Oque não podemos negar é que todos nós temos pensamentos ultraviolentos, mesmo que nos arrependemos logo em seguida ou que não colocamos elas em práticas. Até quem parece inocente tem.
eu acredito que o inicio do filme passa a senssação de uma violencia "infantil", prematura, impulsiva... e depois nos apresenta a real violencia, aquele promovida pelo gverno e a forma da sociedade agir em sí, uma violencia intriseca e mecanizada, inerente a natureza da sociedade organizada.
Usei esse filme para a aula de filosofia e ética. Faço faculdades de psicologia, e dá para fazer várias análises com várias teorias, principalmente análise do comportamento. Eu amo, tanto o livro quanto o filme! 🧡
Acho que assistir esse vídeo já é o suficiente, já que o cara fala sobre o filme e o simbolismo dele, poupando as pessoas de passarem pelo desconforto que é assistir isso
Curiosidade: muitas torcidas de futebol na Europa, os ultras, os hooligans, usam a imagem do Alex e do Laranja Mecânica como símbolo de representação, por causa do “Ultra Violence”
Entendi sua escrita sobre a curiosidade , porém nem precisa ir tão longe pra ver que figuras como (mao setogun) sadan rushen *** tem bandeira em torcida assim como tchê Guevara etc,...
@Adam Martins Não creio. Creio que isso seja pela má interpretação de certos telespectadores que distorcem sua mensagem original. A exemplo da obra V de Vingança, que muitos tentam levar para seus próprios posicionamentos políticos.
@@raphaeljalbert361 mas qual o problema? Eles realmente foram símbolos importantes para os países q eles revolucionaram, tanto q esses países até tentam manter a idéia deles, como cuba e china. Infelizmente n conseguem manusear tão bem seus países por conta do capitalismo
Assisti a primeira vez uns 15 anos atrás no SBT(cine belas artes) só tive oportunidade $ de ler o livro uns 5 anos depois. Por eu ter crescido num bairro muito violento ele não chocou,porém,o final do livro só agora que eu tô na casa dos 30 começou a fazer sentido. Vez ou outra eu trombo com algum colega de infância que tem um passado obscuro igual Alex mas,agora parece inofensivo,como se tivesse sido só uma "fase" e não um caso de psicopatia.
(SPOILER DO LIVRO) uma pena não terem adaptado o ultimo capítulo do livro, onde Alex abandona as gangues e busca uma melhora na vida, com esposa e filho
@@rafael.malaman o problema é quando o indivíduo tem um grau elevado de psicopatia (no caso do Alex por exemplo) a ciência não cura esse tipo de indivíduo.
@@rafael.malaman gosto mais do filme por deixar em aberto o final, isso faz com que cada um tenha uma interpretação, no meu caso prefiro acreditar que um indivíduo com psicopatia elevada provavelmente será morto ou ficará muitos anos preso!
O pior tipo de maldade que existe é a bondade disfarçada ! E muitas vezes é difícil de enxergar , pois nem todo mundo consegue enxergar as entrelinhas , e muitas vezes quando você está em um lado que se julga certo , tudo que você fez ou faz de ruim é acobertado e você é meio que "curado" sendo que na realidade você não serve a um ideal de bondade e sim há um grupo de interesse ! No filme o grupo em questão pode ser entendido como o governo , na nossa realidade podemos citar como exemplo o que acontece na chamada cultura de cancelamento atualmente!
Devo admitir...vi esse filme muito novo e fiquei traumatizado até hoje... Sei que é um filme ótimo e muito bem realizado,mas só de pensar nele fico com uma angústia meu deus...
Esse filme nos passa uma sensação de desconforto tanto quanto Joker, do Joaquim Phoenix (não entendam num sentido pejorativo). Falando em Joker, diziam algumas bocas que Heath Ledger se inspirou na atuação de Malcolm McDowell para interpretar o vilão de The Dark Knight.
Assisti esse filme pela primeira vez ontem em 2021,e realmente é surpreendente em todos os aspectos, visto esse ser feito em 1971,é incrível do começo ao fim....
Pra mim, de uma maneira geral, é muito simples: Os pais criam um psicopata,;o Estado tenta corrigi-lo; o "sujeito reabilitado" é colocado novamente na sociedade; a sociedade é violenta, não perdoa e, portanto, não acredita no "sujeito reabilitado" tratando-o da mesma forma que este a tratou,; o Estado se "sente culpado" e tenta se "redimir" tratando do "sujeito reabilitado", agora ferido e "fraco"; o Estado, então, percebe que o "sujeito reabilitado" é mais, digamos, proveitoso para este da forma como sempre foi, pois é assim que funciona a cadeia produtiva que gera trabalho, impostos e arrecadação; E todos vivem felizes para sempre, num circo cheio de normais loucuras, boçais excentrícidades e adoração do absurdo;
"As leis foram criadas para manter a ordem social. Obedecer uma lei, não significa concordar com ela. é possível é possível que a sociedade só a compra pelo da punição.seguir regras não torna os indivíduos bons, apenas obedientes. Isso porque a bondade não está nos atos de quem a prática, e sim, na consciência.
