Hoje em dia qualquer um pode se considerar um grande programador porque não importa a tranqueira que escrevam, se o programa compilar, roda "ultra mega power rápido"! Servidores rodando JBOSS contendo 32 núcleos e 512 GB de RAM fazem qualquer programador parecer um ás da programação. Queria ver essa geração Google (e agora ChatGPT) programando no tempo que os processadores rodavam a 4,7 MHz de clock (Z-80) e os computadores podiam apenas gerenciar 64 Kb de RAM de forma direta (existiam vários artifícios para contornar essa limitação). Não tinha meio termo! Se você quisesse um programa rápido, e se ele tivesse que ter uma quantidade muito grande de algoritmos, sua única opção era o Assembly! E você programava "na unha", não tinha Eclipse, não tinha IDE de espécie alguma, muito menos depurador (acessível) que permitisse você ir executando seu programa passo-a-passo. No início dos anos 80 você precisava escrever o programa inteiro "de cabeça", anotando os mnemônicos numa folha, depois "traduzir" tudo para LM, geralmente em hexadecimal, e depois usar um programa para carregar esses códigos na memória e mandar rodar o programa. Se você errasse 1 bit sequer, muitas vezes a máquina "crashava", e você tinha que apertar o botão reset e recomeçar "do zero". Depois surgiram os Assembladores, programas especiais onde você programava escrevendo os mnemônicos diretamente e ele compilava para LM (o MASM, por exemplo). Claro que não estou falando isso por puro saudosismo! As coisas precisam ser práticas. Os métodos de desenvolvimento precisaram se tornar cada vez mais ágeis para atender a pressa e a pressão dos CEOs e CIOs das empresas. Mas foi nessa época hardcore que surgiram os Wozniak da vida, os Linus Torvald da vida, os Charles Simony da vida, e vários outros gênios. As facilidades de hoje escondem toda a engenharia de máquina envolvida em um computador. Os processadores são tão rápidos hoje que não faz mais qualquer diferença perceptível você usar uma variável do tipo byte ou do tipo word para rodar um loop for...next em C, contando de 0 a 255. Ninguém precisa(?) se preocupar com otimização de código, refinamentos sucessivos, etc, etc, etc...
Me deu saudades de quando escovava bits década de 90. Quem trabalha suporte Telcom desde 1985 sabem o que é analisar protocolos de comunicação e muitas vezes tinhamos que fazer alguns programinhas em PC 386, 8088, Z80, MSX, WIndows 3.1 e por ai vai. Não era o cara, mas tinha um que trabalhava comigo e aprendi muita coisa, que em qualquer computador fazia milagres
Irmão, serio. Se eu tivesse tido um professor como você na faculdade minha relação com código e programação seria completamente diferente, você é muito diferenciado, muito obrigado por disponibilizar esse tipo de conteúdo por aqui, você vai virar referencia na comunidade, pode ter certeza.
Por volta dos anos 2005 nos tínhamos uma turma que só fazia m... Crackeamos alguns softwares bem populares utilizando assembly.... É errado, sim! Mas esse era a ideia, tudo era um desafio. No então, que a maioria desta turma se tornou da área de segurança, principalmente bancária. Bons tempos!!! Parabéns pelo conteúdo do canal.... Sucesso
Nessa época essa fácil, hoje em dia é tudo muito difícil, faço Game Hacking e uso muito assembly, quase saindo da área, os Anti Cheats estão muito fortes..
Em uma instalação de internet em Balneario Camboriu, conheci um casal de Programadores que trabalharam na COPEL nos anos 70/80/90, o senhor era chefe do CPD/TI do financeiro ( cada setor tinha uma equipe de T.I ou CPD como queira chamar), e a senhora era uma das programadoras, eles contando como criavam os programas do zero, era incrivel, programavam em ASSEMBLY, cobol, tinha até alguns que faziam em linguagem de maquina direto (não me pergunte como kkk)...a instalação que era para durar 1h levou 2:30h...kkkkk
Parabéns, Pedro! Eu aprendi assembly em um 6502, quando não existiam syscalls e a gente chamava as interrupções diretamente. Você tem uma excelente didática, devia pensar em escrever um livro já que temos muito pouca literatura, realmente faz muita falta não saber como funciona o processador, por isso é tão difícil explicar escopo de variáveis e porque não podemos passar o endereço de um ponteiro criado na pilha!
