Akita provando que não são só os programadores que tem uma formação capenga focada em ferramentas, os "DevOps" tem um enorme gap nos fundamentos do que eles deveriam saber pra otimizar os recursos que eles tem na mão. Excelente aula!
@joaodascouves5400 Eu diria que no Brasil, mais de 90~95% dos programadores não tem bons fundamentos. E digo mais, o problema não é o cara não ter bons fundamentos, o problema está em ele não reconhecer isso e não se esforçar pra estudar o que lhe falta.
@@mrwaltlearning9675vc choraria aqui na gringa então kkkk Salvo o pessoal de big tech, ou empresas maiores, os norte-americanos são super razos em conhecimento e só manjam da área deles msm.
@@mrwaltlearning9675 Assim como não existe brasileiro que não reclame da população brasileira e sua estupidez, eu não conheco um unico técnico da computação que não concorde com essa sua conclusão. No momento que eles deixam de se sentir como um impostor no meio de seus colegas eles imediatamente partem a achar que estão entre os mais talentosos e conhecedores.
Se esse canal desse Horas de Atividades Acadêmicas Complementares, eu teria fechado a faculdade com horas sobrando. Sinto falta de conteúdos mais assim na internet, que tenta sanar uma curiosidade e não simplesmente te mostrar mais um ferramenta pra trabalhar, quase todo conteúdo hoje tem cara de curso, mas aqui nesse canal não parece só uma conversa com alguem mais experiente.
Boa noite, tudo bem !! Eu quero comprar um equipamento para aprender o inglês . Estou disposto a gasta +/- 400 reais Por gentileza o senhor poderia me indicar ?? Inclusive este é um excelente tema para um vídeo/quadro/série/playlist 😉
Camilo, sou professor também, difícil é ter atenção de um estudante quando você explica isso em sala de aula. Normalmente este tipo de conteúdo é necessário de estudo prévio que normalmente não acontece num curso de graduação, por conta das demandas de trabalho os estudantes reclamam que não tem tempo de estudar e se preparar para aula. Gosto muito dos vídeos do Fábio Akita e muitos deles coloco como conteúdo adicional para quem gosta de estudar e entender as coisas como elas funcionam.
@@profrobsonflopes Realmente é difícil passar essas coisas em sala onde existe desbalanço entre o nível de conhecimento dos alunos, mas fico feliz em ver que existem professores que estão buscando fazer um algo a mais pelos alunos, mesmo que seja uma simples indicação de vídeo, eu senti muita falta disso na minha graduação
Pra dar certificado só faltou a lista de exercicios kkkkkkk Infelizmene para uns e felizmente para outros, nada na internet atual quando se trata de conteudos de tecnologia em pt consegue bater esse canal, é incrivel o quanto eu aprendo aqui
Pela primeira vez eu consegui entender 100% do que o Akita passou aqui. Tudo bem que já trabalho na área de Ops, mas o material do Akita é sempre denso. E que didática incrível!
Gostaria de aproveitar esta oportunidade para deixar uma mensagem para você. Sou um grande fã do seu Canal e adoro assistir seus vídeos. Sempre que vejo um novo vídeo seu, fico muito animado e motivado a aprender mais sobre Tecnologia em baixo nível. Sua maneira de explicar os conceitos é muito clara e didática, e eu realmente aprecio o seu comprometimento em compartilhar seu conhecimento com a comunidade. Continue fazendo o excelente trabalho que você faz, e saiba que sua paixão pela programação inspira muitos de nós a seguir seus passos. Muito obrigado por tudo o que você faz!
Maluco, cada vídeo equivale a 1 mês de aula em algumas faculdades, ou mais. Chega é difícil compreender tudo de uma vez. Melhor canal encontrei na minha vida de DevOps.
Akita, Estava vendo por esses dias uma palestra que você apresentou sobre Elixir. Fiquei fascinado pela linguagem, pela abordagem funcional, e pela semelhança com o Ruby (convention over configuration, por exemplo). Nos dias de hoje toda vez que fala-se em escalabilidade e tolerância a falhas a solução que a maioria pensa é Docker + Kubernetes (ou ECS, EKS na AWS). Sempre ouço: "é só escalar horizontalmente". Mas em geral isso fica caro. Depois de assistir sua palestra sobre Elixir, penso que há muitos cenários que a melhor abordagem para escalabilidade e tolerância a falhas poderia ser uma implementação em Elixir. Seria legal ter um vídeo explorando mais esse assunto.
É incrível como o mestre Akita me mostra como não sei aquilo que eu realmente deveria saber. E o melhor de tudo é que eu tenho uma visão melhor e pesquiso sobre aquilo que ele falou. RESULTADO: eu saio disso tudo com mais conhecimento. Obrigado, mestre
Sensacional, parabéns pela didática e conteúdo. Uma pequena observação: cointainerd e cri-o ( high level container runtimes ) que cuidam de coisas como baixar as imagens, montar volumes, configuração de rede, e também se comunica com o runc (low level container runtime ) que por sua vez interage com o kernel pra gerenciar os namespaces e cgroups. O podman trata toda essa camada high level, mas no caso do docker e kubernetes eles precisam desse intermediário, então o kubernetes ainda precisa de um containerd ou cri-o por exemplo pra interagir com o runc.
Eu estou a procura de estágio na área, e no momento que comecei a procurar você lançou coincidentemente aquele vídeo sobre sua carreira. Agora eu comecei a trabalhar com Docker para fuçar um pouco de php e apache no windows e você novamente por coincidência lança um vídeo relacionado. Você é brabo Akita.