*Esse filme expõe, e muito, a hipocrisia humana.* O protagonista comete muitos crimes violentos, e há quem o veja como vítima. Entretanto, afirmam que não gostariam de ser vítimas dos crimes que o protagonista cometeu.
Mas quando sob tutela do estado ele é vilipendiado da forma que foi, tudo pra garantir uma suposta cura utilizada de forma política, ele passa sim a ser uma vítima também.
Mas o fato dele cometer crimes, e das pessoas não quererem serem vítimas dele, não faz ele menos vítima do sistema educacional penal do estado. O ser humano ser hipócrita, OK, mas ver ele como vítima na sequência da história não faz de ninguém um hipócrita, mas realista e honesto intelectual.
@@AdailsonRodrigues-ze2nc *Você está apenas mudando o foco da discussão anterior ("Mas isso...", "mas aquilo...", "mas aquilo outro...")* *Meu comentário é sobre a HIPOCRISIA DO ESPECTADOR, e não sobre as CONSEQUÊNCIAS vindas sobre o protagonista.* *Vitimizar o protagonista apenas muda o foco da discussão, mas não invalida ou refuta aquilo que afirmei inicialmente.* O filme expõe pessoas HIPÓCRITAS através da figura do personagem "o escritor"! Culpam o "sistema" por tudo e vitimizam e romantizam o criminoso, mas quando descobrem que o Alex é o estuprador e assassino de sua própria mulher e responsável por ter lhe deixado na cadeira de rodas, então mudam de postura e passam a torturá-lo em cárcere privado na primeira oportunidade.
@@tdkms1718 pra guardar a bola pra amordaçar a pessoa, vimos isso na cena q eles entram na casa do escritor, Alex pega a bola e a fita adesiva e tampa a boca da esposa do escritor
Um filme desconfortável em todos os extremos a que vai Assisti na estréia no Brasil Até hoje + de 30 anos depois, não me sinto bem ao assisti-lo Mexe com os nossos demônios, escondidos na face social-educada na sociedade em que vivemos Quem nunca? .... ..
No início dos anos 80, quando era garoto, só de ver o cartaz desse filme na porta do cinema eu fiquei desconcertado, tanto que nunca esqueci aquela imagem daquele olho sendo aberto à força. Só vim a assistir de fato o filme em 2020, quase 40 anos depois...
Esse filme é excelente! Eu devo ter sido dos poucos que não torceu pelo Alex. O choque de valores apresentado é muito bom! Se possível, peço um extra seu comentando o último capítulo do livro, não abordado no filme. Abraço!
Eu em, vai se tratar se além de ter gostado do filme gostou da sensação que ele te trouxe, mas talvez isso seja como você é né? Acabei de perceber que foi um homem que comentou
Eu tenho esse filme que adoro desde qdo assisti ainda adolescente , um dos melhores, junto a excelente trilha sonora . O ator q faz Alex é protagonista tbm em Calígula e participa do halloween sendo psicanalista de M Meyers
Esse vídeo ficou incrível, eu amo laranja mecânica e faz tempo q não vejo ele, nem nada relacionado e foi ótimo ter uma explicação mais detalhada, pois me ajudou a notar alguns detalhes q eu tinha deixado passar, alias sou estudante de psico então esse filme é do tipo pft pra se avaliar kk e acho foda o filme, pois é uma desconstrução da moral, sociedade, religião e crenças no geral, a ponto de causar reflexão ativa quanto as coisas que simplesmente aceitamos sem nem questionar as vezes, e sua interpretação também ajuda btt no processo, para notar por ex a hipocrisia e falta de sentido de achar q alg é bom simplesmente por seguir ou n desrespeitar as regras enquanto é ruim caso n siga, sendo q isso é apenas uma das formas de coerção, controle e alienação do estado ou poder vigente sobre seus subordinados, e isso é uma das coisas que me faz ser sempre tão crítico à obediência cega independente a quem seja, até mesmo aos pais, pois obediência cega só cria carneiros ignorantes e alienados quanto a própria realidade. O mundo é muito mais complexo do que apenas um jogo de lados bom e ruim como num filme americano genérico do qual se tem um lado inteiramente mau e outro inteiramente ruim, isso não existe em nenhum contexto real, só na fantasia e por isso acho tão importante filmes e conteúdo desconstrutivos dessa falsa percepção da realidade, inclusive seu canal também faz isso e muito bem. Enfim adoro seu trabalho, já falei em Live pra ti, mas esse vídeo ta entre um dos seus melhores, valeu pelo esforço.
@@saraheloisa6873ele está falando de David Prowse, o ator por baixo do icônico traje do Vader, que participou desse filme no papel do Julian, o musculoso que aparece na casa do escritor.
Acho que ele realmente exagera, mas ainda acho as análises válidas... A maior parte das vezes. Edit: A interpretação que ele faz muitas vezes não foi pensada pelos roteiristas dos filmes, mas as vezes fazem sentido.
