Boa tarde, Filipe e tb para todos os músicos. Peço licença para deixar algumas opiniões/observações. Eu tb sou baixista, e penso que quem faz a versatilidade existir é o músico, com a sua musicalidade e o seu dedo. Não esqueçamos que encordoamento, regulagem e amplificação tb estão dentro de todo o contexto. Mas vamos lá: no Brasil existe o baixista Paulo César Barros. Não existe ninguém no país que tenha gravado mais de baixo elétrico do que ele. Está gravando desde 1963. Está vivo, hoje em 19/2/22, data a qual escrevo. Gravou com praticamente todos os maiores artistas da MPB. E 95% dessas gravações foram de Precision, tocando todos os estilos, de rock a soul, samba, forró, black music, country, e o que mais quiser incluir. Ele fez e faz a diferença, demonstrando que a versatilidade vem do músico, não do instrumento. Na obra do Raul, nos principais sucessos, lá está ele no baixo. Roberto Carlos, de 63 a 81, 97% dos baixos foram gravados por ele. Inclusive, ele era o único músico a quem o Roberto levava pros EUA pra gravar com arranjadores e músicos americanos. Então, quem faz a diferença é o talento do músico, não o instrumento. E entre o Jazz e o Precision, o bom seria vc ter os dois. A ergonomia (fator tb importante no instrumento), não foi mencionada no vídeo, o que é compreensível, afinal, são muitas informações a serem passadas. O Jazz é assimétrico. O Precision é simétrico. Ambos tem sonoridades distintas, mesmo tendo uma assinatura sonora de Fender. Se tiver que escolher, seja qual for, vc terá um ótimo instrumento. Agora, o Jazz tem um som mais magro que o Precision, e isso é perceptível principalmente nas oitavas. O Precision tem um som mais gordo, mais homogêneo e bem mais pronto quando vc pluga, do que o Jazz. Vc dá uma volta um pouco maior pra chegar a um som satisfatório no Jazz. Incluindo a ergonomia, redigo, em ambos vc estará bem acompanhado. Mas reitero a observação: quem faz a versatilidade existir é o músico, não o instrumento. Agradeço pela atenção e espero ter contribuído com os colegas. Desejo bom fim de semana!
Sou fanzaço do PC Barros... Esqueceu de mencionar em seu belíssimo comentário que o PC Barros era o baixista e vocalista do Renato e Seus Blue Caps, banda de extremo sucesso na Jovem Guarda! PC é meu ídolo, comecei a gostar e tocar baixo por influencia dele...
@@TIOZINHOo , boa noite. Tudo bem? Eu não me esqueci de que ele era baixista dos Blue Caps. Eu nunca fui fã da banda, não gosto... Não tem relevância pra mim, não quis mencionar, mas respeito quem gosta 🙏. Pro meu gosto, prefiro falar da diferença que ele fez na obra do Roberto, mas principalmente na importância dele na obra do Raul. Isso sem falar de todo o seu histórico com inúmeros e inúmeros artistas brasileiros, fora as suas gravações no exterior. Para a minha alegria, a vida me permitiu conhecer e me tornar amigo do PC. Tanto que, quando nos falamos, ele não conversa muito sobre os Blue Caps, pq acho que ele percebe não ser muito a minha praia. Mas ele é uma pessoa acessível, caso um dia vc o conheça, sairá com uma boa impressão a seu respeito como pessoa, e claro, como músico, vendo, observando o seu jeito de tocar. Te agradeço pela atenção, amigo. Vc, eu e uma infinitude de baixistas, somos fãs do PC. Ele é diferente, ele é genial. Tenho alguns vídeos com ele e Rick Ferreira. Procure aqui no youtube, com eles na sala da minha casa, onde tocamos a música "Gita" do Raul. Saúde e tudo de bom pra vc 🙏.
3:38 Foi o primeiro modelo de contrabaixo elétrico bem sucedido comercialmente. O primeiro contrabaixo elétrico foi concebido por Paul Tutmarc, na década de 30.
Você e seu Pai tocam Muito. Você é o BAIXISTA. Seu Pai Irmão Daniel e um Grande TROMPETISTA. DEUS continue lhes Abençoando a cada dia. Shalom Adonai. Gadol Elohai.
Amigo que vídeo top. Sempre quis saber a diferença entre os 2. Mas nunca achei videos explicando do jeito que vc explicou. Tenho um Jazz Bass e gosto do timbre dele e também do modelo dele. Parabéns e continue sempre assim. Deus te abençoe.
Tenho um PJ, uso só o captador precision, dá mais grave, eu gosto de um timbre mais grave e mais aveludado, som do precison me agrada mais aos ouvidos do que o do Jazz bass, e digo mais, para a maioria dos baixistas o precision pode ser usado pra tocar qq coisa, rock, sertanejo, tocar na igreja etc, só perde para o Jazz em médio agudo e agudo, mas a função do baixo é fazer os graves, pra fazer agudos já existe o violão, a guitarra etc.
