Bom dia movimento de negros e negras do Brasil tive ptevilegios de conhecer pessoalmente no encontro em São Paulo SP antes de seu falecimento este geógrafo Milton santos sempre lembrado pra juventude negra do Brasil
ESSE HOMEM É UMA LEGENDA. O ANO DE 1997 PRECISA SER INVESTIGADO, ANALISADO, PESQUISADO, ESTUDADO. ELE NÃO SÓ, NÃO ACABOU, MAS TAMPOUCO COMEÇOU. O SOM DO TIRO DA LARGADA FOI ABAFADO. PAULO FREIRE, DARCY RIBEIRO "E QUEM MAIS CHEGAR". BELLA CIAO MILTON SANTOS HASTA LA VICTORIA SIEMPRE.
A explanação é totalmente aplicavel hoje em 2020. Vide America com George Floyd onde a questão negra passou a ser da sociedade americana. E o que falta ao Brasil consciência nacional. Um gênio. Um mestre.
Minha saudação aos negros aqui presente e que se propõem a manter este legado do honrado mestre Milton Santos. Um intelectual a frente da sua era que lutou e fincou sua vida na disseminação do conhecimento e dignidade a população negra.
Saudoso Milton Santos, dificilmente se comenta tamanha eloqüência. Mas vale acrescentar que uma política eficaz (para re-pensar as minorias) será sempre um aborto num país que em geral opta pelos ciclos de produtividade acadêmica onde a estrutura de mercado comanda os investimentos de pesquisa, o que, quanto, como e para quem se deve produzir e não-pensar. A academia brasileira em geral refina o paradoxo de produzir muito (com qualidade se possível) a baixo-custo de investimento e em curto prazo, esquecendo em uma geração seus grandes nomes. Todavia, seguimos adiante tentando ser brasileiros íntegros! Saudoso Milton Santos!
Caramba, Professor Milton Santos não tinha interlocutores à altura do seu conhecimento. Já vi esse despreparo em outras entrevistas. Saudoso Geógrafo e intelectual, que em poucas palavras, lançou luz sobre essa temática Consciência Nacional, e o racismo velado no Brasil, muito embora ele deixe claro que não é especialista da questão negra. "A luta dos negros no Brasil, tem que ser feita por TODOS" (não somente pelos negros)..."não é questão de consciência negra, mas de Consciência Nacional". Maravilhoso! De fato os ressentimentos são dos brancos que não admite , aceitam que o Negro se destaque, tenha sucesso, carreira, etc.
Belo discurso, mais vívido e mais lúcido até do que os discursos atuais, todo branco deveria vê-lo e todo negro tbm, ou seja um discurso pra Brasileiro e não pra grupos já doutrinados
Conhecer a história deste grande brasileiro é motivo de orgulho para qualquer um de nós independente da cor da pele. Infelizmente pouquíssimas pessoas fora do meio acadêmico conhecem a trajetória deste grande mestre. Serve de exemplo para todos nós que queremos evoluir como ser humano. A questão do racismo é real e cotidiana, é uma questão de desinformação e pura ignorância histórica. Ele é o maio exemplo que a educação é a chave para a vitória sobre a mediocridade da sociedade. Isto é mais do que atual, isto é eterno. Negro ou branco isto não interessa, o que vale é o esforço pessoal.
Utopia liberal meritocrática, né? Se há condições desiguais de acesso, formação, alimentação para a disputa não há esforço individual como prega o pensamento liberal que supera barreiras estruturais.
Isso mesmo Nany. ge-ni-al!!! vi uma entrevista dele no roda Viva de 97. um pensador (negro) incrivel e atual. realmente seu apagamento é proposital, ja que traz um discurso e um pensamento de analise critica cirurgica (de froma clara aos pretensos intelectuais e ao academicismo) a dinamica imputada pelo poder econoomico e politico, precisamos beber nessa fonte, senao estaremos alijados em nosso discurso para conseguirmos o verdadeiro avanço. Lindo !
este foi um dos grandes pensadores da nossa historia que infelizmente e ignorado pelo a maioria da populaçao brasileira e pouco citado pelo os supostos intelectuais da tv brasileira.
