@@mrsaeba9379eu não, nem Tik Tok eu tenho e nem Instagram. Quem pegou o Orkut e depois o Facebook. Sabe que vai ser sempre assim. Nasce uma rede social. Fica famosa depois aparece outra rede social. A anterior fica esquecida até morrer. E a outra fica famosa e assim vai. Orkut morreu. O Facebook já tá ficando esquecido. O Instagram já tá ficando velho. E o Tik Tok vai substituir o Instagram. E depois vai aparecer outro depois do Tik Tok e assim vai. E antes do Orkut tinha o garagem. No final dos anos 90. Sou dos anos 80. Peguei toda essas redes.
Computar é caisa séria mais com as brasileirinhas não dar elas são muito comunistas só na nuvem e muito ciumentas um homem o uma mulher pra muitas ou mais
Eu já perdi a conta de quantas vezes um cliente me liga falando: - Aqui está dizendo que não da pra imprimir pq a tinta está acabando? O que isso significa? Eu: - Significa que não da pra imprimir, a tinta está acabando. 20 minutos depois após a pessoa liga e diz: - Cara, era isso mesmo! Muito obrigado, vi de colocar tinta aqui e resolveu! E se você trabalha com T.I sabe o quanto eu não estou brincando...
Seguido minha mãe fala: Eu tô desligando o computador e apareceu uma mensagem: Atualizando o Windows, não desligue o computador Oque faço agora ? Acho que ela é uma pessoa a frente do seu tempo 😂😂😂
bixo, hoje em dia se vc souber o minimo de informatica a geração z vai olhar pra vc como um google ambulante, pq é incrivel a deficiencia mental que essa galera tem de pesquisar as coisas no google ao inves de vir me perguntar. "Esse celular é bom, isso aqui faz o oq, como resolve isso?" pqp cara...
Eu já vivi uma punchline. A pessoa falou que a impressora não imprimia. Perguntei "Tem um fio atrás, ele esta ligado nela?" Na mesma hora recebi um enfático: "NÃO"
Sim kkk, eu acho isso engraçado e desesperador ao mesmo tempo. Já aconteceu de que tentaram ligar o computador, mas o cabo estava desconectado da tomada e tantas outras coisas absurdas, que fico assustado em ver isso. E sem contar que, já vi um que não sabia criar pastas na área de trabalho.
Eu tenho 22 e entrei em choque quando descobri que meu namorado que tem 25 n sabia usar direito o explorador de arquivos do Windows, fui tentar ensinar ele a usar um emulador de Xbox 360, e algo que demoraria uns 10 min, demorou 1 hora a 1 hora e meia, pq ele tinha dificuldade de se achar nas pastas e se perdia na hora de extrair arquivos .rar, foi agonizante ver ele arrastando uma pasta pra dentro da outra com cuidado parecendo que estava desarmando uma bomba kkk
entao se foi tudo isso ai.. larga esse seu namorado ai.. pq imagina no trabalho dele será auxiliar pro resto da vida dele e isso se for empregado.. kkk
Mas começa mesmo! Cada vez que aparecer um tipinho perguntando "qual linguagem é melhor pra estudar", veja isso como um concorrente a menos. Porque não serão mesmo.
Ja estou contratado, mas tinha medo de mudar de area pq quando formei em agronomia levei 6 meses pra ser chamado pra entrevista, mesmo formando em uma das melhores faculdades do Brasil. Ja com tecnologia, bastou uma A+, CCNA e inglês fluente e me chamaram em menos de duas semanas enviando curriculo. Hj ja to acabando faculdade trabalhando com Cloud, ja tirei algumas certificações AWS, to aprendendo python e linux. Pra futuramente estudar containers. Acho legal ver oportunidades que pareciam impossiveis aparecendo. Ñ existe milagre mas com.muitas horas de estudos e dedicação é possivel.
Mas não internet não são todos programadores? Só vejo posts mencionando código e scripts, etc. Fico me sentindo um dinossauro que se aventurou em linhas de comando.
@@technoir-1984 isso é a maior mentira, é normal um estudante perguntar qual é a melhor linguagem para o mercado, eu também fui assim e hoje em dia trabalho em home office numa empresa de fora, recebendo meus 32 mil reais mensais.
O que eu percebo é que muitas pessoas pesquisam na internet sobre um assunto específico, leem apenas algumas linhas sobre o tema e acham que entenderam.
E o pior: Ignoram COMPLETAMENTE a fonte do que acabaram de ler/ver/ouvir e tomam imediatamente como fato. Isso é perigosíssimo! Só quem já viu um jovem dizendo "claro que é verdade, eu vi no TikTok" sabe como isso é desesperador.
Eu já desistir, se a pessoa não sabe simplismente acessar o link do teams, zoom ou similar para reunião ou eu apresentar algo. Ou usar o team viewer, any desk ou similar para assistência remota, em ambos os casos eu já viro para pessoa e digo vou te ligar por chamada de vídeo no whatsapp, ta ok?
Normal, eles focaram a vida toda estudando uma área específica que não é a computação, é a mesma coisa se eles cobrassem algo da área deles pra uma pessoa de TI que não tem obrigação de saber mesmo se pra eles for algo mais simples
A grande diferença da Y para Z, é que a Y acompanhou o avanço da tecnologia se atualizando juntamente com os recursos, a Z já pegou níveis de abstração muito maior, o que para o usuário que só precisa utilizar a ferramenta é ótimo, mas não faz idéia do que acontece por baixo do capô.
Y nasceu na era do início da internet e computador. Z já nasceu com tablet e celular na mão, internet popularizada e mais rápida... A geração Alpha então vai ser pior que a Z.
@@MarkHobbes Nada a ver, sou da geração Z e não existia celular toque de tela no Brasil na época e a única forma de acesso à internet na época era o computador, e a internet mais rápida que tinha era de 200 kbs, tinha que ficar pausando pra assistir um vídeo no youtube e demorava um dia pra baixar um jogo de 1 giga.
Esse é um ponto fundamental, eu sou de 98, começo da geração Z, porem eu fui um pouco privilegiado de ter acesso ao computador/internet muito mais cedo do q as crianças da mesma época q eu, que inclusive são amigos de infância... porem eu consegui acompanhar a evolução do computador, internet e celular até os dias de hoje, inclusive trabalho na área, e é bizarro pessoas q trabalham comigo tem uma dificuldade enorme com computador e o mais curioso que pessoas mais velhas q eu inclusive, quando eu as ensino acabam aprendendo muito mais rápido do q pessoas q tem exatamente a minha idade ou proximo... pra uma criança de hoje começar com um computador tem se toda uma bagagem pra aprender (diferente que acompanhou o avanço da tecnologia ao longo do tempo) diferente de um smartphone q a criança ja nasce com a cara colada no smartphone e o smartphone é muito mais intuito e enxuto a forma de se usar e é o um dos pontos levantados pelo Dio, sobre como o uso de smartphone faz as pessoas acreditarem q tem o domínio de tecnologia
Pra mim não faz sentido a Z começar em 98, a diferença de conhecimento e evolução da tecnologia pra quem nasceu em 2004 é mto notória. Uma coisa é vc nascer em 2004 e ser criança com celular touch na mão, outra coisa é ter nascido 5 anos antes e ter pego PC e todo o processo de evolução do celular. Não dá pra entender como isso é mesma geração!
Sou estudante de Computação e participei de um projeto pra ensinar programação em Python para estudantes do ensino médio nas escolas. E eu me surpreendi que eles são feras pra usar um celular, mas coisas simples como criação de pastas e subpastas no PC eles n conseguiam assimilar. Mesmo explicando como se fosse uma pasta da vida real, alguns n entendiam. Digitar um link, baixar uma imagem, até mesmo usar o mouse. É algo pra parar e refletir mesmo.
Pra mim usar o mouse é até compreensível pq é uma coisa que gerações mais antigas anos 90 por exemplo cresceu já usando o mouse e os pais tiveram que aprender a usar e o ",novo," gera um estranhamento e dificuldade. Agora coisa que a todos cresceram usando, Google até parou de ser usado, me trouxe uma sensação de incompreensão
Fico feliz em saber que msm com 14 anos eu sei bem usar o computador. Comecei a estudar programação com 13 anos, com python (mas só sei um tiquin de nada). Já com 14 comecei a estudar JS e consequentemente HTML e CSS (com o Gustavo Guanabara). Dps que eu consertei meu notebook, instalei Linux nele, e meu amigo, eu AMO o terminal kkkkkk aprendi até a usar o Neovim por causa dele, inclusive tenho minha configuração salva em um pendrive. Sendo da geração Z, admito, para muitos a internet serve apenas para um meio de entretenimento/diversão, inclusive eu era assim. Mas graças a Deus abri o olho para vida logo cedo. Quero ser um programador bem sucedido, orgulhar meu país e quem sabe morar em outro país..... Enfim, se vc aí é mais novo como eu, cara, estuda pra ser alguém na vida, no final da caminhada vai valer a pena Boa sorte a todos!
GenZ aqui falando. Acho que o problema vem muito disso msm, do uso massivo de celulares e da falta de acesso a um computador, seja por falta de recursos financeiros ou necessidade mesmo. Pegando meu grupo de amigos por exemplo, nós quase todos tivemos computadores na infância, naquele boom do meio dos anos 2000. Aprendemos a baixar jogos, filmes, séries, músicas e operar alguns aplicativos de escritório pq era isso que tinha pra fazer. Não tinham dezenas de serviços de streaming pra facilitar a nossa vida, comprar um jogo na Steam era fora de cogitação então, isso se ele rodasse nas nossas máquinas. Baixavamos pirata e tinhamos que aprender a crackear, legendar, corrigir erros de DLL. Quem é da nossa idade e não teve acesso a isso realmente não sabe pq não teve como aprender e/ou foi ter acesso a tecnologia quando chegaram os smartphones. Os sistemas fechados dos smartphones e as facilidades que apresentam pra gente torna dispensável ter esse conhecimento, com aspas no dispensável. Enfim, gostei do ponto trazido sobre os labs de informática das escolas. Aqui no Rio, as que tem são realmente elefantes brancos. Não tem aula pra ensinar a usar aquilo, e tem muita gente que não tem acesso que poderia estar se beneficiando de aulas de informática básica.
Eu trabalhei em uma escola publica do Rio, o que o governo quer é que as professoras dêem aula de informática e não querem contratar professores capacitados para tal. Com isso, as professoras já sobrecarregadas não conseguem dar aula sobre algo que ela não domina fielmente e o governo não põe a mão para buscar professores e garantir uma aula de informática acessível nas escolas públicas, isso vale também para idiomas.
Esses dias eu vi um vídeo de uma garota aqui no YT que conseguiu comprar seu primeiro macbook, ela teve uma ligeira procura de como ligar e quando abriu o sistema para ela começar a configuração do OSX, ela tentou "clicar"tocando na tela, e responde no vídeo "ãh, não é touch" (risos). Explica muito essa geração!
@@MarkHobbes Isso fez lembrar epoca trabalhava no suporte da sony aonde cliente disse mesma coisa depois sugerir usar televisao no cabo rede. Infelizmente galera esta ficando cada vez mais preguiçoso
Sou da genz nascido em 2000. Meu primeiro diploma foi em 2011 (montagem e manutenção de hardware e redes). Falo com tranquilidade que a maioria dos meus amigos não sabem absolutamente o básico de partição, tipos de arquivo, entre outras habilidades. Mas para diversão são experts
Eu me enquadro na mesma situação, menos na idade, tenho 37 anos. Mas meu círculo de amizades, não sabem nada. Mas nada mesmo. Tipo eu pergunto qual windows vc tem no seu computador? Ninguém faz ideia oque é windows. Kkk
O que voce observa sempre foi a regra. No final dos anos 80 e durante os anos 90, a gurizada que aprendeu isso era chamado de micreiro pelos tiozao. Micreiro de mico-computador, personal computer, nome ainda de uma epoca que o padrao era computador ser coisa "de firma", os mainframes. Essa especie nao teve continuidade, nunca foi muito popular na verdade. Quando ja estava me formando nos anos 2000, observei a morte dos micreiros e uma avalanche de Orkuteiros e Facebookeiros. O hacking nao morreu, mas caiu muito. Parabens! Voce e' um raro exemplar de micreiro! Orgulho de voce!
Sou de 1999 e digo o mesmo que ti. É de certo modo desesperador ver quanta gente da nossa faixa etária, que são os que teoricamente mais deveriam ter facilidade com tecnologia por terem crescido numa época onde o acesso a computadores foi (e hoje é ainda mais) abundante. É bizarro. Por outro lado, nós que trabalhamos com TI ficamos com menos concorrência huahauhau Mas aí eu me pergunto: será que não estamos esperando demais das outras pessoas por estarmos inseridos numa bolha de tecnologia? Como o próprio Isaias mencionou acima, isto sempre foi assim. Pra mim, no entanto, não deixo de achar bizarro que a geração que mais teve contato com computadores em sua infância desde então não conheça o básico de um sistema operacional.
Saber usar redes sociais é uma habilidade e tanto porém no dia dia do mercado de trabalho, da maioria das pessoas não envolve redes sociais e muito menos programas amigáveis.
Meu garoto, toda geracao tem que aprender. Eu sou do ultimo ano da X e a geracao do meu pai tambem reclamava da gente. Entao, fica tranquilo, nada de novo de novo. Daqui a alguns anos, voce vera a Gen Z reclamando da alpha, assim como a X avacalhou a Y que ficou menos bosteada de pois de alguns anos e agora quer cantar de galo. Hahaha
Como proletário digital e especialista em tecnologias educacionais, parabenizo pelo video e qualidade com que o assunto foi abordado. Não temsido comum encontrar trabalhos assim fora da bolha acadêmica. PARABÉNS!!!
Considerando o quão enviesado o Google tá, no sentido de respostas extremamente personalizadas até pra quem sabe as sintaxe "secreta", é até justificável.
Também acho muito preocupante. Não tá satisfeito com o Google? Usa Bing, Yahoo, até mesmo o DuckDuckGo. Usar uma rede de vídeos de 1 minuto como fonte principal de pesquisa é bizarro
Da para até entender, alguns tipos de pesquisa, o tiktok de entrega a pesquisa visualmente e de forma em vídeo, como por exemplo, uma receita ou um tutorial... Mas é muito bizarro ver eles fazem pesquisas seja educacional, histórica, política e etc.. Dentro do tiktok, uma rede que em nada é científico no sentido de se propor a ser isso, como o Google é, ou pouco se preocupa em desmentir bilhões de mentiras que os usuários criam, e lá estão adolescentes e adultos pesquisando dentro de uma rede social.
No meu trabalho, todos os dias penso que não vou me suspender e sempre sou surpreendido, como as pessoas não conseguem ler o óbvio e, muitas vezes, a resposta está estampada na tela. Obrigado pelo Instagram, Whatsapp, Facebook, Tiktok e Kwai por deixar as pessoas analfabetas digitalmente.
Não foi somente redes sociais mas popularização celulares com tudo muito mastigado. Provavelmente outro reflexo educação brasil porque computadores deveria fazer nossas vidas partir momento começa estudar e trabalhar.
Isso não é analfabetismo digital, é analfabetismo funcional (educacional) mesmo. Ler/escrever e não entender ou achar que entendeu e dificuldades de interpretação fazem parte disso. O analfabetismo digital é derivado de não saber utilizar tecnologias simples como um scanner ou impressoras, por exemplo. E isso por terem uma "mecânica" diferente do que já estão habituados. Excelente semana!
No final com o professor falando sobre introdução de computação no ensino básico e eu só consigo pensar que a gente falava a mesma coisa na minha infância (anos 80/90) e que me faz perceber que ainda não mudou. Mais de 30 anos e ainda não praticam isso... Que desespero... D:
Caramba, o material é excelente. Eu atuo como professor de Educação Digital, e esses problemas realmente são detectados, e busco ensinar de forma dinâmica o uso da tecnologia, e as ferramentas disponíveis para tal uso. Muitas ideias aqui abordadas irei usar em minhas aulas. Parabéns pelo vídeo.
Um relato de uma situação que aconteceu comigo. Fui encarregado de treinar 2 GenZ, foi momentos de tristeza, eram funcionários que iriam ficar praticamente o tempo todo trabalhando no computador, não sabiam abrir o navegador para enviar um e-mail, não sabiam abrir uma planilha de Excel, um dia me chamaram pois o computador não estava funcionando, cheguei lá e não tinham ligado o PC e nem sabiam como fazer, nesse dia me estressei e falei para eles irem procurar um curso de informática básica no Senac e falei pro gerente que eles não iriam dar conta do trabalho por incapacidade de usar as ferramentas de trabalho.
