O consórcio, para mim, foi ótimo. Eu tinha muita dificuldade de juntar dinheiro e consegui comprar meu primeiro carro graças a essa modalidade. Há mais de uma visão a respeito desse assunto. Realmente o consórcio não é um investimento, mas pode ser importante para algumas pessoas realizarem um sonho. Ainda mais se compararmos a um financiamento. Na minha opinião o consórcio deve ser comparado ao financiamento. Aí sim, veremos que vale a pena. Fica a dica!
Consórcio você vai depender da sorte, já no financiamento não. Mas eu entendo que existem pessoas que são dominadas pelo dinheiro e não conseguem guardar aí correm para um consórcio ou financiamento mesmo…
Então não foi o consórcio que foi bom. Você que era desorganizado financeiramente e teve que recorrer a isso pra adquirir um bem. É sobre isso que o Raul está falando, qualquer forma de investimento para comprar algo com recursos próprios é melhor que financiamento e consórcio, em absolutamente todos os casos.
Certamente a compra com recursos próprios é o melhor cenário, mas para a maioria das pessoas é inviável. Dessa forma, o consórcio passa a ser uma opção interessante. Especialmente para quem tem um valor para dar de lance. Vc compra sem juros e com uma prestação acessível.
@@alcimarmarques9766 Eu acredito que consórcio é sim jogar dinheiro fora e nada faz eu pensar diferente disso. Mas claro, cada um sabe onde o calo aperta, e cada um sabe o que é melhor para sí...
@@rinaldi_gabriel certo... e como voce compra seus bens ? Nao vai falar que é à vista ne... se voce entende de investimentos sabe o que é (se descapitalizar ) ... o que me diz ?
Cidadão do céu.... De fato algumas coisas fazem sentido, outras não... Muito ponto de vista pessoal, deixando de levar em consideração inúmeras variáveis. O que me quebrou as pernas mesmo foi você falar que consórcio tem CET maior do que financiamento................... De verdade mesmo? Rapaz...
E tem mais coisa a ser dita, deve ser porque o Raul se esqueceu: Para entrar num consorcio normalmente não consultam SPC/Serasa, quanto você ganha e nem nada, mas no dia que você for contemplado se não puder comprovar que pode pagar as demais parcelas, by by carta de crédito.
Você vende sua carta contemplada e recebe de 20% a 30% de ágio, faça com quem sabe, procure os mais experientes em consórcio, tem que saber usar e quando usar
@@guilhermemucharski6512 até 90 parcelas vc consegue um lucro bom pq existe os clientes de Capital de Giro, que comprar sua carta, e se passar disso resolve o problema do fiador, existe seguro fiança que serve como fiador, aí vc pode utilizar o valor da carta e se vc demorar para se organizar na papelada seu dinheiro rende igual até vc utilizar
Cara o lance de 30% é embutido no crédito, A PESSOA NÃO TIRA DO BOLSO, ele abate no crédito total da carta da pessoa e isso diminui no preço da parcela ou seu prazo. O valor reajustado não é a moda louca como você disse, ele é limitado a 10% e isso aumenta seu crédito e sua parcela sim, porém sua parcela tem esses 10% diluído em todo o prazo.
Você poderia dar o lance embutido de 30%, mas a taxa de administração sempre será sobre o valor contratado da carta. Se você contratasse uma carta de R$ 500 mil com uma taxa de administração de 20%, por exemplo, o valor da taxa sempre seria de R$ 100 mil, mesmo se você desse um lance embutido.
Compra uma casa de 200k recebendo um salário mínimo então . Daí você vai ver que não consegue, daí depois você faz um financiamento e paga 400-500-600k
se com financiamento fica 400-500-600k, com consórcio fica 600-700-800k. Se sua carta estivesse atrelada ao igpm na pandemia onde deu mais de 23% só em 2020 e a taxa selic estava em 2%, e vi oferta de financiar casa por 6%, vc tinha se lascado no consórcio
Outro detalhe... Concordo q talvez o consórcio seja mau negócio, mas acho muito utópico dizer:"se ta entre consórcio e financiamento não faça nenhum dos dois". Eu discordo, se tiver q fazer, faça! Consciente! Dependendo do seu salário, se vc for juntar, talvez só compraria em 30 anos, correndo exatamente o risco citado no vídeo, seu dinheiro ser desvalorizado a ponto de vc não conseguir comprar nada. Financie e antecipe a parcela, a parcela sai mais barata, mas não deixe de comprar seu canto!!
Juntar é facil. 10, 15 anos dps vc compra casa. Vem os magos do investimento, que não tomam nem café p economizar, e querem dizer p todos q vc só terá as coisas juntando, sem fazer dívida. Endivide-se de forma consciente, vc aumenta seu patrimônio e TB é capaz de investir. Difícil ver esses vídeos...
@@danielfernandes385 mas se você tem 40/50% do valor, não vale a pena entrar no consórcio e dar um lance alto para ser contemplado logo e pagar parcelas mais baixas do que no financiamento?
Comprei meu honda fit pagando 350 reais de parcela. Com 1 ano e meio fui contemplado. Retirei meu bem, paguei o consorcio completo e valeu muito a pena. Fiz pelo Itau.
Consórcio não é pra juntar dinheiro. Consórcio é pra quem vai comprar algo, tipo um apartamento, por consórcio compensa mais do que financiar no banco. Os juros são bem menores.
Os juros parecem menores, mas as pessoas não colocam na conta o reajuste pela inflação do bem referenciado, que pode custar mais caro que os juros de financiamentos tradicionais dependendo do momento da economia. Durante a pandemia o que teve de gente desistindo de carta porque os carros subiram 40% e a prestação do consórcio subiu junto, não é brincadeira.
@@SchettinoRafael o valor da carta subiu justamente por cusa da inflaçao para as outras pessoas que estao no grupo terem a mesma oportunidade das primeiras que foram sorteadas. o dinheiro de todos perdeu o valor de um modo geral.
É sobre isso que o Raul está falando, qualquer forma de investimento para comprar algo com recursos próprios é melhor que financiamento e consórcio, em absolutamente todos os casos.
financiamento veiculo: 1.2 ao mês. 14.4 ao ano. em cinco anos 70% de juros. Um consorcio com 20% de tx de administração o " custo do dinheiro" será 20% nos cinco anos mais o reajuste do bem de referencia sendo carro o reajuste é menor que 4% ao ano em média. Claro que sempre é melhor comprar o bem planejando e à vista mas nao consigo enxergar financiamento ser melhor ou menos pior que consorcio
E olha que você usou uma taxa de financiamento baixa e um cota com uma taxa de adm altíssima. Sem contar que o valor do reajuste retorna no fim do grupo, o que você não utilizou na carta de crédito. Muito mais barato.
Eu discordo em partes. O consórcio tem uma rentabilidade pelas aplicações que fazem por mês do valor pago. Claro que não é aquela maravilha. No entanto, eu vou te contar algo que aprendi. Eu já conheci um dono de imobiliária que ganhou todo seu patrimônio com consórcio sem precisar se capitalizar. Ou seja, sem capital prévio. O que ele fazia ganhava um imóvel com uma carta antiga, por lance ou sorteio. E o que ele fazia? Colocava o imóvel ainda não quitado para aluguel com garantia, e usava o recurso em outro consórcio. Ou seja no final de 40 anos, o cara já era dono de diversos imóveis quitados, e dono de uma das maiores imobiliárias PF em SP.
Não compensa. Experiência própria. Eu tive um da Porto Seguros. O meu era de 15 anos. Paguei 13 anos e recebi a carta de crédito e em seguida paguei o valor dos dois que faltavam. Pior que fazer consórcio, é fazer e desistir dele e tentar receber o que pagou. Nunca atrasei um pagamento e comprometia menos que 10% do meu salário. Fiz investimento em paralelo e descobri que perdi MUITO dinheiro.
Sou bancário (por enquanto) e investidor, me orgulho de nunca ter empurrado um consórcio pra nenhum cliente. Tenho dó dos clientes que caem na lábia, a educação financeira inexistente infelizmente cria essas bizarrices. Meu objetivo é ajudar e não piorar a vida das pessoas, sigo na luta pra quem sabe um dia fazer parte do time dos que somam 🤟🏻
Infelizmente os grandes bancos não querem funcionários que tem um bom coração e evitam oferecer determinados tipos de serviços bancários por não trazer muita vantagem para o cliente. Sabemos bem que banco não dá ponto sem nó e a maioria dos serviços financeiros e linhas de créditos, trás ótimas vantagens somente para o banco e não pra quem o contrata. Neste caso, como vc consegue bater suas metas?
@@lilianjesuscostadelima204 Infelizmente é verdade, o ganho fica do lado do banco e não do cliente. Eu não tenho muito tempo de banco, ainda sou escriturário, então em tese não tenho meta, tenho CPA há mais de 1 ano e sigo sem promoção (provavelmente por não empurrar esses lixos pros clientes 😂)
Provavelmente vc ja foi demitido, certo? Qual banco vc trabalhava? Eu vendo consórcio, explico como funciona e o cliente avalia se vale a pena. Não empurro pra ninguém, ofereço as opções, ele escolhe. Não sou super fã da ferramenta, mas entendo que varia de pessoa pra pessoa se vale a pena. Se pretende amortizar, melhor financiar, se pretende pagar só as mensais e fizer a jogada do lance pra contemplar rapido, melhor consórcio. Tem como vender a carta contemplada com ágio em cima, e outra coisa, o Raul que me perdoe, mas no Itaú, até onde sei, a parcela reajusta junto com o valor da carta pelo ipca ou pelo valor do bem, prefira sempre o ipca, e só reajusta até q Contemplação, após a Contemplação, o valor é fixo. E nos financiamentos de imóveis a taxa e a parcela não são fixas tb, reajustam anualmente.
Qualquer corretor de imóvel sabe que consórcio é muito melhor que financiamento bancário. Quem sabe fazer cálculo matemático de financiamento de um banco de um imóvel e cálculo de consórcio, sabe que é muito melhor consórcio. Melhor que isso é comprar à vista. Se tem dinheiro à vista, compre à vista.
me mostra onde? Menor que a caixa (minha casa minha vida). Se sua carta estivesse atrelada ao igpm na pandemia onde deu mais de 23% só em 2020 e a taxa selic estava em 2%, e vi oferta de financiar casa por 6%, vc tinha se lascado no consórcio
Eu já fiz consorcio, pra mim foi ótimo, na 9 parcela foi sorteado e comprei um caminhão baú, ele mesmo está se pagando. Rentabilidade 10 % ao mês. Já os investimentos da bolsa de valores são 10% ao ano.
Consórcio não é investimento. Mas, fala isso pra quem tem 10 cartas de baixo valor e vende carta com ágio. Consórcio tem prós e contras, como qualquer tipo de financiamento para um bem.
Temos excessão. Se você tem 1/3 do valor e quer comprar um imóvel próprio, é melhor usar este dinheiro no lance do consórcio, do que em entrada de um financiamento. Mesmo o financiamento do casa verde e amarela, só vale a pena se você puder amortizar duas ou três parcelas mensais. Já o consórcio só vai ter a taxa de administração. Esta é uma solução mais rápida pra sair do aluguel e pagar menos juros. Claro, se você já tem casa própria melhor é investir em renda fixa.
Só taxa de adm? e o reajuste? Se sua carta estivesse atrelada ao igpm na pandemia onde deu mais de 23% só em 2020 e a taxa selic estava em 2%, e vi oferta de financiar casa por 6%, vc tinha se lascado no consórcio
mas existem estratégias inteligentes de fazer alavancagem com consorcio , logico que o o pensamento é diferente de uma compra tradicional , exemplos interessantes : 1- recomprar seu próprio bem ( estando este em nome de outra pessoa ) , 2- fazer 6 cartas para aumentar as chances de contemplação , media de 5 anos , podendo vender as cartas com ágio .
Olá Raul, concordo mas como toda regra há exceção... Veja a seguinte situação, por gosto pessoal resolvi trocar de carro e precisava de um montante, apesar de ter o valor em aplicações preferi fazer o consórcio e deixar o dinheiro investido. Fui contemplado com um lance e as prestações cabem no meu orçamento e o dinheiro está aplicado em taxa mais elevado que o fator de correção do consórcio. Claro o melhor seria não gastar, mas se vc já decidiu pelo gasto, talvez o produto financeiro consórcio não seja tão ruim assim ... parabéns pelo trabalho de educação financeira.