Características a parte, sua visão é meio limitada né? Tome como exemplo a variação de baixos que os maiores baixistas têm em suas carreiras cara. Geezer Butler por exemplo, baixista do Sabbath, um dos timbres mais soturnos e pesados de todos os tempos no instrumento usou Precision, Jazz e vários outros modelos. Quando você se desliga dessa mentalidade preto no branco aí sim começa a aproveitar o que a música tem a oferecer.
@@me_angelo Na verdade eu estou muito longe de poder me comparar ao baixista do Sabbath, inclusive ele sendo profissional tem obrigação de sempre fazer o melhor, a condição financeira dele também é infinitamente superior a minha de modo que ele pode ter a quantidade de instrumentos que quiser e fazer todos os testes necessários. Eu particularmente gosto do som do precision, não estou criticando os demais modelos dos quais também gosto, acho que mentalidade pequena é a pessoa desqualificar o precision pensando que só serve pra tocar musica dos anos 60 como muitos por aí pensam.
Já tive music man, jazz bass e acabei optando tb por um Pb. Não me arrependo. Troquei a ponte por uma hipshot, deu o brilho que faltava. E usando pedais de equalização e compressão fica monstro. Sou fã de Black Sabbath e Rush. Mas NUNCA podemos nos esquecer dos timbres que o mestre STEVIE HARRIS tira no precision há mais de 40 anos
@@davidnogueira9895 tu começou até bem, criticou arrogância e no final fez a mesma coisa. Mermão, tu não sabe da minha formação e do que eu ouço pra falar de músico de classe isso ou aquilo. Te toca brozão.
Muito bom, o que vale são as necessidades de cada músico. Em particular eu uso um PJ 4c pra tocar subgêneros variados de rock e metal clássico por ser muito versátil e um Precision 5c modernizado pra tocar metal extremo, pois o timbre pesado dele com o grave extremamente definido é ideal para isso.
Ahh que legal que ouvi a referência do Jamil. Ele é amigo da minha família desde antes de eu nascer. Por anos fui vizinho de porta dele. Cansei de chutar bola no portão dele ahahahahahahahah. Ele viu meu primeiro acorde no violão, um ré maior. Eu só fui entender que ele era um músico de ponta na adolescência. Antes era só o tio Jamil. Hahahaha
Cara eu comprei um PBS 40 ele tem os captadores precision e o jazz bass,ta pra chegar..... Eu curti o precision,pq ouvi fala q ele tem o som mais grave,bom pra um metalzão,q eu amoo 😂😂🤘🤘🖤
Cara, vc toca muito. Timbra os instrumentos com maestria. O som que vc tirou do teu Precision é espetacular. Conteúdo do vídeo é bastante informativo. Parabéns brother!!!
primeiramente parabéns pelo canal meu amigo, sou baterista e estou querendo entrar nesse mundo ''baixistico'' de tanto sofrer pra tocar batera, gravar batera.....vi uma saida legal já que gosto muito do instrumento por passar a minha vida toda acompanhando ele na batera....estou investindo em alguns equipos.... tenho um SX JAZZ BASS SUNBURST 4 CORDAS, um SX PRECISION BASS SX FIESTA RED 4 CORDAS e um TAGIMA TBM5 5 Cordas..... Meus baixos preferidos são Jazz Bass e Precision Bass, ultimamente eu tenho olhada para o Precision Bass com outros olhos, tudo que tem precision me parece que tem mais difinição, peso e timbre (mesmo ele sendo mais '' simples '' ) O Som que vc tirou dos BAIXOS é um absurdo, muito bom gosto nas notas, tecnica em dia e timbragem espetacular....parabéns mais uma vez e ganhou mais um inscrito com certeza, irei consumir mais conteudos do canal ....
Tive Jazz bass por muito tempo mas quando toquei num Precision, achei o timbre que estava procurando. Acho que é uma questão de gosto e atração por frequências graves, algo muito pessoal, mas também tem relação com tipo de música que a pessoa gosta de tocar, no meu caso sou muito eclético, gosto de blues, jazz, pop, rock, country entre outros. Para quem é exigente e tem ouvido apurado, e quer sentir os graves profundos, na raiz mesmo do som, o Precision é o baixo ideal. O Jazz bass é outra proposta, sendo mais versátil, serve para um leque maior de estilos, talvez. Mas para mim, o PB é simplesmente " the best ".!
Massa. Obrigado pela explicação. Eu acho o Jazz Bazz, muito mais bonito, mas o som do Precision gosto mais. Não existe precision com o braço, ao invés das bolinhas, os risquinhos? Qual o nome do braço com riscos?