O livro segue a mesma linha do filme até o final.O Alex chora e um cara fala para ele:Calma Meu Jovem,Você tem a vida toda a vida pela frente.O Anthony Burgess falou que de tão viciado que o Alex era em Beethoven ele por acidente virou um músico de sucesso.
Tô aqui 3:40 da madrugada de uma quinta-feira, eu acabei de assistir o filme, simplesmente foi o filme mais DESCONFORTÁVEL que eu assisti na vida, foi uma experiência boa e ruim ao mesmo tempo eu vou dormir com a cabeça cheia
"The Korova milkbar sold milk-plus, milk plus vellocet or synthemesc or drencrom, which is what we were drinking. This would sharpen you up and make you ready for a bit of the old ultraviolence."
7:39 Preciso falar mesmo o quão paia esse pensamento é? O filme não me fez achar ele uma vítima da sociedade, todas as coisas que acontecem no filme ou é culpa dele, ou ele fez algo que acabou gerando essa coisa no futuro. Psicopatas existem, e pessoas más sempre vão existir, independente de uma sociedade boa ou não. E até uma utopia em questão de tempo vira uma distopia como no experimento com os ratos, então esse negócio do alex ser vítima da sociedade pra mim é nojento...
Engraçado que no livro ele amadurece e pensa em se casar. É o famoso último capítulo omitido no filme. Burgess fez uma obra sobre um cara, Kubrick de seu filme uma exposição sobre violência. Essa foi a razão pela qual Burgess odiou Kubrick. Filme incrível.
eu odiei o final do livro kkkkk fiquei indignada que ele simplesmente decide mudar e virar padrãozinho, mas assisti o filme e ele permanece horrível e detestei tb kkkkkkkkk o Alex é um ser abominável e ponto
Para mim é um dos melhores filmes já produzidos. Equiparo a ele UM ESTRANHO NO NINHO, O EXPRESSO DA MEIA NOITE,O ILUMINADO, O EXORCISTA e OS SETE PECADOS CAPITAIS.
Não é meio estranho que a polícia não tenha associado Alex a invasão a casa do escritor depois de o prender na casa dos gatos já que a dona percebeu que ele tentou usar o mesmo truque para entrar?
Acabei de assistir e de verdade não consigo entender a mensagem que o filme quis passar. Mas entendi que ele não passa de um retrato da realidade, e por isso ele ganha esse título de inovador e a frente de seu tempo. Não só mostra como as coisas eram, como também que nada mudou. Que o ser-humano é isso, e que pensar que algo pode mudar chega a ser ingenuidade. Eu não consegui sentir pena do personagem em momento algum. Qualquer um que por exemplo, tenha seu celular roubado com uma arma apontada pra sua cabeça, e após isso veja o descaso da polícia pra te ajudar a resolver ou a preencher um simples boletim de ocorrência, consegue entender que a delinquência está em ambos os lados, e apenas os "inertes" sofrem. E isso gera um ciclo de violência. Até o próprio mendigo bêbado que representa o ápice da vulnerabilidade social e da incapacidade, consegue sua vingança com as próprias mãos. Pra mim, pensar neste tratamento como uma crueldade com um ser-humano, e que essa seria a mensagem, não funciona. Por que a princípio foi escolha dele mesmo passar por tudo aquilo pra poder se ver livre em 15 dias. O que esse filme grita pra mim é sobre a responsabilidade das próprias escolhas e da forma como você trata o seu próximo. O início da queda do protagonista se dá justamente porque ele nem sequer respeitou e cuidou dos colegas de quadrilha. No final, a maior semelhança do filme com a realidade, é a forma como criminosos famosos se torna celebridades em jornais e mídias. Vide recentemente os casos de Elisa Matsunaga, Susane Von Richtoffen, Pastora Flordelis, Goleiro Bruno... Pessoas que cometeram verdadeiras atrocidades e acumulam hoje em dia não só inúmeros odiadores, como também, por incrível que pareça, larga escala de seguidores e fãs. No fim das contas, a verdadeira queda da sociedade pra mim, é o quão pífios se tornam o fatos concretos, quando o que realmente importa é a narrativa de quem vê. O que o ser humano acredita é naquilo que enaltece sua própria narrativa. O que o aproxima da realidade que ele se identifica ou até mesmo almeja. "Contra fatos, sempre há um argumento!".
Meu filme favorito da vida sempre bom quando algum canal fala dele :D meu os seguintes do meu top 5 são 2-Pulp Fiction 3- O Iluminado 4-Poderoso Chefão 5- Bastardos Inglórios
Dps desse filme nunca mais vou escutar ''Im singing in the rain'' da mesma forma.
Ta loko assisti esse filme com 10 anos de idade kkkkkk
nem a 9ª sinfonia de Beethoven
esse filme estragou a musica pra mim
Vim buscar essa parte
@@predofrito9179 eu também,na época não entendia nada até dormi no começo kkkkkk,hj eu acho umas das melhores obras ja feitas
Oque não podemos negar é que todos nós temos pensamentos ultraviolentos, mesmo que nos arrependemos logo em seguida ou que não colocamos elas em práticas. Até quem parece inocente tem.