é que esse canal é pra rico cara, melhor forma de voce conseguir levantar capital é consorcio ilusao dele falar que investir em selic é melhor kkkk só pra uem ja tem um capital alto
Consórcio Pode ser utilizado como investimento mas não no modo de rentabilidade, o de Banco é ruim mesmo, você tem toda razão, agora fazer em uma especialista, hoje o consórcio é utilizado para pessoas que compram imoveis, maquinarios, aeronaves, automovels, consórcio é uma opção barata para aquisições de bens.
Pois então você está cotando em lugares errado. Consórcio não tem juros. E as taxas de juros da caixa, itau são em torno de 10% a.a. A matemática não mente.. @@gustavomelo9456
@@gustavomelo9456 a taxa anual de um consórcio de imóvel Porto Seguro por exemplo está por volta de 1,4%. Nunca vi financiamento mais baixo. O consórcio é um meio de aquisição de bens e serviços, realmente não é um investimento, mas muitas pessoas usam para não descapitalizar e aumentar o patrimônio.
Só esqueceu de falar da dificuldade de acesso ao financiamento da grande maioria da população brasileira, e principalmente daquelas pessoas que têm restrições no nome, pontuação baixa do score, além de outros requisitos que os bancos exigem. Sem contar os juros abusivos que você paga no financiamento, onde no final você acaba pagando de dois à três vezes o valor do bem
Eu sempre achei que isso era cilada. Ainda bem que nunca caí nessa. Agora sabendo de tudo isso, vou repassar seu vídeo pra geral aqui que acha que ta se dando "bem". Obrigada Raul! 😉
Sempre fiz consórcio e NUNCA me arrependi, pois no final paguei no máximo 20% a mais que o valor do bem, que no caso foi um veículo e no final ainda recebi taxa de fundo de reserva de volta, sendo que em financiamentos pagamos muita das vezes 100% a mais que o valor do veículo.
A sorte de quem fala mal de consórcio no UA-cam é que seu público geralmente concorda com "90%" do que eles dizem. Faço parte dos "10%" que não concordam com tudo.
Queria ter visto o seu vídeo a 3 anos atrás 😔 comprei um carro com um consórcio do Bradesco hoje falta 28 parcelas e o carro já não vale o valor ajustado da carta que eu pago hoje!! Valeu Raul!!!
@@kalura30 mas, se a pessoa entender que o Consórcio é um grupo de pessoas que querem adquirir um bem ao longo prazo, em casos em até 120 meses que dá dez anos.... se ele retirar no início e outra pessoa que está planejando pra tirar no final. Ele tem que pagar por isso... é tipo uma associação. O problema é que as pessoas compram sem entender o que é o produto. O produto não é ruim... falta de entendimento e conhecimento. Agora o título que se autor colocou foi pior do que comprar consórcio. Esses blogueiros de finanças, acha que tudo é ruim...mas, não explica quando vale a pena comprar o Consórcio com selic alta ou baixa, não explica que CDB hj não é tão grandioso como diziam... que a ibovespa está em alta, que o bitcoins caiu pela metade, que o tesouro direto desvalorizou... explica para gente que não entende e mesmo assim... monte de gente cai... busca um assessor de investimento.. ele vai te explicar melhor do consórcio ( só para lembrar, consórcio não e investimento) mas o assessor de investimento independente que entende, vai explicar melhor.
@@jocastaconsorcio7692 O consórcio não vale a pena. Vc irá pagar de 18 a 25% de taxa de administração. Qualquer investimento na renda fixa ou em FII, paga 0,8 a 1,0 % de rendimento mensal. Vc prefere pagar em 10 anos. (18% de taxa de adm mais os 12% de rendimento anual ) x 10 anos = 120% pago em rendimentos. Somando as perdas seria no total de 138%. Onde vc vê sentido nisso? É só matemática. No consórcio vc apenas perde dinheiro, simplesmente pra ter que economizar seu próprio dinheiro.
@@kalura30 então não vale fazer previdência Privada, sendo que eu pago taxa de administração tbm!!! Prefiro pagar sabe porque? Primeiro, eu não vou ter dinheiro para pagar a vista, querendo ou não basta calcular o CET entre consorcio e financiamento.... mesmo com a valorização da tabela FIPE ou Molicar, fica mais barato. Agor se eu pago uma taxa de adm. Alta na previdência tem, se do que vou tirar bem mais aqui do dez anos, qual o rendimento que me dar???? Dependendo da previdência que estou fazendo, posso perder dinheiro????
Se eu não conhecesse eu acreditava em que você está falando, mais como eu conheço o produto, você lardiou pra enaltecer seu produto, é válido já que puxou pra você, mais jamais vou dizer que seu tipo de investimento é ruim, sendo que existe todo tipo de necessidade de acordo com o perfil do cliente, o importante é suprir a necessidade do cliente, vai fundo ae que da tudo certo.
O raciocinio faz sentido para bens que depreciam, como veiculos. Mas consorcio de imoveis e usando o FGTS se possivel, compensa como forma de poupança forçada. Sim, o ideal é juntarmos por conta própria.
@@mithrandir255 interpretaçao de texto, nem é tão difícil assim. A ultima frase é exatamente no sentido e que o IDEAL é fazer por conta própria. Você pode cuidar do seu FGTS por conta própria? Pode alocar como bem entender? Então
Mês passado quitei um consórcio de 150.000, paguei quase 200k e descobri q vou receber uma carta 150.000 +- quase 50 k só de tx de ADM, consórcio nunca mais e ainda falo prós meus amigos passarem longe
Video MUITO importante ! Obrigado. Não conhecia muito a respeito de consórcios, e estava participando essa semana das aulas da semana de Alavanca, que ensinam como alavancar em consórcio, e estava achando a idéia interessante, pelo menos em relação à financiar o valor. Mas graças a esse vídeo, e alguns outros que estou aprendendo, mudo de idéia e não vou entrar nessa de "alavancar" financiamento...
Eu fiz um consórcio na Porto Seguro, dei lance de 30% e retirei um HB20, não é investimento, mas se você não tem dinheiro pra comprar a vista e não tiver pressa pode valer a pena, 1 por sorteio e 4 por lance sai...No investimento você não compra o carro no primeiro mês !!!!
O que o senhor não entendeu é justamente o que o senhor falou aí... primeiro: se o carro não cabe no seu orçamento, não deveria comprar, é assim que pobre se endivida. Segundo: o senhor pode até estar pagando parcela menor do que a de um financiamento, mas continua saindo dinheiro da sua conta. Terceiro: o dinheiro dos 30% pagos no consórcio poderiam estar rendendo positivo, pouco mas positivo e pobre não sabe esperar. Enfim, é um show de erros financeiros por parte de vocês que sempre procuram justificativas para fazerem o que fazem.
Eu no seu lugar pegava os 30% e comprava um carro usado. Os outros 70% são muito melhores sendo investidos, rendendo mesmo que em juros de renda fixa. Ao invés de pagar juros opte por receber juros.
@@marcioyankee159 Se nao fosse pela minha moto do consorcio eu não teria um emprego hoje. É muito facil apontar e falar quando você está em uma situação favoravel. Comentario podre.
@@marcioyankee159 seu comentário tá certíssimo, tenho a mesma ideia q vc a respeito de consórcio. Só acho q vc se expressou mal a intitular "pobre". Infelizmente nosso país são na grande maioria pessoas com pouco poder de compra, mais chama-los de pobre, cara isso ofende. De resto concordo com o q vc disse.
@@marcioyankee159É ridícula essa ideia de que uma pessoa tem que passar a vida inteira juntando pra comprar tudo. O que vocês esquecem de colocar na balança é o fator tempo sem desfrutar de ter o conforto de um carro ou uma casa, por exemplo. Fora que o preço das coisas vão aumentando ao longo do tempo. Nossa vida é muito curta pra passar a vida inteira juntando dinheiro.
Só achei esse vídeo 2 anos depois, um pouco atrasado, pq acabei de fazer um consórcio. Eu estava achando muito estranho mesmo. Já vou cancelar, a segunda parcela vence no dia 15/11/2023, já não vão receber essa. Muito obrigado pelo vídeo Raul.
Tenho 34 anos e em 2016 fiz a merda de entrar em um consórcio de carro e após 1 ano e meio pagando me toquei da merda que eu fiz e cancelei, de cara o meu prejuízo foi de 15% ou 2.800,00 conto😔, mais não foi só isso o problema é que até hoje ainda não recebi de volta o que restou pois descobri que só vou receber esse valor ao término do consórcio. Sem dúvida esse foi o maior prejuízo que tomei na minha vida, graças a Deus aprendi muito nos últimos anos sobre educação financeira graças a livros e principalmente pessoas como o Raul.
Essa questão de consórcio é muito relativo,porque vai depender da situação de cada um :Ex: eu tenho um lote o qual pago 1300 que tem o reajuste anual ,parcela falta um monte de parcela ainda que no final fazendo as contas +ou - 180 cento e oitenta mil mas para quitar eu pagaria 80 mil ou seja se eu tiver uma carta de credito para quitar no valor de 100 eu quito pago parcelado o consórcio com taxas inferiores então se eu pagar 40 mil de taxa adm na carta eu ainda estou no lucro .
Economicamente a conta não fecha... Por outro lado, existem pessoas que precisam de uma parcela mensal pra pagar. Pra essa galera é melhor que nada. Eu prefiro aportar, mas quase fiz consórcio
Infelizmente ou felizmente concordo 1000% kkkk eu falo sobre os golpes mas a cada dia vejo so crescendo o número de reclamações... tá difícil mas graças a Deus o pessoal tá perdendo o medo de falar das furadas... Sucesso!
Imagina mano ... tem gente muito abestada mesmo !. Meu cunhado fez um consorcio ha pouco tempo, agora ele ta fvdido, tentando tirar dinheiro de Deus e o mundo para conseguir pagar o consorcio real, *porque o genio reparou AGORA, DEPOIS DE 5 MESES, QUE O CARRO VAI SER LIBERADO SO QUANDO ELE TERMINAR DE PAGAR A TAXA DE ADMINISTRAÇÃO e ainda tem que começar pagar o consorcio do zero* kkkkkk ... E muito muito muitoooo burro cara.
"Abra uma conta em uma corretora para investir, em 10 anos você compra sua casa", daqui 10 anos a casa que você quer comprar vale muito mais, e ele desconsidera o fato desse período você ter que pagar um aluguel. Vamos aos fatos 1- se você não tem dinheiro e é contemplado no início você tem uma alavancagem podendo ter o bem muito antes do que se fosse juntar. 2 - se você pega no final, o reajuste que tem anualmente é sobre o SALDO DEVEDOR, então você paga menos e pega mais. Falar que o mercado de capitais é bonzinho e não existe risco estamos omitindo uma boa parte da história. Consórcio é bom para muitos e ruins para outros tantos, como vários outros investimentos que conheço. Abraço.
Me tira uma dúvida de consórcio de carro, se eu exemplo “comprar” o carro de um amigo meu só pra ele receber o crédito em conta e depois transferir pra mim o dinheiro aí depois transfiro pro nome dele de novo o carro e fico com o crédito pra comprar outro é possível?
Mas como ele disse, a casa nao eh sua, eh do banco, entao nao sei realmente se pode considerar uma alavancagem. Tb soa muito como cassino, nao te falam quando vc sera contemplado, vc perde dinheiro dos dois lado e gera ansiedade, vc paga o seu aluguel e mais o consorcio, isso nao eh muito pesado? Poderia investir em um fundo imobiliario de tijolo que paga aluguel todo mes, isso sim eh alavancagem, mas tem que saber investir, fazer um curso eh um bom comeco. Tem tb a renda fixa que paga super bem no Brasil, em alguns casos vale a pena deixar o dinheiro na renda fixa pra varios anos e pegar um financiamento, pq o dinheiro da renda fixa ainda ira rendar mais do que o financiamento. Uma tava anual de 8-9% de financiamento e o seu investimento de renda fixa te rende no minimo 12% ao ano, facil achar um assim, tem uns ate de 18-20% ao ano, mas tem que deixar parado la rendendo uns 10 anos.
mas, consórcio não é investimento... o público alvo do consórcio é a pessoa que quer realizar um financiamento sem entrada ou com uma entrada inferior a uma taxas baixas que algumas montadoras/construtoras oferecem... E nesse caso o consórcio sempre é mais vantagem... Exemplo: Se a pessoa quer comprar um carro de 60k e dar 30% de entrada em qualquer banco a o juros vai ser superior a 15 mil reais... Já o consórcio com a taxa administrativa o vai pagar uns 10k, ou seja, o comprador vai evitar de pagar 5k de juros de financiamento.
