Sentir falta de insights para quem não está na categoria minha casa minha vida. Exemplo a pessoa tem 600k investidos mais precisa comprar um imóvel de 800k sem afetar seus investimentos. Imoveis com valores mais altos também tem juros mais altos.
Financiei em 96 parcelas de R$ 2.012,84 e paguei 14 parcelas iniciais e quitei antecipadamente de trás para a frente, agora faltam 8 parcelas. Gostaria de saber se fiz certo?
@@joaoricardo7860 Olá, João! bom dia Não! Isso vale se você tivesse pago todo o prêmio de seguro por toda a vida do contrato, como por exemplo em veículo, pois você faz por um ano e pode pagar à vista, ou em poucas parcelas. Se pagou e cancelou o seguro tem direito a restituição proporcional. No seguro habitacional isso NÃO acontece, você paga o prêmio mensal Não há devolução se quitar antecipadamente. O que acontece é que como você paga o primeiro prêmio à vista, no mês da quitação NÃO é devido prêmio. Ficamos a disposição no canal Click Habitação
@@wesllenfernandes1684 Olá, Wesllen! boa noite Realmente os juros no SBPE estão mais altos com a alta da Selic e queda dos depósitos na poupança não ajudam na queda dos juros, mesmo com a atual queda da Selic. A questão é o custo de oportunidade, se realmente for um bom negócio adquirir o imóvel você pode fazer sem se descapitalizar, os juros podem cair no futuro e você fazer a portabilidade para melhor oferta em outro banco ou se houver concorrência conseguir a redução nos juros no próprio banco, como aconteceu quando a Selic estava baixa (2% a.a.) Você tem renda para financiar tudo? Use o FGTS, se tiver! Apesar de mais altos os juros no financiamento ainda são os mais baixos no mercado de crédito. Ficamos a disposição no canal Click Habitação
Comprei um apartamento de 54m, financiando um valor de 105 mil reais, e parcelas "fixas" de 590 reais por 360 meses (30 anos). Paguei nesse mês apenas a 4ª parcela do financiamento, e já solicitei a amortização no Prazo, com 15 mil reais que eu tinha no FGTS. Amortizou 99 MESES, mais de 8 ANOS. Amortizar vale MUUUITO a pena.
Ou seja, diminuiu para 22 anos. Quanto vc acha que 15 mil investidos em 22 anos renderia? Contando que vc consiga investimentos em torno de 14% a 15% a.a. esse valor dobraria 4 vezes durante o período (a cada 5,5 anos). 0 anos = 15 mil, 5,5 anos = 30 mil, 11 anos = 60 mil, 16,5 anos = 120 mil, 22 anos = 240 mil. 240 mil reais pagaria 2 apartamentos seus daqui a 22 anos e ainda te sobraria um troco.
Sou advogado tributário de grandes incorporadoras e posso afirmar que o conteúdo do vídeo é honesto e preciso, ótimo material informativo. Muito bom ver alguém que quer passar informação e não apenas vender curso. Parabéns!
Resumidamente, já que ninguem fala sobre isso, é que se quiser comprar algo financiado a longo prazo faça antes dos 45 anos pq senão vai ser quase impossível mais tarde.
Isso vale muito a pena. Consegui quitar minha casa em 3,5 anos fazendo isso (era 35 anos de financiamento). Todo dinheiro que eu ganhava ia pra quitar a dívida. Isso motiva a trabalhar mais e conseguir renda extra.
@@gilmarsilva9995 Tanto na Price quanto na Sac você consegue amortizar. O que vai diferenciar uma da outra é o custo pra amortizar. Em uma a parcela é fixa, portanto a do mês e a ultima tem valores próximos vai variar centavos em muitos casos. Já na Sac a sua parcela começa mais alta( dentro dos 30% da sua renda) e a ultima vai ser mais baixa, Portanto o custo de amortização é menor. Neste caso se você consegue pagar a Sac, e caso ela não mude o seu valor de entrada, opte por ela. Pois a amortização vai ser maior.
Morei de aluguel e fui juntando dinheiro para dar de entrada, mesmo sabendo que não valia a pena financeiramente pagar os juros do banco, preferi fazê-lo, pois morar de aluguel só me deu transtorno. Se a pessoa der sorte de morar em uma casa que o dono não quer pedir para você sair, beleza. No meu caso tive de mudar 3x em 6 anos e tive um monte de gasto com reforma para entregar o imóvel, os móveis estragam com as mudanças, ficar instalando e desinstalando ar condicionado e ainda não pode gastar na casa para deixa-la como quer ou se fizer perder o investimento.
Meu caso, já passei tanta humilhação, semana passada o dono pediu a casa e já tô eu aqui cheia de dor de cabeça pra arrumar um lugar, muitas vezes casas ruins, mas q tenho q ir pra poder entregar a casa dos outros. Já é a segunda vez, nossa saúde mental vai embora tbm. Decidi que vou fazer de tudo pra financiar o meu, se é pra pagar pro resto da vida, q seja meu
Verdade! Eu tive sorte, me mudei 3 vezes, mas por opção minha mesmo. Me mudei em 2022, ano passado e início desse ano. Como o contrato de aluguel era de pouco tempo, tive essa liberdade, nunca aceite tempo de aluguel de mais de 01 ano em contrato! Eu e minha companheira optamos por ir se organizando para dar a entrada do financiamento, para que não nos sobrecarregue lá na frente. Acredito que tudo é questão de sorte também! O primeiro aluguel foi com imobiliária, FUJA de imobiliária, eles querem tirar até o último centavo e são chatos! Os outros dois contratos direto com o proprietário e bem mais tranquilos. Mas sei que tem muitos que não tem sorte com aluguel e proprietários, então é melhor ir se organizando financeiramente e optar pelo financiamento!
O legal é que diferente do aluguel, vc irá pagar o financiamento e no fim a casa será sua e no aluguel vc pode pagar a vida toda e nunca passará pro seu nome
Pessoal, é muito bom amortizar e reduzir basntante o prazo do financiamento mas é importante lembrar de manter uma certa reserva de emergência para caso aconteça algum imprevisto, se o pagamento atrasar, ou se for demitido ainda ter um tempo para se estabilizar novamente e continuar pagando as prestações.
sou corretor de imóveis no estado do RJ, trabalho com financiamento para meus clientes, posso afirmar, o vídeo é completo, parabéns Raul, excelente conteúdo
@@TheEmolano Mas aí é de imóvel com valor muito caro. O primeiro imóvel é minha casa, minha vida, apezin de até 240mil
8 місяців тому+484
Já amortizei 3 anos da minha casa. Mas desde que comecei a investir (2020) parei com as amortizações, para focar em acumular meus primeiros 100mil. Taxa real do financiamento de 5% a.a., preferi ir atrás das taxas mais altas dos investimentos da época. Parcelinha da casa 440,00, é um presente que minha eu do passado, deu para minha eu do futuro hahahaha
O problema da dívida é o prazo em que está e não a taxa. Veja CET e observe bem. Amortizar é muito melhor do que investir para o acumulo do patrimônio.
Tá aí um vídeo bom de ver. A um ano atrás fiquei puto pq meu aluguel aumentou e coloquei na minha cabeça que não iria mais morar de aluguel. Comecei a pesquisar sobre financiamento de casa, comecei a investir a 1 ano atrás e hoje já tenho um dinheiro investido e uma parte guardada para dar uma boa entrada na minha casa. Prevejo que daqui a uns 4 anos ja estarei na minha casa. Rumo a liberdade financeira.
É um conhecimento que os bancos odeiam! Com a amortização quitei um imóvel de 8anos em apenas 4anos sem aperto nenhum. Parcelar é bom para quem tem dinheiro para amortizar. O juro composto é meu amigo do peito 😂
é o contrarioooooo, quanto menos você pagar de volta essas modalidades de crédito com juros baixos rápidos, mais eles ganham. O correto é pegar o valor da amortização, investir, nem que seja na selic e ir pagando somente a primeira parcela. Seu dinheiro irá render mais a longo prazo se levarmos em consideração uma rentabilidade de 12% ao ano.
Eu amortizei , comprei pra pagar em 9 anos, paqguei em 4. No começo foi difícil, mas depois que eu via as últimas parcelas sendo eleminadas sem quase nada de juros me animei , foi a melhor coisa que fiz.🙏
Então vamos lá! Raul!! O problema é que dificultam muito o financiamento.. primeiro pq eles usam a renda bruta e não a líquida, então já prejudica quem ganha 8 mil pq vão considerar quase 10 mil.. segundo pq os engenheiros que visitam procuram defeito para reprovar.. terreno com duas casas, por exemplo, não financiam e terceiro que as vezes um empréstimo consignado acaba sendo mais vantajoso.. veja meu exemplo.. um imóvel de 300 mil, se eu financiasse daria 90 de entrada e pagaria entre 360 ou 420 meses parcelas iniciais de 2600 e finais de 500 (SAC).. porém como não foi aceito eu resolvi pelo consignado, pegando 130 em 96 fixas de 2600 e me descapitalizando com 170.. sofrido zerar, mas nesse caso não poderia perder a oportunidade e pretendo amortizar e reiniciar meus investimentos.. aos poucos, constante.. acho que foi um bom negócio.. não foi fácil juntar os 170.. mas creio que não será impossível juntar novamente 💪🏽
Resumindo: Você tem que ter dinheiro. No mínimo 10% do valor que já é muito dinheiro pra maioria dos brasileiros. Segundo: a localização que nem sempre é onde queremos e o preço oscila só em função do local. Enfim, comprar uma casa sendo pobre nesse país é um Grande/Enorme desafio. Além disso, a pessoas perderam noção de valores das coisas. Um ap de 43m2 por 300mil é sem noção isso. Um carro popular de 70mil. São exemplos que expressam a extrapolação da noção dos valores das coisas.
Não é que extrapolou. A inflação, neste caso, é uma representação da falta de ganho de produtividade e perda de renda do brasileiro médio, frente à artificial elevação de salários.
O mercado imobiliário só é acessível da classe média pra cima, aliás, o mercado imobiliário aqui no brasil é jogos vorazes - imóveis caindo aos pedaços em bairros periféricos com valores irreais que chega parecer piada.
Excelente vídeo Meu relato, recentemente consegui financiamento pela caixa, programa da cohapar, sou do Paraná. Valor total da casa 125,000,00 Governo me deu subsídio de 15,000,00 Tive que tirar do bolso 13,000,00 de entrada E o restante ficou em 30 anos com parcelas de 450 reais e conforme for sobrando grana a ideia é amortizar A casa está quase pronta e será entregue em alguns meses. Foi uma excelente aquisição Estou muito feliz
Cara, que sorte! Aqui na minha cidade Itapira/Sp , não sai por menos de R$170.000,00, o problema e que não consigo subsídio nenhum. Com parcela de R$1.300,00.
Sou aluno da turma 29 tenho financiamento já amortizei 1 ano e recebi 800 em rendimentos no mês de fevereiro🚀🚀🚀 rumo a independência financeira obrigado Raul😊
Eu comprei um apê e financiei 50% do valor em 360x e já no primeiro ano consegui tirar quase 20 anos de financiamento. Meu plano é pagar tudo em 3 anos. Amortização ajuda muito. Só se organizar que dá certo.
Quer dizer, se caso vc não tivesse financiado o imóvel e juntasse esse dinheiro durante três anos! Vc compraria a vista? Estou em dúvida se vale a pena financiar ou juntar o dinheiro para comprar a vista.
Tudo é relativo, se você tem onde morar pode ser melhor juntar e investir para comprar a vista mas se você paga aluguel talvez seja vantajoso este financiamento. Outra coisa, quando vc tem uma divida de 30 anos e sabe que com o valor de 1 parcela consegue pagar as 8 últimas parcelas, você se motiva a acabar com a dívida mais rápido e automaticamente paga bem menos juros. Mais uma dica: não canse de estudar sobre isso, o conhecimento é poder.@@VeronicaSilva-fc4lt
Não acho que só pq sou jovem e não tenho uma família pra sustentar ter uma casa é uma opção ‘ ruim’ ao contrário, acho muito bom desde nova querer ter meu próprio imóvel e minha independência, é uma forma de negócio que na minha cabeça funciona kkkkkkkk
@@gqm314 Geralmente, os jovens compram (podem comprar) uma propriedade barata, crescem bem na carreira, a renda no inicio da carreira, e conseguem amortizar rápido, quitando rápido. A propriedade geralmente valoriza bem, daí ele vende e se muda, comprando uma propriedade bem melhor. Essa foi a minha experiência, não minha propriamente dita, mas que eu tenho visto com meus amigos. Eu tinha essa ideia de ficar me mudando, é um saco, os móveis se acabam muito a cada mudança e ficam todos frouxos, e o apartamento alugado o cara não tem nenhuma autonomia pra fazer melhorias.. Mas é questão de escolha mesmo. Depende de varios fatores, ficar alugando pode ser valido tbm
@@gqm314 Se vc nascer numa cidade, provavelmente vai viver nela... somos seres sociais e mantemos nossos vinculos pela vida toda. A chance de surgir uma oportunidade de trabalho em um local que vc não conhece é muito baixa. Eu to com minha casa quitada aos 33 anos... meu segundo imovel, o primeiro quitei aos 29 anos. Vc pode perfeitamentamente vender um imovel ou o agil do imovel se precisar se desfazer dele.
