravos. Fazer festa sobre um momento histórico sem incluir os negros teria sentido?
E essa história de aniversário foi aqui em minha cidade, Belém do Pará. Um absurdo. Sabendo que na época da escravidão a província do Grão Pará foi uma das províncias do império que mais traficou escravos.
izzy, se a negra aceitou o pagamento para se fantasiar de escrava. SE ELA ACEITOOOU! qual o problema? por que tem gente se doendo?
Livre mercado só existe se agradar os buscadores de problemas sociais.
Também qual seria o problema usar o tema holocausto, que tal o 11 de setembro, vamos ser mais recente vou usar a tragédia de Sobrumadinho.Festa de aniversário é comemoração tu usa tema de coisas que gosto isso que dizer que ela queria voltar ao tempo da escravidão.entao ela estava comemorando a escravidão.
Uma peça ou novela demostra um fato histórico,nesse fato queria demostrar um serviço de época que tinha escravidão
Eu n ligo pra isso ñ. Se fosse uma festa com tema romano ou egipcio onde os escravos eram brancos daria essa repercução? Eu n to nem ai pra essa n entendi bem pq encheram tanto o saco.
Demon King escravidão de romanos e egípcios não faz parte da nossa história, não tem o mesmo peso negativo que a escravidão de negros no período colonial. O nazismo por exemplo, é crime no Brasil e na Alemanha, mas tem um peso negativo maior na Alemanha por fazer parte da história da mesma.
A história do Brasil não faz parte da minha história, logo, foda se.
Escravidão romana não se baseava por etnia,NÃO SE BASEAVA, na africana,a escravidão era feita por ódio,sentimento de superioridade,percebe-se claramente a carga negativa disto.
"Eu prego pros dois lados." - Izzy, O ISENTÃO
Izzy, soubeste do caso do estudante cuja foto foi usada sem sua autorização com mesma conotação em uma universidade pública aqui...e por um professor!? Penso igual... Falta de noção total, mas.... Muita ressonância desnecessária...não cessam o que os outros pensam...apenas seguram as ações por lei..!!!
link pf
Emilly Gates UA-cam, vídeo território do conhecimento onde Mário Sérgio Cortella comenta na rádio CBN. Chama-se Racismo na FGV. Mário Sérgio Cortella. ua-cam.com/video/2y0vkR98DTc/v-deo.html
Em relação a encenação é simples. Por exemplo o que seria estranho?: um filme sobre o nazismo ou uma festa de 15 anos com tema nazista. A festa exalta algo a encenação mostra/demonstra algo.
Morgan Freeman tem razão, as pessoas se focam demais em cor de pele. Invés de cuidar da própria vida pessoal fica problematizando ensaio fotográfico dos outros
É a história do Brasil... E nenhum negro foi obrigado a atuar.
Eu acho que foda-se, ninguém forçou aqueles caras a fazerem os papéis de escravos, aliás, foram pagos para tal.. não vejo problema nenhum.
andrenetmaill o problema não são os atores ali cara, é a mensagem que está sendo passada e essa imagem é de que faz parte do glamour ser servida por escravos, entendeu??
Dude, tu tem que perguntar para a guria qual o motivo dela estar querendo fazer aquilo e não ficar tirando conclusões próprias a respeito. Ouça o lado da guria, da organizadora do evento e dos empregados, só após isso tu pode vir aqui falar que isso representou algum tipo de "glamurização" da escravidão.
eh tao dificil entender o motivo da mina querer uma festa assim?
Vai saber qual foi a motivação da guria , alguém fanático pela 2ª guerra mundial, poderia ser mal interpretado por ter a suástica em sua festa de 15 anos ahuahuauhuahhua
Muitos fanáticos pela segunda guerra foram mal interpretados por somente dizerem que o uniforme nazista era elegante, inclusive, a suástica não é exclusividade do nazismo.
Olha cara... mesmo q eles n tivessem a intenção de oprimir, foi esquisitinho, foi mt sem noção kkkk
Em novelas de época da TV os "serviçais" são geralmente negros, até hoje não vi ninguém fazendo boicote pedindo loiro de olhos claros para escravos em novelas. Brasileiro gosta de um MIMIMI injustificado.
Fabrício AM sem contar os gays nerds otakus e outros que sao retratados de um geito extremamente preconceituoso e exteriotipado
Fabrício AM sem noção o seu argumento.
Ser historicamente fiel é melhor que fingir que a parte ruim da história não aconteceu.
izzi, quanto custou fazer esse seu bonequinho desenhado que aparece na abertura do video? como eu faço pra fazerem um desse pra mim? tem algum site que a galera faz de graça, ou alguem faz por preço módico?