Grande Akita! O vídeo sobre virtualização (games em VM no seu PC atual) ajudou a entender o porque as vezes a máquina virtual do meu pai dá umas rangadas mesmo em uma máquina boa. Segura meu like, Sr
Ei Akita. Meu nome é Wanderlei Silva, moro em Vitória, ES, Sou um grande fã de seu trabalho e sempre que é pertinente eu exibo os seus vídeos relativos as aulas de meu planejamento. Você é uma cara que não "embroma", realmente prova que sabe o que está falando e seus vídeos são verdadeiras aulas de engenharia. Parabéns! Quero continuar a demonstrar os vídeos para meus alunos e gostaria de saber se você aprova, caso contrário, respeitarei e não mais utilizarei em sala de aula, mas, continuando minha admiração pelo seu trabalho.
puts, essa parte final explicando a diferença entre o docker-compose e kubernetes/terraform foi ouro! Agora sei até onde vai a responsabilidade de eu como dev e onde começa a do pessoal de infra.
Dá pra ver que o Akita faz esse trabalho com muito amor, carinho e dedicação. Parabéns Akita, uma enorme referência de conhecimento para qualquertécnico. Obrigado por compartilhar todo esse conteúdo.
Em resumo, pra fazer meus programas trash de treinamento, eu estava usando docker sem de fato precisar (porque todas as funcionalidades que eu de fato estava explorando são substituíveis pelos comandos nativos). Obrigado pela revelação, Akita. Vou desinstalar Docker e aprender a fazer na mão mesmo🙏
Carai mano! Mais uma aula que faculdade nenhuma ensina, a pessoal curiosa tem o mundo na mão ta doido! Obrigado por mais essa aula! mesmo que ela seja pra você kkk
Que explicação sensacional! Meus agradecimentos Akita, sou grato por pessoas/profissionais como você, pois fazem a diferença na carreira de muitos. Abraço!
Excelente episódio Akita. Para nós que estamos acompanhando a jornada de conteúdo que culminou nos containers é muito recompensador! Inclusive ajuda a dar uma boa aderência ao canal já que tudo tá conectado, e bem, no mundo dos computadores e programação tudo está mesmo. Recentemente migrei de nvme e numa instalação nova de linux containerizei o projeto que estou trabalhando com docker-compose. É muito bom não ter que se preocupar com instalação de postgres, versionamento do ruby e do rails, deixar as senhas e tudo mais em enveiroment variables nas configurações. Dessa vez deu pra aproveitar muito do episódio e aprofundou muito meus conhecimentos do funcionamento do linux e de docker. Muito obrigado mais uma vez pelo conteúdo, pela dedicação com o canal e por compartilhar informação de maneira open-source, ao invés de ficar cobrando cursinho por aí! ps: muito legal que você usa o Obsidian, app muito bom né? É uma ótima sugestão de conteúdo (ou até RANT) falar sobre como você toma notas e organiza seu segundo cérebro! abs
Incrível que por mais que eu use Linux por tanto tempo eu ainda não entendia por completo esses conceitos de cgroups, namespaces e capabilities mesmo usando ferramentas como Apparmor e Firejail quase todo o dia. Que baita aula foi este vídeo.
Muita Romantização no YT sobre Conteiners, principalmente sobre Docker, chega no final não explicam 0.5% do que foi falado aqui e vc termina com cara de besta. Muito bem explicado. Canelada de Muay Thai na cara como sempre!
Ontem eu estava vendo os processos dos containers aparecendo no host e estava curioso em entender melhor o que acontece, ai veio o Akita, leu os meus pensamentos e fez o vídeo, hehe Vlw, grande Akita!
Akita na velocidade 7. Conteúdo bom é assim, denso. Da abordagem geral aos micro detalhes em segundos. Muita informação empacotada milimetricamente em pouco tempo. Afinal, a velocidade reduzida do player tá aí é pra ser usada. Muito obrigado por compartilhar o seu tempo (e conhecimento) conosco.
Akita por favor um Making-of da construção do roteiro desse vídeo, estou de queixo caído, esse com certeza vai se tornar o vídeo que mais vou compartilhar. Serio o "resumo" do que apresentou mesmo a galera mais senior não tem costume de mexer, se aprofundar um pouco vira conteúdo para estudo de meses. Puts o plot twist do seu comando docker ser na verdade um alias para podman foi demais ....
Bravo Akita !!!!!!! Se um dia vc resolver montar cursos me avise para poder me inscrever o quanto antes e aprender, principalmente na parte de programação em baixo nível. Mto obg pelo seu tempo desprendido nos seus vídeos para nos ensinar mta coisa boa !!!
Um curso do Akita é um dos poucos que me inspira interesse. Se um dia ele se animar de ensinar tudo que ensina aqui no UA-cam, mas com estrutura de curso, sentar-me-ei na primeira fileira.
Não ter os dados dos container no host depende do caso é um erro grave também... O meu container acabou de ser reiniciado e atualizado e perdeu informações importantes, tem alguns parâmetros que são utilizados na primeira utilização do container... se der ruim vai estar no log... porém vai ser preciso alteração manual para arrumar, mais eu gostei da sua explicação sobre container... no mundo da informática a frase mais usada é 'depende'.
