Meu tio foi no 1º escalão no Esquadrão de Reconhecimento Mecanizado, que na maioria das vezes atuaram desmontados dos M-8 como tropa de Infantaria e nas patrulhas. Foi atingido nas pernas em Abetaia, após 6 horas no frio, foi evacuado e terminou a guerra como um dos 600 que foram enviados para hospitais nos USA.
Meu tio-avô, Juvêncio de Barros, foi pracinha da FEB. Saiu de Edeia, interior daqui de Goiás, foi integrado ao 6º Regimento de Infantaria de Caçapava-SP, partiu para a Itália, lutou na linha de frente e felizmente voltou para casa sem nenhuma sequela mais grave da guerra, nem física, nem mental. Porém, pelas privações e sofrimentos que ele presenciou e pelos quais passou, ele não gostava muito de falar sobre o assunto. A FEB e a memória de seus feitos deveriam ser mais bem tratadas, até mesmo pelo próprio exército brasileiro.
Morei dois anos em Roma e tive a oportunidade de visitar os locais onde a FEB atuou. Conheci o Sr Mário Pereira. Ele é filho de um pracinha brasileiro e era o guardião do monumento aos pracinhas brasileiros em Pistoia. Na minha opinião, o Sr Mário Pereira é o maior conhecedor da história da FEB. Na cidade que eu moro (GUAÇUÍ-ES) tem um senhor que lutou na Itália. Parabéns pelo vídeo.
Eu conheci 3 expedicionário 1 primo de meu pai, 1 Capitão que foi meu professor de educação física e um vizinho que foi pracinha, todos eles tinham alguma seqüela psicológicas, o que confirma a dureza que esses bravos brasileiros viveram na 2a guerra, e nós nunca demos os devidos méritos a esses soldados
Desculpa se o corretor é mas burro que petista e bolsonarista juntos e mudou de decente pra descente. Mas é sério que de toda a crítica que citei no comentário, tu só entendeu o acréscimo do s na palavra?
Anos atrás conduzi um passageiro no meu táxi . Um senhor que foi lutar na Itália . Eu perguntei qual era o seu Batalhão e ele me informou que foi como Tenente e que pertencia ao depósito de pessoal. Viajou na parte mais profunda do navio e trancados. Quando chegaram na Baía de Nápoles a noite virou dia pois a aviação Alemã lançou bombas de Fósforo a fim de iluminar a Baía de Nápoles para qur pudesse fotografar o desembarque brasileiro. Muito bom ter conversado com esse Febiano.
Eu tinha um vizinho que era da FEB, falesceu em 2018. Era do PA, veio morar aqui no AP, infelizmente a família, filhos e netos. Não o valorizavam pelo o que ele fez, só queriam saber da aposentadoria. A vizinhança ficava abismada, um ex combatente da FEB, todo ano uma divisão do exército ia na casa, homenageá-lo.
Trabalhei com alguns ex-expedicionários na Assistência Médica, eles eram pessoas mais caladas porém pessoas maravilhosas e educadas. Isso em 1974 e 1975. Na minha cidade Brusque SC . No inicio eles trabalhavam nos correios e depous ingressaram na Assistência Médica. Estou amando seus vídeos. Pena que o Bradil esqueceu desses heróis! Porque professores de história não mostram a nossos jovens hoje essa luta deles pela nossa liberdade?
Muitos pracinhas que voltaram ficaram com traumas. Conheci um que ao ouvir o motor de avião no ar se jogava no chão procurando se proteger. Aos poucos voltou ao normal com tratamento. Outro ficou pirado mesmo e ficou internado na Colonia Juliano Moreira. As vezes fugia e na rua fazia gesto de estar com uma metralhadora atirando para todos os lados.
🇧🇷 Que orgulho da FEB 💚💛 🇧🇷 Homenagem ao Major Apollo Miguel Rezk 💚💛 🇧🇷 O homem que foi mais Condecorado nesta Guerra . 💚💛 🇧🇷 Em sua morte, foi Homenagado pelo Embaixador Americano.💚💛 🇧🇷 E não recebeu nenhuma homenagem pelos governos Municipal, Estadual e Federal. 💚💛 🇧🇷 Lamentável 😔😭 💚🇧🇷💛
Lembrando que a população do Brasil nos anos 40 não era tão grande, o Brasil tinha por volta 40 milhões de habitantes. URSS e EUA já tinham população grande naquela com exércitos bem maiores
O Brasil tinha 40 milhões era praticamente o mesmo tamanho da população da França e Reino Unido, pra fim de comparação o Canadá tinha 11 ou 12 milhões e tinham 8 divisões sem falar na marinha e força aérea no total a 1 milhão de canadenses serviu durante a segunda guerra, as Austrália tinha 6 ou 7 milhões e tinham 13 divisões, o Brasil com 40 milhões enviou 1 divisão.
