Daniel eu sou muito fã do seu trabalho! Sua expressão de sinceridade quanto ao conteúdo perante os seus seguidores, nos cativa cada dia pra assistir todos os vídeos. Eu sou invisto há dois meses apenas, e tenho aprendido bastante com os seus vídeos. Tenho enriquecido e ampliado conhecimentos no campo do investimento . Sou grata por poder participar do seu trabalho. Tenho um pedido a lhe fazer: Produza alguns vídeos falando das melhores "ações", existe bastante explicações sobre ETF, Riits ou Reits - se errei a escrita, por favor pode corrigir kkk. Faça uma EXPLORAÇÃO prá nós sobre inclusive alguns exemplos de excelente ações. Muito obrigada Muita paz, saúde e um Natal muito harmonioso pra você com sua família tão linda! Abraço.
Obrigado pela mensagem e pelo reconhecimento Lu. Mas, infelizmente, nunca farei um vídeo sobre as melhores ações. Isso só prejudica vocês investidores. Inclusive, sempre ignore qualquer vídeo desse estilo. Não existe a melhor ação. Melhor para quem? Para quais objetivos? Para quem conhece bem a empresa ou para quem nunca estudou ela? Esse é um tipo de conteúdo que nunca verá aqui e que eu recomendo que você nunca consuma.
Parabéns pela excelente didática Daniel, acompanho seu canal há pouco tempo e suas explicações sem dúvida nenhuma que é a mais completa sobre investimentos no exterior, acho um absurdo seu canal com tantas informações de qualidade estar apenas com quase 5 mil inscritos,mas tenho certeza que em breve vai chegar ha um milhão, obrigado e sucesso cara!
Valeu Fabio! Infelizmente, como não uso títulos sensacionalistas e não trago "as melhores ações do mês", o canal não cresce tanto. Prefiro trazer informação de qualidade e focar no longo prazo do que ser como a maioria dos canais que só quer saber de inscritos mas não está nem aí para ensinar de verdade vocês. Me ajuda nessa missão compartilhando o canal com mais alguém! 🙏🏽👊🏽
Parabéns pelo vídeo e pela série! Muita gente não sabe ou não lembra (ou apenas ignora) que a classe dos REITs é apenas uma dentre as 11 existentes do S&P500.
Conteúdo de muita qualidade! Você e o Ben Felix possuem opiniões semelhantes quanto à suposta irrelevância dos dividendos, porém, vejo que neste tema há uma certa divergência (risos); o que é ótimo para as minhas reflexões! Eu adoraria investir em REITs, mas acho que os ETFs disponíveis deixam muito a desejar. Seria muito bom se houvesse algum multifatorial, como o SCHD, com filtros para excluir os excessivamente endividados e os inconsistentes no pagamento de "dividendos". O ETF mais próximo disso que encontrei é o PPTY, mas infelizmente alguns filtros que ele usa não são transparentes e objetivos.
Obrigado Ziul! Qual é a divergência em relação a esse tema? Fiquei curioso, pois gosto muito do trabalho do Ben. Sobre os ETFs, realmente é difícil encontrar algo muito específico. Lembre que os REITs são um setor relativamente pequeno. Também é difícil encontrar ETFs específicos assim de outros setores. Na dúvida, eu gosto de uma exposição neutra.
@@investimentos A minha interpretação tem como fonte apenas o vídeo mais recente publicado no canal pessoal, ainda não ouvi o podcast no Rational Reminder e nem consultei manifestações por escrito, então posso estar enganado. Entendi que o excesso de retorno e a baixa correlação com o mercado não seriam explicados por fatores específicos que fariam dos REITs uma classe diferente de ativos. O fenômeno seria uma consequência da conjunção dos fatores valor e tamanho com fatores (que não me lembro) relativos à renda fixa, de modo que os mesmos resultados poderiam ser obtidos com uma alocação de 60% a 70% em small caps de valor e o restante em bonds privados. Diante disso, o Ben não considera que faça sentido ter uma alocação concentrada em REITs (apenas a neutra), pois as recompensas não seriam específicas, mas os riscos, sim, seriam os do setor. Tá, faz sentido, mas fiquei pensando se essa mescla com fatores típicos de renda fixa não faria dos REITs uma classe híbrida? Acho que é ao menos uma reflexão válida e, como prefiro focar em dividendos à depender de renda fixa no usufruto, fico tentando a investir nos REITs, mas não sem um ETF que faça uma boa seleção de sustentabilidade, como o SCHD o faz para stocks.
