Nicholson se entregou tanto ao personagem que todas as cenas do filme, as expressões dele me causaram um certo desconforto e medo, como se eu mesmo estivesse dentro do filme com Jack, atuação digna de oscar.
( Comentário com SPOILER ) Apesar de todos os episódios marcantes do filme o que me marcou desde a primeira vez que vi, foi o infortúnio total daquele coroa simpático ( Hallorann /Scatman Crothers ), , poxa..... ele ficou pensativo um bom tempo, se não me engano tentou entrar em contato e resolveu ir até o hotel, viajou de longe em uma época complicada, enfrentou uma nevasca das braba , para entrar no hotel e em apenas alguns segundo morrer com uma machadada no peito ....orra kkkkkkk e eu achei que ele ia salvar a mulher do maluco .
no livro ele é bem desenvolvido, conversa com o danny e explica tudo pra ele, e o halloran só sabe que tem coisa acontecendo no hotel pq o danny grita por ele.
Pois é. 😂 Já eu, tive certeza desde o início que ele ia se fuder lá. 😂 É típico dos filmes de terror. Normalmente quem mata o psicopata é sua última vítima sobrevivente, geralmente uma mulher jovem. No caso ali eu achei que quem ia matar o Jack seria sua esposa, Wendy.
Pelo que me lembro, no livro é explicado o por que do Jack ser um cara violento e propenso a loucura. O pai dele era um maníaco que espancava a esposa por nada, num certo dia Jack ainda criança estava na mesa do Jantar com seus irmão e quando a mãe erra a mão na comida servida o pai simplesmente bate nela até sair sangue na frente dos filhos. O irmão mais velho de Jack se revolta e sai de casa, acabando morto na Guerra do Vietnã. Jack possui todas essas marcas e traumas em sua personalidade buscando a todo preço se ''curar'' com a escrita e o amor pela Wendy e Danny.
Eu entendo o pensamento de Stephen King, pois em grande parte dos livros do autor, nenhum de seus personagens são loucos, mas sucumbem a loucura de forma tão sutil que quando vc percebe o personagem já está louco. E isso que o autor deixa claro, qualquer um pode enlouquecer quando algo quebra seu mundo.
Tem algumas coisas que eu entendi diferente ao ler o livro: O hotel não ganhou vida por causa de Dany, o hotel é uma criatura que se alimenta de quem é iluminado (igual aos "vampiros" do verdadeiro nó em Dr. Sono). O hotel consegue entrar na mente de Jack pq ele também é iluminado, porém não tanto quando Dany, assim, o hotel quer se alimentar de Dany através de Jack.
@douglas Rosa concordo com vc. Jack Torrance não é um louco alcoólatra como foi interpretado aqui neste vídeo. Ele sim tem problemas sério com álcool e tem verdadeiro arrependimento de ter batido no Andy. Mas, em hipótese alguma ele é louco. No livro essa relação é mostrada de forma bem explicita. Parabéns por seu comentário, o Overlook deseja ter tanto a Iluminação de Jack quanto a Super-iluminação de Danny.
@@marinho386 A série Maldição da Residência Hill é baseada num livro chamado Assombração na Casa da Colina, que é uma grande influência pras escritas do King. Tendo inclusive uma personagem psíquica chamada Carrie no livro.
@@marinho386 talvez tu esteja entendendo uma coisa errada, em nenhum momento eu disse que a "teoria" é minha. Eu apenas disse que foi o que entendi com a leitura dos livros que contam a história de O Iluminado. Não faz sentido tu dizer que eu tirei a teoria de uma obra olhando outra.
Eu acho que a foto não seria um fato literal, mas sim uma metáfora do Jack ter se entregado totalmente ao hotel, pois ao longo do livro é possível notar que o Jack se torna cada vez mais obsessivo com o hotel, ao ponto de pensar em se tornar gerente, e até matar Wendy.
Na verdade a fantasia é de cachorro. No livro o antigo dono do hotel tinha esse fetiche, ele humilhava um outro homem q se vestia de cachorro, existe um uma homosexualida implícita nas passagens dos capitulos q se referem a história desses personagens. Acredito q o Kubrick so fez referencia a esses personagens de forma mais expicita. Mas não descarto esse teoria do video, nunca tinha percebido a rima visual das duas cenas, levando em conta a obsessão sexual na cinematografia do Kubrick isso é bem possivel. Ótimo vídeo.
Eu acho que ele só colocou essa cena para deixar o filme mais "perturbador", pois não tem sentido ele fazer uma referência solta do livro e querer que o público entenda.
Essa situação das cenas também me pegou de surpresa. nunca tinha visto como elas se casam. Ainda mais que eu estava com o conteúdo do livro na cabeça quando eu assisti a anos atrás. Então acabei não assimilando uma coisa a outra.
Apesar de existir essa teoria do “urso” representar um abuso sexual só é possível no filme. Porque no livro esse “homem urso” é um dos fantasmas do hotel chamado Roger, em vida Roger se relacionou com o dono do hotel em Cuba, mas Roger se apaixonou pelo dono e o seguiu, só que o dono não experimentava uma segunda vez os parceiros homens, só as mulheres, mas ele disse que daria uma 2ª chance para Roger se ele viesse vestido de cachorro(sim é um cachorro não um urso) em baile a fantasia ele daria um chance, na festa o dono começa a humilhar Roger batendo, xingando e o tratado como um cachorro. Como ele morreu? Não se sabe, muitos fãs teorizaram que o dono do hotel matou Roger depois de flagra-lo masturbando outro homem e esse momento do filme seria ele revivendo sua morte.
ele foi consumido pelo hotel e virou um Fantoche deles mais uma das "pessoas" do Hotel um espírito,isso é mostrado no doutor sono,Jack já está lá como um espírito do Overlook, aparentemente não é mais ele só a Casca,Danny até tenta conversa com ele mais aparentemente ele nem sabe que o Danny é filho dele.
Jack não estava a beira da loucura qd foi trabalhar no hotel, ele só aceitou o trabalho pq precisava tempo para escrever o livro e tb sustentar a família, que era exatamente o que o hotel oferecia... tempo para escrever o livro e o salário para sustentar a família.
acho que ele tava mais pra instável pq o comportamento dele se mostra um tanto estranho, mas isso da loucura nao é mto explícito pra mim tbm nao... é muita teoria meu deussss
@@Tome1cafezim Eu acho q a questão da instabilidade é da próprio fisionomia do Nicholson, as sobrancelhas e as entradas, não tem como, o cara tem td jeito de louco kkkkkkkkk
O filme sempre me pareceu confuso (até hoje, na verdade) e espero poder ler a história original. O que me atrai nele é a atuação visceral de Nicholson, um dos meus atores prediletos.
simm ele ta mto foda. as caras de doido q ele faz qdo ta surtado nunca vi ngm fazer antes kkkk é minha hora de alivio comico no filme pq afff mto tensoo
@@sauloabraham confesso que a primeira vez que assisti O Iluminado achei bem mais interessante, porém com o passar do tempo ele foi acabei achando vários pontos fracos, acho que ele se sustenta mais na atuação do Jack Nicholson e também é claro por ser baseado em uma obra Stephen King com direção do Kubrick.