Meu finado avô serviu junto com exército americano na base de Val-de-cans em Belém, por falar inglês, ele serviu como tradutor (rádio ranger) meses antes do final da guerra ele foi transferido para CLEVELÂNDIA (Amapá) quando a notícia do final da guerra veio do Atlântico, meu avô foi a primeira pessoa a receber a notícia, transferiu pra Belém e de Belém para o resto do pais6
Amigão a história da cobra fumando foi porque quando se deu a guerra e começaram o zumzumzum que o Brasil poderia entrar na guerra. Os jornalistas do tempo falavam que era mais fácil uma cobra fumar do que o Brasil entrar em uma guerra. E por isso surgiu "a cobra fumou"
Ele falou que a Tropa Brasileira entrou em combate em Setembro de 1945,a Guerra na já havia acabado nesse mês. Mas logo ele falou sobre a FEB lutar a partir de setembro. Ele cometeu um pequeno equívoco. Muitas informações na cabeça dele.
Parabéns, como e bom ver pessoas bem jovens falando da FEB, e uma baita injustiça os brasileiros não conhecer a nossa história. Tenho certeza que jovens de uns 18 anos se perguntar sobre a Feb, nao vai saber nada.
As história da cobra fumando foi por causa da midia brasileira dizia q os brasileiros só iriam p guerra qndo a cobra fumasse , e em uma fto o soldado escreve numa bala d canhão " a cobra ta fumando " dai surgiram os cobras fumantes
porque tem na WEB 😒E se levasse iria aparecer os super afetuosos e simpáticos dizendo: - Como vou saber se é verdadeiro se foi ele quem trouxe? Pode ter produzido isso sozinho ou inventado! Por quê não mostra na WEB?
E uma vergonha nosso cinema nacional mostrar filmes com histórias que exortam muito mais a banndidagem e não ter um filme descente exortando nosso exército na 2 guerra. Campanhas da infantaria e de nossos aviadores foram cruciais e algumas até extraordinarias e ainda assim nosso cinema só se preocupa com mediocridades
Fica mostrando o cara falando e olhando para tela e não mostra a tela p gente, não mostra os mapas! Que dificuldade hein! Um dos maiores canais de entrevista pisando na bola assim.. muito precário! Acorda Vilela! Põe um guri que manja aí
A participação do exército brasileiro foi muito pequena. O Brasil era um país rural e seu exército mal tinha fardas. As forças armadas só ganharam força depois da industrialização nas décadas de 60 e 70.
A FEB permaneceu ininterruptamente duzentos e trinta e nove dias em combate. Como exemplo de comparação, das quarenta e quatro divisões americanas que combateram nos teatros de operações do norte da África e Europa (frentes italiana e ocidental) entre novembro de 1942 e maio de 1945, apenas doze estiveram ininterruptamente mais dias em combate que a divisão brasileira. O combate foi mais fácil? O bombardeio de montese foi o segundo maior bombardeio por área na Itália, perdendo só para o Bombardeio de Anzio. Se fomos comparar as baixas brasileiras em proporção com os efeitos veremos que são semelhantes a dos EUA e Reino Unido. Nas palavras do comandante do IV Corpo de Exército dos Estados Unidos, General Crittenberger, se referindo à Tomada de Montese, “só os brasileiros mereceram as minhas irrestritas congratulações; com o brilho do seu feito e seu espírito ofensivo, a divisão brasileira está em condições de ensinar às outras como se conquista uma cidade”. A FAB, apesar de, entre novembro de 1944 e abril de 1945, ter voado apenas 5% do total das missões efetuadas por todos os esquadrões sob o XXII comando aéreo tático aliado, neste período foi responsável (entre outras tarefas) pela destruição de 85% dos depósitos de munição, 36% dos depósitos de combustível, e 15% dos veículos motorizados (caminhões, tanques e locomotivas) inimigos destruídos por este comando aéreo aliado, tendo por este desempenho, recebido honrosa citação do congresso dos Estados Unidos. Aliás os pilotos brasileiros tinham uma média de quantidade de missões realizadas maior que os americanos. Houve piloto que chegou a realizar 100 missões.O Brasil realizou ataques ao solo que estatisticamente é mais perigoso do que o combate aéreo. Entre 1942 e 1945, foram comboiados pela Marinha do Brasil cerca de 3 164 navios em 575 comboios, sendo 1 577 brasileiros e 1 041 norte-americanos, tendo 99,01% dos navios protegidos chegado aos seus destinos. Foram percorridos pelos escoltas, sem contar com as manobras (ziguezagues) realizadas para dificultar a detecção submarina e o desvio de torpedos lançados dos inimigos, um total de 600 mil milhas náuticas, o equivalente a 28 voltas em redor do globo pela linha do equador. A Marinha do Brasil comboiou o equivalente a 50 navios mercantes por cada navio de guerra brasileiro.
A experiência dos pracinhas foi muito mal aproveitada no pós-guerra. Poderíamos ter construído uma das melhores FFAA do mundo se essa expertise fosse aproveitada.
@@vidaselvagem9484 kkkk pilota só os soviéticos empregaram mulher em combate. , mulheres sim pilotava principalmente nos EUA mais era so para levar os aviões para para o teatro de operação jamais voavam em missões , olha não sei se onde você tirou que o Brasil e aínda mais por algo que não existia na época nas nossas forças armadas que era pilota mulher ,derrubou 12 aviões , o Brasil até destruí aviões porém foram em solo nunca destruímos um voando
Pra falar verdade era como se fosse um exército auxiliar do exército americano. Bem parecido com que os romanos faziam com as cidades estados que eles anexavam, viravam um exército auxiliar, sob o comando de Roma.