Prof. @Daniel Stapff - Investimentos Internacionais , o vídeo está ótimo - explicações muito claras. Um único aspecto deixou margem a dúvida: para os não residentes fiscais nos EUA, há tributação? E ela é tão pesada quanto a tributação para residentes (apenas os não residentes não têm um "refúgio") ou a tributação para não residentes é mais leve? Acredito que tributação seja um dos aspectos mais temidos por quem não é residente fiscal nos EUA (como eu). Abraços!
A tributação para não residentes (residentes do Brasil) é de 30% dos dividendos recebidos, e 0% do ganho de capital caso faça vendas com lucro de até 35 mil reais por mês.
Daniel, parabéns pelo seu trabalho, um dia pretendo ser seu aluno, seu trabalho é top.. Você acredita que vale a pena ter XLRE E SCHH na mesma carteira ou seria um erro de estratégia?
Feliz com o reconhecimento! Olha, dependendo do percentual em cada pode até fazer sentido. Você assume uma posição neutra com o SCHH e aumenta o foco nos maiores REITs com o XLRE. E, historicamente, os maiores REITs apresentaram melhores rentabilidades, então esse foco pode fazer sentido sim.
Certíssimo Eli! Você diminui o seu risco específico, elimina a necessidade de avaliar ativo por ativo, otimiza o seu tempo e ainda por cima tende a conseguir resultados ainda melhores. Só positivo em ter ETFs!
Não existe melhor investimento de qualquer ano. E sim aquele investimento que é ideal para o que você precisa. Não busque o que é melhor hoje, ou melhor por algum motivo macroeconômico. Busque o que é melhor para a sua estratégia.
Conteúdo sempre imprecindível! Parabèns e obrigado, Daniel! Duas dúvdas: 1- Você consideraria um único reit, como o "REET", fazendo os papéis do"VNQ" +"VNQI" ou, para a sua estratégia, seria mais indicado mesmo o "SCHH"+ "VNQI"?. Agradeço, se puder ajudar! 2- Achas adequada uma estratégia com 65% em "VT" , outros 30 % divididos em percentuais iguais entre etfs de qualidade e valor, tanto em desenvolvidos ex-USA, como em emergentes e americanos, ou seja, 06 etfs( 5 % para cada) e mais um ou 2 etf de reits( 5% no total)?
Obrigado Sandro. O REET te expõe globalmente de forma neutra aos REITs. Caso você queira essa exposição, ele faz sentido. Caso queira dar mais peso aos EUA ou aos REITs internacionais, dividir em SCHH e VNQI faz mais sentido. Eu acho uma boa sim, desde que você conheça muito bem esses fatores e esteja disposto a enfrentar seus riscos. Mas os 65% em VT te garante um retorno bem previsível e global, que eu acho muito válido para uma estratégia de longo prazo.
Ola Daniel Vc investe em alguns reits diretamente ou so via ETFs? Se sim, tem quantos em carteira? Acha q 1 de cada setor esta de bom tamanho na parte de stock piking?
Não acho que qualquer investidor que não seja um especialista no setor deveria ter REITs individuais. As chances de perder dinheiro aumentam muito. Um risco não recompensado.
@@investimentos certo Daniel, mas só mais uma dúvida rs Já q não vale a pena ter Reits individuais, como muitos reits performaram mal, um etf que tem os maiores, só do SP500, como o XLRE não seria uma melhor opção? Obrigado
Posições individuais só podem estar na sua carteira se você as conhece MUITO bem. Se precisa de uma opinião externa sobre elas, significa que não as conhece tão bem e não deveria tê-las.
Não é obrigatório mas te ajuda a organizar melhor a declaração. O dividendo recebido por eles é descontado em 30% na fonte, então não deve-se mais impostos no Brasil. Só precisa declarar, não pagar imposto sobre os dividendos. Já sobre o lucro, o imposto é de 15% sobre qualquer valor acima de 35 mil reais de venda por mês.
Daniel mesmo tento algumas sobreposições da pra ter VNQ e SRVR visto que o segundo é específico de tecnologia, acrescentando o VNQI acha boa a carteira?
Muita exposição é relativo. Você pode ter 1% em cada um e ser pouco, como pode ter 10% em cada um e ter muito. O número de ETFs não é o que importa, e sim o peso da sua carteira neles. Você mencionou no outro vídeo uma posição de 10% em SRVR. Eu preferiria ver uma diversificação maior dentro dessa posição. Manteria os 10%, porém com um foco um pouco mais abrangente, com maior percentual no SCHH e no VNQI. Talvez um 5% SCHH, 3% VNQI, 1% XLRE e 1% SRVR (seria o que eu faria com essas posições).