Quando puder, assista e faça uma análise sobre a 1° temporada de True Detective, gostaria muito de ver sua análise sobre a personalidade dos personagens dessa grande série!
Se tiver tempo e disposição leia o livro. Sou uma fã de Stephen King, e pra mim o único filme que é quase fiel ao que ele quer dizer com o que escreve, é Louca obsessão . De resto fica difícil condensar personagem emocionalmente complexos, em duas horas de filme.
O filme jogo perigoso também é bastante fiel ao livro. De todas as adaptações, jogo perigoso foi a que mais me agradou. Todo o resto, it a coisa capítulo 2, o iluminado, o cemitério, dr sono... apresentam diferenças gritantes.
Por isso King não sossegou até fazer a série O Iluminado, de 97, uma minissérie na verdade. Pra mim as adaptações não conseguem alcançar o livro mas, cemitério maldito ( o primeiro) e trocas macabras, ficaram muito bons!
@@Tome1cafezim ele participou de sonâmbulos, até de uma cena. Acho meu preferido dele, provavelmente o livro desse dever ter até mais coisa sobre, mas nunca vi ele reclamar. Desse iluminado pode ser bem diferente do livro, mas virou um clássico do terror
Stephen King sempre usando o terror como um teatro para um estudo profundo do lado doentio do subconsciente humano. Como esse escritor e um gênio da literatura gente!
Bom quando eu assisti eu tbm entendi que o Jack reencarnava e sempre voltava pro hotel, mas vi gnt falando que ele virou mais uma "lenda" do hotel e por isso aparece na foto
O escritor em uma cena do filme afirma que teve a impressão de que já esteve naquele hotel antes logo uma possível explicação é de que ele era a reencarnação do dono do hotel que era ele mesmo na foto
Mais uma análise sensacional. Uma coisa que me chamava a atenção nesse filme, e que eu usava como crítica, é que não ficava muito bem explicado pra mim o processo de transformação da personalidade de Jack no hotel. Me parecia ser algo que acontecia do nada. Mas, ao ver essa análise, já fico com a perspectiva um pouco alterada. Da próxima vez em que eu assistir ao filme, vou reparar se consigo ter essa nova visão sobre a mudança de Jack.
Ficou bem fraco no filme na minha opinião, já que poderia ter sido bem mais gradual, no filme literalmente acontece um corte e ele já aparece querendo matar
@@k-1481 sim, eu também sempre tive essa impressão. A própria transformação de personalidade dele não me convencia. Eu não via nada em específico que pudesse justificar aquilo.
Irmão, você não sabe (ou sabe) a importância que seu canal tem. Parabéns anos se passa e vc continua indo no mesmo caminho parabéns ! Roteiro/pauta impecável
@Coringa Vader Bom...mencionei o Cemitério Indígena por lembrar de CEMITÉRIO MALDITO (Filme) e a cachoeira de sangue por lembrar da cena de IT - A COISA (Também filme, 2017).
Boa a explicação sobre a cachoeira de sangue, mas creio que vale salientar que ela faz parte das cenas feitas somente para trailers que o público das exibições teste adorou tanto que insistiu para a mesma fosse incluída no filme. Um outro exemplo foi a cena da câmera presa à flecha disparada de Robin Hood O Príncipe dos Ladrões.
Olá, queria lhe dar uma dica pra uma análise em video, o nome da animação é "Marry e Max" é minha segunda animação de stop motion favorita (fica atrás apenas do Fantástico senhor raposo), esse animação é fantástica, tem uma história que vale a pena fazer um vídeo, desde já deixo claro minha presença e meus likes ♥️
Esse é o corte original de cinema, mas lançado apenas nos EUA na época. A Warner queria uma versão menor para o lançamento internacional e parece que o Kubrick aceitou retirar algumas cenas sem que isso sacrificasse o filme final. Então a versão que circula oficialmente no Brasil (inclusive com dublagem) é a versão internacional, segundo o que li na internet. Mas careço de uma confirmação exata de que a história seja esta mesmo.
@@leomaster90 muito obrigado cara, vou ver se encontro essa versão original de cinema, fãzaço desse clássico do terror, uma eterna referência, no aguardo para um remake
@@mayconroney766 não deve ser difícil encontrar na internet. Não lembro em qual site foi, mas consegui encontrar esta versão em HD e ainda com legendas em português. Diferente da nossa versão com 119 min, original dos EUA possui uns 120 min aproximadamente. E é a versão que foi relançada em alguns cinemas em 2019 (época de divulgação de Doutor Sono) e depois saiu em Blu Ray 4K.
hmm... Acho que o livro dá respostas bem coerentes sobre essas dúvidas. Spoiler: O hotel se alimenta da iluminação, que todo mundo tem um pouco, mas alguns tem bem mais, e quanto mais iluminada uma pessoa é, com mais sede ao pote o hotel e os espíritos ficam. Assim, como Danny é singular em iluminação pro hotel, este tenta persuadir Jack, usando seus desejos, como pertencer ao mundo dos ricos, poderosos e pervertidos das festas que haviam no hotel, ele queria aquela vida. Pra conseguir precisava matar o Danny. Mas como o final do livro e filme são diferentes, seu espírito ficou lá nos salões do hotel, como ele cobiçava.
Eu precisava dessa análise. Muita gente que conheço assistiu o filme, e entendeu algumas mensagens, outras delas idênticas as quais citou. Mas eu particularmente nunca entendi perfeitamente a ideia do filme... Talvez eu não tenha dada a merecida atenção ao assisti-lo.
para mim..... o mais estranho da foto com o Jack dos anos 50, ao que parece, é que a posição dele, na foto, é extremamente central... mas não apenas central geograficamente, mas sim, central como um anfitrião se colocaria, um dono do pedaço se colocaria...... não me parece um simples zelador....... ou eu estou entendendo errado o termo zelador..... seria zelador, gerente ou dono do hotel?..... sei que enquanto a história do filme se desenrola, ele nos explica esse zelador que o Jack é...... mas ainda assim .... a foto .... é estranha.....
A tradução livre para zelador realmente não parece a ideal. Eu usava guardião que pode dar melhor compreensão. A foto dele mostra que ele é parte do hotel, assim como outras fotos também. Danny não está nas fotos, pois ele venceu o hotel e não é parte dele.