Muito bom o vídeo, bem didático! Parabéns! Poderia fazer um vídeo falando sobre zerocopy e outras estratégias de otimização de uso de memória, para evitar serialização/deserialização. Estou vendo isso como uma tendência, melhor performance em vez de melhor legibilidade, pelo menos para aplicações missão crítica.
Mestre uma sugestão de vídeo, seria um vídeo apenas falando sobre boas práticas de "deploy e manutenção de uma aplicação em produção". Talvez nn venha ao caso, sei que nos vídeos aqui do canal, vc já flw mto sobre isso de forma paralela, mas um vídeo nesse estilo de 50 minutos ia ser surreal. Obrigado por tanto, no Brasil ngm faz igual, seu conteúdo é o mais próximo que temos dos grandes canais de TI gringo como o Computerphile, para mim pessoalmente é até melhor.
No NixOS, você consegue criar uma Nix Shell onde você consegue dentro daquela shell ter um postgres específico. você consegue combinar nix-shell com direnv e basicamente fazer toda vez que você entrar na pasta mandar carregar a shell fazendo ficar transparente pra você lidar com esse tipo de coisa. Aí eu posso pegar a versão do Elixir que eu quiser, a versão do Postgres que eu quiser e deixar rodando na minha shell.
@@Akitando não estou dizendo que é mais prático que um container normal, mas talvez mais que um docker compose. O problema é que as pessoas tem que no mínimo ter o nix (o package manager, não o NixOS) baixado na máquina pra poder usar.
@@Akitando é pratico para quem esquece de entrar dentro do container a sai instalando coisa sem querer no "host" eu penso que o NixOS é como se fosse um pipenv para Linux. de qualquer forma, o meu powershell (sim, eu uso powershell no linux ao inves de bash) seta para mim o shell dentro do container quando eu entro no diretorio do meu projeto. ele usa o ".devcontainer" do vscode basicamente. inclusive ele lança as maquinas virtuais que eu preciso, dai eu posso simplesmente chamar o visual studio pelo linux e ele abre usando RDP em modo seam-less, o que faz a janela do Visual Studio abrir no linux como se fosse um Wine da vida, porque eu nunca uso Wine mesmo, é mais facil ter uma VM rodando por baixo.
eu só não mudo para NixOS porque quando eu descobri que dava para ter side-by-side packages no linux eu já tinha configurado meu ambiente de desenvolvimento para sempre rodar de dentro de um container, na verdade meu linux inteiro já é uma VM (uso ambos, uso VMs para poder trocar de hardware facilmente, e uso containers para não bagunçar o sistema e isolar os ambientes de desenvolvimento) , odeio dual-boot e eu sempre preciso de usar 3 ou 4 sistemas operacionais diferentes (usualmente BSD, Windows, MacOS e Linux). Até porque eu uso o QubesOS, então eu já rodo tudo isolado usando VMs de toda forma, container é só uma forma interessante de economizar um pouco de memoria e ter um pouco a mais de performance, e organizar as coisas de uma forma que tu não destroy teu host sem querer toda hora ao experimentar coisas, não que isto importe quando se tem 64GB de RAM e um Threadripper
@@monad_tcp Meu setup é meio exótico. Eu tenho um PC que tem Dualboot com nixos, mas eu não gosto de ficar rebootando, então eu no windows acesso meu laptop (que também é nixos) via sshfs e uso o emacs no windows pra editar os arquivos. Mas estou tendo problema com esse setup e vou ter que arrumar provavelmente nesse fim de semana.
Akita, uma sugestão de conteúdo pra vc dar uma olhada: NixOS, eles mudam muito da estrutura do linux, de um jeito bom, trazendo funcionalidades novas incríveis Dà uma olhada mais específicamente em: nix-shell, flakes, os containers usando systemd-nspawn, impermanence... É maravilhoso, estou no processo de migrar minhas máquinas pra essa distro...
Dos mesmo criadores de: "MacOS é só um Linux perfumado", vem aí: "Containers e virtualização são a mesma coisa..." kkkkk Top demais Akita! Brinquei com containers na minha pós e cheguei a fazer pull para o DockerHub. Muito bom relembrar alguns conceitos (que eu teria que revisar hoje em dia), e como sempre, em seus vídeos descobrir uma cacetada de coisas que eu nem imaginava.
43:27 eu uso o docker-machine para rodar o docker no windows sem usar WSL, porque eu preciso que o hypervisor continue sendo sempre o vmware. Uma ideia interessante no Linux é se tudo rodasse em containers, por isto que uso Qubes em cima do ESXI.
manjaro, tilix e lvim(mesmo set que uso). pra ficar melhor adicione ranger e pronto, agora tem um ganho absurdo de produtividade. Ja havia brincado com docker desktop no windows 10 com wsl , lembro que era necessário fazer um Switch entre as kernels dependendo da imagem que for rodar, por exemplo : windows base nano server não roda em cima do wsl dae precisa trocar pra windows com hyper-v habilitado. Mtivo de ter mudado pra linux foi exatamente essas incompatibilidades, precisa habilitar recursos extras naquele painel gigante e foi ae que, não sei d=que diabos meu sistema deu pau. tentei uma instalação limpa mas sei la pq não funfou mais... me enchi e... bem vindo manjaro.