Não é o olhar para a África que vai ajudar na produção de uma política brasileira para o negro. Nem o olhar para os Estados Unidos, que agora tá na moda, que vai também permitir essa produção de uma política. É o estudo do negro dentro da sociedade brasileira. (Milton Santos, geógrafo)
Sábias palavras, realmente a fala não deve ser repetitiva e sim integrar todos brasileiros para uma única caminhada por mais igualdade, política públicas!
8:39 "a mobilização não é obrigariamente o que produz a consciência, com frequência a mobilização cria uma elã emocional, e o que permite uma luta continuada é a produção da consciência, que não pode ser obtida em um dia, uma semana, pois não é uma questão de consciência negra, é questão de consciência nacional!" MANO, esse cara é demais!! E acho que a consciência nacional levaria as pessoas a entenderem que o maior mantenedor dessas divisões são os mecanismos do estado.
Sou professor de Geografia e já li e possuo vários livros dele, sempre falo professor de Geografia que não conhece Milton Santos não conhece Geografia precisa voltar para a Faculdade. Milton Santos é um genio.
O divisor das águas foi, é e sempre será a educação. Quando os próprios negros ou quaisquer outros de diferentes etnias valorizam a educação, a trajetória do cidadão educado é melhor. Tenho prazer e orgulho em ter amizades com negros e não negros que bem sucedidos ou não, são educados e cultos, proporcionando uma agradável convivência. Obs. Educação com qualidade.
Milton Santos está no seleto rol dos grandes intelectuais brasileiros. E olha que este lugar da intelectualidade é para poucos. A maioria são apenas pseudos-intelectuais.
Eu vejo no professor Milton Santos, um belo e grandioso exemplo de que todos nós afrodescendentes, podemos pensar em nosso futuro a partir de uma educação como qualquer outro ser humano, ou seja só poderemos galgar novos horizontes através dos estudos.
Sensacional, sócio-espacial, uma questão de territórios brasileiros, engajados com a causa do Negro-brasileiro integral por esta consciência.👏👏👏👏👏👏👏👏👏👏👏👏👏👏👏👏👏👏👏👏
Sejamos inteligentes e com visão econômica. A nossa maior força é a economia. Com poder econômico temos acesso a história, cultura, liberdade e como sempre, gerar receio e inferioridade das classes opressoras ao nosso grupo étnico. Lamúrias não libertam como ele disse, isto apenas aumentam a visão do grupo ou grupos opressores. Economia é o princípio da liberdade. Basta observar. O mundo e o poder está nas suas mãos. Saiba utilizar sabiamente.
Meu nome é Rodolfo Sant'Ana Gomes Alvares de Abreu, venho através deste artigo e entre outros de g÷nero, esta greve é de plena afirmação e profundidade de exacerbação, tal como qual, esta pinceladas ancestral.
Tenho uma discordância de Milton Santos: embora naturalizada (como ele disse: todo mundo já conhece), a condição de violência extrema contra o negro (e não apenas, mas o não-branco, o povo mestiço), nós ainda conhecemos muito pouco as estruturas dessa violência; suas artimanhas. Daí ser preciso trazer à baila a realidade dessa violência que vitimiza negros, indígenas, mestiços, mulher, homossexuais, pobres, enfim, aqueles que foram e são subalternizados na formação da sociedade brasileira.
brilhante fala do professor santos, "brasileiro interino"..quer dizer : brasileiro e nao afro-brasileiro, sem vitimismo e mimimi, bora pra luta que todos podemos ser contrutivos.
eu acho que vc entendeu muito mal o que ele disse... ele deixa bem claro o lugar privilegiado de poder da branquitude, inclusive no seu ressentimento em relação aos negros.
@@Pytterr I can explain briefly: what he meant is that solving the problem of blacks in Brazil will only be possible from an integral perspective of the Nation. And not from struggles restricted to blacks themselves as an isolated group. But in case you want to get better information. I recommend researching on the Marxist perspective, especially on the category of "economic and social formation", and on the national question within the class struggle, which especially involves imperialism and anti-colonial struggles.
@@vitorboanova2998 thanks for the advicing, I'll sure get deeper into it. Beforehand id say that the "class struggle" proposed by Marx doesn't seem to be a way that Milton Santos or even Morgan Freeman see this problem solution, and id do an add that: through the means of the state this "integral perspective" would be hardly reached, once this, and other social divisions, are in their most interest.
