Quais as diferenças entre os transtornos bipolar e borderline?

Поділитися
Вставка
  • Опубліковано 11 лип 2024
  • Falar sobre saúde mental não é simples. Por ser algo recente, a ciência da nossa mente parece engatinhar enquanto nossos problemas crescem em número e complexidade. Como lidar com o sofrimento de cada indivíduo em uma sociedade cada vez mais enredada e fragmentada? A resposta, até o momento, não existe. Talvez nunca exista uma só resposta. Uma das formas de tratamento encontrada pela psiquiatria ao longo dos anos foi analisar os sintomas dos pacientes e classificar as enfermidades de acordo com suas similaridades. Ainda que essa catalogação enfrente muitos debates e críticas por parte de psicólogos e psicanalistas, é esse o método que vem conseguindo, com a ajuda de profissionais capacitados, diminuir o sofrimento de muitas pessoas. Giu e Alice se encaixam no grupo daqueles que encontraram paz ao ter um diagnóstico e um tratamento adequado. Portadoras de transtornos distintos e muito confundidos, elas reagiram a alguns comentários para nos esclarecer como são suas lutas diárias. Afinal, o que define e o que diferencia a bipolaridade e o transtorno borderline?
    *
    Siga a gente no Instagram: / canalmescla

КОМЕНТАРІ • 156

  • @Mescla
    @Mescla  2 роки тому +16

    Siga a Giu e a Alice no Instagram:
    instagram.com/giudebem/
    instagram.com/alicementesaudavel/

  • @Escalzone
    @Escalzone 2 роки тому +101

    Poderia ter alguém que lesse as perguntas, facilitaria pra quem tivesse só ouvindo e pra deficientes visuais.

  • @leticiaaguiar2811
    @leticiaaguiar2811 2 роки тому +96

    A moça de rosa falando sobre Alucinações em cada fase Bipolar, me lembrou um rapaz que estava tendo Alucinações e a mãe teve a brilhante ideia de "tratá-la" em um Centro Espírita Kardecista. Ou seja, o rapaz suicidou meses depois.
    É tão importante estarmos informados a respeito de Transtornos Mentais, estarmos juntos com a ciência, no tratamento adequado! Precisa ser normal falarmos sobre isso, assim como falam de infarto, câncer, Obesidade,e etc .

    • @Alanis.morresete
      @Alanis.morresete 2 роки тому +14

      Sou bipolar e tenho uma experiência pessoal MUITO negativa tbm com o espiritismo. Eu em surto e eles me dando água benzida. Aí vc num melhora e é obsessor é isso e aquilo, vc já numa fase de surto, paranóia, com alucinação ou sem, bem isso NÃO faz!!

    • @heloisaalmeida1243
      @heloisaalmeida1243 2 роки тому +5

      Meus pais e a minha família fazem parte dessa religião há mais de 20 anos se brincar e cresci com essa educação até então ter contato desvinculado da religião com a ciência e eu tenho propriedade pra dizer: ISSO É EXTREMAMENTE COMUM E ME ASSOMBRA O QUÃO COMUM É. Tudo bem, entendo plenamente que a religião pode ser um conforto mas existe uma frequencia e uma deficiência nesse tipo de religião em que a pessoa em questão se sente extremamente culpada quando transtornos assim é simplesmente algo NATURAL

    • @drmatheuscabral
      @drmatheuscabral 2 роки тому +4

      De maneira complementar a este ótimo video, fiz um vídeo no meu canal que também fala das principais diferenças entre borderline e bipolar respondendo as dúvidas mais comuns, inclusive sobre as diferenças entre as psicoses (alucinações e delírios) desses dois transtornos.

  • @purplexah
    @purplexah 2 роки тому +42

    Eu fui diagnósticada com transtorno borderline, pra mim é como se a minha cabeça fosse um octógono e a cabeça das outras pessoas fosse um círculo. Quando estou em um humor específico eu não consigo me conectar ou lembrar de fatos com facilidade para me manter na realidade, é como se fosse uma realidade baseada em fatos selecionados de acordo com meu humor.

    • @Gabrielagabi12
      @Gabrielagabi12 8 місяців тому

      Isso é mimo... Falta de trabalho e de apanhar quando era criança. Você acha que é o que ? "Segundo a minha vobtade" TNC

  • @Giudebem
    @Giudebem 2 роки тому +187

    Obrigada pelo convite, pessoal! 💘 Amei participar! Tiveram um trabalho danado pra resumir a 1h de papo em só 17 min de vídeo né? 🤣

    • @josevictor2162
      @josevictor2162 2 роки тому +10

      Vocês duas se saíram super bem no vídeo, sem contar que vocês tem uma dicção e capacidade para explicar as coisa de uma forma perfeita!