Рік тому+1
@@JonatasFilho. A principio não! Primeiro porque estaria cometendo fraude, com a dissimulação de operação de compra e venda. Segundo porque o bem fica com gravame em favor da Adm de Consórcio, até que o crédito concedido seja quitado. É possível no entanto a cessão, isto é, o bem e com isso saldo devedor é cedido a terceiro.
Fiz um consórcio de carro, pra nunca mais. Quando vai fazer te falam mil e um benefícios, mas na verdade não existe nenhum! A primeira parcela foi de 424,00, após e anos já estava em quase mil, tive q vender meu consórcio.
Entre um consórcio e um financiamento fui de consórcio e dei o lance e fui contemplado, era uma necessidade minha ter um carro e não poderia ficar esperando aplicando o dinheiro mês a mês. Entao generalizar que consórcio é ruim é complicado. O banco, assim como vc almeja lucrar.
Consórcio é para quem tem estratégia e grana. Ja vendi algumas cartas contempladas e obtive bons lucros. É loucura se meter em consórcio pensando em junta grana,comprar uma carta e achar que sera contemplado rapido.
Esse consórcio clássico discutido no vídeo é pra quem precisa de dinheiro emprestado em determinado espaço de tempo (obviamente vai pagar um preço por esse empréstimo). Agora pra ganhar dinheiro com consórcio, você não deve objetivar utilizar o prêmio, mas sim revender - com um ágio em cima - a carta contemplada para alguém que precise de dinheiro urgente.
@@joaomiguelalvespereira4933 não, inclusive pra vender a carta contemplada a empresa administradora do consórcio precisa aprovar o nome do comprador. Aí transfere-se o bem e a dívida.
@@davidpassos2210 e qual produto financeiro além de ações u consegue vender pra quem tem nome sujo? alias, nem ação, pq se tu der bobeira e a corretora for de banco eles te engolem a liquidação
Engano seu. Pra entrar no consórcio não precisa renda, mas Se vc for contemplado pra poder pegar a carta de crédito vai precisar comprovar renda. Isso eles não te contam
Nossa falou tudo queria saber disso a 3 anos atrás fiz essa cagada maior prejuízo da minha vida pois todo mês tem reajuste comprei minha moto fui contemplado e continuo pagando caro meu deus aconselho a ninguém fazer e rasgar dinheiro aí da bem q.pelo menos comprei a moto q sempre quis pois tou sofrendo feliz infelizmente
Moto "era" bem fácil de conseguir, eu pensei em consórcio, financiamento e acabei esperando 8 meses a mais e comprei a vista um moto de 5000, se tivesse feito consórcio estava pagando até hoje hahaha, lembrando que na época eu ganhar 200 reais a mais que um salário mínimo em, vi comendo o mínimo e economizando em tudo durante os 8 meses!
provavelmente que te vendeu estava interessado somente em pagas as próprias contas, é assim com vário e vários assessores de investimentos que precisam indicar os investimentos das próprias corretoras para ganhar seu din, isso não é um problema só do consórcio. Mas se tiver dúvida chama ai que a gente troca uma ideia.
Fiz um consórcio de 60 000. 120 parcelas de 650 mais ou menos. Fui contemplada com menos de 3 anos. Comprei um apartamento e o aluguel pagou as parcelas de uns seis anos. Ou seja. O AP saiu pela metade do preço. Quitei o consórcio em 2016. Não sei como está agora.
Eu tive 2 rendimentos maravilhosos com consorcio, o consultor me passou a ideia de vender carta após a contemplação. Primeira Carta: CRÉDITO = 100.00 OPÇÃO DE PAGAR MEIA PARCELA = 341,50 AO MÊS FUI CONTEMPLADO NO SÉTIMO MÊS. VALOR PAGO = 2.390,50 VALOR DE VENDA DE 23% DO VALOR DO CREDITO = 23.000 TIVE LUCRO DE 20.609,50. Não conheço um rendimento como essa. O QUE VOCÊ TEM A DIZER SOBRE ESSA OPÇÃO DE VENDER A CARTA APOS A CONTEMPLAÇÃO?
Discordo amigo! Exemplo: meu pai fez um financiamento no valor de $53mil 36x $2.400 +$6mil de entrada = $92.400 reais. Total de juros: $39.400. Sendo q num mesmo consórcio eu pagaria uma parcela com média de $600 e pagaria de juros no máximo uns $14mil. Então me explica que diabo de matemática é essa q consórcio não vale a pena? Haja vista a parcela q é bem barata e os juros do consórcio é menos da metade de um financiamento!
Eu parei de assistir na hora que ele falou que financiamento não tem reajuste. Quem faz conta, faz consórcio. Ele abordou uma única forma de pensamento em que o consórcio não faz sentido, que é pra "investir". Consórcio não é e nunca será investimento e sim pra adquirir um bem. Mais um investidor que vive da renda do youtube...
você está falando que vai pagar 600 reais baseado em experiência própria ou em conto de fadas? pq o consorcio que eu pago começou com parcelas de 915 quando fui contemplado estava em 1000 no mes seguinte a contemplação foi para 1419 e agora já esta cm 1574 nessa pegada ai ate o fim do consorcio que não esta nem na metade vou estar pagando o dobro, a questão do financiamento os juros são abusivos etc. porem se vc fez pra pagar uma parcela de 1000 vai pagar 50 anos de 1000 que seja agora consorcio foi feito pra vc desistir como ele falou vão aumentar ate vc não conseguir pagar mais
Raul, boa noite. Hoje assisti seu vídeo mas já tenho 3 cartas em andamento... Qual a melhor coisa que posso fazer nessa situação??? Me ajuda aí Raul... Abraço e parabéns por produzir conteúdos que dão nos dedo da galera alienada. Abraço
Acho que ele recomendaria analisar o contrato que vc assinou, e também ver o tempo que já correu, calcular o tamanho do prejuízo e se estaria perto de terminar, é uma situação delicada, se entender que já tomou prejuízo demais e está terminando, fica até o final. Se ainda estiver no começo pode ser que valha a pena romper.
Ótimo vídeo. Um amigo meu q trabalha no banco sempre vinha brincar comigo pra fazer consórcio, sem mandava ele pra quelé canto, mas nunca fui realmente atrás de como realmente funcionava
Já tive 10 consórcios ao longo da minha vida, de empresas diferentes. E foi a melhor coisas que fiz para aumento de patrimônio. O erro das pessoas que se frustram com consórcio é cair no conto que será sorteado rápido. Sorte não existe, existe estratégia. Procurar grupos saudáveis financeiramente, com bons % de complementos mensalmente, com média de lance baixo, taxa administrativa justa esse é um dos caminhos. E difícil achar esses grupos? Sim, mas eles existiam, e com estratégia e conhecimentos você fará excelentes negócios. Ehhh claro fazer boas compras com as cartas. Assim você não descapitaliza para adquirir o bem e ganha na valorização (ex: imóveis/terreno)
É muito bom ler informações de pessoas sensatas. Tem muito sensacionalismo na internet. Parabéns moça. Você fez consórcios nos bancos grandes? Itaú, Santander, Bradesco, por exemplo?
As parcelas podem ser reajustadas nada, pode ter certeza que ELAS VÃO SER REAJUSTADAS, cai na bobeira de fazer um consorcio a uns anos atrás, fui contemplado rápido e fiquei pagando a mais as parcelas reajustadas sem usufruir desse reajuste da carta de credito pq já tinha utilizado o valor qndo fui contemplado, pulem fora de consórcio, parabéns Raul!!
@@samgzo não cheguei a fazer essa conta pois foi aumentando muito o valor da parcela, então fui lá e acabei quitando a carta no meio do consórcio, não quis pagar pra ver a quanto chegaria o valor das parcelas
Muito obrigado por esse video. Estava prestes a fazer um consórcio. Apesar de já fazer 2 anos do video, me salvou agora. Estou começando a estudar sobre finanças
O mais importante em um consórcio é lembrar também que tem o risco de liquidez da instituição financeira. Este é um risco que nem sempre é avaliado pelo consumidor/cliente.
Esse valor de parcela q as pessoas pagam em consórcio, poderiam muito bem guardar pra fazer um financiamento. Ou seja pagam caro no consórcio pq tem q pagar, ms ter compromisso de guardar dinheiro, investir e não conseguem, depois só reclamam...é sobre prioridades!😒
Muitos investidores com uma realidade totalmente diferente da maioria da população sempre vem com o discurso de que: não façam financiamento, não faça consórcio. E nesse não faça, muitos não saem do aluguel, antes de mais nada é necessário entender a vida do brasileiro que pega 2 ônibus lotado para ir trabalhar. A realidade é muito individual. Eu por exemplo para conseguir meu primeiro imóvel fiz financiamento e depois fui pagando de trás para frente ( muitos brasileiros podem fazer isso? Talvez não ! ) vídeos desse tipo mais atrapalha do que ajuda . Praticamente 99% dos UA-camr que falam de investimentos, não trazem absolutamente nada de relevante.
Sem contar que se você não comprovar renda 3x o valor da sua cota mensal eles não liberam a carta de crédito, você terá que arrumar um avalista , consórcio nunca mais!
Tô terminando um consórcio (de 36 meses) de uma moto de 23 mil e tô pagando 26 mil, sei q é mais complexo q isso, "mas é +ou- isso" e se fosse financiada eu estaria ferrado e sem falar q eu jamais conseguiria juntar esse dinheiro em uma conta ou até na gaveta como vc disse, não é tão simples assim pr BR comum investir e tal🤷🏻
@@rapha-v mas tem um detalhe, no consórcio você pode ser sorteado e usar o bem antes do final do pagamento, coisa que não aconteceria se o dinheiro estivesse investido.
Quero ver aqui quem não fez um consórcio nem financiamento tem sua propriedade com dinheiro guardado no banco. A maioria dos brasileiros trabalham e já gastam seu dinheiro, não existe uma educação financeira. E esse imediatismo é justamente por causa da inflação x salário. Então sim, o consórcio é sim uma alternativa para você que quer tirar o seu imóvel. É por isso que tem muita gente que não tem condições alguma, por causa de desinformação de várias pessoas. E sim, conheço muitas pessoas que conquistaram sua casa e hoje trabalham com esse tipo de investimento. O Consórcio é uma alternativa assim como outros investimentos, falar mal é mostrar somente um lado da moeda, o que não é a verdade completa. Fica a dica!! ;)
Primeiro de tudo: pare de chamar consórcio de investimento. Consórcio NÂO É investimento. A alternativa pra não fazer essa burrice é justamente o financiamento
Eu vivi pra ver alguém falar que financiamento é melhor que consórcio kkkkkkkk. Consórcio é uma ótima opção pra aquisição de bens, lógico que também depende de perfil pra perfil de cada cliente, mas no geral é um excelente produto.
Financiamento é melhor. Você pega o bem na hora e vai amortizando. Dá pra quitar rapido. Consorcio vc paga o consorcio e ainda paga aluguel por uns 10 anos até contemplar.
Assista o vídeo do Primo Pobre sobre comprar casa. Consórcio é péssimo. Fiz, paguei anos e me arrependi muito. Se eu tivesse investido o dinheiro em LCA/ CDB, etc... com certeza teria muita grana hj.
Legal, agora prova !!!!! Faz um vídeo comparando os dois na PRATICA e daí quero ver tanto argumento assim na hora de olhar os números. Tenho clientes que conseguiram um lucro de 440,49% A.M com a venda de uma carta de crédito com parcela reduzida até a contemplação.
Consorcio não é investimento, é uma alternativa ao financiamento. Financiamento e Consorcio são horríveis em se tratando de investimentos, mas são alternativas para "antecipar sonhos" e quem antecipa sonhos paga caro.
A taxa de administração é diluída no valor das parcelas(todas). e não cobrada no início como vc falou. faz o seguinte. faz uma simulação comparando um financiamento e um consórcio com o mesmo valor de carta e parcela. Pra ver como fica.