@@sebastiaonetodesousalima2064 isso amigo, por isso que saiu noticias ai que várias empresas estão desistindo de contratar geração Z e vc sentiu isso ai na pele pelo seu relato, pq são mimizentos demais e tem uns ai que levam os pais juntos para fazer entrevista, pode acreditar.. kkk
@@gepetovovo2509 Como são néscios. São na verdade os verdadeiros escravos do sistema, um monte de gente especialista em navegar no celular e consumir o dia todo conteúdo de APP. Exatamente o sonho das plataformas.
Eu fui instrutor da SOS Computadores, Microlins e BitBrasil (sou de 1980). E os alunos digamos mais "difíceis" de compreensão eram os de mais idade. Talvez hoje deveríamos ressuscitar as escolas de informática, pois como Dio fala no vídeo, o celular como referencial de computador e tecnologia é terrível!
Essa realidade maioria das pessoas tem celular como maquina principal no dia a dia. Acredito vai alem curso trabalhar usando ja deveria fazer parte ensino mesmo fosse atraves aulas ead para fazer em casa, curso extra de informatica basica ate programaçao
@@joao98_ é eu não tenho como falar da metodologia nessa época, lecionei na unidade Vila Sonia em 2003 / 2004 rsrs mais de uma década pode ter mudado muito!
Na minha cidade tinha uma empresa q fez rios de dinheiro com curso de informatica, só q ela fechou, cada vez com esse problema maior já to imaginando ela nascendo das cinzas.
Se a Geração Z tá tendo problemas com impresora, dll, formatos de arquivos, imagina usando Linux e o teminal, resolvendo problemas de dependências e etc 😂
Isso é só falta de intuição, cara, ou seja, o buraco é mais embaixo. Se uma pessoa não desenvolve intuição básica, é porque nunca surgiu a necessidade, e se nunca surgiu necessidade, é problema de criação. Eu não sabia usar impressora até algum tempo atrás, mas não foi nada difícil entender o funcionamento, tanto de uma wireless quanto uma Wired, e hoje não tenho problemas com isso.
Isso é um reflexo das sociedades como um todo , as pessoas estão tendo dificuldades em interpretar um texto simples ,elas simplesmente não entendem o que acabaram de ler , que belo conteúdo parabéns.
Na minha opinião tudo é questão de interesse, é o combustível para qualquer aprendizado. Já vi dificuldade em todas as gerações em áreas que não se tem interesse.
As facilidades geradas no agora, se tornam reclamações no futuro. Por exemplo, a geração Y trabalhou para que o Linux pudesse ser usado quase que completamente sem abrir o terminal. Agora os Y reclamam que os Z não sabem usar um terminal Linux. O ambiente foi preparado dessa forma, facilitado dessa maneira, homens modernos não sabem caçar.
O que eu acho pior nessa geração é o desinteresse para aprender tendo um acervo imenso na internet, no UA-cam. Hoje tem conteúdo gratuito pra tudo e feito de diversas formas. Quando comecei a estudar informática tinha que pagar livro e apostila e algumas mal escritas ou desatualizadas. E nem mencionei como as IAs podem auxiliar nos processos de obtenção de informações.
Sou da geração Z mas isso que vc disse é verdade a galera tem baixíssimo conhecimento de informática felizmente eu e meus irmãos entende, mas vejo que os celulares tem tantas facilidades que não compensa muito um PC para muitas pessoas com o Ready For da Motorola e Dex da Samsung quase pensei em cogitar abandonar o PC
Tenho 17 anos e meu primeiro contato com um computador foi quando tinha uns 6 anos, usei um notebook da HP em meados de 2013-2014, com 12 comecei a me interessar em programar meus propios jogos e comecei a usar o Blender pra criar eles com 13 já comecei a ter consciência de Logica basíca de programação fazendo uns programas bem medíocres em Python, com 14 minha realmente mudou parei de ficar focado em jogar dia e noite e comecei a estudar cada vez mais sobre tecnologia, e hoje já consigo usar Python,Java,Kotlin e C++, me vejo como um usuário médio de tecnologia mesmo não sabendo de tudo tenho interesse em aprender e superar as dificuldades que estão no caminho.
Tudo porque você recebeu um computador, muitos não, eu como você também fui privilegiado com um computador cedo, mas eu ainda recebi mais cedo, com 9 anos, então varia do momento em que se recebe o computador também. Também sou programador atualmente e também tive interesse em criar jogos e sites, principalmente sites, hoje desenvolvo apps mobile de todos os tipos.
muito bem, parabéns, eu só vi um computador na minha frente pela primeira vez em 2006 e olha que nasci em 91. Agora já sou formado, mas porque fui atrás do conhecimento assim como você está fazendo tão cedo, continua mano.
E pensar que fui aprender alguma coisa de Informática com 16 anos, usando o MS-DOS 6.22 com Win 3.11... hoje tenho 44 anos, usando o Linux, vi toda a evolução dos Windows e Linux, linha de comando pra mim é vida. No minha escola em um ano tivemos aula de informática, onde apredemos a usar o Access.
O ruim é que muita gente da gen Z não tem contato com PC na infância ou adolescência. O que eu vejo no meu ciclo social são pessoas que "pularam" o pc e foram direto pro celular, e com a quase insistência de treinamento em informática pela escola, pelo menos no meu caso, fica difícil chegar na idade adulta sem esses conhecimentos
Meu irmão de 15 anos não sabe nada de PC. Ele queria fazer um negócio na internet e pediu o meu celular porque o dele não possuía desempenho suficiente, então falei pra ele usar o computador que fica no escritório, e ele me respondeu que sabia que dava mas ele não sabia usar o computador kkkkkkkk. Eu fui lá e ensinei a ele como fazer.
concordo com isso tbm. Eles só usaram a tecnologia "no automático". E qdo o nego tem azar, ele está com quase 30 anos, e nunca precisou extrair 1 arquivo. As pessoas elas são diretas no que fazem. Gostam de coisas imediatas. Quer ver vídeo? Acessa o site e assista (ou assina né, os streaming da vida). Quer imprimir? Só pedir pra imprimirem pra vc. Quer alguma notícia? Só acessar um site. E vai pra escola / trabalho, e viva normal. Sem querer entender como funciona as coisas. É o padrão de povão isso ... no passado, só quem metia a cara mexia nessas coisas. As pessoas precisavam saber instalar um sistema usando disquete, precisava saber extrair, caso contrário, ficava só no Paint. E daqui pra frente a tendência é ladeira a baixo ... com a chegada da IA, será super comum, as pessoas começarem a parar de aprender até a ir pesquisar e linkar assuntos. Já que a máquina faria tudo por elas. As pessoas precisam começar a evitar o fácil e a não pular etapas.
16:38 Nesse ponto, observo que o acesso a computadores a população em geral no brasil sempre foi algo escasso. Com isso, a inclusão digital se obteve por meio de Smartphone, antigamente o acesso era por meio de Lan houses e escolas, entretanto, atualmente não se tem a presença do que foi citado anteriormente e tenho a impressão que a disciplina de informática foi descartada no ensino em geral. No meu caso eu tive a sorte de ter acesso a computadores desde muito jovem. Ainda Nesse contexto, tem a questão de que montar um computador no brasil é bastante caro, tenho um amigo meu que só obteve acesso por meio da empresa onde ele começou trabalhar.
Eu tive acesso an internet bem mais tarde na minha vida, lá pra quando eu tinha 10 anos. Antes disso, o meu pequeno PC com Intel Pentium só rodava o que vinha em disquete ou CD. Até Linux eu conheci bem antes da internet, com uma distro que rodava Gnome 2 e tinha um papel de parede padrão de um leão branco. Então eu aprendi a usar computadores bem cedo. Minha irmã até me disse que eu tenho mais jeito de millennial do que Gen Z, mesmo tendo nascido em 97, não só com computadores.
no meu caso foi similar ao do ryu tive um pc próprio de uso meu e o da minha irmã nessa época quando tinha uns 10 a 11 anos lá pra 2011 e 2012 é um neo pc n140 da positivo com um processador via c7-d clone do soquete 479 da intel com windows 7 starter e muita coisa que conheço de hoje em dia em informática foi fuçando o windows mexendo e remexendo por conta própria e pesquisando as coisas na internet sem depender tanto de outros, tanto que mais ou menos nessa mesma época já sabia o que era os formatos de arquivos dos emuladores, instalar jogo de windows velho que configurava e etc, só que que há muitos anos depois fiz um curso básico de informática pois como aprendi o básico mexendo por conta própria passei nesse curso rapidão só pra ter um certificado capacitação básica mas quase tudo que aprendi de informática foi na base da curiosidade e fuçando o pc como se fosse um "brinquedo" pois pra mim a graça do pc pra mim é tu usar a curiosidade aos poucos pra aprender a mexer, só que nem todo mundo tem esse "talento" mas gostava de mexer desse jeito ai e ainda aprendi tanta coisa que até os professores do fundamental ficava envergonhado por dar bronca pois já vi uns note dos professores com tanta tranqueira que meu jesus se eu falasse o povo iria zoar bonito esses educadores do fundamental.
Eu só tive contato aos 21 anos com IBM/370. Quando me criei para micro informática em menos de 6 meses eu tava treinamentos para nível básico e intermediário. Sempre tive facilidade com isso e no trabalho sou a pessoa que orienta Inclusive a pessoa mais novo. Não é questão de idade é questão de oportunidade e interesse. Sou da geração que usava enciclopédia de papel, dicionário de papel e e navego com excelência no universo digital. Acho até que meu passado analógico me ajudou demais a fazer associações no mundo digital quando estou dando treinamento para algum outro leigo. Agora não tem como eu comparar um dicionário hoje para um jovem de 12 anos! Probabilidade dele não conhecer por exemplo um dicionário de papel é altíssima. Gosto de tudo digital Mas eu acredito que as crianças ainda precisam ter contato com o livro em papel, Por que esse aprendizado físico na minha modesta opinião que não sou neurologista ajuda demais que a pessoa aprenda qualquer coisa. Ressaltando que eu não sou especialista na área de cognição ou Neurologia. Então é uma opinião muito empírica mesmo
Dio vc e sua equipe são muito bons cara, real. As tecnologias que eu presenciei que mais me marcaram foram as evoluções na música. Me lembro de criancinha meu pai me chamando a atenção pra não mexer na agulha do tocador de vinil, aí teve fita, cd, dvd, streaming, enfim.. todos me marcaram. Os celulares também, desde o ericson 788 do meu pai até os atuais.. uma coisa muito legal foi quando eu pensei por conta própria o seguinte: se a internet discada usa o telefone, então o celular do meu pai (nokia 1100) pode acessar a internet. E foi assim que eu baixei um ringtone em midi da música all the small things do blink 182 e foi por muito tempo o toque do meu pai kkkkk enfim, muitas memórias esse vídeo me trouxe MUITO OBRIGADO!
Trabalho como gerente de ti em uma imobiliária/construtora, é impressionante como o pessoal mais novo realmente não sabe estruturar pastas, as vezes o pessoal me chama porque não esta achando um arquivo que foi escaneado... chega a dar medo, uma vez por semana tenho que separar um tempo na minha agenda pra organizar as pastas dos usuários e dos departamentos que ficam no servidor, um trabalho que deveria ser de cada usuário passou a ser meu porque se eu deixar o pessoal não consegue trabalhar fica tudo espalhado duplicado ou até triplicado... fora os problemas com duvidas sobre extensões de arquivos, upar arquivos em determinadas extensões é quase um parto pra alguns, alguns usuários tem dificuldades até mesmo de abrir a pasta de downloads e instalar um simples certificado... o lado bom disso é que não vamos ficar sem emprego tão cedo kkk
Pois é a empresa deveria treinar este pessoal. Mas infelizmente para muitos empresários treinamento a perda de tempo. Sou facilitadora de aprendizagem na minha empresa e sei do que eu estou falando
@@ipaline Compreendo o que quis dizer mas nao concordo, isso que usei de exemplo é o básico do básico, a galera deveria chegar no emprego ja sabendo isso pois é o mínimo para se utilizar um computador... a empresa realmente tem que passar um treinamento porem referente a softwares que são usados por ela como por exemplo softwares de erp...
@@Nicolasm15inze Sempre foi a mesma porcaria o ensino, o problema é a criação e a necessidade, porque o cara vai saber usar uma impressora se ele não tem necessidade de imprimir?
Realmente as pessoas hoje não tem tanta necessidade de imprimir. Mas no mercado de trabalho a chance de vc precisar saber usar um computador é muito grande. Não vai ser celular e TikTok.
Cara que vídeo!!! Primeiramente parabéns pela produção! Sou prof. de informática básica/aplicada em cursos técnicos, e é justamente isso mesmo que está acontecendo! Minha tutora da pós, compartilhou esse vídeo comigo, e tudo isso que foi falado eu vivencio no meu dia a dia com os alunos. O pessoal acima dos 30 é bem mais aberto a obter conhecimento, duvidar, questionar, a galera mais nova chega achando que sabe de tudo, mas na prática não sabe de nada, e ainda ficam tirando sarro quando um ou outro mais jovem tem alguma dúvida e precisa de ajuda.
8 місяців тому+4
Que vídeo excelente, meu jovem! Esse canal é bom demais.
Não só isso, nossa geração precisa aprender a ter curiosidade. As pessoas da nossa geração não tentam fazer as coisas por contra própria ou buscar uma solução. Eles querem a resposta com instruções detalhadas e cada passo mastigadinho, se não for assim as pessoas não conseguem fazer nada. Eu nunca fui um grande entusiasta da computação, mas ano passado comecei a ter interesse pelos sistemas linux. Aprendi na marra, tinha dúvida de como fazer algo? Ficava 2h pesquisando no reddit e fóruns antiguissimos de como solucionar meu problema. As vezes me desafio a tentar resolver sozinho (quando sei que não irá brickar meu sistema), mas ninguém faz isso hoje em dia. Querem tudo facilitado, sem ter que quebrar a cabeça. Eventualmente comecei a me interessar por programação e ainda sou bem leigo, mas tento fazer tudo por conta própria até encontrar uma solução.
@@DiegoRockLoiro cara cada pessoa escolhe o sufoco que quer passar, se a pessoa n gosta de computador ela logicamente vai querer a maior praticidade possível ao usar, por isso que existe varias carreiras possíveis pra seguir, cada uma passa um sufoco diferente
@@DiegoRockLoiro Muito bom ver sua atitude. Só acrescentaria uma coisa. Busque grupos de estudo, de interesses comuns e comece a trocar conhecimento. Você vai evoulir mais rápido... Ali todo mundo está remando para o mesmo lado e sempre haverá dúvidas e sempre terá alguém pra ajudar resolver ou buscar a resolução... Acredite no véi aqui...
"Ler". Literalmente é o que se faz nas redes sociais. A menos que a pessoa só veja imagens (que muitas vezes também tem texto). Não digo escrever, pois as pessoas usam o corretor ortográfico. Você pode passar o dia lendo - O conteúdo importa muito. Sem falar que falam tão mal das gerações passadas e elas liam jornais todos os dias.
Sou de 86. Fiz um curso de datilografia em 1997. Era de tarde. Lagava do curso as 17. Pegava o ônibus pra chegar entes das 18 pra assistir Tv Cruj. Em 1999 fiz o primeiro curso de operador de micro. Era o Windows 98. Em 2005 o meu pai comprou o primeiro pc. Um pentium 4. 3.0 gz. Com 4 de ram. Instalei o Windows xp. Fiz vários curso na área de computação. Em 2009 fiz um curso de montagem e operação de micro e redes. E hoje tou aprendendo Java. Nos anos 2000. Fiz um curso de operador de micro com Linux Ubuntu e Kurumin. Mas só mexi com Linux no curso. Em casa sempre é Windows. Mas tou pensando em instalar o Ubuntu. Pra programar no Linux.
Pentium 4 era foda kkkkkkkkk Pois super recomendo, Ubuntu ou derivados num primeiro momento, pra programar é bem direto ao ponto, eu uso Linux Mint e o setup pra programar tende a 0, especialmente dependendo da IDE e linguagem que vc usar. Windows funciona tbm, só dá mais trabalho pra fazer o setup em alguns casos. O mais chato é configurar o dual boot e tal, mas existem muitos tutoriais na internet sobre, mas vale a pena
Quando eu tinha 15 anos e estava estudando, também enfrentei dificuldades. Naquela época, nem mesmo sabia o que era um navegador, mas persisti como um bom aluno e aprendi. Hoje, sou programador. Estamos criando um problema chamado preguiça de aprender. Só porque estão acostumados a mexer no celular, tudo precisa ser como estou acostumado no celular, ou isso é apenas uma desculpa para permanecer na zona de conforto? Será que devemos sempre mudar o mundo só porque uma pessoa de 20 anos não gosta de utilizar um computador?