É uma exposição que segue os percentuais neutros de acordo com o tamanho das regiões e das empresas ao redor do mundo. Sem aumentar ou reduzir a exposição a qualquer estratégia específica que saia muito desse percentual.
Esse canal caiu do céu para mim. Excelente didática. Estou aprendendo muito. Muitíssimo obrigado.
Feliz em ler isso Anderson! TMJ!
Daniel eu sou muito fã do seu trabalho!
Sua expressão de sinceridade quanto ao conteúdo perante os seus seguidores, nos cativa cada dia pra assistir todos os vídeos.
Eu sou invisto há dois meses apenas, e tenho aprendido bastante com os seus vídeos.
Tenho enriquecido e ampliado conhecimentos no campo do investimento . Sou grata por poder participar do seu trabalho.
Tenho um pedido a lhe fazer:
Produza alguns vídeos falando das melhores "ações", existe bastante explicações sobre ETF, Riits ou Reits - se errei a escrita, por favor pode corrigir kkk. Faça uma EXPLORAÇÃO prá nós sobre inclusive alguns exemplos de excelente ações.
Muito obrigada
Muita paz, saúde e um Natal muito harmonioso pra você com sua família tão linda!
Abraço.
Obrigado pela mensagem e pelo reconhecimento Lu. Mas, infelizmente, nunca farei um vídeo sobre as melhores ações. Isso só prejudica vocês investidores. Inclusive, sempre ignore qualquer vídeo desse estilo. Não existe a melhor ação. Melhor para quem? Para quais objetivos? Para quem conhece bem a empresa ou para quem nunca estudou ela? Esse é um tipo de conteúdo que nunca verá aqui e que eu recomendo que você nunca consuma.
Parabéns Daniel, essa sua série sobre ETFs é simplesmente excelente.
Valeu Henrique! 😁🙏🏽
Top demais o canal. Parabéns. Precisamos de professores honestos como você. Obrigado pelo conteúdo.
Valeu Cesar! Feliz com o seu comentário!
Parabéns pela excelente didática Daniel, acompanho seu canal há pouco tempo e suas explicações sem dúvida nenhuma que é a mais completa sobre investimentos no exterior, acho um absurdo seu canal com tantas informações de qualidade estar apenas com quase 5 mil inscritos,mas tenho certeza que em breve vai chegar ha um milhão, obrigado e sucesso cara!
Valeu Fabio! Infelizmente, como não uso títulos sensacionalistas e não trago "as melhores ações do mês", o canal não cresce tanto. Prefiro trazer informação de qualidade e focar no longo prazo do que ser como a maioria dos canais que só quer saber de inscritos mas não está nem aí para ensinar de verdade vocês. Me ajuda nessa missão compartilhando o canal com mais alguém! 🙏🏽👊🏽
@@investimentos com certeza vou divulgar o máximo irmão, lá na frente vou te mandar msg te lembrando o quanto o canal cresceu 😉
Sucesso parceiro!🙏🙌👊
Só agora descobri esse canal. Excelentes vídeos! Parabéns!
Seja muito bem vindo!
Excelente vídeo!! Parabéns!!
Parabéns excelente vídeo
Obrigado!
Parabéns pelo vídeo e pela série! Muita gente não sabe ou não lembra (ou apenas ignora) que a classe dos REITs é apenas uma dentre as 11 existentes do S&P500.
Exatamente! E o pessoal carrega nela como se ela fosse metade dos mercados...
Daniel, obrigado por mais um conteúdo de muito valor.
Existe algum ETF focado no sub setor Health Care?
Muito obrigado!
Existem vários Mathias. Health care, equipamentos médicos, REITs de hospitais, seguros saúde... vários mesmo!
Conteúdo de muita qualidade! Você e o Ben Felix possuem opiniões semelhantes quanto à suposta irrelevância dos dividendos, porém, vejo que neste tema há uma certa divergência (risos); o que é ótimo para as minhas reflexões! Eu adoraria investir em REITs, mas acho que os ETFs disponíveis deixam muito a desejar. Seria muito bom se houvesse algum multifatorial, como o SCHD, com filtros para excluir os excessivamente endividados e os inconsistentes no pagamento de "dividendos". O ETF mais próximo disso que encontrei é o PPTY, mas infelizmente alguns filtros que ele usa não são transparentes e objetivos.
Obrigado Ziul! Qual é a divergência em relação a esse tema? Fiquei curioso, pois gosto muito do trabalho do Ben.
Sobre os ETFs, realmente é difícil encontrar algo muito específico. Lembre que os REITs são um setor relativamente pequeno. Também é difícil encontrar ETFs específicos assim de outros setores. Na dúvida, eu gosto de uma exposição neutra.