Amo Precision e Jazz Bass. São mega diferentes e ainda estou em busca de um timbre que me atenda com o Precision. Comprei o meu com uma captação mais hot, mas quero fazer ele parecer mais com um Precision da década de 60 com bastante roncado. Estou estudando a melhor captação. Já meu Jazz Bass tá perfeito. Não precisa mudar nada. Graças a Deus. Rs... Mas, seu set tá bem perto do que eu quero pra mim. Um Jazz Bass, um Precision Bass e um Jazz Bass Fretless. Pra mim, compõe legal para o que eu pretendo ter aqui.
Irmão, experimenta um pedal de drive no seu precision. Recomendo o Mxr M80 como simulador de caixa e o Mxr M89 Bass overdrive, ambos ligados juntos; Mxr M89 tem um som muito orgânico, deixa um roncado maravilhoso. Abraço
Boa noite Felipe Satisfação.. como vai? Sou novo em seu canal e curti muito seus conteúdos. Pode me explicar uma coisa? Acho os timbres dos ibanes , mayones diferentes... isso se dá pelos captadores soapbarr? Estou sem instrumento infelizmente por uma coisa muito chata e não tenho grana para comprar mas gostaria muito de adquirir um sx de cor natural escudo e marcação branca.. mas penso num tagima tjb5 natural e trocar escudo e marcação que são pretos. Questão de gosto mas qnt ao som. Gostaria muito de ter um.som como esses q mencionei. Vi uns captadores malagoli que se aproximam desse timbre. Seria esse o segredo? Trocando a captação? Vlw.
Tocava baixo na minha época de escola, mas só tirava uns hardcores da época do Dookie do Green Day, Enema of state do Blink, etc Fui afinando o ouvido conforme a idade e tô ensaiando essa compra do contra a uns bons anos, decidi que vou comprar um pra ontem e cai no teu vídeo, brigadão pela luz aí xará, me inscrevi pra acompanhar o conteúdo.
sempre toquei violão e guitarra, ano passado com a pandemia comprei também um baixo barato pra tocar em casa, não sabia o que era precision bass nem jazz bass, comprei pela aparência e acabou sendo um Vogga Jazz Bass. É simples, mas pra tocar em casa vem me suprindo muito bem. Agora vendo esses vídeos comparativos me dão vontade de testar um precision.
Muito bom o vídeo. Só faltou botar junto um MusicMan ou genérico com Humbucker passivo, pra mostrar a diferença. Principalmente as diferenças de som entre o Precision e o MM. Ganhou mais um inscrito.
Estava completamente perdido referente à esse assunto. Muito obrigado pelo conteúdo e também pelo carisma meu amigo. Você assiste o video inteiro sem se sentir incomodado. Simplesmente direto, transparente e profissional. Um abraço!
Estou pensando em comprar um dos dois para gravações em casa (não sou baixista). O que já ouvi falar que para gravações (especialmente em casa onde nem sempre a fiação é aterrada) o Jazz Bass tende a dar muito mais ruído que o Precision Bass. Confere isso?
Eu vi q vc tem um fretless tb por aí! Esse mês comprei um fretless como meu primeiro baixo com intuito de tocar rock anos 80 e new wave. Ele tem os dois tipos de captador. Um precision no braço e um jazz na ponte. Qual a diferença desse no caso?! Ps: ganhou um inscrito hoje! Quero aprender mais! :)
Excelente vídeo, Filipe. Parabéns! Para quem só pode pegar um preciso de e trada, como o modelo da marca SX, você sugere trocar os captadores e ponte ou manter tudo original?
tenho 3 fenders precision. um 72, um 76 e um mais novo.. tenho uma jazz 78 tmb. sabe qual o melhor? O que estou tocando no momento. Incluindo meu stingray 1977.
Eu também vou escolher .em minha opinião o precision eu acho o som mais pronto. Escolhe fechado ou aberto . …….. o JB eu acho que tem uma profundidade maior com os 2 caps vc consegue uma variação mais roncado ou mais liso …fora a tonalidade ….atualmente por praticidade eu estou com um worick original. um baita contra baixo também……eu hoje compraria um JB de 4 cordas. Para jazz É perfeito .
Eu amo o som do precision, depois de ouvir o Braguinha tocando nos últimos trabalhos do Eli soares com ele, eu apaixonei...pra mim parece que o cara pegou um pedaço de madeira bruta e pregou as cordas nela rsrs, me soa rústico, aveludado e pra Groove, meu Deus
Será que o precision séria ideal pra mim pois quero tocar Bartô Galeno Roberto Carlos das antigas e Osvaldo Bezerra Raul Seixas parece que os baixos usados nos discos são brutais em peso qual realmente me atenderia nesse caso? Agradeço a atenção
Filipe, você não acha que o Precision tem um som muito mais alto que o Jazz Bass? O Precision é bem mais alto que o Jazz Bass ou são meus instrumentos que estão com problemas? Rsrsrs...
Mano isso depende muito de baixo para baixo, não está diretamente ligado a ser precision ou jazz Bass, em baixos passivos depende do capacitor e alguns outros componentes do circuito, ele vai determinar o volume de saída do instrumento.