Sinto que algums empresas ate empesas grandes de software estão tendendo pra esse lado na facilidade excesiva, um exemplo que eu passei foi na transição do Windows 10 pra o 11, onde a maioria das coisas que você fazia pelo painel de controle ou agendador de tarefas, agr vc faz pelas configurações, com telas mais redondas mais 'fancy', e bem mais simples, tão simples que eu ms demorei pra encontrar as coisas que queria; E acaba que muitas coisas são até mais praticas de fazer pelo terminal, por exemplo, que para alguns pode ser considerado uma coisa chata de tão complexa, talvez so por não apresetar uma tela tão amigável quanto a de um smartphone talvez.
Eu acho que o problema não é mesmo a interface do usuário.... O problema é a preguiça mental de aprender qualquer coisa que gaste mais de 5 minutos dessa moçada atualmente
Sem duvida alguma, um ótimo vídeo. Muito obrigado Dio! Enquanto indivíduo constituinte da geração Z, sinto-me compelido a agradecer-lhe por isto. O conteúdo que vêm produzido tem me ajudado demais e, acredito que também tenha ajudado muitos outros jovens. ❤
Eu já fui muito analfabeto digital( em partes, ainda sou um pouco) e o fato dos sistemas serem bem plug-in play desestimula as pessoas em procurarem as soluções por conta própria, até mesmo customizar o desktop se tornou algo preguiçoso
Incrível meu amigo, uma verdadeira aula, infelizmente isso não é só em informática mas em conteúdos como um todo e olha que sou professor de história e é visível essa automatização do cérebro dos adolescentes
Fui ter computador só com 9 anos, e fui aprendendo sozinho como mexer em tudo. Até hoje, tenho carinho com o Windows XP, e o PC de casa veio com o Linux Educacional. E até hoje, meus pais ficam impressionados com o tanto de facilidade que tenho de mexer no computador. Uma vez, fui fazer aula na sala de informática na antiga 5ª série em diante, lá nos anos 2010 para cima. Os meus amigos nem sabiam como colocar acento, e tive que ajudá-los. Meu irmãozinho, de 13 anos, tem facilidade com o computador e já se sobressai contra a maioria dos pré-adolescentes da mesma idade.
Que conteúdo foda, estava numa discussão no trabalho sobre isso semana passada, tenho 24 anos e vejo gente da minha idade mais ou menos sem saber usar painel de controle do windows para resolver problemas simples, um jovem aprendiz que tinha na empresa, ficava perdido no computador e eu achava isso absurdo.
Lembro que voltei de uma viagem com a minha mãe e quando entrei no quarto lá estava um compaq 486 com 8mb de ram. Isso era 2004, meu pai comprou de uma loja de manutenção por 300 reais. Nele veio instalado o windows 95, no meu primeiro contato eu fiquei com medo de clicar no iniciar, que tinha o formato de uma janela, eu ja havia escutado falar da internet, então fiquei com medo de clicar e gastar dinheiro ou seu la hsauhsuahausushu.
Ótimo vídeo! Tenho experiências semelhantes aqui em casa. Eu comecei a mexer com PC e Internet já com uns 20 anos de idade. Meus filhos nasceram com PCs em casa e mesmo assim percebo que eles apanham de coisas, que pra nós micreiros linuxers são coisas triviais. Enfim... se assemelham muito ao desconhecimento dos nossos pais e avôs que vieram de uma geração anterior a nossa, mas por motivos diferentes, claro.
eu estudei bastante pra saber criar um servidor web, na epoca ate contei pros meus pais a minha conquista após algum tempo eu ouvi do meu pai "uau mateus, sua sobrinha tem facilidade igual voce, ela tava contando que criou um servidor no discord" meu deus.........
Comecei a ter contato com computadores aos 15 anos (1985), aprendíamos o SO em linha de comando, programar alguma coisa era obrigatório, entender o funcionamento da memória, da organização da estrutura de arquivos, dos formatos de gravação, tudo era importante, fiz curso técnico em processamento de dados, percebi logo como tudo isso podia me ajudar na escola, encurtando a história, tudo isso me ajudou tanto, que hoje sou professor de matemática e sempre foquei no uso dos computadores no processo de aprendizagem, a tragédia é que as escola ainda são desestruturadas para a integração dos recursos computacionais, já fiz alguns projetos de ensino e aprendizagem com essas metodologias, mas o desgaste é gigante, pois tenho que organizar tudo, não há funcionários responsáveis em organizar e cuidar dos equipamentos, salas superlotadas, equipamentos que não são dimensionados adequadamente às propostas de ensino etc. Tantos problemas fazem com que os projetos sejam descontinuados e as aulas girem em torno do tradicionalismo, no entanto quando realizados são muito produtivos, os alunos engajam-se facilmente, já tive alunos que decidiram estudar programação por conta da participação nas aulas do projeto. Vídeo muito bom, já tive alunos com dificuldades de responder a um google formulário, e até o que nem sabem o que é um e-mail.
Quem da geração antiga já ficou puto com software (seja web ou desktop) que tem botões ou textos ENORMES mostrando o que deve fazer levanta mão! ✋ Hoje em dia tem tutorial pra tudo 😂😅😂
Um display 1080p de hoje, na maioria das interfaces de usuário modernas, passa a impressão de comportar menos elementos que um antigo display 800x600 ou 1280x1024. O que acontece que o excesso de espaçamento é espaço branco limita a densidade de informações e força o uso de elementos como botões de combinação/overflow, abas etc, ao invés dos mais simples, e eficientes, menus lineares e toolbars tradicionais.
Meu Deus! Que vídeo INCRÍVEL! Sou professor de Matemática de escola pública e percebo isso há muitos anos. Vou indicar esse vídeo para a Equipe Gestora da escola. Sei que muitos professores que trabalham comigo também não sabem muita coisa de tecnologia, mas diferente dos alunos, são interessados em saber mais. Será um ótimo desafio pra mim neste momento, pois me deu vontade de criar algum tipo de trabalho sobre informática com os meus alunos. Certamente este vídeo será uma excelente forma de introduzir esse projeto.
Eu sou da gen z, nasci em 2006, realmente é bem perceptível que meus colegas não fazem ideia do que estão fazendo. Sou uma exceção à regra por conta do meu pai, uso computadores desde 2010, no ápice dos meus 7 anos eu tava tentando instalar o java no windows 7 pra instalar mods no minecraft 😅
Apesar de ter nascido em 98 me identifico, primeiro cd, instalando show do milhão... Pouco tempo depois descobri o Nero, "burn/queimei" muito CD na época uahsuahsua
@@joao98_ Nero durou kkkk Nasci em 83 e já o usava em 2000 hahaha CD era muito bom.. eu cheguei a usar muito disquete nos anos 90 e era um inferno.. putz, o "kit multimídia" da provedora vinha com 15 disquetes floppy pra instalar browser, email, irc, telnet,etc.. kkkkk era muito ruim a internet na época (to parecendo meu sogro falando da época dele nos anos 80, peloamordedeus)..
Parece que o problema é que o computador deixou de ser um eletrodoméstico que toda família tem, como uma geladeira, e muitos adolescentes estão tendo seu primeiro contato com um computador só quando chegam no mercado de trabalho.
Pior que é verdade. "Antigamente" tinha 1 PC para a casa inteira. Agora, cada um tem seu celular, e quem quiser que compre seu próprio notebook. Não há mais necessidade de usar o PC do pai/mãe para acessar a internet.
Os trabalhos de escola mesmo fiz tudo no celular. Na faculdade fui usar notebook pra fazer mei TCC e meus trabalhos. Mas sabia o básico pq fiz curso na infância, e fazia emulação e outras coisas no celular. Por isso não sou analfabeto digital
Eu sou da geração Z e faço um curso técnico em informática, uma das minhas experiências com a dificuldade em usar o computador com o resto da minha geração foi em uma das aulas deste curso, mais especificamente aula de tópicos de linguagem e programação 2 (springboot, java e postgres pra fazer um server web), uma das maiores dificuldades da minha turma (de 5° semestre na época) foi em descompactar um arquivo... Ficamos pelo menos 3 aulas (3 semanas) para que o professor pudesse explicar como descompactava um arquivo .zip. KkKK foi bem engraçado e triste ver os veteranos do curso não saberem descompactar um arquivo (obs: o curso tem duração de 6 semestres, é feito no ifms, atualmente estamos no último semestre sem mais problemas com arquivos .zip)
17:53 Eu passei por algo assim, e olha que eu sou da geração Z 😅, dei aulas em escolas de informática "básica" e aulas de programação, e sempre fui de dizer para os meus alunos, digitar (datilografia) pode até não ser o foco da sua profissão, mas é algo que pode te destacar. Por fazer relatórios, planilhas de maneira mais rápida, além de que, dependendo digitação acaba sendo bem importante em várias áreas, não diretamente as ligadas à tecnologia, recepção, atendimento, engenharia, todas elas principalmente agora, pedem um pouco mais de recursos digitais, e a datilografia acaba sendo bem interessante. Eu mesmo, sou programador, designer e professor, e atualmente tenho uma média de 80PPM (Palavras por minuto) e sempre procuro melhorar, e repasso essa visão para meus alunos 😊
Esse vídeo ficou tão didático que utilizei no laboratório de informática com meus alunos. Foi bom pra expandir a mente dos jovens e adultos que ali estavam...
vi essa materia tb no jornal da band, sabem usar o cel, mas nao sabem usar o PC. a impressora, o basico, o Office, é super estranho, ja vi gente assim, mas de boas, a gente ajuda, sou da geracao X nao teho esses problemas
Se acomodaram só nas redes sociais, uma vez pedi para um cara upar o trabalho e ele não sabia como upar, e o melhor de tudo, tinha feito no bloco de notas, word nem existe para isso
Muitos deles só sabem instalar jogos e usar redes sociais, meus sobrinhos vivem quase que o tempo inteiro no smartphone, mas volta e meia eles me pedem pra fazer alguma além doq eu citei no início. Tipo mudar a senha da tela de bloqueio ou fazer a tela ficar sem apagar por mais tempo, coisas que as vezes o próprio dispositivo te guia, ou então vc aprende a fazer com um tutorial de 2 minutos no UA-cam eles não sabem
@@arthurSemP 2008: smartphones sempre tiveram menos poder de processamento que computadores. Alguns sequer vinham com um app de pastas, tinha que ir nas configurações e armazenamento pra abrir as pastas. Sem internet são praticamente inúteis. Jogos bons eram escassos. Telas pequenas que chegavam a incríveis 720p (mas a maioria tava mais para 480p) baterias que duravam nada. Câmeras horríveis. Quer aprender programação? Precisa de um computador ou ativar root e perder a garantia num dispositivo que mal tinha armazenamento. Uso produtivo de celular é e sempre foi SUPER LIMITADO. Sério, até os aplicativos Office são uma porcaria no celular. "Ah mas hoje da pra aprender programação pelo celular" sim, mas se você quer ter uma boa memória mecânica vai precisar de um cabo OTG, um splitter usb, um mouse e um teclado... Basicamente um computador com uma tela ridícula. Da pra ser produtivo com um celular? Dá. Se você tiver um computador junto :/ ou vai ser um inferno usar SÓ o celular pra ser produtivo
@@SrNerd Eu não acredito que "limitação" seja o termo apropriado para os exemplos que você utilizou. O celular não é feito para esse fim. É um simples portátil com a finalidade de facilitar a comunicação. Diferente do computador que é totalmente adaptável ao usuário. Para aquele que quer ir além da parte mais simples do telefone "modificar, trabalhar com, estudar" talvez seja desconfortável e até inacessível apenas ele, sozinho. Aí entra os periféricos e o próprio computador.
6:40 Meus problemas com impressoras e scanners acabaram 20:00 quando passei a abandonar o Hp Smart para usar o programa Open Source NAPS2. Recomendo demais 😂
Em 1992 eu tive o primeiro contato com um computador na escola onde eu estudava. O software rodava a partir de um gravador que executava uma fita k7 e deixava o programa rodando em memória. Na mesma época eu fiz aulas de datilografia usando máquinas de escrever. Depois disso eu nunca mais parei de aprender, tendo feito manutenção de computadores, redes e fui acompanhando toda a evolução. Apesar de ser um hard user de tecnologia e hardware, de gostar de montar meus próprios computadores e ter meus projetos paralelos de desenvolvimento de software, o que eu faço no dia a dia é ajudar as empresas a vender mais criando estratégias comerciais e de mkt que se integram. E eu só consigo fazer o que eu faço pq eu aprendi a conectar as coisas e entendi como que tudo funciona. Canais como o do Dio deveriam ter um lugar de destaque no YT.
eu tive sorte... ao mesmo tempo que precisava ir à escola com roupas usadas de meus irmãos mais velhos, tinha comprador em casa já em 1995... acho que era um 486, que só rodava DOS, que foi comprado de uma escola de informática que estava migrando pra computadores com Windows... meu irmão comprou com o que ganhava entregando jornais, e a ajuda financeira de meus pais então peguei ainda uma época mais básica, e fui acompanhando a progressão da computação
A relação talvez possa ser explicada pela lei da abundância x escassez. Na época dos milennials, computador era novidade e escasso, portanto gerava curiosidade e criou-se a necessidade. Na GenZ, computador é abundante e acaba gerando a sensação de conhecimento "não necessário" ou ultrapassado pra época atual. Aliado à isso, a falta de concentração, atenção e interesse na leitura de uma simples mensagem na tela, ansiedade por consumo de conteúdo, falta de empatia, falta de calma ao iniciar um aprendizado causa um atraso no ensino e compreensão da tecnologia pois desde cedo as crianças estão em contato com smartphones e vão crescendo fixando no cérebro que tudo funciona do jeito que eles estão acostumados...
Tenho 29 anos e curso Engenharia de Computação, e uma das coisas que vejo ocorrer com bastante frequência, no curso, é colegas meus tendo dificuldades em utilizar o Windows...
12:40 sobre esse tópico: eu aprendi muita coisa na marra. eu tinha um objetivo e fazia de tudo pra alcançar ele, não importa o caminho. eu também sempre fui muito curioso, de ver algo que eu não sei e tentar entender como funciona, etc... acredito que muitas pessoas aprenderam pra que serve o alt+f4 ou ctrl+w jogando online, apertando pra ver pra que serve e a partir daí já foi uns atalhos na vida. outros são essenciais, ctrl+c, v, z, x, y, r, que todo lugar fala. acredito que essa nova geração deveria ter um pouco de curiosidade nessas coisas. hoje em dia tem muita gente que usa tiktok direto e espera que o conteúdo chegue até ela, por exemplo, esperar que a escola vá ensinar tudo pra ela. acredito que a melhor forma é o aluno aprender a aprender. a escola da a base, o aluno usa a base pra contruir o conhecimento, depois a escola da mais outra base, o aluno constroi mais conhecimento.
Concordo com essa pessoa que acha dificil usar impressora... Tenta instalar uma impressora wifi em um pc linux e quero ver quem vai dizer que é fácil... Isso é uma grande dor de cabeça ...
Adorei a matéria, em meados de 1984 tive a minha experiência com computador, por questão de aprender tecnologia comprei um MSX completo, e nele foi a partida, nessa época havia internet porém só via Embratel como sendo provedor, assinei mais de 50 páginas para ter internet discada, bom fiz alguns cursos mais o DOS me ajudou entender a base dos programas, bom sofri com início do LInux Heart na época e acabei aguardando a evolução, Ubuntu pesado para máquinas 286/386 da época, mais hoje me sinto bem com Linux Mint o que me satisfaz as minhas necessidades, até brincando com Terminal com ajuda do Diolinux, estou com 72 anos, abraços a todos.
verdade era isso q ia comentar, antes como era algo novo, faziam um esforço pra ensinar de graça, a gente aprendia word, Excel, hoje parece q nem tem mais isso. Alguns podem ate ter pc em casa, mais meu caso, uso é pra jogar e ver yt, não pra ficar fuçando em planilha e aprendendo a digitar rapido sem olhar pro teclado. hoje msm preciso saber mexer em planilhas, mais vou ter q reaprender, pq nunca tinha usado pra nada, agem como se tudo fosse obvio, mais se a pessoa não tiver interesse e não tiver ninguem pra ensinar, claramente não vão aprender msm, ainda mais q tudo é so zap, instagram e tik tok hoje
Dio, este seu video está fantástico, você se superou. Respondendo sua pergunta sobte que tecnologias eu vi que me chamaram a atenção: 1) computadores de 8 bits: TK82, TK 90X, CP 400, MSX .... 2) Internet discadace BBS 3) Conectiva Linux 4) Kurumin linux 5) CD RW 6) Eletrônica digital básica em revistas para jovens
Vi sobre assunto no canal do Leon e Nilce, achei muito interesante, pois justamente a geração que deveria saber mais de informática, é a que mais tem dificuldade em usar um computador. Eu mesmo nasci em 1988 e só tive computador em casa qdo eu tinha quase 15 anos, mas antes disso eu já tinha conhecimento, pois amigos meus tinham PC em casa e eu tbm frequentei lan houses, então aprendi muito, além dos cursos de infrmática básica.