@@gqm314 Não concordo, hoje com a internet a pessoa consegue trabalhar de casa se quiser. Aluguel é pra quem já tem imóvel ou já é rico, aí sim vale a pena, mas mesmo assim comprar casa e deixar ela do jeito que a pessoa quer é muito melhor.
@@nztgames7177 faz uma simulação de amortização 10 dias após o vencimento e faz uma no dia do vencimento ou 1 dia depois, vc vai ver que tem juros diários também na amortização
Meu filho de 27 anos e minha nora de 20 anos não conseguiram financiar seu primeiro imóvel pelo minha casa minha vida. Eles pediram um absurdo de entrada e as prestações estavam um absurdo. Então nem tudo que é passado pra gente e aquilo que encontramos na caixa.muito triste. Detalhe os dois trabalhando registrado
Olá, Marli! boa tarde Então o problema é o valor do imóvel escolhido ... Ele deve estar fora da capacidade de pagamento deles A saída será procurar imóveis com valor menor
Vale lembrar também, quanto menor a entrada maior terá que ser a comprovação de renda e com isso quanto mais financiamento liberado maior o valor da parcela, mesmo se zerar a entrada o cliente tem que custear a documentação, no teto de até 350 mil gira em torno entre 15-18 mil a documentação e quanto maior valor do imóvel maior as taxas de documentação, porém se o cliente tiver o fgts alguns construtores e construtoras pegam pra ajudar na documentação ou entrada! Lembrando que não é interessante você ter ou fazer empréstimos, isso gera comprometimento de renda e com isso o banco libera menos financiamento ou até reprova por não ter capacidade de pagamento entre 30% - ou seja digamos que você tem 3 mil de renda sua parcela máxima é 900 reais e você tem um financiamento de veículo ou empréstimo de 1.100,00 você será reprovado e só conseguirá a aprovação quando liquidar o comprometimento de renda e aguardar no mínimo 30-60 dias para atualizar no Bacen a baixa do empréstimo!
Meu camarada, parabéns por ser daqueles educadores financeiros que não desestimula a aquisição da casa própria, característica muito típica dos povos do continente americano. Infelizmente, há canais como o seu que desestimulam as pessoas de terem a sua casa própria, alegando não ser um bom investimento. Entretanto, esses mesmos youtubers, na calada da noite, compram imóveis dizendo que fizeram isso porque querem aumentar a família. É muita cara de pau! Esses caras deixaram de ter a minha credibilidade. Valeu, Raul!
@@D4REDEVIL10 o juros vai atualizando diário. Quanto menos dias, menos juros na parcela. Aprendi recentemente tb. Vi um vídeo aqui no UA-cam e quando simulei, vi a diferença
Raul, no meu caso o MCMV valeu muito a pena.O aluguel hoje no mesmo prédio onde moro está custando 20% mais do que eu pago de financiamento(moro em SP).Já amortizei 1/3 do imóvel em 3 anos, só amortizando no prazo.
no meu caso o aluguel já tá o Dobro do que a parcela. comprei a 6 anos. quando comprei a parcela era 800 e o aluguel 700. hj o aluguel a 1600 e a parcela 800.
@@daniellesalessantos normalmente são construtoras que estão associadas a caixa econômica federal, e pra aderir o imóvel aqui em Brasília pelo menos exige uma série de requisitos. Programa habitacional do governo, normalmente é em processo de construção que o povo pega pra poder futuramente morar.
Eu tomei coragem e financiei o meu. Salário aumentou, já tenho um pé de meia e recebo uns jurinhos aí... Não queria apê, mas foi o que tinha para São Paulo. Agora é amortizar tudo o que puder.
Comprovado que o Raul consegue ver nosso algorítmo para fazer os vídeos... hahaha Estou há uma semana pesquisando imóveis para financiamento. No momento eu pago aluguel mas não faz mais sentido pagar o mesmo valor de um financiamento todo mês e sair daqui uns anos sem retorno algum desse valor. Parabéns pelo conteúdo informativo e responsável de sempre!
🐟🐟🐟 ELOGIO Comentei em um vídeo anterior que tive dificuldades em abrir conta na AUVP, do nada um atendente (Bárbara) entrou em contato comigo via whatsapp e solucionou meu problema! Fiquei até com medo de ser um golpe kkkk mas parabéns por se dedicarem a fazer um bom atendimento, por isso vocês não têm reclamações, vcs investiram em uma boa equipe, coisa que os bancos grandes nunca fizeram
Realidade que não se pode confirmar quando o assunto é sair da AUVP. Migrei para AUVP e não me adaptei com a plataforma; existe inconsistências diárias nos valores da carteira, que ninguém conseguiu explicar. Comecei o processo de retorno da carteira para a Easynvest na terça-feira, 26/02 e até agora não consegui fazê-lo. Com a palavra, os gestores da AUVP.
Rapaz se você quiser sair da AUVP é o maior erro nas suas finanças, primeiro que lá tem as melhores taxas do mercado, e segundo que o suporte é transparência do Raul você não vai achar em lugar nenhum.... o app sempre está passando por constante mudança e melhoria, mas de você olhar no site da b3 todos seus investimentos estão lá corretamente.... repense nos seus conceitos... abraço!
Sou correspondente bancário, a realidade é outra, trabalho com a caixa econômica, o subsídio liberado pelo governo nunca chega ao teto máximo, acabei de fazer um financiamento para uma cliente que ganha 1550 reais por mês, a entrada que ela teve que dar foi de 28 mil reais para um imóvel de 100 mil. Tudo depende da idade do comprador, o valor do imóvel, o score dele, é muito complicado, pq os clientes acreditam nessas mentiras. De fato a taxa para baixa renda é de 4,5% ao ano, mas a aprovação é muito difícil
Isso é muito verdade... Tentei fazer um financiamento pela Caixa a uns 8 anos atrás e desisti depois de tantas dificuldades. Me fizeram gastar mais de 3K em produtos financeiros para "aumentar o score" e nada. Hoje eu tenho ranço da Caixa, pra mim o pior banco do Brasil.
Acabei de financiar, ainda não paguei nem a primeira parcela ainda, a taxa efetiva ficou em 9,79%+TR, para ser sincera achei bem alta, mas foi uma oportunidade. Vou quitar em no Maximo 3 anos, escolhi a tabela price, fiz pesquisa e para quem pretende amortizar antecipadamente a price é melhor, se bem que o Raul me confundiu agora. Vc pode me esclarecer se no meu caso, foi melhor a price. O imóvel foi 420 mil, financiei apenas 150
Cara, se tivesse visto esse vídeo antes talvez tivesse tentando usar o minha casa minha vida pra compra-la ... Comecei a amortizar esse ano, paguei R$500,00 em janeiro e fevereiro, reduziu 10 parcelar no financiamento... Eu e a patroa colocamos na conta dos gastos essenciais já... E a meta é aumentar ainda mais esse valor. Se 35 anos virar uns 5~7 vai tá bom demais. Quanto ao vídeo, só tenho a agradecer cara. Você dando esse conteúdo de graça pra gente é louvável, de verdade. Obrigado. Mas se preocupa não, todos os meses vai um trocado pra pagar a AUVP, ainda serei seu aluno xD Vlw Raul, abraço !
se a pessoa não se empolgar em querer comprar tudo financiado de 1x, dará certo. Se tem vontade/necessidade de ter carro e casa, entenda que tem q fazer 1 por vez, pois para não se lascar deve comprometer no máximo 30% da sua renda liquida com emprestimos e/ou financiamento. Eu comprei meu primeiro imovel pelo MCMV e 2009, financiei 100k e quitei em 3 anos.
Excelente sua explicação! Vejo varias pessoas aconselhando a nao comprar casa. Mas eu fiz assim e me livrei da divida do Banco amortizando o saldo devedor usando o FGTS tambem .
Ótimo vídeo 👏🏻, se for financiar com o intuito de amortizar, contrate na Price pq as parcelas começam bem menor e a diferença vc já pode ir amortizando ! Vai fazer uma grande diferença
Se voce é solteiro, financia a casa e aluga, alguem vai pagar por você o finaciamento. Vai juntando dinheiro para amortizar. Em poucos anos voce terá uma casa quitada se resolver casar.
@@nomadeusapelo contrário, se você comprar a casa ANTES de casar ela fica no seu nome. Se comprar depois de juntar em união estável metade é dela. E se casar em comunhão parcial também. É mais inteligente acumular bens antes do casamento caso você não queira dividir com a “fulana”.
Obgd pela aula. Comprei com a minha irmã e quero liquidar e ela não. Tentar resolver esse problema e quando for comprar outro só compro sozinho mesmo. Composição nunca mais.
Olá, Fátima! boa tarde No financiamento de mercado (SBPE - SFH/SFI) o valor máximo de financiamento será o que sua capacidade de pagamento pode pagar, de acordo com a avaliação de risco do banco. O ideal seria você fazer uma simulação nos sites dos bancos para ter ideia do valor de imóvel e de financiamento comporta com sua renda. Ficamos a disposição para mais esclarecimentos no canal Click Habitação
No Minha casa, minha vida dificilmente será com a tabela SAC; na maioria das vezes será utilizada a PRICE. Faltou falar se optar pelo imóvel na planta tem carrego de obra e a atualização será pela taxa IGP-M ou IPCA pelo tempo das entregas das chaves (esse é pago para a construtora) e a evolução de obra que será pago para a CEF, coisa que varia de 10% da obra e vai até 80% até as entregas das chaves.
@@FalcaoLiviaa taxa de obra acompanhar a evolução da obra quanto mais perto de entregar maior fica, ela serve não só como um seguro da obra como para pagar a construtora a obra (ela não recebe o dinheiro para financiar a obra integralmente só uma parte a outra é a taxa de evolução de obra). Por isso que a construtora da desconto maior no lançamento ou quando parece de mais financiamento para bate a demanda mínima para iniciar as obras!!!!
Sobre o aumento do aluguel... minha mãe conta que quando ela e meu pai se casaram, por volta de 97, pagavam 35 reais de aluguel por mês! Então não duvidem que daqui uns 25 anos pode chegar aos 15mil sim um aluguel.
Boa Raul troquei duas moto que eu tinha em um terreno, de 475metros quadrados , tenho 23 anos e um carro de ano “Antigo” fiz um bom negócio peguei pois aqui vejo oportunidade, não tenho dinheiro para construir mais um dia quem sabe ou é mais rentável vende e financia uma casa com o valor do terreno que chega as uns 30k, aqui eu moro e sítio de Itapetininga Não tenho filho nem esposa só comprei pois peguei em negociação
Por volta de 18:00 você pediu para comentar se você deixou de falar sobre algo. Você não explicou que os bancos possuem a opção de amortização crescente, decrescente e linear. Isso é muito importante. Você sugeriu decrescente, o que é interessante, mas não é a única opção. Você também não falou de um costume comum entre investidores. Eu mesmo acho mais inteligente Price com amortização crescente inicial de pelo menos 12 parcelas (que aí você pode ficar 12 meses sem pagar o financiamento, caso surja uma emergência tipo um desemprego, o que casa muito bem com a ideia de reserva de emergência). Entendo que a ideia do marketing faz você querer dizer que abordou tudo, mas a matéria é complexa, não dá pra abordar tudo em um vídeo, daí existirem tantos vídeos sobre financiamento... Toque dado, bjs!
Uma correção: a propriedade de outro imóvel só impede o uso do FGTS se esse outro imovel estiver na região metropolitana em que o comprador do novo imóvel mora ou trabalha, ou seja, ter uma casa de veraneio ou qualquer outro imóvel em outras regiões não impede o saque do FGTS para aquisição de novo imóvel.
vídeo completo, obrigada. tenho 22 anos pretendo financiar uma casa/apartamento nos próximos 2 anos. Preciso me estabilizar financeiramente ainda, mas vai dar certo.
não é bem assim. quando ele foi criado do nada o pessoal financiava com parcela de 200/300 reais. oq gerou uma corrida da população por imóveis. e oq aconteceu? imóvel que custava 60 mil na época no ano seguinte já tava 120. 3 anos depois tava 180. o valor dos imóveis triplicou com a procura. pq como tava fácil demais pagar 300 de parcela o mercado se reajustou até ficar difícil novamente com parcela de 600/700. se o programa não existisse bem provável q os imóveis estariam mais baratos hoje.
Sou cliente do Bradesco e sempre que tento amortizar o banco faz de tudo para dificultar e atrasa meses para fazer as amortizações .. é absurdo como eles adiam o máximo para forçar eu pagar juros....
Já amortizei financiamento imobiliário na Caixa e financiamento de veículo no Santander. Todos extremamente fáceis e direto no aplicativo. Uma pena o Bradesco ser assim.
olá tenta fazer portabilidade de financiamento pra caixa econômica que e 100% sem burocracia nessa questão de amortização, eu realizo pela caixa de uma a duas amortizações semanal.