@@FilipeDiasBass, muito obrigado pelo seu feedback. O captador do braço do meu Jazz Bass está com alguma camada da bobina rompida, por isso o som está fraco. Passei a manhã de domingo toda e boa parte da tarde investigando e cheguei a essa conclusão. Chamei até um amigo que usa o mesmo set de captadores para comprarmos o som e o problema é unicamente com o captador do braço. Muito obrigado a você, meu amigo. Siga com esse seu bom trabalho.
Tenho os 2 modelos. Eu durante muitos anos sou fã dos Jazz Bass pelo roncado nos médios agudos principalmente quando o Assunto seria sobre Slap. Ele realça bem nos médios agudos é um Baixo Definido. Como eu nunca tive um Precision tive mais era PJ e Jazz Bass, tinha musicas que pedia muito som características do Precision e no Jazz Bass usava o Captador do Braço porém o som não chegava no que eu Queria que era do Precision. Foi aonde comprei um Baixo Giannini Sonic 1995 muito Som por ser antigo acabei vendendo e Quarta Feira agora comprei um SX SPB 62 e estou amando a experiência com os Precision em certos estilos musicais como Rock Blues Soul dos anos 70 80. Enquanto Jazz Bass é Versatil na maioria dos casos. Curti esse review parabéns.
Boa tarde, Filipe e tb para todos os músicos. Peço licença para deixar algumas opiniões/observações. Eu tb sou baixista, e penso que quem faz a versatilidade existir é o músico, com a sua musicalidade e o seu dedo. Não esqueçamos que encordoamento, regulagem e amplificação tb estão dentro de todo o contexto. Mas vamos lá: no Brasil existe o baixista Paulo César Barros. Não existe ninguém no país que tenha gravado mais de baixo elétrico do que ele. Está gravando desde 1963. Está vivo, hoje em 19/2/22, data a qual escrevo. Gravou com praticamente todos os maiores artistas da MPB. E 95% dessas gravações foram de Precision, tocando todos os estilos, de rock a soul, samba, forró, black music, country, e o que mais quiser incluir. Ele fez e faz a diferença, demonstrando que a versatilidade vem do músico, não do instrumento. Na obra do Raul, nos principais sucessos, lá está ele no baixo. Roberto Carlos, de 63 a 81, 97% dos baixos foram gravados por ele. Inclusive, ele era o único músico a quem o Roberto levava pros EUA pra gravar com arranjadores e músicos americanos. Então, quem faz a diferença é o talento do músico, não o instrumento. E entre o Jazz e o Precision, o bom seria vc ter os dois. A ergonomia (fator tb importante no instrumento), não foi mencionada no vídeo, o que é compreensível, afinal, são muitas informações a serem passadas. O Jazz é assimétrico. O Precision é simétrico. Ambos tem sonoridades distintas, mesmo tendo uma assinatura sonora de Fender. Se tiver que escolher, seja qual for, vc terá um ótimo instrumento. Agora, o Jazz tem um som mais magro que o Precision, e isso é perceptível principalmente nas oitavas. O Precision tem um som mais gordo, mais homogêneo e bem mais pronto quando vc pluga, do que o Jazz. Vc dá uma volta um pouco maior pra chegar a um som satisfatório no Jazz. Incluindo a ergonomia, redigo, em ambos vc estará bem acompanhado. Mas reitero a observação: quem faz a versatilidade existir é o músico, não o instrumento. Agradeço pela atenção e espero ter contribuído com os colegas. Desejo bom fim de semana!
Mano do céu não sabia disso que era o mesmo cara que tocava pro Roberto e Raul sou apaixonado pelos baixos nessas músicas desde criança
Excelente, informações preciosas que somaram ao excelente vídeo também. Obrigado a ambos por compartilhar conosco vossos talentos ....
Sou fanzaço do PC Barros... Esqueceu de mencionar em seu belíssimo comentário que o PC Barros era o baixista e vocalista do Renato e Seus Blue Caps, banda de extremo sucesso na Jovem Guarda! PC é meu ídolo, comecei a gostar e tocar baixo por influencia dele...
@@TIOZINHOo , boa noite. Tudo bem? Eu não me esqueci de que ele era baixista dos Blue Caps. Eu nunca fui fã da banda, não gosto... Não tem relevância pra mim, não quis mencionar, mas respeito quem gosta 🙏. Pro meu gosto, prefiro falar da diferença que ele fez na obra do Roberto, mas principalmente na importância dele na obra do Raul. Isso sem falar de todo o seu histórico com inúmeros e inúmeros artistas brasileiros, fora as suas gravações no exterior. Para a minha alegria, a vida me permitiu conhecer e me tornar amigo do PC. Tanto que, quando nos falamos, ele não conversa muito sobre os Blue Caps, pq acho que ele percebe não ser muito a minha praia. Mas ele é uma pessoa acessível, caso um dia vc o conheça, sairá com uma boa impressão a seu respeito como pessoa, e claro, como músico, vendo, observando o seu jeito de tocar. Te agradeço pela atenção, amigo. Vc, eu e uma infinitude de baixistas, somos fãs do PC. Ele é diferente, ele é genial. Tenho alguns vídeos com ele e Rick Ferreira. Procure aqui no youtube, com eles na sala da minha casa, onde tocamos a música "Gita" do Raul. Saúde e tudo de bom pra vc 🙏.
