Explicação Técnica Simplificada de Minidisjuntores - Curva de Desarme

Поділитися
Вставка
  • Опубліковано 28 гру 2024
  • Título do Video: Funcionamento dos Minidisjuntores - Uma explicação simplificada
    Os minidisjuntores são amplamente utilizados em painéis elétricos para proteção contra sobrecarga ou curto-circuito. Sua principal função é proteção das instalações elétricas e equipamentos, onde que, em casos de sobreaquecimento de cabos, devido a um mau dimensionamento de carga, o elemento do disjuntor sensível a temperatura atua, desligando o fornecimento de energia do equipamento, impedindo a danificação de materiais. Em caso de algum equipamento entrar em curto-circuito, devido a um defeito interno (de fabricação) ou externo (provocado por outro fator), o disjuntor desarma impedindo maiores danos ao entorno da localização deste equipamento ou aparelho.
    A sobrecarga é uma anomalia de uma instalação, principalmente quando, todo o dimensionamento dos materiais, cabos e dispositivos elétricos ou equipamentos, “puxam” ou consomem uma corrente, acima da capacidade da fonte geradora, com base nos dispositivos utilizados para proteção.
    Os minidisjuntores possuem curvas de atuação, tais como: B, C e D - estas curvas, além de indicarem aspectos construtivos e complexos dos dispositivos, nos mostra o tempo de desarme do dispositivo em caso de corrente elétrica acima da capacidade de corrente nominal destes componentes. De forma rápida e simples, temos: curva B sendo o de desarme mais rápido, curva C intermediário e curva D com desarme mais tardio.
    Importante ressaltar que, cada fabricante tem sua curva específica de desarme dos minidisjuntores, porém, o aspecto da curva é bem parecido.
    De maneira geral, os minidisjuntores são fabricados com o intuito de não desarmar quando a corrente nominal é a mesma corrente de projeto, portanto, a corrente de consumo instantânea, e, desarmar imediatamente quando a corrente elétrica consumida naquele instante é muito maior que a corrente elétrica nominal do dispositivo.

КОМЕНТАРІ •