@@generalbenjaminarrola340 concordo plenamente a luta dos nossos soldados foi muito difícil porém. , o Brasil não sofreu tanto quanto os demais países os eua união soviética. ,gra Bretanha sofreu muito mais baixas, Do que a Feb o Brasil teve uma luta muito mais fácil ,pois as forças alemãs na Itália Já estavam mal das pernas, os cara não tinha aviação quase não tinham blindados ,
A FEB permaneceu ininterruptamente duzentos e trinta e nove dias em combate. Como exemplo de comparação, das quarenta e quatro divisões americanas que combateram nos teatros de operações do norte da África e Europa (frentes italiana e ocidental) entre novembro de 1942 e maio de 1945, apenas doze estiveram ininterruptamente mais dias em combate que a divisão brasileira. A FAB, apesar de, entre novembro de 1944 e abril de 1945, ter voado apenas 5% do total das missões efetuadas por todos os esquadrões sob o XXII comando aéreo tático aliado, neste período foi responsável (entre outras tarefas) pela destruição de 85% dos depósitos de munição, 36% dos depósitos de combustível, e 15% dos veículos motorizados (caminhões, tanques e locomotivas) inimigos destruídos por este comando aéreo aliado, tendo por este desempenho, recebido honrosa citação do congresso dos Estados Unidos. Aliás os pilotos brasileiros tinham uma média de quantidade de missões realizadas maior que os americanos. Houve piloto que chegou a realizar 100 missões.O brasil realizou ataques ao solo que estatisticamente é mais perigoso do que o combate aéreo. O combate foi mais fácil? O bombardeio de montese foi o segundo maior bombardeio por área na Itália, perdendo só para o Bombardeio de Anzio. Se fomos comparar as baixas brasileiras em proporção com os efeitos veremos que são semelhantes a dos EUA e Reino Unido. Nas palavras do comandante do IV Corpo de Exército dos Estados Unidos, General Crittenberger, se referindo à Tomada de Montese, “só os brasileiros mereceram as minhas irrestritas congratulações; com o brilho do seu feito e seu espírito ofensivo, a divisão brasileira está em condições de ensinar às outras como se conquista uma cidade”.
O Brasil nao tinha nem roupa adequada pra ir a guerra, esse pais sempre foi um vergonha mal governado. Mandaram os brasileiros para la e nao deram o mínimo para os caras, governos corrputos e continua.
@@EgonBoavista amigo até o advento da segunda guerra mundial, o Exército Brasileiro tinha como instrução a academia européia/francesa, por isso uniformes conf. Os franceses, é só estudar um pouco de história, acéfalo
Na escola estudava mais sobre os outros da guerra do que nossa própria parte E muito pouco só dizer que o Brasil foi lá Muito triste não ser ensinado isso mas profundamente na escola Ao invés da guerra civil americana que abusei de estudar kkk
Que zica irmão, você vai num Super Podcast e não leva material nenhum, tapoha véi, vê se se prepara melhor da próxima vez. Ainda assim, as informações são incríveis,as, reafirmo, se prepara com materiais da próxima vez, para não deixar as pessoas procurando como b3stas.
podcasts levam horas e horas.. pelo que vi esse levou 4 ou 5 horas. Se ele levar material vai se atrapalhar todo, deixar a conversa engessada e deixar coisa passar. É mt difícil lembrar exatamente dos itens que vc vai falar e numa conversa com pegada informal. O cara que pesquisa tá ali sendo pago pra isso mesmo.
Nosso exército extremamente subestimado e desvalorizado pela nossa educação de viés ideológico progressista, mas a verdade é que fez bonito na 2 Guerra. Devemos educar nossos filhos com a verdade.
Na verdade essa desvalorização começou logo no fim da Guerra, pelo Vargas! Ele tinha medo que os herois que lutaram contra o fascismo, quando voltassem pra casa, percebessem que seu proprio presidente era um fascista e liderassem uma luta contra ele. Todos eles foram sumariamente demitidos e destituídos de suas graduações militares. Já a Esquerda fez isso depois do fim do regime militar com o intuito de enfraquecer a visão popular dos militares. N fim, tanto a Diretia quanto a Esquerda não se importam com as Forças armadas. Elas nunca receberam investimento real de nenhum dos lados.
quem acabou com a FEB logo após a segunda guerra foi justamente Getúlio Vargas e o próprio exército brasileiro, pois eles estavam com medo de a FEB que foi lutar contra governos facsistas ditatoriais se rebelar contra o governo Vargas, a FEB e a entrada brasileira na guerra foi quase que totalmente apoiada pelo Partido comunista!! quem não apoiava Brasil ir pra guerra era justamente Carlos Lacerda e outros liberais da época! você não sabe de nada cara
fora que a ditadura militar perseguiu e negou pensão a membros da FEB por anos!! pesquise depois isso daí,a FEB só foi reconhecida plenamente apartir de 1988, quem apagou a contribuição da FEB foi o governo Vargas, os militares e os políticos conservadores
Não; não sou Bolsonarista (e se fosse era problema meu). E sim, o progressismo é algo ruim. Extremamente ruim. Como quase tudo o que é propagado por esquerdistas.
