Milton Santos parece agir como o único que sabia que 20, 30 anos depois voltaríamos a ver essa entrevista. Ele parece sorrir ao ser interrompido, ao lhe explicarem várias vezes as mesmas coisas, ao ser subestimado ou contrariado, ao teorizarem sobre a área dele para ele. A lucidez dele e sua paciência são uma enorme inspiração!
"Como intelectual eu tenho que me habituar a estar sozinho. Não tenho que me preocupar com quem me acompanha. Não é próprio de um intelectual se preocupar se tem apoio ou não. São a produção das idéias, a coragem de defendê-las até o fim." Milton Santos
É uma definição um pouco limitada, porque aponta um abismo entre o intectual e a intervenção política. Existem muitos intelectuais que tem grande preocupação na organização política e na difusão de suas ideias justamente para que essas mesmas ideias sejam orientadoras da ação, da prática. Não vai ser por nenhum acidente que determinada ideia vai ser adotada ou posta como orientadora da intervenção política de um grupo social ou organização. É preciso construir e disputar por isso
@@seumemel acho que é melhor você assitir novamente pra entender o que MILTON SANTOS disse antes de chamar sua ideia de limitada. Hilário o seu achismo
@@oipersefone Olha, eu joguei uma reflexão aqui. Não tem nada de hilário nisso. Não desmereci o Milton Santos, e longe de achar que eu chego sequer aos pés do ser humano, teórico e pesquisador que ele era. Só que, da forma que ele define na entrevista, me pareceu limitada a forma que ele põe a figura e posição do "intelectual". Não sei se ele já fez uma outra formulação ou aprofundou essa em um outro momento, mas essa me pareceu ser limitada pelos motivos que tentei deixar claro ali em cima. O intelectual, nessa forma, não age como um interventor ativo, que se preocupa com seu apoio e impacto de suas ideias no fazer prático dos agentes sociais em disputa no processo histórico. Acho que, mesmo discordando ou concordando comigo, é uma reflexão válida e importante de se fazer.
"O mundo hoje é movido pela violência da comunicação" Milton Santos em 1997. Em 2023 estamos discutindo Fake News e regulação das mídias e tentando controlar a "violência da comunicação". GÊNIO!
Desenhou o fracasso do neoliberalismo enquanto ele ainda se formava e se apresentava como veículo de emparelhamento social por meio de uma isonomia no consumo mundial.
Cara, 2021, ouvindo de boas essa entrevista, fico extasiado com a visão à frente do Milton Santos (também ante à miopia dos entrevistados) e ao pensar nisso, tropeço nesse seu comentário! Fantástico!!!
Procuro sempre compartilhar : pois é sempre uma novidade ver e ouvir nosso heróis brasileiros. O canal roda viva, tem sido muito importante em minhas buscas por várias pessoas maravilhosas que já participaram do programa..
30:57 - "A difusão do saber produzido não é só tarefa da Universidade, eu creio que a Mídia também tem uma certa culpa nesta dificuldade. A Mídia prefere aqueles chamados intelectuais que são os especialistas do falar, do dizer. E não do pensar". Boom!
acredito que isso essa critica se enquadra perfeitamente ao modus operandi da CNN hoje em dia, dando palco pra otimos oradores como coppola, narloch e alguns bolsonaristas em detrimento de intelectuais tecnicos capazes de promover de fato os debates
@@davihaikal4090 Até o proprio Karnal e Prioli que, apesar de nao serem desonestos como os que voce citou, apenas falam bonito, mas nao tem nada de crítico, falam o que a ediçao manda.
E sobre os chatos da redação... Existe uma matéria muito completa e sensata do Camilo Vanucchi no UOL de 17/10/2020, sobre a manipulação da mídia pela forma perversa da coisa
40:50 "O negro é tratado como alguém inferior na sociedade brasileira. E mais do que isso...não há notícia clara que a sociedade brasileira deseja mudar essa situação. E por conseguinte, a questão das cotas tem que ser tratada de outra forma...o que é que o Brasil deseja fazer com seus negros? Quer que eles continuem assim ou quer que eles participem de maneira igualitária da vida nacional? A questão de cotas é a solução. Eu não posso discutir a solução enquanto eu não discuto a problemática."
Esse trecho foi usado no Especial Falas Negras, da Rede Globo, dirigido por Lázaro Ramos e que foi ao ar no dia da Consciência Negra de 2020. 23 anos depois dessa entrevista.
O maior programa de benefício aos negros segue sendo o Bolsa Família, um programa que nada tem a ver com raça, mas com renda. A visão é obviamente militante, não séria. As cotas não senão um remendo - muito mal feito - baseado numa apreciação simplista da sociedade, partindo da igualdade de resultados, não de oportunidades.Ignorando os milhares de fatores envolvidos. Abrindo, assim, um espaço, como historicamente se assoma em vários lugares que elas foram implantadas, para uma tremenda fratura social. O que parece, aliás, ser o objetivo de seus proponentes pela retórica que se ouve deles. A bem da verdade, Milton Santos - o triste é que não percebam isso - faz um comentário sem nem pé nem cabeça. Reclama da uma falta de problematização, aponta-a como empecilho para a chegada da solução, ao mesmo tempo que declara a solução de forma categórica. O que quer dizer com participação igualitária na vida nacional? Qual instituição os previne disso e de que forma? Isso não tem nada da análise ou mesmo lógica. Clara posição militante: a problematização é irrelevante, as exigências já estão na mesa.