Toda vez que ele diz TONER eu lembro de trocar a tinta da empressora...
kkkkkk
sou fã do precision 🤤
Prazer gata, só toco precision me add no tinder
3:38 Foi o primeiro modelo de contrabaixo elétrico bem sucedido comercialmente. O primeiro contrabaixo elétrico foi concebido por Paul Tutmarc, na década de 30.
Você e seu Pai tocam Muito.
Você é o BAIXISTA.
Seu Pai Irmão Daniel e um Grande
TROMPETISTA.
DEUS continue lhes Abençoando a cada dia.
Shalom Adonai.
Gadol Elohai.
Sou fã de precision. Certa vez comprei um jazz bass e só usava o captador do braço; resumindo, minha praia é o precision
Amigo que vídeo top. Sempre quis saber a diferença entre os 2. Mas nunca achei videos explicando do jeito que vc explicou. Tenho um Jazz Bass e gosto do timbre dele e também do modelo dele. Parabéns e continue sempre assim. Deus te abençoe.
Ei mano que bom que gostou, fico muito feliz, amém, grande abraço
@@davidnogueira9895 serve para o Precision também? Pois estou trocando o jazz bass em um precision
Tenho um PJ, uso só o captador precision, dá mais grave, eu gosto de um timbre mais grave e mais aveludado, som do precison me agrada mais aos ouvidos do que o do Jazz bass, e digo mais, para a maioria dos baixistas o precision pode ser usado pra tocar qq coisa, rock, sertanejo, tocar na igreja etc, só perde para o Jazz em médio agudo e agudo, mas a função do baixo é fazer os graves, pra fazer agudos já existe o violão, a guitarra etc.
Que bela opinião. Gostei. Tinha um jazz Bass. Vendi e vou pegar um precision. Gosto do som grave também.
Características a parte, sua visão é meio limitada né? Tome como exemplo a variação de baixos que os maiores baixistas têm em suas carreiras cara. Geezer Butler por exemplo, baixista do Sabbath, um dos timbres mais soturnos e pesados de todos os tempos no instrumento usou Precision, Jazz e vários outros modelos. Quando você se desliga dessa mentalidade preto no branco aí sim começa a aproveitar o que a música tem a oferecer.
@@me_angelo Na verdade eu estou muito longe de poder me comparar ao baixista do Sabbath, inclusive ele sendo profissional tem obrigação de sempre fazer o melhor, a condição financeira dele também é infinitamente superior a minha de modo que ele pode ter a quantidade de instrumentos que quiser e fazer todos os testes necessários. Eu particularmente gosto do som do precision, não estou criticando os demais modelos dos quais também gosto, acho que mentalidade pequena é a pessoa desqualificar o precision pensando que só serve pra tocar musica dos anos 60 como muitos por aí pensam.
Já tive music man, jazz bass e acabei optando tb por um Pb. Não me arrependo. Troquei a ponte por uma hipshot, deu o brilho que faltava. E usando pedais de equalização e compressão fica monstro. Sou fã de Black Sabbath e Rush. Mas NUNCA podemos nos esquecer dos timbres que o mestre STEVIE HARRIS tira no precision há mais de 40 anos
@@davidnogueira9895 tu começou até bem, criticou arrogância e no final fez a mesma coisa. Mermão, tu não sabe da minha formação e do que eu ouço pra falar de músico de classe isso ou aquilo. Te toca brozão.
Muito bom, o que vale são as necessidades de cada músico. Em particular eu uso um PJ 4c pra tocar subgêneros variados de rock e metal clássico por ser muito versátil e um Precision 5c modernizado pra tocar metal extremo, pois o timbre pesado dele com o grave extremamente definido é ideal para isso.
Ahh que legal que ouvi a referência do Jamil. Ele é amigo da minha família desde antes de eu nascer. Por anos fui vizinho de porta dele. Cansei de chutar bola no portão dele ahahahahahahahah. Ele viu meu primeiro acorde no violão, um ré maior. Eu só fui entender que ele era um músico de ponta na adolescência. Antes era só o tio Jamil. Hahahaha
Se vc vendesse baixo eu compraria com vc, pq vc transmite confiança no que vc fala.
"O que vende baixo não me atinge!"
Cara eu comprei um PBS 40 ele tem os captadores precision e o jazz bass,ta pra chegar.....
