Se você puder colaborar com o canal, pode fazê-lo adquirindo o livro físico ou e-book: Sistemas de Abastecimento e Tratamento de Água para Técnicos. Disponível nos links abaixo: E-book: go.hotmart.com/F56915763M?dp=1 Livro físico: loja.uiclap.com/titulo/ua25925/
professor, ja agradeci em outro vídeo seu, mas gostaria de lhe honra novamente, graças a seu conteúdo maravilhoso e didática incrível consequi aprovação pra eng sanitarista na minha cidade muito grato pelo seu conteúdo
Sensacional as aulas! A didática é incrível! Eu como bióloga estudando para concurso, tenho dificuldade nessa parte mais técnica de tratamento de água e efluentes... você clareou vários assuntos! Eu gostaria muito de uma aula com a CONAMA nº498/2020...
2 місяці тому
OI, Flávia, joia? Obrigado pelo comentário. Eu preciso voltar a gravar vídeos novos e essa CONAMA seria bem legal, realmente. Espero que os conteúdos te ajudem nos estudos até a aprovação. Abraços e até breve!!!
Comprei seu livro. Eu comprei para te apoiar, porque seu material tem ajudado muitas pessoas. Gostaria de pedir que faça um sobre reatores anaeróbios, tratamento de lodo, e assuntos de biomassa/bioenergia. Suspeito que já esteja fazendo isso, e espero que publique em breve! ]
Рік тому
Puxa, obrigado!!! Agradeço muito muito muito mesmo! Ajuda de mais o canal! Sobre reatores anaeróbios eu tenho um vídeo já: ua-cam.com/video/ajFuDtldM2s/v-deo.html Mas vou tbm ver se consigo colocar algo sobre esses outros assuntos. Valeu!!!
Obrigado, André! Valeu! Estou devendo conteúdos novos, mas esse ano de 2024 está complicado. Quase não estou com tempo livre pra gravar, mas espero que, em breve, eu consiga voltar a postar com mais frequência! Valeu pelo comentário!
Se você quiser (e puder...) colaborar com o canal, pode contribuir muito adquirindo meu livro ou meu e-book: Sistemas de Abastecimento e Tratamento de Água para Técnicos (2a Edição). Disponíveis nos links abaixo: Link para meu e-book: Sistemas de Abastecimento e Tratamento de Água para Técnicos: go.hotmart.com/F56915763M?dp=1 Link para o livro físico (publicado pela UiClap): loja.uiclap.com/titulo/ua25925 Ou com um Pix de qualquer valor para o e-mail fabio.ceprocamp@gmail.com
Ótimo conteúdo como sempre!! Lembrando que a CONAMA 375/206 foi alterada para a CONAMA 498 de 19/08/2020.
Рік тому
Valeu Bruna!!!! Obrigado!!! Preciso colocar até essa colocação aqui na descrição do vídeo. Realmente a CONAMA 375 foi revogada pela 498!!!! Obrigado!!! 😉😉😉
Olá professor, boa aula !!! Sou um grande fã do seu trabalho, estudo bastante o seu material para poder ser aprovado em concurso. Professor, poderia me explicar um pouco mais do processo de "Acondicionamento", foi o único no vídeo que faltou ser detalhado. Muito Obrigado !
Рік тому
Oi, Vanderlei! Obrigado pelas palavras. Meu nobre, o condicionamento é uma etapa opcional (embora praticamente todas as ETEs hoje a realizem) que consiste em adicionar um produto químico que melhore a etapa do desaguamento. Os equipamentos hoje são muito eficientes em retirar água do lodo, mas mesmo assim, dá pra melhorar ainda mais! Então, antes do desaguamento adicionamos um polímero, geralmente na própria linha de transporte de lodo, que já flocula ou cria outra propriedade, que permite retirar ainda mais água. Esses polímeros permitem a uma melhor união dos flocos, ou tiram mais água, ou permitem a conformação de tortas de lodo mais compactas. Podemos usar a cal também, não apenas polímeros. Joia? Espero ter ajudado mas, na dúvida, vamos conversando.
Obrigado, Marcio! Valeu! Estou devendo conteúdos novos, mas esse ano de 2024 está complicado. Quase não estou com tempo livre pra gravar, mas espero que, em breve, eu consiga voltar a postar com mais frequência! Valeu pelo comentário!