@@gabicorrea8750 bem.. realmente a tradição do cinema é fazer essa ênfase com seus personagens principais, porém com Kubrick isso possa ser um pouco mais profundo.... se um diretor como ele colocou o zelador com destaque tão importante é algo a se pensar.... digo isso por conta da obra do cara.... mas, possivelmente eu possa estar errado... e claro sua colocação é coerente... um grande abraço.
Qual a daquele homem moreno? As vezes ele aparece tentando ajudar mas nunca entendi qual era a dele, se era um espírito ou realmente um homem, se ele tinham algum dom ou também era perturbado...
Ele era iluminado assim como Danny, também via espíritos. Naquele momento que ele fica perturbado na cama é porque Danny está chamando ele pelo pensamento. Halloran tinha dito pro menino que se acontecesse algo, poderia chamá-lo por pensamento e assim aconteceu.
Valeu!!, sempre quis ver algumas opiniões a respeito desse filme que eu tanto amo!...e diga-se de passagem; meu bisavô matou minha bisavó a machadada, foi preso e adquiriu uma doença de pele na cadeia...morreu sem mencionar uma palavra sobre o pq ele assassinou minha bisavó...meus antepassados são sinistros!, vieram da itália, tem várias histórias e acontecimentos na minha família, uma mais bizarra que a outra kkkkk.
Esse é sem dúvida o melhor filme de terror porque foge dos clichês de vampiros, lobisomens,. Esse terror vem daquilo que existe que é o próprio ser humano aterrorizando outros seres humanos. Kulbrick está acima de qualquer cineasta. Ele é antes de tudo um iconoclasta. Todos os seus filmes sãos obras primas cinematográficas. O resto ...
Posso estar falando besteira, mas após assistir Doutor Sono, eu entendi que o Lloyd na verdade seria a representação do pai do Jack, assim como em Doutor Sono quando o hotel tenta “tomar a mente” do Danny quando este chega ao salão dourado, é o Jack que aparece para o Danny. Porque não é explicado como o Jack já tinha uma certa familiaridade com bartender. Sei lá
poxaaaaa é tão chato quando chega no final de seus vídeos. Eu gosto tanto de ver as explicações que quero sempre ver mais. huauauuauauauaaa Parabéns! Seu canal é TOP! : - )
A questao é tudo que nao conhecemos nos traz um olha mais profundo sobre tudo ,o hotel é o próprio autor ,ele se ve so no frio ,o labirinto é o seu coração,o urso é suas vontades,as crianças é o mal nele colocado ,o barman é ele mais velho apenas ali para servir ,o hotel tem poder de estar em voce e esta nele cravado como um parasita,tudo é fugaz , ninguém nunca saberá o que realmente nos mostra tudo .
Eu particularmente prefiro o filme ao livro, pois o que eu mais gosto dessa película são justamente essas incógnitas deixadas. O livro explicou-me varias coisas, e amorteceu um pouco o medo e desconforto...
Esse Filme tem várias mensagens Subliminares em que Jack fez Kubrick no filme Arrependido de ter Supostamente feito parte gravação do Pouso do homem a Lua, Dani com Cashcoll escrito (Apollo 11 com desenho de um foguete) levantando de um carpete com o formato hexagonal (semelhante base lançamento John Kennedy) e Entrando no Quarto com numeração 237 ( mesma distância da Terra pra a Lua é de 237 mil milhas) um suposto Set de Filmagem, Mensagem Subliminar ou Meira coicidência?
pra mi o filme deixou claro q foi o fantasma da mulher q machcaou o garoto no banheiro, n tinha pq o menino mentir sobre isso, e os fantasmas tbm abrem a porta onde jack estava trancado provando q eles podem interagir com os objetos da casa e possivelmente tbm machucar pessoas, como eu acho q aconteceu com denny
Assistindo esse filme percebi a inspiração de Jim Carrey para suas caras e bocas, tem alguns filmes do Jim Carrey que ele faz as expressões faciais iguais a do Jack Nicholson.
É na década de 20 que foi inaugurado o hotel. Na cena do Gold Ball room as pessoas estão com roupas da década de 20. Já quando Jack chega é nos anos 80
O único filme em que senti medo após assistir foi Brinquedo Assassino ( o primeiro) Coleciono bonecas, não consegui dormir aquela noite. Só olhava para as bonecas, com medo da transformação Um horror
Olha que análise fantástica gostei muito da sua análise elegante,eu sou muito fã desse filme adoro adoro esse filme Esse filme é muito bom é um clássico do terror, sou fã de stanley kubrick, Stephen King,e eu só sei que essa sua análise foi maravilhosa, parabéns!!!!
Parabéns Elegante, por essa análise mais aprofundada do filme, também trazendo curiosidades e detalhes do livro. O Iluminado é um filme excelente, embora Stephen King não goste do trabalho feito por Kubrick, ao adaptar a obra para o cinema, este sem dúvida vai ficar na história como um dos grandes filmes do Diretor. Sucesso no canal.!!!
O filme é top mas o livro é bem melhor recomendo que leiam , justamente por isso no filme o Jack já demonstra loucura no livro é um pai de família normal o que torna tudo muito mais impactante .
@@antonchigur8467 o final do livro é muito mais impactante, aliás, o livro todo é. Acredito que seja um problema do veículo, já que nem o Kubrick conseguiu alcançar a profundidade de O iluminado. Se tiver tempo leia o livro, todos os detalhes do desenrolar da história de cada personagem, principalmente como jack vai sucumbindo ao poder do hotel, o terror, é tudo muito foda. (a mascara da morte rubra dominava tudo)
@@flavioaugusto2432 pq ele tratava ele como um animal. a cena em que ela bate com um taco de beisebol na cabeça do Jack foi regravada mais de 100 vezes, dá pra ver que ela tá bem cansada na cena. e tipo, olhando pras cenas lá pro final do filme ela SÓ grita, exigia muito do físico e tal. ela ficava exausta.
Existe uma situação do livro que me consumiu,antes de ir pro hotel ,em uma das bebedeiras o jack bateu o carro em alguma coisa na estrada,e achou que era uma criança ou algo assim. Procurou, monitorou jornal e nada. Mas isso ficou suspenso. O que aconteceu ali?
Sério? Eu acho até razoável, mas a cena do garotinho andando de velocípede pelos corredores do hotel e dando de cara com as gêmeas é bem marcante. Inclusive, essa cena foi exibida no filme "Twister".
Hoje em dia não é o mais assustador pra mim porque hehe "Japão" mas, eu reconheço que ele é muito bem feito e até hoje eu vejo muitos aspectos funcionando bem.
@@gabrielteixeira5711 Hoje em dia não da medo mesmo, mas na época quem via se cagava no filme, meu pai e minha mãe não deixavam eu assistir porque era muito forte.