Qual foi kkkk tenho 27 e sei mexer na tralha toda kkkkkkk eu nasci e tive a minha infância em uma transição boa e esquecida pelos que vieram antes e os que nasceram depois nem ficaram sabendo entre 1997 - 2010 teve tanta coisa que foram esquecidas como desenhos/filmes e tecnologias que foram experimentais que foram abandonadas que eram daora kkkkkk ótima época (pode ser nostalgia) mas depois de 2010 o mundo desandou kkkkk
Ainda acho que os empregadores ainda preferem os mais jovens que não saibam nada do que os mais velhos que sabem muito. Ponho muitos currículos e nada, tenho experiência, curso de manutenção de PC, mecatrônica e até o pré-histórico curso de informática.
Oq vc tem é experiência de reconhecer uma péssima empresa e uma exigência de trabalho que não condiz com o pagamento. Pra essas empresas é importante contratar gente com pouca ou nenhuma experiência, botar pra receber pouco e fazer mais do que deve. Por isso as crescentes reclamações de empresários e gerentes a cerca de como a Gen Z enche o saco cobrando direito trabalhista.
Passei por isso quando fiz o tecnólogo de Design Gráfico, entrei no curso sem saber nada de software de arte e design, antes do curso, nao sabia nada de corel draw, photoshop, indesign, flash e foi nesse curso que descobri os softwares livres e open source.
a evolução tecnológica dividiu muito a genz eu nasci no começo dos anos 2000, cresci com computador em casa, cds, esse tipo de coisa conhecido meus que nasceram na metade dos anos 2000 quando já tinham alguma idade de entendimento já tiveram contato com os primeiros smartphones mais populares, mesmo com poucos anos de diferença talvez uma forma de contornar isso sejam interfaces de computador mais parecidas com o Android ou iOS, tipo o deepin
Na minha época de moleque- nasci em 1992 - todo mundo quando não tinha um PC em casa, frequentavam lan house. As lan houses eram uma febre entre 2005 e 2012. Se você quisesse entrar no Orkut ou MSN, e não tivesse PC, só restava pagar para acessar pela lan house. Via-se muitos cursos de informática, também. Então, as pessoas se viam obrigadas de algum jeito a terem contato com computadores, e para o mercado de trabalho, ter conhecimento nisso era um diferencial.
@@willkimen Antigamente os cursos de informática eram a faculdade de sistema da informação, se você fizesse uma era ""garantido"" um emprego no mundo digital.
vídeo bom de mais, sou técnico de informática e vejo muito disso pessoas mais novas que eu e eles simplesmente não sabem nem explicar o problema que estão tendo
A primeira peça de tecnologia que me deixou maravilhado foi uma calculadora com display LED (7 segmentos) capaz de fazer as 4 operações básicas, em 1972 ou 1973. Foi uma revolução para mim poder usar algo assim para as lições de matemática. Facilitou muito... mas eram proibidas de serem usadas nas aulas, só em casa. 5 anos depois já estava usando calculadoras Texas programáveis e tentando escrever meus próprios aplicativos e joguinhos (sim, havia como jogar em uma dessas calculadoras). Mas o grande impacto veio por volta de 1980, quando consegui comprar meu primeiro computador doméstico: um TK82C (linha Sinclair com 3,25 MHz, 16K de RAM e o Z80). Depois vieram os PC XTs 8088 e tudo que veio depois, até o meu Intel i9 atual. Ou seja, como profissional da área de tecnologia desde 1978, consegui vivenciar praticamente toda e(re)volução do último meio século, e posso afirmar com certeza que o que foi exposto no vídeo acima é muito pertinente, parabéns pelo trabalho!
Eu nasci no final da década de 1980 e agora eu percebo como foi um momento interessante da história da humanidade para nascer. Eu nasci nesse mundo analógico, ainda lembro das caixas registradoras nos mercado quando eu era criança. E eu pude ver toda essa transformação ocorrendo, eu sempre fui muito interessado em aprender sobre computadores e informática. Meu primeiro PC foi windows 98 com HDD de 4 GB e 128MB de Ram comprado em 1999, a configuração mais barata possível. Não tinha internet e eu passava horas mexendo no Powerpoint e no Paint. Ele tinha uma roupinha e toda vez que alguém terminava de usar tinha que colocar a capinha para não pegar poeira. Eu gostava muito dele, aprendi muito ali. Ele tinha disquete, a gente tinha uma caixa cheia de disquetes em casa mas eles sempre acabavam estragando e perdia o conteúdo. Ele tb era moderno pq já veio com o leitor de CD-ROM, eu ia na banca de jornais e comprar umas revistas q vinham com CD e instalava vários joguinhos nele, mas quase nunca era o jogo completo, em geral eram só os DEMOS. 😁 Eu fiz vários cursos de informática, fiz curso de Photoshop e depois no Ensino Médio eu fiz o curso Técnico de Processamento de Dados, que era um nome elegante para dizer técnico em informática ou montagem e manutenção de PC.
Sou zoomer de 23 anos. Comecei a usar computador aos 5 e ganhei meu próprio aos 9. Na minha experiência, o que fode essa média são as mulheres. Quando eu tinha 11 anos, as meninas da sala pediam minha ajuda nas aulas de informática para instalar o chrome e achar os arquivos que tinham acabado de baixar na pasta de downloads padrão. A dificuldade delas de decorar que os downloads ficavam na pasta de downloads que já vinha com atalho na barra de acesso rápido na lateral esquerda do explorer era absolutamente assutadora. Aos meus 13, meros dois aninhos depois, todas elas tinham seus smartphones e faziam tudo que tinha direito neles. Tudo o que não conseguiam fazer nos computadores. A incapacidade de usar computador e substituição dele pelos celulares não é zoomer em geral, é de mulheres. Não estou aqui fazendo juízo ou me propondo a explicar o fenômeno, sou apenas um mero observador. Se a causa disso é social, cognitiva ou ambiental eu não sei, estou apenas apontando o fato. Não briguem com o mensageiro.
@@fernandohs16 Eu estou descrevendo a realidade de 10+ anos atrás, você está descrevendo a realidade atual. Pode-se generalizar sim, que na geração alpha (a que você está usando de exemplo) essa relação se inverteu.
Obrigado por compartilhar essa informação, obrigado pelo vídeo longo e estruturado, com tempo para desenvolver uma ideia (hj algo considerado "antiquado"). Eu sou velho, nasci em 1982 e vi tudo, tudo mesmo, surgindo diante dos meus olhos. Usei MS-DOS, vi as primeiras versões do Linux (quando era complexo e frustrante, vc eu sei que sabe do que eu tô falando). Programei em Cobol, Pascal e Clipper. 386 foi o primeiro computador na minha casa, eu usei rede em cabo coaxial e aprendi a programar em Assembly para microcontroladores PIC no curso de eletrônica. Eu sou um dinossauro velho e as vezes antiquado... Lidero um time de quase 10 devs, molecada incrível, a maioria tem idade pra ser filho meu! Eles são um orgulho pra mim! (se tiverem lendo aqui molecada, vcs são foda demais!). Eu tenho 2 filhos e agora percebi que eu preciso compartilhar tudo isso com eles. Quando eu entrei no mercado de trabalho, no final da década de 1990, eu trouxe pra empresa muitos conceitos como redes par trancado, compartilhamento de arquivos e impressoras (matricial ainda e arquivos pq o internet era só discada e apenas o computador do financeiro tinha pra usar o home banking). Me dei muito bem com isso, ganhei destaque e fui efetivado, coisas bem comuns em casa casa eram diferencial no trabalho. Meus filhos têm a oportunidade de experimentarem o mesmo, quem diria?! Grande reflexão
Pior que logo no meu 1° ano do ensino médio, foi inaugurado as aulas de informática com o professor de química. 2 meses o professor se envolveu com algumas coisas e ele foi afastado da escola e nunca mais teve aulas de informática até hoje.
Uma vez meu padrasto tava mexendo no TikTok e tinha ficado com raiva por que ele apertava pra voltar e não saia do app, o app aparecia uma mensagenzinha dizendo pra apertar novamente pra sair (meio que atualizando pro proximo video pra prender a pessoa mais nele) e ele mesmo sabendo ler não lia a mensagem que aparecia pra tocar novamente no botão de sair, uma outra vez foi com o botão de volume que não aumentava mais diminuia, e a solução era simplesmente puxar o slide que aparecia no topo da tela pra aumentar ou diminuir o volume. Um outro exemplo foi meu sobrinho, que uma vez foi jogar no meu PC e além da dificuldade de lembrar de umas 4 teclas, ele as vezes tentava tocar na tela do PC. Tinha muitas vezes que alguem pedia pra mim ajudar pra corrigir algo num celular ou PC e era sempre algo que tava bem na cara da pessoa mas elas não percebiam e iam procurar por exemplo, no TikTok ou no google usando o "ok google"
28:40 nesses casos eu sempre faço um "debug", e eu pensava que todo mundo fazia isso kkk basicamente minha forma é ver onde não está funcionando, identificar onde seria um ponto intermediário, se tivesse esse ponto intermediário estiver ok, o problema só estaria entre o ponto intermediário e onde não funciona. se o ponto intermediario não funcionar, o problema poderia estar entre esse ponto e o início... nesse exemplo do vídeo: computador não funciona, como identificou: teclado não liga, monitor não tem imagem. onde seria um ponto inicial? a tomada. onde seria o ponto intermediário? o botão de ligar. botão de ligar não funcionou? então só pode estar entre o botão e a tomada. ponto intermediário disso: placa mãe ou fonte. é viável ver isso agora? não, então só ir ver a tomada a ideia disso é isolar o problema pra ter um controle mais ou menos de onde ta acontecendo o problema pra solucionar. óbviamente se o problema for hardware, foge do controle do aluno, ou se o problema for que a tomada não passa energia, também foge do controle dele
Tenho 27 anos, meu primeiro contato com um computador e com celular foi aos 18 anos, quando conclui o ensino médio, neste período fiz um curso básico de computação.
Quem já ouviu um jovem dizendo "é verdade sim, eu vi no TikTok" sabe o quanto isso é desesperador.
Até mesmo pessoas com mais idade estão nessa de "eu vi no TikTok".
Tem gente que nem pesquisa nada no Google, Bing, DDG ou qualquer buscador, usam o TikTok 😂
@@mrsaeba9379eu não, nem Tik Tok eu tenho e nem Instagram. Quem pegou o Orkut e depois o Facebook. Sabe que vai ser sempre assim. Nasce uma rede social. Fica famosa depois aparece outra rede social. A anterior fica esquecida até morrer. E a outra fica famosa e assim vai. Orkut morreu. O Facebook já tá ficando esquecido. O Instagram já tá ficando velho. E o Tik Tok vai substituir o Instagram. E depois vai aparecer outro depois do Tik Tok e assim vai. E antes do Orkut tinha o garagem. No final dos anos 90. Sou dos anos 80. Peguei toda essas redes.
eu vejo mais gente acima dos 30 usando informações de "vi no tiktok, no facebook" do que pessoas novas falando isso
Computar é caisa séria mais com as brasileirinhas não dar elas são muito comunistas só na nuvem e muito ciumentas um homem o uma mulher pra muitas ou mais
Eu já perdi a conta de quantas vezes um cliente me liga falando:
- Aqui está dizendo que não da pra imprimir pq a tinta está acabando? O que isso significa?
Eu:
- Significa que não da pra imprimir, a tinta está acabando.
20 minutos depois após a pessoa liga e diz:
- Cara, era isso mesmo! Muito obrigado, vi de colocar tinta aqui e resolveu!
E se você trabalha com T.I sabe o quanto eu não estou brincando...
Seguido minha mãe fala:
Eu tô desligando o computador e apareceu uma mensagem:
Atualizando o Windows, não desligue o computador
Oque faço agora ?
Acho que ela é uma pessoa a frente do seu tempo 😂😂😂
bixo, hoje em dia se vc souber o minimo de informatica a geração z vai olhar pra vc como um google ambulante, pq é incrivel a deficiencia mental que essa galera tem de pesquisar as coisas no google ao inves de vir me perguntar.
"Esse celular é bom, isso aqui faz o oq, como resolve isso?" pqp cara...
Eu fico maluco no r/computadores, de um cara que perguntou se uma tabua iria aguentar com o pc em cima, sem mostrar foto nenhuma.
Eu já vivi uma punchline.
A pessoa falou que a impressora não imprimia.
Perguntei "Tem um fio atrás, ele esta ligado nela?"
Na mesma hora recebi um enfático:
"NÃO"
Sim kkk, eu acho isso engraçado e desesperador ao mesmo tempo. Já aconteceu de que tentaram ligar o computador, mas o cabo estava desconectado da tomada e tantas outras coisas absurdas, que fico assustado em ver isso. E sem contar que, já vi um que não sabia criar pastas na área de trabalho.
Eu tenho 22 e entrei em choque quando descobri que meu namorado que tem 25 n sabia usar direito o explorador de arquivos do Windows, fui tentar ensinar ele a usar um emulador de Xbox 360, e algo que demoraria uns 10 min, demorou 1 hora a 1 hora e meia, pq ele tinha dificuldade de se achar nas pastas e se perdia na hora de extrair arquivos .rar, foi agonizante ver ele arrastando uma pasta pra dentro da outra com cuidado parecendo que estava desarmando uma bomba kkk
entao se foi tudo isso ai.. larga esse seu namorado ai.. pq imagina no trabalho dele será auxiliar pro resto da vida dele e isso se for empregado.. kkk
Sério que tu tá namorando um cara assim? É ele ainda é mais velho que você, pqp... Esse já tá morto por dentro
@@gepetovovo2509 Tu acha que alguém iria largar um parceiro só por isso? Tá com outras intenções aí?
@@willkimen ahh então tu é o namorado dela?? kkk.. se quiser viver com um maluco atrasado e que só sabe ficar no Tik Tok então sinto muito por vc.
@@gepetovovo2509 provavelmente o cara nunca usou pc mn, q tem isso?
Obrigado Gen Z por facilitar o começo da minha carreira de TI depois dos 30.
Mas começa mesmo! Cada vez que aparecer um tipinho perguntando "qual linguagem é melhor pra estudar", veja isso como um concorrente a menos. Porque não serão mesmo.
Ja estou contratado, mas tinha medo de mudar de area pq quando formei em agronomia levei 6 meses pra ser chamado pra entrevista, mesmo formando em uma das melhores faculdades do Brasil. Ja com tecnologia, bastou uma A+, CCNA e inglês fluente e me chamaram em menos de duas semanas enviando curriculo. Hj ja to acabando faculdade trabalhando com Cloud, ja tirei algumas certificações AWS, to aprendendo python e linux. Pra futuramente estudar containers. Acho legal ver oportunidades que pareciam impossiveis aparecendo. Ñ existe milagre mas com.muitas horas de estudos e dedicação é possivel.
Gratidão kkkkkkkk
Mas não internet não são todos programadores?
Só vejo posts mencionando código e scripts, etc. Fico me sentindo um dinossauro que se aventurou em linhas de comando.
@@technoir-1984 isso é a maior mentira, é normal um estudante perguntar qual é a melhor linguagem para o mercado, eu também fui assim e hoje em dia trabalho em home office numa empresa de fora, recebendo meus 32 mil reais mensais.
O que eu percebo é que muitas pessoas pesquisam na internet sobre um assunto específico, leem apenas algumas linhas sobre o tema e acham que entenderam.
E o pior: Ignoram COMPLETAMENTE a fonte do que acabaram de ler/ver/ouvir e tomam imediatamente como fato. Isso é perigosíssimo! Só quem já viu um jovem dizendo "claro que é verdade, eu vi no TikTok" sabe como isso é desesperador.