Eu curti o precision,pq ouvi fala q ele tem o som mais grave,bom pra um metalzão,q eu amoo 😂😂🤘🤘🖤
Cara, vc toca muito. Timbra os instrumentos com maestria. O som que vc tirou do teu Precision é espetacular. Conteúdo do vídeo é bastante informativo. Parabéns brother!!!
Qual o captador Malagoli que estava no precision? É o quarter-pound?
Explicação muito boa e bacana esse som que você fez🎼
O som dom precision é lindo! Adoro usá-lo nas minhas gravações. Estou muito afim de comprar um Jazz Bass e adorei o som. Obrigado pelo Video amigo!
rapaz cai de paraquedas aqui, toco guitar mas fui chamado para tocar baixo e gostei do seu video, valeu
primeiramente parabéns pelo canal meu amigo, sou baterista e estou querendo entrar nesse mundo ''baixistico'' de tanto sofrer pra tocar batera, gravar batera.....vi uma saida legal já que gosto muito do instrumento por passar a minha vida toda acompanhando ele na batera....estou investindo em alguns equipos.... tenho um SX JAZZ BASS SUNBURST 4 CORDAS, um SX PRECISION BASS SX FIESTA RED 4 CORDAS e um TAGIMA TBM5 5 Cordas.....
Meus baixos preferidos são Jazz Bass e Precision Bass, ultimamente eu tenho olhada para o Precision Bass com outros olhos, tudo que tem precision me parece que tem mais difinição, peso e timbre (mesmo ele sendo mais '' simples '' )
O Som que vc tirou dos BAIXOS é um absurdo, muito bom gosto nas notas, tecnica em dia e timbragem espetacular....parabéns mais uma vez e ganhou mais um inscrito com certeza, irei consumir mais conteudos do canal ....
amo os dois! ❤ (o MM também é incrivel)
Sou fã do precision. Ótimo o seu vídeo, Parabéns pelo trabalho, Filipe !!!!
Show de bola.
Recife-PE 🇧🇷 🇧🇷 🇧🇷
Deus te abençoe.
One Of These Days do Pink Floyd é slap em Precision Bass. Curto demais esses 2 modelos clássicos. Lindo demais o frankenbass!
Sim mano, tem muita coisa legal de slap no pbass, que bom que gostou do frankkenbass !!!
Tive Jazz bass por muito tempo mas quando toquei num Precision, achei o timbre que estava procurando.
Acho que é uma questão de gosto e atração por frequências graves, algo muito pessoal, mas também tem relação com tipo de música que a pessoa gosta de tocar, no meu caso sou muito eclético, gosto de blues, jazz, pop, rock, country entre outros.
Para quem é exigente e tem ouvido apurado, e quer sentir os graves profundos, na raiz mesmo do som, o Precision é o baixo ideal.
O Jazz bass é outra proposta, sendo mais versátil, serve para um leque maior de estilos, talvez.
Mas para mim, o PB é simplesmente " the best ".!
Massa. Obrigado pela explicação. Eu acho o Jazz Bazz, muito mais bonito, mas o som do Precision gosto mais.
Não existe precision com o braço, ao invés das bolinhas, os risquinhos? Qual o nome do braço com riscos?
amigo, pra quem toca reggae, qual modelo seria o melhor?
@@l_fre_edmundo a maioria dos baixistas de reggae usam Jazz Bass.
Vídeo massa, estou querendo aprender a tocar, mas estava perdida kkkkk
Man adorei vídeo, mais fiquei esperando o seu favorito kkk se pudesse escolher soh um qual seria ?
Vídeo super didático. Explicou e tocou muito bem!!! Agradeço!!!
Amo Precision e Jazz Bass. São mega diferentes e ainda estou em busca de um timbre que me atenda com o Precision. Comprei o meu com uma captação mais hot, mas quero fazer ele parecer mais com um Precision da década de 60 com bastante roncado. Estou estudando a melhor captação. Já meu Jazz Bass tá perfeito. Não precisa mudar nada. Graças a Deus. Rs... Mas, seu set tá bem perto do que eu quero pra mim. Um Jazz Bass, um Precision Bass e um Jazz Bass Fretless. Pra mim, compõe legal para o que eu pretendo ter aqui.
Irmão, experimenta um pedal de drive no seu precision. Recomendo o Mxr M80 como simulador de caixa e o Mxr M89 Bass overdrive, ambos ligados juntos; Mxr M89 tem um som muito orgânico, deixa um roncado maravilhoso.
Abraço
Em 2021 esperando a foto na tela
11:40 qual o nome dessa melodia????
Boa noite Felipe Satisfação.. como vai? Sou novo em seu canal e curti muito seus conteúdos. Pode me explicar uma coisa? Acho os timbres dos ibanes , mayones diferentes... isso se dá pelos captadores soapbarr? Estou sem instrumento infelizmente por uma coisa muito chata e não tenho grana para comprar mas gostaria muito de adquirir um sx de cor natural escudo e marcação branca.. mas penso num tagima tjb5 natural e trocar escudo e marcação que são pretos. Questão de gosto mas qnt ao som. Gostaria muito de ter um.som como esses q mencionei. Vi uns captadores malagoli que se aproximam desse timbre. Seria esse o segredo? Trocando a captação? Vlw.