Decidi virar membro do canal para apoiar. Seu canal é um dos melhores conteúdos técnicos que foca realmente nos conceitos de forma mais aprofundada. O youtube e a comunidade precisa de mais canais assim
Cara! Perfeito! Pesquisei tanto um vídeo sobre isso! Muito raro, além de você explicar tudinho e não deixar nada sem explicação. Odeio quem fala "escreve esse comando", e não explica o que é cada coisa do comando.
Atualmente estou programando um emulador da cpu 6502 que é usado no NES 8bits e o legal é que você entende como um processador funciona como seu enderessamento de memória, os seus registradores e como ele interpreta os números como instruções e os ciclos que essas instruções precisa para ser executado
Na minha época (inicio dos anos 70) era chamado Assembler. Escrevi uma rotina de randomização em Assembler para ser usada na minimização de sinônimos de endereços no disco em IMS.
Cara.... Que sensacional....... Eu programava em Assembly na época do 6502C da Motorola, ou no famoso TK3000//e, ou, para os que não conhecem, o famoso Apple //e. Estava me sentindo perdido nessas linguagens loucas de programação. Você realmente me ajudou a reativar o Assembly.... Muito obrigado!!!!! Vou assinar a partir do próximo mês. Valeu!
3 місяці тому
Achei muito legal os seus detalhes e salvei aqui para assistir sempre que dê vontade de lembrar sobre o tema do ASSEMBLY!
Muito bom conteúdo, tive contato com Assembler de Mainframe em 2000. Até tinha ganhado um livro na época de uma amiga, mas acabei perdendo. Parabéns por compartilhar o seu conhecimento. Forte abraço.
Fala Pedro... Excelente vídeo...!!! Isso só mostra que temos camadas e camadas de abstrações entre um javascript que roda totalmente encapsulado no browser e o processador. Acho extremamente importante resgatar esse tipo de conhecimento em 2024, onde tudo é fácil e as coisas "magicamente" se resolvem com um framework/biblioteca xyz. Agora, de fato, estamos falando de engenharia computacional. Parabéns pelo vídeo!!
Vai muito além kkk, agr imagina a rede, um código abstrai a comunicação com o hardware físico, que trabalha em cima de um protocolo, é tem suas validações interna. O mundo da T.I é fascinante, camadas e camadas, abstrações em cima de abstrações, arquiteturas complexas tem possuem uma base até simples como 0 e 1. É incrível imaginar que tudo isso veio de uma calculadora válvulada que ocupava uma sala inteira e gastava muita energia. E não tinha nem 0,1% da capacidade de celular de hoje em dia.
e mesmo isso ai amigo.. tira o ReactJS da mão dos caras e falam pra eles resolver sem eles.. kkk não sabem nada, por isso vagas de sistemas legados tá sobrando ai.. já de ReactJS até o gari que estuda a noite sabe disso.
É muito feliz pra mim ver isso. Parabéns. Uns caras como vc garrando com entusiasmo em ASSEMBLY. Eu tenho 36 anos de computação. 32 anos de profissional como um todo e desses, 28 anos como desenvolvedor . Comecei com C/C++ e ASSEMBLY pra fazer joguinho. Porque BASIC não fazia o que esses faziam que era conversar com parte gráfica da BIOS de video e mouse. Além da placa de som/beeper. Ela ainda é muito necessária em microcontroladores que necessitam de códigos muito pequenos. O C ainda resolve bastante. Só que te hora que não tem jeito.
Esse canal cada vez mais surpreendente! Eu comecei a programar com linguagem BASIC nos anos 80 e devido a influência de um amigo da escola que lidava com eletrônica, comecei a ver o assembly do Z80, que era o processador que muitas plataformas usavam na época. Eu fazia o assembler na mão, porque não tinha como compilar.