Oi Professor! Boa tarde! Tudo bem? E o seu livro sobre tratamento de efluentes? Tem previsão de quando ficará pronto? Trabalho numa ETE cujo o tratamento é feito por lagoas e continuo, sempre que possível, acompanhando o seu excelente trabalho. Grande abraço Professor!
Рік тому+1
Obrigado, pelo comentário, Thiago!!! Eu vou ver se começo a escrever o material agora em julho. Como o tratamento de efluentes aborda muito mais tecnologias do que tratamento de água, é provável que ainda demore mais um ano, pelo menos, até a conclusão. Mas vou começar em breve sim. Valeu, obrigado!!!
@ Oi Professor! Bom dia! Desculpe a demora em responder a sua mensagem... Desde já agradeço pelo retorno! Continuarei acompanhando o canal e aguardarei o término do livro. O de água eu já adquiri e reafirmo a excelente qualidade do material. Realmente muito bom! Grande abraço Professor! Tudo de bom! Até mais
Oi, Ivanilton!!! Posso fazer sim!! Seria na água bruta ou em efluentes? Por enquanto, dá uma olhada nesse vídeo do professor Sidney e veja se já esclarece alguma coisa: ua-cam.com/video/5sYSNPcHl28/v-deo.html Abraços!!
Boa noite, Ótimo conteúdo. Irei fazer o concurso da SANEBAVI de Vinhedos SP. Tem como fazer um video sobre o conteúdo do curso para operador de ETA E ETE?
Рік тому
Oi, Marcio, bom dia! Joia? Em breve começarei com materiais específicos para a SANEBAVI. Vai ser um concurso bastante concorrido, pois estão pagando acima da média salarial. Se prepare e bora pra cima!!!
Olá, prof.! Por favor, sugeri algum material sobre lodo? Obrigado!
Місяць тому
Oi, Wesley! Essa é a minha principal referência: Lodo de esgotos tratamento e disposição final. Editores: Cleverson V. Andreoli, Marcos von Sperling, Fernando Fernandes. 2 ed. Belo Horizonte. Editora UFMG, 2014. Bons estudos!!!
Seus conteúdos são incríveis professor. Você tem algum livro que me recomende sobre tratamento de efluentes?
Рік тому+2
Fala, João, tudo bem? Na área de tratamento de efluentes os livros de cabeceira serão sempre os do professor Marcos von Sperling (todos, sem exceção). Mas se você só quer um pouco de tudo, sem um super aprofundamento, recomendo fortemente o livro Esgoto Sanitário do professor Ariovaldo Nuvolari. Sucesso!!!
Oi, Luiz, tudo bem? Ainda não tenho nada, mas estou escrevendo. Porém, ainda vou demorar bastante pra conseguir finalizar o livro, já que tem muita coisa pra colocar em ordem, muito material pra resumir. Mas acompanhe aqui o canal que assim que eu lançar irei divulgar por aqui. Valeu, sucesso!!!
O decantador primário pode ser instalado antes do tratamento físico químico ou após? Excelente conteúdo
9 місяців тому+1
Olá, joia? Bom... tudo "depende"... Depende do tipo de tratamento FQ que será aplicado. Em geral, o decantador primário sempre virá logo após o tratamento preliminar (esse é o caso mais comum) e o FQ ficará para um segundo momento. Mas não é uma regra, pois em algumas empresas, por exemplo, primeiramente pode-se remover óleos e graxas para depois vir com a decantação. Joia? Bons estudos!!
Olá Fábio boa tarde entrei em contato com vc por e-mail na sexta feira mas até agora não consegui- ser respondido teria algum contato do WhatsApp pra gente convesar um pouco pra eu tirar umas dúvidas ?? Agradeço dms se você puder me ajudar 🙌🏻🙌🏻😥
Рік тому
Fala meu caro! Já estamos nos falando por Whats, certo? Bora lá!
Oiiii … boa didática … vou realizar um Concurso e estou com dificuldades de achar a parte de teste de tubulação de esgoto… exemplo teste de fumaça e vídeo-inspeção… vc tem algum material para indicar? Desde já agradeço
Рік тому
Oi, Fernanda, bom dia. Infelizmente eu não tenho nada específico sobre isso. Se eu fosse procurar, começaria pelo Google, buscando manuais das empresas de saneamento. Realmente é um assunto um pouquinho mais específico do que esses que abordo no canal. =(
Especificamento o lodo ativado , ele tem adesamento , secagem , condicionamento?
