Me separei, aluguei outra casa, não tenho fogão e nem geladeira, tô lavando roupa na mão e tô feliz da vida. Sensação de libertação de uma companheira que não produzia nada e só consumia do que eu produzia... demorei 3 anos pra me dar conta que eu estava vivendo com um parasita... sempre gastando mais dinheiro do que ganhava e sempre deixando o excedente pra mim no meu cartão de crédito. Cansei. Fui embora, deixei tudo, dentro de casa e assumi algumas dívidas pra não ter dor de cabeça e cortar relação de vez. Daqui há quatro meses eu zeros essas dívidas e começo os meus aportes mensais... eu sei que eu tenho potencial pra isso e vou conseguir aportar uma boa grana por mês. Libertem-se das pessoas que não te deixam evoluir na vida, tanto no pessoal quanto no profissional.
Eu também passei por isso por 10 anos quase fiquei louco, mas em fim 🔚 faz 7 meses que estou livre daquela mulher, mês que vem Quito minha dívida e vou começar meus aportes de 500 a 900 por mês no fundo imobiliário. Graças a Deus hoje tenho um patrimônio avaliado em quase 200 mil que construí sozinho ganhando 1,300 reais por mês 🙏
Fez o certo, Max,sou mulher trabalho fora com faxina,ganho meu dinheiro e não dependo de macho nenhum,nem mesmo do meu marido, só dependo de Deus e segundo, de mim mesma,eu acho um absurdo tanto pra mulher como pro homem viver ancorando um no outro,um trabalha feito condenado e outro suga até teu sangue,tô fazendo meu pezinho de meia agora pq se um dia eu me desgostar do meu casamento eu tenho como me manter sem depender de ninguém,o futuro a Deus pertence,mas nós não sabemos do nosso futuro,por isso temos que guardar uma boa grana pra velhice,tô pensando em guardar todo mês 1k no tesouro direto até 2033 e até lá já vou ter um bom capital acumulado e recebendo o juros dele que vai ser a minha aposentadoria,já que trabalho muito vou guardar muito também,preciso de conforto lá na frente!!!
Ótimo conteúdo, sou funcionário público , até entender que a vaidade é um sério problema na vida de qualquer pessoa , eu me lasquei muito . Vivia pra pagar prestação de carro zero, custei de lanchas pra passear com os amigos num gasto exorbitante, andar nas melhores baladas, relógios , cordões , roupas de marca , isso massageava meu ego. Tá em volta de belas mulheres , muitas delas sem conteúdo nenhum , bebedeira , fora a PA que eu já pagava . Daí veio a pandemia e lutei muito pela vida do meu pai , me entreguei a fé, me livrei dessas besteiras , n tinha mais cabeça pra nada , meu foco era meu pai , ajudei a trocar fraudas , dei banho, ensinei a andar e dirigir novamente e Deus o curou , foram 43 dias de luta , onde me livrei de vaidades , n podia usar relógios de marca, cordões no hospital , n mandei lavar carro , nem cortei o cabelo , só me dedicava a ele e isso mudou minha vida, logo em seguida , me casei com a pessoa q me acompanhou nesse processo e hj temos um lar equilibrado, vivendo um para o outro. Cuidado com a vaidade , DIZER NÃO é essencial . Espero ter ajudado nesse breve relato.
Aguardando o momento que vou descobrir que fui criada como pobre mais não sou tão pobre assim, enquanto isso vou fazendo malabarismo pra tentar organizar a minha vida kkkkkkkkkk
Rapaz, eu sempre achei que era "falido", porque meu pai segurava muito as coisas. Só depois de "velho" e trabalhando nos negócios da família é que eu descobri que meu pai ganha uma média de 150 k por mês kkkkk Mas no fundo foi bom, eu me formei, sempre me esforcei, e consegui coisas com meu próprio esforço. Isso não tem preço, o sabor de algo vindo do seu suor!
Esse vídeo simplesmente deveria virar uma palestra de educação familiar para a maioria das famílias desse país. Compartilhei com todos meus familiares, principalmente os irmãos sem noção e os sobrinhos gastadores. Um verdadeiro choque de realidade.
a nossa classe média alta e as elites são burras mesmo, a maioria são herdeiros ou tiveram sorte, uma minoria que se esforçou e contou com a sorte também pra enriquecer.
Eu fui essa criança que circulava em ambientes de pessoas com + dinheiro que eu, estudava numa escola de gente rica não sendo rica (sendo classe média). E acho que foi uma ótima escolha dos meus pais! Eles nunca me esconderam a nossa realidade, me davam o que dava pra ter e o que não dava eles me explicavam que não dava e pronto. Mas eu tive acesso a professores ótimos, passei numa excelente universidade pra estudar na carreira que eu queria de primeira, nunca tive dificuldade de achar emprego pq a universidade em que eu estudei é bem conceituada e me deu uma rede ampla de contatos…enfim, eu soube aproveitar a educação e as oportunidades que estudar em uma ótima escola oferece. Investir em educação dos filhos eu acho essencial. É só o pai e a mãe terem maturidade de oferecer para a criança aquilo que eles podem dar.
Me identifico com você. No ensino médio ganhei uma bolsa de estudos para estudar em um colégio particular aqui da minha cidade. Na época, por ser um adolescente que queria me enturmar e ser aceito principalmente pelas meninas da turma, tinha vergonha de falar que era bolsista. Hoje trabalho na minha área de formação e estou tranquilo. Porém recentemente encontrei alguns desses colegas para os quais eu batia continência. A notícia que tive é que muitos abandonaram tudo. Se são felizes com isso eu não sei, mas hoje sinto orgulho de ter sido um bolsista e atualmente me encontrar no mesmo nível de alguns colegas de anos atrás.
Ótimo conteúdo! Eu, enquanto assalariada, era econômica, equilibrada e sem dívidas. Foi só me tornar funcionária pública que minha vida financeira foi pro buraco! Lógico que a culpa não é do emprego estável, é da desinformação e às vezes burrice da pessoa!
Confesso que estou bem acima dessa média de valor para ser considerado classe média alta. Mas só agora tive noção disso, ou seja, estou longe de ter uma vida regada à ostentação. Eu e minha esposa, além de termos renda per capita mensal alta, temos ativos também. Mas com plena consciência de que estamos muito abaixo na "cadeia alimentar". E é justamente essa atitude que vai nos fazer chegar cada vez mais alto nessa pirâmide! Esse vídeo traduz muito bem o meu discurso! Volta e meia surgem pessoas dizendo: " fulano está rico, até comprou um carro zero " e eu só balanço a cabeça. Rico está muito acima de poder comprar um carro popular zero, mas nem perco meu tempo tentando explicar isso, vão achar que estou com inveja 🤣
Fala Raul... Blz? Eu e minha irmã nascemos na década de 80 e sempre estudamos em escola particular, mas meus pais sempre conversaram com a gente sobre o esforço que eles estavam fazendo para nos dar uma educação melhor e não poderíamos ter as mesmas condições financeiras dos nossos colegas de escola. Me lembro de levar angu frito na merenda enquanto os demais tinham seus biscoitos recheados. Isso não me fez senti menor do que ninguém na escola, mesmo sendo criança. Sabia que minha responsabilidade era maior e que dependia mais de mim do que dos outros. Não me fez ter uma juventude frustada, mas sim realista. Grande abraço na confiança.
Um dos problemas do cidadão classe média é que ele está a alguns milhares de reais de ser pobre e a muitos milhões de ser rico. Então, o medo de ser pobre o faz se aferrar a ideias comportamentos de manutenção de aparências
Daqui a 4/5 anos, a gente vai lembrar desses 9 reais e vamos nos sentir orgulhosos, vou ficar feliz quando eu receber meus primeiros 100 reais por mês de dividendos.
Bizarro mano sou terceirizado numa empresa multinacional os piao que ganha 2500 parcela iphone 13 uns com carro de 70 mil ja vi um que financiou um de 100 mil reias ai um lider nosso que ganha uns 4 mil ou 5 mil andando com fiestinha 2005 celular simples de no maximo 1500 da pra ver que tem educacao financeira cara a classe media e louca mesmo
Olá Raul. Tenho 60 anos e 3 filhos, 31, 30 e 25 anos, todos formados e trabalhando em suas áreas de formação, sempre estudaram em escolas e faculdades particulares. Com certeza este foi o melhor vídeo que você é sua equipe já produziu, principalmente quando tratou da educação e orientação dos pais (do pai), quanto a convivência dos filhos em um meio que não é a realidade dele (filho), e que a única intensão é dar a melhor formação possível a ele(s). Hoje tenho um patrimônio razoável que me gera renda passiva de aproximadamente 30mil mês. Parabéns por seu canal, que com certeza vem auxiliando orientando muitas pessoas. 👏👏👏
Bom dia Leonardo. Tenho uma carteira de Ativos (Precatórios Federais e Estaduais), que recebo ao longo do ano, faço retiradas, o excedente compro mais Ativos.
É por isso que a sociedade exalta demais o cidadão que passa no concurso público visando a estabilidade, sendo que esta não leva em consideração que a estabilidade financeira pode ser corroída com os descontos de consignado na folha salarial.
10:40 Pra quem acha que ainda é apenas ficção, não é. Me lembro quando trabalhei em uma empresa renomada em esportes da minha cidade, tinham pais que iam buscar atividades para seus filhos, onde até hoje nunca me esqueço, que chegaram logo na lata perguntando: "Gostaria de matricular meu filho aqui, para ficar de seg a sexta, das 7h00 às 20h00, se abrir sábado e domingo melhor ainda". Na hora que ouvi isso tive a mesma reação que nosso professor, foi chocante a frieza, naturalidade e agressividade dos pais em pedir isso e saíram bravos ainda por não ter o que eles queriam.
Meu pai era pedreiro, pessoa simples mas muito sabia, sempre me ensinou a tratar o dinheiro de maneira seria. Seus ensinamentos valeram ouro. O que você disse neste vídeo me fez lembrar muito o meu pai
Eu fui criado em uma Família que aderiu o mundo da marketing multinível quando eu tinha uns 11 anos , a daquela época pra frente , o pensamento abundante, "pense e enriqueça" e toda a lavagem cerebral que os Marketeiros implatam no pobre cheio de sonhos, passou ser parte da personalidade da minha família no geral , todo mundo é falido , com muitas dívidas, mas precisam mostrar para a sociedade que são prósperos, fujam dessas parâmedes .l!!