Faltou informar que a amortização é não linear! No exemplo dado, R$ 1 mil amortizou seis meses do financiamento. Usando uma regra de três simples, um cidadão mais desatento poderia pensar que R$ 60 mil amortizaria 30 anos.
Oi poderia simplificar essa parte de que n é linear, no caso quanto mais for amortizando, menos meses vai sendo descontado do meu financiamento é isso?
@@maikonmota7sim, as parcelas mais antigas são mais baratas para amortizar e conforme você vai pagando, cada parcela que você for amortizar vai ficando mais cara.
@@jaaoziin15 Ahh sim entendi, perfeito! Mas ainda sim pela lógica que pagamos 2, 3 imóveis no final de um financiamento se não amortizar, ainda sim continua valendo a pena amortizar as parcelas mais a frente, mesmo descontando um valor menor do saldo devedor, boa parte ainda sim é de juros, correto?
@@maikonmota7 Depende da situação. Imagine que eu tenha 300 mil em mãos que me permitem comprar um AP à vista, mas eu acho um financiamento que me cobra 8% de juros ao ano (minha casa minha vida é daí pra baixo). Vale mais a pena eu deixar esses 300 mil em algum investimento que renda 10% (fácil de achar até em renda fixa com proteção do FGC hoje em dia) que me renderia mais que o valor das parcelas médias, entende? A longo prazo, eu quitaria o ap, teria o patrimônio do AP e ainda teria os 300 mil lá. As últimas parcelas mais baratas ainda assim valeria a pena pagar pois o corte de juros é muito grande, mas não valeria a pena amortizar TUDO porque as parcelas mais próximas seriam mais caras.
Uma diferença que ninguém fala entre SAC e PRICE, na SAC realmente as parcelas diminuem , porém o valor das primeiras parcelas são maiores que na PRICE, pela PRICE vc também consegue um valor maior de financiamento e a amortização ocorre da mesma forma na PRICE (pagando as últimas, e qualquer valor)
Eu pretendo financiar e fazer amortização. Descobri essa possibilidade um dia desse e fiquei muito feliz, pareceu uma resposta divina. Na mesma semana que descobri, eu perguntei para Deus como eu iria fazer para adquirir a minha casa. ❤🎉
Tive uma experiência muito diferente ao financiar o meu imóvel que, mesmo dando uma entrada de apenas 3.12% (isso mesmo, 3.12%) o negócio já valeu apena. A situação é um pouco diferente do comum, mas talvez vale ficar antenado para oportunidades parecidas como a que aproveitei. Basicamente, uma incorporadora bem conhecida da minha cidade (e no Brasil tbm), fez um feirão para a venda das últimas unidades de um condomínio que, apesar de ser um ótimo projeto, foi lançado no momento de mais incerteza da pandemia, fato que prejudicou muito as vendas. O imóvel é bem localizado, a 7 minutos de carro do centro da cidade, shopping, universidades e com boa infraestrutura ao redor. Possui 75 m2 e um ótimo condomínio. A região está recebendo outros empreendimentos da mesma incorporadora e eles ainda possuem terreno para sair pelo menos mais uns 2. O mercado imobiliário da cidade está bem aquecido, e essa incorporadora, apesar de ser líder em empreendimentos na cidade, não possui empreendimentos na região mais aquecida. Fato que está fazendo a mesma levar um baile da concorrência. Isso está pressionando a incorporadora para desenvolver bons empreendimentos em regiões vizinhas e conseguir competir, mesmo não tendo espaço na melhor região da cidade. Considerando que é uma empresa listada em bolsa e é possível observar algumas movimentações, parece que estão em busca de aumentar o caixa. Tudo isso, fez com que algumas vezes tenham surgido ótimas oportunidades para quem estava em busca de um imóvel. Realizei o financiamento do meu apartamento dando essa entrada baixa e com a garantia de uma taxa de juros de no máximo 10% a.a com a Bradesco (foi uma oferta em conjunto, já que a Bradesco é parceira dessa incorporadora a muitos anos). A venda do imóvel foi realizada no valor de R$ 480.000, porém o mesmo já tinha sido avaliado por outros 3 bancos no valor de R$ 560.000 (sim, pedi acesso aos documentos ao corretor comprovando as análises realizadas). Inclusive, todos os imóveis já foram comprados da incorporadora e os proprietários já estão vendendo a esse valor. No final, apesar de uma baixa entrada, minha CET ficou em 10.30% a.a. (não é incrível, mas só estou esperando a Selic abaixar mais para renegociar). Para mim não foi difícil o crédito ser aprovado, já que a minha renda poderia cobrir a compra de um imóvel mais caro e comprovei meus valores investidos. Além de ter financiado o imóvel a um valor abaixo da avaliação, ter dado uma entrada pequena e ter uma CET justa para um financiamento fora do minha casa minha vida. O fato de não ter precisado desfazer de muito dinheiro da minha carteira de investimento possibilitou aproveitar essa alta do IBOV e S&P500, fazendo a minha carteira ter um rendimento de aproximadamente 20% a.a. no último ano. Possuir uma renda alta também me possibilitará amortizar muito rápido assim que finalizamos todos os custos com reformas iniciais. Enfim, todo esse relato é para encorajar as pessoas, que assim como eu, não sabiam se era uma boa decisão financeira comprar um imóvel frente a continuar investindo. Se você tiver atento ao mercado, pode encontrar oportunidades tão boas quanto e estar mais preparados para aproveitá-las.
De fato, tem estas oportunidades. Mas aí como fica a questão do registro do imóvel? Vai ter um custo aí pela parcela "ficta", que na verdade é até uma vantagem, porque numa eventual venda resulta em menos ganho de capital.
Comprei um imóvel financiado em janeiro de 2020, em março 2024 eu quitei amortizando. Dei 100k de entrada e financiei 213k em 35 anos... já paguei, consegui um aluguel de 2k e o imóvel valorizou 80%. Como diz o Robert Kiyosaki: tem dívidas boas que alavanca seu patrimônio, como também existem dívidas ruins que só tira di nheiro do seu bolso.
Melhor aula que vi sobre o tema, só senti falta de falar sobre imóveis na planta, em construção ou pronto, as maiores diferenças é também sobre uma tal taxa de evolução de obra, já tentei entender mas não consegui, gratidão!
Meu financiamento foi feito com a taxa de IPCA, gerou somente desespero e crises de ansiedade.. conseguimos pagar tudo em aprox 3 anos e agora estamos bem novamente.. não recomendo pra NINGUEM comprar com essa taxa.
Realmente foi golpe do bilhete premiado, pois a taxa fixa menor atraiu muitas pessoas, mas o IPCA disparou e com ela os ajustes no saldo devedor e na prestação
IMPORTANTE. É possivel financiar pelo programa já tendo um imóvel COMERCIAL. No programa diz que voce não pode ter um outro imóvel RESIDENCIAL. Então se ja tiver um imóvel comercial, ainda sim, pode financiar um outro residencial pelo programa. Digo isso pois em Brasília tem muita kitnet em area comercial utilizada como residencial. Se na escritura tiver como comercial, entao e possivel financiar o imóvel residencial pelo programa (experiencia própria). Inclusive na escritura aparece o imóvel como sala numero tal.. e não como apartamento número tal.
Dica: estudem o imóvel que irão comprar e a região do empreendimento. Imóvel na planta é muito melhor. Comprem, mesmo que seja através de financiamento que caiba no orçamento. Depois vai amortizando e pagam o imóvel em 1/3 do tempo.
Financiei no interior da PB, peguei a faixa 3, 8,16% a.a. Fiz uma casa com 4 quartos, num terreno de 225m², casa com 90m². Valor financiado 150.000,00 com parcelas na casa de 1.480,00. ZERO ENTRADA. Para mim, compensou bastante. Fiz uma amortização para ter uma noção, com 600,00$ abati 4 parcelas do fim.
Tem uma lei que diminui as taxas de registro pela metade, não lembro o nome, mas é um adendo interessante ao vídeo.. pois estas taxas são bem caras no registro de imóveis.
Aqui na Alemanha, a taxa de juros pra financiamento imobiliário tá em torno de 4% e é considerado alto 😆. Antes da pandemia tava em torno de 1% a 2% ao ano. Ah, isso pra qualquer cidadão, inclusive pra imigrante com residência permanente.
@@01VS Sua realidade nao é da maioria dos Brasileiros. E sim, tem muito Brasileiro passando perrengue por aqui. Mas o meu comentário era só pra comparar taxas de juros imobiliários :D
Bom dia Doulas, A Alemanha tem acordos com o Brasil em relação ao FGTS? Outra pergunta, você sabe qual o procedimento para nos que estamos no estrangeiro? Um abraço desde a Suíça
Parabéns pelo conteúdo, para quem não consegue amortizar muito basta adiantar uma parcela a mais todos os meses. Por exemplo: parcela 1000 veja quanto é para o saldo devedor, digamos que seja 400. Vá no aplicativo e amortize em torno de 410 que será a última parcela, no final do prazo. Se fizer isso o financiamento já é quitado na metade do tempo. Outra observação é a documentação na compra. Eu gastei no ano passado 10 por cento do valor do imóvel com ITBI e cartório. E só paga a vista. Tem que ficar atento a isso também.
No meu caso eu realizei um financiamento imobiliário em 30 anos, porém todos os meses eu fui realizando amortizações e consegui quitar em 3 anos, sem contar que nesse período ainda renegociei a taxa de juros cobrada
Como renegociou a taxa? Pode me falar? Estou pagando uma taxa de 9,79%, achei bem alta, mas foi uma oportunidade, pretendia comprar daqui a 3 anos à vista, mas os imóveis no condomínio que comprei tem uma boa valorização, quando conseguisse juntar, já estaria mais caro. Então meti a cara, pois quem me vendeu queria chegar um negócio e me vendeu abaixo do valor de mercado.
@@janepinheirodelemospinheir6391 no caso o que eu fiz foi entrar em contato com o banco e solicitar uma revisão da minha taxa de juros, em paralelo eu também entrei em contato com outros bancos, buscando por taxas de juros melhores, e com isso em mãos consegui negociar com o banco que eu tinha o financiamento.
Só um equívoco no vídeo. Não pegue empréstimo para dar a entrada . Hoje tem o SCR BACEN, esse sistema puxa o endividamento do cliente. Se estiver comprometido não aprova . 30% da renda não é só com financiamento habitacional , mas como qualquer outro tipo de empréstimo , cartão de crédito etc .
PERGUNTA / PERGUNTA / PERGUNTA - Fala Raul, tudo bom? Quando fiz o financiamento do meu apê, lá no banco me disseram que eu não poderia quitar o financiamento antes dos 5 anos, pois se não eu perderia os descontos obtidos do Minha Casa Minha Vida, essa informação procede? Sou Faixa 1 no financiamento.
É verdade. Mas a devolução que acontece quando se amortiza antes dos 5 anos é de forma proporcional ao valor amortizado. Tem que analisar caso a caso, mas no geral se perde muito mais quando não se amortiza, mesmo antes dos 5 anos... Canal Amigo do Pai Rico você encontra análise completa sobre isso...
Existem alguns equívocos quanto ao inicio do financiamento: construtoras no geral oferecem financiamento da entrada, caso tu não possa fazer, MRV e Tenda quase sempre, para minha casa e minha vida. Essas mesmas empresas no geral quando financiam por elas (não precisa ser na planta) também pagam as taxas (ITBI, etc). De resto um baita vídeo!
Apenas considerando que se o financiamento for pelo MCMV e tiver recebido subsidio, tem de esperar 5 anos para amortizar, pois caso seja antes, perderá o valor amortizado. Na verdade nao perde, mas "devolve" ele para o governo.
Comprei um imóvel para investimento há algum tempo, não consigo mais usar FGTS mas de qualquer forma a minha renda ultrapassa a faixa máxima da MCMV, as simulações da caixa sempre dão juros de no min 11% a.a. pra mim... Fora que em Brasília difícil achar um apartamento por menos de 400 mil, se eu fosse financiar teria que pagar uma parcela de quase 4k, absurdo dms. Aparentemente tá mais fácil comprar imóvel sendo pobre
Você pode usar o FGTS para reduzir o saldo devedor do seu imóvel que comprou para investir? Se puder, pode ser aconselhável no seu caso. Você também poderia vender o seu imóvel atual, para poder usar o FGTS na compra do seu imóvel para morar. Vale analisar melhor o que é mais importante para você.
@@uryell.leandro O meu imovel de investimento já está quitado - entao n tem como usar fgts mais, pelo o que me falaram, mesmo se eu vendesse o meu imóvel, eu teria de esperar 5 anos para poder voltar a ter o direito de usar o fgts em compra de imovel, o que para mim não seria vantagem uma vez que o imovel de investimento me trás retorno mensal (sei q vendendo poderia aplicar o dinehiro da venda em outro investimento durante esses 5 anos mas não tenho muito interesse em fazer isso pq ja faco outros investimentos, sinto q o imovel é de certa forma um seguro caso tudo dê errado kk)
Quê? Famílias mais vulneráveis que ganham até R$ 2640,00? Essas pessoas já são consideradas ricas para o governo, já beirando ali o imposto de renda 🤦. Nosso país é uma triste piada.
