,Daniel, não sei dizer mais, qual é o melhor vídeo ? Esse foi mais um show. Tenho que assistir mais vezes. Deus te dê em dobro essa ajuda pra todos nós.
conteudo de qualidade, imparcial, didatico de facil entendimento e gratuito nao investe no exterior quem nao quer , obrigado daniel por nos ajudar e trazer luz aos nossos investimentos 👏👏👏👏👏👏👏
Concordo plenamente com o Eli Ferreira. Cada vídeo melhor que o outro. Algumas horas atrás sugeri um assunto como este vídeo que acabei de assistir. Proporções entre ETF´s em uma carteira global. Já me inscrevi na lista de espera para o Curso online "Autonomia Financeira"!!!! SUCESSO
@@EduardoCardeira não. A soma de VTI e VEA é correspondente ao IWDA. Muita gente comete esse erro esquecendo de incluir o VEA. São todos os desenvolvidos dentro do IWDA.
Escolhi duas categorias de ETF para montar minha carteira. O ETF neutro VT e 5 ETF de qualidade respeitando diversificação geográfica e de capitalização.
Parabéns pelo vídeo, Daniel. Sua didática é ótima, este em especial me esclareceu muitas dúvidas. Vc acha ruim ter uma carteira com a parte de ações apenas no wrld11?
Olá Daniel! 1) Num vídeo passado vc comentou que não gosta de ETFs de gestão ativa (ex: AVUV). Por que? 2) Qual o % de sobreposição que vc considera aceitável numa carteira? 3) Vc não gosta de ETFs de qualidade, momento e dividend growth?
No longo prazo, menos de 10% dos gestores conseguem ganhar do seu benchmark. Por isso que não gosto de fundos e ETFs ativos. Os ETFs são menos piores pois seus custos são mais baixos, mas ainda assim prefiro ficar longe caso tenha opção. A sobreposição vai depender do que você busca. Não existe um percentual definido. O importante é saber que a sobreposição existe e se ela faz sentido na sua estratégia ou não. Sobre ETFs de fatores, gosto de alguns, não gosto de outros. Mas não gosto de nenhum que tenha como foco/filtro os dividendos.
Respeito muito a visão do Bastter, e ele é contra ETFs, o que acha da visão dele? Que quem tem etf não é sócio de verdade e perde com taxas… nao seria melhor pulverizar em bons ativos diretamente?
O cara ganha dinheiro vendendo análise de ações. Como diria Upton Sinclair, é impossível que um homem entenda algo, quando o seu salário depende do seu não entendimento disso. Conflitos meu amigo, conflitos... E custos? 0.03% ao ano é significativo aonde? No mundo dele, só se for. Escolher bons ativos? Quem é capaz disso? Se ele fosse, já estaria mais do que bilionário.
Mais um ótimo vídeo. Parabéns, meu amigo. Muito obrigado, por compartilhar seus estudos. Um questionamento possível seria que - em mercados emergentes como o Brasil, embora tenham um risco muito alto, ainda possam valer a pena selecionar ações, desde que estude bem o que está fazendo, tenha uma estratégia clara. Veja o Brasil não é um mercado tão eficiente, no rigor da palavra, devido ao nosso tamanho dentro da participação econômica mundial, isto é, ele não é um país cuja a cobertura internacional é demasiadamente analisada e levada em conta, isso cria, ao meu ver, oportunidades. Estratégias de dividendos, por exemplo, no Brasil, possuem vantagens diante de muitos outros mercados, inclusive o americano, devido a isenção de impostos sobre esses. Além de que é um mercado Extremamente volátil, por vezes irracional, o que nos gera muitas oportunidades de barganhas, o que no longo prazo pode ser muito vantagoso, haja vista, que no longo prazo o mercado tende a regredir ao seu preço justo reacional. Enfim, acredito que ETF'S são de fatos os melhores investimentos: mais seguros e simples, inclusive 50% da minha carteira seguem essa lógica da "humildade matemática" e do "palheiro" como diz o velho Bogle. Todavia, eu me arrisco, conscientemente, apesar dos riscos a fazer uma estratégia de escolher 25% da minha carteira em ações de valor, descontadas e que pagam dividendos no Brasil, pois, como dito, possuem algumas vantagens, sobretudo para quem está focado em renda mensal. Enfim, o que você acha da minha opinião, gostaria de saber?
Cara, acabo não concordando com você. Essa é uma narrativa muito usada por várias pessoas adeptas do stock picking, que em mercados menos eficientes as chances de bater o mercado são maiores, mas estudos empíricos já mostraram que isso, além de não ser verdade, é o oposto. Nesses estudos, em mercados menos eficientes, o percentual de profissionais que NÃO batem o mercado é ainda maior. Todos os argumentos que você escreveu, outras milhões de pessoas já sabem também. Então, logicamente, é impossível usar esse tipo de informação para obter melhores resultados de longo prazo. Você pode aumentar o seu risco, e talvez ter um retorno maior por isso. Mas o resultado ajustado ao risco é muito difícil de ser melhor.
@@investimentos Entendo, respeito, agradeço sua atenção e sua dedicação em responder a seus escritos/seguidores. Muito obrigado, meu amigo. Deus lhe abençoe.