Sensacional. Tenho 3 filhos e até mudei de cidade pra poder colocar eles em escola pública melhor para não gastar tanto dinheiro em escola particular com mensalidades, matrícula, lista imensa de material alimentação e etc etc. Penso...não adianta nada aumentar minha renda e ao mesmo tempo gastar na mesma proporção. Vídeo incrível.
6:22 não fala a realidade pro filho 9:33 terceirizar o passeio do cachorro 11:53 malhar na academia da moda 19:26 virar concursado e patrocinar a família
Tenho 79 anos , aposentada, após seguir a trilha que se abriu na minha vida, algumas escolhi e outras me foram impostas e estou aí enquadrada! Vc tem sido um dos jovens que fala muito bem , com as realidades de hoje neste Brasil, regionalmente tão desigual. Grata por suas análises!
Tenho uma história interessante. Sou filho de um alto funcionário público e uma professora. Meu pai, muito jovem, com 25 anos passou em um concurso de auditor fiscal e progrediu na carreira. Isso fez cm que minha vida toda eu tivesse uma renda familiar próxima/ligeiramente superior ao teto do funcionalismo público (trazendo para hj, uma renda familiar de uns 40 mil). Como, quando eu nasci meus pais já tinham 30 anos, esse foi o ponto de partida da minha criação. A criação minha e da minha irmã foi ligeiramente abaixo na renda, nós dois estudamos em colégio particular (um bom colégio, mas não era o mais caro da cidade/bilíngue). Ambos nos formamos em universidades federal. Em resumo, meus pais se aposentaram cm aposentadoria integral e ainda amealharam algo como 5 a 6kk de patrimônio (metade disse ativo e a outra metade passivo). Eu e minha irmã já fomos para vários países, bons restaurantes, ganhamos carro quando passamos no vestibular, e muito devido a nossa criação/educação já estamos cada um dentro da alta classe média. (Eu tenho 33 e ela 36) Meu avô materno é um médio produtor rural relativamente bem sucedido (hj tem 83 anos). Infância muito muito pobre, então a história dele foi muito de poupar e reinvestir, muito trabalhador, conseguiu amealhar um patrimônio talvez 5x maior que o dos meus pais. Meu avô nunca andou de avião, nunca saiu do país, nunca teve um imóvel de luxo, acredito que ele nunca na vida dele tenha tido uma experiência de luxo (pelo mindset mesmo, de trabalhar, gastar pouco, reinvestir etc). Isso sempre me fez pensar no equilíbrio dessa jornada de investir, poupar vs aproveitar a vida, conhecer o mundo, adquirir cultura.
@@walsjc2 olha, eu trocaria “organizadas” por trabalhadoras. Quanto a algum governo “tomar” patrimônio, há mais de 20 anos já temos proteção jurídica do nosso patrimônio, que aliás, legalmente já até passou para a próxima geração, ainda que em usufruto da anterior, ou seja, nenhum nova lei de herança poderia afetar significativamente o que já foi construído. Famílias que conseguem honestamente atingir um patrimônio significativo através de trabalho/negócio, costumam ser mais inteligentes e ágeis que qualquer governo/sistema político, justamente por valorizarem oq foi construído por gerações e obviamente, por terem acesso a métodos legais de proteção do patrimônio.
@@DinoRider168 com certeza. Longissimo de mim ser esquerdista, mas gente para mexer na propriedade privada tem que ter outra constituinte. Alem disso, existem tantos mecanismos para protecao de patrimonio, doacao com usufruto, holding patrimonial, contas em dolar no exterior. Qualquer que seja o momento politico/economico o acumualdor de capital/investidor tem que estar atento as oportunidades que o momemto pode oferecer e ir utilizando ferramentas de mitigacao de riscos...
Interessante a sua história familiar, mas permita-me discordar... O seu padrão de vida não começa nos 30 anos dos seus pais, mas nas decisões do seu avô, que vc considera que não teve equilíbrio nas decisões. Todos os privilégios que vc teve provavelmente começaram nos sacrifícios pessoais do seu avô.
A taxação dos super ricos não atingirá sua família e não deixará nenhum rico pobre. Não entendo essa resistência de distribuir riqueza. Vi uma entrevista do velho Barsi e ele fazia uma cara de nada, tipo: ok, o governo vai taxar em qto, 1 ou 2%? É sobre isso... O mercado financeiro pode acabar com a fortuna dessas pessoas, não é o governo que vai fazer isso com uma taxação módica e justa.
Perfeito!!!! Eu vim da extrema pobreza, eu e meu esposo criamos nossas filhas dando o melhor que posso, não só melhor que as acham que devo. Escolhi uma escola que posso pagar e sem status. Porque pra mim a criança precisa estar em um colégio que tenha a realidade dela, do contrário a criança pode ate ter raiva dos pais por não conseguir ter os mesmos acessos dos colegas, por exemplo ir pra Disney todo ano, etc.... Elas são responsáveis por cuidar se parte das tarefas e quando começam a subir no salto eu digo: Minha filha, você é pobre! Ok?! Quer ir pra Disney?!.já pago o inglês pra você se quiser ir ora Disney trabalha e quando for adulta você vai. Dizem que isso é errado porque ela vai crescer se vendo como pobre, o que ela de fato! Então, pior.seria mentir e deixar elas empinar o nariz., não ver o buracos e pedras do caminho e cair.
Concordo com quase tudo que vc colocou... Só não fale pra sua filha que ela é pobre... Certos conceitos ficam enraizados na mente, o que pode fazer com que ela ache que não é merecedora de conquistas financeiras futuras...
Palavras tem poder, vendo seu comentário lembrei de minha mãe, que nunca conseguiu vencer na vida, pq tinha uma língua maledicênte. Você pode ensinar a humildade pra suas filhas, sem ficar dizendo que é pobre.
Metade do planeta 😂😂😂 sábio Raul!!!! Isso é muito sério! Quanto menos educação um povo tem, mais endividado ele é. A melhor coisa é deitar com a cabeça tranquila e dormir o sono de quem não tem dividas
Maior burrice q eu fazia até 2015 e parei, e a maioria q tem graninha faz é trocar de carro todo ano. Sufoco pro IPVA, manutenção e seguro mas tá comprando carro toda hora. Muitas vezes nem conhece nada do carro q compra, só por causa do design do carro. É a burrice atual da classe média
@@doulaandreza ano passado troquei um 2009 por um 2017, vendi ações algumas e dividendos de ações pra trocar, e agora terei um valor muito mais alto de IPVA e seguro pra pagar. Meio q arrependido pelos custos maiores, embora o carro seja muito bom e top. Agora quero ficar muito tempo com o mesmo. O lance é investir, dinheiro q gera dinheiro e não comprar nada, só comida mesmo
Olha, ainda não estou no público alvo desse vídeo pq aqui em casa somos eu, meu marido e um filho com renda de aproximadamente 6k. Isso pq ainda sou estagiária, fiz transição de carreira recentemente, mas já estou encaminhada e tudo indica que é daqui pra melhor. Enquanto isso, gosto de assistir esses vídeos pra saber se estou no caminho certo, evitando adquirir maus hábitos financeiros.. Fico feliz de perceber que todos os erros listados já foram conversados entre eu e meu esposo com a preocupação de não cometê-los, então acredito que pelo menos a mentalidade já está no caminho certo rs Obrigado pelo vídeo!
Muito bem explicado sobre os 3,7k , tem gente que esquece desse detalhe, sou casado a 22 anos, sem filhos, a esposa tbm trabalha, temos uma vida confortável, filho é como qqer coisa na vida, só temos o que podemos e não o que queremos.
Caro Sr Sardinha, estou impressionado em como, com tão pouca idade, você aprendeu tudo isso. Eu levei muitos anos para entender algumas dessas coisas. Parabéns!!! A única coisa que posso acrescentar, e nem sei se vai ajudar, é: jamais deixe que a opinião das pessoas defina onde você tem que chegar financeiramente, ou que carro ou celular, ou tamanho de imóvel você deve ter. Seja maduro, essa definição é extremamente individual. Ví uma definição interessante em um filme onde o filho de um judeu pergunta ao pai o que é ser rico, e o o pai responde que é estar satisfeito com o que se tem não passando necessidade. Obrigado!!!
Minha mente e minha vida MUDARAM PARA SEMPRE depois q entrei na AUVP. SUCESSO GARANTIDO! 🫡 Me encaixo exatamente nessa sua classe média alta, hoje tenho uma boa carteia com as orientações do Investidor Sardinha. Logo muito novo fiz a maioria das besteiras q o Raul citou aí, dívidas acumuladas de 300 mil, mas tomei a decisão de mudar e qdo vi q não consegui convencer a esposa tive seguir em frente, entrei na turma da AUVP em fevereiro de 2022 e comecei do zero aos 59 anos.
Excelente esse video! Vejo muita gente da chamada classe média sem grana e vivendo de aparência porque tem um pai por trás pagando as contas de escola de netos e outras contas básicas !
Única mágoa que eu tenho dos meu pais é deles nunca terem me dado educação financeira. Isso me causou muitos problemas no começo da vida adulta. Se um dia eu tiver filhos, esse será um dos pilares da educação deles.
me identifiquei com o video kkkk meu pai sempre me criou falando que a gente era pobre e sempre me ensinou a fazer tudo, lavar carro, arrancar mato, limpar o telhado até arrumar portao eletronico ele me ensiou, já minha esposa foi criada sempre terceirizado tudo, ela ficou incredula quando eu mesmo instalei o ar condicionado la em casa kkkk
Que bom. É triste ver o marido contratar alguém pra consertar a luminária que tá com mau contato. Meu avô era eletricista, encanador, pintor, sabia fazer tudo de manutenção doméstica. Antes de morrer ensinou meu maior a trocar tomadas e instalar lustres. UFA!
Difícil é assistir um vídeo assim e notar que a própria família fez isso. Minha avó servidora pública, meu avô (já falecido) empresário, viveram como classe média alta boa parte da vida mas minha vó cometeu o erro de torrar o dinheiro dela e o do velho. Carro caro, plano de saúde caro e muito gasto com status. O dia que o velho veio a faltar, tudo desandou porque ela não gastava apenas o dela mas o dele também. Hoje estou começando a empreender, provável eu chegue no mesmo nível financeiro que os dois mas em menos tempo. Vou cuidar pra não cometer os mesmos erros. Detalhe: quase fui criado na redoma de achar que é mais rico do que de fato sou hahaha. Excelente conteúdo!