No filme, no momento que o Jack já perdeu o controle, um pouco antes de esbarrar no garçom, Passa uma mulher de vestido branco, com uma marca de mão vermelha em sua lombar. Lembro que reparei nisso na primeira vez que assisti o filme. Li o livro e nunca tive tal referencia que explicasse a situação.
Acho que a foto, diz que todos tem seu espírito lá ligado, e como do zelador, todos também fizer igual, tornando aquilo um círculo vícioso de todos que lá voltam e faz igual jack
@@bebedouro2bocasfodasekkkk961 você comenta cheio de superioridade como se usasse a gramática normativa de forma totalmente correta durante o dia a dia. Abaixe seu ego e sua bola com esse seu preconceito linguístico e aprenda que se a mensagem saiu do emissor e foi compreendida pelo receptor a língua portuguesa cumpriu o seu papel.
No livro é exatamente pra simbolizar isso, Jack foi consumido pelo overlook e agora participa da eterna festa de 1920, assim como o outro zelador que matou as filhas e etc, o hotel consome os espíritos, é como se fosse A Coisa, só que imobiliaria
Poderia falar sobre o Dr. Sono? Achei que o personagem Danny teve um fim muito desnecessário, pois em "O Iluminado" era para Danny ser alguém muito importante, mas no filme ficou sendo uma ponte para outra pessoa.
ok, king tem seu direito até de ficar chateado por kubrick ter modificado sua história ,mas ele construiu um dos maiores filmes da história também.euu filmede 2 horas seria impossivel resumir toda a idéia do autor,parabéns aos 2,além do elenco espetacular com jack ,shelley duvall,scatman crothers,além do menino danny lloyd é claro.
Nicholson se entregou tanto ao personagem que todas as cenas do filme, as expressões dele me causaram um certo desconforto e medo, como se eu mesmo estivesse dentro do filme com Jack, atuação digna de oscar.
A única coisa de boa nesse filme é a atuação dele, você se sente incomodado ao assistir
@@markuswalerio5939"OLHA EU AQUI !!"
Eu estava assistindo com a minha namorada e do nada ela lança "acho q esse cara é um psicopata na vida real tmb, porque olha como ele é"
A atuação dele foi realmente incrível.
@@markuswalerio5939 única coisa boa para o melhor filme de terror já feito. Sua atuação é magistral graças a direção impecável e do roteiro.
( Comentário com SPOILER ) Apesar de todos os episódios marcantes do filme o que me marcou desde a primeira vez que vi, foi o infortúnio total daquele coroa simpático ( Hallorann /Scatman Crothers ), , poxa..... ele ficou pensativo um bom tempo, se não me engano tentou entrar em contato e resolveu ir até o hotel, viajou de longe em uma época complicada, enfrentou uma nevasca das braba , para entrar no hotel e em apenas alguns segundo morrer com uma machadada no peito ....orra kkkkkkk e eu achei que ele ia salvar a mulher do maluco .
no livro ele é bem desenvolvido, conversa com o danny e explica tudo pra ele, e o halloran só sabe que tem coisa acontecendo no hotel pq o danny grita por ele.
Na verdade ele salva, porém é com seu próprio sacrifício!
Detalhe, no livro ele não morre
No livro é bem mais emocionante, tanto a Wendy quanto ele tem cenas muito marcantes nessa hora.
Pois é. 😂 Já eu, tive certeza desde o início que ele ia se fuder lá. 😂 É típico dos filmes de terror. Normalmente quem mata o psicopata é sua última vítima sobrevivente, geralmente uma mulher jovem. No caso ali eu achei que quem ia matar o Jack seria sua esposa, Wendy.
Pelo que me lembro, no livro é explicado o por que do Jack ser um cara violento e propenso a loucura. O pai dele era um maníaco que espancava a esposa por nada, num certo dia Jack ainda criança estava na mesa do Jantar com seus irmão e quando a mãe erra a mão na comida servida o pai simplesmente bate nela até sair sangue na frente dos filhos. O irmão mais velho de Jack se revolta e sai de casa, acabando morto na Guerra do Vietnã. Jack possui todas essas marcas e traumas em sua personalidade buscando a todo preço se ''curar'' com a escrita e o amor pela Wendy e Danny.
Eu entendo o pensamento de Stephen King, pois em grande parte dos livros do autor, nenhum de seus personagens são loucos, mas sucumbem a loucura de forma tão sutil que quando vc percebe o personagem já está louco. E isso que o autor deixa claro, qualquer um pode enlouquecer quando algo quebra seu mundo.
Dizem q o fato do hotel ter sido construído sob um cemitério indígena é uma referencia ao próprio processo de fundação dos Estados Unidos !!!!!
Igual a casa de Poltergeist.
Essa é óbvia, mas é bem legal!
Nada haver
se vc parar pra pensar praticamente todas cidadezinhas das obras do king tem um passado indigena ligado ao sobrenatural e a violencia
Cemiterio dos vampiros de alma do unico nó. Que sao dono do hotel tambem
Tem algumas coisas que eu entendi diferente ao ler o livro:
O hotel não ganhou vida por causa de Dany, o hotel é uma criatura que se alimenta de quem é iluminado (igual aos "vampiros" do verdadeiro nó em Dr. Sono). O hotel consegue entrar na mente de Jack pq ele também é iluminado, porém não tanto quando Dany, assim, o hotel quer se alimentar de Dany através de Jack.
@douglas Rosa concordo com vc. Jack Torrance não é um louco alcoólatra como foi interpretado aqui neste vídeo. Ele sim tem problemas sério com álcool e tem verdadeiro arrependimento de ter batido no Andy. Mas, em hipótese alguma ele é louco. No livro essa relação é mostrada de forma bem explicita. Parabéns por seu comentário, o Overlook deseja ter tanto a Iluminação de Jack quanto a Super-iluminação de Danny.
Essa teoria que vc disse.
Não é sua.
É apenas a história da série, residência hill.
Do Netflix
@@marinho386 A série Maldição da Residência Hill é baseada num livro chamado Assombração na Casa da Colina, que é uma grande influência pras escritas do King. Tendo inclusive uma personagem psíquica chamada Carrie no livro.
@@tchecg Todos nós sabemos.
Assim como sabemos que sua teoria é a mesma.
Ou seja, a teoria não é sua, foi tirada de outro lugar
@@marinho386 talvez tu esteja entendendo uma coisa errada, em nenhum momento eu disse que a "teoria" é minha. Eu apenas disse que foi o que entendi com a leitura dos livros que contam a história de O Iluminado. Não faz sentido tu dizer que eu tirei a teoria de uma obra olhando outra.
Eu acho que a foto não seria um fato literal, mas sim uma metáfora do Jack ter se entregado totalmente ao hotel, pois ao longo do livro é possível notar que o Jack se torna cada vez mais obsessivo com o hotel, ao ponto de pensar em se tornar gerente, e até matar Wendy.
