Se você quiser (e puder...) colaborar com o canal, pode contribuir muito adquirindo meu livro ou meu e-book: Sistemas de Abastecimento e Tratamento de Água para Técnicos (2a Edição). Disponíveis nos links abaixo: Link para meu e-book: Sistemas de Abastecimento e Tratamento de Água para Técnicos: go.hotmart.com/F56915763M?dp=1 Link para o livro físico (publicado pela UiClap): loja.uiclap.com/titulo/ua25925 Valeu, bons estudos!!!
Valeu profeeee, excelente aula! Estou revisando conteúdo para o concurso da Petrobras, sou Engenheira Ambiental aqui do RJ, sua didática é excelente, muito obrigada por dividir seu conhecimento conosco, os vídeos tem me auxiliado muiiiiiito.
2 роки тому+1
Que ótimo, Marcelle! Bons estudos e te desejo muita sorte no concurso!! Pensamentos positivos!!!
Aula fantástica Sou Graduado a Tecnólogo em Gestão Ambiental, e tenho mais quatro pós na área ambiental, e não recebi informações com tantos esclarecimentos, parabenizo este professor!!!
5 місяців тому
Obrigado, Gerson, valeu pelo comentário. Bons estudos!
Já havia feito um resumo dessa resolução, mas peguei novas dicas com o professor. Aula excelente, parabéns por sua dedicação e trabalho. Estudando para o concurso Embasa, operador de ETA e ETE.
2 роки тому+1
Boa sorte, Fagner! Fica aqui minha torcida! Sucesso!
Obrigado! Valeu! Estou devendo conteúdos novos, mas esse ano de 2024 está complicado. Quase não estou com tempo livre pra gravar, mas espero que, em breve, eu consiga voltar a postar com mais frequência! Valeu pelo comentário!
Boa noite Professor, show de aula... Trabalhei muito tempo com água doce na região norte e agora estou trabalhando no nordeste ... E aqui a maior parte dos afluentes são de água salobra e intermitentes... Parabéns
2 роки тому
Ah, que bacana! Deve ter uma experiência incrível! Profissionalmente, eu nunca sai daqui da região sudeste e, por isso, não tenho experiência prática em trabalhos com águas salobras ou salinas. Show de bola! Sucesso!
Gostei dessa aula Vou procurar saber qual bacia pertence às águas que abastecem a CIDADE DE IUIÚ BAHIA!!!
5 місяців тому
Valeu, Gerson! Que bacana seu comentário e também o nome da cidade! hahaha... confesso que eu nunca havia ouvido falar. Depois me conte se descobriu a bacia de Iuiú! Abraços, até já!
No site da Ana tem como verificar em qual classe está o recurso hídrico. Obrigada pela aula, já adquiri meu livro.
Рік тому+1
Obrigado, Claudia!!! Valeu!!! Vou dar uma olhada no banco de dados da ANA. Se tiver tudo que preciso, vai ser de grande ajuda, principalmente para meus alunos. Abraços e obrigado!!!
Parabéns Professor! Vim procurar se a resolução teria sido revogada e gostei tanto da aula que aproveitei pra revisar! Sou Eng Sanitarista e Ambiental e estou fazendo a avaliação da qualidade de um açude no sertão central do ceará. Vou conseguir enriquecer bastante meu relatório com suas dicas! Sua didática é sensacional! Já me inscrevi pra ver mais depois! Obrigado pelo conteudo!
2 роки тому
Puxa, Kaio, que massa! Obrigado pelo comentário. Espero que goste dos outros conteúdos. Sucesso aí nos relatórios!
Oi, Guilherme, boa noite! Essa resolução foge um pouco dos assuntos que mais trato aqui no canal. Mas vou dar uma lida e quem sabe dá jogo. Valeu, até breve!
Professor, qual seria a classificação de um rio que não atende nenhum dos parâmetros quantitativos para classe 4? Por exemplo, um rio com menos de 2 mg/L de O2, ou que não atenda aos fenóis totais ou com pH abaixo de 6?
Рік тому
Oi, Gabriel! Bom, os parâmetros da CONAMA 357 deveriam ser cumpridos para o enquadramento mas sabemos que na prática é outra coisa. Então, se o rio é classe IV, ele deveria ter esses parâmetros dentro do que se pede. Se isso não está acontecendo é hora do comitê de bacias agir, junto aos órgãos fiscalizadores e licenciadores, buscando saídas para que se cumpra a lei. Mas é um jogo de gente grande agora, entende? O rio continuará com sua classificação como classe IV, mesmo desrespeitando os critérios estabelecidos. Vamos conversando. Abraços, até já!