Esse vídeo é tão necessário! Entrei no vídeo achando que ia odiar o canal e saí como inscrita AMANDO. Obrigada por abrir nossos olhos de forma sútil e realista.
Vídeo top! Eu sou pobre mas evito dividas , ainda n consigo investir, trabalho com doces na rua devido alguns problemas de venda baixa me enrolei com umas contas nesse início de ano, mas termino de pagar mês que vem.🙌🏾 Aí sim vou começar a poupar nem q seja R$100 por mês
Antes de virar investidora propriamente dita, comece por construir sua reserva de emergência, para que nunca mais você entre numa dívida de novo em sua vida.
@@no_more_spamplease5121 obrigada é isso mesmo que estou em mente, a meta é no mínimo R$1000 de reserva até o fim do ano e ir construindo aos poucos, nunca mais quero passar o q passei esses 3 meses, tô terminando agr de pagar as últimas mas já está melhorando,, esse mês já normaliza
Me vi num espelho, pqp... PS: Acabei de ver o vídeo todo. Meu pai, quando eu era pequena, nunca vou me esquecer, disse pra mim e pra minha irmã "se vcs nunca quiserem trabalhar na vida, vcs não precisam trabalhar... e quando eu morrer, vcs ficarão ainda melhor de vida". O plano dele não saiu como planejado mas ele meio que estragou as duas. Típico aqui na minha família é a minha irmã ligar para a minha mãe para pedir dinheiro (não sei se isso é comum na classe média ou só acontece aqui mesmo). Minha mãe já chegou a pegar empréstimo no banco pra mandar o montante exigido pela minha irmã.
Nós eramos da classe média, mas apesar de meus pais terem alguns bens nunca nos deram nada, no meu caso foi construir tudo do zero com meu marido e a minha irmã q era mais fora da realidade e tb pedia dinheiro emprestado e sempre gastou tudo em futilidades, casou com um herdeiro meia boca, ela até trabalha mas vive uma vida de luxo e aparências como sempre gostou.
meus pais já me falaram isso, mas jamais aceitei pq sempre soube que essa não era nossa realidade, sempre fui atrás de trabalhar e investir no meu primeiro trabalho com carteira (telemarketing) eles não quiseram que eu ajudasse em casa, pois bem, investi todo esse dinheiro, não gastei nada a mais kkkkkk hoje na universidade não consigo trabalhar mas tenho bolsas de estudo que com algumas atividades na semana consigo me sustentar sozinho, fora os bicos que faço no final de semana, meu objetivo hoje é viver razoavelmente mas investir pra ter um patrimônio mínimo e conseguir cuidar da minha saúde (tenho algumas doenças e preciso de tratamentos BEM caros) hoje vejo que éramos pobres, no máximo classe média, e que meus pais quiseram criar eu e meu irmão numa bolha, que infelizmente não se sustentou e isso gerou várias tretas e frustrações não temos uma ótima relação, mas pelo menos consegui tirar meu irmão e mãe daquela bolha, hoje os dois investem e mesmo tendo dificuldades pra economizar pelo menos estão tentando!
Raul eu faço EXATAMENTE isto que vc mencionou. E dá muito certo. Meu filho estuda em escola particular bilíngue, porém, ele sabe muito bem da nossa realidade. Pagamos a escola tranquilamente, porém não somos ricos. Uma boa conversa, dentro da realidade ajuda muito e não causa traumas kkkkk. Sou uma mãe bem feliz por isto 😊
Muito bom! Tenho uma filha, nove anos de idade, faço questão de dar uma educação de qualidade, considero investimento, é caro, mas ela é centrada. gosto de conversar sobre educação financeira com ela e vejo que o discernimento dela é muito bom...temos que monitorar o comportamento dos pequenos e direcionar, tanto quanto possível, pro lado positivo e produtivo
Eu sou separado da mãe da minha filha e pagamos escola particular pra nossa filha pela "qualidade" do ensino, mas eu procuro sempre orientar a minha filha q o pai não é rico, e pago colégio pra ela ter um ensino e um futuro melhor q o meu, graças a Deus que aprendi a investir o meu dinheiro, em 2 anos já investi mais de 30 mil, e muito graças ao seu canal, vc é foda.
A tua sinceridade é espectacular. Gosto mt dos teus videos por isso. Olha, eu sou Portuguesa e noto uma diferença cultural abismal por exemplo nessa questão do terceirizar tarefas. Aqui não vejo essas mordomias como existe ai. Poucas são as pessoas mesmo mais ricas que têm empregada doméstica e quando têm é 1x por semana por 2-4h (conforme tamanho da casa) para dar aquela limpeza mais geral porque diarista no termo de vir todos os dias limpar a casa, isso não existe, ou se existe é para gente tipo Cristiano Ronaldo.
@@dsb007 ahahah engraçado comentares isso. Concertar carros para a maioria é difícil mas por ex ca em casa é o meu marido que troca o oleo do carro e faz pequenas coisas mesmo não sendo mecânico!! 😅 troca a bateria dos nossos iPhones etc. o UA-cam ja ensina tudo e a vida não está pra luxos
Brasileiros são provavelmente o povo que menos sabe lidar com recursos no planeta. E sobre os portugueses, você provavelmente não conheceu ricos de verdade, muitos deles já se foram do país.
sou filho único e meus pais tentaram me dar uma vida que eles nao tiveram, exatamente aquilo que vocês canais falam. E hj em dia a agua ta batendo na bunda e fico extremamente feliz de eu saber da nossa situação muito antes deles conseguirem me contar graças a vcs. Por pouco nao cresço mimado e achando que a vida é um morango, vcs me ajudam a entender sobre dinheiro e como nao ficar falido. Obrigado canais de educação financeira
A melhor parte do seu vídeo é a revelação de que “ninguém te oferece a solução maravilhosa para te deixar rico sem que por trás disso queira tomar seu dinheiro”. Uma realidade já vivida por muita gente, da pior forma possível.
Esse negócio de renda per capita eu senti na pele quando casei. Antes minha renda de 5 dígitos me permitia "gastar sem olhar o valor". Depois de casado descobri que quando a mulher está com vc "por amor", sai mais caro do que a recebe o pagamento por serviços prestados. Resumindo: não tenho conselho algum, cada um q faça o que quiser da vida. 👍🏼
Na minha opinião essa incapacidade neurológica de pensar do ser humano vem de sentimentos cauterizados como soberba, vaidade, traumas, idolatria e por aí vem a inversão de valores, As consequências são desastrosas. Esse vídeo é uma raridade e uma oportunidade de exercitar a racionalidade . Valeu benção 🙏.
Não tenho certeza se entro nesse conceito de Classe A, mas pelo menos devo chegar perto. Sou filho de dois funcionários públicos, um deles com negocio próprio também. Me foi ensinado desde sempre a trabalhar com qualidade e a não me enfiar em roubadas financeiras. Me faltou a educação sobre construção de patrimônio, mas eles mesmos não tinham essa educação, apenas bom senso e vivencia. Graças a deus isso se traduziu em dois filhos (eu e irmã) seguindo cada um sua carreira sem dívida herdada e ainda com os pais ajudando financeiramente para aumentar o "pé de meia". Minha família apenas ascendeu pra posição privilegiada atual na geração dos meus pais, de resto era tudo mais simples. Eles apenas tiveram bom senso financeiro e muito trabalho honesto, nem investiam. Fica meu estimulo para todo mundo aprendendo a construir patrimônio. Vocês não tem noção do quão grato eu sou todo dia por ter pais que fizeram por onde pelo suor da testa deles e que me deixaram de herança toda esta riqueza de sabedoria de vida e ética profissional. Nada me foi garantido ou dado sem saber o valor do dinheiro. Ter dinheiro sem ter suado por ele ainda te faz pobre de espirito.
Até que enfim um vídeo realista sem sensura. Sempre fui muito contra ao "sistema" e sempre fui vista como fora do quadrado, faço tudo e mais um pouco em casa para economizar e alcancei façanhas que até eu mesmo me surpreendo, além de economizar hoje consigo me virar e. Praticamente tudo ❤
Primeira vez que vejo alguém que fala de finanças e lembra que existe servidor publico. É bom isto, pq apesar de termos em tese o salario certo todos os meses, não possuímos hora extra, FGTS, PIS etc, ou seja, temos que trabalhar com valores fixos todos os meses, não adianta trabalhar mais, a não ser que arrume ua renda extra fora do serviço. É bom ter a noção de saber administrar esse certo que não vai variar.
Minha mãe me criou com a mentalidade de faltar dinheiro todo mês, mas depois dos 18 anos (quando minha mãe morreu) fui entender que eu não era pobre. Meu pai que não sabia administrar gastos e ela queria evitar que ele gastasse tudo o que a gente tinha, aí eu cresci querendo ganhar mais dinheiro pra não precisar me preocupar igual eles. Hoje tenho meu próprio dinheiro e pago minhas coisas. Meu marido tem as coisas dele e eu as minhas, e dividimos. Acho que nós juntos podemos cada um fazer sua parte e enriquecermos juntos.
12:05 e nas atividades físicas, se tem muitas idéias criativas: Step - degrau de escada ou a sarjeta na rua; Halterofilismo - pesos podem ser de tudo: lata pesada com pedras; ou concreto ou pedrinhas; saco de arroz e feijão; Basquete 🏀 - bola de borracha ou leve e balde ou cesto de lixo. Se for cesto ou balde, velho ou baratinho, corta-se o fundo e a bola entra e saí; Volley 🏐 - corda ou fio ou varal ou barbante amarrado em extremidades bem alto (mais barato do que comprar uma rede de voley), uma bola leve e pronto. Pode até ser de E.V.A.; Ping Pong - uma mesa e fio ou algo que faça paredinha. A bolinha vende em algumas padarias baratinho ou em bazar; papelaria; raquete pode ser pedaço de piso ou tábua. Ou chapa de madeira e cadeiras; cavaletes ou um apoio, fio ou paredinha e pronto; Na própria caminhada - alem do caminhar normal, pode-se: Esticar os 2 braços e levantar um e abaixar o outro; Esticar os 2 braços e bater palma na frente e atrás; Esticar os 2 braços e dar palmas por cima Girar os 2 braços enquanto caminha (ou o direito e depois o esquerdo) Caminhar com joelhos dobrados Andar de costas Andar de lateral
É bem isso, mesmo. Virei expatriate há 22 anos para não esquentar muito com o negócio do 💰 e poder ter maiores margens p investimento. Enfim....hoje a gente vive num lugar turístico, no litoral da Região Sudeste. Vazio na maior parte do ano (que é a nossa época favorita...a gente gosta da cidade e das praias desertas) e lota de gente nos feriadões e no Verão. Incrível como as pessoas gostam de chegar "causando" num lugar como aqui, embora fique na lata que estão gastando o que não possuem para figurar bem... você retratou com muita propriedade.