Todos nós somos iguais mano esse negócio de querer dividir isso é a coisa mais ridícula que existe Todos nós somos iguais ninguém vai ter raiva de outro porque é nego isso não existe eu sou negro não carrego isso jamais
O problema é se pensar enquanto classe, cor, genero, opção sexual. Infelizmente Milton é um pensador marxista e o marxismo não traz senão divisão à sociedade e a concessão de privilégios para alguns poucos representantes dessas minorias. Por que o Milton foi um intelectual respeitado numa época que deveria ser muito mais dificil, enquanto outros não conseguem atualmente. Estamos formando uma geração que prefere atalhos, bolsas e cotas, deixando para trás o mérito. E não me venham argumentar com os chavões criados dentro das universidades públicas, que já estou vacinado. O problema é o negro querer se afirmar depreciando o outro e querer enxergar e colocar à fórceps seus semelhantes em cor ao seu lado, deixando para trás o mérito. Esses próprios negros do passado dinamitaram os seus próprios esforços por entrarem no jogo dos "brancos" e conferirem à cor um fator de distinção que antes era empregado para escravizar, hoje para concessão de privilégios. Não é à toa que os militantes do movimento negro são todos de esquerda, ou seja, seguem a agenda dos brancos frankurtianos achando que é um ganho.
esse comentário ilustra bem o que Milton Santos, citando Florestan Fernandes, disse: os brasileiros têm vergonha de dizer que são racistas, mas não têm vergonha de serem racistas".
As pessoas vivem falando de forma negativa Marx, ai me pergunto ? será que já leram alguma coisa sobre ele ou alguma obra ? porque se o que ele falava era tão ruim porque repercutiu tanto no mundo ? e é estudado até hoje algumas de suas teorias ? vai saber ...
"eu quero ser o negro brasileiro" isso tem um significado tão grande.
Maravilhoso. Tão lúcido, tão atual, sem preconceitos, sem vitimismo ou ideologias..........❤
Esse foi uma das mentes mais inteligentes do Brasil.
Total respeito Sr. MILTON
Bom dia movimento de negros e negras do Brasil tive ptevilegios de conhecer pessoalmente no encontro em São Paulo SP antes de seu falecimento este geógrafo Milton santos sempre lembrado pra juventude negra do Brasil
comecei a estudar geografia, so vejo o nome desse grande homem.
Como eu adoro ouvir o prof. Milton Santos falar! Um ser destes deveria ser eterno!
ESSE HOMEM É UMA LEGENDA. O ANO DE 1997 PRECISA SER INVESTIGADO, ANALISADO, PESQUISADO, ESTUDADO. ELE NÃO SÓ, NÃO ACABOU, MAS TAMPOUCO COMEÇOU. O SOM DO TIRO DA LARGADA FOI ABAFADO. PAULO FREIRE, DARCY RIBEIRO "E QUEM MAIS CHEGAR". BELLA CIAO MILTON SANTOS HASTA LA VICTORIA SIEMPRE.
A explanação é totalmente aplicavel hoje em 2020. Vide America com George Floyd onde a questão negra passou a ser da sociedade americana. E o que falta ao Brasil consciência nacional. Um gênio. Um mestre.
O cara é simplesmente uma máquina de cuspir fatos. Sensacional!
O final da fala dele é muito interessante e oportuno: é preciso mexer com a branquitude.
Minha saudação aos negros aqui presente e que se propõem a manter este legado do honrado mestre Milton Santos. Um intelectual a frente da sua era que lutou e fincou sua vida na disseminação do conhecimento e dignidade a população negra.
Saudoso Milton Santos, dificilmente se comenta tamanha eloqüência. Mas vale acrescentar que uma política eficaz (para re-pensar as minorias) será sempre um aborto num país que em geral opta pelos ciclos de produtividade acadêmica onde a estrutura de mercado comanda os investimentos de pesquisa, o que, quanto, como e para quem se deve produzir e não-pensar. A academia brasileira em geral refina o paradoxo de produzir muito (com qualidade se possível) a baixo-custo de investimento e em curto prazo, esquecendo em uma geração seus grandes nomes. Todavia, seguimos adiante tentando ser brasileiros íntegros! Saudoso Milton Santos!