    • @laracosta3571
      @laracosta3571 2 роки тому +4

      Ficou muito legal

    • @SamRodrigues77
      @SamRodrigues77 2 роки тому +1

      Obg pelas palavras de vcs. Já fui diagnosticado com fobia social e depressão, mas sou tbm muito sensível, e tem questões sociais no qual tenho dificuldade, apesar de ter minhas capacidades. Com certeza não irei me autodiagnosticar, ainda mais pq não bateu tudo as características, mas com certeza as palavras de vcs tbm me ajudaram. Espero um dia conseguir me cuidar melhor nesses sentidos, já q mal consigo lidar com isso durante anos.

  • @censura1989
    @censura1989 Рік тому +15

    "Um dos componentes-chave pra desenvolver o borderline é um ambiente invalidante" nesse hora eu arrepiei total. É uma das minhas maiores questões da terapia. Sinto rancor por meus pais, pq fiz uma coisa mais absurda que q outra de autodestruição, além de me isolar, mas eles cagavam. Isso quando não falavam q era exagero, drama, msm. Sou bipolar e hoje minha psiquiatra está considerando tbm eu ser bordeline.

    • @censura1989
      @censura1989 Рік тому

      @Bruna Stefanne nossa, sim!! por esse trauma de ser invalidada, qdo acontece tenho vontade de explodir com a pessoa. Da muito ódio, dps de tudo q passei alguém q nn sabe nada ainda achar q pode dizer algo.
      Enfim, é o diagnóstico de bipolar q tu pergunta? se for, Demorou qse 2 anos a partir d qdo passei a ir em psiquiatra. E vc? foi diagnosticada?

    • @Cjc6831
      @Cjc6831 Рік тому

      ​@Bruna Stefanne vc pode cuidar de vc sem precisar expor p as outras pessoas, enquanto vc não quiser expor. O mais importante é buscar esse profissional (como vc já está pensando em fazer), se conhecer mais, e se tornar melhor p vc msm
      Sucesso aí! Td de bom!

  • @Kamiladb0605
    @Kamiladb0605 2 роки тому +21

    Achei muito bem explicado o transtorno boderline, sempre falam como somos "violentos" mas não falam que a gente fica assim só depois do gatilho

  • @esterpereiradealmeidasanto725
    @esterpereiradealmeidasanto725 2 роки тому +33

    Que video massa! Fui diagnosticada com borderline depois de dois anos de tratamento, depois da combinação certa de remédios fiquei mais estável e consegui cuidar mais de mim. Adorei o vídeo, queria ter visto quando meu diagnóstico foi fechado (há 5 anos atrás) quando tudo o que eu pesquisava sobre borderline trazia resultados ruins. Hoje eu tenho uma vida normal, estou fazendo mestrado, adotei uma cachorra e estou conseguindo controlar alguns dos impulsos que tinha antes. Se você é border e está numa fase difícil: NÃO DESISTA. Se eu tivesse desistido 7 anos atrás, hoje não estaria vivendo uma das melhores fases da minha vida. O processo é doloroso, cansativo e parece não ter fim, mas vale MUITO

  • @veronicaoliveira7108
    @veronicaoliveira7108 2 роки тому +38

    No meu caso, minha mania de comprar era com comida, comprava sem ter vontade ou sem estar com fome e comia o tempo inteiro(sem vontade, sem gostar, mas queria comer e queria comprar comida, não podia passar em frente de nenhuma lojinha de doces/lanchonete que eu gastava dinheiro que não tinha e sempre entrava no cheque especial) a ponto de engordar 30Kg. Em mês já cheguei a gastar mais de R$500 em comida não saudável (doce, lanche, pizza, etc)
    Porém a questão de abandono eu não acho que tenho muito... Choro muito ao pensar no dia que meus pais irão morrer e penso se meu namorado irá terminar, mas não é algo muito frequente em minha vida.

  • @arthurlorranferreirarocha8583
    @arthurlorranferreirarocha8583 2 роки тому +107

    Obrigado por esse video, anteontem uma cordenadora do local que eu trabalho disse que bipolaridade não existe, isso numa reunião, a vida é muito dificil pra nos com transtorno, tenho tdah, e estou investigando bipolaridade, medicamentos caros pro resto da vida, sem direitos, sem cotas, sem grupos de apoio e por aí vai. Eu ainda estou parando de sofrer devido o diagnóstico de tdah, e ouvir comentarios de idiotas no dia a dia não ajuda.