Eu acho esse filme visualmente incrível
eu acho incrivel em todos os sentidos
Sim
com aquele tanto de pornografia aparecendo a todo momento?
@@usernos-f5emimimi, sai da batina freira
@@usernos-f5eMe incomodou também, mas não posso negar que há muitos elementos marcantes no visual do filme.
eu acredito que o inicio do filme passa a senssação de uma violencia "infantil", prematura, impulsiva... e depois nos apresenta a real violencia, aquele promovida pelo gverno e a forma da sociedade agir em sí, uma violencia intriseca e mecanizada, inerente a natureza da sociedade organizada.
Quando assisti esse filme pela primeira vez fiquei encucado pensando: como caralhos eu estou sentido pena desse cara
EXATO!
Porque ganhamos consciência que depois do tratamento ele virou um homem indefesso e renovado.
Eu não senti kkkkk
Pq n é para tratar ele como um monstro, mas sim como um humano qualquer. Sujeito a violência e causar violências. Claro que n romantizando.
Eu também kkkkkkkkkkkkkkk
Usei esse filme para a aula de filosofia e ética. Faço faculdades de psicologia, e dá para fazer várias análises com várias teorias, principalmente análise do comportamento. Eu amo, tanto o livro quanto o filme! 🧡
E como é a sensação de ter bebido a lua?
Poético
Os professores de psicologia costumam usá-lo em aulas. Eu mesmo tive que procurar nos confins da pirataria para poder assistir.
Qué sê minha ummmiga? ;-;
@C essa era a resposta que estava procurando. Obrigada!!!
Para quem começar a estudar Psicologia, ver este filme é obrigação.
Principalmente, quem resolve gostar de Behaviorismo. Kk
Já tive que assistir, embora eu goste mesmo é da Psicanálise kkk
Verdade. E eu odiei.
Acho que assistir esse vídeo já é o suficiente, já que o cara fala sobre o filme e o simbolismo dele, poupando as pessoas de passarem pelo desconforto que é assistir isso
@@carinaamorim7873 desconforto de assistir???
Curiosidade: muitas torcidas de futebol na Europa, os ultras, os hooligans, usam a imagem do Alex e do Laranja Mecânica como símbolo de representação, por causa do “Ultra Violence”
Ahh... A boa e velha "ultra violência"
Entendi sua escrita sobre a curiosidade , porém nem precisa ir tão longe pra ver que figuras como (mao setogun) sadan rushen *** tem bandeira em torcida assim como tchê Guevara etc,...
@Adam Martins Não creio.
Creio que isso seja pela má interpretação de certos telespectadores que distorcem sua mensagem original.
A exemplo da obra V de Vingança, que muitos tentam levar para seus próprios posicionamentos políticos.
@@raphaeljalbert361 mas qual o problema? Eles realmente foram símbolos importantes para os países q eles revolucionaram, tanto q esses países até tentam manter a idéia deles, como cuba e china. Infelizmente n conseguem manusear tão bem seus países por conta do capitalismo
Assisti a primeira vez uns 15 anos atrás no SBT(cine belas artes) só tive oportunidade $ de ler o livro uns 5 anos depois. Por eu ter crescido num bairro muito violento ele não chocou,porém,o final do livro só agora que eu tô na casa dos 30 começou a fazer sentido. Vez ou outra eu trombo com algum colega de infância que tem um passado obscuro igual Alex mas,agora parece inofensivo,como se tivesse sido só uma "fase" e não um caso de psicopatia.
Rapazz
Uma correçãozinha: eles não utilizavam a cueca por cima da calça, mas sim um protetor.
(SPOILER DO LIVRO)
uma pena não terem adaptado o ultimo capítulo do livro, onde Alex abandona as gangues e busca uma melhora na vida, com esposa e filho
Eu gosto mais da versão do filme. Pois acho quase impossível uma pessoa como Alex se arrepender e querer viver em sociedade de forma comum.
@@danielasantos1200 essa foi a intenção de Kubrick, mas acho que tudo é possível se dermos atenção e não excluirmos esse tipo de Alex
@@rafael.malaman o problema é quando o indivíduo tem um grau elevado de psicopatia (no caso do Alex por exemplo) a ciência não cura esse tipo de indivíduo.
@@rafael.malaman gosto mais do filme por deixar em aberto o final, isso faz com que cada um tenha uma interpretação, no meu caso prefiro acreditar que um indivíduo com psicopatia elevada provavelmente será morto ou ficará muitos anos preso!
@@rafael.malaman kkkkkkkkkkkkkkk curto ver pseudo intelectual vomitar esquerdismo
"Um pouco de ultraviolência."