Nossa eu estava falando sobre isso hoje com o pessoal do trabalho, esse vídeo caiu como uma luva!!!! Eu quero muito priorizar um tempo no futuro para aprender assembly
Seu Conteúdo com diz nós capixaba é massa... Eu sou designer de Produto e desenvolvedor web puramente Javascript utilizado React a mais de 10 anos, mas quero muito aprender linguagem compilada... Eu não quero entrar no mérito o que pior ou melhor.... Eu se identifiquei muito com Linguagem Zig como não sou de C e nem C++ eu não entendo muito conceitos de Ponteiro e no caso do Zig um tal de Allocation... Com sua experiência poderia criar um série de video sobre a Linguagem que eu Amei.. principalmente a forma de escrever o código... Eu acho que isso é por conta da forma que escrevo com Javascript foi uma identidade automática com Zig.... Você esta de parabéns suas explicações são sensacional.......
Sensacional. Primeira vez que eu consigo entender alguma coisa dos erros que meu Mac OS 8 apresentava em assembly haha. Parabéns. Você conseguiu tornar essa linguagem não humana em humana e legal de assistir 👏🏻👏🏻👏🏻
Quando vi o titulo programar em assembly, eu lembrei da lista de códigos que vinham numa revista, que vc fazia um pequeno programa em basic, para vc ir digitando e carregando na memoria, depois salvava na fita cassete, sim sou velho e cheguei a fazer isto no meu CP-200! rs Muito interessante, é bom saber disto para otimizar o código, principalmente para um equipamento especifico, assim fica mais rápido e consome menos recursos, nestes tempos em que já tão querendo entregar a programação para IAs, é muito legal ver a sua iniciativa na linguagem assembly! Valeu!
Video incrivel, você explicou assembly de uma forma tão clara que eu nunca vi. Uma linguagem de baixo nivel como assembly que tem uma curva de aprendizado densa e um nivel de complexidade altíssima você conseguiu explicar com uma facilidade.... Parabéns não é todos que conseguem...
Bom trabalho, man! Apesar de ter tido a oportunidade ver isso durante a faculdade é um conteúdo que é muito pouco falado aqui em português. Top demais!
Esse assembler está com nível melhor. Há 40 anos atrás a gente programava assembly sem assembler na raça, os processadores da Zilog para automação e direto nos midicomputadores e mais tarde nos micro.
Eita! Meiúca da década de 90. Estava nos primeiros passos da programação em Delphi, vindo do Clipper. Para entender alguns aplicativos, tive que recorrer ao Assembly e, diretamente, conheci DeDe (Delphi Decompiler), AXE (Advanced Hex Editor),
Na minha época de faculdade cheguei a estudar assembly pra microcontrolador intel 8051. Bateu até nostalgia agora. Cheguei a ler a doc do processador e era assim mesmo a arquitetura como portas, registry e tal. Tinha um simulador que dava pra montar hardware como painel de numeros e vincular as portas do microcontrolador programando no assembly. Mas era só por curiosidade mesmo. Mas valeu apena.
Rapaz, topei com o seu canal por acaso, recomendação do UA-cam (e já me increvi, claro). Fazem, exatamente, 37 anos que não rodava uma instrução dessas! Hahahaha... a gente vai se acostumando a linguagens "de alto nível", acaba esquecendo que sabe!
Muito bom! Coincidentemente estou estudando assembly esses, fiz um bootloader e tô bem empolgado, nunca consegui fazer um executável de assembly, então tô fazendo meus códigos num bootloader simples e rodando num emulador i386
Muito bom ! Foi o que pensei, o cara tem que ser especialista Assembly pra determinada plataforma ! Eu bugava pq programando em C ou Basic nunca conseguia abstrair um game até descobrir que era o programador assembly que fazia direto no asm o Game em 1980
Faz uma playlist, serie muito bom assistir seus videos, eu sei que esse conteudo é dificil de fazer e da muito pouco view pra voce, mas eu ia adorar pra ter um assunto assim de facil acesso, atualmente estou iniciando um curso de Assembly ...
vi o video por acaso aqui .. sou engenheiro eletronico ..desenvolvedor de hardware ha decadas e todos circuitos que envolve microfontrolador ou processadores ...uso assembly 👍🏾👍🏾
tenho uma ideia pra um talvez próximo vídeo, e meio complexo mais tenho certeza que não e apenas eu que gostaria de ver isso, seria um vídeo (ou uma serie de vídeos) basicamente criando um chat simples em Assembly, isso conta com um servidor e um cliente em Assembly, se comunicando através da rede, isso abrangeria inputs do tecado, write na tela e comunicação na rede acredito que seria incrível ver um vídeo assim em português, mais serio este video ficou muito bom nota 10!!!