Cara eu te amoooo Graças a Deus esse vídeo caiu do céu Comecei a 3 meses investir meu dinheiro na corretora, mas tava decidida a fazer um consórcio de alavancagem, mas depois desse vídeo. Tô fora! Muito obrigada por me salvar dessa frustração 👏👏👏👏👏👏
Estava com a mesma ideia de alavancagem, vou analisar melhor pois para cada pessoa existe uma solução diferente. Não podemos nos deixar influenciar por apenas uma opinião.
@@goosegay9044 eu tbm tenho um de 200 mil e olha nao entendo nada de investimento,a real que somos leigos,meu saiu 35 mil a mais de taxas, finaciamento era 170 mil,e viver no aluguel e foda,pago 1525 por mes fixo!
@@alicedias5155 Problema que estes reajustes, normalmente pelo índice IPCA, vão gerar uma parcela extremamente cara a partir do meio do consórcio. Por isto muitos desistem ao longo da caminhada
Olá Raul, minha mãe fez um consorcio de uma carta de credito de 40,000, 100% assegurada em meu nome ! quando já havia pago 52%, veio a falecer em 2018, ate hoje não recebi um centavo e ainda gastei 15% da carta com advogado para criar um inventario dela para receber o valor ! resumindo... ate hj não recebi oque ela pagou muito menos a carta !!! TRAUMA
@@investidorsardinha Será meu próximo passo, ainda tiveram a cara de pau de alegar que, por causa da pandemia não iriam ressarcir o valor pago nem a carta !!! É mole ? '' MAPFRE '' Consórcios !
Muita gente ganha dinheiro com consórcio e eu não tô falando das administradoras de consórcio e quem vende o consórcio, estou falando de pessoas que compram e ganham. Se conseguir ser contemplado gastando pouco, vale a pena demais! Em uma simulação simulação bem simples: uma carta de 100 mil vai ter uma taxa de administração em torno de 24 mil. As parcelas vão ser de 620 reais por 200 meses. Foi contemplado no início, tu vai ter rentabilidade em cima dos 100 mil que vai hoje dá um retorno em torno de 1000 reais, ou seja, tu paga 620 de parcela e ganha 1000 de rentabilidade. Nesse caso, foi um excelente negócio. Ou ainda, poderia comprar um imóvel e o valor do aluguel pagaria a parcela e no final tu ficaria com um imóvel valendo muito mais que 100 mil. Outro caso de excelente negócio. O problema é ser contemplado no início gastando pouco. Enfim, não generalize. É possível ganhar dinheiro com consórcio sim! Não é em todo caso que vai ser assim, óbvio. A ideia do consórcio não é investimento e sim autofinanciamento. Mas pode ser um investimento também.
Acho bom pagar um consórcio. Já fiz, estou fazendo e vou fazer sempre. Não sei investir em bolsa de valores, aos 22 anos comecei a pagar meu primeiro consórcio, hoje, aos 35 anos tenho uma strada 2018 e um t cross 2021, tudo de consórcio, estou pagando de um UP e de uma CRF 250F da Honda. Nunca vi como investimento, sempre vi como uma alternativa melhor que o financiamento, caso o contrário teria bebido e comido todo esse dinheiro. Acho melhor pagar um consórcio do que pagar um curso p aprender a investir em bolsa de valores. Bolsa vc corre o risco de perder tudo, consórcio uma hora chega.
Tbm acho bom e só alugar a casa no valor das parcela e deixa até paga a casa pronto .. mano tudo vai ter um juros por trais nada e de graça msm ou ele é mal d matemática ou então ele fez consórcio em alguma empresa horrível simplesmente isso
Eu tenho 20 ano e pago consórcio de duas casa após pega as duas vou alugar e fazer tudo de novo quando tiver 6 casa alugada faço só mais uma pra min uma casa só aumenta o valor e se vc gasta 60 mil pego a casa boto aluga resto da casa aluguel paga pronto vc pago só o 60 mil então deixa alugada até quita aí vai e pega outra consórcio de casa e fais d novo e vai indo um dia tu vende suas casas numa alta do imóvel depois d 10 anos seu imóvel vai valer mais já um carro ou moto não compensa e fato
Se tivesse aplicado pelos mesmos 13 anos essa grana em um CDB mequetrefe ou mesmo em Tesouro Direto, teria hoje uns 400-500k, que te renderiam 4,5k a 5,5k por mês só de juros
entendo todas suas colocações mas não se aplica de uma forma geral, tenho meu imovel pelo consorcio e na época fiquei com medo justamento por ter ouvido muitas coisas de pessoas que nunca fizeram... em fim eu fiz consegui minha contemplaçao com lance, abati nas parcelas justamente para fugir do reajuste e hoje vejo que foi a melhor coisa que fiz, pq se eu tivesse feito o financiamento estaria pagando 3 imoveis .
O amigo fala pra investir para ter uma casa daqui a 10 anos, quando a pessoa faz um financiamento ou consorcio é no objetivo de obter o bem o mais breve possível.
Coisa de quem se sente o investidor do ano. Minha esposa comprou o carro em 2014 através de consórcio, hoje o carro vale mais do que ela pagou no total naquela época.
Ei, você, quer aprender a investir de VERDADE? Então se liga, entra nesse link e se matricula: sard.ink/3K5hybU
Raul desaforado kkkkkk
Meu esposo fez um consórcio e agora quer cancelar, pode me dar uma dica de.como.fazer isso sem muitos problemas? 🙏🏽
@@marilenedacostamedeirosnog6384 caso tenha tido alguma solução, compartilha porf ? Estou na mesma situação 😔
@investidorsardinha e o consórcio para quitar financiamento vale a pena?
como as pessoas pobres conseguem comprar carro e casa sem consorcio ?
O consórcio, para mim, foi ótimo. Eu tinha muita dificuldade de juntar dinheiro e consegui comprar meu primeiro carro graças a essa modalidade. Há mais de uma visão a respeito desse assunto. Realmente o consórcio não é um investimento, mas pode ser importante para algumas pessoas realizarem um sonho. Ainda mais se compararmos a um financiamento. Na minha opinião o consórcio deve ser comparado ao financiamento. Aí sim, veremos que vale a pena. Fica a dica!
Isso mesmo depende da necessidade e perfil do cliente
Consórcio você vai depender da sorte, já no financiamento não. Mas eu entendo que existem pessoas que são dominadas pelo dinheiro e não conseguem guardar aí correm para um consórcio ou financiamento mesmo…
Então não foi o consórcio que foi bom. Você que era desorganizado financeiramente e teve que recorrer a isso pra adquirir um bem. É sobre isso que o Raul está falando, qualquer forma de investimento para comprar algo com recursos próprios é melhor que financiamento e consórcio, em absolutamente todos os casos.
Certamente a compra com recursos próprios é o melhor cenário, mas para a maioria das pessoas é inviável. Dessa forma, o consórcio passa a ser uma opção interessante. Especialmente para quem tem um valor para dar de lance. Vc compra sem juros e com uma prestação acessível.
@@alcimarmarques9766 Eu acredito que consórcio é sim jogar dinheiro fora e nada faz eu pensar diferente disso. Mas claro, cada um sabe onde o calo aperta, e cada um sabe o que é melhor para sí...
Eu já vi fazerem consórcio pra quitar financiamento mas nunca vi fazerem financiamento pra quitarem consórcio.
Consórcio é sim melhor que financiamento no preço final.
Mas não faço e nem indico nenhum dos 2 ahushsush
Fez um ruim pra livrar do muito ruim, apenas
Existe a possibilidade de você usar o consórcio para quitar financiamento tanto de imóvel e automóvel.
pois é
@@rinaldi_gabriel certo... e como voce compra seus bens ? Nao vai falar que é à vista ne... se voce entende de investimentos sabe o que é (se descapitalizar ) ... o que me diz ?
Quando eu era criança, recebi o melhor conselho do meu pai Julius. " Se você não compar nada o desconto é maior "
Kkkkkk
kkkkkkkkkkk
Kkkkkkk
😂😂😂
Julios kkkk
Cidadão do céu.... De fato algumas coisas fazem sentido, outras não... Muito ponto de vista pessoal, deixando de levar em consideração inúmeras variáveis. O que me quebrou as pernas mesmo foi você falar que consórcio tem CET maior do que financiamento................... De verdade mesmo? Rapaz...
E tem mais coisa a ser dita, deve ser porque o Raul se esqueceu:
Para entrar num consorcio normalmente não consultam SPC/Serasa, quanto você ganha e nem nada, mas no dia que você for contemplado se não puder comprovar que pode pagar as demais parcelas, by by carta de crédito.
Exato e fora que eu vi gente falando que eles tbm podem pedir fiador.
Você vende sua carta contemplada e recebe de 20% a 30% de ágio, faça com quem sabe, procure os mais experientes em consórcio, tem que saber usar e quando usar
@@ale-consultor mas isso só vale a pena se for contemplado em uns 5 anos no máximo, mais que isso não vale a pena ou fica sem lucro.
@@guilhermemucharski6512 até 90 parcelas vc consegue um lucro bom pq existe os clientes de Capital de Giro, que comprar sua carta, e se passar disso resolve o problema do fiador, existe seguro fiança que serve como fiador, aí vc pode utilizar o valor da carta e se vc demorar para se organizar na papelada seu dinheiro rende igual até vc utilizar
Exatamente meu amigo, acabei de saber disso também pesquisando melhor sobre o tema.
4:56 - como ja dizia o saudoso Ricardo Boechat: "se alguma coisa só existe no brasil, então das duas uma: ou é folclórico, ou é errado"
😂😂😂
Kkkkk
Sempre desconfiei do pix kkkk
... continuar lesando
normalmente as duas coisas....
Como assim? Porquê?
Cara o lance de 30% é embutido no crédito, A PESSOA NÃO TIRA DO BOLSO, ele abate no crédito total da carta da pessoa e isso diminui no preço da parcela ou seu prazo. O valor reajustado não é a moda louca como você disse, ele é limitado a 10% e isso aumenta seu crédito e sua parcela sim, porém sua parcela tem esses 10% diluído em todo o prazo.
Você poderia dar o lance embutido de 30%, mas a taxa de administração sempre será sobre o valor contratado da carta. Se você contratasse uma carta de R$ 500 mil com uma taxa de administração de 20%, por exemplo, o valor da taxa sempre seria de R$ 100 mil, mesmo se você desse um lance embutido.
Compra uma casa de 200k recebendo um salário mínimo então . Daí você vai ver que não consegue, daí depois você faz um financiamento e paga 400-500-600k
A pessoa que recebe salário mínimo entra no minha casa minha vida
@@rayratorres9361 E tem que dar 50% de entrada.
se com financiamento fica 400-500-600k, com consórcio fica 600-700-800k. Se sua carta estivesse atrelada ao igpm na pandemia onde deu mais de 23% só em 2020 e a taxa selic estava em 2%, e vi oferta de financiar casa por 6%, vc tinha se lascado no consórcio
Outro detalhe... Concordo q talvez o consórcio seja mau negócio, mas acho muito utópico dizer:"se ta entre consórcio e financiamento não faça nenhum dos dois". Eu discordo, se tiver q fazer, faça! Consciente! Dependendo do seu salário, se vc for juntar, talvez só compraria em 30 anos, correndo exatamente o risco citado no vídeo, seu dinheiro ser desvalorizado a ponto de vc não conseguir comprar nada. Financie e antecipe a parcela, a parcela sai mais barata, mas não deixe de comprar seu canto!!
Se você pode fazer um consórcio, você pode juntar. Em relação ao financiamento, eu concordo, valores altos podem ser inacessíveis.
É isso aí! Concordo
Juntar é facil. 10, 15 anos dps vc compra casa. Vem os magos do investimento, que não tomam nem café p economizar, e querem dizer p todos q vc só terá as coisas juntando, sem fazer dívida. Endivide-se de forma consciente, vc aumenta seu patrimônio e TB é capaz de investir. Difícil ver esses vídeos...
Não sei mais o que fazer. 36 anos e não consigo comprar meu carro até hoje. Conversei com um consórcio hoje. Tava tudo lindo. Até eu ver esse vídeo.
@@danielfernandes385 mas se você tem 40/50% do valor, não vale a pena entrar no consórcio e dar um lance alto para ser contemplado logo e pagar parcelas mais baixas do que no financiamento?
Comprei meu honda fit pagando 350 reais de parcela. Com 1 ano e meio fui contemplado. Retirei meu bem, paguei o consorcio completo e valeu muito a pena. Fiz pelo Itau.