Raul. Nessa simulação o aluguel ficaria 17 mil e a prestação 500,00. Ou seja, é irrisório. Pq adiantar parcela se lá no final tu vai estar pagando quase nada de prestação?
Amigão, as parcelas estão pequenas porque ele ta pagando 30 anos adiantado. Se esperar elas chegarem vão estar no valor da parcela atual (1700,00), não 130,00
Isso mesmo. Primeiro imóvel adquirido por meio do Sistema Financeiro de Habitação (SFH), Lei 6 015/73, Art. 290, possui 50% de desconto nos emolumentos cobrados pelo cartório para registro do contrato de financiamento. Não é necessário se enquadrar no Programa Minha Casa Minha Vida. Há situações que o desconto pode ser maior, conforme o artigo 43 da Lei 11.977/09. Importante o adquirente informar que se trata do primeiro imóvel adquirido no âmbito do SFH, pois o cartório não tem obrigação de informar sobre o desconto no momento do registro.
@@mahgomes540 acredito que não. Nunca vi um caso assim. Procure saber diretamente no cartório de registro de imóveis, mas entendo que não é possível, pois você está contatando um empréstimo para pagar o imóvel à vista (assim eu entendi), não deve ser no âmbito do SFH.
Bem interessante o vídeo, lembrando que dps de 20 anos um imóvel pode pedir certas reformas, como refazer a fiação. Então é sempre bom manter uma reserva de emergência
Raul, só um adendo no que foi dito em 16:05 sobre pegar um empréstimo para pagar a entrada. Se a pessoa fizer isso ela compromete parte dos 30% do salário que é necessário limite permitido para prestação no financiamento. Ou seja, se esse empréstimo compromete 10% do salário no financiamento só aprova parcela que corresponde os outros 20%.
Olá, boa noite É somente para os financiamentos da Faixa em EMPREENDIMENTOS exclusivos para a faixa 1 SUBSIDIADA. Como me inscrever no Minha Casa, Minha Vida na linha SUBSIDIADA? No que se refere ao acesso das famílias às unidades habitacionais construídas por meio de Provisão Subsidiada, enquadradas na Faixa 1 do Programa Minha Casa, Minha Vida, cabe esclarecer que o cadastro (inscrição) e seleção de beneficiários são realizados por meio dos cadastros habitacionais locais (governo do Estado, ou municípios), ou por meio de entidades organizadores, a depender da modalidade. A seleção dos beneficiários deverá respeitar aos critérios estabelecidos por meio da PORTARIA MCID Nº 724, DE 15 DE JUNHO DE 2023. Para os demais financiamentos de MERCADO NÃO há esse tipo de benefício. Ficamos à disposição no Click Habitação
Eu comprei na planta pra pagar a entrada em 36x e depois as parcelas normal no financiamento. Se eu fosse esperar ter 150 mil a vista pra comprar não ia ter nunca
Gente, quem comprar a casa com subsidio do governo, é bom esperar 5 anos pra começar amortizar. Pois se fizer antes de 5 anos, paga parte da amortização e parte é devolvido ao subsídio. Descobri isso ontem, pois to estudando muito pra me planejar e comprar a minha.
Na parte de amortização do saldo, discordo que a melhor estratégia seja amortizar pelo prazo. Se considerarmos a amortização pela parcela, esta ficará menor mês a mês. Se você utilizar essa diferença na prestação para somá-la à amortização recorrente do principal, conseguirá quitar muito mais facilmente, até chegar o ponto que o saldo devedor seja nulo. Eu digo isso, após quitar uma divida enorme que minha mãe possuia, em questão de meses, tinhamos reduzido em mais de 50% a prestação da divida o que ficou muito menos oneroso para ela. Outro ponto positivo é que, se surgir algum imprevisto futuro, você não vai sofrer tanto, pois terá uma despesa fixa menor, isso vale ouro se considerar que a maioria das pessoas não tem reserva de emergencia.
Concordo com sua estratégia. Mas cabe analisar qual o objetivo da pessoa e as condições dela. Se estiver em um situação confortável, amortizar reduzindo o prazo será uma boa maneira de ver sua dívida diminuindo mais rapidamente e isso traz uma ótima sensação ao ser humano! Mas se o momento é de priorizar outras despesas ou a formação de uma reserva de emergência, eu entendo que sua estratégia é a melhor.
Algumas coisas a acrescentar ao video: 1) as construtoras normalmente parcelam o valor da entrada, entao a pessoa nao precisa ter necessariamente os 10% do imovel. As parcelas devem ser quitadas antes da entrega das chaves. 2) comsiderem a parcela da evolucao de obra cobrada pela caixa, valor qie nao diminui no financiamento, um valor que chega a quase o valor da parcela do financiamento dependendo da evolucao (pra algumas pessoas chega a ultrapassar) 3) as vezes a construtora cobre os custos da documentacao do imovel
Sou bancário e tudo que falou é correto. Empresto ao cliente para antecipar um sonho, mas sempre recomendo antecipar as ultimas parcelas com o tiver disponível de saldo para pagar menos juro
A amortização no valor da parcela é válido quando o devedor não está dando conta de pagar o valor mensal do financiamento. Então, quando a parcela do seu financiamento estiver comprometendo seu orçamento familiar, faça sim amortização no valor da parcela. Futuramente quando essa parcela não estiver te incomodando, comece a amortizar no tempo. Desta forma, com o valor das parcelas menores, você conseguirá pagar muito mais parcelas (finais) do que antes - pois se não tivesse amortizado no valor da parcela, elas teriam valor maior.
Olá, Daniel! boa tarde Perfeito! Apenas lembrando que a redução do valor da prestação na amortização com opção pela redução da prestação é proporcional ao valor reduzido na dívida. Assim, pequenos valores amortizados conduzem a redução pequena no valor da prestação (a+j) Ficamos a disposição
🧠 Aprenda a investir comigo no Brasil e no mundo: sard.ink/3UnDLqL
Sentir falta de insights para quem não está na categoria minha casa minha vida. Exemplo a pessoa tem 600k investidos mais precisa comprar um imóvel de 800k sem afetar seus investimentos. Imoveis com valores mais altos também tem juros mais altos.
Financiei em 96 parcelas de R$ 2.012,84 e paguei 14 parcelas iniciais e quitei antecipadamente de trás para a frente, agora faltam 8 parcelas. Gostaria de saber se fiz certo?
Raul, em caso que quitação antecipada, é ressarcido algum valor de seguro?
@@joaoricardo7860 Olá, João! bom dia
Não!
Isso vale se você tivesse pago todo o prêmio de seguro por toda a vida do contrato, como por exemplo em veículo, pois você faz por um ano e pode pagar à vista, ou em poucas parcelas. Se pagou e cancelou o seguro tem direito a restituição proporcional.
No seguro habitacional isso NÃO acontece, você paga o prêmio mensal
Não há devolução se quitar antecipadamente.
O que acontece é que como você paga o primeiro prêmio à vista, no mês da quitação NÃO é devido prêmio.
Ficamos a disposição no canal Click Habitação
@@wesllenfernandes1684 Olá, Wesllen! boa noite
Realmente os juros no SBPE estão mais altos com a alta da Selic e queda dos depósitos na poupança não ajudam na queda dos juros, mesmo com a atual queda da Selic.
A questão é o custo de oportunidade, se realmente for um bom negócio adquirir o imóvel você pode fazer sem se descapitalizar, os juros podem cair no futuro e você fazer a portabilidade para melhor oferta em outro banco ou se houver concorrência conseguir a redução nos juros no próprio banco, como aconteceu quando a Selic estava baixa (2% a.a.)
Você tem renda para financiar tudo? Use o FGTS, se tiver!
Apesar de mais altos os juros no financiamento ainda são os mais baixos no mercado de crédito.
Ficamos a disposição no canal Click Habitação
Comprei um apartamento de 54m, financiando um valor de 105 mil reais, e parcelas "fixas" de 590 reais por 360 meses (30 anos).
Paguei nesse mês apenas a 4ª parcela do financiamento, e já solicitei a amortização no Prazo, com 15 mil reais que eu tinha no FGTS.
Amortizou 99 MESES, mais de 8 ANOS.
Amortizar vale MUUUITO a pena.
A conta não fecha 🤔
Amortização é sempre pagar as últimas parcelas, ent o juros vai diminuir @@rvamecca
@@rvamecca Depende da conta que você está fazendo.
Qual seria a estrategia de nao utilizar o FGTS na entrada pra diminuir o valor financiado?
Ou seja, diminuiu para 22 anos.
Quanto vc acha que 15 mil investidos em 22 anos renderia? Contando que vc consiga investimentos em torno de 14% a 15% a.a. esse valor dobraria 4 vezes durante o período (a cada 5,5 anos). 0 anos = 15 mil, 5,5 anos = 30 mil, 11 anos = 60 mil, 16,5 anos = 120 mil, 22 anos = 240 mil.
240 mil reais pagaria 2 apartamentos seus daqui a 22 anos e ainda te sobraria um troco.
Sou advogado tributário de grandes incorporadoras e posso afirmar que o conteúdo do vídeo é honesto e preciso, ótimo material informativo. Muito bom ver alguém que quer passar informação e não apenas vender curso. Parabéns!
Valeu grande fera do Brasil (contém um jogo específico de super Nintendo)
Vdd eu sou o juiz
Obrigada pelo comentário!
Verdade, eu sou o Juíz de futebol.
Advogado tributarista entende de investimento 😮😮😮
Gente, resumidamente: Tenham uma boa remuneracao, controlem seus gastos e planejem bem grandes movimentações financeiras!
Resumidamente, já que ninguem fala sobre isso, é que se quiser comprar algo financiado a longo prazo faça antes dos 45 anos pq senão vai ser quase impossível mais tarde.
Resumindo, não é pra pobre
Kkkkkkk
ou seja, um vídeo inutil falando o óbvio kkk
@@henriquesilva1232A partir de dois salários tu já consegue
@@henriquesilva1232E quem tem menos que dois salários ganha bastante subsídio sabendo fazer a simulação com um corretor experiente
Isso vale muito a pena. Consegui quitar minha casa em 3,5 anos fazendo isso (era 35 anos de financiamento). Todo dinheiro que eu ganhava ia pra quitar a dívida. Isso motiva a trabalhar mais e conseguir renda extra.
Teu financiamento foi pela tabela Price ou Sac?
@@gilmarsilva9995 SAC
Podemos conversar sobre isso?
@@gilmarsilva9995 SAC
@@gilmarsilva9995 Tanto na Price quanto na Sac você consegue amortizar. O que vai diferenciar uma da outra é o custo pra amortizar. Em uma a parcela é fixa, portanto a do mês e a ultima tem valores próximos vai variar centavos em muitos casos. Já na Sac a sua parcela começa mais alta( dentro dos 30% da sua renda) e a ultima vai ser mais baixa, Portanto o custo de amortização é menor. Neste caso se você consegue pagar a Sac, e caso ela não mude o seu valor de entrada, opte por ela. Pois a amortização vai ser maior.
Morei de aluguel e fui juntando dinheiro para dar de entrada, mesmo sabendo que não valia a pena financeiramente pagar os juros do banco, preferi fazê-lo, pois morar de aluguel só me deu transtorno. Se a pessoa der sorte de morar em uma casa que o dono não quer pedir para você sair, beleza. No meu caso tive de mudar 3x em 6 anos e tive um monte de gasto com reforma para entregar o imóvel, os móveis estragam com as mudanças, ficar instalando e desinstalando ar condicionado e ainda não pode gastar na casa para deixa-la como quer ou se fizer perder o investimento.
Bem isso. Por esses mesmos motivos estou indo atras de financiar minha casa agora.
Meu caso, já passei tanta humilhação, semana passada o dono pediu a casa e já tô eu aqui cheia de dor de cabeça pra arrumar um lugar, muitas vezes casas ruins, mas q tenho q ir pra poder entregar a casa dos outros. Já é a segunda vez, nossa saúde mental vai embora tbm. Decidi que vou fazer de tudo pra financiar o meu, se é pra pagar pro resto da vida, q seja meu
Verdade! Eu tive sorte, me mudei 3 vezes, mas por opção minha mesmo. Me mudei em 2022, ano passado e início desse ano. Como o contrato de aluguel era de pouco tempo, tive essa liberdade, nunca aceite tempo de aluguel de mais de 01 ano em contrato! Eu e minha companheira optamos por ir se organizando para dar a entrada do financiamento, para que não nos sobrecarregue lá na frente. Acredito que tudo é questão de sorte também! O primeiro aluguel foi com imobiliária, FUJA de imobiliária, eles querem tirar até o último centavo e são chatos! Os outros dois contratos direto com o proprietário e bem mais tranquilos. Mas sei que tem muitos que não tem sorte com aluguel e proprietários, então é melhor ir se organizando financeiramente e optar pelo financiamento!