Inicialmente, era raridade encontrar conteúdos com essa qualidade, especialmente em português. Valorizem.
Comentário perfeito.
@@codeonsoftwares resposta perfeita
@@DrCastr Não gosta de abacate 'o') ;-;)
@@diadepedra9004 um completo absurdo !!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!
O cara me fez entender assembly tão de boas que eu não consigo nem acreditar.
Hoje em dia qualquer um pode se considerar um grande programador porque não importa a tranqueira que escrevam, se o programa compilar, roda "ultra mega power rápido"! Servidores rodando JBOSS contendo 32 núcleos e 512 GB de RAM fazem qualquer programador parecer um ás da programação. Queria ver essa geração Google (e agora ChatGPT) programando no tempo que os processadores rodavam a 4,7 MHz de clock (Z-80) e os computadores podiam apenas gerenciar 64 Kb de RAM de forma direta (existiam vários artifícios para contornar essa limitação). Não tinha meio termo! Se você quisesse um programa rápido, e se ele tivesse que ter uma quantidade muito grande de algoritmos, sua única opção era o Assembly! E você programava "na unha", não tinha Eclipse, não tinha IDE de espécie alguma, muito menos depurador (acessível) que permitisse você ir executando seu programa passo-a-passo. No início dos anos 80 você precisava escrever o programa inteiro "de cabeça", anotando os mnemônicos numa folha, depois "traduzir" tudo para LM, geralmente em hexadecimal, e depois usar um programa para carregar esses códigos na memória e mandar rodar o programa. Se você errasse 1 bit sequer, muitas vezes a máquina "crashava", e você tinha que apertar o botão reset e recomeçar "do zero". Depois surgiram os Assembladores, programas especiais onde você programava escrevendo os mnemônicos diretamente e ele compilava para LM (o MASM, por exemplo). Claro que não estou falando isso por puro saudosismo! As coisas precisam ser práticas. Os métodos de desenvolvimento precisaram se tornar cada vez mais ágeis para atender a pressa e a pressão dos CEOs e CIOs das empresas. Mas foi nessa época hardcore que surgiram os Wozniak da vida, os Linus Torvald da vida, os Charles Simony da vida, e vários outros gênios. As facilidades de hoje escondem toda a engenharia de máquina envolvida em um computador. Os processadores são tão rápidos hoje que não faz mais qualquer diferença perceptível você usar uma variável do tipo byte ou do tipo word para rodar um loop for...next em C, contando de 0 a 255. Ninguém precisa(?) se preocupar com otimização de código, refinamentos sucessivos, etc, etc, etc...
Me deu saudades de quando escovava bits década de 90. Quem trabalha suporte Telcom desde 1985 sabem o que é analisar protocolos de comunicação e muitas vezes tinhamos que fazer alguns programinhas em PC 386, 8088, Z80, MSX, WIndows 3.1 e por ai vai. Não era o cara, mas tinha um que trabalhava comigo e aprendi muita coisa, que em qualquer computador fazia milagres
Sempre quis conhecer um cara assim.
Irmão, serio. Se eu tivesse tido um professor como você na faculdade minha relação com código e programação seria completamente diferente, você é muito diferenciado, muito obrigado por disponibilizar esse tipo de conteúdo por aqui, você vai virar referencia na comunidade, pode ter certeza.
Muito obrigado!!
Por favor não pare com esse tipo de vídeo. Qualidade absurda, e estar em português é maravilhoso.
Videos como esse que nos da certeza que a humanidade ainda tem salvação !! Inteligência impar !!