Se chama efeito Dunning-Kruger
@@nando-paulino minha irmã mais nova faz isso tô tendo que ensinar ela a pesquisar sobre os assuntos que ela quer entender
@@nao_sim-kt1rc importantíssimo!
E só tende a piorar. As pessoas estão parando de pesquisar e estão indo direto no ChatGPT. Se a IA alucina, a galera acredita na alucinação
Trabalho em um hospital, incrivel ver como tem médicos, psicólogos, nutricionistas que não sabem fazer uma chamada de video pelo computador.
imagina diagnosticar uma doença! kkkkkkkkkkkkkkkkkkkk
@@Matheus_JG KKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKK
Eu já desistir, se a pessoa não sabe simplismente acessar o link do teams, zoom ou similar para reunião ou eu apresentar algo. Ou usar o team viewer, any desk ou similar para assistência remota, em ambos os casos eu já viro para pessoa e digo vou te ligar por chamada de vídeo no whatsapp, ta ok?
Normal, eles focaram a vida toda estudando uma área específica que não é a computação, é a mesma coisa se eles cobrassem algo da área deles pra uma pessoa de TI que não tem obrigação de saber mesmo se pra eles for algo mais simples
normal. você de computadores, eles não sabem, assim como você que não deve manja da areas delas.
A grande diferença da Y para Z, é que a Y acompanhou o avanço da tecnologia se atualizando juntamente com os recursos, a Z já pegou níveis de abstração muito maior, o que para o usuário que só precisa utilizar a ferramenta é ótimo, mas não faz idéia do que acontece por baixo do capô.
Y nasceu na era do início da internet e computador. Z já nasceu com tablet e celular na mão, internet popularizada e mais rápida... A geração Alpha então vai ser pior que a Z.
@@MarkHobbes Nada a ver, sou da geração Z e não existia celular toque de tela no Brasil na época e a única forma de acesso à internet na época era o computador, e a internet mais rápida que tinha era de 200 kbs, tinha que ficar pausando pra assistir um vídeo no youtube e demorava um dia pra baixar um jogo de 1 giga.
@@MarkHobbes Me lembro que GrandChase, PW, Crossfire e PointBlank eram populares. Oh época boa que não volta mais, saudades da minha infância.
Esse é um ponto fundamental, eu sou de 98, começo da geração Z, porem eu fui um pouco privilegiado de ter acesso ao computador/internet muito mais cedo do q as crianças da mesma época q eu, que inclusive são amigos de infância... porem eu consegui acompanhar a evolução do computador, internet e celular até os dias de hoje, inclusive trabalho na área, e é bizarro pessoas q trabalham comigo tem uma dificuldade enorme com computador e o mais curioso que pessoas mais velhas q eu inclusive, quando eu as ensino acabam aprendendo muito mais rápido do q pessoas q tem exatamente a minha idade ou proximo... pra uma criança de hoje começar com um computador tem se toda uma bagagem pra aprender (diferente que acompanhou o avanço da tecnologia ao longo do tempo) diferente de um smartphone q a criança ja nasce com a cara colada no smartphone e o smartphone é muito mais intuito e enxuto a forma de se usar e é o um dos pontos levantados pelo Dio, sobre como o uso de smartphone faz as pessoas acreditarem q tem o domínio de tecnologia
Pra mim não faz sentido a Z começar em 98, a diferença de conhecimento e evolução da tecnologia pra quem nasceu em 2004 é mto notória. Uma coisa é vc nascer em 2004 e ser criança com celular touch na mão, outra coisa é ter nascido 5 anos antes e ter pego PC e todo o processo de evolução do celular. Não dá pra entender como isso é mesma geração!
Sou estudante de Computação e participei de um projeto pra ensinar programação em Python para estudantes do ensino médio nas escolas. E eu me surpreendi que eles são feras pra usar um celular, mas coisas simples como criação de pastas e subpastas no PC eles n conseguiam assimilar. Mesmo explicando como se fosse uma pasta da vida real, alguns n entendiam. Digitar um link, baixar uma imagem, até mesmo usar o mouse. É algo pra parar e refletir mesmo.
Pra mim usar o mouse é até compreensível pq é uma coisa que gerações mais antigas anos 90 por exemplo cresceu já usando o mouse e os pais tiveram que aprender a usar e o ",novo," gera um estranhamento e dificuldade.
Agora coisa que a todos cresceram usando, Google até parou de ser usado, me trouxe uma sensação de incompreensão
Está na hora de abandonarmos o conceito de pastas e criar um melhor
@@OskarNendesTipo??? É fácil falar e reclamar
@@canad3nse O umbigo é um. Se fosse dois chamaria dois-bigo
@@OskarNendeseoq KKKKKKKKKKKK do nada dois-bigo
Fico feliz em saber que msm com 14 anos eu sei bem usar o computador. Comecei a estudar programação com 13 anos, com python (mas só sei um tiquin de nada). Já com 14 comecei a estudar JS e consequentemente HTML e CSS (com o Gustavo Guanabara). Dps que eu consertei meu notebook, instalei Linux nele, e meu amigo, eu AMO o terminal kkkkkk aprendi até a usar o Neovim por causa dele, inclusive tenho minha configuração salva em um pendrive. Sendo da geração Z, admito, para muitos a internet serve apenas para um meio de entretenimento/diversão, inclusive eu era assim. Mas graças a Deus abri o olho para vida logo cedo. Quero ser um programador bem sucedido, orgulhar meu país e quem sabe morar em outro país.....
Enfim, se vc aí é mais novo como eu, cara, estuda pra ser alguém na vida, no final da caminhada vai valer a pena
Boa sorte a todos!
Você estou pelo youtube mesmo?
Boa sorte Liam, está no caminho certo. Nunca deixe a curiosidade morrer, mas também se lembre de dar um passo de cada vez.
Você por acaso tem a data secreta do lançamento do mundo 5?
@@cristianpopovici459sim, com o Gustavo Guanabara, do curso em vídeo. Mas atualmente tenho estudado Java com o Guanabara e o com o Tiago Aguiar
@@cristianpopovici459em breve amigo, em breve.....
é igual o Leon falou, essa geração tá tão acostumada em somente consumir conteúdo que quando chega na hora de produzir algo fica totalmente perdido
GenZ aqui falando. Acho que o problema vem muito disso msm, do uso massivo de celulares e da falta de acesso a um computador, seja por falta de recursos financeiros ou necessidade mesmo. Pegando meu grupo de amigos por exemplo, nós quase todos tivemos computadores na infância, naquele boom do meio dos anos 2000. Aprendemos a baixar jogos, filmes, séries, músicas e operar alguns aplicativos de escritório pq era isso que tinha pra fazer. Não tinham dezenas de serviços de streaming pra facilitar a nossa vida, comprar um jogo na Steam era fora de cogitação então, isso se ele rodasse nas nossas máquinas. Baixavamos pirata e tinhamos que aprender a crackear, legendar, corrigir erros de DLL.
Quem é da nossa idade e não teve acesso a isso realmente não sabe pq não teve como aprender e/ou foi ter acesso a tecnologia quando chegaram os smartphones.
Os sistemas fechados dos smartphones e as facilidades que apresentam pra gente torna dispensável ter esse conhecimento, com aspas no dispensável.
Enfim, gostei do ponto trazido sobre os labs de informática das escolas. Aqui no Rio, as que tem são realmente elefantes brancos. Não tem aula pra ensinar a usar aquilo, e tem muita gente que não tem acesso que poderia estar se beneficiando de aulas de informática básica.
Eu trabalhei em uma escola publica do Rio, o que o governo quer é que as professoras dêem aula de informática e não querem contratar professores capacitados para tal.
Com isso, as professoras já sobrecarregadas não conseguem dar aula sobre algo que ela não domina fielmente e o governo não põe a mão para buscar professores e garantir uma aula de informática acessível nas escolas públicas, isso vale também para idiomas.
Esses dias eu vi um vídeo de uma garota aqui no YT que conseguiu comprar seu primeiro macbook, ela teve uma ligeira procura de como ligar e quando abriu o sistema para ela começar a configuração do OSX, ela tentou "clicar"tocando na tela, e responde no vídeo "ãh, não é touch" (risos). Explica muito essa geração!
Interessante, o comportamento já é automático
Hahahaha parece piada mas simplesmente esta mal acostumado, imagina tentando usa aquelas bolinha vermelha dos teclados thinkpad.
Já vi gente falar que mouse e teclado são arcaicos, negócio é tudo ser touch 😂
@@MarkHobbes Isso fez lembrar epoca trabalhava no suporte da sony aonde cliente disse mesma coisa depois sugerir usar televisao no cabo rede. Infelizmente galera esta ficando cada vez mais preguiçoso
kkkkkk caraí
Sou da genz nascido em 2000. Meu primeiro diploma foi em 2011 (montagem e manutenção de hardware e redes).
Falo com tranquilidade que a maioria dos meus amigos não sabem absolutamente o básico de partição, tipos de arquivo, entre outras habilidades. Mas para diversão são experts
Eu me enquadro na mesma situação, menos na idade, tenho 37 anos. Mas meu círculo de amizades, não sabem nada. Mas nada mesmo. Tipo eu pergunto qual windows vc tem no seu computador? Ninguém faz ideia oque é windows. Kkk
O que voce observa sempre foi a regra. No final dos anos 80 e durante os anos 90, a gurizada que aprendeu isso era chamado de micreiro pelos tiozao. Micreiro de mico-computador, personal computer, nome ainda de uma epoca que o padrao era computador ser coisa "de firma", os mainframes. Essa especie nao teve continuidade, nunca foi muito popular na verdade. Quando ja estava me formando nos anos 2000, observei a morte dos micreiros e uma avalanche de Orkuteiros e Facebookeiros. O hacking nao morreu, mas caiu muito.
Parabens! Voce e' um raro exemplar de micreiro! Orgulho de voce!
@@Cabecastore voce ja esta tio da Sukita meio que como eu. Isso sempre foi a regra! E olha que estou nesse mundo desde 1988.
nasci em 1998 e tive o mesmo curso, além de me interessar sozinho por criar sites.
Sou de 1999 e digo o mesmo que ti.
É de certo modo desesperador ver quanta gente da nossa faixa etária, que são os que teoricamente mais deveriam ter facilidade com tecnologia por terem crescido numa época onde o acesso a computadores foi (e hoje é ainda mais) abundante. É bizarro.
Por outro lado, nós que trabalhamos com TI ficamos com menos concorrência huahauhau
Mas aí eu me pergunto: será que não estamos esperando demais das outras pessoas por estarmos inseridos numa bolha de tecnologia? Como o próprio Isaias mencionou acima, isto sempre foi assim. Pra mim, no entanto, não deixo de achar bizarro que a geração que mais teve contato com computadores em sua infância desde então não conheça o básico de um sistema operacional.
Analfabetos digitais é a última coisa que eu pensaria que seria a nossa geração.
Saber Postar um video do app do tik tok no seu celular não vai torna uma GERAÇÃO expert em T.I. Era previsível .
Saber usar redes sociais é uma habilidade e tanto porém no dia dia do mercado de trabalho, da maioria das pessoas não envolve redes sociais e muito menos programas amigáveis.
Tem coisa pior ainda ligada a sua geração. Inclusive a queda de qi.
Meu garoto, toda geracao tem que aprender. Eu sou do ultimo ano da X e a geracao do meu pai tambem reclamava da gente. Entao, fica tranquilo, nada de novo de novo. Daqui a alguns anos, voce vera a Gen Z reclamando da alpha, assim como a X avacalhou a Y que ficou menos bosteada de pois de alguns anos e agora quer cantar de galo. Hahaha
Ontem mesmo eu vi um assustado ao descobrir que o UA-cam era um site, ele pensava que sempre tinha sido um app.
Como proletário digital e especialista em tecnologias educacionais, parabenizo pelo video e qualidade com que o assunto foi abordado. Não temsido comum encontrar trabalhos assim fora da bolha acadêmica. PARABÉNS!!!
Descobri esses dias que muitos jovens abandonaram o uso do google e pesquisam apenas pelo TikTok. Isso é preocupante
Considerando o quão enviesado o Google tá, no sentido de respostas extremamente personalizadas até pra quem sabe as sintaxe "secreta", é até justificável.
Também acho muito preocupante. Não tá satisfeito com o Google? Usa Bing, Yahoo, até mesmo o DuckDuckGo. Usar uma rede de vídeos de 1 minuto como fonte principal de pesquisa é bizarro
q estranho kkkkk, eu até aceitaria se fosse o gpt
Minha irmã faz exatamente isso kkkk bagulho nem faz sentido
Da para até entender, alguns tipos de pesquisa, o tiktok de entrega a pesquisa visualmente e de forma em vídeo, como por exemplo, uma receita ou um tutorial... Mas é muito bizarro ver eles fazem pesquisas seja educacional, histórica, política e etc.. Dentro do tiktok, uma rede que em nada é científico no sentido de se propor a ser isso, como o Google é, ou pouco se preocupa em desmentir bilhões de mentiras que os usuários criam, e lá estão adolescentes e adultos pesquisando dentro de uma rede social.
No meu trabalho, todos os dias penso que não vou me suspender e sempre sou surpreendido, como as pessoas não conseguem ler o óbvio e, muitas vezes, a resposta está estampada na tela. Obrigado pelo Instagram, Whatsapp, Facebook, Tiktok e Kwai por deixar as pessoas analfabetas digitalmente.
Minha tia kkk... tá lá duas opções: aperte tal opção para confirmar tal coisa...Oi cancelar. Aí ela pergunta...o que faço? Kk
@@SantDSant 🤣🤣🤣🤣
Não foi somente redes sociais mas popularização celulares com tudo muito mastigado. Provavelmente outro reflexo educação brasil porque computadores deveria fazer nossas vidas partir momento começa estudar e trabalhar.
Isso não é analfabetismo digital, é analfabetismo funcional (educacional) mesmo. Ler/escrever e não entender ou achar que entendeu e dificuldades de interpretação fazem parte disso. O analfabetismo digital é derivado de não saber utilizar tecnologias simples como um scanner ou impressoras, por exemplo. E isso por terem uma "mecânica" diferente do que já estão habituados.
Excelente semana!
@@SantDSant Minha mãe faz o mesmo... Isso me dá um ódio... Tenho que parar minhas coisas pra isso pqp
No final com o professor falando sobre introdução de computação no ensino básico e eu só consigo pensar que a gente falava a mesma coisa na minha infância (anos 80/90) e que me faz perceber que ainda não mudou.
Mais de 30 anos e ainda não praticam isso... Que desespero... D:
Você tem a minha solidariedade eu sei o que que é.
Caramba, o material é excelente. Eu atuo como professor de Educação Digital, e esses problemas realmente são detectados, e busco ensinar de forma dinâmica o uso da tecnologia, e as ferramentas disponíveis para tal uso. Muitas ideias aqui abordadas irei usar em minhas aulas.
Parabéns pelo vídeo.
Um relato de uma situação que aconteceu comigo. Fui encarregado de treinar 2 GenZ, foi momentos de tristeza, eram funcionários que iriam ficar praticamente o tempo todo trabalhando no computador, não sabiam abrir o navegador para enviar um e-mail, não sabiam abrir uma planilha de Excel, um dia me chamaram pois o computador não estava funcionando, cheguei lá e não tinham ligado o PC e nem sabiam como fazer, nesse dia me estressei e falei para eles irem procurar um curso de informática básica no Senac e falei pro gerente que eles não iriam dar conta do trabalho por incapacidade de usar as ferramentas de trabalho.
e ainda amigo, falam que não serão escravos do sistema e não vão se sujeitar a acordar cedo pra ir trabalhar e ganhar 4k.
@@gepetovovo2509 desse jeito, e assim a geração nem nem vai crescendo.
@@sebastiaonetodesousalima2064 isso amigo, por isso que saiu noticias ai que várias empresas estão desistindo de contratar geração Z e vc sentiu isso ai na pele pelo seu relato, pq são mimizentos demais e tem uns ai que levam os pais juntos para fazer entrevista, pode acreditar.. kkk
Exatamente, já vi coisa bem parecida, estarrecedor.
@@gepetovovo2509 Como são néscios. São na verdade os verdadeiros escravos do sistema, um monte de gente especialista em navegar no celular e consumir o dia todo conteúdo de APP. Exatamente o sonho das plataformas.
Eu fui instrutor da SOS Computadores, Microlins e BitBrasil (sou de 1980). E os alunos digamos mais "difíceis" de compreensão eram os de mais idade. Talvez hoje deveríamos ressuscitar as escolas de informática, pois como Dio fala no vídeo, o celular como referencial de computador e tecnologia é terrível!