Alô Alô, Alô testando Fod@-se HAHAHAHA, os erros de gravação são os melhores kkkk Eu já conhecia essa diferença, só não conhecia a diferença do ConteinerD pro RunC, e vou dizer, que bagulho perigoso. Vou dar uma olhada depois no podman... Valeu Mestre! Excelente vídeo.
akita é foda sempre muito bom seuis vídeos me obriguei a comprar um curso de matemática pra melhorar minha mente e saber melhor meus dominios de conhecimento pra aplicar em programaçãop
"Tudo que executa como unshare está na Matrix". Essas referências são Tops. Morpheu: "Infelizmente, não é possível explicar o que é a Matrix. Tens de ver por ti mesmo.". O Akita empurrou a red pill goela abaixo. 🤣😂
Agora o APP de desktop pro Linux do Docker roda uma maquina virtual por cima e compartilha esse kernel virtual pros containers, se não me engano é pra melhorar estabilidade e aplicar patches especificos do Docker. Mas ainda da pra usar o container direto através do CLI do Docker Engine, mas os containers que tu abriu com o APP de desktop não aparecem no CLI do Docker Engine e vice-versa, justamente por um usar uma máquina virtual e outro não
Akita perdão por discordar, ma o principal motivo para comandos de um dockerfile estarem juntos é o cache de layers. Um dockerfile `RUN apt-get update` em `RUN apt-get install` em comandos diferentes, produzindo layers diferentes, resulta em comportamento indesejado e até nocivo. O cache de layers faria, caso fosse necessário adicionar alguma coisa no install, que a nova instalação ocorresse necessariamente com o índice velho, simplesmente porque a falta de atualização no comando `RUN apt-get update` faria com que o docker usasse o cache da layer em vez de reexecutar o comando. Isso produziria uma instalação velha. O benéfico do isolamento da alteração em 1 só layer é uma boa prática, mas é opcional, diferente desse problema que já é funcional mesmo. O comportamento sai errado e tem potencial para instalar pacotes velhos, com falhas de segurança.
mas foi o que eu quis dizer. se rodar RUN com install que trás 50 MB, vai fechar um layer de 50 MB. se eu quiser apagar lixo num 2o RUN, e tirar 10 MB, a imagem vai continuar com 50MB.
Akita provando que não são só os programadores que tem uma formação capenga focada em ferramentas, os "DevOps" tem um enorme gap nos fundamentos do que eles deveriam saber pra otimizar os recursos que eles tem na mão. Excelente aula!
@joaodascouves5400 Eu diria que no Brasil, mais de 90~95% dos programadores não tem bons fundamentos. E digo mais, o problema não é o cara não ter bons fundamentos, o problema está em ele não reconhecer isso e não se esforçar pra estudar o que lhe falta.
@@mrwaltlearning9675número otimista, para uma segunda estimativa, acredito que podemos contar a partir da quarta casa decimal
@@mrwaltlearning9675vc choraria aqui na gringa então kkkk Salvo o pessoal de big tech, ou empresas maiores, os norte-americanos são super razos em conhecimento e só manjam da área deles msm.
@@mrwaltlearning9675 Assim como não existe brasileiro que não reclame da população brasileira e sua estupidez, eu não conheco um unico técnico da computação que não concorde com essa sua conclusão. No momento que eles deixam de se sentir como um impostor no meio de seus colegas eles imediatamente partem a achar que estão entre os mais talentosos e conhecedores.
Se esse canal desse Horas de Atividades Acadêmicas Complementares, eu teria fechado a faculdade com horas sobrando. Sinto falta de conteúdos mais assim na internet, que tenta sanar uma curiosidade e não simplesmente te mostrar mais um ferramenta pra trabalhar, quase todo conteúdo hoje tem cara de curso, mas aqui nesse canal não parece só uma conversa com alguem mais experiente.
Boa noite, tudo bem !!
Eu quero comprar um equipamento para aprender o inglês .
Estou disposto a gasta +/- 400 reais
Por gentileza o senhor poderia me indicar ??
Inclusive este é um excelente tema para um vídeo/quadro/série/playlist 😉
Camilo, sou professor também, difícil é ter atenção de um estudante quando você explica isso em sala de aula. Normalmente este tipo de conteúdo é necessário de estudo prévio que normalmente não acontece num curso de graduação, por conta das demandas de trabalho os estudantes reclamam que não tem tempo de estudar e se preparar para aula. Gosto muito dos vídeos do Fábio Akita e muitos deles coloco como conteúdo adicional para quem gosta de estudar e entender as coisas como elas funcionam.
@@profrobsonflopes Realmente é difícil passar essas coisas em sala onde existe desbalanço entre o nível de conhecimento dos alunos, mas fico feliz em ver que existem professores que estão buscando fazer um algo a mais pelos alunos, mesmo que seja uma simples indicação de vídeo, eu senti muita falta disso na minha graduação
Pra dar certificado só faltou a lista de exercicios kkkkkkk Infelizmene para uns e felizmente para outros, nada na internet atual quando se trata de conteudos de tecnologia em pt consegue bater esse canal, é incrivel o quanto eu aprendo aqui
Pela primeira vez eu consegui entender 100% do que o Akita passou aqui. Tudo bem que já trabalho na área de Ops, mas o material do Akita é sempre denso. E que didática incrível!
Rapaz ninguém ensina assim, nem nas faculdades, só mesmo professores particulares... valeu Akita! Muita experiência nessa cabecinha!