O legal é que diferente do aluguel, vc irá pagar o financiamento e no fim a casa será sua e no aluguel vc pode pagar a vida toda e nunca passará pro seu nome
Eu tô num aluguel ha 4 anos, muito bom. Tô meio preso a este local, mas estou olhando uma casa própria
Pessoal, é muito bom amortizar e reduzir basntante o prazo do financiamento mas é importante lembrar de manter uma certa reserva de emergência para caso aconteça algum imprevisto, se o pagamento atrasar, ou se for demitido ainda ter um tempo para se estabilizar novamente e continuar pagando as prestações.
Verdade
sou corretor de imóveis no estado do RJ, trabalho com financiamento para meus clientes, posso afirmar, o vídeo é completo, parabéns Raul, excelente conteúdo
Qual seu contato?
E pra você que não aguenta mais morar de aluguel, tem trauma de pagar esse dinheiro que não volta, vale a pena em qualquer cenário.
Depende, tem alguns financiamentos que os juros são tão altos que você joga fora mais dinheiro do que pagando aluguel.
@@TheEmolano Mas aí é de imóvel com valor muito caro. O primeiro imóvel é minha casa, minha vida, apezin de até 240mil
Já amortizei 3 anos da minha casa. Mas desde que comecei a investir (2020) parei com as amortizações, para focar em acumular meus primeiros 100mil. Taxa real do financiamento de 5% a.a., preferi ir atrás das taxas mais altas dos investimentos da época. Parcelinha da casa 440,00, é um presente que minha eu do passado, deu para minha eu do futuro hahahaha
Meus parabéns, eu também consegui uma parcelinha de 540 agora em 2023
Ana tô começando a pesquisar sobre isso, nessa parcela de 440 quanto conseguiu pegar no valor do financiamento?
Eu queria voltar para a Nádia lá de trás e dar uns tapas na cara dela. Agora que estou indo atrás dessas coisas😢
O problema da dívida é o prazo em que está e não a taxa. Veja CET e observe bem. Amortizar é muito melhor do que investir para o acumulo do patrimônio.
amigo, 400 reais daqui a 30 anos vai ser o preço do arroz. Já esses 400 investido agora, em 30 anos compra um carro
@@sullivanvicente
Tá aí um vídeo bom de ver. A um ano atrás fiquei puto pq meu aluguel aumentou e coloquei na minha cabeça que não iria mais morar de aluguel. Comecei a pesquisar sobre financiamento de casa, comecei a investir a 1 ano atrás e hoje já tenho um dinheiro investido e uma parte guardada para dar uma boa entrada na minha casa. Prevejo que daqui a uns 4 anos ja estarei na minha casa. Rumo a liberdade financeira.
É um conhecimento que os bancos odeiam!
Com a amortização quitei um imóvel de 8anos em apenas 4anos sem aperto nenhum. Parcelar é bom para quem tem dinheiro para amortizar. O juro composto é meu amigo do peito 😂
Mas que o banco o governo! A gente é manipulado pra ser burro e pobre o tempo inteiro assim o sistema enriquece em nossas custas 😢
é o contrarioooooo, quanto menos você pagar de volta essas modalidades de crédito com juros baixos rápidos, mais eles ganham. O correto é pegar o valor da amortização, investir, nem que seja na selic e ir pagando somente a primeira parcela. Seu dinheiro irá render mais a longo prazo se levarmos em consideração uma rentabilidade de 12% ao ano.
Eu amortizei , comprei pra pagar em 9 anos, paqguei em 4.
No começo foi difícil, mas depois que eu via as últimas parcelas sendo eleminadas sem quase nada de juros me animei , foi a melhor coisa que fiz.🙏
Amortizar é bom demais!
Bom dia, você financiou sac ou price?
@@tamiressouza9814 O que acompanho aqui da minha avó é SAC.
Então vamos lá! Raul!! O problema é que dificultam muito o financiamento.. primeiro pq eles usam a renda bruta e não a líquida, então já prejudica quem ganha 8 mil pq vão considerar quase 10 mil.. segundo pq os engenheiros que visitam procuram defeito para reprovar.. terreno com duas casas, por exemplo, não financiam e terceiro que as vezes um empréstimo consignado acaba sendo mais vantajoso.. veja meu exemplo.. um imóvel de 300 mil, se eu financiasse daria 90 de entrada e pagaria entre 360 ou 420 meses parcelas iniciais de 2600 e finais de 500 (SAC).. porém como não foi aceito eu resolvi pelo consignado, pegando 130 em 96 fixas de 2600 e me descapitalizando com 170.. sofrido zerar, mas nesse caso não poderia perder a oportunidade e pretendo amortizar e reiniciar meus investimentos.. aos poucos, constante.. acho que foi um bom negócio.. não foi fácil juntar os 170.. mas creio que não será impossível juntar novamente 💪🏽
Resumindo: Você tem que ter dinheiro. No mínimo 10% do valor que já é muito dinheiro pra maioria dos brasileiros.
Segundo: a localização que nem sempre é onde queremos e o preço oscila só em função do local.
Enfim, comprar uma casa sendo pobre nesse país é um Grande/Enorme desafio.
Além disso, a pessoas perderam noção de valores das coisas. Um ap de 43m2 por 300mil é sem noção isso. Um carro popular de 70mil. São exemplos que expressam a extrapolação da noção dos valores das coisas.
Não é que extrapolou. A inflação, neste caso, é uma representação da falta de ganho de produtividade e perda de renda do brasileiro médio, frente à artificial elevação de salários.
As vezes é meio triste imaginar que o máximo que a gente pode conseguir vai ser uma gaiola que custa 300k. Mas seguimos tentando.
O mercado imobiliário só é acessível da classe média pra cima, aliás, o mercado imobiliário aqui no brasil é jogos vorazes - imóveis caindo aos pedaços em bairros periféricos com valores irreais que chega parecer piada.
Esse aumento das coisas chama-se AUMENTO DA BASE MONETÁRIA, cujo maior sinal é a conhecida inflação.
dependendo da regiao e estrmente caro os ap
Excelente vídeo
Meu relato, recentemente consegui financiamento pela caixa, programa da cohapar, sou do Paraná.
Valor total da casa 125,000,00
Governo me deu subsídio de 15,000,00
Tive que tirar do bolso 13,000,00 de entrada
E o restante ficou em 30 anos com parcelas de 450 reais e conforme for sobrando grana a ideia é amortizar
A casa está quase pronta e será entregue em alguns meses.
Foi uma excelente aquisição
Estou muito feliz
Oi também sou do PR como que eu faço para participar desse negócio da cohapar
Também quero saber. Qual sua faixa de renda para conseguir o subsídio ?
Cara, que sorte! Aqui na minha cidade Itapira/Sp , não sai por menos de R$170.000,00, o problema e que não consigo subsídio nenhum. Com parcela de R$1.300,00.
deus abençoe monkeyCRAZY
@@pedropasqualotto7820 amém irmão!
Deus te abençõe também!
Sou aluno da turma 29 tenho financiamento já amortizei 1 ano e recebi 800 em rendimentos no mês de fevereiro🚀🚀🚀 rumo a independência financeira obrigado Raul😊
Pra receber 800 , qto teve que investir????
uns 90 mil.@@nettosantos12
@@nettosantos12 em torno de 80 mil, que é 1% sobre o valor investido.
@@nettosantos12acho que foi mais de 100 mil investidos
ENTÃO VAMOS LÁ,👏🏾👏🏾👏🏾👏🏾👏🏾
SÓ NÃO APRENDE QUEM NÃO QUER,SIMPLES E FÁCIL A EXPLICAÇÃO.
Eu comprei um apê e financiei 50% do valor em 360x e já no primeiro ano consegui tirar quase 20 anos de financiamento. Meu plano é pagar tudo em 3 anos. Amortização ajuda muito. Só se organizar que dá certo.
Quer dizer, se caso vc não tivesse financiado o imóvel e juntasse esse dinheiro durante três anos! Vc compraria a vista? Estou em dúvida se vale a pena financiar ou juntar o dinheiro para comprar a vista.
@@VeronicaSilva-fc4lt provavelmente, se não tiver pressa vale mais a pena esperar e comprar a vista, sempre.
Tudo é relativo, se você tem onde morar pode ser melhor juntar e investir para comprar a vista mas se você paga aluguel talvez seja vantajoso este financiamento. Outra coisa, quando vc tem uma divida de 30 anos e sabe que com o valor de 1 parcela consegue pagar as 8 últimas parcelas, você se motiva a acabar com a dívida mais rápido e automaticamente paga bem menos juros. Mais uma dica: não canse de estudar sobre isso, o conhecimento é poder.@@VeronicaSilva-fc4lt
Até que valor é possível financiar?
Não acho que só pq sou jovem e não tenho uma família pra sustentar ter uma casa é uma opção ‘ ruim’ ao contrário, acho muito bom desde nova querer ter meu próprio imóvel e minha independência, é uma forma de negócio que na minha cabeça funciona kkkkkkkk
Vídeo mais que completo. Parabéns... Quem está lendo... FUJA DO ALUGUEL. ALUGUEL É PARA QUEM É MILIONÁRIO OU JÁ TEM IMÓVEL.
Sim, eu caí nessa conversa de aluguel uns 10 anos da minha vida. Dinheiro no lixo
Besteira, na juventude não faz muito sentido comprar acaba ficando preso geograficamente.
@@gqm314 Geralmente, os jovens compram (podem comprar) uma propriedade barata, crescem bem na carreira, a renda no inicio da carreira, e conseguem amortizar rápido, quitando rápido. A propriedade geralmente valoriza bem, daí ele vende e se muda, comprando uma propriedade bem melhor. Essa foi a minha experiência, não minha propriamente dita, mas que eu tenho visto com meus amigos. Eu tinha essa ideia de ficar me mudando, é um saco, os móveis se acabam muito a cada mudança e ficam todos frouxos, e o apartamento alugado o cara não tem nenhuma autonomia pra fazer melhorias.. Mas é questão de escolha mesmo. Depende de varios fatores, ficar alugando pode ser valido tbm
@@gqm314 Se vc nascer numa cidade, provavelmente vai viver nela... somos seres sociais e mantemos nossos vinculos pela vida toda. A chance de surgir uma oportunidade de trabalho em um local que vc não conhece é muito baixa. Eu to com minha casa quitada aos 33 anos... meu segundo imovel, o primeiro quitei aos 29 anos. Vc pode perfeitamentamente vender um imovel ou o agil do imovel se precisar se desfazer dele.
@@gqm314 Não concordo, hoje com a internet a pessoa consegue trabalhar de casa se quiser. Aluguel é pra quem já tem imóvel ou já é rico, aí sim vale a pena, mas mesmo assim comprar casa e deixar ela do jeito que a pessoa quer é muito melhor.
O juros é de 4% ano para faixa de renda de 1800 a 2300 mensal. Com salário de 6k, por exemplo, a taxa fica em torno de 8,5% ano.
Ainda vale a pena
Exatamente financiei 200 k e tô pagando 1500 de parcela, caro demais !
Ai que me quebra. Nem no minha casa minha vida me enquadro. Ai ainda tem os imóveis superfaturados em São Paulo. Melhor deixar quieto
Raul ainda tem outro segredinho se vc amortizar 1 dia após o vencimento vc amortiza 100% do dinheiro qd passa os dias tem juros
Não entendi, teria como explicar por favor
@@nztgames7177também fiquei curiosa
@@nztgames7177 faz uma simulação de amortização 10 dias após o vencimento e faz uma no dia do vencimento ou 1 dia depois, vc vai ver que tem juros diários também na amortização
Exemplo: 1 dia após o vencimento vc manda 1000 vai amortizar 1000 mas 10 dias depois vc vai mandar 1000 vai amortizar 900 por exemplo
Bem colocado
Meu filho de 27 anos e minha nora de 20 anos não conseguiram financiar seu primeiro imóvel pelo minha casa minha vida. Eles pediram um absurdo de entrada e as prestações estavam um absurdo. Então nem tudo que é passado pra gente e aquilo que encontramos na caixa.muito triste. Detalhe os dois trabalhando registrado
Olá, Marli! boa tarde
Então o problema é o valor do imóvel escolhido ...
Ele deve estar fora da capacidade de pagamento deles
A saída será procurar imóveis com valor menor
Fala pra juntarem dinheiro e comprar casa de posse, bem mais barato e consegue lugar bom, eu fiz isso.
Mesma coisa comigo, ficaram a entrada e as parcelas inviável para mim.
@@henriquesilva1232 como é isso casa de posse??