@@investimentos A minha interpretação tem como fonte apenas o vídeo mais recente publicado no canal pessoal, ainda não ouvi o podcast no Rational Reminder e nem consultei manifestações por escrito, então posso estar enganado. Entendi que o excesso de retorno e a baixa correlação com o mercado não seriam explicados por fatores específicos que fariam dos REITs uma classe diferente de ativos. O fenômeno seria uma consequência da conjunção dos fatores valor e tamanho com fatores (que não me lembro) relativos à renda fixa, de modo que os mesmos resultados poderiam ser obtidos com uma alocação de 60% a 70% em small caps de valor e o restante em bonds privados. Diante disso, o Ben não considera que faça sentido ter uma alocação concentrada em REITs (apenas a neutra), pois as recompensas não seriam específicas, mas os riscos, sim, seriam os do setor. Tá, faz sentido, mas fiquei pensando se essa mescla com fatores típicos de renda fixa não faria dos REITs uma classe híbrida? Acho que é ao menos uma reflexão válida e, como prefiro focar em dividendos à depender de renda fixa no usufruto, fico tentando a investir nos REITs, mas não sem um ETF que faça uma boa seleção de sustentabilidade, como o SCHD o faz para stocks.
Show demais, Dani
Valeu Paulo!
Prof. @Daniel Stapff - Investimentos Internacionais , o vídeo está ótimo - explicações muito claras. Um único aspecto deixou margem a dúvida: para os não residentes fiscais nos EUA, há tributação? E ela é tão pesada quanto a tributação para residentes (apenas os não residentes não têm um "refúgio") ou a tributação para não residentes é mais leve? Acredito que tributação seja um dos aspectos mais temidos por quem não é residente fiscal nos EUA (como eu). Abraços!
A tributação para não residentes (residentes do Brasil) é de 30% dos dividendos recebidos, e 0% do ganho de capital caso faça vendas com lucro de até 35 mil reais por mês.
Obrigada Daniel
😁👊🏽
Daniel, existe equivalente Irlandés? Abç
Existe sim. Alguns. você os encontra no site justetf.com
Daniel, parabéns pelo seu trabalho, um dia pretendo ser seu aluno, seu trabalho é top..
Você acredita que vale a pena ter XLRE E SCHH na mesma carteira ou seria um erro de estratégia?
Feliz com o reconhecimento!
Olha, dependendo do percentual em cada pode até fazer sentido. Você assume uma posição neutra com o SCHH e aumenta o foco nos maiores REITs com o XLRE. E, historicamente, os maiores REITs apresentaram melhores rentabilidades, então esse foco pode fazer sentido sim.
Daniel. Muito bom o vídeo. So nao entendi muito bem a parte dos imposto pagos nos rendimentos. Eles sao descontados direto na conta?
Os juros, proventos e dividendos que você recebe no exterior já caem descontados do imposto, retido na fonte sim, lá nos EUA.
@@investimentos obrigada
Daniel, mais uma grande aula. Entendi que investir nos ETFs dos REITS, também faz mais sentido, do que se expor individualmente. Tá certo Mestre?
Certíssimo Eli! Você diminui o seu risco específico, elimina a necessidade de avaliar ativo por ativo, otimiza o seu tempo e ainda por cima tende a conseguir resultados ainda melhores. Só positivo em ter ETFs!
Uma pergunta! Os REITS ainda são um dos melhores investimentos no ano de 2024? Excelente conteúdo Daniel!!
Não existe melhor investimento de qualquer ano. E sim aquele investimento que é ideal para o que você precisa. Não busque o que é melhor hoje, ou melhor por algum motivo macroeconômico. Busque o que é melhor para a sua estratégia.
Conteúdo sempre imprecindível! Parabèns e obrigado, Daniel!
Duas dúvdas:
1- Você consideraria um único reit, como o "REET", fazendo os papéis do"VNQ" +"VNQI" ou, para a sua estratégia, seria mais indicado mesmo o "SCHH"+ "VNQI"?. Agradeço, se puder ajudar!
2- Achas adequada uma estratégia com 65% em "VT" , outros 30 % divididos em percentuais iguais entre etfs de qualidade e valor, tanto em desenvolvidos ex-USA, como em emergentes e americanos, ou seja, 06 etfs( 5 % para cada) e mais um ou 2 etf de reits( 5% no total)?
Obrigado Sandro.
O REET te expõe globalmente de forma neutra aos REITs. Caso você queira essa exposição, ele faz sentido. Caso queira dar mais peso aos EUA ou aos REITs internacionais, dividir em SCHH e VNQI faz mais sentido.