Reduziram o extraordinário intelectual brasileiro Milton Santos ao cargo de professor de geografia da USP quando na verdade ele é, de fato, uma das mentes mais brilhantes que nasceram no Brasil nos últimos 520 anos
@@marcelovodovoz real. Eu concordo com a fala do Milton, mas existe dois lados. Na época deles esse pessoal anticiencia existia, mas tinha menos espaço. Hoje, com a democratização das mídias, e que QUALQUER UM pode falar de QUALQUER COISA, esses conspiradores ganharam espaço nas correntes de zap. Acho que dá para entender a inocência na fala do Milton.
Deixaram de apresentar o entrevistado mais importante!! Por conta dele eu soube o quão digno de admiração e respeito por enfrentar os grandes latifundiários foi este herói baiano! Obrigado Fernando Conceição pela honrosa participação
Nasci em 97 e através dessa entrevista pude notar que nesses 23 anos a captação de áudio melhorou intensamente, junto com o bom senso dos entrevistadores. O ego desses professores não coube no enquadramento das câmeras do Roda Viva. Intelectuais prolixos, essa seria a definição mais sintética para esses professores que não satisfeitos em fazerem perguntas carentes de coesão, ainda tentavam emendar seus excessos nos excessos dos seus colegas. Obrigado pela paciência e pela sensibilidade Professor Milton Santos!
"Um país que nunca pode construir uma ideia de cidadania e essa ausência de cidadania tem uma implicação na produção, que capenga sempre, de um projeto nacional." 👏👏👏
esse homem foi COM TODA A CERTEZA a maior figura que tivemos no Brasil, o cara era simplesmente fodastico e conseguiu desenvolver pensamentos INCRÍVEIS e totalmente úteis pra sociedade!!!! a globalização como perversidade é exatamente oq a gente vive e parece imutável
Sobre globalização: "Essas grandes empresas são cegas. Os seus condutores principais abandonaram a ideia de finalidade, moralidade, solidariedade e então tudo é possível." Ouvindo Milton Santos só consigo pensar nos crimes sócio/ambientais produzidos pela #Vale em Mariana e Brumadinho/MG. Ele conseguia enxergar lá na frente! A nova geração brasileira precisa conhecer brasileiros como ele e acreditar que uma existência ética e questionadora é possível e necessária.
Eu acho sensacional a fineza em perceber tudo isso num momento em que talvez isso nem fosse tão claro assim, hoje é muito fácil pra gente entender o que ele fala por conta da bagunça insana que virou a política e a economia mundial, mas no fim dos anos 90, ainda mais vivendo a euforia do dito "fim da história", isso que ele diz se torna ainda mais impressionante. E é de fato o que a gente vê, cada vez mais as nações se curvam perante o capital
Análise muito acertada do presente e do futuro. Pena que boa parte da bancada não estava à altura desse grande intelectual (aliás o que acontece com muita frequência nesse programa). Um gênio brasileiro!
O carinho e o respeito que tenho por Milton Santos é algo inexplicável. Como lamento jamais ter a oportunidade de vê-lo e dar um fraterno abraço. Por mais Miltons Santos!
Quando Milton fala de intelectualidade, não podemos esquecer de Gramisci. O papel da hegemonia e dos tipos de intelectuais. O intelectual é o produtor de ideias dentro de uma classe. Como não há liberdade - por causa da hegemonia. A produção de ideias não pode ficar condicionada por apenas um grupo ou uma classe burguesa.
Ja assisti inúmeras vezes e não me canso de aprender uma coisa nova a cada vez. Quão importante e inteligente o professor Milton foi e será em nossas vidas.
Eu tive a honra e privilégio de fazer uma conferência em maio, na USP, na Geografia, no auditório que leva o nome desse pensador genial. Foi muito emocionante.
Fiz minha monografia de curso a respeito da vida e obra de Milton Santos. Obrigado professor pelo aprendizado com que li e lerei sobre o que escreveu. Conhecimento ilimitado, inspiração constante e desafios sempre. O que diria o professor do governo atual, como nos salvar desse desastre ??!!! Mais Milton Santos nas escolas e na graduação.
Conhecer a obra de Milton Santos é operar profundas transformações na forma de pensar o mundo e o Brasil. Pensador original, radical e incorruptível em seus desígnios intelectuais, jamais tergiversou sobre o caráter da nossa sociedade. Escutá-lo, lê-lo é não mais se conformar com as meias verdades, nos obriga a tomar posição e agir.