O que ele quis dizer no vídeo é que se você tivesse feito um financiamento teria pago menos dinheiro.
@@viniciusmartins2985 a taxa do financiamento é muito maior do que consórcio
Carro, moto nao tem comparação de pagar 35 anos uma casa
@@viniciusmartins2985 Não tinha pago não, ta doida, financeira de carro e moto é com juros de 2% ao mês, em 5 anos de parcelas você paga 120% a mais
Consórcio não é pra juntar dinheiro.
Consórcio é pra quem vai comprar algo, tipo um apartamento, por consórcio compensa mais do que financiar no banco. Os juros são bem menores.
A questão é que não vale a pena jamais, você sempre vai sair perdendo.
Os juros parecem menores, mas as pessoas não colocam na conta o reajuste pela inflação do bem referenciado, que pode custar mais caro que os juros de financiamentos tradicionais dependendo do momento da economia. Durante a pandemia o que teve de gente desistindo de carta porque os carros subiram 40% e a prestação do consórcio subiu junto, não é brincadeira.
@@SchettinoRafael o valor da carta subiu justamente por cusa da inflaçao para as outras pessoas que estao no grupo terem a mesma oportunidade das primeiras que foram sorteadas. o dinheiro de todos perdeu o valor de um modo geral.
@@lorraynereis1556 eu sei, mas isso fica nas entrelinhas e os vendedores, pra bater meta, nao explicam aos clientes.
É sobre isso que o Raul está falando, qualquer forma de investimento para comprar algo com recursos próprios é melhor que financiamento e consórcio, em absolutamente todos os casos.
Queria ter visto esse vídeo a 2 anos atrás, ótima explicação valeu!!
financiamento veiculo: 1.2 ao mês. 14.4 ao ano. em cinco anos 70% de juros. Um consorcio com 20% de tx de administração o " custo do dinheiro" será 20% nos cinco anos mais o reajuste do bem de referencia sendo carro o reajuste é menor que 4% ao ano em média. Claro que sempre é melhor comprar o bem planejando e à vista mas nao consigo enxergar financiamento ser melhor ou menos pior que consorcio
E olha que você usou uma taxa de financiamento baixa e um cota com uma taxa de adm altíssima. Sem contar que o valor do reajuste retorna no fim do grupo, o que você não utilizou na carta de crédito. Muito mais barato.
Eu discordo em partes. O consórcio tem uma rentabilidade pelas aplicações que fazem por mês do valor pago. Claro que não é aquela maravilha. No entanto, eu vou te contar algo que aprendi. Eu já conheci um dono de imobiliária que ganhou todo seu patrimônio com consórcio sem precisar se capitalizar. Ou seja, sem capital prévio. O que ele fazia ganhava um imóvel com uma carta antiga, por lance ou sorteio. E o que ele fazia? Colocava o imóvel ainda não quitado para aluguel com garantia, e usava o recurso em outro consórcio. Ou seja no final de 40 anos, o cara já era dono de diversos imóveis quitados, e dono de uma das maiores imobiliárias PF em SP.
Não compensa. Experiência própria. Eu tive um da Porto Seguros. O meu era de 15 anos. Paguei 13 anos e recebi a carta de crédito e em seguida paguei o valor dos dois que faltavam.
Pior que fazer consórcio, é fazer e desistir dele e tentar receber o que pagou.
Nunca atrasei um pagamento e comprometia menos que 10% do meu salário.
Fiz investimento em paralelo e descobri que perdi MUITO dinheiro.
consórcio não é investimento ], nem pra juntar dinheiro, é pra adquirir bens e só
Sou bancário (por enquanto) e investidor, me orgulho de nunca ter empurrado um consórcio pra nenhum cliente. Tenho dó dos clientes que caem na lábia, a educação financeira inexistente infelizmente cria essas bizarrices. Meu objetivo é ajudar e não piorar a vida das pessoas, sigo na luta pra quem sabe um dia fazer parte do time dos que somam 🤟🏻
Infelizmente os grandes bancos não querem funcionários que tem um bom coração e evitam oferecer determinados tipos de serviços bancários por não trazer muita vantagem para o cliente. Sabemos bem que banco não dá ponto sem nó e a maioria dos serviços financeiros e linhas de créditos, trás ótimas vantagens somente para o banco e não pra quem o contrata. Neste caso, como vc consegue bater suas metas?
@@lilianjesuscostadelima204 Infelizmente é verdade, o ganho fica do lado do banco e não do cliente. Eu não tenho muito tempo de banco, ainda sou escriturário, então em tese não tenho meta, tenho CPA há mais de 1 ano e sigo sem promoção (provavelmente por não empurrar esses lixos pros clientes 😂)
PARABÉNS!
Provavelmente vc ja foi demitido, certo? Qual banco vc trabalhava? Eu vendo consórcio, explico como funciona e o cliente avalia se vale a pena. Não empurro pra ninguém, ofereço as opções, ele escolhe. Não sou super fã da ferramenta, mas entendo que varia de pessoa pra pessoa se vale a pena. Se pretende amortizar, melhor financiar, se pretende pagar só as mensais e fizer a jogada do lance pra contemplar rapido, melhor consórcio. Tem como vender a carta contemplada com ágio em cima, e outra coisa, o Raul que me perdoe, mas no Itaú, até onde sei, a parcela reajusta junto com o valor da carta pelo ipca ou pelo valor do bem, prefira sempre o ipca, e só reajusta até q Contemplação, após a Contemplação, o valor é fixo. E nos financiamentos de imóveis a taxa e a parcela não são fixas tb, reajustam anualmente.
Então vc aconselha entrar no financiamento, compra um e paga dois, consórcio é pra quem gosta de planejamento,
Qualquer corretor de imóvel sabe que consórcio é muito melhor que financiamento bancário. Quem sabe fazer cálculo matemático de financiamento de um banco de um imóvel e cálculo de consórcio, sabe que é muito melhor consórcio. Melhor que isso é comprar à vista. Se tem dinheiro à vista, compre à vista.
me mostra onde? Menor que a caixa (minha casa minha vida). Se sua carta estivesse atrelada ao igpm na pandemia onde deu mais de 23% só em 2020 e a taxa selic estava em 2%, e vi oferta de financiar casa por 6%, vc tinha se lascado no consórcio
Eu já fiz consorcio, pra mim foi ótimo, na 9 parcela foi sorteado e comprei um caminhão baú, ele mesmo está se pagando. Rentabilidade 10 % ao mês. Já os investimentos da bolsa de valores são 10% ao ano.
Você alugou o caminhão? Ou você mesmo dirige? Bom diia
Mas ai vc fez uma divida pra adquirir um ativo que rende bem, a maioria faz consorcio ou financiamento para adquirir um passivo
Consórcio não é investimento.
Mas, fala isso pra quem tem 10 cartas de baixo valor e vende carta com ágio.
Consórcio tem prós e contras, como qualquer tipo de financiamento para um bem.
Nem consórcio e nem financiamento são investimentos. Para a maioria dos brasileiros, infelizmente, só se consegue a casa própria financiando!
Temos excessão. Se você tem 1/3 do valor e quer comprar um imóvel próprio, é melhor usar este dinheiro no lance do consórcio, do que em entrada de um financiamento. Mesmo o financiamento do casa verde e amarela, só vale a pena se você puder amortizar duas ou três parcelas mensais. Já o consórcio só vai ter a taxa de administração. Esta é uma solução mais rápida pra sair do aluguel e pagar menos juros. Claro, se você já tem casa própria melhor é investir em renda fixa.
Só taxa de adm? e o reajuste? Se sua carta estivesse atrelada ao igpm na pandemia onde deu mais de 23% só em 2020 e a taxa selic estava em 2%, e vi oferta de financiar casa por 6%, vc tinha se lascado no consórcio
Entre consórcio e financiamento , fiz consórcio! O financiamento bancário foi 2,2 X maior q o consórcio !! Banco não me pega jamais!
Eles falaram do incc anual?
Hoje, acredito que está em 8,76%.
Video top, os agradecimentos finais foi a melhor parte, meu pai já fez consócio eu nunca gostei dessa ideia do consórcio
mas existem estratégias inteligentes de fazer alavancagem com consorcio , logico que o o pensamento é diferente de uma compra tradicional , exemplos interessantes : 1- recomprar seu próprio bem ( estando este em nome de outra pessoa ) , 2- fazer 6 cartas para aumentar as chances de contemplação , media de 5 anos , podendo vender as cartas com ágio .
Olá Raul, concordo mas como toda regra há exceção... Veja a seguinte situação, por gosto pessoal resolvi trocar de carro e precisava de um montante, apesar de ter o valor em aplicações preferi fazer o consórcio e deixar o dinheiro investido. Fui contemplado com um lance e as prestações cabem no meu orçamento e o dinheiro está aplicado em taxa mais elevado que o fator de correção do consórcio. Claro o melhor seria não gastar, mas se vc já decidiu pelo gasto, talvez o produto financeiro consórcio não seja tão ruim assim ... parabéns pelo trabalho de educação financeira.
Deu uns 40% de lance?
minha mulher contemplou a carta dela com 17% do valor.
é que esse canal é pra rico cara, melhor forma de voce conseguir levantar capital é consorcio ilusao dele falar que investir em selic é melhor kkkk só pra uem ja tem um capital alto
Jesus...
@@beiriz8daqui a 150 parcelas do consórcio, pede pro cara dizer se já resolveu
Fiz um consórcio q saiu mês passado de 37 mil paguei 10 parcelas só e fui sorteado agora fiz um de imóvel
Vai contar com a sorte de novo
Consórcio Pode ser utilizado como investimento mas não no modo de rentabilidade, o de Banco é ruim mesmo, você tem toda razão, agora fazer em uma especialista, hoje o consórcio é utilizado para pessoas que compram imoveis, maquinarios, aeronaves, automovels, consórcio é uma opção barata para aquisições de bens.
duvido, todas as cotações que eu fiz tem taxas de adm altíssimas e juros superiores aos financiamentos de bancos
Pois então você está cotando em lugares errado. Consórcio não tem juros. E as taxas de juros da caixa, itau são em torno de 10% a.a. A matemática não mente..
@@gustavomelo9456
@@gustavomelo9456 a taxa anual de um consórcio de imóvel Porto Seguro por exemplo está por volta de 1,4%. Nunca vi financiamento mais baixo. O consórcio é um meio de aquisição de bens e serviços, realmente não é um investimento, mas muitas pessoas usam para não descapitalizar e aumentar o patrimônio.
@@gustavomelo9456 qual empresa vc fez, amigo
Financiamento nao tem reajuste, mas vc paga 2x ou 3x mais no bem.
Não se você amortizar a dívida.
Levando.em.conta qie a maioria dos povo não tem controle financeiro algum, e nesse caso pra essa pessoa é ótimo consórcio.
Só esqueceu de falar da dificuldade de acesso ao financiamento da grande maioria da população brasileira, e principalmente daquelas pessoas que têm restrições no nome, pontuação baixa do score, além de outros requisitos que os bancos exigem. Sem contar os juros abusivos que você paga no financiamento, onde no final você acaba pagando de dois à três vezes o valor do bem
Se você tem restrições no nome, não adiantará de nada ser contemplado no consórcio, você perde a carta. Beijos 😘
Eu sempre achei que isso era cilada. Ainda bem que nunca caí nessa. Agora sabendo de tudo isso, vou repassar seu vídeo pra geral aqui que acha que ta se dando "bem". Obrigada Raul! 😉
Eu vou fazer consórcio mesmo assim.
@@RobertoJuniorNetsó faz se vc já tiver o dinheiro pra dar o lance
Sempre fiz consórcio e NUNCA me arrependi, pois no final paguei no máximo 20% a mais que o valor do bem, que no caso foi um veículo e no final ainda recebi taxa de fundo de reserva de volta, sendo que em financiamentos pagamos muita das vezes 100% a mais que o valor do veículo.
Por qual empresa voce fez?
pode disponibilizar a empresa por favor?
A sorte de quem fala mal de consórcio no UA-cam é que seu público geralmente concorda com "90%" do que eles dizem. Faço parte dos "10%" que não concordam com tudo.
@@homerodesenhistaentão vou acompanhar os 90 por cento,acabei de falar com uma pessoa que fez e me passou a mesma informação,dor de cabeça
Embracon Consórcios. Chama aí.