    • @LuizFernandoDias
      @LuizFernandoDias 2 роки тому

      Pelo sus faço todo tratamento bipolar gratuito com remédios bons. Minha qualidade de vida melhorou 70% do que era em um ano e meio de tratamento. Não tenho reações com remédio, vivo normalmente e voltei a me sentir como era antes da bipolaridade. Equilibrado. Se alguém perto de mim fala sobre bipolaridade eu nem ligo. Nem vou perder tempo palestrando pra maluco ouvir. Quem quiser aprender que vá atrás do conhecimento como eu fui. Se não for e porque não se interessa.

    • @rosanalage6735
      @rosanalage6735 2 роки тому +8

      Não dê ouvidos aos outros..a insensibilidade deles diz sobre eles, não de vc!! Fique firme e cuide-se...eu TB estou tentando viver melhor... abraço

    • @grazi1997
      @grazi1997 2 роки тому +2

      Tenho tdah, BORDER e bipolaridade. Vivo no limbo.

    • @rosanalage6735
      @rosanalage6735 2 роки тому +3

      @@grazi1997 Grazi, pelo que eu pesquisei, dá-se nome para essas condições para ajudar em escolher a medicação e tratamentos...mas todos temos traços de várias dessas questões, trata-se qdo há sofrimento.. continue tratando e terapia, abre-se ao novo, cuide-se, e não se culpe! Força amiga!! Olhe pra frente, isso falo pra mim, todos os dias ♥️

    • @atsfswvvd
      @atsfswvvd 2 роки тому +1

      @@rosanalage6735 mas traços de um problema não são o problema em si, e sim boa parte das características e intensidade

  • @joaomariano09
    @joaomariano09 2 роки тому +62

    Vídeo interessantíssimo. Nossa sociedade ainda tem mto preconceito em relação a doenças psicológicas. Que bom que há gente falando de forma bacana sobre esse assunto.

  • @guisemensatto
    @guisemensatto 2 роки тому +45

    Vídeo muito necessário! Please, façam outro com TDAH + outro transtorno como Dislexia.

  • @_____--______
    @_____--______ 2 роки тому +20

    Elas são a prova,q N sabemos nada do que se passa com o outro.se as víssemos na rua,nunca passaria pela nossa cabeça,o q elas passam,por causa dos respectivos transtornos.
    Muito esclarecedor. 💡 e saúde em abundância para todos.

  • @paulamarins4326
    @paulamarins4326 2 роки тому +22

    Que vídeo necessário! Sou estudante de psicologia e tenho Transtorno Bipolar tipo 1, e fico tão impressionada como estudantes e até profissionais da área ainda tem muito preconceito com pessoas que tem algum transtorno psicológico.

  • @veronicaoliveira7108
    @veronicaoliveira7108 2 роки тому +42

    Fui diagnosticada pela minha médica com borderline há um tempo, não conhecia nada, depois do diagnóstico eu pesquisei bastante sobre e descobri várias coisas que eu fazia/sinto que eu descobri que era por isso, algumas coisas achava que todo mundo passava e outras eu entrava em desespero enorme achando que era o inferno onde estava vivendo.

  • @JulikaAcademy
    @JulikaAcademy 2 роки тому +18

    Fizeram um vídeo sobre bipolar e não me chamaram!

  • @carladebastiani5454
    @carladebastiani5454 2 роки тому +28

    Meu deus que vídeo necessário! Fui diagnosticada com bipolaridade a 3 anos atrás e é tão difícil encontrar conteúdos realmente informativos sobre isso

    • @georgeprado1784
      @georgeprado1784 2 роки тому

      ua-cam.com/users/DrRenatoSilva
      Esse canal fala bem sobre o assunto.

  • @elainealtosilva7649
    @elainealtosilva7649 2 роки тому +6

    Aaah a mania, doce mania. Acho q o "bem estar" da mania é o mais difícil de abrir mão com o tratamento. Hoje em dia sei q depois dela vem o abismo

  • @santosmurilo
    @santosmurilo 2 роки тому +12

    Eu tenho Borderline, esse vídeo é muito necessário!

  • @grazi1997
    @grazi1997 2 роки тому +5

    Obrigada por representarem tão bem. Tenho os dois transtornos. Até receber o diagnóstico me martirizei horrores, achando que, de fato, eu podia controlar a mim, como tanto me diziam. Hoje vejo que a medicação e a terapia me ajudam, mas que minha condição é pra vida toda. O diagnóstico foi um alívio, real.