O que acha de usar a estratégia 2 que você apresentou, mas apostando em um fator, por exemplo valor...Então 70% da sua carteira estaria em etfs EUA, desenv, emergentes. E deixar uns 30% para stock picking em empresas de crescimento, diversificando entre umas 20 empresas com constantes indicadores de lucratividade, já que o fator crescimento tem uma descorrelação com a taxa de juros ? Parabéns pelo video
AAPL, AMZN, MSFT, GOOG e XOM. Por ser uma riqueza gerada mas não corrigida pela inflação, no estudo, acaba que as maiores empresas dos últimos anos têm certa vantagem. Todas elas, com exceção da Exxon Mobile, são gigantes da última década.
Valeu Alvaro! E cara, a carteira depende muito do teu perfil e objetivos. Mas, se fosse minha carteira, eu não teria o IJH. Uma posição que ao meu ver não faz tanto sentido. Teria no máximo uns 5% nela. O restante tá ok.
Parabéns pelo vídeo Daniel, então qual seria diferença básica no seguintes investimentos estou falando fora dos Estados Unidos. Iefa com iemg ou ixus ou até mesmo talvez o vxus comparando os dois últimos o primeiro pelo que eu vi tem no seu pote fólio 4500 empresas entre desenvolvidos e emergentes. Já o segundo tem 8000 empresas incluindo essas duas regiões. Teria alguma desvantagem ou vantagem?
A diferença é muito pequena cara, quase que imperceptível. Só faz sentido optar pelo IEMG + IEFA ao invés do VXUS caso você queira dar pesos diferentes do neutro para essas posições. Se o teu objetivo é seguir com a exposição neutra, pode optar pelo VXUS mesmo. Entre o VXUS e o IXUS, a diferença é que um inclui as empresas menores e o outro não, e na prática isso muda muito pouca coisa no resultado final.
Daniel. Até agora meu interesse é montar uma carteira que gere renda passiva. Entendo que comprar ETF vai gerar um patrimônio que irá valorizar ao longo do tempo. Você pode abordar as diferenças nos tipos de estratégias de investimento?
Fala Ronnie. O primeiro é você não se iludir que precisa receber dividendos para ter essa renda passiva. Mas existem tantas, mas tantas estratégias que eu preciso que você seja mais específico sobre esse assunto para eu te responder.
Mais um vídeo espetacular, Daniel. Parabéns!!! Tô maratonando seus vídeos hoje. Baseado nesse vídeo, o que você diria dessa exposição: VOO 30% SLYV 10% SRVR 10% VEA 20% ISVL 10% VWO 10% AGG 10% Acha ruim, ou serve pra estudos?
Fala Anderson! Cara, considerando que você tem um perfil moderado agressivo, pelo menos, e que entende bem o motivo para cada uma dessas posições, a carteira está bem equilibrada sim! Você está com um peso um pouco abaixo do neutro nos EUA, o que vai contra o que eu acredito, mas tudo bem. Achei também sua concentração nos REITs de data center e infraestrutura um pouco alta, mas vi que você já me perguntou sobre isso em outro vídeo e já vou te responder. Eu reduziria as posições em desenvolvidos e aumentaria um pouco nos EUA, principalmente no VOO que tá bem abaixo do neutro. Mas bela escolha de ETFs! 👏🏽
@@investimentos obrigado mais uma vez! De sexta para hojeeu vi TODOS OS SEUS VÍDEOS no UA-cam! Kkkkk Próximo passo é farra seu curso 👏👏 Você e o Paranhos são os melhores 👏👏👏
Oi, Daniel. Levando em conta o exemplo de ter apenas VT na carteira, seria interessante fazer aportes a qualquer momento, ou seria melhor manter o dinheiro e investir durante quedas no preço?
Aportes a qualquer momento, sem olhar o preço. Afinal, é impossível saber se hoje estamos nos preços mais baixos ou não. Compre sempre que tiver dinheiro disponível.
Excelente vídeo, como sempre! Dentre os ETFs indicados, como VEA, VWO e VTI, existem etfs irlandeses de acumulação que sigam os mesmos índices e com composições semelhantes? Muito obrigado!
Para esses 3, você precisa de uma combinação do IWDA e do EIMI, para desenvolvidos e emergentes respectivamente. Lembrando que na Irlanda, os EUA sempre estarão dentro de posições de países desenvolvidos, não segregado como acontece nos EUA com VTI e VEA.
Daniel, eu estava pensando em abrir uma conta no banco Inter para investir em ETFs americanos. E no Inter não há taxa de corretagem e também poderia investir no Tesouro IPCA+6 até 2045, mesmo que fosse R$/mês apenas para ir baixando o IR... Mas também pensei em apenas tentar abrir conta no Interative Brokers e investir em ETFs irlandeses. O que você recomenda, tentar abrir conta na Interative focando nos ETFs irlandeses ou usar ambos, com Inter para outros ETFs como VT, VOO (já que não há taxa) ??
A taxa de corretagem da IB é mais do que compensada pelas vantagens. Não faz sentido ter conta na IB e investir em ETFs americanos em outra corretora. Vai com tudo na IB em irlandeses. Só investimentos no Brasil que você faria por outra corretora.