O pior tipo de maldade que existe é a bondade disfarçada ! E muitas vezes é difícil de enxergar , pois nem todo mundo consegue enxergar as entrelinhas , e muitas vezes quando você está em um lado que se julga certo , tudo que você fez ou faz de ruim é acobertado e você é meio que "curado" sendo que na realidade você não serve a um ideal de bondade e sim há um grupo de interesse ! No filme o grupo em questão pode ser entendido como o governo , na nossa realidade podemos citar como exemplo o que acontece na chamada cultura de cancelamento atualmente!
Devo admitir...vi esse filme muito novo e fiquei traumatizado até hoje... Sei que é um filme ótimo e muito bem realizado,mas só de pensar nele fico com uma angústia meu deus...
Gay
Hetero
@@Ego458 desnecessário....
eu tenho 15 anos e acabei de terminar de assistir esse filme, realmente certas partes do filme são muito agoniantes...mas acho que esse é o propósito
Esse filme nos passa uma sensação de desconforto tanto quanto Joker, do Joaquim Phoenix (não entendam num sentido pejorativo). Falando em Joker, diziam algumas bocas que Heath Ledger se inspirou na atuação de Malcolm McDowell para interpretar o vilão de The Dark Knight.
Isso é verdade,o saudoso Heath Ledger tinha feito uma agenda pra montar o seu Joker,e a foto do Alex estava lá como inspiração.
Um dos melhores filmes que eu já assisti na minha vida .
Mentira
@@murilobernardo1870 não mano !
Eu tou sendo sincero , esse filme é uma obra magnífica .
@@murilobernardo1870 kakakakakakak
Superestimado
@@TheRatolinox foto de anime, refutado 😔
Assisti esse filme pela primeira vez ontem em 2021,e realmente é surpreendente em todos os aspectos, visto esse ser feito em 1971,é incrível do começo ao fim....
Pra mim, de uma maneira geral, é muito simples:
Os pais criam um psicopata,;o Estado tenta corrigi-lo; o "sujeito reabilitado" é colocado novamente na sociedade; a sociedade é violenta, não perdoa e, portanto, não acredita no "sujeito reabilitado" tratando-o da mesma forma que este a tratou,; o Estado se "sente culpado" e tenta se "redimir" tratando do "sujeito reabilitado", agora ferido e "fraco"; o Estado, então, percebe que o "sujeito reabilitado" é mais, digamos, proveitoso para este da forma como sempre foi, pois é assim que funciona a cadeia produtiva que gera trabalho, impostos e arrecadação; E todos vivem felizes para sempre, num circo cheio de normais loucuras, boçais excentrícidades e adoração do absurdo;
Psicopatas nascem com uma deficiência cerebral, provável que a maioria dos membros da gangue não sejam psicopatas e sim só pessoas ruins
"As leis foram criadas para manter a ordem social. Obedecer uma lei, não significa concordar com ela. é possível é possível que a sociedade só a compra pelo da punição.seguir regras não torna os indivíduos bons, apenas obedientes. Isso porque a bondade não está nos atos de quem a prática, e sim, na consciência.
*Esse filme expõe, e muito, a hipocrisia humana.*
O protagonista comete muitos crimes violentos, e há quem o veja como vítima. Entretanto, afirmam que não gostariam de ser vítimas dos crimes que o protagonista cometeu.
Mas quando sob tutela do estado ele é vilipendiado da forma que foi, tudo pra garantir uma suposta cura utilizada de forma política, ele passa sim a ser uma vítima também.
@@AdailsonRodrigues-ze2nc Mas isso não refuta o comentário!
*Apenas desvia o foco da questão.*
perfeito!
Mas o fato dele cometer crimes, e das pessoas não quererem serem vítimas dele, não faz ele menos vítima do sistema educacional penal do estado. O ser humano ser hipócrita, OK, mas ver ele como vítima na sequência da história não faz de ninguém um hipócrita, mas realista e honesto intelectual.
@@AdailsonRodrigues-ze2nc *Você está apenas mudando o foco da discussão anterior ("Mas isso...", "mas aquilo...", "mas aquilo outro...")*
*Meu comentário é sobre a HIPOCRISIA DO ESPECTADOR, e não sobre as CONSEQUÊNCIAS vindas sobre o protagonista.*
*Vitimizar o protagonista apenas muda o foco da discussão, mas não invalida ou refuta aquilo que afirmei inicialmente.*
O filme expõe pessoas HIPÓCRITAS através da figura do personagem "o escritor"!
Culpam o "sistema" por tudo e vitimizam e romantizam o criminoso, mas quando descobrem que o Alex é o estuprador e assassino de sua própria mulher e responsável por ter lhe deixado na cadeira de rodas, então mudam de postura e passam a torturá-lo em cárcere privado na primeira oportunidade.
Quando eu terminei de ver esse filme me deu vontade de levantar do sofá e bater palmas para ele, foi a primeira vez que tive isso.
Aquilo não é uma coeca, é uma proteção de "saco" usado por jogadores de Futebol americano ou hugby.
Pq será que eles usavam?