Maaano do céu! Tu é muito realista e, esse vídeo deveria ser absorvido como um forte conselho para aqueles que criam os filhos em tal bolha! O legado que tais pais deixam para os filhos resume-se em, frustração! Não generalizando, alguns pais são "verdadeiras maquinas de fazerem vilões!"
Muitas vezes o marido que ganha bem tem os pés no chão, mas a esposa quer viver no padrão d9s ricos. O marido apaixonado acaba bancando os luxos dela. Quando eu era casado fiz uma casa de 385m2, com 7 banheiros (para agradar ela, eu sempre pensei que não precisava de uma casa tão grande, mas a peste sempre queria mais e mais) a madame queria mármore carrara. Após 2 anos que a casa ficou pronta ela me botou um par de chifres. Fui trouxa demais. Se arrependimento matasse eu estaria num caixão agora. Pelo menos fiquei muito na educação dos meus filhos, eu estudava muito com eles, ensinei tudo que eu sei. O mais velho faz medicina na UFMG e a mais nova estudou no COLUNI (a melhor escola pública do Brasil cujo acesso se dá via exame) e agora faz cursinho pré vestibular numa das melhores escolas do Brasil (Bernouli), está focada em passar em medicina numa Federal. Sempre disse pra eles que eles teriam que construir por si mesmos o patrimônio deles no futuro.
Que ruim cara... Imagino que vc tenha gastado em media de 2kk nessa casa ai. Mas pelo menos, casa é casa né. Você ao menos vende depois, ou deixa pros filhos.
@@victoralmeida8016 obrigado pela solidariedade, irmão. Estamos sempre aprendendo, né? Quem pensa que não precisa aprender muito ainda, acaba sendo devorado pelo efeito Dunning-krueger. Mas hoje eu foco bastante em abrir os olhos do meu filho para que não seja seduzido, manipulado e explorado por ninguém. A vida segue. Abraço fraterno. 🤜🤛
@@mangusto765 Digo o mesmo, pensa que pelo menos a casa foi algo bom, tem mulher que suga tanto que nem casa da pra construir, e quando você se vê, encontra com o patrimonio zerado. Mas, pelo menos o marmore carrara ajudou na avaliação de preço da sua casa?kkkk Abraço amigo.
@@AngelicaMiranda-wo6uxe onde eu falei de sexo no meu texto, madame? Sua provocação é desnecessária, tola e irrelevante, mas reveladora de características óbvias de sua psique: sadismo, necessidade de ofender e falta de empatia. Ou seja, no seu inconsciente o que existe claramte ê uma gritante baixa autoestima, um notório sentimento de inferioridade moral e uma psicopatia latente. Leia Freud para descobrir como é seu "inconsciente" e Anna Freud para entender sua necessidade de utilizar "mecanismos de valorização do ego". Se com essas leituras você não conseguir evoluir como ser humano é porque não tem jeito mesmo.
Que vídeo excelente, cara!🤯 Sou mãe, servidora pública, e estou na fase de pesquisar colégios pra minha filha única 😅 Absorvi todos os seus conselhos 🙌🏼
O ser humano tem que ser modesto. Não há vantagem nenhuma em ostentar. Você irá atrair só gente ruim na sua vida. Prefiro o jeito mineirinho, andar sem chama muita atenção.
Grande Raul, cara o que eu ja falei isso pra amigo meu não ta escrito, uma galera me taxava de pobre e agora falam que eu sou burro de ter dinheiro guardado ganhar "bem" e andar de celta, vo tirar 100k por mes e ainda vo ter meu celta kkkkkkk
Ótimo vídeo como sempre. Parabéns pelo conteúdo. Como disseram anteriormente esse vídeo e uma aula educacional financeira e de vida para todos nós.. Parabéns Raul. Mais um detalhe: Consegui transferir meus aportes pra ISAEX. Abraços e sucesso.....
Um tempo atrás eu estava um pouco deslumbrado, comecei a gastar mais do que devia com esse lance de status, felizmente me liguei logo que tava só gastando atoa e voltei a controlar meus gastos e guardar mais dinheiro, quando tu é um fudido e começa ganhar um pouco mais de dinheiro é perigoso kkkkk
Fale por si. Venho de uma origem mais humilde e passei a ganhar mais que a geração anterior. Não me deslumbrei. Continuei sendo o mesmo pão duro da época de vacas magras.
Raul sou sua fã! Vc diz verdades e é tão novo! Mas admito q penso pobre … comprei bolsa para mim e minhas filhas que consumiram os rendimentos das aplicações de 45 dd! 😢 Tenho 63 anos! Assim q terminar meu curso de inglês vou ser aluna do seu curso!
🧠 Aprenda a investir comigo no Brasil e no mundo: sard.ink/3IFrBlm
Muito bom o curso 😃
Faz um vídeo desta mesma maneira do pobre pobre.
Eita porra
O Trump é o Rei das dividas.
Nos EUA funciona essa proesa quando o juros é 0 até 2%
Faz um video sobre isso
Valeu
Me separei, aluguei outra casa, não tenho fogão e nem geladeira, tô lavando roupa na mão e tô feliz da vida. Sensação de libertação de uma companheira que não produzia nada e só consumia do que eu produzia... demorei 3 anos pra me dar conta que eu estava vivendo com um parasita... sempre gastando mais dinheiro do que ganhava e sempre deixando o excedente pra mim no meu cartão de crédito. Cansei. Fui embora, deixei tudo, dentro de casa e assumi algumas dívidas pra não ter dor de cabeça e cortar relação de vez. Daqui há quatro meses eu zeros essas dívidas e começo os meus aportes mensais... eu sei que eu tenho potencial pra isso e vou conseguir aportar uma boa grana por mês.
Libertem-se das pessoas que não te deixam evoluir na vida, tanto no pessoal quanto no profissional.
Fez bem cara. Já passei por isso sei como é terrível.
Casal inteligente enriquece junto. Se não for assim, fuja.
@@alinemoraes1683 é angustiante. Meu plano é seguir sozinho e acho que a vida vai melhorar.
Eu também passei por isso por 10 anos quase fiquei louco, mas em fim 🔚 faz 7 meses que estou livre daquela mulher, mês que vem Quito minha dívida e vou começar meus aportes de 500 a 900 por mês no fundo imobiliário. Graças a Deus hoje tenho um patrimônio avaliado em quase 200 mil que construí sozinho ganhando 1,300 reais por mês 🙏
Fez o certo, Max,sou mulher trabalho fora com faxina,ganho meu dinheiro e não dependo de macho nenhum,nem mesmo do meu marido, só dependo de Deus e segundo, de mim mesma,eu acho um absurdo tanto pra mulher como pro homem viver ancorando um no outro,um trabalha feito condenado e outro suga até teu sangue,tô fazendo meu pezinho de meia agora pq se um dia eu me desgostar do meu casamento eu tenho como me manter sem depender de ninguém,o futuro a Deus pertence,mas nós não sabemos do nosso futuro,por isso temos que guardar uma boa grana pra velhice,tô pensando em guardar todo mês 1k no tesouro direto até 2033 e até lá já vou ter um bom capital acumulado e recebendo o juros dele que vai ser a minha aposentadoria,já que trabalho muito vou guardar muito também,preciso de conforto lá na frente!!!
Ótimo conteúdo, sou funcionário público , até entender que a vaidade é um sério problema na vida de qualquer pessoa , eu me lasquei muito . Vivia pra pagar prestação de carro zero, custei de lanchas pra passear com os amigos num gasto exorbitante, andar nas melhores baladas, relógios , cordões , roupas de marca , isso massageava meu ego. Tá em volta de belas mulheres , muitas delas sem conteúdo nenhum , bebedeira , fora a PA que eu já pagava . Daí veio a pandemia e lutei muito pela vida do meu pai , me entreguei a fé, me livrei dessas besteiras , n tinha mais cabeça pra nada , meu foco era meu pai , ajudei a trocar fraudas , dei banho, ensinei a andar e dirigir novamente e Deus o curou , foram 43 dias de luta , onde me livrei de vaidades , n podia usar relógios de marca, cordões no hospital , n mandei lavar carro , nem cortei o cabelo , só me dedicava a ele e isso mudou minha vida, logo em seguida , me casei com a pessoa q me acompanhou nesse processo e hj temos um lar equilibrado, vivendo um para o outro. Cuidado com a vaidade , DIZER NÃO é essencial . Espero ter ajudado nesse breve relato.
Eu sou um desses que fui criado como pobre e descobri que não era tão pobre assim , agradeço muito aos meus pais por terem me dado essa criação
Aguardando o momento que vou descobrir que fui criada como pobre mais não sou tão pobre assim, enquanto isso vou fazendo malabarismo pra tentar organizar a minha vida kkkkkkkkkk
Rapaz, eu sempre achei que era "falido", porque meu pai segurava muito as coisas. Só depois de "velho" e trabalhando nos negócios da família é que eu descobri que meu pai ganha uma média de 150 k por mês kkkkk Mas no fundo foi bom, eu me formei, sempre me esforcei, e consegui coisas com meu próprio esforço. Isso não tem preço, o sabor de algo vindo do seu suor!
@@ivangalante1 tah poxa kkkkkkkkkkk
A grande maioria é criado como rico e depois descobre q n é tai rico assim..kkk Vc tá no lucro.
Melhor criação que agente pode dar para os filhos. Criar para não ser deslumbrado. Tem muita gente deslumbrada no mundo
Esse vídeo simplesmente deveria virar uma palestra de educação familiar para a maioria das famílias desse país. Compartilhei com todos meus familiares, principalmente os irmãos sem noção e os sobrinhos gastadores. Um verdadeiro choque de realidade.