@@josebarbosa1547 sem documentação
Vale lembrar também, quanto menor a entrada maior terá que ser a comprovação de renda e com isso quanto mais financiamento liberado maior o valor da parcela, mesmo se zerar a entrada o cliente tem que custear a documentação, no teto de até 350 mil gira em torno entre 15-18 mil a documentação e quanto maior valor do imóvel maior as taxas de documentação, porém se o cliente tiver o fgts alguns construtores e construtoras pegam pra ajudar na documentação ou entrada! Lembrando que não é interessante você ter ou fazer empréstimos, isso gera comprometimento de renda e com isso o banco libera menos financiamento ou até reprova por não ter capacidade de pagamento entre 30% - ou seja digamos que você tem 3 mil de renda sua parcela máxima é 900 reais e você tem um financiamento de veículo ou empréstimo de 1.100,00 você será reprovado e só conseguirá a aprovação quando liquidar o comprometimento de renda e aguardar no mínimo 30-60 dias para atualizar no Bacen a baixa do empréstimo!
Meu camarada, parabéns por ser daqueles educadores financeiros que não desestimula a aquisição da casa própria, característica muito típica dos povos do continente americano.
Infelizmente, há canais como o seu que desestimulam as pessoas de terem a sua casa própria, alegando não ser um bom investimento. Entretanto, esses mesmos youtubers, na calada da noite, compram imóveis dizendo que fizeram isso porque querem aumentar a família. É muita cara de pau! Esses caras deixaram de ter a minha credibilidade.
Valeu, Raul!
Exatamente! Mesmo de longe a gente pega o caráter, e do Raul eu nunca desconfiei. 👏🏻👏🏻👏🏻👌🏻
É só ver o carro e o que o youtuber "investe" para saber se vale a pena ou não seguir os conselhos dele.
Faltou informar que tem dia melhor pra amortizar. Primeiro dia após o vencimento da parcela. Só simular que vai ver que é melhor.
Sério? Sabe falar pq acontece isso?
@@D4REDEVIL10 o juros vai atualizando diário. Quanto menos dias, menos juros na parcela. Aprendi recentemente tb. Vi um vídeo aqui no UA-cam e quando simulei, vi a diferença
Bom saber, vou prestar atenção nisso quando for amortizar
@@taironfernandes6023 as vezes no Santander não consigo no mesmo dia. Mas sim, no dia do vencimento seria melhor.
Então depois que pago uma parcela normal o melhor dia de amortizar é o dia seguinte ?
Raul, no meu caso o MCMV valeu muito a pena.O aluguel hoje no mesmo prédio onde moro está custando 20% mais do que eu pago de financiamento(moro em SP).Já amortizei 1/3 do imóvel em 3 anos, só amortizando no prazo.
no meu caso o aluguel já tá o Dobro do que a parcela. comprei a 6 anos. quando comprei a parcela era 800 e o aluguel 700. hj o aluguel a 1600 e a parcela 800.
Comprei um AP nesse programa habitacional da caixa, taxa de 4,5% ao ano. Surreal de bom, parcelinha de 590,00. Chave em Novembro.
Nossa juros baixíssimo e parcela muito barata, muito bom pra amortizar
Somos dois, irmão! 🙌👏
@@allan1831 juros baixos é exatamente pra você NÃO AMORTIZAR e ir rendendo seu dinheiro mais que o valor da parcela
Só funciona pra imóvel na planta ou se as chaves já vão ser entregues entra no MCMV tbm?
@@daniellesalessantos normalmente são construtoras que estão associadas a caixa econômica federal, e pra aderir o imóvel aqui em Brasília pelo menos exige uma série de requisitos. Programa habitacional do governo, normalmente é em processo de construção que o povo pega pra poder futuramente morar.
Eu tomei coragem e financiei o meu. Salário aumentou, já tenho um pé de meia e recebo uns jurinhos aí... Não queria apê, mas foi o que tinha para São Paulo. Agora é amortizar tudo o que puder.
Comprovado que o Raul consegue ver nosso algorítmo para fazer os vídeos... hahaha
Estou há uma semana pesquisando imóveis para financiamento. No momento eu pago aluguel mas não faz mais sentido pagar o mesmo valor de um financiamento todo mês e sair daqui uns anos sem retorno algum desse valor.
Parabéns pelo conteúdo informativo e responsável de sempre!
Olá, se estiver interessado em um imóvel na região de SP, talvez eu possa te ajudar, só clicar no meu contato. Boa noite.
🐟🐟🐟 ELOGIO
Comentei em um vídeo anterior que tive dificuldades em abrir conta na AUVP, do nada um atendente (Bárbara) entrou em contato comigo via whatsapp e solucionou meu problema! Fiquei até com medo de ser um golpe kkkk mas parabéns por se dedicarem a fazer um bom atendimento, por isso vocês não têm reclamações, vcs investiram em uma boa equipe, coisa que os bancos grandes nunca fizeram
HAHAHA!
Realidade que não se pode confirmar quando o assunto é sair da AUVP.
Migrei para AUVP e não me adaptei com a plataforma; existe inconsistências diárias nos valores da carteira, que ninguém conseguiu explicar.
Comecei o processo de retorno da carteira para a Easynvest na terça-feira, 26/02 e até agora não consegui fazê-lo.
Com a palavra, os gestores da AUVP.
Rapaz se você quiser sair da AUVP é o maior erro nas suas finanças, primeiro que lá tem as melhores taxas do mercado, e segundo que o suporte é transparência do Raul você não vai achar em lugar nenhum.... o app sempre está passando por constante mudança e melhoria, mas de você olhar no site da b3 todos seus investimentos estão lá corretamente.... repense nos seus conceitos... abraço!
Sou correspondente bancário, a realidade é outra, trabalho com a caixa econômica, o subsídio liberado pelo governo nunca chega ao teto máximo, acabei de fazer um financiamento para uma cliente que ganha 1550 reais por mês, a entrada que ela teve que dar foi de 28 mil reais para um imóvel de 100 mil. Tudo depende da idade do comprador, o valor do imóvel, o score dele, é muito complicado, pq os clientes acreditam nessas mentiras. De fato a taxa para baixa renda é de 4,5% ao ano, mas a aprovação é muito difícil
Isso é muito verdade... Tentei fazer um financiamento pela Caixa a uns 8 anos atrás e desisti depois de tantas dificuldades. Me fizeram gastar mais de 3K em produtos financeiros para "aumentar o score" e nada. Hoje eu tenho ranço da Caixa, pra mim o pior banco do Brasil.
Qual cidade?
Acabei de financiar, ainda não paguei nem a primeira parcela ainda, a taxa efetiva ficou em 9,79%+TR, para ser sincera achei bem alta, mas foi uma oportunidade. Vou quitar em no Maximo 3 anos, escolhi a tabela price, fiz pesquisa e para quem pretende amortizar antecipadamente a price é melhor, se bem que o Raul me confundiu agora. Vc pode me esclarecer se no meu caso, foi melhor a price. O imóvel foi 420 mil, financiei apenas 150
@@janepinheirodelemospinheir6391 PRICE é melhor mesmo para amortizar. Vc fez certo apesar da taxa meio altinha
Eu ganhei incríveis R$ 640,00 de subsídio da Caixa kkkkk
Cara, se tivesse visto esse vídeo antes talvez tivesse tentando usar o minha casa minha vida pra compra-la ...
Comecei a amortizar esse ano, paguei R$500,00 em janeiro e fevereiro, reduziu 10 parcelar no financiamento... Eu e a patroa colocamos na conta dos gastos essenciais já... E a meta é aumentar ainda mais esse valor. Se 35 anos virar uns 5~7 vai tá bom demais.
Quanto ao vídeo, só tenho a agradecer cara. Você dando esse conteúdo de graça pra gente é louvável, de verdade. Obrigado.
Mas se preocupa não, todos os meses vai um trocado pra pagar a AUVP, ainda serei seu aluno xD
Vlw Raul, abraço !
se a pessoa não se empolgar em querer comprar tudo financiado de 1x, dará certo. Se tem vontade/necessidade de ter carro e casa, entenda que tem q fazer 1 por vez, pois para não se lascar deve comprometer no máximo 30% da sua renda liquida com emprestimos e/ou financiamento. Eu comprei meu primeiro imovel pelo MCMV e 2009, financiei 100k e quitei em 3 anos.
Excelente sua explicação! Vejo varias pessoas aconselhando a nao comprar casa. Mas eu fiz assim e me livrei da divida do Banco amortizando o saldo devedor usando o FGTS tambem .
Ótimo vídeo 👏🏻, se for financiar com o intuito de amortizar, contrate na Price pq as parcelas começam bem menor e a diferença vc já pode ir amortizando ! Vai fazer uma grande diferença
Se voce é solteiro, financia a casa e aluga, alguem vai pagar por você o finaciamento. Vai juntando dinheiro para amortizar. Em poucos anos voce terá uma casa quitada se resolver casar.
Aí a casa vai precisar de reforma, pq inquilinos não vão cuidar tão bem quanto o dono
@@lymontteiro mds mais isso é onde menos
Pagar e dar de mão beijada pra fulana? 🤣 Cada uma kkkk
@@nomadeusapelo contrário, se você comprar a casa ANTES de casar ela fica no seu nome. Se comprar depois de juntar em união estável metade é dela.
E se casar em comunhão parcial também.
É mais inteligente acumular bens antes do casamento caso você não queira dividir com a “fulana”.
Raul teria como fazer um vídeo de financiamento para quem ganha mais de 8k por mês e não se encaixam no minha casa minha vida.
Obgd pela aula. Comprei com a minha irmã e quero liquidar e ela não. Tentar resolver esse problema e quando for comprar outro só compro sozinho mesmo. Composição nunca mais.
Cara, que vídeo sensacional!
Pra conseguir essas informações no yt tem que ver no mínimo uns 5 vídeos que por vezes são maiores
Ficou ótimo, adorei. Poderia fazer um vídeo agora para quem tem renda acima desses R$8.000,00? Qual o valor máximo que o imóvel pode custar? Obrigada!
Olá, Fátima! boa tarde
No financiamento de mercado (SBPE - SFH/SFI) o valor máximo de financiamento será o que sua capacidade de pagamento pode pagar, de acordo com a avaliação de risco do banco.
O ideal seria você fazer uma simulação nos sites dos bancos para ter ideia do valor de imóvel e de financiamento comporta com sua renda.
Ficamos a disposição para mais esclarecimentos no canal Click Habitação
Olá, se estiver interessada em investir em um imóvel na região de SP, talvez eu possa te ajudar, só clicar no meu contato. Boa noite.
Aquisição de casa é investimento e seu dinheiro só se valorizará.
Olá, se estiver interessado em investir em um imóvel na região de SP, talvez eu possa te ajudar, só clicar no meu contato. Boa noite.
No Minha casa, minha vida dificilmente será com a tabela SAC; na maioria das vezes será utilizada a PRICE. Faltou falar se optar pelo imóvel na planta tem carrego de obra e a atualização será pela taxa IGP-M ou IPCA pelo tempo das entregas das chaves (esse é pago para a construtora) e a evolução de obra que será pago para a CEF, coisa que varia de 10% da obra e vai até 80% até as entregas das chaves.
Percebi isso .. fiz uma simulação e a Price aprova o financiamento de valor maior .. enquanto a Sac a entrada tem q ser alta
Taxa de obra é algo que deveria ser mais transparente. Começa baixa e fica muito alta. Muita gente fica presa aí.
@@FalcaoLiviaa taxa de obra acompanhar a evolução da obra quanto mais perto de entregar maior fica, ela serve não só como um seguro da obra como para pagar a construtora a obra (ela não recebe o dinheiro para financiar a obra integralmente só uma parte a outra é a taxa de evolução de obra). Por isso que a construtora da desconto maior no lançamento ou quando parece de mais financiamento para bate a demanda mínima para iniciar as obras!!!!
Show🎉, faz um vídeo mostrando o que acontece com o imóvel se o camarada não conseguir pagar o financiamento.
Sobre o aumento do aluguel... minha mãe conta que quando ela e meu pai se casaram, por volta de 97, pagavam 35 reais de aluguel por mês! Então não duvidem que daqui uns 25 anos pode chegar aos 15mil sim um aluguel.
Boa Raul troquei duas moto que eu tinha em um terreno, de 475metros quadrados , tenho 23 anos e um carro de ano “Antigo” fiz um bom negócio peguei pois aqui vejo oportunidade, não tenho dinheiro para construir mais um dia quem sabe ou é mais rentável vende e financia uma casa com o valor do terreno que chega as uns 30k, aqui eu moro e sítio de Itapetininga
Não tenho filho nem esposa só comprei pois peguei em negociação
Por volta de 18:00 você pediu para comentar se você deixou de falar sobre algo. Você não explicou que os bancos possuem a opção de amortização crescente, decrescente e linear. Isso é muito importante. Você sugeriu decrescente, o que é interessante, mas não é a única opção. Você também não falou de um costume comum entre investidores. Eu mesmo acho mais inteligente Price com amortização crescente inicial de pelo menos 12 parcelas (que aí você pode ficar 12 meses sem pagar o financiamento, caso surja uma emergência tipo um desemprego, o que casa muito bem com a ideia de reserva de emergência). Entendo que a ideia do marketing faz você querer dizer que abordou tudo, mas a matéria é complexa, não dá pra abordar tudo em um vídeo, daí existirem tantos vídeos sobre financiamento... Toque dado, bjs!