"É um equívoco imaginar que vantagens imediatas sejam uma vantagem política. A vantagem política é ter idéias, manter idéias, esperar que elas floresçam. E aí há um ganho político. A produção de idéias corretas resulta, no tempo, num ganho político. Haveria uma perda se a preocupação fosse participar do establishment".
Milton obg por seu trabalho! É um orgulho para mim q vc tenha nascido na Bahia, Nordeste, Brasil. Seu raciocínio é genial, nos faz refletir com mais clareza como os fenômenos estão acontecendo a todo momento no mundo globalizado.
conversando com um amigo sobre milton dias atrás, ficamos impressionados com a atualidade e constante presença da pesquisa realizada pelo professor. mais de 30 anos depois, sua obra é cada vez mais atual e imprescindível para toda e qualquer discussão que tange política, economia e todo território do mundo globalizado
Assistindo em 2020, em meio à pandemia. Curioso que os entrevistadores, quase todos, ficaram "datados". Não as pessoas, mas seus questionamentos/orientações. No geral (e friso que é uma generalização), me pareceram rasos - ou perguntam tentando obter uma resposta específica e pontual. Falaram muito e não ouviram tão bem... O melhor entrevistador foi o Fernando Conceição, justamente o que não foi mencionado na abertura do programa (por que será?) Mas Milton Santos, ah, esse está falando diretamente para nós, em 2020. E provavelmente estará atual em 2025, 2030, 2050 (espero que nem tanto, porque será o reconhecimento de que pouco aprendemos/criticamos/analisamos)... Grande figura. Grande intelectual. Grandes contribuições e pensamentos mesmo diante desse time de entrevistadores...
Tendo o privilégio de assistir em 2020. Como é bom ver pessoas tão diferentes discutindo de forma respeitosa assuntos tão sérios e atuais. Me abençoou e me emocionei. Muito obrigada
Agradeço por ver essa entrevista hoje, pois, na época eu era criança. Pena que esse intelectual tão primoroso não tenha tido o reconhecimento que merece.
O Prof. Milton Santos, de modo simples e sem exaltação, sabia apresentar suas críticas ao que muitos de nós aceitamos por ser massificamente exposto por maiorias. Sem gritos, mas com firmeza. O intelectual é fruto da razão! Estamos carentes desse Perfil de estudiosos no mundo!
Intelectual fantástico, não só por sua obra como também por sua humildade, tão raro no mundo acadêmico. Lamentável que tenham sido esses os entrevistadores, tão despreparados e egocêntricos.
Professor Milton é espetacular, suas análises são recheadas de respeito ao próximo, como também uma assídua acompreenção da vida em seu momento presente, uma criatividade e raciocínio lógico, emoção e razão todas juntas que compõe este pensador que devemos ter orgulho por ser brasileiro. :))))
@@Luke-0107 cara a modernização vai ocorrer de qualquer forma, não tem como parar no tempo, até essa esses direitos precisam ser atualizados já que é do governo VARGAS, quase 100 anos atrás
@@leandro123685 Uberização não é tão somento um avanço tecnológico, é uma nova forma de relação entre patrão e empregado. A questão não é de lutar contra, mas entender os LIMITES dessa contradição. A paralisação dos entregadores de aplicativo é um exemplo do que acontece quando não há acordo plausível sobre os limites dessa relação.
@@leandro123685 é preciso entender a diferença de modernidade e exploração ...o afrouxamento das leis trabalhistas favorecem a exploração de empresas como a Uber , e isso não é por acaso ..como disse Milton Santos " a globalização e o livre mercado só favorece os empresários"
"a experiência da escassez é o caminho da descoberta do que eu valho realmente" Infelizmente, apenas hoje em 14/nov/19, aos 38 anos de idade, assisti esta entrevista e estou conhecendo aos poucos este professor. 45.259 visualizações
" Temos que caçar os talentos que pensam , que nem mesmo a universidade consegue criar " Milton mito , hoje tem o Eduardo marinho , dois monstros pensantes ..
A democria de mercado é anti política! 30 anos depois temos Bolsonaro eleito com um discurso anti política e representante fiel do mercado! Milton Santos gênio!
Milton Santos parece agir como o único que sabia que 20, 30 anos depois voltaríamos a ver essa entrevista. Ele parece sorrir ao ser interrompido, ao lhe explicarem várias vezes as mesmas coisas, ao ser subestimado ou contrariado, ao teorizarem sobre a área dele para ele.
A lucidez dele e sua paciência são uma enorme inspiração!
Excelente percepção! Obrigado por compartilhar
Siim, exatamente isso!
E essas reavaliações tão importantes nem deveriam ser tudo diante do que ele previa, coisa de intelectual mesmo... É genio que fala, né
CONHEÇA O ANDRÉ BICHO SOLTO E A NOVA RESISTÊNCIA::ELES ESTÃO RESGATANDO O NACIONALISMO DENTRO DO PDT: ua-cam.com/video/_mxFNsu6Vcs/v-deo.html
Uma alma muito evoluída, de fato!