Por volta dos anos 2005 nos tínhamos uma turma que só fazia m... Crackeamos alguns softwares bem populares utilizando assembly.... É errado, sim! Mas esse era a ideia, tudo era um desafio. No então, que a maioria desta turma se tornou da área de segurança, principalmente bancária. Bons tempos!!! Parabéns pelo conteúdo do canal.... Sucesso
Nessa época essa fácil, hoje em dia é tudo muito difícil, faço Game Hacking e uso muito assembly, quase saindo da área, os Anti Cheats estão muito fortes..
@@ruancardoso5252 A cada minuto que passa está mudando! Um abraço
Em uma instalação de internet em Balneario Camboriu, conheci um casal de Programadores que trabalharam na COPEL nos anos 70/80/90, o senhor era chefe do CPD/TI do financeiro ( cada setor tinha uma equipe de T.I ou CPD como queira chamar), e a senhora era uma das programadoras, eles contando como criavam os programas do zero, era incrivel, programavam em ASSEMBLY, cobol, tinha até alguns que faziam em linguagem de maquina direto (não me pergunte como kkk)...a instalação que era para durar 1h levou 2:30h...kkkkk
Parabéns, Pedro!
Eu aprendi assembly em um 6502, quando não existiam syscalls e a gente chamava as interrupções diretamente.
Você tem uma excelente didática, devia pensar em escrever um livro já que temos muito pouca literatura, realmente faz muita falta não saber como funciona o processador, por isso é tão difícil explicar escopo de variáveis e porque não podemos passar o endereço de um ponteiro criado na pilha!
Decidi virar membro do canal para apoiar.
Seu canal é um dos melhores conteúdos técnicos que foca realmente nos conceitos de forma mais aprofundada. O youtube e a comunidade precisa de mais canais assim
Muito obrigado!
Cara, você é insano, um conteúdo denso e você fala com tanta tranquilidade, expressa domínio e inteligência, obrigado por dividir conosco
Cara! Perfeito! Pesquisei tanto um vídeo sobre isso! Muito raro, além de você explicar tudinho e não deixar nada sem explicação. Odeio quem fala "escreve esse comando", e não explica o que é cada coisa do comando.
Esse canal é simplesmente maravilhoso!
Saudades de operador de mainframe de quatro unidades de fita! Tudo em Assembler! Dinossauro, com muito orgulho! Parabéns, professor!
Atualmente estou programando um emulador da cpu 6502 que é usado no NES 8bits e o legal é que você entende como um processador funciona como seu enderessamento de memória, os seus registradores e como ele interpreta os números como instruções e os ciclos que essas instruções precisa para ser executado
Na minha época (inicio dos anos 70) era chamado Assembler. Escrevi uma rotina de randomização em Assembler para ser usada na minimização de sinônimos de endereços no disco em IMS.
Pedro seu canal é nota 10! Didatica excelente.Tenho certeza que tera 1M de subs num futuro muito proximo! Parabens
Comecei estudar assembly para super nintendo. E sim, tem muuuuiiita utilidade. E penso assim como você, todo mundo usa assembly e nem sabe.
Sinceramente, Assembly é uma linguagem que ultimamente estou muito afim de aprender. Seu video foi um marco para meu começo.
monstro 🔥🔥 a comunidade brasileira PRECISA de conteúdos assim...
Cara.... Que sensacional....... Eu programava em Assembly na época do 6502C da Motorola, ou no famoso TK3000//e, ou, para os que não conhecem, o famoso Apple //e. Estava me sentindo perdido nessas linguagens loucas de programação. Você realmente me ajudou a reativar o Assembly.... Muito obrigado!!!!! Vou assinar a partir do próximo mês. Valeu!
Achei muito legal os seus detalhes e salvei aqui para assistir sempre que dê vontade de lembrar sobre o tema do ASSEMBLY!
Adoro Assembly, meu primeiro contato com ele foi no z-80 do TK85 em 1984.......
Putz.... TK85 meu primeiro computador. E gravando em fita K7 e o monitor a TV pb
Top de mais, após 35 anos sem escrever na linguagem de montagem assembly!