É relativamente simples, amigo, quando o Brasil declarou guerra ao eixo e ficou decidido que seria enviada uma força expedicionária para lutar na guerra, aqui no Brasil a repercussão nacional foi de que seria mais fácil uma cobra fumar do que o Brasil realmente enviar um contingente para a guerra.
eu tenho 90 anos espedisonario da guera, ex combatente de infantaria na Italia '1945 16:56 moro na Bahia.salvador.
Obrigado pelo seu serviço!
minhas continências ao senhor
🫡
Muito obrigado pelo seu serviço e sacrifício.
Minha continência, obrigado por representar o nosso País com Bravura
Meu tio foi no 1º escalão no Esquadrão de Reconhecimento Mecanizado, que na maioria das vezes atuaram desmontados dos M-8 como tropa de Infantaria e nas patrulhas. Foi atingido nas pernas em Abetaia, após 6 horas no frio, foi evacuado e terminou a guerra como um dos 600 que foram enviados para hospitais nos USA.
Meu tio-avô, Juvêncio de Barros, foi pracinha da FEB. Saiu de Edeia, interior daqui de Goiás, foi integrado ao 6º Regimento de Infantaria de Caçapava-SP, partiu para a Itália, lutou na linha de frente e felizmente voltou para casa sem nenhuma sequela mais grave da guerra, nem física, nem mental. Porém, pelas privações e sofrimentos que ele presenciou e pelos quais passou, ele não gostava muito de falar sobre o assunto. A FEB e a memória de seus feitos deveriam ser mais bem tratadas, até mesmo pelo próprio exército brasileiro.
parabéns por ele irmão👏
Concordo plenamente com você... É só estudando mais afundo para entendermos o que aconteceu tmb no pós guerra quando os heróis chegaram...
Os Heróis da FEB não podem ser esquecidos!
Sou de Caçapava-SP e aqui tem o museu da FEB no 6° BIL. Muito top lá
Um ex-combatente que era vizinho de nossa família também não gostava de falar sobre o que passou na guerra.
Morei dois anos em Roma e tive a oportunidade de visitar os locais onde a FEB atuou. Conheci o Sr Mário Pereira. Ele é filho de um pracinha brasileiro e era o guardião do monumento aos pracinhas brasileiros em Pistoia. Na minha opinião, o Sr Mário Pereira é o maior conhecedor da história da FEB. Na cidade que eu moro (GUAÇUÍ-ES) tem um senhor que lutou na Itália. Parabéns pelo vídeo.
Eu conheci 3 expedicionário 1 primo de meu pai, 1 Capitão que foi meu professor de educação física e um vizinho que foi pracinha, todos eles tinham alguma seqüela psicológicas, o que confirma a dureza que esses bravos brasileiros viveram na 2a guerra, e nós nunca demos os devidos méritos a esses soldados
A vantagem do brasileiro sobre todos no mundo é a facilidade de adaptação e versatilidade.
Ahhh é sim kkkk só o brasileiro tem isso 😂
Eles sim, são soldados de honra.
Derramaram sangue, suor e lágrimas pela justiça e liberdade no mundo.
Eles sim são soldados . Parabéns FEB.
Desculpa se o corretor é mas burro que petista e bolsonarista juntos e mudou de decente pra descente. Mas é sério que de toda a crítica que citei no comentário, tu só entendeu o acréscimo do s na palavra?
Eles tinham por quem lutar. Hoje não vale a luta por esse povo ingrato
Anos atrás conduzi um passageiro no meu táxi . Um senhor que foi lutar na Itália . Eu perguntei qual era o seu Batalhão e ele me informou que foi como Tenente e que pertencia ao depósito de pessoal. Viajou na parte mais profunda do navio e trancados. Quando chegaram na Baía de Nápoles a noite virou dia pois a aviação Alemã lançou bombas de Fósforo a fim de iluminar a Baía de Nápoles para qur pudesse fotografar o desembarque brasileiro.
Muito bom ter conversado com esse Febiano.
Essa história não é verdadeira.
Eu tinha um vizinho que era da FEB, falesceu em 2018. Era do PA, veio morar aqui no AP, infelizmente a família, filhos e netos. Não o valorizavam pelo o que ele fez, só queriam saber da aposentadoria. A vizinhança ficava abismada, um ex combatente da FEB, todo ano uma divisão do exército ia na casa, homenageá-lo.
Cobras Fumantes eterna é a sua vitória!
Música boa essa e glorifica o sacrifício dos nossos soldados
Trabalhei com alguns ex-expedicionários na Assistência Médica, eles eram pessoas mais caladas porém pessoas maravilhosas e educadas. Isso em 1974 e 1975. Na minha cidade Brusque SC . No inicio eles trabalhavam nos correios e depous ingressaram na Assistência Médica. Estou amando seus vídeos. Pena que o Bradil esqueceu desses heróis! Porque professores de história não mostram a nossos jovens hoje essa luta deles pela nossa liberdade?
O Júlio é muito bom. O canal dele é um dos melhores do ramo.