Essa realidade maioria das pessoas tem celular como maquina principal no dia a dia. Acredito vai alem curso trabalhar usando ja deveria fazer parte ensino mesmo fosse atraves aulas ead para fazer em casa, curso extra de informatica basica ate programaçao
Fiz um curso de programação na SOS, quase desisti de desenvolver por conta da metodologia "assistida" em que era feita. +/- ~2015
@@joao98_ é eu não tenho como falar da metodologia nessa época, lecionei na unidade Vila Sonia em 2003 / 2004 rsrs mais de uma década pode ter mudado muito!
Na minha cidade tinha uma empresa q fez rios de dinheiro com curso de informatica, só q ela fechou, cada vez com esse problema maior já to imaginando ela nascendo das cinzas.
Dei aula pra muitos idosos. Só precisava ter paciência com o ritmo deles. Mas mandavam ver até no Excel.
Se a Geração Z tá tendo problemas com impresora, dll, formatos de arquivos, imagina usando Linux e o teminal, resolvendo problemas de dependências e etc 😂
Isso é só falta de intuição, cara, ou seja, o buraco é mais embaixo. Se uma pessoa não desenvolve intuição básica, é porque nunca surgiu a necessidade, e se nunca surgiu necessidade, é problema de criação. Eu não sabia usar impressora até algum tempo atrás, mas não foi nada difícil entender o funcionamento, tanto de uma wireless quanto uma Wired, e hoje não tenho problemas com isso.
Terminal no Linux? Não uso isso a 10 anos! E uso Linux a 12
@@fernandohs16eu uso por opção kkk pq eu gosto mesmo sabe? Mas uso Linux q pouco tempo +/- 3 ou 4 anos
Já vi cara reclamando que não ensinaram a criar uma pasta num curso de programação 😂
E eu que estou tendo problemas com ArkOS para R36S! Duvido que esse povo do só celular resolva isso.
Isso é um reflexo das sociedades como um todo , as pessoas estão tendo dificuldades em interpretar um texto simples ,elas simplesmente não entendem o que acabaram de ler , que belo conteúdo parabéns.
Na minha opinião tudo é questão de interesse, é o combustível para qualquer aprendizado. Já vi dificuldade em todas as gerações em áreas que não se tem interesse.
As facilidades geradas no agora, se tornam reclamações no futuro. Por exemplo, a geração Y trabalhou para que o Linux pudesse ser usado quase que completamente sem abrir o terminal. Agora os Y reclamam que os Z não sabem usar um terminal Linux. O ambiente foi preparado dessa forma, facilitado dessa maneira, homens modernos não sabem caçar.
O que eu acho pior nessa geração é o desinteresse para aprender tendo um acervo imenso na internet, no UA-cam. Hoje tem conteúdo gratuito pra tudo e feito de diversas formas. Quando comecei a estudar informática tinha que pagar livro e apostila e algumas mal escritas ou desatualizadas. E nem mencionei como as IAs podem auxiliar nos processos de obtenção de informações.
Sou da geração Z mas isso que vc disse é verdade a galera tem baixíssimo conhecimento de informática felizmente eu e meus irmãos entende, mas vejo que os celulares tem tantas facilidades que não compensa muito um PC para muitas pessoas com o Ready For da Motorola e Dex da Samsung quase pensei em cogitar abandonar o PC
Gostei da imagem de perfil, Mint é massa
Tenho 17 anos e meu primeiro contato com um computador foi quando tinha uns 6 anos, usei um notebook da HP em meados de 2013-2014, com 12 comecei a me interessar em programar meus propios jogos e comecei a usar o Blender pra criar eles com 13 já comecei a ter consciência de Logica basíca de programação fazendo uns programas bem medíocres em Python, com 14 minha realmente mudou parei de ficar focado em jogar dia e noite e comecei a estudar cada vez mais sobre tecnologia, e hoje já consigo usar Python,Java,Kotlin e C++, me vejo como um usuário médio de tecnologia mesmo não sabendo de tudo tenho interesse em aprender e superar as dificuldades que estão no caminho.
Mano, continua aprendendo, nao para nunca!
Tudo porque você recebeu um computador, muitos não, eu como você também fui privilegiado com um computador cedo, mas eu ainda recebi mais cedo, com 9 anos, então varia do momento em que se recebe o computador também. Também sou programador atualmente e também tive interesse em criar jogos e sites, principalmente sites, hoje desenvolvo apps mobile de todos os tipos.
Parabéns, você é uma exceção!🎉🎉🎉🎉
muito bem, parabéns, eu só vi um computador na minha frente pela primeira vez em 2006 e olha que nasci em 91. Agora já sou formado, mas porque fui atrás do conhecimento assim como você está fazendo tão cedo, continua mano.
E pensar que fui aprender alguma coisa de Informática com 16 anos, usando o MS-DOS 6.22 com Win 3.11... hoje tenho 44 anos, usando o Linux, vi toda a evolução dos Windows e Linux, linha de comando pra mim é vida.
No minha escola em um ano tivemos aula de informática, onde apredemos a usar o Access.
O ruim é que muita gente da gen Z não tem contato com PC na infância ou adolescência. O que eu vejo no meu ciclo social são pessoas que "pularam" o pc e foram direto pro celular, e com a quase insistência de treinamento em informática pela escola, pelo menos no meu caso, fica difícil chegar na idade adulta sem esses conhecimentos
Pois é, também nunca tive PC, apenas passei por breves momentos usando um notebook do meu pai, mas depois não tive mais acesso a ele.
isso me parece inacreditável...🤣🤣🤣
Meu irmão de 15 anos não sabe nada de PC. Ele queria fazer um negócio na internet e pediu o meu celular porque o dele não possuía desempenho suficiente, então falei pra ele usar o computador que fica no escritório, e ele me respondeu que sabia que dava mas ele não sabia usar o computador kkkkkkkk. Eu fui lá e ensinei a ele como fazer.
concordo com isso tbm. Eles só usaram a tecnologia "no automático".
E qdo o nego tem azar, ele está com quase 30 anos, e nunca precisou extrair 1 arquivo. As pessoas elas são diretas no que fazem.
Gostam de coisas imediatas.
Quer ver vídeo? Acessa o site e assista (ou assina né, os streaming da vida).
Quer imprimir? Só pedir pra imprimirem pra vc.
Quer alguma notícia? Só acessar um site.
E vai pra escola / trabalho, e viva normal. Sem querer entender como funciona as coisas. É o padrão de povão isso ... no passado, só quem metia a cara mexia nessas coisas. As pessoas precisavam saber instalar um sistema usando disquete, precisava saber extrair, caso contrário, ficava só no Paint.
E daqui pra frente a tendência é ladeira a baixo ... com a chegada da IA, será super comum, as pessoas começarem a parar de aprender até a ir pesquisar e linkar assuntos. Já que a máquina faria tudo por elas.
As pessoas precisam começar a evitar o fácil e a não pular etapas.
16:38 Nesse ponto, observo que o acesso a computadores a população em geral no brasil sempre foi algo escasso. Com isso, a inclusão digital se obteve por meio de Smartphone, antigamente o acesso era por meio de Lan houses e escolas, entretanto, atualmente não se tem a presença do que foi citado anteriormente e tenho a impressão que a disciplina de informática foi descartada no ensino em geral. No meu caso eu tive a sorte de ter acesso a computadores desde muito jovem. Ainda Nesse contexto, tem a questão de que montar um computador no brasil é bastante caro, tenho um amigo meu que só obteve acesso por meio da empresa onde ele começou trabalhar.
Eu tive acesso an internet bem mais tarde na minha vida, lá pra quando eu tinha 10 anos. Antes disso, o meu pequeno PC com Intel Pentium só rodava o que vinha em disquete ou CD. Até Linux eu conheci bem antes da internet, com uma distro que rodava Gnome 2 e tinha um papel de parede padrão de um leão branco. Então eu aprendi a usar computadores bem cedo. Minha irmã até me disse que eu tenho mais jeito de millennial do que Gen Z, mesmo tendo nascido em 97, não só com computadores.
no meu caso foi similar ao do ryu tive um pc próprio de uso meu e o da minha irmã nessa época quando tinha uns 10 a 11 anos lá pra 2011 e 2012 é um neo pc n140 da positivo com um processador via c7-d clone do soquete 479 da intel com windows 7 starter e muita coisa que conheço de hoje em dia em informática foi fuçando o windows mexendo e remexendo por conta própria e pesquisando as coisas na internet sem depender tanto de outros, tanto que mais ou menos nessa mesma época já sabia o que era os formatos de arquivos dos emuladores, instalar jogo de windows velho que configurava e etc, só que que há muitos anos depois fiz um curso básico de informática pois como aprendi o básico mexendo por conta própria passei nesse curso rapidão só pra ter um certificado capacitação básica mas quase tudo que aprendi de informática foi na base da curiosidade e fuçando o pc como se fosse um "brinquedo" pois pra mim a graça do pc pra mim é tu usar a curiosidade aos poucos pra aprender a mexer, só que nem todo mundo tem esse "talento" mas gostava de mexer desse jeito ai e ainda aprendi tanta coisa que até os professores do fundamental ficava envergonhado por dar bronca pois já vi uns note dos professores com tanta tranqueira que meu jesus se eu falasse o povo iria zoar bonito esses educadores do fundamental.
Eu só tive contato aos 21 anos com IBM/370. Quando me criei para micro informática em menos de 6 meses eu tava treinamentos para nível básico e intermediário.
Sempre tive facilidade com isso e no trabalho sou a pessoa que orienta Inclusive a pessoa mais novo. Não é questão de idade é questão de oportunidade e interesse.
Sou da geração que usava enciclopédia de papel, dicionário de papel e e navego com excelência no universo digital. Acho até que meu passado analógico me ajudou demais a fazer associações no mundo digital quando estou dando treinamento para algum outro leigo.
Agora não tem como eu comparar um dicionário hoje para um jovem de 12 anos! Probabilidade dele não conhecer por exemplo um dicionário de papel é altíssima.
Gosto de tudo digital Mas eu acredito que as crianças ainda precisam ter contato com o livro em papel, Por que esse aprendizado físico na minha modesta opinião que não sou neurologista ajuda demais que a pessoa aprenda qualquer coisa. Ressaltando que eu não sou especialista na área de cognição ou Neurologia. Então é uma opinião muito empírica mesmo
Dio vc e sua equipe são muito bons cara, real. As tecnologias que eu presenciei que mais me marcaram foram as evoluções na música. Me lembro de criancinha meu pai me chamando a atenção pra não mexer na agulha do tocador de vinil, aí teve fita, cd, dvd, streaming, enfim.. todos me marcaram. Os celulares também, desde o ericson 788 do meu pai até os atuais.. uma coisa muito legal foi quando eu pensei por conta própria o seguinte: se a internet discada usa o telefone, então o celular do meu pai (nokia 1100) pode acessar a internet. E foi assim que eu baixei um ringtone em midi da música all the small things do blink 182 e foi por muito tempo o toque do meu pai kkkkk enfim, muitas memórias esse vídeo me trouxe MUITO OBRIGADO!
Trabalho como gerente de ti em uma imobiliária/construtora, é impressionante como o pessoal mais novo realmente não sabe estruturar pastas, as vezes o pessoal me chama porque não esta achando um arquivo que foi escaneado... chega a dar medo, uma vez por semana tenho que separar um tempo na minha agenda pra organizar as pastas dos usuários e dos departamentos que ficam no servidor, um trabalho que deveria ser de cada usuário passou a ser meu porque se eu deixar o pessoal não consegue trabalhar fica tudo espalhado duplicado ou até triplicado... fora os problemas com duvidas sobre extensões de arquivos, upar arquivos em determinadas extensões é quase um parto pra alguns, alguns usuários tem dificuldades até mesmo de abrir a pasta de downloads e instalar um simples certificado... o lado bom disso é que não vamos ficar sem emprego tão cedo kkk
Pois é a empresa deveria treinar este pessoal. Mas infelizmente para muitos empresários treinamento a perda de tempo. Sou facilitadora de aprendizagem na minha empresa e sei do que eu estou falando
@@ipaline Compreendo o que quis dizer mas nao concordo, isso que usei de exemplo é o básico do básico, a galera deveria chegar no emprego ja sabendo isso pois é o mínimo para se utilizar um computador... a empresa realmente tem que passar um treinamento porem referente a softwares que são usados por ela como por exemplo softwares de erp...
Depende, softwares que são muito específicos para determinada área, deve haver treinamento sim!
Falávamos ontem na sala dos professores e estamos na escola vivendo isso na pratica....parabéns pelo conteúdo sempre atual....
Sou professor da área de TI e afirmo: o buraco é muito, muito mais embaixo.
Talvez não só analfabetos digitais, talvez a educação como um todo está ruim...
@@Nicolasm15inze Sempre foi a mesma porcaria o ensino, o problema é a criação e a necessidade, porque o cara vai saber usar uma impressora se ele não tem necessidade de imprimir?
Realmente as pessoas hoje não tem tanta necessidade de imprimir. Mas no mercado de trabalho a chance de vc precisar saber usar um computador é muito grande. Não vai ser celular e TikTok.
Cara que vídeo!!! Primeiramente parabéns pela produção!
Sou prof. de informática básica/aplicada em cursos técnicos, e é justamente isso mesmo que está acontecendo! Minha tutora da pós, compartilhou esse vídeo comigo, e tudo isso que foi falado eu vivencio no meu dia a dia com os alunos. O pessoal acima dos 30 é bem mais aberto a obter conhecimento, duvidar, questionar, a galera mais nova chega achando que sabe de tudo, mas na prática não sabe de nada, e ainda ficam tirando sarro quando um ou outro mais jovem tem alguma dúvida e precisa de ajuda.
Que vídeo excelente, meu jovem! Esse canal é bom demais.
Sou da geração Z, uma das soluções é: deixar as redes sociais e LER!
Não só isso, nossa geração precisa aprender a ter curiosidade. As pessoas da nossa geração não tentam fazer as coisas por contra própria ou buscar uma solução. Eles querem a resposta com instruções detalhadas e cada passo mastigadinho, se não for assim as pessoas não conseguem fazer nada. Eu nunca fui um grande entusiasta da computação, mas ano passado comecei a ter interesse pelos sistemas linux. Aprendi na marra, tinha dúvida de como fazer algo? Ficava 2h pesquisando no reddit e fóruns antiguissimos de como solucionar meu problema. As vezes me desafio a tentar resolver sozinho (quando sei que não irá brickar meu sistema), mas ninguém faz isso hoje em dia. Querem tudo facilitado, sem ter que quebrar a cabeça. Eventualmente comecei a me interessar por programação e ainda sou bem leigo, mas tento fazer tudo por conta própria até encontrar uma solução.
@@DiegoRockLoiro cara cada pessoa escolhe o sufoco que quer passar, se a pessoa n gosta de computador ela logicamente vai querer a maior praticidade possível ao usar, por isso que existe varias carreiras possíveis pra seguir, cada uma passa um sufoco diferente
Parabéns! Você viu o vídeo e não se ofendeu...
@@DiegoRockLoiro Muito bom ver sua atitude. Só acrescentaria uma coisa. Busque grupos de estudo, de interesses comuns e comece a trocar conhecimento. Você vai evoulir mais rápido... Ali todo mundo está remando para o mesmo lado e sempre haverá dúvidas e sempre terá alguém pra ajudar resolver ou buscar a resolução... Acredite no véi aqui...
"Ler".
Literalmente é o que se faz nas redes sociais. A menos que a pessoa só veja imagens (que muitas vezes também tem texto).
Não digo escrever, pois as pessoas usam o corretor ortográfico.
Você pode passar o dia lendo - O conteúdo importa muito.
Sem falar que falam tão mal das gerações passadas e elas liam jornais todos os dias.
Sou de 86. Fiz um curso de datilografia em 1997. Era de tarde. Lagava do curso as 17. Pegava o ônibus pra chegar entes das 18 pra assistir Tv Cruj. Em 1999 fiz o primeiro curso de operador de micro. Era o Windows 98. Em 2005 o meu pai comprou o primeiro pc. Um pentium 4. 3.0 gz. Com 4 de ram. Instalei o Windows xp. Fiz vários curso na área de computação. Em 2009 fiz um curso de montagem e operação de micro e redes. E hoje tou aprendendo Java. Nos anos 2000. Fiz um curso de operador de micro com Linux Ubuntu e Kurumin. Mas só mexi com Linux no curso. Em casa sempre é Windows. Mas tou pensando em instalar o Ubuntu. Pra programar no Linux.