@@tdkms1718 pra manter os ovos inteiros? hahahaha
@@tdkms1718 pra guardar a bola pra amordaçar a pessoa, vimos isso na cena q eles entram na casa do escritor, Alex pega a bola e a fita adesiva e tampa a boca da esposa do escritor
7:00 Aqui mostra Também a qualidade dos pais, o pai é um banana que não toma decisão nenhuma, pais sem pulso produzem filhos delinquentes.
Pais sem pulso geram filhos que não sabem o que é o bem e o que é o mal dentro da sociedade,pais com pulso que geram filhos delinquentes
Um filme desconfortável em todos os extremos a que vai
Assisti na estréia no Brasil
Até hoje + de 30 anos depois, não me sinto bem ao assisti-lo
Mexe com os nossos demônios, escondidos na face social-educada na sociedade em que vivemos
Quem nunca? .... ..
O Stanley Kubrick é um diretor e tanto.
No início dos anos 80, quando era garoto, só de ver o cartaz desse filme na porta do cinema eu fiquei desconcertado, tanto que nunca esqueci aquela imagem daquele olho sendo aberto à força.
Só vim a assistir de fato o filme em 2020, quase 40 anos depois...
Q demônios escondidos?
@@victoriafernandes0703 o cara deve ser psicopata, e usa desculpa de filme
7:30 é o resumo perfeito
Esse filme é excelente! Eu devo ter sido dos poucos que não torceu pelo Alex. O choque de valores apresentado é muito bom! Se possível, peço um extra seu comentando o último capítulo do livro, não abordado no filme. Abraço!
Eu adorei esse filme, adorei a sensação de mal estar que ele me trouxe, incrível
kkkkkk realmente um mal estar
Eu em, vai se tratar se além de ter gostado do filme gostou da sensação que ele te trouxe, mas talvez isso seja como você é né? Acabei de perceber que foi um homem que comentou
@@dicklandbabau2609 drama
@@dicklandbabau2609vai chorar?
Que análise impecável! Digna de defesa de tese de mestrado ou doutorado. Obrigada por compartilhar! Essa obra é brilhante.
*por fora Alex era orgânico como um laranja, mas por dentro era mecânico como um relógio.*
Eu tenho esse filme que adoro desde qdo assisti ainda adolescente , um dos melhores, junto a excelente trilha sonora . O ator q faz Alex é protagonista tbm em Calígula e participa do halloween sendo psicanalista de M Meyers
Esse vídeo ficou incrível, eu amo laranja mecânica e faz tempo q não vejo ele, nem nada relacionado e foi ótimo ter uma explicação mais detalhada, pois me ajudou a notar alguns detalhes q eu tinha deixado passar, alias sou estudante de psico então esse filme é do tipo pft pra se avaliar kk e acho foda o filme, pois é uma desconstrução da moral, sociedade, religião e crenças no geral, a ponto de causar reflexão ativa quanto as coisas que simplesmente aceitamos sem nem questionar as vezes, e sua interpretação também ajuda btt no processo, para notar por ex a hipocrisia e falta de sentido de achar q alg é bom simplesmente por seguir ou n desrespeitar as regras enquanto é ruim caso n siga, sendo q isso é apenas uma das formas de coerção, controle e alienação do estado ou poder vigente sobre seus subordinados, e isso é uma das coisas que me faz ser sempre tão crítico à obediência cega independente a quem seja, até mesmo aos pais, pois obediência cega só cria carneiros ignorantes e alienados quanto a própria realidade. O mundo é muito mais complexo do que apenas um jogo de lados bom e ruim como num filme americano genérico do qual se tem um lado inteiramente mau e outro inteiramente ruim, isso não existe em nenhum contexto real, só na fantasia e por isso acho tão importante filmes e conteúdo desconstrutivos dessa falsa percepção da realidade, inclusive seu canal também faz isso e muito bem.
Enfim adoro seu trabalho, já falei em Live pra ti, mas esse vídeo ta entre um dos seus melhores, valeu pelo esforço.
Esse filme é clássico e polêmico!
Ninguém percebeu que um dos personagens mais importantes de Star Wars aparece nesse filme? Ele só está sem seu conhecido traje preto.
Pensei que eu tava ficando doida de achá-lo parecido com o Mark Hamill
@@saraheloisa6873ele está falando de David Prowse, o ator por baixo do icônico traje do Vader, que participou desse filme no papel do Julian, o musculoso que aparece na casa do escritor.
John Wick existe
Elegante: Como John Wick demonstra a sociedade subversiva e aderente a agressão singular e primal de seres humanos solitários
Kkkkkkk depois que ele fez uma análise de " internet o filme" da pra fazer com qualquer um agora
Acho que ele realmente exagera, mas ainda acho as análises válidas... A maior parte das vezes.
Edit: A interpretação que ele faz muitas vezes não foi pensada pelos roteiristas dos filmes, mas as vezes fazem sentido.
Um dos meus filmes favoritos. Incrível como contínua atual. Parabéns Elegante 👏
Mano eu não sei pq, mas tua estrutura de vídeo e narrativa lembra muito uma redação xD
Meu filme preferido de longe e ainda vou ler o livro.