Olá professor, gostaria de esclarecer uma dúvida quanto às classificações do corpos d'água que não consegui esclarecer lendo a norma nem com o vídeo. A classificação é realizada de acordo com a condição com que o corpo se encontra no momento (exemplo: encontro um corpo d'água, faço todos os testes e avaliações, e só a partir dai que irei determinar a classe que ele se encontra) OU a classificação é feita de acordo com o uso pretendido "Art.3° As águas doces, salobras e salinas do Território Nacional são classificadas, segundo a qualidade requerida para os seus usos preponderantes" (ex: existe um rio cuja condição o enquadraria como corpo de classe 4, porém mesmo assim resolvem classificá-lo como classe 2, para que futuramente se atinja os padrões de água desejáveis) ???
Рік тому
Fala, Leonardo, joia? Bacana a pergunta, meu caro! O corpo aquático é classificado segundo o uso pretendido. Ainda que os ensaios reais comprovem que ele está fora do seu enquadramento, a classificação é feita conforme o artigo 3º que você mencionou. Assim, todas as empresas que fizerem o lançamento de efluentes, por exemplo, o farão conforme a classificação e não conforme a situação real/verdadeira. Beleza? Na dúvida, vamos conversando. Abraços!
Gostei da aula! Mas acredito que tenha ocorrido um equívoco quando você disse que os Comitês de Bacia Hidrográfica são responsáveis por classificar os rios. A Lei 9.433 menciona apenas as Agências de Águas a responsabilidade de propor o enquadramento nas classes de uso, para posterior encaminhamento ao respectivo CNRH ou CERH, a depender de quem tem a predominância do interesse sobre ele.
6 місяців тому
Oi, Vitor! Obrigado pelo comentário. Sim, eu acho que queria mencionar a Agência (no nosso caso aqui, a Agência PCJ) e acabei falando Comitê (já que temos também o Comitê PCJ). Obrigado pelo apontamento! 😅😉
O professor tudo bem so uma duvida como eu consigo identificar os rios q recebem ou n efluentes com determinados padroes tolerantes.
Рік тому
Oi, Jonathan. Bom, você poderia analisar a água do rio buscando substâncias antrópicas como metais, por exemplo, uma alcalinidade ou pH muito diferente do normal. Ou, buscar junto à agência de licenciamento ambiental do seu estado quais empresas fazem o uso do corpo aquático em questão.
Muito obrigado estou cursando tecnico meio ambiente e seu livro vai me ajudar muito vou sim adquiri lo.continue com esse trabalho maravilhoso q vc faz da maneira q vc passa facil e compreensivo.obrigado👍.
Boa Noite dr. Sobre prazo dos licenciamento. O que fazer quando passa do limite do tempo.. ?
2 роки тому
Oi, Charles. Bom, cada estado procede de um jeito diferente. Em alguns têm multa, em outros multa + interrupção da licença de operação. Depende muito de cada caso. Mas, é urgente a regularização sempre.😉
Show prof to aqui estudando pra disciplina de análise de aguas residuarias 😂
2 роки тому+1
Boa, Matheus! Estou terminando de editar o vídeo da CONAMA 430, deve sair em breve e completar ainda mais os estudos para lançamento e enquadramento de corpos aquáticos. Fica ligado que logo sai! Bons estudos!
Oi. A resposta é "não". Ainda é um rio, mas sem controle quase nenhum, ou seja, sem vida. Uma pena que exista essa classificação na CONAMA, mas apesar de tudo, ainda é um rio.
Profess0r sou pescador a 15 anos mas a 4 anos uma empresa tem passado resíduos químicos e sobras de laticínios no Rio tem degradou o meio ambiente interferindo a pesca muita sujeira dia e noite até hoje nem Ibama irmã promotor está aos olhos de todos o que faser se a própria lei não aje por que tudo rola dinheiro e no Brasil o rico pode tudo do pobre nem um xiueiro o que faser
2 роки тому
É difícil mesmo. Nos últimos anos as agências ambientais foram todas desmontadas e aparelhadas. Você pode procurar a TV, quem sabe solicitar reportagens. E insistir com o Ministério Público, pois não pode ficar assim. Além, também, de procurar a agência ambiental do seu estado. Eles têm o dever de fiscalizar e cobrar da empresa atitudes adequadas.
professor gente boa demais, obrigada pelas explicações diretas e breves!!