Meu vô lutou na 2 guerra. Grande Francisco Canindé. Porém ficou lunatico de guerra, é uma pena.
Muitos pracinhas que voltaram ficaram com traumas. Conheci um que ao ouvir o motor de avião no ar se jogava no chão procurando se proteger. Aos poucos voltou ao normal com tratamento. Outro ficou pirado mesmo e ficou internado na Colonia Juliano Moreira. As vezes fugia e na rua fazia gesto de estar com uma metralhadora atirando para todos os lados.
Grande Júlio e seu trabalho com os veteranos da FEB.
Indico o documentário Navalha. Emocionante!
Parabéns ao convidado, sabe muito
Ótima aula de história em plena entrevistas.
Sem comentários
Um verdadeiro show de conteúdo
🇧🇷 Que orgulho da FEB 💚💛
🇧🇷 Homenagem ao Major Apollo Miguel Rezk 💚💛
🇧🇷 O homem que foi mais Condecorado nesta Guerra . 💚💛
🇧🇷 Em sua morte, foi Homenagado pelo Embaixador Americano.💚💛
🇧🇷 E não recebeu nenhuma homenagem pelos governos Municipal, Estadual e Federal. 💚💛
🇧🇷 Lamentável 😔😭
💚🇧🇷💛
Tem que trazer esse cara mais vezes !! Excelente participação
Lembrando que a população do Brasil nos anos 40 não era tão grande, o Brasil tinha por volta 40 milhões de habitantes. URSS e EUA já tinham população grande naquela com exércitos bem maiores
O Brasil tinha 40 milhões era praticamente o mesmo tamanho da população da França e Reino Unido, pra fim de comparação o Canadá tinha 11 ou 12 milhões e tinham 8 divisões sem falar na marinha e força aérea no total a 1 milhão de canadenses serviu durante a segunda guerra, as Austrália tinha 6 ou 7 milhões e tinham 13 divisões, o Brasil com 40 milhões enviou 1 divisão.
@@libniabraao813 Você mencionou dois paises da commowhelth que não tem poder de estado proprios, logo é como se fossem parte da inglaterra.
Conheci um senhor que foi pracinha, falecido Sr. Antônio Dantas
Sou GCM Sabará MG
Nosso patrono eh o expedicionário Sebastião Rodrigues que tbm era sabarense
Assistindo de Londrina PR
Se a FEB fosse americana já teria dezenas de filmes produzidos, mas por aqui Lamarca, marighela e outras amebas...
triste mesmo
Cada povo tem o líder que merece e está na situação que se coloca...
@@Odisseu940 "pobre o povo que depende de heróis políticos".
tem filmes e documentários sobre a FEB, e mais tem apenas um filme sobre mariguella para de drama Reaçionário vagabundo
É um povo que cultua bandidos
Se não me engano o 6 RI de Caçapava foi o unico neste primeiro navio.
Meu finado avô serviu junto com exército americano na base de Val-de-cans em Belém, por falar inglês, ele serviu como tradutor (rádio ranger) meses antes do final da guerra ele foi transferido para CLEVELÂNDIA (Amapá) quando a notícia do final da guerra veio do Atlântico, meu avô foi a primeira pessoa a receber a notícia, transferiu pra Belém e de Belém para o resto do pais6
TRANSMITIU ...
@@fernandodasilvalemos9906 pois é, digitei errado e nem reparei, obrigado flor.
Somos incríveis❤❤
O Júlio César manda BEM pra CARAMBA! + 1 ÓTIMO vídeo!! 👍👍👍
Sempre com ótimos episódios...
Queria ter assistido ao vivo ❤, da pra ouvir essas histórias o dia todo
O Brasileiro é muito herói na vida.
Amigão na próxima vez vc trás uns slides por favor kkkkk
Não adianta todo podcast que ele vai isso acontece kkk
...ou pega o mouse e teclado do contra-regra, será mais rápido....kkkk
Tem q colocar no amplificador pra eu poder conseguir escutar essa jossa
Nossa maior vergonha deve ser a de reconhecer o que foi feito com a heróica FEB pós guerra......
Que aula!
Engraçado imaginava que a cobra fumando era uma analogia a fumaça que sai dos canhões após o disparo
Amigão a história da cobra fumando foi porque quando se deu a guerra e começaram o zumzumzum que o Brasil poderia entrar na guerra. Os jornalistas do tempo falavam que era mais fácil uma cobra fumar do que o Brasil entrar em uma guerra. E por isso surgiu "a cobra fumou"
@@LucasMendes-gv1oqNão bem jornalistas
Populares
Imprensa na época era regulada
A grande FEB todo respeito a esses guerreiros.
Ele falou que a Tropa Brasileira entrou em combate em Setembro de 1945,a Guerra na já havia acabado nesse mês. Mas logo ele falou sobre a FEB lutar a partir de setembro. Ele cometeu um pequeno equívoco.
Muitas informações na cabeça dele.
Você é que ouviu ERRADOQ.
Agora eu sei da onde veio a expressão "A cobra vai fumar" 😅😅😅😅
isso a gente aprende nas aulas de história, no colégio... e vc veio aprender no youtube... tá na hora de rever sua vida, camarada
09:22 era uma Insígnia Ficante.