Na verdade a fantasia é de cachorro. No livro o antigo dono do hotel tinha esse fetiche, ele humilhava um outro homem q se vestia de cachorro, existe um uma homosexualida implícita nas passagens dos capitulos q se referem a história desses personagens. Acredito q o Kubrick so fez referencia a esses personagens de forma mais expicita. Mas não descarto esse teoria do video, nunca tinha percebido a rima visual das duas cenas, levando em conta a obsessão sexual na cinematografia do Kubrick isso é bem possivel. Ótimo vídeo.
Vim dizer exatamente isso também Kkk
Obrigado, amigo
Eu acho que ele só colocou essa cena para deixar o filme mais "perturbador", pois não tem sentido ele fazer uma referência solta do livro e querer que o público entenda.
Essa situação das cenas também me pegou de surpresa.
nunca tinha visto como elas se casam.
Ainda mais que eu estava com o conteúdo do livro na cabeça quando eu assisti a anos atrás.
Então acabei não assimilando uma coisa a outra.
@@doom4247 ele nao quer que ngm entenda nao, eu acho llllkkkkkk
nicholson tem o dom/maldição de parecer 100% maluco 100% do tempo kkkkkkkkk
Suas análises são sempre sensacionais, adoro assistir agora vídeos, sempre surpreendentes e bastante explicativos.
Apesar de existir essa teoria do “urso” representar um abuso sexual só é possível no filme.
Porque no livro esse “homem urso” é um dos fantasmas do hotel chamado Roger, em vida Roger se relacionou com o dono do hotel em Cuba, mas Roger se apaixonou pelo dono e o seguiu, só que o dono não experimentava uma segunda vez os parceiros homens, só as mulheres, mas ele disse que daria uma 2ª chance para Roger se ele viesse vestido de cachorro(sim é um cachorro não um urso) em baile a fantasia ele daria um chance, na festa o dono começa a humilhar Roger batendo, xingando e o tratado como um cachorro.
Como ele morreu? Não se sabe, muitos fãs teorizaram que o dono do hotel matou Roger depois de flagra-lo masturbando outro homem e esse momento do filme seria ele revivendo sua morte.
Andróide laboratório você por aqui
Emanuelle Santos da Silva Sim
o roger morreu em uma banheira, ele tomou um remédio desconhecido que tinha no quarto do hotel overlook e acabou morrendo afogado na banheira
@@viviane28 Roger ultraja-rigor.
me arrepiei toda
Uma das atuações mais memoráveis do cinema, Jack N é surreal!
ele foi consumido pelo hotel e virou um Fantoche deles mais uma das "pessoas" do Hotel um espírito,isso é mostrado no doutor sono,Jack já está lá como um espírito do Overlook, aparentemente não é mais ele só a Casca,Danny até tenta conversa com ele mais aparentemente ele nem sabe que o Danny é filho dele.
Jack não estava a beira da loucura qd foi trabalhar no hotel, ele só aceitou o trabalho pq precisava tempo para escrever o livro e tb sustentar a família, que era exatamente o que o hotel oferecia... tempo para escrever o livro e o salário para sustentar a família.
acho que ele tava mais pra instável pq o comportamento dele se mostra um tanto estranho, mas isso da loucura nao é mto explícito pra mim tbm nao... é muita teoria meu deussss
@@Tome1cafezim Eu acho q a questão da instabilidade é da próprio fisionomia do Nicholson, as sobrancelhas e as entradas, não tem como, o cara tem td jeito de louco kkkkkkkkk
@@dextershelby5780 Sempre, desde que criança, acho o Jack Nicho com a cara estranha kkkk
Já era doidão
@@georgecjr8 tbm,sempre achei que esse ator não é muito normal não
O filme sempre me pareceu confuso (até hoje, na verdade) e espero poder ler a história original.
O que me atrai nele é a atuação visceral de Nicholson, um dos meus atores prediletos.
Caso vc consiga comprar o livro, indico a edição de capa dura pois tem a versão estendida do autor em que explica toda a origem do hotel Overlook.
Se vc ler o livro vai ver que não tem nada haver com o filme.
@@virginiafeitosa881 precisooooo ler esse livro ms ta custando um rim na amazon :/
simm ele ta mto foda. as caras de doido q ele faz qdo ta surtado nunca vi ngm fazer antes kkkk é minha hora de alivio comico no filme pq afff mto tensoo
Ótimas explicações. Para mim, é o melhor filme de terror de todos os tempos.
Para quem teve a sorte de ler o livro somente depois de ver o filme pode ser, já para quem fez o contrário ele é decepcionante.
Você nunca assistiu O Exorcista?
@@sauloabraham concordo, acho este imbatível
@@crenatoprado2467 nenhum chega nem próximo de O Exorcista. A disputa é do segundo em diante
@@sauloabraham confesso que a primeira vez que assisti O Iluminado achei bem mais interessante, porém com o passar do tempo ele foi acabei achando vários pontos fracos, acho que ele se sustenta mais na atuação do Jack Nicholson e também é claro por ser baseado em uma obra Stephen King com direção do Kubrick.
Tava com muitas dúvidas na minha cabeça sobre diversas partes do filme, obrigado pela ótima explicação!
Quando puder, assista e faça uma análise sobre a 1° temporada de True Detective, gostaria muito de ver sua análise sobre a personalidade dos personagens dessa grande série!
Se tiver tempo e disposição leia o livro.
Sou uma fã de Stephen King, e pra mim o único filme que é quase fiel ao que ele quer dizer com o que escreve, é Louca obsessão . De resto fica difícil condensar personagem emocionalmente complexos, em duas horas de filme.
por isso que ele odeia as adaptações kkk so n sei pq ainda deixa fazerem
O filme jogo perigoso também é bastante fiel ao livro. De todas as adaptações, jogo perigoso foi a que mais me agradou. Todo o resto, it a coisa capítulo 2, o iluminado, o cemitério, dr sono... apresentam diferenças gritantes.
Por isso King não sossegou até fazer a série O Iluminado, de 97, uma minissérie na verdade.
Pra mim as adaptações não conseguem alcançar o livro mas, cemitério maldito ( o primeiro) e trocas macabras, ficaram muito bons!
@@Tome1cafezim ele participou de sonâmbulos, até de uma cena. Acho meu preferido dele, provavelmente o livro desse dever ter até mais coisa sobre, mas nunca vi ele reclamar. Desse iluminado pode ser bem diferente do livro, mas virou um clássico do terror
que vídeo fantástico, sério! ilustrou muitos pontos que estavam opacos pra mim. Já tô reunindo a galera pra reassistir, obrigado
Stephen King sempre usando o terror como um teatro para um estudo profundo do lado doentio do subconsciente humano. Como esse escritor e um gênio da literatura gente!