  • @whosnightwing
    @whosnightwing 2 роки тому +7

    5:50… médicos querendo diagnosticar transtornos que não são da área dele

  • @Liparra
    @Liparra 6 місяців тому

    A descrição da Alice sobre borderline foi a melhor que eu já ouvi.

  • @brendavitor
    @brendavitor 2 роки тому +8

    Eu sigo a Giu e a Alice e elas são uns amores ❤️ perdi as contas de quantas vezes me emocionei com esse vídeo.

  • @greicelisik4905
    @greicelisik4905 2 роки тому +3

    Obrigada por esse video, Mescla!

  • @lulu-mf6lp
    @lulu-mf6lp 2 роки тому +14

    Eu suspeito mas queria ir no psiquiatra para ter certeza, porém meu pai acha besteira . 😐

    • @veronicaoliveira7108
      @veronicaoliveira7108 2 роки тому +12

      Quantos anos você tem? Se for maior de idade pode ir sem precisar de algum responsável, caso não tenha dinheiro para fazer particular, existe tratamento psicológico no SUS.
      Caso seja de menor, seu pai é o único responsável por você? Se não, tenta conversar com a outra pessoa e ver se vocês entram em um acordo.

    • @luizacantalice
      @luizacantalice 2 роки тому +2

      Complementando o que a Verônica disse, existem faculdades (públicas e privadas) q dão acesso ao psicólogo gratuitamente

    • @Laurajjx
      @Laurajjx 2 роки тому +2

      Eu tenho todos sintomas do BORDERLINE e ainda n fui diagnosticada tbm

  • @pauleanylinharesprince5031
    @pauleanylinharesprince5031 2 роки тому +3

    Conteúdo excelente e super necessário! Gratidão, meninas!

  • @biancabernardo4545
    @biancabernardo4545 2 роки тому +1

    Muitoooooo legal! Obrigada pelo vídeo, meninas

  • @deboraalmeida9726
    @deboraalmeida9726 2 роки тому +2

    Esse canal é muito perfeito ❤️

  • @iarafatima8520
    @iarafatima8520 2 роки тому +17

    Grata pela oportunidade de conhecer vcs e e por terem compartilhado suas experiências e vivências.

  • @juliaribeiron
    @juliaribeiron 2 роки тому +1

    Suuper informativo e incrível o vídeo, adorei! Obrigada por se colocarem a disposição meninas

  • @thais-fz2ds
    @thais-fz2ds 2 роки тому +1

    muito necessárias! amo essa duplaaa

  • @whosnightwing
    @whosnightwing 2 роки тому +2

    que vídeo incrivel!! esse canal eh sensacional

  • @luanadacostaizolan1949
    @luanadacostaizolan1949 2 роки тому +3

    Achei esse vídeo super importante. Principalmente por você sendo psicóloga e tendo o transtorno, falando sobre o assunto de forma a desmitificar os sintomas. Sou psicóloga e já ouvi dentro da minha área absurdos e coisas muito preconceituosas sobre o transtorno, e isso só piora tudo.

  • @andreialima6134
    @andreialima6134 2 роки тому +3

    👏🏾👏🏾👏🏾 muito obrigada pelo relato de vocês. Eu não não fazia ideia da diferença entre eles. 😃😃

  • @uraniasantos787
    @uraniasantos787 2 роки тому +1

    Adorei o vídeo. 👏🏽👏🏽👏🏽
    É muito importante entender um pouco sobre estes e outros transtornos, que são poucos falados 😊😉

  • @lucasikeda7534
    @lucasikeda7534 2 роки тому

    Ca ram ba, que vídeo bom e necessário. Obrigado por compartilhar as suas vivências gente!

  • @deborapezzutti5192
    @deborapezzutti5192 2 роки тому +1

    Gostei muito! Explicações muito ricas. Parabéns!

  • @laetmai2496
    @laetmai2496 2 роки тому +2

    to chorando porquê me senti abraçada por um vídeo. nunca tinha sentido tanta identificação assim! não senti que eu sou um defeito haha… tenho border, muito obrigada mesmo pelo vídeo! ❤️❤️❤️

  • @luizacantalice
    @luizacantalice 2 роки тому +3

    Ótimo vídeo, como sempre! Faz um sobre pessoas que têm TDI, pff

  • @patricialaurenti7273
    @patricialaurenti7273 2 роки тому +3

    Nossa, isso sim eh prestação de serviço social! Parabéns meninas!!!