Рік тому
Oi, Hugo, joia? O lodo ativado pode ter todas as etapas ou excluir alguma delas dependendo da variante adotada: - Lodos ativados convencional: tanto o lodo primário, quanto o secundário, passam pelas etapas de adensamento, digestão e desidratação. - Lodos ativados de aeração prolongada (não tem lodo primário): o lodo secundário será submetido às etapas de adensamento e desidratação (dispensa a digestão). - Lodos ativados em batelada + aeração prolongada (não tem lodo primário): o lodo secundário precisa apenas da fase de desidratação. Joia? Espero ter ajudado, bons estudos!
Numa estação de tratamento aeróbia com um decantador e um adensador, se velocidade da centrífuga de lodo, com o polímero junto com uma dosagem maior, Se ele não seca e não flocula direito, a velocidade da centrífuga influência na secagem de lodo, ? Quanto maior a velocidade da centrífuga e maís fácil secar o lodo ou ao contrário? Ou a velocidade é só para tratar o lodo mais rapidamente,que está em decantação no adensador ? Se conseguir tirar essa minha dúvida agradeço..
Рік тому
Oi, Felipe, joia? Rapaz, essa eu vou ficar devendo. Acho que algum fornecedor do equipamento pode te dar uma resposta mais precisa, pois sempre operei em velocidades padronizadas pelo fabricante. Vc tem mais detalhes aí do problema?
@ Foi solucionado o problema, velocidade alta demais da centrífuga e excesso de polímero, tinha uma velocidade específica e a quantidade de polímero líquido também, e a tubulação que entra na centrífuga não poderia ficar na horizontal, tinha que fazer curvas como a centrífuga fica na vertical em cima da caixa, a entrada da tubulação da centrífuga teria que ter essas curvas, para não dar excesso de lodo nessa tubulação dar tempo de secar bem, e melhorou bastante. Outra dica e colocar a centrífuga para lavar na preparação do polímero, para haver uma preparação eficiente com agitador ligado e depois deixar descansar uns 15 minutos, como e preparação manual, ajudou muito também. Então resumido, deixado lavar a centrífuga 45 minutos enquanto isso preparando a solução de polímero o tanque. Com isso limpa a centrífuga e polímero fica bem eficiente no tratamento.
Professor, posso utilizar o lodo sólido para queimar em uma caldeira? Planta de celulose!
11 місяців тому
Oi, Mateus, joia? Que tipo de lodo seria? Lodo sanitário? Se for, a princípio você poderia sim, mas precisa licenciar essa atividade junto ao órgão ambiental do seu estado, pois isso pode ter outras implicações. Sugiro que você procure a agência ambiental estadual para maiores informações. Joia? Valeu, até já!
@ seria o lodo secundário da ETE, proveniente do branqueamento e cozimento de uma planta de celulose.
11 місяців тому
@@mateuscordeiro1007 Esse loco não teria a presença de cloro na sua composição? Ou outro agente oxidante usado no branqueamento? Isso pode acabar sendo um impeditivo para a queima direta. Mas daria uma boa tese de mestrado/doutorado.
Se você puder colaborar com o canal, pode fazê-lo adquirindo o livro físico ou e-book: Sistemas de Abastecimento e Tratamento de Água para Técnicos.
Disponível nos links abaixo:
E-book: go.hotmart.com/F56915763M?dp=1
Livro físico: loja.uiclap.com/titulo/ua25925/
professor, ja agradeci em outro vídeo seu, mas gostaria de lhe honra novamente, graças a seu conteúdo maravilhoso e didática incrível consequi aprovação pra eng sanitarista na minha cidade muito grato pelo seu conteúdo
Sensacional as aulas! A didática é incrível! Eu como bióloga estudando para concurso, tenho dificuldade nessa parte mais técnica de tratamento de água e efluentes... você clareou vários assuntos!
Eu gostaria muito de uma aula com a CONAMA nº498/2020...
OI, Flávia, joia?
Obrigado pelo comentário. Eu preciso voltar a gravar vídeos novos e essa CONAMA seria bem legal, realmente.