Muito bom conteúdo, tive contato com Assembler de Mainframe em 2000. Até tinha ganhado um livro na época de uma amiga, mas acabei perdendo. Parabéns por compartilhar o seu conhecimento. Forte abraço.
Cara, que SENSACIONAL!!!!!!!!!!!!
Acabei de conhecer seu canal, gostei tanto da didática. Vou ver mais videos ❤
Caraca, muito louco! Minha curiosidade me fez chegar até aqui , gosteii do video.
Fala Pedro... Excelente vídeo...!!! Isso só mostra que temos camadas e camadas de abstrações entre um javascript que roda totalmente encapsulado no browser e o processador. Acho extremamente importante resgatar esse tipo de conhecimento em 2024, onde tudo é fácil e as coisas "magicamente" se resolvem com um framework/biblioteca xyz. Agora, de fato, estamos falando de engenharia computacional. Parabéns pelo vídeo!!
Vai muito além kkk, agr imagina a rede, um código abstrai a comunicação com o hardware físico, que trabalha em cima de um protocolo, é tem suas validações interna.
O mundo da T.I é fascinante, camadas e camadas, abstrações em cima de abstrações, arquiteturas complexas tem possuem uma base até simples como 0 e 1.
É incrível imaginar que tudo isso veio de uma calculadora válvulada que ocupava uma sala inteira e gastava muita energia. E não tinha nem 0,1% da capacidade de celular de hoje em dia.
@@mutv70 , mandou bem!!!
@@mutv70 , só a cebola que é um protocolo de rede, já não é brincadeira não!
e mesmo isso ai amigo.. tira o ReactJS da mão dos caras e falam pra eles resolver sem eles.. kkk não sabem nada, por isso vagas de sistemas legados tá sobrando ai.. já de ReactJS até o gari que estuda a noite sabe disso.
Nice, sinceramente esse conteudo é melhor que uma aula de faculdade de assembly, parabens pelo conteudo do canal!
Pedrão, sou programador há 20 anos, vi assembly so na facul, achei seu conteudo fantástico. top demais, grande abrço !!!
Top demais seu vídeo! Didática perfeita e me ajudou demais a entender um pouco melhor o assembly! Parabéns!
manja muito, professor.. parabéns... gostei demais!
É muito feliz pra mim ver isso. Parabéns.
Uns caras como vc garrando com entusiasmo em ASSEMBLY.
Eu tenho 36 anos de computação.
32 anos de profissional como um todo e desses, 28 anos como desenvolvedor .
Comecei com C/C++ e ASSEMBLY pra fazer joguinho.
Porque BASIC não fazia o que esses faziam que era conversar com parte gráfica da BIOS de video e mouse. Além da placa de som/beeper.
Ela ainda é muito necessária em microcontroladores que necessitam de códigos muito pequenos.
O C ainda resolve bastante. Só que te hora que não tem jeito.
Parabéns dpelo vídeo. Maravilha saber que tem gente que divulgou material br sobre Assembly
Esse canal cada vez mais surpreendente!
Eu comecei a programar com linguagem BASIC nos anos 80 e devido a influência de um amigo da escola que lidava com eletrônica, comecei a ver o assembly do Z80, que era o processador que muitas plataformas usavam na época. Eu fazia o assembler na mão, porque não tinha como compilar.
macho bagarai 👋👋
Programava em Assembler na década de 90, em MSX! Tempo bom... conseguia dar vidas infinitas em um joguinhos 😀
Top, já estava querendo faz tempo parar para aprender, essa pílula serviu como ponta pé inicial! Valeu!
Que legal ver um vídeo mais baixo nível num mundo de tantos frameworks e pouca base. Me inscrevi no canal.
O melhor vídeo e a melhor didádica de assembly que já vi no UA-cam!
Mermão se vc vender pedra ai eu compro, pq vc sabe vender viu!