Pelo amor de Deus...dêem um tablet pro convidado pra ele mesmo por o que quer na tela
Parabéns, como e bom ver pessoas bem jovens falando da FEB, e uma baita injustiça os brasileiros não conhecer a nossa história. Tenho certeza que jovens de uns 18 anos se perguntar sobre a Feb, nao vai saber nada.
PÁTRIA AMADA Brasil ""
Tinha um senhor da minha cidade que serviu na guerra, ele morreu em 2017 se não me engano
Da época que existiam os bravos, não meros pintores de sarjeta.
As história da cobra fumando foi por causa da midia brasileira dizia q os brasileiros só iriam p guerra qndo a cobra fumasse , e em uma fto o soldado escreve numa bala d canhão " a cobra ta fumando " dai surgiram os cobras fumantes
Meu Tio-bisavo foi pra Itália, ganhou umas medalhas.
pintou umas guias na italia ne? kkk
" É mais fácil uma cobra fumar de que o Brasil entra na guerra!!!..... e a cobra fumou.
eu tenho essa versao da osprey da FEB muito top
Que orgulho!!!
Hoje só temos vergonha...
Vc deixou de mencionar que o Brasil lutou contra o exército mais poderoso do mundo na época.
BRASIL!!
Força e Honra
A cobra ainda fuma!
meio FIO
@@brunofelipearaujooliveira5007 igual a russia😂😂😂
Os brasileiros são muito lembrados pelo tratamento diferenciados com a população Italiana. Enqto dos outros países isso não acontecia.
Por que que os caras já não levam o próprio material, imagens e etc... Ao invés de ficar procurando na web?
porque tem na WEB 😒E se levasse iria aparecer os super afetuosos e simpáticos dizendo: - Como vou saber se é verdadeiro se foi ele quem trouxe? Pode ter produzido isso sozinho ou inventado! Por quê não mostra na WEB?
Os feitos da FEB foram incríveis
Muito bom
E uma vergonha nosso cinema nacional mostrar filmes com histórias que exortam muito mais a banndidagem e não ter um filme descente exortando nosso exército na 2 guerra. Campanhas da infantaria e de nossos aviadores foram cruciais e algumas até extraordinarias e ainda assim nosso cinema só se preocupa com mediocridades
"Decente".... descente é aquilo que desce.
Show!!!
Ja usei uma roupa dessa !!! Foi uma honra!!!
12:49 Acredito que em Setembro de 1945 já não havia mais guerra.
Mais pra frente ele fala o correto, é setembro de 44
@@rafael.silva86 Falou
Fica mostrando o cara falando e olhando para tela e não mostra a tela p gente, não mostra os mapas! Que dificuldade hein! Um dos maiores canais de entrevista pisando na bola assim.. muito precário! Acorda Vilela! Põe um guri que manja aí
Se queres uma palestra acadêmica, frequente uma das (boas) Universidades Federais e Estaduais brasileiras.
O problema de não serem valorizados é dos próprios veteranos os omissos e os vendidos, esse pessoal deveria ser mais ativo
A participação do exército brasileiro foi muito pequena. O Brasil era um país rural e seu exército mal tinha fardas. As forças armadas só ganharam força depois da industrialização nas décadas de 60 e 70.
E daí?
O autor Max Hasting diz que a participação do Brasil na guerra foi mediocre reservando somente uma nota em seu livro.
A FEB permaneceu ininterruptamente duzentos e trinta e nove dias em combate. Como exemplo de comparação, das quarenta e quatro divisões americanas que combateram nos teatros de operações do norte da África e Europa (frentes italiana e ocidental) entre novembro de 1942 e maio de 1945, apenas doze estiveram ininterruptamente mais dias em combate que a divisão brasileira.
O combate foi mais fácil? O bombardeio de montese foi o segundo maior bombardeio por área na Itália, perdendo só para o Bombardeio de Anzio.
Se fomos comparar as baixas brasileiras em proporção com os efeitos veremos que são semelhantes a dos EUA e Reino Unido.
Nas palavras do comandante do IV Corpo de Exército dos Estados Unidos, General Crittenberger, se referindo à Tomada de Montese, “só os brasileiros mereceram as minhas irrestritas congratulações; com o brilho do seu feito e seu espírito ofensivo, a divisão brasileira está em condições de ensinar às outras como se conquista uma cidade”.
A FAB, apesar de, entre novembro de 1944 e abril de 1945, ter voado apenas 5% do total das missões efetuadas por todos os esquadrões sob o XXII comando aéreo tático aliado, neste período foi responsável (entre outras tarefas) pela destruição de 85% dos depósitos de munição, 36% dos depósitos de combustível, e 15% dos veículos motorizados (caminhões, tanques e locomotivas) inimigos destruídos por este comando aéreo aliado, tendo por este desempenho, recebido honrosa citação do congresso dos Estados Unidos.
Aliás os pilotos brasileiros tinham uma média de quantidade de missões realizadas maior que os americanos. Houve piloto que chegou a realizar 100 missões.O Brasil realizou ataques ao solo que estatisticamente é mais perigoso do que o combate aéreo.