Parabéns pelos vídeos. Comecei ontem a assistir e estou gostando muito do seu estilo e didática. Mas surgem muitas dúvidas: estes ETFs citados no vídeo pagam dividendos? Pq vi em outro vídeo seu que os ETFs dos EUA, todos, são de distribuição. Mais uma vez parabéns pelos vídeos.
Fala Marcelo! Feliz que está curtindo cara. E sim, todos os ETFs nos EUA são de distribuição. Ou seja, repassam os dividendos de suas posições para seus cotistas. Porém, a pergunta que fica é: Por que se preocupar com os dividendos? Essa é uma filosofia de investimentos que eu sigo, que não faz sentido se importar com o quanto de dividendos pagamos. Tenho uma playlist com 5 vídeos que explico o racional dessa estratégia. Te convido a ver, ela muda bastante a percepção do pessoal sobre o assunto.
@@investimentos Assistindo já. Entendi, mais ou menos. Mas eu ainda não entendo muito esse negócio de índice. Vai reinvestindo, ok. Mas nunca cai o preço? Por isso prefiro eu reinvestir, rebalanceando a carteira. Não sei se me fiz entender.
E qual ETF replica as 100 maiores empresas americanas ? Bate o S&P500 nos últimos 5 anos ? Desde já agradeço e Parabéns Professor , seu conteúdo é nota 1000 !!!!
Nenhum replica as 100 maiores dos EUA. Existe o QQQ, que replica as 100 maiores da bolsa Nasdaq, que exclui todas as empresas da NYSE. Bate, mas cuidado ao considerar performance recente para escolher seus ativos. Fazendo isso, você entrará em diversas ciladas.
Tem sim. Abordamos tudo o que você precisa saber para identificar os ETFs, como escolher os melhores, e os melhores que se encaixam no que você mais precisa.
Ótima exposição à bolsa americana. Porém, uma carteira de qualidade tem posições que vão muito além das maiores empresas de apenas um país. Busque uma maior diversificação global, principalmente morando na Europa.
Não exclui não, desde que você tenha a noção que ao optar por ações e fundos imobiliários você está aumentando o seu risco sem necessariamente aumentar os seus retornos de longo prazo. E tá tudo bem, eu também tenho esse mix. Inclusive, ensino meus alunos a fazer justamente isso no método satélite, que permite essa adição de posições individuais porém com responsabilidade e controle de riscos.
@@investimentosVocê tem fundos imobiliários? Eu tinha entendido que vc era totalmente contra esse tipo de ativo por considerar que não trás retorno no longo prazo. Comente por favor. Obrigado
Se eu considerar o VT como o centro da minha carteira, poderia utilizar uma exposição a outros ETFs, como de países desenvolvidos e emergentes, por exemplo, como alguns dos meus satélites?
Poderia sim, caso queira aumentar a exposição à eles além do neutro. Com o VT, você pode adicionar qualquer satélite de acordo com suas vontades e estratégia. Por isso ele é tão bom!
Parabéns Daniel excelente vídeo. Tenho uma dúvida bem simples...essas taxas dos ETF elas são descontadas do próprio preço da cota neh? Ou a taxa é cobrada do saldo em conta corrente na corretora ou com redução no número de cotas q possuo? Pelo q entendo o q vale é o preço de compra e preço de venda do ETF... AS taxas estão já descontadas desse valor da cota
Deduzido diariamente do valor da cota do ETF, de forma automática. Você não precisa se preocupar com o pagamento, e ele é tão pequeno que nem percebemos acontecendo.
@@investimentos Comecei agora no dia 13/09/2024 a investir nos eua. Sou vigilante patrimonial e tenho 57 anos de idade. Investidor arrojado. Só posso investir até 500 reais por mês ou menos. 50% no vt e 30% no voo. Tá bom?
Acho ótimo. Você economizará muito em impostos sobre dividendos e simplificará a sua declaração de imposto anual no Brasil. Só que nem todos têm acesso ao VWRA. Se você tiver, acho ainda melhor que o VT.
@@investimentosBom eu pensei assim: investir no IVV através do IVVB11, no QQQ através do NASD11, e no VT através do WRLD11. A sobreposição entre os americanos não é significativa. Ou ao menos no 2 primeiros. Ainda assim não faz sentido?
Qual seria um porcentagen recomendada para acrescentar ETF satélites de small caps de valor? Seria adequado ter de todas as regiões ou apenas EUA? Obrigado.
Pense que a posição neutra de small caps americanas em relação ao mundo é de aproximadamente 3%. A partir daí, montamos uma posição um pouco maior caso seja de acordo com a nossa estratégia. 5% me agrada bastante, com um máximo de uns 10% para carteiras mais agressivas. E sim, o adequado é seguir a estratégia para todas as regiões. O problema é encontrar bons ETFs que forneçam essa exposição fora dos EUA.
@@investimentos Para exposição fora dos EUA, mantendo uma estratégia de 10% em cada, o que acha de DGS e AVDV? Sei que o AVDV é ativo e DGS usa filtro de dividendos, porém não há outas opções de etfs de valor de small caps; vc poderia sugerir uma estratégia melhor? ou o que vc faria para adicionar fatores de valor à uma estratégia neura? Zerei posição no BR e gostaria de montar uma estratégia adequada para investir no exterior.
Se ele segue um índice, é passivo. Na descrição dele do ETF.com irá dizer se ele "tracks an index" - passivo...ou então se ele é "actively managed" - ativo.
