Falta expertise à diplomacia brasileira

Поділитися
Вставка
  • Опубліковано 26 кві 2024
  • A professora Monique Sochaczewski comenta o que considera falhas da política externa brasileira, passando pelo fato de nunca ter havido uma chanceler mulher tocando a pauta internacional do país e pelo anti-americanismo estipulado como norte por homens que já estiveram nos postos mais altos da diplomacia no Brasil. Ela também comenta o fato de não haver investimento para que diplomatas expandam a compreensão sobre outros países, como a Rússia, cujo idioma não é popularizado nas fileiras do Itamaraty
    #Política | #relacoesinternacionais | #Meio

КОМЕНТАРІ • 11

  • @kaovale2559
    @kaovale2559 Місяць тому +3

    Parece que está faltando um pouco de história aqui e os fatos não correspondem a essa afirmação.

  • @Eroamagorath
    @Eroamagorath Місяць тому +1

    como cacdista tbm aspirava essa maior especialização, mas me parece que o mre se propõe ao exato oposto, então não acho que tenha muito o que fazer. Sobre o alinhamento brasileiro, ao menos no caso de Israel, não me parece haver tanta novidade assim, por exemplo, já na década de setenta favorecemos a aprovação da classificação do sionismo como forma de racismo.
    Em um momento em que as portas estão se fechando para nossos acordos comerciais aqui no ocidente, me parece pragmático irmos buscar negócios com quem quer que seja, o diesel russo barato mantém a inflação brasileira sob controle e o custo político p manter essa relação é de apenas não se posicionar firmemente na disputa imperialista entre otan e rússia.

  • @hgprj
    @hgprj 25 днів тому +2

    Tenho 2 amigos diplomatas e nunca ouvi deles essa opinião de que falta expertise à diplomacia brasileira, pelo contrário. Também não entendi direito a correlação com o fato de que nunca ter havido uma chanceler mulher tocando a pauta internacional do país.

  • @pauloandrade3821
    @pauloandrade3821 Місяць тому +4

    De qual "democracia" ela está falando?! A doa Estados Unidos?! Vai ver como estão os cidadãos americanos e vai ver como estão os iranianos pra ver se ela ainda chamará os Estados Unidos de democracia...por favor, onde essa mulher está com a cabeça?!

    • @jcbritobr
      @jcbritobr Місяць тому

      Comparar um país que assassina mulheres porque elas vestem um hijab errado com os estados unidos é coisa de maluco. 😂

  • @sergiomonteiro1444
    @sergiomonteiro1444 Місяць тому +1

    Identitarismo não pode orientar a análise de estratégias de governo. O absurdo reside na atribuição de falta de expertise a qualquer política de governo ou de Estado por questão de gênero, étnica ou crença religiosa. O Itamaraty tem uma longa e respeitável reputação. Monique Sochaczwski é uma respeitada scholar de relações internacionais. Desconsidera que existem divisões ideológicas dentro do próprio Ministério das Relações Internacionais. Não há como desconsiderar o principal arquiteto das relações do Brasil sobre os escombros deixados. Sua plataforma é o CEBRI cuja atuação pouco diz sobre geopolítica. A intimidade do CEBRI com as questões da China é muito limitada.

  • @emersonrodrigues2129
    @emersonrodrigues2129 Місяць тому +1

    É dificil falar de expertise em qualquer situação no Brasil, temos um ex presidiário como presidente da República, que deve muito a justiça, e só está livre graças a um cavalo de pau jurídico.

  • @pauloandrade3821
    @pauloandrade3821 Місяць тому

    O Brasil é uma pedra no sapato do BRICS, e isso ja está deixando os russos irritados...

    • @Alaminoar
      @Alaminoar Місяць тому

      O brasil é capacho da Rússia! Lambe botas dá China! Não merece respeiito!