Gostaria de aproveitar esta oportunidade para deixar uma mensagem para você. Sou um grande fã do seu Canal e adoro assistir seus vídeos. Sempre que vejo um novo vídeo seu, fico muito animado e motivado a aprender mais sobre Tecnologia em baixo nível. Sua maneira de explicar os conceitos é muito clara e didática, e eu realmente aprecio o seu comprometimento em compartilhar seu conhecimento com a comunidade. Continue fazendo o excelente trabalho que você faz, e saiba que sua paixão pela programação inspira muitos de nós a seguir seus passos. Muito obrigado por tudo o que você faz!
Maluco, cada vídeo equivale a 1 mês de aula em algumas faculdades, ou mais.
Chega é difícil compreender tudo de uma vez.
Melhor canal encontrei na minha vida de DevOps.
Akita, Estava vendo por esses dias uma palestra que você apresentou sobre Elixir.
Fiquei fascinado pela linguagem, pela abordagem funcional, e pela semelhança com o Ruby (convention over configuration, por exemplo).
Nos dias de hoje toda vez que fala-se em escalabilidade e tolerância a falhas a solução que a maioria pensa é Docker + Kubernetes (ou ECS, EKS na AWS). Sempre ouço: "é só escalar horizontalmente".
Mas em geral isso fica caro.
Depois de assistir sua palestra sobre Elixir, penso que há muitos cenários que a melhor abordagem para escalabilidade e tolerância a falhas poderia ser uma implementação em Elixir.
Seria legal ter um vídeo explorando mais esse assunto.
Você poderia compartilhar o link dessa palestra?
Sua dica foi ótima, tomara que ele atenda esse seu pedido, seria um tema incrível.
É incrível como o mestre Akita me mostra como não sei aquilo que eu realmente deveria saber. E o melhor de tudo é que eu tenho uma visão melhor e pesquiso sobre aquilo que ele falou. RESULTADO: eu saio disso tudo com mais conhecimento. Obrigado, mestre
Sensacional, parabéns pela didática e conteúdo.
Uma pequena observação: cointainerd e cri-o ( high level container runtimes ) que cuidam de coisas como baixar as imagens, montar volumes, configuração de rede, e também se comunica com o runc (low level container runtime ) que por sua vez interage com o kernel pra gerenciar os namespaces e cgroups. O podman trata toda essa camada high level, mas no caso do docker e kubernetes eles precisam desse intermediário, então o kubernetes ainda precisa de um containerd ou cri-o por exemplo pra interagir com o runc.
Eu estou a procura de estágio na área, e no momento que comecei a procurar você lançou coincidentemente aquele vídeo sobre sua carreira. Agora eu comecei a trabalhar com Docker para fuçar um pouco de php e apache no windows e você novamente por coincidência lança um vídeo relacionado. Você é brabo Akita.
Grande Akita! O vídeo sobre virtualização (games em VM no seu PC atual) ajudou a entender o porque as vezes a máquina virtual do meu pai dá umas rangadas mesmo em uma máquina boa. Segura meu like, Sr
Ei Akita. Meu nome é Wanderlei Silva, moro em Vitória, ES, Sou um grande fã de seu trabalho e sempre que é pertinente eu exibo os seus vídeos relativos as aulas de meu planejamento. Você é uma cara que não "embroma", realmente prova que sabe o que está falando e seus vídeos são verdadeiras aulas de engenharia. Parabéns! Quero continuar a demonstrar os vídeos para meus alunos e gostaria de saber se você aprova, caso contrário, respeitarei e não mais utilizarei em sala de aula, mas, continuando minha admiração pelo seu trabalho.
puts, essa parte final explicando a diferença entre o docker-compose e kubernetes/terraform foi ouro! Agora sei até onde vai a responsabilidade de eu como dev e onde começa a do pessoal de infra.
Dá pra ver que o Akita faz esse trabalho com muito amor, carinho e dedicação. Parabéns Akita, uma enorme referência de conhecimento para qualquertécnico. Obrigado por compartilhar todo esse conteúdo.
Essa abordagem foi simplesmente fantástica e esclarecedora. E também nos mostra como o Kernel Linux é profundamente sofisticado.
O Akita parece que tá correndo uma maratona, adoro a velocidade o nível e a riqueza de detalhes, me faz pausar e repensar o jeito em que trabalho.
Genial. Finalmente alguém explicando o funcionamento de containers de forma técnica.
Em resumo, pra fazer meus programas trash de treinamento, eu estava usando docker sem de fato precisar (porque todas as funcionalidades que eu de fato estava explorando são substituíveis pelos comandos nativos). Obrigado pela revelação, Akita. Vou desinstalar Docker e aprender a fazer na mão mesmo🙏
Carai mano! Mais uma aula que faculdade nenhuma ensina, a pessoal curiosa tem o mundo na mão ta doido! Obrigado por mais essa aula! mesmo que ela seja pra você kkk
Que explicação sensacional! Meus agradecimentos Akita, sou grato por pessoas/profissionais como você, pois fazem a diferença na carreira de muitos. Abraço!
Esse canal é simplesmente a aula que eu nunca tive. Tinha que ter uma lista de exercicios, assim o seu canal já poderia dar certificado kkkkkkkk.
Quando tem vídeo novo, eu paro tudo para vir conferir ieeeee!Bora conferir! :)
Excelente episódio Akita. Para nós que estamos acompanhando a jornada de conteúdo que culminou nos containers é muito recompensador! Inclusive ajuda a dar uma boa aderência ao canal já que tudo tá conectado, e bem, no mundo dos computadores e programação tudo está mesmo.