  • @helidac4817
    @helidac4817 8 місяців тому +1

    Uma coisa que aconselho para quem estiver lendo é: crie um diário para colocar pra fora todas as emoções, pensamentos, etc. Além dos benefícios para a saúde, tb pode ajudar em um possível diagnóstico. Comigo foi assim. Além de fazer terapia semanalmente, perguntei ao meu psicólogo se poderia deixar meu diário, e ele disse que sim (disse q achou bem sábio da minha parte, na verdade). Depois peguei de volta para continuar escrevendo e assim fui diagnosticada como borderline.

  • @feleme2902
    @feleme2902 2 роки тому +3

    Vídeo muito interessante e necessário! Transtornos de personalidade ainda são vistos com muito preconceito. Obrigada por ajudarem a quebrar

  • @melissamiranda2893
    @melissamiranda2893 Місяць тому

    Obrigada pelo video ❤❤❤eu nunca tinha escutado tanta informação sobre esses temas ❤
    Vcs suas sao muito corajosas e fortes (e tbm muito lindas 🤩)❤obrigada mesmo 😊

  • @allinezubinski
    @allinezubinski Рік тому

    Conteúdo de utilidade pública 👏🏻👏🏻👏🏻

  • @thaiskaren1785
    @thaiskaren1785 8 місяців тому

    Nossa é a primeira vez que vejo alguém falando sobre borderline de uma forma empática, obrigada!!!

  • @mariananunesmelo2849
    @mariananunesmelo2849 2 роки тому +1

    Video incrível. Adoraria ver um sobre TOC!

  • @mateusbrazil1016
    @mateusbrazil1016 2 роки тому +15

    Faz sobre a TDAH transtorno de ansiedade e hiperatividade👍

  • @jesusfilipe2051
    @jesusfilipe2051 2 роки тому +1

    Vim pela Julia Jolie e amei super válido cada segundo rsrs

  • @denisegandara1686
    @denisegandara1686 2 роки тому

    Obrigada pelas informações.

  • @psicologa_jundiai
    @psicologa_jundiai 2 роки тому

    Muito legal, parabéns!

  • @citelli6795
    @citelli6795 2 роки тому +6

    faz sobre tdah pfvrrrrr

  • @rafaelcorerato7459
    @rafaelcorerato7459 8 місяців тому

    Excelente vídeo

  • @colisalmeida127
    @colisalmeida127 2 роки тому +1

    Sou bipolar tipo 2 e border amei dms o vídeo ,parabéns para as explicações existe mtoo estigma nos dois transtornos.

  • @maurício3396t
    @maurício3396t 2 роки тому +1

    Explicaram bem!

  • @pedrohramos7739
    @pedrohramos7739 2 роки тому

    Eita, Alice por aqui! Q lindinha 🥰🥰🥰🥰

  • @yasminmarques2295
    @yasminmarques2295 2 роки тому +1

    Necessário!

  • @paulyephih2438
    @paulyephih2438 2 роки тому +1

    Obrigado. Parabéns

  • @thaynanda
    @thaynanda 2 роки тому +3

    Eu tenho depressão há 7 anos, já passei por vários psiquiatras diferentes e sempre recebo diagnósticos diferentes, a última foi o borderline que eu fiquei (???), faço tratamento com remédios e terapia e só eu e o universo sabe o quanto eu fico mal quando eles acabam, simplesmente me acabo de chorar, ficar extremamente agressiva e nervosa. Melhorei muito com o tratamento. Mas a autoestima fica tão sensível quando você fala pra alguém que está buscando um relacionamento que fica extremamente difícil e doloroso. Esse processo de sentir o abandono a cada conversa que se tem um fim eminente acaba com a gente. Eu me sinto um completo lix0 às vezes porque parece que tudo é culpa minha, e não é, só sou assim e estou me tratando.

  • @eduardomendonca2440
    @eduardomendonca2440 8 місяців тому

    Parabéns às duas.

  • @Carolina.R.
    @Carolina.R. 2 роки тому +2

    Obrigada 🙏🏼

  • @hamiltonpires1220
    @hamiltonpires1220 Рік тому +1

    Bom dia! Sugestão: coloque as perguntas em forma de áudio, pois eu posso, por exemplo, lavar a vasilha somente escutando o áudio.