Caramba, Professor Milton Santos não tinha interlocutores à altura do seu conhecimento. Já vi esse despreparo em outras entrevistas. Saudoso Geógrafo e intelectual, que em poucas palavras, lançou luz sobre essa temática Consciência Nacional, e o racismo velado no Brasil, muito embora ele deixe claro que não é especialista da questão negra. "A luta dos negros no Brasil, tem que ser feita por TODOS" (não somente pelos negros)..."não é questão de consciência negra, mas de Consciência Nacional". Maravilhoso! De fato os ressentimentos são dos brancos que não admite , aceitam que o Negro se destaque, tenha sucesso, carreira, etc.
Belo discurso, mais vívido e mais lúcido até do que os discursos atuais, todo branco deveria vê-lo e todo negro tbm, ou seja um discurso pra Brasileiro e não pra grupos já doutrinados
Em pleno ano de 2021 e ainda não temos a fórmula para fazer reviver um gênio como o Milton Santos
Os ídolos brasileiros mudaram.
Boa tarde.
Conhecer a história deste grande brasileiro é motivo de orgulho para qualquer um de nós independente da cor da pele. Infelizmente pouquíssimas pessoas fora do meio acadêmico conhecem a trajetória deste grande mestre. Serve de exemplo para todos nós que queremos evoluir como ser humano. A questão do racismo é real e cotidiana, é uma questão de desinformação e pura ignorância histórica. Ele é o maio exemplo que a educação é a chave para a vitória sobre a mediocridade da sociedade. Isto é mais do que atual, isto é eterno. Negro ou branco isto não interessa, o que vale é o esforço pessoal.
Falou muito e merda !
@@kgp690 ;-;
Utopia liberal meritocrática, né? Se há condições desiguais de acesso, formação, alimentação para a disputa não há esforço individual como prega o pensamento liberal que supera barreiras estruturais.
Mais atual que nunca. Gênio! O maior que tivemos.
Foi o Albert Einstein e o Isaac Nilton
Mas ele Tambem foi
Isso mesmo Nany. ge-ni-al!!! vi uma entrevista dele no roda Viva de 97. um pensador (negro) incrivel e atual. realmente seu apagamento é proposital, ja que traz um discurso e um pensamento de analise critica cirurgica (de froma clara aos pretensos intelectuais e ao academicismo) a dinamica imputada pelo poder econoomico e politico, precisamos beber nessa fonte, senao estaremos alijados em nosso discurso para conseguirmos o verdadeiro avanço. Lindo !
Sem dúvida,atual e necessário, sobretudo quando se vê um governo tão retrógrado nesse campo. Governo e sociedade,que o apóia.
este foi um dos grandes pensadores da nossa historia que infelizmente e ignorado pelo a maioria da populaçao brasileira e pouco citado pelo os supostos intelectuais da tv brasileira.
Sem dúvida, somos brasileiros na integralidade!!!! 😄
Um grande homem.
Todas as minhas saudações a este grandioso intelectual❤
Milton Santos é maravilhoso!!!!💜
Exemplo do que é ser brasileiro na melhor versão desse país.
Toda HONRA e toda GLÓRIA pra sempre 🙏🏼 OBRIGADA, MESTRE ❤️
Não é o olhar para a África que vai ajudar na produção de uma política brasileira para o negro. Nem o olhar para os Estados Unidos, que agora tá na moda, que vai também permitir essa produção de uma política. É o estudo do negro dentro da sociedade brasileira. (Milton Santos, geógrafo)
Sábias palavras, realmente a fala não deve ser repetitiva e sim integrar todos brasileiros para uma única caminhada por mais igualdade, política públicas!
8:39 "a mobilização não é obrigariamente o que produz a consciência, com frequência a mobilização cria uma elã emocional, e o que permite uma luta continuada é a produção da consciência, que não pode ser obtida em um dia, uma semana, pois não é uma questão de consciência negra, é questão de consciência nacional!" MANO, esse cara é demais!! E acho que a consciência nacional levaria as pessoas a entenderem que o maior mantenedor dessas divisões são os mecanismos do estado.
Sou professor de Geografia e já li e possuo vários livros dele, sempre falo professor de Geografia que não conhece Milton Santos não conhece Geografia precisa voltar para a Faculdade. Milton Santos é um genio.
Isso sim é "consciência", professor
Que mente brilhante
Grande sujeito!!! Ilustre brasileiro!!!
O Brasil é um país de gênios e monstros
Sempre atual. Um Mestre em sua eloquência. Grande Geógrafo, Grande pensador.