Queria ter visto o seu vídeo a 3 anos atrás 😔 comprei um carro com um consórcio do Bradesco hoje falta 28 parcelas e o carro já não vale o valor ajustado da carta que eu pago hoje!!
Valeu Raul!!!
Mas até pagando a vista o seu carro não iria valer o que comprou há 3 anos não?????!!!!
@@jocastaconsorcio7692 Mas ela está pagando o reajuste, porém a carta não é reajustada.
@@kalura30 mas, se a pessoa entender que o Consórcio é um grupo de pessoas que querem adquirir um bem ao longo prazo, em casos em até 120 meses que dá dez anos.... se ele retirar no início e outra pessoa que está planejando pra tirar no final. Ele tem que pagar por isso... é tipo uma associação. O problema é que as pessoas compram sem entender o que é o produto. O produto não é ruim... falta de entendimento e conhecimento. Agora o título que se autor colocou foi pior do que comprar consórcio. Esses blogueiros de finanças, acha que tudo é ruim...mas, não explica quando vale a pena comprar o Consórcio com selic alta ou baixa, não explica que CDB hj não é tão grandioso como diziam... que a ibovespa está em alta, que o bitcoins caiu pela metade, que o tesouro direto desvalorizou... explica para gente que não entende e mesmo assim... monte de gente cai... busca um assessor de investimento.. ele vai te explicar melhor do consórcio ( só para lembrar, consórcio não e investimento) mas o assessor de investimento independente que entende, vai explicar melhor.
@@jocastaconsorcio7692 O consórcio não vale a pena. Vc irá pagar de 18 a 25% de taxa de administração. Qualquer investimento na renda fixa ou em FII, paga 0,8 a 1,0 % de rendimento mensal. Vc prefere pagar em 10 anos. (18% de taxa de adm mais os 12% de rendimento anual ) x 10 anos = 120% pago em rendimentos. Somando as perdas seria no total de 138%. Onde vc vê sentido nisso? É só matemática. No consórcio vc apenas perde dinheiro, simplesmente pra ter que economizar seu próprio dinheiro.
@@kalura30 então não vale fazer previdência Privada, sendo que eu pago taxa de administração tbm!!!
Prefiro pagar sabe porque? Primeiro, eu não vou ter dinheiro para pagar a vista, querendo ou não basta calcular o CET entre consorcio e financiamento.... mesmo com a valorização da tabela FIPE ou Molicar, fica mais barato. Agor se eu pago uma taxa de adm. Alta na previdência tem, se do que vou tirar bem mais aqui do dez anos, qual o rendimento que me dar???? Dependendo da previdência que estou fazendo, posso perder dinheiro????
Se eu não conhecesse eu acreditava em que você está falando, mais como eu conheço o produto, você lardiou pra enaltecer seu produto, é válido já que puxou pra você, mais jamais vou dizer que seu tipo de investimento é ruim, sendo que existe todo tipo de necessidade de acordo com o perfil do cliente, o importante é suprir a necessidade do cliente, vai fundo ae que da tudo certo.
O raciocinio faz sentido para bens que depreciam, como veiculos. Mas consorcio de imoveis e usando o FGTS se possivel, compensa como forma de poupança forçada. Sim, o ideal é juntarmos por conta própria.
"poupança forçada". Pensar assim é bem triste. Imagina só não ter a capacidade de vc mesmo separar o dinheiro e ainda pagar pra outra pessoa fazê-lo.
@@mithrandir255 interpretaçao de texto, nem é tão difícil assim. A ultima frase é exatamente no sentido e que o IDEAL é fazer por conta própria. Você pode cuidar do seu FGTS por conta própria? Pode alocar como bem entender? Então
@@onofreh de fato, vc está correto. Me desculpe.
Mês passado quitei um consórcio de 150.000, paguei quase 200k e descobri q vou receber uma carta 150.000 +- quase 50 k só de tx de ADM, consórcio nunca mais e ainda falo prós meus amigos passarem longe
Entendi não, você queria o que ? Receber o dinheiro a custo zero. Melhor que financiar e pagar outros 200k de juros.
Dependendo do tempo em que você pagou valeu muito a pena, considere a inflação também.
se tivesse aplicado na bolsa estaria com uns 300k
@@ShurasteyShurasGoVocê é burro demais, cara.
Ah, queria de graça? Rs
Video MUITO importante ! Obrigado.
Não conhecia muito a respeito de consórcios, e estava participando essa semana das aulas da semana de Alavanca, que ensinam como alavancar em consórcio, e estava achando a idéia interessante, pelo menos em relação à financiar o valor. Mas graças a esse vídeo, e alguns outros que estou aprendendo, mudo de idéia e não vou entrar nessa de "alavancar" financiamento...
Cara esse vídeo não fala nada o que realmente é o consórcio, é só coisas que ouviu falar , consórcio não é sorteio é planejamento
Fica tranquilo , Quem fez o Vídeo também não tem conhecimento.
Sinto muito que se informe em vídeos idiotas como esse . Nunca ouvi tanta asneira junta de alguém que não tem a menor ideia do q está falando
Eu fiz um consórcio na Porto Seguro, dei lance de 30% e retirei um HB20, não é investimento, mas se você não tem dinheiro pra comprar a vista e não tiver pressa pode valer a pena, 1 por sorteio e 4 por lance sai...No investimento você não compra o carro no primeiro mês !!!!
O que o senhor não entendeu é justamente o que o senhor falou aí... primeiro: se o carro não cabe no seu orçamento, não deveria comprar, é assim que pobre se endivida. Segundo: o senhor pode até estar pagando parcela menor do que a de um financiamento, mas continua saindo dinheiro da sua conta. Terceiro: o dinheiro dos 30% pagos no consórcio poderiam estar rendendo positivo, pouco mas positivo e pobre não sabe esperar. Enfim, é um show de erros financeiros por parte de vocês que sempre procuram justificativas para fazerem o que fazem.
Eu no seu lugar pegava os 30% e comprava um carro usado. Os outros 70% são muito melhores sendo investidos, rendendo mesmo que em juros de renda fixa. Ao invés de pagar juros opte por receber juros.
@@marcioyankee159 Se nao fosse pela minha moto do consorcio eu não teria um emprego hoje. É muito facil apontar e falar quando você está em uma situação favoravel. Comentario podre.
@@marcioyankee159 seu comentário tá certíssimo, tenho a mesma ideia q vc a respeito de consórcio. Só acho q vc se expressou mal a intitular "pobre". Infelizmente nosso país são na grande maioria pessoas com pouco poder de compra, mais chama-los de pobre, cara isso ofende. De resto concordo com o q vc disse.
@@marcioyankee159É ridícula essa ideia de que uma pessoa tem que passar a vida inteira juntando pra comprar tudo. O que vocês esquecem de colocar na balança é o fator tempo sem desfrutar de ter o conforto de um carro ou uma casa, por exemplo. Fora que o preço das coisas vão aumentando ao longo do tempo. Nossa vida é muito curta pra passar a vida inteira juntando dinheiro.
Não se pode querer comparar consórcio com investimento. Deve_se sim comparar com financiamento
Só achei esse vídeo 2 anos depois, um pouco atrasado, pq acabei de fazer um consórcio. Eu estava achando muito estranho mesmo. Já vou cancelar, a segunda parcela vence no dia 15/11/2023, já não vão receber essa. Muito obrigado pelo vídeo Raul.
Cheguei mais atrasado, fazem 40 meses que eu fiz
@@felipecazanatto308 putz! Lamento muito meu amigo 😞
Cancela não. Passa pra mim. Pelo menos não perde
Fiz um no Santander de carro. A parcela dobrou mesmo já estando com o bem, quando peguei o carro a parcela ficou 550 devido o lance. Agora está em 928
Mas o valor do bem também aumentou.
Tenho 34 anos e em 2016 fiz a merda de entrar em um consórcio de carro e após 1 ano e meio pagando me toquei da merda que eu fiz e cancelei, de cara o meu prejuízo foi de 15% ou 2.800,00 conto😔, mais não foi só isso o problema é que até hoje ainda não recebi de volta o que restou pois descobri que só vou receber esse valor ao término do consórcio. Sem dúvida esse foi o maior prejuízo que tomei na minha vida, graças a Deus aprendi muito nos últimos anos sobre educação financeira graças a livros e principalmente pessoas como o Raul.
O bom de você ter desistido é que você levou menos prejuizo.
Fez bem. Iniciei consórcio em 2016... E fui até o final... faltam apenas 3 parcelas e meu prejuízo já é de 8 mil reais.
Meu pai do céu, eu vivi pra ver "investidor" comparar consórcio com financiamento. É o cúmulo da ignorância.
GOSTEI.UMA AULA EM POUCO TEMPO.FIZ UM DO ITAU DESISTI.O BANCO LEVOU 5MIL .PARABENS.
Essa questão de consórcio é muito relativo,porque vai depender da situação de cada um :Ex: eu tenho um lote o qual pago 1300 que tem o reajuste anual ,parcela falta um monte de parcela ainda que no final fazendo as contas +ou - 180 cento e oitenta mil mas para quitar eu pagaria 80 mil ou seja se eu tiver uma carta de credito para quitar no valor de 100 eu quito pago parcelado o consórcio com taxas inferiores então se eu pagar 40 mil de taxa adm na carta eu ainda estou no lucro .
enquanto não vender num valor maior que o que foi pago no total não existe lucro, é obvio.
Se você investe esse valor vc compra 2 terrenos
Raul, fala sobre as vantagens de usar notas de 200 como combustível para uma lareira
Eu acredito que notas de 200 irá ter uma maior prolongação das chamas devido o alto valor das cédulas, espero ter ajudado.
@@silaslopes7763 nunca peguei essa nota .
Obrigado pelas informações verdadeiras e manter os seus ideias, isso é admirável.
amei.. pesquisar antes sobre o assunto evita decepções e prejuizos..parábens!
Economicamente a conta não fecha... Por outro lado, existem pessoas que precisam de uma parcela mensal pra pagar. Pra essa galera é melhor que nada. Eu prefiro aportar, mas quase fiz consórcio
Infelizmente ou felizmente concordo 1000% kkkk eu falo sobre os golpes mas a cada dia vejo so crescendo o número de reclamações... tá difícil mas graças a Deus o pessoal tá perdendo o medo de falar das furadas... Sucesso!
Obrigado pela sinceridade e bravura. Nao é facil falar verdades, e infelizmente boa parte das pessoas permanecem cegas em relação a isso
Imagina mano ... tem gente muito abestada mesmo !. Meu cunhado fez um consorcio ha pouco tempo, agora ele ta fvdido, tentando tirar dinheiro de Deus e o mundo para conseguir pagar o consorcio real, *porque o genio reparou AGORA, DEPOIS DE 5 MESES, QUE O CARRO VAI SER LIBERADO SO QUANDO ELE TERMINAR DE PAGAR A TAXA DE ADMINISTRAÇÃO e ainda tem que começar pagar o consorcio do zero* kkkkkk ... E muito muito muitoooo burro cara.
Me chame que vou te explicar como realmente o consórcio funciona.
To pra ouvir tanta asneira junta . Samuel , por favor , vá se informar um pouco mais antes de fazer comentário imbecil
"Abra uma conta em uma corretora para investir, em 10 anos você compra sua casa", daqui 10 anos a casa que você quer comprar vale muito mais, e ele desconsidera o fato desse período você ter que pagar um aluguel.
Vamos aos fatos
1- se você não tem dinheiro e é contemplado no início você tem uma alavancagem podendo ter o bem muito antes do que se fosse juntar.
2 - se você pega no final, o reajuste que tem anualmente é sobre o SALDO DEVEDOR, então você paga menos e pega mais.
Falar que o mercado de capitais é bonzinho e não existe risco estamos omitindo uma boa parte da história. Consórcio é bom para muitos e ruins para outros tantos, como vários outros investimentos que conheço. Abraço.
Concordo, não podemos generalizar.
Me tira uma dúvida de consórcio de carro, se eu exemplo “comprar” o carro de um amigo meu só pra ele receber o crédito em conta e depois transferir pra mim o dinheiro aí depois transfiro pro nome dele de novo o carro e fico com o crédito pra comprar outro é possível?
Mas como ele disse, a casa nao eh sua, eh do banco, entao nao sei realmente se pode considerar uma alavancagem. Tb soa muito como cassino, nao te falam quando vc sera contemplado, vc perde dinheiro dos dois lado e gera ansiedade, vc paga o seu aluguel e mais o consorcio, isso nao eh muito pesado?