Entre 1942 e 1945, foram comboiados pela Marinha do Brasil cerca de 3 164 navios em 575 comboios, sendo 1 577 brasileiros e 1 041 norte-americanos, tendo 99,01% dos navios protegidos chegado aos seus destinos. Foram percorridos pelos escoltas, sem contar com as manobras (ziguezagues) realizadas para dificultar a detecção submarina e o desvio de torpedos lançados dos inimigos, um total de 600 mil milhas náuticas, o equivalente a 28 voltas em redor do globo pela linha do equador. A Marinha do Brasil comboiou o equivalente a 50 navios mercantes por cada navio de guerra brasileiro.
Pelo jeito ele não sabia de nada.
@@augusto6197 top, quem procura ler e ver a realidade, não passa vergonha.
Parabéns
O espirito de Vira-Lata do brasileiro é tão grande, que o impede de reconhecer o tamanho da FEB....só sabem fazer piadas...
por que esse tipo de informaçao nao é falado nas escolas em aulas de historia ??
Escola sempre ensina tudo errado sobre o Brasil
Meus professores eram tudo de esquerda e eles mais falavam mal das poucas boas que tivermos
O capacete dos ingleses era uma piada. Deve ter morrido muito alemão de rir qdo viu um bando de caras com pinicos na cabeça. 😆😆😆😆😆
O vai curinthia me quebrou kkk ri até o resto do vídeo
Brasil nem tinha uniformes para começa o EUA dou-se todos os equipamentos militar, meu bisavô lutou no monte castelo os pracinhas.
Assista o vídeo antes de comentar.
Até quando pessoas vão morrer por causa de fronteiras?
E a cobra fumou! Mexeeeee kkkkk 🪱🪱
Sow de comentário, da F. E. B.⚓☝️🇧🇷✌️🗡️👏👏👏🇧🇷👍😎🗡️ Cláudio Márcio Feu de carvalho coelho,😎👍🇧🇷✌️👏👏👏⚓✌️
Enqto na Itália as crianças e os itaianos anulmente cantam e homenagem os bradsileiros heróis em combate aqui nada acontece e não são valorizados.
É pin ou pim?
A experiência dos pracinhas foi muito mal aproveitada no pós-guerra. Poderíamos ter construído uma das melhores FFAA do mundo se essa expertise fosse aproveitada.
Imagina se fosse hoje com esse exercito que o Brasil tem ....... kkkkkk quero nem pensar!!!!
Uma coisa que eu fico triste e do Brasil nunca ter derrubado um avião na guerra 😢
Como não?? Tem uma pilota brasileira que derruba 12 caças Alemãs
@@vidaselvagem9484 kkkk pilota só os soviéticos empregaram mulher em combate. , mulheres sim pilotava principalmente nos EUA mais era so para levar os aviões para para o teatro de operação jamais voavam em missões , olha não sei se onde você tirou que o Brasil e aínda mais por algo que não existia na época nas nossas forças armadas que era pilota mulher ,derrubou 12 aviões , o Brasil até destruí aviões porém foram em solo nunca destruímos um voando
Pra falar verdade era como se fosse um exército auxiliar do exército americano.
Bem parecido com que os romanos faziam com as cidades estados que eles anexavam, viravam um exército auxiliar, sob o comando de Roma.
@@generalbenjaminarrola340 concordo plenamente a luta dos nossos soldados foi muito difícil porém. , o Brasil não sofreu tanto quanto os demais países os eua união soviética. ,gra Bretanha sofreu muito mais baixas, Do que a Feb o Brasil teve uma luta muito mais fácil ,pois as forças alemãs na Itália Já estavam mal das pernas, os cara não tinha aviação quase não tinham blindados ,
A FEB permaneceu ininterruptamente duzentos e trinta e nove dias em combate. Como exemplo de comparação, das quarenta e quatro divisões americanas que combateram nos teatros de operações do norte da África e Europa (frentes italiana e ocidental) entre novembro de 1942 e maio de 1945, apenas doze estiveram ininterruptamente mais dias em combate que a divisão brasileira.
A FAB, apesar de, entre novembro de 1944 e abril de 1945, ter voado apenas 5% do total das missões efetuadas por todos os esquadrões sob o XXII comando aéreo tático aliado, neste período foi responsável (entre outras tarefas) pela destruição de 85% dos depósitos de munição, 36% dos depósitos de combustível, e 15% dos veículos motorizados (caminhões, tanques e locomotivas) inimigos destruídos por este comando aéreo aliado, tendo por este desempenho, recebido honrosa citação do congresso dos Estados Unidos.
Aliás os pilotos brasileiros tinham uma média de quantidade de missões realizadas maior que os americanos. Houve piloto que chegou a realizar 100 missões.O brasil realizou ataques ao solo que estatisticamente é mais perigoso do que o combate aéreo.
O combate foi mais fácil? O bombardeio de montese foi o segundo maior bombardeio por área na Itália, perdendo só para o Bombardeio de Anzio.
Se fomos comparar as baixas brasileiras em proporção com os efeitos veremos que são semelhantes a dos EUA e Reino Unido.