MARAVILHOSO MESTRE,JUNTAMENTE COM AIMÉ CEZAIRE L.SANGHOR...✊🏿✊🏿✊🏿✊🏿
Milton Santos um exemplo de luta ao racismo e Meritocracia!
@Gadelha exato. Na verdade a tal da meritocracia é uma ideia irreal da burguesia comprada por quem deseja ser burguesia.
Muito bom..
Um mestre
O divisor das águas foi, é e sempre será a educação. Quando os próprios negros ou quaisquer outros de diferentes etnias valorizam a educação, a trajetória do cidadão educado é melhor. Tenho prazer e orgulho em ter amizades com negros e não negros que bem sucedidos ou não, são educados e cultos, proporcionando uma agradável convivência. Obs. Educação com qualidade.
Parece ter sido gravado hoje...
Amei
Excelente. Apaixonante...
Monstro!
refinadíssomo, o discurso mais atual.
Que lindo.
Milton Santos está no seleto rol dos grandes intelectuais brasileiros. E olha que este lugar da intelectualidade é para poucos. A maioria são apenas pseudos-intelectuais.
Top❤❤❤
Eu vejo no professor Milton Santos, um belo e grandioso exemplo de que todos nós afrodescendentes, podemos pensar em nosso futuro a partir de uma educação como qualquer outro ser humano, ou seja só poderemos galgar novos horizontes através dos estudos.
top incrivel
Excelente vídeo 👋👋👋💥
Perfeito
8:20 Verdade!!
Grande mestre! Pena que seus ensinamentos não alcance(propositalmente) ao coletivos, pois, não é de seus interesses!
O evento na íntegra: ua-cam.com/video/A5-JOTyK-ds/v-deo.html
Muito bom! Onde e quando foi gravada essa fala?
Gente alguém poderia me dizer qual é esse artigo que ele cita no início da entrevista?
Os indenitários deveriam assistir esse vídeo.
Sensacional, sócio-espacial, uma questão de territórios brasileiros, engajados com a causa do Negro-brasileiro integral por esta consciência.👏👏👏👏👏👏👏👏👏👏👏👏👏👏👏👏👏👏👏👏
Alguem tem o link do vídeo completo?
Sejamos inteligentes e com visão econômica.
A nossa maior força é a economia.
Com poder econômico temos acesso a história, cultura, liberdade e como sempre, gerar receio e inferioridade das classes opressoras ao nosso grupo étnico.
Lamúrias não libertam como ele disse, isto apenas aumentam a visão do grupo ou grupos opressores.
Economia é o princípio da liberdade. Basta observar.
O mundo e o poder está nas suas mãos. Saiba utilizar sabiamente.
E que pecado este vídeo só ser uma parte da entrevista. Alguém tem o link da entrevista completa?
Atual de mais !
Alguém sabe onde e quando aconteceu essa entrevista???
Alguém sabe quando essa entrevista?
Alguém pode dizer de que ano foi esta entrevista?
2000
1995 - tem o evento na íntegra (UERJ)
Literalmente o Morgam Freeman da geografia. Ele bem avisa que não ser especialista sobre questão étnico raciais, e só dá pitaco pra liberal aplaudir.
Não vi nada de morgan freeman, mas ok, E DUVIDO QUE TIVSSE LIBERAL AÍ
Alguém sabe a data dessa entrevista?
19/9/14
Qual o ano dessa entrevista?
Somos diferentes por etnia, não por raça, por raça humana é uma só. Por isso racismo é burrice.
Genteeeee rsrsr eu achei olha malcon x ,mas parece.
Meu nome é Rodolfo Sant'Ana Gomes Alvares de Abreu, venho através deste artigo e entre outros de g÷nero, esta greve é de plena afirmação e profundidade de exacerbação, tal como qual, esta pinceladas ancestral.
28/04/2017
SALVE ✊🏿
Boa tarde 😄💥
Como um país vai se desenvolver e ser grande excluindo metade de seu povo e achando parte da outra metade "fracotA".
Tenho uma discordância de Milton Santos: embora naturalizada (como ele disse: todo mundo já conhece), a condição de violência extrema contra o negro (e não apenas, mas o não-branco, o povo mestiço), nós ainda conhecemos muito pouco as estruturas dessa violência; suas artimanhas. Daí ser preciso trazer à baila a realidade dessa violência que vitimiza negros, indígenas, mestiços, mulher, homossexuais, pobres, enfim, aqueles que foram e são subalternizados na formação da sociedade brasileira.