Então cara, com esses dois você está exposto "apenas" aos EUA. Já é uma exposição incrível, mas eu gostaria de ver uma posição em outras regiões também. Um pequeno ajuste (trocando o VTI pelo VT), e tomando cuidado para não colocar um percentual muito alto no SLYV já cria uma posição que me agrada bastante. E sempre tomando cuidado para estar bem alinhado com o seu perfil e objetivos, blz?
Bons efts são os investimentos menos arriscado do mercado financeiro mundial. Pois para o ETF falir, todas as empresas que contêm nele, tem que quebrá-las, estou certo, Daniel?
Esse vivente passa uma segurança em suas palavras que me convence fácil, fácil! Um canal com essa qualidade já deveria ter milhões de inscritos.
Valeu Odinei! Feliz com esse reconhecimento! E bora compartilhar o canal para chegarmos lá! 😁🙏🏽
VTI eh meu core! 327 ações 🙌🏻🙌🏻
Até o momento não encontrei outra pessoa com a bagagem em investimentos internacionais como você. Serei seu aluno assim que possível.
Feliz em ler isso Jorge. Espero te ver em uma próxima turma do Autonomia!
,Daniel, não sei dizer mais, qual é o melhor vídeo ? Esse foi mais um show. Tenho que assistir mais vezes. Deus te dê em dobro essa ajuda pra todos nós.
😁🙏🏽🙏🏽🙏🏽
Que assim seja. 🙏🏾
conteudo de qualidade, imparcial, didatico de facil entendimento e gratuito nao investe no exterior quem nao quer , obrigado daniel por nos ajudar e trazer luz aos nossos investimentos 👏👏👏👏👏👏👏
Feliz em ver o seu reconhecimento Fabio! Estamos juntos nessa! 👊🏽
Vi nesses dias muita coisa sobre investimentos nos EUA mas seu conteúdo é sem dúvida o melhor
Seja bem vindo Carlos! E saiba que estamos apenas começando. Obrigado!
Cara, que conteúdo sensacional! De longe o melhor canal de investimentos que eu conheço do UA-cam. Conheci hj e já to maratonando.
Valeu cara! Seja muito bem vindo!
Estou apreedendo muito com vc Deus te abençoe 😊😊😊😊😊
Feliz em ler isso Jack!
Que aula incrível! Parabéns pela clareza e qualidade de conteúdo! Muito obrigada!
Eu que agradeço o seu comentário Evelin!
Concordo plenamente com o Eli Ferreira. Cada vídeo melhor que o outro. Algumas horas atrás sugeri um assunto como este vídeo que acabei de assistir. Proporções entre ETF´s em uma carteira global. Já me inscrevi na lista de espera para o Curso online "Autonomia Financeira"!!!! SUCESSO
Obrigado Paulo! Será um prazer ver você, juntamente com o Eli, na próxima turma do Autonomia 👊🏽
Material muito consistente Daniel. Parabéns! Obrigado por nortear o caminho com materiais de alta qualidade.
Valeu Lucas!
Gosto muito das aulas do professor Daniel. Excelente didática, culto e criativo.
Muito obrigado!!!
O Vti é o correspondente do Iwda na Irlanda certo?
@@EduardoCardeira não. A soma de VTI e VEA é correspondente ao IWDA. Muita gente comete esse erro esquecendo de incluir o VEA. São todos os desenvolvidos dentro do IWDA.
@@investimentos muito obrigado. Iwda é um dos melhores ETF irlandeses (amplos).
Que canal massa!!!!
Seja bem vindo!!!
A dica do site foi algo assim, fenomenal. Anos estudando e não o conhecia
Valeu cara!
Sou fã dos seus vídeos! Os Melhores sobre investimentos.
Obrigado Luciana! 🙏🏽😁
Escolhi duas categorias de ETF para montar minha carteira. O ETF neutro VT e 5 ETF de qualidade respeitando diversificação geográfica e de capitalização.
Essas deveriam ser as primeirasx informações para quem quer iniciar na bolsa , os caminhos partem daqui
Concordo 100%!
Fala Daniel, maratonando seus vídeos.
A questão é: gestores batem os índices. A questão é a tx que cobram. Abs
Ou seja, não batem. Afinal, qualquer investidor que conte com eles pagará essas taxas. 😅
Parabéns pelo vídeo, Daniel. Sua didática é ótima, este em especial me esclareceu muitas dúvidas. Vc acha ruim ter uma carteira com a parte de ações apenas no wrld11?
Não acho não cara. É um bom começo. Tem como melhorar, mas para o começo tá ótimo!
Olá Daniel!
1) Num vídeo passado vc comentou que não gosta de ETFs de gestão ativa (ex: AVUV). Por que?
2) Qual o % de sobreposição que vc considera aceitável numa carteira?
3) Vc não gosta de ETFs de qualidade, momento e dividend growth?
No longo prazo, menos de 10% dos gestores conseguem ganhar do seu benchmark. Por isso que não gosto de fundos e ETFs ativos. Os ETFs são menos piores pois seus custos são mais baixos, mas ainda assim prefiro ficar longe caso tenha opção.
A sobreposição vai depender do que você busca. Não existe um percentual definido. O importante é saber que a sobreposição existe e se ela faz sentido na sua estratégia ou não.