Uma correção: a propriedade de outro imóvel só impede o uso do FGTS se esse outro imovel estiver na região metropolitana em que o comprador do novo imóvel mora ou trabalha, ou seja, ter uma casa de veraneio ou qualquer outro imóvel em outras regiões não impede o saque do FGTS para aquisição de novo imóvel.
vídeo completo, obrigada.
tenho 22 anos pretendo financiar uma casa/apartamento nos próximos 2 anos. Preciso me estabilizar financeiramente ainda, mas vai dar certo.
Olá, se estiver interessada em um imóvel na região de Pinheiros em SP talvez eu possa te ajudar, só clicar no meu contato. Boa noite.
Minha Casa, Minha Vida é uma política pública ótima! 👏🏼👏🏼👏🏼
não é bem assim. quando ele foi criado do nada o pessoal financiava com parcela de 200/300 reais. oq gerou uma corrida da população por imóveis. e oq aconteceu? imóvel que custava 60 mil na época no ano seguinte já tava 120. 3 anos depois tava 180. o valor dos imóveis triplicou com a procura. pq como tava fácil demais pagar 300 de parcela o mercado se reajustou até ficar difícil novamente com parcela de 600/700. se o programa não existisse bem provável q os imóveis estariam mais baratos hoje.
Sou cliente do Bradesco e sempre que tento amortizar o banco faz de tudo para dificultar e atrasa meses para fazer as amortizações .. é absurdo como eles adiam o máximo para forçar eu pagar juros....
Já amortizei financiamento imobiliário na Caixa e financiamento de veículo no Santander. Todos extremamente fáceis e direto no aplicativo.
Uma pena o Bradesco ser assim.
Bradesco é horrível no quesito amortizar financiamento imobiliário.
olá tenta fazer portabilidade de financiamento pra caixa econômica que e 100% sem burocracia nessa questão de amortização, eu realizo pela caixa de uma a duas amortizações semanal.
Bradesco ainda reduz menos parcelas. P conseguir amortizar reclama na ouvidoria. Tel no Google
O banco Bradesco é o pior para amortizar
Faltou informar que a amortização é não linear! No exemplo dado, R$ 1 mil amortizou seis meses do financiamento. Usando uma regra de três simples, um cidadão mais desatento poderia pensar que R$ 60 mil amortizaria 30 anos.
Oi poderia simplificar essa parte de que n é linear, no caso quanto mais for amortizando, menos meses vai sendo descontado do meu financiamento é isso?
@@maikonmota7sim, as parcelas mais antigas são mais baratas para amortizar e conforme você vai pagando, cada parcela que você for amortizar vai ficando mais cara.
@@jaaoziin15 Ahh sim entendi, perfeito!
Mas ainda sim pela lógica que pagamos 2, 3 imóveis no final de um financiamento se não amortizar, ainda sim continua valendo a pena amortizar as parcelas mais a frente, mesmo descontando um valor menor do saldo devedor, boa parte ainda sim é de juros, correto?
Os juros cai drasticamente. Mesmo vc amortizando, as parcelas sobem, mas não eh algo grande não, pouca coisa só.@@maikonmota7
@@maikonmota7 Depende da situação.
Imagine que eu tenha 300 mil em mãos que me permitem comprar um AP à vista, mas eu acho um financiamento que me cobra 8% de juros ao ano (minha casa minha vida é daí pra baixo).
Vale mais a pena eu deixar esses 300 mil em algum investimento que renda 10% (fácil de achar até em renda fixa com proteção do FGC hoje em dia) que me renderia mais que o valor das parcelas médias, entende?
A longo prazo, eu quitaria o ap, teria o patrimônio do AP e ainda teria os 300 mil lá.
As últimas parcelas mais baratas ainda assim valeria a pena pagar pois o corte de juros é muito grande, mas não valeria a pena amortizar TUDO porque as parcelas mais próximas seriam mais caras.
Depois que financiei meu apartamento consegui investir com muito mais foco e tranquilidade!
Faltou ponderar a realidade da faixa etária das pessoas, isso conta muito na escolha, assim como se tem ou quer ter filhos
Sanou todas as minhas dúvidas 🙌 agora já sei que assim que eu juntar 30 mil reais, já posso ir financiar meu imóvel 😊
Uma diferença que ninguém fala entre SAC e PRICE, na SAC realmente as parcelas diminuem , porém o valor das primeiras parcelas são maiores que na PRICE, pela PRICE vc também consegue um valor maior de financiamento e a amortização ocorre da mesma forma na PRICE (pagando as últimas, e qualquer valor)
Faltou falar q na SAC o valor total das parcelas é menor.
Eu pretendo financiar e fazer amortização. Descobri essa possibilidade um dia desse e fiquei muito feliz, pareceu uma resposta divina. Na mesma semana que descobri, eu perguntei para Deus como eu iria fazer para adquirir a minha casa. ❤🎉
Como faço para ir amortizando as parcelas?
@@stephaniexaviervicente depende do seu financiamento. Parece que a Caixa faz financiamento de imóvel e o aplicativo deles permite vc fazer isso
Olá, se estiver interessada em investir em um imóvel na região de SP, talvez eu possa te ajudar, só clicar no meu contato. Boa noite.
Tive uma experiência muito diferente ao financiar o meu imóvel que, mesmo dando uma entrada de apenas 3.12% (isso mesmo, 3.12%) o negócio já valeu apena.
A situação é um pouco diferente do comum, mas talvez vale ficar antenado para oportunidades parecidas como a que aproveitei.
Basicamente, uma incorporadora bem conhecida da minha cidade (e no Brasil tbm), fez um feirão para a venda das últimas unidades de um condomínio que, apesar de ser um ótimo projeto, foi lançado no momento de mais incerteza da pandemia, fato que prejudicou muito as vendas.
O imóvel é bem localizado, a 7 minutos de carro do centro da cidade, shopping, universidades e com boa infraestrutura ao redor. Possui 75 m2 e um ótimo condomínio.
A região está recebendo outros empreendimentos da mesma incorporadora e eles ainda possuem terreno para sair pelo menos mais uns 2.
O mercado imobiliário da cidade está bem aquecido, e essa incorporadora, apesar de ser líder em empreendimentos na cidade, não possui empreendimentos na região mais aquecida. Fato que está fazendo a mesma levar um baile da concorrência.
Isso está pressionando a incorporadora para desenvolver bons empreendimentos em regiões vizinhas e conseguir competir, mesmo não tendo espaço na melhor região da cidade.
Considerando que é uma empresa listada em bolsa e é possível observar algumas movimentações, parece que estão em busca de aumentar o caixa.
Tudo isso, fez com que algumas vezes tenham surgido ótimas oportunidades para quem estava em busca de um imóvel.
Realizei o financiamento do meu apartamento dando essa entrada baixa e com a garantia de uma taxa de juros de no máximo 10% a.a com a Bradesco (foi uma oferta em conjunto, já que a Bradesco é parceira dessa incorporadora a muitos anos).
A venda do imóvel foi realizada no valor de R$ 480.000, porém o mesmo já tinha sido avaliado por outros 3 bancos no valor de R$ 560.000 (sim, pedi acesso aos documentos ao corretor comprovando as análises realizadas). Inclusive, todos os imóveis já foram comprados da incorporadora e os proprietários já estão vendendo a esse valor.
No final, apesar de uma baixa entrada, minha CET ficou em 10.30% a.a. (não é incrível, mas só estou esperando a Selic abaixar mais para renegociar).
Para mim não foi difícil o crédito ser aprovado, já que a minha renda poderia cobrir a compra de um imóvel mais caro e comprovei meus valores investidos.
Além de ter financiado o imóvel a um valor abaixo da avaliação, ter dado uma entrada pequena e ter uma CET justa para um financiamento fora do minha casa minha vida. O fato de não ter precisado desfazer de muito dinheiro da minha carteira de investimento possibilitou aproveitar essa alta do IBOV e S&P500, fazendo a minha carteira ter um rendimento de aproximadamente 20% a.a. no último ano.
Possuir uma renda alta também me possibilitará amortizar muito rápido assim que finalizamos todos os custos com reformas iniciais.
Enfim, todo esse relato é para encorajar as pessoas, que assim como eu, não sabiam se era uma boa decisão financeira comprar um imóvel frente a continuar investindo.
Se você tiver atento ao mercado, pode encontrar oportunidades tão boas quanto e estar mais preparados para aproveitá-las.
De fato, tem estas oportunidades.
Mas aí como fica a questão do registro do imóvel? Vai ter um custo aí pela parcela "ficta", que na verdade é até uma vantagem, porque numa eventual venda resulta em menos ganho de capital.
Comprei um imóvel financiado em janeiro de 2020, em março 2024 eu quitei amortizando. Dei 100k de entrada e financiei 213k em 35 anos... já paguei, consegui um aluguel de 2k e o imóvel valorizou 80%. Como diz o Robert Kiyosaki: tem dívidas boas que alavanca seu patrimônio, como também existem dívidas ruins que só tira di nheiro do seu bolso.
Obrigado pela informação irmão 🙏 sou produtor rural e não sabia que tinha essa possibilidade de participar desse tipo de programa.
Olá, se estiver interessado em investir em um imóvel na região de SP, talvez eu possa te ajudar, só clicar no meu contato. Boa noite.
Um dos, se não o MELHOR canal de educação financeira do Brasil.
Melhor aula que vi sobre o tema, só senti falta de falar sobre imóveis na planta, em construção ou pronto, as maiores diferenças é também sobre uma tal taxa de evolução de obra, já tentei entender mas não consegui, gratidão!
Olá, se estiver interessada em investir em um imóvel na região de SP, talvez eu possa te ajudar, só clicar no meu contato. Boa noite.
Meu financiamento foi feito com a taxa de IPCA, gerou somente desespero e crises de ansiedade.. conseguimos pagar tudo em aprox 3 anos e agora estamos bem novamente.. não recomendo pra NINGUEM comprar com essa taxa.
Realmente foi golpe do bilhete premiado, pois a taxa fixa menor atraiu muitas pessoas, mas o IPCA disparou e com ela os ajustes no saldo devedor e na prestação
IMPORTANTE. É possivel financiar pelo programa já tendo um imóvel COMERCIAL. No programa diz que voce não pode ter um outro imóvel RESIDENCIAL. Então se ja tiver um imóvel comercial, ainda sim, pode financiar um outro residencial pelo programa. Digo isso pois em Brasília tem muita kitnet em area comercial utilizada como residencial. Se na escritura tiver como comercial, entao e possivel financiar o imóvel residencial pelo programa (experiencia própria). Inclusive na escritura aparece o imóvel como sala numero tal.. e não como apartamento número tal.
Dica: estudem o imóvel que irão comprar e a região do empreendimento. Imóvel na planta é muito melhor. Comprem, mesmo que seja através de financiamento que caiba no orçamento. Depois vai amortizando e pagam o imóvel em 1/3 do tempo.
Olá, se estiver interessado em investir em um imóvel na região de SP, talvez eu possa te ajudar, só clicar no meu contato. Boa noite.
Financiei no interior da PB, peguei a faixa 3, 8,16% a.a. Fiz uma casa com 4 quartos, num terreno de 225m², casa com 90m². Valor financiado 150.000,00 com parcelas na casa de 1.480,00. ZERO ENTRADA. Para mim, compensou bastante.
Fiz uma amortização para ter uma noção, com 600,00$ abati 4 parcelas do fim.
Foi pela caixa?
@@kakaukurnik8173 foi sim!
Campina Grande?
@@marcospedrosa214 Picuí/PB, 120 KM de Campina.
Tem uma lei que diminui as taxas de registro pela metade, não lembro o nome, mas é um adendo interessante ao vídeo.. pois estas taxas são bem caras no registro de imóveis.
Verdade!
Na verdade é bem antiga, dos anos 70, e vale para o primeiro imóvel financiado.
Se comprar à vista, não tem direito.
Aqui na Alemanha, a taxa de juros pra financiamento imobiliário tá em torno de 4% e é considerado alto 😆. Antes da pandemia tava em torno de 1% a 2% ao ano. Ah, isso pra qualquer cidadão, inclusive pra imigrante com residência permanente.
@@01VS vizinho? rapaz...
@@M3STERL3G3NDeu tive a mesma reação quando li isso kkkkk
Sim, sim. Obviamente que não são todos. Sempre tem aquele vizinho seboso. Mas me dou bem com a maioria deles.@@M3STERL3G3ND
@@01VS Sua realidade nao é da maioria dos Brasileiros. E sim, tem muito Brasileiro passando perrengue por aqui. Mas o meu comentário era só pra comparar taxas de juros imobiliários :D
Bom dia Doulas,
A Alemanha tem acordos com o Brasil em relação ao FGTS?
Outra pergunta, você sabe qual o procedimento para nos que estamos no estrangeiro?
Um abraço desde a Suíça
esse vídeo me salvou de quase assinar pela PRICE. Obrigada por isso rs
Parabéns pelo conteúdo, para quem não consegue amortizar muito basta adiantar uma parcela a mais todos os meses. Por exemplo: parcela 1000 veja quanto é para o saldo devedor, digamos que seja 400. Vá no aplicativo e amortize em torno de 410 que será a última parcela, no final do prazo. Se fizer isso o financiamento já é quitado na metade do tempo.