Bom quando eu assisti eu tbm entendi que o Jack reencarnava e sempre voltava pro hotel, mas vi gnt falando que ele virou mais uma "lenda" do hotel e por isso aparece na foto
O escritor em uma cena do filme afirma que teve a impressão de que já esteve naquele hotel antes logo uma possível explicação é de que ele era a reencarnação do dono do hotel que era ele mesmo na foto
Também interpretei dessa forma.
Mais uma análise sensacional. Uma coisa que me chamava a atenção nesse filme, e que eu usava como crítica, é que não ficava muito bem explicado pra mim o processo de transformação da personalidade de Jack no hotel. Me parecia ser algo que acontecia do nada. Mas, ao ver essa análise, já fico com a perspectiva um pouco alterada. Da próxima vez em que eu assistir ao filme, vou reparar se consigo ter essa nova visão sobre a mudança de Jack.
Ficou bem fraco no filme na minha opinião, já que poderia ter sido bem mais gradual, no filme literalmente acontece um corte e ele já aparece querendo matar
@@k-1481 sim, eu também sempre tive essa impressão. A própria transformação de personalidade dele não me convencia. Eu não via nada em específico que pudesse justificar aquilo.
Irmão, você não sabe (ou sabe) a importância que seu canal tem. Parabéns anos se passa e vc continua indo no mesmo caminho parabéns !
Roteiro/pauta impecável
Com todos esses vídeos incríveis sobre o Iluminado, seria ótimo um falando só do filme Doutor sono
Up
Up
Up, gostaria de ver um vídeo sobre esse filme intrigante
CEMITÉRIOS INDÍGENAS, CACHOEIRAS DE SANGUE = Stephen King.
@Coringa Vader Bom...mencionei o Cemitério Indígena por lembrar de CEMITÉRIO MALDITO (Filme) e a cachoeira de sangue por lembrar da cena de IT - A COISA (Também filme, 2017).
@Coringa Vader será uma coincidências ? Kk eu acho que não
@Coringa Vader kk nunca saberemos amenos que ó próprio king responda.
Boa a explicação sobre a cachoeira de sangue, mas creio que vale salientar que ela faz parte das cenas feitas somente para trailers que o público das exibições teste adorou tanto que insistiu para a mesma fosse incluída no filme. Um outro exemplo foi a cena da câmera presa à flecha disparada de Robin Hood O Príncipe dos Ladrões.
Pra mim continua sendo um dos melhores filmes q vi na vida do gênero horror psicológico
Verdade
Um horror psicológico bem fraco, mas okay.
@@micaelaraujonaturista2451 eu quase surtei como é fraco?
@@Profebibireis Você deve ser "fraca" psicolgicamente.
@@Profebibireis eu assisti quase tudo de terror e considero esse filme um dos melhores! Concordo contigo.
Valeu!
Olá, queria lhe dar uma dica pra uma análise em video, o nome da animação é "Marry e Max" é minha segunda animação de stop motion favorita (fica atrás apenas do Fantástico senhor raposo), esse animação é fantástica, tem uma história que vale a pena fazer um vídeo, desde já deixo claro minha presença e meus likes ♥️
Putz, nunca vi essa versão com as cenas do Danny na cama, do Ullman mostrando o salão pra eles e da Wendy vendo as caveiras.
Então, acabei de assistir e não estou entendendo nada
Esse é o corte original de cinema, mas lançado apenas nos EUA na época. A Warner queria uma versão menor para o lançamento internacional e parece que o Kubrick aceitou retirar algumas cenas sem que isso sacrificasse o filme final. Então a versão que circula oficialmente no Brasil (inclusive com dublagem) é a versão internacional, segundo o que li na internet. Mas careço de uma confirmação exata de que a história seja esta mesmo.
@@leomaster90 muito obrigado cara, vou ver se encontro essa versão original de cinema, fãzaço desse clássico do terror, uma eterna referência, no aguardo para um remake
@@mayconroney766 não deve ser difícil encontrar na internet. Não lembro em qual site foi, mas consegui encontrar esta versão em HD e ainda com legendas em português. Diferente da nossa versão com 119 min, original dos EUA possui uns 120 min aproximadamente. E é a versão que foi relançada em alguns cinemas em 2019 (época de divulgação de Doutor Sono) e depois saiu em Blu Ray 4K.
04:35 ator que estava no clássico Blade Runner (aqui)
hmm... Acho que o livro dá respostas bem coerentes sobre essas dúvidas. Spoiler:
O hotel se alimenta da iluminação, que todo mundo tem um pouco, mas alguns tem bem mais, e quanto mais iluminada uma pessoa é, com mais sede ao pote o hotel e os espíritos ficam. Assim, como Danny é singular em iluminação pro hotel, este tenta persuadir Jack, usando seus desejos, como pertencer ao mundo dos ricos, poderosos e pervertidos das festas que haviam no hotel, ele queria aquela vida. Pra conseguir precisava matar o Danny. Mas como o final do livro e filme são diferentes, seu espírito ficou lá nos salões do hotel, como ele cobiçava.
Jessica Paiva vc é linda
@@eltonfirmooficial2013 Mano, pra quê? tu não vai comer essa mina, não há motivo pra inflar o ego dela, você só está sendo mais um >gado
Gledson ferreira ela é minha prima mano!! Já peguei
@@eltonfirmooficial2013 É minha irmã desgraçado!
É minha prima tbm carai
Eu precisava dessa análise. Muita gente que conheço assistiu o filme, e entendeu algumas mensagens, outras delas idênticas as quais citou. Mas eu particularmente nunca entendi perfeitamente a ideia do filme... Talvez eu não tenha dada a merecida atenção ao assisti-lo.
para mim..... o mais estranho da foto com o Jack dos anos 50, ao que parece, é que a posição dele, na foto, é extremamente central... mas não apenas central geograficamente, mas sim, central como um anfitrião se colocaria, um dono do pedaço se colocaria...... não me parece um simples zelador....... ou eu estou entendendo errado o termo zelador..... seria zelador, gerente ou dono do hotel?..... sei que enquanto a história do filme se desenrola, ele nos explica esse zelador que o Jack é...... mas ainda assim .... a foto .... é estranha.....
Tbm me ative a esse detalhe, uma reencarnação em um corpo igualzinho? Tem muita coisa que ficou desconexa no filme. Acaba forçado a nossa imaginação.
A tradução livre para zelador realmente não parece a ideal. Eu usava guardião que pode dar melhor compreensão. A foto dele mostra que ele é parte do hotel, assim como outras fotos também. Danny não está nas fotos, pois ele venceu o hotel e não é parte dele.
Mas realmente pode ser isso mesmo pões ele está bem na frente de todos e tipo meio estanho um simples zelador não ia sai bem na frente minha opinião
A posição central dele é só pra chamar a atenção do espectador, afinal ele é um dos personagens centrais. Ia colocar o cara lá no fundo?