"Como intelectual eu tenho que me habituar a estar sozinho.
Não tenho que me preocupar com quem me acompanha.
Não é próprio de um intelectual se preocupar se tem apoio ou não.
São a produção das idéias, a coragem de defendê-las até o fim."
Milton Santos
Maravilhoso
"São a produção das idéias, a coragem de defendê-las até o fim." Triste.
É uma definição um pouco limitada, porque aponta um abismo entre o intectual e a intervenção política. Existem muitos intelectuais que tem grande preocupação na organização política e na difusão de suas ideias justamente para que essas mesmas ideias sejam orientadoras da ação, da prática. Não vai ser por nenhum acidente que determinada ideia vai ser adotada ou posta como orientadora da intervenção política de um grupo social ou organização. É preciso construir e disputar por isso
@@seumemel acho que é melhor você assitir novamente pra entender o que MILTON SANTOS disse antes de chamar sua ideia de limitada. Hilário o seu achismo
@@oipersefone Olha, eu joguei uma reflexão aqui. Não tem nada de hilário nisso. Não desmereci o Milton Santos, e longe de achar que eu chego sequer aos pés do ser humano, teórico e pesquisador que ele era. Só que, da forma que ele define na entrevista, me pareceu limitada a forma que ele põe a figura e posição do "intelectual". Não sei se ele já fez uma outra formulação ou aprofundou essa em um outro momento, mas essa me pareceu ser limitada pelos motivos que tentei deixar claro ali em cima. O intelectual, nessa forma, não age como um interventor ativo, que se preocupa com seu apoio e impacto de suas ideias no fazer prático dos agentes sociais em disputa no processo histórico. Acho que, mesmo discordando ou concordando comigo, é uma reflexão válida e importante de se fazer.
Vendo Milton Santos, percebo que estamos "órfãos" de intelectuais que pensam mais sobre o povo do que sobre suas carreiras e ambições pessoais.
Eduardo Moreira passa umas belas análises sobre o Brasil atual, que leva o mesmo ponto de vista do Milton.
"O mundo hoje é movido pela violência da comunicação" Milton Santos em 1997.
Em 2023 estamos discutindo Fake News e regulação das mídias e tentando controlar a "violência da comunicação".
GÊNIO!
cara, é surreal, ele tava muito a frente no tempo.
"O pobre é sábio porque tem a experiência da escassez"
Pelo amor de Deus, q homem, q intelecto!
E teve um infeliz na bancada que falou "isso é muito católico"!!
Putz real
Que show de lucidez/equilíbrio.... Se DNA fosse comercializado.....
wefwfrewfw
Também amiga 😀! Quanto mais sentirmos falta,mais queremos mais para suprir.
Milton Santos é um gênio, parece que ele tá falando de Julho de 2020.
Simmm!
Esse é o significado de entender !!
Verdade. De lá pra cá, nada mudou...
Desenhou o fracasso do neoliberalismo enquanto ele ainda se formava e se apresentava como veículo de emparelhamento social por meio de uma isonomia no consumo mundial.
Impressionante...ainda surpreende em síntese, o debate globalização.
Milton Santos pelo menos uns 300 anos a frente dos seus entrevistadores. Vamos deixar o ego de lado e vamos pensar.
CONHEÇA O ANDRÉ BICHO SOLTO E A NOVA RESISTÊNCIA::ELES ESTÃO RESGATANDO O NACIONALISMO DENTRO DO PDT: ua-cam.com/video/_mxFNsu6Vcs/v-deo.html
E os entrevistadores dessa época estão a 300 anos dos de hoje...
Fato!
Cara, 2021, ouvindo de boas essa entrevista, fico extasiado com a visão à frente do Milton Santos (também ante à miopia dos entrevistados) e ao pensar nisso, tropeço nesse seu comentário!
Fantástico!!!
Eu amo vir nos comentários e sentir uma esperança. Parece por um momento que as coisas não estão tão perdidas assim.
Eu também. Abraços!
Procuro sempre compartilhar : pois é sempre uma novidade ver e ouvir nosso heróis brasileiros.
O canal roda viva, tem sido muito importante em minhas buscas por várias pessoas maravilhosas que já participaram do programa..
26:20 "Eu não posso ser intelectual e ser establishment"
Todos ficam quietinhos. Milton Santos, um dos poucos verdadeiros intelectuais brasileiro.
Muito massa né!
Corta pra 2022! Ou tu é intelectual ou tu quer ser famoso,pô? FANTÁSTICO
Gente oq é establishment?
@@pamella2361é tipo a estrutura que comanda, fora do ambiente crítico. O famoso "sistema"
30:57 - "A difusão do saber produzido não é só tarefa da Universidade, eu creio que a Mídia também tem uma certa culpa nesta dificuldade. A Mídia prefere aqueles chamados intelectuais que são os especialistas do falar, do dizer. E não do pensar". Boom!
acredito que isso essa critica se enquadra perfeitamente ao modus operandi da CNN hoje em dia, dando palco pra otimos oradores como coppola, narloch e alguns bolsonaristas em detrimento de intelectuais tecnicos capazes de promover de fato os debates
@@davihaikal4090 exatamente!