Poderia investir em um fundo imobiliario de tijolo que paga aluguel todo mes, isso sim eh alavancagem, mas tem que saber investir, fazer um curso eh um bom comeco. Tem tb a renda fixa que paga super bem no Brasil, em alguns casos vale a pena deixar o dinheiro na renda fixa pra varios anos e pegar um financiamento, pq o dinheiro da renda fixa ainda ira rendar mais do que o financiamento. Uma tava anual de 8-9% de financiamento e o seu investimento de renda fixa te rende no minimo 12% ao ano, facil achar um assim, tem uns ate de 18-20% ao ano, mas tem que deixar parado la rendendo uns 10 anos.
mas, consórcio não é investimento... o público alvo do consórcio é a pessoa que quer realizar um financiamento sem entrada ou com uma entrada inferior a uma taxas baixas que algumas montadoras/construtoras oferecem... E nesse caso o consórcio sempre é mais vantagem... Exemplo: Se a pessoa quer comprar um carro de 60k e dar 30% de entrada em qualquer banco a o juros vai ser superior a 15 mil reais... Já o consórcio com a taxa administrativa o vai pagar uns 10k, ou seja, o comprador vai evitar de pagar 5k de juros de financiamento.
@@JonatasFilho. A principio não! Primeiro porque estaria cometendo fraude, com a dissimulação de operação de compra e venda. Segundo porque o bem fica com gravame em favor da Adm de Consórcio, até que o crédito concedido seja quitado. É possível no entanto a cessão, isto é, o bem e com isso saldo devedor é cedido a terceiro.
Fiz um consórcio de carro, pra nunca mais. Quando vai fazer te falam mil e um benefícios, mas na verdade não existe nenhum! A primeira parcela foi de 424,00, após e anos já estava em quase mil, tive q vender meu consórcio.
Entre um consórcio e um financiamento fui de consórcio e dei o lance e fui contemplado, era uma necessidade minha ter um carro e não poderia ficar esperando aplicando o dinheiro mês a mês. Entao generalizar que consórcio é ruim é complicado. O banco, assim como vc almeja lucrar.
Consórcio é para quem tem estratégia e grana.
Ja vendi algumas cartas contempladas e obtive bons lucros.
É loucura se meter em consórcio pensando em junta grana,comprar uma carta e achar que sera contemplado rapido.
Kkkkkkk
@@rodrigopassosmartins ,comeu carne de palhaço?
Esse consórcio clássico discutido no vídeo é pra quem precisa de dinheiro emprestado em determinado espaço de tempo (obviamente vai pagar um preço por esse empréstimo).
Agora pra ganhar dinheiro com consórcio, você não deve objetivar utilizar o prêmio, mas sim revender - com um ágio em cima - a carta contemplada para alguém que precise de dinheiro urgente.
@@joaomiguelalvespereira4933 não, inclusive pra vender a carta contemplada a empresa administradora do consórcio precisa aprovar o nome do comprador. Aí transfere-se o bem e a dívida.
@@davidpassos2210 e qual produto financeiro além de ações u consegue vender pra quem tem nome sujo? alias, nem ação, pq se tu der bobeira e a corretora for de banco eles te engolem a liquidação
É a única saída, as vezes, quando você não pode comprovar renda né😭
Engano seu. Pra entrar no consórcio não precisa renda, mas Se vc for contemplado pra poder pegar a carta de crédito vai precisar comprovar renda. Isso eles não te contam
@@marcossouza-kj1jtVerdade, meu cunhado se ferrou nessa.
Imóvel valer menos é muito difícil, quase impossível. Carro é fato, sempre vai valer menos.
Consegui , não sei como , assistir até o final esse festival de asneiras
Raul, faça um vídeo sobre título de capitalização! Outro fumo que levei…..kkkk, vamos abrir a cabeça dessa galera pra não fazer cagada!
Ele já vai começar o vídeo xingando, hahhahahhaha
Gosto demais desses vídeos dele sem filtro e sem papa na língua
Ótimo assunto!
Up
Já fiz uma vez e me lasquei
Nossa falou tudo queria saber disso a 3 anos atrás fiz essa cagada maior prejuízo da minha vida pois todo mês tem reajuste comprei minha moto fui contemplado e continuo pagando caro meu deus aconselho a ninguém fazer e rasgar dinheiro aí da bem q.pelo menos comprei a moto q sempre quis pois tou sofrendo feliz infelizmente
In"feliz"mente kakskakskakska
Tinha feito um financiamento, compraria uma moto e pagava 3 kkkk
Moto "era" bem fácil de conseguir, eu pensei em consórcio, financiamento e acabei esperando 8 meses a mais e comprei a vista um moto de 5000, se tivesse feito consórcio estava pagando até hoje hahaha, lembrando que na época eu ganhar 200 reais a mais que um salário mínimo em, vi comendo o mínimo e economizando em tudo durante os 8 meses!
Todo mês tem reajuste ??? Nunca ouvi tanta asneira junta ! Vc não fez consórcio meu amigo . Vc fez empréstimo com agiota . Só pode !!!
Já perdi dinheiro em consórcio. Nunca mais. Ganhou mais um seguidor valeu parabéns pelo vídeo
O problema não é o consórcio e sim você que acredita em papai Noel
provavelmente que te vendeu estava interessado somente em pagas as próprias contas, é assim com vário e vários assessores de investimentos que precisam indicar os investimentos das próprias corretoras para ganhar seu din, isso não é um problema só do consórcio. Mas se tiver dúvida chama ai que a gente troca uma ideia.
Fiz um consórcio de 40k e vou pagar 46k no final. Quem não tem dinheiro (meu caso) só tem essa opção se quiser comprar um carrinho, uma casa...
Fiz um consórcio de 60 000. 120 parcelas de 650 mais ou menos. Fui contemplada com menos de 3 anos. Comprei um apartamento e o aluguel pagou as parcelas de uns seis anos. Ou seja. O AP saiu pela metade do preço. Quitei o consórcio em 2016.
Não sei como está agora.
Eu tive 2 rendimentos maravilhosos com consorcio, o consultor me passou a ideia de vender carta após a contemplação.
Primeira Carta:
CRÉDITO = 100.00
OPÇÃO DE PAGAR MEIA PARCELA = 341,50 AO MÊS
FUI CONTEMPLADO NO SÉTIMO MÊS.
VALOR PAGO = 2.390,50
VALOR DE VENDA DE 23% DO VALOR DO CREDITO = 23.000
TIVE LUCRO DE 20.609,50.
Não conheço um rendimento como essa.
O QUE VOCÊ TEM A DIZER SOBRE ESSA OPÇÃO DE VENDER A CARTA APOS A CONTEMPLAÇÃO?
Discordo amigo!
Exemplo: meu pai fez um financiamento no valor de $53mil 36x $2.400 +$6mil de entrada = $92.400 reais. Total de juros: $39.400.
Sendo q num mesmo consórcio eu pagaria uma parcela com média de $600 e pagaria de juros no máximo uns $14mil. Então me explica que diabo de matemática é essa q consórcio não vale a pena? Haja vista a parcela q é bem barata e os juros do consórcio é menos da metade de um financiamento!
Não há juros em consórcio, nem IOF. Os custos são: taxa de administração e fundo de reserva. Quem faz as contas, faz consórcio.
Eu parei de assistir na hora que ele falou que financiamento não tem reajuste. Quem faz conta, faz consórcio. Ele abordou uma única forma de pensamento em que o consórcio não faz sentido, que é pra "investir". Consórcio não é e nunca será investimento e sim pra adquirir um bem. Mais um investidor que vive da renda do youtube...
você está falando que vai pagar 600 reais baseado em experiência própria ou em conto de fadas? pq o consorcio que eu pago começou com parcelas de 915 quando fui contemplado estava em 1000 no mes seguinte a contemplação foi para 1419 e agora já esta cm 1574 nessa pegada ai ate o fim do consorcio que não esta nem na metade vou estar pagando o dobro, a questão do financiamento os juros são abusivos etc. porem se vc fez pra pagar uma parcela de 1000 vai pagar 50 anos de 1000 que seja agora consorcio foi feito pra vc desistir como ele falou vão aumentar ate vc não conseguir pagar mais
@@flagis07nao tem juros mas tem reajuste
@@ailtonflexa4761na vdd se fizer o financiamento pela tabela Sac voce começa pagando 1000 e termina pagando 50 reais
Raul, boa noite.
Hoje assisti seu vídeo mas já tenho 3 cartas em andamento... Qual a melhor coisa que posso fazer nessa situação??? Me ajuda aí Raul...
Abraço e parabéns por produzir conteúdos que dão nos dedo da galera alienada.
Abraço
Acho que ele recomendaria analisar o contrato que vc assinou, e também ver o tempo que já correu, calcular o tamanho do prejuízo e se estaria perto de terminar, é uma situação delicada, se entender que já tomou prejuízo demais e está terminando, fica até o final. Se ainda estiver no começo pode ser que valha a pena romper.
@@PacificusSapiens verdade amigo, poderia ser a melhor saída
Já cheguei dando like,vc é o cara que fala na lata,e não tem nada com ninguém que impede de vc falar a verdade, valeu muito obrigado.
Cara ele só quer vender o curso dele
Ótimo vídeo. Um amigo meu q trabalha no banco sempre vinha brincar comigo pra fazer consórcio, sem mandava ele pra quelé canto, mas nunca fui realmente atrás de como realmente funcionava
Fiz um na Honda e peguei carta de crédito , foi muito bom, nada a reclamar
Moto ou carro ? Se for moto, é a maior taxa de administração do mercado. Pagou 1,5 a moto ( se for moto )
O consórcio é um bom negócio, o problema ocorre quando ele é mal vendido!!!! Tenho e tive vários, o importante é saber se é adequado ao que você quer.
Exatamente isso! Não adianta generalizar.
Eu com 18 anos e com salário mínimo vc acha que seria uma boa eu entrar em um consórcio?
Conversa de vendedor de consórcio
@@celmaferreira-rs9op vendedor não, consumidor !!!
Já tive 10 consórcios ao longo da minha vida, de empresas diferentes. E foi a melhor coisas que fiz para aumento de patrimônio. O erro das pessoas que se frustram com consórcio é cair no conto que será sorteado rápido. Sorte não existe, existe estratégia. Procurar grupos saudáveis financeiramente, com bons % de complementos mensalmente, com média de lance baixo, taxa administrativa justa esse é um dos caminhos. E difícil achar esses grupos? Sim, mas eles existiam, e com estratégia e conhecimentos você fará excelentes negócios. Ehhh claro fazer boas compras com as cartas. Assim você não descapitaliza para adquirir o bem e ganha na valorização (ex: imóveis/terreno)
É muito bom ler informações de pessoas sensatas. Tem muito sensacionalismo na internet. Parabéns moça. Você fez consórcios nos bancos grandes? Itaú, Santander, Bradesco, por exemplo?
As parcelas podem ser reajustadas nada, pode ter certeza que ELAS VÃO SER REAJUSTADAS, cai na bobeira de fazer um consorcio a uns anos atrás, fui contemplado rápido e fiquei pagando a mais as parcelas reajustadas sem usufruir desse reajuste da carta de credito pq já tinha utilizado o valor qndo fui contemplado, pulem fora de consórcio, parabéns Raul!!
No fim pagou quanto a mais em questão de porcentagem sobre o valor da sua carta?
Tá vendo, olha que horror!
Se você achou ruim, imagina se tivesse feito um financiamento. PELA TAXA SELIC ISSO SIM É ROUBO
E a valorização do seu bem?
@@samgzo não cheguei a fazer essa conta pois foi aumentando muito o valor da parcela, então fui lá e acabei quitando a carta no meio do consórcio, não quis pagar pra ver a quanto chegaria o valor das parcelas
Muito obrigado por esse video. Estava prestes a fazer um consórcio. Apesar de já fazer 2 anos do video, me salvou agora. Estou começando a estudar sobre finanças
Meu, primeiro carro, foi consórcio sem ele não teria conseguido, então, caro ou barato agradeço só consórcio...
O mais importante em um consórcio é lembrar também que tem o risco de liquidez da instituição financeira. Este é um risco que nem sempre é avaliado pelo consumidor/cliente.
voce precisa fazer com uma empresa segurada. Bancos sao considerados instituições de risco.
@@lorraynereis1556 Concordo. Eu avalio também qual, e como está a instituição financeira. A Caixa, BB, ou Itaú são extremamente seguras nesse quesito.