Achei o livro melhor,por algum motivo, mas foi uma adaptação bem fiel
Eu tbm👍
@@luizrobertoarruda4769 o ultimo capitulo deixa o livro muito otimista, tira o peso que teria se acabasse igual o filme.
Meu filme favorito!!! Um dos meus livros favoritos!!
Parte da sua conclusão do vídeo está na minha redação do Enem . Combinei sua visão com a minha e ajudou dms . Obg
Bela análise, Elegante!
A leitura desse livro foi uma das experiências mais chocantes e maravilhosas que já tive. Horroshow!
Obrigado!
Simplesmente uma obra de arte
Poderia fazer uma análise sobre algum dos filmes do Kurosawa, Os Sete Samurais, Ran, Trono Manchado de Sangue, Yojimbo, algum desses.
O livro segue a mesma linha do filme até o final.O Alex chora e um cara fala para ele:Calma Meu Jovem,Você tem a vida toda a vida pela frente.O Anthony Burgess falou que de tão viciado que o Alex era em Beethoven ele por acidente virou um músico de sucesso.
Fala sobre o filme "Um Olhar do Paraíso".
up
Up
Up
Filme chato do caramba
Up
engraçado eu pesquisei esses dias se o elegante já tinha feito algum vídeo sobre laranja mecânica e não tinha kkk tá aí chegou
Menino tu num imagina o quanto eu procurei análise desse filme! Obrigada, visse?! Melhor conteudo💕
Um dos melhores filmes que já assisti na minha vida e um dos melhores livros que já li!
O filme é ótimo mas recomendo que leiam o livro, li mês passado e definitivamente achei o livro não só tão bom quanto o filme como talvez até melhor.
Que análise incrível, parabéns, não é qualquer um que analisa filmes de forma tão completa como voce
Tive uma psicóloga que me recomendou esse filme. Ele é perfeito.
Psicóloga mais doida que a paciente
Tô aqui 3:40 da madrugada de uma quinta-feira, eu acabei de assistir o filme, simplesmente foi o filme mais DESCONFORTÁVEL que eu assisti na vida, foi uma experiência boa e ruim ao mesmo tempo eu vou dormir com a cabeça cheia
Adorei o vídeo, me fez valorizar bem mais o filme
Um dos melhores filmes que já assistir. Amo tuas análises ❤
Esse filme me trás uma sensação horrível, angústia sla
Pra mim, esse filme passa a sensação de que entramos em um pesadelo.
Que bom. Significa que vc é normal.
Inglês é meio cru
É pq ele é pesado
verdade
Obrigada pela sua análise. Me foi passado agora na cadeira de psicologia jurídica e faz total sentido.
Faz um vídeo sobre O Duplo, com aquele ator que fez o Zeckerberg no filme A Rede Social. Adoro seus vídeos, sensacionais!!
Achei incrível o número de coincidências numa grande cidade como Londres.
Filme brilhante 🙌🏻 meu favorito do Kubrick
Esperei muito por este vídeo! obrigado.
Esse filme foi inspiração da música The Universal da banda Blur 🖤
Só vídeo de qualidade pqp, bom trabalho irmão
Eu nem assisto mais os vídeos pelo conteúdo. É só pra escutar a voz de ASMR dele kaksksk
Adorei a análise elegante.
Nunca mais ouvirei Singing in the rain e/ou a Nona Sinfonia da mesma forma.
Kkkkkk
O Malcolm McDowell em algumas cenas ficou idêntico ao Evan Peters
percebi tbm
Sim lembra mto
Na minha opinião, Laranja Mecânica, 2001 Uma Odisséia no Espaço e Morangos Silvestres, são os melhores filmes já feitos na história.
Dos melhores mesmo! Ingmar Bergman dos que vi o que acho melhor é mesmo os morangos silvestres e o olho do diabo!
Ótima análise!!
Por favor analise o filme cult do passado Tommy! Nunca entendi completamente o sentido mas adoro!
"The Korova milkbar sold milk-plus, milk plus vellocet or synthemesc or drencrom, which is what we were drinking. This would sharpen you up and make you ready for a bit of the old ultraviolence."
7:39
Preciso falar mesmo o quão paia esse pensamento é?
O filme não me fez achar ele uma vítima da sociedade, todas as coisas que acontecem no filme ou é culpa dele, ou ele fez algo que acabou gerando essa coisa no futuro.
Psicopatas existem, e pessoas más sempre vão existir, independente de uma sociedade boa ou não.
E até uma utopia em questão de tempo vira uma distopia como no experimento com os ratos, então esse negócio do alex ser vítima da sociedade pra mim é nojento...
Uma obra de arte que servirá como estudo da mente humana por muito tempo. Chique!!!!!!!
Eu amo esse filme, o vídeo ficou ótimo, obrigada
Amo esse canal e amo esse filme,definitivamente vou compartilhar até pra minha vó
O filme é uma obra de arte
"Pneumonia" oito meses após o crime.