Maioria das famílias do Brasil ganha menos de 3800 pra família toda...
a nossa classe média alta e as elites são burras mesmo, a maioria são herdeiros ou tiveram sorte, uma minoria que se esforçou e contou com a sorte também pra enriquecer.
@@oranieldias do seu boguinha
@@oranieldias Google estudo elite brasileira menos retribui
Horra, maioria das famílias? No mundo dos pôneis cor-de-rosa, né?
A minha vó costumava falar "Quem quer ser rico sem poder fica pobre sem querer"
Amei esta frase!!!👏😁
Perfeito!
Super certo 👍🏻
Eu fui essa criança que circulava em ambientes de pessoas com + dinheiro que eu, estudava numa escola de gente rica não sendo rica (sendo classe média).
E acho que foi uma ótima escolha dos meus pais!
Eles nunca me esconderam a nossa realidade, me davam o que dava pra ter e o que não dava eles me explicavam que não dava e pronto. Mas eu tive acesso a professores ótimos, passei numa excelente universidade pra estudar na carreira que eu queria de primeira, nunca tive dificuldade de achar emprego pq a universidade em que eu estudei é bem conceituada e me deu uma rede ampla de contatos…enfim, eu soube aproveitar a educação e as oportunidades que estudar em uma ótima escola oferece.
Investir em educação dos filhos eu acho essencial. É só o pai e a mãe terem maturidade de oferecer para a criança aquilo que eles podem dar.
Me identifico com você. No ensino médio ganhei uma bolsa de estudos para estudar em um colégio particular aqui da minha cidade. Na época, por ser um adolescente que queria me enturmar e ser aceito principalmente pelas meninas da turma, tinha vergonha de falar que era bolsista. Hoje trabalho na minha área de formação e estou tranquilo. Porém recentemente encontrei alguns desses colegas para os quais eu batia continência. A notícia que tive é que muitos abandonaram tudo. Se são felizes com isso eu não sei, mas hoje sinto orgulho de ter sido um bolsista e atualmente me encontrar no mesmo nível de alguns colegas de anos atrás.
Ótimo conteúdo! Eu, enquanto assalariada, era econômica, equilibrada e sem dívidas. Foi só me tornar funcionária pública que minha vida financeira foi pro buraco! Lógico que a culpa não é do emprego estável, é da desinformação e às vezes burrice da pessoa!
Funcionários públicos são assalariados 😅
Confesso que estou bem acima dessa média de valor para ser considerado classe média alta. Mas só agora tive noção disso, ou seja, estou longe de ter uma vida regada à ostentação. Eu e minha esposa, além de termos renda per capita mensal alta, temos ativos também. Mas com plena consciência de que estamos muito abaixo na "cadeia alimentar". E é justamente essa atitude que vai nos fazer chegar cada vez mais alto nessa pirâmide! Esse vídeo traduz muito bem o meu discurso! Volta e meia surgem pessoas dizendo: " fulano está rico, até comprou um carro zero " e eu só balanço a cabeça. Rico está muito acima de poder comprar um carro popular zero, mas nem perco meu tempo tentando explicar isso, vão achar que estou com inveja 🤣
Ah amigo.. quantos classe média alta morando de aluguel, com um carro de luxo mais caro que todo o patrimonio vc ve por ai ?kk eu vejo vários
Kkkkk vc tem tida razão. Rico, rico, rico mesmo, como os da Suíça, no Brasil nao tem nem 10.
fui explicar e saí de invejosa
Fala Raul... Blz? Eu e minha irmã nascemos na década de 80 e sempre estudamos em escola particular, mas meus pais sempre conversaram com a gente sobre o esforço que eles estavam fazendo para nos dar uma educação melhor e não poderíamos ter as mesmas condições financeiras dos nossos colegas de escola. Me lembro de levar angu frito na merenda enquanto os demais tinham seus biscoitos recheados. Isso não me fez senti menor do que ninguém na escola, mesmo sendo criança. Sabia que minha responsabilidade era maior e que dependia mais de mim do que dos outros. Não me fez ter uma juventude frustada, mas sim realista. Grande abraço na confiança.
Um dos problemas do cidadão classe média é que ele está a alguns milhares de reais de ser pobre e a muitos milhões de ser rico. Então, o medo de ser pobre o faz se aferrar a ideias comportamentos de manutenção de aparências
Tem um livro muito bacana que aborda em detalhes isso que vc falou. Se chama A Classe Media no Espelho! Vale a leitura!
Eu gosto de assistir assim que acordo, mas hj decidi assistir antes, tô feliz recebi 9 reais de dividendos e investi meus 150 mensal tô feliz 😀
Top!
Tá no caminho irmão🚀🚀
Daqui a 4/5 anos, a gente vai lembrar desses 9 reais e vamos nos sentir orgulhosos, vou ficar feliz quando eu receber meus primeiros 100 reais por mês de dividendos.
Eu recebi 0,61 e fiquei super imagine vc,🤣🤣
Boa Man tamo junto nessa segue no foco, tbm to nessa recebi 18,50 do hsml11 e já reinvesti kkk
Nos dias de hoje que o cara tem carro financiado, apto financiado e se acha rico, esse teu depoimento foi um balde de água gelada.
Bizarro mano sou terceirizado numa empresa multinacional os piao que ganha 2500 parcela iphone 13 uns com carro de 70 mil ja vi um que financiou um de 100 mil reias ai um lider nosso que ganha uns 4 mil ou 5 mil andando com fiestinha 2005 celular simples de no maximo 1500 da pra ver que tem educacao financeira cara a classe media e louca mesmo
Olá Raul.
Tenho 60 anos e 3 filhos, 31, 30 e 25 anos, todos formados e trabalhando em suas áreas de formação, sempre estudaram em escolas e faculdades particulares.
Com certeza este foi o melhor vídeo que você é sua equipe já produziu, principalmente quando tratou da educação e orientação dos pais (do pai), quanto a convivência dos filhos em um meio que não é a realidade dele (filho), e que a única intensão é dar a melhor formação possível a ele(s).
Hoje tenho um patrimônio razoável que me gera renda passiva de aproximadamente 30mil mês.
Parabéns por seu canal, que com certeza vem auxiliando orientando muitas pessoas. 👏👏👏
Ari em q vc investe pra ter essa renda passiva de 30k?
@@leonardopimenta3395
@@leonardopimenta3395 só ter 1 milhão e meio na conta
Bom dia Leonardo.
Tenho uma carteira de Ativos (Precatórios Federais e Estaduais), que recebo ao longo do ano, faço retiradas, o excedente compro mais Ativos.
Parabéns meu caro não é todos neste Brasil baraniu que junta um patrimônio que possibilita um retorno deste
É por isso que a sociedade exalta demais o cidadão que passa no concurso público visando a estabilidade, sendo que esta não leva em consideração que a estabilidade financeira pode ser corroída com os descontos de consignado na folha salarial.
Fala, Raul. Sou funcionário público. Vou assistir esse vídeo umas 100x para não cair de novo nessas burrices!😅
Já cometi muito desses erros vivendo um padrão que não era pra nós.....mas felizmente escontrei a solução para esse problema.
Me divorciei.
Hehehehehebebebebebbrheheheh
Rindo com respeito. Tem mulher que não trabalha e quer exigir vida de madame mesmo. As vezes não tem solução.
kkkkkkkkkkkkkkkkk boa mlk
Kkk
Virou MGTOW! Lol
10:40
Pra quem acha que ainda é apenas ficção, não é. Me lembro quando trabalhei em uma empresa renomada em esportes da minha cidade, tinham pais que iam buscar atividades para seus filhos, onde até hoje nunca me esqueço, que chegaram logo na lata perguntando: "Gostaria de matricular meu filho aqui, para ficar de seg a sexta, das 7h00 às 20h00, se abrir sábado e domingo melhor ainda".
Na hora que ouvi isso tive a mesma reação que nosso professor, foi chocante a frieza, naturalidade e agressividade dos pais em pedir isso e saíram bravos ainda por não ter o que eles queriam.
Meu pai era pedreiro, pessoa simples mas muito sabia, sempre me ensinou a tratar o dinheiro de maneira seria. Seus ensinamentos valeram ouro. O que você disse neste vídeo me fez lembrar muito o meu pai
Eu fui criado em uma Família que aderiu o mundo da marketing multinível quando eu tinha uns 11 anos , a daquela época pra frente , o pensamento abundante, "pense e enriqueça" e toda a lavagem cerebral que os Marketeiros implatam no pobre cheio de sonhos, passou ser parte da personalidade da minha família no geral , todo mundo é falido , com muitas dívidas, mas precisam mostrar para a sociedade que são prósperos, fujam dessas parâmedes .l!!
nu, falou tudo . oq conheço de gente q até hoje é assim.... cada hora criam uma bitolacao. uma lavagem cerebral absurda
Marketeiros kkkkkk
Pqp deve ser pior que viver em família de crente fundamentalista.
Sensacional. Tenho 3 filhos e até mudei de cidade pra poder colocar eles em escola pública melhor para não gastar tanto dinheiro em escola particular com mensalidades, matrícula, lista imensa de material alimentação e etc etc. Penso...não adianta nada aumentar minha renda e ao mesmo tempo gastar na mesma proporção.
Vídeo incrível.
6:22 não fala a realidade pro filho
9:33 terceirizar o passeio do cachorro
11:53 malhar na academia da moda
19:26 virar concursado e patrocinar a família
Deus te abençoe!
Excelente
Tenho 79 anos , aposentada, após seguir a trilha que se abriu na minha vida, algumas escolhi e outras me foram impostas e estou aí enquadrada! Vc tem sido um dos jovens que fala muito bem , com as realidades de hoje neste Brasil, regionalmente tão desigual. Grata por suas análises!
Eu sou funcionário público e você deu uma aula de realidade! Parabéns!