  • @ThePaulorfortes
    @ThePaulorfortes 2 роки тому +1

    Muito obrigado, suas lindas pelo depoimento de vocês. Gratidão por explicarem e ajudarem a desconstruir a imagem distorcida que a sociedade tem de nós que sofremos com estes transtornos.
    Eu infelizmente recebi o diagnóstico primeiro de TBH (Transtorno Bipolar do Humor) ou também chamado TAB (Transtorno Afetivo Bipolar). Tive até uma internação por tentativa de suicídio. Depois tive uma segunda internação por uso abusivo de substâncias, e fui diagnosticado com TPB (Transtorno de Personalidade Borderline). É comum alguns psiquiatras errarem esses dois diagnósticos, por terem algumas similaridades, vocês sabem disso. Mas para quem tem o TBP a medicação em muitos casos são pontuais. Caso algum sintoma fique muito "gritante" deve-se entrar com uma medicação para nos ajudar naquele caso. Por exemplo: ansiedade intensa persistente (fazer uso de um ansiolítico), um quadro depressivo ( fazer uso de um antidepressivo), um estado de hiper sexualização, ou compulsão por compras, ou distúrbio alimentar (um estabilizador de humor ou antipsicótico atípico) dependendo do grau. Então eu, crendo que haviam errado meu primeiro diagnóstico de bipolaridade, parei de tomar medicação porque achava "desnecessário".
    Mas quando comecei a apresentar sintomas novamente, de ciclos de depressão, depressão mista, hipomania e até mania, sinais claros de que não era só uma instabilidade e uma dificuldade de lidar com minhas emoções, fui ver um outro psiquiatra que me disse : "olha o Borderline pode vir acompanhado de outros transtornos, assim como a Bipolaridade também pode vir acompanhado de outros. Nada impede que realmente esses dois transtornos coexistam em um mesmo paciente".
    Ele me avaliou e identificou o padrão dos dois transtornos, por mais incrível que pareça.
    Ou seja, todos os traços de Borderline, exceto automutilação com cortes. Mas, existem outras formas de flagelar-se, que eu havia praticado ou seja todos os sinais/sintomas de Borderline estavam claramente em minha cara. Mas a oscilação de humor também tinha ciclos com períodos de depressão, depressão mista, hipomania e até mania, enfim para meu desespero sintomas claros de Bipolaridade do Tipo I também.
    Hoje, não fico me martirizando, até brinco comigo, só para aliviar um pouquinho, pois sei que são condições sérias que carrego, mas digo pra mim mesmo: olha como você é "fantástico" você é Borderpolar, ou seria, Biborderline?
    Enfim, hoje me cuido mais seriamente, com a ajuda da psicanálise, meu psicanalista tem me ajudado a ver o tanto que posso me amar. E assim, também amar melhor àquelas pessoas, que fazem parte da minha vida, ou precisarem de mim. Se eu tiver condições porque não amar até desinteressadamente? A caridade ao necessitando dá um valor para todos, sabia? Ele me ajuda a perceber o quanto posso amar-me e desejar coisas interessantes pra minha vida, por mais que eu saiba que minha vida já está chegando ao meio do caminho, nunca é tarde para o desejo de viver, nunca é tarde para dar para si, de realizar coisas úteis para que outras pessoas possam se beneficiar também.
    Lógico que hoje sigo o tratamento também medicamentoso, não vou me boicotar, que é um sintoma que pode comparecer tanto para os que tem Borderline quanto para os Bipolares, autossabotar é uma porcaria, só atrasa nossa vida.
    Quem leu até aqui espero que meu depoimento só some junto com as dessas duas mulheres muito corajosas, meu apoio para vocês continuarem irem frente.

  • @luciana2110
    @luciana2110 2 роки тому

    Adorei o vídeo, foi bem explicativo. Precisamos falar mais, acabar com estigmas, principalmente em cima de nós mulheres, parte mais diagnosticada por homens. Enquanto procuramos soluções para compreender nossas ações, a maioria dos homens é que dita a regra dessas doenças, a maioria homens que escreveram livros com os diagnósticos e a maioria dos homens, não tratam suas questões, não buscam tratamento. Penso que mulheres acabam por ficar mais vulneráveis a diagnósticos, importante debater como isso nos afeta.

  • @rosanalage6735
    @rosanalage6735 2 роки тому +1

    Obrigada 😺

  • @raquelsimone2673
    @raquelsimone2673 10 місяців тому

    Amei as explicações ❤ parabéns 👏👏, gostaria de assistir mais vídeos d vcs sobre esses assuntos...🙏 Gratidão infinita (obs: minha filha 27anos(bodeilaine ) hoje toma muitos remédios q a impossibilita d aprecia a vida como uma dádiva 😔

  • @cogumelosazuis3587
    @cogumelosazuis3587 2 роки тому +2

    Muito obrigadx por esse vídeo😍😍😍😍❤️❤️ tenho diagnóstico de border desdos 16anos

  • @poliana3000
    @poliana3000 2 роки тому +3

    Parte 2!!!++

  • @vih742
    @vih742 2 роки тому +4

    Vou ao médico psicólogo, infelizmente ando com mudanças de humor muito grandes, acabam me deixando para baixo, dói, me sinto depressiva por um longo tempo e depois para e fico eufórica, uma bipolaridade talvez, também o que as pessoas me falam me dói muito.