Kubrick já tinha percebido que havia um problema bem antes dos cientistas divulgarem de forma oficial.
Um dos filmes que mais gostei de assistir... Ele se tornou uma laranja mecânica
Está perfeita resenha do filme é o que estou sentindo em relação à Fraudemia
Faz um analise do filme "Os Donos Da Rua" Pfvr
Assisti em 2018 pra fazer um trabalho de filosofia um dos melhores filmes
A-d-o-r-e-i! Amoo Laranja Mecânica
Engraçado que no livro ele amadurece e pensa em se casar. É o famoso último capítulo omitido no filme. Burgess fez uma obra sobre um cara, Kubrick de seu filme uma exposição sobre violência. Essa foi a razão pela qual Burgess odiou Kubrick. Filme incrível.
eu odiei o final do livro kkkkk fiquei indignada que ele simplesmente decide mudar e virar padrãozinho, mas assisti o filme e ele permanece horrível e detestei tb kkkkkkkkk o Alex é um ser abominável e ponto
Todos os autores de livros odeiam Kubrick, todos os críticos amam o Kubrick.
Meu filme favorito da vida! KUBRICK GÊNIO!
A leitura que eu faço do filme é de que precisamos da maldade para poder viver em sociedade.
análise perfeita, parabéns amigo
Para mim é um dos melhores filmes já produzidos. Equiparo a ele UM ESTRANHO NO NINHO, O EXPRESSO DA MEIA NOITE,O ILUMINADO, O EXORCISTA e OS SETE PECADOS CAPITAIS.
*Pela polêmica que esse filme aborda é uma forma muito unica de narrativa e QUE FILME*
filme genial, aliás o kubrick é um gênio, analogia muito bem feita, excelente vídeo.
Agora sim ficou claro como um lago sem lama
Que estreia foda!
Ótima análise amigo!
DESPEDIDAS EM LAS VEEEEEEEEGAS... se não for pedir muito ;)
Não é meio estranho que a polícia não tenha associado Alex a invasão a casa do escritor depois de o prender na casa dos gatos já que a dona percebeu que ele tentou usar o mesmo truque para entrar?
Muito bom! Obrigado.
Acabei de assistir e de verdade não consigo entender a mensagem que o filme quis passar.
Mas entendi que ele não passa de um retrato da realidade, e por isso ele ganha esse título de inovador e a frente de seu tempo.
Não só mostra como as coisas eram, como também que nada mudou.
Que o ser-humano é isso, e que pensar que algo pode mudar chega a ser ingenuidade.
Eu não consegui sentir pena do personagem em momento algum. Qualquer um que por exemplo, tenha seu celular roubado com uma arma apontada pra sua cabeça, e após isso veja o descaso da polícia pra te ajudar a resolver ou a preencher um simples boletim de ocorrência, consegue entender que a delinquência está em ambos os lados, e apenas os "inertes" sofrem.
E isso gera um ciclo de violência. Até o próprio mendigo bêbado que representa o ápice da vulnerabilidade social e da incapacidade, consegue sua vingança com as próprias mãos.
Pra mim, pensar neste tratamento como uma crueldade com um ser-humano, e que essa seria a mensagem, não funciona. Por que a princípio foi escolha dele mesmo passar por tudo aquilo pra poder se ver livre em 15 dias. O que esse filme grita pra mim é sobre a responsabilidade das próprias escolhas e da forma como você trata o seu próximo. O início da queda do protagonista se dá justamente porque ele nem sequer respeitou e cuidou dos colegas de quadrilha.
No final, a maior semelhança do filme com a realidade, é a forma como criminosos famosos se torna celebridades em jornais e mídias. Vide recentemente os casos de Elisa Matsunaga, Susane Von Richtoffen, Pastora Flordelis, Goleiro Bruno... Pessoas que cometeram verdadeiras atrocidades e acumulam hoje em dia não só inúmeros odiadores, como também, por incrível que pareça, larga escala de seguidores e fãs. No fim das contas, a verdadeira queda da sociedade pra mim, é o quão pífios se tornam o fatos concretos, quando o que realmente importa é a narrativa de quem vê. O que o ser humano acredita é naquilo que enaltece sua própria narrativa. O que o aproxima da realidade que ele se identifica ou até mesmo almeja. "Contra fatos, sempre há um argumento!".
Ele não sabia dos riscos do tratamento
Novamente posso dizer "Aprendi nos simpsons"
Meu filme favorito da vida sempre bom quando algum canal fala dele :D meu os seguintes do meu top 5 são 2-Pulp Fiction 3- O Iluminado 4-Poderoso Chefão 5- Bastardos Inglórios
É meu favorito também, há alguns dias atrás eu assisti um clássico chamado "psicose", já assistiu?
@@Erik-ib5nm psicose é um clássico que revolucionou o mundo do terror
Melhor uma laranja mecânica que uma máquina assassina.
A música é Singing in the Rape...
Que análise foda. Você arrasa sempre
Faz uma análise sobre O Misterio Da Rua 9