Pentium 4 era foda kkkkkkkkk Pois super recomendo, Ubuntu ou derivados num primeiro momento, pra programar é bem direto ao ponto, eu uso Linux Mint e o setup pra programar tende a 0, especialmente dependendo da IDE e linguagem que vc usar. Windows funciona tbm, só dá mais trabalho pra fazer o setup em alguns casos. O mais chato é configurar o dual boot e tal, mas existem muitos tutoriais na internet sobre, mas vale a pena
Quando eu tinha 15 anos e estava estudando, também enfrentei dificuldades. Naquela época, nem mesmo sabia o que era um navegador, mas persisti como um bom aluno e aprendi. Hoje, sou programador. Estamos criando um problema chamado preguiça de aprender. Só porque estão acostumados a mexer no celular, tudo precisa ser como estou acostumado no celular, ou isso é apenas uma desculpa para permanecer na zona de conforto? Será que devemos sempre mudar o mundo só porque uma pessoa de 20 anos não gosta de utilizar um computador?
Sinto que algums empresas ate empesas grandes de software estão tendendo pra esse lado na facilidade excesiva, um exemplo que eu passei foi na transição do Windows 10 pra o 11, onde a maioria das coisas que você fazia pelo painel de controle ou agendador de tarefas, agr vc faz pelas configurações, com telas mais redondas mais 'fancy', e bem mais simples, tão simples que eu ms demorei pra encontrar as coisas que queria;
E acaba que muitas coisas são até mais praticas de fazer pelo terminal, por exemplo, que para alguns pode ser considerado uma coisa chata de tão complexa, talvez so por não apresetar uma tela tão amigável quanto a de um smartphone talvez.
Tenho profundo terror quanto a UI do W11, vou ficar no 10 até trocar de PC e migrar pra linux.
UX UI evoluem mesmo, não é culpa do software querer ficar fácil para uma mula, é culpa da mula por não querer aprender
Eu acho que o problema não é mesmo a interface do usuário.... O problema é a preguiça mental de aprender qualquer coisa que gaste mais de 5 minutos dessa moçada atualmente
Sem duvida alguma, um ótimo vídeo. Muito obrigado Dio!
Enquanto indivíduo constituinte da geração Z, sinto-me compelido a agradecer-lhe por isto.
O conteúdo que vêm produzido tem me ajudado demais e, acredito que também tenha ajudado muitos outros jovens.
❤
Fiz minha segunda faculdade aos 30(engenharia), a galera de 18/19 nao sabia o que era Excel. O professor ficou em choque 😂
Que aula maravilhosa, parabéns pelo ótimo vídeo. Comecei na era do vinil, a grande maioria nem lembra ou sabe do que se trata.
Eu já fui muito analfabeto digital( em partes, ainda sou um pouco) e o fato dos sistemas serem bem plug-in play desestimula as pessoas em procurarem as soluções por conta própria, até mesmo customizar o desktop se tornou algo preguiçoso
Incrível meu amigo, uma verdadeira aula, infelizmente isso não é só em informática mas em conteúdos como um todo e olha que sou professor de história e é visível essa automatização do cérebro dos adolescentes
Fui ter computador só com 9 anos, e fui aprendendo sozinho como mexer em tudo. Até hoje, tenho carinho com o Windows XP, e o PC de casa veio com o Linux Educacional. E até hoje, meus pais ficam impressionados com o tanto de facilidade que tenho de mexer no computador.
Uma vez, fui fazer aula na sala de informática na antiga 5ª série em diante, lá nos anos 2010 para cima. Os meus amigos nem sabiam como colocar acento, e tive que ajudá-los.
Meu irmãozinho, de 13 anos, tem facilidade com o computador e já se sobressai contra a maioria dos pré-adolescentes da mesma idade.
você só não tem facilidade, em usar de vírgulas kkkkkkkkk
@@user-kt5rv9ub2u aí me quebra, fiz um comentário tão lindo.
Vou arrumar
@@user-kt5rv9ub2u aí me quebra, já arrumei o comentário.
@@user-kt5rv9ub2u já arrumei o texto, obrigado pelo alerta.
Fui ter computador com ums 6 anos e era com windows 7, mas nem era notebook meu era do meu pai, Windows 8.1 Windows 7 dois do meus sistemas preferidos
Que conteúdo foda, estava numa discussão no trabalho sobre isso semana passada, tenho 24 anos e vejo gente da minha idade mais ou menos sem saber usar painel de controle do windows para resolver problemas simples, um jovem aprendiz que tinha na empresa, ficava perdido no computador e eu achava isso absurdo.
Lembro que voltei de uma viagem com a minha mãe e quando entrei no quarto lá estava um compaq 486 com 8mb de ram. Isso era 2004, meu pai comprou de uma loja de manutenção por 300 reais. Nele veio instalado o windows 95, no meu primeiro contato eu fiquei com medo de clicar no iniciar, que tinha o formato de uma janela, eu ja havia escutado falar da internet, então fiquei com medo de clicar e gastar dinheiro ou seu la hsauhsuahausushu.
Ótimo vídeo! Tenho experiências semelhantes aqui em casa. Eu comecei a mexer com PC e Internet já com uns 20 anos de idade. Meus filhos nasceram com PCs em casa e mesmo assim percebo que eles apanham de coisas, que pra nós micreiros linuxers são coisas triviais. Enfim... se assemelham muito ao desconhecimento dos nossos pais e avôs que vieram de uma geração anterior a nossa, mas por motivos diferentes, claro.
eu estudei bastante pra saber criar um servidor web, na epoca ate contei pros meus pais a minha conquista
após algum tempo eu ouvi do meu pai "uau mateus, sua sobrinha tem facilidade igual voce, ela tava contando que criou um servidor no discord"
meu deus.........
kkkkkkk
Comecei a ter contato com computadores aos 15 anos (1985), aprendíamos o SO em linha de comando, programar alguma coisa era obrigatório, entender o funcionamento da memória, da organização da estrutura de arquivos, dos formatos de gravação, tudo era importante, fiz curso técnico em processamento de dados, percebi logo como tudo isso podia me ajudar na escola, encurtando a história, tudo isso me ajudou tanto, que hoje sou professor de matemática e sempre foquei no uso dos computadores no processo de aprendizagem, a tragédia é que as escola ainda são desestruturadas para a integração dos recursos computacionais, já fiz alguns projetos de ensino e aprendizagem com essas metodologias, mas o desgaste é gigante, pois tenho que organizar tudo, não há funcionários responsáveis em organizar e cuidar dos equipamentos, salas superlotadas, equipamentos que não são dimensionados adequadamente às propostas de ensino etc. Tantos problemas fazem com que os projetos sejam descontinuados e as aulas girem em torno do tradicionalismo, no entanto quando realizados são muito produtivos, os alunos engajam-se facilmente, já tive alunos que decidiram estudar programação por conta da participação nas aulas do projeto. Vídeo muito bom, já tive alunos com dificuldades de responder a um google formulário, e até o que nem sabem o que é um e-mail.
Quem da geração antiga já ficou puto com software (seja web ou desktop) que tem botões ou textos ENORMES mostrando o que deve fazer levanta mão! ✋
Hoje em dia tem tutorial pra tudo 😂😅😂
Um display 1080p de hoje, na maioria das interfaces de usuário modernas, passa a impressão de comportar menos elementos que um antigo display 800x600 ou 1280x1024. O que acontece que o excesso de espaçamento é espaço branco limita a densidade de informações e força o uso de elementos como botões de combinação/overflow, abas etc, ao invés dos mais simples, e eficientes, menus lineares e toolbars tradicionais.
As UIs novas, arredondas e gigantescas me dão agonia. W11 que o diga, parece que foi feito pra uma criança usar.
Sim odeio interfaces modernas, tanto que deixei de usar Gnome pra usar KDE, este sim foi feito para desktop e mouse.
Meu Deus! Que vídeo INCRÍVEL! Sou professor de Matemática de escola pública e percebo isso há muitos anos. Vou indicar esse vídeo para a Equipe Gestora da escola. Sei que muitos professores que trabalham comigo também não sabem muita coisa de tecnologia, mas diferente dos alunos, são interessados em saber mais. Será um ótimo desafio pra mim neste momento, pois me deu vontade de criar algum tipo de trabalho sobre informática com os meus alunos. Certamente este vídeo será uma excelente forma de introduzir esse projeto.
Eu sou da gen z, nasci em 2006, realmente é bem perceptível que meus colegas não fazem ideia do que estão fazendo. Sou uma exceção à regra por conta do meu pai, uso computadores desde 2010, no ápice dos meus 7 anos eu tava tentando instalar o java no windows 7 pra instalar mods no minecraft 😅
Apesar de ter nascido em 98 me identifico, primeiro cd, instalando show do milhão...
Pouco tempo depois descobri o Nero, "burn/queimei" muito CD na época uahsuahsua
@@joao98_ Nero durou kkkk Nasci em 83 e já o usava em 2000 hahaha CD era muito bom.. eu cheguei a usar muito disquete nos anos 90 e era um inferno.. putz, o "kit multimídia" da provedora vinha com 15 disquetes floppy pra instalar browser, email, irc, telnet,etc.. kkkkk era muito ruim a internet na época (to parecendo meu sogro falando da época dele nos anos 80, peloamordedeus)..
PARABÉNS PELO VÍDEO SEU CANAL SEMPRE TRAZENDO ÓTIMOS CONTEÚDOS E SURPREENDENTES EU JAMAIS IMAGINEI QUE A REALIDADE DAS COISAS NESSE SENTIDO
Parece que o problema é que o computador deixou de ser um eletrodoméstico que toda família tem, como uma geladeira, e muitos adolescentes estão tendo seu primeiro contato com um computador só quando chegam no mercado de trabalho.
Pior que é verdade. "Antigamente" tinha 1 PC para a casa inteira. Agora, cada um tem seu celular, e quem quiser que compre seu próprio notebook. Não há mais necessidade de usar o PC do pai/mãe para acessar a internet.
Os trabalhos de escola mesmo fiz tudo no celular.
Na faculdade fui usar notebook pra fazer mei TCC e meus trabalhos.
Mas sabia o básico pq fiz curso na infância, e fazia emulação e outras coisas no celular. Por isso não sou analfabeto digital
A galera esquece que um notebook é caro pra porra, um computador é caro. Qualquer um tem um celular, agora computador é outra historia.
Cara, seus vídeos são muito bons, vão muito além da tecnologia você entra no comportamento.
Parabéns!
Muito bom!
Eu sou da geração Z e faço um curso técnico em informática, uma das minhas experiências com a dificuldade em usar o computador com o resto da minha geração foi em uma das aulas deste curso, mais especificamente aula de tópicos de linguagem e programação 2 (springboot, java e postgres pra fazer um server web), uma das maiores dificuldades da minha turma (de 5° semestre na época) foi em descompactar um arquivo... Ficamos pelo menos 3 aulas (3 semanas) para que o professor pudesse explicar como descompactava um arquivo .zip. KkKK foi bem engraçado e triste ver os veteranos do curso não saberem descompactar um arquivo (obs: o curso tem duração de 6 semestres, é feito no ifms, atualmente estamos no último semestre sem mais problemas com arquivos .zip)
17:53 Eu passei por algo assim, e olha que eu sou da geração Z 😅, dei aulas em escolas de informática "básica" e aulas de programação, e sempre fui de dizer para os meus alunos, digitar (datilografia) pode até não ser o foco da sua profissão, mas é algo que pode te destacar. Por fazer relatórios, planilhas de maneira mais rápida, além de que, dependendo digitação acaba sendo bem importante em várias áreas, não diretamente as ligadas à tecnologia, recepção, atendimento, engenharia, todas elas principalmente agora, pedem um pouco mais de recursos digitais, e a datilografia acaba sendo bem interessante. Eu mesmo, sou programador, designer e professor, e atualmente tenho uma média de 80PPM (Palavras por minuto) e sempre procuro melhorar, e repasso essa visão para meus alunos 😊
Queria saber quais empresas que estão contratando essas pessoas com "dificuldades em coisas básicas".
Vou enviar currículo :)
😂😂😂😂😂😂😂
Vídeo sensacional!
Vejo muito disso aqui na empresa, a galera mais nova tem dificuldade pra se expressar, até para ajudar é dificil as vezes
Não vai me dizer que na sua empresa tem aquela turma que fala "negoçar" ou "coisado" 😅😅😅😅😅😅😅
eu acho incrivel o fato de existir pessoas que não sabem simplesmente formatar um computador , ainda mais da gen-z
Esse vídeo ficou tão didático que utilizei no laboratório de informática com meus alunos. Foi bom pra expandir a mente dos jovens e adultos que ali estavam...
vi essa materia tb no jornal da band, sabem usar o cel, mas nao sabem usar o PC. a impressora, o basico, o Office, é super estranho, ja vi gente assim, mas de boas, a gente ajuda, sou da geracao X nao teho esses problemas
Se acomodaram só nas redes sociais, uma vez pedi para um cara upar o trabalho e ele não sabia como upar, e o melhor de tudo, tinha feito no bloco de notas, word nem existe para isso
Muitos deles só sabem instalar jogos e usar redes sociais, meus sobrinhos vivem quase que o tempo inteiro no smartphone, mas volta e meia eles me pedem pra fazer alguma além doq eu citei no início. Tipo mudar a senha da tela de bloqueio ou fazer a tela ficar sem apagar por mais tempo, coisas que as vezes o próprio dispositivo te guia, ou então vc aprende a fazer com um tutorial de 2 minutos no UA-cam eles não sabem
@@lfsngames_play1 ou você aprende com a curiosidade de descobrir tudo o que o celular te oferece
Maravilhoso documentário Dio! Obrigado por esse presente de conteúdo. Forte abraço!
Meu primeiro PC foi um Phitronics 3000E+ com 6 anos (2008)
Passei a odiar celulares pelo uso super limitado deles
Limitados? Como?
@@arthurSemP 2008: smartphones sempre tiveram menos poder de processamento que computadores. Alguns sequer vinham com um app de pastas, tinha que ir nas configurações e armazenamento pra abrir as pastas. Sem internet são praticamente inúteis. Jogos bons eram escassos. Telas pequenas que chegavam a incríveis 720p (mas a maioria tava mais para 480p) baterias que duravam nada. Câmeras horríveis.
Quer aprender programação? Precisa de um computador ou ativar root e perder a garantia num dispositivo que mal tinha armazenamento. Uso produtivo de celular é e sempre foi SUPER LIMITADO.
Sério, até os aplicativos Office são uma porcaria no celular.
"Ah mas hoje da pra aprender programação pelo celular" sim, mas se você quer ter uma boa memória mecânica vai precisar de um cabo OTG, um splitter usb, um mouse e um teclado... Basicamente um computador com uma tela ridícula.
Da pra ser produtivo com um celular? Dá. Se você tiver um computador junto :/ ou vai ser um inferno usar SÓ o celular pra ser produtivo
@@SrNerd Instala linux no smartphone, eu também prefiro muito mais pcs
@@SrNerd Eu não acredito que "limitação" seja o termo apropriado para os exemplos que você utilizou. O celular não é feito para esse fim. É um simples portátil com a finalidade de facilitar a comunicação. Diferente do computador que é totalmente adaptável ao usuário.
Para aquele que quer ir além da parte mais simples do telefone "modificar, trabalhar com, estudar" talvez seja desconfortável e até inacessível apenas ele, sozinho. Aí entra os periféricos e o próprio computador.
@@cristianpopovici459 root... Perde garantia ;-;
6:40 Meus problemas com impressoras e scanners acabaram 20:00 quando passei a abandonar o Hp Smart para usar o programa Open Source NAPS2. Recomendo demais 😂
reduzir um problema causado pela indústria de tecnologia a própria mão de obra a "pessoas fracas" foi fud@
Em 1992 eu tive o primeiro contato com um computador na escola onde eu estudava. O software rodava a partir de um gravador que executava uma fita k7 e deixava o programa rodando em memória. Na mesma época eu fiz aulas de datilografia usando máquinas de escrever. Depois disso eu nunca mais parei de aprender, tendo feito manutenção de computadores, redes e fui acompanhando toda a evolução. Apesar de ser um hard user de tecnologia e hardware, de gostar de montar meus próprios computadores e ter meus projetos paralelos de desenvolvimento de software, o que eu faço no dia a dia é ajudar as empresas a vender mais criando estratégias comerciais e de mkt que se integram. E eu só consigo fazer o que eu faço pq eu aprendi a conectar as coisas e entendi como que tudo funciona. Canais como o do Dio deveriam ter um lugar de destaque no YT.
Eu sou uma exceção. Eu aprendi na marra causando tantos problemas no desktop que nunca mais repeti nenhum deles.