Sobre ETFs de fatores, gosto de alguns, não gosto de outros. Mas não gosto de nenhum que tenha como foco/filtro os dividendos.
Muito bom mesmo!!!Sucesso!!! Parabéns mesmo!
Valeu Bruno! 😁👊🏽
O que falar? Ótimo vídeo, estou tentando me preparar para fazer seu curso.
Espero te ver lá Cleber! Vai te ajudar muito nesse momento específico da sua vida como investidor.
Que aula!!!
😁🙏🏽
Mais um vídeo de excelente qualidade. Obrigado pela aula 👏👏👏
Valeu cara! 🙏🏽👊🏽
Muito bom Daniel . 👏🏾👏🏾👏🏾
Obrigado!
ta maluco, tu é o cara, excelente
Valeu Mario! 🙏🏽👊🏽
excelente video
Sensacional os seus videos ! 🎉🎉🎉
Valeu Erika!
Parabéns pelo excelente conteúdo!!
Obrigado Rogério!
Qual etf você recomenda complementar o VT para não carregar demais a sobreposição?
Para qual objetivo? Qual perfil? Qual prazo? Qualquer recomendação sem te conhecer nos detalhes não passaria de uma enganação.
Respeito muito a visão do Bastter, e ele é contra ETFs, o que acha da visão dele? Que quem tem etf não é sócio de verdade e perde com taxas… nao seria melhor pulverizar em bons ativos diretamente?
O cara ganha dinheiro vendendo análise de ações. Como diria Upton Sinclair, é impossível que um homem entenda algo, quando o seu salário depende do seu não entendimento disso. Conflitos meu amigo, conflitos... E custos? 0.03% ao ano é significativo aonde? No mundo dele, só se for. Escolher bons ativos? Quem é capaz disso? Se ele fosse, já estaria mais do que bilionário.
mais uma baita aula!
Muito obrigado!!!
Obrigado pelos excelente videos.
Eu que agradeço pelo comentário Jorge!
Eu não paro de aprender com os vídeos do Daniel, parabéns.
Feliz em ler isso Henrique! 👊🏽👊🏽👊🏽
Mais um ótimo vídeo. Parabéns, meu amigo. Muito obrigado, por compartilhar seus estudos. Um questionamento possível seria que - em mercados emergentes como o Brasil, embora tenham um risco muito alto, ainda possam valer a pena selecionar ações, desde que estude bem o que está fazendo, tenha uma estratégia clara. Veja o Brasil não é um mercado tão eficiente, no rigor da palavra, devido ao nosso tamanho dentro da participação econômica mundial, isto é, ele não é um país cuja a cobertura internacional é demasiadamente analisada e levada em conta, isso cria, ao meu ver, oportunidades. Estratégias de dividendos, por exemplo, no Brasil, possuem vantagens diante de muitos outros mercados, inclusive o americano, devido a isenção de impostos sobre esses. Além de que é um mercado Extremamente volátil, por vezes irracional, o que nos gera muitas oportunidades de barganhas, o que no longo prazo pode ser muito vantagoso, haja vista, que no longo prazo o mercado tende a regredir ao seu preço justo reacional. Enfim, acredito que ETF'S são de fatos os melhores investimentos: mais seguros e simples, inclusive 50% da minha carteira seguem essa lógica da "humildade matemática" e do "palheiro" como diz o velho Bogle. Todavia, eu me arrisco, conscientemente, apesar dos riscos a fazer uma estratégia de escolher 25% da minha carteira em ações de valor, descontadas e que pagam dividendos no Brasil, pois, como dito, possuem algumas vantagens, sobretudo para quem está focado em renda mensal. Enfim, o que você acha da minha opinião, gostaria de saber?
Cara, acabo não concordando com você. Essa é uma narrativa muito usada por várias pessoas adeptas do stock picking, que em mercados menos eficientes as chances de bater o mercado são maiores, mas estudos empíricos já mostraram que isso, além de não ser verdade, é o oposto. Nesses estudos, em mercados menos eficientes, o percentual de profissionais que NÃO batem o mercado é ainda maior.
Todos os argumentos que você escreveu, outras milhões de pessoas já sabem também. Então, logicamente, é impossível usar esse tipo de informação para obter melhores resultados de longo prazo. Você pode aumentar o seu risco, e talvez ter um retorno maior por isso. Mas o resultado ajustado ao risco é muito difícil de ser melhor.
@@investimentos Entendo, respeito, agradeço sua atenção e sua dedicação em responder a seus escritos/seguidores. Muito obrigado, meu amigo. Deus lhe abençoe.
TMJ cara! Você faz ótimas colocações e perguntas. Gosto muito de trocas com pessoas assim 👊🏽
Então o que recomendaria para investimentos no Brasil?
Vídeo excelente como sempre.
Valeu Alexandre! TMJ!
O que acha de usar a estratégia 2 que você apresentou, mas apostando em um fator, por exemplo valor...Então 70% da sua carteira estaria em etfs EUA, desenv, emergentes. E deixar uns 30% para stock picking em empresas de crescimento, diversificando entre umas 20 empresas com constantes indicadores de lucratividade, já que o fator crescimento tem uma descorrelação com a taxa de juros ?