Recentemente migrei de nvme e numa instalação nova de linux containerizei o projeto que estou trabalhando com docker-compose. É muito bom não ter que se preocupar com instalação de postgres, versionamento do ruby e do rails, deixar as senhas e tudo mais em enveiroment variables nas configurações. Dessa vez deu pra aproveitar muito do episódio e aprofundou muito meus conhecimentos do funcionamento do linux e de docker. Muito obrigado mais uma vez pelo conteúdo, pela dedicação com o canal e por compartilhar informação de maneira open-source, ao invés de ficar cobrando cursinho por aí!
ps: muito legal que você usa o Obsidian, app muito bom né? É uma ótima sugestão de conteúdo (ou até RANT) falar sobre como você toma notas e organiza seu segundo cérebro!
abs
incrivel como que eu estava justamente buscando conteudo pra aprender docker e me deparo com esse video recem lançado do akita, brabo dms
Incrível que por mais que eu use Linux por tanto tempo eu ainda não entendia por completo esses conceitos de cgroups, namespaces e capabilities mesmo usando ferramentas como Apparmor e Firejail quase todo o dia. Que baita aula foi este vídeo.
Muito obrigado Akita! Minha mente clareou. Agora tudo faz sentido!
Muita Romantização no YT sobre Conteiners, principalmente sobre Docker, chega no final não explicam 0.5% do que foi falado aqui e vc termina com cara de besta. Muito bem explicado. Canelada de Muay Thai na cara como sempre!
Akita, é impressionante a profundidade que você aborda de uma forma tão fácil. Obrigado!!!!
Video nota 10/10. Chega um momento que ser didático é um desafio.
Comecei a estudar sobre esse assunto justamente hoje! Claro vou aproveitar o conteúdo do inicio ao fim. Obrigado.
Eu fiz questão de ver se meu video tava em 2x, era o akita falando 1000 palavras em 1 segundo mesmo kkkkkkk, bom demais!!
Conteúdo de qualidade, Akita é meu pastor e conhecimento não me faltará.
Ontem eu estava vendo os processos dos containers aparecendo no host e estava curioso em entender melhor o que acontece, ai veio o Akita, leu os meus pensamentos e fez o vídeo, hehe
Vlw, grande Akita!
Akita na velocidade 7.
Conteúdo bom é assim, denso.
Da abordagem geral aos micro detalhes em segundos.
Muita informação empacotada milimetricamente em pouco tempo.
Afinal, a velocidade reduzida do player tá aí é pra ser usada.
Muito obrigado por compartilhar o seu tempo (e conhecimento) conosco.
O assunto é muito bom, já tinha visto sobre o internals de containers no livro Container Security da Liz Rice, é uma ótima leitura, recomendo a todos.
Akita por favor um Making-of da construção do roteiro desse vídeo, estou de queixo caído, esse com certeza vai se tornar o vídeo que mais vou compartilhar.
Serio o "resumo" do que apresentou mesmo a galera mais senior não tem costume de mexer, se aprofundar um pouco vira conteúdo para estudo de meses.
Puts o plot twist do seu comando docker ser na verdade um alias para podman foi demais ....
Mais um vídeo do canal que vai para os meus favoritos de computação, por que tenho CERTEZA que me vai ser útil futuramente.
Como sempre cada vídeo é um curso completo sobre o assunto e digo mais, bem melhor que muito curso por ai. Parabéns!!!
Iniciando o vídeo agora, mas já mandei o like. Certeza de vídeo completo com muita informação.
Obrigado Akita, em 8 minutos de vídeo aprendi mais que a minha vida inteira sobre linux
Assista todos os vídeos do canal e ganhe um diploma de Ciências da Computação na fundação Akita kkkkk
Excelente vídeo como sempre.
Esse vídeo veio na hora certa! Hoje faz uma semana que instalei o Fedora Silverblue.
Cara muito bom como o akita faz quem assiste ficar com vontade de estudar as coisas verdadeiramente a fundo.
aguardei ansiosamente por esse video. É aquele tipo de vídeo de 50 minutos que demora alguns dias pra absorver tudo
O quanto esses vídeos me ajudam na faculdade não está escrito, tanto em conteúdo quanto em referência para pesquisar mais depois
Fabio, queria te deixar um grande abraço
Excelente Akita! Estou usando o Fedora Workstation e ele já vem com o Podman instalado, ele também vem instalado no RHEL 9.1.
Muito bacana essa edição, Fábio. Obrigado!
Bravo Akita !!!!!!!
Se um dia vc resolver montar cursos me avise para poder me inscrever o quanto antes e aprender, principalmente na parte de programação em baixo nível.
Mto obg pelo seu tempo desprendido nos seus vídeos para nos ensinar mta coisa boa !!!
Obrigado pela aula! Uma curiosidade em alguns momentos tive vontade de desacelerar o vídeo kkkkk
Meu cérebro expandiu com esse episodio, conteúdo sensacional!
Obrigado por compartilhar os seus conhecimentos Fabio!
Adorei o vídeo.
Conteúdo extremamente pertinente, obrigado por mais esse video, Akita!
Excelente abordagem. O Docker é excelente, desde que voce saiba usar.
Ainda que esse japa nasceu aqui. Sensacional!!
Poxa, se eu fosse mais novo me esforçaria para entender ele. É difícil não se perder!
36:22 Primeira vez vendo sobre Containers. Agora bateu um medo de usar e deixar um monte de brechas na hora de configurar. Hahahaha 😅.
Melhor canal de tecnologia do UA-cam, cada vídeo é uma baita aula! Parabéns e obrigado, Akita!!