@@davihaikal4090 Até o proprio Karnal e Prioli que, apesar de nao serem desonestos como os que voce citou, apenas falam bonito, mas nao tem nada de crítico, falam o que a ediçao manda.
E sobre os chatos da redação... Existe uma matéria muito completa e sensata do Camilo Vanucchi no UOL de 17/10/2020, sobre a manipulação da mídia pela forma perversa da coisa
Definiu a mídia de hoje e o seu deserviço e a sua desinformação.
Lamentável que alguns dos entrevistadores parecem muito mais interessados em manifestar suas próprias opiniões do que em ouvir o professor...
Nisso o Roda Viva não mudou, na verdade só piorou...
@@dtf7250 esses entrevistadores retrógrados de mais, puro ego
ENTREVISTADORES PÍFIOSSSSS
awrgwerwfwerfdw
alguns = todos
40:50 "O negro é tratado como alguém inferior na sociedade brasileira. E mais do que isso...não há notícia clara que a sociedade brasileira deseja mudar essa situação. E por conseguinte, a questão das cotas tem que ser tratada de outra forma...o que é que o Brasil deseja fazer com seus negros? Quer que eles continuem assim ou quer que eles participem de maneira igualitária da vida nacional? A questão de cotas é a solução. Eu não posso discutir a solução enquanto eu não discuto a problemática."
Muito bem citado
Sensacional! 1997
Todos têm cotas no Brasil. A dos "negros" é a subserviência.
Esse trecho foi usado no Especial Falas Negras, da Rede Globo, dirigido por Lázaro Ramos e que foi ao ar no dia da Consciência Negra de 2020. 23 anos depois dessa entrevista.
O maior programa de benefício aos negros segue sendo o Bolsa Família, um programa que nada tem a ver com raça, mas com renda. A visão é obviamente militante, não séria. As cotas não senão um remendo - muito mal feito - baseado numa apreciação simplista da sociedade, partindo da igualdade de resultados, não de oportunidades.Ignorando os milhares de fatores envolvidos. Abrindo, assim, um espaço, como historicamente se assoma em vários lugares que elas foram implantadas, para uma tremenda fratura social. O que parece, aliás, ser o objetivo de seus proponentes pela retórica que se ouve deles.
A bem da verdade, Milton Santos - o triste é que não percebam isso - faz um comentário sem nem pé nem cabeça. Reclama da uma falta de problematização, aponta-a como empecilho para a chegada da solução, ao mesmo tempo que declara a solução de forma categórica. O que quer dizer com participação igualitária na vida nacional? Qual instituição os previne disso e de que forma? Isso não tem nada da análise ou mesmo lógica. Clara posição militante: a problematização é irrelevante, as exigências já estão na mesa.
Reduziram o extraordinário intelectual brasileiro Milton Santos ao cargo de professor de geografia da USP quando na verdade ele é, de fato, uma das mentes mais brilhantes que nasceram no Brasil nos últimos 520 anos
Entrevistador: " espero não deixar você em uma sinuca de bico..."
Professor: " Mas eu espero que deixe!"
kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk
Tiro ? Sim ou com certeza ? Kkkkkkkk
CONHEÇA O ANDRÉ BICHO SOLTO E A NOVA RESISTÊNCIA::ELES ESTÃO RESGATANDO O NACIONALISMO DENTRO DO PDT: ua-cam.com/video/_mxFNsu6Vcs/v-deo.html
hahaha kakakak
Um orgulho ser da Geografia e ver que temos (tínhamos) essa pessoa rara, única, imprescindível ! 03 de Abril 2019.
CONHEÇA O ANDRÉ BICHO SOLTO E A NOVA RESISTÊNCIA::ELES ESTÃO RESGATANDO O NACIONALISMO DENTRO DO PDT: ua-cam.com/video/_mxFNsu6Vcs/v-deo.html
aqergwrgfwfw
Orgulho de ser da Geologia!
Idem, Paulo Ricardo
Milton Santos, necessário a Geografia e ao mundo do conhecimento. Orgulho de ter a Geografia na vida. A maís incrível das ciências. 24/12/2023.
"O intelectual existe para criar um desconforto, é o seu papel. E ele tem que ser forte o bastante sozinho para continuar exercendo este papel".
Já ia fazer essa citação! Admirável.
E desse desconforto surge o reacionarismo anticientificísta.
Parece que essa entrevista foi feita em 2020. Excepcional professor Milton Santos.
@@marcelovodovoz real. Eu concordo com a fala do Milton, mas existe dois lados. Na época deles esse pessoal anticiencia existia, mas tinha menos espaço. Hoje, com a democratização das mídias, e que QUALQUER UM pode falar de QUALQUER COISA, esses conspiradores ganharam espaço nas correntes de zap. Acho que dá para entender a inocência na fala do Milton.