  • @Mohanimusica
    @Mohanimusica 2 роки тому

    Video incrível

  • @ismaelsmails1860
    @ismaelsmails1860 2 роки тому +2

    o caos não é ruim, ele só gasta a vida mais rápido

  • @fernandapinheiro8149
    @fernandapinheiro8149 2 роки тому

    Amei o canal!! Nova inscrita aqui e queria saber se vcs tem algum video sobre tdah

  • @BruRobson
    @BruRobson 2 роки тому +1

    Isso sim é serviço a comunidade.

  • @yes.marceloo
    @yes.marceloo 2 роки тому +2

    Mds vcs sao tao fofas

  • @PedroHenrique-oq6eo
    @PedroHenrique-oq6eo 2 роки тому +7

    Cardiologista dando veredito de uma área psicológica...amaram?

    • @Giudebem
      @Giudebem 2 роки тому +10

      Pois é 🤡 e no vídeo ta bem resumido, mas até eu ter o diagnóstico fechado de bipolaridade pelo psiquiatra foram 2 anos em suspeita. E o cardiologista achando que tudo ia se resolver com um antidepressivo (que na maioria esmagadora dos bipolares, antidepressivo só piora os quadros). Custava me encaminhar para outro profissional? É fod@

    • @PedroHenrique-oq6eo
      @PedroHenrique-oq6eo 2 роки тому +2

      @@Giudebem como diria minha vó "é muito cacique pra pouco índio"

  • @gimilleniumbrazil
    @gimilleniumbrazil 2 роки тому +12

    O que acontece é que muitas pessoas são diagnosticadas erradas. E quem tem o transtorno, muitas vezes usa isso como um ganho secundário, e fica manipulando as pessoas. Por isso a importância da terapia, porque não é fácil nem pra quem tem e pra quem convive com essas pessoas.

  • @pclss
    @pclss Рік тому +2

    A Giu é bipolar tipo 1, a vivência dela acaba sendo um pouco diferente do bipolar tipo 2 e aquele que tem ciclo rápido (ciclotimia), que é o meu caso - fora o déficit de atenção. Minha experiência com o transtorno é muito mesclado com o que a Alice falou também, apesar de não ser borderliner. Porque com transtornos mentais não é algo preto no branco, não é algo engessado, principalmente, para transtornos de humor, onde os pensamentos e comportamentos oscilam tanto.

  • @priscilacs9
    @priscilacs9 2 роки тому +2

    O livro eu já até imagino de quem seja, tem uma psiquiatra bem famosa que ama romantizar os transtornos.

  • @joycedcampos
    @joycedcampos 11 місяців тому

    Adorei o vídeo deu pra sentir o q é borderline. Parece ser pior q bipolaridade nossa. Minha irmã é assim não trm controle das emoções dela

  • @psicanalistavalkiriafelix9219

    Ninguém melhor pra explicar do que a pessoa que tem o problema e de fato conheça o Transtorno. Gostaria de saber a diferença entre Ciclotimia e Borderline.

  • @Carolina.R.
    @Carolina.R. 2 роки тому +2

    👏👏👏👏👏👏

  • @Aile2310MDS
    @Aile2310MDS 2 роки тому +1

    tras sobre tdah por favor

  • @Carol75221
    @Carol75221 2 роки тому

    que interessante isso sobre bipolar tipo 1, as alucinações, sou tipo 2 e não tenho, de resto tudo parecido. eu me identifiquei com a anne hathaway kkkkk

  • @mauriciosantos2964
    @mauriciosantos2964 2 роки тому +1

    👏🏿👏🏿👏🏿👏🏿👏🏿

  • @kelyrasta6390
    @kelyrasta6390 5 місяців тому

    Eu sou bipolar e é exatamente isso e mais um pouquinho.

  • @Laurajjx
    @Laurajjx 2 роки тому +2

    Eu ainda nao tenho diagnostico
    Mas tenho muitos sintomas do borderline,eu quando estou nervosa
    Explodo MUITOOOO

  • @LuizFernandoDias
    @LuizFernandoDias 2 роки тому +2

    Eu sou bipolar e borderline diagnosticado e faço tratamento. Kkkkkkkkkring. Rindo de nervoso.