Tenho uma história interessante. Sou filho de um alto funcionário público e uma professora. Meu pai, muito jovem, com 25 anos passou em um concurso de auditor fiscal e progrediu na carreira. Isso fez cm que minha vida toda eu tivesse uma renda familiar próxima/ligeiramente superior ao teto do funcionalismo público (trazendo para hj, uma renda familiar de uns 40 mil). Como, quando eu nasci meus pais já tinham 30 anos, esse foi o ponto de partida da minha criação. A criação minha e da minha irmã foi ligeiramente abaixo na renda, nós dois estudamos em colégio particular (um bom colégio, mas não era o mais caro da cidade/bilíngue). Ambos nos formamos em universidades federal. Em resumo, meus pais se aposentaram cm aposentadoria integral e ainda amealharam algo como 5 a 6kk de patrimônio (metade disse ativo e a outra metade passivo). Eu e minha irmã já fomos para vários países, bons restaurantes, ganhamos carro quando passamos no vestibular, e muito devido a nossa criação/educação já estamos cada um dentro da alta classe média. (Eu tenho 33 e ela 36) Meu avô materno é um médio produtor rural relativamente bem sucedido (hj tem 83 anos). Infância muito muito pobre, então a história dele foi muito de poupar e reinvestir, muito trabalhador, conseguiu amealhar um patrimônio talvez 5x maior que o dos meus pais. Meu avô nunca andou de avião, nunca saiu do país, nunca teve um imóvel de luxo, acredito que ele nunca na vida dele tenha tido uma experiência de luxo (pelo mindset mesmo, de trabalhar, gastar pouco, reinvestir etc). Isso sempre me fez pensar no equilíbrio dessa jornada de investir, poupar vs aproveitar a vida, conhecer o mundo, adquirir cultura.
@@walsjc2 olha, eu trocaria “organizadas” por trabalhadoras. Quanto a algum governo “tomar” patrimônio, há mais de 20 anos já temos proteção jurídica do nosso patrimônio, que aliás, legalmente já até passou para a próxima geração, ainda que em usufruto da anterior, ou seja, nenhum nova lei de herança poderia afetar significativamente o que já foi construído. Famílias que conseguem honestamente atingir um patrimônio significativo através de trabalho/negócio, costumam ser mais inteligentes e ágeis que qualquer governo/sistema político, justamente por valorizarem oq foi construído por gerações e obviamente, por terem acesso a métodos legais de proteção do patrimônio.
@@TheMetadefb na teoria é lindo, oremos para que na prática se mantenha assim.
@@DinoRider168 com certeza. Longissimo de mim ser esquerdista, mas gente para mexer na propriedade privada tem que ter outra constituinte. Alem disso, existem tantos mecanismos para protecao de patrimonio, doacao com usufruto, holding patrimonial, contas em dolar no exterior. Qualquer que seja o momento politico/economico o acumualdor de capital/investidor tem que estar atento as oportunidades que o momemto pode oferecer e ir utilizando ferramentas de mitigacao de riscos...
Interessante a sua história familiar, mas permita-me discordar... O seu padrão de vida não começa nos 30 anos dos seus pais, mas nas decisões do seu avô, que vc considera que não teve equilíbrio nas decisões. Todos os privilégios que vc teve provavelmente começaram nos sacrifícios pessoais do seu avô.
A taxação dos super ricos não atingirá sua família e não deixará nenhum rico pobre. Não entendo essa resistência de distribuir riqueza. Vi uma entrevista do velho Barsi e ele fazia uma cara de nada, tipo: ok, o governo vai taxar em qto, 1 ou 2%? É sobre isso... O mercado financeiro pode acabar com a fortuna dessas pessoas, não é o governo que vai fazer isso com uma taxação módica e justa.
Perfeito!!!!
Eu vim da extrema pobreza, eu e meu esposo criamos nossas filhas dando o melhor que posso, não só melhor que as acham que devo.
Escolhi uma escola que posso pagar e sem status.
Porque pra mim a criança precisa estar em um colégio que tenha a realidade dela, do contrário a criança pode ate ter raiva dos pais por não conseguir ter os mesmos acessos dos colegas, por exemplo ir pra Disney todo ano, etc....
Elas são responsáveis por cuidar se parte das tarefas e quando começam a subir no salto eu digo: Minha filha, você é pobre! Ok?!
Quer ir pra Disney?!.já pago o inglês pra você se quiser ir ora Disney trabalha e quando for adulta você vai.
Dizem que isso é errado porque ela vai crescer se vendo como pobre, o que ela de fato! Então, pior.seria mentir e deixar elas empinar o nariz., não ver o buracos e pedras do caminho e cair.
Concordo com quase tudo que vc colocou...
Só não fale pra sua filha que ela é pobre...
Certos conceitos ficam enraizados na mente, o que pode fazer com que ela ache que não é merecedora de conquistas financeiras futuras...
Palavras tem poder, vendo seu comentário lembrei de minha mãe, que nunca conseguiu vencer na vida, pq tinha uma língua maledicênte. Você pode ensinar a humildade pra suas filhas, sem ficar dizendo que é pobre.
Sou pobre e vejo pessoas do meu círculo de convívio/trabalho que cometem uma dúzia de erros parecidos com esses !! Ótimo vídeo !!!
Metade do planeta 😂😂😂 sábio Raul!!!! Isso é muito sério! Quanto menos educação um povo tem, mais endividado ele é. A melhor coisa é deitar com a cabeça tranquila e dormir o sono de quem não tem dividas
Maior burrice q eu fazia até 2015 e parei, e a maioria q tem graninha faz é trocar de carro todo ano. Sufoco pro IPVA, manutenção e seguro mas tá comprando carro toda hora. Muitas vezes nem conhece nada do carro q compra, só por causa do design do carro. É a burrice atual da classe média
Acredito que este seja o problema n⁰1 da classe média/alta
Estou na mesma. Compro carro bom e fico com ele por anos. Meu último só desfiz pq dei PT. O atual ficara comigo até 2028 pelo menos.
@@doulaandreza ano passado troquei um 2009 por um 2017, vendi ações algumas e dividendos de ações pra trocar, e agora terei um valor muito mais alto de IPVA e seguro pra pagar. Meio q arrependido pelos custos maiores, embora o carro seja muito bom e top. Agora quero ficar muito tempo com o mesmo. O lance é investir, dinheiro q gera dinheiro e não comprar nada, só comida mesmo
Kkkkkkkk rapaz posso nem sonhar em fazer isso, aprendi a ser responsável financeiramente na marra quando perdi meu pai com 11 anos de idade..
Olha, ainda não estou no público alvo desse vídeo pq aqui em casa somos eu, meu marido e um filho com renda de aproximadamente 6k. Isso pq ainda sou estagiária, fiz transição de carreira recentemente, mas já estou encaminhada e tudo indica que é daqui pra melhor. Enquanto isso, gosto de assistir esses vídeos pra saber se estou no caminho certo, evitando adquirir maus hábitos financeiros.. Fico feliz de perceber que todos os erros listados já foram conversados entre eu e meu esposo com a preocupação de não cometê-los, então acredito que pelo menos a mentalidade já está no caminho certo rs
Obrigado pelo vídeo!
Quase fiz a cagada de financiar um carro, mas me bateu o espírito da consciência kkk grazadeus to livre desses 5. Rumo aos múltiplos milhões
Putz Raul, uma pena uma live dessa não atingir todo o mundo. Cara que realidade.
Muito bem explicado sobre os 3,7k , tem gente que esquece desse detalhe, sou casado a 22 anos, sem filhos, a esposa tbm trabalha, temos uma vida confortável, filho é como qqer coisa na vida, só temos o que podemos e não o que queremos.
Isso ai amigo, pra mim ostentação é comer oque quiser, sempre.
Caro Sr Sardinha, estou impressionado em como, com tão pouca idade, você aprendeu tudo isso. Eu levei muitos anos para entender algumas dessas coisas. Parabéns!!! A única coisa que posso acrescentar, e nem sei se vai ajudar, é: jamais deixe que a opinião das pessoas defina onde você tem que chegar financeiramente, ou que carro ou celular, ou tamanho de imóvel você deve ter. Seja maduro, essa definição é extremamente individual. Ví uma definição interessante em um filme onde o filho de um judeu pergunta ao pai o que é ser rico, e o o pai responde que é estar satisfeito com o que se tem não passando necessidade. Obrigado!!!
Cara, que vídeo, quanta mensagem boa, parabéns. Tenho 47 anos e admito demais pessoas jovens como você com a cabeça tão boa.
Minha mente e minha vida MUDARAM PARA SEMPRE depois q entrei na AUVP. SUCESSO GARANTIDO! 🫡
Me encaixo exatamente nessa sua classe média alta, hoje tenho uma boa carteia com as orientações do Investidor Sardinha.
Logo muito novo fiz a maioria das besteiras q o Raul citou aí, dívidas acumuladas de 300 mil, mas tomei a decisão de mudar e qdo vi q não consegui convencer a esposa tive seguir em frente, entrei na turma da AUVP em fevereiro de 2022 e comecei do zero aos 59 anos.
Excelente esse video! Vejo muita gente da chamada classe média sem grana e vivendo de aparência porque tem um pai por trás pagando as contas de escola de netos e outras contas básicas !
Os tópicos abordados e com as respostas sinceras do Raul, torna o vídeo de excelente qualidade! Já compartilhei com geral.
Única mágoa que eu tenho dos meu pais é deles nunca terem me dado educação financeira. Isso me causou muitos problemas no começo da vida adulta. Se um dia eu tiver filhos, esse será um dos pilares da educação deles.
me identifiquei com o video kkkk meu pai sempre me criou falando que a gente era pobre e sempre me ensinou a fazer tudo, lavar carro, arrancar mato, limpar o telhado até arrumar portao eletronico ele me ensiou, já minha esposa foi criada sempre terceirizado tudo, ela ficou incredula quando eu mesmo instalei o ar condicionado la em casa kkkk
Aí sim hein kkkkkk
Que bom. É triste ver o marido contratar alguém pra consertar a luminária que tá com mau contato. Meu avô era eletricista, encanador, pintor, sabia fazer tudo de manutenção doméstica. Antes de morrer ensinou meu maior a trocar tomadas e instalar lustres. UFA!
Difícil é assistir um vídeo assim e notar que a própria família fez isso. Minha avó servidora pública, meu avô (já falecido) empresário, viveram como classe média alta boa parte da vida mas minha vó cometeu o erro de torrar o dinheiro dela e o do velho. Carro caro, plano de saúde caro e muito gasto com status. O dia que o velho veio a faltar, tudo desandou porque ela não gastava apenas o dela mas o dele também. Hoje estou começando a empreender, provável eu chegue no mesmo nível financeiro que os dois mas em menos tempo. Vou cuidar pra não cometer os mesmos erros. Detalhe: quase fui criado na redoma de achar que é mais rico do que de fato sou hahaha. Excelente conteúdo!