7 місяців тому
Obrigado, Athaan! Valeu! Estou devendo conteúdos novos, mas esse ano de 2024 está complicado. Quase não estou com tempo livre pra gravar, mas espero que, em breve, eu consiga voltar a postar com mais frequência! Valeu pelo comentário!
Se você quiser (e puder...) colaborar com o canal, pode contribuir muito adquirindo meu livro ou meu e-book: Sistemas de Abastecimento e Tratamento de Água para Técnicos (2a Edição). Disponíveis nos links abaixo:
Link para meu e-book: Sistemas de Abastecimento e Tratamento de Água para Técnicos:
go.hotmart.com/F56915763M?dp=1
Link para o livro físico (publicado pela UiClap): loja.uiclap.com/titulo/ua25925
Valeu, bons estudos!!!
Um ótimo professor em relação a didática e conteúdo. Que Deus abençoe você e sua família. Abraços
Muito obrigado, Rodolfo! Igualmente!
Valeu profeeee, excelente aula! Estou revisando conteúdo para o concurso da Petrobras, sou Engenheira Ambiental aqui do RJ, sua didática é excelente, muito obrigada por dividir seu conhecimento conosco, os vídeos tem me auxiliado muiiiiiito.
Que ótimo, Marcelle! Bons estudos e te desejo muita sorte no concurso!! Pensamentos positivos!!!
professor gente boa demais, obrigada pelas explicações diretas e breves!!
Aula muito boa, estou fazendo curso técnico em saneamento, ajudou demais
Que ótimo! Então já valeu a pena o conteúdo aqui.
Sucesso e bons estudos!
proo vc é perfeito mds. Me salvou demais com uma simplificação absurda de uns textos q eu não tava entendendo nada. Deus te abençõe grandemente S2
Valeu, Gustavo! Obrigado e bons estudos!
Professor, obrigada pelas explicações! Deus te abençoe!🙂
Obrigado, Jossiele!! Sucesso!
Aula fantástica
Sou Graduado a Tecnólogo em Gestão Ambiental, e tenho mais quatro pós na área ambiental, e não recebi informações com tantos esclarecimentos, parabenizo este professor!!!
Obrigado, Gerson, valeu pelo comentário. Bons estudos!
Gratidão, muito boa a sua explicação
Obrigado, Nathiely!!! Valeu!
Faço engenharia ambiental na Unesp Sorocaba. Seus vídeos são ótimos e ajudam muito a gente, continue!
Muito obrigado, Isabela!!! Sucesso aí nos estudos!!!
Muito didático! Super obrigada!
Obrigado, Claudia!!! Valeu!
Amei a vídeo aula parabéns 👏
Obrigado, Luzia!!!! Espero que goste dos outros conteúdos tbm!
Obrigada pela aula professor. Me ajudou muito!
Que bom, Heloisa! Então a missão foi cumprida. Bons estudos!
Excelente aulaa, amei, obrigada!!
Valeu, Bia!!! Obrigado!!! =)
Já havia feito um resumo dessa resolução, mas peguei novas dicas com o professor. Aula excelente, parabéns por sua dedicação e trabalho. Estudando para o concurso Embasa, operador de ETA e ETE.
Boa sorte, Fagner! Fica aqui minha torcida! Sucesso!
@ Comprei o E-book.
@ Obrigado, professor!
muito bom!! não usei para concurso mas apresentação de seminário na faculdade
Ah, que ótimo! Espero que tenha garantido aí, pelo menos, uma nota 8! hahaha...
Sucesso!!!
TOP!!!
Obrigado!
Gostei muito da aula
Obrigado, Fernando!!!!
Adorei sua aula! Obrigada.
Obrigado! Valeu! Estou devendo conteúdos novos, mas esse ano de 2024 está complicado. Quase não estou com tempo livre pra gravar, mas espero que, em breve, eu consiga voltar a postar com mais frequência! Valeu pelo comentário!
Excelente professor!!!
Valeu!!!
Mt boa essa aula !!!
Obrigado, Carol! =)
Boa noite Professor, show de aula... Trabalhei muito tempo com água doce na região norte e agora estou trabalhando no nordeste ... E aqui a maior parte dos afluentes são de água salobra e intermitentes... Parabéns
Ah, que bacana! Deve ter uma experiência incrível! Profissionalmente, eu nunca sai daqui da região sudeste e, por isso, não tenho experiência prática em trabalhos com águas salobras ou salinas.
Show de bola! Sucesso!
Ótima aula, obrigada!
Valeu, Monique! Bons estudos!!!