Nas palavras do comandante do IV Corpo de Exército dos Estados Unidos, General Crittenberger, se referindo à Tomada de Montese, “só os brasileiros mereceram as minhas irrestritas congratulações; com o brilho do seu feito e seu espírito ofensivo, a divisão brasileira está em condições de ensinar às outras como se conquista uma cidade”.
O brasil só foi com o corpo e a alma só o resto tudo enprestado
As tropas brasileiras entraram em combate em SETEMBRO DE 1945 ?
De 44
O Brasil nao tinha nem roupa adequada pra ir a guerra, esse pais sempre foi um vergonha mal governado. Mandaram os brasileiros para la e nao deram o mínimo para os caras, governos corrputos e continua.
O uniforme Inicial do Exército Brasileiro, era da Escola Francesa, e não Alemã
Ele não disse ser alemão, porém parecido . Existe uma coisa bem diferente em ser e parecer.
@@EgonBoavista amigo até o advento da segunda guerra mundial, o Exército Brasileiro tinha como instrução a academia européia/francesa, por isso uniformes conf. Os franceses, é só estudar um pouco de história, acéfalo
Na escola estudava mais sobre os outros da guerra do que nossa própria parte
E muito pouco só dizer que o Brasil foi lá
Muito triste não ser ensinado isso mas profundamente na escola
Ao invés da guerra civil americana que abusei de estudar kkk
O Cara e um monstro no conhecimento, mas e pessimo na narrativa...uma pena
Alem de nao trazer as fotos prontas e contar com a "sorte" na internet
Que zica irmão, você vai num Super Podcast e não leva material nenhum, tapoha véi, vê se se prepara melhor da próxima vez. Ainda assim, as informações são incríveis,as, reafirmo, se prepara com materiais da próxima vez, para não deixar as pessoas procurando como b3stas.
que material aranha? ja viu algume levar material em podcast? é um conversa informal.
podcasts levam horas e horas.. pelo que vi esse levou 4 ou 5 horas. Se ele levar material vai se atrapalhar todo, deixar a conversa engessada e deixar coisa passar. É mt difícil lembrar exatamente dos itens que vc vai falar e numa conversa com pegada informal. O cara que pesquisa tá ali sendo pago pra isso mesmo.
Ala o cara pensando que tá vendo uma palestra
1:07
Setembro de 1944 né
A cobra ainda vai fumar novamente.
Respeito a FEB
Aí fica alguns idiotas desmerecendo essa grande campanha, babando ovo dos eua vai entender.
Nosso exército extremamente subestimado e desvalorizado pela nossa educação de viés ideológico progressista, mas a verdade é que fez bonito na 2 Guerra. Devemos educar nossos filhos com a verdade.
Na verdade essa desvalorização começou logo no fim da Guerra, pelo Vargas! Ele tinha medo que os herois que lutaram contra o fascismo, quando voltassem pra casa, percebessem que seu proprio presidente era um fascista e liderassem uma luta contra ele. Todos eles foram sumariamente demitidos e destituídos de suas graduações militares. Já a Esquerda fez isso depois do fim do regime militar com o intuito de enfraquecer a visão popular dos militares. N fim, tanto a Diretia quanto a Esquerda não se importam com as Forças armadas. Elas nunca receberam investimento real de nenhum dos lados.
quem acabou com a FEB logo após a segunda guerra foi justamente Getúlio Vargas e o próprio exército brasileiro, pois eles estavam com medo de a FEB que foi lutar contra governos facsistas ditatoriais se rebelar contra o governo Vargas, a FEB e a entrada brasileira na guerra foi quase que totalmente apoiada pelo Partido comunista!! quem não apoiava Brasil ir pra guerra era justamente Carlos Lacerda e outros liberais da época! você não sabe de nada cara
fora que a ditadura militar perseguiu e negou pensão a membros da FEB por anos!! pesquise depois isso daí,a FEB só foi reconhecida plenamente apartir de 1988, quem apagou a contribuição da FEB foi o governo Vargas, os militares e os políticos conservadores
Como se o progressismo fosse ruim, geralmente quem fala isso é bolsonaristas
Não; não sou Bolsonarista (e se fosse era problema meu). E sim, o progressismo é algo ruim. Extremamente ruim. Como quase tudo o que é propagado por esquerdistas.
E a cobra fumou
Faltou explicar o motivo para a cobra fumante...
É relativamente simples, amigo, quando o Brasil declarou guerra ao eixo e ficou decidido que seria enviada uma força expedicionária para lutar na guerra, aqui no Brasil a repercussão nacional foi de que seria mais fácil uma cobra fumar do que o Brasil realmente enviar um contingente para a guerra.
@@victordominici6950 Eu sei o motivo. E eu vi o programa inteiro, e eles explicaram o motivo. Só ficou de fora desse trecho por algum motivo.
300°!!!
44
Oferecimentos Bozzano
“86% vai me ignora”
14% vai me ajudar”
NUNCA VOU DESISTIR 🤩
👍
😀👏👏👏🙌🙌🙌🇧🇷🇧🇷🇧🇷
O cara está dizendo que o Brasil venceu a guerra. Ei até acreditaria se essa observação fosse feita pelo exército americano
🫡