  • @ismaelsmails1860
    @ismaelsmails1860 2 роки тому +5

    me preocupa o auto diagnóstico

    • @iamdoom1653
      @iamdoom1653 2 роки тому +2

      Melhor que não ter nem uma ideia do que eu possa ter.

    • @ismaelsmails1860
      @ismaelsmails1860 2 роки тому +3

      @@iamdoom1653 concordo, me refiro ao diagnóstico de fato e tomado como verdade que, caso não seja dado por um entendido no assunto, pode por vezes ser perigoso

    • @iamdoom1653
      @iamdoom1653 2 роки тому +1

      @@ismaelsmails1860 De fato.

    • @ismaelsmails1860
      @ismaelsmails1860 Рік тому +2

      @@iamdoom1653 mas só olhei um ângulo, talvez também exista vantagem na democratização do conhecimento.. menção ao clássico O alienista que, sobre uma legião de desinformados interna literalmente a cidade toda num hospício!

    • @iamdoom1653
      @iamdoom1653 Рік тому

      @@ismaelsmails1860 Acho que o importante é não ir pros extremos. É importante ter conhecimento, até mesmo para que as pessoas percebam que precisam de ajuda. Da mesma forma, é importante saber que não se deve dar diagnósticos sem ser um profissional da saúde.

  • @girlinred3492
    @girlinred3492 2 роки тому +2

    Eu queria sentir as coisas...

  • @rubenspatrick998
    @rubenspatrick998 2 роки тому

    Reafirmando a idéia de um comentário aqui, poderiam fazer um video de uma pessoa com tdah+ uma pessoa com autismo ou dislexia

  • @georgeprado1784
    @georgeprado1784 2 роки тому +2

    Muito legal. Minha mãe é bipolar grave, já vivi episódios super traumáticos durante toda a vida. Minha energia para o convívio é pequena.

  • @leidianaaraujo436
    @leidianaaraujo436 2 роки тому +1

    Giu 🥰acompanho ela no Instagram 🌻 tenho TAB 1

  • @bibimycat1
    @bibimycat1 4 місяці тому

    E aí meninas estes transtornos é que são loucos! Não somos nós! Eu sou também deste time! 😀

  • @despertatuquedormes7483
    @despertatuquedormes7483 3 дні тому

    Tenho diagnostico de bipolaridade. Sou 100% bipolar. Mas tenho traços de border.

  • @amandacordeiropadilha1901
    @amandacordeiropadilha1901 2 роки тому +1

    Oi, Giu. Oi, Alice.
    Não sei se vocês com conhecem mas, se sim, o que vocês pensam sobre a série Crazy Ex-Girlfriend?

  • @valeriaribeiro3250
    @valeriaribeiro3250 8 місяців тому

    Fui diagnosticada a pouco tempo com transtorno bipolar, sofri tanto minha vida toda. Até hj não me entendo, não sei quem eu sou, isso atrapalha tanto a minha vida, não consigo focar em nada. 😔

  • @AnaDaPaz-xj7hr
    @AnaDaPaz-xj7hr 25 днів тому

    Se eu cometi um erro feio foi querer explicar o TPB pra meus amigos, pensando que iam entender.
    So recebi a negação, e o pior, me expus sem necessidade.
    Mostrei a ferida pros tubarões...
    Na boa, não arrisque. Só quem passa é que consegue entender. Simples.

  • @Gabrielagabi12
    @Gabrielagabi12 8 місяців тому

    Podem não se achar doentes, mas ninguém é obrigado a aturar!

  • @xmsl960
    @xmsl960 2 роки тому

    Eu tendo as duas patologias me identificando com ambas

  • @despertatuquedormes7483
    @despertatuquedormes7483 3 дні тому

    Eu demorei 6 anos pra aceitar. 😢 Poderia twr me cuidado. E ainda paro o tratamento direto.

  • @suzanarodrigues1572
    @suzanarodrigues1572 Рік тому

    Fui diagnosticada como sindrome do panico após passar por violência e traição . E depois de um tempo mudou p bipolar .... Depois de muitas crises ..... Acrescentaram o borderline . E hoje eu aceito ...porém no mundo de preconceito que nós vivemos é muito difícil. Não dá p falar muito sobre isso a n ser com quem passa pelo mesmo . Tem gente q só se interessa pra depois jogar na cara que somos doentes.