Ameiiiii sua aula, muito legal. Parabéns!!!
Obrigado, Mari! Espero ter ajudado. Bons estudos.
Gostei dessa aula
Vou procurar saber qual bacia pertence às águas que abastecem a CIDADE DE IUIÚ BAHIA!!!
Valeu, Gerson! Que bacana seu comentário e também o nome da cidade! hahaha... confesso que eu nunca havia ouvido falar. Depois me conte se descobriu a bacia de Iuiú! Abraços, até já!
No site da Ana tem como verificar em qual classe está o recurso hídrico.
Obrigada pela aula, já adquiri meu livro.
Obrigado, Claudia!!! Valeu!!! Vou dar uma olhada no banco de dados da ANA. Se tiver tudo que preciso, vai ser de grande ajuda, principalmente para meus alunos.
Abraços e obrigado!!!
Parabéns Professor! Vim procurar se a resolução teria sido revogada e gostei tanto da aula que aproveitei pra revisar! Sou Eng Sanitarista e Ambiental e estou fazendo a avaliação da qualidade de um açude no sertão central do ceará. Vou conseguir enriquecer bastante meu relatório com suas dicas! Sua didática é sensacional! Já me inscrevi pra ver mais depois! Obrigado pelo conteudo!
Puxa, Kaio, que massa! Obrigado pelo comentário. Espero que goste dos outros conteúdos. Sucesso aí nos relatórios!
Muito boas suas explicações, prof! ótima aula! obrigada por compartilhar
Obrigado pelo comentário, Viviane, bons estudos!
Professor Vc da show mesmo!!
Ah, valeu! Muito obrigado!!!!
Excelentee aula! Vai me ajudar muito na prova.Parabéns prof, obrigada!😉
Obrigado, Helene!!! Bons estudos!!!
ótima aula prof! continua!
Obrigado, Jefferson! Valeu!
Obrigado pelo conteúdo!
Eu que agradeço o comentário, Wladney! Bons estudos!
Outra excelente aula professor.
Abraço!
Muito obrigado, Zé Luiz!
Top!
obg
Excelente aula! 👏👏👏
Poderia fazer uma video aula da resolução 307?
Oi, Guilherme, boa noite!
Essa resolução foge um pouco dos assuntos que mais trato aqui no canal. Mas vou dar uma lida e quem sabe dá jogo.
Valeu, até breve!
Professor, qual seria a classificação de um rio que não atende nenhum dos parâmetros quantitativos para classe 4? Por exemplo, um rio com menos de 2 mg/L de O2, ou que não atenda aos fenóis totais ou com pH abaixo de 6?
Oi, Gabriel! Bom, os parâmetros da CONAMA 357 deveriam ser cumpridos para o enquadramento mas sabemos que na prática é outra coisa.
Então, se o rio é classe IV, ele deveria ter esses parâmetros dentro do que se pede. Se isso não está acontecendo é hora do comitê de bacias agir, junto aos órgãos fiscalizadores e licenciadores, buscando saídas para que se cumpra a lei.
Mas é um jogo de gente grande agora, entende?
O rio continuará com sua classificação como classe IV, mesmo desrespeitando os critérios estabelecidos.
Vamos conversando.
Abraços, até já!
Professor grava um vídeo falando da Conama 396/2008
Oi, Adriano! Sim, em breve acho que consigo também dar uma atenção à 396. Fica ligado no canal!
Abraços e até breve.
Em Minas Gerais essa classificação é feita pelo Igam.
Show de bola! Obrigado, Raquel!
Olá professor, gostaria de esclarecer uma dúvida quanto às classificações do corpos d'água que não consegui esclarecer lendo a norma nem com o vídeo. A classificação é realizada de acordo com a condição com que o corpo se encontra no momento (exemplo: encontro um corpo d'água, faço todos os testes e avaliações, e só a partir dai que irei determinar a classe que ele se encontra) OU a classificação é feita de acordo com o uso pretendido "Art.3° As águas doces, salobras e salinas do Território Nacional são classificadas,
segundo a qualidade requerida para os seus usos preponderantes" (ex: existe um rio cuja condição o enquadraria como corpo de classe 4, porém mesmo assim resolvem classificá-lo como classe 2, para que futuramente se atinja os padrões de água desejáveis) ???
Fala, Leonardo, joia? Bacana a pergunta, meu caro!
O corpo aquático é classificado segundo o uso pretendido. Ainda que os ensaios reais comprovem que ele está fora do seu enquadramento, a classificação é feita conforme o artigo 3º que você mencionou.