Parabéns pelo video
É exatamente o que eu faço com a minha carteira 👀🤫
@@investimentos acho que tô começando a entender do assunto rs, vlw
Parabéns por mais este vídeo! Fiquei curioso em saber quais são estas 5 empresas que respondem a 11% da riqueza gerada.
AAPL, AMZN, MSFT, GOOG e XOM.
Por ser uma riqueza gerada mas não corrigida pela inflação, no estudo, acaba que as maiores empresas dos últimos anos têm certa vantagem. Todas elas, com exceção da Exxon Mobile, são gigantes da última década.
DANIEL, PARABENS PELO SEUS CONTEUDOS...MUITO BONS.
DANIEL, QUAL SUA OPINIÃO EM TER 2 ETFs VOO E VT NA MESMA CARTEITA, ACHA QUE MUITO SOBREPOSIÇÃO?
Muita. Não vejo muito sentido.
Parabéns Daniel pelos vídeos. E obrigado por produzi-los! Faz sentido carteira com ETFs IVV 25%, IJH 20%, SLYV 20%, IEMG 15%, e VEA 20%?
Valeu Alvaro! E cara, a carteira depende muito do teu perfil e objetivos. Mas, se fosse minha carteira, eu não teria o IJH. Uma posição que ao meu ver não faz tanto sentido. Teria no máximo uns 5% nela. O restante tá ok.
@@investimentos Tendo o VEA para desenvolvidos, seria melhor o IEMG ou o VWO para emergentes na sua opinião?
Parabéns pelo vídeo Daniel, então qual seria diferença básica no seguintes investimentos estou falando fora dos Estados Unidos. Iefa com iemg ou ixus ou até mesmo talvez o vxus comparando os dois últimos o primeiro pelo que eu vi tem no seu pote fólio 4500 empresas entre desenvolvidos e emergentes. Já o segundo tem 8000 empresas incluindo essas duas regiões. Teria alguma desvantagem ou vantagem?
A diferença é muito pequena cara, quase que imperceptível. Só faz sentido optar pelo IEMG + IEFA ao invés do VXUS caso você queira dar pesos diferentes do neutro para essas posições. Se o teu objetivo é seguir com a exposição neutra, pode optar pelo VXUS mesmo. Entre o VXUS e o IXUS, a diferença é que um inclui as empresas menores e o outro não, e na prática isso muda muito pouca coisa no resultado final.
Daniel. Até agora meu interesse é montar uma carteira que gere renda passiva. Entendo que comprar ETF vai gerar um patrimônio que irá valorizar ao longo do tempo. Você pode abordar as diferenças nos tipos de estratégias de investimento?
Fala Ronnie. O primeiro é você não se iludir que precisa receber dividendos para ter essa renda passiva. Mas existem tantas, mas tantas estratégias que eu preciso que você seja mais específico sobre esse assunto para eu te responder.
@@investimentos Tenho a mesma dúvida! Como transformar esse patrimônio em renda mensal após aposentadoria?
@@renan.sapdev Realizando venda.
Mais um vídeo espetacular, Daniel. Parabéns!!! Tô maratonando seus vídeos hoje.
Baseado nesse vídeo, o que você diria dessa exposição:
VOO 30%
SLYV 10%
SRVR 10%
VEA 20%
ISVL 10%
VWO 10%
AGG 10%
Acha ruim, ou serve pra estudos?
Fala Anderson! Cara, considerando que você tem um perfil moderado agressivo, pelo menos, e que entende bem o motivo para cada uma dessas posições, a carteira está bem equilibrada sim! Você está com um peso um pouco abaixo do neutro nos EUA, o que vai contra o que eu acredito, mas tudo bem. Achei também sua concentração nos REITs de data center e infraestrutura um pouco alta, mas vi que você já me perguntou sobre isso em outro vídeo e já vou te responder.
Eu reduziria as posições em desenvolvidos e aumentaria um pouco nos EUA, principalmente no VOO que tá bem abaixo do neutro.
Mas bela escolha de ETFs! 👏🏽
@@investimentos obrigado mais uma vez! De sexta para hojeeu vi TODOS OS SEUS VÍDEOS no UA-cam! Kkkkk
Próximo passo é farra seu curso 👏👏
Você e o Paranhos são os melhores 👏👏👏
O que acha dessa carteira: VT, voo, vea, vwo, vgk, isvl, vtv e vbr.
Oi, Daniel. Levando em conta o exemplo de ter apenas VT na carteira, seria interessante fazer aportes a qualquer momento, ou seria melhor manter o dinheiro e investir durante quedas no preço?
Aportes a qualquer momento, sem olhar o preço. Afinal, é impossível saber se hoje estamos nos preços mais baixos ou não. Compre sempre que tiver dinheiro disponível.
Excelente vídeo, como sempre!
Dentre os ETFs indicados, como VEA, VWO e VTI, existem etfs irlandeses de acumulação que sigam os mesmos índices e com composições semelhantes?
Muito obrigado!
Para esses 3, você precisa de uma combinação do IWDA e do EIMI, para desenvolvidos e emergentes respectivamente. Lembrando que na Irlanda, os EUA sempre estarão dentro de posições de países desenvolvidos, não segregado como acontece nos EUA com VTI e VEA.