Perfeito.... Não tem o que por a mais do que você explicou....
Vc é o melhor. Já estava sentindo falta de assistir seus vídeos. Diariamente passando no canal pra saber se já tinha conteúdo novo👀
uma semana só nesta aula!!
deu gargalo no meu cortex...
Um curso do Akita é um dos poucos que me inspira interesse. Se um dia ele se animar de ensinar tudo que ensina aqui no UA-cam, mas com estrutura de curso, sentar-me-ei na primeira fileira.
Todos os vídeos do canal me mostram como sei pouco e como minha faculdade de ciência da computação foi superficial
Não ter os dados dos container no host depende do caso é um erro grave também... O meu container acabou de ser reiniciado e atualizado e perdeu informações importantes, tem alguns parâmetros que são utilizados na primeira utilização do container... se der ruim vai estar no log... porém vai ser preciso alteração manual para arrumar, mais eu gostei da sua explicação sobre container... no mundo da informática a frase mais usada é 'depende'.
Ótimo conteúdo! A parte do puts dentro do repl de python me tirou uma risada
Exatamente o que estou lidando no meu estágio! Obrigado Akita, veio em ótima hora
Quase todos os comentários que faço no youtube são sugerindo alguma melhoria, mas esse vídeo o comentário é só para dar os parabéns mesmo
Top demais Akita patrimonio da humanidade estatua de Rhodes praticamente slc
Mais uma super aula para assistir, você é fera😎, você poderia fazer um vídeo sobre modelagem de ameaças para desenvolvimento de software seguro?
Muito bom o vídeo, bem didático! Parabéns! Poderia fazer um vídeo falando sobre zerocopy e outras estratégias de otimização de uso de memória, para evitar serialização/deserialização. Estou vendo isso como uma tendência, melhor performance em vez de melhor legibilidade, pelo menos para aplicações missão crítica.
Mestre uma sugestão de vídeo, seria um vídeo apenas falando sobre boas práticas de "deploy e manutenção de uma aplicação em produção". Talvez nn venha ao caso, sei que nos vídeos aqui do canal, vc já flw mto sobre isso de forma paralela, mas um vídeo nesse estilo de 50 minutos ia ser surreal. Obrigado por tanto, no Brasil ngm faz igual, seu conteúdo é o mais próximo que temos dos grandes canais de TI gringo como o Computerphile, para mim pessoalmente é até melhor.
Quando vi que o Akita mandou novo vídeo: P#ta que p#riu, meu dia ficou com mais sentido
Vi duas vezes e daí consegui entender, viva a gravação de vídeo e o Akita tbm rs
Mais um video com ensinamentos que veio na hora certa!
Obrigado pelos conteúdos Akita, aprendi bastante nos seus vídeos e agora consigo ser bastante produtivo com linux👏🏻
Akita é o boss final da internet
No NixOS, você consegue criar uma Nix Shell onde você consegue dentro daquela shell ter um postgres específico. você consegue combinar nix-shell com direnv e basicamente fazer toda vez que você entrar na pasta mandar carregar a shell fazendo ficar transparente pra você lidar com esse tipo de coisa.
Aí eu posso pegar a versão do Elixir que eu quiser, a versão do Postgres que eu quiser e deixar rodando na minha shell.
Não consigo ver como isso é mais prático que um container normal
@@Akitando não estou dizendo que é mais prático que um container normal, mas talvez mais que um docker compose. O problema é que as pessoas tem que no mínimo ter o nix (o package manager, não o NixOS) baixado na máquina pra poder usar.
@@Akitando é pratico para quem esquece de entrar dentro do container a sai instalando coisa sem querer no "host"
eu penso que o NixOS é como se fosse um pipenv para Linux.
de qualquer forma, o meu powershell (sim, eu uso powershell no linux ao inves de bash) seta para mim o shell dentro do container quando eu entro no diretorio do meu projeto.
ele usa o ".devcontainer" do vscode basicamente.
inclusive ele lança as maquinas virtuais que eu preciso, dai eu posso simplesmente chamar o visual studio pelo linux e ele abre usando RDP em modo seam-less, o que faz a janela do Visual Studio abrir no linux como se fosse um Wine da vida, porque eu nunca uso Wine mesmo, é mais facil ter uma VM rodando por baixo.
eu só não mudo para NixOS porque quando eu descobri que dava para ter side-by-side packages no linux eu já tinha configurado meu ambiente de desenvolvimento para sempre rodar de dentro de um container, na verdade meu linux inteiro já é uma VM (uso ambos, uso VMs para poder trocar de hardware facilmente, e uso containers para não bagunçar o sistema e isolar os ambientes de desenvolvimento) , odeio dual-boot e eu sempre preciso de usar 3 ou 4 sistemas operacionais diferentes (usualmente BSD, Windows, MacOS e Linux).
Até porque eu uso o QubesOS, então eu já rodo tudo isolado usando VMs de toda forma, container é só uma forma interessante de economizar um pouco de memoria e ter um pouco a mais de performance, e organizar as coisas de uma forma que tu não destroy teu host sem querer toda hora ao experimentar coisas, não que isto importe quando se tem 64GB de RAM e um Threadripper
@@monad_tcp Meu setup é meio exótico.
Eu tenho um PC que tem Dualboot com nixos, mas eu não gosto de ficar rebootando, então eu no windows acesso meu laptop (que também é nixos) via sshfs e uso o emacs no windows pra editar os arquivos. Mas estou tendo problema com esse setup e vou ter que arrumar provavelmente nesse fim de semana.