Jeito raiz kkk o importante é n errar dnv
Eu também, foi tudo na base da marra.
eu tive sorte... ao mesmo tempo que precisava ir à escola com roupas usadas de meus irmãos mais velhos, tinha comprador em casa já em 1995... acho que era um 486, que só rodava DOS, que foi comprado de uma escola de informática que estava migrando pra computadores com Windows... meu irmão comprou com o que ganhava entregando jornais, e a ajuda financeira de meus pais
então peguei ainda uma época mais básica, e fui acompanhando a progressão da computação
A relação talvez possa ser explicada pela lei da abundância x escassez. Na época dos milennials, computador era novidade e escasso, portanto gerava curiosidade e criou-se a necessidade. Na GenZ, computador é abundante e acaba gerando a sensação de conhecimento "não necessário" ou ultrapassado pra época atual. Aliado à isso, a falta de concentração, atenção e interesse na leitura de uma simples mensagem na tela, ansiedade por consumo de conteúdo, falta de empatia, falta de calma ao iniciar um aprendizado causa um atraso no ensino e compreensão da tecnologia pois desde cedo as crianças estão em contato com smartphones e vão crescendo fixando no cérebro que tudo funciona do jeito que eles estão acostumados...
Tenho 29 anos e curso Engenharia de Computação, e uma das coisas que vejo ocorrer com bastante frequência, no curso, é colegas meus tendo dificuldades em utilizar o Windows...
Vei...
Como assim vc nasceu em 92 ? 😐
Eu nasci em 97.
Assisto seus videos desde 2016 e sempre te vi com uns 30 anos.
Nossa, ele ainda é mais novo que eu, sou de 1991.
Eu de 86
Eu normalmente já assisto coisas de pessoas mais novas que eu, mesmo que por poucos meses. Sou de 81.
Barba, rosto redondo, talvez sobrepeso... Tudo isso faz a pessoa parecer mais velha do que é. Fora fatores de nutrição etc
@@vitormascarenhas4884 As entradas visíveis
12:40 sobre esse tópico:
eu aprendi muita coisa na marra. eu tinha um objetivo e fazia de tudo pra alcançar ele, não importa o caminho.
eu também sempre fui muito curioso, de ver algo que eu não sei e tentar entender como funciona, etc...
acredito que muitas pessoas aprenderam pra que serve o alt+f4 ou ctrl+w jogando online, apertando pra ver pra que serve e a partir daí já foi uns atalhos na vida. outros são essenciais, ctrl+c, v, z, x, y, r, que todo lugar fala.
acredito que essa nova geração deveria ter um pouco de curiosidade nessas coisas. hoje em dia tem muita gente que usa tiktok direto e espera que o conteúdo chegue até ela, por exemplo, esperar que a escola vá ensinar tudo pra ela.
acredito que a melhor forma é o aluno aprender a aprender. a escola da a base, o aluno usa a base pra contruir o conhecimento, depois a escola da mais outra base, o aluno constroi mais conhecimento.
Concordo com essa pessoa que acha dificil usar impressora... Tenta instalar uma impressora wifi em um pc linux e quero ver quem vai dizer que é fácil... Isso é uma grande dor de cabeça ...
Adorei a matéria, em meados de 1984 tive a minha experiência com computador, por questão de aprender tecnologia comprei um MSX completo, e nele foi a partida, nessa época havia internet porém só via Embratel como sendo provedor, assinei mais de 50 páginas para ter internet discada, bom fiz alguns cursos mais o DOS me ajudou entender a base dos programas, bom sofri com início do LInux Heart na época e acabei aguardando a evolução, Ubuntu pesado para máquinas 286/386 da época, mais hoje me sinto bem com Linux Mint o que me satisfaz as minhas necessidades, até brincando com Terminal com ajuda do Diolinux, estou com 72 anos, abraços a todos.
O pessoal antigamente fazia curso de informática. Hoje entende-se que por saber usar rede sociais já ''tem'' o curso de informática básica.
verdade era isso q ia comentar, antes como era algo novo, faziam um esforço pra ensinar de graça, a gente aprendia word, Excel, hoje parece q nem tem mais isso. Alguns podem ate ter pc em casa, mais meu caso, uso é pra jogar e ver yt, não pra ficar fuçando em planilha e aprendendo a digitar rapido sem olhar pro teclado. hoje msm preciso saber mexer em planilhas, mais vou ter q reaprender, pq nunca tinha usado pra nada, agem como se tudo fosse obvio, mais se a pessoa não tiver interesse e não tiver ninguem pra ensinar, claramente não vão aprender msm, ainda mais q tudo é so zap, instagram e tik tok hoje
Dio, este seu video está fantástico, você se superou.
Respondendo sua pergunta sobte que tecnologias eu vi que me chamaram a atenção:
1) computadores de 8 bits: TK82, TK 90X, CP 400, MSX ....
2) Internet discadace BBS
3) Conectiva Linux
4) Kurumin linux
5) CD RW
6) Eletrônica digital básica em revistas para jovens
Gen Z só sabe mexer em redes sociais e ficar assistindo memes.
Vi sobre assunto no canal do Leon e Nilce, achei muito interesante, pois justamente a geração que deveria saber mais de informática, é a que mais tem dificuldade em usar um computador. Eu mesmo nasci em 1988 e só tive computador em casa qdo eu tinha quase 15 anos, mas antes disso eu já tinha conhecimento, pois amigos meus tinham PC em casa e eu tbm frequentei lan houses, então aprendi muito, além dos cursos de infrmática básica.
Qual foi kkkk tenho 27 e sei mexer na tralha toda kkkkkkk eu nasci e tive a minha infância em uma transição boa e esquecida pelos que vieram antes e os que nasceram depois nem ficaram sabendo entre 1997 - 2010 teve tanta coisa que foram esquecidas como desenhos/filmes e tecnologias que foram experimentais que foram abandonadas que eram daora kkkkkk ótima época (pode ser nostalgia) mas depois de 2010 o mundo desandou kkkkk
Sou de 2005, depois de 2014 tenho a sensação q desandou kkkkk
1997 aqui. E concordo plenamente!
Valeu!
Ainda acho que os empregadores ainda preferem os mais jovens que não saibam nada do que os mais velhos que sabem muito. Ponho muitos currículos e nada, tenho experiência, curso de manutenção de PC, mecatrônica e até o pré-histórico curso de informática.
Oq vc tem é experiência de reconhecer uma péssima empresa e uma exigência de trabalho que não condiz com o pagamento. Pra essas empresas é importante contratar gente com pouca ou nenhuma experiência, botar pra receber pouco e fazer mais do que deve. Por isso as crescentes reclamações de empresários e gerentes a cerca de como a Gen Z enche o saco cobrando direito trabalhista.
@@sahidlc4642 Direito Trabalhista é o mínimo do minino, não estamos mais no século 19
Estou na mesma situação.. Tenho 30 e tá difícil conseguir emprego.
Passei por isso quando fiz o tecnólogo de Design Gráfico, entrei no curso sem saber nada de software de arte e design, antes do curso, nao sabia nada de corel draw, photoshop, indesign, flash e foi nesse curso que descobri os softwares livres e open source.
a evolução tecnológica dividiu muito a genz
eu nasci no começo dos anos 2000, cresci com computador em casa, cds, esse tipo de coisa
conhecido meus que nasceram na metade dos anos 2000 quando já tinham alguma idade de entendimento já tiveram contato com os primeiros smartphones mais populares, mesmo com poucos anos de diferença
talvez uma forma de contornar isso sejam interfaces de computador mais parecidas com o Android ou iOS, tipo o deepin
Na minha época de moleque- nasci em 1992 - todo mundo quando não tinha um PC em casa, frequentavam lan house. As lan houses eram uma febre entre 2005 e 2012. Se você quisesse entrar no Orkut ou MSN, e não tivesse PC, só restava pagar para acessar pela lan house. Via-se muitos cursos de informática, também. Então, as pessoas se viam obrigadas de algum jeito a terem contato com computadores, e para o mercado de trabalho, ter conhecimento nisso era um diferencial.
@@willkimen o tanto que eu fui pra lan house pra jogar com os meus amigos
discord não era algo ainda kkkkkkk
ai que saudade dessa época que não volta
@@willkimen Antigamente os cursos de informática eram a faculdade de sistema da informação, se você fizesse uma era ""garantido"" um emprego no mundo digital.
vídeo bom de mais, sou técnico de informática e vejo muito disso pessoas mais novas que eu e eles simplesmente não sabem nem explicar o problema que estão tendo
a minha geração só fica no tiktok
A primeira peça de tecnologia que me deixou maravilhado foi uma calculadora com display LED (7 segmentos) capaz de fazer as 4 operações básicas, em 1972 ou 1973. Foi uma revolução para mim poder usar algo assim para as lições de matemática. Facilitou muito... mas eram proibidas de serem usadas nas aulas, só em casa. 5 anos depois já estava usando calculadoras Texas programáveis e tentando escrever meus próprios aplicativos e joguinhos (sim, havia como jogar em uma dessas calculadoras). Mas o grande impacto veio por volta de 1980, quando consegui comprar meu primeiro computador doméstico: um TK82C (linha Sinclair com 3,25 MHz, 16K de RAM e o Z80). Depois vieram os PC XTs 8088 e tudo que veio depois, até o meu Intel i9 atual. Ou seja, como profissional da área de tecnologia desde 1978, consegui vivenciar praticamente toda e(re)volução do último meio século, e posso afirmar com certeza que o que foi exposto no vídeo acima é muito pertinente, parabéns pelo trabalho!
Se vc acha que eles são ruins com computador espera até vc descobrir como eles são em relação a TRABALHOS MANUAIS/BRAÇAIS kkkkkkk
Eu nasci no final da década de 1980 e agora eu percebo como foi um momento interessante da história da humanidade para nascer. Eu nasci nesse mundo analógico, ainda lembro das caixas registradoras nos mercado quando eu era criança. E eu pude ver toda essa transformação ocorrendo, eu sempre fui muito interessado em aprender sobre computadores e informática. Meu primeiro PC foi windows 98 com HDD de 4 GB e 128MB de Ram comprado em 1999, a configuração mais barata possível. Não tinha internet e eu passava horas mexendo no Powerpoint e no Paint. Ele tinha uma roupinha e toda vez que alguém terminava de usar tinha que colocar a capinha para não pegar poeira. Eu gostava muito dele, aprendi muito ali. Ele tinha disquete, a gente tinha uma caixa cheia de disquetes em casa mas eles sempre acabavam estragando e perdia o conteúdo. Ele tb era moderno pq já veio com o leitor de CD-ROM, eu ia na banca de jornais e comprar umas revistas q vinham com CD e instalava vários joguinhos nele, mas quase nunca era o jogo completo, em geral eram só os DEMOS. 😁
Eu fiz vários cursos de informática, fiz curso de Photoshop e depois no Ensino Médio eu fiz o curso Técnico de Processamento de Dados, que era um nome elegante para dizer técnico em informática ou montagem e manutenção de PC.
Sou mais velho que você alguns anos. Tudo que você falou eu também fiz. Até a capa para o monitor eu usava e o protetor de tela.
Sou zoomer de 23 anos. Comecei a usar computador aos 5 e ganhei meu próprio aos 9.
Na minha experiência, o que fode essa média são as mulheres. Quando eu tinha 11 anos, as meninas da sala pediam minha ajuda nas aulas de informática para instalar o chrome e achar os arquivos que tinham acabado de baixar na pasta de downloads padrão. A dificuldade delas de decorar que os downloads ficavam na pasta de downloads que já vinha com atalho na barra de acesso rápido na lateral esquerda do explorer era absolutamente assutadora.
Aos meus 13, meros dois aninhos depois, todas elas tinham seus smartphones e faziam tudo que tinha direito neles. Tudo o que não conseguiam fazer nos computadores.
A incapacidade de usar computador e substituição dele pelos celulares não é zoomer em geral, é de mulheres.
Não estou aqui fazendo juízo ou me propondo a explicar o fenômeno, sou apenas um mero observador. Se a causa disso é social, cognitiva ou ambiental eu não sei, estou apenas apontando o fato.
Não briguem com o mensageiro.
Na escola que trabalho, várias meninas me ajudaram a criar e-mail para os meninos. Todos na casa dos 12-13 anos.
Então não dá pra generalizar
@@fernandohs16
Eu estou descrevendo a realidade de 10+ anos atrás, você está descrevendo a realidade atual. Pode-se generalizar sim, que na geração alpha (a que você está usando de exemplo) essa relação se inverteu.
@dsnukv8941 já aconteceu comigo também, é foda kkkk
Obrigado por compartilhar essa informação, obrigado pelo vídeo longo e estruturado, com tempo para desenvolver uma ideia (hj algo considerado "antiquado").
Eu sou velho, nasci em 1982 e vi tudo, tudo mesmo, surgindo diante dos meus olhos. Usei MS-DOS, vi as primeiras versões do Linux (quando era complexo e frustrante, vc eu sei que sabe do que eu tô falando). Programei em Cobol, Pascal e Clipper. 386 foi o primeiro computador na minha casa, eu usei rede em cabo coaxial e aprendi a programar em Assembly para microcontroladores PIC no curso de eletrônica. Eu sou um dinossauro velho e as vezes antiquado... Lidero um time de quase 10 devs, molecada incrível, a maioria tem idade pra ser filho meu! Eles são um orgulho pra mim! (se tiverem lendo aqui molecada, vcs são foda demais!).
Eu tenho 2 filhos e agora percebi que eu preciso compartilhar tudo isso com eles. Quando eu entrei no mercado de trabalho, no final da década de 1990, eu trouxe pra empresa muitos conceitos como redes par trancado, compartilhamento de arquivos e impressoras (matricial ainda e arquivos pq o internet era só discada e apenas o computador do financeiro tinha pra usar o home banking). Me dei muito bem com isso, ganhei destaque e fui efetivado, coisas bem comuns em casa casa eram diferencial no trabalho. Meus filhos têm a oportunidade de experimentarem o mesmo, quem diria?!
Grande reflexão
Pior que logo no meu 1° ano do ensino médio, foi inaugurado as aulas de informática com o professor de química. 2 meses o professor se envolveu com algumas coisas e ele foi afastado da escola e nunca mais teve aulas de informática até hoje.
Uma vez meu padrasto tava mexendo no TikTok e tinha ficado com raiva por que ele apertava pra voltar e não saia do app, o app aparecia uma mensagenzinha dizendo pra apertar novamente pra sair (meio que atualizando pro proximo video pra prender a pessoa mais nele) e ele mesmo sabendo ler não lia a mensagem que aparecia pra tocar novamente no botão de sair, uma outra vez foi com o botão de volume que não aumentava mais diminuia, e a solução era simplesmente puxar o slide que aparecia no topo da tela pra aumentar ou diminuir o volume. Um outro exemplo foi meu sobrinho, que uma vez foi jogar no meu PC e além da dificuldade de lembrar de umas 4 teclas, ele as vezes tentava tocar na tela do PC. Tinha muitas vezes que alguem pedia pra mim ajudar pra corrigir algo num celular ou PC e era sempre algo que tava bem na cara da pessoa mas elas não percebiam e iam procurar por exemplo, no TikTok ou no google usando o "ok google"
Parabéns pelo vídeo, @Diolinux. Ótima reflexão.
28:40 nesses casos eu sempre faço um "debug", e eu pensava que todo mundo fazia isso kkk
basicamente minha forma é ver onde não está funcionando, identificar onde seria um ponto intermediário, se tivesse esse ponto intermediário estiver ok, o problema só estaria entre o ponto intermediário e onde não funciona. se o ponto intermediario não funcionar, o problema poderia estar entre esse ponto e o início...
nesse exemplo do vídeo:
computador não funciona, como identificou: teclado não liga, monitor não tem imagem.
onde seria um ponto inicial? a tomada.
onde seria o ponto intermediário? o botão de ligar.
botão de ligar não funcionou? então só pode estar entre o botão e a tomada.
ponto intermediário disso: placa mãe ou fonte. é viável ver isso agora? não, então só ir ver a tomada
a ideia disso é isolar o problema pra ter um controle mais ou menos de onde ta acontecendo o problema pra solucionar.
óbviamente se o problema for hardware, foge do controle do aluno, ou se o problema for que a tomada não passa energia, também foge do controle dele
Tenho 27 anos, meu primeiro contato com um computador e com celular foi aos 18 anos, quando conclui o ensino médio, neste período fiz um curso básico de computação.
Cara, eu fiz datilografia lá em 1994, mais ou menos. Até hj isso me ajuda, principalmente na programação. A minha agilidade veio daí.