Daniel, eu estava pensando em abrir uma conta no banco Inter para investir em ETFs americanos. E no Inter não há taxa de corretagem e também poderia investir no Tesouro IPCA+6 até 2045, mesmo que fosse R$/mês apenas para ir baixando o IR... Mas também pensei em apenas tentar abrir conta no Interative Brokers e investir em ETFs irlandeses.
O que você recomenda, tentar abrir conta na Interative focando nos ETFs irlandeses ou usar ambos, com Inter para outros ETFs como VT, VOO (já que não há taxa) ??
A taxa de corretagem da IB é mais do que compensada pelas vantagens. Não faz sentido ter conta na IB e investir em ETFs americanos em outra corretora. Vai com tudo na IB em irlandeses. Só investimentos no Brasil que você faria por outra corretora.
Ótimo vídeo!! Parabéns!!
Valeu Valdemar! 😁👊🏽
Oi, vc acha q faz sentido ter o VT e o VOO?? Obrigado
alcf59
Não acho.
Parabéns pelos vídeos. Comecei ontem a assistir e estou gostando muito do seu estilo e didática. Mas surgem muitas dúvidas: estes ETFs citados no vídeo pagam dividendos? Pq vi em outro vídeo seu que os ETFs dos EUA, todos, são de distribuição. Mais uma vez parabéns pelos vídeos.
Fala Marcelo! Feliz que está curtindo cara. E sim, todos os ETFs nos EUA são de distribuição. Ou seja, repassam os dividendos de suas posições para seus cotistas. Porém, a pergunta que fica é: Por que se preocupar com os dividendos? Essa é uma filosofia de investimentos que eu sigo, que não faz sentido se importar com o quanto de dividendos pagamos. Tenho uma playlist com 5 vídeos que explico o racional dessa estratégia. Te convido a ver, ela muda bastante a percepção do pessoal sobre o assunto.
@@investimentos Assistindo já. Entendi, mais ou menos. Mas eu ainda não entendo muito esse negócio de índice. Vai reinvestindo, ok. Mas nunca cai o preço? Por isso prefiro eu reinvestir, rebalanceando a carteira. Não sei se me fiz entender.
Sure🔥😃and like
E qual ETF replica as 100 maiores empresas americanas ? Bate o S&P500 nos últimos 5 anos ? Desde já agradeço e Parabéns Professor , seu conteúdo é nota 1000 !!!!
Nenhum replica as 100 maiores dos EUA. Existe o QQQ, que replica as 100 maiores da bolsa Nasdaq, que exclui todas as empresas da NYSE. Bate, mas cuidado ao considerar performance recente para escolher seus ativos. Fazendo isso, você entrará em diversas ciladas.
@@investimentos Professor , tem algum etf irlandês de acumulação que replique o QQQ ? Abs e muito obrigado
Uma carteira com um etf amplo(VT) , pode adicionar um neutro, mais um de fator e um de setor específico? Sem que haja muita sobreposição.
Sempre haverá sobreposição com o VT. Ela não é um problema, desde que você saiba que ela existe.
Como saber cada etf, representa cada empresa, ou setor de mercado, no curso tem aula
Tem sim. Abordamos tudo o que você precisa saber para identificar os ETFs, como escolher os melhores, e os melhores que se encaixam no que você mais precisa.
Invisto no S&P 500 vanguard tens opinião sobre este? Moro na Europa.
Ótima exposição à bolsa americana. Porém, uma carteira de qualidade tem posições que vão muito além das maiores empresas de apenas um país. Busque uma maior diversificação global, principalmente morando na Europa.
@@investimentos obrigada parabens pela sabedoria e por expor seus conhecimentos a nós.
Tenho mais dois tipos de s&p 500 em duas corretoras diferentes ainda estou a aprender fiz varios cursos mais seus vídeos sao muito esclarecedores.
Quais combinam com vt, pra evitar sobreposição?
Qualquer ETF de renda variável que você adicionar ao VT terá sobreposição. Lembrando que ela, em si, não é um problema.
Olá Daniel…como faz os aportes dentro dos ETFS ? Eles são individuais ?
Abrindo uma conta em uma corretora Eliza. Cada ETF é individual sim.
Estou investindo em ETF, ações e fundos imobiliários. Talvez uma estratégia não precise excluir a outra
Não exclui não, desde que você tenha a noção que ao optar por ações e fundos imobiliários você está aumentando o seu risco sem necessariamente aumentar os seus retornos de longo prazo. E tá tudo bem, eu também tenho esse mix. Inclusive, ensino meus alunos a fazer justamente isso no método satélite, que permite essa adição de posições individuais porém com responsabilidade e controle de riscos.
@@investimentosVocê tem fundos imobiliários? Eu tinha entendido que vc era totalmente contra esse tipo de ativo por considerar que não trás retorno no longo prazo. Comente por favor. Obrigado
@@Jose_30077 mix de ações e ETFs. Não tenho absolutamente nada em FIIs.
Se eu considerar o VT como o centro da minha carteira, poderia utilizar uma exposição a outros ETFs, como de países desenvolvidos e emergentes, por exemplo, como alguns dos meus satélites?
Poderia sim, caso queira aumentar a exposição à eles além do neutro. Com o VT, você pode adicionar qualquer satélite de acordo com suas vontades e estratégia. Por isso ele é tão bom!
Parabéns Daniel excelente vídeo.