@@marcelovodovoz se ele tivesse vivo hoje, ele concerteza ainda falaria o mesmo, *mas* com resalvas e mais cuidado.
Deixaram de apresentar o entrevistado mais importante!! Por conta dele eu soube o quão digno de admiração e respeito por enfrentar os grandes latifundiários foi este herói baiano! Obrigado Fernando Conceição pela honrosa participação
Eu fiquei besta com isso também. O único entrevistador preto. Que loucura.
bem capaz de ter sido proposital
Obrigado, queria saber o nome dele
Nasci em 97 e através dessa entrevista pude notar que nesses 23 anos a captação de áudio melhorou intensamente, junto com o bom senso dos entrevistadores. O ego desses professores não coube no enquadramento das câmeras do Roda Viva. Intelectuais prolixos, essa seria a definição mais sintética para esses professores que não satisfeitos em fazerem perguntas carentes de coesão, ainda tentavam emendar seus excessos nos excessos dos seus colegas.
Obrigado pela paciência e pela sensibilidade Professor Milton Santos!
Disse tudo!
Se o Brasil tivesse lido e ouvido mais o prof. Milton Santos, talvez não estivéssemos nesse buraco tão fundo.
Esse são os verdadeiros heróis que devemos mostrar para nossas crianças.
vdd
"Um mundo governado pela informação e contrariado pela comunicação".
É um cavalheiro, quanta classe. Faz parecer fácil o entendimento da máquina global. É um professor de excelência.
"Um país que nunca pode construir uma ideia de cidadania e essa ausência de cidadania tem uma implicação na produção, que capenga sempre, de um projeto nacional." 👏👏👏
A todo momento questionado sobre sua intelectualidade. Triste. Você foi um grande homem
esse homem foi COM TODA A CERTEZA a maior figura que tivemos no Brasil, o cara era simplesmente fodastico e conseguiu desenvolver pensamentos INCRÍVEIS e totalmente úteis pra sociedade!!!! a globalização como perversidade é exatamente oq a gente vive e parece imutável
Sobre globalização: "Essas grandes empresas são cegas. Os seus condutores principais abandonaram a ideia de finalidade, moralidade, solidariedade e então tudo é possível." Ouvindo Milton Santos só consigo pensar nos crimes sócio/ambientais produzidos pela #Vale em Mariana e Brumadinho/MG. Ele conseguia enxergar lá na frente! A nova geração brasileira precisa conhecer brasileiros como ele e acreditar que uma existência ética e questionadora é possível e necessária.
Eu acho sensacional a fineza em perceber tudo isso num momento em que talvez isso nem fosse tão claro assim, hoje é muito fácil pra gente entender o que ele fala por conta da bagunça insana que virou a política e a economia mundial, mas no fim dos anos 90, ainda mais vivendo a euforia do dito "fim da história", isso que ele diz se torna ainda mais impressionante. E é de fato o que a gente vê, cada vez mais as nações se curvam perante o capital
Dentro do capitalismo é impossível !
Análise muito acertada do presente e do futuro.
Pena que boa parte da bancada não estava à altura desse grande intelectual (aliás o que acontece com muita frequência nesse programa).
Um gênio brasileiro!
Eu chorei de ver a emoção dele durante a descrição do entrevistador...
tb percebi
Também chorei!
Em pleno século XXI ano 2022, ele é tão contemporâneo!
Milton Santos deixou a intelectualidade brasileira órfã e muda.
O carinho e o respeito que tenho por Milton Santos é algo inexplicável.
Como lamento jamais ter a oportunidade de vê-lo e dar um fraterno abraço.
Por mais Miltons Santos!
Esse cara e um gênio!
(2021) por favor que futura geração assista a esse Gênio!
2022 assistindo de novo
@@agdamaria6560 Eu assistindo em 2022 na véspera da prova do Enem. Preciso desse repertório do grandioso Milton.
2024 e eu estou aqui. Incrível. O homem tem um conhecimento ATEMPORAL.
Quando Milton fala de intelectualidade, não podemos esquecer de Gramisci.
O papel da hegemonia e dos tipos de intelectuais. O intelectual é o produtor de ideias dentro de uma classe. Como não há liberdade - por causa da hegemonia. A produção de ideias não pode ficar condicionada por apenas um grupo ou uma classe burguesa.
Lúcido, erudito e atemporal !
Milton Santos, orgulho da Geografia Brasileira!
Vi a duração do vídeo e me assustei. Mas é uma paz escutar Milton Santos. É um deleite escutá-lo do início ao fim.
Quando interrompido , sorri . Essa é a marca dos grandes gênios .
Prof. Milton Santos, só o Maior Geógrafo de todos os tempos
Ja assisti inúmeras vezes e não me canso de aprender uma coisa nova a cada vez. Quão importante e inteligente o professor Milton foi e será em nossas vidas.
Eu tive a honra e privilégio de fazer uma conferência em maio, na USP, na Geografia, no auditório que leva o nome desse pensador genial.