@@gabicorrea8750 bem.. realmente a tradição do cinema é fazer essa ênfase com seus personagens principais, porém com Kubrick isso possa ser um pouco mais profundo.... se um diretor como ele colocou o zelador com destaque tão importante é algo a se pensar.... digo isso por conta da obra do cara.... mas, possivelmente eu possa estar errado... e claro sua colocação é coerente... um grande abraço.
Elegante, dê uma atenção a Doutor Sono, será mesmo que não honrou o original?!
Gostei de doutor sono
Pra mim, honrou sim. Achei um baita filme!
Doutor sono é um filme bom , mas não tem aquela atmosfera do iluminado, parece mais um filme de sessão da tarde com toques pitorescos.
@@lucaslourenco1233 Eu gostei bastante do livro, agora o filme ... deixou a desejar pra mim
Eu gostei do filme, mas ele pecou feio em ter matado o Danny, coisa que não acontece no livro.
Qual a daquele homem moreno? As vezes ele aparece tentando ajudar mas nunca entendi qual era a dele, se era um espírito ou realmente um homem, se ele tinham algum dom ou também era perturbado...
Ele era iluminado assim como Danny, também via espíritos. Naquele momento que ele fica perturbado na cama é porque Danny está chamando ele pelo pensamento. Halloran tinha dito pro menino que se acontecesse algo, poderia chamá-lo por pensamento e assim aconteceu.
@@ithalosantana5404 Entendi...
Um dos melhores filmes que já assisti
Gente amei! Finalmente consegui entender esse filme. Parabéns pela excelente explicação!! 👏👏👏
Valeu!!, sempre quis ver algumas opiniões a respeito desse filme que eu tanto amo!...e diga-se de passagem; meu bisavô matou minha bisavó a machadada, foi preso e adquiriu uma doença de pele na cadeia...morreu sem mencionar uma palavra sobre o pq ele assassinou minha bisavó...meus antepassados são sinistros!, vieram da itália, tem várias histórias e acontecimentos na minha família, uma mais bizarra que a outra kkkkk.
carai
Achar isso engraçado é tão bizarro quanto.
Manda pro AssombradO
Acho muinto maneiro todo o significado da luz no universo do king, as luzes do penywise, o fato deles se chamarem de iluminados, etc...
Eu sempre me surpreendo com a qualidade dos vídeos
Tanto o livro quanto o filme são fodas demais!!!
No livro o Tony é a forma de Danny lidar com a sua iluminação. Como ele saber de coisas que ñ deveria acha que foi Tony quem contou...
Esse é sem dúvida o melhor filme de terror porque foge dos clichês de vampiros, lobisomens,. Esse terror vem daquilo que existe que é o próprio ser humano aterrorizando outros seres humanos. Kulbrick está acima de qualquer cineasta. Ele é antes de tudo um iconoclasta. Todos os seus filmes sãos obras primas cinematográficas. O resto ...
Posso estar falando besteira, mas após assistir Doutor Sono, eu entendi que o Lloyd na verdade seria a representação do pai do Jack, assim como em Doutor Sono quando o hotel tenta “tomar a mente” do Danny quando este chega ao salão dourado, é o Jack que aparece para o Danny. Porque não é explicado como o Jack já tinha uma certa familiaridade com bartender. Sei lá
poxaaaaa é tão chato quando chega no final de seus vídeos. Eu gosto tanto de ver as explicações que quero sempre ver mais. huauauuauauauaaa Parabéns! Seu canal é TOP! : - )
Isso sempre me intrigou
Amo seus vídeos, elegante! Eu adoraria ver uma análise sua a respeito de Hunter X Hunter.
A questao é tudo que nao conhecemos nos traz um olha mais profundo sobre tudo ,o hotel é o próprio autor ,ele se ve so no frio ,o labirinto é o seu coração,o urso é suas vontades,as crianças é o mal nele colocado ,o barman é ele mais velho apenas ali para servir ,o hotel tem poder de estar em voce e esta nele cravado como um parasita,tudo é fugaz , ninguém nunca saberá o que realmente nos mostra tudo .
Vídeo incrível! Adorei! Você podia falar de outros filmes baseados em livros do King.
Eu particularmente prefiro o filme ao livro, pois o que eu mais gosto dessa película são justamente essas incógnitas deixadas. O livro explicou-me varias coisas, e amorteceu um pouco o medo e desconforto...
Não sei explicar o quanto essa foto me aterroriza
Sim
Esse Filme tem várias mensagens Subliminares em que Jack fez Kubrick no filme Arrependido de ter Supostamente feito parte gravação do Pouso do homem a Lua, Dani com Cashcoll escrito (Apollo 11 com desenho de um foguete) levantando de um carpete com o formato hexagonal (semelhante base lançamento John Kennedy) e Entrando no Quarto com numeração 237 ( mesma distância da Terra pra a Lua é de 237 mil milhas) um suposto Set de Filmagem, Mensagem Subliminar ou Meira coicidência?
Em 5:01 começa a revelar
Obrigado, tinham muitas coisas q eu n entendia q vc explicou, vlw parceiro!!!
pra mi o filme deixou claro q foi o fantasma da mulher q machcaou o garoto no banheiro, n tinha pq o menino mentir sobre isso, e os fantasmas tbm abrem a porta onde jack estava trancado provando q eles podem interagir com os objetos da casa e possivelmente tbm machucar pessoas, como eu acho q aconteceu com denny
A frase do zelador me faz pensar que ele sempre foi louco, sempre esteve nessa situação do "zelador".
Esse filme pelo pouco que vi, passou uma ideia totalmente errada do livro, pqp
Isso é bom, porque tem duas obras ótimas e com ideias diferentes em vez de uma só igual.
Mano, sobre a insanidade mental dele, desde o começo do filme eu ficava o tempo todo pensando, nossa esse cara é meio estranho kk
Assistindo esse filme percebi a inspiração de Jim Carrey para suas caras e bocas, tem alguns filmes do Jim Carrey que ele faz as expressões faciais iguais a do Jack Nicholson.
É na década de 20 que foi inaugurado o hotel. Na cena do Gold Ball room as pessoas estão com roupas da década de 20. Já quando Jack chega é nos anos 80
Essa música de fundo do Elegante é muito clássico
O único filme em que senti medo após assistir foi Brinquedo Assassino ( o primeiro)
Coleciono bonecas, não consegui dormir aquela noite. Só olhava para as bonecas, com medo da transformação
Um horror
Faça sobre o poderoso chefão, um filme marcante desse merece uma análise sua!
Olha que análise fantástica gostei muito da sua análise elegante,eu sou muito fã desse filme adoro adoro esse filme Esse filme é muito bom é um clássico do terror, sou fã de stanley kubrick, Stephen King,e eu só sei que essa sua análise foi maravilhosa, parabéns!!!!