Adorei sua franqueza 👏🏽👏🏽👏🏽Tem todo o meu respeito! Admiro muito quem não fala P agradar o outro, mas sim o q acredita. Parabéns!
A melhor parte foi os agradecimentos finais kskskskskskskskskksksksks
Esse valor de parcela q as pessoas pagam em consórcio, poderiam muito bem guardar pra fazer um financiamento. Ou seja pagam caro no consórcio pq tem q pagar, ms ter compromisso de guardar dinheiro, investir e não conseguem, depois só reclamam...é sobre prioridades!😒
Muitos investidores com uma realidade totalmente diferente da maioria da população sempre vem com o discurso de que: não façam financiamento, não faça consórcio. E nesse não faça, muitos não saem do aluguel, antes de mais nada é necessário entender a vida do brasileiro que pega 2 ônibus lotado para ir trabalhar. A realidade é muito individual. Eu por exemplo para conseguir meu primeiro imóvel fiz financiamento e depois fui pagando de trás para frente ( muitos brasileiros podem fazer isso? Talvez não ! ) vídeos desse tipo mais atrapalha do que ajuda .
Praticamente 99% dos UA-camr que falam de investimentos, não trazem absolutamente nada de relevante.
Aposto que foi algum político que criou isso, e do Rio de Janeiro ainda !😏👍
Foi criado por um grupo de ex funcionários do Banco do Brasil.
Pessoas malandras tem em todos os estados do Brasil.
Sem contar que se você não comprovar renda 3x o valor da sua cota mensal eles não liberam a carta de crédito, você terá que arrumar um avalista , consórcio nunca mais!
Nossa, que horror!
Tô terminando um consórcio (de 36 meses) de uma moto de 23 mil e tô pagando 26 mil, sei q é mais complexo q isso, "mas é +ou- isso" e se fosse financiada eu estaria ferrado e sem falar q eu jamais conseguiria juntar esse dinheiro em uma conta ou até na gaveta como vc disse, não é tão simples assim pr BR comum investir e tal🤷🏻
Ele tá falando isso pq se vc investe no mercado melhor pra ele mercado se valoriza mais por isso kkkk
@@thiagomoraes4310 kkkkkkkkk
Você não conseguir juntar dinheiro não faz o consórcio ser um bom negócio. Só faz de você uma pessoa sem controle sobre o próprio dinheiro.
@@rapha-v mas tem um detalhe, no consórcio você pode ser sorteado e usar o bem antes do final do pagamento, coisa que não aconteceria se o dinheiro estivesse investido.
@@thiagomoraes4310 burro é foda kkkk
video foda!!!!! a galera se endivida a todo custo achando que tá facilitando seu sonho e ai é só ladeira a baixo!!!!.
A diferença é que você deixar o dinheiro investido você não compra o bem.
Consórcio não é investimento consórcio e pra você comprar um bem.
Quero ver aqui quem não fez um consórcio nem financiamento tem sua propriedade com dinheiro guardado no banco. A maioria dos brasileiros trabalham e já gastam seu dinheiro, não existe uma educação financeira. E esse imediatismo é justamente por causa da inflação x salário. Então sim, o consórcio é sim uma alternativa para você que quer tirar o seu imóvel. É por isso que tem muita gente que não tem condições alguma, por causa de desinformação de várias pessoas. E sim, conheço muitas pessoas que conquistaram sua casa e hoje trabalham com esse tipo de investimento. O Consórcio é uma alternativa assim como outros investimentos, falar mal é mostrar somente um lado da moeda, o que não é a verdade completa. Fica a dica!! ;)
Primeiro de tudo: pare de chamar consórcio de investimento. Consórcio NÂO É investimento. A alternativa pra não fazer essa burrice é justamente o financiamento
Eu vivi pra ver alguém falar que financiamento é melhor que consórcio kkkkkkkk. Consórcio é uma ótima opção pra aquisição de bens, lógico que também depende de perfil pra perfil de cada cliente, mas no geral é um excelente produto.
Financiamento é melhor. Você pega o bem na hora e vai amortizando. Dá pra quitar rapido. Consorcio vc paga o consorcio e ainda paga aluguel por uns 10 anos até contemplar.
Assista o vídeo do Primo Pobre sobre comprar casa. Consórcio é péssimo.
Fiz, paguei anos e me arrependi muito. Se eu tivesse investido o dinheiro em LCA/ CDB, etc... com certeza teria muita grana hj.
excelente mesmo, perder 15/20% sobre o valor investido. Nunca vi investimento melhor
@@thiagoueda5043 ações da americanas foi um invesoemnto melhor kkkk
Legal, agora prova !!!!! Faz um vídeo comparando os dois na PRATICA e daí quero ver tanto argumento assim na hora de olhar os números. Tenho clientes que conseguiram um lucro de 440,49% A.M com a venda de uma carta de crédito com parcela reduzida até a contemplação.
Consorcio não é investimento, é uma alternativa ao financiamento. Financiamento e Consorcio são horríveis em se tratando de investimentos, mas são alternativas para "antecipar sonhos" e quem antecipa sonhos paga caro.
Boas falas boas falas.
A taxa de administração é diluída no valor das parcelas(todas). e não cobrada no início como vc falou. faz o seguinte. faz uma simulação comparando um financiamento e um consórcio com o mesmo valor de carta e parcela. Pra ver como fica.
Cara eu te amoooo
Graças a Deus esse vídeo caiu do céu
Comecei a 3 meses investir meu dinheiro na corretora, mas tava decidida a fazer um consórcio de alavancagem, mas depois desse vídeo. Tô fora! Muito obrigada por me salvar dessa frustração 👏👏👏👏👏👏
Eu também, to assinando o curso agora
Estava com a mesma ideia de alavancagem, vou analisar melhor pois para cada pessoa existe uma solução diferente. Não podemos nos deixar influenciar por apenas uma opinião.
eu fiz a minha declaração de amor por ele nesse momento também, logo após ver o vídeo.
Informações erradas e distorcidas. Me chamem que vou explicar como o consórcio realmente funciona
Parabéns, vc foi enganado pelo pseudo investidor
Fiz um consórcio e não me arrependo, dei um lance pequeno com 1 e 4 meses e fui contemplado . To pensando em fazer um imobiliário.
E aí, ja mudou de ideia?
@@goosegay9044 eu tbm tenho um de 200 mil e olha nao entendo nada de investimento,a real que somos leigos,meu saiu 35 mil a mais de taxas, finaciamento era 170 mil,e viver no aluguel e foda,pago 1525 por mes fixo!
@@cristianodaleci4316 não é reajustado anualmente?
@@alicedias5155 Problema que estes reajustes, normalmente pelo índice IPCA, vão gerar uma parcela extremamente cara a partir do meio do consórcio. Por isto muitos desistem ao longo da caminhada
CERTAMENTE. MAS IMAGINA ESTE REAJUSTE APÓS 10 ANOS, A BOLA DE NEVE QUE VIRA A PRESTAÇÃO
Olá Raul, minha mãe fez um consorcio de uma carta de credito de 40,000, 100% assegurada em meu nome ! quando já havia pago 52%, veio a falecer em 2018, ate hoje não recebi um centavo e ainda gastei 15% da carta com advogado para criar um inventario dela para receber o valor ! resumindo... ate hj não recebi oque ela pagou muito menos a carta !!! TRAUMA
Entra com processo!
@@investidorsardinha Será meu próximo passo, ainda tiveram a cara de pau de alegar que, por causa da pandemia não iriam ressarcir o valor pago nem a carta !!! É mole ? '' MAPFRE '' Consórcios !
Muita gente ganha dinheiro com consórcio e eu não tô falando das administradoras de consórcio e quem vende o consórcio, estou falando de pessoas que compram e ganham.
Se conseguir ser contemplado gastando pouco, vale a pena demais!
Em uma simulação simulação bem simples: uma carta de 100 mil vai ter uma taxa de administração em torno de 24 mil.
As parcelas vão ser de 620 reais por 200 meses.
Foi contemplado no início, tu vai ter rentabilidade em cima dos 100 mil que vai hoje dá um retorno em torno de 1000 reais, ou seja, tu paga 620 de parcela e ganha 1000 de rentabilidade. Nesse caso, foi um excelente negócio.
Ou ainda, poderia comprar um imóvel e o valor do aluguel pagaria a parcela e no final tu ficaria com um imóvel valendo muito mais que 100 mil. Outro caso de excelente negócio.
O problema é ser contemplado no início gastando pouco.
Enfim, não generalize. É possível ganhar dinheiro com consórcio sim! Não é em todo caso que vai ser assim, óbvio.
A ideia do consórcio não é investimento e sim autofinanciamento. Mas pode ser um investimento também.
Ainda sim é melhor que financiamento. Já que se junta com outras pessoas para comprar algo com valor que eu não posso pagar a vista sem juros.
Acho bom pagar um consórcio. Já fiz, estou fazendo e vou fazer sempre. Não sei investir em bolsa de valores, aos 22 anos comecei a pagar meu primeiro consórcio, hoje, aos 35 anos tenho uma strada 2018 e um t cross 2021, tudo de consórcio, estou pagando de um UP e de uma CRF 250F da Honda. Nunca vi como investimento, sempre vi como uma alternativa melhor que o financiamento, caso o contrário teria bebido e comido todo esse dinheiro. Acho melhor pagar um consórcio do que pagar um curso p aprender a investir em bolsa de valores. Bolsa vc corre o risco de perder tudo, consórcio uma hora chega.
Puts. Que desperdício
QUE LOUCURA CARA
Tbm acho bom e só alugar a casa no valor das parcela e deixa até paga a casa pronto .. mano tudo vai ter um juros por trais nada e de graça msm ou ele é mal d matemática ou então ele fez consórcio em alguma empresa horrível simplesmente isso
Eu tenho 20 ano e pago consórcio de duas casa após pega as duas vou alugar e fazer tudo de novo quando tiver 6 casa alugada faço só mais uma pra min uma casa só aumenta o valor e se vc gasta 60 mil pego a casa boto aluga resto da casa aluguel paga pronto vc pago só o 60 mil então deixa alugada até quita aí vai e pega outra consórcio de casa e fais d novo e vai indo um dia tu vende suas casas numa alta do imóvel depois d 10 anos seu imóvel vai valer mais já um carro ou moto não compensa e fato
Se tivesse aplicado pelos mesmos 13 anos essa grana em um CDB mequetrefe ou mesmo em Tesouro Direto, teria hoje uns 400-500k, que te renderiam 4,5k a 5,5k por mês só de juros
entendo todas suas colocações mas não se aplica de uma forma geral, tenho meu imovel pelo consorcio e na época fiquei com medo justamento por ter ouvido muitas coisas de pessoas que nunca fizeram... em fim eu fiz consegui minha contemplaçao com lance, abati nas parcelas justamente para fugir do reajuste e hoje vejo que foi a melhor coisa que fiz, pq se eu tivesse feito o financiamento estaria pagando 3 imoveis .
O amigo fala pra investir para ter uma casa daqui a 10 anos, quando a pessoa faz um financiamento ou consorcio é no objetivo de obter o bem o mais breve possível.
Coisa de quem se sente o investidor do ano. Minha esposa comprou o carro em 2014 através de consórcio, hoje o carro vale mais do que ela pagou no total naquela época.
Independente de como ela adquire o carro em 2014 ele valeria mais hj.
@@samgzo se ela fizesse um financiamento nao estaria valendo mais pq financiamento cobra 3 vezes o valor do carro
@@ale-consultor exatamente, ela pagou somente 4 mil a mais do valor dele na época. O carro vale mais hj do que naquela época.
@@ale-consultor você é consultor de consórcio?
@@antoniopaulonacionalista5627 exato!
Raul, vc foi mostro nesse vídeo, mostrando que caráter não tem preço.
A nathi fez um vídeo igual e foi bombardeada! Aiai, diferenças…..
@@VM-ve4xu Eu seguia ela desde o princípio do canal dela. Mas quando ela se vendeu a esquerda, ptismo e Lulismo foi Adeus na hora.
@@marferisomos dois, se ela falou mal é porque alguma coisa ela ganhou do lule
@@marferipanaca kkkkkkkkk “aiii.. ela não lambeu o saco do Bolsonaro! Ela é má!”
Ele foi burro, monstrando que não tem conhecimento nenhum de consórcio