Foi muito emocionante.
Fiz minha monografia de curso a respeito da vida e obra de Milton Santos. Obrigado professor pelo aprendizado com que li e lerei sobre o que escreveu. Conhecimento ilimitado, inspiração constante e desafios sempre. O que diria o professor do governo atual, como nos salvar desse desastre ??!!! Mais Milton Santos nas escolas e na graduação.
Que incrivel Jairo!
Em 2025, cursando geografia e prestigiando esse fantástico intelectual!!
Gostaria de ter dado um abraço nesse grande professor! Descanse em paz!
Somos dois amigão ❤
Q voz, q entoação. Carismático e sábio.
Conhecer a obra de Milton Santos é operar profundas transformações na forma de pensar o mundo e o Brasil. Pensador original, radical e incorruptível em seus desígnios intelectuais, jamais tergiversou sobre o caráter da nossa sociedade. Escutá-lo, lê-lo é não mais se conformar com as meias verdades, nos obriga a tomar posição e agir.
Assistindo em 2021. "O Pobre sempre é sábio... O caminho da escassez é o caminho para a descoberta". Grande Milton Santos.
Simmmmmmmmmm❤️
Um gênio atemporal
As ideias de Milton Santos são atemporais. É um verdadeiro ícone acadêmico!
Orgulho da Bahia, grande homem!
Um visionário que já apontava para o nível de degradação que chegamos.
Ouvir um gênio é a única vez que a inveja me acomete.
a simplicidade com a qual ele traz seu pensamento frente aos ''intelectuais'' prolixos é maravilhosa
Que delícia de português formal e tão fluido usado nesse rico diálogo, tão vivo.
"É um equívoco imaginar que vantagens imediatas sejam uma vantagem política. A vantagem política é ter idéias, manter idéias, esperar que elas floresçam. E aí há um ganho político. A produção de idéias corretas resulta, no tempo, num ganho político. Haveria uma perda se a preocupação fosse participar do establishment".
Como eu tenho orgulho e felicidade por ter passado pelo planeta terra esse espírito iluminado e rico em sabedoria.
Milton Santos foi uma mente brilhante!!! Extremamente lúcido !!! Extremamente atual!!!
Como baiana, sinto imenso orgulho dos grandes pensadores que a Bahia gerou e Milton Santos é um deles!
A Bahia é terra de grandes gênios nas mais diversas áreas, ciência, cultura, música ❤
Milton obg por seu trabalho! É um orgulho para mim q vc tenha nascido na Bahia, Nordeste, Brasil. Seu raciocínio é genial, nos faz refletir com mais clareza como os fenômenos estão acontecendo a todo momento no mundo globalizado.
um pensador além de seu tempo, esmurrando historiadores e jornalistas. incrível
O MAIOR Roda Viva de todos os tempos!
Vida longa à herança intelectual de Milton Santos!
conversando com um amigo sobre milton dias atrás, ficamos impressionados com a atualidade e constante presença da pesquisa realizada pelo professor. mais de 30 anos depois, sua obra é cada vez mais atual e imprescindível para toda e qualquer discussão que tange política, economia e todo território do mundo globalizado
Assistindo em 2020, em meio à pandemia.
Curioso que os entrevistadores, quase todos, ficaram "datados". Não as pessoas, mas seus questionamentos/orientações. No geral (e friso que é uma generalização), me pareceram rasos - ou perguntam tentando obter uma resposta específica e pontual. Falaram muito e não ouviram tão bem... O melhor entrevistador foi o Fernando Conceição, justamente o que não foi mencionado na abertura do programa (por que será?)
Mas Milton Santos, ah, esse está falando diretamente para nós, em 2020. E provavelmente estará atual em 2025, 2030, 2050 (espero que nem tanto, porque será o reconhecimento de que pouco aprendemos/criticamos/analisamos)...
Grande figura. Grande intelectual. Grandes contribuições e pensamentos mesmo diante desse time de entrevistadores...
Não canso de assistir esse programa e ter cada vez mais certeza que Milton Santos é atemporal.
Tendo o privilégio de assistir em 2020. Como é bom ver pessoas tão diferentes discutindo de forma respeitosa assuntos tão sérios e atuais. Me abençoou e me emocionei. Muito obrigada
Em 2021, cursando Geografia, e vendo essa obra prima !!!
Milton Santos anos luz a frente do século XXI. 29 de junho de 2020.
Culto, inspirador, atual e grande visão , Muito obrigado Professor Milton Santos por ter existido e continuar presente,
Agradeço por ver essa entrevista hoje, pois, na época eu era criança. Pena que esse intelectual tão primoroso não tenha tido o reconhecimento que merece.
A resposta sobre a internet (+- 1:10) foi cirurgicamente precisa para 2020! Gênio!
Que intelectual ! Precisamos de mais Miltons Santos atualmente!
25:38
Definição do papel do intelectual na sociedade
Brilhante professor Milton Santos!!!
Sou apaixonada por esse homem!!!