Melhor que festa do Plabo Vittar
A diferença é a intenção.Uma glorifica ou glamouriza uma situação horrenda,outra é descrever ou lamentar a situação ou exaltar características de um personagem apesar dela.Especialmente,a escravidão da Idade moderna até o oitocentismo,que foi a mais cruel entre todas
Se tivessem feito uma festa nessa maneira ... e se na equipe de "garçons"da festa fossem brancos ??? Achei escroto o que ela fez.... mas tb nao acho q é pra tanto mimi mi
SE SE O QUE?Caralho, SE meu pai fosse mulher eu tinha duas mães.
O fato é que não eram "garçons" eram ESCRAVOS. Tem noção ?Consegue entender que a menina e a familia tiveram a belissima ideia de entre todos os temas esoclher essE? Imagina pensando "HUm...festa havaiana?Não.Grega?Não. Anos 70?Não. Já sei, vamos fazer de Brasil colonial, a gente contrata atores para serem escravos de acompanharem nossa princesinha." ESSE É DOENTIO MANOOOOOOOO
Coyote os cara querem basear argumentação em "SE" AHH VA A MERDA! Foda-se o "SE" a gente ta discutindo o que É
rickfc82 Ela se fantasiou de escravocrata e encenou com "escravos". Se ela botasse garçons normais, sem fantasia, não teria essa polemica.
Não eram escravos cara, eram atores/modelos interpretando escravos pq o tema era o periodo colonial
Se o tema fosse império romano e os escravos fossem brancos (que existiam na época) seria melhor pra vc?
Aaa vá lucas? Meu deus cara, nao precisa descrever o obvio, todo mundo sabe que nao eram escravos, a gente viu o video. A questão é o que leva uma pessoa a escolher um tema desse. E pqp, "e se fossem escravos brancos" QUAAAANDOOO alguem ja fez uma festa com escravos brancos ? ashuashuashas me poupe que desonestidade cara
Sobre o começo do vídeo, pausei pra escrever isso antes que eu me esqueça... ver o contexto de algo é realmente extremamente importante. Anos atrás, veiculou um vídeo de um kra com um carro SUV passando por cima de vários kras de moto e daí sendo perseguido por um grupo de motociclistas.
Os comentários eram básicos, que deviam matar um cara desses, que um cara assim não poderia ter um carro, que só porque tem um SUV acha que é o dono do mundo, etc...
O que as pessoas não sabiam, é que o motorista do carro fez o que fez por uma série de acontecimentos anteriores onde ele não teve absolutamente nenhuma culpa e que culminaram num grupo de uns 50 caras se achando certos, parando o carro dele e querendo adentrar no carro pra fazer sabe-se lá o que e ele estava com esposa e filha de 1 ano no carro, enquanto estava fugindo ligou para a polícia pedindo ajuda e no fim das contas o motociclista atropelado foi preso e julgado culpado pela justiça americana...
Contexto é a coisa mais importante de tudo... pode inverter drasticamente uma situação...
muito mimimi,a Globo faz novelas de época mostrando muito isso ,as pessoas assistem e ninguém fala nada, sou negro e pra mim é muita frescura
O que tem a ver uma novela/ filme histórico(a), com uma temática de festa de aniversário?
N entendi a relação que vc fez
Mario Matos Msbshnsjsjs CARALEO, vai estudar
Acho que existe uma diferença sim e considerável. O teatro, a peça etc. Tem a licença do eu lírico para retratar fielmente os acontecimentos daquela época, já uma festa, um ensaio fotográfico não é uma ocasião nobre de refletir sobre o quanto a escravidão foi um período negativo da nossa história e sim uma comemoração que nesse caso desvalorização o sofrimento dos escravos .
Império? Quero ver a opinião dos monarquistas sobre esse caso.
Arthur The Bootleg Nossa, oq isso tem haver... Nenhum monarquista defende escravidão, não fale algo, q vc não entenda.
é exatamente o que ele quis dizer Lincoln A.
Arthur The Bootleg se você pudesse seria interessante perguntar aos escravocratas que se aliaram a republicanos para dar o golpe de 1889! Aí seria interessante.
Eis o argumento:a princesa Isabel aboliu a escravidão
Monarquistas foram os maiores abolicionistas do império, quem ñ queria a abolição era os republicanos de merda, barões do café
A diferença é o "internalizar" e o "externalizar", a festa com é algo privado e provavelmente tem uma visão boa da época (se não fosse boa porque seria tema de festa?), já os filmes, peças de teatro atuais mostram uma visão negativa da época e é voltada ao público.
fala da vereadora
Já já gravo.
izzynobre opa!
tenho ate medo dos comentarios do pessoal de 'direita' que seguem o Izzy.