Nossa eu estava falando sobre isso hoje com o pessoal do trabalho, esse vídeo caiu como uma luva!!!! Eu quero muito priorizar um tempo no futuro para aprender assembly
Tô estudando recentemente, tô achando muito divertido hahaha
Seu Conteúdo com diz nós capixaba é massa... Eu sou designer de Produto e desenvolvedor web puramente Javascript utilizado React a mais de 10 anos, mas quero muito aprender linguagem compilada... Eu não quero entrar no mérito o que pior ou melhor.... Eu se identifiquei muito com Linguagem Zig como não sou de C e nem C++ eu não entendo muito conceitos de Ponteiro e no caso do Zig um tal de Allocation... Com sua experiência poderia criar um série de video sobre a Linguagem que eu Amei.. principalmente a forma de escrever o código... Eu acho que isso é por conta da forma que escrevo com Javascript foi uma identidade automática com Zig.... Você esta de parabéns suas explicações são sensacional.......
Finalmente alguém que pensa como eu!!! 😊
Muito bom o vídeo. Quando estudei assembly na faculdade, lembro de que todos os comandos podem ter apenas 3 letras, tipo, mov, cpy, etc
Brabo demais! Conteudo excelentissimo!
Cara você realmente vai direto ao ponto. Bem explicado sem enrolação. Parabéns
Sensacional. Primeira vez que eu consigo entender alguma coisa dos erros que meu Mac OS 8 apresentava em assembly haha. Parabéns. Você conseguiu tornar essa linguagem não humana em humana e legal de assistir 👏🏻👏🏻👏🏻
Obrigado por entregar tanta qualidade e conhecimento!
Show de bola. Parabéns, Pedro. E muito obrigado.
Os seus vídeos são muito bons!!! Estou curtindo as temáticas e são bem interessantes
Foi a primeira linguagem q eu aprendi, eu curtia.
A muitos anos não vejo essa linguagem, tive que assistir a sua aula, que aliás esta muito boa e direta, parabéns pelo vídeo!
cara , você é muito inteligente 🧠 parabéns !
Quando vi o titulo programar em assembly, eu lembrei da lista de códigos que vinham numa revista, que vc fazia um pequeno programa em basic, para vc ir digitando e carregando na memoria, depois salvava na fita cassete, sim sou velho e cheguei a fazer isto no meu CP-200! rs Muito interessante, é bom saber disto para otimizar o código, principalmente para um equipamento especifico, assim fica mais rápido e consome menos recursos, nestes tempos em que já tão querendo entregar a programação para IAs, é muito legal ver a sua iniciativa na linguagem assembly! Valeu!
Também num cp200,
Caraaaa!!! Vc é o cara!!! Estou colado aqui, irmão! Continue teu trabalho aqui que vamos prestigiar! Brigadão mesmo!
Adoro seu canal mano, é muito difícil encontram conteúdos mais profundos explicados de uma maneira tão legal
Parabéns pelo conteúdo.
Assembly é raiz de toda programação. Quem não domina assembly é apenas um apertador lógico de botão.
Video incrivel, você explicou assembly de uma forma tão clara que eu nunca vi. Uma linguagem de baixo nivel como assembly que tem uma curva de aprendizado densa e um nivel de complexidade altíssima você conseguiu explicar com uma facilidade.... Parabéns não é todos que conseguem...
que incrivel a dedicação nesse video, parabens!!
Bom trabalho, man! Apesar de ter tido a oportunidade ver isso durante a faculdade é um conteúdo que é muito pouco falado aqui em português. Top demais!
Muito bom Seu vídeo apesar de Curto foi interessante e bem Informativo !!!
Por favor, faça uma série. Conteúdo low-level programming
Esse assembler está com nível melhor. Há 40 anos atrás a gente programava assembly sem assembler na raça, os processadores da Zilog para automação e direto nos midicomputadores e mais tarde nos micro.
Geralmente esse tipo de conteúdo só pesquiso em inglês. O conteúdo está muito bom e com qualidade.
Falou do tsoding ja tem meu like o cara é fera
Eita! Meiúca da década de 90. Estava nos primeiros passos da programação em Delphi, vindo do Clipper. Para entender alguns aplicativos, tive que recorrer ao Assembly e, diretamente, conheci DeDe (Delphi Decompiler), AXE (Advanced Hex Editor),
Tava precisando de um canal como esse para assistir
Que conteúdo excelente!
Caramba, muito bom! Ganhou um inscrito e mandei uns vídeos seus nos meus grupos.