O Prof. Milton Santos, de modo simples e sem exaltação, sabia apresentar suas críticas ao que muitos de nós aceitamos por ser massificamente exposto por maiorias. Sem gritos, mas com firmeza. O intelectual é fruto da razão! Estamos carentes desse Perfil de estudiosos no mundo!
Que incrível sobriedade e atualidade de pensamento do professor Milton Santos!!!
Intelectual fantástico, não só por sua obra como também por sua humildade, tão raro no mundo acadêmico. Lamentável que tenham sido esses os entrevistadores, tão despreparados e egocêntricos.
Que experiência escutar Milton Santos...
Milton Santos é simplesmente de arrepiar, alguém muito a frente do seu tempo.
Professor Milton é espetacular, suas análises são recheadas de respeito ao próximo, como também uma assídua acompreenção da vida em seu momento presente, uma criatividade e raciocínio lógico, emoção e razão todas juntas que compõe este pensador que devemos ter orgulho por ser brasileiro. :))))
Grande Mestre, um herói nacional.
O Brasil não conhece esse Gênio que viveu entre nós. Viva Milton Santos
a inteligência de Milton é emocionante
Entrevista altamente importante. Uma aula de conhecimento e visão de mundo desse gênio brasileiro venerado no mundo inteiro.
Notável. Mais atual do que nunca .
Que inteligência. Preciso ler os livros deste homem incrível.
Hoje a urberização do trabalho mostra que as idéias de Milton Santos estavam corretíssimas.
é a modernidade meu caro, não tem como lutar contra os avanços tecnológicos
@@leandro123685 direitos trabalhistas já são uma luta contra ESSA modernização em específico, o problema é a coragem
@@Luke-0107 cara a modernização vai ocorrer de qualquer forma, não tem como parar no tempo, até essa esses direitos precisam ser atualizados já que é do governo VARGAS, quase 100 anos atrás
@@leandro123685 Uberização não é tão somento um avanço tecnológico, é uma nova forma de relação entre patrão e empregado. A questão não é de lutar contra, mas entender os LIMITES dessa contradição. A paralisação dos entregadores de aplicativo é um exemplo do que acontece quando não há acordo plausível sobre os limites dessa relação.
@@leandro123685 é preciso entender a diferença de modernidade e exploração ...o afrouxamento das leis trabalhistas favorecem a exploração de empresas como a Uber , e isso não é por acaso ..como disse Milton Santos " a globalização e o livre mercado só favorece os empresários"
Sou professor de Geografia e considero espetacular a visão de mundo de Milton Santos. Quão raro vermos um intelectual nesse nível em nosso País.
"a experiência da escassez é o caminho da descoberta do que eu valho realmente" Infelizmente, apenas hoje em 14/nov/19, aos 38 anos de idade, assisti esta entrevista e estou conhecendo aos poucos este professor. 45.259 visualizações
O pensamento transcende o tempo.
Saudoso Milton Santos!!!
Grande Milton Santos, a joia da intelectualidade brasileira.
Essa entrevista foi em 97 mas poderia ser 2019!! Mais de 20 anos depois e estamos discutindo a mesma coisa.
Gratidão pela Oportunidade de ouvir e ver "novamente" este Ser Maravilhoso !!! 🙏😍☀️
Ele é atemporal !!!! 🌟
Entrevista maravilhosa!!!! PCompletamente não datada!!! Parece hoje!
Incrível esse programa. Super atual vendo na quarentena, julho de 2020.
Que programa maravilhoso, o Milton Santos é um patrimônio brasileiro!
que alegria ter estado sob o mesmo céu que Milton Santos!
Os livros didáticos do Milton Santos são atemporais.
" Temos que caçar os talentos que pensam , que nem mesmo a universidade consegue criar " Milton mito , hoje tem o Eduardo marinho , dois monstros pensantes ..
Esta postagem foi um presente para mim ! Amo tudo o que se relaciona com Milton Santos, para mim inesquecível ! Fortaleza CE
Assistindo pela enésima vez em 2022 e admirando mais que nunca. Milton Santos é eterno e suas lições ecoam mais modernas que nunca.
Mais do que nunca atual, assistindo no dia de hoje ganha outra relevância. 07.04.18
Imagina em 2020..
A democria de mercado é anti política! 30 anos depois temos Bolsonaro eleito com um discurso anti política e representante fiel do mercado! Milton Santos gênio!
Devemos tentar a ditadura de mercado, então? rsrs
@@josuecosta894 A ditadura de mercado se disfarçou de democrática, hoje temos condições melhores de perceber isso.
Neo conservadorismo tem comoantra a guerra ao globalismo
@@josecais7496 O que seria uma ditadura de mercado?
@@josuecosta894 a única opinião viável é apenas a que favorece o mercado, portanto vivemos sob um único partido, o partido do mercado.
Minha inspiração, espero poder seguir a carreira de pesquisador e me tornar um intelectual tal como ele foi
Sinto que não terminamos de reconhecer a grandeza de Milton Santos e da sua produção intelectual.