Outra observação é a documentação na compra. Eu gastei no ano passado 10 por cento do valor do imóvel com ITBI e cartório. E só paga a vista. Tem que ficar atento a isso também.
Como é essa história do beneficiário do bolsa família serem jsentos ?
Quero saber tambem
E para aqueles que ganham mais de 8k, como ficariam as taxas de juros já que não entram no programa do governo ?
Tenho a mesma dúvida, Raul
Olá, se estiver interessado em investir em um imóvel na região de SP, talvez eu possa te ajudar, só clicar no meu contato. Boa noite.
No meu caso eu realizei um financiamento imobiliário em 30 anos, porém todos os meses eu fui realizando amortizações e consegui quitar em 3 anos, sem contar que nesse período ainda renegociei a taxa de juros cobrada
Como renegociou a taxa? Pode me falar? Estou pagando uma taxa de 9,79%, achei bem alta, mas foi uma oportunidade, pretendia comprar daqui a 3 anos à vista, mas os imóveis no condomínio que comprei tem uma boa valorização, quando conseguisse juntar, já estaria mais caro. Então meti a cara, pois quem me vendeu queria chegar um negócio e me vendeu abaixo do valor de mercado.
@@janepinheirodelemospinheir6391 no caso o que eu fiz foi entrar em contato com o banco e solicitar uma revisão da minha taxa de juros, em paralelo eu também entrei em contato com outros bancos, buscando por taxas de juros melhores, e com isso em mãos consegui negociar com o banco que eu tinha o financiamento.
Graças a Deus consegui comprar meu apartamento no ano passado, estou muito feliz,vale cada centavo que gastei
Só um equívoco no vídeo. Não pegue empréstimo para dar a entrada . Hoje tem o SCR BACEN, esse sistema puxa o endividamento do cliente. Se estiver comprometido não aprova . 30% da renda não é só com financiamento habitacional , mas como qualquer outro tipo de empréstimo , cartão de crédito etc .
Cartão de crédito entra ?
@@RedNew Sim. Hoje puxa tudo que seja dívida 😐
@@JessicaSousa07Obrigado pela informação!
Não necessariamente. O banco vai analisar renda e comportamento. 30% já deixou de ser parâmetro há muito tempo.
PERGUNTA / PERGUNTA / PERGUNTA - Fala Raul, tudo bom? Quando fiz o financiamento do meu apê, lá no banco me disseram que eu não poderia quitar o financiamento antes dos 5 anos, pois se não eu perderia os descontos obtidos do Minha Casa Minha Vida, essa informação procede? Sou Faixa 1 no financiamento.
É vdd, se amortizar ou quitar antes dos 5 anos vc devolve um valor proporcional do subsídio que recebeu
É verdade. Mas a devolução que acontece quando se amortiza antes dos 5 anos é de forma proporcional ao valor amortizado. Tem que analisar caso a caso, mas no geral se perde muito mais quando não se amortiza, mesmo antes dos 5 anos... Canal Amigo do Pai Rico você encontra análise completa sobre isso...
CARAAAA VOCÊ É DEMAIS, VAI AJUDAR TANTOOOOO QUE DEUS TE ABENÇOE
Olá, se estiver interessada em investir em um imóvel na região de SP, talvez eu possa te ajudar, só clicar no meu contato. Boa noite.
Existem alguns equívocos quanto ao inicio do financiamento: construtoras no geral oferecem financiamento da entrada, caso tu não possa fazer, MRV e Tenda quase sempre, para minha casa e minha vida.
Essas mesmas empresas no geral quando financiam por elas (não precisa ser na planta) também pagam as taxas (ITBI, etc).
De resto um baita vídeo!
A gente é seu aluno sim, só que tamo na cota pow, libera mais na conta do ADS 😅😅😂 parabéns pelo vídeo Raul 👏🏽
hahahah
Apenas considerando que se o financiamento for pelo MCMV e tiver recebido subsidio, tem de esperar 5 anos para amortizar, pois caso seja antes, perderá o valor amortizado. Na verdade nao perde, mas "devolve" ele para o governo.
Comprei um imóvel para investimento há algum tempo, não consigo mais usar FGTS mas de qualquer forma a minha renda ultrapassa a faixa máxima da MCMV, as simulações da caixa sempre dão juros de no min 11% a.a. pra mim...
Fora que em Brasília difícil achar um apartamento por menos de 400 mil, se eu fosse financiar teria que pagar uma parcela de quase 4k, absurdo dms.
Aparentemente tá mais fácil comprar imóvel sendo pobre
Você pode usar o FGTS para reduzir o saldo devedor do seu imóvel que comprou para investir? Se puder, pode ser aconselhável no seu caso. Você também poderia vender o seu imóvel atual, para poder usar o FGTS na compra do seu imóvel para morar. Vale analisar melhor o que é mais importante para você.
@@uryell.leandro O meu imovel de investimento já está quitado - entao n tem como usar fgts mais, pelo o que me falaram, mesmo se eu vendesse o meu imóvel, eu teria de esperar 5 anos para poder voltar a ter o direito de usar o fgts em compra de imovel, o que para mim não seria vantagem uma vez que o imovel de investimento me trás retorno mensal (sei q vendendo poderia aplicar o dinehiro da venda em outro investimento durante esses 5 anos mas não tenho muito interesse em fazer isso pq ja faco outros investimentos, sinto q o imovel é de certa forma um seguro caso tudo dê errado kk)
Veja se consórcio te atende
@@andrenolf consorcio é a melhor maneira de perder dinheiro, melhor eu esperar e pagar o imovel a vista
Não é a toa que esse é o melhor canal sobre investimentos e afins do youtube.
Muito obrigado Raul.
Gostaria que abordasse sobre amortizações- por prazo e valor- na modalidade consórcio.
Quê? Famílias mais vulneráveis que ganham até R$ 2640,00? Essas pessoas já são consideradas ricas para o governo, já beirando ali o imposto de renda 🤦. Nosso país é uma triste piada.
Raul. Nessa simulação o aluguel ficaria 17 mil e a prestação 500,00. Ou seja, é irrisório. Pq adiantar parcela se lá no final tu vai estar pagando quase nada de prestação?
Amigão, as parcelas estão pequenas porque ele ta pagando 30 anos adiantado. Se esperar elas chegarem vão estar no valor da parcela atual (1700,00), não 130,00
23:07 - Primeiro imovel tem desconto por lei, acho que é RGI
Isso mesmo. Primeiro imóvel adquirido por meio do Sistema Financeiro de Habitação (SFH), Lei 6 015/73, Art. 290, possui 50% de desconto nos emolumentos cobrados pelo cartório para registro do contrato de financiamento. Não é necessário se enquadrar no Programa Minha Casa Minha Vida. Há situações que o desconto pode ser maior, conforme o artigo 43 da Lei 11.977/09. Importante o adquirente informar que se trata do primeiro imóvel adquirido no âmbito do SFH, pois o cartório não tem obrigação de informar sobre o desconto no momento do registro.
Mas vale pra imóveis novos e antigos?!
@@uryell.leandroe quando faz empréstimo consignado para comprar o primeiro imóvel?
@@mahgomes540 acredito que não. Nunca vi um caso assim. Procure saber diretamente no cartório de registro de imóveis, mas entendo que não é possível, pois você está contatando um empréstimo para pagar o imóvel à vista (assim eu entendi), não deve ser no âmbito do SFH.
@@DeboraMalafaia sim, novos ou usados.
Bem interessante o vídeo, lembrando que dps de 20 anos um imóvel pode pedir certas reformas, como refazer a fiação. Então é sempre bom manter uma reserva de emergência
Raul, só um adendo no que foi dito em 16:05 sobre pegar um empréstimo para pagar a entrada.
Se a pessoa fizer isso ela compromete parte dos 30% do salário que é necessário limite permitido para prestação no financiamento. Ou seja, se esse empréstimo compromete 10% do salário no financiamento só aprova parcela que corresponde os outros 20%.
Como assim quem ganha bolsa família não paga o financiamento?
Olá, boa noite
É somente para os financiamentos da Faixa em EMPREENDIMENTOS exclusivos para a faixa 1 SUBSIDIADA.
Como me inscrever no Minha Casa, Minha Vida na linha SUBSIDIADA?
No que se refere ao acesso das famílias às unidades habitacionais construídas por meio de Provisão Subsidiada, enquadradas na Faixa 1 do Programa Minha Casa, Minha Vida, cabe esclarecer que o cadastro (inscrição) e seleção de beneficiários são realizados por meio dos cadastros habitacionais locais (governo do Estado, ou municípios), ou por meio de entidades organizadores, a depender da modalidade.
A seleção dos beneficiários deverá respeitar aos critérios estabelecidos por meio da PORTARIA MCID Nº 724, DE 15 DE JUNHO DE 2023.
Para os demais financiamentos de MERCADO NÃO há esse tipo de benefício.
Ficamos à disposição no Click Habitação
Eu comprei na planta pra pagar a entrada em 36x e depois as parcelas normal no financiamento. Se eu fosse esperar ter 150 mil a vista pra comprar não ia ter nunca
36 vezes de quanto?por favor 😅 pra mim ter uma ideia
@@JacquelineSantanaafaz a simulação no seu aplicativo da caixa
E faltou mais uma coisa, pra quem tem renda de 10mil?
Não pode fazer financiamento pelo minha casa minha vida. Tem que ser por outra modalidade.
Tem o conteúdo do Amigo do Pai Rico que fala exclusivamente sobre Financiamento. Recomendo. Ele faz umas análises muito elaboradas e analítica.
Eu também acompanho ele, tanto no conteúdo gratuito quanto no pago. E é muito bom! Recomendo.
Gente, quem comprar a casa com subsidio do governo, é bom esperar 5 anos pra começar amortizar. Pois se fizer antes de 5 anos, paga parte da amortização e parte é devolvido ao subsídio.
Descobri isso ontem, pois to estudando muito pra me planejar e comprar a minha.
Na parte de amortização do saldo, discordo que a melhor estratégia seja amortizar pelo prazo. Se considerarmos a amortização pela parcela, esta ficará menor mês a mês. Se você utilizar essa diferença na prestação para somá-la à amortização recorrente do principal, conseguirá quitar muito mais facilmente, até chegar o ponto que o saldo devedor seja nulo. Eu digo isso, após quitar uma divida enorme que minha mãe possuia, em questão de meses, tinhamos reduzido em mais de 50% a prestação da divida o que ficou muito menos oneroso para ela.
Outro ponto positivo é que, se surgir algum imprevisto futuro, você não vai sofrer tanto, pois terá uma despesa fixa menor, isso vale ouro se considerar que a maioria das pessoas não tem reserva de emergencia.
Concordo com sua estratégia. Mas cabe analisar qual o objetivo da pessoa e as condições dela. Se estiver em um situação confortável, amortizar reduzindo o prazo será uma boa maneira de ver sua dívida diminuindo mais rapidamente e isso traz uma ótima sensação ao ser humano! Mas se o momento é de priorizar outras despesas ou a formação de uma reserva de emergência, eu entendo que sua estratégia é a melhor.
Algumas coisas a acrescentar ao video:
1) as construtoras normalmente parcelam o valor da entrada, entao a pessoa nao precisa ter necessariamente os 10% do imovel. As parcelas devem ser quitadas antes da entrega das chaves.
2) comsiderem a parcela da evolucao de obra cobrada pela caixa, valor qie nao diminui no financiamento, um valor que chega a quase o valor da parcela do financiamento dependendo da evolucao (pra algumas pessoas chega a ultrapassar)
3) as vezes a construtora cobre os custos da documentacao do imovel
Sou bancário e tudo que falou é correto. Empresto ao cliente para antecipar um sonho, mas sempre recomendo antecipar as ultimas parcelas com o tiver disponível de saldo para pagar menos juro
18:02 MUITO OBRIGADO!
⛔️⛔️⛔️⛔️⛔️⛔️⛔️⛔️⛔️⛔️ mas fala do brasileiro no exterior! Por favor. Que Deus lhe abençoe.
A amortização no valor da parcela é válido quando o devedor não está dando conta de pagar o valor mensal do financiamento. Então, quando a parcela do seu financiamento estiver comprometendo seu orçamento familiar, faça sim amortização no valor da parcela. Futuramente quando essa parcela não estiver te incomodando, comece a amortizar no tempo. Desta forma, com o valor das parcelas menores, você conseguirá pagar muito mais parcelas (finais) do que antes - pois se não tivesse amortizado no valor da parcela, elas teriam valor maior.
Olá, Daniel! boa tarde
Perfeito!
Apenas lembrando que a redução do valor da prestação na amortização com opção pela redução da prestação é proporcional ao valor reduzido na dívida.
Assim, pequenos valores amortizados conduzem a redução pequena no valor da prestação (a+j)
Ficamos a disposição
O app do Itaú também está fazendo esses cálculos! Já quitei uma casa de 30 anos em 10 anos!