Obrigado e parabéns
Muito obrigado!! E bem vindo!
ta louco meu rei, quem programa em assembly é lenda...parabens as esses programadores diferenciados!
Que vídeo maravilhoso! Parabéns, professor!
Muito bom. Obrigado, professor
Cara, isso é mt doido. Sou iniciante ainda, só sei fazer alguns programas simples em java e python, mas quando eu puder com ctz vou aprender assembly
Gostei! Muito bem explicado. Parabéns 👏🏼👏🏼👏🏼
Também acho sensacional construir esse tipo de código.
obrigado cara. está me motivando muito a estudar low level
Na minha época de faculdade cheguei a estudar assembly pra microcontrolador intel 8051. Bateu até nostalgia agora. Cheguei a ler a doc do processador e era assim mesmo a arquitetura como portas, registry e tal. Tinha um simulador que dava pra montar hardware como painel de numeros e vincular as portas do microcontrolador programando no assembly. Mas era só por curiosidade mesmo. Mas valeu apena.
Vídeo sensacional! Didático, mas direto ao assunto, como programadores gostam... hehe.
Rapaz, parabens. Obrigado. Boa didatica
Rapaz, topei com o seu canal por acaso, recomendação do UA-cam (e já me increvi, claro). Fazem, exatamente, 37 anos que não rodava uma instrução dessas! Hahahaha... a gente vai se acostumando a linguagens "de alto nível", acaba esquecendo que sabe!
Parabéns, muito bem explicado e não um tutorial que as vezes nem se sabe o que se está acontecendo.
Muito bom! Coincidentemente estou estudando assembly esses, fiz um bootloader e tô bem empolgado, nunca consegui fazer um executável de assembly, então tô fazendo meus códigos num bootloader simples e rodando num emulador i386
Quando eu tive contato com isso, se chamava "Assembler". Linguagem do mais baixo nível, o mais próximo da máquina, é essencial conhecer.
conteúdo incrível e necessário
cara, simplesmente sensacional.
Excelente! Programei em assembly baseado no livro de Malvino, lá em 1994. Obrigado!
Muito bom ! Foi o que pensei, o cara tem que ser especialista Assembly pra determinada plataforma ! Eu bugava pq programando em C ou Basic nunca conseguia abstrair um game até descobrir que era o programador assembly que fazia direto no asm o Game em 1980
Eu tô longe desse nível, sou iniciante, mas ele explica muito bem
Que massa um vídeo em português sobre assembly. Acabei de descobrir vosso canal.
Os vídeos do Tsoding são demais. E parabéns pelo conteúdo.
Faz uma playlist, serie muito bom assistir seus videos, eu sei que esse conteudo é dificil de fazer e da muito pouco view pra voce, mas eu ia adorar pra ter um assunto assim de facil acesso, atualmente estou iniciando um curso de Assembly ...
vi o video por acaso aqui .. sou engenheiro eletronico ..desenvolvedor de hardware ha decadas e todos circuitos que envolve microfontrolador ou processadores ...uso assembly 👍🏾👍🏾
Parabéns 😊
tenho uma ideia pra um talvez próximo vídeo, e meio complexo mais tenho certeza que não e apenas eu que gostaria de ver isso, seria um vídeo (ou uma serie de vídeos) basicamente criando um chat simples em Assembly, isso conta com um servidor e um cliente em Assembly, se comunicando através da rede, isso abrangeria inputs do tecado, write na tela e comunicação na rede acredito que seria incrível ver um vídeo assim em português, mais serio este video ficou muito bom nota 10!!!
Em 14:02 é o motivo de C ter ficado tão famoso na época. Java se inspirou de forma diferente na filosofia dos compiladores de C.
Programei um pouco no Z80 num Microdigital TK85 e depois no Z80A Hotbit 1.2 da Sharp e no Expert 1.1 da Gradiente.
Show amigo, muito top. Like e inscrito ❤
Ganhou um like👍🏽 e um inscrito🔔 Vídeo nota💯.
Traduz mais vídeos do Tsoding se puder! Boa aula de assembly
Excelente video! não tenho saudades de mexer com asm mas é muito interessante.