Tocava baixo na minha época de escola, mas só tirava uns hardcores da época do Dookie do Green Day, Enema of state do Blink, etc
Fui afinando o ouvido conforme a idade e tô ensaiando essa compra do contra a uns bons anos, decidi que vou comprar um pra ontem e cai no teu vídeo, brigadão pela luz aí xará, me inscrevi pra acompanhar o conteúdo.
Maravilha meu amigo, é isso aí, música é muito bom cara !! Bom retorno !!
Nossa mano parabéns pelo canal, grato!! Show de bola sua aula de história!!!
O slap feito no "Gianisten" lembra o timbre do baixista da dupla brother Jhonson, Louis Jhonson ❤
Opa, gostaria de saber a diferença entre os Millenium e os Precision???? Para que tipo de som é melhor cada um?!?!?
Isso não é um vídeo qualquer, isso é um documento
Um aulão
Fantástico vídeo Filipe!
Amo jazz bass 👏👏👏🎸🎸🎸
Cara, gostei muito das suas dicas, adorei!
sempre toquei violão e guitarra, ano passado com a pandemia comprei também um baixo barato pra tocar em casa, não sabia o que era precision bass nem jazz bass, comprei pela aparência e acabou sendo um Vogga Jazz Bass. É simples, mas pra tocar em casa vem me suprindo muito bem. Agora vendo esses vídeos comparativos me dão vontade de testar um precision.
Qual é o seu amplificador?
Estava nesse dilema de qual baixo escolher e vc me ajudou muito mano, Deus te abençoe!!!
Cara, que bom gosto do caramba!!! Grooves, timbres, técnica e até cor dos baixos. Demais!
Vídeo top 👏🏼👏🏼👏🏼 obg Filipe!
Vc indicaria um Jazz Bass para músicas Gospel?
Precision é vida ❤️
Finalmente achei uma explicação bem didática 👏🏽👏🏽👏🏽👏🏽.
Me inscrevi e dei like antes de assistir ao conteúdo do vídeo! É que gostei bastante dos seus grooves! Hahahaha...
Valeu meu amigo 👏🏽👏🏽👏🏽
Muito bom o vídeo. Só faltou botar junto um MusicMan ou genérico com Humbucker passivo, pra mostrar a diferença. Principalmente as diferenças de som entre o Precision e o MM.
Ganhou mais um inscrito.
Tenho jazz Bass, precision jazz e um precision... Top demais..
Pq será que quando ouço a intro desse video lembro de telecurso 2000? rss.... topzera
Muito massa o som desse baixo, provavelmente seja em marupá.
Tá tocando o rifi da musica Emaús do morada ?
Timbres inconfundíveis, show
Vídeo muito bom.
Podia ter incluído um baixo P/J no comparativo.
Sou bem iniciante nesse mundo do Bass e já amei o som do precison
Filipe Dias, vamos negociar esse baixo ai haha
Felipe qual o melhor site pra se comprar Contrabaixo???
Estava completamente perdido referente à esse assunto. Muito obrigado pelo conteúdo e também pelo carisma meu amigo. Você assiste o video inteiro sem se sentir incomodado. Simplesmente direto, transparente e profissional. Um abraço!
Esse teu precision e espetacular
is the precision bass stringed with flatwound or roundwound strings?
Estou pensando em comprar um dos dois para gravações em casa (não sou baixista). O que já ouvi falar que para gravações (especialmente em casa onde nem sempre a fiação é aterrada) o Jazz Bass tende a dar muito mais ruído que o Precision Bass. Confere isso?
Sim amigo, jazz Bass é bem mais "ruidoso" por ter mais frequências agudas
vídeo maravilhoso! valeu demais!!!!!
Nunca toquei com Precision, tenho Jazz e toco com ele desde final dos anos 90, mas estou começando a mudar meu pensamento em relação ao precision.
Meu amigo, boa noite, estou iniciando para virar baixista de uma banda de heavy metal/ rock, sabe me dizer se o PB é o mais indicado?
Isso é o que eu queria saber. Eu quero aprender pra poder tocar metal sinfônico.
Ótimo vídeo. Bem exclarecedor.
Fantástico o timbre desse seu Precision.
- Inscrito! 👍🏼
Eu vi q vc tem um fretless tb por aí! Esse mês comprei um fretless como meu primeiro baixo com intuito de tocar rock anos 80 e new wave. Ele tem os dois tipos de captador. Um precision no braço e um jazz na ponte. Qual a diferença desse no caso?! Ps: ganhou um inscrito hoje! Quero aprender mais! :)
Poderia ter os dois em um só, apenas teria que se construir a elétrica que desse pra equalizar para a opção desejada....