Esse vídeo é tão necessário! Entrei no vídeo achando que ia odiar o canal e saí como inscrita AMANDO. Obrigada por abrir nossos olhos de forma sútil e realista.
Vídeo top! Eu sou pobre mas evito dividas , ainda n consigo investir, trabalho com doces na rua devido alguns problemas de venda baixa me enrolei com umas contas nesse início de ano, mas termino de pagar mês que vem.🙌🏾 Aí sim vou começar a poupar nem q seja R$100 por mês
Antes de virar investidora propriamente dita, comece por construir sua reserva de emergência, para que nunca mais você entre numa dívida de novo em sua vida.
@@no_more_spamplease5121 obrigada é isso mesmo que estou em mente, a meta é no mínimo R$1000 de reserva até o fim do ano e ir construindo aos poucos, nunca mais quero passar o q passei esses 3 meses, tô terminando agr de pagar as últimas mas já está melhorando,, esse mês já normaliza
Sucesso. Com trabalho e perseverança os frutos de seu trabalho aparecerão.
Que Jesus abençoe seu trabalho. Não desista, vai dar certo!
Cara, vc está de parabéns... mesmo!! Por educar a população no âmbito financeiro. Seu futuro, com certeza, será brilhante.
É melhor ser rico e parece pobre pq ninguém te esperta dinheiro e as pessoas não cuida da sua vida. Seja rico que aparenta pobre.
A receita é esse! Aparencia de pobre, sempre negocia quando compra alguma coisa e paga à vista.
PARABENS !!! OTIMO VIDEO E OTIMA EXPLICAÇÃO !!! QUE ESSA MENSAGEM CHEGUE A MAIS PESSOAS ...
Me vi num espelho, pqp... PS: Acabei de ver o vídeo todo. Meu pai, quando eu era pequena, nunca vou me esquecer, disse pra mim e pra minha irmã "se vcs nunca quiserem trabalhar na vida, vcs não precisam trabalhar... e quando eu morrer, vcs ficarão ainda melhor de vida". O plano dele não saiu como planejado mas ele meio que estragou as duas. Típico aqui na minha família é a minha irmã ligar para a minha mãe para pedir dinheiro (não sei se isso é comum na classe média ou só acontece aqui mesmo). Minha mãe já chegou a pegar empréstimo no banco pra mandar o montante exigido pela minha irmã.
Não e comum na minha família não, cada um com sua cruz pra carregar, principalmente aqueles que gostam de viver de aparências.😂
Nós eramos da classe média, mas apesar de meus pais terem alguns bens nunca nos deram nada, no meu caso foi construir tudo do zero com meu marido e a minha irmã q era mais fora da realidade e tb pedia dinheiro emprestado e sempre gastou tudo em futilidades, casou com um herdeiro meia boca, ela até trabalha mas vive uma vida de luxo e aparências como sempre gostou.
Sua mãe é muito mole e sua irmã tem que aprender que a vida não é um morango
meus pais já me falaram isso, mas jamais aceitei pq sempre soube que essa não era nossa realidade, sempre fui atrás de trabalhar e investir
no meu primeiro trabalho com carteira (telemarketing) eles não quiseram que eu ajudasse em casa, pois bem, investi todo esse dinheiro, não gastei nada a mais kkkkkk
hoje na universidade não consigo trabalhar mas tenho bolsas de estudo que com algumas atividades na semana consigo me sustentar sozinho, fora os bicos que faço no final de semana, meu objetivo hoje é viver razoavelmente mas investir pra ter um patrimônio mínimo e conseguir cuidar da minha saúde (tenho algumas doenças e preciso de tratamentos BEM caros)
hoje vejo que éramos pobres, no máximo classe média, e que meus pais quiseram criar eu e meu irmão numa bolha, que infelizmente não se sustentou e isso gerou várias tretas e frustrações
não temos uma ótima relação, mas pelo menos consegui tirar meu irmão e mãe daquela bolha, hoje os dois investem e mesmo tendo dificuldades pra economizar pelo menos estão tentando!
@@landrade3498 kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk
Excelentes conselhos. Percebo que a maioria das pessoas não enxergam as observações certeiras feitas neste vídeo
Raul eu faço EXATAMENTE isto que vc mencionou. E dá muito certo.
Meu filho estuda em escola particular bilíngue, porém, ele sabe muito bem da nossa realidade. Pagamos a escola tranquilamente, porém não somos ricos. Uma boa conversa, dentro da realidade ajuda muito e não causa traumas kkkkk. Sou uma mãe bem feliz por isto 😊
Muito bom! Tenho uma filha, nove anos de idade, faço questão de dar uma educação de qualidade, considero investimento, é caro, mas ela é centrada. gosto de conversar sobre educação financeira com ela e vejo que o discernimento dela é muito bom...temos que monitorar o comportamento dos pequenos e direcionar, tanto quanto possível, pro lado positivo e produtivo
Eu sou separado da mãe da minha filha e pagamos escola particular pra nossa filha pela "qualidade" do ensino, mas eu procuro sempre orientar a minha filha q o pai não é rico, e pago colégio pra ela ter um ensino e um futuro melhor q o meu, graças a Deus que aprendi a investir o meu dinheiro, em 2 anos já investi mais de 30 mil, e muito graças ao seu canal, vc é foda.
Suas verdades foi um soco no estômago do pobre que acha que é rico.
A tua sinceridade é espectacular. Gosto mt dos teus videos por isso. Olha, eu sou Portuguesa e noto uma diferença cultural abismal por exemplo nessa questão do terceirizar tarefas. Aqui não vejo essas mordomias como existe ai. Poucas são as pessoas mesmo mais ricas que têm empregada doméstica e quando têm é 1x por semana por 2-4h (conforme tamanho da casa) para dar aquela limpeza mais geral porque diarista no termo de vir todos os dias limpar a casa, isso não existe, ou se existe é para gente tipo Cristiano Ronaldo.
pois é, essa cultura do brasileiro de os outros tem que servir a ele e deprimente, enquanto os gringos consertam até seus próprios carros
@@dsb007 ahahah engraçado comentares isso. Concertar carros para a maioria é difícil mas por ex ca em casa é o meu marido que troca o oleo do carro e faz pequenas coisas mesmo não sendo mecânico!! 😅 troca a bateria dos nossos iPhones etc. o UA-cam ja ensina tudo e a vida não está pra luxos
Brasileiros são provavelmente o povo que menos sabe lidar com recursos no planeta. E sobre os portugueses, você provavelmente não conheceu ricos de verdade, muitos deles já se foram do país.
A questão principal é: oferta e demanda.
Aqui no Brasil a oferta de pessoas para trabalhar nesses serviços é infinitamente maior que Europa/EUA.
Parabéns.
Faço 70 anos este ano, gostei muito, faço votos que você diga seus ensinamentos, vai ser bom.
Abraços.
sou filho único e meus pais tentaram me dar uma vida que eles nao tiveram, exatamente aquilo que vocês canais falam. E hj em dia a agua ta batendo na bunda e fico extremamente feliz de eu saber da nossa situação muito antes deles conseguirem me contar graças a vcs. Por pouco nao cresço mimado e achando que a vida é um morango, vcs me ajudam a entender sobre dinheiro e como nao ficar falido. Obrigado canais de educação financeira
Obrigado por puxar a orelha dessa gente que esta cometendo os mesmos erros que a geração do meu pai cometeu.
Vc tem um papel social. Muita coisa que vc fala tá tirando gente da sarjeta no futuro... Nem todos😅
A melhor parte do seu vídeo é a revelação de que “ninguém te oferece a solução maravilhosa para te deixar rico sem que por trás disso queira tomar seu dinheiro”. Uma realidade já vivida por muita gente, da pior forma possível.
Esse negócio de renda per capita eu senti na pele quando casei.
Antes minha renda de 5 dígitos me permitia "gastar sem olhar o valor".
Depois de casado descobri que quando a mulher está com vc "por amor", sai mais caro do que a recebe o pagamento por serviços prestados.
Resumindo: não tenho conselho algum, cada um q faça o que quiser da vida. 👍🏼
Mas isso é pq vc transformou a esposa em rainha quando se casou! 😂Na verdade ela teria que ser sua sócia ou pelo menos parceira. 😂
quero ser bancado pela mulher e sou feio como conseguir
@@terezinhaaparecidaguimarae1263
Na minha opinião essa incapacidade neurológica de pensar do ser humano vem de sentimentos cauterizados como soberba, vaidade, traumas, idolatria e por aí vem a inversão de valores, As consequências são desastrosas. Esse vídeo é uma raridade e uma oportunidade de exercitar a racionalidade . Valeu benção 🙏.
Não tenho certeza se entro nesse conceito de Classe A, mas pelo menos devo chegar perto.
Sou filho de dois funcionários públicos, um deles com negocio próprio também. Me foi ensinado desde sempre a trabalhar com qualidade e a não me enfiar em roubadas financeiras.
Me faltou a educação sobre construção de patrimônio, mas eles mesmos não tinham essa educação, apenas bom senso e vivencia.
Graças a deus isso se traduziu em dois filhos (eu e irmã) seguindo cada um sua carreira sem dívida herdada e ainda com os pais ajudando financeiramente para aumentar o "pé de meia".
Minha família apenas ascendeu pra posição privilegiada atual na geração dos meus pais, de resto era tudo mais simples. Eles apenas tiveram bom senso financeiro e muito trabalho honesto, nem investiam.
Fica meu estimulo para todo mundo aprendendo a construir patrimônio. Vocês não tem noção do quão grato eu sou todo dia por ter pais que fizeram por onde pelo suor da testa deles e que me deixaram de herança toda esta riqueza de sabedoria de vida e ética profissional.
Nada me foi garantido ou dado sem saber o valor do dinheiro.
Ter dinheiro sem ter suado por ele ainda te faz pobre de espirito.