Nossa obrigada por explicar tão bem ,eu tinha ficado com essa dúvida no final
Cara muito bom esse vídeo. Parabéns pelo canal 👏🏻👏🏻👏🏻
SÓ FUI PERCEBER AGORA QUE ERA O ELEGAS VEI
Jack tá um gato no filme! 🥰👏
EU SEMPRE BUSQUEI ESSA EXPLICAÇÃO, OBRIGADO
Faz uma análise sobre o filme Cidadão Kane, tem com 🤔 admiro muito o seu trabalho.
Pelo meu ponto de vista, Jack também era um iluminado, mas não aceitava esse fato.
Eu li o livro algumas vezes e dá a entender isso.
Parabéns Elegante, por essa análise mais aprofundada do filme, também trazendo curiosidades e detalhes do livro. O Iluminado é um filme excelente, embora Stephen King não goste do trabalho feito por Kubrick, ao adaptar a obra para o cinema, este sem dúvida vai ficar na história como um dos grandes filmes do Diretor. Sucesso no canal.!!!
Agora com essa explicação, posso dizer que gostei do filme 🥰
O filme é top mas o livro é bem melhor recomendo que leiam , justamente por isso no filme o Jack já demonstra loucura no livro é um pai de família normal o que torna tudo muito mais impactante .
o livro é muito rico em atenção aos detalhes
Me falaram que o final do filme é muito melhor que o do livro. Aliás, a minissérie que foi fiel ao livro, foi um fracasso.
@@antonchigur8467 tem série quanto capítulos e ep?? Nem sabia
@@antonchigur8467 o final do livro é muito mais impactante, aliás, o livro todo é. Acredito que seja um problema do veículo, já que nem o Kubrick conseguiu alcançar a profundidade de O iluminado. Se tiver tempo leia o livro, todos os detalhes do desenrolar da história de cada personagem, principalmente como jack vai sucumbindo ao poder do hotel, o terror, é tudo muito foda. (a mascara da morte rubra dominava tudo)
Você já fez a análise do filme da continuação do ILUMINADO, o Dr Sono.
Muito foda saber que é o elega
Esse diretor foi muito sacana com Shelly Duvall. Ela ficou doidinha depois que fez o papel
Pq?
Vdd, mexeu com o psicológico dela
ela fez pq quis
@@flavioaugusto2432 pq ele tratava ele como um animal. a cena em que ela bate com um taco de beisebol na cabeça do Jack foi regravada mais de 100 vezes, dá pra ver que ela tá bem cansada na cena. e tipo, olhando pras cenas lá pro final do filme ela SÓ grita, exigia muito do físico e tal. ela ficava exausta.
@@luispaucar6996 então só prq vc é contratado para um trabalho, seu chefe tem o direito de te tratar mal?
Existe uma situação do livro que me consumiu,antes de ir pro hotel ,em uma das bebedeiras o jack bateu o carro em alguma coisa na estrada,e achou que era uma criança ou algo assim. Procurou, monitorou jornal e nada. Mas isso ficou suspenso. O que aconteceu ali?
*Esse filme me dá medo até hoje!!!!*
Sério? Eu acho até razoável, mas a cena do garotinho andando de velocípede pelos corredores do hotel e dando de cara com as gêmeas é bem marcante. Inclusive, essa cena foi exibida no filme "Twister".
Hoje em dia não é o mais assustador pra mim porque hehe "Japão" mas, eu reconheço que ele é muito bem feito e até hoje eu vejo muitos aspectos funcionando bem.
@@gabrielteixeira5711 Hoje em dia não da medo mesmo, mas na época quem via se cagava no filme, meu pai e minha mãe não deixavam eu assistir porque era muito forte.
@@gabrielteixeira5711 Esse filme só passava na sessão da tarde.
Ain
*Kubrick, meu diretor favorito! 💓*
Muito bom deveria escrever mais sobre a Aba adulta ajudando as crianças...correr das bruxas
Acredito q o livro e o filme possam ser tratados como coisas diferentes. Tipo, eles tem uma base igual, mas o filme é MT diferente
Apesar de ser um clássico o filme parece perder o rumo varias vzs, forçando interpretações do próprio espectador...
chocada com a teoria do abuso sexual 😰
No filme, no momento que o Jack já perdeu o controle, um pouco antes de esbarrar no garçom, Passa uma mulher de vestido branco, com uma marca de mão vermelha em sua lombar.
Lembro que reparei nisso na primeira vez que assisti o filme. Li o livro e nunca tive tal referencia que explicasse a situação.
Também fiquei pensando kk
Vou verificar.
Acabei de ver isso
@@shinyeditsz9323 não lembro dessa cena
Me lembrei dele como coringa
Adorei o seu vídeo.
Gratidão pela excelente análise.
Acho que a foto, diz que todos tem seu espírito lá ligado, e como do zelador, todos também fizer igual, tornando aquilo um círculo vícioso de todos que lá voltam e faz igual jack
Uma pergunta esse vídeo é monetizado? Pq ele passa tanta partes do filme que eu gostaria de saber.
Dizem que a foto é o espiritu do jack no hotel.
Edita e bota espirito to levando o comentário como cômico.
@@bebedouro2bocasfodasekkkk961 você comenta cheio de superioridade como se usasse a gramática normativa de forma totalmente correta durante o dia a dia. Abaixe seu ego e sua bola com esse seu preconceito linguístico e aprenda que se a mensagem saiu do emissor e foi compreendida pelo receptor a língua portuguesa cumpriu o seu papel.
@@samuca809 caraio irmão, ele só falou que o erro gramatical frz a frase soar cômica
No livro é exatamente pra simbolizar isso, Jack foi consumido pelo overlook e agora participa da eterna festa de 1920, assim como o outro zelador que matou as filhas e etc, o hotel consome os espíritos, é como se fosse A Coisa, só que imobiliaria
@@samuca809 "preconceito linguístico" KKKKKKKKKKKKKKKKKK
🤣🤣🤣🤣
Poderia falar sobre o Dr. Sono? Achei que o personagem Danny teve um fim muito desnecessário, pois em "O Iluminado" era para Danny ser alguém muito importante, mas no filme ficou sendo uma ponte para outra pessoa.
estranho que no livro o danny tem uma relação até boa com o pai dele mas no filme ele mal fica perto do pai.
O iluminado é um dos meus filmes prediletos.
Verdadeiro filme de terror!
Na minha opinião ele está na foto porque ele viveu naquele tempo, tipo reencarnação.
ok, king tem seu direito até de ficar chateado por kubrick ter modificado sua história ,mas ele construiu um dos maiores filmes da história também.euu filmede 2 horas seria impossivel resumir toda a idéia do autor,parabéns aos 2,além do elenco espetacular com jack ,shelley duvall,scatman crothers,além do menino danny lloyd é claro.