Já encheu o saco essa porra velho. Fala sobre cu mas deixa isso pra TV e rede social onde só dá isso.
Renato Gonzaga 2
Diferença :
Festejar -> Período de escravidão
Retratar -> Período de escravidão
Não tem mistério!
É exatamente por ser uma festa de 15 anos que faz com que seja sem noção a escolha desta temática.
Durante a festinha nenhum negro foi humilhado. Caso tivessem sido é só prestar queixa na delegacia.
Um filme que reproduz esse contexto tem uma finalidade crítico-reflexivo, uma festa nesse teor não, parece celebrar um fato tão triste para a história e que traz feridas/consequências até os dias atuais.
é simples, um filme falando sobre o nazismo é uma coisa, agora uma festa com o tema de nazismo é outra
Sou negra,e tenho muito orgulho disto,sendo uma retratação da história não vejo mal algum, até mesmo porque um pais que não conhece seu passado tende a cometer os mesmo erros!!!
Quando era criança,no colégio no dia do escravos 13 de maio costumávamos fazer pecas teatrais representando esta época,ai me faço esta pergunta. Será que éramos racistas?
Eu acho que eu nasci numa geração "não me rele, não me toque" e as vezes eu fico absurdamente revoltado com isso...
Acredito que a diferença está no fato de que aniversário é uma celebração, uma comemoração. E o filme/teatro tem o poder de informação e conscientização. Uma festa com uma temática que envolve escravidão, é de extrema falta de noção. Triste.
Fazer uma celebração no tema da escravidão é a mesma coisa que um aniversário com tema sobre o câncer de alguém querido que faleceu
Olha pelo lado bom ainda existem jovens que se interessam pela história do Brasil
"se uma imagem valida meu discurso, nem ligo se é verdade ou não, vou fazer escarcéu assim mesmo!". Ultimamente tá assim.
A diferença que filmes ou peças ao retratar o contexto histórico, mostram e nos ensinam o quanto os homens foram desumanos na sua pior essência. Eles não exaltam um em detrimento do outro e sim tenta nos ensinar com o passado erros e atrocidades pra não se repetirem.
Ai gente isso é um assunto tao complicado que da até medo de manifestar qualquer opiniao
Adorei o método de publicidade dessa Lorena, muito criativa. Parabéns!
Na minha opinião existe diferenciação entre uma festa e uma peça de teatro, pois a festa é um celebração e uma comemoração de algo, já uma peça é uma retratação de algo, vc fazer uma festa que retrate a época colonial, dá a entender que vc está conivente com a escravidão e está relembrando e comemorando os acontecimentos daquela época
O problema aqui no brasil é que o povo , ver algo e já opinam sem saber, onde, quando e por que daquilo, nunca buscam saber o que de fato aconteceu!
O que me parece é que a gente presume que um adolescente escolha um tema do qual ele fantasia participar. Vc não vê numa festa com temas de herói o aniversariante se fantasiar de refém do vilão... ele quer ser o protagonista. E alguém que vive no nosso contexto atual... entre todas as fantasias que poderia escolher, deliberadamente decidir realizar o “sonho” de ser proprietária de escravos negros... é complicado.
Pra mim a diferença está justamente na intenção. Filmes e teatro mostram o contexto de forma a refletir acerca do ocorrido enquanto a festa tem a intenção de criar um ambiente nostálgico e propício à diversão.
Normalmente nos filmes mostram o drama e os obstáculos da época. Em uma festa é inapropriado por ser em uma comemoração, e sem um lado crítico
Estamos há 0 dias sem algum(a) adolescente fazer merda.
Nosso recorde é de 0 dias.
pelo menos os atores foram pagos e não escravizados para interpretar
Ter cautela pra ver as fontes da foto é essencial. Não parece ser foto de uma peça de teatro por exemplo.
"a história de hoje vc deve ter ouvido falar" cara, eu nunca ouço falar sobre nenhuma notícia desse canal kkkk
A regra é simples, faça a merda, deixe repercutir e depois peça desculpas, não sei se vocês sabem mais é moda fazer isso agora.
Acredito que a diferença é que em um filme ou no teatro a encenação existe pra passar uma mensagem, contar uma história, etc. Um aniversário temático tem o objetivo de colocar os participantes dentro do contexto do tema, logo no caso do Brasil colonial, as pessoas estariam inseridas num contexto onde eles seriam os senhores e os empregados seriam os escravos. Acho que a diferença é essa.