Show de informações. Akita sempre didático e atualizado 👏
Resumindo containers e maquinas virtuais são coisas completamente diferentes. Gostei de saber do Podman não conhecia.
Akita, uma sugestão de conteúdo pra vc dar uma olhada: NixOS, eles mudam muito da estrutura do linux, de um jeito bom, trazendo funcionalidades novas incríveis
Dà uma olhada mais específicamente em: nix-shell, flakes, os containers usando systemd-nspawn, impermanence... É maravilhoso, estou no processo de migrar minhas máquinas pra essa distro...
Dos mesmo criadores de: "MacOS é só um Linux perfumado", vem aí: "Containers e virtualização são a mesma coisa..." kkkkk
Top demais Akita!
Brinquei com containers na minha pós e cheguei a fazer pull para o DockerHub.
Muito bom relembrar alguns conceitos (que eu teria que revisar hoje em dia), e como sempre, em seus vídeos descobrir uma cacetada de coisas que eu nem imaginava.
43:27 eu uso o docker-machine para rodar o docker no windows sem usar WSL, porque eu preciso que o hypervisor continue sendo sempre o vmware.
Uma ideia interessante no Linux é se tudo rodasse em containers, por isto que uso Qubes em cima do ESXI.
isso já tá sendo desenvolvido. tem os immutable distros, onde o core é imutável e tudo roda como container em cima, como no VanillaOS
Que aula! Parabéns e obrigado pelo conteúdo!
Mesmo o Akita não gostando do termo, sou discípulo de Akita. Aceite isso Akita kkkkk. Parabéns pela excelência!
Como sempre excelente vídeo. O lxc eu utilizo bastante, vale muito a pena estudar ele.
manjaro, tilix e lvim(mesmo set que uso). pra ficar melhor adicione ranger e pronto, agora tem um ganho absurdo de produtividade. Ja havia brincado com docker desktop no windows 10 com wsl , lembro que era necessário fazer um Switch entre as kernels dependendo da imagem que for rodar, por exemplo : windows base nano server não roda em cima do wsl dae precisa trocar pra windows com hyper-v habilitado. Mtivo de ter mudado pra linux foi exatamente essas incompatibilidades, precisa habilitar recursos extras naquele painel gigante e foi ae que, não sei d=que diabos meu sistema deu pau. tentei uma instalação limpa mas sei la pq não funfou mais... me enchi e... bem vindo manjaro.
Alô Alô, Alô testando Fod@-se HAHAHAHA, os erros de gravação são os melhores kkkk Eu já conhecia essa diferença, só não conhecia a diferença do ConteinerD pro RunC, e vou dizer, que bagulho perigoso. Vou dar uma olhada depois no podman... Valeu Mestre! Excelente vídeo.
3:06 entre os pontos de montagem, temos o gigachad 🍷🗿
O gigachad fica dentro do terachad kkkkk o terachad é um share folder sem permissão pra execução, o gigachad permite chmod +x kkkk
akita é foda sempre muito bom seuis vídeos me obriguei a comprar um curso de matemática pra melhorar minha mente e saber melhor meus dominios de conhecimento pra aplicar em programaçãop
Akita sempre brabo!
Este Ser!!!! Sim, estou justamente estudando isso e ainda dentro de um Rhel fom hell versão 8 kkkk
Cara, que aula. Show!
Aos 42:31
O que significa aquele: least_conn na linha 41?
"Tudo que executa como unshare está na Matrix". Essas referências são Tops. Morpheu: "Infelizmente, não é possível explicar o que é a Matrix. Tens de ver por ti mesmo.". O Akita empurrou a red pill goela abaixo. 🤣😂
Nice work, very informative!
Agora o APP de desktop pro Linux do Docker roda uma maquina virtual por cima e compartilha esse kernel virtual pros containers, se não me engano é pra melhorar estabilidade e aplicar patches especificos do Docker. Mas ainda da pra usar o container direto através do CLI do Docker Engine, mas os containers que tu abriu com o APP de desktop não aparecem no CLI do Docker Engine e vice-versa, justamente por um usar uma máquina virtual e outro não
Que maravilha de explicação! Vlw
Akita perdão por discordar, ma o principal motivo para comandos de um dockerfile estarem juntos é o cache de layers.
Um dockerfile `RUN apt-get update` em `RUN apt-get install` em comandos diferentes, produzindo layers diferentes, resulta em comportamento indesejado e até nocivo.
O cache de layers faria, caso fosse necessário adicionar alguma coisa no install, que a nova instalação ocorresse necessariamente com o índice velho, simplesmente porque a falta de atualização no comando `RUN apt-get update` faria com que o docker usasse o cache da layer em vez de reexecutar o comando. Isso produziria uma instalação velha.
O benéfico do isolamento da alteração em 1 só layer é uma boa prática, mas é opcional, diferente desse problema que já é funcional mesmo. O comportamento sai errado e tem potencial para instalar pacotes velhos, com falhas de segurança.
mas foi o que eu quis dizer. se rodar RUN com install que trás 50 MB, vai fechar um layer de 50 MB. se eu quiser apagar lixo num 2o RUN, e tirar 10 MB, a imagem vai continuar com 50MB.
Mano, vc deve ta consumindo os dados que o microfone do meu celular capta, pq eu nunca vi um timer tão perfeito de assunto
Finalmente entendi! Muito obrigado :D