Tenho uma dúvida bem simples...essas taxas dos ETF elas são descontadas do próprio preço da cota neh? Ou a taxa é cobrada do saldo em conta corrente na corretora ou com redução no número de cotas q possuo? Pelo q entendo o q vale é o preço de compra e preço de venda do ETF... AS taxas estão já descontadas desse valor da cota
Obrigado Miguel! E sim, as taxas do ETF são descontadas do preço da cota diariamente. É um desconto tão pequeno e insignificante que nem percebemos.
Bom dia Daniel!
Tenho uma duvida, como é feito o pagamento desta taxa de custos a.a??
Deduzido diariamente do valor da cota do ETF, de forma automática. Você não precisa se preocupar com o pagamento, e ele é tão pequeno que nem percebemos acontecendo.
O que acha dessa carteira: VT, voo, vea, vwo, vgk, isvl, vtv e vbr.
Não acho nada. Sem saber os percentuais, e quem é o investidor colocando dinheiro nessa alocação, qualquer opinião seria inútil.
@@investimentos Comecei agora no dia 13/09/2024 a investir nos eua. Sou vigilante patrimonial e tenho 57 anos de idade. Investidor arrojado. Só posso investir até 500 reais por mês ou menos. 50% no vt e 30% no voo. Tá bom?
Daniel, obrigado pelo video. O que acha do VWRA ao invés do VT ? Abs
Acho ótimo. Você economizará muito em impostos sobre dividendos e simplificará a sua declaração de imposto anual no Brasil. Só que nem todos têm acesso ao VWRA. Se você tiver, acho ainda melhor que o VT.
@@investimentos obrigado
Daniel, p/ investir somente no Brasil, vc considera adequado compor a carteira de ETF com IVVB11, NASD11 E WRLD11 ?
Não. Essa combinação não faz o menor sentido. Muito menos concentrando em ETFs no Brasil (a não ser que tenha um motivo muito claro para isso).
@@investimentosBom eu pensei assim: investir no IVV através do IVVB11, no QQQ através do NASD11, e no VT através do WRLD11. A sobreposição entre os americanos não é significativa.
Ou ao menos no 2 primeiros.
Ainda assim não faz sentido?
@@fabio2748 eu tb pensei desta forma e aporto no wrld11 e ivvb11.
oi! qual etf na bolsa da Irlanda que seja igual ou parecido ao VT? obrigado!
VWRA Jonathan! Comentei sobre ele em um outro comentário seu. Qualquer dúvida avisa 👊🏽
Qual seria um porcentagen recomendada para acrescentar ETF satélites de small caps de valor? Seria adequado ter de todas as regiões ou apenas EUA? Obrigado.
Pense que a posição neutra de small caps americanas em relação ao mundo é de aproximadamente 3%. A partir daí, montamos uma posição um pouco maior caso seja de acordo com a nossa estratégia. 5% me agrada bastante, com um máximo de uns 10% para carteiras mais agressivas. E sim, o adequado é seguir a estratégia para todas as regiões. O problema é encontrar bons ETFs que forneçam essa exposição fora dos EUA.
@@investimentos Para exposição fora dos EUA, mantendo uma estratégia de 10% em cada, o que acha de DGS e AVDV? Sei que o AVDV é ativo e DGS usa filtro de dividendos, porém não há outas opções de etfs de valor de small caps; vc poderia sugerir uma estratégia melhor? ou o que vc faria para adicionar fatores de valor à uma estratégia neura? Zerei posição no BR e gostaria de montar uma estratégia adequada para investir no exterior.
Daniel, como identificar quando um ETF é passivo?
Se ele segue um índice, é passivo. Na descrição dele do ETF.com irá dizer se ele "tracks an index" - passivo...ou então se ele é "actively managed" - ativo.
@@investimentos sabe me dizer se o OFML seria um ETF passivo? O que acha dele?
Pra quem está começando em ETFs, acha que VTI e SLYV estaria bom? Alteraria ou adicionaria algo?? Abraço!!
Então cara, com esses dois você está exposto "apenas" aos EUA. Já é uma exposição incrível, mas eu gostaria de ver uma posição em outras regiões também. Um pequeno ajuste (trocando o VTI pelo VT), e tomando cuidado para não colocar um percentual muito alto no SLYV já cria uma posição que me agrada bastante. E sempre tomando cuidado para estar bem alinhado com o seu perfil e objetivos, blz?
Como sei, se o ETF é passivo ou ativo ?
Obrigado
entrando no site etf.com, você vê na descrição dele. Se for "actively managed" é ativo, se seguir algum índice "tracks an index" é passivo.
Muito obrigado 👍
Bons efts são os investimentos menos arriscado do mercado financeiro mundial. Pois para o ETF falir, todas as empresas que contêm nele, tem que quebrá-las, estou certo, Daniel?
Nem assim Wellington. Dependendo do ETF que você investe, as empresas de um país ou do mundo inteiro teriam que quebrar. Não vai acontecer.
💯
Faz um tempo que parei de investir diretamente em ações
Só invisto em etf
Vnq
Vnqi
Vym
Schd
BND
Jpst
Iau
Sphd
Metv
👏🏼👏🏼👏🏼👏🏼🙏🙏🙏🤑🤑🤑
😁👊🏽