Acredito que a diferença entre o filme ou algo do tipo é que mesmo que não seja o foco da obra, essa normalmente leva à reflexão sobre o tema. Já na festa não existe essa questão. Acredito que esse seja o motivo de um ser mais aceito que o outro.
Algum negro foi obrigado a participar daquilo? Se não, dane-se.
Izzy, eu só tenho uma dúvida: como será que essas pessoas conseguem ter saúde e tempo para fazer qualquer outra coisa na vida? Eu me preocupo com meus problemas financeiros, minha família e amigos, lutando diariamente para dar equilíbrio na minha existência e quase não dô conta. Fico imaginando como alguém consegue ficar revoltado, "puxar briga" nas redes sociais por causa da temática que o Zé lá do fim do mundo colocou na festa dele, e esse alguém ainda consegue ter paz de espírito e não ficar todinho inflamado. Sério... um mistério pra mim.
A diferença é o Objetivo, contar uma história através do contexto histórico é uma coisa, fazer uma celebração de aniversário com o tema e no mínimo bizarro.
A diferença que existe se a encenação do período escravocrata é se ela é uma reconstituição histórica e crítica ou uma apologia. A apologia é criminosa e tem de ser repudiada com toda a intensidade e, no caso da festa da garota, a apologia fica evidente, pois "glamuriza" (ou seja, lhe dá tons positivos) o referido período.
Essa situação se parece com o tipo de frase: "Acertou na moscas, mas errou o alvo". A intenção dela foi retratar o ambiente dos séculos passados e não promover o racismo e a superioridade branca.
Acho que eles estão apenas mostrando esse período com autores, atuando assim, por isso não vejo problema
Acredito que um filme mostrando uma realidade, uma historia, para que todos a conheçam é uma informação cultural. E o grande problema de ser uma festa com esse tema, é o fato da aniversariante com milhares de temas a sua escolha acha lindo o fato de ter escravas a bajulando e a servindo. Mesmo sendo algo que aconteceu aprendemos que isso é errado, e saber q em pleno século XXI ainda existam pessoas achando graça de um tema tão serio... É preocupante.
Acho que o filme/série/peça tem toda uma função artística, pode ser usado pra contar uma história, fazer uma crítica ou até mesmo mostrar repúdio ao tema (que no caso é escravatura), já a festa parece demonstrar uma espécie de deboche, fora que não tem a mesma liberdade artística pra lidar com esse tipo de tema. Enfim, ótimo vídeo, Izzy
A nota de retratação foi apagada. A dona da empresa disse que a nota tinha sido publicada por um empregado, sem a autorização dela. Ou seja: sequer existe de verdade o pedido de desculpas.
Acho quando a uma peça, filme que retrata a situação, ela retrata onde as pessoas estão atuando, não e uma tentativa de reproduzir algo em relação a um beneficiado, mas em relação ao próprio produto que no caso e o filme ou peça seja la o que for.
uma festa banaliza, um filme normalmente e pra tratar uma realidade, um festa acaba sendo bem estranho..
Izzy, alguma chance de vermos num futuro próximo novas edições do "Que diabo é isso"?
Representar uma época histórica do Brasil não pode, mas levar criança pra museu pegar em homem pelado pode...
Sabem o que eu digo sobre tudo isto? Que pra uma sociedade que luta tanto pelo direito da liberdade de expressao, ta a andar para tras a uma velocidade violenta. Já ninguem pode dizer um 'ai' sem que alguem venha criticar e mandar pedra... as pessoas esqueceram-se de que alguem fazer alguma coisa, nao quer dizer que voce ou toda gente esta a fazer igual ou a concordar.
Alguém chegou a perguntar aos cidadãos negros que participaram da festa POR SUA PURA E ESPONTÂNEA VONTADE se eles acharam o tema da festa ofensivo?
Porque se ninguém perguntou, então por que CARALHOS há pessoas supostamente tomando as dores dos atores e gritando "é racismo!"?
Ninguém dos movimentos ditos sociais vai lá perguntar se negro que VIVEU NA PELE a situação se sentiu vítima de racismo. Mas querem usar a imagem do negro para defender sua agenda particular.
Acredito eu que a diferença se da pelo motivo e a mensagem que uma peça ou um filme quer passar, onde geralmente é mostrando a realidade cruel e as situações humilhantes que os escravos eram expostos. No momento que vc faz uma festa, onde claramente você vangloria os escravistas, vc não tem empatia escravo, mas sim bate palma para um ato desumano.
Mano se os caras aceitaram fazer papel de escravo, ninguém tem que reclamar de nada não! Pega mal, mas que nem o cara te falou se ele quis o trampo então pronto