Para TUDO!!!!!!! Que vídeo é esse????? Nunca na internet vi algo tão real, parabéns, perfeito tudo que você falou👏🏼👏🏼👏🏼👏🏼
No dia a dia a gente percebe o quando as pessoas são despreparadas financeiramente. Conheço um tanto de gente que VC descreveu
Até que enfim um vídeo realista sem sensura. Sempre fui muito contra ao "sistema" e sempre fui vista como fora do quadrado, faço tudo e mais um pouco em casa para economizar e alcancei façanhas que até eu mesmo me surpreendo, além de economizar hoje consigo me virar e. Praticamente tudo ❤
Agora lembrei de uma senhora que tem 2 filhos, recebia 12 mil por mês e, pagava 6 mil de escola particular para cada filho....
😢😢😢😢Uau!
Primeira vez que vejo alguém que fala de finanças e lembra que existe servidor publico. É bom isto, pq apesar de termos em tese o salario certo todos os meses, não possuímos hora extra, FGTS, PIS etc, ou seja, temos que trabalhar com valores fixos todos os meses, não adianta trabalhar mais, a não ser que arrume ua renda extra fora do serviço. É bom ter a noção de saber administrar esse certo que não vai variar.
Melhor dica para pais que já ouvi. Dá até para abrir um novo canal para dicas como essas.
Minha mãe me criou com a mentalidade de faltar dinheiro todo mês, mas depois dos 18 anos (quando minha mãe morreu) fui entender que eu não era pobre. Meu pai que não sabia administrar gastos e ela queria evitar que ele gastasse tudo o que a gente tinha, aí eu cresci querendo ganhar mais dinheiro pra não precisar me preocupar igual eles. Hoje tenho meu próprio dinheiro e pago minhas coisas. Meu marido tem as coisas dele e eu as minhas, e dividimos. Acho que nós juntos podemos cada um fazer sua parte e enriquecermos juntos.
Raul sempre pontual nos tópicos, excelente! Queria que todos assistissem esse vídeo.
12:05 e nas atividades físicas, se tem muitas idéias criativas:
Step - degrau de escada ou a sarjeta na rua;
Halterofilismo - pesos podem ser de tudo: lata pesada com pedras; ou concreto ou pedrinhas; saco de arroz e feijão;
Basquete 🏀 - bola de borracha ou leve e balde ou cesto de lixo. Se for cesto ou balde, velho ou baratinho, corta-se o fundo e a bola entra e saí;
Volley 🏐 - corda ou fio ou varal ou barbante amarrado em extremidades bem alto (mais barato do que comprar uma rede de voley), uma bola leve e pronto. Pode até ser de E.V.A.;
Ping Pong - uma mesa e fio ou algo que faça paredinha. A bolinha vende em algumas padarias baratinho ou em bazar; papelaria; raquete pode ser pedaço de piso ou tábua. Ou chapa de madeira e cadeiras; cavaletes ou um apoio, fio ou paredinha e pronto;
Na própria caminhada - alem do caminhar normal, pode-se:
Esticar os 2 braços e levantar um e abaixar o outro;
Esticar os 2 braços e bater palma na frente e atrás;
Esticar os 2 braços e dar palmas por cima
Girar os 2 braços enquanto caminha (ou o direito e depois o esquerdo)
Caminhar com joelhos dobrados
Andar de costas
Andar de lateral
As classes médias e altas do Brasil têm dinheiro, mas são pobres de cultura, educação, empatia, respeito ao próximo. Eles têm preços, não valores.
11:34 Tem muitos que nem precisam pagar, e nem sabem que o serviço está sendo feito 😅😅😅 vídeo cheio de verdades!!!
É bem isso, mesmo. Virei expatriate há 22 anos para não esquentar muito com o negócio do 💰 e poder ter maiores margens p investimento. Enfim....hoje a gente vive num lugar turístico, no litoral da Região Sudeste. Vazio na maior parte do ano (que é a nossa época favorita...a gente gosta da cidade e das praias desertas) e lota de gente nos feriadões e no Verão. Incrível como as pessoas gostam de chegar "causando" num lugar como aqui, embora fique na lata que estão gastando o que não possuem para figurar bem... você retratou com muita propriedade.
Maaano do céu! Tu é muito realista e, esse vídeo deveria ser absorvido como um forte conselho para aqueles que criam os filhos em tal bolha! O legado que tais pais deixam para os filhos resume-se em, frustração! Não generalizando, alguns pais são "verdadeiras maquinas de fazerem vilões!"
Excelente análise! Todos deviam assistir, principalmente quem tem filhos!
Uma forma bem humorada de expor uma análise cirúrgica dos fatos. E de chamar o cara de otário com elegância.
Muitas vezes o marido que ganha bem tem os pés no chão, mas a esposa quer viver no padrão d9s ricos. O marido apaixonado acaba bancando os luxos dela. Quando eu era casado fiz uma casa de 385m2, com 7 banheiros (para agradar ela, eu sempre pensei que não precisava de uma casa tão grande, mas a peste sempre queria mais e mais) a madame queria mármore carrara. Após 2 anos que a casa ficou pronta ela me botou um par de chifres. Fui trouxa demais. Se arrependimento matasse eu estaria num caixão agora. Pelo menos fiquei muito na educação dos meus filhos, eu estudava muito com eles, ensinei tudo que eu sei. O mais velho faz medicina na UFMG e a mais nova estudou no COLUNI (a melhor escola pública do Brasil cujo acesso se dá via exame) e agora faz cursinho pré vestibular numa das melhores escolas do Brasil (Bernouli), está focada em passar em medicina numa Federal. Sempre disse pra eles que eles teriam que construir por si mesmos o patrimônio deles no futuro.
Que ruim cara... Imagino que vc tenha gastado em media de 2kk nessa casa ai.
Mas pelo menos, casa é casa né. Você ao menos vende depois, ou deixa pros filhos.
@@victoralmeida8016 obrigado pela solidariedade, irmão. Estamos sempre aprendendo, né? Quem pensa que não precisa aprender muito ainda, acaba sendo devorado pelo efeito Dunning-krueger. Mas hoje eu foco bastante em abrir os olhos do meu filho para que não seja seduzido, manipulado e explorado por ninguém. A vida segue.
Abraço fraterno.
🤜🤛
@@mangusto765 Digo o mesmo, pensa que pelo menos a casa foi algo bom, tem mulher que suga tanto que nem casa da pra construir, e quando você se vê, encontra com o patrimonio zerado.
Mas, pelo menos o marmore carrara ajudou na avaliação de preço da sua casa?kkkk
Abraço amigo.
@@mangusto765 quando a cabeca de baixo se irriga muito a de cima sofre necrose
@@AngelicaMiranda-wo6uxe onde eu falei de sexo no meu texto, madame?
Sua provocação é desnecessária, tola e irrelevante, mas reveladora de características óbvias de sua psique: sadismo, necessidade de ofender e falta de empatia. Ou seja, no seu inconsciente o que existe claramte ê uma gritante baixa autoestima, um notório sentimento de inferioridade moral e uma psicopatia latente. Leia Freud para descobrir como é seu "inconsciente" e Anna Freud para entender sua necessidade de utilizar "mecanismos de valorização do ego". Se com essas leituras você não conseguir evoluir como ser humano é porque não tem jeito mesmo.
Que vídeo excelente, cara!🤯 Sou mãe, servidora pública, e estou na fase de pesquisar colégios pra minha filha única 😅 Absorvi todos os seus conselhos 🙌🏼
O ser humano tem que ser modesto. Não há vantagem nenhuma em ostentar. Você irá atrair só gente ruim na sua vida. Prefiro o jeito mineirinho, andar sem chama muita atenção.
Boa!
Siiim! Coloca em podcast tbm, eu quero ouvir com a tela desligada/ bloqueada quando estou indo e voltando do trabalho.
Grande Raul, cara o que eu ja falei isso pra amigo meu não ta escrito, uma galera me taxava de pobre e agora falam que eu sou burro de ter dinheiro guardado ganhar "bem" e andar de celta, vo tirar 100k por mes e ainda vo ter meu celta kkkkkkk
Conteúdo magnífico que todos os papais e mamães deveriam acessar. Forte abraço a vc Raul e à sua equipe 👍
Enfim os meninos estão mais audíveis 👏👏👏
Muito divertido o diálogo deles com o Raul!
Parabéns Sardinha, educação financeira é tudo hoje em dia!
Esse vídeo e um tapa na cara de muitos obrigada rual excelente como sempre 👏👏👏
Moço....esse seu vídeo é sensacional. Considero de extrema utilidade pública. Moço você é top.
Ótimo vídeo como sempre.
Parabéns pelo conteúdo.
Como disseram anteriormente esse vídeo e uma aula educacional financeira e de vida para todos nós..
Parabéns Raul.
Mais um detalhe: Consegui transferir meus aportes pra ISAEX.
Abraços e sucesso.....
Valeu!
que vídeo sensacional, Raul! Uma aula de realidade financeira. Parabéns!
Vídeo sensacional e serve para a maioria dos brasileiros, muito obrigado Raul e toda equipe.
Um tempo atrás eu estava um pouco deslumbrado, comecei a gastar mais do que devia com esse lance de status, felizmente me liguei logo que tava só gastando atoa e voltei a controlar meus gastos e guardar mais dinheiro, quando tu é um fudido e começa ganhar um pouco mais de dinheiro é perigoso kkkkk
Fale por si. Venho de uma origem mais humilde e passei a ganhar mais que a geração anterior. Não me deslumbrei. Continuei sendo o mesmo pão duro da época de vacas magras.
Sem dúvidas um dos melhores vídeos... hahahahah
.
Vc que é classe Média não perca essa aula.
Geralmente a pobreza vem da inconsciência das pessoas ótimo vídeo ❤
cara, seus vídeos são os melhores .... simplicidade, joga a real .... seus vídeos são top .... parabéns
Vídeo super necessário, dá pra sair compartilhando com vários conhecidos. Rs
Gastar dinheiro pra manter status social chega a ser brega demais!! A propósito, seus vídeos são ótimos.
Kkkkk concordo com tudo... Eu faço pequenos reparos na minha casa, tais como pintar as paredes, e ainda me divirto com isso, ponho macacão e tudo😅
Raul sou sua fã! Vc diz verdades e é tão novo!
Mas admito q penso pobre … comprei bolsa para mim e minhas filhas que consumiram os rendimentos das aplicações de 45 dd! 😢 Tenho 63 anos! Assim q terminar meu curso de inglês vou ser aluna do seu curso!
Raul, tu é foda, sensato e vai direto na ferida. Muito obrigado pelas dicas, não estou na AUVP mas seus vídeos são sempre muito esclarecedores.