Essa é uma condição primária, ao meu ver, para resolver as questões estruturais.
☑
Achei que ele ia falar, primeiro eu não quero que vc encoste em mim , por conta do covid. Rsrs .
Hoje os brasileiros não tem mais vergonha de ser racistas, querido professor
Luto George Floyd
brilhante fala do professor santos, "brasileiro interino"..quer dizer : brasileiro e nao afro-brasileiro, sem vitimismo e mimimi, bora pra luta que todos podemos ser contrutivos.
Entendeu nada o que Milton santos quis dizer. Ou a hipocrisia paralisante da estória de vitimismo que não permite
eu acho que vc entendeu muito mal o que ele disse... ele deixa bem claro o lugar privilegiado de poder da branquitude, inclusive no seu ressentimento em relação aos negros.
@@ericbrazilian 👏🏼👏🏼
@@lipeelguajiro 👏🏼👏🏼👏🏼
Seems to me a Brazilian Morgan Freeman. :)
It's because you didn't understand anything.
@@vitorboanova2998 will you explain it or just came to share this amazing point of view?
@@Pytterr I can explain briefly: what he meant is that solving the problem of blacks in Brazil will only be possible from an integral perspective of the Nation. And not from struggles restricted to blacks themselves as an isolated group.
But in case you want to get better information. I recommend researching on the Marxist perspective, especially on the category of "economic and social formation", and on the national question within the class struggle, which especially involves imperialism and anti-colonial struggles.
@@vitorboanova2998 thanks for the advicing, I'll sure get deeper into it. Beforehand id say that the "class struggle" proposed by Marx doesn't seem to be a way that Milton Santos or even Morgan Freeman see this problem solution, and id do an add that: through the means of the state this "integral perspective" would be hardly reached, once this, and other social divisions, are in their most interest.
@@Pytterr It is a long debate, that my precarious English would not allow hahaha
Todos nós somos iguais mano esse negócio de querer dividir isso é a coisa mais ridícula que existe Todos nós somos iguais ninguém vai ter raiva de outro porque é nego isso não existe eu sou negro não carrego isso jamais
gg26 De Carvalho aqui e o pais mais racista que existe
que 'mundo' e esse que você vive, cidadão?! ta delirando, porra!
@@eduardothug6285 Seu cu
O problema é se pensar enquanto classe, cor, genero, opção sexual. Infelizmente Milton é um pensador marxista e o marxismo não traz senão divisão à sociedade e a concessão de privilégios para alguns poucos representantes dessas minorias. Por que o Milton foi um intelectual respeitado numa época que deveria ser muito mais dificil, enquanto outros não conseguem atualmente. Estamos formando uma geração que prefere atalhos, bolsas e cotas, deixando para trás o mérito. E não me venham argumentar com os chavões criados dentro das universidades públicas, que já estou vacinado. O problema é o negro querer se afirmar depreciando o outro e querer enxergar e colocar à fórceps seus semelhantes em cor ao seu lado, deixando para trás o mérito. Esses próprios negros do passado dinamitaram os seus próprios esforços por entrarem no jogo dos "brancos" e conferirem à cor um fator de distinção que antes era empregado para escravizar, hoje para concessão de privilégios. Não é à toa que os militantes do movimento negro são todos de esquerda, ou seja, seguem a agenda dos brancos frankurtianos achando que é um ganho.
esse comentário ilustra bem o que Milton Santos, citando Florestan Fernandes, disse: os brasileiros têm vergonha de dizer que são racistas, mas não têm vergonha de serem racistas".
tomar no cu!
As pessoas vivem falando de forma negativa Marx, ai me pergunto ? será que já leram alguma coisa sobre ele ou alguma obra ? porque se o que ele falava era tão ruim porque repercutiu tanto no mundo ? e é estudado até hoje algumas de suas teorias ? vai saber ...
@Ricardo Antonio Vai tomar no cu vc!
Cara achei uma coerência no texto no qual você citou achei a mesma coisa que o Milton Santos citou nesse vídeo.
Baboseira
Vc não entende nada de ciências humanas
Infelizmente você e um analfabeto que nunca vai saber interpretar.
Idiota querendo causar! Vai tomar vergonha nessa lataria!