Eu acho uma boa sim, desde que você conheça muito bem esses fatores e esteja disposto a enfrentar seus riscos. Mas os 65% em VT te garante um retorno bem previsível e global, que eu acho muito válido para uma estratégia de longo prazo.
Daniel voce comentou sobre os impostos cobrados para residentes nos Estados Unidos. Mas como ficam os impostos para residentes no Brasil?
30% sobre dividendos recebidos e 15% sobre lucros realizados.
eu gosto do REET que investe em reits do estados unidos e em outros lugares no mundo
Ola Daniel
Vc investe em alguns reits diretamente ou so via ETFs? Se sim, tem quantos em carteira? Acha q 1 de cada setor esta de bom tamanho na parte de stock piking?
Não acho que qualquer investidor que não seja um especialista no setor deveria ter REITs individuais. As chances de perder dinheiro aumentam muito. Um risco não recompensado.
@@investimentos certo Daniel, mas só mais uma dúvida rs
Já q não vale a pena ter Reits individuais, como muitos reits performaram mal, um etf que tem os maiores, só do SP500, como o XLRE não seria uma melhor opção? Obrigado
Fala Daniel! Como fica a declaração de IR para ETFs e seus dividendos no exterior?
Aconselho consultar um contador cara. Sei de algo mas não sou especialista da área, e tem muita informação equivocada sendo compartilhada na internet.
Daniel, LTC e ENB são bons Reits?
Posições individuais só podem estar na sua carteira se você as conhece MUITO bem. Se precisa de uma opinião externa sobre elas, significa que não as conhece tão bem e não deveria tê-las.
Mesmo eu morando no Brasil, eu consigo abrir uma conta aposentadoria da qual você falou?
Contas IRA e 401K são exclusivas para residentes fiscais americanos. Infelizmente, quem está no Brasil não tem acesso a elas.
👏👏👏
Essa conta de aposentadoria, tem como ter atraves da Avenue? Como seria para brasileiros?
Ela não é disponível para brasileiros. Não existe essa opção em nenhuma corretora se você for residente fiscal brasileira.
Como se declara os Reits aqui no Brasil? É preciso carne leão por dividendos mensais?
Não é obrigatório mas te ajuda a organizar melhor a declaração. O dividendo recebido por eles é descontado em 30% na fonte, então não deve-se mais impostos no Brasil. Só precisa declarar, não pagar imposto sobre os dividendos. Já sobre o lucro, o imposto é de 15% sobre qualquer valor acima de 35 mil reais de venda por mês.
Daniel mesmo tento algumas sobreposições da pra ter VNQ e SRVR visto que o segundo é específico de tecnologia, acrescentando o VNQI acha boa a carteira?
Da sim cara. Tudo vai depender de qual exposição além da neutra você busca. Só cuida para não exagerar nesse percentual!
@@investimentos obrigado
Daniel vc nao falou nada sobre o REET , deve ter varios defeitos que eu nao vi, nao seria uma boa opção de exposição neutra no mundo?
É uma opção sim. É que eu não curto muito REITs mundiais. Prefiro concentrar apenas nos americanos.
Eu só tenho o SCHH como ETF. Gostei dele porque exclui os mortgages. A exposição neutra seria não ser específico? Ser mais abrangente?
Exato Nadia, quanto mais abrangente e mais próximo do percentual neutro do mercado for for, mais neutro é considerado.
@@investimentos Obrigada! 👍
Daniel, uma carteira com SCHH, XLRE, SRVR e VNQI seria muito exposição ao setor imobiliário?
Muita exposição é relativo. Você pode ter 1% em cada um e ser pouco, como pode ter 10% em cada um e ter muito. O número de ETFs não é o que importa, e sim o peso da sua carteira neles. Você mencionou no outro vídeo uma posição de 10% em SRVR. Eu preferiria ver uma diversificação maior dentro dessa posição. Manteria os 10%, porém com um foco um pouco mais abrangente, com maior percentual no SCHH e no VNQI. Talvez um 5% SCHH, 3% VNQI, 1% XLRE e 1% SRVR (seria o que eu faria com essas posições).
@@investimentos obrigado pela atenção em responder 🙏
Daniel, o que seria uma exposição neutra? Vi vc falando sobre isso nesse vídeo e em mais um outro, mas não consegui entender o que significa.
É uma exposição que segue os percentuais neutros de acordo com o tamanho das regiões e das empresas ao redor do mundo. Sem aumentar ou reduzir a exposição a qualquer estratégia específica que saia muito desse percentual.