Assim, todas as empresas que fizerem o lançamento de efluentes, por exemplo, o farão conforme a classificação e não conforme a situação real/verdadeira.
Beleza? Na dúvida, vamos conversando.
Abraços!
@ 100% esclarecido agora. Obrigado!
obrigado peça ajuda
Valeu, Lucas!!! Obrigado!!!
Gostei da aula! Mas acredito que tenha ocorrido um equívoco quando você disse que os Comitês de Bacia Hidrográfica são responsáveis por classificar os rios. A Lei 9.433 menciona apenas as Agências de Águas a responsabilidade de propor o enquadramento nas classes de uso, para posterior encaminhamento ao respectivo CNRH ou CERH, a depender de quem tem a predominância do interesse sobre ele.
Oi, Vitor! Obrigado pelo comentário.
Sim, eu acho que queria mencionar a Agência (no nosso caso aqui, a Agência PCJ) e acabei falando Comitê (já que temos também o Comitê PCJ).
Obrigado pelo apontamento! 😅😉
O professor tudo bem so uma duvida como eu consigo identificar os rios q recebem ou n efluentes com determinados padroes tolerantes.
Oi, Jonathan. Bom, você poderia analisar a água do rio buscando substâncias antrópicas como metais, por exemplo, uma alcalinidade ou pH muito diferente do normal. Ou, buscar junto à agência de licenciamento ambiental do seu estado quais empresas fazem o uso do corpo aquático em questão.
Muito obrigado estou cursando tecnico meio ambiente e seu livro vai me ajudar muito vou sim adquiri lo.continue com esse trabalho maravilhoso q vc faz da maneira q vc passa facil e compreensivo.obrigado👍.
Fiz concurso em Itu e coloquei classe I como vc explicou no gabarito eles colocaram como no decreto 8468/76 posso recorrer né?
Oi, Gisele! Esse concurso de Itu foi quando? O prazo pra recorrer ainda está vigente?
@ foi dia 24/03
@@giselecamargo814 me manda a prova, por favor? No email conteudosambientais@gmail.com
Aí consigo ver oq a banca pediu
Boa Noite dr. Sobre prazo dos licenciamento. O que fazer quando passa do limite do tempo.. ?
Oi, Charles.
Bom, cada estado procede de um jeito diferente. Em alguns têm multa, em outros multa + interrupção da licença de operação. Depende muito de cada caso. Mas, é urgente a regularização sempre.😉
Professor como faço para obter um curso sobre tratamento de agua e esgoto com você?
Oi, Joabson. Você pode entrar em contato comigo pelo e-mail conteudosambientais@gmail.com e podemos conversar melhor. Joia?
Valeu, obrigado!
Show prof to aqui estudando pra disciplina de análise de aguas residuarias 😂
Boa, Matheus! Estou terminando de editar o vídeo da CONAMA 430, deve sair em breve e completar ainda mais os estudos para lançamento e enquadramento de corpos aquáticos. Fica ligado que logo sai!
Bons estudos!
Rios de classe 4 é um esgoto?
Oi. A resposta é "não". Ainda é um rio, mas sem controle quase nenhum, ou seja, sem vida. Uma pena que exista essa classificação na CONAMA, mas apesar de tudo, ainda é um rio.
Obrigado professor
Profess0r sou pescador a 15 anos mas a 4 anos uma empresa tem passado resíduos químicos e sobras de laticínios no Rio tem degradou o meio ambiente interferindo a pesca muita sujeira dia e noite até hoje nem Ibama irmã promotor está aos olhos de todos o que faser se a própria lei não aje por que tudo rola dinheiro e no Brasil o rico pode tudo do pobre nem um xiueiro o que faser
É difícil mesmo. Nos últimos anos as agências ambientais foram todas desmontadas e aparelhadas. Você pode procurar a TV, quem sabe solicitar reportagens. E insistir com o Ministério Público, pois não pode ficar assim. Além, também, de procurar a agência ambiental do seu estado. Eles têm o dever de fiscalizar e cobrar da empresa atitudes adequadas.
ESTADO D BAHIA,NEM SEI................A CLASSIFICAÇÃO
Hahaha... bom, acredito que a agência ambiental aí faça isso!
professor gente boa demais, obrigada pelas explicações diretas e breves!!
Obrigado, Athaan! Valeu! Estou devendo conteúdos novos, mas esse ano de 2024 está complicado. Quase não estou com tempo livre pra gravar, mas espero que, em breve, eu consiga voltar a postar com mais frequência! Valeu pelo comentário!