Espero que os conteúdos te ajudem nos estudos até a aprovação.
Abraços e até breve!!!
Me preparando pro concurso da Caesb com seus conteúdos. TOP DE MAIS !
Que massa, Lucas, bons estudos!!! Sucesso aí no concurso!!!
Você VAI PASSAR !!!
Aula massa
Obrigado! Bons estudos, Simone!
Comprei seu livro. Eu comprei para te apoiar, porque seu material tem ajudado muitas pessoas. Gostaria de pedir que faça um sobre reatores anaeróbios, tratamento de lodo, e assuntos de biomassa/bioenergia. Suspeito que já esteja fazendo isso, e espero que publique em breve! ]
Puxa, obrigado!!! Agradeço muito muito muito mesmo! Ajuda de mais o canal!
Sobre reatores anaeróbios eu tenho um vídeo já: ua-cam.com/video/ajFuDtldM2s/v-deo.html
Mas vou tbm ver se consigo colocar algo sobre esses outros assuntos.
Valeu!!!
Parabens prof. Fabio. Ótima aula.👏👏👏
prof show
Valeu, obrigado!!
Esse tem o Dom, parabéns.
Obrigado, André! Valeu! Estou devendo conteúdos novos, mas esse ano de 2024 está complicado. Quase não estou com tempo livre pra gravar, mas espero que, em breve, eu consiga voltar a postar com mais frequência! Valeu pelo comentário!
Excelente!
Obrigado 😃
Se você quiser (e puder...) colaborar com o canal, pode contribuir muito adquirindo meu livro ou meu e-book: Sistemas de Abastecimento e Tratamento de Água para Técnicos (2a Edição). Disponíveis nos links abaixo:
Link para meu e-book: Sistemas de Abastecimento e Tratamento de Água para Técnicos:
go.hotmart.com/F56915763M?dp=1
Link para o livro físico (publicado pela UiClap): loja.uiclap.com/titulo/ua25925
Ou com um Pix de qualquer valor para o e-mail fabio.ceprocamp@gmail.com
Parabéns pela aula!
Valeu, Danilo! Bons estudos!!!
Ótimo conteúdo como sempre!! Lembrando que a CONAMA 375/206 foi alterada para a CONAMA 498 de 19/08/2020.
Valeu Bruna!!!! Obrigado!!! Preciso colocar até essa colocação aqui na descrição do vídeo. Realmente a CONAMA 375 foi revogada pela 498!!!! Obrigado!!! 😉😉😉
Professor, seus conteudos são ótimos!
Valeu, obrigado! Estou me programando para voltar a gravar. Está tudo meio corrido mas em breve eu volto com material novo!
Oportunamente irei adiquir o livro físico
Valeu!!! Todo valor relacionado aos livros e e-book são revertidos diretamente pro canal. Ajuda bastante.
Obrigado!!!
Parabéns ❤
Obrigado, Carlos!!
Olá professor, boa aula !!! Sou um grande fã do seu trabalho, estudo bastante o seu material para poder ser aprovado em concurso. Professor, poderia me explicar um pouco mais do processo de "Acondicionamento", foi o único no vídeo que faltou ser detalhado. Muito Obrigado !
Oi, Vanderlei! Obrigado pelas palavras.
Meu nobre, o condicionamento é uma etapa opcional (embora praticamente todas as ETEs hoje a realizem) que consiste em adicionar um produto químico que melhore a etapa do desaguamento.
Os equipamentos hoje são muito eficientes em retirar água do lodo, mas mesmo assim, dá pra melhorar ainda mais!
Então, antes do desaguamento adicionamos um polímero, geralmente na própria linha de transporte de lodo, que já flocula ou cria outra propriedade, que permite retirar ainda mais água. Esses polímeros permitem a uma melhor união dos flocos, ou tiram mais água, ou permitem a conformação de tortas de lodo mais compactas.
Podemos usar a cal também, não apenas polímeros.
Joia?
Espero ter ajudado mas, na dúvida, vamos conversando.
Parabéns professor !
Obrigado, Elias!!! Bons estudos!!
Alguém tem problemas em desaguar o lodo da saída do flotador?