Excelente vídeo, Filipe. Parabéns! Para quem só pode pegar um preciso de e trada, como o modelo da marca SX, você sugere trocar os captadores e ponte ou manter tudo original?
gostei dos dois baixos , tenho os dois hehe
Valeu irmão! 👏🏽👏🏽👏🏽
Sou fã de carteirinha do jazz bass 😍
Difícil essa comparação, usar um fender vs um precision frankstain com corda flat? Não dá
Boa tarde mestre, esse precision ele chia?
Olá irmão parabéns pelo conteúdo do vídeo aliás, qual é o ano do seu Precision? Forte abraço
Video toooooop valeu
tenho 3 fenders precision. um 72, um 76 e um mais novo.. tenho uma jazz 78 tmb. sabe qual o melhor? O que estou tocando no momento. Incluindo meu stingray 1977.
Yes !! isso aê !!
Cara, que plug é esse que vc corta o som sem precisar ir na mesa? Top demais.
Deve ser o circuit breaker da Planet Waves (ou similar)
Sou fã do jazz Bass e do music man
tive um MM Stingray é um baixo maravilhoso também !!
Eu também vou escolher .em minha opinião o precision eu acho o som mais pronto. Escolhe fechado ou aberto . …….. o JB eu acho que tem uma profundidade maior com os 2 caps vc consegue uma variação mais roncado ou mais liso …fora a tonalidade ….atualmente por praticidade eu estou com um worick original. um baita contra baixo também……eu hoje compraria um JB de 4 cordas. Para jazz É perfeito .
Eu amo o som do precision, depois de ouvir o Braguinha tocando nos últimos trabalhos do Eli soares com ele, eu apaixonei...pra mim parece que o cara pegou um pedaço de madeira bruta e pregou as cordas nela rsrs, me soa rústico, aveludado e pra Groove, meu Deus
Será que o precision séria ideal pra mim pois quero tocar Bartô Galeno Roberto Carlos das antigas e Osvaldo Bezerra Raul Seixas parece que os baixos usados nos discos são brutais em peso qual realmente me atenderia nesse caso? Agradeço a atenção
Cara do Ramone usa desse também
O precision da pra tocar na igreja sem pedal ?
Filipe, você não acha que o Precision tem um som muito mais alto que o Jazz Bass? O Precision é bem mais alto que o Jazz Bass ou são meus instrumentos que estão com problemas? Rsrsrs...
Mano isso depende muito de baixo para baixo, não está diretamente ligado a ser precision ou jazz Bass, em baixos passivos depende do capacitor e alguns outros componentes do circuito, ele vai determinar o volume de saída do instrumento.
@@FilipeDiasBass, muito obrigado pelo seu feedback. O captador do braço do meu Jazz Bass está com alguma camada da bobina rompida, por isso o som está fraco. Passei a manhã de domingo toda e boa parte da tarde investigando e cheguei a essa conclusão. Chamei até um amigo que usa o mesmo set de captadores para comprarmos o som e o problema é unicamente com o captador do braço. Muito obrigado a você, meu amigo. Siga com esse seu bom trabalho.
Me amarro no som do Precision , massa demais
Nofx é top nesse baixo precision
curto os dois.....cada um com sua identidade....
Já toquei Precision, Jazz e MM, e o Jazz Bass foi o timbre que menos me agradou; minha pegada é mais MM e Precision, principalmente, o MM.
muito bom
Vc não disse qual é a sua preferência?
Incrível parabéns 👏👏👏
O meu é um SX JB
o meu tbm,
O precision sempre precisia de algo a mais, muito muito limitado. Por isso nao dah pra ter apenas ele. Embora eu curta basntante um Precision.
Quero máximo da versatilidade? Compre um PJ.
Timbraço do PB
Tenho os 2 modelos. Eu durante muitos anos sou fã dos Jazz Bass pelo roncado nos médios agudos principalmente quando o Assunto seria sobre Slap. Ele realça bem nos médios agudos é um Baixo Definido.
Como eu nunca tive um Precision tive mais era PJ e Jazz Bass, tinha musicas que pedia muito som características do Precision e no Jazz Bass usava o Captador do Braço porém o som não chegava no que eu Queria que era do Precision. Foi aonde comprei um Baixo Giannini Sonic 1995 muito Som por ser antigo acabei vendendo e Quarta Feira agora comprei um SX SPB 62 e estou amando a experiência com os Precision em certos estilos musicais como Rock Blues Soul dos anos 70 80. Enquanto Jazz Bass é Versatil na maioria dos casos. Curti esse review parabéns.
Parecem demais os sons
Mas curti o vídeo hahaha
Velho, conteúdo bom. Mas demora pra chegar ao ponto... É só uma dica.
Valeu pelo feedback mano
Gostei
A grande jogada é pegar um PJ e ser feliz.
Baixista do iron maiden usa precision também