ótimo!! parabéns 👋👋
Obrigado, Marcio! Valeu! Estou devendo conteúdos novos, mas esse ano de 2024 está complicado. Quase não estou com tempo livre pra gravar, mas espero que, em breve, eu consiga voltar a postar com mais frequência! Valeu pelo comentário!
Parabéns....sou operador de ETE
Muito obrigado, Josué! Vocês são o foco principal do canal!
Vídeo excelente, explicação perfeita!
Valeu!
Obrigado, João!!! Valeu mesmo!
Oi Professor! Boa tarde! Tudo bem?
E o seu livro sobre tratamento de efluentes? Tem previsão de quando ficará pronto?
Trabalho numa ETE cujo o tratamento é feito por lagoas e continuo, sempre que possível, acompanhando o seu excelente trabalho.
Grande abraço Professor!
Obrigado, pelo comentário, Thiago!!!
Eu vou ver se começo a escrever o material agora em julho. Como o tratamento de efluentes aborda muito mais tecnologias do que tratamento de água, é provável que ainda demore mais um ano, pelo menos, até a conclusão. Mas vou começar em breve sim.
Valeu, obrigado!!!
@ Oi Professor! Bom dia! Desculpe a demora em responder a sua mensagem...
Desde já agradeço pelo retorno! Continuarei acompanhando o canal e aguardarei o término do livro. O de água eu já adquiri e reafirmo a excelente qualidade do material. Realmente muito bom!
Grande abraço Professor! Tudo de bom! Até mais
Bom dia professor
Tem como fazer um vídeo sobre a remoção do alumínio da água com barrilha ou cal? Como esse processo ocorre
O alumínio do sulfato de alumínio
Oi, Ivanilton!!! Posso fazer sim!! Seria na água bruta ou em efluentes?
Por enquanto, dá uma olhada nesse vídeo do professor Sidney e veja se já esclarece alguma coisa:
ua-cam.com/video/5sYSNPcHl28/v-deo.html
Abraços!!
@
Seria na água tratada
O alumínio residencial
Acho que é 0,2 o vmp na água potável
@
Vou assistir ao vídeo indicado
@@ivaniltondias8907 Isso mesmo! O VMP para o alumínio é de 0,2 mg/L, conforme Anexo 11 da Portaria!
Boa noite, Ótimo conteúdo. Irei fazer o concurso da SANEBAVI de Vinhedos SP. Tem como fazer um video sobre o conteúdo do curso para operador de ETA E ETE?
Oi, Marcio, bom dia! Joia?
Em breve começarei com materiais específicos para a SANEBAVI. Vai ser um concurso bastante concorrido, pois estão pagando acima da média salarial. Se prepare e bora pra cima!!!
Olá, prof.! Por favor, sugeri algum material sobre lodo? Obrigado!
Oi, Wesley! Essa é a minha principal referência:
Lodo de esgotos tratamento e disposição final. Editores: Cleverson V. Andreoli, Marcos von Sperling, Fernando Fernandes. 2 ed. Belo Horizonte. Editora UFMG, 2014.
Bons estudos!!!
Seus conteúdos são incríveis professor. Você tem algum livro que me recomende sobre tratamento de efluentes?
Fala, João, tudo bem? Na área de tratamento de efluentes os livros de cabeceira serão sempre os do professor Marcos von Sperling (todos, sem exceção). Mas se você só quer um pouco de tudo, sem um super aprofundamento, recomendo fortemente o livro Esgoto Sanitário do professor Ariovaldo Nuvolari.
Sucesso!!!
Tem algum livro sobre ETE estou interessado
Oi, Luiz, tudo bem? Ainda não tenho nada, mas estou escrevendo. Porém, ainda vou demorar bastante pra conseguir finalizar o livro, já que tem muita coisa pra colocar em ordem, muito material pra resumir. Mas acompanhe aqui o canal que assim que eu lançar irei divulgar por aqui.
Valeu, sucesso!!!
O decantador primário pode ser instalado antes do tratamento físico químico ou após? Excelente conteúdo
Olá, joia? Bom... tudo "depende"... Depende do tipo de tratamento FQ que será aplicado.
Em geral, o decantador primário sempre virá logo após o tratamento preliminar (esse é o caso mais comum) e o FQ ficará para um segundo momento.
Mas não é uma regra, pois em algumas empresas, por exemplo, primeiramente pode-se remover óleos e graxas para depois vir com a decantação.
Joia?
Bons estudos!!
Olá Fábio boa tarde entrei em contato com vc por e-mail na sexta feira mas até agora não consegui- ser respondido teria algum contato do WhatsApp pra gente convesar um pouco pra eu tirar umas dúvidas ?? Agradeço dms se você puder me ajudar 🙌🏻🙌🏻😥
Fala meu caro! Já estamos nos falando por Whats, certo? Bora lá!
@ também gostaria do seu contato, sigo com diversas duvidas a respeito do lodo de eta e sua disposição final
Oiiii … boa didática … vou realizar um
Concurso e estou com dificuldades de achar a parte de teste de tubulação de esgoto… exemplo teste de fumaça e vídeo-inspeção… vc tem algum material para indicar? Desde já agradeço
Oi, Fernanda, bom dia.
Infelizmente eu não tenho nada específico sobre isso. Se eu fosse procurar, começaria pelo Google, buscando manuais das empresas de saneamento. Realmente é um assunto um pouquinho mais específico do que esses que abordo no canal. =(
Especificamento o lodo ativado , ele tem adesamento , secagem , condicionamento?
Oi, Hugo, joia?
O lodo ativado pode ter todas as etapas ou excluir alguma delas dependendo da variante adotada:
- Lodos ativados convencional: tanto o lodo primário, quanto o secundário, passam pelas etapas de adensamento, digestão e desidratação.
- Lodos ativados de aeração prolongada (não tem lodo primário): o lodo secundário será submetido às etapas de adensamento e desidratação (dispensa a digestão).
- Lodos ativados em batelada + aeração prolongada (não tem lodo primário): o lodo secundário precisa apenas da fase de desidratação.
Joia? Espero ter ajudado, bons estudos!
Numa estação de tratamento aeróbia com um decantador e um adensador, se velocidade da centrífuga de lodo, com o polímero junto com uma dosagem maior, Se ele não seca e não flocula direito, a velocidade da centrífuga influência na secagem de lodo, ? Quanto maior a velocidade da centrífuga e maís fácil secar o lodo ou ao contrário? Ou a velocidade é só para tratar o lodo mais rapidamente,que está em decantação no adensador ? Se conseguir tirar essa minha dúvida agradeço..
Oi, Felipe, joia?
Rapaz, essa eu vou ficar devendo. Acho que algum fornecedor do equipamento pode te dar uma resposta mais precisa, pois sempre operei em velocidades padronizadas pelo fabricante.
Vc tem mais detalhes aí do problema?
@ Foi solucionado o problema, velocidade alta demais da centrífuga e excesso de polímero, tinha uma velocidade específica e a quantidade de polímero líquido também, e a tubulação que entra na centrífuga não poderia ficar na horizontal, tinha que fazer curvas como a centrífuga fica na vertical em cima da caixa, a entrada da tubulação da centrífuga teria que ter essas curvas, para não dar excesso de lodo nessa tubulação dar tempo de secar bem, e melhorou bastante. Outra dica e colocar a centrífuga para lavar na preparação do polímero, para haver uma preparação eficiente com agitador ligado e depois deixar descansar uns 15 minutos, como e preparação manual, ajudou muito também. Então resumido, deixado lavar a centrífuga 45 minutos enquanto isso preparando a solução de polímero o tanque. Com isso limpa a centrífuga e polímero fica bem eficiente no tratamento.
@@Felipe-hc3ic Excelente!!!
Professor, posso utilizar o lodo sólido para queimar em uma caldeira? Planta de celulose!
Oi, Mateus, joia?
Que tipo de lodo seria? Lodo sanitário? Se for, a princípio você poderia sim, mas precisa licenciar essa atividade junto ao órgão ambiental do seu estado, pois isso pode ter outras implicações. Sugiro que você procure a agência ambiental estadual para maiores informações.
Joia? Valeu, até já!
@ seria o lodo secundário da ETE, proveniente do branqueamento e cozimento de uma planta de celulose.
@@mateuscordeiro1007 Esse loco não teria a presença de cloro na sua composição? Ou outro agente oxidante usado no branqueamento?
Isso pode acabar sendo um impeditivo para a queima direta. Mas daria uma boa tese de mestrado/doutorado.